BR102016029344A2 - Method implemented by computer of aircraft data collection, avionic system for collecting aircraft and aircraft data - Google Patents

Method implemented by computer of aircraft data collection, avionic system for collecting aircraft and aircraft data Download PDF

Info

Publication number
BR102016029344A2
BR102016029344A2 BR102016029344-8A BR102016029344A BR102016029344A2 BR 102016029344 A2 BR102016029344 A2 BR 102016029344A2 BR 102016029344 A BR102016029344 A BR 102016029344A BR 102016029344 A2 BR102016029344 A2 BR 102016029344A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
aircraft
data
data set
time period
communication time
Prior art date
Application number
BR102016029344-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Silvio Bambini John
Original Assignee
Ge Aviation Systems Llc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ge Aviation Systems Llc filed Critical Ge Aviation Systems Llc
Publication of BR102016029344A2 publication Critical patent/BR102016029344A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W4/00Services specially adapted for wireless communication networks; Facilities therefor
    • H04W4/90Services for handling of emergency or hazardous situations, e.g. earthquake and tsunami warning systems [ETWS]
    • GPHYSICS
    • G07CHECKING-DEVICES
    • G07CTIME OR ATTENDANCE REGISTERS; REGISTERING OR INDICATING THE WORKING OF MACHINES; GENERATING RANDOM NUMBERS; VOTING OR LOTTERY APPARATUS; ARRANGEMENTS, SYSTEMS OR APPARATUS FOR CHECKING NOT PROVIDED FOR ELSEWHERE
    • G07C5/00Registering or indicating the working of vehicles
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04BTRANSMISSION
    • H04B7/00Radio transmission systems, i.e. using radiation field
    • H04B7/14Relay systems
    • H04B7/15Active relay systems
    • H04B7/185Space-based or airborne stations; Stations for satellite systems
    • H04B7/18502Airborne stations
    • H04B7/18506Communications with or from aircraft, i.e. aeronautical mobile service
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W4/00Services specially adapted for wireless communication networks; Facilities therefor
    • H04W4/02Services making use of location information
    • H04W4/025Services making use of location information using location based information parameters
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W64/00Locating users or terminals or network equipment for network management purposes, e.g. mobility management
    • H04W64/006Locating users or terminals or network equipment for network management purposes, e.g. mobility management with additional information processing, e.g. for direction or speed determination
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/50Allocation or scheduling criteria for wireless resources
    • H04W72/51Allocation or scheduling criteria for wireless resources based on terminal or device properties

Abstract

trata-se de sistemas e métodos para coletar dados de aeronave de aeronaves dentro de uma proximidade umas das outras durante voo. em uma realização, o método pode incluir receber, por uma primeira aeronave (110), uma primeira transmissão de uma segunda aeronave (120). a primeira transmissão pode incluir primeiros dados associados à segunda aeronave (120). o método pode incluir determinar um período de tempo de comunicação com base, pelo menos em parte, nos primeiros dados. o método pode incluir enviar para a segunda aeronave (120) uma segunda transmissão que pode incluir segundos dados indicativos pelo menos do período de tempo de comunicação. o método pode incluir receber da segunda aeronave (120) uma ou mais terceiras transmissões que podem incluir terceiros dados indicativos de um ou mais parâmetros da segunda aeronave (120). um tamanho dos terceiros dados pode ser baseado, pelo menos em parte, no período de tempo de comunicação.

Description

“MÉTODO IMPLANTADO POR COMPUTADOR DE COLETA DE DADOS DE AERONAVE, SISTEMA DE AVIÔNICA PARA COLETAR DADOS DE AERONAVE E AERONAVE” Campo da invenção [001] A presente matéria refere-se, geralmente, a coletar dados de aeronave e, mais particularmente, a coletar dados de aeronave durante o voo.
Antecedentes da Invenção [002] Aeronaves modernas empregam tipicamente um sistema de aquisição de dados integrado para coletar dados de voo digitais. Em tais sistemas, um número de sensores distribuídos ao longo da aeronave fornecem sinais de dados representativos do desempenho da aeronave e seu um ou mais motores. Esses dados de voo são armazenados em um gravador de dados de voo fisicamente robusto em serviço (denominado comumente como “caixa preta”), de modo que no evento improvável de um acidente durante o voo, o gravador de dados de voo possa ser removido e os dados sobre desempenho de voo armazenados possam ser analisados para determinar a causa do acidente.
[003] No evento improvável de uma falha de aeronave catastrófica, é possível que a aeronave e o gravador de dados de voo não sejam recuperados nunca. Mesmo se o gravador de dados de voo for recuperado, o mesmo pode ser danificado, reduzindo, assim, a confiabilidade dos dados sobre desempenho de voo armazenados. Em tal caso, pode ser impossível ou difícil determinar a causa da falha da aeronave. Ademais, a inabilidade de examinar os dados de voo armazenados pode dificultar a habilidade de prever e evitar problemas similares no futuro.
Breve Descrição da Invenção [004] Os aspectos e as vantagens de realizações da presente revelação serão apresentados parcialmente na descrição a seguir ou podem ser aprendidos a partir da descrição, ou podem ser aprendidos através da prática das realizações.
[005] Um aspecto exemplificativo da presente revelação é direcionado a um método implantado por computador de coletar dados de aeronave. O método pode incluir receber, por um ou mais dispositivos de computação localizados em uma primeira aeronave, uma primeira transmissão de uma segunda aeronave. A primeira transmissão pode incluir um primeiro conjunto de dados associados à segunda aeronave. O método pode incluir, ainda, determinar, pelos um ou mais dispositivos de computação, um período de tempo de comunicação durante o qual a primeira aeronave pode receber dados enviados da segunda aeronave. O período de tempo de comunicação pode ser determinado com base pelo menos em parte no primeiro conjunto de dados; e O método pode incluir enviar, pelos um ou mais dispositivos de computação, uma segunda transmissão para a segunda aeronave. A segunda transmissão pode incluir um segundo conjunto de dados indicativo de pelo menos o período de tempo de comunicação. O método pode incluir, ainda, receber, pelos um ou mais dispositivos de computação, uma ou mais terceiras transmissões da segunda aeronave. As uma ou mais terceiras transmissões podem incluir um terceiro conjunto de dados indicativos de um ou mais parâmetros associados à segunda aeronave. Um tamanho do terceiro conjunto de dados pode ser baseado, pelo menos em parte, no período de tempo de comunicação.
[006] Outro aspecto exemplificativo da presente revelação é direcionado a um sistema de aviônica para coletar dados de aeronave. O sistema de aviônica pode incluir um ou mais processadores e um ou mais dispositivos de memória incluídos com uma primeira aeronave. Os um ou mais dispositivos de memória podem armazenar instruções que, quando executadas pelos um ou mais processadores, fazem os um ou mais processadores realizarem operações. As operações podem incluir receber uma primeira transmissão de uma segunda aeronave. A primeira transmissão pode incluir um primeiro conjunto de dados associados à segunda aeronave. As operações podem incluir receber uma ou mais segundas transmissões da segunda aeronave. As segundas transmissões podem incluir um segundo conjunto de dados indicativos de um ou mais parâmetros associados à segunda aeronave. Um tamanho do segundo conjunto de dados pode ser baseado pelo menos em parte em um período de tempo de comunicação durante o qual a primeira aeronave pode receber as uma ou mais segundas transmissões da segunda aeronave. O período de tempo de comunicação pode ser com base pelo menos em parte no primeiro conjunto de dados.
[007] Ainda outro aspecto exemplificativo da presente revelação é direcionado a uma aeronave. A aeronave pode incluir um motor, uma fuselagem e um sistema de computação. O sistema de computação pode incluir um ou mais processadores e um ou mais dispositivos de memória localizados na aeronave. Os um ou mais dispositivos de memória podem armazenar instruções que, quando executadas pelos um ou mais processadores, fazem os um ou mais processadores realizarem operações. As operações podem incluir receber, de outra aeronave, uma primeira transmissão que inclui um primeiro conjunto de dados associados a uma rapidez e uma localização da outra aeronave. As operações podem incluir, ainda, receber, da outra aeronave, uma ou mais segundas transmissões que incluem um segundo conjunto de dados indicativos de um ou mais parâmetros associados à outra aeronave. Um tamanho do segundo conjunto de dados pode ser baseado pelo menos em parte em um período de tempo de comunicação indicativo de um período de tempo durante o qual a aeronave pode receber as uma ou mais segundas transmissões da outra aeronave. O período de tempo de comunicação pode ser baseado pelo menos em parte no primeiro conjunto de dados da primeira transmissão.
[008] Outros aspectos exemplificados da presente revelação são direcionados a sistemas, métodos, uma aeronave, sistemas de aviônica, dispositivos, meios legíveis por computador não transitórios para coletar dados de aeronave.
[009] Variações e modificações podem ser feitas a esses aspectos exemplificativos da presente revelação.
[010] Esses e outros recursos, aspectos e vantagens de várias realizações se tornarão mais bem compreendidos com referência à descrição a seguir e às reivindicações anexas. Os desenhos anexos, que são incorporados neste relatório descritivo e constituem uma parte do mesmo, ilustram realizações da presente revelação e, em conjunto com a descrição, servem para explicar princípios relacionados.
Breve Descrição das Figuras [011] Discussões detalhadas de realizações direcionadas a alguém de habilidade comum na técnica, são apresentadas no relatório descritivo, que faz referência às Figuras anexas, nas quais: A Figura 1 retrata um sistema exemplificativo para coletar dados de aeronave de acordo com realizações exemplificativas da presente revelação; A Figura 2 retrata um formato exemplificativo de uma transmissão de acordo com realizações exemplificativas da presente revelação; A Figura 3 retrata um formato exemplificativo de outra transmissão de acordo com realizações exemplificativas da presente revelação; A Figura 4 retrata um fluxograma de um método exemplificativo para coletar dados de aeronave de acordo com realizações exemplificativas da presente revelação; A Figura 5 retrata um fluxograma de um método exemplificativo para relatar um sinal de socorro de acordo com realizações exemplificai ivas da presente revelação; e A Figura 6 retrata um sistema exemplificativo de acordo com realizações exemplificativas da presente revelação.
Descrição Detalhada da Invenção [012] Uma referência será feita agora detalhadamente às realizações da invenção, das quais um ou mais exemplos são ilustrados nos desenhos. Cada exemplo é fornecido a título de explicação da invenção e não como limitação da invenção. De fato, ficará evidente para aqueles versados na técnica que várias modificações e variações podem ser feitas na presente invenção sem se afastar do escopo ou espírito da invenção. Por exemplo, os recursos ilustrados ou descritos como parte de uma realização podem ser usados com outra realização para proporcionar ainda outra realização. Portanto, a presente invenção se destina a abranger tais modificações e variações, conforme incluídas no escopo das reivindicações anexas e nos equivalentes das mesmas.
[013] Aspectos exemplificativos da presente revelação são direcionados a sistemas e métodos para coletar dados de aeronave. Por exemplo, duas aeronaves podem estar em transmissão de rádio uma da outra durante o voo. As aeronaves podem determinar um período de tempo de comunicação durante o qual as aeronaves podem enviar e/ou receber dados uma da outra. Uma das aeronaves pode enviar dados indicativos de um ou mais parâmetros associados à aeronave (por exemplo, dados armazenados no gravador de voo de dados da segunda aeronave). O tamanho dos dados de parâmetro pode ser baseado no período de tempo de comunicação de modo que conjunto máximo de dados de parâmetro possa ser recebido pela outra aeronave. A aeronave receptora pode armazenar os dados de parâmetro e, mediante aterrissagem, enviar os mesmos para um ou mais dispositivos de computação remotos configurados para compilar dados de aeronave. No evento de uma aeronave (e/ou seu gravador de dados de voo) não ser recuperada, os dispositivos de computação remotos terão pelo menos alguns dados associados à aeronave.
[014] Mais particularmente, para iniciar o processo de coleta de dados, uma primeira aeronave pode receber, de uma segunda aeronave, uma primeira transmissão que inclui um primeiro conjunto de dados. Por exemplo, o primeiro conjunto de dados pode incluir um rumo da segunda aeronave, uma velocidade da segunda aeronave, um número de voo associado à segunda aeronave, e/ou uma altitude da segunda aeronave. Em algumas implantações, o primeiro conjunto de dados pode incluir uma indicação de um sinal de socorro associado à segunda aeronave (por exemplo, relatar uma ameaça de perigo).
[015] No evento em que o primeiro conjunto de dados inclui uma indicação de um sinal de socorro, a primeira aeronave pode alertar seus membros de tripulação de voo do sinal de socorro. Por exemplo, a primeira aeronave pode ativar um alerta visual e/ou adutivo em um sistema de exibição e/ou um sistema de alerta da primeira aeronave. Adicional e/ou alternativamente, a primeira aeronave pode enviar o sinal de socorro para uma torre de controle que pode ajudar a solucionar os problemas da segunda aeronave.
[016] A primeira aeronave pode também, e/ou alternativamente, determinar um período de tempo de comunicação durante o qual a primeira aeronave pode receber dados enviados da segunda aeronave. Por exemplo, o tempo de comunicação pode ser com base pelo menos em parte no primeiro conjunto de dados. Em particular, o período de tempo de comunicação pode ser baseado pelo menos em parte em uma rapidez associada à primeira aeronave, uma rapidez associada à segunda aeronave e uma distância entre a primeira e a segunda aeronaves. A primeira aeronave pode enviar uma segunda transmissão para a segunda aeronave, incluindo um segundo conjunto de dados que é indicativo do período de tempo de comunicação.
[017] A segunda aeronave pode receber a segunda transmissão e gerar um terceiro conjunto de dados com base, pelo menos em parte, no período de tempo de comunicação. Por exemplo, o terceiro conjunto de dados pode ser indicativo de dados gravados em um gravador de voo da segunda aeronave e/ou um ou mais parâmetros operacionais associados à segunda aeronave. O tamanho do terceiro conjunto de dados pode ser baseado, pelo menos em parte, no período de tempo de comunicação. Conforme usado no presente documento, o termo tamanho, quando usado em referência a um conjunto de dados, se refere ao número de bytes, bits, nibbles, e/ou palavras associadas ao terceiro conjunto de dados, a quantidade de pacotes de dados incluídos no conjunto de dados e/ou qualquer outro indicador do número ou quantidade de dados incluídos em um conjunto e/ou séries de dados.
[018] Por exemplo, a segunda aeronave pode determinar quantos dados a segunda aeronave pode enviar e a primeira aeronave pode receber dentro do período de tempo de comunicação. Em algumas implantações, a segunda aeronave pode multiplicar o período de tempo de comunicação por uma velocidade de dados associada à rede de comunicação. Dessa forma, o terceiro conjunto de dados pode ser recebido pela primeira aeronave em sua totalidade. A segunda aeronave pode enviar uma ou mais terceiras transmissões para a primeira aeronave, incluindo o terceiro conjunto de dados.
[019] A primeira aeronave pode receber as uma ou mais terceiras transmissões e pode armazenar a terceira (ou terceiras) transmissão em uma memória integrada e/ou um banco de dados. A primeira aeronave pode enviar os terceiros dados para um ou mais dispositivos de computação remotos (por exemplo, de um sistema de computação com base em solo).
[020] Os um ou mais dispositivos de computação remotos podem ser configurados para compilar dados associados à segunda aeronave. Por exemplo, o terceiro conjunto de dados pode incluir um ou mais fragmentos de dados. O dispositivo (ou dispositivos) de computação remoto pode ser configurado para compilar os fragmentos de dados para criar um conjunto compilado de dados associados à segunda aeronave.
[021] Os sistemas e métodos de acordo com aspectos exemplificativos da presente revelação podem coletar dados de aeronave de uma aeronave, sem ter que se comunicar diretamente com aquela aeronave e/ou recuperar seu gravador de dados de voo. Mais particularmente, os sistemas e métodos podem permitir que aeronaves transfiram dados mais confiavelmente gerando e enviando conjuntos de dados com base em períodos de tempo de comunicação. Por exemplo, se o tamanho de um conjunto de dados é muito grande, transferir com sucesso os dados pode demorar mais do que a cronologia atribuída. Como resultado, apenas porções de ou nenhum dos dados será recebido. Entretanto, os sistemas e métodos de acordo com aspectos exemplificativos da presente revelação podem adaptar o tamanho dos conjuntos de dados (por exemplo, com base em um período de tempo de comunicação) de tal modo que o conjunto máximo ou inteiro de dados possa ser entregue a outra aeronave e, por fim, um sistema terrestre. Dessa forma, os sistemas e métodos de acordo com aspectos exemplificativos da presente revelação têm um efeito técnico de coletar indiretamente dados de aeronave de uma maneira mais confiável, aumentando a habilidade de coletar dados associados a aeronaves não recuperadas ou danificadas.
[022] Com referência agora às Figuras, realizações exemplificativas da presente revelação serão discutidas em mais detalhes. A Figura 1 retrata um sistema exemplificativo 100 para coletar dados de aeronave de acordo com realizações exemplificativas da presente revelação. O sistema 100 pode incluir uma ou mais dentre uma primeira aeronave 110, uma segunda aeronave 120, um ou mais dispositivos de computação remotos 130 e uma ou mais torres de controle 140. A primeira aeronave 110, a segunda aeronave 120 e os um ou mais dispositivos de computação remotos 130 e as uma ou mais torres de controle 140 podem ser configurados para se comunicarem uns com os outros por meio de uma rede de frequência bastante alta (VHF), uma rede de alta frequência (HF), uma rede SATCOM, uma rede WiFi e/ou quaisquer redes ou enlaces de comunicação adequados.
[023] A primeira aeronave 110 pode incluir um motor 112, uma fuselagem 114 e um primeiro sistema de computação integrado 116 que está localizado na primeira aeronave 110. Em algumas implantações, o motor 112 pode ser configurado como um motor de turbina a gás. Por exemplo, o motor 112 pode incluir uma seção de compressor, uma seção de combustão e uma seção de turbina em ordem de fluxo em série. O motor 112 pode ser configurado como um motor de turbojato com derivação, um motor de turbojato, um motor de turboélice, um motor turboeixo, etc. Em outras implantações, o motor 112 pode ser um motor de combustão interna ou qualquer outro motor adequado para uso em uma aeronave.
[024] O primeiro sistema de computação integrado 116 pode incluir um ou mais dispositivos de computação 118 que podem, por exemplo, ser associados a um sistema de aviônica. O dispositivo (ou dispositivos) de computação 118 pode ser acoplado a uma variedade de sistemas na primeira aeronave 110 ao longo de uma rede de comunicações (por exemplo, um barramento de dados, enlaces de comunicação com fio e/ou sem fio, combinações dos mesmos, etc.). Por exemplo, o dispositivo (ou dispositivos) de computação 118 pode ser configurado para estar em comunicação com um banco de dados ou memória integrada configurada para armazenar dados. Por exemplo, o dispositivo (ou dispositivos) de computação 118 pode ser configurado para estar em comunicação com um gravador de dados de voo associados à aeronave 110.
[025] O dispositivo (ou dispositivos) de computação 118 pode ser configurado para estar em combinação com um sistema de exibição que inclui um ou mais dispositivos de exibição que pode ser configurado para exibir ou, de outra forma, fornecer informações geradas e/ou recebidas pelo dispositivo (ou dispositivos) de computação 118 a um ou mais membros de tripulação de voo da primeira aeronave 110. O sistema de exibição pode incluir um visor de voo principal, uma unidade de exibição de controle multiuso ou outro visor de voo adequado incluído comumente dentro de uma cabine de piloto da aeronave.
[026] Adicional e/ou alternativamente, o dispositivo (ou dispositivos) de computação 118 pode ser configurado para estar em comunicação com um ou mais sistemas de alerta da primeira aeronave 110. Por exemplo, o dispositivo (ou dispositivos) de computação 118 pode ser configurado para estar em comunicação com um sistema de alerta auditivo e/ou visual que é configurado para notificar um ou mais membros de tripulação de voo.
[027] O dispositivo (ou dispositivos) de computação 118 pode ser configurado para estar em comunicação com um ou mais outros dispositivos ou sistemas que não estão localizados na aeronave 110. Por exemplo, o dispositivo (ou dispositivos) de computação 118 pode ser configurado para receber uma ou mais transmissões que incluem um ou mais conjuntos de dados da segunda aeronave 120. O dispositivo (ou dispositivos) de computação 118 pode ser configurado para armazenar um ou mais conjuntos de dados recebidos da segunda aeronave 120. Adicional e/ou alternativamente, o dispositivo (ou dispositivos) de computação 118 pode ser configurado para enviar um ou mais conjuntos de dados para a segunda aeronave 120, o dispositivo (ou dispositivos) de computação remoto 130 e/ou a torre (ou torres) de controle 140. Ademais, o dispositivo (ou dispositivos) de computação 118 pode ser configurado para enviar e/ou receber dados enquanto a primeira aeronave 110 (e/ou a segunda aeronave 120) está em voo.
[028] O dispositivo (ou dispositivos) de computação 118 pode também ser configurado para determinar um período de tempo de comunicação durante o qual a primeira aeronave 110 pode receber dados da segunda aeronave 120. Em algumas implantações, o período de tempo de comunicação pode ser determinado com base, pelo menos em parte, em dados recebidos da segunda aeronave 120, conforme descrito adicionalmente no presente documento.
[029] A segunda aeronave 120 pode incluir um motor 122, uma fuselagem 124 e um segundo sistema de computação integrado 126 que está localizado na segunda aeronave 110. De uma maneira similar ao motor 112, em algumas implantações, o motor 122 pode ser configurado como um motor de turbina a gás. Por exemplo, o motor 122 pode incluir uma seção de compressor, uma seção de combustão e uma seção de turbina em ordem de fluxo em série. O motor 122 pode ser configurado como um motor de turbojato com derivação, um motor de turbojato, um motor de turboélice, um motor turboeixo, etc. Em outras implantações, o motor 122 pode ser um motor de combustão interna ou qualquer outro motor adequado para uso em uma aeronave.
[030] O segundo sistema de computação integrado 126 pode incluir um ou mais dispositivos de computação que podem, por exemplo, ser associados a um sistema de aviônica. O segundo sistema de computação integrado 126 pode ser acoplado a uma variedade de sistemas na primeira aeronave 120 ao longo de uma rede de comunicações (por exemplo, um barramento de dados, enlaces de comunicação com fio e/ou sem fio, combinações dos mesmos, etc.). Por exemplo, o segundo sistema de computação integrado 126 pode ser configurado para estar em comunicação com um banco de dados ou memória integrada configurada para armazenar dados. Por exemplo, o segundo sistema de computação integrado 126 pode ser configurado para estar em comunicação com um gravador de dados de voo da segunda aeronave 120 para acessar e/ou obter os dados associados à mesma.
[031] O segundo sistema de computação integrado 126 também pode estar em comunicação com vários sistemas de aeronave, tais como sistemas de aeronave associados a um ou mais motores 122 e outros componentes da segunda aeronave 120. Os sistemas de aeronave podem incluir, por exemplo, sistemas de controle digitais, sistemas de impulso, sistemas de referência inerte, sistemas de instrumento de voo, sistemas de controle de motor, sistemas de potência auxiliar, sistemas de monitoramento de combustível, sistemas de monitoramento de vibração de motor, sistemas de comunicação, sistemas de controle de aba, sistemas de aquisição de dados de voo e outros sistemas. Os sistemas de aeronave podem fornecer vários parâmetros de operação ao segundo sistema de computação integrado 126.
[032] A segunda aeronave 120 e a primeira aeronave 110 podem ser configuradas para se comunicarem enviando-se uma ou mais transmissões que incluem um ou mais conjuntos de dados. Por exemplo, a segunda aeronave 120 pode ser configurada para enviar e/ou receber uma ou mais transmissões para e/ou da primeira aeronave 110. A primeira aeronave 110 pode ser configurada para enviar e/ou receber uma ou mais transmissões para e/ou da segunda aeronave 120. Por exemplo, o segundo sistema de computação integrado 126 pode ser configurado para enviar uma ou mais transmissões (incluindo um ou mais conjuntos de dados) para o dispositivo (ou dispositivos) de computação 118 da primeira aeronave 110. O dispositivo (ou dispositivos) de computação 118 pode ser configurado para receber as uma ou mais transmissões (incluindo o conjunto (ou conjuntos) de dados).
[033] Por exemplo, o segundo sistema de computação integrado 126 pode ser configurado para enviar uma transmissão inicial para o dispositivo (ou dispositivos) de computação 118. A transmissão inicial pode incluir um primeiro conjunto de dados associados à segunda aeronave 120. O primeiro conjunto de dados pode incluir, por exemplo, pelo menos um dentre um rumo da segunda aeronave 120, uma velocidade da segunda aeronave 120, uma rapidez da segunda aeronave 120, uma localização da segunda aeronave 120, um número de voo associado à segunda aeronave 120 ou uma altitude da segunda aeronave 120. Adicional e/ou alternativamente, o primeiro conjunto de dados pode incluir uma indicação de um sinal de socorro associado à segunda aeronave 120.
[034] O dispositivo (ou dispositivos) de computação 118 pode ser configurado para receber as transmissões iniciais. Conforme indicado acima, em algumas implantações, o dispositivo (ou dispositivos) de computação 118 pode ser configurado para determinar um período de tempo de comunicação com base, pelo menos em parte, no primeiro conjunto de dados. O período de tempo de comunicação pode ser indicativo de um período de tempo durante o qual a primeira aeronave 110 pode receber uma ou mais transmissões da segunda aeronave 120. Por exemplo, o período de tempo de comunicação pode ser um cronograma ou períodos de tempo (por exemplo, medido em unidades de tempo) durante o qual a segunda aeronave 120 pode enviar dados para a primeira aeronave 110 e a primeira aeronave 110 pode receber dados da segunda aeronave 120. O dispositivo (ou dispositivos) de computação 118 pode ser configurado para enviar um conjunto de dados indicativos do período de tempo de comunicação para a segunda aeronave 120.
[035] Em outras implantações, a segunda aeronave 120 pode ser configurada para determinar o período de tempo de comunicação. Por exemplo, em resposta à transmissão inicial, o dispositivo (ou dispositivos) de computação 118 pode enviar uma transmissão para o segundo sistema de computação integrado 126 que inclui um conjunto de dados que são associados à primeira aeronave 110. O conjunto de dados pode incluir, por exemplo, um rumo da primeira aeronave 110, uma velocidade da primeira aeronave 110, uma rapidez da primeira aeronave 110, uma localização da primeira aeronave 110, um número de voo associado à primeira aeronave 110 ou uma altitude da primeira aeronave 110. O segundo sistema de computação integrado 126 pode determinar o período de tempo de comunicação com base, pelo menos em parte, naquele conjunto de dados.
[036] O segundo sistema de computação integrado 126 pode ser configurado para enviar, para o dispositivo (ou dispositivos) de computação 118, uma ou mais transmissões que incluem um conjunto de dados indicativos de um ou mais parâmetros associados à segunda aeronave 120. Por exemplo, o conjunto de dados pode ser igual ou similar a dados gravados no gravador de dados de voo da aeronave 120. Adicional e/ou alternativamente, o conjunto de dados pode ser indicativo de um ou mais parâmetros operacionais fornecidos ao segundo sistema de computação integrado 126 pelos sistemas de aeronave da segunda aeronave 120. Em algumas implantações, o tamanho do conjunto de dados pode ser baseado, pelo menos em parte, no período de tempo de comunicação, conforme descrito adicionalmente no presente documento.
[037] O sistema (ou sistemas) de computação 118 pode ser configurado para receber as uma ou mais transmissões (que incluem o conjunto de dados indicativos de um ou mais parâmetros associados à segunda aeronave 120). O dispositivo (ou dispositivos) de computação 118 pode ser configurado para enviar o conjunto de dados de parâmetro para os um ou mais dispositivos de computação 130.
[038] Os um ou mais dispositivos de computação remotos 130 podem incluir, por exemplo, um ou mais dispositivos de servidor que são configurados para receber uma ou mais transmissões e/ou dados de um ou mais outros dispositivos. Em algumas implantações, o dispositivo (ou dispositivos) de computação remoto 130 pode ser um dispositivo (ou dispositivos) de computação terrestre. Por exemplo, os um ou mais dispositivos de computação remotos 130 podem ser configurados para receber (do dispositivo (ou dispositivos) de computação 118) uma ou mais transmissões que incluem o conjunto de dados indicativos de um ou mais parâmetros associados à segunda aeronave 120.
[039] Ademais, os um ou mais dispositivos de computação remotos podem ser configurados para compilar os dados associados a uma aeronave. Por exemplo, no caso de um ou mais dispositivos de computação remotos 130 receberem dados associados à segunda aeronave 120, os um ou mais dispositivos de computação remotos 130 podem ser configurados para compilar os dados associados à segunda aeronave 120 para criar um conjunto de dados compilado.
[040] No caso de o dispositivo (ou dispositivos) de computação 118 receber uma indicação de um sinal de socorro da segunda aeronave 120, o dispositivo (ou dispositivos) de computação 118 pode ser configurado para enviar um conjunto de dados indicativos do sinal de socorro para as uma ou mais torres de controle 140. As uma ou mais torres de controle 140 podem, por exemplo, ser associadas com uma unidade terrestre que pode direcionar um ou mais sinais de socorro de uma aeronave. A torre (ou torres) de controle 140 pode ser configurada para receber o conjunto de dados que são indicativos do sinal de socorro associado a uma aeronave. Em algumas implantações, a torre (ou torres) de controle pode ser configurada para se comunicar com a segunda aeronave 120 para solucionar os problemas associados ao sinal de socorro.
[041] A Figura 2 retrata um formato exemplificativo de uma transmissão 200 de acordo com realizações exemplificativas da presente revelação. A transmissão 200 pode ser uma primeira transmissão inicial enviada pela segunda aeronave 120 para a primeira aeronave 110. A transmissão 200 pode incluir um primeiro conjunto de dados. Conforme mostrado na Figura 2, o primeiro conjunto de dados pode incluir, por exemplo, pelo menos um dentre um número de cauda associado à aeronave 120, um rumo da segunda aeronave 120, uma velocidade da segunda aeronave 120, um número de voo associado à segunda aeronave 120, uma altitude da segunda aeronave 120, uma rapidez associada à segunda aeronave 120 ou uma localização associada à aeronave 120.
[042] A Figura 3 retrata um formato exemplificativo de uma transmissão 300 de acordo com realizações exemplificativas da presente revelação. A transmissão 300 pode ser uma transmissão enviada pela segunda aeronave 118 que incluir um conjunto de dados indicativos de um ou mais parâmetros associados à segunda aeronave 120. Em algumas implantações, conforme mostrado na Figura 3, a transmissão pode incluir um segmento de cabeçalho 302 e um segmento de corpo (ou carga útil) 304. O segmento de cabeçalho 302 pode incluir, por exemplo, pelo menos um número de cauda associado à segunda aeronave 120, um número de voo associado à segunda aeronave 120, um tipo de aeronave associado à segunda aeronave 120 ou um passo de tempo de voo associado à segunda aeronave 120. O segmento de corpo 304 pode incluir o conjunto de dados indicativo dos um ou mais parâmetros associados à segunda aeronave 120.
[043] A Figura 4 retrata um fluxograma de um método exemplificativo 400 para coletar dados de aeronave de acordo com realizações exemplificativas da presente revelação. A Figura 4 pode ser implantada por um ou mais dispositivos de computação, tal como o dispositivo (ou dispositivos) de computação 118 retratado nas Figuras 1 e 6. Uma ou mais etapas do método 400 podem ser realizadas enquanto a primeira aeronave 110 e a segunda aeronave 120 estão em voo. Além disso, a Figura 4 retrata etapas realizadas em uma ordem específica para propósitos ilustrativos e de discussão. Aqueles de habilidade comum na técnica, que usam as revelações fornecidas no presente documento, irão compreender que as várias etapas de qualquer um dos métodos revelados no presente documento podem ser modificadas, adaptadas, expandidas, redispostas e/ou omitidas de várias formas sem que se afaste do escopo da presente revelação.
[044] Em (402), o método 400 pode incluir o recebimento de uma primeira transmissão de uma segunda aeronave 120 que inclui um primeiro conjunto de dados. Por exemplo, o segundo sistema de computação integrado 126 da segunda aeronave 120 pode enviar uma primeira transmissão para o dispositivo (ou dispositivos) de computação 118 da primeira aeronave 110. O dispositivo (ou dispositivos) de computação 118 pode receber a primeira transmissão da segunda aeronave 120. A primeira transmissão inicial pode incluir um primeiro conjunto de dados associados à segunda aeronave 120. Por exemplo, o primeiro conjunto de dados pode incluir pelo menos um dentre um rumo da segunda aeronave 120, uma velocidade da segunda aeronave 120, um número de voo associado à segunda aeronave 120, uma altitude da segunda aeronave 120, uma rapidez da segunda aeronave 120 ou uma localização da segunda aeronave 120.
[045] Em (404), o método 400 pode incluir a determinação de um período de tempo de comunicação com base, pelo menos em parte, no primeiro conjunto de dados. Por exemplo, o dispositivo (ou dispositivos) de computação 118 pode determinar um período de tempo de comunicação durante o qual a primeira aeronave 110 pode receber dados enviados da segunda aeronave 120. O período de tempo de comunicação pode ser determinado com base pelo menos em parte no primeiro conjunto de dados; e Adicional e/ou alternativamente, o período de tempo de comunicação pode ser baseado pelo menos em parte em uma rapidez associada à primeira aeronave 110, uma rapidez associada à segunda aeronave 120 e/ou uma distância entre a primeira e a segunda aeronaves 110 e 120.
[046] Em (406), o método 400 pode incluir o envio de uma segunda transmissão que inclui um segundo conjunto de dados para a segunda aeronave, sendo que o segundo conjunto de dados é indicativo de pelo menos o período de tempo de comunicação. Por exemplo, o dispositivo (ou dispositivos) de computação 118 pode enviar uma segunda transmissão para a segunda aeronave 120. A segunda transmissão pode incluir um segundo conjunto de dados indicativo de pelo menos o período de tempo de comunicação.
[047] A segunda aeronave 120 pode receber (por exemplo, por meio do segundo sistema de computação integrado 126) a segunda transmissão e o segundo conjunto de dados. Em resposta, o sistema de computação integrado 126 pode enviar uma ou mais terceiras transmissões que incluem um terceiro conjunto de dados para o dispositivo (ou dispositivos) de computação 118. O terceiro conjunto de dados pode ser indicativo de um ou mais parâmetros associados à segunda aeronave 120. Por exemplo, o terceiro conjunto de dados pode incluir dados indicativos de dados gravados em um gravador de voo da segunda aeronave 120. Em algumas implantações, o terceiro conjunto de dados pode incluir um ou mais parâmetros operacionais fornecidos ao sistema de computação integrado 126 pelos sistemas de aeronave da segunda aeronave 120.
[048] O tamanho do terceiro conjunto de dados pode ser baseado, pelo menos em parte, no período de tempo de comunicação. Por exemplo, o segundo sistema de computação integrado 126 pode determinar quantos dados a segunda aeronave 120 pode enviar para a primeira aeronave 110 dentro do período de tempo de comunicação, multiplicando-se o período de tempo de comunicação (por exemplo, medido em unidades de tempo) por uma velocidade de dados (por exemplo, bps, kbps, Mbps, Gbps) associada à rede de comunicação. Dessa forma, o segundo sistema de computação integrado 126 pode enviar um terceiro conjunto de dados que pode ser recebido pelo dispositivo (ou dispositivos) de computação 116 em sua totalidade.
[049] Em (408), o método 400 pode incluir o recebimento de uma ou mais terceiras transmissões que incluem o terceiro conjunto de dados da segunda aeronave 120. Por exemplo, os um ou mais dispositivos de computação 118 podem receber uma ou mais terceiras transmissões da segunda aeronave 120. As uma ou mais terceiras transmissões podem incluir um terceiro conjunto de dados indicativos de um ou mais parâmetros associados à segunda aeronave 120. Conforme indicado acima, um tamanho do terceiro conjunto de dados pode ser baseado, pelo menos em parte, no período de tempo de comunicação.
[050] Em (410), o método 400 pode incluir o envio do terceiro conjunto de dados para um ou mais dispositivos de computação remotos 130. Por exemplo, o dispositivo (ou dispositivos) de computação 118 pode enviar o terceiro conjunto de dados para o dispositivo (ou dispositivos) de computação remoto 130. Em algumas implantações, o dispositivo (ou dispositivos) de computação 118 pode enviar o terceiro conjunto de dados para o dispositivo (ou dispositivos) de computação remoto 130 após a aterrissagem da primeira aeronave 110.
[051] Conforme indicado acima, o dispositivo (ou dispositivos) de computação remoto 130 pode ser configurado para compilar dados associados à segunda aeronave 120. Por exemplo, em algumas implantações, o terceiro conjunto de dados pode incluir um ou mais fragmentos de dados e um ou mais dos dispositivos de computação remotos 130 podem ser configurados para compilar os fragmentos de dados para criar um conjunto de dados compilado associado à segunda aeronave 120.
[052] A Figura 5 retrata um fluxograma de um método exemplificativo 500 para relatar um sinal de socorro de acordo com realizações exemplificativas da presente revelação. A Figura 5 pode ser implantada por um ou mais dispositivos de computação, tal como os um ou mais dispositivos de computação 118 retratados na Figura 1. Uma ou mais etapas do método 500 podem ser realizadas enquanto a primeira aeronave 110 e a segunda aeronave 120 estão em voo. Além disso, a Figura 5 retrata etapas realizadas em uma ordem específica para propósitos ilustrativos e de discussão. Aqueles de habilidade comum na técnica, que usam as revelações fornecidas no presente documento, irão compreender que as várias etapas de qualquer um dos métodos revelados no presente documento podem ser modificadas, adaptadas, expandidas, redispostas e/ou omitidas de várias formas sem que se afaste do escopo da presente revelação.
[053] Em (502), o método 500 pode incluir o recebimento de uma primeira transmissão de uma segunda aeronave 120 que inclui um sinal de socorro associado à segunda aeronave 120. Por exemplo, a segunda aeronave 120 pode enviar uma primeira transmissão para o dispositivo (ou dispositivos) de computação 118 da primeira aeronave 110. O dispositivo (ou dispositivos) de computação 118 pode receber a primeira transmissão da segunda aeronave 120. A primeira transmissão inicial pode incluir um primeiro conjunto de dados associados à segunda aeronave 120. O primeiro conjunto de dados pode incluir uma indicação de um sinal de socorro associado à segunda aeronave 120. O sinal de socorro pode indicar, por exemplo, uma ameaça de perigo, uma emergência médica, uma solicitação por assistência, uma degradação no desempenho de um componente e/ou sistema de aeronave, uma falha de um componente e/ou sistema de aeronave, etc.
[054] Em (504), o método 500 pode incluir a ativação de um alerta que indica que o sinal de socorro associado à segunda aeronave 120 foi recebido. Por exemplo, os um ou mais dispositivos de computação 118 podem ativar um alerta que indica que o sinal de socorro associado à segunda aeronave 120 foi recebido. Por exemplo, em resposta ao recebimento da indicação do sinal de socorro, o dispositivo (ou dispositivos) de computação 118 pode se comunicar com um sistema de exibição e/ou um sistema de alerta da primeira aeronave 110 para alertar os membros de tripulação de voo da primeira aeronave 110 do sinal de socorro.
[055] Adicional e/ou alternativamente, em (506), o método 500 pode incluir o envio do sinal de socorro associado à segunda aeronave 120 para uma torre de controle. Por exemplo, os um ou mais dispositivos de computação 118 podem enviar um quarto conjunto de dados para a torre (ou torres) de controle 140. O quarto conjunto de dados pode ser indicativo do sinal de socorro associado à segunda aeronave 120. A torre (ou torres) de controle 140 pode receber o quarto conjunto de dados e agir para solucionar os problemas da segunda aeronave 120.
[056] A Figura 6 retrata um sistema exemplificativo 600 de acordo com realizações exemplificativas da presente revelação. O sistema 600 pode incluir o primeiro sistema de computação integrado 116, o segundo dispositivo de computação integrado 126, o dispositivo (ou dispositivos) de computação remoto 130, e/ou a torre (ou torres) de controle 140. O primeiro sistema de computação integrado 116, o segundo dispositivo de computação integrado 126, o dispositivo (ou dispositivos) de computação remoto 130, e/ou a torre (ou torres) de controle 140 podem ser configurados para se comunicarem por meio de uma rede 610, tal como, uma rede de frequência bastante alta (VHF), uma rede de alta frequência (HF), uma rede SATCOM, uma WiFi, uma rede e/ou quaisquer outras redes de comunicação adequadas.
[057] Conforme mostrado, o dispositivo (ou dispositivos) de computação 118 pode incluir um ou mais processadores 118A e um ou mais dispositivos de memória 118B. Os um ou mais processadores de memória 118A podem incluir qualquer dispositivo de processamento adequado, tal como um microprocessador, um microcontrolador, um circuito integrado, um dispositivo lógico ou outro dispositivo de processamento adequado. Os um ou mais dispositivos de memória 118B podem incluir um ou mais meios legíveis por computador, incluindo, mas sem limitação, meios legíveis por computador não transitórios, RAM, ROM, discos rígidos, pen drives ou outros dispositivos de memória.
[058] Os um ou mais dispositivos de memória 118B podem armazenar informações acessíveis pelos um ou mais processadores 118A, incluindo instruções legíveis por computador 118C que podem ser executadas pelos um ou mais processadores 118A. As instruções 118C podem ser qualquer conjunto de instruções que, quando executadas pelos um ou mais processadores 118A, fazem os um ou mais processadores 118A realizarem operações. As instruções 118C podem ser gravas em software em qualquer linguagem de programação adequada ou podem ser implantadas em hardware. Em algumas realizações, as instruções 118C podem ser executadas por um ou mais processadores 118A para fazer os um ou mais processadores 118A realizarem operações, tais como as operações para coletar dados de aeronave conforme descrito com referência à Figura 4, relatar um sinal de socorro conforme descrito com referência à Figura 5 e/ou quaisquer outras operações ou funções dos um ou mais dispositivos de computação 118.
[059] O dispositivo (ou dispositivos) de memória 118B pode armazenar, adicionalmente, dados 118D que podem ser acessados pelo processador (ou processadores) 118A. Os dados 118D podem incluir, por exemplo, dados associados à primeira e/ou à segunda aeronave 110 e/ou 120. Por exemplo, os dados 118D podem incluir um ou mais parâmetros associados à segunda aeronave, dados que são iguais ou similares aos dados armazenados no gravador de voo da segunda aeronave 120, e/ou quaisquer outros dados associados à segunda aeronave 120 e recebidos pelo dispositivo (ou dispositivos) de computação 118. Os dados 118D podem incluir dados similares associados à primeira aeronave 110. Os dados 118D podem incluir, ainda, dados associados a um período de tempo de comunicação tal como, por exemplo, velocidades associadas a cada uma da primeira e da segunda aeronaves 110 e 120, rumos associados a cada uma da primeira e segunda aeronaves 110 e 120, um número de voos associado a cada uma da primeira e segunda aeronaves 110 e 120, altitudes associadas a cada uma da primeira e segunda aeronaves 110 e 120, localizações associadas a cada uma da primeira e segunda aeronaves 110 e 120, uma distância entre a primeira e a segunda aeronaves 110 e 120, etc.
[060] O dispositivo (ou dispositivos) de computação 118 também pode incluir uma interface de rede 118E usada para se comunicar, por exemplo, com os outros componentes de sistema 600 através da rede 610. A interface de rede pode incluir quaisquer componentes adequados para fazer interface com uma ou mais redes, incluindo, por exemplo, transmissores, receptores, portas, controladores, antenas ou outros componentes adequados.
[061] Conforme mostrado, o segundo sistema de computação integrado 126 da segunda aeronave 120 pode incluir componentes similares àqueles descritos acima em relação ao primeiro sistema de computação integrado 116.
[062] O dispositivo (ou dispositivos) de computação remoto 130 pode incluir um ou mais processadores 130A e um ou mais dispositivos de memória 130B. Os um ou mais processadores de memória 130A podem incluir qualquer dispositivo de processamento adequado, tal como um microprocessador, um microcontrolador, um circuito integrado, um dispositivo lógico ou outro dispositivo de processamento adequado. Os um ou mais dispositivos de memória 130B podem incluir um ou mais meios legíveis por computador, incluindo, mas sem limitação, meios legíveis por computador não transitórios, RAM, ROM, discos rígidos, pen drives ou outros dispositivos de memória.
[063] Os um ou mais dispositivos de memória 130B podem armazenar informações acessíveis pelos um ou mais processadores 130A, incluindo instruções legíveis por computador 130C que podem ser executadas pelos um ou mais processadores 130A. As instruções 130C podem ser qualquer conjunto de instruções que, quando executadas pelos um ou mais processadores 130A, fazem os um ou mais processadores 130A realizarem operações. As instruções 130C podem ser gravas em software em qualquer linguagem de programação adequada ou podem ser implantadas em hardware. Em algumas realizações, as instruções 130C podem ser executadas por um ou mais processadores 130A para fazer os um ou mais processadores 130A realizarem operações, tais como aquelas do dispositivo (ou dispositivos) de computação remoto 130 descrito no presente documento.
[064] O dispositivo (ou dispositivos) de memória 130B pode armazenar, adicionalmente, dados 130D que podem ser acessados pelo processador (ou processadores) 130A. Os dados 130D podem incluir, por exemplo, dados similares associados à segunda aeronave 120. Por exemplo, os dados 130D podem incluir um ou mais parâmetros associados à segunda aeronave, dados que são iguais ou similares aos dados armazenados no gravador de voo da segunda aeronave 120, fragmentos de dados associados com a segunda aeronave 120, conjuntos compilados de dados associados à segunda aeronave 120 e/ou quaisquer outros dados associados à segunda aeronave 120 e recebidos pelo dispositivo (ou dispositivos) de computação remoto 130.
[065] O dispositivo (ou dispositivos) de computação remoto 130 também pode incluir uma interface de rede 130E usada para se comunicar, por exemplo, com a primeira aeronave 120 através de uma rede de comunicação 610. A interface de rede pode incluir quaisquer componentes adequados para fazer interface com uma ou mais redes, incluindo, por exemplo, transmissores, receptores, portas, controladores, antenas ou outros componentes adequados.
[066] A tecnologia discutida no presente documento faz referência a sistemas baseados em computador e ações tomadas por e informações enviadas para e a partir de sistemas baseados em computador. Alguém de habilidade comum na técnica irá reconhecer que a flexibilidade inerente de sistemas baseados em computador permite uma grande variedade de possíveis configurações, combinações e divisões de tarefas e funcionalidade entre e dentre componentes. Por exemplo, processos discutidos no presente documento podem ser implantados com o uso de um único dispositivo de computação ou múltiplos dispositivos de computação que trabalham em combinação. Bancos de dados, memória, instruções e aplicações podem ser implantados em um único sistema ou distribuídos por múltiplos sistemas. Componentes distribuídos podem operar sequencialmente ou em paralelo.
[067] A tecnologia discutida no presente documento faz referência a sistemas baseados em computador, assim como ações tomadas por e informações enviadas para e a partir de sistemas baseados em computador. Alguém de habilidade comum na técnica irá reconhecer que a flexibilidade inerente de sistemas baseados em computador permite uma grande variedade de possíveis configurações, combinações e divisões de tarefas e funcionalidade entre e dentre componentes. Por exemplo, processos discutidos no presente documento podem ser implantados com o uso de um único dispositivo de computação ou múltiplos dispositivos de computação que trabalham em combinação. Bancos de dados, memória, instruções e aplicações podem ser implantados em um único sistema ou distribuídos por múltiplos sistemas. Componentes distribuídos podem operar sequencialmente ou em paralelo.
[068] Embora recursos específicos de várias realizações possam ser mostrados em alguns desenhos e não em outros, isso se dá somente por conveniência. De acordo com os princípios da presente revelação, qualquer recurso de um desenho pode ser mencionado e/ou reivindicado em combinação com outros recursos em qualquer outro desenho.
[069] Essa descrição escrita usa exemplos para descrever a presente revelação, inclusive o melhor modo, e também para capacitar qualquer versado na técnica a praticar a presente revelação, inclusive a fazer e usar qualquer aparelho ou sistema e a executar quaisquer métodos incorporados. O escopo patenteável da presente revelação é definido pelas reivindicações e pode incluir outros exemplos que ocorram àqueles versados na técnica. Tais outros exemplos se destinam a estar dentro do escopo das reivindicações se as mesmas incluírem elementos estruturais que não diferem da linguagem literal das reivindicações, ou se as mesmas incluírem elementos estruturais equivalentes com diferenças insubstanciais da linguagem literal das reivindicações.
Lista de Componentes 100 Sistema 110 Primeira Aeronave 112 Motor 114 Fuselagem 116 Primeiro Sistema de Computação Integrado 118 Dispositivo (ou dispositivos) de computação 118A Processador (ou processadores) 118B Dispositivo (ou dispositivos) de memória 118C Instruções 118D Dados 118E Interface de Rede 120 Segunda Aeronave 122 Motor 124 Fuselagem 126 Segundo Sistema de Computação Integrado 130 Dispositivo (ou dispositivos) de computação remoto 130A Processador (ou processadores) 130B Dispositivo (ou dispositivos) de memória 130C Instruções 130D Dados 130E Interface de Rede 140 Torre (ou torres) de controle 200 Transmissão 300 Transmissão 302 Segmento de Cabeçalho 304 Segmento de Corpo 400 Método 402 Etapa de Método 404 Etapa de Método 406 Etapa de Método 408 Etapa de Método 410 Etapa de Método 500 Método 502 Etapa de Método 504 Etapa de Método 506 Etapa de Método 600 Sistema 610 Rede Reivindicações

Claims (20)

1. MÉTODO IMPLANTADO POR COMPUTADOR DE COLETA DE DADOS DE AERONAVE, caracterizado pelo fato de que compreende: receber, através de um ou mais dispositivos de computação (118) localizados em uma primeira aeronave (110), uma primeira transmissão de uma segunda aeronave (120), em que a primeira transmissão compreende um primeiro conjunto de dados associados à segunda aeronave (120); determinar, através dos um ou mais dispositivos de computação (118), um período de tempo de comunicação durante o qual a primeira aeronave (110) pode receber dados enviados da segunda aeronave (120), em que o período de tempo de comunicação é determinado com base pelo menos em parte no primeiro conjunto de dados; enviar, através dos um ou mais dispositivos de computação (118), uma segunda transmissão para a segunda aeronave (120), em que a segunda transmissão compreende um segundo conjunto de dados indicativos de pelo menos o período de tempo de comunicação; e receber, através dos um ou mais dispositivos de computação (118), uma ou mais terceiras transmissões da segunda aeronave (120), em que as uma ou mais terceiras transmissões compreendem um terceiro conjunto de dados indicativos de um ou mais parâmetros associados à segunda aeronave (120) e em que um tamanho do terceiro conjunto de dados é baseado, pelo menos em parte, no período de tempo de comunicação.
2. MÉTODO IMPLANTADO POR COMPUTADOR, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o período de tempo de comunicação é baseado pelo menos em parte em uma rapidez associada à primeira aeronave (110), uma rapidez associada à segunda aeronave (120) e uma distância entre a primeira e a segunda aeronaves (110, 120).
3. MÉTODO IMPLANTADO POR COMPUTADOR, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o primeiro conjunto de dados compreende uma indicação de um sinal de socorro associado à segunda aeronave (120).
4. MÉTODO IMPLANTADO POR COMPUTADOR, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que compreende, ainda: ativar, através dos um ou mais dispositivos de computação (118), um alerta que indica que o sinal de socorro associado à segunda aeronave (120) foi recebido.
5. MÉTODO IMPLANTADO POR COMPUTADOR, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que compreende, ainda: enviar, através dos um ou mais dispositivos de computação (118), um quarto conjunto de dados para uma torre de controle (140), em que o quarto conjunto de dados é indicativo do sinal de socorro associado à segunda aeronave (120).
6. MÉTODO IMPLANTADO POR COMPUTADOR, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende, ainda: enviar, através dos um ou mais dispositivos de computação (118), o terceiro conjunto de dados para um ou mais dispositivos de computação remotos (130), em que um ou mais dos dispositivos de computação remotos (130) são configurados para compilar dados associados à segunda aeronave (120).
7. MÉTODO IMPLANTADO POR COMPUTADOR, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que o terceiro conjunto de dados compreende um ou mais fragmentos de dados e em que um ou mais dos dispositivos de computação remotos (130) são configurados para compilar os fragmentos de dados para criar um conjunto compilado de dados associados à segunda aeronave (120).
8. MÉTODO IMPLANTADO POR COMPUTADOR, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o primeiro conjunto de dados compreende pelo menos um dentre um rumo da segunda aeronave (120), uma velocidade da segunda aeronave (120), um número de voo associado à segunda aeronave (120) ou uma altitude da segunda aeronave (120).
9. MÉTODO IMPLANTADO POR COMPUTADOR, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que cada uma das uma ou mais terceiras transmissões inclui um segmento de cabeçalho (302) e um segmento de corpo (304).
10. MÉTODO IMPLANTADO POR COMPUTADOR, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que o segmento de cabeçalho (302) compreende pelo menos um dentre um número de voo associado à segunda aeronave (120), um tipo de aeronave associado à segunda aeronave (120), um número de cauda associado à segunda aeronave (120) ou um passo de tempo de voo associado à segunda aeronave (120) e em que o segmento de corpo (304) compreende o terceiro conjunto de dados.
11. MÉTODO IMPLANTADO POR COMPUTADOR, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a primeira aeronave (110) e a segunda aeronave (120) estão em voo.
12. MÉTODO IMPLANTADO POR COMPUTADOR, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o terceiro conjunto de dados compreende dados indicativos de dados registrados em um gravador de voo da segunda aeronave (120).
13. SISTEMA DE AVIÔNICA PARA COLETAR DADOS DE AERONAVE, sendo que o sistema de aviônica é caracterizado pelo fato de que compreende um ou mais processadores (118A) e um ou mais dispositivos de memória (118B) inclusos com uma primeira aeronave (110), sendo que os um ou mais dispositivos de memória (118B) armazenam instruções (118C) que, quando executadas pelos um ou mais processadores (118A) levam os um ou mais processadores (118A) a realizar operações, sendo que as operações compreendem: receber uma primeira transmissão de uma segunda aeronave (120), sendo que a primeira transmissão compreende um primeiro conjunto de dados associados à segunda aeronave (120); receber uma ou mais segundas transmissões da segunda aeronave (120), sendo que as segundas transmissões compreendem um segundo conjunto de dados indicativos de um ou mais parâmetros associados à segunda aeronave (120), em que um tamanho do segundo conjunto de dados é baseado pelo menos em parte em um período de tempo de comunicação durante o qual a primeira aeronave (110) pode receber as uma ou mais segundas transmissões da segunda aeronave (120), e em que o período de tempo de comunicação é baseado pelo menos em parte no primeiro conjunto de dados.
14. SISTEMA DE AVIÔNICA, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que o período de tempo de comunicação é baseado pelo menos em parte em uma rapidez associada à primeira aeronave (110), uma rapidez associada à segunda aeronave (120) e uma distância entre a primeira e a segunda aeronaves (110, 120).
15. SISTEMA DE AVIÔNICA, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que as operações compreendem, ainda: determinar o período de tempo de comunicação durante o qual a primeira aeronave (110) pode receber as uma ou mais segundas transmissões da segunda aeronave (120).
16. SISTEMA DE AVIÔNICA, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que as operações compreendem, ainda: enviar uma transmissão responsiva para a segunda aeronave (120), em que a transmissão responsiva compreende uma indicação do período de tempo de comunicação.
17. SISTEMA DE AVIÔNICA, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que o primeiro conjunto de dados compreende uma indicação de um sinal de socorro associado à segunda aeronave (120).
18. SISTEMA DE AVIÔNICA, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que as operações compreendem, ainda: enviar o segundo conjunto de dados para um ou mais dispositivos de computação remotos (130), em que pelo menos um dos dispositivos de computação remotos (130) é configurado para compilar dados associados à segunda aeronave (120).
19. AERONAVE caracterizada pelo fato de que compreende: um motor (112); uma fuselagem (114); e um sistema de computação (116) que compreende um ou mais processadores (118A) e um ou mais dispositivos de memória (118B) localizados na aeronave (110), sendo que os um ou mais dispositivos de memória (118B) armazenam instruções (118C) que, quando executadas pelos um ou mais processadores (118A) levam os um ou mais processadores (118A) a realizar operações que compreendem: receber, de outra aeronave (120), uma primeira transmissão que compreende um primeiro conjunto de dados associados a uma rapidez e uma localização da outra aeronave (120); e receber, da outra aeronave (120), uma ou mais segundas transmissões que compreendem um segundo conjunto de dados indicativos de um ou mais parâmetros associados à outra aeronave (120), em que um tamanho do segundo conjunto de dados é baseado pelo menos em parte em um período de tempo de comunicação indicativo de um período de tempo durante o qual a aeronave (110) pode receber as uma ou mais segundas transmissões da outra aeronave (120), em que o período de tempo de comunicação é baseado pelo menos em parte no primeiro conjunto de dados da primeira transmissão.
20. AERONAVE, de acordo com a reivindicação 19, caracterizado pelo fato de que as operações compreendem, ainda: determinar o período de tempo de comunicação baseado pelo menos em parte no primeiro conjunto de dados; e enviar, para um ou mais dispositivos de computação remotos (130), o segundo conjunto de dados, em que pelo menos um dos dispositivos de computação remotos (130) é configurado para compilar dados associados à segunda aeronave (120).
BR102016029344-8A 2015-12-21 2016-12-14 Method implemented by computer of aircraft data collection, avionic system for collecting aircraft and aircraft data BR102016029344A2 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US14/975,974 US9730042B2 (en) 2015-12-21 2015-12-21 Aircraft data handoff
US14/975,974 2015-12-21

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102016029344A2 true BR102016029344A2 (pt) 2017-06-27

Family

ID=57799436

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102016029344-8A BR102016029344A2 (pt) 2015-12-21 2016-12-14 Method implemented by computer of aircraft data collection, avionic system for collecting aircraft and aircraft data

Country Status (4)

Country Link
US (1) US9730042B2 (pt)
EP (1) EP3185218B1 (pt)
BR (1) BR102016029344A2 (pt)
CA (1) CA2951133A1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US10071819B2 (en) * 2016-02-25 2018-09-11 The Boeing Company Systems and methods for providing emergency location functionality
CN108806337A (zh) * 2018-06-19 2018-11-13 华航信息技术(绍兴)有限公司 一种用于机场近空飞行行为的定性系统
CN114132515A (zh) * 2021-12-28 2022-03-04 河北福莱卡航空科技有限公司 飞行器监控、控制管理系统

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6708090B2 (en) 2000-02-29 2004-03-16 Honeywell International Inc. Method, apparatus and computer program product for managing line-of-sight communications
US7085562B1 (en) 2000-05-22 2006-08-01 Honeywell International Inc. Method, apparatus and computer program product for implementing and organizing an AD-HOC aviation data communication network
EP1958352A1 (en) 2005-11-22 2008-08-20 The University Of Sydney Aeronautical ad-hoc networks
US8509140B2 (en) 2006-11-21 2013-08-13 Honeywell International Inc. System and method for transmitting information using aircraft as transmission relays
US7808377B2 (en) * 2007-09-19 2010-10-05 The Boeing Company Direct aircraft-to-aircraft data link communication
US8121593B2 (en) 2008-10-07 2012-02-21 Honeywell International Inc. System and method for air-to-air communications using network formed between aircraft
US8044825B2 (en) * 2008-10-31 2011-10-25 Saf-T-Glo Limited Aircraft security
FR2967542B1 (fr) * 2010-11-12 2013-10-18 Airbus Procede et systeme de transmission et de reception de donnees provenant d'une boite noire d'aeronef
FR2988244B1 (fr) 2012-03-16 2014-12-26 Airbus Operations Sas Procede et systeme de transmission de donnees dans un reseau d'aeronefs en vol
JP2017015527A (ja) * 2015-06-30 2017-01-19 株式会社トプコン 広域センサシステム、飛行検出方法およびプログラム

Also Published As

Publication number Publication date
CA2951133A1 (en) 2017-06-21
US9730042B2 (en) 2017-08-08
EP3185218A1 (en) 2017-06-28
US20170180962A1 (en) 2017-06-22
EP3185218B1 (en) 2023-09-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US11546448B2 (en) System and method for data compression based on data position in frames structure
CA2808829C (en) Method for transmitting aircraft flight data
US9014878B2 (en) Method for detecting performance of an aircraft based on a customized message
US10024665B2 (en) Environmental waypoint insertion
US20180044034A1 (en) Auxiliary Security System for Aircraft Black Box System
BR102016029344A2 (pt) Method implemented by computer of aircraft data collection, avionic system for collecting aircraft and aircraft data
US11658990B2 (en) Systems and methods for detecting cybersecurity threats
BR112012002795B1 (pt) Sistema automatizado de gestão e entrega de dados de vôo de aeronave com modo de demanda
US20160052640A1 (en) Health management unit and method for monitoring health information and method of reporting critical failure information
US10730638B2 (en) Arrays of distributed recording devices supporting black box data retention
US20180251231A1 (en) Mountable atmospheric sensor for an aircraft
US20130116884A1 (en) Apparatus and method for aggregating health management information
CN111077872B (zh) 利用备用数据总线容量的数据采集
US11494487B2 (en) Methods and systems for secure message transmissions between trust domains
Stankunas et al. Experimental research of wireless sensor network application in aviation
US10182065B1 (en) Distributed vetronics intrustion detection system and device
US10365311B2 (en) On-board system for evaluating the severity of a lightning strike
US20220230480A1 (en) Vehicle monitoring device, relay, emergency arbitration device and vehicle emergency monitoring system
US20230017493A1 (en) Removable computer for an aircraft
Chaudhary et al. A Broad Perspective on Cloud Integrated Flight Data Recorder
IL224493A (en) Real-time recording and analysis system
US20200269992A1 (en) Detecting a fuel jettison event
Wu Research on IMA Common Mode Analysis for Powerplant System in aircraft
de Souza et al. PCM to Ethernet: A Hybrid System Used to Certify the Next Generation of Data Transfer Technology
CN117054136A (zh) 一种可回收运载火箭的测量系统及方法

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2556 DE 31/12/2019.