BR102017000143A2 - VARIABLE NUCLEAR CARBON SLEEVE SYSTEM AND TURBOFAN ENGINE - Google Patents

VARIABLE NUCLEAR CARBON SLEEVE SYSTEM AND TURBOFAN ENGINE Download PDF

Info

Publication number
BR102017000143A2
BR102017000143A2 BR102017000143A2 BR 102017000143 A2 BR102017000143 A2 BR 102017000143A2 BR 102017000143 A2 BR102017000143 A2 BR 102017000143A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
core
fairing
area
vent
nozzle
Prior art date
Application number
Other languages
Portuguese (pt)
Publication date

Links

Description

“SISTEMA DE BOCAL DE SUSPIRO DE CARENAGEM DE NÚCLEO VARIÁVEL E MOTOR TURBOFAN" Antecedentes [001] O campo da revelação refere-se, de modo geral, a motores de turbina a gás e, mais particularmente, a um método e um sistema de variação de uma área de bocal de suspiro de carenagem de núcleo.“VARIABLE CORE SUSPENDER COUPLING SYSTEM AND TURBOFAN ENGINE” Background The field of disclosure generally relates to gas turbine engines, and more particularly to a method and system of variation of a core fairing sigh nozzle area.

[002] Em pelo menos alguns sistemas de motor de aeronave conhecidos, um invólucro interno circunda pelo menos parcialmente um núcleo do motor. Uma carenagem de núcleo que se estende para a parte traseira a partir do invólucro interno define um bocal de carenagem ou uma área de suspiro de carenagem definida entre a carenagem de núcleo e um bocal de motor primário (núcleo). Gás pressurizado é exaurido através desse bocal de carenagem, que pode fornecer empuxo propulsivo à aeronave. O gás pressurizado que é canalizado através da carenagem de núcleo e exaurido para fora do suspiro de carenagem pode ser usado para resfriar os acessórios localizados fora do invólucro de motor, mas dentro da carenagem de núcleo. A carenagem de núcleo é tipicamente fabricada como um único componente estático, dimensionada de modo que o bocal de carenagem tenha uma área máxima necessária durante condições de “pior caso”, tais como decolagem em alta temperatura ou certas condições de espera. No entanto, essa área de suspiro de carenagem é, muitas vezes, maior do que o necessário durante condições de “melhor caso”, tais como navegação, de modo que o ar de resfriamento para os acessórios possa não ser necessário, e o bocal de carenagem não fornece empuxo suficiente e pode gerar arrasto.In at least some known aircraft engine systems, an inner casing at least partially surrounds an engine core. A rearwardly extending core fairing from the inner casing defines a fairing nozzle or a fairing vent area defined between the core fairing and a primary motor (core) nozzle. Pressurized gas is exhausted through this fairing nozzle, which can provide propulsive thrust to the aircraft. Pressurized gas that is channeled through the core fairing and exhausted out of the fairing vent can be used to cool fittings located outside the motor housing but inside the core fairing. Core fairing is typically fabricated as a single static component, so that the fairing nozzle has a maximum area required during “worst case” conditions such as high temperature takeoff or certain standby conditions. However, this fairing vent area is often larger than necessary during “best case” conditions such as boating so that cooling air to the accessories may not be required and the nozzle Fairing does not provide enough thrust and can generate drag.

Breve descrição [003] Em um aspecto, um sistema de bocal de suspiro de carenagem de núcleo variável é fornecido. O sistema de bocal de suspiro de carenagem de núcleo variável inclui um invólucro de núcleo que circunda pelo menos parcialmente um núcleo do motor de um motor de turbina a gás, e uma carenagem de núcleo que se estende para a parte traseira a partir do invólucro de núcleo. A carenagem de núcleo define uma área de suspiro de carenagem de núcleo entre a carenagem de núcleo e um bocal primário. Pelo menos um dentre a carenagem de núcleo e o bocal primário são móveis de modo a variar a área de suspiro de carenagem de núcleo.Brief Description In one aspect, a variable core fairing vent nozzle system is provided. The variable core fairing vent nozzle system includes a core casing that at least partially surrounds a gas turbine engine engine core, and a rearwardly extending core casing from the gas casing. core. The core fairing defines a core fairing vent area between the core fairing and a primary nozzle. At least one of the core fairing and the primary nozzle are movable to vary the core fairing vent area.

[004] Em outro aspecto, um método de variação de uma área de suspiro de carenagem de núcleo é fornecido. A área de suspiro de carenagem de núcleo é definida entre uma carenagem de núcleo que se estende para a parte traseira a partir de um invólucro de núcleo que circunda pelo menos parcialmente um núcleo do motor e um bocal primário. O método inclui mover pelo menos um dentre a carenagem de núcleo e o bocal primário para variar a área de suspiro de carenagem de núcleo.In another aspect, a method of varying a core fairing vent area is provided. The core fairing vent area is defined between a rearwardly extending core fairing from a core casing that at least partially surrounds a motor core and a primary nozzle. The method includes moving at least one of the core fairing and the primary nozzle to vary the core fairing vent area.

[005] Em ainda outro aspecto, um motor turbofan é fornecido, sendo que o motor turbofan inclui um núcleo do motor que inclui um compressor de múltiplos estágios, um ventilador alimentado por uma turbina de potência acionada pelo gás gerado no núcleo do motor, um duto de desvio de ventilador que circunda pelo menos parcialmente o núcleo do motor e o ventilador, e um sistema de bocal de suspiro de carenagem de núcleo variável. O sistema de bocal de suspiro de carenagem de núcleo variável inclui um invólucro de núcleo que circunda pelo menos parcialmente um núcleo do motor de um motor de turbina a gás, e uma carenagem de núcleo que se estende para a parte traseira a partir do invólucro de núcleo. A carenagem de núcleo define uma área de suspiro de carenagem de núcleo entre a carenagem de núcleo e um bocal primário. Pelo menos um dentre a carenagem de núcleo e o bocal primário é móvel de modo a variar a área de suspiro de carenagem de núcleo.In yet another aspect, a turbofan engine is provided, wherein the turbofan engine includes an engine core that includes a multistage compressor, a fan powered by a gas-driven power turbine generated at the engine core, a fan bypass duct that at least partially surrounds the motor core and the fan, and a variable core fairing vent nozzle system. The variable core fairing vent nozzle system includes a core casing that at least partially surrounds a gas turbine engine engine core, and a rearwardly extending core casing from the gas casing. core. The core fairing defines a core fairing vent area between the core fairing and a primary nozzle. At least one of the core fairing and the primary nozzle is movable to vary the core fairing vent area.

Figuras [006] Esses e outros recursos, aspectos e vantagens da presente revelação serão mais bem entendidos quando a descrição detalhada a seguir for lida em referência aos desenhos anexos nos quais caracteres semelhantes representam partes semelhantes ao longo dos desenhos, em que: A Figura 1 é uma primeira ilustração esquemática de um motor turbofan a gás que inclui um sistema de controle de área de bocal de suspiro de carenagem de acordo com uma realização exemplificadora da presente revelação; A Figura 2 é uma segunda ilustração esquemática do motor turbofan a gás, conforme mostrado na Figura 1; A Figura 3 é uma vista ampliada do motor turbofan a gás, conforme mostrado na Figura 1; A Figura 4 ilustra uma primeira realização alternativa de um componente de variação de área de suspiro do sistema de controle de área de bocal de suspiro de carenagem mostrado nas Figuras 1 a 3 em uma configuração aberta ou de baixa pressão; A Figura 5 ilustra o componente de variação de área de suspiro, conforme mostrado na Figura 4, em uma configuração parcialmente fechada ou de alta pressão; A Figura 6 ilustra uma segunda realização alternativa de um componente de variação de área de suspiro do sistema de controle de área de bocal de suspiro de carenagem, mostrado nas Figuras 1 a 3, em uma configuração aberta ou de baixa pressão; A Figura 7 ilustra o componente de variação de área de suspiro, conforme mostrado na Figura 6, em uma configuração parcíalmente fechada ou de alta pressão; A Figura 8 ilustra uma terceira realização alternativa de um componente de variação de área de suspiro do sistema de controle de área de bocal de suspiro de carenagem, mostrado nas Figuras 1 a 3, em uma configuração aberta; A Figura 9 ilustra o componente de variação de área de suspiro, conforme mostrado na Figura 8, em uma configuração parcialmente fechada; e A Figura 10 é um diagrama de blocos esquemático de um controlador exemplificador do sistema de controle de área de bocal de suspiro de carenagem mostrado nas Figuras 1 a 3.These and other features, aspects and advantages of the present disclosure will be better understood when the following detailed description is read with reference to the accompanying drawings in which similar characters represent similar parts throughout the drawings, wherein: Figure 1 is a first schematic illustration of a gas turbofan engine including a fairing vent nozzle area control system in accordance with an exemplary embodiment of the present disclosure; Figure 2 is a second schematic illustration of the gas turbofan engine as shown in Figure 1; Figure 3 is an enlarged view of the gas turbofan engine as shown in Figure 1; Figure 4 illustrates a first alternative embodiment of a vent area variation component of the fairing vent nozzle area control system shown in Figures 1 to 3 in an open or low pressure configuration; Figure 5 illustrates the sigh area variation component, as shown in Figure 4, in a partially closed or high pressure configuration; Figure 6 illustrates a second alternative embodiment of a vent area variation component of the fairing vent nozzle area control system shown in Figures 1 to 3 in an open or low pressure configuration; Figure 7 illustrates the sigh area variation component, as shown in Figure 6, in a sparingly closed or high pressure configuration; Figure 8 illustrates a third alternative embodiment of a vent area variation component of the fairing vent nozzle area control system shown in Figures 1 to 3 in an open configuration; Figure 9 illustrates the sigh area variation component, as shown in Figure 8, in a partially closed configuration; and Figure 10 is a schematic block diagram of an exemplary controller of the fairing vent nozzle area control system shown in Figures 1 to 3.

[007] A menos que indicado de outra forma, os desenhos fornecidos no presente documento são destinados a ilustrar os recursos das realizações desta revelação. Acredita-se que esses recursos sejam aplicáveis a uma ampla variedade de sistemas que compreendem uma ou mais realizações desta revelação. Desse modo, os desenhos não são destinados a incluir todos os recursos convencionais conhecidos pelos indivíduos versados na técnica a serem exigidos para a prática das realizações reveladas no presente documento.Unless otherwise indicated, the drawings provided herein are intended to illustrate the features of the embodiments of this disclosure. These features are believed to be applicable to a wide variety of systems that comprise one or more embodiments of this disclosure. Accordingly, the drawings are not intended to include all conventional features known to those skilled in the art to be required to practice the embodiments disclosed herein.

Descrição Detalhada [008] No relatório descritivo e nas reivindicações a seguir, será feita referência a inúmeros termos, que serão definidos com os significados a seguir.Detailed Description In the following descriptive report and claims, reference will be made to numerous terms, which will be defined with the following meanings.

[009] As formas singulares “um”, “uma”, “o” e “a” incluem referências no plural, a menos que o contexto determine claramente o contrário.[009] The singular forms "one", "one", "o" and "a" include plural references unless the context clearly states otherwise.

[010] “Opcional” ou “opcionalmente” significa que o evento ou circunstância descrito subsequentemente pode ou não ocorrer e que a descrição inclui exemplos em que o evento ocorre e exemplos em que o evento não ocorre."Optional" or "optionally" means that the event or circumstance described below may or may not occur and that the description includes examples where the event occurs and examples where the event does not occur.

[011] A linguagem aproximada, conforme usada no presente documento ao longo do relatório descritivo e das reivindicações, pode ser usada para modificar qualquer representação quantitativa que possa variar de forma permissível sem resultar em uma mudança na função básica à qual é relacionada. Consequentemente, um valor modificado por um termo ou por termos, tais como “cerca de”, "aproximadamente" e "substancialmente", não se limita ao valor preciso especificado. Em pelo menos alguns casos, a linguagem de aproximação pode corresponder à precisão de um instrumento para medição do valor. No presente contexto e ao longo do relatório descritivo e das reivindicações, as limitações de faixa podem ser combinadas e/ou alternadas; tais faixas são identificadas e incluem todas as subfaixas contidas nas mesmas, a menos que o contexto ou a linguagem indiquem o contrário.[011] The approximate language as used throughout the specification and claims may be used to modify any quantitative representation that may permissibly vary without resulting in a change in the basic function to which it is related. Accordingly, a value modified by a term or terms, such as "about", "approximately" and "substantially", is not limited to the specified precise value. In at least some cases, the approximation language may correspond to the accuracy of an instrument for measuring value. In the present context and throughout the specification and claims, the range limitations may be combined and / or alternated; Such ranges are identified and include all sub-ranges contained therein, unless the context or language indicates otherwise.

[012] As realizações dos sistemas de controle de área de bocal de suspiro de carenagem descritas no presente documento fornecem um método de variação de uma área de suspiro de carenagem de núcleo econômico para aprimorar o empuxo gerado por um bocal de suspiro de carenagem, por exemplo, durante condições de navegação. Desse modo, o consumo de combustível específico pode ser reduzido. Adicional ou alternativamente, a redução de uma quantidade de fluxo de ar através do bocal de suspiro pode aprimorar o desempenho do motor. Os sistemas de controle de área de bocal de suspiro de carenagem são configurados para variar a área de suspiro de carenagem de núcleo através da movimentação de um ou mais componentes do bocal de suspiro de carenagem, tais como pelo menos uma porção de uma carenagem de núcleo e/ou pelo menos uma porção de um bocal primário. Em algumas realizações, tal movimento é atuado com o uso de controles ativos, enquanto que, em outras realizações, tal movimento é atuado com o uso de controles passivos. Em algumas realizações, o sistema de controle de área de bocal de suspiro de carenagem inclui componentes de variação de suspiro adicionais acoplados a pelo menos uma porção do bocal de suspiro de carenagem para variar a área de suspiro de carenagem de núcleo da mesma.[012] The embodiments of the fairing vent nozzle area control systems described herein provide a method of varying an economical core fairing vent area to enhance the thrust generated by a fairing vent nozzle, e.g. during navigation conditions. In this way the specific fuel consumption can be reduced. Alternatively or alternatively, reducing the amount of air flow through the vent nozzle can improve engine performance. Fairing vent nozzle area control systems are configured to vary the core fairing vent area by moving one or more fairing vent nozzle components, such as at least a portion of a core fairing. and / or at least a portion of a primary nozzle. In some embodiments, such movement is acted upon using active controls, while in other embodiments such movement is acted upon using passive controls. In some embodiments, the fairing vent nozzle area control system includes additional vent variation components coupled to at least a portion of the fairing vent nozzle to vary the core fairing vent area thereof.

[013] As Figuras 1 e 2 são ilustrações esquemáticas de um motor turbofan a gás exemplificador 100, de acordo com uma realização exemplificadora da presente revelação, e a Figura 3 é uma vista ampliada do motor turbofan 100. Na realização exemplificadora, o motor de turbina a gás 100 é incorporado em um motor a jato turbofan de alto desvio. O motor turbofan 100 define uma direção axial A (que se estende paralelamente a uma linha central longitudinal 140) e uma direção radial R. De modo geral, o turbofan 100 inclui um conjunto de ventiladores 116 e um núcleo do motor 114 disposto a jusante do conjunto de ventiladores 116.Figures 1 and 2 are schematic illustrations of an exemplary gas turbofan engine 100 according to an exemplary embodiment of the present disclosure, and Figure 3 is an enlarged view of the turbofan engine 100. In the exemplary embodiment, the Gas turbine 100 is incorporated into a high bypass turbofan jet engine. The turbofan engine 100 defines an axial direction A (extending parallel to a longitudinal centerline 140) and a radial direction R. In general, the turbofan 100 includes a fan assembly 116 and an engine core 114 disposed downstream of the fan assembly 116.

[014] Na realização exemplificadora, um invólucro de núcleo aproximadamente tubular 118 circunda pelo menos parcialmente o núcleo do motor 114. O invólucro de núcleo 118 encerra, em uma relação de fluxo serial, uma seção de compressor 122; uma seção de combustão 124; uma seção de turbina 126; e uma seção de bocal de escape de jato 132. A seção de bocal de escape de jato 132 é definida entre um corpo central de parte traseira de motor 130 e um bocal primário 131. Uma carenagem de núcleo 120 se estende para a parte traseira a partir do invólucro de núcleo 118, encerrando um bocal de suspiro de carenagem 134 definido entre a carenagem de núcleo 120 e o bocal primário 131. O bocal de suspiro de carenagem 134 define uma área de suspiro de carenagem de núcleo V (consultar a Figura 2). Conforme descrito adicionalmente no presente documento, um sistema de controle de área de bocal de suspiro de carenagem 150 é posicionado de modo adjacente ao bocal de suspiro de carenagem 134 e é configurado para facilitar a variação da área de suspiro de carenagem de núcleo V do bocal de suspiro de carenagem 134.[014] In the exemplary embodiment, an approximately tubular core housing 118 at least partially surrounds the motor core 114. The core housing 118 encloses, in a serial flow relationship, a compressor section 122; a combustion section 124; a turbine section 126; and a jet exhaust nozzle section 132. The jet exhaust nozzle section 132 is defined between a rear engine center body 130 and a primary nozzle 131. A core fairing 120 extends rearwardly to a from the core housing 118, enclosing a fairing vent nozzle 134 defined between the core fairing 120 and the primary nozzle 131. The fairing vent nozzle 134 defines a V-core fairing vent area (see Figure 2 ). As further described herein, a fairing vent nozzle area control system 150 is positioned adjacent to the fairing vent nozzle 134 and is configured to facilitate variation of the nozzle V core fairing vent area of fairing sigh 134.

[015] A seção de compressor 122, a seção de combustão 124, a seção de turbina 126 e a seção de bocal de escape de jato 132 definem, juntas, uma trajetória de fluxo de ar de núcleo 136. Durante a operação do motor turbofan 100, um volume de ar 160 entra no motor turbofan 100 através do conjunto de ventiladores 116. Conforme o volume de ar 160 passa através do conjunto de ventiladores 116, uma primeira porção 162 de volume de ar 160 é direcionada ou encaminhada para uma passagem de fluxo de ar de desvio 166 (entre o núcleo do motor 114 e uma nacela anular 168) e uma segunda porção 164 de volume de ar 160 é direcionada ou encaminhada para a trajetória de fluxo de ar de núcleo 136 ou, mais especificamente, para a seção de compressor 122. Uma razão entre a primeira porção 162 e a segunda porção 164 é comumente referida como uma razão de desvio. A pressão da segunda porção 164 é, então, aumentada conforme a mesma é encaminhada através da seção de compressor 122 e para a seção de combustão 124, onde a mesma é misturada com combustível e queimada para fornecer gases de combustão 170.[015] Compressor section 122, combustion section 124, turbine section 126 and jet exhaust nozzle section 132 together define a core air flow path 136. During turbofan engine operation 100, an air volume 160 enters the turbofan engine 100 through the fan assembly 116. As the air volume 160 passes through the fan assembly 116, a first air volume portion 162 is directed or routed to a vent passage. bypass air flow 166 (between the motor core 114 and an annular nacelle 168) and a second air volume portion 164 is directed or routed to the core air flow path 136 or, more specifically, to the compressor section 122. A ratio between first portion 162 and second portion 164 is commonly referred to as a deviation ratio. The pressure of the second portion 164 is then increased as it is passed through the compressor section 122 and to the combustion section 124, where it is mixed with fuel and flared to provide combustion gases 170.

[016] Os gases de combustão 170 são encaminhados através da seção de turbina 126 onde uma porção de energia térmica e/ou cinética dos gases de combustão 170 é extraída por meio de estágios de turbina sequenciais, acionado a rotação de pelo menos um compressor na seção de compressor 122. Os gases de combustão 170 são subsequentemente encaminhados através da seção de bocal de escape de jato 132 do núcleo do motor 114 para fornecer empuxo propulsivo. Simultaneamente, a pressão da primeira porção 162 é substancialmente aumentada conforme a primeira porção 162 é encaminhada através da passagem de fluxo de ar de desvio 166 antes de a mesma ser exaurida de uma seção de escape de bocal de ventoinha 172 do motor turbofan 100, fornecendo também um empuxo de propulsão. O ar de sangria da passagem de fluxo de ar de desvio 166 pode ser usado para resfriar o equipamento de motor entre o invólucro de núcleo 118 e a carenagem de núcleo 120 e é exaurido através do bocal de suspiro de carenagem 134. A seção de turbina 126 e a seção de bocal de escape de jato 132 definem pelo menos parcialmente uma trajetória de gás quente 174 para encaminhar os gases de combustão 170 através do núcleo do motor 114.[016] Flue gases 170 are routed through turbine section 126 where a portion of flue gas thermal and / or kinetic energy 170 is extracted through sequential turbine stages, driven by the rotation of at least one compressor in the compressor section 122. The flue gases 170 are subsequently routed through the jet exhaust nozzle section 132 of the engine core 114 to provide propulsive thrust. Simultaneously, the pressure of the first portion 162 is substantially increased as the first portion 162 is routed through the bypass air flow passage 166 before it is exhausted from a fan nozzle exhaust section 172 of the turbofan engine 100, providing also a thrust of propulsion. Bleed air from the bypass airflow passage 166 can be used to cool the engine equipment between the core housing 118 and the core fairing 120 and is exhausted through the fairing vent nozzle 134. The turbine section 126 and jet exhaust nozzle section 132 at least partially define a hot gas path 174 for routing combustion gases 170 through the engine core 114.

[017] O motor turbofan 100 é ilustrado nas Figuras 1 a 3 apenas a título de exemplo e, em outras realizações exemplificadoras, o motor turbofan 100 pode ter qualquer outra configuração adequada, incluindo, por exemplo, um motor turbopropulsor.The turbofan engine 100 is illustrated in Figures 1 to 3 by way of example only, and in other exemplary embodiments, the turbofan engine 100 may have any other suitable configuration including, for example, a turboprop engine.

[018] O sistema de controle de área de bocal de suspiro de carenagem 150 é configurado para variar a área de suspiro de carenagem de núcleo V do bocal de suspiro de carenagem 134. Conforme descrito acima, em pelo menos alguns sistemas de motor conhecidos, o bocal de suspiro de carenagem 134 é um componente estático e a área de suspiro de carenagem de núcleo V é dimensionada em uma área grande para acomodar condições de voo de piores casos (por exemplo, decolagem em alta temperatura, certas condições de espera). O sistema de controle de área de bocal de suspiro de carenagem 150 facilita a redução da área de suspiro de carenagem de núcleo V durante condições alternativas (por exemplo, navegação), o que aprimora o empuxo fornecido no bocal de suspiro de carenagem 134. Por sua vez, o consumo de combustível específico pode ser reduzido.[018] Fairing vent nozzle area control system 150 is configured to vary the V-core fairing vent area of fairing vent nozzle 134. As described above, in at least some known motor systems, fairing vent nozzle 134 is a static component and the V-core fairing vent area is sized over a large area to accommodate worst case flight conditions (eg, high temperature takeoff, certain standby conditions). The fairing vent nozzle area control system 150 facilitates the reduction of the V-core fairing vent area during alternate conditions (eg navigation), which enhances the thrust provided in the fairing vent nozzle 134. In turn, specific fuel consumption can be reduced.

[019] Em várias realizações, o sistema de controle de área de bocal de suspiro de carenagem 150 inclui componentes mecânicos, elétricos e/ou térmicos configurados para fornecer uma variação V de área de suspiro de carenagem de núcleo ativa e/ou passiva ao longo de um voo.[019] In various embodiments, the fairing vent nozzle area control system 150 includes mechanical, electrical, and / or thermal components configured to provide an active and / or passive core fairing vent variation V along of a flight.

[020] O bocal primário 131, conforme visto nas Figuras 1 e 2, tem um diâmetro variante ao longo da direção axial A. Consequentemente, em algumas realizações, o sistema de controle de área de bocal de suspiro de carenagem 150 é configurado para transladar pelo menos uma porção da carenagem de núcleo 120 na direção axial A em relação ao bocal primário 131 para variar a área de suspiro de carenagem de núcleo V. Adicional ou alternativamente, o sistema de controle de área de bocal de suspiro de carenagem 150 pode ser configurado para transladar pelo menos uma porção do bocal primário 131 na direção axial A para variar a área de suspiro de carenagem de núcleo V. Mais especificamente, o sistema de controle de área de bocal de suspiro de carenagem 150 pode incluir um ou mais atuadores, engrenagens, alavancas, trilhos carnes e/ou outros componentes configurados para transladar a carenagem de núcleo 120 e/ou o bocal primário 131 na direção axial A.[020] Primary nozzle 131, as seen in Figures 1 and 2, has a varying diameter along axial direction A. Accordingly, in some embodiments, fairing vent nozzle area control system 150 is configured to translate. at least a portion of the core fairing 120 in axial direction A relative to the primary nozzle 131 to vary the V-core fairing vent area. Additionally or alternatively, the fairing vent nozzle area control system 150 may be configured to translate at least a portion of primary nozzle 131 in axial direction A to vary the V-core fairing vent area. More specifically, the fairing vent nozzle area control system 150 may include one or more actuators, gears, levers, rail rails, and / or other components configured to translate core fairing 120 and / or primary nozzle 131 in axial direction A.

[021] Em outras realizações, o sistema de controle de área de bocal de suspiro de carenagem 150 é configurado para transladar pelo menos uma porção da carenagem de núcleo 120 na direção radial R em relação ao bocal primário 131 para variar a área de suspiro de carenagem de núcleo V. Adicional ou alternativamente, o sistema de controle de área de bocal de suspiro de carenagem 150 pode ser configurado para transladar pelo menos uma porção do bocal primário 131 na direção radial R para variar a área de suspiro de carenagem de núcleo V. Mais especificamente, o sistema de controle de área de bocal de suspiro de carenagem 150 pode incluir um ou mais atuadores, engrenagens, alavancas, trilhos, carnes e/ou outros componentes configurados para transladar a carenagem de núcleo 120 e/ou o bocal primário 131 na direção radial R. Em realizações alternativas, pelo menos uma porção da carenagem de núcleo 120 e/ou do bocal primário 131 é fabricada a partir de uma liga de memória sensível a temperatura ou outro “material inteligente”. A respectiva porção da carenagem de núcleo 120 e/ou do bocal primário 131 é configurada, portanto, para alterar o formato e/ou o tamanho de acordo com as variações de temperatura na mesma dentro de uma faixa específica. Em outras palavras, a respectiva porção da carenagem de núcleo 120 e/ou do bocal primário 131 fabricada a partir da liga de memória é configurada para se expandir e se contrair em resposta a uma temperatura do ar que sai do bocal de suspiro de carenagem 134, para promover a variação passiva da área de suspiro de núcleo V.[021] In other embodiments, the fairing vent nozzle area control system 150 is configured to translate at least a portion of the core fairing 120 in the radial direction R relative to the primary nozzle 131 to vary the venting vent area. V-core fairing. Additionally or alternatively, the fairing vent nozzle area control system 150 may be configured to translate at least a portion of the primary nozzle 131 in radial direction R to vary the V-core fairing vent area. More specifically, the fairing vent nozzle area control system 150 may include one or more actuators, gears, levers, rails, meats and / or other components configured to translate core fairing 120 and / or the primary nozzle. 131 in radial direction R. In alternative embodiments, at least a portion of the core fairing 120 and / or primary nozzle 131 is manufactured from an alloy temperature sensitive memory or other “smart stuff”. The respective portion of the core fairing 120 and / or primary nozzle 131 is therefore configured to change shape and / or size according to temperature variations within it within a specific range. In other words, the respective portion of the core fairing 120 and / or primary nozzle 131 made from the memory alloy is configured to expand and contract in response to an air temperature exiting the fairing vent nozzle 134. , to promote passive variation of the V-core sigh area.

[022] Em algumas realizações, o sistema de controle de área de bocal de suspiro de carenagem 150 inclui um componente de variação de área de suspiro 154 acoplado à carenagem de núcleo 120 e/ou ao bocal primário 131, configurado para variar a área de suspiro de carenagem de núcleo V. Por exemplo, o componente de variação de área de suspiro 154 pode incluir um componente de vedação configurado para se expandir e se contrair para variar a área de suspiro de carenagem de núcleo V. O componente de variação de área de suspiro 154 pode ser um componente circunferencial configurado para variar uniformemente (em relação à circunferência do bocal de suspiro de carenagem 134) a área de suspiro de carenagem de núcleo V. Alternativamente, o componente de variação de área de suspiro 154 é não circunferencial (por exemplo, segmentado, unidades discretas, etc.). Em uma realização, o sistema de controle de área de bocal de suspiro de carenagem 150 é configurado ventilar o componente de variação de área 154 com o uso de um sistema de controle térmico 152. O sistema de controle térmico 152 pode incluir um ou mais tubos em comunicação de fluxo com pelo menos um dentre o conjunto de ventiladores 116, a seção de compressor 122 (por exemplo, um plenum de descarga de compressor, não mostrado), a seção de combustão 124, a seção de turbina 126 e/ou a trajetória de gás quente 174 para receber uma quantidade de ar de fornecimento 153 dos mesmos. O sistema de controle térmico 152 pode incluir adicionalmente uma ou mais válvulas configuradas para modular a quantidade de ar de fornecimento 153 entregue ao componente de variação de área de suspiro 154, para promover a expansão ou contração ativa do componente de variação de área de suspiro 154 para variar a área de suspiro de carenagem de núcleo V. Em outras realizações, o componente de variação de área de suspiro 154 do sistema de controle de área de bocal de suspiro de carenagem 150 inclui pelo menos um pivô (por exemplo, uma dobradiça, uma haste, um pino, etc.) em torno do qual pelo menos uma porção da carenagem de núcleo 120 é configurada para girar na direção radial R para variar a área de suspiro de carenagem de núcleo V. De modo semelhante, o componente de variação de área de suspiro 154 do sistema de controle de área de bocal de suspiro de carenagem 150 pode incluir pelo menos um pivô (por exemplo, uma dobradiça, uma haste, um pino, etc.) em torno do qual pelo menos uma porção do bocal primário 131 é configurada para girar na direção radial R para variar a área de suspiro de carenagem de núcleo V.[022] In some embodiments, the fairing vent nozzle area control system 150 includes a vent area variation component 154 coupled to the core fairing 120 and / or primary nozzle 131, configured to vary the vent area. V-core fairing vent For example, the vent area variation component 154 may include a sealing member configured to expand and contract to vary the V-core fairing vent area. 154 may be a circumferential component configured to vary uniformly (relative to the circumference of the fairing vent nozzle 134) the V-core fairing area. Alternatively, the vent area variation component 154 is non-circumferential ( e.g. segmented, discrete units, etc.). In one embodiment, the fairing vent nozzle area control system 150 is configured to ventilate the area variation component 154 using a thermal control system 152. The thermal control system 152 may include one or more pipes. in flow communication with at least one of the fan assembly 116, the compressor section 122 (e.g., a compressor discharge plenum, not shown), the combustion section 124, the turbine section 126 and / or the hot gas path 174 to receive a supply air quantity 153 thereof. The thermal control system 152 may additionally include one or more valves configured to modulate the amount of supply air 153 delivered to the vent area variation component 154 to promote active expansion or contraction of the vent area variation component 154. for varying the V-core fairing vent area. In other embodiments, the vent area variation component 154 of the fairing vent nozzle area control system 150 includes at least one pivot (e.g., a hinge, a rod, pin, etc.) about which at least a portion of the core fairing 120 is configured to rotate in the radial direction R to vary the V-core fairing area. Similarly, the varying component vent area 154 of the fairing vent nozzle area control system 150 may include at least one pivot (e.g., a hinge, rod, pin, etc.) around which at least a portion of the primary nozzle 131 is configured to rotate in the radial direction R to vary the V-core fairing area.

[023] Na realização ilustrada da Figura 3, o componente de variação de área de suspiro 154 inclui uma placa ou aba 180 configurada para girar em torno de um pivô 182. Para se reduzir a área de suspiro de carenagem de núcleo V, o sistema de controle de área de bocal de suspiro de carenagem 150 gira a aba 180 para dentro em torno do pivô 182. O giro da aba 180 para frente em torno do pivô 182 aumenta subsequentemente a área de suspiro de carenagem de núcleo V. Conforme descrito acima, a aba 180 pode ser uma única aba disposta circunferencialmente. Alternativamente, a aba 180, conforme ilustrado, pode representar uma unidade dentre uma pluralidade de abas 180 dispostas em torno da circunferência do bocal de suspiro de carenagem 134.[023] In the illustrated embodiment of Figure 3, the vent area variation component 154 includes a plate or tab 180 configured to pivot around a pivot 182. To reduce the V-core fairing vent area, the system fairing nozzle area control unit 150 rotates flap 180 inward around pivot 182. Rotating flap 180 forward around pivot 182 subsequently increases the V-core fairing vent area. As described above , tab 180 may be a single circumferentially arranged tab. Alternatively, flap 180, as illustrated, may represent a unit within a plurality of flaps 180 disposed about the circumference of the fairing vent nozzle 134.

[024] Em realizações em que pelo menos uma porção da carenagem de núcleo 120 é configurada para ser transladada e/ou girada na direção axial A e/ou na direção radial R, a carenagem de núcleo 120 pode incluir duas ou mais porções segmentadas para facilitar tal translação. Adicionalmente, a carenagem de núcleo 120 pode incluir um mecanismo de vedação entre as porções segmentadas. Os mecanismos de vedação podem incluir, por exemplo, segmentos sobrepostos com um material de vedação entre os mesmos, vedações de labirinto, vedações do tipo fole e/ou outros mecanismos de vedação. De modo semelhante, em realizações em que pelo menos uma porção do bocal primário 131 é configurada para ser transladada na direção axial A e/ou na direção radial R, o bocal primário 131 pode incluir duas ou mais porções segmentadas para facilitar tal translação, com o mecanismo (ou mecanismos) de vedação entre as mesmas.In embodiments wherein at least a portion of the core fairing 120 is configured to be translated and / or rotated in the axial direction A and / or the radial direction R, the core fairing 120 may include two or more segmented portions for facilitate such translation. Additionally, the core fairing 120 may include a sealing mechanism between the segmented portions. The sealing mechanisms may include, for example, overlapping segments with a sealing material therebetween, maze seals, bellows type seals and / or other sealing mechanisms. Similarly, in embodiments in which at least a portion of the primary nozzle 131 is configured to be translated in the axial direction A and / or in the radial direction R, the primary nozzle 131 may include two or more segmented portions to facilitate such translation with the sealing mechanism (s) between them.

[025] O sistema de controle de área de bocal de suspiro de carenagem 150 inclui adicionalmente um controlador 156. O controlador 156 é configurado para transmitir sinais de controle para controlar componentes do sistema de controle de área de bocal de suspiro de carenagem 150, tais como porções transladáveis e/ou giráveis da carenagem de núcleo 120 e/ou do bocal primário 131, o sistema de controle térmico 152 e o componente de variação de área de suspiro 154. O controlador 156 pode ser configurado para facilitar o controle ativo do sistema de controle de área de bocal de suspiro de carenagem 150, por exemplo, com o uso de loops de retroalimentação configurados para variar a área de suspiro de carenagem de núcleo V de acordo com os parâmetros medidos e/ou os cronogramas configurados para variar a área de suspiro de carenagem de núcleo V de acordo com condições de voo (por exemplo, para aumentar a área de suspiro de carenagem de núcleo V durante uma porção de um voo e para diminuir a área de suspiro de carenagem de núcleo V durante outra porção do voo) ou em intervalos de tempo.The fairing vent nozzle area control system 150 additionally includes a controller 156. The controller 156 is configured to transmit control signals to control components of the fairing vent nozzle area control system 150 such as as translatable and / or rotatable portions of the core fairing 120 and / or primary nozzle 131, the thermal control system 152 and the sigh area variation component 154. Controller 156 may be configured to facilitate active system control. fairing nozzle area control units 150, for example, using feedback loops configured to vary the V-core fairing sigh area according to the measured parameters and / or timings configured to vary the area V-core fairing vent according to flight conditions (for example, to increase the V-core fairing area over a portion of m flight and to decrease the V-core fairing area during another portion of the flight) or at time intervals.

[026] As Tabelas 1 e 2 abaixo mostram exemplos de como uma redução na área de suspiro de carenagem de núcleo V reduz o consumo de combustível específico. Mais especificamente, a Tabela 1 mostra os resultados de uma primeira implantação em um primeiro motor turbofan exemplificador 100, e a Tabela 2 mostra os resultados de uma segunda implantação em um segundo motor turbofan exemplificador 100. “Real” refere-se a uma medição do parâmetro correspondente sem nenhuma variação na área de suspiro de carenagem de núcleo V. “Fechado” refere-se a uma medição do parâmetro correspondente com uma área de suspiro de carenagem V reduzida. 1 Razão entre pressão do bocal 134 e do bocal 172 Tabela 1: Primeira implantação do sistema de controle de área de bocal de SUSPIRO DE CARENAGEM 1 Razão entre pressão do bocal 134 e do bocal 172 Tabela 2: Segunda implantação do sistema de controle de área de bocal de SUSPIRO DE CARENAGEM[026] Tables 1 and 2 below show examples of how a reduction in V-core fairing vent area reduces specific fuel consumption. More specifically, Table 1 shows the results of a first deployment on a first exemplifying turbofan engine 100, and Table 2 shows the results of a second deployment on a second exemplifying turbofan engine 100. “Real” refers to a measurement of the corresponding parameter with no change in V-core fairing area. “Closed” refers to a measurement of the corresponding parameter with a reduced V fairing area. 1 Nozzle 134 and Nozzle Pressure Ratio 172 Table 1: First Deployment of the SUSPIER Nozzle Area Control System 1 Nozzle 134 and Nozzle Pressure Ratio 172 Table 2: Second Area Control System Deployment nozzle nozzle

[027] As Figuras 4 e 5 ilustram uma primeira realização alternativa de um componente de variação de área de suspiro 400 do sistema de controle de área de bocal de suspiro de carenagem 150. Mais especificamente, a Figura 4 ilustra o componente de variação de área de suspiro 400 em uma configuração aberta ou de baixa pressão, e a Figura 5 ilustra o componente de variação de área de suspiro 400 em uma configuração parcialmente fechada ou de alta pressão. O componente de variação de área de suspiro 400 pode se semelhante ao componente de variação de área de suspiro 154 (conforme mostrado na Figura 3). O componente de variação de área de suspiro 400 inclui um pino 410, uma dobradiça 412, uma primeira placa 414, uma segunda placa 416 e uma mola 418. A dobradiça 412 circunda o pino 410, que fornece um eixo de rotação para a dobradiça 412. Além disso, a dobradiça 412 inclui uma primeira porção 424 acoplada à primeira placa 414 e uma segunda porção 426 acoplada à segunda placa 416. A primeira porção 424 pode ser integral à primeira placa 414 e/ou a segunda porção 426 pode ser integral à segunda placa 416. A mola 418 circunda pelo menos uma porção da dobradiça 412 e é acoplada em uma primeira extremidade 428 à primeira placa 414 e em uma segunda extremidade 430 à segunda placa 416. A mola 418 tem uma constante de elasticidade suficiente para manter um componente de variação de área de suspiro 400 na configuração aberta 402 em pressões baixas (por exemplo, em altitudes altas durante as condições de navegação), em que a primeira e a segunda placas 414, 416 se encontram substancialmente paralelas, mas pode permitir que a primeira e a segunda placas 414, 416 girem em torno do pino 410 uma em direção à outra em pressões mais altas (por exemplo, em altitudes mais baixas durante as condições de decolagem e pouso). Em uma realização exemplificadora, a primeira e a segunda placas 414, 416 giram para uma relação substancialmente face a face. Alternativamente, a primeira placa 414 pode girar em torno do pino 410 em direção à segunda placa, ou a segunda placa 416 pode girar em torno do pino 410 em direção à primeira placa 414.Figures 4 and 5 illustrate a first alternative embodiment of a vent area variation component 400 of the fairing vent nozzle area control system 150. More specifically, Figure 4 illustrates the area variation component vent 400 in an open or low pressure configuration, and Figure 5 illustrates the vent area variation component 400 in a partially closed or high pressure configuration. The sigh area variation component 400 may resemble the sigh area variation component 154 (as shown in Figure 3). The sigh area variation component 400 includes a pin 410, a hinge 412, a first plate 414, a second plate 416 and a spring 418. The hinge 412 surrounds the pin 410, which provides a rotation axis for the hinge 412. Further, hinge 412 includes a first portion 424 coupled to first plate 414 and a second portion 426 coupled to second plate 416. First portion 424 may be integral with first plate 414 and / or second portion 426 may be integral with second plate 416. Spring 418 surrounds at least a portion of hinge 412 and is coupled at a first end 428 to first plate 414 and at a second end 430 to second plate 416. Spring 418 has a constant of elasticity sufficient to maintain a sigh area variation component 400 in open configuration 402 at low pressures (e.g., at high altitudes during navigational conditions), wherein the first and second plates 414, 416 are substantially parallel, but may allow first and second plates 414, 416 to rotate around pin 410 toward each other at higher pressures (e.g., at lower altitudes during takeoff and landing conditions) . In one exemplary embodiment, the first and second plates 414, 416 rotate to a substantially face to face relationship. Alternatively, first plate 414 may rotate around pin 410 toward second plate, or second plate 416 may rotate around pin 410 toward first plate 414.

[028] O sistema de controle de área de bocal de suspiro de carenagem 150 pode incluir uma pluralidade de componentes de variação de área de suspiro 400 posicionados no bocal de suspiro de carenagem 134, por exemplo, em intervalos regulares em torno do mesmo. O pino 410 de cada componente de variação de área de suspiro 400 pode ser acoplado à carenagem de núcleo 120 e/ou ao bocal primário 131, e pode ter uma extensão ao longo do bocal de suspiro de carenagem 134 da carenagem de núcleo 120 para o bocal primário 131. Consequentemente, quando o componente de variação de área de suspiro 400 se encontra na configuração aberta 402 em pressões baixas (por exemplo, durante a navegação), a área de suspiro de carenagem de núcleo V pode ser reduzida, conforme uma porção da área de suspiro de carenagem de núcleo V é bloqueada pela primeira e pela segunda placas abertas 414, 416. Quando o componente de variação de área de suspiro 400 se encontra em uma configuração fechada 404 em pressões altas, a área de suspiro de carenagem de núcleo V pode ser substancialmente desobstruída pela primeira e/ou pela segunda placas 414, 416, de modo que a área de suspiro de carenagem de núcleo V se encontre em um máximo.The fairing vent nozzle area control system 150 may include a plurality of vent area variation components 400 positioned at the fairing vent nozzle 134, for example at regular intervals around it. The pin 410 of each vent area variation component 400 may be coupled to the core fairing 120 and / or the primary nozzle 131, and may have an extension along the fairing vent nozzle 134 of the core fairing 120 to the As a result, when the vent area variation component 400 is in the open configuration 402 at low pressures (e.g., during navigation), the V-fairing vent area may be reduced by a portion. The core fairing vent area V is blocked by the first and second open plates 414, 416. When the vent area variation component 400 is in a closed configuration 404 at high pressures, the fairing vent area of V-core may be substantially unobstructed by the first and / or second plates 414, 416, so that the V-core fairing area is at a maximum.

[029] As Figuras 6 e 7 ilustram uma segunda realização alternativa de um componente de variação de área de suspiro 600 do sistema de controle de área de bocal de suspiro de carenagem 150. Mais especificamente, a Figura 6 ilustra o componente de variação de área de suspiro 600 em uma configuração aberta ou de baixa pressão, e a Figura 7 ilustra o componente de variação de área de suspiro 600 em uma configuração parcialmente fechada ou de alta pressão. O componente de variação de área de suspiro 600 pode se semelhante ao componente de variação de área de suspiro 154 (conforme mostrado na Figura 3). O componente de variação de área de suspiro 600 inclui um primeiro pino 610, uma primeira dobradiça 612, uma primeira placa 614, uma segunda placa 616, um segundo pino 620, uma segunda dobradiça 622, uma terceira placa 624 e uma quarta placa 626. A primeira dobradiça 612 circunda o primeiro pino 610, que fornece um eixo de rotação para a primeira dobradiça 612. A primeira placa 614 e a segunda placa 616 são acopladas à primeira dobradiça 612. A segunda dobradiça 622 circunda o segundo pino 620, que fornece um eixo de rotação para a segunda dobradiça 622. A terceira placa 624 e a quarta placa 626 são acopladas à segunda dobradiça 622. A primeira placa 614 é acoplada à terceira placa 624 em uma primeira junta 630. Consequentemente, o movimento de uma dentre a primeira placa 614 e a terceira placa 624 atua o movimento da outra dentre a primeira placa 614 e a terceira placa 624. De modo semelhante, a segunda placa 616 é acoplada à quarta placa 626 em uma segunda junta 632. O movimento de uma dentre a segunda placa 616 e a quarta placa 626 atua o movimento da outra dentre a segunda placa 616 e a quarta placa 626. O componente de variação de área de suspiro 600 também pode incluir uma ou mais molas ou outros componentes de tensionamento na primeira dobradiça 612 e/ou na segunda dobradiça 622, de modo que as placas 614, 616, 624 e 626 sejam mantidas na configuração aberta 602 nas pressões baixas (por exemplo, em altitudes altas durante as condições de navegação). Além disso, tal componente de tensionamento facilita a contração de uma ou mais dentre as placas 614, 616, 624 e 626 sob condições de pressão alta (por exemplo, em altitudes mais baixas durante condições de decolagem e pouso). Em outras palavras, sob condições de pressão alta, uma ou mais dentre as placas 614, 616, 624 e 626 gira em torno de uma respectiva dobradiça 612, 622 para transladar o componente de variação de área de suspiro 600 para a configuração fechada 604.[029] Figures 6 and 7 illustrate a second alternative embodiment of a vent area variation component 600 of the fairing vent nozzle area control system 150. More specifically, Figure 6 illustrates the area variation component 600 in an open or low pressure configuration, and Figure 7 illustrates the vent area variation component 600 in a partially closed or high pressure configuration. The sigh area variation component 600 may resemble the sigh area variation component 154 (as shown in Figure 3). The sigh area variation member 600 includes a first pin 610, a first hinge 612, a first plate 614, a second plate 616, a second pin 620, a second hinge 622, a third plate 624 and a fourth plate 626. First hinge 612 surrounds first pin 610, which provides an axis of rotation for first hinge 612. First plate 614 and second plate 616 are coupled to first hinge 612. Second hinge 622 surrounds second pin 620, which provides a rotation axis for the second hinge 622. The third plate 624 and the fourth plate 626 are coupled to the second hinge 622. The first plate 614 is coupled to the third plate 624 in a first joint 630. Accordingly, the movement of one of the first plate 614 and third plate 624 move each other between first plate 614 and third plate 624. Similarly, second plate 616 is coupled to fourth plate 626 at a second joint. 632. Movement of one of the second plate 616 and the fourth plate 626 actuates movement of the other between the second plate 616 and the fourth plate 626. The vent area variation component 600 may also include one or more springs or other tensioning members on the first hinge 612 and / or the second hinge 622, so that the plates 614, 616, 624 and 626 are kept in the open configuration 602 at low pressures (e.g., at high altitudes during navigational conditions) . In addition, such a tensioning member facilitates the contraction of one or more of the plates 614, 616, 624 and 626 under high pressure conditions (e.g., at lower altitudes during takeoff and landing conditions). In other words, under conditions of high pressure, one or more of the plates 614, 616, 624 and 626 rotates about a respective hinge 612, 622 to translate the vent area variation component 600 to the closed configuration 604.

[030] O sistema de controle de área de bocal de suspiro de carenagem 150 pode incluir uma pluralidade de componentes de variação de área de suspiro 600 posicionados no bocal de suspiro de carenagem 134, por exemplo, em intervalos regulares em torno do mesmo. O primeiro e/ou o segundo pino 610, 620 de cada componente de variação de área de suspiro 600 pode ser acoplado à carenagem de núcleo 120 e/ou ao bocal primário 131, e pode ter uma extensão ao longo do bocal de suspiro de carenagem 134 da carenagem de núcleo 120 para o bocal primário 131. Consequentemente, quando o componente de variação de área de suspiro 600 se encontra na configuração aberta 602 em pressões baixas (por exemplo, durante a navegação), a área de suspiro de carenagem de núcleo V pode ser reduzida, conforme uma porção da área de suspiro de carenagem de núcleo V é bloqueada pelas placas abertas 614, 616, 624, 626. Quando o componente de variação de área de suspiro 600 se encontra na configuração fechada 604 em pressões altas, a área de suspiro de carenagem de núcleo V pode ser substancialmente desobstruída por placas 614, 616, 624 e/ou 626, de modo que a área de suspiro de carenagem de núcleo V esteja em um máximo.The fairing vent nozzle area control system 150 may include a plurality of vent area variation components 600 positioned at the fairing vent nozzle 134, for example, at regular intervals around it. The first and / or second pin 610, 620 of each vent area variation component 600 may be coupled to the core fairing 120 and / or primary nozzle 131, and may have an extension along the fairing vent nozzle. 134 from the core fairing 120 to the primary nozzle 131. Consequently, when the vent area variation component 600 is in the open configuration 602 at low pressures (eg during navigation), the core fairing vent area V may be reduced as a portion of the core fairing vent area V is blocked by open plates 614, 616, 624, 626. When the vent area variation component 600 is in closed configuration 604 at high pressures, the V-core fairing area may be substantially unobstructed by plates 614, 616, 624 and / or 626, so that the V-core fairing area is at a maximum.

[031] As Figuras 8 e 9 ilustram uma terceira realização alternativa de um componente de variação de área de suspiro 800 do sistema de controle de área de bocal de suspiro de carenagem 150. Mais especifícamente, a Figura 8 ilustra o componente de variação de área de suspiro 800 em uma configuração aberta, e a Figura 9 ilustra o componente de variação de área de suspiro 800 em uma configuração parcialmente fechada. O componente de variação de área de suspiro 800 pode se semelhante ao componente de variação de área de suspiro 154 (conforme mostrado na Figura 3). O componente de variação de área de suspiro 800 inclui um pino 810, uma dobradiça 812, uma primeira placa 814, uma segunda placa 816 e um mecanismo hidráulico 820. A dobradiça 812 circunda o pino 810, que fornece um eixo de rotação para a dobradiça 812. A primeira placa 814 e a segunda placa 816 são acopladas à dobradiça 812. O mecanismo hidráulico 820 inclui uma haste 822, um primeiro conector 824 e um segundo conector 826. O primeiro conector 824 e o segundo conector 826 podem ser um único componente (por exemplo, um único fio) ou podem ser componentes discretos (por exemplo, dois fios, pinos, etc.). O primeiro conector 824 é acoplado à haste 822 e à primeira placa 814. O segundo conector 826 é acoplado à haste 822 e à segunda placa 816. O mecanismo hidráulico 820 é configurado para fazer com que uma ou ambas as placas 814, 816 girem em torno da dobradiça 812 através da translação da haste 822. Mediante a translação da haste 822 pelo sistema de controle de área de bocal de suspiro de carenagem 150, os conectores 824, 826 atuam o movimento das placas 814, 816, respectivamente, para variar a área de suspiro de carenagem de núcleo V.Figures 8 and 9 illustrate a third alternative embodiment of a vent area variation component 800 of the fairing vent nozzle area control system 150. More specifically, Figure 8 illustrates the area variation component vent 800 in an open configuration, and Figure 9 illustrates the vent area variation component 800 in a partially closed configuration. The sigh area variation component 800 may resemble the sigh area variation component 154 (as shown in Figure 3). The sigh area variation member 800 includes a pin 810, a hinge 812, a first plate 814, a second plate 816 and a hydraulic mechanism 820. The hinge 812 surrounds pin 810, which provides a rotation axis for the hinge. 812. The first plate 814 and the second plate 816 are coupled to the hinge 812. The hydraulic mechanism 820 includes a rod 822, a first connector 824 and a second connector 826. The first connector 824 and the second connector 826 may be a single component. (for example, a single wire) or can be discrete components (for example, two wires, pins, etc.). First connector 824 is coupled to rod 822 and first plate 814. Second connector 826 is coupled to rod 822 and second plate 816. Hydraulic mechanism 820 is configured to cause one or both plates 814, 816 to rotate. hinge 812 by translating rod 822. By translating rod 822 by the fairing vent nozzle area control system 150, connectors 824, 826 actuate the movement of plates 814, 816, respectively, to vary the V-core fairing vent area

[032] O sistema de controle de área de bocal de suspiro de carenagem 150 pode incluir uma pluralidade de componentes de variação de área de suspiro 800 posicionados no bocal de suspiro de carenagem 134, por exemplo, em intervalos regulares em torno do mesmo. O pino 810 de cada componente de variação de área de suspiro 800 pode ser acoplado à carenagem de núcleo 120 e/ou ao bocal primário 131, e pode ter uma extensão ao longo do bocal de suspiro de carenagem 134 da carenagem de núcleo 120 para o bocal primário 131. Consequentemente, quando o componente de variação de área de suspiro 800 se encontra na configuração aberta 802 (por exemplo, durante a navegação), a área de suspiro de carenagem de núcleo V pode ser reduzida, conforme uma porção da área de suspiro de carenagem de núcleo V é bloqueada pelas placas abertas 814, 816. Quando o componente de variação de área de suspiro 800 se encontra na configuração fechada 804, a área de suspiro de carenagem de núcleo V pode ser substancialmente desobstruída pelas placas 814 e/ou 816, de modo que a área de suspiro de carenagem de núcleo V esteja em um máximo.The fairing vent nozzle area control system 150 may include a plurality of vent area variation components 800 positioned at the fairing vent nozzle 134, for example, at regular intervals around it. Pin 810 of each vent area variation member 800 may be coupled to core fairing 120 and / or primary nozzle 131, and may have an extension along fairing vent nozzle 134 of core fairing 120 to As a result, when vent area variation component 800 is in open configuration 802 (for example, during navigation), the V-core fairing area may be reduced by a portion of the vent area. V-core fairing vent is blocked by open plates 814, 816. When the vent area variation component 800 is in closed configuration 804, the V-core fairing vent area may be substantially unobstructed by the plates 814 and / or 816, so that the V-core fairing vent area is at a maximum.

[033] A Figura 10 é um diagrama de blocos esquemático de um controlador exemplificador 156 (conforme mostrado na Figura 3) do sistema de controle de área de bocal de suspiro de carenagem 150 (mostrado nas Figuras 1 a 3). O controlador 156 inclui um processador 1005 para executar instruções. As instruções podem ser armazenadas em uma área de memória 1010, por exemplo. O processador 1005 pode incluir uma ou mais unidades de processamento (por exemplo, em uma configuração de múltiplos núcleos) para executar as instruções. As instruções podem ser executadas dentro de uma variedade de diferentes sistemas operacionais no controlador 156. O processador 1005 é configuração para executar os processos descritos no presente documento para controlar vários componentes do sistema de controle de área de bocal de suspiro de carenagem 150.[1033] Figure 10 is a schematic block diagram of an exemplary controller 156 (as shown in Figure 3) of the fairing vent nozzle area control system 150 (shown in Figures 1 to 3). Controller 156 includes a processor 1005 for executing instructions. Instructions can be stored in a 1010 memory area, for example. Processor 1005 may include one or more processing units (for example, in a multi-core configuration) to execute the instructions. The instructions may be performed within a variety of different operating systems on controller 156. Processor 1005 is set up to perform the processes described herein to control various components of the fairing vent nozzle area control system 150.

[034] O processador 1005 é acoplada de modo operacional a uma interface de comunicação 1015 de modo que o controlador 156 tenha capacidade para se comunicar com um dispositivo remoto, tal como um ou mais sistemas de controle de aeronave (não mostrados) e/ou componentes de detecção ou medição. A interface de comunicação 1015 pode incluir, por exemplo, um adaptador de rede com fio ou sem fio ou um transceptor de dados sem fio para uso com uma rede de telefonia móvel (por exemplo, sistema global para comunicações móveis (GSM), 3G, 4G ou Bluetooth) ou outra rede de dados móveis (por exemplo, Interoperabilidade mundial para o acesso de micro-ondas (WIMAX)). Por exemplo, a interface de comunicação 1015 pode estar em comunicação com fio ou sem fio com um sistema de controle de aeronave e pode receber sinais (por exemplo, solicitações ou instruções) do mesmo para variar a área de suspiro de carenagem de núcleo V.Processor 1005 is operably coupled to a communication interface 1015 so that controller 156 is capable of communicating with a remote device, such as one or more aircraft control systems (not shown) and / or detection or measurement components. Communication interface 1015 may include, for example, a wired or wireless network adapter or wireless data transceiver for use with a mobile telephone network (e.g., global mobile communications (GSM) system, 3G, 4G or Bluetooth) or other mobile data network (eg Worldwide Interoperability for Microwave Access (WIMAX)). For example, the communication interface 1015 may be in wired or wireless communication with an aircraft control system and may receive signals (e.g., requests or instructions) from it to vary the V-core fairing area.

[035] A área de memória 1010 é qualquer dispositivo que permite que informações, tais como instruções executáveis e/ou outros dados, sejam armazenadas e recuperadas. A área de memória 1010 pode incluir um ou mais meios legíveis por computador. A área de memória 1010 pode incluir, mas sem se limitar a, memória de acesso aleatório (RAM), tal como RAM dinâmica (DRAM) ou RAM estática (SRAM), memória somente de leitura (ROM), memória somente de leitura programável apagável (EPROM), memória somente de leitura programável eletricamente apagável (EEPROM) e RAM não volátil (NVRAM). Os tipos de memórias acima são somente exemplificadores e não são limitantes, desse modo, aos tipos de memória que podem ser utilizados para armazenar um programa de computador.[035] Memory area 1010 is any device that allows information such as executable instructions and / or other data to be stored and retrieved. Memory area 1010 may include one or more computer readable media. Memory area 1010 may include, but is not limited to, random access memory (RAM) such as dynamic RAM (DRAM) or static RAM (SRAM), read only memory (ROM), erasable programmable read only memory (EPROM), electrically erasable programmable read-only memory (EEPROM), and nonvolatile RAM (NVRAM). The above memory types are exemplary only and are not therefore limited to the memory types that may be used to store a computer program.

[036] O controlador 156 pode incluir adicionalmente um ou mais sensores 1020, que são configurados para medir um ou mais parâmetros no bocal de suspiro de carenagem 134 ou em torno do mesmo. Por exemplo, o sensor 1020 pode medir temperatura, pressão de ar, e/ou fluxo de ar em uma ou mais localizações do bocal de suspiro de carenagem 134. O sensor 1020 gera um sinal de saída que pode ser usado pelo processador 1005 para variar a área de suspiro de carenagem V (por exemplo, em um loop de retroalimentação ou de acordo com valores de limiar específicos).The controller 156 may additionally include one or more sensors 1020, which are configured to measure one or more parameters at or around fairing vent nozzle 134. For example, sensor 1020 can measure temperature, air pressure, and / or air flow at one or more locations of fairing vent nozzle 134. Sensor 1020 generates an output signal that can be used by processor 1005 to vary the fairing vent area V (for example, in a feedback loop or according to specific threshold values).

[037] Os sistemas de controle de área de bocal de suspiro de carenagem de núcleo descritos acima fornecem um eficiente método de variação de uma área de suspiro de carenagem de núcleo de um bocal de suspiro de carenagem. Especificamente, o sistema de controle de área de bocal de suspiro de carenagem descrito acima é configurado para aumentar a área de suspiro de carenagem de núcleo durante condições de “piro caso” e diminuir a área de suspiro de carenagem de núcleo durante outras condições, tais como navegação. O sistema de controle de área de bocal de suspiro de carenagem é configurado para mover pelo menos uma porção da carenagem de núcleo em uma direção axial e/ou radial em certas realizações, e é configurado para mover pelo menos uma porção do bocal primário em uma direção axial e/ou radial em outras realizações. Componentes adicionais, tais como um sistema de controle térmico e/ou um mecanismo de variação de suspiro, podem ser empregados para se implantar ou aprimorar a variação da área de suspiro de carenagem de núcleo. As realizações descritas acima de métodos e sistemas para o controle de área de bocal de suspiro de carenagem facilitam uma produção de empuxo e desempenho de motor aprimorados durante todos os estágios de um voo. Isso resulta em um consumo de combustível específico reduzido, que pode ser de cerca de 0,2% a 0.25% de redução em certas realizações.[037] The core fairing vent nozzle area control systems described above provide an efficient method of varying a core fairing vent area from a fairing vent nozzle. Specifically, the fairing vent nozzle area control system described above is configured to increase the core fairing vent area during “pyro case” conditions and decrease the core fairing vent area during other conditions such as as navigation. The fairing vent nozzle area control system is configured to move at least a portion of the core fairing in an axial and / or radial direction in certain embodiments, and is configured to move at least a portion of the primary nozzle in a axial and / or radial direction in other embodiments. Additional components, such as a thermal control system and / or a sigh variation mechanism, may be employed to deploy or enhance the variation of the core fairing sigh area. The above-described embodiments of fairing vent nozzle area control methods and systems facilitate improved thrust production and engine performance during all stages of a flight. This results in reduced specific fuel consumption, which can be about 0.2% to 0.25% reduction in certain achievements.

[038] As realizações exemplificadoras de sistemas de controle de área de bocal de suspiro de carenagem são descritas detalhadamente acima. Os sistemas de controle de área de bocal de suspiro de carenagem e métodos de operação de tais sistemas e dispositivos não são limitados às realizações específicas descritas no presente documento, mas, em vez disso, os componentes dos sistemas e/ou das etapas dos métodos podem ser utilizados independente e separadamente de outros componentes e/ou etapas descritos no presente documento. Por exemplo, os métodos também podem ser usados em combinação com outros sistemas que exigem controle de área de bocal de suspiro, e não são limitados à prática com somente os sistemas e métodos conforme descrito no presente documento. Em vez disso, a realização exemplificadora pode ser implantada e utilizada em conjunto com muitas outras aplicações de maquinaria que são atualmente configuradas para receber e aceitar sistemas de controle de área de bocal.[038] Exemplary embodiments of fairing vent nozzle area control systems are described in detail above. Fairing nozzle area control systems and methods of operation of such systems and devices are not limited to the specific embodiments described herein, but instead system components and / or method steps may be be used independently and separately from other components and / or steps described herein. For example, the methods may also be used in combination with other systems that require vent nozzle area control, and are not limited to practice with only the systems and methods as described herein. Instead, the exemplary embodiment can be deployed and used in conjunction with many other machinery applications that are currently configured to receive and accept nozzle area control systems.

[039] Embora características específicas de várias realizações da revelação possam ser mostradas em alguns desenhos e não em outros, isso se dá somente por motivos de conveniência. De acordo com os princípios da revelação, qualquer recurso de um desenho pode ser denominado e/ou reivindicado em combinação com qualquer outro recurso de qualquer outro desenho.Although specific features of various embodiments of the revelation may be shown in some drawings and not in others, this is for convenience only. According to the principles of disclosure, any feature of a design may be named and / or claimed in combination with any other feature of any other design.

[040] Esta descrição escrita utiliza exemplos para apresentar a invenção, inclusive o melhor modo, e também para capacitar qualquer indivíduo versado na técnica a praticar a invenção, inclusive a produzir e utilizar qualquer dispositivo ou sistema, e a executar quaisquer métodos incorporados. O escopo patenteável da revelação é definido através das reivindicações, e pode incluir outros exemplos que ocorram aos indivíduos versados na técnica. Objetiva-se que tais outros exemplos estejam dentro do escopo das reivindicações se os mesmos possuírem elementos estruturais que não os diferenciem da linguagem literal das reivindicações, ou se os mesmos incluírem elementos estruturais equivalentes com diferenças insubstanciais da linguagem literal das reivindicações.This written description uses examples to present the invention, including the best mode, and also to enable any person skilled in the art to practice the invention, including to produce and use any device or system, and to perform any embodied methods. The patentable scope of the disclosure is defined by the claims, and may include other examples to those skilled in the art. Such other examples are intended to be within the scope of the claims if they have structural elements that do not differentiate them from the literal language of the claims, or if they include equivalent structural elements with insubstantial differences from the literal language of the claims.

Lista de Componentes Motor turbofan a gás......................................100 Núcleo do motor...........................................114 Conjunto de ventiladores..................................116 Invólucro de núcleo.......................................118 Carenagem de núcleo.......................................120 Seção de compressor.......................................122 Seção de combustão........................................124 Seção de turbina..........................................126 Corpo central de parte traseira de motor..................130 Bocal primário............................................131 Seção de bocal de escape de jato..........................132 Bocal de suspiro de carenagem.............................134 Trajetória de fluxo de ar de núcleo.......................136 Linha central longitudinal................................140 Sistema de controle de área de bocal de suspiro de carenagem 150 Sistema de controle térmico...............................152 Ar de fornecimento........................................153 Componente de variação de área de suspiro.................154 Controlador..............................................156 Volume de ar.............................................160 Primeira porção..........................................162 Segunda porção...........................................164 Passagem de fluxo de ar de desvio........................166 Nacela anular............................................168 Gases de combustão.......................................170 Seção de escape de bocal de ventilador...................172 Trajetória de gás quente.................................174 Aba......................................................180 Pivô.....................................................182 Componente de variação de área de suspiro................400 Configuração aberta......................................402 Configuração fechada.....................................404 Pino.....................................................410 Dobradiça................................................412 Primeira placa...........................................414 Segunda placa............................................416 Mola.....................................................418 Primeira porção..........................................424 Segunda porção...........................................426 Primeira extremidade.....................................428 Segunda extremidade......................................430 Componente de variação de área de suspiro................600 Configuração aberta......................................602 Configuração fechada.....................................604 Primeiro pino............................................610 Primeira dobradiça.......................................612 Primeira placa...........................................614 Segunda placa............................................616 Segundo pino.............................................620 Segunda dobradiça........................................622 Terceira placa...........................................624 Placa....................................................626 Primeira junta...........................................630 Segunda junta............................................632 Componente de variação de área de suspiro................800 Configuração aberta......................................802 Configuração fechada.....................................804 Pino.....................................................810 Dobradiça................................................812 Primeira placa...........................................814 Segunda placa............................................816 Mecanismo hidráulico.....................................820 Haste....................................................822 Primeiro conector........................................824 Segundo conector.........................................826 Processador.............................................1005 Área de memória.........................................1010 Interface de comunicação................................1015 Sensor..................................................1020 ReivindicaçõesComponent List Gas turbofan engine .............................. 100 Engine core. .......................................... 114 Set of fans .... .......................... 116 Core casing ................ ...................... 118 Core fairing ....................... ................ 120 Compressor section .............................. ......... 122 Combustion section ..................................... ... 124 Turbine Section ...................................... 126 Engine rear center body .................. 130 Primary nozzle ...................... ...................... 131 Jet Exhaust Nozzle Section .................... ...... 132 Fairing vent nozzle ...................... 134 Core airflow path. ...................... 136 Longitudinal center line ........................ ........ 140 Fairing Nozzle Area Control System 150 Thermal Control System .......................... 152 Supply air ............... ..................... 153 Sigh Area Variation Component ................. 154 Controller .............................................. 156 Volume of air ........................................ 160 First portion .......................................... 162 Second Serving ..... ...................................... 164 Bypass airflow passage .... .................... 166 Annular Nacelle ........................... ................. 168 Combustion gases ............................. .......... 170 Vent nozzle exhaust section .................. 172 Hot gas path ........ ..................... 174 Tab ....................... ............................... 180 Pivot ................. .............................. 182 Component of sigh area variation ...... .......... 400 Configuration open ..................................... .402 Configuration closed ........ ............................. 404 Pin ................... .................................. 410 Hinge .............. .................................. 412 First plate ............. .............................. 414 Second sign ................. ........................... 416 Spring ..................... ................................ 418 First serving ............... ....................... 424 Second portion .................... ....................... 426 First end ........................ ............. 428 Second end .................................. .... 430 Sigh Area Variation Component ................ 600 Configuration Open ................... ................... 602 Configuration closed ............................ ......... 604 First pin ...................................... ...... 610 First hinge ....................................... 612 First hinge plate ........................................... 614 Second plate ... ....................... .................. 616 Second pin ............................. ................ 620 Second hinge ............................... ......... 622 Third plate ...................................... ..... 624 Plate ........................................... ......... 626 First Board ...................................... ..... 630 Second Board .......................................... ..632 Sigh Area Variation Component ............ 800 Open Configuration ..................... ................. 802 Configuration closed .............................. ....... 804 Pin ......................................... ............ 810 Hinge .................................... ............ 812 First plate ................................... ........ 814 Second sign ....................................... ..... 816 Hydraulic mechanism ..................................... 820 Rod ... ............................................. 822 First connector .................................... .... 824 Second connector ..................................... 826 Processor ......................................... 1005 Memory area. ........................................ 1010 Communication interface ...... .......................... 1015 Sensor ...................... ............................ 1020 Claims

Claims (10)

1. SISTEMA DE BOCAL DE SUSPIRO DE CARENAGEM DE NÚCLEO VARIÁVEL caracterizado pelo fato de que compreende: um invólucro de núcleo (118) que circunda pelo menos parcialmente um núcleo do motor (114) de um motor de turbina a gás (100); e uma carenagem de núcleo (120) que se estende para a parte traseira a partir do dito invólucro de núcleo (118), sendo que a dita carenagem de núcleo (120) define uma área de suspiro de carenagem de núcleo (V) entre a dita carenagem de núcleo (120) e um bocal primário (131), em que pelo menos um dentre a dita carenagem de núcleo (120) e o dito bocal primário (131) é móvel de modo a variar a área de suspiro de carenagem de núcleo (V).1. VARIABLE CORE COUPLING NOZZLE SYSTEM characterized in that it comprises: a core housing (118) that at least partially surrounds an engine core (114) of a gas turbine engine (100); and a core fairing (120) extending rearwardly from said core housing (118), said core fairing (120) defining a core fairing vent area (V) between the said core fairing (120) and a primary nozzle (131), wherein at least one of said core fairing (120) and said primary nozzle (131) is movable so as to vary the fairing vent area of core (V). 2. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 0, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma porção da dita carenagem de núcleo (120) pode ser transladada em pelo menos uma dentre uma direção axial (A) e uma direção radial (R) em relação ao dito bocal primário (131) para variar a área de suspiro de carenagem de núcleo (V).A system according to claim 0, characterized in that at least a portion of said core fairing (120) can be moved in at least one of an axial direction (A) and a radial direction (R) in said primary nozzle (131) to vary the core fairing vent area (V). 3. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 0, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma porção da dita carenagem de núcleo (120) é giratória em torno de um pivô em uma direção radial (R) em relação ao dito bocal primário (131) de modo a variar a área de suspiro de carenagem de núcleo (V).A system according to claim 0, characterized in that at least a portion of said core fairing (120) is pivotable about a pivot in a radial direction (R) relative to said primary nozzle (131). ) to vary the core fairing vent area (V). 4. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 0, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma porção do dito bocal primário (131) pode ser transladada em pelo menos uma dentre uma direção axial (A) e uma direção radial (R) para variar a área de suspiro de carenagem de núcleo (V).A system according to claim 0, characterized in that at least a portion of said primary nozzle (131) may be translated in at least one of an axial direction (A) and a radial direction (R) to vary. the core fairing vent area (V). 5. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 0, caracterizado pelo fato de que compreende adicíonalmente um componente de variação de área de suspiro (154) acoplado a pelo menos um dentre a dita carenagem de núcleo (120) e o dito bocal primário (131), sendo que o dito componente de variação de área de suspiro (154) é móvel de modo a bloquear uma porção circunferencial da área de suspiro de carenagem de núcleo (V).A system according to claim 0, characterized in that it further comprises a vent area variation component (154) coupled to at least one of said core fairing (120) and said primary nozzle (131 ), wherein said vent area variation member (154) is movable to block a circumferential portion of the core fairing vent area (V). 6. MOTOR TURBOFAN (100) caracterizado pelo fato de que compreende: um núcleo do motor (114) que inclui um compressor de múltiplos estágios (122); um ventilador (116) alimentado por uma turbina de potência (126) acionada pelo gás gerado no dito núcleo do motor (114); um duto de desvio de ventilador (166) que circunda pelo menos parcialmente o dito núcleo do motor (114) e o dito ventilador (116); e um sistema de bocal de suspiro de carenagem de núcleo variável que compreende: um invólucro de núcleo (118) que circunda pelo menos parcialmente o dito núcleo do motor (114); e uma carenagem de núcleo (120) que se estende para a parte traseira a partir do dito invólucro de núcleo (118), sendo que a dita carenagem de núcleo (120) define uma área de suspiro de carenagem de núcleo (V) entre a dita carenagem de núcleo (120) e um bocal primário (131), em que pelo menos um dentre a dita carenagem de núcleo (120) e o dito bocal primário (131) é móvel de modo a variar a área de suspiro de carenagem de núcleo (V).TURBOFAN ENGINE (100) characterized in that it comprises: an engine core (114) including a multistage compressor (122); a fan (116) powered by a gas-driven power turbine (126) generated in said motor core (114); a fan bypass duct (166) that at least partially surrounds said motor core (114) and said fan (116); and a variable core fairing vent nozzle system comprising: a core housing (118) that at least partially surrounds said motor core (114); and a core fairing (120) extending rearwardly from said core housing (118), said core fairing (120) defining a core fairing vent area (V) between the said core fairing (120) and a primary nozzle (131), wherein at least one of said core fairing (120) and said primary nozzle (131) is movable so as to vary the fairing vent area of core (V). 7. MOTOR TURBOFAN (100), de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma porção da dita carenagem de núcleo (120) pode ser transladada em pelo menos uma dentre uma direção axial (A) e uma direção radial (R) em relação ao dito bocal primário (131) para variar a área de suspiro de carenagem de núcleo (V).TURBOFAN ENGINE (100) according to claim 6, characterized in that at least a portion of said core fairing (120) can be moved in at least one of an axial direction (A) and a radial direction. (R) with respect to said primary nozzle (131) for varying the core fairing vent area (V). 8. MOTOR TURBOFAN (100), de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que o dito sistema de bocal de suspiro de carenagem de núcleo variável compreende adicionalmente um componente de variação de área de suspiro (154) acoplado a pelo menos um dentre a dita carenagem de núcleo (120) e o dito bocal primário (131), sendo que o dito componente de variação de área de suspiro (154) é móvel de modo a bloquear uma porção circunferencial da área de suspiro de carenagem de núcleo (V).TURBOFAN ENGINE (100) according to claim 6, characterized in that said variable core fairing vent nozzle system further comprises a vent area variation component (154) coupled to at least one between said core fairing (120) and said primary nozzle (131), said venting area variation component (154) being movable to block a circumferential portion of the core fairing venting area ( V). 9. MOTOR TURBOFAN (100), de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma porção do dito bocal primário (131) pode ser transladada em pelo menos uma dentre uma direção axial (A) e uma direção radial (R) para variar a área de suspiro de carenagem de núcleo (V).TURBOFAN ENGINE (100) according to claim 6, characterized in that at least a portion of said primary nozzle (131) can be moved in at least one of an axial direction (A) and a radial direction ( R) to vary the core fairing vent area (V). 10. MOTOR TURBOFAN (100), de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma porção do dito bocal primário (131) é giratória em torno de um pivô em uma direção radial (R) para variar a área de suspiro de carenagem de núcleo (V).TURBOFAN ENGINE (100) according to claim 6, characterized in that at least a portion of said primary nozzle (131) is rotatable about a pivot in a radial direction (R) to vary the area of core fairing breath (V).

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10794286B2 (en) Method and system for modulated turbine cooling as a function of engine health
CN107269400B (en) Gas turbine engine, core engine, and method of adjusting airflow distortion therein
US10197007B2 (en) Method and system for controlling core cowl vent area
BR102016024570A2 (en) THERMAL CONTROL APPARATUS AND METHOD FOR SUPPLY AND HEAT CONTROL AIR EXHAUST
US20170254216A1 (en) Method and system for piping failure detection
BR102016028830A2 (en) method and system for locating probes
CN111828176B (en) Updating thermal management fluid in a turbine
US11713990B2 (en) Monitoring and control system for a flow duct
US10822993B2 (en) Method for operating a turbo machine
BR102016006120B1 (en) NOZZLE AREAS CONTROL METHOD OF VARIABLE AREA FAN NOZZLES AND VARIABLE AREA FAN NOZZLES
BR102014024686A2 (en) gas turbine engine
BR112017001321B1 (en) SYSTEM FOR SUPPLYING AN AIRCRAFT TURBINE ENGINE WITH PRESSURIZED AIR AND METHOD FOR ASSEMBLYING A SYSTEM FOR SUPPLYING PRESSURIZED AIR
US10626879B2 (en) Gas turbine engine with mid-compressor bleed
US4050306A (en) Method and apparatus for measuring pressures
BR102017000143A2 (en) VARIABLE NUCLEAR CARBON SLEEVE SYSTEM AND TURBOFAN ENGINE
US11624662B2 (en) Exhaust gas temperature sensor
US10760439B2 (en) Method of testing the integrity of a fluid flow regulator system for a turbine engine
US20240092496A1 (en) Exhaust nozzle assembly for an aircraft propulsion system
US11702958B2 (en) System and method of regulating thermal transport bus pressure
US20240110489A1 (en) Systems and methods for identifying a condition of gas turbine engine seals
US20230090415A1 (en) System and method of detecting an airflow fault condition
BR102016030063A2 (en) GAS TURBINE MOTOR AND STOLEN MARGIN MODULATION CONTROL SYSTEM
US9255524B2 (en) Variable outer air seal fluid control
BR102017006426A2 (en) ENGINE NUMBER FOR GAS TURBINE MOTOR AND METHOD FOR ADJUSTING AIR FLOW DISTORTION