BR102018069070B1 - ROW UNIT IN A PLANTING MACHINE, E, PLANTING MACHINE - Google Patents

ROW UNIT IN A PLANTING MACHINE, E, PLANTING MACHINE Download PDF

Info

Publication number
BR102018069070B1
BR102018069070B1 BR102018069070-1A BR102018069070A BR102018069070B1 BR 102018069070 B1 BR102018069070 B1 BR 102018069070B1 BR 102018069070 A BR102018069070 A BR 102018069070A BR 102018069070 B1 BR102018069070 B1 BR 102018069070B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
depth
arm
planting
row unit
actuator
Prior art date
Application number
BR102018069070-1A
Other languages
Portuguese (pt)
Other versions
BR102018069070A2 (en
Inventor
Valentin Stefan Gresch
Cary S. Hubner
Christian Waibel
Philipp Benz
Tobias Meilwes
Original Assignee
Deere & Company
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from US15/783,264 external-priority patent/US10827663B2/en
Application filed by Deere & Company filed Critical Deere & Company
Publication of BR102018069070A2 publication Critical patent/BR102018069070A2/en
Publication of BR102018069070B1 publication Critical patent/BR102018069070B1/en

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01CPLANTING; SOWING; FERTILISING
    • A01C19/00Arrangements for driving working parts of fertilisers or seeders
    • A01C19/02Arrangements for driving working parts of fertilisers or seeders by a motor
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01CPLANTING; SOWING; FERTILISING
    • A01C7/00Sowing
    • A01C7/20Parts of seeders for conducting and depositing seed
    • A01C7/201Mounting of the seeding tools
    • A01C7/203Mounting of the seeding tools comprising depth regulation means

Abstract

Uma unidade de fileira de plantadeira agrícola tem uma roda reguladora de profundidade suportada por um braço de roda reguladora de profundidade, para controlar a profundidade de plantação. Um atuador aciona o movimento de um batente mecânico que se apoia contra um braço de suporte de roda reguladora de profundidade para posicionar o braço de suporte de roda reguladora de profundidade para obter uma desejada profundidade de plantação. Um sistema de controle de profundidade de semente recebe uma entrada de operador, a partir de um compartimento de operador de um veículo de reboque, e controla de forma automática a atuação do atuador de profundidade de semente.An agricultural planter row unit has a depth adjuster wheel supported by a depth adjuster wheel arm, to control planting depth. An actuator drives the movement of a mechanical stop that rests against a depth control wheel support arm to position the depth control wheel support arm to obtain a desired planting depth. A seed depth control system receives operator input from an operator compartment of a tow vehicle and automatically controls the actuation of the seed depth actuator.

Description

CAMPO DA DESCRIÇÃODESCRIPTION FIELD

[001] A presente descrição se refere a máquinas agrícolas. Mais especificamente, a presente descrição se refere ao ajuste de uma profundidade de plantação em uma unidade de fileira de plantadeira.[001] The present description refers to agricultural machinery. More specifically, the present description relates to adjusting a planting depth in a planter row unit.

FUNDAMENTOSFUNDAMENTALS

[002] Existe uma ampla variedade de tipos diferentes de máquinas agrícolas. Algumas máquinas agrícolas incluem plantadeiras que têm unidades de fileira. Por exemplo, uma unidade de fileira é frequentemente montada em uma plantadeira com uma pluralidade de outras unidades de fileira. A plantadeira é frequentemente rebocada por um trator sobre o solo onde semente é plantada no solo, usando as unidades de fileira. As unidades de fileira na plantadeira seguem o perfil do solo por meio do uso de uma combinação de um conjunto de força descendente que comunica uma força descendente sobre a unidade de fileira para empurrar abridores de disco para dentro do solo e rodas reguladoras de profundidade para ajustar a profundidade de penetração dos abridores de disco. Alguns conjuntos de força descendente atuais provêm uma força descendente relativamente fixa. Alguns permitem que um operador altere a força descendente aplicada à unidade de fileira por ajuste de um mecanismo mecânico na unidade de fileira, e outros permitem que o operador altere a força descendente a partir do compartimento de operador.[002] There is a wide variety of different types of agricultural machinery. Some agricultural machines include planters that have row units. For example, a row unit is often mounted in a planter with a plurality of other row units. The planter is often towed by a tractor over the ground where seed is planted into the ground, using row units. The row units in the planter follow the soil profile through the use of a combination of a downward force assembly that communicates a downward force on the row unit to push disc openers into the soil and depth adjuster wheels to adjust the penetration depth of disc openers. Some current downforce assemblies provide a relatively fixed downforce. Some allow an operator to change the downward force applied to the row unit by adjusting a mechanical mechanism in the row unit, and others allow the operator to change the downward force from the operator compartment.

[003] Em muitos sistemas atuais, as rodas reguladoras de profundidade são montadas à unidade de fileira por um ou mais braços de roda reguladora de profundidade. O ajuste da profundidade de semente na plantadeira é feito por paralisação da plantadeira, saída do compartimento de plantadeira e ajuste de forma manual de um batente de braço de regulagem de profundidade para limitar o movimento da roda reguladora de profundidade em relação ao abridor de discos. O mecanismo de ajuste manual frequentemente usa um acionamento de fuso, um manípulo, ou outro mecanismo mecânico que pode ser usado para ajustar a profundidade de semente. Este tipo de ajuste é um pouco incômodo e demorado. Ele também não se presta propriamente às frequentes alterações, por causa de sua natureza incômoda e demorada.[003] In many current systems, the depth adjusting wheels are mounted to the row unit by one or more depth adjusting wheel arms. Adjusting the seed depth in the planter is done by stopping the planter, leaving the planter compartment and manually adjusting a depth adjustment arm stop to limit the movement of the depth adjustment wheel in relation to the disc opener. The manual adjustment mechanism often uses a spindle drive, a knob, or other mechanical mechanism that can be used to adjust the seed depth. This type of adjustment is a bit cumbersome and time-consuming. It also does not exactly lend itself to frequent changes, due to its cumbersome and time-consuming nature.

[004] Por conseguinte, muitas operações de plantação são realizadas com ajustes de profundidade de semente de plantação subótimos. Isto pode resultar em uma perda de potencial de produção. Por exemplo, no início de uma operação de plantação de milho, o operador pode ajustar a profundidade de semente em 3,08 cm (duas polegadas) e então deixá-la nesta profundidade até que a operação de plantação de milho esteja completa. O operador pode deixá-la nesta profundidade muito embora a profundidade possa ser subótima para as características variáveis do ambiente ou do solo.[004] Therefore, many planting operations are carried out with suboptimal planting seed depth settings. This may result in a loss of production potential. For example, at the beginning of a corn planting operation, the operator can set the seed depth to 3.08 cm (two inches) and then leave it at this depth until the corn planting operation is complete. The operator can leave it at this depth even though the depth may be suboptimal for varying environmental or soil characteristics.

[005] A discussão acima é meramente provida para a informação geral dos fundamentos e não é destinada a ser usada como um auxílio na determinação do escopo da matéria reivindicada.[005] The above discussion is merely provided for general background information and is not intended to be used as an aid in determining the scope of the claimed matter.

SUMÁRIOSUMMARY

[006] Uma unidade de fileira de plantadeira agrícola tem uma roda reguladora de profundidade suportada por um braço de roda reguladora de profundidade, para controlar a profundidade de plantação. Um atuador aciona o movimento de um batente mecânico que se apoia contra um braço de suporte de roda reguladora de velocidade para posicionar o braço de suporte de roda reguladora de velocidade para obter uma profundidade de plantação desejada. Um sistema de controle de profundidade de semente recebe uma entrada de operador, a partir de um compartimento de operador de um veículo de reboque, e controla de forma automática a atuação do atuador de profundidade de semente.[006] An agricultural planter row unit has a depth regulating wheel supported by a depth regulating wheel arm, to control the planting depth. An actuator drives the movement of a mechanical stop that rests against a speed control wheel support arm to position the speed control wheel support arm to obtain a desired planting depth. A seed depth control system receives operator input from an operator compartment of a tow vehicle and automatically controls the actuation of the seed depth actuator.

[007] Este sumário é provido para introduzir uma seleção de conceitos de uma forma simplificada, que serão descritos mais detalhadamente abaixo na descrição detalhada. Este sumário não é destinado a identificar as características principais ou características essenciais da matéria reivindicada, nem é destinado a ser usado como um auxílio na determinação do escopo da matéria reivindicada. A matéria reivindicada não é limitada às implementações que solucionam qualquer ou todas das desvantagens notadas nos fundamentos.[007] This summary is provided to introduce a selection of concepts in a simplified way, which will be described in more detail below in the detailed description. This summary is not intended to identify the principal features or essential features of the claimed subject matter, nor is it intended to be used as an aid in determining the scope of the claimed subject matter. The claimed subject matter is not limited to implementations that address any or all of the disadvantages noted in the pleas.

BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOSBRIEF DESCRIPTION OF THE DRAWINGS

[008] A figura 1 é uma vista superior de um exemplo de uma máquina de plantação.[008] Figure 1 is a top view of an example of a planting machine.

[009] A figura 2 mostra uma vista lateral de um exemplo de uma unidade de fileira da máquina de plantação ilustrada na figura 1.[009] Figure 2 shows a side view of an example of a row unit of the planting machine illustrated in Figure 1.

[0010] A figura 3 mostra um exemplo de um conjunto atuador de profundidade de plantação.[0010] Figure 3 shows an example of a planting depth actuator assembly.

[0011] A figura 4 mostra o conjunto atuador, ilustrado na figura 3, em duas posições diferentes.[0011] Figure 4 shows the actuator assembly, illustrated in figure 3, in two different positions.

[0012] A figura 5 é uma vista em perspectiva de um exemplo de uma porção do conjunto atuador ilustrado nas figuras 3 e 4.[0012] Figure 5 is a perspective view of an example of a portion of the actuator assembly illustrated in figures 3 and 4.

[0013] A figura 6 ilustra outro exemplo de um conjunto atuador de profundidade de plantação.[0013] Figure 6 illustrates another example of a planting depth actuator set.

[0014] A figura 7 ilustra outro exemplo de um conjunto atuador de profundidade de plantação.[0014] Figure 7 illustrates another example of a planting depth actuator set.

[0015] A figura 8 é um diagrama de blocos mostrando um exemplo de uma arquitetura de máquina de plantação.[0015] Figure 8 is a block diagram showing an example of a planting machine architecture.

[0016] A figura 9 é um diagrama de blocos mostrando um exemplo de um sistema de controle de profundidade de plantação em mais detalhe.[0016] Figure 9 is a block diagram showing an example of a planting depth control system in more detail.

[0017] As figuras 10A e 10B (coletivamente referidas aqui como a figura 10) mostram um fluxograma ilustrando um exemplo da operação do sistema de controle de profundidade de plantação mostrado na figura 9.[0017] Figures 10A and 10B (collectively referred to here as figure 10) show a flowchart illustrating an example of the operation of the planting depth control system shown in figure 9.

[0018] A figura 11 é um diagrama de blocos de um exemplo de um sistema de calibragem de profundidade de plantação em mais detalhe.[0018] Figure 11 is a block diagram of an example of a planting depth calibration system in more detail.

[0019] As figuras 12A-12C (daqui em diante referidas como a figura 12) são fluxogramas ilustrando um exemplo da operação do sistema de calibragem de profundidade de plantação em mais detalhe.[0019] Figures 12A-12C (hereinafter referred to as figure 12) are flowcharts illustrating an example of the operation of the planting depth calibration system in more detail.

[0020] As figuras 13A-13D são ilustrações esquemáticas/simbólicas mostrando as etapas de calibragem.[0020] Figures 13A-13D are schematic/symbolic illustrations showing the calibration steps.

[0021] A figura 14 é um diagrama de blocos de um exemplo de um ambiente de computação que pode ser usado nas arquiteturas mostradas nas figuras prévias.[0021] Figure 14 is a block diagram of an example of a computing environment that can be used in the architectures shown in the previous figures.

DESCRIÇÃO DETALHADADETAILED DESCRIPTION

[0022] A figura 1 é uma vista superior de um exemplo de uma máquina de plantação agrícola 100. A máquina 100 é uma máquina de plantação de colheita em fileiras, que, de forma ilustrativa, inclui uma barra de ferramentas 102 que faz parte de uma armação 104. A figura 1 mostra também que uma pluralidade de unidades de fileira de plantação 106 é montada à barra de ferramentas 102. A máquina 100 pode ser rebocada atrás de outra máquina, tal como um trator.[0022] Figure 1 is a top view of an example of an agricultural planting machine 100. The machine 100 is a row crop planting machine, which, illustratively, includes a tool bar 102 that is part of a frame 104. Figure 1 also shows that a plurality of planting row units 106 are mounted to the tool bar 102. The machine 100 can be towed behind another machine, such as a tractor.

[0023] A figura 2 é uma vista lateral mostrando um exemplo de uma unidade de fileira 106. A unidade de fileira 106, de forma ilustrativa, inclui um tanque de produtos químicos 110 e um tanque de armazenamento de sementes 112. Ela também inclui, de forma ilustrativa, um abridor de disco 114, um conjunto de rodas reguladoras de profundidade 116, e um conjunto de rodas de fechamento 118. Sementes do tanque 112 são alimentadas por gravidade para dentro de um dosador de semente 124. O dosador de semente controla a taxa na qual as sementes são deixadas cair dentro de um tubo de semente 120 ou outro sistema de fornecimento de semente, tal como uma correia com escovas, a partir do tanque de armazenamento de sementes 112. As sementes podem ser sensoreadas por um sensor de semente 122.[0023] Figure 2 is a side view showing an example of a row unit 106. The row unit 106 illustratively includes a chemical tank 110 and a seed storage tank 112. It also includes, illustratively, a disc opener 114, a set of depth adjusting wheels 116, and a set of closing wheels 118. Seeds from the tank 112 are gravity fed into a seed feeder 124. The seed feeder controls the rate at which seeds are dropped into a seed tube 120 or other seed delivery system, such as a brush belt, from the seed storage tank 112. The seeds may be sensed by a seed sensor. seed 122.

[0024] Deve ser notado que existem tipos diferentes de dosadores de semente, e aquele que está mostrado é mostrado somente a título de exemplo. Por exemplo, em um exemplo, cada unidade de fileira 106 não precisa ter seu próprio dosador de semente. Em lugar disto, a dosagem ou outras técnicas de individualização ou divisão de sementes podem ser realizadas em um local central, para grupos de unidades de fileira 106. Os sistemas de dosagem podem incluir discos rotativos, dispositivos côncavo ou em forma de cesto, rotativos, entre outros. O sistema de fornecimento de semente pode ser um sistema de queda por gravidade (tal como aquele mostrado na figura 2), no qual sementes são deixadas cair através do tubo de semente 120 e caem (pela força gravitacional) através do tubo de semente para dentro da cova de semente. Outros tipos de sistemas de fornecimento de sementes são sistemas assistivos, nos quais eles não contam simplesmente com a gravidade para mover a semente do sistema de dosagem para dentro do solo. Em lugar disto, tais sistemas capturam de forma ativa as sementes do dosador de semente e movem de forma física as sementes do dosador para uma abertura inferior, onde elas saem para o solo ou cova.[0024] It should be noted that there are different types of seed dosers, and the one shown is shown by way of example only. For example, in one example, each row unit 106 does not need to have its own seed meterer. Instead, metering or other seed individualization or division techniques may be performed at a central location for groups of row units 106. The metering systems may include rotating discs, concave or basket-shaped rotary devices, between others. The seed delivery system may be a gravity drop system (such as that shown in Figure 2), in which seeds are dropped through the seed tube 120 and fall (by gravitational force) through the seed tube into from the seed pit. Other types of seed delivery systems are assistive systems, in which they do not simply rely on gravity to move the seed from the dosing system into the soil. Instead, such systems actively capture seeds from the seed feeder and physically move the seeds from the feeder to a lower opening, where they exit into the soil or pit.

[0025] Um atuador de força descendente 126 é montado em um conjunto de acoplamento 128 que acopla a unidade de fileira 106 à barra de ferramentas 102. O atuador 126 pode ser um atuador hidráulico, um atuador pneumático, um atuador mecânico tensionado por mola ou uma ampla variedade de outros atuadores. No exemplo mostrado na figura 2, uma haste 130 é acoplada a um sistema de ligações paralelas 132 e é usada para exercer uma força descendente adicional (na direção indicada pela seta 134) sobre a unidade de fileira 106. A força descendente total (que inclui a força indicada pela seta 134 exercida pelo atuador 126, mais a força devido à gravidade atuando sobre a unidade de fileira 106, e indicada pela seta 136) é desviada por forças dirigidas para cima atuando sobre rodas de fechamento 118 (a partir do solo 138 e indicadas pela seta 140) e o abridor de disco duplo 114 (novamente a partir do solo 138 e indicadas pela seta 142). A força restante (a soma dos vetores de força indicados pelas setas 134 e 136, menos a força indicada pelas setas 140 e 142) e a força sobre qualquer outro componente engatando no solo na unidade de fileira (não mostrada), é a força diferencial indicada pela seta 146. A força diferencial pode também ser referida aqui como a margem de força descendente. A força indicada pela seta 146 atua sobre as rodas reguladoras de profundidade 116. Esta carga pode ser sensoreada por um sensor de carga de roda reguladora de profundidade, que pode ser posicionado em qualquer local sobre a unidade de fileira 106 onde pode sensorear esta carga. Ele pode também ser colocado onde não pode sensorear a carga de forma direta, mas uma característica indicativa desta carga. O sensoriamento de uma carga tanto de forma direta quanto de forma indireta é contemplado aqui e será referido como o sensoriamento de uma característica de força indicativa desta carga (ou força). Por exemplo, ele pode ser disposto perto de um conjunto de braços de controle de roda reguladora de profundidade (ou braço de roda reguladora de profundidade) 148 que suportam de forma móvel as rodas reguladoras de profundidade 116 ao flanco 152 e controlam um desvio entre rodas reguladoras de profundidade 116 e os discos no abridor de disco duplo 114, para controlar a profundidade de plantação. Os braços (ou braços de roda reguladora de profundidade) 148, de forma ilustrativa, estão em contato com um batente mecânico (ou membro de contato de braço - ou cunha) 150. A posição do batente mecânico 150 em relação ao flanco 152 pode ser ajustada por um conjunto atuador de profundidade de plantação 154. Os braços de controle 148, de forma ilustrativa, pivotam em torno do ponto de pivô 156 de forma que, quando o conjunto atuador de profundidade de plantação 154 atua para alterar a posição do batente mecânico 150, uma posição relativa de rodas reguladoras de profundidade 116, em relação ao abridor de disco duplo 114, se altera, para alterar a profundidade na qual as sementes são plantadas. Isto está descrito em maior detalhe abaixo.[0025] A downforce actuator 126 is mounted to a coupling assembly 128 that couples the row unit 106 to the toolbar 102. The actuator 126 may be a hydraulic actuator, a pneumatic actuator, a spring-tensioned mechanical actuator, or a wide variety of other actuators. In the example shown in Figure 2, a rod 130 is coupled to a system of parallel links 132 and is used to exert an additional downward force (in the direction indicated by arrow 134) on the row unit 106. The total downward force (which includes the force indicated by arrow 134 exerted by actuator 126, plus the force due to gravity acting on row unit 106, and indicated by arrow 136) is deflected by upwardly directed forces acting on closing wheels 118 (from the ground 138 and indicated by arrow 140) and the double disc opener 114 (again from the ground 138 and indicated by arrow 142). The remaining force (the sum of the force vectors indicated by arrows 134 and 136, minus the force indicated by arrows 140 and 142) and the force on any other component engaging the ground in the row unit (not shown), is the differential force indicated by arrow 146. The differential force may also be referred to here as the downforce margin. The force indicated by arrow 146 acts on the depth gauge wheels 116. This load can be sensed by a depth gauge wheel load sensor, which can be positioned at any location on the row unit 106 where it can sense this load. It can also be placed where it cannot directly sense the load, but an indicative characteristic of this load. Sensing a load both directly and indirectly is contemplated here and will be referred to as sensing a force characteristic indicative of this load (or force). For example, it may be disposed near a set of depth gauge control arms (or depth gauge arm) 148 that movably support the depth gauge wheels 116 to the flank 152 and control a wheel offset. depth adjusters 116 and the discs on the double disc opener 114, to control the planting depth. The arms (or depth gauge wheel arms) 148, illustratively, are in contact with a mechanical stop (or arm contact member - or wedge) 150. The position of the mechanical stop 150 relative to the flank 152 can be adjusted by a planting depth actuator assembly 154. The control arms 148, illustratively, pivot about the pivot point 156 so that when the planting depth actuator assembly 154 acts to change the position of the mechanical stop 150, a relative position of depth adjusting wheels 116, relative to the double disc opener 114, changes to change the depth at which the seeds are planted. This is described in greater detail below.

[0026] Na operação, a unidade de fileira 106 se desloca geralmente na direção indicada pela seta 160. O abridor de disco duplo 114 abre um sulco no solo 138, e a profundidade do sulco 162 é ajustada pelo conjunto atuador de profundidade de plantação 154, que, propriamente, controla o desvio entre as partes mais inferiores das rodas reguladoras de profundidade 116 e o abridor de disco 114. Sementes são deixadas cair, através do tubo de semente 120, no sulco 162 e as rodas de fechamento 118 fecham o solo.[0026] In operation, the row unit 106 moves generally in the direction indicated by arrow 160. The double-disc opener 114 opens a furrow in the soil 138, and the depth of the furrow 162 is adjusted by the planting depth actuator assembly 154 , which itself controls the deviation between the lowermost parts of the depth regulating wheels 116 and the disc opener 114. Seeds are dropped, through the seed tube 120, into the furrow 162 and the closing wheels 118 close the soil .

[0027] Nos sistemas anteriores, para alterar a profundidade de plantação, o operador do veículo de reboque desmontaria o veículo de reboque e operaria um atuador mecânico que ajustaria a posição do batente mecânico 150. Isto seria feito em cada unidade de fileira. De acordo com um exemplo, o conjunto atuador 154 pode ser atuado de forma automática por um sistema de controle, a partir do compartimento de operador do veículo de reboque. Ele pode ser atuado com base em uma entrada de operador detectada através deste sistema de controle, ou pode ser atuado de forma automática para alterar automaticamente a profundidade de plantação à medida que a unidade de fileira 106 é rebocada através do campo. Em um exemplo, e como está descrito em maior detalhe abaixo, ele pode ser atuado para manter um desejado contorno de cova ou perfil de cova, de forma que a profundidade da cova de semente varie, de uma maneira desejada.[0027] In previous systems, to change the planting depth, the tow vehicle operator would disassemble the tow vehicle and operate a mechanical actuator that would adjust the position of the mechanical stop 150. This would be done at each row unit. According to one example, the actuator assembly 154 can be actuated automatically by a control system from the operator's compartment of the tow vehicle. It can be actuated based on an operator input detected through this control system, or it can be actuated automatically to automatically change the planting depth as the row unit 106 is towed through the field. In one example, and as described in greater detail below, it can be actuated to maintain a desired hole contour or hole profile so that the depth of the seed hole varies in a desired manner.

[0028] A figura 3 mostra um exemplo do conjunto atuador de profundidade de plantação 154, em mais detalhe. Conjunto atuador de profundidade de plantação 154, de forma ilustrativa, inclui um atuador 190 que aciona a rotação de um sistema de ligações que, propriamente, aciona o movimento do batente mecânico 150. Em um exemplo, o sistema de ligações pode incluir um mecanismo de acionamento 180 que pode ser acoplado à saída de ação 190. O mecanismo de acionamento 180, por sua vez, aciona o movimento de um batente mecânico ou cunha 150, como está descrito em mais detalhe abaixo. Porque a figura 3 é uma vista lateral, somente um disco de abertura 114, roda reguladora de profundidade 116, disco de fechamento 118 e braço de roda reguladora de profundidade 148 são mostrados. Será apreciado, todavia, que cada um desses pode ter outro membro para formar um par. Este é apenas um exemplo. Itens similares àqueles mostrados na figura 2 são similarmente enumerados.[0028] Figure 3 shows an example of the planting depth actuator assembly 154, in more detail. Planting depth actuator assembly 154, illustratively, includes an actuator 190 that drives the rotation of a linkage system that, itself, drives the movement of the mechanical stop 150. In one example, the linkage system may include a mechanism for drive 180 that can be coupled to the action output 190. The drive mechanism 180, in turn, drives the movement of a mechanical stop or wedge 150, as described in more detail below. Because Figure 3 is a side view, only an opening disc 114, depth adjusting wheel 116, closing disk 118 and depth adjusting wheel arm 148 are shown. It will be appreciated, however, that each of these may have another member to form a pair. This is just an example. Items similar to those shown in figure 2 are similarly enumerated.

[0029] A figura 3 mostra que os discos de abridor de disco 114 são montados de forma rotativa ao flanco 152 no ponto 173, são puxados através do solo na direção indicada pela seta 160 e eles abrem uma cova ou sulco 162 no solo. As sementes são colocadas dentro da cova (ou sulco)162. A cova é definida por uma porção de solo inferior 166, paredes laterais de cova (uma das quais é mostrada em 168) e a superfície de solo 170. A distância vertical entre a superfície de solo 170 e o fundo de cova 166 é definida como a profundidade de plantação. Para obter uma desejada profundidade de plantação, o par de rodas reguladoras de profundidade 116 é forçado para o contato com, e segue, a superfície de solo 170. Um sistema de força descendente (tal como o atuador de força descendente 126 e o sistema de ligações paralelas 132, mostrados na figura 2) é usado para aplicar uma força descendente sobre unidade de fileira 106 para assegurar a penetração completa dos discos abridores, resultando no contato com o solo entre as rodas reguladoras de profundidade 116 e a superfície de solo 170 com os braços de rodas reguladoras de profundidade 148 engatando o batente 150.[0029] Figure 3 shows that disc opener discs 114 are rotatably mounted to flank 152 at point 173, are pulled through the soil in the direction indicated by arrow 160 and they open a pit or groove 162 in the soil. The seeds are placed inside the hole (or furrow)162. The pit is defined by a lower portion of soil 166, pit side walls (one of which is shown at 168), and the soil surface 170. The vertical distance between the soil surface 170 and the pit bottom 166 is defined as the planting depth. To obtain a desired planting depth, the pair of depth regulating wheels 116 is forced into contact with, and follows, the soil surface 170. A downforce system (such as the downforce actuator 126 and the parallel links 132, shown in figure 2) is used to apply a downward force on row unit 106 to ensure complete penetration of the opener discs, resulting in ground contact between the depth adjusting wheels 116 and the ground surface 170 with the depth adjusting wheel arms 148 engaging the stop 150.

[0030] Rodas reguladoras de profundidade 116 são conectadas de forma móvel ao flanco de unidade de fileira 152 por um conjunto de braços de rodas reguladoras de profundidade 148. As rodas reguladoras de profundidade 116 são, cada, conectadas a um braço 148 por uma junta rotativa 172. De forma similar, cada braço 148 é conectado ao flanco 152 por junta rotativa 174, de forma que eles sejam pivotáveis em torno de um ponto de pivô 156. Quando os braços 148 pivotam em torno do ponto de pivô 156, eles se movem para cima e para baixo na figura 3 para aumentar ou diminuir, respectivamente, a distância entre os pontos mais inferiores dos discos de abertura 114 e as rodas reguladoras de profundidade 116, e assim alteram a profundidade de plantação (a profundidade de um sulco 162).[0030] Depth adjusting wheels 116 are movably connected to the row unit flank 152 by a set of depth adjusting wheel arms 148. The depth adjusting wheels 116 are each connected to an arm 148 by a joint joint 172. Similarly, each arm 148 is connected to the flank 152 by rotary joint 174, so that they are pivotable about a pivot point 156. When the arms 148 pivot about the pivot point 156, they move up and down in figure 3 to increase or decrease, respectively, the distance between the lowest points of the opening discs 114 and the depth adjusting wheels 116, and thus change the planting depth (the depth of a furrow 162 ).

[0031] No exemplo mostrado na figura 3, o batente mecânico 150 é formado por uma cunha que é posicionada entre o braço de roda reguladora de profundidade 148 e outro batente mecânico 176 que pode ser definido por uma porção do flanco de unidade de fileira 152. A posição da cunha é, de forma ilustrativa, alterada ao longo de um eixo geométrico longitudinal 178 do mecanismo de acionamento 180. Quando a posição da cunha 150 é alterada ao longo do eixo geométrico 178, ela muda a posição do limite superior de rotação do braço de roda reguladora de profundidade 148 em torno do ponto de pivô 156. Assim, quando a roda reguladora de profundidade 116 é forçada para o contato com o solo, a cunha 150 define a posição das rodas reguladoras de profundidade 116 em relação ao flanco de unidade de fileira 152 e em relação aos discos de abertura 114, definindo assim a profundidade de plantação.[0031] In the example shown in figure 3, the mechanical stop 150 is formed by a wedge that is positioned between the depth regulating wheel arm 148 and another mechanical stop 176 that can be defined by a portion of the row unit flank 152 The position of the wedge is, illustratively, changed along a longitudinal axis 178 of the drive mechanism 180. When the position of the wedge 150 is changed along the geometric axis 178, it changes the position of the upper limit of rotation. of the depth gauge wheel arm 148 around the pivot point 156. Thus, when the depth gauge wheel 116 is forced into contact with the ground, the wedge 150 defines the position of the depth gauge wheels 116 relative to the flank of row unit 152 and in relation to the opening discs 114, thus defining the planting depth.

[0032] Em um exemplo, o mecanismo de acionamento 180 é um parafuso de avanço que é montado dentro do flanco de unidade de fileira 152 usando um conjunto de mancais 182 e 184. O parafuso de avanço, de forma ilustrativa, tem uma superfície externa rosqueada 186 que interage com uma superfície interna rosqueada 188 de um carrinho 189 que carrega a cunha 150 de forma que, quando o parafuso de avanço 180 gira dentro dos mancais 182 e 184, ele acione o movimento da cunha 150 ao longo de eixo geométrico longitudinal 178 em uma direção que é determinada pela direção de rotação do parafuso de avanço 180. A alteração da posição da cunha 150 ao longo do eixo geométrico 178 altera assim o ângulo entre o eixo geométrico longitudinal 178 do parafuso de avanço 180 e o eixo geométrico alongado dos braços de rodas reguladoras de profundidade 148.[0032] In one example, the drive mechanism 180 is a lead screw that is mounted within the flank of the row unit 152 using a set of bearings 182 and 184. The lead screw, illustratively, has an outer surface threaded 186 that interacts with a threaded inner surface 188 of a carriage 189 that carries the wedge 150 such that, when the lead screw 180 rotates within the bearings 182 and 184, it drives the movement of the wedge 150 along the longitudinal axis. 178 in a direction that is determined by the direction of rotation of the lead screw 180. Changing the position of the wedge 150 along the geometric axis 178 thus changes the angle between the longitudinal geometric axis 178 of the lead screw 180 and the elongated geometric axis of the arms of depth adjusting wheels 148.

[0033] Em um exemplo, o atuador 190 aciona a rotação do parafuso de avanço 180 em uma velocidade controlável e em uma direção controlável. O atuador 190 pode, de forma ilustrativa, ser um motor elétrico com um membro de travamento (tal como um acionamento de parafuso sem-fim autotravante) montado entre o motor elétrico e parafuso de avanço 180. Isto pode servir para aumentar o torque disponível para girar parafuso de avanço 180. A característica de autotravamento do acionamento de parafuso sem-fim permite que o acionamento de parafuso sem-fim mantenha a profundidade ajustada enquanto força descendente está atuando sobre rodas reguladoras de profundidade 116, sem que torque seja aplicado ao motor elétrico ou outro atuador 190. Isto também, de forma ilustrativa, permite que a posição da cunha 150 seja alterada enquanto força descendente está atuando sobre a roda reguladora de profundidade 116, e permite que o atuador 190 supere as forças friccionais entre a cunha 150 e os braços de rodas reguladoras de profundidade 148, bem como aquelas forças entre a cunha 150 e o batente mecânico 176, e ainda forças friccionais entre a superfície rosqueada interna 188 do carrinho 189 e a superfície rosqueada externa 186 do parafuso de avanço 180. Uma relação de transmissão diferente pode ser usada, dependendo da força disponível do atuador 190. Em um exemplo, a relação de transmissão pode ser 1:20, embora esta seja apenas um exemplo.[0033] In one example, the actuator 190 drives the rotation of the lead screw 180 at a controllable speed and in a controllable direction. The actuator 190 may, by way of illustration, be an electric motor with a locking member (such as a self-locking worm drive) mounted between the electric motor and lead screw 180. This may serve to increase the torque available for turn lead screw 180. The self-locking feature of the worm drive allows the worm drive to maintain the set depth while downward force is acting on depth adjuster wheels 116, without torque being applied to the electric motor or other actuator 190. This also, illustratively, allows the position of the wedge 150 to be changed while downward force is acting on the depth regulating wheel 116, and allows the actuator 190 to overcome the frictional forces between the wedge 150 and the depth adjusting wheel arms 148, as well as those forces between the wedge 150 and the mechanical stop 176, and further frictional forces between the inner threaded surface 188 of the carriage 189 and the outer threaded surface 186 of the lead screw 180. A relationship of Different transmission may be used depending on the force available from the actuator 190. In one example, the transmission ratio may be 1:20, although this is just an example.

[0034] A figura 4 mostra rodas reguladoras de profundidade 116 em duas posições diferentes em relação um abridor de disco 114. Os itens na figura 4 são similares àqueles mostrados na figura 3, e eles são similarmente enumerados. Todavia, quando os itens estão em um primeiro ajuste de profundidade de plantação, os itens são designados como “A” e quando em um segundo ajuste de profundidade, eles são designados como “B”. Na posição B, pode ser visto que a profundidade de plantação é mais profunda. Isto é porque a cunha 150 é movida ao longo do eixo geométrico 178 mais na direção para o mancal 182, de forma que braço de roda reguladora de profundidade 148B seja girado verticalmente para cima em torno do ponto 156 mais que na posição A. Assim, a distância entre o ponto mais inferior do abridor de disco 114 e roda reguladora de profundidade 116B é relativamente grande. Na posição A, a cunha 150 é movida ao longo do eixo geométrico 178 mais na direção para o mancal 184 de forma que braço de roda reguladora de profundidade 148A seja girado ainda mais para baixo em torno do ponto 156. Assim, o ponto mais inferior do abridor de disco 114 e esta roda reguladora de profundidade 116A são relativamente próximos entre si. Assim, na posição B, a cova 168B é relativamente profunda, enquanto na posição A, a cova 168A é relativamente rasa.[0034] Figure 4 shows depth adjusting wheels 116 in two different positions relative to a disc opener 114. The items in Figure 4 are similar to those shown in Figure 3, and they are similarly enumerated. However, when items are in a first planting depth adjustment, the items are designated as “A” and when in a second depth adjustment, they are designated as “B”. In position B, it can be seen that the planting depth is deeper. This is because the wedge 150 is moved along the axis 178 more in the direction towards the bearing 182, so that the depth regulating wheel arm 148B is rotated vertically upwards around the point 156 rather than at position A. Thus, the distance between the lowest point of the disc opener 114 and depth adjusting wheel 116B is relatively large. In position A, the wedge 150 is moved along the axis 178 further towards the bearing 184 so that the depth regulating wheel arm 148A is rotated further downward around the point 156. Thus, the lowest point of the disc opener 114 and this depth adjusting wheel 116A are relatively close to each other. Thus, in position B, pit 168B is relatively deep, while in position A, pit 168A is relatively shallow.

[0035] Deve ser notado que configurações diferentes da cunha 150 são contempladas aqui. Por exemplo, em um exemplo, a cunha 150 pode, de forma ilustrativa, ser configurada como uma peça única que engata com ambos os braços direito e esquerdo de rodas reguladoras de profundidade 148 (tanto o braço 148 mostrado na figura 4 quanto o outro braço de roda reguladora de profundidade que não é mostrado nas figuras, e que corresponde à outra roda reguladora de profundidade, também não mostrada nas figuras). Todavia, a cunha é, de forma ilustrativa, configurada como um balancim de forma que possa girar ligeiramente em torno do eixo geométrico 178. Esta configuração de balancim é usada para permitir algum movimento independente das rodas reguladoras de profundidade esquerda e direita 148 um em relação ao outro. Isto pode ocorrer, por exemplo, quando a unidade de fileira 106 está se deslocando sobre terreno irregular.[0035] It should be noted that different configurations of wedge 150 are contemplated here. For example, in one example, the wedge 150 may illustratively be configured as a single piece that engages with both the right and left arms of depth adjusting wheels 148 (both the arm 148 shown in Figure 4 and the other arm depth adjusting wheel, which is not shown in the figures, and which corresponds to another depth adjusting wheel, also not shown in the figures). However, the wedge is, illustratively, configured as a rocker so that it can rotate slightly about the geometric axis 178. This rocker configuration is used to allow some independent movement of the left and right depth adjusting wheels 148 in relation to to the other. This may occur, for example, when the row unit 106 is traveling over uneven terrain.

[0036] Em outro exemplo, todavia, a cunha 150 pode não ter contato direto com os braços de rodas reguladoras de profundidade 148. Em lugar disto, um mecanismo de balancim separado pode ser interposto entre a cunha 150 e o correspondente conjunto dos braços de rodas reguladoras de profundidade 148. Em ainda outro exemplo, uma cunha separada pode interagir com cada braço de roda reguladora de profundidade separado 148. Essas e outras configurações são contempladas aqui.[0036] In another example, however, the wedge 150 may not have direct contact with the depth adjusting wheel arms 148. Instead, a separate rocker mechanism may be interposed between the wedge 150 and the corresponding set of depth adjusting arms. depth control wheels 148. In yet another example, a separate wedge may interact with each separate depth control wheel arm 148. These and other configurations are contemplated herein.

[0037] Será também notado que, em um exemplo, a cunha 150 pode também incluir um sensor de força descendente. Um sensor de força descendente pode ser uma célula de carga ou outro dispositivo de sensoriamento para determinar a força descendente entre as correspondentes rodas reguladoras de profundidade 148 e o solo (por exemplo, a margem de força descendente).[0037] It will also be noted that, in one example, the wedge 150 may also include a downward force sensor. A downforce sensor may be a load cell or other sensing device for determining the downforce between the corresponding depth adjuster wheels 148 and the ground (e.g., the downforce margin).

[0038] Em outro exemplo, a cunha 150 ou carrinho 189 pode incorporar um raspador, um rebordo de borracha, ou outros mecanismos que podem ser usados para limpar o parafuso de avanço 180 de detritos. Ala pode também incluir um conjunto de cerdas plásticas ou outro limpador.[0038] In another example, the wedge 150 or carriage 189 may incorporate a scraper, a rubber lip, or other mechanisms that may be used to clean the lead screw 180 of debris. Ala may also include a set of plastic bristles or another cleaner.

[0039] Em ainda outro exemplo, os braços de rodas reguladoras de profundidade 148 podem, de forma ilustrativa, ser encurvados. Isto pode ser feito de forma que a posição onde força é induzida sobre o balancim ou a cunha 150 e/ou a direção e magnitude da força aplicada sobre o balancim ou a cunha 150 sejam substancialmente iguais para todos os ajustes de profundidade. Será apreciado que, em vez de braços encurvados 148, a superfície da cunha 150 ou um correspondente balancim pode ser também encurvado, ou tanto a cunha 150 quanto os braços 148 podem ser encurvados.[0039] In yet another example, the depth adjusting wheel arms 148 can, illustratively, be curved. This can be done so that the position where force is induced on the rocker or wedge 150 and/or the direction and magnitude of the force applied to the rocker or wedge 150 are substantially the same for all depth adjustments. It will be appreciated that, instead of curved arms 148, the surface of the wedge 150 or a corresponding rocker arm may also be curved, or both the wedge 150 and the arms 148 may be curved.

[0040] A figura 5 é uma vista em perspectiva de um exemplo do conjunto atuador de profundidade de plantação 154, em mais detalhe. Alguns dos itens são similares àqueles mostrados na figura 3 acima, e são similarmente enumerados. A figura 5 mostra que, em um exemplo, uma estrutura de armação 200 suporta o parafuso de avanço 180 e os mancais 182 e 184 em, ou afixados a, o flanco 152 (não de forma específica mostrado na figura 5). A cunha 150 tem o carrinho 189 com a superfície interna rosqueada 188 que se desloca sobre a superfície externa rosqueada 186 do parafuso de avanço 180. A figura 5 mostra também que a porção inferior da cunha 150 é formada como um balancim 202. O balancim 202 pode, de forma ilustrativa, incluir uma primeira porção de engate de braço 204 que engata o braço de roda reguladora de profundidade 148 e segunda porção de engate de braço (não mostrada) que engata o segundo braço de roda reguladora de profundidade 148 (também não mostrado). Ele balança geralmente nas direções indicadas pela seta 206 em torno de um eixo geométrico 208 de um conjunto mecânico que fixa o balancim 202 à cunha 150 de forma que se mova com a cunha 150 quando a cunha 150 se desloca ao longo de parafuso de avanço 180. O movimento de balanço em torno do eixo geométrico 208 acomoda algum movimento independente dos braços de rodas reguladoras de profundidade.[0040] Figure 5 is a perspective view of an example of the planting depth actuator assembly 154, in more detail. Some of the items are similar to those shown in figure 3 above, and are similarly enumerated. Figure 5 shows that, in one example, a frame structure 200 supports the lead screw 180 and the bearings 182 and 184 in, or affixed to, the flank 152 (not specifically shown in Figure 5). The wedge 150 has the carriage 189 with the threaded inner surface 188 that rides over the threaded outer surface 186 of the lead screw 180. Figure 5 also shows that the lower portion of the wedge 150 is formed as a rocker 202. The rocker 202 may, illustratively, include a first arm engagement portion 204 that engages the depth gauge wheel arm 148 and a second arm engagement portion (not shown) that engages the second depth gauge wheel arm 148 (also not shown). shown). It swings generally in the directions indicated by arrow 206 about a geometric axis 208 of a mechanical assembly that attaches rocker arm 202 to wedge 150 so that it moves with wedge 150 when wedge 150 moves along lead screw 180 The rocking movement about the axis 208 accommodates some independent movement of the depth adjusting wheel arms.

[0041] A figura 5 também mostra um exemplo de um atuador 190 que inclui o motor 210 que aciona a rotação de um acionamento de parafuso sem- fim autotravante 212, que gira dentro de um conjunto de buchas 214 e 216. O motor 210, de forma ilustrativa, aciona a rotação da porção de parafuso sem- fim do acionamento de parafuso sem-fim 212. A rotação da porção de parafuso sem-fim é, de forma ilustrativa, transladada para o movimento rotacional do parafuso de avanço 180 através de uma engrenagem de parafuso sem-fim (não mostrada) de uma maneira autotravante. O acionamento de parafuso sem-fim 212 atua assim como um membro de travamento que trava a cunha 150 no lugar. Por conseguinte, qualquer torque ou outras forças comunicadas ao mecanismo de balancim ou à cunha 150 não são alimentados de volta à saída de acionamento do motor 210. Em lugar disto, eles são transmitidos de volta ao flanco 152 através da estrutura de armação 200.[0041] Figure 5 also shows an example of an actuator 190 that includes the motor 210 that drives the rotation of a self-locking worm drive 212, which rotates within a set of bushings 214 and 216. The motor 210, illustratively drives rotation of the worm screw portion of the worm drive 212. The rotation of the worm screw portion is illustratively translated to the rotational motion of the lead screw 180 through a worm gear (not shown) in a self-locking manner. The worm drive 212 thus acts as a locking member that locks the wedge 150 in place. Therefore, any torque or other forces communicated to the rocker mechanism or wedge 150 are not fed back to the motor drive output 210. Instead, they are transmitted back to the flank 152 through the frame structure 200.

[0042] A figura 6 mostra outro exemplo de um conjunto atuador de profundidade de plantação 154 que pode ser usado para ajustar de forma automática a profundidade de plantação de uma unidade de fileira 106. Alguns itens são similares àqueles mostrados nas figuras prévias, e eles são similarmente enumerados. No exemplo mostrado na figura 6, um balancim 220 (ou outro membro de contato de braço ou membro de encosto da roda reguladora de profundidade) é suportado por uma alavanca de ajuste 222 que gira em relação ao flanco 152 em torno do eixo geométrico de rotação 224. Quando ela gira em torno do eixo geométrico 224, ela aciona o membro 220 para comunicar força sobre, e girar, o braço de roda reguladora de profundidade 148 para baixo em torno do ponto de pivô 156, ou permite que o braço de roda reguladora de profundidade 148 se mova para cima em torno do ponto de pivô 156. O braço de ajuste 222, de forma ilustrativa, tem uma porção de roda de engrenagem 225 que interage com a superfície rosqueada do parafuso de avanço 180. Quando o parafuso de avanço 180 gira, ele aciona assim o movimento da porção de roda de engrenagem 226 para, de forma correspondente, acionar a rotação do braço 222 em torno do eixo geométrico 224 nas direções indicadas pela seta 228. Pela escolha da geometria do braço de ajuste 222 e da porção de roda de engrenagem 226, o ponto no qual força é aplicada a partir do membro de contato 220 para o braço 148 pode ser ajustado. Em um exemplo, ele pode ser ajustado de forma que o ponto no qual o membro 220 aplica força ao braço 148 seja o mesmo, independentemente da profundidade de plantação. Também, pela escolha da geometria do braço de ajuste 222, a força necessária para girar parafuso de avanço 180, a fim de acionar o movimento do membro 220, pode ser também ajustada.[0042] Figure 6 shows another example of a planting depth actuator assembly 154 that can be used to automatically adjust the planting depth of a row unit 106. Some items are similar to those shown in the previous figures, and they are similarly enumerated. In the example shown in Figure 6, a rocker arm 220 (or other arm contact member or depth gauge wheel thrust member) is supported by an adjustment lever 222 that rotates relative to flank 152 about the geometric axis of rotation. 224. When it rotates about the axis 224, it actuates the member 220 to impart force on, and rotate, the depth regulating wheel arm 148 downward about the pivot point 156, or allows the wheel arm The depth adjuster 148 moves upward about the pivot point 156. The adjusting arm 222, illustratively, has a gear wheel portion 225 that interacts with the threaded surface of the lead screw 180. feed 180 rotates, it thus triggers the movement of the gear wheel portion 226 to correspondingly trigger the rotation of the arm 222 about the geometric axis 224 in the directions indicated by the arrow 228. By choosing the geometry of the adjusting arm 222 and from the gear wheel portion 226, the point at which force is applied from the contact member 220 to the arm 148 can be adjusted. In one example, it may be adjusted so that the point at which member 220 applies force to arm 148 is the same regardless of planting depth. Also, by choosing the geometry of the adjusting arm 222, the force required to turn lead screw 180 in order to drive movement of the member 220 can also be adjusted.

[0043] No exemplo ilustrado, o parafuso de avanço 180 pode, em contraste, ser um acionamento de parafuso sem-fim autotravante que é conectado ao motor elétrico 210 por uma engrenagem de parafuso sem-fim. Uma unidade de engrenagem de redução pode ser implementada para fornecer o torque desejado. A posição do braço de ajuste 222 pode assim, em um exemplo, somente ser alterada pelo motor 210 para acionar de forma ativa o parafuso sem-fim do acionamento de parafuso sem-fim 180 por causa da natureza de autotravamento da engrenagem de parafuso sem-fim. Quando o motor não está acionando de forma ativa a porção de parafuso sem-fim do acionamento de parafuso sem-fim 180, então quaisquer forças que estão ocorrendo no acionamento de parafuso sem-fim 180 são transmitidas dali para os pontos de montagem dos mancais 182 e 184, e finalmente para o flanco 152. Isto permite o isolamento de quaisquer forças de impacto que podem impactar a roda reguladora de profundidade 116, e assim o braço de roda reguladora de profundidade 148, a partir do motor elétrico 210 e proteger assim o motor elétrico 210 contra cargas de pico.[0043] In the illustrated example, the lead screw 180 may, in contrast, be a self-locking worm drive that is connected to the electric motor 210 by a worm gear. A reduction gear drive can be implemented to provide the desired torque. The position of the adjusting arm 222 can thus, in one example, only be changed by the motor 210 to actively drive the worm drive worm drive 180 because of the self-locking nature of the worm gear. end. When the motor is not actively driving the worm drive portion of the worm drive 180, then any forces that are occurring in the worm drive 180 are transmitted from there to the bearing mounting points 182 and 184, and finally to the flank 152. This allows isolation of any impact forces that may impact the depth control wheel 116, and thus the depth control wheel arm 148, from the electric motor 210 and thus protect the 210 electric motor against peak loads.

[0044] A figura 7 mostra outro exemplo de um conjunto atuador de profundidade de plantação 154. Alguns itens são similares àqueles mostrados na figura 6, e eles são similarmente enumerados. No exemplo mostrado na figura 7, a limitação superior de movimento do braço de roda reguladora de profundidade 148 é controlada por rotação do came 230. O came define uma ranhura 232 para guiar o movimento de um braço de suporte 222 e o membro de contato (ou o balancim) 220. Quando o came 230 é girado, um pino de montagem 234 segue a ranhura 232. Porque o pino 234 está na, e segue, a ranhura 232, um mancal para cima é provido em situações nas quais a plantadeira ou unidade de fileira 106 é elevada e a roda reguladora de profundidade 116 e o braço 148 não comprimem o membro de contato 220 contra o came 230. Uma segunda ranhura definida pelo membro definindo a ranhura 236 guia o movimento do braço 222 e do membro de contato 220 em uma direção geralmente indicada pela seta 238. Assim, quando o came 230 é acionado por um atuador (tal como um motor elétrico), o pino 234 segue a ranhura 232, mas também segue a ranhura definida pela estrutura de armação 236. Por conseguinte, quando o came 230 é acionado, este aciona o movimento vertical (na direção indicada pela seta 238) do membro de contato 220. Porque o membro de contato 220 se apoia contra o braço de roda reguladora de profundidade(s) 148, ele causa assim a rotação dos braços de rodas reguladoras de profundidade 148 em torno de seus pontos de pivô 156 (como mostrado com relação às figuras acima).[0044] Figure 7 shows another example of a planting depth actuator assembly 154. Some items are similar to those shown in Figure 6, and they are similarly enumerated. In the example shown in Figure 7, the upper limitation of movement of the depth control wheel arm 148 is controlled by rotation of the cam 230. The cam defines a groove 232 for guiding the movement of a support arm 222 and the contact member ( or the rocker arm) 220. When the cam 230 is rotated, a mounting pin 234 follows the groove 232. Because the pin 234 is in, and follows, the groove 232, an upward bearing is provided in situations in which the planter or row unit 106 is raised and the depth adjusting wheel 116 and arm 148 do not compress the contact member 220 against the cam 230. A second groove defined by the member defining the groove 236 guides the movement of the arm 222 and the contact member 220 in a direction generally indicated by arrow 238. Thus, when cam 230 is driven by an actuator (such as an electric motor), pin 234 follows groove 232, but also follows the groove defined by frame structure 236. Therefore, when the cam 230 is actuated, it triggers vertical movement (in the direction indicated by arrow 238) of the contact member 220. Because the contact member 220 rests against the depth adjuster wheel arm(s) 148, it thus causes rotation of the depth regulating wheel arms 148 about their pivot points 156 (as shown in relation to the figures above).

[0045] No exemplo mostrado na figura 7, pode ser visto que qualquer(quaisquer) força(s) vertical(is) que resultam da força gravitacional da unidade de fileira 106 e qualquer força descendente aplicada adicional, menos a resistência do solo para alcançar a profundidade desejada, são produzidas somente pelo came 230. A atuação do came pode ser implementada ou de forma direta pelos dentes integrados parcialmente na parte menor do came ou o came pode ser conectado a um eixo de acionamento no qual uma engrenagem, tal como a engrenagem 242, é montada. Uma velocidade relativamente baixa e um torque relativamente alto são então aplicados ao came 230 a fim de controlar a correspondente profundidade de plantação. Em outro exemplo, uma caixa de transmissão 244 (ou redução de engrenagens) entre o came 230 e a engrenagem 242 (que é acionada pelo motor 210) pode ser provida. A caixa de transmissão 244 pode ter uma relação de transmissão relativamente alta a fim de fornecer torque bem como o controle preciso da profundidade. O acionamento de parafuso sem-fim pode ser usado pelas mesmas razões que as descritas acima (por exemplo, uma alta relação de transmissão e características de autotravamento). Uma caixa de transmissão planetária ou outros tipos de caixas de transmissão podem ser também usados.[0045] In the example shown in Figure 7, it can be seen that any vertical force(s) resulting from the gravitational force of the row unit 106 and any additional applied downward force, minus the resistance of the ground to reach the desired depth, are produced solely by the cam 230. Actuation of the cam may be implemented either directly by the teeth partially integrated into the smaller part of the cam or the cam may be connected to a drive shaft on which a gear, such as the gear 242, is assembled. A relatively low speed and relatively high torque are then applied to the cam 230 in order to control the corresponding planting depth. In another example, a transmission box 244 (or gear reduction) between the cam 230 and the gear 242 (which is driven by the motor 210) may be provided. The 244 gearbox can have a relatively high gear ratio in order to provide torque as well as precise depth control. The worm drive can be used for the same reasons as those described above (e.g. a high gear ratio and self-locking characteristics). A planetary gearbox or other types of gearboxes can also be used.

[0046] A figura 8 é um diagrama de blocos de um exemplo de uma arquitetura de máquina de plantação 250 para controlar de forma automática a profundidade de plantação. A arquitetura 250 inclui uma máquina de plantação, tal como a plantadeira 100 (também mostrada na figura 1), que tem uma pluralidade de unidades de fileira (tais como as unidades de fileira 106 também mostradas na figura 1) e pode ter outros itens 251. Cada unidade de fileira pode ter um ou mais sensores 252 a 254. A unidade de fileira 106 é também mostrada com outros mecanismos 255. Os mecanismos 255, de forma ilustrativa, incluem rodas reguladoras de profundidade 116, abridor de disco 114, rodas de fechamento 118, e algumas ou todos dos outros mecanismos mostrados nas figuras prévias sobre a unidade de fileira 106 ou diferentes mecanismos.[0046] Figure 8 is a block diagram of an example of a planting machine architecture 250 for automatically controlling planting depth. Architecture 250 includes a planting machine, such as planter 100 (also shown in Figure 1), which has a plurality of row units (such as row units 106 also shown in Figure 1) and may have other items 251 Each row unit may have one or more sensors 252 to 254. The row unit 106 is also shown with other mechanisms 255. The mechanisms 255, illustratively, include depth adjuster wheels 116, disc opener 114, disc wheels 114, closure 118, and some or all of the other mechanisms shown in the previous figures on the row unit 106 or different mechanisms.

[0047] A unidade de fileira 106 pode ter também uma ampla variedade de outros componentes 256.[0047] The row unit 106 may also have a wide variety of other components 256.

[0048] Também, como mostrado na figura 8, cada unidade de fileira 106 pode ter um atuador de força descendente 126 e um conjunto atuador de profundidade de plantação 154. Em alguns exemplos, o atuador de força descendente 126, de forma ilustrativa, exerce força descendente adicional sobre unidade de fileira 106 para manter as rodas reguladoras de profundidade 116 em contato com o solo, como discutido acima com relação à figura 2. Também, em um exemplo, o atuador de força descendente 126 pode também ser um atuador de força ascendente que pode ser usado para elevar as rodas reguladoras de profundidade 116, em relação ao abridor de disco 114. Em exemplos nos quais o atuador de força descendente 126 é também um atuador de força ascendente que pode exercer força ascendente sobre as rodas reguladoras de profundidade 116, então o conjunto atuador de profundidade de plantação 154 pode não ser necessário. Esses e outros exemplos são descritos em mais detalhe abaixo.[0048] Also, as shown in Figure 8, each row unit 106 may have a downforce actuator 126 and a planting depth actuator assembly 154. In some examples, the downforce actuator 126, illustratively, exerts additional downward force on row unit 106 to keep the depth adjuster wheels 116 in contact with the ground, as discussed above with respect to FIG. 2. Also, in one example, the downward force actuator 126 may also be a force actuator upward force that can be used to raise the depth regulating wheels 116 relative to the disc opener 114. In examples in which the downward force actuator 126 is also an upward force actuator that can exert upward force on the depth regulating wheels 116, then the planting depth actuator assembly 154 may not be necessary. These and other examples are described in more detail below.

[0049] O conjunto atuador de profundidade de plantação 154, como discutido acima, de forma ilustrativa, controla a distância entre os pontos mais inferiores das rodas reguladoras de profundidade 116 e o abridor de disco 114. Por conseguinte, ele pode ser atuado para controlar a profundidade de plantação na qual a unidade de fileira 106 semeia sementes. Os sensores 252 a 254 podem ser quaisquer de uma ampla variedade de sensores. Por exemplo, em um exemplo, sensor 252 a 254 incluem um sensor de força descendente que sensoreia a força descendente exercida pelo atuador de força descendente 126 sobre a unidade de fileira 106. Em outro exemplo, eles podem ser uma combinação dos sensores e lógica que sensoreia a margem de força descendente, como descrito acima. Os sensores 252 a 254 podem, de forma ilustrativa, incluir um sensor de posição que sensoreia a posição das rodas reguladoras de profundidade 116 em relação um abridor de disco 114. Ele pode ser um sensor que sensoreia a profundidade dentro da cova de semente. Os sensores podem incluir também uma ampla variedade de outros sensores, tais como os sensores que senhoreiam as características do solo (tais como umidade, compacidade do solo, tipo de solo, etc.), e características ambientais. Os sensores podem também sensorear uma ampla variedade de outras variáveis (variáveis de máquina, variáveis de solo, variáveis ambientais, etc.).[0049] The planting depth actuator assembly 154, as illustratively discussed above, controls the distance between the lowest points of the depth adjusting wheels 116 and the disc opener 114. Accordingly, it can be actuated to control the planting depth at which row unit 106 sows seeds. Sensors 252 to 254 may be any of a wide variety of sensors. For example, in one example, sensors 252 to 254 include a downforce sensor that senses the downward force exerted by the downforce actuator 126 on the row unit 106. In another example, they may be a combination of the sensors and logic that senses the downforce margin, as described above. Sensors 252 to 254 may, illustratively, include a position sensor that senses the position of the depth adjusting wheels 116 relative to a disc opener 114. It may be a sensor that senses the depth within the seed pit. Sensors may also include a wide variety of other sensors, such as sensors that monitor soil characteristics (such as moisture, soil compactness, soil type, etc.), and environmental characteristics. Sensors can also sense a wide variety of other variables (machine variables, soil variables, environmental variables, etc.).

[0050] A figura 8 mostra também que, em um exemplo, o sistema de controle 260 pode, de forma ilustrativa, receber entradas de sensores adicionais 262 a 264, e pode também interagir com mecanismos de interface de operador 266. Os mecanismos de interface de operador 266 podem incluir mecanismos de entrada de operador 268, com os quais o operador 270 pode interagir com o fim de controlar e manipular o sistema de controle 260, e algumas partes da máquina de plantação 100.[0050] Figure 8 also shows that, in one example, the control system 260 may, illustratively, receive inputs from additional sensors 262 to 264, and may also interact with operator interface mechanisms 266. The interface mechanisms operator input mechanisms 266 may include operator input mechanisms 268, with which the operator 270 may interact in order to control and manipulate the control system 260, and some parts of the planting machine 100.

[0051] Por conseguinte, no exemplo ilustrado, o sistema de controle 260 pode incluir um ou mais processadores 272, um banco de dados 274, lógica de controle de força descendente/força ascendente dinâmica 276, o sistema de controle de profundidade de plantação 278, a lógica de interface de operador 280, e pode incluir uma ampla variedade de outros itens 282. A lógica de controle de força descendente/força ascendente dinâmica 276 é incluída em cenários nos quais o atuador de força descendente/força ascendente 126 pode ser controlado de forma dinâmica pelo operador 270, a partir do compartimento de operador do trator ou outro veículo de reboque, para comunicar de forma controlada ou uma força descendente sobre unidade de fileira 106, uma força ascendente, ou ambas.[0051] Therefore, in the illustrated example, the control system 260 may include one or more processors 272, a database 274, dynamic downforce/upforce control logic 276, the planting depth control system 278 , operator interface logic 280, and may include a wide variety of other items 282. Dynamic downforce/upforce control logic 276 is included in scenarios in which the downforce/upforce actuator 126 may be controlled dynamically by the operator 270, from the operator's compartment of the tractor or other towing vehicle, to controllably communicate either a downward force on row unit 106, an upward force, or both.

[0052] O sistema de controle de profundidade de plantação 278, de forma ilustrativa, recebe entradas de sensor e/ou entradas de operador. Ele controla o conjunto atuador de profundidade de plantação 154, em cada unidade de fileira 106, a fim de controlar a profundidade de plantação usada pelas unidades de fileira 106 na máquina de plantação 100.[0052] The planting depth control system 278, illustratively, receives sensor inputs and/or operator inputs. It controls the planting depth actuator assembly 154, in each row unit 106, in order to control the planting depth used by the row units 106 in the planting machine 100.

[0053] Os mecanismos de interface de operador 266 podem incluir uma ampla variedade de mecanismos, tais como uma tela de exibição ou outros mecanismos de saída visual, mecanismos de áudio, mecanismos tácteis, alavancas, o sistema de ligações, botões, elementos de exibição atuáveis pelo usuário (tais como ícones, conexões exibidas, botões, etc.), pedais, alavancas de controle, volantes, dentre uma ampla variedade de outros. A lógica de interface de operador 280, de forma ilustrativa, controla as saídas nos mecanismos de interface de operador 266 e pode detectar entradas de operador através dos mecanismos de entrada de operador 268. Ela pode comunicar uma indicação daquelas entradas para outros itens no sistema de controle 260 ou em qualquer lugar.[0053] Operator interface mechanisms 266 may include a wide variety of mechanisms, such as a display screen or other visual output mechanisms, audio mechanisms, tactile mechanisms, levers, the linkage system, buttons, display elements user-actuable (such as icons, displayed connections, buttons, etc.), pedals, control levers, steering wheels, among a wide variety of others. Operator interface logic 280, illustratively, controls the outputs in operator interface mechanisms 266 and can detect operator inputs through operator input mechanisms 268. It can communicate an indication of those inputs to other items in the control system. control 260 or anywhere.

[0054] Os sensores 262 a 264 podem também ser uma ampla variedade de tipos diferentes de sensores que podem ser usados pela lógica de controle de força descendente/força ascendente dinâmica 276, o sistema de controle de profundidade de plantação 278, ou outros itens. Alguns desses estão descritos em maior detalhe abaixo.[0054] Sensors 262 to 264 may also be a wide variety of different types of sensors that may be used by the dynamic downforce/upward force control logic 276, the planting depth control system 278, or other items. Some of these are described in greater detail below.

[0055] A figura 8 mostra que, em um exemplo, a arquitetura 250 inclui uma máquina de plantação (tal como a máquina de plantação 100 mostrada nas figuras prévias) e um sistema de controle 260. O sistema de controle 260 pode ser portado pela máquina de reboque que está rebocando a máquina de plantação 100, ele pode ser portado pela máquina de plantação 100, ou ele pode ser distribuído entre a máquina de reboque, a máquina de plantação 100 e uma ampla variedade de outros locais. Em um exemplo, o sistema de controle 260 gera sinais de controle para controlar a máquina de plantação 100, e como será descrito de forma mais especifica em maior detalhe abaixo, a profundidade de plantação que as unidades de fileira na máquina de plantação 100 estão usando para plantar sementes. A figura 8 mostra também que, em um exemplo, o sistema de controle 260 pode receber sinais de sensor de uma pluralidade de sensores diferentes 262 e 264. Ela mostra também que o operador 270 (que pode ser o operador do veículo de reboque) pode interagir com o sistema de controle 260 através de mecanismos de interface de operador 266 que podem incluir, por exemplo, os mecanismos de entrada de operador 268.[0055] Figure 8 shows that, in one example, the architecture 250 includes a planting machine (such as the planting machine 100 shown in the previous figures) and a control system 260. The control system 260 can be ported by trailer machine that is towing the planting machine 100, it may be transported by the planting machine 100, or it may be distributed among the trailer machine, the planting machine 100 and a wide variety of other locations. In one example, the control system 260 generates control signals to control the planting machine 100, and as will be more specifically described in greater detail below, the planting depth that the row units in the planting machine 100 are using to plant seeds. 8 also shows that, in one example, the control system 260 can receive sensor signals from a plurality of different sensors 262 and 264. It also shows that the operator 270 (who may be the operator of the tow vehicle) can interact with the control system 260 through operator interface mechanisms 266 which may include, for example, operator input mechanisms 268.

[0056] A figura 9 mostra um exemplo do sistema de controle de profundidade de plantação 278 em mais detalhe. No exemplo mostrado na figura 9, o sistema de controle de profundidade de plantação 278 pode incluir a lógica de identificação de profundidade alvo 290, a lógica de estimativa de força/velocidade 292, a lógica de gerador de sinal de controle 294, o sistema de calibragem de profundidade de plantação 295, e pode incluir uma ampla variedade de outros itens 296. A lógica de estimativa de força/velocidade 292, de forma ilustrativa, recebe a profundidade alvo, que identifica uma desejada profundidade de plantação para a máquina de plantação 100. Ela pode também identificar as profundidades de plantação individuais para as unidades de fileira individuais 106 na máquina de plantação 100. Ela pode receber a profundidade alvo a partir da lógica de identificação de profundidade alvo 290, de um operador ou de outra fonte.[0056] Figure 9 shows an example of the planting depth control system 278 in more detail. In the example shown in Figure 9, the planting depth control system 278 may include target depth identification logic 290, force/speed estimation logic 292, control signal generator logic 294, planting depth calibration 295, and may include a wide variety of other items 296. The force/speed estimation logic 292 illustratively receives the target depth, which identifies a desired planting depth for the planting machine 100 It may also identify individual planting depths for individual row units 106 on the planting machine 100. It may receive the target depth from the target depth identification logic 290, from an operator, or from another source.

[0057] A lógica de identificação de profundidade alvo 290 pode identificar a profundidade alvo em uma variedade de diferentes maneiras. Por exemplo, ela pode receber uma entrada de profundidade alvo de operador 318 que identifica uma entrada de profundidade alvo pelo operador 270. Ela pode incluir dados de mapa 320 que incluem uma ampla variedade de diferentes informações correlacionadas aos locais geográficos diferentes dentro do campo que está sendo plantado. A informação pode incluir informação de umidade do solo, informação de tipo de solo, informação de compacidade do solo e uma ampla variedade de outras informações, que podem ser usadas pela lógica de identificação de profundidade alvo 290 para identificar uma profundidade alvo desejada. A lógica 290 pode também receber dados de sensor 322 que são indicativos de uma ou mais variáveis que podem ter um efeito sobre a profundidade alvo identificada da plantação. Novamente, por exemplo, os dados de sensor 322 podem ser dados gerados de um sensor de umidade de solo, um sensor de tipo de solo, um sensor de característica do solo ou ambiental que sensoreia outras características de solo (tais como compactação ou outras características) ou outras características ambientais, tais topologia, posição, etc. Os dados de sensor podem incluir dados gerados pelos sensores de máquina que sensoreiam as variáveis de máquina ou outros itens.[0057] The target depth identification logic 290 can identify the target depth in a variety of different ways. For example, it may receive a target depth input from operator 318 that identifies a target depth input by operator 270. It may include map data 320 that includes a wide variety of different information correlated to different geographic locations within the field that is being planted. The information may include soil moisture information, soil type information, soil compactness information, and a wide variety of other information, which may be used by target depth identification logic 290 to identify a desired target depth. Logic 290 may also receive sensor data 322 that is indicative of one or more variables that may have an effect on the identified target planting depth. Again, for example, sensor data 322 may be data generated from a soil moisture sensor, a soil type sensor, a soil characteristic or environmental sensor that senses other soil characteristics (such as compaction or other soil characteristics). ) or other environmental characteristics, such as topology, position, etc. Sensor data may include data generated by machine sensors that sense machine variables or other items.

[0058] Quando a máquina de plantação 100 se move em torno do campo, pode ser que a profundidade alvo de plantação identificada pela lógica de identificação de profundidade alvo 290 se altere com base no local da máquina de plantação 100. Por conseguinte, a lógica 290 pode receber uma entrada de sensor de local indicativa deste local, e outras entradas que se suportam na desejada profundidade alvo de plantação, e pode modificar a profundidade alvo de plantação quando a máquina 100 se move em torno do campo. Assim, a profundidade alvo de plantação provida pela lógica 290 para a lógica de estimativa de força/velocidade 292 pode variar. Todos desses cenários são contemplados aqui.[0058] When the planting machine 100 moves around the field, the target planting depth identified by the target depth identification logic 290 may change based on the location of the planting machine 100. Therefore, the logic 290 may receive a location sensor input indicative of this location, and other inputs that support the desired target planting depth, and may modify the target planting depth when the machine 100 moves around the field. Thus, the target planting depth provided by logic 290 to force/speed estimation logic 292 may vary. All of these scenarios are covered here.

[0059] A lógica de estimativa de força/velocidade 292 está também mostrada recebendo, a título de exemplo, dados de sensor 298, uma ou mais entradas de operador 300, e pode incluir uma ampla variedade de outras entradas 302. De forma ilustrativa, ela gera uma estimativa da força e velocidade que serão ser necessárias para controlar o conjunto atuador de profundidade de plantação 154 a fim de obter a profundidade alvo de plantação. Assim, ela pode incluir o modelo de estimativa de força 304 que é usado para estimar a força que será necessária para obter a profundidade alvo de plantação. Ela pode também, de forma ilustrativa, incluir o modelo de estimativa de velocidade de atuação 306, que gera uma estimativa da velocidade na qual o conjunto atuador de profundidade de plantação 154 deve ser atuado para se mover de uma profundidade atual de plantação para a profundidade alvo de plantação. Ela pode incluir também outros itens 308. A título de exemplo, o modelo de estimativa de força 304 pode estimar a força que precisa ser aplicada aos braços de rodas reguladoras de profundidade 148 a fim de mover a roda reguladora de profundidade na direção desejada (ou para cima ou para baixo em relação ao abridor de disco 114). O modelo de estimativa de velocidade de atuação 306, de forma ilustrativa, gera uma estimativa indicativa de quão rapidamente o conjunto atuador 154 deve ser atuado para mover as rodas reguladoras de profundidade para a profundidade alvo desejada. Por exemplo, pode ser que seja indesejável alterar o perfil de profundidade da cova de semente de forma demasiadamente rápida. Em lugar disto, pode ser desejado alterar a profundidade de plantação de forma gradual para obter um desejado contorno de cova ou perfil de profundidade de cova. Assim, o modelo de estimativa de velocidade de atuação 306 pode gerar uma estimativa que indica quão rapidamente o conjunto atuador 154 deve ser atuado para alterar a profundidade de plantação.[0059] Force/velocity estimation logic 292 is also shown receiving, by way of example, sensor data 298, one or more operator inputs 300, and may include a wide variety of other inputs 302. By way of illustration, it generates an estimate of the force and speed that will be required to control the planting depth actuator assembly 154 in order to obtain the target planting depth. Thus, it may include the force estimation model 304 which is used to estimate the force that will be required to obtain the target planting depth. It may also, illustratively, include the actuation speed estimation model 306, which generates an estimate of the speed at which the planting depth actuator assembly 154 must be actuated to move from a current planting depth to the planting target. It may also include other items 308. By way of example, the force estimation model 304 may estimate the force that needs to be applied to the depth gauge wheel arms 148 in order to move the depth gauge wheel in the desired direction (or up or down in relation to the disc opener 114). The actuation speed estimation model 306, illustratively, generates an indicative estimate of how quickly the actuator assembly 154 must be actuated to move the depth regulating wheels to the desired target depth. For example, it may be undesirable to change the depth profile of the seed hole too quickly. Instead, it may be desired to alter the planting depth gradually to obtain a desired pit contour or pit depth profile. Thus, the actuation speed estimation model 306 can generate an estimate that indicates how quickly the actuator assembly 154 must be actuated to change the planting depth.

[0060] Em um exemplo, a estimativa de força e a estimativa de velocidade são providas para controlar a lógica de geração de sinal 294 que, de forma ilustrativa, inclui o gerador de sinal de controle de força descendente/força ascendente 310, o gerador de sinal de controle de atuador de profundidade de plantação 312, e pode incluir outros itens 314. Em alguns exemplos, o gerador de sinal de controle 310 irá controlar o atuador de força descendente/força ascendente 126 (mostrado na figura 8) para remover qualquer força descendente aplicada ou para fornecer uma força descendente de modo que o conjunto atuador de profundidade de plantação 154 não precise superar qualquer força descendente aplicada na alteração da profundidade de plantação. O gerador de sinal de controle 312 então, de forma ilustrativa, controla o conjunto atuador de profundidade de plantação 154 para alterar a profundidade de plantação em uma velocidade correspondente à velocidade estimada pelo modelo 306. A saída da lógica de gerador de sinal de controle 294 é, de forma ilustrativa, um conjunto de sinais de controle 316 que são emitidos para as unidades de fileira 106 a fim de controlar o atuador de força descendente/força ascendente 126 e/ou o conjunto atuador de profundidade de plantação 154.[0060] In one example, force estimation and speed estimation are provided to control signal generation logic 294 which, illustratively, includes the downward force/upward force control signal generator 310, the of planting depth actuator control signal 312, and may include other items 314. In some examples, the control signal generator 310 will control the downforce/upforce actuator 126 (shown in FIG. 8) to remove any applied downward force or to provide a downward force so that the planting depth actuator assembly 154 does not need to overcome any applied downward force in changing the planting depth. The control signal generator 312 then, illustratively, controls the planting depth actuator assembly 154 to change the planting depth at a rate corresponding to the speed estimated by the model 306. The output of the control signal generator logic 294 is, illustratively, a set of control signals 316 that are output to the row units 106 in order to control the downforce/upforce actuator 126 and/or the planting depth actuator assembly 154.

[0061] Como mencionado acima, um parâmetro associado com a plantação é a profundidade abaixo da superfície do solo na qual a semente é plantada. Vários métodos foram mostrados para sensorear a profundidade na qual a semente está sendo colocada, durante a plantação. A profundidade de plantação (juntamente com outras variáveis, tais como a textura de solo, temperatura, umidade, etc.) pode afetar o tempo de emergência e o vigor da planta. Geralmente, a produção é otimizada por todas as plantas terem que emergir de forma tão uniforme quanto possível, mas podem existir condições nas quais é melhor escalonar a emergência ou a maturidade da planta. Em adição, a emergência pode diferir, de uma peça de solo para outra, se a profundidade de plantação for mantida constante. Por conseguinte, profundidade variável de plantação pode ser usada para obter também emergência uniforme.[0061] As mentioned above, a parameter associated with planting is the depth below the soil surface at which the seed is planted. Various methods have been shown to sense the depth at which seed is being placed during planting. Planting depth (along with other variables such as soil texture, temperature, humidity, etc.) can affect plant emergence time and vigor. Generally, production is optimized by all plants emerging as uniformly as possible, but there may be conditions in which it is better to stagger plant emergence or maturity. In addition, emergence may differ from one piece of soil to another if the planting depth is kept constant. Therefore, variable planting depth can be used to obtain uniform emergence as well.

[0062] Enquanto a unidade de fileira está engatando o solo e efetuando a plantação, as forças necessárias para alterar a profundidade de plantação em movimento podem ser significantes. Os atuadores que são suficientemente grandes e suficientemente fortes para operar contra tais forças podem ser relativamente grandes e caros. Uma maneira de alterar a profundidade de plantação, como está descrita abaixo, pode envolver parar a máquina de plantação, elevar as unidades de fileira para fora do solo, e então atuar de forma automática o conjunto atuador 154 para alterar a profundidade de plantação de forma automática, antes de continuar. Isto pode ocorrer nas fileiras de extremidade ou pode ocorrer durante uma breve pausa do movimento para frente para elevar a máquina durante a plantação para facilitar um tal ajuste. Os atuadores necessários para alterar profundidade de plantação podem então ser relativamente pequenos, porque eles não precisam superar as grandes forças descendentes envolvidas com alguns tipos de equipamento de plantação.[0062] While the row unit is engaging the soil and planting, the forces required to change the planting depth in motion can be significant. Actuators that are large enough and strong enough to operate against such forces can be relatively large and expensive. One way to change the planting depth, as described below, may involve stopping the planting machine, raising the row units out of the ground, and then automatically actuating the actuator assembly 154 to change the planting depth accordingly. automatically, before continuing. This may occur in the end rows or may occur during a brief pause in forward motion to raise the machine during planting to facilitate such an adjustment. The actuators needed to change planting depth can therefore be relatively small, because they do not need to overcome the large downward forces involved with some types of planting equipment.

[0063] Em outro exemplo que está descrito em mais detalhe abaixo, o gerador de sinal de controle de força descendente/força ascendente 310 controla o atuador de força descendente/força ascendente 126 em conjunção com o gerador de sinal de controle de atuador de profundidade de plantação 312 que controla o conjunto atuador de profundidade de plantação 154, para alterar a profundidade de plantação. O gerador de sinal de controle 310 pode controlar o atuador de força descendente 126 para aliviar de forma momentânea qualquer força descendente aplicada, e para prover de forma opcional a força necessária ou para elevar (força ascendente) ou abaixar ainda mais (a força descendente) uma ou mais unidades de fileira 106 para dentro do solo com relação a onde as rodas reguladoras de profundidade 116 estão correndo na superfície de solo. O gerador de sinal de controle 312 pode então controlar o conjunto atuador de profundidade de plantação 154 para simplesmente travar na nova profundidade desejada. Isto reduz a necessidade do conjunto 154 para ser capaz de exercer a força adicional (e assim incorrer em custo adicional e esforço estrutural adicional) que é necessária para superar a força descendente, enquanto ainda permitindo à unidade de fileira 106 ajustar a profundidade de plantação em movimento. Assim, pode ser visto que, em um exemplo, o gerador de sinal de controle de força descendente/força ascendente 310 pode ser usado para prover toda da potência necessária para alterar a profundidade de plantação, em cujo caso o gerador de sinal de controle de atuador de profundidade de plantação 312 controla conjunto atuador de profundidade de plantação 154 para simplesmente travar na nova profundidade. Em outro exemplo, o gerador de sinal de controle de força descendente/força ascendente 310 pode gerar uma porção da necessária força para ajustar a relação entre rodas reguladoras de profundidade 116 e abridor 114, ou ele pode simplesmente ser usado para remover qualquer força descendente aplicada de forma dinâmica de modo que a profundidade de plantação possa ser feita usando um atuador menor. Nesses últimos cenários, o conjunto atuador de profundidade de plantação 154 inclui um atuador em adição ao atuador 126, que provê força de ajuste de profundidade de plantação adicional para alterar a relação entre rodas reguladoras de profundidade 116 e o abridor de disco 114, e para fazer o ajuste de profundidade de plantação, e então para travar este ajuste no lugar.[0063] In another example that is described in more detail below, the downforce/upward force control signal generator 310 controls the downforce/upward force actuator 126 in conjunction with the depth actuator control signal generator planting depth 312 that controls the planting depth actuator assembly 154 to change the planting depth. The control signal generator 310 can control the downforce actuator 126 to momentarily relieve any downward force applied, and to optionally provide the required force or to raise (upward force) or further lower (downward force). one or more row units 106 into the ground with respect to where the depth regulating wheels 116 are running on the ground surface. The control signal generator 312 can then control the planting depth actuator assembly 154 to simply lock at the new desired depth. This reduces the need for the assembly 154 to be able to exert the additional force (and thus incur additional cost and additional structural effort) that is required to overcome the downward force, whilst still allowing the row unit 106 to adjust the planting depth accordingly. movement. Thus, it can be seen that, in one example, the downforce/upforce control signal generator 310 can be used to provide all of the power necessary to change the planting depth, in which case the downforce control signal generator 310 planting depth actuator 312 controls planting depth actuator assembly 154 to simply lock at the new depth. In another example, the downforce/upforce control signal generator 310 may generate a portion of the necessary force to adjust the relationship between depth adjuster wheels 116 and opener 114, or it may simply be used to remove any applied downforce. dynamically so that planting depth can be adjusted using a smaller actuator. In these latter scenarios, the planting depth actuator assembly 154 includes an actuator in addition to the actuator 126, which provides additional planting depth adjustment force to change the relationship between depth adjusting wheels 116 and the disc opener 114, and to make the planting depth adjustment, and then to lock this adjustment in place.

[0064] Também, será notado que, em um exemplo, o sistema de controle de profundidade de plantação 278 controla a profundidade de plantação usando uma curva de controle que traça a profundidade de plantação desejada contra uma posição do batente mecânico 150 no conjunto atuador de profundidade de plantação 154. A calibragem da curva de controle pode ser usada para acomodar alterações na relação entre a profundidade de plantação e uma posição de batente mecânico. Por exemplo, quando o abridor 114 e as rodas reguladoras de profundidade 116 são usados, eles podem se desgastar em taxas diferentes. As tolerâncias de fabricação e montagem podem também conduzir a alterações. Por conseguinte, como discutido em maior detalhe abaixo com relação às figuras 11 a 13, o sistema de calibragem 295 pode calibrar a curva de controle.[0064] Also, it will be noted that, in one example, the planting depth control system 278 controls the planting depth using a control curve that plots the desired planting depth against a position of the mechanical stop 150 in the control actuator assembly. planting depth 154. Control curve calibration can be used to accommodate changes in the relationship between planting depth and a mechanical stop position. For example, when opener 114 and depth adjuster wheels 116 are used, they may wear at different rates. Manufacturing and assembly tolerances may also lead to changes. Therefore, as discussed in greater detail below with respect to Figures 11 to 13, the calibration system 295 can calibrate the control curve.

[0065] Antes da descrição da operação do sistema de controle de profundidade de plantação 278 em mais detalhe, um número de observações será primeiramente notado. Quando a profundidade de plantação de uma unidade de fileira é alterada, ela pode ser alterada ou de uma profundidade mais rasa para uma profundidade mais profunda, ou de uma profundidade mais profunda para uma profundidade mais rasa. Quando a profundidade de plantação é alterada dentro de um campo, quando a máquina de plantação 100 está se movendo e plantando (por exemplo, quando ela é alterada em movimento), pode ser desejado que as transições entre dois ajustes de profundidade de plantação e correspondentes contornos de cova sejam uniformes. Isto é, para ser uniforme, o contorno de cova quando do movimento de uma profundidade mais rasa de plantação para uma profundidade mais profunda de plantação deve ser o mesmo que o contorno de cova quando do movimento de uma profundidade mais profunda de plantação para uma profundidade mais rasa de plantação.[0065] Before describing the operation of the planting depth control system 278 in more detail, a number of observations will first be noted. When the planting depth of a row unit is changed, it can be changed either from a shallower depth to a deeper depth, or from a deeper depth to a shallower depth. When the planting depth is changed within a field, when the planting machine 100 is moving and planting (e.g., when it is changed in motion), it may be desired that transitions between two planting depth settings and corresponding pit contours are uniform. That is, to be uniform, the pit contour when moving from a shallower planting depth to a deeper planting depth must be the same as the pit contour when moving from a deeper planting depth to a deeper planting depth. shallower plantation.

[0066] Isto pode ser muito difícil de obter porque as forças requeridas pelo conjunto atuador 154 para ir de uma profundidade profunda de plantação para uma profundidade mais rasa de plantação são frequentemente muito maiores que para ir à direção oposta (de uma profundidade mais rasa de plantação para uma profundidade mais profunda de plantação). Isto é porque a força descendente sobre a unidade de fileira 106 está atuando contra a transição de uma profundidade profunda de plantação para uma profundidade rasa de plantação. Por conseguinte, a fim de reduzir a profundidade de plantação, a unidade de fileira inteira 106 deve ser levantada contra seu peso e contra qualquer força descendente provida por um sistema de força descendente ativo (pneumático ou hidráulico) ou passivo (mola mecânica) 126. Mesmo se o atuador de força descendente 126 for dinâmico (na medida em que ele pode ser controlado a partir do compartimento de operador ou por um sistema de controle em movimento), e mesmo quando a força descendente adicional acrescentada pelo atuador de força descendente 126 puder ser aliviada, normalmente ainda permanece força significante atuando contra a transição de profundidades de plantação da profunda para a rasa devido ao peso da unidade de fileira 106, propriamente dita. Quando o atuador de força descendente 126 não é dinâmico, então a diferença em forças atuando contra a transição de profunda para rasa versus as forças atuando contra a transição de rasa para profunda é ainda significantemente maior.[0066] This can be very difficult to achieve because the forces required by the actuator assembly 154 to go from a deep planting depth to a shallower planting depth are often much greater than to go in the opposite direction (from a shallower planting depth). planting for a deeper planting depth). This is because the downward force on the row unit 106 is acting against the transition from a deep planting depth to a shallow planting depth. Therefore, in order to reduce the planting depth, the entire row unit 106 must be lifted against its weight and against any downward force provided by an active (pneumatic or hydraulic) or passive (mechanical spring) downward force system 126. Even if the downforce actuator 126 is dynamic (in that it can be controlled from the operator's compartment or by a moving control system), and even when the additional downforce added by the downforce actuator 126 can be relieved, there typically still remains significant force acting against the transition from deep to shallow planting depths due to the weight of the row unit 106 itself. When the downward force actuator 126 is not dynamic, then the difference in forces acting against the deep to shallow transition versus the forces acting against the shallow to deep transition is even significantly greater.

[0067] Porque as forças atuando contra a alteração em profundidade de plantação são muito diferentes, dependendo da direção de ajuste (por exemplo, profunda para rasa ou rasa para profunda), pode ser muito difícil obter um contorno de cova uniforme no movimento de rasa para profunda e profunda para rasa. Por exemplo, pode levar mais tempo para superar a força sobre a unidade de fileira 106 quando se move a mesma em uma direção que para superar a força quando se move a mesma na outra direção. Isto pode tornar o contorno de cova (a alteração da profundidade atual de plantação para a profundidade alvo de plantação) muito mais abrupto em uma direção que na outra. Ainda, a tentativa de atuar um mecanismo de ajuste de profundidade (tal como o conjunto 154) sem previamente obter uma estimativa da força de atuação requerida pode conduzir ao comportamento indesejado, que é conhecido como folga. Em um cenário de folga, no qual a força de atuação não é conhecida antes da tentativa de fazer um ajuste de regulagem da profundidade, a profundidade de plantação pode atualmente se mover na direção errada antes de começar a se mover na direção correta. A título de exemplo, quando do movimento de uma profundidade profunda de plantação para uma profundidade mais rasa de plantação, a força total sobre a unidade de fileira (como descrito acima) deve ser superada. O atuador de ajuste de profundidade normalmente pode não estar ativo em todos dos instantes. Por conseguinte, se um mecanismo de travamento, que é usado para manter a unidade de fileira em uma profundidade de plantação desejada, for destravado de forma que um ajuste possa ser feito, então no início da alteração da profundidade de plantação, a unidade de fileira 106 pode começar o movimento para até mesmo uma profundidade mais profunda de plantação antes de começar a se mover para uma profundidade mais rasa de plantação, que resulta em um contorno de cova muito indesejável. Todavia, o presente o sistema estima a força de atuação e a velocidade de atuação, que são necessárias de forma que força possa ser imediatamente aplicada quando (ou logo antes de quando) o mecanismo de ajuste de profundidade é destravado. Isto evita o contorno de cova indesejado onde a profundidade de plantação pode atualmente se mover na direção errada antes de eventualmente se mover para a profundidade alvo de plantação.[0067] Because the forces acting against the change in planting depth are very different depending on the direction of adjustment (e.g., deep to shallow or shallow to deep), it can be very difficult to obtain a uniform pit contour in the shallowing movement. to deep and deep to shallow. For example, it may take longer to overcome the force on the row unit 106 when moving it in one direction than to overcome the force when moving it in the other direction. This can make the pit contour (the change from current planting depth to target planting depth) much steeper in one direction than the other. Furthermore, attempting to actuate a depth adjustment mechanism (such as assembly 154) without first obtaining an estimate of the required actuation force may lead to undesired behavior, which is known as backlash. In a backlash scenario, in which the actuating force is not known prior to attempting to make a depth regulation adjustment, the planting depth may actually move in the wrong direction before it begins to move in the correct direction. By way of example, when moving from a deep planting depth to a shallower planting depth, the total force on the row unit (as described above) must be overcome. The depth adjustment actuator may not normally be active at all times. Therefore, if a locking mechanism, which is used to maintain the row unit at a desired planting depth, is unlocked so that an adjustment can be made, then at the beginning of the planting depth change, the row unit 106 can begin movement to even a deeper planting depth before beginning to move to a shallower planting depth, which results in a very undesirable pit contour. However, the system currently estimates the actuation force and actuation speed, which are necessary so that force can be immediately applied when (or just before when) the depth adjustment mechanism is unlocked. This avoids unwanted pit contouring where the planting depth may currently move in the wrong direction before eventually moving to the target planting depth.

[0068] De acordo com um exemplo, o sistema de controle de profundidade de plantação 278, de forma ilustrativa, controla o conjunto atuador de profundidade de plantação 154 de forma que ele tenha as mesmas características de ajuste, independentemente da direção de ajuste. Ele pode também incluir informação acerca da velocidade de plantação para permitir que as características do ajuste sejam consistentes em um sistema de coordenadas georeferenciadas, de forma que o mesmo contorno de cova possa ser obtido em diferentes velocidades de plantação.[0068] According to an example, the planting depth control system 278, illustratively, controls the planting depth actuator assembly 154 so that it has the same adjustment characteristics, regardless of the adjustment direction. It can also include information about planting speed to allow adjustment characteristics to be consistent across a georeferenced coordinate system, so that the same pit contour can be obtained at different planting speeds.

[0069] As figuras 10A e 10B (coletivamente referidas aqui como a figura 10) ilustram um fluxograma mostrando um exemplo da operação do sistema de controle de profundidade de plantação 278 e uma unidade de fileira 106 da máquina de plantação 100, na alteração da profundidade de plantação, em mais detalhe. É primeiro assumido que a plantadeira 100 está operando em um campo. Isto está indicado pelo bloco 330 no fluxograma da figura 10. A lógica de estimativa de força/velocidade 292 então recebe uma profundidade alvo de plantação. Isto está indicado pelo bloco 332. Novamente, como discutido acima, isto pode ser baseado em uma entrada de operador 318. Isto está indicado pelo bloco 334. Pode também ser de um sistema automático, tal como a lógica de identificação de profundidade alvo 290. Isto está indicado pelo bloco 336. Ela pode ser recebida também em uma ampla variedade de outras maneiras, e isto está indicado pelo bloco 338.[0069] Figures 10A and 10B (collectively referred to herein as Figure 10) illustrate a flowchart showing an example of the operation of the planting depth control system 278 and a row unit 106 of the planting machine 100, upon changing the depth plantation, in more detail. It is first assumed that the planter 100 is operating in a field. This is indicated by block 330 in the flowchart of Figure 10. The force/speed estimation logic 292 then receives a target planting depth. This is indicated by block 332. Again, as discussed above, this may be based on an operator input 318. This is indicated by block 334. It may also be from an automatic system, such as target depth identification logic 290. This is indicated by block 336. It can also be received in a wide variety of other ways, and this is indicated by block 338.

[0070] A lógica de identificação de ajuste 303 então, de forma ilustrativa, recebe a profundidade alvo, e uma profundidade atual de plantação. Isto está indicado pelo bloco 340 no fluxograma da figura 10. A profundidade atual de plantação pode ser uma profundidade estimada de plantação que é estimada com base em sinais de sensor que sensoreiam uma posição de rodas reguladoras de profundidade 116 e abridores 114. Ela pode também ser uma profundidade de plantação diretamente sensoreada que usa um sensor de profundidade de plantação para sensorear a profundidade da cova de semente ou sulco.[0070] The adjustment identification logic 303 then, illustratively, receives the target depth, and a current planting depth. This is indicated by block 340 in the flowchart of Figure 10. The current planting depth may be an estimated planting depth that is estimated based on sensor signals that sense a position of depth adjusting wheels 116 and openers 114. It may also be a directly sensed planting depth that uses a planting depth sensor to sense the depth of the seed hole or furrow.

[0071] A lógica de identificação de ajuste 303 então identifica se um ajuste deve ser realizado com base na profundidade alvo recebida de plantação e na profundidade atual de plantação. Se um ajuste deve ser realizado, ela, de forma ilustrativa, identifica uma magnitude do ajuste e uma direção para o ajuste (tal como qual é a magnitude do valor do ajuste e se ele deve ser feito para mover a profundidade de plantação da mais rasa para mais profunda ou mais profunda para mais rasa). Ela provê esses itens para o modelo de estimativa de força 304 e o modelo de estimativa de velocidade de atuação 306. A determinação de se um ajuste deve ser realizado, e a magnitude e direção do ajuste, é indicada pelos blocos 342 e 344 na figura 10.[0071] The adjustment identification logic 303 then identifies whether an adjustment should be performed based on the received target planting depth and the current planting depth. If an adjustment must be made, it illustratively identifies a magnitude of the adjustment and a direction for the adjustment (such as what the magnitude of the adjustment value is and whether it should be made to move the planting depth from the shallowest to deeper or deeper to shallower). It provides these items for the force estimation model 304 and the actuation speed estimation model 306. The determination of whether an adjustment should be made, and the magnitude and direction of the adjustment, is indicated by blocks 342 and 344 in the figure. 10.

[0072] Será notado que os modelos 304 e 306 podem ser integrados em um único modelo que recebe as entradas e gera saídas indicativas da força estimada e velocidade de atuação. Eles podem ser dois modelos separados que processam as entradas em paralelo ou modelos sequenciais nos quais a saída de um modelo alimenta à entrada de outro modelo. Todas dessas e de outras arquiteturas são contempladas aqui.[0072] It will be noted that models 304 and 306 can be integrated into a single model that receives inputs and generates outputs indicative of the estimated force and actuation speed. They can be two separate models that process inputs in parallel or sequential models in which the output of one model feeds into the input of another model. All of these and other architectures are covered here.

[0073] Será também notado que a lógica de estimativa de força/velocidade 292 (e os modelos 304-306) pode detectar ou receber uma ampla variedade de entradas que podem ser usadas para gerar as saídas. Isto está indicado pelo bloco 348. Por exemplo, as entradas podem incluir uma entrada indicativa da profundidade atual de plantação e o ajuste da profundidade atual de plantação. Isto está indicado pelo bloco 350. Elas podem incluir a magnitude do ajuste de profundidade de plantação e a direção do ajuste de profundidade de plantação, como indicado pelo bloco 352. Elas podem incluir uma ampla variedade de dados de sinal de sensor de colheita ou ambientais ou dados de mapa 354. Isto pode incluir tais fatores, como características sensoreadas por sensores de características de colheita, características ambientais sensoreadas por sensores de características ambientais, informação de topologia, alimentadas por um mapa de topologia, entre uma ampla variedade de outras características. As entradas podem também incluir a força descendente 356 atuando sobre a unidade de fileira 106 bem como a margem de força descendente 308. Os exemplos dessas estão descritos acima.[0073] It will also be noted that the force/velocity estimation logic 292 (and models 304-306) can detect or receive a wide variety of inputs that can be used to generate the outputs. This is indicated by block 348. For example, the inputs may include an input indicating the current planting depth and adjusting the current planting depth. This is indicated by block 350. They may include the magnitude of the planting depth adjustment and the direction of the planting depth adjustment, as indicated by block 352. They may include a wide variety of environmental or crop sensor signal data. or map data 354. This may include such factors as features sensed by crop feature sensors, environmental features sensed by environmental feature sensors, topology information fed into a topology map, among a wide variety of other features. Inputs may also include the downward force 356 acting on the row unit 106 as well as the downward force margin 308. Examples of these are described above.

[0074] A lógica 292 pode receber um valor de qualidade de viagem 360, indicativo de uma qualidade de viagem da unidade de fileira 106. Este valor pode ser gerado por acelerômetros que geram um sinal indicativo de acelerações medidas na unidade de fileira 106, ou de outras maneiras. Ela pode receber uma entrada de velocidade de plantação 362 indicativa da velocidade de solo da máquina de plantação 100. Ela pode incluir uma entrada que identifica a cinemática do sistema (tais como as medições, ângulos, e outros valores que definem a cinemática dos mecanismos usados no ajuste da profundidade de plantação). As cinemáticas do sistema são indicadas pelo bloco 364 no fluxograma da figura 10. E pode incluir uma ampla variedade de outras entradas, tais como a posição da roda reguladora de profundidade, ou outros itens 366.[0074] Logic 292 may receive a travel quality value 360, indicative of a travel quality of the row unit 106. This value may be generated by accelerometers that generate a signal indicative of accelerations measured at the row unit 106, or in other ways. It may receive a planting speed input 362 indicative of the ground speed of the planting machine 100. It may include an input that identifies the kinematics of the system (such as measurements, angles, and other values that define the kinematics of the mechanisms used when adjusting planting depth). The kinematics of the system are indicated by block 364 in the flowchart of Figure 10. And may include a wide variety of other inputs, such as the position of the depth control wheel, or other items 366.

[0075] O modelo estimador de força 304 e o modelo de estimativa de velocidade de atuação 306 geram então uma estimativa da força e da velocidade de atuação para alterar a profundidade de plantação para a profundidade alvo. Isto está indicado pelo bloco 368. Isto pode ser com base em um contorno de cova desejado 370. O contorno de cova desejado 370 pode definir quão rapidamente a profundidade deve ser alterada ou a magnitude da alteração por pé linear da cova, ou outros fatores. Assim, dada a velocidade de plantação e dada a magnitude de ajuste, a estimativa de força e velocidade pode ser fornecida para alterar a profundidade de plantação com base no contorno de cova desejado.[0075] The force estimator model 304 and the actuation speed estimation model 306 then generate an estimate of the force and actuation speed to change the planting depth to the target depth. This is indicated by block 368. This may be based on a desired pit contour 370. The desired pit contour 370 may define how quickly the depth should be changed or the magnitude of the change per linear foot of the pit, or other factors. Thus, given the planting speed and given the magnitude of adjustment, the force and speed estimate can be provided to change the planting depth based on the desired pit contour.

[0076] Novamente, as estimativas podem ser geradas usando um ou mais modelos. Isto está indicado pelo bloco 372.[0076] Again, estimates can be generated using one or more models. This is indicated by block 372.

[0077] O ajuste de profundidade pode também ser feito através de uma série de alterações incrementais. Isto está indicado pelo bloco 374. A título de exemplo, pode ser desejável fazer um ajuste de profundidade de plantação em etapas incrementais. Por conseguinte, a saída da lógica de estimativa de força/velocidade 292 pode ser uma saída indicando como controlar o conjunto atuador de profundidade de plantação 154 para mover da profundidade atual de plantação para a profundidade alvo de plantação em uma série de etapas incrementais. Isto pode ser feito em lugar de controlar o conjunto atuador 154 para se mover de forma contínua da profundidade atual para a profundidade alvo. A estimativa de força e velocidade de atuação para alterar a profundidade atual de plantação para a profundidade alvo de plantação pode ser feita em uma ampla variedade de outras maneiras também, e isto está indicado pelo bloco 376.[0077] Depth adjustment can also be made through a series of incremental changes. This is indicated by block 374. By way of example, it may be desirable to make a planting depth adjustment in incremental steps. Therefore, the output of the force/speed estimation logic 292 may be an output indicating how to control the planting depth actuator assembly 154 to move from the current planting depth to the target planting depth in a series of incremental steps. This can be done in lieu of controlling the actuator assembly 154 to move continuously from the current depth to the target depth. Estimating the force and speed of actuation to change the current planting depth to the target planting depth can be done in a wide variety of other ways as well, and this is indicated by block 376.

[0078] Como discutido acima, em um exemplo, as estimativas de força e velocidade podem ser feitas em um sistema que não tem qualquer força descendente adicional aplicada ou que não tem uma força descendente dinamicamente alterável (tal como em um sistema que não tem um atuador de força descendente hidráulico ou pneumático, mas está, em lugar disto, em um sistema que tem um sistema de força descendente relativamente estático, tal como um que comunica força descendente através de um conjunto de molas mecânicas ou de outras maneiras).[0078] As discussed above, in one example, force and velocity estimates can be made on a system that does not have any additional downward force applied or that does not have a dynamically changing downward force (such as in a system that does not have a hydraulic or pneumatic downforce actuator, but is instead in a system that has a relatively static downforce system, such as one that communicates downforce through a set of mechanical springs or in other ways).

[0079] Se, como indicado pelo bloco 378, o ajuste de profundidade de plantação não deve ser feito contra uma força descendente aplicada de forma ativa, então o gerador de sinal de controle de atuador de profundidade de plantação 312, de forma ilustrativa, controla o conjunto atuador de profundidade de plantação 154 para aplicar a força estimada (recebida do modelo 304) na velocidade de atuação (recebida do modelo 306) para alterar a profundidade de plantação. Isto está indicado pelo bloco 380. Novamente, isto pode ser provido como um sinal contínuo para atuar de forma contínua o conjunto atuador 154 (por exemplo, para girar o parafuso de avanço 180 ou outro atuador) para mover os braços de roda reguladora de profundidade 148 para alterar a profundidade de plantação em uma etapa de controle contínua. Isto pode também ser feito por fazer alterações incrementais que movem de forma incremental os braços de roda reguladora de profundidade 148 para alterar a profundidade de plantação de forma incremental, da profundidade atual de plantação para a profundidade alvo de plantação. Isto pode ser feito também de outras maneiras.[0079] If, as indicated by block 378, planting depth adjustment is not to be made against an actively applied downward force, then planting depth actuator control signal generator 312 illustratively controls the planting depth actuator assembly 154 to apply the estimated force (received from model 304) to the actuation speed (received from model 306) to change the planting depth. This is indicated by block 380. Again, this may be provided as a continuous signal to continuously actuate actuator assembly 154 (e.g., to rotate lead screw 180 or other actuator) to move the depth gauge wheel arms. 148 to change the planting depth in a continuous control step. This can also be done by making incremental changes that incrementally move the depth control wheel arms 148 to change the planting depth incrementally, from the current planting depth to the target planting depth. This can also be done in other ways.

[0080] Se, no bloco 378, for determinado que a alteração de profundidade de plantação deve ser feita contra uma força descendente aplicada de forma ativa, então, no bloco 382, o gerador de sinal de controle de força descendente 310 determina se a força descendente é aplicada por um sistema alterável de forma dinâmica, ou se é um sistema relativamente estático (por exemplo, baseado em mola mecânica). Se existir uma força descendente ativa aplicada à unidade de fileira, mas não é alterável de forma dinâmica, então, o processamento continua novamente no bloco 380 onde o gerador de sinal de controle de atuador de profundidade de plantação 312 gera sinais de controle para controlar o conjunto atuador de profundidade de plantação 154 para alterar a profundidade de plantação como discutido acima.[0080] If, in block 378, it is determined that the planting depth change must be made against an actively applied downward force, then, in block 382, the downward force control signal generator 310 determines whether the downward force descending is applied by a dynamically changeable system, or whether it is a relatively static system (e.g. based on a mechanical spring). If there is an active downward force applied to the row unit, but it is not dynamically changeable, then processing continues again at block 380 where planting depth actuator control signal generator 312 generates control signals to control the planting depth actuator assembly 154 for changing the planting depth as discussed above.

[0081] Todavia, se, no bloco 382, for determinado que a força descendente aplicada de forma ativa é de natureza dinâmica, e que pode ser controlada rapidamente, então o gerador de sinal de controle de força descendente 310 gera sinais de controle para controlar o atuador de força descendente 126 para remover a força descendente aplicada de forma ativa. Isto está indicado pelo bloco 384. No exemplo descrito aqui, isto é feito por controlar o atuador de força descendente 126 para se tornar passivo ou para controlar o atuador para remover de forma ativa a força descendente também de outras maneiras. Isto está indicado pelos blocos 386 e 388. Também, em um exemplo, a unidade de fileira pode ser temporariamente levantada para fora do solo de forma que a força descendente aplicada de forma ativa não mais esteja trabalhando contra a alteração de ajuste de profundidade (por exemplo, a alteração pode ser feita durante uma volta na cabeceira ou durante uma breve pausa enquanto a unidade de fileira 106 está levantada para fora do solo). Esses são somente exemplos.[0081] However, if, in block 382, it is determined that the actively applied downward force is dynamic in nature, and that it can be controlled quickly, then the downward force control signal generator 310 generates control signals to control the downforce actuator 126 to remove the actively applied downforce. This is indicated by block 384. In the example described here, this is done by controlling the downforce actuator 126 to become passive or by controlling the actuator to actively remove the downforce in other ways as well. This is indicated by blocks 386 and 388. Also, in one example, the row unit may be temporarily lifted out of the ground so that the actively applied downward force is no longer working against the depth setting change (e.g. For example, the change may be made during a headland turn or during a brief pause while the row unit 106 is raised off the ground). These are just examples.

[0082] O gerador de sinal de controle de atuador de profundidade de plantação 312 gera então sinais de controle 316 para controlar o conjunto atuador de profundidade de plantação 154 para alterar a profundidade de plantação. Isto está indicado pelo bloco 390 no fluxograma da figura 10. Será notado que, como descrito acima, o conjunto atuador de profundidade de plantação 154 pode ser incorporado no atuador de força descendente 126, de forma que o atuador de força descendente 126 também inclua um atuador de força ascendente que pode exercer força ascendente na unidade de fileira, em lugar disto de apenas força descendente. Neste caso, o atuador de força ascendente pode ser controlado também na realização da alteração de profundidade de plantação. Isto está indicado pelo bloco 392. A profundidade de plantação pode ser alterada por controle de um conjunto atuador de profundidade de plantação separado 154, como discutido acima. Isto está indicado pelo bloco 394. O atuador (por exemplo, o motor) no conjunto atuador de profundidade de plantação 154 pode ser controlado na velocidade de atuação estimada de forma que o ajuste de profundidade de plantação seja feito sobre certo período de tempo. Isto está indicado pelo bloco 396. O conjunto atuador de profundidade de plantação 154 pode ser controlado com base em um contorno de cova desejado. Por exemplo, ele pode ser controlado para fazer o ajuste, enquanto considera a velocidade da máquina de plantação 100, de forma que a alteração da profundidade atual para a profundidade alvo seja feita de acordo com um contorno de cova desejado (de forma que a cova não altere a profundidade demasiadamente rapidamente sobre uma dada distância linear) ou de outra maneira. O controle do conjunto atuador de profundidade de plantação com base em um contorno de cova desejado é indicado pelo bloco 398.[0082] The planting depth actuator control signal generator 312 then generates control signals 316 to control the planting depth actuator assembly 154 to change the planting depth. This is indicated by block 390 in the flowchart of Figure 10. It will be noted that, as described above, the planting depth actuator assembly 154 may be incorporated into the downforce actuator 126, such that the downforce actuator 126 also includes a upward force actuator that can exert upward force on the row unit, rather than just downward force. In this case, the upward force actuator can also be controlled when changing the planting depth. This is indicated by block 392. The planting depth can be changed by controlling a separate planting depth actuator assembly 154, as discussed above. This is indicated by block 394. The actuator (e.g., the motor) in the planting depth actuator assembly 154 can be controlled at the estimated actuation speed so that the planting depth adjustment is made over a certain period of time. This is indicated by block 396. Planting depth actuator assembly 154 can be controlled based on a desired pit contour. For example, it can be controlled to make the adjustment, while considering the speed of the planting machine 100, so that the change from the current depth to the target depth is made in accordance with a desired pit contour (so that the pit do not change depth too quickly over a given linear distance) or otherwise. Control of the planting depth actuator assembly based on a desired pit contour is indicated by block 398.

[0083] Uma vez quando a nova profundidade de plantação é obtida, então o gerador de sinal de controle de atuador de profundidade de plantação 312 gera sinais de controle para controlar o conjunto atuador de profundidade de plantação 154 para travar a nova profundidade de plantação no lugar. Isto está indicado pelo bloco 400. A título de exemplo, pode ser que o conjunto atuador de profundidade de plantação 154 inclua o acionamento de parafuso sem-fim. Neste caso, uma vez quando a profundidade alvo de plantação é obtida, o acionamento de parafuso sem-fim é autotravante. Em outro exemplo, a nova profundidade de plantação pode ser travada de outras maneiras, de forma que forças ou acelerações aplicadas à unidade de fileira 106 através das rodas reguladoras de profundidade 116 não transmitam de volta para o atuador (por exemplo, o motor elétrico ou outro motor) no conjunto atuador de profundidade de plantação 154. Em lugar disto, aquelas forças ou acelerações são, de forma ilustrativa, transmitidas para a armação da máquina de plantação, tal como o flanco 152, ou outros mecanismos estruturais.[0083] Once the new planting depth is obtained, then the planting depth actuator control signal generator 312 generates control signals to control the planting depth actuator assembly 154 to lock the new planting depth at the place. This is indicated by block 400. By way of example, the planting depth actuator assembly 154 may include the worm drive. In this case, once the target planting depth is obtained, the worm drive is self-locking. In another example, the new planting depth may be locked in other ways so that forces or accelerations applied to the row unit 106 via the depth adjusting wheels 116 do not transmit back to the actuator (e.g., the electric motor or another motor) in the planting depth actuator assembly 154. Instead, those forces or accelerations are, illustratively, transmitted to the frame of the planting machine, such as the flank 152, or other structural mechanisms.

[0084] O ajuste de profundidade de plantação pode também ser feito de uma ampla variedade de outras maneiras. Isto está indicado pelo bloco 402 no fluxograma da figura 10.[0084] Planting depth adjustment can also be done in a wide variety of other ways. This is indicated by block 402 in the flowchart of figure 10.

[0085] Uma vez quando o ajuste de profundidade de plantação foi feito e travado, então o gerador de sinal de controle de força descendente 310, de forma ilustrativa, controla o atuador de força descendente 126 para reaplicar a força descendente ativa que foi removida no bloco 384. A reaplicação da força descendente depois que o ajuste de profundidade de plantação foi feito é indicada pelo bloco 404 no fluxograma da figura 10.[0085] Once the planting depth adjustment has been made and locked, then the downforce control signal generator 310, illustratively, controls the downforce actuator 126 to reapply the active downforce that was removed in the block 384. The reapplication of downward force after the planting depth adjustment has been made is indicated by block 404 in the flowchart of figure 10.

[0086] Será apreciado que, em um exemplo, o sistema de controle de profundidade de plantação 278 pode continuar a monitorar vários sinais de sensor e outras entradas e fazer alterações de profundidade de plantação, em movimento, até a operação de plantação ser completada. Isto está indicado pelo bloco 406 no fluxograma da figura 10.[0086] It will be appreciated that, in one example, the planting depth control system 278 may continue to monitor various sensor signals and other inputs and make planting depth changes, on the fly, until the planting operation is completed. This is indicated by block 406 in the flowchart of figure 10.

[0087] A figura 11 é um diagrama de blocos de um exemplo do sistema de calibragem de profundidade de plantação 295. No exemplo mostrado na figura 11, o sistema 295 é visto recebendo um disparador de início de calibragem 410, sinal de torque de motor 412, e pode receber uma ampla variedade de outros itens 414. Com base nos itens recebidos, ele fornece uma curva de controle ajustada 416 que o sistema de controle de profundidade de plantação 278 pode usar para controlar a profundidade de plantação. Como discutido acima, a lógica de gerador de sinal de controle 294 pode acessar uma curva de controle que traça a profundidade de plantação desejada versus uma indicação da posição do batente mecânico 150. Todavia, uma posição do batente mecânico 150 é determinada com base nas cinemáticas do sistema físico (tais como as medições, ângulos, relações físicas, etc., em porções da unidade de fileira e do conjunto atuador de profundidade de plantação 154 que são usados para ajustar a profundidade de plantação). Os vários valores cinemáticos podem ser obtidos no momento da fabricação, ou eles podem ser alimentados posteriormente. Alguns daqueles valores podem também ser sensoreados.[0087] Figure 11 is a block diagram of an example of the planting depth calibration system 295. In the example shown in Figure 11, the system 295 is seen receiving a calibration start trigger 410, motor torque signal 412, and can receive a wide variety of other items 414. Based on the items received, it provides an adjusted control curve 416 that the planting depth control system 278 can use to control the planting depth. As discussed above, the control signal generator logic 294 can access a control curve that plots the desired planting depth versus an indication of the position of the mechanical stop 150. However, a position of the mechanical stop 150 is determined based on the kinematics of the physical system (such as measurements, angles, physical relationships, etc., on portions of the row unit and planting depth actuator assembly 154 that are used to adjust planting depth). The various kinematic values can be obtained at the time of manufacture, or they can be fed in later. Some of those values can also be sensed.

[0088] Existem algumas condições sob as quais os valores cinemáticos podem alterar. Por exemplo, quando uma unidade de fileira 106 é usada, os abridores 114 e as rodas reguladoras de profundidade 116 podem exibir desgaste. Isto pode causar com que seus diâmetros se alterem, e eles podem não se alterar uniformemente uns com relação aos outros. Por conseguinte, uma posição de batente mecânico 150, quando ele se apoia contra braços de roda reguladora de profundidade 148, pode resultar em uma diferente profundidade de plantação que antes das rodas reguladoras de profundidade 116 e abridores 114 se desgastarem. Também, os valores cinemáticos usados para gerar a curva de controle podem se alterar com base nas tolerâncias de fabricação e montagem. Por conseguinte, de uma unidade de fileira para a próxima, os valores cinemáticos podem ser ligeiramente diferentes, mesmo quando as partes são novas. Esses e outros fatores podem afetar os valores cinemáticos e podem assim afetar a relação entre uma posição de batente mecânico 150 ao longo do parafuso de avanço 180, e a profundidade de plantação resultante. Assim, o sistema de calibragem de profundidade de plantação 295 pode realizar de forma intermitente um processo de calibragem que ajusta a curva de controle com base nos novos valores cinemáticos identificados durante o processo de calibragem. A curva de controle ajustada 416 pode então ser usada pelo sistema de controle de profundidade de plantação 278 para controlar a profundidade de plantação.[0088] There are some conditions under which kinematic values may change. For example, when a row unit 106 is used, openers 114 and depth adjuster wheels 116 may exhibit wear. This can cause their diameters to change, and they may not change uniformly with respect to each other. Therefore, a position of mechanical stop 150, when it rests against depth adjusting wheel arms 148, may result in a different planting depth than before the depth adjusting wheels 116 and openers 114 wear out. Also, the kinematic values used to generate the control curve may change based on manufacturing and assembly tolerances. Therefore, from one row unit to the next, the kinematic values may be slightly different, even when the parts are new. These and other factors may affect kinematic values and may thus affect the relationship between a position of mechanical stop 150 along lead screw 180, and the resulting planting depth. Thus, the planting depth calibration system 295 can intermittently perform a calibration process that adjusts the control curve based on new kinematic values identified during the calibration process. The adjusted control curve 416 can then be used by the planting depth control system 278 to control the planting depth.

[0089] No exemplo mostrado na figura 11, o sistema de calibragem de profundidade de plantação 295 inclui, de forma ilustrativa, a lógica de detecção de disparador de calibragem 418, a lógica de posição de membro de contato de braço 420, a lógica de sensoriamento de torque de motor 422, a lógica de rastreamento de revolução de motor 424, a lógica de detecção de posição de membro de contato de braço 426, a lógica de identificador de ponto zero de curva de calibragem 428, a lógica de ajuste de curva de controle 430, a lógica de cálculo de desgaste 431, e pode incluir uma ampla variedade de outros itens 432. Antes da descrição da operação do sistema 295 em mais detalhe, uma breve descrição de alguns dos itens no sistema 295, e sua operação, será primeiramente provida.[0089] In the example shown in Figure 11, the planting depth calibration system 295 illustratively includes calibration trigger detection logic 418, arm contact member position logic 420, engine torque sensing logic 422, engine revolution tracking logic 424, arm contact member position detection logic 426, calibration curve zero point identifier logic 428, curve adjustment logic control system 430, wear calculation logic 431, and may include a wide variety of other items 432. Before describing the operation of system 295 in more detail, a brief description of some of the items in system 295, and their operation, will be provided first.

[0090] A lógica de detecção de disparador de calibragem 418 detecta um disparador de início de calibragem 410 que indica que uma operação de calibragem deve ser realizada. Isto pode incluir uma entrada de operador, ou pode incluir um disparador automático, tal como onde o sistema monitora um número de acres que foram plantados desde que o último processo de calibragem foi realizado. Esses e outros disparadores são discutidos abaixo.[0090] Calibration trigger detection logic 418 detects a calibration start trigger 410 that indicates that a calibration operation must be performed. This may include operator input, or it may include an automatic trigger, such as where the system monitors a number of acres that have been planted since the last calibration process was performed. These and other triggers are discussed below.

[0091] A lógica de posicionamento de membro de contato 420, de forma ilustrativa, gera uma saída para a lógica de gerador de sinal de controle 294 (mostrada na figura 9) para gerar sinais de controle para mover o batente mecânico (ou membro de contato de braço) 150 para uma posição desejada ao longo do parafuso de avanço 180. A lógica de sensoriamento de torque de motor 422, de forma ilustrativa, recebe um sinal de torque de motor 412 indicativo do torque do motor acionando o parafuso de avanço 180, no conjunto atuador de profundidade de plantação 154. A lógica de rastreamento de revolução de motor 424 pode incluir um sensor de revolução, ou outro sensor que sensoreia um número de revoluções realizadas pela saída do motor acionando o parafuso de avanço 180. A lógica de detecção de posição de membro de contato de braço 426, de forma ilustrativa, detecta uma posição do batente mecânico (ou membro de contato de braço) 150. Isto está descrito em maior detalhe abaixo. A lógica de identificador de ponto zero de curva de calibragem 428, de forma ilustrativa, identifica um novo ponto de calibragem, e a lógica de ajuste de curva de controle 430 recalibra (ou ajusta) a curva de controle, com base nos pontos de calibragem que são identificados durante a operação de calibragem. A lógica de cálculo de desgaste 431 pode calcular o desgaste no abridor 114 e/ou nas rodas reguladoras de profundidade 116. Isto está também discutido em maior detalhe abaixo.[0091] The contact member positioning logic 420, illustratively, generates an output to the control signal generator logic 294 (shown in Figure 9) to generate control signals to move the mechanical stop (or contact member). arm contact) 150 to a desired position along the lead screw 180. The motor torque sensing logic 422, illustratively, receives a motor torque signal 412 indicative of the torque of the motor driving the lead screw 180 , in the planting depth actuator assembly 154. The motor revolution tracking logic 424 may include a revolution sensor, or other sensor that senses a number of revolutions made by the motor output driving the lead screw 180. arm contact member position detection 426, illustratively, detects a position of the mechanical stop (or arm contact member) 150. This is described in greater detail below. The calibration curve zero point identifier logic 428 illustratively identifies a new calibration point, and the control curve adjustment logic 430 recalibrates (or adjusts) the control curve based on the calibration points. which are identified during the calibration operation. Wear calculation logic 431 can calculate wear on opener 114 and/or depth adjuster wheels 116. This is also discussed in greater detail below.

[0092] Como mencionado, a lógica de ajuste de curva de controle 430 ajusta a curva de controle com base nos pontos de calibragem identificados pela lógica de identificador de ponto de calibragem 428. Em um exemplo, o processo de calibragem pode ser realizado para uma pluralidade de diferentes pontos de calibragem, e a curva de controle pode ser ajustada com base naqueles pontos. Em outro exemplo, o processo de calibragem pode ser realizado para identificar um único ponto de calibragem, e a curva de controle pode ser ajustada com base neste ponto de calibragem.[0092] As mentioned, the control curve adjustment logic 430 adjusts the control curve based on the calibration points identified by the calibration point identifier logic 428. In one example, the calibration process can be performed for a plurality of different calibration points, and the control curve can be adjusted based on those points. In another example, the calibration process can be performed to identify a single calibration point, and the control curve can be adjusted based on this calibration point.

[0093] As figuras 12A-12C (doravante referidas como a figura 12) mostram um fluxograma ilustrando um exemplo da operação do sistema de calibragem de profundidade de plantação 295 na realização de um processo de calibragem. As figuras 13A-13D são ilustrações esquemáticas/simbólicas de uma porção da unidade de fileira 106, para ilustrar partes diferentes do processo de calibragem. Alguns itens nas figuras 13A-13D são similares àqueles mostrados na figura 4, e eles são enumerados de forma similar. As figuras 12A-13D serão agora descritas umas em conjunção com as outras.[0093] Figures 12A-12C (hereinafter referred to as figure 12) show a flowchart illustrating an example of the operation of the planting depth calibration system 295 in carrying out a calibration process. Figures 13A-13D are schematic/symbolic illustrations of a portion of the row unit 106, to illustrate different parts of the calibration process. Some items in Figures 13A-13D are similar to those shown in Figure 4, and they are enumerated in a similar manner. Figures 12A-13D will now be described in conjunction with each other.

[0094] Em um exemplo, a lógica de detecção de disparador de calibragem 418 primeiramente detecta um disparador de início de calibragem. Isto está indicado pelo bloco 434 no fluxograma da figura 12. O disparador de início de calibragem 410 pode assumir uma variedade de formas diferentes. Por exemplo, ele pode ser uma entrada de operador 436, ou ele pode ser uma indicação que um limite de uso foi atingido, como indicado pelo bloco 438. Por exemplo, o disparador de início de calibragem 410 pode ser gerado quando o sistema de controle 260 determinar que uma unidade de fileira foi usada para semear um número limite de acres, ou que ele foi usado por uma quantidade de tempo limite. Em outro exemplo, o limite de uso 438 pode ser determinado com base no tipo do solo, de forma que se o solo é mais provável que promova desgaste, então o disparador é gerado mais cedo que se o solo é menos provável que promova desgaste. O disparador de início de calibragem pode ser gerado com base em uma ampla variedade de outros critérios que podem também indicar desgaste, e isto está indicado pelo bloco 440.[0094] In one example, calibration trigger detection logic 418 first detects a calibration start trigger. This is indicated by block 434 in the flowchart of Figure 12. The calibration start trigger 410 can take a variety of different forms. For example, it may be an operator input 436, or it may be an indication that a usage limit has been reached, as indicated by block 438. For example, calibration start trigger 410 may be generated when the control system 260 determine that a row unit was used to seed a limit number of acres, or that it was used for a limit amount of time. In another example, the use threshold 438 may be determined based on soil type, such that if the soil is more likely to promote weathering, then the trigger is generated sooner than if the soil is less likely to promote weathering. The calibration start trigger can be generated based on a wide variety of other criteria that can also indicate wear, and this is indicated by block 440.

[0095] Uma vez quando o disparador de início de calibragem foi detectado, então a lógica de posicionamento de membro de contato 420 posiciona o membro de contato de braço (ou batente mecânico) 150 para a profundidade máxima de plantação. Isto está indicado pelo bloco 442. Um exemplo disto é ilustrado na representação simbólica mostrada na figura 13A. Pode ser visto que o membro de contato de braço 150 foi movido para sua posição mais próxima ao mancal 182 (ou para outra posição conhecida ao longo de sua extensão de deslocamento). Ele está também fora de contato com braço da roda reguladora de profundidade 138. Isto está indicado pelo bloco 444 no fluxograma da figura 12. O membro de contato de braço 150 pode ser posicionado para a profundidade máxima de plantação também de outras maneiras, e isto está indicado pelo bloco 446.[0095] Once the calibration start trigger has been detected, then the contact member positioning logic 420 positions the arm contact member (or mechanical stop) 150 to the maximum planting depth. This is indicated by block 442. An example of this is illustrated in the symbolic representation shown in Figure 13A. It can be seen that the arm contact member 150 has been moved to its position closest to the bearing 182 (or to another known position along its travel range). It is also out of contact with the depth control wheel arm 138. This is indicated by block 444 in the flowchart of Figure 12. The arm contact member 150 can be positioned for maximum planting depth in other ways as well, and this is indicated by block 446.

[0096] A seguir, a unidade de fileira 106 é abaixada (e a plantadeira inteira pode ser abaixada) para a base relativamente plana. Isto está indicado pelo bloco 448. Em um exemplo, o solo pode ser uma superfície firme, tal como concreto, de forma que nem a roda reguladora de profundidade 116 nem o abridor 114 penetrem no solo. Isto está indicado pelo bloco 450. Ela é também controlada de forma que tanto as rodas reguladoras de profundidade 116 quanto o abridor 114 estejam em contato com o solo, como indicado pelo bloco 452. Isto assegura que as porções inferiores dos abridores 114 e as rodas reguladoras de profundidade 116 sejam geralmente coplanares, em um plano horizontal, geralmente definido pela superfície de solo 454. Isto está também indicado pelo bloco 456 e pode ser detectado de forma automática ou através de observação, como indicado pelo bloco 457 no fluxograma da figura 12.[0096] Next, the row unit 106 is lowered (and the entire planter can be lowered) onto the relatively flat base. This is indicated by block 448. In one example, the ground may be a firm surface, such as concrete, so that neither the depth adjusting wheel 116 nor the opener 114 penetrates the ground. This is indicated by block 450. It is also controlled so that both the depth adjusting wheels 116 and the opener 114 are in contact with the ground, as indicated by block 452. This ensures that the lower portions of the openers 114 and the wheels depth regulators 116 are generally coplanar, in a horizontal plane, generally defined by the ground surface 454. This is also indicated by block 456 and can be detected automatically or through observation, as indicated by block 457 in the flowchart of figure 12 .

[0097] A figura 13A mostra também que, em um exemplo, os braços de roda reguladora de profundidade 148 incluem um alvo de sensor 458, juntamente com um sensor de distância 460 (que pode ser um sensor indutivo, ou outro sensor) que mede a distância ao alvo 458. O alvo 458 é adelgaçado de forma que, quando o braço de roda reguladora de profundidade 148 pivota em torno do ponto de pivô 156, a distância entre sensor 460 e alvo 458 se altera aproximadamente linearmente (ou em outra relação conhecida) com a alteração do ângulo da roda reguladora de profundidade.[0097] Figure 13A also shows that, in one example, the depth control wheel arms 148 include a sensor target 458, together with a distance sensor 460 (which may be an inductive sensor, or other sensor) that measures the distance to the target 458. The target 458 is thinned so that, when the depth control wheel arm 148 pivots about the pivot point 156, the distance between sensor 460 and target 458 changes approximately linearly (or in another relationship known) by changing the angle of the depth adjustment wheel.

[0098] Retornando novamente para o fluxograma da figura 12, uma vez quando a unidade de fileira 106 é abaixada sobre o chão relativamente plano, então a lógica de detecção de posição de membro de contato de braço 426 mede a posição da roda reguladora de profundidade usando o sensor de posição 460 e o alvo 458, ou outro sensor. Isto está indicado pelo bloco 462 no fluxograma da figura 12. Em um exemplo, a medição é feita para ambas as rodas reguladoras de profundidade em um par de rodas reguladoras de profundidade, como indicado pelo bloco 464. A medição pode ser feita também de outras maneiras, e isto está indicado pelo bloco 466.[0098] Returning again to the flowchart of Figure 12, once the row unit 106 is lowered onto the relatively flat floor, then the arm contact member position detection logic 426 measures the position of the depth adjuster wheel using position sensor 460 and target 458, or another sensor. This is indicated by block 462 in the flowchart of figure 12. In one example, the measurement is made for both depth control wheels on a pair of depth control wheels, as indicated by block 464. The measurement can also be made from other ways, and this is indicated by block 466.

[0099] A lógica de posicionamento de membro de contato 420 gera então um sinal de controle e provê o mesmo para a lógica de gerador de sinal de controle 294 para atuar o motor para mover o batente mecânico (ou membro de contato de braço) 150 em uma direção para diminuir a profundidade de plantação. Com referência novamente à figura 13A, isto irá causar com que o batente mecânico 150 se mova mais na direção para o mancal 184. A atuação do motor para mover o batente mecânico 150 nesta direção é indicada pelo bloco 468 no fluxograma da figura 12. Enquanto isto está acontecendo, a lógica de rastreamento de revolução de motor 424 rastreia o número de revoluções do motor, quando está movendo batente mecânico 150. O rastreamento das revoluções de motor é indicado pelo bloco 470.[0099] The contact member positioning logic 420 then generates a control signal and provides the same to the control signal generator logic 294 to actuate the motor to move the mechanical stop (or arm contact member) 150 in one direction to decrease planting depth. Referring again to Figure 13A, this will cause the mechanical stop 150 to move more in the direction toward the bearing 184. Motor actuation to move the mechanical stop 150 in this direction is indicated by block 468 in the flow chart of Figure 12. While this is happening, engine revolution tracking logic 424 tracks the number of engine revolutions when it is moving mechanical stop 150. Engine revolution tracking is indicated by block 470.

[00100] Isto continua até a lógica de sensoriamento de torque de motor 422 sensorear que o batente mecânico 150 entrou em contato com braço de roda reguladora de profundidade 148, como está ilustrado no diagrama simbólico mostrado na figura 13B. Em um exemplo, quando isto ocorre, a saída de torque pelo motor girando o parafuso de avanço 180 irá aumentar, e isto será indicado pelo sinal de torque de motor 412. Quando isto ocorre, a lógica de posicionamento de membro de contato 420 fornece um sinal para a lógica de gerador de sinal de controle 294 de forma que ela pare a rotação do motor. A determinação de que o batente mecânico 150 está em contato com um braço de roda reguladora de profundidade 148, como através de um aumento em torque de motor ou de outra maneira, é indicada pelos blocos 472, 474 e 476 na figura 12. A paralisação do motor, uma vez quando o batente mecânico 150 entra em contato com braço de roda reguladora de profundidade 148, é indicada pelo bloco 478.[00100] This continues until the engine torque sensing logic 422 senses that the mechanical stop 150 has contacted the depth regulating wheel arm 148, as illustrated in the symbolic diagram shown in figure 13B. In one example, when this occurs, the torque output by the motor by turning the lead screw 180 will increase, and this will be indicated by the motor torque signal 412. When this occurs, the contact member positioning logic 420 provides a signal to the control signal generator logic 294 so that it stops the engine rotation. The determination that the mechanical stop 150 is in contact with a depth regulating wheel arm 148, such as through an increase in engine torque or otherwise, is indicated by blocks 472, 474 and 476 in Figure 12. The stoppage of the engine, once when the mechanical stop 150 comes into contact with the depth adjusting wheel arm 148, is indicated by the block 478.

[00101] A lógica de detecção de posição de membro de contato de braço 426 então determina uma posição, ao longo de sua extensão de deslocamento, do membro de contato de braço (ou batente mecânico) 150. Isto está indicado pelo bloco 480 no fluxograma da figura 12. Isto pode ser feito em uma variedade de maneiras diferentes. Por exemplo, usando o número de revoluções do motor, como indicado pelo bloco 482, que foram requeridas para mover o batente mecânico 150 de uma posição mostrada na figura 13A para uma posição mostrada na figura 13B, juntamente com a relação de transmissão de qualquer caixa de transmissão que é instalada entre o eixo de acionamento de motor e o parafuso de avanço 180 (como indicado pelo bloco 484), juntamente com o passo do parafuso no parafuso de avanço 180 (como indicado pelo bloco 486), a lógica 426 pode identificar quão longe o batente mecânico 150 se moveu através de sua extensão de movimento ao longo do parafuso de avanço 180. Uma posição ao longo de sua extensão de deslocamento pode ser identificada também de outras maneiras, e isto está indicado pelo bloco 488.[00101] The arm contact member position detection logic 426 then determines a position, along its travel length, of the arm contact member (or mechanical stop) 150. This is indicated by block 480 in the flow chart from figure 12. This can be done in a variety of different ways. For example, using the number of engine revolutions, as indicated by block 482, that were required to move the mechanical stop 150 from a position shown in Figure 13A to a position shown in Figure 13B, together with the gear ratio of any gearbox. that is installed between the motor drive shaft and the lead screw 180 (as indicated by block 484), together with the screw pitch on the lead screw 180 (as indicated by block 486), logic 426 can identify how far the mechanical stop 150 has moved through its travel range along the lead screw 180. A position along its travel range can be identified in other ways as well, and this is indicated by block 488.

[00102] Uma vez quando esta posição é conhecida, a lógica de identificador de ponto de calibragem 428, de forma ilustrativa, identifica isto como um ponto zero na curva de calibragem, em que a roda reguladora de profundidade 116 e o abridor 114 estão na exata mesma altura de forma que a correspondente profundidade de plantação seria zero. A lógica de ajuste de curva de controle 430 ajusta então a curva de controle com base no ponto zero de calibragem identificado. Isto está indicado pelo bloco 490 no fluxograma da figura 12. A identificação deste ponto de calibragem como um ponto de calibragem zero na curva de controle é indicada pelo bloco 492. Ela, de forma ilustrativa, desloca a curva de controle com base no novo ponto zero, e isto está indicado pelo bloco 494. Ela pode ajustar a curva de controle para acomodar desgaste ou outras alterações na cinemática do sistema, também de outras maneiras, e isto está indicado pelo bloco 496.[00102] Once this position is known, the calibration point identifier logic 428 illustratively identifies this as a zero point on the calibration curve, where the depth adjuster wheel 116 and the opener 114 are in the exact same height so that the corresponding planting depth would be zero. The control curve adjustment logic 430 then adjusts the control curve based on the identified calibration zero point. This is indicated by block 490 in the flowchart of figure 12. The identification of this calibration point as a zero calibration point on the control curve is indicated by block 492. It, illustratively, shifts the control curve based on the new point zero, and this is indicated by block 494. It can adjust the control curve to accommodate wear or other changes in the system kinematics, in other ways as well, and this is indicated by block 496.

[00103] A lógica de cálculo de desgaste 431 então, de forma ilustrativa, calcula o desgaste no abridor e nas rodas reguladoras de profundidade. Isto está indicado pelo bloco 498. Em um exemplo, onde um sensor de posição de roda reguladora de profundidade 460 é usado, e onde a lógica de detecção de posição de membro de contato de braço 426 é também usada (que calcula uma posição de batente mecânico 150 com base nas revoluções do motor e na relação de transmissão e passo do parafuso), então a lógica de cálculo de desgaste 431 pode calcular o desgaste tanto na roda reguladora de profundidade 116 quanto no abridor 114. Todavia, onde somente um daqueles sensores de posição é usado, então o desgaste combinado tanto do abridor 114 quando da roda reguladora de profundidade 116 pode ser calculado. O cálculo do desgaste combinado é indicado pelo bloco 500 e o cálculo separado do desgaste da roda reguladora de profundidade e do desgaste do abridor é indicado pelo bloco 502.[00103] The wear calculation logic 431 then, illustratively, calculates the wear on the opener and depth adjusting wheels. This is indicated by block 498. In one example, where a depth gauge wheel position sensor 460 is used, and where arm contact member position detection logic 426 is also used (which calculates a stop position mechanic 150 based on engine revolutions and gear ratio and screw pitch), then wear calculation logic 431 can calculate wear on both the depth adjuster wheel 116 and the opener 114. However, where only one of those sensors of position is used, then the combined wear of both the opener 114 and the depth adjusting wheel 116 can be calculated. The combined wear calculation is indicated by block 500 and the separate calculation of depth adjuster wheel wear and opener wear is indicated by block 502.

[00104] A lógica de cálculo de desgaste 431 então fornece uma indicação do desgaste nas rodas reguladoras de profundidade 116, e no abridor 114, e isto está indicado pelo bloco 504. Ele pode ser fornecido para um componente de armazenamento, como indicado pelo bloco 506, onde pode ser acessado a qualquer momento. Ele pode também ser exibido para o operador, como indicado pelo bloco 508. Em um exemplo, a lógica de cálculo de desgaste 431 compara o desgaste calculado com um limite de desgaste para determinar se a substituição das rodas reguladoras de profundidade 116 ou do abridor 114 é necessária. Isto está indicado pelo bloco 510. Se for necessária, isto pode ser levado para a atenção do operador (ou a atenção de outra pessoa) através de uma mensagem de alerta, ou outro tipo de mecanismo de saída. O fornecimento do desgaste pode ser feito também de outras maneiras, e isto está indicado pelo bloco 512.[00104] The wear calculation logic 431 then provides an indication of wear on the depth adjusting wheels 116, and the opener 114, and this is indicated by block 504. It may be provided to a storage component, as indicated by the block 506, where it can be accessed at any time. It may also be displayed to the operator, as indicated by block 508. In one example, wear calculation logic 431 compares the calculated wear to a wear limit to determine whether to replace depth adjuster wheels 116 or opener 114 is necessary. This is indicated by block 510. If necessary, this may be brought to the operator's attention (or someone else's attention) via an alert message, or other type of output mechanism. Providing wear can also be done in other ways, and this is indicated by block 512.

[00105] Como discutido acima, o sistema de calibragem de profundidade de plantação 295 pode realizar ou calibragem de ponto único (onde um único ponto de calibragem é identificado, como discutido acima com relação à figura 12) ou pode realizar uma calibragem multiponto, na qual múltiplos pontos de calibragem podem ser identificados e usados para ajustar a curva de calibragem. Se a calibragem multiponto deve ser realizada, como indicado pelo bloco 514, então, em um exemplo, um elemento de calibragem (ilustrado pelo elemento 516 nas figuras 13C e 13D) é colocado entre o solo e as rodas reguladoras de profundidade 114, enquanto que permite ao abridor 114 permanecer em contato com o solo. Em um exemplo, o elemento de calibragem 516 tem uma altura conhecida. Isto está indicado pelo bloco 518 no fluxograma da figura 12. A manutenção do abridor 114 em contato com o solo está indicada pelo bloco 520. O elemento de calibragem 516 pode ser colocado sob as rodas reguladoras de profundidade em uma única unidade de fileira 106, ou sob todas as rodas reguladoras de profundidade, de todas as unidades de fileira 106 na plantadeira. O elemento de calibragem pode ser colocado entre o solo e as rodas reguladoras de profundidade também de outras maneiras, e isto está indicado pelo bloco 522.[00105] As discussed above, the planting depth calibration system 295 can perform either single-point calibration (where a single calibration point is identified, as discussed above with respect to Figure 12) or can perform a multi-point calibration, in which case which multiple calibration points can be identified and used to fit the calibration curve. If multipoint calibration is to be performed, as indicated by block 514, then, in one example, a calibration element (illustrated by element 516 in Figures 13C and 13D) is placed between the ground and the depth adjusting wheels 114, while allows the opener 114 to remain in contact with the ground. In one example, the calibration element 516 has a known height. This is indicated by block 518 in the flowchart of figure 12. Maintaining the opener 114 in contact with the ground is indicated by block 520. The calibration element 516 can be placed under the depth adjusting wheels in a single row unit 106, or under all depth adjusting wheels of all row units 106 in the planter. The calibration element can be placed between the ground and the depth adjusting wheels in other ways as well, and this is indicated by block 522.

[00106] O sistema de calibragem de profundidade de plantação 295 então realiza as atuações de motor para mover o membro de contato de braço 150 a partir de uma extremidade de deslocamento para estar em contato com os braços de roda reguladora de profundidade 148, a fim de identificar outro ponto de calibragem na curva de controle. Isto está indicado pelo bloco 524 no fluxograma da figura 12, e é descrito em maior detalhe acima com relação às figuras 13A e 13B. Ele é mostrado também em mais detalhe nas figuras 13C e na figura 13D. Por exemplo, a figura 13C mostra que o membro de contato de braço 150 está em sua extensão mais afastada de deslocamento na direção para o mancal 182. A figura 13D mostra que o membro de contato de braço 150 foi agora movido até entrar em engate com braço de roda reguladora de profundidade 148. Novamente, isto pode ser sensoreado com base em um aumento em torque na saída do motor acionando o parafuso de avanço 180, ou de outras maneiras.[00106] The planting depth calibration system 295 then performs motor actuations to move the arm contact member 150 from a travel end to be in contact with the depth adjuster wheel arms 148 in order to to identify another calibration point on the control curve. This is indicated by block 524 in the flowchart of Figure 12, and is described in greater detail above with respect to Figures 13A and 13B. It is also shown in more detail in figures 13C and figure 13D. For example, Figure 13C shows that the arm contact member 150 is at its furthest extent of travel in the direction toward the bearing 182. Figure 13D shows that the arm contact member 150 has now been moved until it engages with depth control wheel arm 148. Again, this can be sensed based on an increase in torque at the engine output by driving the lead screw 180, or in other ways.

[00107] Uma vez quando a distância percorrida pelo membro 150 foi identificada (com base nas rotações do motor, qualquer relação de transmissão, no passo do parafuso de avanço 180, etc.), então isto, em combinação com o desvio conhecido entre abridor 114 e rodas reguladoras de profundidade 116 (com base na altura conhecida do elemento de calibragem 516), pode ser usado para identificar outro ponto de calibragem. A lógica de identificador de ponto de calibragem 428 identifica o ponto de calibragem, e a lógica de ajuste de curva de controle 430 ajusta a curva de controle novamente, com base no novo ponto de calibragem identificado. O ajuste da curva de controle com base no ponto de calibragem adicional é indicado pelo bloco 526 no fluxograma da figura 12.[00107] Once the distance traveled by member 150 has been identified (based on engine rotations, any gear ratio, lead screw pitch 180, etc.), then this, in combination with the known deviation between opener 114 and depth gauge wheels 116 (based on the known height of the calibration element 516), can be used to identify another calibration point. The calibration point identifier logic 428 identifies the calibration point, and the control curve adjustment logic 430 adjusts the control curve again based on the newly identified calibration point. Adjustment of the control curve based on the additional calibration point is indicated by block 526 in the flowchart in Figure 12.

[00108] Se elementos de calibragem adicionais 516, que têm diferentes, alturas conhecidas forem providos, então o mesmo processo pode ser repetido para identificar ainda mais pontos de calibragem quem pode ser usados para ajustar a curva de calibragem. Se mais pontos de calibragem devam ser identificados, como indicado pelo bloco 528 no fluxograma da figura 12, o processamento reverte para o bloco 518.[00108] If additional calibration elements 516, which have different, known heights are provided, then the same process can be repeated to identify even more calibration points which can be used to adjust the calibration curve. If more calibration points must be identified, as indicated by block 528 in the flowchart of Figure 12, processing reverts to block 518.

[00109] Caso contrário, todavia, então o sistema de controle de profundidade de plantação 578, de forma ilustrativa, controla o conjunto atuador de profundidade de plantação 154 usando a curva de controle ajustada 416. Isto está indicado pelo bloco 530 no fluxograma da figura 12.[00109] Otherwise, however, then the planting depth control system 578, illustratively, controls the planting depth actuator assembly 154 using the adjusted control curve 416. This is indicated by block 530 in the flowchart of the figure 12.

[00110] A presente discussão mencionou processadores e servidores. Em uma modalidade, os processadores e servidores incluem processadores de computador com memória e circuito de temporização associados, não separadamente mostrados. Eles são partes funcionais dos sistemas ou dispositivos aos quais eles pertencem e pelos quais são ativados, e facilitam a funcionalidade dos outros componentes ou itens naqueles sistemas.[00110] The present discussion mentioned processors and servers. In one embodiment, the processors and servers include computer processors with associated memory and timing circuitry, not separately shown. They are functional parts of the systems or devices to which they belong and by which they are activated, and they facilitate the functionality of other components or items in those systems.

[00111] Também, um número de exibições de interface de usuário foi discutido. Elas podem assumir uma ampla variedade de formas diferentes e podem ter uma ampla variedade de diferentes mecanismos de entrada atuáveis por usuário, dispostos nas mesmas. Por exemplo, os mecanismos de entrada atuáveis por usuário podem ser caixas de texto, caixas de verificação, ícones, conexões, menus pendentes, caixas de pesquisa, etc. Eles podem também ser atuados em uma ampla variedade de maneiras diferentes. Por exemplo, eles podem ser atuados usando um dispositivo de apontar e clicar (tal como uma esfera rolante ou mouse). Eles podem ser atuados usando botões de hardware, interruptores, uma alavanca de comando ou teclado, alavancas livres ou painéis de toque, etc. Eles podem também ser atuados usando um teclado virtual ou outros atuadores virtuais. Em adição, quando a tela na qual eles são exibidos é uma tela sensível ao toque, eles podem ser atuados usando gestos de toque. Também, quando o dispositivo que exibe os mesmos tem componentes de reconhecimento de voz, eles podem ser atuados usando comandos de voz.[00111] Also, a number of user interface views have been discussed. They can take a wide variety of different forms and can have a wide variety of different user-actuable input mechanisms arranged within them. For example, user-actuable input mechanisms can be text boxes, check boxes, icons, connections, drop-down menus, search boxes, etc. They can also be acted upon in a wide variety of different ways. For example, they can be actuated using a point-and-click device (such as a rolling ball or mouse). They can be actuated using hardware buttons, switches, a control lever or keyboard, free levers or touch panels, etc. They can also be actuated using a virtual keyboard or other virtual actuators. In addition, when the screen on which they are displayed is a touch screen, they can be actuated using touch gestures. Also, when the device displaying them has voice recognition components, they can be actuated using voice commands.

[00112] Um número de bancos de dados foi também discutido. Será notado que eles podem ser desmembrados em múltiplos bancos de dados. Todos podem ser locais para os sistemas que os acessam, todos podem ser remotos, ou alguns podem ser locais, enquanto outros são remotos. Todas dessas configurações são contempladas aqui.[00112] A number of databases were also discussed. It will be noted that they can be broken down into multiple databases. All may be local to the systems that access them, all may be remote, or some may be local while others are remote. All of these configurations are covered here.

[00113] Também, as figuras mostram um número de blocos com funcionalidade prescrita a cada bloco. Será notado que menos blocos podem ser usados, de forma que a funcionalidade seja realizada por menos componentes. Também, mais blocos podem ser usados com a funcionalidade distribuída entre mais componentes.[00113] Also, the figures show a number of blocks with functionality prescribed for each block. It will be noted that fewer blocks can be used, so that the functionality is performed by fewer components. Also, more blocks can be used with functionality distributed among more components.

[00114] Será também notado que os elementos das figuras 8 e 9, ou porções de dos mesmos, podem ser dispostos em uma ampla variedade de dispositivos diferentes. Alguns daqueles dispositivos incluem servidores, computadores de mesa, computadores portáteis, computadores táblete, ou outros dispositivos móveis, tais como computadores de bolso, telefones celulares, telefones inteligentes, reprodutores de multimídia, assistentes digitais pessoais, etc.[00114] It will also be noted that the elements of figures 8 and 9, or portions thereof, can be arranged in a wide variety of different devices. Some of those devices include servers, desktop computers, portable computers, tablet computers, or other mobile devices such as pocket computers, cell phones, smart phones, multimedia players, personal digital assistants, etc.

[00115] A figura 14 é um exemplo de um ambiente de computação no qual os elementos das figuras 8 e 9, ou partes dos mesmos, (por exemplo) podem ser desenvolvidos. Com referência à figura 14, um sistema de exemplo para implementar algumas modalidades inclui um dispositivo de computação de finalidade geral na forma de um computador 810. Os componentes de computador 810 podem incluir, mas não são limitados a, uma unidade de processamento 820 (que pode compreender processadores ou servidores mostrados nas figuras prévias), uma memória do sistema 830, e um barramento do sistema 821 que acopla vários componentes de sistema, incluindo a memória de sistema, à unidade de processamento 820. O barramento do sistema 821 pode ser qualquer de vários tipos de estruturas de barramento incluindo um barramento de memória ou controlador de memória, um barramento periférico, e um barramento local usando qualquer de uma variedade de arquiteturas de barramento. A memória e programas descritos com relação às figuras 8 e 9 podem ser desenvolvidos nas correspondentes porções da figura 14.[00115] Figure 14 is an example of a computing environment in which the elements of Figures 8 and 9, or parts thereof, (for example) can be developed. Referring to Figure 14, an example system for implementing some embodiments includes a general purpose computing device in the form of a computer 810. Computer components 810 may include, but are not limited to, a processing unit 820 (which may comprise processors or servers shown in the preceding figures), a system memory 830, and a system bus 821 that couples various system components, including system memory, to the processing unit 820. The system bus 821 may be any of various types of bus structures including a memory bus or memory controller, a peripheral bus, and a local bus using any of a variety of bus architectures. The memory and programs described with respect to figures 8 and 9 can be developed in the corresponding portions of figure 14.

[00116] O computador 810 tipicamente inclui uma variedade de meios legíveis por computador. Os meios legíveis por computador podem ser quaisquer meios disponíveis que podem ser acessados pelo computador 810 e inclui tanto meios voláteis quanto não voláteis, meios removíveis e não removíveis. A título de exemplo, e não de limitação, os meios legíveis por computador podem compreender meios de armazenamento de computador e meios de comunicação. O meio de armazenamento de computador é diferente de, e não inclui, um sinal de dados modulados ou onda portadora. Ele inclui meios de armazenamento de hardware incluindo meios removíeis e não removíveis, tanto voláteis quanto não voláteis, implementados em qualquer método ou tecnologia para o armazenamento de informação, tais como instruções legíveis por computador, estruturas de dados, módulos de programa ou outros dados. Os meios de armazenamento de computador incluem, mas não são limitados a, RAM, ROM, EEPROM, memória flash ou outra tecnologia de memória, CD-ROM, discos versáteis digitais (DVD) ou outro armazenamento por disco óptico, cassetes magnéticos, fita magnética, armazenamento por disco magnético ou outros dispositivos de armazenamento magnéticos, ou qualquer outro meio que pode ser usado para armazenar a informação desejada e que pode ser acessado por computador 810. Os meios de comunicação podem incorporar instruções legíveis por computador, estruturas de dados, módulos de programa ou outros dados em um mecanismo de transporte e incluem qualquer meio de fornecimento de informação. O termo “sinal de dados modulados” significa um sinal que tem uma ou mais de suas características ajustadas ou alteradas de uma tal maneira a codificar informação no sinal.[00116] Computer 810 typically includes a variety of computer-readable media. The computer-readable media can be any available media that can be accessed by the computer 810 and includes both volatile and non-volatile media, removable media and non-removable media. By way of example, and not limitation, computer readable media may comprise computer storage media and communication media. Computer storage medium is different from, and does not include, a modulated data signal or carrier wave. It includes hardware storage media including removable and non-removable media, both volatile and non-volatile, implemented in any method or technology for storing information, such as computer-readable instructions, data structures, program modules or other data. Computer storage media includes, but is not limited to, RAM, ROM, EEPROM, flash memory or other memory technology, CD-ROM, digital versatile discs (DVD) or other optical disc storage, magnetic cassettes, magnetic tape , storage by magnetic disk or other magnetic storage devices, or any other medium that can be used to store the desired information and that can be accessed by computer 810. The media can incorporate computer readable instructions, data structures, modules of program or other data in a transport mechanism and includes any means of providing information. The term “modulated data signal” means a signal that has one or more of its characteristics adjusted or altered in such a way as to encode information in the signal.

[00117] A memória do sistema 830 inclui meios de armazenamento de computador na forma de memória volátil e/ou não volátil, tal como memória exclusivamente de leitura (ROM) 831 e memória de acesso aleatório (RAM) 832. Um sistema de entrada/saída básico 833 (BIOS), contendo as rotinas básicas que ajudam a transferir informação entre os elementos dentro do computador 810, tais como durante a inicialização, é tipicamente armazenado na ROM 831. A RAM 832 tipicamente contém dados e/ou módulos de programa que são imediatamente acessíveis a, e/ou atualmente sendo operados por, a unidade de processamento 820. A título de exemplo, e não de limitação, a figura 14 ilustra o sistema operacional 834, programas de aplicação 835, outros módulos de programa 836, e dados de programa 837.[00117] System memory 830 includes computer storage media in the form of volatile and/or non-volatile memory, such as read-only memory (ROM) 831 and random access memory (RAM) 832. An input system/ Basic output 833 (BIOS), containing the basic routines that help transfer information between elements within computer 810, such as during startup, is typically stored in ROM 831. RAM 832 typically contains data and/or program modules that 14 illustrates operating system 834, application programs 835, other program modules 836, and program data 837.

[00118] O computador 810 pode também incluir outros meios de armazenamento de computador removíveis/não removíveis, voláteis/não voláteis. A título de exemplo somente, a figura 14 ilustra uma unidade de disco rígido 841 que lê de, ou inscreve em, meios magnéticos não removíveis, não voláteis, uma unidade de disco óptico 855, e disco óptico não volátil 856. A unidade de disco rígido 841 é tipicamente conectada ao barramento do sistema 821 através de uma interface de memória não removível, tal como a interface 840, e a unidade de disco óptico 855 é tipicamente conectada ao barramento do sistema 821 por uma interface de memória removível, tal como a interface 850.[00118] Computer 810 may also include other removable/non-removable, volatile/non-volatile computer storage media. By way of example only, Figure 14 illustrates a hard disk drive 841 that reads from, or writes to, non-removable, non-volatile magnetic media, an optical disk drive 855, and non-volatile optical disk 856. The disk drive hard drive 841 is typically connected to the system bus 821 through a non-removable memory interface, such as interface 840, and the optical disk drive 855 is typically connected to the system bus 821 through a removable memory interface, such as the 850 interface.

[00119] Alternativamente, ou em adição, a funcionalidade descrita aqui pode ser realizada, pelo menos em parte, por um ou mais componentes lógicos de hardware. Por exemplo, e sem limitação, tipos ilustrativos de componentes lógicos de hardware, que podem ser usados, incluem redes de portas lógicas programáveis (FPGAs), circuitos integrados específicos de aplicação (por exemplo, ASICs), produtos padrão específicos de aplicação (por exemplo, ASSPs), sistemas em uma pastilha (SOCs), dispositivos lógicos complexos programáveis (CPLDs), etc.[00119] Alternatively, or in addition, the functionality described here may be performed, at least in part, by one or more logical hardware components. For example, and without limitation, illustrative types of hardware logic components that may be used include programmable logic gate networks (FPGAs), application-specific integrated circuits (e.g., ASICs), application-specific standard products (e.g., , ASSPs), systems on a chip (SOCs), complex programmable logic devices (CPLDs), etc.

[00120] Os controladores e seus associados meios de armazenamento de computador discutidos acima e ilustrados na figura 14, provêm o armazenamento de instruções legíveis por computador, estruturas de dados, módulos de programa e outros dados para o computador 810. Na figura 14, por exemplo, a unidade de disco rígido 841 é ilustrada como armazenando o sistema operacional 844, programas de aplicação 845, outros módulos de programa 846, e dados de programa 847. Note que esses componentes podem ser ou os mesmos ou diferentes do sistema operacional 834, programas de aplicação 835, outros módulos de programa 836, e dados de programa 837.[00120] The controllers and their associated computer storage means discussed above and illustrated in Figure 14, provide storage of computer-readable instructions, data structures, program modules and other data for the computer 810. In Figure 14, for For example, hard disk drive 841 is illustrated as storing operating system 844, application programs 845, other program modules 846, and program data 847. Note that these components may be either the same or different from operating system 834. application programs 835, other program modules 836, and program data 837.

[00121] Um usuário pode alimentar comandos e informações ao computador 810 através de dispositivos de entrada, tais como um teclado 862, um microfone 863, e um dispositivo de apontar 861, tal como um mouse, esfera rolante ou painel sensível ao toque. Outros dispositivos de entrada (não mostrados) podem incluir uma alavanca de comando, painel de jogos, antena parabólica, explorador ou similar. Esses e outros dispositivos de entrada são frequentemente conectados à unidade de processamento 820 através de uma interface de entrada de usuário 860, que é acoplada ao barramento de sistema, mas pode ser conectada por outras interfaces e estruturas de barramento. Uma exibição visual 891 ou outro tipo de dispositivo de exibição é também conectado ao barramento do sistema 821 por intermédio de uma interface, tal como uma interface de vídeo 890. Em adição ao monitor, os computadores podem também incluir outros dispositivos de saída periféricos, tais como alto- falantes 897 e impressora 896, que podem ser conectados através de uma interface periférica de saída 895.[00121] A user can feed commands and information to computer 810 through input devices, such as a keyboard 862, a microphone 863, and a pointing device 861, such as a mouse, rolling ball, or touch panel. Other input devices (not shown) may include a control stick, game panel, satellite dish, explorer or similar. These and other input devices are often connected to the processing unit 820 through a user input interface 860, which is coupled to the system bus, but may be connected through other interfaces and bus structures. A visual display 891 or other type of display device is also connected to the system bus 821 through an interface, such as a video interface 890. In addition to the monitor, computers may also include other peripheral output devices, such as such as speakers 897 and printer 896, which can be connected via a peripheral output interface 895.

[00122] O computador 810 é operado em um ambiente conectado em rede usando conexões lógicas (tais como uma rede de área local - LAN, rede de área larga WAN, uma rede de área de controlador CAN) a um ou mais computadores remotos, tais como um computador remoto 880.[00122] Computer 810 is operated in a networked environment using logical connections (such as a local area network - LAN, WAN wide area network, a CAN controller area network) to one or more remote computers, such as a remote computer 880.

[00123] Quando usado em um ambiente conectado em rede LAN, o computador 810 é conectado à LAN 871 através de uma interface de rede ou adaptador 870. Quando usado em um ambiente conectado em rede WAN, o computador 810 tipicamente inclui um modem 872 ou outros meios para estabelecer comunicações sobre a WAN 873, tal como a Internet. Em um ambiente conectado em rede, os módulos de programa podem ser armazenados em um dispositivo de armazenamento de memória remoto. A figura 14 ilustra, por exemplo, que programas de aplicação remotos 885 podem residir no computador remoto 880.[00123] When used in a LAN-connected environment, the computer 810 is connected to the LAN 871 through a network interface or adapter 870. When used in a WAN-connected environment, the computer 810 typically includes a modem 872 or other means of establishing communications over the WAN 873, such as the Internet. In a networked environment, program modules can be stored on a remote memory storage device. 14 illustrates, for example, that remote application programs 885 may reside on the remote computer 880.

[00124] Deve também ser notado que as diferentes modalidades descritas aqui podem ser combinadas de maneiras diferentes. Isto é, partes de uma ou mais modalidades podem ser combinadas com partes de uma ou mais outras modalidades. Tudo disto é contemplado aqui.[00124] It should also be noted that the different modalities described here can be combined in different ways. That is, parts of one or more modalities may be combined with parts of one or more other modalities. All of this is covered here.

[00125] O exemplo 1 é uma unidade de fileira em uma máquina de plantação, compreendendo: uma armação de suporte; um abridor de cova; uma roda reguladora de profundidade; um braço de roda reguladora de profundidade que acopla a roda reguladora de profundidade à armação de suporte; e um conjunto atuador de profundidade de plantação, engatando seletivamente o braço de roda reguladora de profundidade, que recebe um sinal de profundidade de plantação gerado com base em uma profundidade alvo de plantação, e aplica uma força ao braço de roda reguladora de profundidade para posicionar a roda reguladora de profundidade com relação ao abridor de cova para obter a profundidade alvo de plantação.[00125] Example 1 is a row unit in a planting machine, comprising: a support frame; a pit opener; a depth adjusting wheel; a depth adjusting wheel arm that couples the depth adjusting wheel to the support frame; and a planting depth actuator assembly, selectively engaging the depth control wheel arm, which receives a planting depth signal generated based on a target planting depth, and applies a force to the depth control wheel arm to position the depth adjusting wheel in relation to the hole opener to obtain the target planting depth.

[00126] O exemplo 2 é uma unidade de fileira de acordo com qualquer ou todos dos exemplos anteriores, em que o conjunto atuador de profundidade de plantação compreende: um membro de contato de braço; um sistema de ligações; e um motor, acoplado ao membro de contato de braço através do sistema de ligações, o motor movendo o membro de contato de braço para uma posição alvo, para aplicar a força ao braço de roda reguladora de profundidade.[00126] Example 2 is a row unit according to any or all of the previous examples, wherein the planting depth actuator assembly comprises: an arm contact member; a system of connections; and a motor, coupled to the arm contact member through the linkage system, the motor moving the arm contact member to a target position to apply force to the depth regulating wheel arm.

[00127] O exemplo 3 é uma unidade de fileira de acordo com qualquer ou todos dos exemplos anteriores, em que o sistema de ligações compreende: um membro de travamento que trava o membro de contato de braço na posição alvo.[00127] Example 3 is a row unit according to any or all of the previous examples, wherein the linkage system comprises: a locking member that locks the arm contact member in the target position.

[00128] O exemplo 4 é uma unidade de fileira de acordo com qualquer ou todos dos exemplos anteriores, em que o membro de travamento é configurado para transmitir força exercida pelo braço de roda reguladora de profundidade contra o membro de contato de braço à armação de suporte, isolando o motor da força exercida pelo braço de roda reguladora de profundidade contra o membro de contato de braço.[00128] Example 4 is a row unit according to any or all of the preceding examples, wherein the locking member is configured to transmit force exerted by the depth adjusting wheel arm against the arm contact member to the frame. support, isolating the engine from the force exerted by the depth adjusting wheel arm against the arm contact member.

[00129] O exemplo 5 é a unidade de fileira de acordo com qualquer ou todos dos exemplos anteriores, em que o membro de travamento compreende: um acionamento de parafuso sem-fim de autotravamento que inclui um parafuso sem-fim e uma engrenagem de parafuso sem-fim.[00129] Example 5 is the row unit according to any or all of the preceding examples, wherein the locking member comprises: a self-locking worm drive including a worm screw and a screw gear without end.

[00130] O exemplo 6 é a unidade de fileira de acordo com qualquer ou todos dos exemplos anteriores, em que o motor inclui um elemento de saída de motor rotativo.[00130] Example 6 is the row unit according to any or all of the previous examples, wherein the motor includes a rotary motor output element.

[00131] O exemplo 7 é a unidade de fileira de acordo com qualquer ou todos dos exemplos anteriores, em que o sistema de ligações compreende: um conjunto de engrenagens conectando o elemento de saída de motor rotativo ao parafuso sem-fim.[00131] Example 7 is the row unit according to any or all of the previous examples, wherein the linkage system comprises: a set of gears connecting the rotary motor output element to the worm screw.

[00132] O exemplo 8 é uma unidade de fileira de acordo com qualquer ou todos dos exemplos anteriores, em que o motor compreende um motor elétrico.[00132] Example 8 is a row unit according to any or all of the previous examples, wherein the engine comprises an electric motor.

[00133] O exemplo 9 é uma unidade de fileira de acordo com qualquer ou todos dos exemplos anteriores, em que o sistema de ligações compreende: um braço rotativo que é montado para a rotação em torno de um ponto na armação de suporte e tendo uma primeira extremidade que engata com a engrenagem de parafuso sem-fim no acionamento de parafuso sem-fim de autotravamento e uma segunda extremidade que suporta o membro de contato de braço.[00133] Example 9 is a row unit according to any or all of the preceding examples, wherein the linkage system comprises: a rotating arm that is mounted for rotation about a point on the support frame and having a first end that engages with the worm gear in the self-locking worm drive and a second end that supports the arm contact member.

[00134] O exemplo 10 é a unidade de fileira de acordo com qualquer ou todos dos exemplos anteriores, em que o conjunto atuador de profundidade de plantação e o braço de roda reguladora de profundidade são configurados para exercer uma força substancialmente constante independentemente da posição da roda reguladora de profundidade.[00134] Example 10 is the row unit according to any or all of the previous examples, wherein the planting depth actuator assembly and the depth adjusting wheel arm are configured to exert a substantially constant force regardless of the position of the depth adjustment wheel.

[00135] O exemplo 11 é a unidade de fileira de acordo com qualquer ou todos dos exemplos anteriores, em que a roda reguladora de profundidade compreende um par de rodas reguladoras de profundidade e em que o braço de roda reguladora de profundidade compreende um par de braços de rodas reguladoras de profundidade, cada braço de roda reguladora de profundidade no par de braços de rodas reguladoras de profundidade acoplando uma roda reguladora de profundidade, no par de rodas reguladoras de profundidade, à armação de suporte, e em que o membro de contato de braço compreende: um membro de balancim que está em contato com ambos os de rodas reguladoras de profundidade e em que o sistema de ligações suporta o membro de balancim para o movimento rotacional para acomodar o movimento independente de cada um dos braços de rodas reguladoras de profundidade através de uma predeterminada faixa de movimento.[00135] Example 11 is the row unit according to any or all of the previous examples, wherein the depth adjuster wheel comprises a pair of depth adjuster wheels and wherein the depth adjuster wheel arm comprises a pair of depth gauge wheel arms, each depth gauge wheel arm on the pair of depth gauge wheel arms coupling a depth gauge wheel on the pair of depth gauge wheels to the support frame, and wherein the contact member arm comprises: a rocker member which is in contact with both of the depth adjusting wheels and wherein the linkage system supports the rocker member for rotational movement to accommodate independent movement of each of the depth adjusting wheel arms. depth through a predetermined range of motion.

[00136] O exemplo 12 é uma máquina de plantação, compreendendo: uma barra de reboque; e uma pluralidade de unidades de fileira acoplada à barra de reboque, cada unidade de fileira compreendendo: uma armação de suporte; um abridor de disco duplo; uma roda reguladora de profundidade; um braço de roda reguladora de profundidade que acopla a roda reguladora de profundidade à armação de suporte; e um conjunto atuador de profundidade de plantação automático, acoplado ao braço de roda reguladora de profundidade, que recebe um sinal de profundidade de plantação gerado com base em uma profundidade alvo de plantação, e aplica uma força ao braço de roda reguladora de profundidade para ajustar uma posição da roda reguladora de profundidade em relação ao abridor de disco duplo.[00136] Example 12 is a planting machine, comprising: a tow bar; and a plurality of row units coupled to the tow bar, each row unit comprising: a support frame; a double disc opener; a depth adjusting wheel; a depth adjusting wheel arm that couples the depth adjusting wheel to the support frame; and an automatic planting depth actuator assembly, coupled to the depth control wheel arm, which receives a planting depth signal generated based on a target planting depth, and applies a force to the depth control wheel arm to adjust a position of the depth adjustment wheel in relation to the double disc opener.

[00137] O exemplo 13 é a máquina de plantação de acordo com qualquer ou todos dos exemplos anteriores, em que o conjunto atuador de profundidade de plantação automático compreende: um membro de contato de braço; um sistema de ligações de autotravamento configurado para travar o membro de contato de braço no lugar de forma que o braço de roda reguladora de profundidade seja travado na posição ajustada; e um motor, acoplado ao membro de contato de braço através do sistema de ligações, o motor movendo o membro de contato de braço para uma posição alvo, para aplicar a força ao braço de roda reguladora de profundidade.[00137] Example 13 is the planting machine according to any or all of the previous examples, wherein the automatic planting depth actuator assembly comprises: an arm contact member; a self-locking linkage system configured to lock the arm contact member in place so that the depth adjusting wheel arm is locked in the adjusted position; and a motor, coupled to the arm contact member through the linkage system, the motor moving the arm contact member to a target position to apply force to the depth regulating wheel arm.

[00138] O exemplo 14 é a máquina de plantação de acordo com qualquer ou todos dos exemplos anteriores, em que o motor inclui um elemento de saída de motor rotativo e em que o sistema de ligações de autotravamento compreende: um acionamento de parafuso sem-fim de autotravamento que inclui um parafuso sem-fim e uma engrenagem de parafuso sem-fim; e um conjunto de engrenagens conectando o elemento de saída de motor rotativo ao parafuso sem-fim no acionamento de parafuso sem-fim de autotravamento.[00138] Example 14 is the planting machine according to any or all of the preceding examples, wherein the motor includes a rotary motor output element and wherein the self-locking linkage system comprises: a screw drive without self-locking end that includes a worm screw and a worm gear; and a gear assembly connecting the rotary motor output element to the worm screw in the self-locking worm drive.

[00139] O exemplo 15 é a máquina de plantação de acordo com qualquer ou todos dos exemplos anteriores, em que o sistema de ligações de autotravamento compreende: um braço rotativo que é montado para a rotação em torno de um ponto na armação de suporte e tendo uma primeira extremidade que engata com a engrenagem de parafuso sem-fim no acionamento de parafuso sem-fim de autotravamento e uma segunda extremidade que suporta o membro de contato de braço.[00139] Example 15 is the planting machine according to any or all of the previous examples, wherein the self-locking linkage system comprises: a rotating arm that is mounted for rotation about a point on the support frame and having a first end that engages with the worm gear in the self-locking worm drive and a second end that supports the arm contact member.

[00140] O exemplo 16 é a máquina de plantação de acordo com qualquer ou todos dos exemplos anteriores, em que a roda reguladora de profundidade compreende um par de rodas reguladoras de profundidade e em que o braço de roda reguladora de profundidade compreende um par de braços de rodas reguladoras de profundidade, cada braço de roda reguladora de profundidade no par de braços de rodas reguladoras de profundidade acoplando uma roda reguladora de profundidade, no par de rodas reguladoras de profundidade, à armação de suporte e em que o membro de contato de braço compreende: um membro de balancim que está em contato com ambos os de rodas reguladoras de profundidade e em que o sistema de ligações de autotravamento suporta o membro de balancim para o movimento rotacional para acomodar o movimento independente de cada um dos braços de rodas reguladoras de profundidade através de uma predeterminada faixa de movimento.[00140] Example 16 is the planting machine according to any or all of the previous examples, wherein the depth adjusting wheel comprises a pair of depth adjusting wheels and wherein the depth adjusting wheel arm comprises a pair of depth gauge wheel arms, each depth gauge wheel arm on the pair of depth gauge wheel arms coupling a depth gauge wheel on the pair of depth gauge wheels to the support frame and wherein the depth gauge contact member arm comprises: a rocker member which is in contact with both of the depth gauge wheels and wherein the self-locking linkage system supports the rocker member for rotational movement to accommodate independent movement of each of the gauge wheel arms depth through a predetermined range of motion.

[00141] O exemplo 17 é uma unidade de fileira em uma máquina de plantação, compreendendo: uma armação de suporte; um abridor de cova; uma roda reguladora de profundidade; um braço de roda reguladora de profundidade que acopla a roda reguladora de profundidade à armação de suporte; um membro de contato de braço; um sistema de ligações; e um atuador, acoplado ao membro de contato de braço através do sistema de ligações, o atuador recebendo um sinal de atuação e movendo de forma automática o membro de contato de braço para uma posição alvo, para aplicar a força ao braço de roda reguladora de profundidade, com base no sinal de atuação.[00141] Example 17 is a row unit in a planting machine, comprising: a support frame; a pit opener; a depth adjusting wheel; a depth adjusting wheel arm that couples the depth adjusting wheel to the support frame; an arm contact member; a system of connections; and an actuator, coupled to the arm contact member through the linkage system, the actuator receiving an actuation signal and automatically moving the arm contact member to a target position, to apply force to the control wheel arm. depth, based on the actuation signal.

[00142] O exemplo 18 é a unidade de fileira de acordo com qualquer ou todos dos exemplos anteriores, em que o sistema de ligações compreende um membro de travamento configurado para transmitir força, exercida pelo braço de roda reguladora de profundidade contra o membro de contato de braço, à armação de suporte, isolando o atuador da força exercida pelo braço de roda reguladora de profundidade contra o membro de contato de braço.[00142] Example 18 is the row unit according to any or all of the previous examples, wherein the linkage system comprises a locking member configured to transmit force exerted by the depth adjusting wheel arm against the contact member arm, to the support frame, isolating the actuator from the force exerted by the depth adjusting wheel arm against the arm contact member.

[00143] O exemplo 19 é a unidade de fileira de acordo com qualquer ou todos dos exemplos anteriores, em que o membro de travamento compreende: um acionamento de parafuso sem-fim de autotravamento que inclui um parafuso sem-fim e uma engrenagem de parafuso sem-fim.[00143] Example 19 is the row unit according to any or all of the preceding examples, wherein the locking member comprises: a self-locking worm drive including a worm screw and a screw gear without end.

[00144] O exemplo 20 é a unidade de fileira de acordo com qualquer ou todos dos exemplos anteriores, em que o sistema de ligações compreende: um braço rotativo que é montado para a rotação em torno de um ponto na armação de suporte e tendo uma primeira extremidade que engata com a engrenagem de parafuso sem-fim no acionamento de parafuso sem-fim de autotravamento e uma segunda extremidade que suporta o membro de contato de braço.[00144] Example 20 is the row unit according to any or all of the preceding examples, wherein the linkage system comprises: a rotating arm that is mounted for rotation about a point on the support frame and having a first end that engages with the worm gear in the self-locking worm drive and a second end that supports the arm contact member.

[00145] Embora a matéria tenha sido descrita em linguagem específica às características estruturais e/ou atos metodológicos, deve ser entendido que a matéria definida nas reivindicações anexas não é necessariamente limitada às características ou atos específicos descritos acima. Em vez disso, as características e atos específicos descritos acima são descritos como formas de exemplo de implementação das reivindicações.[00145] Although the matter has been described in language specific to structural characteristics and/or methodological acts, it should be understood that the matter defined in the attached claims is not necessarily limited to the specific characteristics or acts described above. Instead, the specific features and acts described above are described as exemplary ways of implementing the claims.

Claims (12)

1. Unidade de fileira (106) em uma máquina de plantação (100), a qual compreende: uma armação de suporte (104); um abridor de cova (114); uma roda reguladora de profundidade (116); um braço de roda reguladora de profundidade (148) que acopla a roda reguladora de profundidade (116) à armação de suporte (104); e um conjunto atuador de profundidade de plantação (154) compreendendo: um membro de contato de braço (150, 220); um sistema de ligações (180) tendo um membro de travamento (212); um atuador (210), acoplado ao membro de contato de braço (150) através do sistema de ligações (180), o atuador (210) movendo o membro de contato de braço (150, 220) para uma posição alvo, para aplicar força ao braço de roda reguladora de profundidade (148); e em que o membro de travamento (212) trava o membro de contato de braço (150, 220) na posição alvo e é configurado para evitar que a força exercida pelo braço de roda reguladora de profundidade (148) contra o membro de contato de braço (150, 220) seja aplicada ao atuador (210); e em que o conjunto atuador de profundidade de plantação (154) recebe um sinal de acionamento de profundidade de plantação gerado com base em uma profundidade de plantação alvo, e engata seletivamente o braço de roda reguladora de profundidade (148), para aplicar uma força ao braço de roda reguladora de profundidade (148) para posicionar a roda reguladora de profundidade (116) com relação ao abridor de cova (114) para obter a profundidade alvo de plantação; caracterizada pelo fato de que o membro de travamento (212) impede a força exercida pelo braço de roda reguladora de profundidade (148) contra o membro de contato de braço (150, 220), ao isolar o atuador (210) da força exercida pelo braço de roda reguladora de profundidade (148) contra o membro de contato de braço (150, 220).1. Row unit (106) in a planting machine (100), which comprises: a support frame (104); a pit opener (114); a depth adjusting wheel (116); a depth adjusting wheel arm (148) that couples the depth adjusting wheel (116) to the support frame (104); and a planting depth actuator assembly (154) comprising: an arm contact member (150, 220); a connection system (180) having a locking member (212); an actuator (210), coupled to the arm contact member (150) through the linkage system (180), the actuator (210) moving the arm contact member (150, 220) to a target position, to apply force to the depth adjusting wheel arm (148); and wherein the locking member (212) locks the arm contact member (150, 220) in the target position and is configured to prevent the force exerted by the depth adjuster wheel arm (148) against the depth contact member (148) arm (150, 220) is applied to the actuator (210); and wherein the planting depth actuator assembly (154) receives a planting depth actuation signal generated based on a target planting depth, and selectively engages the depth regulating wheel arm (148), to apply a force to the depth adjusting wheel arm (148) for positioning the depth adjusting wheel (116) relative to the pit opener (114) to obtain the target planting depth; characterized by the fact that the locking member (212) prevents the force exerted by the depth adjusting wheel arm (148) against the arm contact member (150, 220), by isolating the actuator (210) from the force exerted by the depth adjusting wheel arm (148) against the arm contact member (150, 220). 2. Unidade de fileira (106) de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o membro de travamento (212) compreende: um acionamento de parafuso sem-fim de autotravamento que inclui um parafuso sem-fim e uma engrenagem de parafuso sem-fim.2. Row unit (106) according to claim 1, characterized in that the locking member (212) comprises: a self-locking worm drive including a worm screw and a screw gear without end. 3. Unidade de fileira (106) de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que o membro de contato de braço (150, 220) compreende uma abertura rosqueada configurada para permitir um parafuso de avanço através da mesma, em que o membro de contato de braço (150, 220) se desloca ao longo do parafuso de avanço mediante rotação do acionamento de parafuso.3. Row unit (106) according to claim 2, characterized in that the arm contact member (150, 220) comprises a threaded opening configured to allow a lead screw therethrough, wherein the member contact arm (150, 220) moves along the lead screw upon rotation of the screw drive. 4. Unidade de fileira (106) de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que um motor inclui um elemento de saída de atuador rotativo.4. Row unit (106) according to claim 2, characterized in that a motor includes a rotary actuator output element. 5. Unidade de fileira (106) de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato de que o sistema de ligações (180) compreende: um conjunto de engrenagens conectando o elemento de saída de atuador rotativo ao parafuso sem-fim.5. Row unit (106) according to claim 4, characterized by the fact that the connection system (180) comprises: a set of gears connecting the rotary actuator output element to the worm screw. 6. Unidade de fileira (106) de acordo com a reivindicação 5, caracterizada pelo fato de que o atuador (210) compreende um motor elétrico.6. Row unit (106) according to claim 5, characterized in that the actuator (210) comprises an electric motor. 7. Unidade de fileira (106) de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que o sistema de ligações (180) compreende: um braço rotativo (222) que é montado para a rotação em torno de um ponto (224) na armação de suporte (104) e tendo uma primeira extremidade (226) que engata com a engrenagem de parafuso sem-fim no acionamento de parafuso sem-fim de autotravamento e uma segunda extremidade que suporta o membro de contato de braço (220).7. Row unit (106) according to claim 2, characterized in that the connection system (180) comprises: a rotating arm (222) which is mounted for rotation about a point (224) on the support frame (104) and having a first end (226) that engages with the worm gear in the self-locking worm drive and a second end that supports the arm contact member (220). 8. Unidade de fileira (106) de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o conjunto atuador de profundidade de plantação (154) e o braço de roda reguladora de profundidade (148) são configurados para exercer uma força constante independentemente da posição da roda reguladora de profundidade (116).8. Row unit (106) according to claim 1, characterized by the fact that the planting depth actuator assembly (154) and the depth regulating wheel arm (148) are configured to exert a constant force regardless of the position of the depth adjustment wheel (116). 9. Unidade de fileira (106) de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a roda reguladora de profundidade (116) compreende um par de rodas reguladoras de profundidade e em que o braço de roda reguladora de profundidade (148) compreende um par de braços de rodas reguladoras de profundidade, cada braço de roda reguladora de profundidade (148) no par de braços de rodas reguladoras de profundidade acoplando uma roda reguladora de profundidade (116), no par de rodas reguladoras de profundidade, à armação de suporte (104), e em que o membro de contato de braço (150, 220) compreende: um membro de balancim (202) que está em contato com ambas as rodas reguladoras de profundidade (116) e em que o sistema de ligações (180) suporta o membro de balancim (202) para o movimento rotacional para acomodar o movimento independente de cada um dos braços de rodas reguladoras de profundidade (148) através de uma predeterminada faixa de movimento, em que o membro de balancim (202) é móvel ao longo do sistema de ligações (180).9. Row unit (106) according to claim 1, characterized in that the depth control wheel (116) comprises a pair of depth control wheels and wherein the depth control wheel arm (148) comprises a pair of depth adjuster wheel arms, each depth adjuster wheel arm (148) on the pair of depth adjuster wheel arms coupling a depth adjuster wheel (116) on the pair of depth adjuster wheels to the support (104), and wherein the arm contact member (150, 220) comprises: a rocker member (202) which is in contact with both depth regulating wheels (116) and wherein the linkage system ( 180) supports the rocker member (202) for rotational movement to accommodate independent movement of each of the depth adjusting wheel arms (148) through a predetermined range of motion, wherein the rocker member (202) is movable along the connection system (180). 10. Unidade de fileira (106) de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o membro de contato de braço (150) é configurado para entrar em contato com o braço de roda reguladora de profundidade (148) e um batente mecânico.10. Row unit (106) according to claim 1, characterized in that the arm contact member (150) is configured to contact the depth regulating wheel arm (148) and a mechanical stop . 11. Unidade de fileira (106) de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o atuador (210) recebe um sinal de atuação e movendo de forma automática o membro de contato de braço (150, 220) para uma posição alvo ao longo do sistema de ligações (180), para aplicar a força ao braço de roda reguladora de profundidade (1448), com base no sinal de atuação.11. Row unit (106) according to claim 1, characterized in that the actuator (210) receives an actuation signal and automatically moves the arm contact member (150, 220) to a target position along the linkage system (180), to apply force to the depth adjusting wheel arm (1448), based on the actuation signal. 12. Máquina de plantação (100), caracterizada pelo fato de que compreende: uma barra de reboque; e uma pluralidade de unidades de fileira (106), como definidas em qualquer uma das reivindicações 1 a 11, acopladas à barra de reboque; e um conjunto atuador de profundidade de plantação (154) automático, acoplado ao braço de roda reguladora de profundidade (148), que recebe um sinal de profundidade de plantação gerado com base em uma profundidade alvo de plantação, e aplica uma força ao braço de roda reguladora de profundidade (148) para ajustar uma posição da roda reguladora de profundidade (116) em relação ao abridor de disco duplo (114), o conjunto atuador de profundidade de plantação automático (154) compreendendo: um membro de contato de braço (150, 220) configurado para entrar em contato com o braço de roda reguladora de profundidade (148); e um sistema de ligações de autotravamento (180) configurado para travar o membro de contato de braço (150, 220) no lugar de forma que o braço de roda reguladora de profundidade (148) seja travado na posição ajustada.12. Planting machine (100), characterized by the fact that it comprises: a tow bar; and a plurality of row units (106), as defined in any one of claims 1 to 11, coupled to the tow bar; and an automatic planting depth actuator assembly (154), coupled to the depth regulating wheel arm (148), which receives a planting depth signal generated based on a target planting depth, and applies a force to the planting arm (154). depth adjuster wheel (148) for adjusting a position of the depth adjuster wheel (116) relative to the double disc opener (114), the automatic planting depth actuator assembly (154) comprising: an arm contact member ( 150, 220) configured to contact the depth adjusting wheel arm (148); and a self-locking linkage system (180) configured to lock the arm contact member (150, 220) in place so that the depth adjusting wheel arm (148) is locked in the adjusted position.
BR102018069070-1A 2017-10-13 2018-09-19 ROW UNIT IN A PLANTING MACHINE, E, PLANTING MACHINE BR102018069070B1 (en)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US15/783,264 2017-10-13
US15/783,264 US10827663B2 (en) 2017-10-13 2017-10-13 Actuator for setting a seed depth for a row unit on a planter

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102018069070A2 BR102018069070A2 (en) 2019-05-07
BR102018069070B1 true BR102018069070B1 (en) 2024-04-02

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102018068355A2 (en) PLANTING DEPTH CONTROL SYSTEM, AND METHOD FOR CONTROLING A ROW UNIT
BR102018069065A2 (en) METHOD FOR CONTROLING A PLANTING DEPTH ACTUATOR, AND PLANTING DEPTH CONTROL SYSTEM.
US10827663B2 (en) Actuator for setting a seed depth for a row unit on a planter
US11612093B2 (en) Agricultural trench depth systems, methods, and apparatus
BR102019017894A2 (en) SYSTEM AND METHOD OF ADJUSTING DEPTH OF CLOSING DISC PENETRATION OF A SEED PLANTING IMPLEMENT
AU2019228086B2 (en) Agricultural trench depth systems, and apparatus
US20130104785A1 (en) Remote adjustment of a row unit of an agricultural device
BR102018069070B1 (en) ROW UNIT IN A PLANTING MACHINE, E, PLANTING MACHINE
BR102020016158A2 (en) implement, and, method for operating an implement
BR102023008070A2 (en) ROW UNIT IN A PLANTING MACHINE, AND, METHOD FOR CALIBRATING AN AUTOMATIC ROW UNIT PLANTING DEPTH CONTROL SYSTEM IN A PLANTING MACHINE
CN111867350B (en) Agricultural trench depth system and apparatus
BR102023001808A2 (en) MOBILE MACHINE, AND, METHOD FOR PROVIDING PREDICTIVE IMPLEMENT HEIGHT CONTROL FOR A PLANTER
BR102016022775A2 (en) control system for controlling an agricultural machine, method for controlling a towing vehicle, and, agricultural machine