BR102016029590A2 - Cleaning system, gas turbine motor and cleaning method - Google Patents

Cleaning system, gas turbine motor and cleaning method Download PDF

Info

Publication number
BR102016029590A2
BR102016029590A2 BR102016029590A2 BR 102016029590 A2 BR102016029590 A2 BR 102016029590A2 BR 102016029590 A2 BR102016029590 A2 BR 102016029590A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
assembly
bung
sleeve
fluid
gas turbine
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

“SISTEMA PARA LIMPEZA, MOTOR DE TURBINA A GÁS E MÉTODO PARA LIMPEZA” Campo da Invenção [001] A presente matéria refere-se, em geral, a motores de turbina a gás e, mais particularmente, a um sistema e método para limpeza in situ de componentes internos de um motor de turbina a gás e um conjunto de batoque relacionado para ser usado para realizar operações de limpeza in situ.
Antecedentes da Invenção [002] Um motor de turbina a gás, tipicamente, inclui um núcleo de turbomaquinário que tem um compressor de alta pressão, combustor e turbina de alta pressão em relação de fluxo em série. O núcleo é operável de uma maneira conhecida para gerar um fluxo de gás primário. O compressor de alta pressão inclui matrizes (“fileiras”) anulares de palhetas estacionárias que direcionam o ar que entra no motor em pás giratórias, a jusante, do compressor. Coletivamente uma fileira de palhetas de compressor e uma fileira de pás de compressor compõem um “estágio” do compressor. De maneira similar, a turbina de alta pressão inclui fileiras anulares de palhetas de bocal estacionárias que direcionam os gases que saem do combustor em pás giratórias, a jusante, da turbina. Coletivamente uma fileira de palhetas de bocal e uma fileira de turbina pás compõem um “estágio” da turbina. Tipicamente, tanto o compressor como a turbina incluem uma pluralidade de estágios sucessivos.
[003] Com a operação de um motor de turbina a gás, poeira, resíduos e outros materiais podem acumular nos componentes internos do motor ao longo do tempo, o que pode resultar em uma redução na eficiência operacional de tais componentes. Por exemplo, camadas de poeira e outros materiais frequentemente se tomam assadas nos aerofólios do compressor de alta pressão. Para remover tais depósitos de materiais, os métodos limpeza atuais utilizam uma mangueira guiada para injetar água na entrada do compressor. Infelizmente, tais métodos de limpeza convencionais frequentemente fornecem limpeza insuficiente dos aerofólios do compressor, particularmente dos aerofólios localizados dentro dos estágios traseiros do compressor.
[004] Consequentemente, um sistema e método aprimorados para limpeza in situ de componentes internos de um motor de turbina a gás seriam bem-vindos na tecnologia.
Breve Descrição da Invenção [005] Aspectos e vantagens da invenção serão apresentados, em parte, na descrição a seguir, ou podem ficar óbvios a partir da descrição, ou podem ser aprendidos através da prática da invenção.
[006] Em um aspecto, a presente matéria é direcionada a um sistema para limpeza in situ de componentes internos de um motor de turbina a gás. O sistema pode, em geral, incluir um conjunto de batoque que define uma passagem de fluido que se estende longitudinalmente entre uma extremidade de entrada e uma extremidade de saída. O conjunto de batoque pode ser configurado para ser instalado dentro de uma porta de acesso do motor de modo que a passagem de fluido defina um percurso de fluxo entre os invólucros interno e externo do motor para suprir um fluido de limpeza dentro de um interior do motor. O conjunto de batoque pode incluir uma manga interna que define, pelo menos parcialmente, a passagem de fluido e uma manga externa configurada para receber uma porção da manga interna. A manga interna pode ser configurada para ser acoplada ao invólucro interno e a manga externa pode ser configurada para ser acoplada ao invólucro externo. O sistema também pode incluir um conduto de fluido configurado para ser acoplado entre uma fonte de fluido, posicionada externa ao motor de turbina a gás, e a extremidade de entrada do conjunto de batoque para suprir o fluido de limpeza para o conjunto de batoque. O fluido de limpeza suprido a partir do conduto de fluido pode ser direcionado através da passagem de fluido da extremidade de entrada para a extremidade de saída e pode, então, ser expelido do conjunto de batoque no interior do motor de turbina a gás.
[007] Em outro aspecto, a presente matéria é direcionada a um motor de turbina a gás. O motor pode, em geral, incluir um invólucro externo e um invólucro interno espaçado radialmente para dentro do invólucro externo por uma distância radial. O invólucro externo pode definir uma porção externa de uma porta de acesso do motor e o invólucro interno pode definir uma porção interna da porta de acesso. O motor também pode incluir um conjunto de batoque que define uma passagem de fluido que se estende longitudinalmente entre uma extremidade de entrada e uma extremidade de saída. O conjunto de batoque pode ser instalado dentro das porções interna e externa da porta de acesso de modo que a passagem de fluido defina um percurso de fluxo entre os invólucros interno e externo para suprir um fluido de limpeza dentro de um interior do motor. O conjunto de batoque pode incluir uma manga interna que define, pelo menos parcialmente, a passagem de fluido e uma manga externa configurada para receber uma porção da manga interna. A manga interna pode ser acoplada ao invólucro interno e a manga externa pode ser acoplada ao invólucro externo. Além disso, o motor pode incluir uma tampa configurada para ser acoplada de modo removível à manga externa na extremidade de saída do conjunto de batoque. A tampa pode ser configurada para impedir o fluxo de fluido através da passagem de fluido quando a tampa estiver instalada no conjunto de batoque.
[008] Em um aspecto adicional, a presente matéria é direcionada a um método para limpeza in situ de componentes internos de um motor de turbina a gás. O método pode, em geral, incluir acessar um conjunto de batoque instalado dentro de uma porta de acesso definida através dos invólucros interno e externo do motor de turbina a gás. O conjunto de batoque pode definir uma passagem de fluido que se estende longitudinalmente entre uma extremidade de entrada e uma extremidade de saída de modo que a passagem de fluido defina um percurso de fluxo entre os invólucros interno e externo. O conjunto de batoque pode incluir uma manga interna que define, pelo menos parcialmente, a passagem de fluido e uma manga externa configurada para receber uma porção da manga interna. O método também pode incluir acoplar um conduto de fluido entre uma fonte de fluido posicionada externa ao motor de turbina a gás e uma extremidade de entrada do conjunto de batoque e suprir um fluido de limpeza da fonte de fluido através do conduto de fluido para o conjunto de batoque de modo que o fluido de limpeza seja direcionado através da passagem de fluido definida pelo conjunto de batoque e seja expelido de uma extremidade de saída do conjunto de batoque para um interior do motor de turbina a gás.
[009] Esses e outros recursos, aspectos e vantagens da presente invenção serão mais bem compreendidos com referência à descrição a seguir e reivindicações anexas. As figuras anexas, que são incorporadas em e constituem uma parte desse relatório descritivo, ilustram realizações da invenção e, juntamente com a descrição, servem para explicar os princípios da invenção.
Breve Descrição das Figuras [0010] Uma revelação completa e habilitante da presente invenção, que inclui o melhor modo da mesma, direcionada a uma pessoa de habilidade comum na técnica, é apresentada no relatório descritivo, que faz referência às Figuras anexas, nas quais: A Figura 1 ilustra uma vista em corte transversal de uma realização de um motor de turbina a gás que pode ser utilizado dentro de uma aeronave de acordo com aspectos da presente matéria; A Figura 2 ilustra uma vista em corte transversal, simplificada, de uma realização de uma porção de um compressor adequado para uso dentro do motor de turbina a gás mostrado na Figura 1, que ilustra, particularmente, portas de acesso definidas através dos invólucros de compressor para fornecer acesso interno ao compressor; A Figura 3 ilustra uma realização de um sistema para limpeza in situ de componentes internos de um motor de turbina a gás, de acordo com aspectos da presente matéria, que ilustra, particularmente, uma porção da vista em corte transversal do compressor mostrado na Figura 2 com um conjunto de batoque do sistema revelado que é instalado dentro de uma das portas de acesso do compressor e que está em um estado desconectado/destampado para permitir que um fluido de limpeza seja injetado através do conjunto de batoque e no interior do compressor; A Figura 4 ilustra uma vista em corte transversal similar àquela mostrada na Figura 3, que ilustra, particularmente, o conjunto de batoque em um estado conectado/tampado para impedir o fluxo de fluido através do conjunto durante a operação do motor de turbina a gás; A Figura 5 ilustra uma vista em corte transversal do conjunto de batoque mostrado na Figura 3 tomada sobre a linha 5-5, que ilustra, particularmente, o conjunto de batoque em seu estado desconectado/destampado para permitir que um fluido de limpeza seja injetado através do conjunto de batoque e no interior do compressor; A Figura 6 ilustra uma vista em corte transversal do conjunto de batoque mostrado na Figura 4 tomada sobre a linha 6-6, que ilustra, particularmente, o conjunto de batoque em seu estado conectado/tampado para impedir o fluxo de fluido através do conjunto durante a operação do motor de turbina a gás; e A Figura 7 ilustra um fluxograma de uma realização de um método para limpeza in situ de componentes internos de um motor de turbina a gás de acordo com aspectos da presente matéria.
Descrição Detalhada da invenção [0011] Agora será feita referência em detalhes a realizações da invenção, um ou mais exemplos da qual são ilustrados nas Figuras. Cada exemplo é fornecido a título de explicação da invenção, não de limitação da invenção. Na verdade, ficará evidente para as pessoas versadas na técnica que várias modificações e variações podem ser feitas na presente invenção sem se afastar do escopo ou do espírito da invenção. Por exemplo, os recursos ilustrados ou descritos como parte de uma realização podem ser usados com outra realização para produzir uma realização ainda adicional. Portanto, é entendido que a presente invenção cobre tais modificações e variações como estando dentro do escopo das reivindicações anexas e seus equivalentes.
[0012] Em geral, a presente matéria é direcionada a um sistema e método para limpeza in situ de componentes internos de um motor de turbina a gás. Especificamente, em diversas realizações, a presente revelação é direcionada a um conjunto de batoque que é configurado para ser instalado dentro de uma porta de acesso do motor de turbina a gás para permitir que um fluido de limpeza seja injetado no interior do motor para fornecer direcionamento de limpeza de um ou mais componentes internos do motor. Por exemplo, como será descrito abaixo, o conjunto de batoque pode definir uma passagem de fluido que se estende entre uma extremidade de entrada e uma extremidade de saída, em que a extremidade de entrada é acessível para o exterior do motor e a extremidade de saída fica em comunicação de fluido com o interior do motor. Nessas realizações, acoplando-se uma mangueira ou conduto de fluido à extremidade de entrada do conjunto de batoque, um fluido de limpeza pode ser suprido para o conjunto de batoque a partir de uma localização externa ao motor e subsequentemente injetado no interior do motor.
Além disso, o conjunto de batoque também pode ser configurado para ser tampado ou conectado quando o conjunto não estiver sendo usado para fornecer acesso ao interior do motor. Como tal, o conjunto de batoque pode permanecer instalado dentro da porta de acesso durante a operação do motor.
[0013] Em uma realização particular da presente matéria, um ou mais dos conjuntos de batoque revelados podem ser instalados dentro de uma ou mais das portas de acesso para fornecer acesso interno ao compressor de alta pressão de um motor de turbina a gás para permitir limpeza dirigida dos componentes internos do compressor, tais como as pás e/ou palhetas de compressor. Por exemplo, o conjunto (ou conjuntos) de batoque pode ser instalado dentro da(s) porta(s) de acesso para fornecer acesso a um ou mais dos estágios traseiros do compressor para permitir que camadas de poeira assadas e outros depósitos de material sejam removidos dos aerofólios localizados dentro desse(s) estágio(s).
[0014] Deve ser avaliado que, para propósitos de descrição, o sistema e método revelados serão descritos no presente documento com referência a fornecer limpeza in situ, dirigida, de componentes internos do compressor de alta pressão de um motor de turbina a gás. No entanto, em geral, o sistema e método revelados no presente documento podem ser usados para fornecer limpeza in situ, dirigida, no interior de qualquer outro componente adequado de um motor de turbina a gás. Além disso, deve ser avaliado que o sistema e método revelados podem, em geral, ser usados para fornecer limpeza in situ de componentes internos localizados dentro de qualquer tipo adequado de motor de turbina a gás, que inclui motores de turbina localizados em aeronave e motores de turbina localizados em terra, independentemente do estado de conjunto atual do motor (por exemplo, total ou parcialmente montado). Além disso, com referência a motores de aeronave, deve ser avaliado que a presente matéria pode ser implantada na asa ou fora da asa.
[0015] Agora em referência às Figuras, A Figura 1 ilustra uma vista em corte transversal de uma realização de um motor de turbina a gás 10 que pode ser utilizado dentro de uma aeronave de acordo com aspectos da presente matéria, em que o motor 10 que é mostrado tem um eixo geométrico de linha central longitudinal ou axial 12 que se estende através do mesmo para propósitos de referência. Em geral, o motor 10 pode incluir um motor de turbina a gás principal (indicado, em geral, pelo caractere de referência 14) e uma seção de ventilador 16 posicionada a montante do mesmo. O motor principal 14 pode, em geral, incluir um invólucro externo substancialmente tubular 18 que define uma entrada anular 20. Além disso, o invólucro externo 18 pode adicionalmente circundar e sustentar um compressor auxiliar 22 para aumentar a pressão do ar que entre no motor principal 14 para um primeiro nível de pressão. Um compressor de fluxo axial, multiestágio, de alta pressão 24 pode, então, receber o ar pressurizado do compressor auxiliar 22 e, adicionalmente, aumentar a pressão desse ar. O ar pressurizado que sai do compressor de alta pressão24 pode, então, fluir para um combustor 26 dentro do qual o combustível é injetado no fluxo de ar pressurizado, em que a mistura resultante é queimada dentro do combustor 26. Os produtos de combustão de alta energia são direcionados do combustor 26 ao longo do percurso de gás quente do motor 10 para uma primeira turbina (alta pressão) 28 para acionar o compressor de alta pressão 24 por meio de um primeiro eixo de acionamento (alta pressão) 30, e, então, para uma segunda turbina (baixa pressão) 32 para acionar o compressor auxiliar 22 e a seção de ventilador 16 por meio de um segundo eixo de acionamento (baixa pressão) 34 que é, em geral, coaxial com o primeiro eixo de acionamento 30. Após acionar cada uma das turbinas 28 e 32, os produtos de combustão podem ser expelidos do motor principal 14 por meio de um bocal de escape 36 para fornecer empuxo de jato de propulsão.
[0016] Além disso, conforme mostrado na Figura 1, a seção de ventilador 16 do motor 10 pode, em geral, incluir um conjunto de rotor de ventilador de fluxo axial, giratório 38 que é configurado para ser circundado por um invólucro anular de ventilador 40. Deve ser avaliado pelas pessoas de habilidade comum na técnica que o invólucro de ventilador 40 pode ser configurado para ser sustentado em relação ao motor principal 14 por uma pluralidade de palhetas-guia de saída espaçadas circunferencialmente, que se estendem de forma substancialmente radial 42. Como tal, o invólucro de ventilador 40 pode circundar o conjunto de rotor de ventilador 38 e suas pás de rotor de ventilador correspondentes 44. Além disso, uma seção a jusante 46 do invólucro de ventilador 40 pode se estender sobre uma porção externa do motor principal 14 de modo a definir um conduto de fluxo de ar secundário, ou de desvio 48 que fornece empuxo de jato de propulsão adicional.
[0017] Deve ser avaliado que, em diversas realizações, o segundo (baixa pressão) eixo de acionamento 34 pode ser acoplado diretamente ao conjunto de rotor de ventilador 38 para fornecer uma configuração de acionamento direto. Altemativamente, o segundo eixo de acionamento 34 pode ser acoplado ao conjunto de rotor de ventilador 38 por meio de um dispositivo de redução de velocidade 37 (por exemplo, uma engrenagem ou caixa de engrenagens de redução) para fornecer uma configuração de acionamento indireto ou de acionamento por engrenagem. Esse(s) dispositivo(s) de redução de velocidade também pode(m) ser fornecidos entre quaisquer outros eixos e/ou bobinas adequados dentro do motor 10 conforme almejado ou exigido.
[0018] Durante a operação do motor 10, deve ser avaliado que um fluxo de ar inicial (indicado pela seta 50) pode entrar no motor 10 através de uma entrada associada 52 do invólucro de ventilador 40. O fluxo de ar 50, então, passa através das pás de ventilador 44 e se divide em um primeiro fluxo de ar comprimido (indicado pela seta 54) que se move através do conduto 48 e um segundo fluxo de ar comprimido (indicado pela seta 56) que entra no compressor auxiliar 22. A pressão do segundo fluxo de ar comprimido 56 é, então, aumentado e entra no compressor de alta pressão 24 (conforme indicado pela seta 58). Após se misturar com o combustível e ser queimado dentro do combustor 26, os produtos de combustão 60 saem do combustor 26 e fluem através da primeira turbina 28. Depois disso, os produtos de combustão 60 fluem através da segunda turbina 32 e saem do bocal de escape 36 para fornecer empuxo para o motor 10.
[0019] O motor de turbina a gás 10 também pode incluir uma pluralidade de portas de acesso definidas através de seus invólucros e/ou quadros para fornecer acesso ao interior do motor principal 14. Por exemplo, conforme mostrado na Figura 1, o motor 10 pode incluir uma pluralidade de portas de acesso 62 (apenas seis das quais são mostradas) definidas através do invólucro externo 18 para fornecer acesso interno a um ou ambos os compressores 22, 24 e/ou para fornecer acesso interno a uma ou ambas as turbinas 28, 32. Em diversas realizações, as portas de acesso 62 podem ser separadas axialmente ao longo do motor principal 14. Por exemplo, as portas de acesso 62 podem ser separadas axialmente ao longo de cada compressor 22, 24 e/ou de cada turbina 28, 32 de modo que pelo menos uma porta de acesso 62 seja localizada em cada estágio de compressor e/ou em cada estágio de turbina para fornecer acesso aos componentes internos localizados nesse(s) estágio(s). Além disso, as portas de acesso 62 também podem ser separadas circunferencialmente ao redor do motor principal 14. Por exemplo, uma pluralidade de portas de acesso 62 podem ser separadas circunferencialmente ao redor de cada estágio de compressor e/ou estágio de turbina.
[0020] Agora em referência à Figura 2, uma vista em corte transversal, simplificada, de uma porção do compressor de alta pressão 24 descrito acima com referência à Figura 1 é ilustrada de acordo com aspectos da presente matéria. Conforme mostrado, o compressor 24 pode incluir uma pluralidade de estágios de compressor, em que cada estágio inclui tanto uma matriz anular de palhetas de compressor fixas 80 (apenas uma das quais é mostrada para cada estágio) e uma matriz anular de pás de compressor giratórias 82 (apenas uma das quais é mostrada para cada estágio). Cada fileira de palhetas de compressor 80 é, em geral, configurada para direcionar o ar que flui através do compressor 24 para a fileira de pás de compressor 82 imediatamente a jusante da mesma.
[0021] Além disso, o compressor 24 pode incluir um invólucro interno 84 configurado para envolver os vários estágios de compressor e um invólucro externo 86 espaçado radialmente para fora do invólucro interno 84. Por exemplo, conforme mostrado na Figura 2, o invólucro externo 86 pode ser separado do invólucro interno 84 por uma distância radial 88. A distância radial 88 definida entre os invólucros interno e externo 84, 86 pode variar, por projeto, ao longo do comprimento axial do compressor 24. Além disso, devido às taxas diferentes de expansão térmica entre os invólucros interno e externo 84, 86, a distância radial 88 em uma dada localização axial ao longo do compressor 24 pode variar durante a operação do motor de turbina a gás 10. Por exemplo, o invólucro interno 84 pode se expandir em uma taxa mais rápida do que o invólucro externo 86, provocando, desse modo, uma redução na distância radial 88 definida entre os invólucros interno e externo 84, 86.
[0022] Além disso, o compressor 24 pode incluir uma pluralidade de portas de acesso 62 definidas através dos invólucros interno e externo 84, 86, em que cada porta de acesso 62 é configurada para fornecer acesso ao interior do compressor 24 em uma localização axial diferente. Por exemplo, conforme mostrado na Figura 2, cada porta de acesso 62 pode incluir uma porção externa 90 definida através do invólucro externo 86 e uma porção interna 92 definida através do invólucro interno 84. Como tal, inserindo-se uma sonda óptica, ferramenta de reparo e/ou outro dispositivo através das porções interna e externa 92, 90 de uma dada porta de acesso 62, um funcionário de manutenção pode obter acesso ao interior do compressor 24.
[0023] Em diversas realizações, as portas de acesso 62 podem ser separadas axialmente de modo que cada porta de acesso 62 seja alinhada a ou de outra forma forneça acesso interno a um estágio diferente do compressor 24. Por exemplo, conforme mostrado na Figura 2, são ilustradas duas portas de acesso separadas 62 que fornecem acesso a dois estágios diferentes do compressor 24. Em outras realizações, deve ser avaliado que portas de acesso similares 62 também podem ser fornecidas para qualquer dos outros estágios do compressor 24. Também deve ser avaliado que, além das portas de acesso espaçadas axialmente 62, as portas de acesso 62 também podem ser fornecidas em localizações diferentes espaçadas circunferencialmente. Por exemplo, em uma realização, uma pluralidade de portas de acesso espaçadas circunferencialmente 62 podem ser definidas através dos invólucros de compressor 84, 86 em cada estágio de compressor para fornecer acesso interno ao compressor 24 em múltiplas localizações circunferenciais ao redor do estágio de compressor.
[0024] Agora em referência às Figuras 3 a 6, uma realização de um sistema 100 para limpeza in situ de componentes internos de um motor de turbina a gás 10 é ilustrada de acordo com aspectos da presente matéria. Especificamente, as Figuras 3 e 4 ilustram uma porção da vista em corte transversal do compressor de alta pressão 24 mostrado na Figura 2 com um conjunto de batoque 102 do sistema revelado 100 que é instalado dentro de uma das portas de acesso do compressor 62. A esse respeito, a Figura 3 ilustra o conjunto de batoque 102 em um estado desconectado/destampado para permitir que um fluido de limpeza seja injetado através do conjunto de batoque 102 e no interior do compressor 24 enquanto que a Figura 4 ilustra o conjunto de batoque 102 em um estado conectado/tampado para impedir o fluxo de fluido através do conjunto 102 durante a operação do motor de turbina a gás 10. Além disso, as Figuras 5 e 6 ilustram vistas em corte transversal do conjunto de batoque 102 mostrado nas Figuras 3 e 4 respectivamente, em que a Figura 5 ilustra o conjunto de batoque 102 em seu estado desconectado/destampado e a Figura 6 ilustra o conjunto de batoque 102 em seu estado conectado/tampado.
[0025] Em geral, o sistema 100 será descrito no presente documento em referência a fornecer limpeza in situ, dirigida, dos componentes internos do compressor de alta pressão 24 do motor de turbina a gás 10, descrito acima em referência às Figuras 1 e 2, tais como as palhetas 80 e/ou pás 82 do compressor 24. No entanto, deve ser avaliado que, em outras realizações, o sistema 100 pode ser usado de maneira similar para fornecer limpeza in situ de quaisquer outros componentes internos do motor adequados. Por exemplo, ao invés de instalar os componentes de sistema revelados em relação a uma porta de acesso 62 definida através do(s) invólucro(s) 84, 86 do compressor 24, os componentes de sistema podem ser instalados em relação a uma porta de acesso definida através do(s) invólucro(s) de uma das turbinas 28, 32 para permitir que uma operação de limpeza in situ seja realizada em o(s) componente(s) interno(s) do motor de a(s) turbina(s) 28, 32, tais como as pás e/ou bocais de turbina.
[0026] Conforme mostrado nas Figuras 3 a 6, o sistema 100 pode, em geral, incluir um conjunto de batoque 102 configurado para ser instalado dentro das porções interna e externa 92, 90 de uma dada porta de acesso 62 do compressor 24. Em diversas realizações, o conjunto de batoque 102 pode definir uma passagem de fluido 104 que se estende longitudinalmente entre uma extremidade de entrada 106 e uma extremidade de saída 108, em que a extremidade de entrada 106 é posicionada no ou adjacente ao invólucro externo 86 do compressor 24 e a extremidade de saída 108 é posicionada no ou adjacente ao invólucro interno 84 do compressor 24. Como tal, instalando-se o conjunto de batoque 102 através da porta de acesso 62, a passagem de fluido 104 pode fornecer um meio para direcionar um fluido de limpeza (indicado pelas setas 110 nas Figuras 3 e 5) através dos invólucros interno e externo 84, 86 para entrega subsequente dentro do interior do compressor 24.
[0027] Conforme mostrado nas Figuras 3 a 6, em diversas realizações, o conjunto de batoque 102 pode incluir uma manga externa 112 configurada para ser acoplada ao invólucro externo 86 do compressor 24 e uma manga interna 114 configurada para ser acoplada ao invólucro interno 84 do compressor 24. Cada manga 112, 114 pode, em geral, definir um furo ou passagem atravessante que se estende ao longo de seu comprimento. Por exemplo, como mostrado particularmente na Figura 5, a manga externa 112 pode definir uma passagem externa 116 que se estende longitudinalmente entre sua extremidade externa (por exemplo, a extremidade de entrada 106 do conjunto de batoque 102) e sua extremidade interna oposta 118. De maneira similar, a manga interna 114 pode definir uma passagem interna 120 que se estende longitudinalmente entre sua extremidade externa 122 e sua extremidade interna oposta (por exemplo, a extremidade de saída 108 do conjunto de batoque 102). Além disso, conforme mostrado nas Figuras 5 e 6, uma porção da manga interna 114 pode ser configurada para ser recebida dentro da manga externa 112 para que a passagem externa 116 definida pela manga externa 112 fique em comunicação de fluido com a passagem interna 120 definida pela manga interna 114. Como resultado, as mangas interna e externa 114,112 podem definir coletivamente a passagem de fluido 104 que se estende entre as extremidades de entrada e saída 106, 108 do conjunto de batoque 102.
[0028] Além disso, conforme mostrado nas Figuras 3 e 4, em diversas realizações, as mangas interna e externa 114, 112 podem ser configuradas para serem acopladas aos invólucros interno e externo 84, 86, respectivamente, por meio de uma conexão com rosca. Por exemplo, a manga externa 112 pode definir uma área com rosca, externa 124 ao redor de seu perímetro externo que é configurado para engatar uma área com rosca correspondente 126 definida dentro da porção externa 90 da porta de acesso 62. De maneira similar, a manga interna 114 pode definir uma área com rosca, interna 128 ao redor de seu perímetro externo que é configurado para engatar uma área com rosca correspondente 130 definida dentro da porção interna 92 da porta de acesso 62. Como tal, quando se instala o conjunto de batoque 102 dentro da porta de acesso 62, as áreas com rosca, interna e externa 128, 124 das mangas 114, 112 podem ser atarraxadas em ou engatadas de outra forma com as áreas com rosca correspondentes 130, 126 das porções interna e externa 90, 92 da porta de acesso 62 para permitir que o conjunto 102 seja acoplado aos invólucros interno e externo 84, 86.
[0029] Além disso, em diversas realizações, a manga interna 114 pode ser configurada para se mover em relação à manga externa 112 para acomodar movimento relativo entre os invólucros interno e externo 84, 86. Por exemplo, devido ao diferencial de temperatura entre os invólucros interno e externo 84, 86 durante a operação do motor de turbina a gás 10, os invólucros 84, 86 podem ter taxas de expansão térmica diferentes. Essa expansão térmica variada pode levar a variações na distância radial 88 definida entre os invólucros interno e externo 84, 86 na localização do conjunto de batoque 102. Portanto, permitindo-se que a manga interna 114 se mova em relação à manga externa 112, a altura radial total do conjunto de batoque 102 pode ser ajustada automaticamente com variações na distância radial 88 definida entre os invólucros interno e externo 84, 86 ao mesmo tempo em que ainda mantém um acoplamento rígido entre as mangas 114,112 e os invólucros 84, 86.
[0030] Conforme mostrado nas Figuras 5 e 6, em uma realização, a manga interna 114 pode ser configurada para deslizar em relação à manga externa 112 em uma direção longitudinal do conjunto de batoque 102 (indicada pela seta 132 nas Figuras 5 e 6) de modo que a quantidade da manga interna 114 que é recebida dentro da passagem externa 116 da manga externa 112 aumenta ou diminui conforme a distância radial 88 entre os invólucros interno e externo 84, 86 diminui ou aumenta, respectivamente. Nessa realização, o conjunto de batoque 102 pode incluir um mecanismo de propensão, tal como uma mola 134, acoplado entre as mangas interna e externa 114, 112 para fornecer uma força de propensão contra a manga interna 112 que propele a manga interna 112 na direção do invólucro interno 84. Como tal, quando a distância radial 88 entre os invólucros interno e externo 84, 86 diminui, a força compressiva aplicada através do conjunto de batoque 102 pode superar a força de propensão aplicada pela mola 134, comprimindo, desse modo, a mola 134 e permitindo que a manga interna 114 se mova em relação à manga externa 112 na direção da extremidade de entrada 106 do conjunto de batoque 102. De maneira similar, quando a distância radial 88 entre os invólucros interno e externo 84, 86 aumenta, a força de propensão aplicada pela mola 134 pode propelir a manga interna 114 na direção da extremidade de saída 108 do conjunto de batoque 102, permitindo, desse modo, que o conjunto de batoque 102 abranja o vão radial aumentado entre os invólucros 84, 86.
[0031] Conforme mostrado na realização ilustrada, a mola 134 pode ser posicionada dentro de uma porção ampliada 136 da passagem externa 116 definida pela manga externa 112 de modo que a mola 134 se estenda ao redor de pelo menos uma porção da seção da manga interna 114 recebida dentro da manga externa 112. Especificamente, conforme mostrado nas Figuras 5 e 6, a mola 134 pode ser engatada entre uma superfície interna 138 da porção ampliada 136 da passagem externa 116 e um flange de mola 140 que se estende para fora da manga interna 114. Como tal, a força de propensão fornecida pela mola 134 pode ser aplicada contra o flange 140 para empurrar a manga interna 114 para longe da extremidade de entrada 106 do conjunto de batoque 102 quando a distância radial 88 entre os invólucros interno e externo 84, 86 é aumentada.
[0032] Além disso, em diversas realizações, a manga interna 114 pode definir um flange de montagem 142 na ou adjacente à sua área com rosca, interna 128 que serve como um batente mecânico durante a instalação da manga interna 114 em relação ao invólucro interno 84. Por exemplo, conforme mostrado nas Figuras 3 a 6, o flange de montagem 142 pode ser posicionado radialmente para fora da área com rosca, interna 128 de modo que o flange 142 contate o invólucro interno 84 quando a manga interna 114 tiver sido instalada apropriadamente em relação ao invólucro 84. Além disso, tal contato entre o flange de montagem 142 e o invólucro interno 84 pode ser usado para fornecer uma interface vedada adicional entre o conjunto de batoque 102 e o invólucro interno 84, impedindo, desse modo, que o fluido de trabalho, que flui através do compressor 24, vaze através da porção interna 92 da porta de acesso 62.
[0033] Em referência, particularmente, às Figuras 4 e 6, o conjunto de batoque 102 também pode incluir uma tampa removível 144 configurada para fechar ou de outra forma tampar a passagem de fluido 104 definida pelo conjunto de batoque 102 durante a operação do motor de turbina a gás 10. Conforme particularmente mostrado na Figura 6, a tampa 144 pode, em geral, incluir uma porção de tampa 146 e uma porção de batoque 148 que se estende para fora da porção de tampa 146. A porção de tampa 146 pode, em geral, ser configurada para ser acoplada, de modo removível, à manga externa 112 na extremidade de entrada 106 do conjunto de batoque 102. Por exemplo, conforme mostrado na Figura 6, uma porção de extremidade 150 da manga externa 112 pode ter rosca na ou adjacente à extremidade de entrada 106 do conjunto 102. Nessa realização, a superfície interna da porção de tampa 146 pode ter rosca, de maneira similar, para permitir que a porção de tampa 146 seja atarraxada na porção de extremidade 150 da manga externa 112, fornecendo, desse modo, um meio para fechar ou cobrir a extremidade de entrada 106 do conjunto de batoque 102.
[0034] Além disso, conforme mostrado na Figura 6, a porção de batoque 148 da tampa 144 pode ser configurada para ser inserida na passagem de fluido 104 do conjunto de batoque 102 de modo que, quando a porção de tampa 146 for acoplada à manga externa 112, a porção de batoque 148 se estenda longitudinalmente dentro do conjunto de batoque 102 e ocupe uma porção da passagem de fluido 106. Por exemplo, conforme mostrado na realização ilustrada, a porção de batoque 148, em geral, define um comprimento 152 entre a porção de tampa 146 e uma extremidade de batoque 154 da tampa 144. Nessa realização, o comprimento 152 da porção de batoque 148 pode ser selecionada de modo que a porção de batoque 148 ocupe toda ou porção significativa da passagem de fluido 106 quando a porção de batoque 148 for inserida dentro do conjunto 102. Por exemplo, conforme mostrado na Figura 6, o comprimento 152 da porção de batoque 148 pode, em geral, corresponder ao comprimento total do conjunto de batoque 102 de modo que a extremidade de batoque 154 da tampa 144 fique, em geral, alinhada com e/ou posicionada na ou adjacente à extremidade de saída 108 do conjunto de batoque 102.
[0035] Em referência, particularmente, às Figuras 3 e 5, o sistema 100 revelado também pode incluir uma fonte de fluido de limpeza 160 (por exemplo, uma estação de limpeza, móvel, um tanque de fluido e/ou qualquer outra fonte de fluido adequada) e um conduto de fluido 162 configurado para ser acoplado entre a fonte de fluido 160 e o conjunto de batoque 102. Especificamente, quando é almejado realizar uma operação de limpeza in situ dentro do compressor 24, a tampa 144 pode ser do conjunto de batoque 102 e o conduto de fluido 162 pode ser acoplado ao conjunto de batoque 102 para fornecer um percurso de fluxo entre a fonte de fluido 160 e o conjunto de batoque 102. O fluido de limpeza direcionado através do conduto de fluido 162 a partir da fonte de fluido 160 pode, então, ser suprido para o conjunto de batoque 102 e pode fluir através da passagem de fluido 104 para a extremidade de saída 108 do conjunto 102. O fluido de limpeza pode, então, ser expelido do conjunto de batoque 102 no interior do compressor 24.
[0036] Deve ser avaliado que o conduto de fluido 162 pode ser configurado para ser acoplado ao conjunto de batoque 102 com o uso de qualquer meio de acoplamento e/ou conexão adequado conhecido na técnica. Por exemplo, conforme mostrado na Figura 5, em uma realização, uma extremidade de suprimento 164 do conduto 162 pode ter rosca para permitir que a extremidade 164 seja acoplada à porção de extremidade com rosca 150 da manga externa 112. Nessa realização, quando a tampa 144 é removida do conjunto de batoque 102, a extremidade de suprimento 164 do conduto 162 pode ser atarraxada na porção de extremidade com rosca 150 da manga externa 112 para fornecer um percurso de fluxo contínuo entre o conduto 162 e a passagem de fluido 104 definida pelo conjunto de batoque 102. Altemativamente, o conduto de fluido 162 pode ser configurado para ser acoplado ao conjunto de batoque 102 com o uso de qualquer outro meio adequado. Por exemplo, em outra realização, a extremidade de suprimento 164 do conduto 162 pode ser configurada para ser inserida na passagem externa 116 da manga externa 112 na extremidade de entrada 106 do conjunto 102 (por exemplo, por meio de um acoplamento do tipo engate rápido) para permitir que o fluido de limpeza seja suprido através do conjunto de batoque 102 a partir do conduto 162.
[0037] Também deve ser avaliado que o fluido de limpeza usado dentro do sistema 100 pode, em geral, corresponder a qualquer fluido adequado. Por exemplo, o fluido de limpeza pode corresponder a um líquido, gás e/ou qualquer combinação dos mesmos (por exemplo, espuma). Além disso, o fluido de limpeza pode conter e/ou pode servir como um meio de entrega para materiais sólidos, tais como partículas sólidas e/ou materiais abrasivos. Por exemplo, um fluido de limpeza líquido que contém abrasivos sólidos pode ser suprido através do conjunto de batoque 102 e injetado no compressor 24 em uma pressão relativamente alta para permitir que os materiais abrasivos sejam usados para desgastar ou raspar quaisquer depósitos de material assado localizado nas palhetas 80 e/ou pás 82 de compressor. Além disso, o fluido de limpeza pode ser suprido através do conjunto de batoque 102 em qualquer pressão e/ou velocidade adequada. Por exemplo, o conjunto de batoque 102 pode ser configurado para acomodar a injeção do fluido de limpeza com o uso de uma técnica de pressão pulsante e/ou em velocidades ultrassônicas.
[0038] Além disso, deve ser avaliado que a extremidade de saída 108 do conjunto de batoque 102 pode, em geral, ter qualquer formato e/ou configuração adequados que permitam que o fluido de limpeza seja injetado no interior do compressor 24. Por exemplo, em uma realização, a extremidade de saída 108 do conjunto de batoque 102 pode ser configurada ou formatada para formar um bocal (por exemplo, um bocal convergente ou bocal convergente/divergente), permitindo, desse modo, que uma corrente ou jato de alta pressão de fluido de limpeza seja injetada no interior do compressor 24 a partir do conjunto de batoque 102. Altemativamente, a extremidade de saída 108 do conjunto de batoque 102 pode ser configurada para formar qualquer outra abertura ou saída adequada para expelir fluido de limpeza no interior do compressor 24.
[0039] Também deve ser avaliado que, embora o sistema 100 tenha, em geral, sido descrito no presente documento com referência a um conjunto único de batoque 102 instalado dentro de uma única porta de acesso 62 do motor de turbina a gás 10, o sistema 100 pode incluir múltiplos conjuntos de batoque 102 instalados dentro de várias portas de acesso diferentes 62 do motor 10. Por exemplo, os conjuntos de batoque 102 podem ser instalados dentro das portas de acesso 62 separadas axialmente ao longo do motor 10, tal como instalando-se um conjunto de batoque 102 dentro de uma porta de acesso posicionada em cada estágio de compressor e/ou estágio de turbina do motor de turbina a gás 10. De maneira similar, os conjuntos de batoque 102 podem ser instalados dentro das portas de acesso 62 separadas circunferencialmente ao redor do motor 10, tal como instalando-se uma pluralidade de conjuntos de batoque 102 dentro das portas de acesso 62 separadas circunferencialmente ao redor de um dado(s) estágio(s) de compressor e estágio(s) de turbina.
[0040] Além disso, deve ser avaliado que o conjunto de batoque revelado 102 também pode ser configurado para acomodar quaisquer ferramentas, sondas e/ou dispositivos almejados para serem inseridos no interior do motor de turbina a gás 10 por meio de uma de suas portas de acesso 62. Por exemplo, a passagem de fluido 104 definida pelo conjunto de batoque 102 pode ser dimensionada de modo a acomodar uma sonda óptica, tal como um boroscópio, um fibroscópio ou um videoscópio, usado para realizar uma inspeção visual do interior do motor 10.
[0041] Agora em referência à Figura 7, um fluxograma de uma realização de um método 200 para limpeza in situ de componentes internos de um motor de turbina a gás é ilustrado de acordo com aspectos da presente matéria. Em geral, o método 200 será discutido no presente documento com referência ao motor de turbina a gás 10 e ao sistema 100 descrito acima com referência às Figuras 1 a 6. No entanto, deve ser avaliado pelas pessoas de habilidade comum na técnica que o método revelado 200 pode, em geral, ser implantado com motores de turbina a gás que tenham qualquer outra configuração de motor adequada e/ou com sistemas que tenham qualquer outra configuração de sistema adequada. Além disso, embora a Figura 7 represente etapas realizadas em uma ordem particular para propósitos de ilustração e discussão, os métodos discutidos no presente documento não são limitados a qualquer ordem ou disposição particular. Uma pessoa versada na técnica, com o uso das revelações fornecidas no presente documento, avaliará que várias etapas dos métodos revelados no presente documento podem ser omitidas, reorganizadas, combinadas e/ou adaptadas de várias formas sem se afastar a partir do escopo da presente revelação.
[0042] Conforme mostrado na Figura 7, em (202), o método 200 inclui acessar um conjunto de batoque instalado dentro de uma porta de acesso definida através dos invólucros interno e externo do motor de turbina a gás. Por exemplo, conforme indicado acima, o conjunto de batoque 102 revelado pode ser instalado dentro de uma dada porta de acesso 62 do motor de turbina a gás 10 de modo que uma manga externa 112 do conjunto de batoque 102 seja acoplada ao invólucro externo 86 (por exemplo, dentro de uma porção externa 90 da porta de acesso 62 definida pelo invólucro externo 86) e uma manga interna 114 do conjunto de batoque 112 seja acoplada ao invólucro interno 84 (por exemplo, dentro de uma porção interna 92 da porta de acesso 62 definida pelo invólucro interno 86).
[0043] Além disso, em (204), o método 200 pode incluir acoplar um conduto de fluido entre uma fonte de fluido posicionada externa ao motor de turbina a gás e uma extremidade de entrada do conjunto de batoque. Por exemplo, conforme indicado acima, uma extremidade de suprimento 164 do conduto de fluido 162 pode ser acoplada à extremidade de entrada 106 do conjunto de batoque 102 e uma extremidade oposta do conduto de fluido 162 pode ficar em comunicação de fluido com uma fonte de fluido 160 adequada. Como tal, o conduto de fluido 162 pode fornecer um percurso de fluxo entre a fonte de fluido 160 e o conjunto de batoque 102.
[0044] Além disso, em (206), o método 200 pode incluir suprir um fluido de limpeza da fonte de fluido através do conduto de fluido de modo que o fluido de limpeza seja direcionado através de uma passagem de fluido definida pelo conjunto de batoque e seja expelido de uma extremidade de saída do conjunto de batoque em um interior do motor de turbina a gás. Especificamente, conforme indicado acima, o conjunto de batoque 102 pode definir uma passagem de fluido 104 que se estende entre suas extremidades de entrada e saída 106,108. Portanto, suprindo-se um fluido de limpeza para a extremidade de entrada 106 do conjunto de batoque 102, o fluido de limpeza pode ser direcionado através da passagem de fluido 104 para a extremidade de saída 108 do conjunto de batoque 102.0 fluido de limpeza pode, então, ser expelido do conjunto de batoque 102 no interior do motor de turbina a gás 10 para permitir que um ou mais componentes internos do motor 10 sejam limpos.
[0045] Deve ser avaliado que o método revelado 200 pode incluir adicionalmente elementos de método adicionais. Por exemplo, em uma realização, o método 200 pode incluir remover uma tampa 144 do conjunto de batoque 102 antes de acoplar o conduto de fluido 162 à extremidade de entrada 106 do conjunto de batoque 102. Além disso, o método 200 pode incluir reinstalar a tampa 144 em relação ao conjunto de batoque 102 após o fluido de limpeza ter sido suprido através do conjunto de batoque 102 de modo que uma porção de tampa 146 da tampa 144 seja acoplada à manga externa 112 e uma porção de batoque 148 da tampa 144 se estenda longitudinalmente dentro da passagem de fluido 104 definida pelo conjunto de batoque 102.
[0046] Esta descrição escrita usa exemplos para revelar a invenção, que inclui o melhor modo, e também para habilitar qualquer pessoa versada na técnica a praticar a invenção, que inclui fazer e usar quaisquer dispositivos ou sistemas e realizar quaisquer métodos incorporados. O escopo patenteável da invenção é definido pelas reivindicações, e pode incluir outros exemplos que ocorram às pessoas versadas na técnica. Esses outros exemplos são destinados a estarem dentro do escopo das reivindicações caso os mesmos incluam elementos estruturais que não difiram da linguagem literal das reivindicações, ou se os mesmo incluírem elementos estruturais equivalentes com diferenças insubstanciais da linguagem literal das reivindicações.
Reivindicações

Claims (20)

1. SISTEMA PARA LIMPEZA in situ de componentes internos de um motor de turbina a gás, em que o motor de turbina a gás inclui um invólucro externo e um invólucro interno, sendo que o sistema é caracterizado pelo fato de que compreende: um conjunto de batoque que define uma passagem de fluido que se estende longitudinalmente entre uma extremidade de entrada e uma extremidade de saída, sendo que o conjunto de batoque é configurado para ser instalado dentro de uma porta de acesso do motor de turbina a gás de modo que a passagem de fluido defina um percurso de fluxo entre os invólucros interno e externo para suprir um fluido de limpeza dentro de um interior do motor de turbina a gás, em que o conjunto de batoque inclui uma manga interna que define, pelo menos parcialmente, a passagem de fluido e uma manga externa configurada para receber uma porção da manga interna, sendo que a manga interna é configurada para ser acoplada ao invólucro interno e a manga externa é configurada para ser acoplada ao invólucro externo; e um conduto de fluido configurado para ser acoplado entre uma fonte de fluido, posicionada externa ao motor de turbina a gás, e a extremidade de entrada do conjunto de batoque para suprir o fluido de limpeza para o conjunto de batoque, em que o fluido de limpeza suprido do conduto de fluido é direcionado através da passagem de fluido da extremidade de entrada para a extremidade de saída e é expelido do conjunto de batoque no interior do motor de turbina a gás.
2. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a manga externa define uma área com rosca, externa, ao redor de um perímetro externo da manga externa, sendo que a área com rosca, externa, é configurada para engatar uma porção com rosca correspondente da porta de acesso definida através do invólucro externo.
3. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a manga interna define uma área com rosca, interna, ao redor de um perímetro externo da manga interna, sendo que a área com rosca, interna, é configurada para engatar uma porção com rosca correspondente da porta de acesso definida através do invólucro interno.
4. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a manga interna é configurada se mova em relação à manga externa com variações em uma distância radial definida entre os invólucros interno e externo.
5. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que um membro de propensão é acoplado entre as mangas interna e externa para permitir que a manga interna se mova em relação à manga externa com variações na distância radial.
6. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que uma porção de extremidade com rosca da manga externa define a extremidade de entrada do conjunto de batoque, sendo que o conduto de fluido é configurado para ser acoplado à porção de extremidade com rosca.
7. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o sistema compreende adicionalmente uma tampa removível configurada para ser acoplada à manga externa na extremidade de entrada do conjunto de batoque.
8. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que a tampa removível inclui uma porção de tampa configurada para ser acoplada à manga externa e uma porção de batoque que se estende para fora a partir da porção de tampa, sendo que a porção de batoque é configurada para se estender longitudinalmente dentro da passagem de fluido entre as extremidades de entrada e saída do conjunto de batoque quando a porção de tampa é acoplada à manga externa.
9. MOTOR DE TURBINA A GÁS caracterizado pelo fato de que compreende: um invólucro externo, o invólucro externo que define uma porção externa de uma porta de acesso do motor de turbina a gás; um invólucro interno espaçado radialmente para dentro do invólucro externo por uma distância radial, sendo que o invólucro interno define uma porção interna da porta de acesso; um conjunto de batoque que define uma passagem de fluido que se estende longitudinalmente entre uma extremidade de entrada e uma extremidade de saída, sendo que o conjunto de batoque é instalado dentro das porções interna e externa da porta de acesso de modo que a passagem de fluido defina um percurso de fluxo entre os invólucros interno e externo para suprir um fluido de limpeza dentro de um interior do motor de turbina a gás, em que o conjunto de batoque inclui uma manga interna que define, pelo menos parcialmente, a passagem de fluido e uma manga externa configurada para receber uma porção da manga interna, em que a manga interna é acoplada ao invólucro interno e a manga externa é acoplada ao invólucro externo; e uma tampa configurada para ser acoplada de modo removível à manga externa na extremidade de saída do conjunto de batoque, sendo que a tampa é configurada para impedir o fluxo de fluido através da passagem de fluido quando a tampa estiver instalada no conjunto de batoque.
10. MOTOR DE TURBINA A GÁS, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que a manga externa define uma área com rosca, externa, ao redor de um perímetro externo da manga externa, sendo que a área com rosca, externa, é configurada para engatar uma área com rosca correspondente da porção externa da porta de acesso definida pelo invólucro externo.
11. MOTOR DE TURBINA A GÁS, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que a manga interna define uma área com rosca, interna, ao redor de um perímetro externo da manga interna, sendo que a área com rosca, interna, é configurado para engatar uma área com rosca correspondente da porção interna da porta de acesso definida pelo invólucro interno.
12. MOTOR DE TURBINA A GÁS, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que a manga interna é configurada para se mover em relação à manga externa com variações na distância radial definida entre os invólucros interno e externo.
13. MOTOR DE TURBINA A GÁS, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que um membro de propensão é acoplado entre as mangas interna e externa para permitir que a manga interna se mova em relação à manga externa com variações na distância radial.
14. MOTOR DE TURBINA A GÁS, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que a tampa inclui uma porção de tampa configurada para ser acoplada à manga externa e uma porção de batoque que se estende para fora da porção de tampa, sendo que a porção de batoque é configurada para se estender longitudinalmente dentro da passagem de fluido entre as extremidades de entrada e saída do conjunto de batoque quando a porção de tampa estiver acoplada à manga externa.
15. MÉTODO PARA LIMPEZA in situ de componentes internos de um motor de turbina a gás, em que o motor de turbina a gás inclui um invólucro interno e um invólucro externo, sendo que o método é caracterizado pelo fato de que compreende: acessar um conjunto de batoque instalado dentro de uma porta de acesso definida através dos invólucros interno e externo do motor de turbina a gás, sendo que o conjunto de batoque define uma passagem de fluido, que se estende longitudinalmente entre uma extremidade de entrada e uma extremidade de saída de modo que a passagem de fluido defina um percurso de fluxo entre os invólucros interno e externo, em que o conjunto de batoque inclui uma manga interna que define, pelo menos parcialmente, a passagem de fluido e uma manga externa configurada para receber uma porção da manga interna; acoplar um conduto de fluido entre uma fonte de fluido, posicionada externa ao motor de turbina a gás, e uma extremidade de entrada do conjunto de batoque; e suprir um fluido de limpeza da fonte de fluido através do conduto de fluido para o conjunto de batoque de modo que o fluido de limpeza seja direcionado através da passagem de fluido definida pelo conjunto de batoque e seja expelido de uma extremidade de saída do conjunto de batoque para um interior do motor de turbina a gás.
16. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente instalar o conjunto de batoque dentro da porta de acesso definida através dos invólucros interno e externo do motor de turbina a gás.
17. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que instalar o conjunto de batoque dentro da porta de acesso compreende: acoplar a manga externa do conjunto de batoque ao invólucro externo em uma porção externa da porta de acesso definida através do invólucro externo; e acoplar a manga interna do conjunto de batoque ao invólucro interno em uma porção interna da porta de acesso definida através do invólucro interno.
18. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente remover uma tampa do conjunto de batoque antes de acoplar o conduto de fluido à extremidade de entrada do conjunto de batoque, sendo que a tampa inclui uma porção de tampa configurada para ser acoplada à manga externa e uma porção de batoque que se estende para fora da porção de tampa.
19. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente reinstalar a tampa em relação ao conjunto de batoque, após o fluido de limpeza ter sido suprido através do conjunto de batoque, de modo que a porção de tampa seja acoplada à manga externa e a porção de batoque se estenda longitudinalmente dentro da passagem de fluido definida pelo conjunto de batoque.
20. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que a manga interna é configurada para se mover em relação à manga externa com variações em uma distância radial definida entre os invólucros interno e externo.

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN107013500B (zh) 用于燃气涡轮发动机的内部构件的原地清洁的系统和方法
US11441446B2 (en) System and method for cleaning a gas turbine engine and related wash stand
EP3208432A1 (en) System and method for repairing an abradable material
EP3222813B1 (en) Methods of securing tools within a gas turbine engine
CA2895928C (en) Cleaning system for a turbofan gas turbine engine
US9631512B2 (en) Gas turbine offline compressor wash with buffer air from combustor
CN110513162B (zh) 斗式入口
BR102016026835A2 (pt) System and method for making repairs
US8778091B1 (en) Compressor wash with air to turbine cooling passages
BR102016005720A2 (pt) sistema para resfriamento de um envoltório de turbina
EP2971702B1 (en) Bleed valve assembly
CN107143428B (zh) 用于在翼修理的燃气涡轮机就地可膨胀囊袋
GB2600524A (en) Power cable cooling system in a gas turbine engine
EP3278885B1 (en) Removing material build up from an internal surface within a gas turbine engine system
US20140208762A1 (en) Compressor wash with air to bearing buffering system
BR102016029590A2 (pt) Cleaning system, gas turbine motor and cleaning method
CN109996934B (zh) 用于燃气涡轮发动机清洗组件的收集系统
BR102016029929A2 (pt) Turbofan motor assembly, aircraft and mounting method for a motor assembly