BR102017025441B1 - Mecanismo atuador para torre derriçadora e máquina colheitadeira - Google Patents

Mecanismo atuador para torre derriçadora e máquina colheitadeira Download PDF

Info

Publication number
BR102017025441B1
BR102017025441B1 BR102017025441-0A BR102017025441A BR102017025441B1 BR 102017025441 B1 BR102017025441 B1 BR 102017025441B1 BR 102017025441 A BR102017025441 A BR 102017025441A BR 102017025441 B1 BR102017025441 B1 BR 102017025441B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
tower
actuator mechanism
harvesting
column
motor
Prior art date
Application number
BR102017025441-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102017025441A2 (pt
Inventor
Francisco José Alves Machado
Paulo José De Andrade Alves
Original Assignee
Cnh Industrial Brasil Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Cnh Industrial Brasil Ltda filed Critical Cnh Industrial Brasil Ltda
Priority to BR102017025441-0A priority Critical patent/BR102017025441B1/pt
Publication of BR102017025441A2 publication Critical patent/BR102017025441A2/pt
Publication of BR102017025441B1 publication Critical patent/BR102017025441B1/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01DHARVESTING; MOWING
    • A01D46/00Picking of fruits, vegetables, hops, or the like; Devices for shaking trees or shrubs
    • A01D46/06Picking of fruits, vegetables, hops, or the like; Devices for shaking trees or shrubs of coffee

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Harvesting Machines For Specific Crops (AREA)
  • Adjustment And Processing Of Grains (AREA)

Abstract

MECANISMO ATUADOR PARA TORRE DERRIÇADORA E MÁQUINA COLHEITADEIRA. A presente invenção refere-se a um novo mecanismo atuador para torres derriçadores de uma máquina colheitadeira de frutos e grãos, tal como para a colheita de café, sendo compreendido por características técnicas, construtivas e funcionais que propiciam a movimentação vertical alternada da torre derriçadora. Mais particularmente, o mecanismo atuador, segundo a presente invenção é compreendido por uma unidade motora (10) instalada em pelo menos uma das extremidades da torre derriçadora (D) de uma máquina colhedora de frutos e grãos (M), sendo que a referida unidade motora (10) é configurada para executar a movimentação vertical da coluna (E) de sustentação das hastes flexíveis (H) da dita torre derriçadora (D).

Description

Campo da Invenção
[0001] A presente invenção refere-se, de um modo geral, a um mecanismo atuador para torres derriçadoras de uma máquina colheitadeira, particularmente de frutos como, por exemplo, café. Mais especificamente, a presente invenção refere-se a um mecanismo capaz de promover a movimentação vertical da torre derriçadora para, com isso, aprimorar a produtividade da colheitadeira e, dependendo do caso, obter uma redução de custos dos equipamentos.
[0002] Adicionalmente, a presente invenção também se refere a uma máquina colheitadeira de frutos e grãos, cujas torres derriçadoras são acionadas por meio de pelo menos um mecanismo atuador conforme a invenção em questão.
Fundamentos da Invenção
[0003] De acordo com o estado da técnica, as colheitas mecanizadas de frutos e/ou grãos como, por exemplo, do café, são executadas por máquinas auto-propelidas e/ ou implementos agrícolas capazes de se locomoverem ao longo das plantações, passando pelas árvores e arbustos com velocidades relativamente baixas de modo a provocar um efeito de arraste, ao mesmo tempo em que mecanismos derriçadores provocam um efeito vibratório através da movimentação rotacional alternada das torres derriçadores com suas hastes flexíveis atravessando os galhos das árvores e arbustos.
[0004] Assim, com base nesses movimentos, consegue-se provocar a vibração, fricção e impacto nas árvores de tal modo a obter diferentes níveis de agressão para provocar a remoção dos frutos da árvore ou arbusto. Porém, dependendo da regulagem e intensidade de trabalho, a combinação desses movimentos, de vibração e arraste, pode danificar mais ou menos os galhos e extrair mais ou menos folhas das árvores juntamente com os frutos e, consequentemente, com isso, afetar a colheita e, principalmente, comprometer a safra seguinte, pois as plantas muito danificadas gastarão mais energia para recuperar as folhas e galhos perdidos, quando poderiam dispender esta energia para a produção de novos frutos / grãos.
[0005] Apesar de as soluções atuais se mostrarem funcionais, verificou- se que os mecanismos derriçadores poderiam ser aperfeiçoados para promover o aumento da produtividade das máquinas, além de dispor formas alternativas de promover a agressão nas árvores e arbustos, com diferentes intensidades e formas de contato das hastes flexíveis com as plantações.
[0006] Mais particularmente, como deve ser observado, as máquinas e equipamentos agrícolas conhecidos no estado da técnica executam os movimentos de vibração e arraste restritos ao plano horizontal e, portanto, qualquer atuação no plano vertical é limitada à flexibilidade das hastes, particularmente as extremidades das hastes que acabam realizando um movimento no plano vertical bastante restrito, simplesmente pelo balanço das extremidades livres.
[0007] Adicionalmente, de acordo com o estado da técnica, observa-se que os mecanismos atuadores das torres derriçadoras responsáveis por promover os movimentos de vibração e rotação possuem um elevado custo, principalmente pela complexidade estrutural dos seus componentes, os quais revelam particularidades para conseguirem realizar esses movimentos rotacionais e vibracionais alternados.
[0008] Assim, é possível afirmar que o estado da técnica carece de mecanismos capazes de propiciar maneiras alternativas de promover os movimentos de agressão das árvores e arbustos, assim como soluções capazes de reduzir os custos de montagem dos ditos mecanismos derriçadores, sem afetar a capacidade e a produtividade da colheita. Esses e outros efeitos são os objetivos que se pretende atingir com a presente invenção.
Descrição da Invenção
[0009] De acordo com o acima comentado, a presente invenção tem por objetivo prover um mecanismo atuador para torres derriçadoras de uma máquina colheitadeira de frutos e/ou grãos, o qual foi especialmente desenvolvido e projetado para obter uma solução prática e funcional aos problemas, limitações e inconvenientes revelados pelos mecanismos derriçadores do estado da técnica.
[0010] Mais particularmente, é um dos objetivos da presente invenção prover um novo mecanismo atuador para torres derriçadoras aplicadas em máquinas colheitadeiras de frutos e/ou grãos que é compreendido por características técnicas, construtivas e funcionais que promovem o movimento vertical das torres derriçadoras, eventualmente tal movimento sendo alternado entre duas torres.
[0011] Também é objetivo da presente invenção prover um novo mecanismo atuador para torres derriçadores capaz de substituir os atuadores convencionais responsáveis pela movimentação horizontal (rotação e vibração) alternada ou não das torres para, dessa forma, simplificar substancialmente a montagem dos mecanismos derriçadores, mas principalmente obter uma simplificação considerável na construção das máquinas e/ou implementos. Ainda, o presente atuador da presente invenção pode ser instalado em uma máquina colheitadeira de forma complementar aos referidos atuadores convencionais para, com isso, obter novos parâmetros de ajustes de movimentos e, dessa forma, proporcionar alternativas de movimentos das hastes flexíveis, no intuito de melhorar a colheita e minimizar os danos causados à plantação.
[0012] Também é objetivo da presente invenção prover uma máquina de colher a qual é compreendida por pelo menos uma torre derriçadora acionada por meio de um mecanismo atuador conforme acima mencionado.
[0013] Dessa forma, para se obter os efeitos técnicos funcionais acima sumarizados, sem limitação a quaisquer outros, a apresente invenção refere-se a um mecanismo atuador para uma torre derriçadora que é formada por pelo menos uma coluna e uma pluralidade de hastes montadas na coluna, sendo o referido mecanismo compreendido por uma unidade motora instalada em pelo menos uma das extremidades da torre derriçadora de uma máquina colhedora. A referida unidade motora é configurada para executar a movimentação vertical da dita coluna de sustentação das hastes da referida torre derriçadora.
[0014] De acordo com uma realização da presente invenção, a referida unidade motora possui um motor cujo eixo de movimentação sustenta um came provido de ao menos um ressalto superficial, sobre o qual encontra-se apoiado um rolo que é conectado na extremidade da coluna da dita torre derriçadora.
[0015] Ainda, conforme outra concretização da presente invenção, o referido rolo está conectado na extremidade da referida coluna através de uma haste que é travada por parafusos, soldas, encaixes ou qualquer outro meio equivalente.
[0016] Segundo concretizações possíveis do mecanismo atuador de torre derriçadora, de acordo com a presente invenção, o motor da referida unidade motora pode ser do tipo hidráulico ou elétrico, e a unidade motora 'propriamente dita é um pistão hidráulico.
[0017] A presente invenção também se refere a uma máquina colheitadeira compreendida por uma estrutura capaz de se locomover ao longo das linhas de plantio por meio de rodas fazendo com que as plantas, árvores, arbustos passem por uma passagem formada pela disposição de ao menos uma torre derriçadora que é formada por uma coluna responsável por sustentar uma pluralidade de hastes. A referida máquina é compreendida, particularmente, por ao menos uma torre derriçadora acionada pelo referido mecanismo atuador conforme acima comentado e definido.
[0018] De acordo com uma realização da máquina colheitadeira segundo a presente invenção, o referido mecanismo atuador é instalado na extremidade inferior da referida coluna da torre derriçadora, de modo que a outra extremidade seja sustentada em um mancal com mobilidade de movimento vertical, o qual pode ser dotado de elementos acessórios auxiliadores da movimentação vertical alternada, tais como, por exemplo, uma mola e/ou pistões. Opcionalmente, o referido mecanismo atuador convencional é instalado na outra extremidade da torre derriçadora.
[0019] Particularmente, a referida máquina colheitadeira é desenvolvida e projetada para a colheita de café.
Descrição Resumida dos Desenhos
[0020] As características, vantagens e efeitos técnicos da presente invenção serão mais bem compreendidos por um técnico no assunto a partir da descrição detalhada a seguir, feita a título meramente exemplificativo, e não restritivo, de possíveis concretizações, e com referência às figuras esquemáticas anexas, as quais:
[0021] A Figura 1 é uma vista lateral esquemática de uma máquina colheitadeira, tal como uma colhedora de café, de acordo com uma realização da presente invenção;
[0022] A Figura 2 é uma vista frontal da máquina da Figura 1;
[0023] A Figura 3A mostra uma vista frontal esquemática de uma torre derriçadora com um mecanismo atuador de acordo com uma realização da presente invenção;
[0024] A Figura 3B mostra uma vista lateral esquemática da torre derriçadora ilustrada na Figura 3A com o mecanismo atuador, objeto da presente invenção; e
[0025] A Figura 4 mostra uma vista ampliada de uma das concretizações possíveis do mecanismo atuador, segundo a presente invenção, e conforme indicado pelo detalhe “X” da Figura 3A.
Descrição de Realizações da Invenção
[0026] A invenção é agora descrita com relação às suas realizações particulares e fazendo-se referência às figuras anexas como exemplos de concretizações. Tais figuras são esquemáticas, e suas dimensões e/ou proporções podem não corresponder à realidade, uma vez que visam meramente descrever a invenção de forma didática. Ademais, certos detalhes construtivos conhecidos e comuns podem ter sido omitidos para maior clareza e concisão da descrição que é feita a seguir. Os números de referência indicados nas figuras são repetidos para indicar características técnicas iguais ou semelhantes. Além disso, os termos eventualmente aqui utilizados como: acima, abaixo, superior, inferior, lateral, direito, esquerdo, frontal, posterior e suas variantes devem ser interpretados segundo a orientação dada na Figura 1.
[0027] As Figuras 1 e 2 mostram uma máquina para colheita de café. Apesar de a descrição de uma concretização da invenção que é feita a seguir fazer referência de uma máquina para a colheita de café, a invenção também pode ser aplicada em máquinas para a colheita de outros frutos e/ou grãos, tais como, porém sem limitação, azeitona/oliva, uva, laranja, limão, mexerica etc.
[0028] De forma geral, a referida máquina (M) se desloca ao longo das linhas de plantio sobre rodas (W) no sentido de colheita conforme dado pela seta indicativa (Y), fazendo com que as plantas, árvores, arbustos (A) passem por uma passagem (P) formada pelos sistemas derriçadores responsáveis pela vibração das árvores. O sistema é compreendido por torres derriçadoras (D) que são compostas por uma coluna (E) que sustenta uma pluralidade de hastes flexíveis (H), sendo que cada torre derriçadora, convencionalmente, é capaz de rotacionar em torno da coluna, no sentido para dentro da passagem (P).
[0029] O equipamento (M) pode ser um equipamento auto propelido ou um equipamento vendido como um implemento agrícola que é puxado por um veículo de trabalho, tal como um trator. Nos casos em que se utiliza equipamentos auto propelidos, como representadas nas figuras anexas, a colheitadeira compreende também uma cabine (C) com comandos para que o operador possa ajustar os parâmetros de colheita da máquina, um motor (D) que fornece potência para acionar os sistemas mecânicos, elétricos e hidráulicos da máquina (M), e opcionalmente também um tanque reservatório (R) para o acondicionamento de frutos antes de sua transferência para carretas através de mecanismos transportadores (T). Um equipamento de colheita de frutos tal como descrito acima é comercializado, por exemplo, com a marca CASE IH, de CNH Industrial NV.
[0030] Diante do acima apresentado, é possível afirmar que o novo mecanismo atuador, de acordo com a presente invenção, é compreendido por uma unidade motora 10 instalada em pelo menos uma das extremidades das ditas torres derriçadoras (D), particularmente em uma das extremidades da coluna (E) de sustentação das hastes flexíveis (H), sendo que a referida unidade motora 10 é configurada para executar a movimentação vertical alternada da referida coluna (E).
[0031] De acordo com uma das concretizações possíveis da presente invenção, e conforme representada esquematicamente pelas figuras 3A a 4, a referida unidade motora 10 é compreendida por um motor 11 cujo eixo de movimentação 12 sustenta um came 13 com ao menos um ressalto superficial 13a, sendo que sobre o referido came 13 é apoiado um rolo 14 que está conectado à extremidade da dita coluna (E) da torre derriçadora (D).
[0032] O referido rolo 14 é conectado à extremidade da referida coluna (E) através, por exemplo, de uma haste 15, a qual é travada por qualquer meio conhecido, por exemplo, parafusos, soldas, encaixes, etc.
[0033] O referido motor 11 pode ser um motor hidráulico, o qual pode, inclusive, aproveitar o sistema hidráulico usualmente disponível nesses tipos de máquinas e equipamentos agrícolas, mas, opcionalmente, também é possível utilizar motores elétricos.
[0034] Alternativamente, segundo uma outra realização da presente invenção, a referida unidade motora 10 pode ser um pistão hidráulico ou qualquer outro mecanismo capaz de promover a movimentação vertical alternada da torre derriçadora (D) dentro de uma frequência predeterminada e definida pelos operadores.
[0035] A unidade motora pode ser instalada de forma independente e adicional ao mecanismo de vibração e rotação das torres derriçadoras, que geralmente ficam dispostos na parte superior da máquina. Alternativamente, a unidade motora 10 é instalada em substituição aos mecanismos de vibração e rotação das torres derriçadoras.
[0036] Conforme acima indicado, a presente invenção também se refere a uma máquina de colher (M), tal como particularmente, uma colheitadeira de frutos do tipo auto propelido, formada por uma estrutura capaz de se locomover ao longo das linhas de plantio por meio de rodas (W) fazendo com que as plantas, árvores, arbustos (A) passem por uma passagem (P) formada pela disposição de ao menos uma torre derriçadora (D) formada por uma coluna (E) que sustentam uma pluralidade de hastes flexíveis (H), sendo que a referida torre derriçadora (D) é acionada pelo mecanismo atuador da presente invenção instalado em pelo menos uma das extremidades da referida coluna (E).
[0037] De acordo com uma realização da máquina, segundo a presente invenção, o referido mecanismo atuador é instalado na extremidade inferior da referida coluna (E), e a outra extremidade é sustentada em um mancal com mobilidade que permite a movimentação vertical da torre derriçadora (D), mas também mantém o devido alinhamento durante os trabalhos. Esse mancal com mobilidade pode compreender elementos acessórios capazes de auxiliar no movimento de retorno da torre derriçadora (D), por exemplo, uma mola, pistões, etc.
[0038] Opcionalmente, segundo uma outra concretização da presente invenção, a máquina colhedora de frutos pode compreender, de forma complementar, um mecanismo atuador convencional na extremidade oposta do mecanismo atuador da presente invenção para, com isso, também promover o movimento horizontal alternado da torre derriçadora em conjunto com o movimento vertical alternado. Nesta configuração consegue-se prover um parâmetro adicional para controlar o nível de agressão provocado pelo sistema derriçador e, consequentemente, proporcionar melhor condições de trabalho para aumentar a qualidade da colheita e reduzir os riscos de provocar danos nas plantações.
[0039] De acordo com uma concretização particular da presente invenção, a referida máquina de colher (M) é projetada e desenvolvida para promover a colheita de café.
[0040] Por fim, diante de todo o acima mencionado, vale destacar que a presente descrição tem como objetivo apenas apresentar e definir de modo exemplificativo realizações preferenciais do mecanismo atuador da torre derriçadora de uma máquina colhedora de frutos, conforme a presente invenção. Logo, como bem devem apreciar os técnicos no assunto, diversas modificações e combinações de elementos e detalhes equivalentes são possíveis sem, com isso, fugir do escopo de proteção definido pelas reivindicações anexas.

Claims (11)

1. MECANISMO ATUADOR PARA TORRE DERRIÇADORA, a torre derriçadora compreendendo pelo menos uma coluna (E) e uma pluralidade de hastes (H) montadas na coluna, sendo que o mecanismo compreende uma unidade motora (10) instalada em pelo menos uma das extremidades da torre derriçadora (D) de uma máquina colhedora (M), caracterizado pelo fato de que a dita unidade motora (10) é configurada para executar a movimentação vertical da coluna (E) de sustentação das hastes flexíveis (H) da dita torre derriçadora (D).
2. MECANISMO ATUADOR PARA TORRE DERRIÇADORA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a dita unidade motora (10) compreende um motor (11) cujo eixo de movimentação (12) sustenta um came (13) com ao menos um ressalto superficial (13a), sobre o qual é apoiado um rolo (14) que está conectado à extremidade da coluna (E) da dita torre derriçadora (D).
3. MECANISMO ATUADOR PARA TORRE DERRIÇADORA, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o dito rolo (14) é conectado à extremidade da referida coluna (E) através de uma haste (15), a qual é travada por parafusos, soldas e/ou encaixes.
4. MECANISMO ATUADOR PARA TORRE DERRIÇADORA, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o dito motor (11) é um motor hidráulico.
5. MECANISMO ATUADOR PARA TORRE DERRIÇADORA, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o dito motor (11) é um motor elétrico.
6. MECANISMO ATUADOR PARA TORRE DERRIÇADORA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a dito unidade motora (10) é um pistão hidráulico.
7. MÁQUINA COLHEITADEIRA, a qual é formada por uma estrutura capaz de se locomover ao longo das linhas de plantio por meio de rodas (W) fazendo com que as plantas, árvores, arbustos (A) passem por uma passagem (P) formada pela disposição de ao menos uma torre derriçadora (D) que é constituída por uma coluna (E) que sustentam uma pluralidade de hastes (H), caracterizada pelo fato de compreende ao menos uma torre derriçadora (D) acionada pelo mecanismo atuador conforme definido por qualquer uma das reivindicações anteriores.
8. MÁQUINA COLHEITADEIRA, de acordo com a reivindicação 7, caracterizada pelo fato de que o dito mecanismo atuador é instalado na extremidade inferior da referida coluna (E) da torre derriçadora (D), e a outra extremidade é sustentada em um mancal com mobilidade de movimento vertical.
9. MÁQUINA COLHEITADEIRA, de acordo com a reivindicação 8, caracterizada pelo fato de que o dito mancal com mobilidade compreende elementos acessórios auxiliadores da movimentação vertical alternada, tais como uma mola e/ou pistões.
10. MÁQUINA COLHEITADEIRA, de acordo com a reivindicação 7, caracterizada pelo fato de que compreende, adicionalmente, um mecanismo atuador convencional instalado na outra extremidade da torre derriçadora (D).
11. MÁQUINA COLHEITADEIRA, de acordo com a reivindicação 7, caracterizada pelo fato de que é destinada a colheita de café.
BR102017025441-0A 2017-11-27 2017-11-27 Mecanismo atuador para torre derriçadora e máquina colheitadeira BR102017025441B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102017025441-0A BR102017025441B1 (pt) 2017-11-27 2017-11-27 Mecanismo atuador para torre derriçadora e máquina colheitadeira

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102017025441-0A BR102017025441B1 (pt) 2017-11-27 2017-11-27 Mecanismo atuador para torre derriçadora e máquina colheitadeira

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102017025441A2 BR102017025441A2 (pt) 2019-06-11
BR102017025441B1 true BR102017025441B1 (pt) 2022-09-20

Family

ID=67260785

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102017025441-0A BR102017025441B1 (pt) 2017-11-27 2017-11-27 Mecanismo atuador para torre derriçadora e máquina colheitadeira

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102017025441B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BR102017025441A2 (pt) 2019-06-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN107172895A (zh) 一种株间自动除草机
BR112013000365B1 (pt) aparelho pulverizador de campo para pulverizar plantações com líquidos
CN105638607A (zh) 一种激光灭虫机
CN107889564A (zh) 一种高效率的除草装置
CN104386160A (zh) 铰接结构及具有该铰接结构的底盘
CN204489005U (zh) 铰接结构及具有该铰接结构的底盘
BR102017025441B1 (pt) Mecanismo atuador para torre derriçadora e máquina colheitadeira
KR200479291Y1 (ko) 신축붐의 회전범위를 조절할 수 있는 농업용 고소 작업차
PT1911345E (pt) Regulação da carga de fruta
CN105640167A (zh) 一种花卉盆栽用旋转展示装置
CN103975687A (zh) 一种草坪修剪车
CN114145283B (zh) 一种喷杆调节机构及其构成的跨行式喷杆喷雾机
CN202406543U (zh) 自走式干果收获机
CN104067717A (zh) 一种便携式微耕机后轮总成与发动机布置结构
CN104115739A (zh) 自走式玉米去雄机
JP6561346B2 (ja) 歩行型刈取機
CN209473444U (zh) 一种除草机
CN202364566U (zh) 一种田园收获机
RU2496305C1 (ru) Самоходная шагающая тележка многоопорной многосекционной дождевальной машины
CN109566590A (zh) 一种除草机
JP2006006244A (ja) 乗用水田除草機
CN209983106U (zh) 一种除草模块
CN111535113B (zh) 草地植丝机行驶机构及工作方法
CN204598669U (zh) 一种履带式多犁葱姜收获机
CN108039657B (zh) 一种可自由调节的配电柜

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 27/11/2017, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS