BR102016030923A2 - Turbofan compost and steel pad assembly - Google Patents

Turbofan compost and steel pad assembly Download PDF

Info

Publication number
BR102016030923A2
BR102016030923A2 BR102016030923A2 BR 102016030923 A2 BR102016030923 A2 BR 102016030923A2 BR 102016030923 A2 BR102016030923 A2 BR 102016030923A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
platform
composite
assembly
radially
shovel
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

“CONJUNTO DE PÁ DE COMPÓSITO E MOTOR TURBOFAN” Antecedentes [001] O campo da revelação refere-se, de maneira geral, a motores de turbina a gás e, mais particularmente, a um método e sistema para reforçar junções de ligação em membros giratórios com pás.
[002] Pelo menos alguns motores de turbina a gás conhecidos usam materiais compósitos em, por exemplo, pás de compressor. Em muitos aspectos, materiais compósitos são superiores para materiais tradicionais usados em motores de turbina a gás. Em muitas aplicações os mesmos são pelo menos tão fortes quanto materiais tradicionais e as economias de peso obtidas quando se usa componentes de compósito torna seu uso muito atrativo. No entanto, em várias aplicações, as propriedades de materiais compósitos isoladas podem ser insuficientes. Por exemplo, resíduos externos que entram em uma entrada de motor de núcleo encontrarão as pás de um compressor auxiliar ou um compressor de alta pressão. Esse evento tipicamente provoca dano às pás do compressor. Em alguns casos, porções da pá podem se separar de outras porções da pá.
Breve Descrição [003] Em um aspecto, um conjunto de pá de compósito inclui uma pá de compósito que inclui uma raiz radialmente interna, uma ponta radialmente externa e um aerofólio que se estende entre as mesmas. A raiz radialmente interna inclui um encaixe. O conjunto de pá de compósito também inclui um conjunto de pá de compósito que inclui uma primeira plataforma e uma segunda plataforma circunferencialmente adjacente que fica em contiguidade com a primeira plataforma em uma junção de plataforma. Cada uma dentre a primeira plataforma e a segunda plataforma inclui uma superfície radialmente externa e um membro de fixação que se estende radialmente para dentro. A junção de plataforma inclui uma fenda, que se estende axialmente, que se estende através de bordas adjacentes da primeira plataforma e da segunda plataforma. A fenda é configurada para receber a raiz radialmente interna e a raiz radialmente interna é configurada para ser ensanduichada entre os membros de fixação. O conjunto de pá de compósito inclui um sistema adesivo configurado para unir a raiz radialmente interna da pá de compósito e os membros de fixação em uma estrutura unitária, e um grampo de retenção configurado para impelir os membros de fixação um em direção ao outro.
[004] Em outro aspecto, um método de montagem de uma pá separável inclui fornecer uma pá de compressor que inclui uma ponta radialmente externa, uma raiz radialmente interna e um aerofólio que se estende entre as mesmas. O método também inclui fornecer um par de membros de plataforma em que cada membro de plataforma inclui uma superfície de plataforma radialmente externa e um membro de fixação que se estende radialmente para dentro. O método inclui adicionalmente unir a pá de compressor e os membros de fixação e grampear a pá de compressor e os membros de fixação com o uso de um membro de impulsão mecânico.
[005] Em ainda outro aspecto, um motor turbofan inclui um motor de núcleo que inclui um compressor multiestágio, um compressor auxiliar movido por uma turbina de potência acionada por gás gerado no motor de núcleo, e um conjunto de pá de compósito. O conjunto de pá de compósito inclui uma pá de compósito que inclui uma raiz radialmente interna, uma ponta radialmente externa e um aerofólio que se estende entre as mesmas. A raiz radialmente interna inclui um encaixe. O conjunto de pá de compósito também inclui um conjunto de pá de compósito que inclui uma primeira plataforma e uma segunda plataforma circunferencialmente adjacente que fica em contiguidade com a primeira plataforma em uma junção de plataforma. Cada uma dentre a primeira plataforma e a segunda plataforma inclui uma superfície radialmente externa e um membro de fixação que se estende radialmente para dentro. A junção de plataforma inclui uma fenda que se estende axialmente que se estende através de bordas adjacentes da primeira plataforma e da segunda plataforma. A fenda é configurada para receber a raiz radialmente interna e a raiz radialmente interna é configurada para ser ensanduichada entre os membros de fixação. O conjunto de pá de compósito inclui adicionalmente um sistema adesivo configurado para unir a raiz radialmente interna da pá de compósito e os membros de fixação em uma estrutura unitária e um grampo de retenção configurado para impelir os membros de fixação um em direção ao outro. Esse grampo de retenção também pode fornecer uma trajetória de carga secundário para reter as plataformas juntas caso a ligação adesiva falhe.
Figuras [006] Esses e outros recursos, aspectos e vantagens da presente revelação serão mais bem entendidos quando a descrição detalhada a seguir for lida em referência às figuras anexas nas quais caracteres semelhantes representam partes semelhantes em todos os desenhos, em que: [007] A Figura 1 é um diagrama esquemático de um motor de turbina um gás exemplificativo, de acordo com uma realização exemplificativa da presente revelação.
[008] A Figura 2 é uma vista plana voltada radialmente para dentro em uma fileira de pás que podem ser usadas com o motor turbofan mostrado na Figura 1.
[009] A Figura 3 é uma vista em perspectiva de um conjunto de pá parcialmente montado.
[010] A Figura 4 é uma vista em perspectiva de um conjunto de pá montado.
[011] A Figura 5 é outra vista em perspectiva de um conjunto de pá montado.
[012] A menos que indicado de outra forma, as figuras fornecidas no presente documento são destinadas a ilustrar os recursos das realizações desta revelação. Acredita-se que esses recursos sejam aplicáveis um uma ampla variedade de sistemas que compreende uma ou mais realizações dessa revelação. Como tal, as figuras não são destinadas a incluir todos os recursos convencionais conhecidos pelas pessoas de habilidade comum na técnica a serem exigidos para a prática das realizações reveladas no presente documento.
Descrição Detalhada [013] No relatório descritivo e nas reivindicações a seguir, será feita referência a inúmeros termos, que serão definidos com os significados a seguir.
[014] As formas singulares “um”, “uma”, “o” e “a” incluem referências plurais, a menos que o contexto determine claramente o contrário.
[015] “Opcional” ou “opcionalmente” significa que o evento ou circunstância descrito subsequentemente pode ou não ocorrer e que a descrição inclui exemplos em que o evento ocorre e exemplos em que o evento não ocorre.
[016] A linguagem aproximada, conforme usada no presente documento ao longo da especificação e das reivindicações, pode ser aplicada para modificar qualquer representação quantitativa que pode variar de forma permissível sem resultar em uma mudança na função básica a qual é relacionada. Consequentemente, um valor modificado por um termo ou termos, tais como “cerca de”, “aproximadamente” e “substancialmente”, não se limita ao valor preciso especificado. Em pelo menos alguns casos, a linguagem de aproximação pode corresponder à precisão de um instrumento para medição do valor. No presente contexto e ao longo do relatório descritivo e das reivindicações, as limitações de faixa podem ser combinadas e/ou alternadas; tais faixas são identificadas e incluem todas como subfaixas contidas nas mesmas, a menos que o contexto ou a linguagem indiquem o contrário.
[017] As realizações do conjunto de pá de compósito descritas no presente documento fornecem um método econômico para reter uma pá separável, mesmo se um sistema adesivo que mantém as porções da pá juntas for completamente desmantelado, com o uso de um grampo retentor para manter as três peças da pá juntas. O conjunto de pá de compósito inclui uma pá de compósito e um conjunto de pá de compósito unidos com o uso de um sistema adesivo configurado para unir a pá de compósito e o conjunto de pá de compósito em uma estrutura unitária, e um grampo de retenção configurado para grampear a pá de compósito e o conjunto de pá de compósito juntos. A pá de compósito inclui uma raiz radialmente interna, uma ponta radialmente externa e um aerofólio que se estende entre as mesmas, a raiz radialmente interna inclui um encaixe. O conjunto de pá de compósito inclui uma primeira plataforma e uma segunda plataforma circunferencialmente adjacente que fica em contiguidade com a primeira plataforma em uma junção de plataforma. Cada uma dentre a primeira plataforma e a segunda plataforma inclui uma superfície radialmente externa e um membro de fixação que se estende radialmente para dentro. A junção de plataforma inclui uma fenda que se estende axialmente, que se estende através de bordas adjacentes da primeira plataforma e da segunda plataforma. A fenda é configurada para receber a raiz radialmente interna e a raiz radialmente interna é configurada para ser ensanduichada entre os membros de fixação.
[018] A Figura 1 é uma vista em corte transversal esquemática de um motor de turbina a gás 10 de acordo com uma realização exemplificativa da presente revelação. Na realização exemplificativa, motor de turbina a gás 10 é incorporado em um motor a jato turbofan de alto desvio. Conforme mostrado na Figura 1, o motor turbofan 10 define uma direção axial A (que se estende paralela a um eixo geométrico longitudinal 12 fornecido para referência) e uma direção radial R. Em geral, o turbofan 10 inclui uma seção de ventilador 14 e um motor de turbina de núcleo 16 disposto a jusante da seção de ventilador 14.
[019] Na realização exemplificativa, o motor de turbina de núcleo 16 inclui um invólucro externo aproximadamente tubular 18 que define uma entrada anular 20. O invólucro externo 18 envolve, em relação de fluxo serial, uma seção de compressor que inclui um compressor auxiliar ou de baixa pressão (LP) 22 e um compressor de alta pressão (HP) 24; uma seção de combustão 26; uma seção de turbina que inclui uma turbina de alta pressão (HP) 28 e uma turbina de baixa pressão (LP) 30; e uma seção de bocal de escape de jato 32. Um eixo ou bobina de alta pressão (HP) 34 conecta de forma acionável a turbina de HP 28 ao compressor de HP 24. Um eixo ou bobina de baixa pressão (LP) 36 conecta de forma acionável a turbina de LP 30 ao compressor de LP 22. A seção de compressor, a seção de combustão 26, a seção de turbina e a seção de bocal 32 definem, em conjunto, uma trajetória de fluxo de ar de núcleo 37.
[020] Na realização exemplificativa, a seção de ventilador 14 inclui um ventilador de passo variável 38 que tem uma pluralidade de pás de ventilador 40 acopladas a um disco 42 em uma relação separada. As pás de ventilador 40 se estendem radialmente para fora do disco 42. Cada pá de ventilador 40 é giratória em relação ao disco 42 ao redor de um eixo geométrico de passo P em virtude de as pás de ventilador 40 serem acopladas operacionalmente a um mecanismo de mudança de passo (PCM) adequado 44 configurado para variar o passo das pás de ventilador 40. Em outras realizações, o mecanismo de mudança de passo (PCM) 44 configurado para variar coletivamente o passo das pás de ventilador 40 em uníssono. As pás de ventilador 40, o disco 42 e o mecanismo de mudança de passo 44 são giratórias, em conjunto, ao redor do eixo geométrico longitudinal 12 por eixo de LP 36 através de uma caixa de engrenagens de potência 46. Uma caixa de engrenagens de potência 46 inclui uma pluralidade de engrenagens para ajustar a velocidade rotacional do ventilador 38 em relação ao eixo de LP 126 para uma velocidade rotacional de ventilador mais eficiente.
[021] O disco 42 é coberto pelo cubo frontal giratório 48 contornado aerodinamicamente para promover um fluxo de ar através da pluralidade de pás de ventilador 40. Além disso, a seção de ventilador 14 inclui um invólucro de ventilador anular ou nacela externa 50 que circunda circunferencialmente o ventilador 38 e/ou pelo menos uma porção do motor de turbina de núcleo 16. Na realização exemplificativa, a nacela 50 é configurada para ser sustentada em relação ao motor de turbina de núcleo 16 por uma pluralidade de palhetas de guia de saída espaçadas circunferencialmente 52. Além disso, uma seção a jusante 54 da nacela 50 pode se estender sobre uma porção externa do motor de turbina de núcleo 16 de modo a definir uma passagem de fluxo de ar de desvio 56 entre as mesmas.
[022] Durante a operação do motor de turbofan 10, um volume de ar 58 entra no turbofan 10 através de uma entrada associada 60 da nacela 50 e/ou da seção de ventilador 14. Conforme o volume de ar 58 passa através das pás de ventilador 40, uma primeira porção 62 de volume de ar 58 é direcionada ou encaminhada para dentro da passagem de fluxo de ar de desvio 56 e uma segunda porção 64 de volume de ar 58 é direcionada ou encaminhada para dentro da trajetória de fluxo de ar de núcleo 37, ou, mais especificamente para dentro do compressor de LP 22. Uma razão entre a primeira porção 62 e segunda porção 64 é comumente denominada como uma razão de desvio. A pressão da segunda porção 64 é, então, aumentada conforme a mesma é encaminhada através do compressor de alta pressão (HP) 24 e para dentro da seção de combustão 26, onde é misturada com combustível e queimada para fornecer os gases de combustão 66.
[023] Os gases de combustão 66 são encaminhados através da turbina de HP 28 onde uma porção de energia térmica e/ou cinética de gases de combustão 66 é extraída por meio de estágios sequenciais das palhetas de estator de turbina de HP 68 que são acopladas ao invólucro externo 18 e das pás de rotor de turbina de HP 70 que são acopladas ao eixo ou bobina de HP 34 fazendo, desse modo, com que o eixo ou bobina de HP 34 gire, o qual, então, aciona uma rotação do compressor de HP 24. Os gases de combustão 66 são, então, encaminhados através da turbina de LP 30 onde uma segunda porção de energia térmica e cinética é extraída dos gases de combustão 66 por meio de estágios sequenciais de palhetas de estator de turbina de LP 72 que são acoplados ao invólucro externo 18 e das pás de rotor de turbina de LP 74 que são acopladas ao eixo de LP ou bobina 36, que aciona uma rotação de eixo ou bobina de LP 36 e do compressor de LP 22 e/ou a rotação do ventilador 38.
[024] Os gases de combustão 66 são subsequentemente encaminhados através da seção de bocal de escape de jato 32 do motor de turbina de núcleo 16 para fornecer impulso propulsor. Simultaneamente, a pressão da primeira porção 62 é substancialmente aumentada conforme a primeira porção 62 é encaminhada através da passagem de fluxo de ar de desvio 56 antes de ser exaurida de uma seção de bocal de escape de ventilador 76 do turbofan 10, o que também fornece impulso propulsor. A turbina de HP 28, a turbina de LP 30 e a seção de bocal de escape de jato 32 definem, pelo menos parcialmente, uma trajetória de gás quente 78 para encaminhar os gases de combustão 66 através do motor de turbina de núcleo 16.
[025] O motor turbofan 10 é representado na Figura 1 apenas a título de exemplo, e que em outras realizações exemplificativas, o motor turbofan 10 pode ter qualquer outra configuração adequada que inclui, por exemplo, um motor turboélice.
[026] A Figura 2 é uma vista plana voltada radialmente para dentro em uma fileira 200 de pá de compósitos 202 que pode ser usada com o motor turbofan 10 (mostrado na Figura 1). Na realização exemplificativa, a fileira 200 é formada em um disco ou rotor 204 de uma máquina giratória, tal como o compressor de HP 24. Uma pluralidade de plataformas 206 são espaçadas circunferencialmente ao redor de rotor 204 em pares adjacentes 208. Cada par 208 forma uma porção de um conjunto de pá de compósito 209. O conjunto de pá de compósito 209 inclui uma primeira plataforma 210 e uma segunda plataforma 212. A primeira plataforma 210 e a segunda plataforma circunferencialmente adjacente 212 ficam em contiguidade com uma junção de plataforma 214. Cada uma dentre a primeira plataforma 210 e a segunda plataforma 212 inclui uma superfície radialmente externa 216.
[027] A Figura 3 é uma vista em perspectiva de um conjunto de pá de compósito parcialmente montado 209, de acordo com uma realização exemplificativa da presente revelação. Na realização exemplificativa, a junção de plataforma 214 inclui uma fenda que se estende axialmente 302, que se estende através de bordas adjacentes 304 da primeira plataforma 210 e da segunda plataforma 212. A fenda 302 é formada por um recorte côncavo 306 em cada uma das bordas 304. A fenda 302 é dimensionada e posicionada para receber uma raiz radialmente interna 308 da pá 202. A raiz radialmente interna 308 é configurada para ser ensanduichada entre os membros de fixação 310 que se estendem radialmente para dentro de uma superfície radialmente interna 312 da primeira plataforma 210 e da segunda plataforma 212. Um grampo de retenção 314 inclui um par de pernas 316 acopladas ou formadas em extremidades opostas de um membro de impulsão 318. O grampo de retenção 314 é configurado para engatar as faces circunferencialmente opostas 320 dos membros de fixação 310 e para impulsionar os membros de fixação 310 um em direção ao outro em uma forma de aperto.
[028] A Figura 4 é uma vista em perspectiva do conjunto de pá de compósito montado 209, de acordo com uma realização exemplificativa da presente revelação. Na realização exemplificativa, os membros de fixação 310 se estendem radialmente para dentro da superfície radialmente interna 316 da primeira plataforma 210 e da segunda plataforma 212. Na realização exemplificativa, os membros de fixação 310 são separados entre si por um vão 400, que fornece um espaço onde a raiz radialmente interna 308 da pá 202 é recebida e ensanduichada entre os membros de fixação 310. Um sistema adesivo 402 é aplicado entre faces adjacentes da raiz radialmente interna 308 da pá 202 e cada um dos membros de fixação 310. Embora descrito como um sistema adesivo, o sistema adesivo 402 pode incluir outras formas de ligação da raiz radialmente interna 308 de pá 202 a cada um dos membros de fixação 310.
[029] A Figura 5 é outra vista em perspectiva de um conjunto de pá de compósito montado 209, de acordo com uma realização exemplificativa da presente revelação. Na realização exemplificativa, os membros de fixação 310 se estendem radialmente para dentro da superfície radialmente interna 316 da primeira plataforma 210 e da segunda plataforma 212. Na realização exemplificativa, os membros de fixação 310 são separados entre si por um vão 400, que fornece um espaço onde a raiz radialmente interna 308 da pá 202 é recebida e ensanduichada entre os membros de fixação 310. Um sistema adesivo 402 é aplicado entre faces adjacentes da raiz radialmente interna 308 da pá 202 e cada um dos membros de fixação 310. Embora descrito como um sistema adesivo, o sistema adesivo 402 pode incluir outras formas de ligação da raiz radialmente interna 308 de pá 202 a cada um dos membros de fixação 310.
[030] Durante a operação, as pás 202 de um compressor, tal como, o compressor auxiliar 22 podem ser sujeitas a um impacto, em uma direção substancialmente axial, por objetos externos que podem entra pela entrada 20. Esse impacto pode transmitir forças significativas para as pás 202, que terminam por quebrar as ligações puramente adesivas, que são usadas para formar as pás 202 com outros componentes para fabricar, por exemplo, o conjunto de pá de compósito 209. Para facilitar a manutenção do conjunto de pá de compósito 209 dentro de características de desempenho aceitáveis após um evento de impacto de objeto externo, o grampo de retenção 314 é configurado para engatar as faces circunferencialmente opostas 320 dos membros de fixação 310 com o uso de pernas 316, que são acopladas ou formadas em extremidades opostas do membro de impulsão 318. O grampo de retenção 314 grampeia os membros de fixação 310 à raiz radialmente interna 308 para sustentar o sistema adesivo 402 na manutenção dos membros de fixação 310 e a raiz radialmente interna 308 ligados em uma estrutura unitária após um impacto de objeto externo. Outras condições de motor também podem fazer com que as ligações adesivas falhem, tais como condições de atrito extremas provocadas por desequilíbrio ou fadiga geral enquanto que o grampo de retenção fornece uma trajetória de carga secundária para auxiliar na confiabilidade geral do produto.
[031] As realizações descritas acima de um método e de um sistema de retenção de pá de compósito fornecem um meio econômico e confiável para reduzir os efeitos de uma separação de porções de pá durante um evento tal como um impacto de objeto externo. Mais especificamente, os métodos e sistemas descritos no presente documento facilitam a manutenção de porções separáveis da pá contida quando o sistema adesivo se desmantela completamente durante o evento. Como resultado, os métodos e sistemas descritos no presente documento facilitam o uso de materiais compósitos em aplicações em que uma das propriedades do material compósito precisa sustentar de uma maneira econômica e confiável.
[032] Embora características específicas de várias realizações da revelação possam ser mostradas em alguns desenhos e não em outros, isso se dá apenas por conveniência. De acordo com os princípios da revelação, qualquer característica de uma figura pode ser denominada e/ou reivindicada em combinação com outras características em qualquer outra figura.
[033] Esta descrição escrita usa exemplos para revelar as realizações, inclusive o melhor modo, e também para capacitar qualquer pessoa versada na técnica a praticar as realizações, inclusive a fazer e usar quaisquer dispositivos ou sistemas, e a executar quaisquer métodos incorporados. O escopo patenteável da revelação é definido através das reivindicações, e pode incluir outros exemplos que ocorram àqueles versados na técnica. Tais outros exemplos se destinam a estar dentro do escopo das reivindicações caso possuam elementos estruturais que não os diferenciem da linguagem literal das reivindicações, ou caso os mesmos incluam elementos estruturais equivalentes com diferenças insubstanciais das linguagens literais das reivindicações.
Lista de Componentes Motor de turbina a gás ..........................10 Eixo geométrico longitudinal ....................12 Seção de ventilador..............................14 Motor de turbina de núcleo.......................16 Invólucro externo................................18 Entrada anular...................................20 Compressor de baixa pressão (LP).................22 Compressor de alta pressão (HP)..................24 Seção de combustão...............................26 Turbina de HP ...................................28 Turbina de LP....................................30 Seção de bocal de escape de jato ...............32 Eixo ou bobina de HP............................34 Eixo ou bobina de LP ...........................36 Percurso de fluxo de ar de núcleo...............37 Ventilador de passo variável ...................38 Pás de ventilador ..............................40 Disco ..........................................42 Mecanismo de mudança de passo (PCM) ............44 Caixa de engrenagem de potência ................46 Cubo frontal giratório..........................48 Nacela .........................................50 Palhetas de guia de saída.......................52 Seção a jusante ................................54 Passagem de fluxo de ar de desvio ..............56 Volume de ar....................................58 Entrada.........................................60 Primeira porção.................................62 Segunda porção..................................64 Gases de combustão .............................66 Palhetas de estator de turbina de HP............68 Pás de rotor de turbina de HP...................70 Palhetas de estator de turbina de LP ...........72 Pás de rotor de turbina de LP ..................74 Seção de escape de bocal de ventilador..........76 Percurso de gás quente .........................78 Fileira .......................................200 Pá.............................................202 Disco ou rotor.................................204 Plataformas ...................................206 Pares adjacentes ..............................208 Conjunto de plataforma ........................209 Primeira plataforma ...........................210 Segunda plataforma ............................212 Junção de plataforma...........................214 Superfície radialmente externa ................216 Fenda .........................................302 Bordas adjacentes..............................304 Recorte côncavo ...............................306 Raiz radialmente interna ......................308 Membros de fixação.............................310 Superfície radialmente interna ................312 Grampo de retenção ............................314 Superfície radialmente externa ................316 Pernas.........................................316 Membro de impulsão.............................318 Faces circunferencialmente opostas.............320 Vão............................................400 Sistema adesivo................................402 Reivindicações

Claims (10)

1. CONJUNTO DE PÁ DE COMPÓSITO (209) caracterizado pelo fato de que compreende: uma pá de compósito (202) que compreende uma raiz radialmente interna (308), uma ponta radialmente externa e um aerofólio (202) que se estende entre as mesmas, sendo que a dita raiz radialmente interna (308) compreende um encaixe; um conjunto de pá de compósito (209) que compreende uma primeira plataforma (210) e uma segunda plataforma circunferencialmente adjacente (212) que fica em contiguidade com a dita primeira plataforma (210) em uma junção de plataforma (214), sendo que cada uma dentre a dita primeira plataforma (210) e a dita segunda plataforma (212) compreende uma superfície radialmente externa (216) e um membro de fixação que se estende radialmente para dentro (310), sendo que a dita junção de plataforma (214) compreende uma fenda que se estende axialmente (302), que se estende através de bordas adjacentes (304) da dita primeira plataforma (210) e da dita segunda plataforma (212), em que a dita fenda (302) é configurada para receber a dita raiz radialmente interna (308), em que a dita raiz radialmente interna (308) é configurada para ser ensanduichada entre os ditos membros de fixação (310); um sistema adesivo (402) configurado para unir a dita raiz radialmente interna (308) da dita pá de compósito (202) e os ditos membros de fixação (310) em uma estrutura unitária; e um grampo de retenção (314) configurado para impelir os ditos membros de fixação (310) um em direção ao outro.
2. CONJUNTO (209), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dito grampo de retenção (314) é formado de pelo menos um dentre um material metálico e um material compósito.
3. CONJUNTO (209), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dito grampo de retenção (314) compreende um membro de impulsão (318) acoplado a um par de pernas (316) que se estendem ortogonalmente para longe do dito membro de impulsão (318).
4. CONJUNTO (209), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dito grampo de retenção (314) é configurado para engatar faces circunferencialmente opostas (320) dos ditos membros de fixação (310).
5. CONJUNTO (209), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dito grampo de retenção (314) é configurado para exercer uma força de aperto sobre os ditos membros de fixação (310) e a dita raiz radialmente interna (308) da dita pá (202).
6. CONJUNTO (209), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dito grampo de retenção (314) é configurado para resistir a uma separação da dita pá de compósito (202) e do dito conjunto de pá de compósito (209).
7. CONJUNTO (209), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a dita pá de compósito (202) compreende uma pá de compósito (202) de um compressor auxiliar (22).
8. MOTOR TURBOFAN (10) caracterizado pelo fato de que compreende: um motor de núcleo (16) que inclui um compressor multiestágio (24); um compressor auxiliar (22) movido por uma turbina de potência (30) acionada por gás gerado no dito motor de núcleo (16); e um conjunto de pá de compósito (209) que compreende: uma pá de compósito (202) que compreende uma raiz radialmente interna (308), uma ponta radialmente externa e um aerofólio (202) que se estende entre as mesmas, sendo que a dita raiz radialmente interna (308) compreende um encaixe; um conjunto de pá de compósito (209) que compreende uma primeira plataforma (210) e uma segunda plataforma circunferencialmente adjacente (212) que fica em contiguidade com a dita primeira plataforma (210) em uma junção de plataforma (214), sendo que cada uma dentre a dita primeira plataforma (210) e a dita segunda plataforma (212) compreende uma superfície radialmente externa (216) e um membro de fixação que se estende radialmente para dentro (310), sendo que a dita junção de plataforma (214) compreende uma fenda que se estende axialmente (302), que se estende através das bordas adjacentes (304) da dita primeira plataforma (210) e da dita segunda plataforma (212), em que a dita fenda (302) é configurada para receber a dita raiz radialmente interna (308), em que a dita raiz radialmente interna (308) é configurada para ser ensanduichada entre os ditos membros de fixação (310); e um grampo de retenção (314) formado de pelo menos um dentre um material metálico e um material compósito e configurado para impelir os ditos membros de fixação (310) um em direção ao outro.
9. MOTOR, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente um sistema adesivo (402) configurado para unir a dita raiz radialmente interna (308) da dita pá de compósito (202) e os ditos membros de fixação (310) em uma estrutura unitária.
10. MOTOR, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que o dito grampo de retenção (314) compreende um membro de impulsão (318) acoplado a um par de pernas (316) que se estendem ortogonalmente para longe do dito membro de impulsão (318).

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
RU2459120C2 (ru) Вентилятор газотурбинного двигателя
US10914194B2 (en) Turbomachine with alternatingly spaced turbine rotor blades
CN109538352B (zh) 外鼓转子组件和燃气涡轮发动机
US8092163B2 (en) Turbine stator mount
CN107035414B (zh) 用于可分离的叶片平台固持夹的方法及系统
US10823001B2 (en) Turbomachine with alternatingly spaced turbine rotor blades
JP5379532B2 (ja) ステータ構成要素を支持するシステムおよび方法
US9890645B2 (en) Coolant flow redirection component
EP3225794A1 (en) Turbine engine shroud assembly
WO2015023324A2 (en) Stator vane platform with flanges
US8979483B2 (en) Mid-turbine bearing support
US20180187600A1 (en) Protected core inlet
EP3181945B1 (en) Damper seal installation features
US10337342B2 (en) Stator assembly for a gas turbine engine
JP2019044762A (ja) 単一壁片持ち構造を有するタービンエンジン
US20150300258A1 (en) Cooling hole arrangement for engine component
BR102016030923A2 (pt) Turbofan compost and steel pad assembly
EP3693541A1 (en) Gas turbine rotor disk having scallop shield feature
US20190390688A1 (en) Gas turbine engine airfoil
US11021970B2 (en) Turbomachine with alternatingly spaced rotor blades
US20220090504A1 (en) Rotor blade for a gas turbine engine having a metallic structural member and a composite fairing
US12006834B1 (en) Gas turbine engine having a tie rod
US20230167745A1 (en) Gas turbine engine including a rotating blade assembly
US12018586B2 (en) Airfoil assembly with tensioned blade segments
US20240117766A1 (en) Waste heat recovery system