BR102019003478A2 - Caixa de armazenagem de amostras de camadas de solo de áreas de extração de petróleo - Google Patents

Caixa de armazenagem de amostras de camadas de solo de áreas de extração de petróleo Download PDF

Info

Publication number
BR102019003478A2
BR102019003478A2 BR102019003478-5A BR102019003478A BR102019003478A2 BR 102019003478 A2 BR102019003478 A2 BR 102019003478A2 BR 102019003478 A BR102019003478 A BR 102019003478A BR 102019003478 A2 BR102019003478 A2 BR 102019003478A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
storage box
sliding cover
soil layer
extraction areas
locking
Prior art date
Application number
BR102019003478-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Flávio De Barros Ramos
Daniel Bortowski Carvalho
Original Assignee
Flávio De Barros Ramos
Daniel Bortowski Carvalho
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Flávio De Barros Ramos, Daniel Bortowski Carvalho filed Critical Flávio De Barros Ramos
Priority to BR102019003478-5A priority Critical patent/BR102019003478A2/pt
Publication of BR102019003478A2 publication Critical patent/BR102019003478A2/pt

Links

Images

Landscapes

  • Sampling And Sample Adjustment (AREA)

Abstract

a presente invenção descreve uma caixa (c) que compreende um corpo (1) fechado por uma tampa deslizável (2), de modo que o fechamento e o travamento da referida caixa (c) ocorram mediante o simples deslizamento da tampa deslizável (2) sobre o corpo (1). o referido corpo (1) é dotado de bordas de condução e travamento (10), e a tampa deslizável (2) é dotada de pelo menos um primeiro meio de travamento (2a) projetado para ser encaixado em um segundo meio de travamento (1a) disposto em uma das bordas de condução e travamento (10), de modo que a tampa deslizável (2) seja travada no corpo (1) por interferência mecânica, por meio do intertravamento entre o primeiro e segundo meio de travamento (1a e 2a), somente quando a tampa deslizável (2) atinge seu fim de curso, ao ser deslizada sobre o corpo (1).

Description

CAIXA DE ARMAZENAGEM DE AMOSTRAS DE CAMADAS DE SOLO DE ÁREAS DE EXTRAÇÃO DE PETRÓLEO
[01] A presente patente de invenção refere-se a uma caixa de armazenagem de amostras de camadas de solo de áreas de extração de petróleo, particularmente utilizada no campo da coleta de materiais minerais, provenientes a partir de atividades de exploração geológica, para posterior análise. Essa caixa compreende um corpo de estrutura reforçada que é facilmente fechado por uma tampa deslizante, de modo que o encaixe e o travamento entre a tampa e o corpo ocorrem mediante o deslizamento da tampa sobre o corpo, até atingir seu fim de curso.
Histórico da Invenção
[02] São conhecidas do homem da técnica caixas de armazenagem de amostras de camadas de solo, inclusive amostras de solo retiradas de áreas de extração de petróleo. Tais caixas são fabricadas em polímero e têm como objetivos prover maiores durabilidade e confiabilidade no armazenamento das amostras de solo, além de facilitar o fechamento e empilhamento dessas caixas, juntamente com as amostras de camada de solo armazenadas pelas mesmas.
[03] Um exemplo de caixa de armazenagem de amostras de camadas de solo é apresentado pelo documento de patente brasileiro BR202013004327-9, o qual revela uma caixa de armazenagem de amostras de solo, sendo que a dita caixa pode armazenar diretamente a amostra, ou ainda a amostra pode ser envolvida por um cilindro de armazenamento, conhecido como liner. Essa caixa compreende uma tampa dotada de projeções de travamento em formato de ganchos, os quais são destinados a serem travados por pressão sobre o corpo da caixa.
[04] Outro exemplo de caixa de armazenagem de amostras de camadas de solo é apresentado pelo documento de patente brasileiro MU6300201, o qual revela uma caixa de acondicionamento de testemunhos de minerais, ou seja, amostras de solo. A tampa dessa caixa também compreende extremidades dotadas de projeções destinadas a serem engatadas em projeções dispostas nas bordas do corpo da caixa, mediante a aplicação de uma força suficiente para deformar a tampa elasticamente.
[05] Dessa forma, de maneira desvantajosa, o travamento de cada tampa sobre cada corpo dessas caixas, conhecidas no estado da técnica, somente ocorre mediante a aplicação de uma grande força sobre a tampa, que é empurrada verticalmente para baixo de modo que suas projeções de travamento entrem em regiões de travamento dispostas nas laterais do corpo, sendo necessário utilizar ferramentas, tais como martelos ou marretas, para realizar esse travamento. Desvantajosamente, a mesma dificuldade ocorre quando há necessidade de abertura da tampa desses tipos de caixas.
[06] Além disso, também de maneira desvantajosa, essas caixas do estado da técnica são configuradas de modo a isolar completamente as amostras de camadas de solo armazenadas, não permitindo que os gases provenientes da própria amostra de solo saiam para o ambiente externo. No caso particular das amostras de solo de áreas de exploração de petróleo, o volume de gases gerados é muito grande. Assim, desvantajosamente, esses gases ficam presos no interior da caixa e podendo acelerar a degradação dos materiais acondicionados (solo e rochas) e eventualmente, a própria caixa plástica e demais recipientes que armazenam as amostras de camadas de solo.
[07] Visando solucionar esses inconvenientes, a presente invenção propõe uma caixa de armazenagem de amostras de camadas de solo de áreas de extração de petróleo, cujo fechamento ocorre de maneira simples e prática, sem depender da aplicação de forças excessivas sobre a tampa da caixa e dispensando a necessidade de utilização de qualquer tipo de ferramenta para realizar o fechamento da tampa dessa caixa.
[08] Assim, é um objetivo da presente invenção prover uma caixa de armazenagem de amostras de camadas de solo de áreas de extração de petróleo, a qual compreende uma tampa que é deslizada sobre o corpo da caixa para realizar o fechamento, promovendo o travamento da tampa sobre o corpo em um meio de travamento que se intertravam quando o deslizamento da tampa atinge seu fim de curso em relação as bordas do corpo da caixa.
[09] É um outro objetivo da presente invenção prover uma caixa de armazenagem de amostras de camadas de solo de áreas de extração de petróleo, a qual compreende uma tampa deslizável dotada de extremidades com aberturas afuniladas que facilitam o encaixe dessa tampa sobre as bordas do corpo da caixa, de modo a promover o seu correto posicionamento para deslizamento ao longo das bordas desse corpo.
[010] É também um objetivo da presente invenção prover uma caixa de armazenagem de amostras de camadas de solo de áreas de extração de petróleo, cuja tampa compreende reforços estruturais distribuídos ao longo de todo o seu comprimento, os quais conferem maior resistência estrutural à caixa e evitam a ocorrência de torção ou empenamento da tampa, durante seu resfriamento, logo após a fabricação.
[011] É ainda um objetivo da presente invenção prover uma caixa de armazenagem de amostras de camadas de solo de áreas de extração de petróleo, a qual compreende aberturas de respiro das amostras de solo armazenadas no interior da caixa, sendo que tais aberturas de respiro permitem que os gases gerados pela amostra de solo possam ser liberados para o ambiente externo, de modo a evitar a aceleração da degradação das amostras de solo.
[012] Vantajosamente, a presente invenção apresenta uma caixa de armazenagem de amostras de camadas de solo de áreas de extração de petróleo, sendo que tal caixa facilita o manuseio para encaixe da tampa sobre o corpo dessa caixa, proporcionando maior agilidade e praticidade no fechamento de cada caixa, tornando o processo de armazenagem de amostras de camadas de solo mais eficiente e menos oneroso.
[013] São apresentadas a seguir figuras esquemáticas de uma realização particular da invenção, cujas dimensões e proporções não são necessariamente as reais, pois as figuras têm apenas a finalidade de apresentar didaticamente seus diversos aspectos, cuja abrangência de proteção está determinada apenas pelo escopo da reivindicação anexa.
Breve descrição dos desenhos
[014] A figura 1 ilustra uma vista em perspectiva da caixa (C) fechada;
[015] A figura 2 ilustra uma vista frontal de três caixas (C), evidenciando o empilhamento e o intertravamento lateral;
[016] A figura 3 ilustra uma vista em perspectiva explodida da caixa (C) aberta;
[017] A figura 3A ilustra uma vista ampliada do detalhe “a” da figura 3;
[018] A figura 4 ilustra uma vista em perspectiva inferior da tampa deslizável (2);
[019] A figura 4A ilustra uma ampliada do detalhe “b” da figura 4;
[020] A figura 4B ilustra uma ampliada do detalhe “d” da figura 4;
[021] A figura 5 ilustra uma vista em perspectiva em corte da caixa (C);
Descrição Detalhada da Invenção
[022] Conforme representado pelas figuras anexas, a caixa (C) compreende um corpo (1) fechado por uma tampa deslizável (2), para ser utilizada para armazenagem de amostras de camadas de solo (não ilustradas), as quais são retiradas de áreas de extração de petróleo, de modo que o fechamento e o travamento da referida caixa (C) ocorram mediante o simples deslizamento da tampa deslizável (2) sobre o corpo (1).
[023] Conforme ilustrado pelas figuras 3, 3A e 4B, o referido corpo (1) é dotado de bordas de condução e travamento (10) e a tampa deslizável (2) é dotada de pelo menos um primeiro meio de travamento (2A), sendo que cada primeiro meio de travamento (2A) é deslizado ao longo de uma das bordas de condução e travamento (10) até ser encaixado em um segundo meio de travamento (1A) disposto em uma das bordas de condução e travamento (10), quando a tampa deslizável (2) atinge seu fim de curso de deslizamento ao longo das bordas de condução e travamento (10). Dessa forma, a tampa deslizável (2) é travada no corpo (1) por interferência mecânica, por meio do intertravamento entre o primeiro e o segundo meio de travamento (1A e 2A), somente quando a tampa deslizável (2) atinge seu avanço máximo, ao ser deslizada sobre o corpo (1).
[024] Além disso, conforme ilustrado pelas figuras 4 e 4A, a tampa deslizável (2) compreende trilhos (20) dispostos nas laterais da tampa deslizável (2), preferencialmente em formato de “C”, sendo que cada trilho (20) é deslizável ao longo das bordas de condução e travamento (10). Dessa forma, as bordas de condução e travamento (10) inicialmente, conduzem os trilhos (20) da tampa (2) para atingir seu fim de curso, onde ocorrerá o travamento da tampa (2) no corpo (1).
[025] Para facilitar o posicionamento da tampa deslizável (2) sobre o corpo (1), para fechamento da caixa (C), cada trilho (20) compreende uma abertura afunilada (200) de recepção de uma borda de condução e travamento (10). Assim, cada abertura afunilada (200) atua como um meio facilitador do encaixe inicial de cada trilho (20), posicionando-se sobre uma das bordas de condução e travamento (10), para que o deslizamento desses trilhos (20) ocorra de maneira orientada sobre as bordas de condução e travamento (10).
[026] De maneira preferencial, a tampa deslizável (2) pode ser deslizada e encaixada sobre o corpo (1) a partir de qualquer uma das extremidades das bordas de condução e travamento (10). Porém, somente uma das extremidades dos trilhos (20) são dotadas de aberturas afuniladas (200), de modo que a tampa deslizável (2) possa ser encaixada e deslizada sempre pelo lado no qual tais aberturas afuniladas (200) estão dispostas. Dessa forma, somente a extremidade da tampa deslizável (2) que possui a abertura afunilada (200) pode ser encaixada no corpo (1), sendo que qualquer uma das extremidades de início das bordas de condução e travamento (10) do corpo (1) pode receber a tampa (2).
[027] Em um exemplo de realização preferencial da presente invenção, de acordo com o ilustrado nas figuras 3A, 4A e 4B, o travamento da tampa deslizável (2) no corpo (1) ocorre por meio de encaixe do tipo macho e fêmea. Dessa forma, o primeiro meio de travamento (2A) é pelo menos uma projeção disposta em uma das extremidades da tampa deslizável (2) oposta a cada abertura afunilada (200) e o segundo meio de travamento (1A) é pelo menos um rebaixo disposto em cada uma das duas extremidades de cada borda de condução e travamento (10).
[028] Dessa forma, a tampa deslizável (2) pode ser encaixada e deslizada sobre o corpo (1) sempre a partir da mesma extremidade da tampa deslizável (2) que possui as aberturas afuniladas (200), realizando o travamento dessa tampa deslizável (2) no corpo (1), independentemente das extremidades das bordas de condução e travamento (10) a partir das quais as aberturas afuniladas (200) da referida tampa deslizável (2) tenha sido encaixada. Porém, será compreendido que o corpo (1) e a tampa deslizável (2) poderão compreender diferentes quantidades dos meios de travamento (1A e 2A), dispostos em quaisquer extremidades das bordas de condução e travamento (10) e da tampa deslizável (2), respectivamente, sem se desviar do escopo de proteção da presente invenção.
[029] Ainda, conforme ilustrado pela figura 3 e 3A, a caixa (C) compreende pelo menos uma abertura de respiro (3), sendo que, preferencialmente cada abertura de respiro (3) está disposta na porção superior da caixa (C). Dessa forma, os gases gerados a partir da amostra de solo (não ilustrada) armazenada no interior da caixa (C) são liberados para o ambiente externo, sem haver barreiras contra sua saída, mesmo quando outras caixas (C) estiverem empilhadas verticalmente ou intertravada lateralmente junto a referida caixa (C), uma vez que cada abertura de respiro (3) está posicionada na sua porção superior, onde não há contato com outras caixas (C).
[030] Conforme ilustrado na figura 5, o corpo (1) compreende um conjunto de nervuras estruturais (19) em forma de trama, dispostos no fundo (14) e interligados com um conjunto de reforços estruturais internos (13). Vantajosamente, o conjunto nervuras estruturais (19) em forma de trama elevam a resistência mecânica do fundo (14) contendo amostras de camadas de solo (não ilustradas) de elevado peso.
[031] De acordo com o listrado na figura 2, 3 e 5, o corpo (1) compreende uma protuberância periférica inferior (16) de empilhamento intertravado do corpo (1) sobre uma tampa deslizável (2), a qual compreende uma protuberância periférica superior (22), de mesmo formato e dimensões minimamente maiores que a protuberância periférica inferior (16). Dessa forma, o empilhamento entre caixas (C) é facilitado e ocorre de maneira mais segura.
[032] Além disso, o corpo (1) também compreende um conjunto de reforços estruturais internos (13) dispostos entre as paredes laterais (12) e o fundo (14), e um conjunto de reforços estruturais externos (15) dispostos no fundo (14), de modo a conferir maior resistência mecânica e estrutural ao referido corpo (1), enquanto que a tampa deslizável (2) compreende uma conjunto de reforços estruturais (21) dispostos ao longo de todo o comprimento da tampa deslizável (2), para sustentação da carga exercida pela amostra de solo (não ilustrada) armazenada na caixa (C) dotada do corpo (1) e pelas amostras de camadas de solo (não ilustradas) armazenadas em outras caixas (C) eventualmente empilhadas sobre essa caixa (C). Além disso, a disposição dos referidos reforços estruturais (21) ao longo de todo o comprimento da tampa deslizável (2) evita que dita tampa deslizável (2) sofra deformações indesejadas como torção ou empenamento, durante seu resfriamento que ocorre após a mesma ser produzida, preferencialmente por processo de injeção.
[033] Por fim, conforma ilustrado na figura 2, o corpo (1) compreende pelo menos um conector macho (4) e pelo menos um conector fêmea (5) de intertravamento lateral entre caixas (C), sendo que cada conector (4 ou 5) é disposto em uma das paredes laterais (12) do corpo (1), de modo que uma das paredes laterais (12) de um corpo (1) possa se encaixar de maneira intertravada com outra das paredes laterais (12) de outro corpo (1).
[034] O homem da técnica prontamente perceberá, a partir da descrição e dos desenhos representados, várias maneiras de realizar a inovação sem fugir do escopo das reivindicações em anexo.

Claims (12)

  1. “CAIXA DE ARMAZENAGEM DE AMOSTRAS DE CAMADAS DE SOLO DE ÁREAS DE EXTRAÇÃO DE PETRÓLEO”, sendo a caixa (C) caracterizada por compreender um corpo (1) dotado de bordas de condução e travamento (10) e fechado por uma tampa deslizável (2) dotada de pelo menos um primeiro meio de travamento (2A), sendo que cada meio de travamento (2A) é deslizado ao longo de uma das bordas de condução e travamento (10) até ser encaixado em um segundo meio de travamento (1A) disposto em uma das bordas de condução e travamento (10), quando a tampa deslizável (2) atinge seu fim de curso de deslizamento ao longo das bordas de condução e travamento (10).
  2. “CAIXA DE ARMAZENAGEM DE AMOSTRAS DE CAMADAS DE SOLO DE ÁREAS DE EXTRAÇÃO DE PETRÓLEO”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a tampa deslizável (2) compreender trilhos (20) dispostos nas laterais da tampa deslizável (2), sendo que cada trilho (20) é deslizável ao longo das bordas de condução e travamento (10).
  3. “CAIXA DE ARMAZENAGEM DE AMOSTRAS DE CAMADAS DE SOLO DE ÁREAS DE EXTRAÇÃO DE PETRÓLEO”, de acordo com a reivindicação 2, caracterizada por cada trilho (20) possuir formato de “C”.
  4. “CAIXA DE ARMAZENAGEM DE AMOSTRAS DE CAMADAS DE SOLO DE ÁREAS DE EXTRAÇÃO DE PETRÓLEO”, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 2 a 3, caracterizada por cada trilho (20) compreender uma abertura afunilada (200) de recepção de uma borda de condução e travamento (10).
  5. “CAIXA DE ARMAZENAGEM DE AMOSTRAS DE CAMADAS DE SOLO DE ÁREAS DE EXTRAÇÃO DE PETRÓLEO”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o travamento da tampa deslizável (2) no corpo (1) ser por meio de encaixe do tipo macho e fêmea.
  6. “CAIXA DE ARMAZENAGEM DE AMOSTRAS DE CAMADAS DE SOLO DE ÁREAS DE EXTRAÇÃO DE PETRÓLEO”, de acordo com a reivindicação 5, caracterizada por cada primeiro meio de travamento (2A) ser pelo menos uma projeção disposta em uma das extremidades da tampa deslizável (2) oposta a cada abertura afunilada (200); cada segundo meio de travamento (1A) ser pelo menos um rebaixo disposto em cada uma das duas extremidades de cada borda de condução e travamento (10).
  7. “CAIXA DE ARMAZENAGEM DE AMOSTRAS DE CAMADAS DE SOLO DE ÁREAS DE EXTRAÇÃO DE PETRÓLEO”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por compreender pelo menos uma abertura de respiro (3) disposta na porção superior da caixa (C) do corpo (1).
  8. “CAIXA DE ARMAZENAGEM DE AMOSTRAS DE CAMADAS DE SOLO DE ÁREAS DE EXTRAÇÃO DE PETRÓLEO”, de acordo com a reivindicação 7, caracterizada por cada abertura de respiro (3) ser disposta em pelo menos uma das paredes (11) do corpo (1).
  9. “CAIXA DE ARMAZENAGEM DE AMOSTRAS DE CAMADAS DE SOLO DE ÁREAS DE EXTRAÇÃO DE PETRÓLEO”, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por o corpo (1) compreender um conjunto de nervuras estruturais (19) em forma de trama, dispostos no fundo (14) e interligados com um conjunto de reforços estruturais internos (13).
  10. “CAIXA DE ARMAZENAGEM DE AMOSTRAS DE CAMADAS DE SOLO DE ÁREAS DE EXTRAÇÃO DE PETRÓLEO”, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por o corpo (1) compreender uma protuberância periférica inferior (16) de empilhamento intertravado com outro corpo (1) sobre uma tampa deslizável (2), a qual compreende uma protuberância periférica superior (22), de mesmo formato e dimensões minimamente maiores que a protuberância periférica inferior (16).
  11. “CAIXA DE ARMAZENAGEM DE AMOSTRAS DE CAMADAS DE SOLO DE ÁREAS DE EXTRAÇÃO DE PETRÓLEO”, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por a tampa deslizável (2) compreender um conjunto de reforços estruturais (21) dispostos ao longo de todo o comprimento da tampa deslizável (2).
  12. “CAIXA DE ARMAZENAGEM DE AMOSTRAS DE CAMADAS DE SOLO DE ÁREAS DE EXTRAÇÃO DE PETRÓLEO”, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada por o corpo (1) compreender pelo menos um conector macho (4) e pelo menos um conector fêmea (5) de intertravamento lateral entre caixas (C), sendo que cada conector (4 ou 5) é disposto em uma das paredes laterais (12) do corpo (1).
BR102019003478-5A 2019-02-20 2019-02-20 Caixa de armazenagem de amostras de camadas de solo de áreas de extração de petróleo BR102019003478A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102019003478-5A BR102019003478A2 (pt) 2019-02-20 2019-02-20 Caixa de armazenagem de amostras de camadas de solo de áreas de extração de petróleo

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102019003478-5A BR102019003478A2 (pt) 2019-02-20 2019-02-20 Caixa de armazenagem de amostras de camadas de solo de áreas de extração de petróleo

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102019003478A2 true BR102019003478A2 (pt) 2020-09-29

Family

ID=73013910

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102019003478-5A BR102019003478A2 (pt) 2019-02-20 2019-02-20 Caixa de armazenagem de amostras de camadas de solo de áreas de extração de petróleo

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102019003478A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4703853A (en) Blow-molded three section storage case
US20160122087A1 (en) Child-resistant zipper and packaging bag incorporating said zipper
US4076117A (en) Safety match box
US4432467A (en) Reinforced lid construction for security containers or the like
US10370145B2 (en) Collapsible container with door
US3993211A (en) Container
US10167660B2 (en) Multi-axis hinges and containers including the same
BR102017012169A2 (pt) Transportation container
EP2867130A1 (de) Vorrichtung zum aufbewahren und/oder transportieren einer mehrzahl von verpackungsbehältern
CH671201A5 (pt)
BR102019003478A2 (pt) Caixa de armazenagem de amostras de camadas de solo de áreas de extração de petróleo
EP3015395B1 (en) Child-resistant zipper and packaging bag incorporating said zipper
US9587424B2 (en) Post for a folding door
BR102016004467A2 (pt) recipiente
US3465947A (en) Containers
PT1737742E (pt) Recipiente fechável, em particular recipiente para correio
US3779589A (en) Flexible strap-type seal having enclosed locking means
DE1956572U (de) Verpackungsbehaelter aus zwei etwa gleichen haelften.
US234725A (en) Packing box or case
US245786A (en) Box-fastener
CN106395070B (zh) 可串联的单个包装
ITMI990207A1 (it) Sistema di contenitori modulari uguali ed impilabili fra loro inparticolare per alimenti.
RU89902U1 (ru) Контрольная запирающая пломба
US20040173629A1 (en) Reusable hinged-lid shipping/storage box
EP2574564B1 (en) An egg box

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention