BR102018075609A2 - Método para inibir a procriação de pombos - Google Patents

Método para inibir a procriação de pombos Download PDF

Info

Publication number
BR102018075609A2
BR102018075609A2 BR102018075609-5A BR102018075609A BR102018075609A2 BR 102018075609 A2 BR102018075609 A2 BR 102018075609A2 BR 102018075609 A BR102018075609 A BR 102018075609A BR 102018075609 A2 BR102018075609 A2 BR 102018075609A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
pigeons
seeds
inhibiting
breeding
fedegoso
Prior art date
Application number
BR102018075609-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Toshimi Kudo
Original Assignee
Toshimi Kudo
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Toshimi Kudo filed Critical Toshimi Kudo
Priority to BR102018075609-5A priority Critical patent/BR102018075609A2/pt
Publication of BR102018075609A2 publication Critical patent/BR102018075609A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23KFODDER
    • A23K10/00Animal feeding-stuffs
    • A23K10/30Animal feeding-stuffs from material of plant origin, e.g. roots, seeds or hay; from material of fungal origin, e.g. mushrooms
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K36/00Medicinal preparations of undetermined constitution containing material from algae, lichens, fungi or plants, or derivatives thereof, e.g. traditional herbal medicines
    • A61K36/18Magnoliophyta (angiosperms)
    • A61K36/185Magnoliopsida (dicotyledons)
    • A61K36/48Fabaceae or Leguminosae (Pea or Legume family); Caesalpiniaceae; Mimosaceae; Papilionaceae
    • A61K36/482Cassia, e.g. golden shower tree

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Natural Medicines & Medicinal Plants (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mycology (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Biotechnology (AREA)
  • Botany (AREA)
  • Pharmacology & Pharmacy (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Medical Informatics (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Microbiology (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Molecular Biology (AREA)
  • Physiology (AREA)
  • Animal Husbandry (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Alternative & Traditional Medicine (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Acyclic And Carbocyclic Compounds In Medicinal Compositions (AREA)

Abstract

O presente pedido de patente de invenção refere-se a método para para inibir a procriação de pombos, pertencente ao campo do manejo de animais, que foi desenvolvido para controlar a população de pombos em um local, particularmente em centros urbanos, e compreen-dido por prever, de alguma forma, disponibilizar sementes da planta Fedegoso (Cassia occidentalis L.) para serem ingeridas por pombos.

Description

MÉTODO PARA INIBIR A PROCRIAÇÃO DE POMBOS INTRODUÇÃO
[001] O presente relatório descritivo refere-se a um pedido de patente de invenção para método para inibir a procriação de pombos, perten-cente ao campo do manejo de animais, que foi desenvolvido para controlar a população de pombos em um local, particularmente em centros urbanos.
ESTADO DA TÉCNICA
[002] Os pombos a que se refere o presente pedido de patente são os chamados pombos comuns ou pombos domésticos (Columba li-via), os quais são aves de pequeno porte, em média com cerca de 35,00 cm de comprimento por cerca de 70,00 cm de envergadura. Essa ave tem vários habitats dentre os quais os centros urbanos, são geralmente sociáveis em relação aos humanos, havendo mesmo uma certa aceitação "afetuosa" destes para com elas. Os pombos tèm grande capacidade de reprodução, expectativa de vida relativa-mente longa, pelo menos cerca de 15 anos, e, nos centros urbanos, graças à sua plena adaptação, agilidade de voo e outros atributos, tèm poucos predadores Em decorrência disso, existem dissemina-das pelo mundo grandes populações desse animal. Ocorre que os pombos são portadores de inúmeros microrganismos causadores de doenças aos humanos e outros animais, tais como histoplasmose; criptococose; salmonela; disseminação de gripe aviária, entre outras zoonoses. A presença do pombo trás outros transtornos aos centros urbanos, como atuar indiscriminadamente como predador de outros seres vivos, insetos e outros; contaminar, com suas fezes, elementos da paisagem urbana, tais como: monumentos; calçadas; fachadas de prédios e outros. Em decorrência desses inconvenientes, os pombos passaram a ser entendidos como um problema de saúde pública e vistos como uma “praga" indesejável, particularmente nos centros ur-banos.
[003] Ocorre que, se por um lado, os pombos atualmente são vistos como “praga” indesejável, por outro lado, existe legislação de prote-ção a animais que limita a atuação mais efetiva contra eles. Assim, visando proporcionar um certo alívio ante tal situação, já são conhecidos sistemas para afastar o convívio mais direto dos pombos com humanos, "sistemas anti-pombos", que usam inúmeras estratégias, tais como: geração de campos eletromagnéticos com frequência ade-quada para espantar os pombos e inofensiva aos humanos; criação de barreiras físicas aos animais; tratamento ambiental visando erra-dicar os meios de sobrevivência dessas aves e/ou provocar outros transtornos que as espantam; procedimentos que visam dificultar a presença desses animais na cena urbana, tais como: leis que impe-dem a alimentação de animais urbanos, entre os quais os pombos; campanhas de esclarecimento sobre zoonoses advindas de pombos e outros.
[004] Apesar de todo esse esforço no combate aos pombos, estes são ainda presença indesejável em muitos locais da paisagem urbana.
OBJETIVOS DA INVENÇÃO
[005] Assim, o objetivo da presente patente de invenção é prover um meio que impeça a proliferação de pombos, particularmente nos cen-tros urbanos.
[006] Outro objetivo é prover um meio que além de superar o problema seja de aplicação simples e efetiva.
[007] Outro objetivo é prover um meio de baixo custo, adequado para, se for o caso, ser empregado em campanhas de entidades go-vernamentais entre outras.
[008] Outro objetivo é prover um meio que seja inofensivo aos humanos.
DESCRICÃO DA INVENÇÃO
[009] Tendo em vista, portanto, os problemas acima referidos e no propósito de superá-los e visando atender aos objetivos relaciona-dos, foi desenvolvido o método para inibir a procriação de pombos, objeto da presente patente, o qual consiste, essencialmente, em, de alguma forma, disponibilizar sementes da planta Fedegoso (Cassia occidentalis L.) para serem ingeridas por pombos.
[010] Dentro disso, pode-se prever a disponibilização da semente de Fedegoso pura para os pombos, dispondo-as em locais frequentados pelos mesmos.
[011] Opcionalmente, pode-se prever o desenvolvimento de ração própria para pombos, que inclua sementes da planta Fedegoso e quaisquer alimentos consumidos pelos mesmos, como sejam: sementes de frutos; frutos; vegetais em geral; resíduos alimentares de humanos; insetos; e outros que façam parte da dieta desse animal ou a mistura desses componentes e a disponibilização da ração em locais de frequência dessas aves.
[012] A disponibilização pode ser feita das mais diversas formas, como simplesmente espalhando as sementes e/ou ração nos locais frequentado por bandos de pombos e/ou criar-se alguma estrutura de fornecimento, como, por exemplo, previsão de cochos que recebem as sementes e/ou a ração, localizados em locais adequados e/ou outros.
[013] A dosagem das sementes, puras ou como componentes de ra-ções pode ser quaisquer, eficazes para inibir a procriação, levando em conta o porte do animal e/ou outros parâmetros adequados.
[014] O funcionamento desse método compreende, essencialmente, a implantação em locais de frequência de pombos, particularmente nos centros urbanos, de porções adequadas de sementes da planta Fedegoso e/ou de ração contendo a semente da planta Fedegoso. O funcionamento do método prevê ainda a ingestão das sementes e/ou ração por parte dos pombos e os efeitos biológicos sobre o organismo dos mesmos, que inibam a procriação.
[015] A vantagem do uso do presente método consiste no fato de que não há o abate da ave, atendendo assim à legislação de proteção de animais e nem a necessidade do uso de equipamentos e/ou estruturas complexas como as que normalmente fazem parte dos “sistemas anti-pombos”.
[016] Outra vantagem proporcionada peio presente método é que a semente da planta Fedegoso, além de ser particularmente adequada para a aplicação, já que se mostra eficiente para inibir a reprodução de aves, é pouco agressiva a humanos, sendo mesmo usada com medicação para inúmeras enfermidades.
[017] Outra vantagem do método é a fácil obtenção da semente da planta Fedegoso.
[018] Dentro das soluções básicas, acima descritas, pleiteia-se que o método, objeto da presente patente, possa apresentar modificações, sem que fuja do âmbito da proteção solicitada.

Claims (4)

  1. “MÉTODO PARA INIBIR A PROCRIAÇÃO DE POMBOS”, es-tes localizados particularmente em centros urbanos, caracterizado por prever disponibilizar sementes da planta Fedegoso (Cassia occiden-talis L.) para serem ingeridas por pombos.
  2. "MÉTODO PARA INIBIR A PROCRIAÇÃO DE POMBOS", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por prever a disponibili-zação de sementes de Fedegoso pura para os pombos.
  3. "MÉTODO PARA INIBIR A PROCRIAÇÃO DE POMBOS", de acordo com a reivindicação 1. caracterizado por prever ração própria para pombos, que inclua sementes da planta Fedegoso e quaisquer alimentos ou mistura de alimentos consumidos por pombos.
  4. "MÉTODO PARA INIBIR A PROCRIAÇÃO DE POMBOS", de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por disponibilização feita simplesmente espalhando as sementes e/ou ra-ção nos locais frequentados por pombos e/ou mediante a criação de alguma estrutura de fornecimento, como previsão de cochos que re-cebem as sementes e/ou ração, localizados em locais adequados.
BR102018075609-5A 2018-12-10 2018-12-10 Método para inibir a procriação de pombos BR102018075609A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102018075609-5A BR102018075609A2 (pt) 2018-12-10 2018-12-10 Método para inibir a procriação de pombos

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102018075609-5A BR102018075609A2 (pt) 2018-12-10 2018-12-10 Método para inibir a procriação de pombos

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102018075609A2 true BR102018075609A2 (pt) 2020-06-23

Family

ID=71138315

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102018075609-5A BR102018075609A2 (pt) 2018-12-10 2018-12-10 Método para inibir a procriação de pombos

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102018075609A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Adler et al. Black flies (Simuliidae)
Kumar et al. Internal parasite management in grazing livestock
Whelan et al. Ecosystem services provided by birds
Chandrawathani et al. Field studies on the biological control of nematode parasites of sheep in the tropics, using the microfungus Duddingtonia flagrans
DeYoung et al. White-tailed deer behavior
Galindo et al. The effect of methyl parathion on susceptibility of bobwhite quail (Colinus virginianus) to domestic cat predation
Pérez‐Staples et al. Sex differences in developmental response to yeast hydrolysate supplements in adult Queensland fruit fly
Vezzoli et al. Relationships between beak condition, preening behavior and ectoparasite infestation levels in laying hens
Welbergen Timing of the evening emergence from day roosts of the grey-headed flying fox, Pteropus poliocephalus: the effects of predation risk, foraging needs, and social context
Iliopoulos et al. Tools for co-existence: fladry corrals efficiently repel wild wolves (Canis lupus) from experimental baiting sites
Mastrangelo et al. An overview of the components of AW-IPM campaigns against the New World screwworm
Rexer-Huber et al. Winter diet of Striated Caracara Phalcoboenus australis (Aves, Polyborinae) at a farm settlement on the Falkland Islands
Semiadi et al. General biology of sambar deer (Cervus unicolot) in captivity
Kittler et al. Female infanticide and female-directed lethal targeted aggression in a group of ring-tailed lemurs (Lemur catta)
Bamber et al. Effects of simulated environmental discharges of the salmon lice pesticides deltamethrin and azamethiphos on the swimming behaviour and survival of adult Northern shrimp (Pandalus borealis)
Wall et al. Integument, mortality, and skeletal strength in extended production cycles for laying hens–effects of genotype and dietary zinc source
Sivajothi et al. Lousicidal effect of deltamethrin in domestic pigeons
Ruch et al. Site selection and foraging in the eresid spider Stegodyphus tentoriicola
Skórka et al. An invasive gull displaces native waterbirds to breeding habitats more exposed to native predators
Diserens et al. A dispersing bear in Białowieża Forest raises important ecological and conservation management questions for the central European lowlands
BR102018075609A2 (pt) Método para inibir a procriação de pombos
Kimball et al. Manipulating beaver (Castor canadensis) feeding responses to invasive tamarisk (Tamarix spp.)
Myers et al. Consuming Fire Ants Reduces Northern Bobwhite Survival and Weight Gain1
Huysman et al. Electrofishing of landlocked fall Chinook Salmon broodstock negatively impacts egg survival
Haim et al. Suggesting the use of integrated methods for vole population management in alfalfa fields

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]

Free format text: MANTIDO O INDEFERIMENTO UMA VEZ QUE NAO FOI APRESENTADO RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL.MANTIDO O INDEFERIMENTO UMA VEZ QUE NAO FOI APRESENTADO RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL.