BR102017006922A2 - Fair implant, prototicated in titanium or zirconia, or titanium casting, for immediate cargo and production process - Google Patents

Fair implant, prototicated in titanium or zirconia, or titanium casting, for immediate cargo and production process Download PDF

Info

Publication number
BR102017006922A2
BR102017006922A2 BR102017006922A2 BR 102017006922 A2 BR102017006922 A2 BR 102017006922A2 BR 102017006922 A2 BR102017006922 A2 BR 102017006922A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
implant
titanium
bone
zirconia
fitted
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

IMPLANTE JUSTA ÓSSEO, PROTOTIPADO EM TITÂNIO OU ZIRCÔNIA, OU FUNDIDO EM TITÂNIO, PARA CARGA IMEDIATA E PROCESSO DE PRODUÇÃO
CAMPO DA INVENÇÃO
[0001] Trata a presente solicitação de Patente de Invenção de um implante justa ósseo, particularmente de um implante prototipado em titânio ou zircônia, ou fundido em titânio, o qual se volta à área da saúde, especialmente a odontologia, especificamente para tratamento reabilitador dentro da especialidade de implantodontia, cirurgia e prótese.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[0002] Atualmente, para instalar implantes numa maxila atrófica deve-se fazer a recuperação com enxerto, o qual necessitará um tempo de espera de seis a oito meses para instalar os implantes, e mais quatro a seis meses para ativá-los. Também se faz a reabilitação com implantes no osso zigomático, porém é uma técnica muito invasiva e necessita de centro cirúrgico com anestesia geral. Isso demanda a necessidade de internação hospitalar, com todos os seus riscos, além de incorrer em uma dificuldade curial, ou seja, o cirurgião não enxerga o processo.
[0003] No caso da região posterior da mandíbula deve-se fazer o enxerto ósseo ou uso de implantes curtos, com riscos de lesar estruturas importantes, como o nervo alveolar inferior.
[0004] Não obstante, se refere a um processo lento, que dura no mínimo seis a oito meses em caso de enxerto, com mais um período de espera de quatro a seis meses para ativação dos implantes. Isso perfaz um total de dez meses ou mais no tempo final do tratamento.
[0005] Tecnicamente, isso significa uma cirurgia a mais para o paciente, bem como aumento de custo, particularmente pelo fato de se gastar com enxerto e mais uma segunda cirurgia para instalação dos implantes; além da possibilidade de falha no enxerto, ou seja, esse procedimento não é a certeza de que o paciente terá o osso para a realização do implante.
[0006] Assim, destaca-se a possibilidade de insucesso no futuro, com perda do enxerto e implantes. Por outro lado, o já citado implante no osso zigomático requer a necessidade de internação hospitalar com os riscos de anestesia geral e, também o custo com hospital, médico e anestesista. Não obstante, fica a possibilidade de sequelas na face, como fístulas extra-orais.
[0007] Outra questão importante consiste no uso de parafuso de fixação, normalmente com 2 a 5 mm e sextavado interno na cabeça do parafuso, o qual deve ser inserido com chave sextavada curta ou longa, sendo este um procedimento bastante difícil para o profissional e desconfortável para o paciente.
[0008] No caso da reabilitação da região posterior da mandíbula com implantes convencionais, mesmo sendo implantes curtos, existe a possibilidade de lesionar o nervo alveolar inferior, podendo gerar sequelas como parestesia e dor. Neste caso, a tomografia pode conferir uma medida não real de modo que o implante possa danar o nervo.
ESTADO DA TÉCNICA
[0009] É conhecido do estado da técnica o documento MU8002284-7, intitulado IMPLANTE DENTÁRIO DE FIXAÇÃO INSTANTÂNEA, depositado em 29/09/2000 e publicado em 30/04/2002, o qual descreve uma peça destinada a implantodontia que reduz operíodo de tempo requerido para o imbricamento do tecido ósseo com o metal do implante. Onovo implante se diferencia de todos os outros, porque no momento de sua instalação, um artifício exclusivofaz com que a sua base interna se expanda, instantaneamente, dentro do tecido ósseo, promovendo oadensamento do osso que o rodeia, este fato, resulta em um nível de firmeza só obtida após o longo do períodode tempo requerido para o imbricamento com a utilização dos implantes comuns. Além disto, é praticamenteimpossível ocorrer problemas de afundamento com o novo tipo de implante, devido à expansão da parteinterna do mesmo. Outro ponto que merece ser destacado é a possibilidade de utilização deste novo implante,quando a região indicada para receber implante não dispõe da massa óssea indicada, isto porque, na medidaque ele eleva instantaneamente a densidade óssea na região onde o mesmo foi introduzido, a médio prazo, areorganização do tecido ósseo e o imbricamento resultará em uma região óssea muito mais resistente, podendoaté mesmo eliminar a necessidade do enxerto de tecido ósseo recomendado para estes casos. O Implante Dentário de Fixação Instantâneo é caracterizado por ser constituídopelo corpo do implante, que é munido de uma fenda de expansão, com um orifício limitador da expansão, uma cunha e um parafuso que traciona a cunhapara o interior do implante, fazendo com que a extremidade interna do mesmo se expanda no interior do tecido ósseo e, o parafuso do munhão, usado apenas para os modelos que demandam o uso deste.
[0011] O documento PI0622153-0, intitulado IMPLANTE DENTAL SUPRA ÓSSEO, depositado em 22/11/2006 e publicado em 27/12/2011, descreve um IMPLANTE DENTAL SUPRA OSSEO, que descreve um implante supraósseo dentário, compreendendo uma placa alongada laminar com uma parte central substancialmente rígida sustentando uma haste que se estende verticalmente fixada à parte central (lia), a haste compreendendo meios para fixar um conjunto protético dentário, onde a placa também compreende duas partes de ancoragem lateral guarnecendo a parte central (lia) e sendo maleável e flexível com relação à referida parte central de modo que a referida placa pode ser disposta sobre a mandíbula, as referidas partes de ancoragem compreendem uma parte de ancoragem vestibular e uma parte de ancoragem lingual ou de palato, e onde as referidas partes de ancoragem compreendem meios para posicionar pelo menos dois parafusos de ancoragem no lado vestibular e lado lingual ou de palato do referido osso de mandíbula.
[0012] O documento EP0437031, publicado em 17/07/1991, descreve, dentro da linha de implantes convencionais, um conjunto de implante e método, assim como um sistema e método para expor um implante incorporado depois da realização da ósseointegração. O conjunto de implante compreende um membro do implante para a incorporação no maxilar e um membro fator de repouso para fixar ao membro de implante, o membro fator de repouso tem uma superfície de apoio superior um pouco acima do nível do tecido de oposição a uma porção sobreposta de uma prótese ancorada em outras partes da mandíbula para formar um descanso ou apoio não retentivo por aceitar-se a pressão da prótese. O membro de implante é relativamente curto e pode ser instalado na região distai do maxilar, sem interferência com o nervo mandibular, e tem uma superfície inferior que tem uma forma concebida para integração estável com o osso enquanto resiste. O método inclui cortar um furo no maxilar para receber o implante, a inserção do implante e um parafuso de cura anexado no implante, fechando o local do implante e permitindo a osseointegração a ter lugar durante um período prolongado, e, subsequentemente, a descoberta do local do implante, a remoção o parafuso de cura, e fixar o elemento de fator de descanso no implante.
[0013] Evidentemente, outros documentos são conhecidos dentro da linha de implantes convencionais, porém, relatá-los um a um seria muito exaustivo. Os documentos mais relevantes estão inseridos acima, particularmente os documentos nacionais.
[0014] O documento MU8002284-7 descreve uma solução, a médio prazo, para areorganização do tecido ósseo e o imbricamento, de modo a resultar em uma região óssea muito mais resistente, podendoaté mesmo eliminar a necessidade do enxerto de tecido ósseo recomendado para estes casos. No entanto, a descrição revela um corpo do implante, que é munido de uma fenda de expansão, com um orifício limitador daexpansão, uma cunha e um parafuso que traciona a cunhapara o interior do implante, fazendo com que a extremidade interna do mesmo se expanda no interior do tecido ósseo e, o parafuso domunhão, usado apenas para os modelos que demandam o uso deste. Esta tecnologia é totalmente distinta daquela apresentada na presenteinvenção, sendo diferente, inclusive, o procedimento cirúrgico empregado em cada construção.
[0015] O documento PI0622153-0 descreve uma tecnologia que, em termos de idéia busca um caminho mais ou menos semelhante àquele determinado pela tecnologia da presente invenção; todavia, se destina somente a implantes unitários, ao passo que a invenção foi projetada para atender a implantes múltiplos e, desta forma, solucionar problemas que envolvem pessoas com a ausência de todos os dentes, ou somente em partes da boca.
OBJETIVOS DA INVENÇÃO
[0016] É, portanto, objetivo da invenção a confecção de um implante justa ósseo que pode ser aplicado através de cirurgia única realizada em consultório odontológico, sem necessidade de centro cirúrgico e anestesia geral.
[0017] Outro objetivo da invenção é permitir a instalação e ativação imediata, dando possibilidade de instalar dentes logo após o término da cirurgia.
[0018] Dentro da linha de objetivos da invenção se destaca ainda o fato de que a mesma dispensa a necessidade de implante zigomático, tampouco de enxerto ósseo prévio. No que tange ao implante de plataforma estendida convencional, que é pré-fabricado, na presente invenção o implante é personalizado, feito pelo processo de prototipagem e usinagem.
[0019] A invenção se destaca ainda pelo fato de que qualquer profissional especialista em implantodontia pode dominar a técnica.
[0020] Ainda seguindo a linha de objetivos da invenção, surge como um objetivo efetivo o fato de o implante ser imediato, bem como os dentes serem imediatos, ou seja, sem a necessidade de dez meses ou mais, particularmente como ocorre nos casos de implantes realizados com enxertia óssea em seio maxilar.
DESCRIÇÃO GERAL DA INVENÇÃO
[0021] O IMPLANTE JUSTA ÓSSEO, PROTOTIPADO EM TITÂNIO OU ZIRCÔNIA, OU FUNDIDO EM TITÂNIO, PARA CARGA IMEDIATA E PROCESSO DE PRODUÇÃO, objeto desta solicitação de Patente de Invenção, compreende essencialmente um implante composto de uma peça em titânio ou similar, que pode atender tanto implantes de natureza zigomática como nos seios maxilares, a qual possui uma conformação de malha com pequenas perfurações, nas quais passarão pequenos parafusos que fixarão a peça à estrutura óssea, A mencionada peça possui pelo menos quatro conexões com características semelhantes a implantes de plataforma estendida com roscas externas. Nas ditas conexões são instaladas peças tipo mini pilar cônico, os quais possibilitam à prótese ser fixada com parafusos de mini pilar cônico convencional, compatível com os implantes do estado da técnica.
[0022] Em algumas situações poderá ser utilizado o mini pilar cônico angulado para compensar a discrepância óssea. Este mini pilar deverá conter oito ranhuras internas para posicionar o mini pilar que se adaptará no dispositivo presente na haste do implante justa ósseo. A adaptação do mini pilar cônico com o dispositivo se dará pelo sistema de encaixe macho/fêmea. O mini pilar cônico será fixado ao implante justa ósseo por um parafuso passante. Este mini pilar será confeccionado nas angulações de 17° e 30°, [0023] Uma barra metálica confeccionada previamente, juntamente com o implante justa ósseo, deverá se adaptar aos mini pilares cônicos do implante justa ósseo, e servirá para viabilizar a execução da carga imediata provisória, barra esta que poderá ser seccionada e soldada de acordo com a necessidade de cada caso.
[0024] O implante justa ósseo prototipado para carga imediata funcionará como suporte para prótese dentária. Ele reabilitará o paciente funcional e esteticamente com prótese fixa, logo após a sua instalação.
[0025] Adicionalmente, apresenta a vantagem de permitir a instalação de implante dentário em uma única cirurgia, sem necessidade de recuperar osso com enxerto, sem instalar implantes nos ossos zigomáticos e sem esperar dez meses ou mais para instalação da prótese.
[0026] Quanto ao processo de produção da peça em titânio ou zircônia prototipada, este requer a realização de uma tomografia computadorizada dos maxilares do paciente a qual é então submetida a um software para o planejamento do implante e posterior formatação da peça (implante) que deverá ser feito mediante a usinagem de um bloco de titânio ou zircônia em máquina ferramenta ou ainda impressa em titânio em impressora 3D. Este processo pode ter outras opções como enceramento e fundição da peça (implante) em titânio.
DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0027] O IMPLANTE JUSTA ÓSSEO, PROTOTIPADO EM TITÂNIO OU ZIRCÔNIA, OU FUNDIDO EM TITÂNIO, PARA CARGA IMEDIATA E PROCESSO DE PRODUÇÃO, objeto desta solicitação de Patente de Invenção será, a seguir, descrito em uma forma de realização, sendo que, para melhor entendimento, referências serão feitas aos desenhos anexos, nos quais estão representadas: FIGURA 1: Vista em perspectiva do implante justa ósseo em uma realização para receber prótese total dos dentes; FIGURA 2: Vista superior da figura anterior; FIGURA 3: Vista em perspectiva do implante justa ósseo em uma realização para receber prótese total dos dentes, tomado inferiormente; FIGURA 4: Vista em perspectiva do implante justa ósseo em uma realização para receber prótese total dos dentes, aplicado a uma arcada dentária; FIGURA 5: Vista em perspectiva do implante justa ósseo da figura anterior tomado posteriormente; FIGURA 6: Vista em perspectiva do implante justa ósseo parcial, para a parte posterior da boca; FIGURA 7: Vista em perspectiva do implante justa ósseo parcial da figura anterior, tomado de outro ângulo; FIGURA 8: Vista superior de uma arcada dentária com o implante justa ósseo parcial aplicado; FIGURA 9: Vista em perspectiva do implante justa ósseo parcial aplicado à parte posterior da boca mostrando a fixação e os mini pilares cônicos; FIGURA 10: Vista lateral do implante justa ósseo parcial da figura anterior; FIGURA 11: Vista lateral do implante justa ósseo parcial aplicado na parte posterior superior da boca; FIGURA 12: Vista em perspectiva tomada inferiormente do implante justa ósseo da figura anterior. FIGURA 13: Diagrama mostrando a sequência do processo de obtenção do implante justa ósseo; FIGURA 14: Diagrama mostrando a sequência opcional do processo de obtenção do implante justa ósseo.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[0028] O IMPLANTE JUSTA ÓSSEO, PROTOTIPADO EM TITÂNIO OU ZIRCÔNIA, OU FUNDIDO EM TITÂNIO, PARA CARGA IMEDIATA E PROCESSO DE PRODUÇÃO, objeto desta solicitação de Patente de Invenção, compreende uma peça (1), em titânio ou similar fundido, que pode ser integral, para toda a boca, inferior ou superior; ainda podendo a peça (1B) ser parcial, por exemplo, para aplicação na região dos seios maxilares, superior e inferior; a peça (1) / (1B) irá se adaptar perfeitamente ao leito receptor, tendo o formato individualizado conforme a anatomia óssea do paciente.
[0029] Assim, a peça (1)/(1 B) da invenção possui uma conformação de malha (2) com pequenas perfurações (3), nas quais passarão pequenos parafusos (P) que fixarão a peça (1) ou (1B) à estrutura óssea (E). Ao ser aplicada a peça (1) / (1B),em função do caso, e fixada pelos parafusos (P), está pronta para receber os pinos e respectivos dentes, processo esse avaliado em um espaço de tempo em horas, por exemplo.
[0030] A invenção possui, na versão de peça integral para a boca (1), pelo menos quatro conexões (4) com características semelhantes a implantes de plataforma estendida com roscas externas (5). Nas ditas conexões (4) são instaladas peças tipo mini pilar cônico (6), os quais possibilitam à próteseser fixada com parafusos de mini pilar cônico convencional (6), compatíveis com os implantes do estado da técnica.
[0031] Uma versão compreende uma peça (1B) que pode ser usada na região dos seios maxilares ou ainda na parte posterior da mandíbula desdentada para suprir a ausência de dentes posteriores. A peça (1B) analogamente possui conformação de malha (2) com pequenas perfurações (3), nas quais passarão pequenos parafusos (P) que fixarão (1B) à estrutura óssea (E).
[0032] Na versão de peça para a parte posterior da boca (1B), pelo menos duas conexões (4B) com características semelhantes a implantes de plataforma estendida com roscas externas (5B). Nas ditas conexões (4B) são instaladas peças tipo mini pilar cônico (6B), os quais possibilitam à prótese ser fixada com parafusos de mini pilar cônico convencional (6B), compatíveis com os implantes do estado da técnica.
[0033] A prótese pode incluir uma barra metálica confeccionada previamente, juntamente com o implante justa ósseo, deverá se adaptar aos mini pilares cônicos do implante justa ósseo, e servirá para viabilizar a execução da carga imediata provisória, barra esta que poderá ser seccionada e soldada de acordo com a necessidade de cada caso (não mostrada).
[0034] O implante justa ósseo prototipado para carga imediata funcionará como suporte para a respectiva prótese dentária, na peça (1) ou (1B). Ele reabilitará o paciente funcional e esteticamente com prótese fixa, logo após a sua instalação.
[0035] Outro aspecto a ser destacado é que o implante de plataforma estendida convencional é pré- fabricado, ao passo que, na presente invenção, o implante é personalizado, feito pelo processo de prototipagem e usinagem, o que é um diferencial expressivo em relação ao implante estendido utilizado atualmente.
[0036] Adicionalmente, apresenta a vantagem de permitir a instalação de implante dentário em uma única cirurgia, sem necessidade de recuperar osso com enxerto, sem instalar implantes nos ossos zigomáticos e sem esperar dez meses ou mais para instalação da prótese.
[0037] Quanto ao processo de produção da peça em titânio ou zircônia prototipada, este requer a realização de uma tomografia computadorizada (7) dos maxilares do paciente a qual é então submetida a um software (8) para o planejamento do implante (9) e posterior formatação da peça (implante) que deverá ser feito mediante a usinagem de um bloco de titânio ou zircônia (10) em máquina ferramenta (11) ou ainda impressa em titânio em impressora 3D (12). Este processo pode ter outras opções como enceramento e fundição da peça (implante) em titânio (12B).
[0038] Opcionalmente, há a possibilidade de se confeccionar o implante justa ósseo mediante uma tomografia computadorizada (7B) para se obter o protótipo da estrutura óssea (13) a ser reabilitada e, sobre ele se confecciona a peça em resina acrílica ou cera (14), para finalmente ser realizada a fundição em titânio (15).
[0039] Em todos esses processos as peças devem ser limpas, tratadas e esterilizadas para que possam ser instaladas de maneira segura no paciente, segundo normas regulamentadoras.
[0040] O implante justa ósseo prototipado para carga imediata funcionará como suporte para prótese dentária. Ele reabilitará o paciente funcional e esteticamente com prótese fixa, logo após a sua instalação. São destacadas as vantagens de instalar implante imediato em uma única cirurgia, sem necessidade de recuperar osso com enxerto, sem instalar implantes nos ossos zigomáticos e sem esperar longo período (cerca de dez meses) ou mais para instalação da prótese.
[0041] Assim, através da presente invenção se torna possível a reabilitação da maxila atrófica ou região posterior da mandíbula com carga imediata, sem necessidade de recuperação da estrutura óssea com enxerto e sem implantes no osso zigomático.
REIVINDICAÇÕES

Claims (7)

1) IMPLANTE JUSTA ÓSSEO, PROTOTIPADO EM TITÂNIO OU ZIRCÔNIA, OU FUNDIDO EM TITÂNIO, PARA CARGA IMEDIATA, compreende uma peça (1), em titânio fundido, caracterizado por incluir uma peça (1) integral, para toda a boca, inferior ou superior; podendo a peça (1B) ser parcial, para aplicação na região dos seios maxilares, superior e inferior; a peça (1) / (1B) irá se adapta ao leito receptor, tendo o formato individualizado da anatomia óssea do paciente.
2) IMPLANTE JUSTA ÓSSEO, PROTOTIPADO EM TITÂNIO OU ZIRCÔNIA, OU FUNDIDO EM TITÂNIO, PARA CARGA IMEDIATA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a peça (1) possuir uma conformação de malha (2) com pequenas perfurações (3), nas quais passam pequenos parafusos (P) que fixam a peça (1) ou (1B) à estrutura óssea (E).
3) IMPLANTE JUSTA ÓSSEO, PROTOTIPADO EM TITÂNIO OU ZIRCÔNIA, OU FUNDIDO EM TITÂNIO, PARA CARGA IMEDIATA, de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizado por, ao ser aplicada a peça (1) / (1B), e fixada pelos parafusos (P), estar pronta para receber os pinos e respectivos dentes.
4) IMPLANTE JUSTA ÓSSEO, PROTOTIPADO EM TITÂNIO OU ZIRCÔNIA, OU FUNDIDO EM TITÂNIO, PARA CARGA IMEDIATA, de acordo com as reivindicações 1, 2 e 3, caracterizado por a peça integral para a boca (1) possui pelo menos quatro conexões (4); nas ditas conexões (4) são instaladas peças tipo mini pilar cônico (6).
5) IMPLANTE JUSTA ÓSSEO, PROTOTIPADO EM TITÂNIO OU ZIRCÔNIA, OU FUNDIDO EM TITÂNIO, PARA CARGA IMEDIATA, de acordo com as reivindicações 1, 2 e 3, caracterizado por a peça para a parte posterior da boca (1B), possuir pelo menos duas conexões (4B); nas ditas conexões (4B) são instaladas peças tipo mini pilar cônico (6B).
6) PROCESSO DE PRODUÇÃO, para a obtenção do implante das reivindicações 1 a 5, caracterizado por o processo de produção da peça em titânio fundido segundo o implante justa ósseo requerer a realização de uma tomografia (7) dos maxilares do paciente, a qual é então submetida a um software (8), para planejamento do implante (9) e posterior usinagem do molde (10), que pode ser feito mediante usinagem em máquina ferramenta (11) ou ainda em impressora 3D (12), para, finalmente, ocorrer a fundição em titânio (12B).
7) PROCESSO DE PRODUÇÃO, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por, opcionalmente, se confeccionar o implante justa ósseo mediante uma tomografia computadorizada (7B) dos maxilares para se obter o protótipo da estrutura óssea (13) a ser reabilitada e, sobre ele se confeccionar a peça em resina acrílica ou cera (14), para finalmente ser realizada a fundição em titânio (15).

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
RU2739695C2 (ru) Имплантат для укрепления кости, содержащий отверстие для определения вектора сверления и охватывающую пластину для реплантации челюсти, а также способ изготовления имплантата
KR101291754B1 (ko) 치과용 임플란트의 평행 식립장치 및 임플란트 평행 식립방법
TWI578965B (zh) Dental implants
Willems et al. Interdisciplinary treatment planning for orthodontic‐prosthetic implant anchorage in a partially edentulous patient
Maino et al. A retrievable palatal implant for absolute anchorage in orthodontics.
Hwang et al. Vertical alveolar bone distraction at molar region using lag screw principle
JP2021531931A (ja) 経歯槽骨歯科用インプラントのための装置及び方法
Bertolai et al. Treatment of extreme maxillary atrophy with Zygoma implants
Ohba et al. Oral rehabilitation with orthognathic surgery after dental implant placement for class III malocclusion with skeletal asymmetry and posterior bite collapse
Fathima et al. Failures in dental implants: a review
Soardi et al. Clinical and radiological 12-year follow-up of full arch maxilla prosthetic restoration supported by dental implants positioned through guide flapless surgery
Ihde et al. Case report: restoration of edentulous mandible with 4 BOI implants in an immediate load procedure
BR102017006922A2 (pt) Fair implant, prototicated in titanium or zirconia, or titanium casting, for immediate cargo and production process
US8540513B1 (en) Expandable dental implant with improved mechanical retention
RU196881U1 (ru) Устройство для стабилизации зубного имплантата
Gulia et al. A comprehensive review on zygomatic implants
RU2720667C1 (ru) Способ имплантационного протезирования на нижней челюсти с защитой имплантов от потери стабилизации
AU2021246750B2 (en) Endosteal horizontally placed dental implant system and method
Fragiskos et al. Osseointegrated implants
BR102016028989A2 (pt) Mini-implante odontológico e seu uso, kit cirúrgico para aplicação do mini-implante, cápsula e seu uso
George et al. Immediate loading with mini dental implants in the fully edentulous mandible
RU2189197C1 (ru) Опорно-удерживающее устройство съемных зубных протезов
Azzaldeen et al. Immediate loading with mini dental implants in the fully edentulous mandible
BR102012026428B1 (pt) dispositivo com encaixe para prótese em região atrófica desdentada
RU2513617C1 (ru) Имплантат с памятью формы