BR102018071900B1 - DIFFERENTIAL FOR A MOTOR VEHICLE, AND A MOTOR VEHICLE COMPRISING THE SAME - Google Patents
DIFFERENTIAL FOR A MOTOR VEHICLE, AND A MOTOR VEHICLE COMPRISING THE SAME Download PDFInfo
- Publication number
- BR102018071900B1 BR102018071900B1 BR102018071900-9A BR102018071900A BR102018071900B1 BR 102018071900 B1 BR102018071900 B1 BR 102018071900B1 BR 102018071900 A BR102018071900 A BR 102018071900A BR 102018071900 B1 BR102018071900 B1 BR 102018071900B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- differential
- connecting component
- axially
- synchronizer sleeve
- sleeve
- Prior art date
Links
Abstract
A invenção se refere a um bloqueio de diferencial (10) para um diferencial (12) de um veículo a motor, em particular de um veículo comercial. O bloqueio de diferencial (10) possui um corpo de troca (18), em particular um garfo de troca, que pode ser movido com a finalidade de engatar e com a finalidade de liberar o bloqueio de diferencial (10). O bloqueio de diferencial (10) possui uma luva sincronizadora de (22) que é conectada ao corpo de troca (18) e pode ser movida juntamente com o corpo de troca (18). O bloqueio de diferencial (10) possui um componente de conexão (20) que conecta o corpo de troca (18) e a luva sincronizadora (22) entre si para movimento articular, o componente de conexão (20) é conectado à luva sincronizadora (22) de uma maneira axialmente ajustável, em particular com a finalidade de ajustar a folga entre a luva sincronizadora (22) e o diferencial (12). O bloqueio de diferencial (10) pode ter, em particular, uma construção simples e pode ser favorável em termos de espaço de instalação e fácil de montar.The invention relates to a differential lock (10) for a differential (12) of a motor vehicle, in particular a commercial vehicle. The differential lock (10) has a shift body (18), in particular a shift fork, which can be moved for the purpose of engaging and for the purpose of releasing the differential lock (10). The differential lock (10) has a synchronizer sleeve (22) that is connected to the shift body (18) and can be moved together with the shift body (18). The differential lock (10) has a connecting component (20) that connects the shift body (18) and the synchronizing sleeve (22) to each other for joint movement, the connecting component (20) is connected to the synchronizing sleeve ( 22) in an axially adjustable manner, in particular for the purpose of adjusting the clearance between the synchronizer sleeve (22) and the differential (12). The differential lock (10) may in particular have a simple construction and may be favorable in terms of installation space and easy to assemble.
Description
[0001] A invenção se refere a um bloqueio de diferencial para um diferencial de um veículo a motor.[0001] The invention relates to a differential lock for a differential of a motor vehicle.
[0002] Bloqueios de diferencial de veículos a motor são conhecidos a partir do estado da técnica, cujo meio de atuação de bloqueio pode ser atuado pela aplicação de ar comprimido. A força de troca que é gerada como resultado é transmitida a uma luva sincronizadora por um garfo de troca que pertence ao meio de atuação de bloqueio. A luva sincronizadora atua sobre os elementos de bloqueio do bloqueio de diferencial. O garfo de troca é disposto em uma posição axial definida em um eixo de mudança que é disposto dentro do meio de atuação de bloqueio. Como um resultado, a posição axial da luva sincronizadora que é conectada ao garfo de troca é fixada ao mesmo tempo tanto no estado engatado como desengatado. O posicionamento axial do garfo de troca no eixo de mudança é usualmente realizado por meio do uso de discos de ajuste de espessuras diferentes que devem ser dispostos no eixo de mudança. Este posicionamento pode ser complexo.[0002] Motor vehicle differential locks are known from the prior art, whose lock actuation means can be actuated by the application of compressed air. The shifting force that is generated as a result is transmitted to a synchronizing sleeve by a shifting fork that belongs to the locking actuating means. The synchronizer sleeve acts on the locking elements of the differential lock. The shift fork is disposed in a defined axial position on a shift shaft which is disposed within the lock actuation means. As a result, the axial position of the synchronizer sleeve that is connected to the shift fork is fixed at the same time in both the engaged and disengaged states. The axial positioning of the shift fork on the shift shaft is usually carried out through the use of adjustment discs of different thicknesses that must be arranged on the shift shaft. This positioning can be complex.
[0003] DE 103 06 994 A1 divulgou um bloqueio de diferencial com um meio de atuação de bloqueio. Por meio de uma atuação rotacional de um eixo de mudança que é montada em uma maneira axialmente e radialmente deslocável, um garfo de troca que é disposto em dito eixo de mudança pode ser colocado em quaisquer posições axiais no eixo de mudança de uma maneira infinitamente variável para o propósito de ajuste do meio de atuação de bloqueio conforme necessário.[0003] DE 103 06 994 A1 disclosed a differential lock with a lock actuation means. By means of a rotational actuation of a shift shaft which is mounted in an axially and radially displaceable manner, a shift fork which is disposed on said shift shaft can be placed in any axial positions on the shift shaft in an infinitely variable manner. for the purpose of adjusting the locking actuating means as required.
[0004] A invenção é baseada no objetivo de prover um bloqueio de diferencial com uma possibilidade alternativa ou melhorada para ajustar uma atuação do bloqueio, em particular uma folga entre o bloqueio de diferencial e o diferencial.[0004] The invention is based on the objective of providing a differential lock with an alternative or improved possibility for adjusting an actuation of the lock, in particular a gap between the differential lock and the differential.
[0005] O objetivo é alcançado por meio de um bloqueio de diferencial de acordo com a reivindicação independente. Modalidades vantajosas são especificadas nas reivindicações dependentes e no relatório descritivo.[0005] The objective is achieved by means of a differential lock according to the independent claim. Advantageous embodiments are specified in the dependent claims and in the specification.
[0006] O bloqueio de diferencial é adequado para um diferencial de um veículo a motor, em particular um veículo comercial. O bloqueio de diferencial possui um corpo de troca, em particular um garfo de troca, uma haste de troca ou uma alavanca de atuação. O corpo de troca pode ser movido (por exemplo, axialmente) com a finalidade de conectar (engatar) e com a finalidade de liberar (desengatar) o bloqueio de diferencial. O diferencial possui uma luva sincronizadora (luva deslizante) que é conectada ao corpo de troca e pode ser movida (por exemplo, axialmente) juntamente com o corpo de troca. O bloqueio de diferencial possui um componente de conexão que conecta o corpo de troca e a luva sincronizadora entre si para movimento comum, o componente de conexão é conectado à luva sincronizadora de uma maneira axialmente ajustável, em particular com a finalidade de ajustar a folga entre a luva sincronizadora e o diferencial (por exemplo, elementos de bloqueio do diferencial).[0006] The differential lock is suitable for a differential of a motor vehicle, in particular a commercial vehicle. The differential lock has a shift body, in particular a shift fork, a shift rod or an actuation lever. The shift body can be moved (e.g. axially) for the purpose of connecting (engaging) and for the purpose of releasing (disengaging) the differential lock. The differential has a synchronizer sleeve (sliding sleeve) that is connected to the shifting body and can be moved (e.g. axially) together with the shifting body. The differential lock has a connecting component that connects the shift body and the synchronizing sleeve to each other for common movement, the connecting component is connected to the synchronizing sleeve in an axially adjustable manner, in particular for the purpose of adjusting the clearance between the synchronizer sleeve and the differential (e.g. differential lock elements).
[0007] A invenção pode prover uma série de vantagens. O mecanismo de ajuste é muito facilmente acessível durante a montagem, uma vez que ele se encontra na região da luva sincronizadora. O mecanismo de ajuste não precisa mais ser disposto na região do eixo de mudança, com o resultado que uma construção simplificada é alcançada lá e o espaço de instalação necessário é reduzido. Além disso, o espaço de instalação na região do eixo de mudança pode ser reduzido adicionalmente, dado que o curso de ajuste não mais tem de estar disponível aqui. O curso de ajuste é movido para a região do eixo de acionamento (por exemplo, um eixo traseiro) do diferencial, onde espaço de instalação suficiente pode estar disponível na direção axial. A detecção da posição de troca do bloqueio de diferencial pode ocorrer em uma maneira mais precisa, já que o curso de ajuste/custo de ajustamento não tem influência no ponto de troca. Por exemplo, a detecção ocorre na região do garfo de troca, o ajuste de que não é mais necessária, como no estado da técnica, por exemplo, usando discos de inserção. A folga entre a luva sincronizadora e o diferencial pode ser configurada com um meio de atuação de bloqueio completamente montados e sob carga de pressão. O meio de atuação de bloqueio não precisa ser desmontado novamente durante e após o ajuste. Nenhuma ferramenta especial é requisitada. A montagem é simples e pode, portanto, ser colocado rapidamente em prática.[0007] The invention can provide a series of advantages. The adjustment mechanism is very easily accessible during assembly, as it is located in the region of the synchronizer sleeve. The adjustment mechanism no longer needs to be arranged in the shift shaft region, with the result that a simplified construction is achieved there and the required installation space is reduced. Furthermore, the installation space in the shift shaft region can be further reduced, as the adjustment stroke no longer has to be available here. The adjustment stroke is moved to the drive shaft region (e.g. a rear axle) of the differential, where sufficient installation space can be available in the axial direction. Detection of the shift position of the differential lock can occur in a more accurate manner, as the adjustment stroke/adjustment cost has no influence on the shift point. For example, detection occurs in the region of the shift fork, the adjustment of which is no longer necessary, as in the prior art, for example using insertion discs. The clearance between the synchronizer sleeve and the differential can be set with a fully assembled locking actuating means under pressure load. The locking actuating means does not need to be dismantled again during and after adjustment. No special tools are required. Assembly is simple and can therefore be quickly put into practice.
[0008] Em particular, o termo “axial” pode se relacionar a uma direção que é paralela a um eixo central ou eixo longitudinal da luva sincronizadora.[0008] In particular, the term “axial” may relate to a direction that is parallel to a central axis or longitudinal axis of the synchronizer sleeve.
[0009] Em particular, o posicionamento relativo entre a luva sincronizadora de um lado e o componente de conexão e o corpo de troca do outro lado pode ser configurado por meio de um ajuste axial do componente de conexão na luva sincronizadora.[0009] In particular, the relative positioning between the synchronizing sleeve on one side and the connecting component and the exchange body on the other side can be configured by means of an axial adjustment of the connecting component in the synchronizing sleeve.
[00010] Em uma modalidade exemplar, uma posição axial do componente de conexão na luva sincronizadora pode ser axialmente ajustada. O componente de conexão pode ser axialmente preso, na posição axial ajustada, na luva sincronizadora. Nesse sentido, o componente de conexão pode ser axialmente preso após ajuste da posição axial da luva sincronizadora ocorreu. Portanto, o ajuste que foi realizado pode ser usado durante o funcionamento.[00010] In an exemplary embodiment, an axial position of the connecting component in the synchronizer sleeve can be axially adjusted. The connecting component can be axially clamped in the adjusted axial position in the synchronizer sleeve. In this sense, the connecting component can be axially clamped after adjustment of the axial position of the synchronizer sleeve has occurred. Therefore, the adjustment that has been made can be used during operation.
[00011] Em uma modalidade exemplar adicional, o componente de conexão é conectado à luva sincronizadora de uma maneira que pode ser axialmente ajustada de uma maneira infinitamente variável. Devido à ajustabilidade infinitamente variável, uma folga entre a luva sincronizadora e o diferencial pode ser configurada de forma particularmente precisa.[00011] In a further exemplary embodiment, the connecting component is connected to the synchronizing sleeve in a manner that can be axially adjusted in an infinitely variable manner. Due to the infinitely variable adjustability, a gap between the synchronizer sleeve and the differential can be set particularly precisely.
[00012] Em uma modalidade, uma posição axial da luva sincronizadora com respeito ao diferencial pode ser configurada por meio de um ajuste axial do componente de conexão com respeito à luva sincronizadora.[00012] In one embodiment, an axial position of the synchronizer sleeve with respect to the differential can be configured by means of an axial adjustment of the connecting component with respect to the synchronizer sleeve.
[00013] Em uma modalidade adicional, o componente de conexão é de configuração anular e/ou o corpo de troca e o componente de conexão se engatam um ao outro e/ou o corpo de troca se engata a um sulco anular do componente de conexão. Nesse sentido, uma conexão segura pode ser garantida entre o corpo de troca e o componente de conexão.[00013] In a further embodiment, the connecting component is of annular configuration and/or the exchange body and the connection component engage each other and/or the exchange body engages an annular groove of the connection component . In this sense, a secure connection can be guaranteed between the exchange body and the connecting component.
[00014] Em uma dada modalidade, o componente de conexão pode ser rosqueado na luva sincronizadora de uma maneira axialmente ajustável. Como uma alternativa ou em acréscimo, o componente de conexão possui uma rosca interna para rosqueamento em uma rosca externa da luva sincronizadora com a finalidade de conectar o componente de conexão e a luva sincronizadora de uma maneira axialmente ajustável. Uma conexão rosqueada provê uma capacidade de ajuste fácil e infinitamente variável.[00014] In a given embodiment, the connecting component can be threaded into the synchronizer sleeve in an axially adjustable manner. As an alternative or in addition, the connecting component has an internal thread for threading into an external thread of the synchronizing sleeve for the purpose of connecting the connecting component and the synchronizing sleeve in an axially adjustable manner. A threaded connection provides easy, infinitely variable adjustment capability.
[00015] Em uma outra variante de modalidade, o componente de conexão é axialmente auto fixável. Como uma alternativa ou em acréscimo, o componente de conexão é axialmente preso ou tem a capacidade de ser axialmente preso na luva sincronizadora por meio de um bloqueio positivo, não positivo e/ou conexão unida integralmente (por exemplo, uma porca de bloqueio, uma rosca auto fixável, um trava-rosca, um anel plástico e/ou por meio de martelagem). Nesse sentido, o componente de conexão pode ser axialmente preso na luva sincronizadora em um modo simples após o ajuste funcionamento.[00015] In another embodiment variant, the connecting component is axially self-fixing. As an alternative or in addition, the connecting component is axially clamped or has the ability to be axially clamped to the synchronizer sleeve by means of a positive, non-positive locking and/or integrally joined connection (e.g., a locknut, a self-locking thread, a thread locker, a plastic ring and/or by hammering). In this sense, the connecting component can be axially clamped in the synchronizer sleeve in a simple way after functional adjustment.
[00016] Em uma modalidade exemplar, o componente de conexão possui um primeiro elemento de conexão, particularmente anular, e um segundo elemento de conexão, particularmente anular. Isso provê a possibilidade de simplificar a montagem, em particular, do corpo de troca e/ou de proporcionar auto fixação axial simples do componente de conexão.[00016] In an exemplary embodiment, the connection component has a first connection element, particularly annular, and a second connection element, particularly annular. This provides the possibility of simplifying the assembly, in particular, of the exchange body and/or of providing simple axial self-clamping of the connecting component.
[00017] Em um aperfeiçoamento de modalidade, o primeiro elemento de conexão e o segundo elemento de conexão são configurados para serem mutualmente axialmente preso na luva sincronizadora.[00017] In an improved embodiment, the first connecting element and the second connecting element are configured to be mutually axially secured in the synchronizing sleeve.
[00018] Em uma modalidade exemplar adicional, o primeiro elemento de conexão e o segundo elemento de conexão têm, respectivamente, uma rosca interna para rosqueamento em uma rosca externa da luva sincronizadora. O primeiro elemento de conexão e o segundo elemento de conexão podem ser rosqueados um contra o outro para prender axialmente o componente de conexão na luva sincronizadora.[00018] In a further exemplary embodiment, the first connecting element and the second connecting element have, respectively, an internal thread for threading into an external thread of the synchronizer sleeve. The first connecting element and the second connecting element can be threaded together to axially secure the connecting component in the synchronizer sleeve.
[00019] Em particular, os elementos de conexão podem formar uma rosca interna comum do componente de conexão e/ou um sulco anular comum do componente de conexão.[00019] In particular, the connecting elements can form a common internal thread of the connecting component and/or a common annular groove of the connecting component.
[00020] Em um desenvolvimento, o primeiro elemento de conexão e o segundo elemento de conexão são configurados para se engatar um ao outro para prender axialmente o componente de conexão na luva sincronizadora. Por exemplo, o primeiro elemento de conexão pode ter um receptáculo e o segundo elemento de conexão pode ter uma projeção que podem se engatar um ao outro.[00020] In one development, the first connecting element and the second connecting element are configured to engage each other to axially secure the connecting component to the synchronizer sleeve. For example, the first connecting element may have a receptacle and the second connecting element may have a projection that can engage each other.
[00021] Em uma modalidade, o corpo de troca fixa a luva sincronizadora por meio do componente de conexão ao longo de uma direção longitudinal do corpo de troca. Como uma alternativa ou em acréscimo, o componente de conexão é mantido entre um primeiro braço de garfo do corpo de troca e um segundo braço de garfo do corpo de troca. Como um resultado, a luva sincronizadora pode ser mantida pelo corpo de troca até montagem do eixo de acionamento do diferencial que se estende pela luva sincronizadora. No caso de desmontagem do eixo de acionamento, a luva sincronizadora não cai no chão.[00021] In one embodiment, the exchange body fixes the synchronizer sleeve by means of the connecting component along a longitudinal direction of the exchange body. As an alternative or in addition, the connecting member is held between a first fork arm of the switching body and a second fork arm of the switching body. As a result, the synchronizer sleeve can be held by the shift body until mounting the differential drive shaft extending through the synchronizer sleeve. If the drive shaft is dismantled, the synchronizer sleeve does not fall to the ground.
[00022] Em uma modalidade preferencial, o corpo de troca possui um primeiro braço de garfo e um segundo braço de garfo que se engata em torno do componente de conexão em um sulco anular do componente de conexão. O primeiro braço de garfo se engata em torno do sulco anular com um ângulo maior que 90°. Como uma alternativa ou em acréscimo, o segundo braço de garfo se engata em torno do sulco anular com um ângulo maior que 90°. Como uma alternativa ou em acréscimo, o primeiro braço de garfo e o segundo braço de garfo se engata em torno do sulco anular (de maneira conjunta) com um ângulo maior que 180°. Isso torna possível que o corpo de troca possa segurar a luva sincronizadora por meio do componente de conexão.[00022] In a preferred embodiment, the exchange body has a first fork arm and a second fork arm that engages around the connecting component in an annular groove of the connecting component. The first fork arm engages around the annular groove at an angle greater than 90°. As an alternative or in addition, the second fork arm engages around the annular groove at an angle greater than 90°. As an alternative or in addition, the first fork arm and the second fork arm engage around the annular groove (together) at an angle greater than 180°. This makes it possible for the shift body to hold the synchronizer sleeve via the connecting component.
[00023] Em uma variante de modalidade, um primeiro braço de garfo do corpo de troca possui uma face arredondada de contorno interno e/ou um segundo braço de garfo do corpo de troca possui uma face arredondada de contorno interno. A face arredondada de contorno interno do primeiro braço de garfo e/ou a face arredondada de contorno interno do segundo braço de garfo são adaptados a uma face circunferencial inferior de um sulco anular, em particular a uma porção arredondada da face circunferencial inferior do sulco anular, do componente de conexão.[00023] In a variant embodiment, a first fork arm of the exchange body has an internally contoured rounded face and/or a second fork arm of the exchange body has an internally contoured rounded face. The inner contoured rounded face of the first fork arm and/or the inner contoured rounded face of the second fork arm are adapted to a lower circumferential face of an annular groove, in particular to a rounded portion of the lower circumferential face of the annular groove , of the connection component.
[00024] Em particular, as faces de contorno interno podem estar voltadas uma para outra e/ou o componente de conexão e, portanto, a luva sincronizadora pode ser mantida por meio da face de contorno interno do corpo de troca.[00024] In particular, the inner contour faces may face each other and/or the connecting component and therefore the synchronizer sleeve may be held by means of the inner contour face of the exchange body.
[00025] Em outra variante de modalidade, a luva sincronizadora é montada axialmente de maneira deslocável em um eixo de acionamento do diferencial, a luva sincronizadora possui uma pluralidade de elementos de engate para engate com uma pluralidade de elementos de bloqueio do diferencial e/ou o bloqueio de diferencial possui um eixo de mudança axialmente deslocável, no qual o corpo de troca é axialmente preso.[00025] In another embodiment variant, the synchronizer sleeve is axially displaceably mounted on a differential drive shaft, the synchronizer sleeve has a plurality of engagement elements for engagement with a plurality of differential locking elements and/or The differential lock has an axially displaceable shift shaft, to which the shift body is axially clamped.
[00026] Em particular, o bloqueio de diferencial pode ser atuado pneumaticamente, hidraulicamente e/ou eletromagneticamente, o corpo de troca pode ser axialmente deslocável e/ou a luva sincronizadora pode ser axialmente deslocável.[00026] In particular, the differential lock can be actuated pneumatically, hydraulically and/or electromagnetically, the exchange body can be axially displaceable and/or the synchronizer sleeve can be axially displaceable.
[00027] A luva sincronizadora pode ser preferencialmente capaz de ser deslocada axialmente entre uma posição bloqueada (posição engatada), em que a luva sincronizadora se engata a um diferencial (por exemplo, a elementos de bloqueio do diferencial), e uma posição liberada (posição desengatada), em que a luva sincronizadora não se engata ao diferencial (por exemplo, a elementos de bloqueio do diferencial).[00027] The synchronizer sleeve may preferably be capable of being moved axially between a locked position (engaged position), in which the synchronizer sleeve engages with a differential (e.g., differential lock elements), and a released position ( disengaged position), in which the synchronizer sleeve does not engage with the differential (for example, with differential locking elements).
[00028] Além disso, a invenção se refere a um veículo a motor, em particular um veículo comercial. O veículo a motor possui um diferencial, em particular um diferencial transversal ou um diferencial longitudinal, e um bloqueio de diferencial conforme divulgado neste documento. O bloqueio de diferencial é conectado ao diferencial com a finalidade de bloquear o diferencial.[00028] Furthermore, the invention relates to a motor vehicle, in particular a commercial vehicle. The motor vehicle has a differential, in particular a transverse differential or a longitudinal differential, and a differential lock as disclosed herein. The differential lock is connected to the differential for the purpose of locking the differential.
[00029] Também é possível utilizar o bloqueio de diferencial conforme divulgado neste documento em um diferencial em outro aparato.[00029] It is also possible to use the differential lock as disclosed in this document on a differential in another apparatus.
[00030] As modalidades preferenciais acima descritas e características da invenção podem ser combinadas entre si em qualquer maneira desejada. Detalhes e vantagens adicionais da invenção serão descritos no texto a seguir com referência às figuras anexas, em que:[00030] The above-described preferred embodiments and features of the invention can be combined with each other in any desired way. Additional details and advantages of the invention will be described in the following text with reference to the attached figures, in which:
[00031] Figura 1 mostra uma visão seccional longitudinal por meio de um bloqueio de diferencial em uma posição desengatada,[00031] Figure 1 shows a longitudinal sectional view through a differential lock in a disengaged position,
[00032] Figura 2 mostra uma visão seccional longitudinal por meio do bloqueio de diferencial em uma posição engatada, e[00032] Figure 2 shows a longitudinal sectional view through the differential lock in an engaged position, and
[00033] Figura 3 mostra uma vista em corte transversal por meio do bloqueio de diferencial.[00033] Figure 3 shows a cross-sectional view through the differential lock.
[00034] As modalidades que são mostradas nas figuras são pelo menos parcialmente correspondentes, com o resultado que partes similares ou idênticas são fornecidas com os mesmos numerais de referência, e também se faz referência para descrevê-las para a descrição de outras modalidades e/ou figuras, com a finalidade de evitar repetições.[00034] The embodiments that are shown in the figures are at least partially corresponding, with the result that similar or identical parts are provided with the same reference numerals, and reference is also made to describe them to the description of other embodiments and/or or figures, in order to avoid repetitions.
[00035] Figuras 1 e 2 mostram um bloqueio de diferencial 10. O bloqueio de diferencial 10 pode bloquear um diferencial 12 de um veículo a motor, em particular de um veículo comercial. O veículo comercial pode ser, por exemplo, um caminhão ou um ônibus. O diferencial 12 pode ser, por exemplo, um diferencial transversal ou um diferencial longitudinal.[00035] Figures 1 and 2 show a differential lock 10. The differential lock 10 can lock a differential 12 of a motor vehicle, in particular a commercial vehicle. The commercial vehicle can be, for example, a truck or a bus. The differential 12 may be, for example, a transverse differential or a longitudinal differential.
[00036] Figura 1 mostra o bloqueio de diferencial 10 em uma posição desengatada. Na posição desengatada, o bloqueio de diferencial 10 não bloqueio o diferencial 12.[00036] Figure 1 shows the differential lock 10 in a disengaged position. In the disengaged position, the differential lock 10 does not lock the differential 12.
[00037] Figura 2 mostra o bloqueio de diferencial 10 em uma posição engatada. Na posição engatada, o bloqueio de diferencial 10 bloqueia o diferencial 12.[00037] Figure 2 shows the differential lock 10 in an engaged position. In the engaged position, the differential lock 10 blocks the differential 12.
[00038] O bloqueio de diferencial 10 possui um alojamento 14, um eixo de mudança 16, um corpo de troca 18, um componente de conexão 20 e uma luva sincronizadora 22.[00038] The differential lock 10 has a housing 14, a shift shaft 16, a shift body 18, a connecting component 20 and a synchronizer sleeve 22.
[00039] O diferencial 12 é montado de moto rotativo no alojamento 14, por exemplo, por meio de um rolamento de roletes cônicos. A eixo de mudança 16 é montada no alojamento 14 em uma maneira axialmente deslocável entre dois batentes fixos. A eixo de mudança 16 é conectada a um pistão 24. A eixo de mudança 16 e o pistão 24 pode ser produzido, por exemplo, a partir de uma parte (peça única) ou em peças múltiplas. O pistão 24 é montado axialmente de maneira deslocável em uma bucha guia 26. A bucha guia 26 é admitida no alojamento 14. A bucha guia 26 é fechada, do ponto de vista interno ao alojamento, por meio do pistão 24. A bucha guia 26 é fechada, do ponto de vista externo ao alojamento, por meio de uma cobertura de alojamento 28. Nesse sentido, um espaço de fluido de controle 30 é circunscrito dentro da bucha guia 26, tal espaço de fluido de controle 30 sendo vedado interna e externamente por meio de vedações adequadas. Os batentes para o eixo de mudança 16 podem ser providos, por exemplo, dentro ou sobre o alojamento 14, dentro ou sobre a cobertura de alojamento 28 e/ou dentro ou sobre a bucha guia 26.[00039] The differential 12 is rotatably mounted in the housing 14, for example, by means of a tapered roller bearing. The shift shaft 16 is mounted in the housing 14 in an axially displaceable manner between two fixed stops. The shift shaft 16 is connected to a piston 24. The shift shaft 16 and the piston 24 can be produced, for example, from one part (single piece) or in multiple pieces. The piston 24 is axially displaceably mounted on a guide bushing 26. The guide bushing 26 is admitted into the housing 14. The guide bushing 26 is closed, from the internal point of view of the housing, by means of the piston 24. The guide bushing 26 is closed, from the point of view outside the housing, by means of a housing cover 28. In this sense, a control fluid space 30 is circumscribed within the guide bushing 26, said control fluid space 30 being sealed internally and externally through suitable seals. Stops for the shift shaft 16 may be provided, for example, in or on the housing 14, in or on the housing cover 28 and/or in or on the guide bushing 26.
[00040] O espaço de fluido de controle 30 pode ser submetido à aplicação de pressão por um fluido de controle, por exemplo, ar comprimido ou fluido hidráulico. No caso de se aplicar pressão ao espaço de fluido de controle 30 com um fluido de controle, o pistão 24 e o eixo de mudança 16 conectado a este são deslocados axialmente em uma direção afastada da cobertura de alojamento 28. Se o espaço de fluido de controle 30 é aliviado da pressão, o pistão 24 e o eixo de mudança 16 conectado a este são deslocados axialmente em uma direção oposta sob a ação de uma mola helicoidal 32. A mola helicoidal 32 serve como uma mola de reposicionamento, com a finalidade de devolver o bloqueio de diferencial 10 ao estado desengatado quando o espaço de fluido de controle 30 é aliviado. Também é possível, no entanto, que outro mecanismo de atuação seja provido para deslocar o eixo de mudança 16.[00040] The control fluid space 30 may be subjected to the application of pressure by a control fluid, for example, compressed air or hydraulic fluid. In the case of applying pressure to the control fluid space 30 with a control fluid, the piston 24 and the shift shaft 16 connected thereto are displaced axially in a direction away from the housing cover 28. If the control fluid space control 30 is relieved of pressure, the piston 24 and the shift shaft 16 connected thereto are axially displaced in an opposite direction under the action of a coil spring 32. The coil spring 32 serves as a repositioning spring, for the purpose of returning the differential lock 10 to the disengaged state when the control fluid space 30 is relieved. It is also possible, however, that another actuation mechanism is provided to move the shift axis 16.
[00041] Na modalidade que é mostrada, o corpo de troca 18 é configurado como um garfo de troca. Também é possível, no entanto, que o corpo de troca 18 seja configurada, por exemplo, como uma alavanca de troca (alongado) (alavanca de atuação) ou haste de troca.[00041] In the embodiment shown, the exchange body 18 is configured as an exchange fork. It is also possible, however, for the shift body 18 to be configured, for example, as an (elongated) shift lever (actuation lever) or shift rod.
[00042] O corpo de troca 18 possui uma região anular 34 em uma primeira extremidade. A região anular 34 é axialmente presa no eixo de mudança 16. A região anular 34 possui duas faces adjacentes 36 e 38 opostas uma à outra. Na primeira face adjacente 36, a região anular 34 do corpo de troca 18 se apoia sobre a mola helicoidal 32. A mola helicoidal 32 é suportada por sua vez no alojamento 14. Na segunda face da extremidade 38, a região anular 34 do corpo de troca 18 é suportada em um ressalto do eixo de mudança 16. Também é possível que o corpo de troca 18 é fixado axialmente ao eixo de mudança 16 de outro modo, por exemplo por meio de uma rosca com um meio de preensão. Como um resultado da preensão axial do corpo de troca 18 no eixo de mudança 16, o corpo de troca 18 se move juntamente com a eixo de mudança 16.[00042] The exchange body 18 has an annular region 34 at a first end. The annular region 34 is axially secured to the shift axis 16. The annular region 34 has two adjacent faces 36 and 38 opposite each other. On the first adjacent face 36, the annular region 34 of the exchange body 18 rests on the helical spring 32. The helical spring 32 is in turn supported on the housing 14. On the second end face 38, the annular region 34 of the exchange body exchange 18 is supported on a projection of the change axis 16. It is also possible that the exchange body 18 is fixed axially to the change axis 16 in another way, for example by means of a thread with a gripping means. As a result of axial gripping of the shift body 18 on the shift shaft 16, the shift body 18 moves together with the shift shaft 16.
[00043] O corpo de troca 18 se estende para fora do alojamento 14 para um alojamento (não mostrado em detalhe) do diferencial 12. O corpo de troca 18 é conectado por meio do componente de conexão 20 à luva sincronizadora 22.[00043] The shift body 18 extends out of the housing 14 to a housing (not shown in detail) of the differential 12. The shift body 18 is connected via the connecting component 20 to the synchronizer sleeve 22.
[00044] Em uma extremidade que se encontra em oposição à primeira extremidade, o corpo de troca 18 é conectado ao componente de conexão 20. Em detalhe, o corpo de troca 18 se engata a um sulco anular 40 do componente de conexão 20. No caso de um deslocamento axial, o corpo de troca 18 aciona o componente de conexão 20 e a luva sincronizadora 22 com o mesmo.[00044] At one end opposite the first end, the exchange body 18 is connected to the connecting component 20. In detail, the exchange body 18 engages with an annular groove 40 of the connecting component 20. In In case of an axial displacement, the exchange body 18 actuates the connecting component 20 and the synchronizing sleeve 22 therewith.
[00045] Figura 3 mostra a conexão entre o corpo de troca 18 e o componente de conexão 20 em detalhe.[00045] Figure 3 shows the connection between the exchange body 18 and the connecting component 20 in detail.
[00046] O corpo de troca 18 possui um primeiro braço de garfo 42 e um segundo braço de garfo 44. Os braços de garfo 42, 44 se engatam em torno do sulco anular 40 do componente de conexão 20. Em particular, os braços de garfo 42, 44 se engatam em torno do sulco anular 40 com um ângulo maior que 180°. O sulco anular 40 é envolvido pelos braços de garfo 42, 44 com uma lacuna de ar. O corpo de troca 18 mantém o componente de conexão 20 e a luva sincronizadora 22 em uma direção ao longo de seu eixo longitudinal.[00046] The exchange body 18 has a first fork arm 42 and a second fork arm 44. The fork arms 42, 44 engage around the annular groove 40 of the connecting component 20. In particular, the switching arms 42 fork 42, 44 engage around the annular groove 40 at an angle greater than 180°. The annular groove 40 is enclosed by the fork arms 42, 44 with an air gap. The exchange body 18 holds the connecting member 20 and the synchronizer sleeve 22 in a direction along its longitudinal axis.
[00047] Em particular, os braços de garfo 42, 44 possuem, respectivamente, faces arredondadas de contorno interno 46, 48. A face de contorno interno 46 do primeiro braço de garfo 42 se encontra em oposição à face de contorno interno 48 do segundo braço de garfo 44. As faces de contorno interno 46, 48 são adaptadas a uma face circunferencial inferior 50 do sulco anular 40. A face circunferencial inferior 50 envolve as faces de contorno interno 46, 48 com uma lacuna de ar, com a finalidade de prender o componente de conexão 20 e a luva sincronizadora 22 evitando a queda.[00047] In particular, the fork arms 42, 44 have, respectively, rounded inner contour faces 46, 48. The inner contour face 46 of the first fork arm 42 is in opposition to the inner contour face 48 of the second fork arm 44. The inner contour faces 46, 48 are adapted to a lower circumferential face 50 of the annular groove 40. The lower circumferential face 50 surrounds the inner contour faces 46, 48 with an air gap, for the purpose of secure the connection component 20 and the synchronizer sleeve 22, preventing it from falling.
[00048] A configuração arredondada dos braços de garfo 42, 44 se torna possível por meio de uma configuração (em particular, de duas peças) repartida do componente de conexão 20, a qual é descrita com mais detalhes em outra parte neste documento. Nesse sentido, os braços de garfo 42, 44 podem prender o componente de conexão 20 e a luva sincronizadora 22 até montagem do eixo de acionamento 58, por exemplo um eixo traseiro. Nesse ponto, não é preciso prestar atenção a uma adaptação precisa de tolerância, em particular.[00048] The rounded configuration of the fork arms 42, 44 is made possible by means of a split (in particular, two-piece) configuration of the connecting component 20, which is described in more detail elsewhere in this document. In this sense, the fork arms 42, 44 can hold the connecting component 20 and the synchronizer sleeve 22 until mounting the drive shaft 58, for example a rear axle. At this point, there is no need to pay attention to precise tolerance adaptation in particular.
[00049] No texto a seguir, será feita referência novamente, em particular, às Figuras 1 e 2.[00049] In the following text, reference will be made again, in particular, to Figures 1 and 2.
[00050] O componente de conexão 20 é de configuração anular. Em particular, o componente de conexão 20 é configurado como um anel guia rosqueado que é guiado pelo corpo de troca 18 e guia a luva sincronizadora 22.[00050] The connection component 20 is of an annular configuration. In particular, the connecting member 20 is configured as a threaded guide ring that is guided by the exchange body 18 and guides the synchronizer sleeve 22.
[00051] O componente de conexão 20 possui um primeiro elemento de conexão anular 52 e um segundo elemento de conexão anular 54. Os elementos de conexão 52, 54 juntamente configuram o sulco anular 40. Os dois elementos de conexão 52, 54 possuem uma rosca interna 56.[00051] The connecting component 20 has a first annular connecting element 52 and a second annular connecting element 54. The connecting elements 52, 54 together configure the annular groove 40. The two connecting elements 52, 54 have a thread internal 56.
[00052] A luva sincronizadora (luva deslizante) 22 é disposta no/sobre o eixo de acionamento 58 do diferencial 12 em uma maneira axialmente deslocável por meio de uma conexão de eixo/cubo, por exemplo, um sistema dentado ou uma conexão de eixo estriada. A luva sincronizadora 22 possui uma rosca externa 60 que é adaptada à rosca interna 56 do componente de conexão 20. Em seu lado de extremidade, a luva sincronizadora 22 possui elementos de engate 62, por exemplo dentes ou garras. Os elementos de engate 62 podem engatar aos elementos de bloqueio 64 adaptados de modo correspondente, por exemplo, dentes ou garras, do diferencial 12 com a finalidade de bloquear o diferencial 12. Com a finalidade de bloquear o diferencial 12, a luva sincronizadora 22 é deslocada axialmente em um sentindo em direção aos elementos de bloqueio 64 (à esquerda nas Figuras 1 e 2). Com a finalidade de liberar o diferencial 12, a luva sincronizadora 22 é deslocada axialmente em uma direção oposta (à direita nas Figuras 1 e 2). O deslocamento da luva sincronizadora 22 é realizado por meio de um deslocamento axial do eixo de mudança 16, o corpo de troca 18 e o componente de conexão 20.[00052] The synchronizer sleeve (sliding sleeve) 22 is disposed on/on the drive shaft 58 of the differential 12 in an axially displaceable manner by means of a shaft/hub connection, for example, a toothed system or a shaft connection striated. The synchronizer sleeve 22 has an external thread 60 which is adapted to the internal thread 56 of the connecting component 20. On its end side, the synchronizer sleeve 22 has engagement elements 62, for example teeth or claws. The engagement elements 62 may engage with correspondingly adapted locking elements 64, e.g. teeth or claws, of the differential 12 for the purpose of locking the differential 12. For the purpose of locking the differential 12, the synchronizing sleeve 22 is axially displaced in one direction towards the locking elements 64 (on the left in Figures 1 and 2). In order to release the differential 12, the synchronizer sleeve 22 is moved axially in an opposite direction (on the right in Figures 1 and 2). The displacement of the synchronizer sleeve 22 is carried out by means of an axial displacement of the shift shaft 16, the shift body 18 and the connecting component 20.
[00053] Devido às tolerâncias induzidas por produção e induzidas por montagem entre o bloqueio de diferencial 10 e o diferencial 12, é necessário ajustar uma posição axial da luva sincronizadora 22 em relação ao diferencial 12. Isso pode garantir que os elementos de engate 62 da luva sincronizadora 22 e os elementos de bloqueio 64 do diferencial 12 engatem-se um ao outro conforme desejado durante o bloqueio do diferencial 12. Do mesmo modo, isso pode garantir que os elementos de engate 62 da luva sincronizadora 22 e os elementos de bloqueio 64 do diferencial 12 estejam completamente fora do engate um com o outro em caso de liberação/desbloqueio do diferencial 12.[00053] Due to production-induced and assembly-induced tolerances between the differential lock 10 and the differential 12, it is necessary to adjust an axial position of the synchronizer sleeve 22 relative to the differential 12. This can ensure that the engagement elements 62 of the synchronizer sleeve 22 and the locking elements 64 of the differential 12 engage each other as desired during locking of the differential 12. Likewise, this can ensure that the engagement elements 62 of the synchronizer sleeve 22 and the locking elements 64 of differential 12 are completely out of engagement with each other in the event of release/unlocking of differential 12.
[00054] Com a finalidade de configurar uma posição axial da luva sincronizadora 22, o componente de conexão 20 é rosqueado, com sua rosca interna 56, na rosca externa 60 da luva sincronizadora 22. A conexão por rosqueamento entre o componente de conexão 20 e a luva sincronizadora 22 possibilita que o componente de conexão 20 possa ser posicionado na luva sincronizadora 22 de uma maneira que pode ser axialmente ajustada de uma maneira infinitamente variável. Como um resultado, uma posição axial desejada da luva sincronizadora 22 na posição bloqueada e a posição liberada pode ser configurada com precisão muito alta. Como uma consequência, uma folga induzida por produção entre os componentes do bloqueio de diferencial 10 e o diferencial 12 pode ser configurado ou compensado para por meio de um ajuste axial do componente de conexão 20 com respeito à luva sincronizadora 22.[00054] In order to configure an axial position of the synchronizing sleeve 22, the connecting component 20 is threaded, with its internal thread 56, into the external thread 60 of the synchronizing sleeve 22. The threaded connection between the connecting component 20 and the synchronizing sleeve 22 enables the connecting component 20 to be positioned in the synchronizing sleeve 22 in a way that can be axially adjusted in an infinitely variable manner. As a result, a desired axial position of the synchronizer sleeve 22 in the locked position and the released position can be set with very high accuracy. As a consequence, a production-induced backlash between the differential lock components 10 and the differential 12 can be set or compensated for by means of an axial adjustment of the connecting component 20 with respect to the synchronizer sleeve 22.
[00055] Tão logo o ajuste da posição axial da luva sincronizadora 22 tenha sido configurado por meio do ajuste axial entre o componente de conexão 20 e a luva sincronizadora 22, o componente de conexão 20 é axialmente preso na luva sincronizadora 22.[00055] As soon as the axial position adjustment of the synchronizer sleeve 22 has been configured by means of the axial adjustment between the connecting component 20 and the synchronizing sleeve 22, the connecting component 20 is axially clamped in the synchronizing sleeve 22.
[00056] Na modalidade que é mostrada, o componente de conexão 20 por si é preso na luva sincronizadora 22. Em detalhe, os elementos de conexão 52, 54 são rosqueados um contra o outro e, portanto, presos um ao outro mutuamente. Com a finalidade de potencializar a ação de preensão, conforme demonstrado, os elementos de conexão 52, 54 pode adicionalmente engatar um ao outro. Nesta extremidade, um dos elementos de conexão 52, 54 pode ter um, por exemplo, receptáculo anular, e o outro dos elementos de conexão 52, 54 pode ter uma projeção correspondente (uma rampa) que pode se engatar ao receptáculo.[00056] In the embodiment that is shown, the connecting component 20 itself is secured in the synchronizing sleeve 22. In detail, the connecting elements 52, 54 are threaded against each other and therefore mutually secured together. In order to enhance the gripping action, as shown, the connecting elements 52, 54 can additionally engage each other. At this end, one of the connecting elements 52, 54 may have an, for example, annular receptacle, and the other of the connecting elements 52, 54 may have a corresponding projection (a ramp) that can engage the receptacle.
[00057] Também é possível que o componente de conexão 20 é configurado em uma peça e/ou pode ser axialmente preso na luva sincronizadora 22 em algum outro modo. Por exemplo, o componente de conexão 22 pode ser axialmente preso em acréscimo ou como uma alternativa por meio de um bloqueio positivo, não positivo e/ou conexão unida integralmente (por exemplo, por meio de uma porca de bloqueio, por meio de uma rosca auto fixável, por meio de um trava-rosca, por meio de um anel plástico e/ou por meio de martelagem em um sulco).[00057] It is also possible that the connecting component 20 is configured in one piece and/or may be axially secured to the synchronizer sleeve 22 in some other way. For example, the connecting member 22 may be additionally or alternatively axially secured by means of a positive lock, non-positive lock and/or integrally joined connection (e.g. by means of a lock nut, by means of a threaded self-fixable, by means of a thread locker, by means of a plastic ring and/or by hammering in a groove).
[00058] A invenção não é restrita às modalidades exemplares preferenciais descritas acima; pelo contrário, uma pluralidade de variantes e modificações são possíveis, a qual também faz uso dos conceitos da invenção e, portanto, recai dentro do escopo de proteção. Em particular, a invenção também reivindica proteção para a matérias e as características das reivindicações dependentes, independentemente das reivindicações às quais se faz referência. Em particular, as características da reivindicação independente 1 são divulgadas independentemente uma da outra. Ademais, as características das reivindicações dependentes também são divulgadas de modo independente de todas as características de reivindicação independente 1 e, por exemplo, independentemente das características relativas à presença e/ou à configuração do corpo de troca, da luva sincronizadora e/ou do componente de conexão da reivindicação independente 1. Lista dos números de referência 10 Bloqueio de diferencial 12 Diferencial 14 Alojamento 16 Eixo de mudança 18 Corpo de troca 20 Componente de conexão 22 Luva sincronizadora 24 Pistão 26 Bucha guia 28 Cobertura de alojamento Espaço de fluido de controle Mola helicoidal Região anular Primeira face adjacente Segunda face adjacente Sulco anular Primeiro braço de garfo Segundo braço de garfo Face de contorno interno Face de contorno interno Face circunferencial inferior Primeiro elemento de conexão Segundo elemento de conexão Rosca interna Eixo de acionamento Rosca externa Elementos de engate Elementos de bloqueio[00058] The invention is not restricted to the preferred exemplary embodiments described above; on the contrary, a plurality of variants and modifications are possible, which also make use of the concepts of the invention and therefore fall within the scope of protection. In particular, the invention also claims protection for the subject matter and characteristics of the dependent claims, independently of the claims to which reference is made. In particular, the features of independent claim 1 are disclosed independently of each other. Furthermore, the features of the dependent claims are also disclosed independently of all the features of independent claim 1 and, for example, independently of the features relating to the presence and/or configuration of the exchange body, the synchronizing sleeve and/or the component connection connection of independent claim 1. List of reference numbers 10 Differential lock 12 Differential 14 Housing 16 Shift shaft 18 Shift body 20 Connecting component 22 Timing sleeve 24 Piston 26 Guide bushing 28 Housing cover Control fluid space Spring helical Annular region First adjacent face Second adjacent face Annular groove First fork arm Second fork arm Internal contour face Internal contour face Lower circumferential face First connecting element Second connecting element Internal thread Drive shaft External thread Engagement elements block
Claims (15)
Applications Claiming Priority (2)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
DE102017124969.9A DE102017124969A1 (en) | 2017-10-25 | 2017-10-25 | differential lock |
DE102017124969.9 | 2017-10-25 |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR102018071900A2 BR102018071900A2 (en) | 2019-11-26 |
BR102018071900B1 true BR102018071900B1 (en) | 2023-09-12 |
Family
ID=
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US10788126B2 (en) | Actuation arrangement | |
JP7184886B2 (en) | Parking lock for automatic transmission of automobile | |
US9022192B2 (en) | Coupling assembly | |
US5678671A (en) | Motor vehicle clutch assembly having an actuator device, which actuator device has a clutch motion blocking system | |
AU2016202112B2 (en) | Selectable one-way clutch | |
US20110290615A1 (en) | Parking brake assembly with emergency unlocking mechanism | |
US9731633B2 (en) | Recliner mechanism | |
RU2008105749A (en) | AUTOMATIC BRAKE REGULATOR FOR ADJUSTING THE GAP BETWEEN THE BRAKE SHOE AND THE BRAKE DRUM OF THE BRAKE VEHICLE SYSTEM | |
JP6629352B2 (en) | Clutch actuator with automatic wear compensation | |
JP6653015B2 (en) | Quick changer | |
BR112021021519A2 (en) | automatic slack adjuster | |
US10612655B2 (en) | Apparatus for axially adjusting a switching element | |
RU2006135213A (en) | AUTOMATIC BRAKE REGULATOR FOR ADJUSTING THE GAP BETWEEN THE BRAKE SHOE AND THE BRAKE DRUM OF THE BRAKE VEHICLE SYSTEM | |
CN109707819B (en) | Differential lock | |
BR102018071900B1 (en) | DIFFERENTIAL FOR A MOTOR VEHICLE, AND A MOTOR VEHICLE COMPRISING THE SAME | |
US10400637B2 (en) | Variable valve control device for internal combustion engines | |
US2573403A (en) | Fluid operated chuck | |
US2660027A (en) | Dual drive actuator | |
US2688227A (en) | Dual drive actuator | |
US11391329B2 (en) | Transmission mechanism for actuating a friction clutch | |
US8857393B2 (en) | Camshaft adjuster | |
ITBS20060186A1 (en) | PNEUMATIC ACTUATOR PARTICULARLY FOR VALVES | |
EP3516136B1 (en) | Compression latch with securing device | |
JP2017101752A (en) | Parking mechanism | |
JPS629038A (en) | Actuator for brake |