BR102016014944A2 - Methods and fixing apparatus for arming a modular rotor panel - Google Patents

Methods and fixing apparatus for arming a modular rotor panel Download PDF

Info

Publication number
BR102016014944A2
BR102016014944A2 BR102016014944A2 BR 102016014944 A2 BR102016014944 A2 BR 102016014944A2 BR 102016014944 A2 BR102016014944 A2 BR 102016014944A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
blade
segment
root section
section
assembly
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

"MÉTODOS E APARELHO DE FIXAÇÃO PARA ARMAR UMA PÁ DE ROTOR MODULAR" Campo da Invenção [001] A presente revelação refere-se em geral a pás de rotor de turbina eólica e, mais particularmente, a pás de rotor de turbina eólica modulares e a métodos para armar as mesmas.
Antecedentes da Invenção [002] A energia eólica é considerada uma das fontes de energia mais limpas e mais ecologicamente corretas disponíveis no momento e as turbinas eólicas vêm conquistando uma maior atenção nesse aspecto. Uma turbina eólica moderna inclui, tipicamente, uma torre, um gerador, uma caixa de engrenagens, nacela e um rotor que tem um cubo giratório com uma ou mais pás de rotor. As pás de rotor capturam energia cinética do vento com o uso de princípios de aerofólio conhecidos. As pás de rotor transmitem a energia cinética na forma de energia rotacional de modo a girar um eixo que acopla as pás de rotor a uma caixa de engrenagens ou, se uma caixa de engrenagens não for usada, diretamente ao gerador. O gerador converte, então, a energia mecânica em energia elétrica que pode ser distribuída a uma rede elétrica.
[003] As pás de rotor incluem, em geral, um invólucro de lado de sucção e um invólucro de lado de pressão formados tipicamente com o uso de processos de moldagem que são ligados entre si em linhas de ligação ao longo das bordas anterior e traseira da pá. Além disso, os invólucros de pressão e sucção são relativamente leves e têm propriedades estruturais (por exemplo, rigidez, resistibilidade e resistência à deformação) que não são configuradas para resistirem a momentos de flexão e a outras cargas exercidas sobre a pá de rotor durante operação. Desse modo, a fim aprimorar a rigidez, força e resistência à deformação da pá de rotor, o invólucro de corpo é reforçado tipicamente com o uso de um ou mais componentes estruturais (por exemplo, mesas de longarina opostas com uma alma de longarina configurada entre as mesmas) que se engatam às superfícies de lado de pressão e sucção interiores das metades de invólucro. As mesas de longarina podem ser construídas a partir de vários metais, incluindo, porém sem limitação, compósitos laminados de fibra de vidro e/ou compósitos laminados de fibra de carbono.
[004] No entanto, tais pás de rotor não estão isentas de problemas. Por exemplo, as linhas de ligação de típicas pás de rotor são formadas, em geral, aplicando-se uma pasta ou composto de ligação adequado ao longo da linha de ligação com uma largura de ligação projetada mínima entre os membros de invólucro. Essas linhas de ligação são uma restrição de projeto crucial das pás uma vez que várias falhas significativas em campo de pá de turbina ocorrem na linha de ligação. A separação da linha de ligação ao longo das bordas anterior e/ou traseira de uma pá de turbina operacional pode resultar em uma falha catastrófica e danos à turbina eólica.
[005] Além disso, os métodos usados para fabricar as pás de rotor e/ou componentes estruturais da mesma podem ser difíceis de controlar, propensos a defeitos e/ou altamente intensivos em mão-de-obra devido à manipulação dos tecidos secos e aos desafios de infundir grandes estruturais laminadas. Ademais, à medida que as pás de rotor continuam a aumentar de tamanho, os métodos de fabricação convencionais continuam a aumentar em complexidade uma vez que as metades de pá são fabricadas tipicamente com o uso de metades de molde diferentes que precisam ser grandes o suficiente para acomodar o comprimento da pá de rotor. Assim, a união das grandes metades de pá pode ser altamente intensiva em mão-de-obra e mais susceptível a defeitos.
[006] Uma estratégia conhecida para reduzir a complexidade e os custos associados a pré-formar, transportar e erigir turbinas eólicas com pás de rotor maiores é a fabricação das pás de rotor em segmentos de pá. Os segmentos de pá podem ser, então, armados de modo a formar a pá de rotor. No entanto, projetos de junta conhecidos para conectar os segmentos de pá entre si têm tipicamente uma variedade de desvantagens. Por exemplo, muitos projetos de junta conhecidos não proporcionam o alinhamento suficiente dos segmentos de pá. Portanto, uma quantidade significativa de tempo é desperdiçada no alinhamento dos segmentos de pá para a armação da pá de rotor. Adicionalmente, muitos projetos de junta conhecidos incluem vários componentes de interconexão complexos, desse modo, aumentado a quantidade de tempo necessária para armar os segmentos de pá. Além disso, as pás segmentadas são tipicamente mais pesadas que as pás fabricadas com o uso de métodos convencionais devido às juntas adicionais e/ou partes relacionadas. Além disso, cada um dos segmentos é ainda fabricado com o uso de metades de pá que são ligadas entre si nas bordas anterior e traseira, o que é, conforme mencionado, uma restrição de projeto crucial.
[007] Sendo assim, a técnica está continuamente buscando novas e aprimoradas pás de rotor e métodos relacionados que tratem dos problemas supracitados. Consequentemente, a presente revelação se refere a pás de rotor de turbina eólica modulares aprimoradas e a métodos para armar as mesmas.
Descrição Resumida da Invenção [008] Os aspectos e as vantagens da invenção serão apresentados parcialmente na descrição a seguir ou podem se tornar óbvios a partir da descrição, ou podem ser aprendidos através da prática da invenção.
[009] Em um aspecto, a presente revelação se refere a um método para armar uma pá de rotor modular de uma turbina eólica. O método inclui fornecer uma seção de raiz de pá pré-formada e uma seção de ponta de pá pré-formada da pá de rotor. Além disso, a seção de raiz de pá inclui uma ou mais mesas de longarina que se estendem em uma direção geralmente no sentido de envergadura. Outra etapa inclui fornecer pelo menos um segmento de pá pré-formado da pá de rotor. O método também inclui montar o pelo menos um segmento de pá ao redor das uma ou mais mesas de longarina da seção de raiz de pá, em que o pelo menos um segmento de pá inclui um corte transversal no sentido da corda que tem múltiplas juntas, em que pelo menos uma junta está localizada em pelo menos uma dentre uma superfície de lado de pressão ou uma superfície de lado de sucção. Além disso, o método inclui também unir a seção de ponta de pá a pelo menos uma dentre uma ou mais mesas de longarina ou a pelo menos um segmento de pá.
[010] Em uma realização, o método pode incluir também montar uma pluralidade de segmentos de pá entre a seção de raiz de pá e a seção de ponta de pá. Em outra realização, o método pode incluir prender um componente estrutural pré-formado na seção de raiz de pá em uma direção geralmente no sentido de envergadura e montar a pluralidade de segmentos de pá no componente estrutural. Mais específicamente, em determinadas realizações, a pluralidade de segmentos de pá pode incluir pelo menos um segmento de pá contínuo que tem uma única junta que tem uma superfície de lado de pressão e uma superfície de lado de sucção. Desse modo, em realizações particulares, o método pode incluir separar as superfícies de lado de pressão e sucção na única junta, montar o segmento de pá contínuo sobre as uma ou mais mesas de longarina e prender o segmento de pá contínuo entre a seção de raiz de pá e a seção de ponta de pá por meio de um adesivo na única junta.
[011] Em realizações adicionais, a etapa de montar a pluralidade de segmentos de pá entre a seção de raiz de pá e a seção de ponta de pá pode incluir adicionalmente prender os segmentos de pá a pelo menos uma dentre a seção de raiz de pá, a seção de ponta de pá, o componente estrutural, as uma ou mais mesas de longarina ou segmentos de pá adjacentes por meio de, por exemplo, um adesivo, soldagem, um ou mais prendedores, ou semelhantes. Desse modo, a etapa de montar os segmentos de pá pode ser adaptada de acordo com os materiais usados para cada um dentre os componentes de pá. Por exemplo, em determinadas realizações, os segmentos de pá podem ser construídos de um polímero termorrígido, ao passo que a seção de raiz de pá pode ser construída de um polímero termoplástico. Em tal realização, pode ser benéfico soldar entre si os materiais diferentes. Em realizações adicionais, pode ser benéfico montar componentes de um material semelhantes juntamente por meio de um adesivo, por exemplo, segmentos de pá adjacentes.
[012] Em realizações adicionais, o método pode incluir também montar uma ou mais almas de longarina entre as uma ou mais mesas de longarina da seção de raiz de pá ou da seção de ponta de pá antes, por exemplo, da etapa de montar o pelo menos um segmento de pá entre a seção de raiz de pá e a seção de ponta de pá. Assim, a(s) alma(s) de longarina é (são) configurada(s) para aumentar a rigidez na seção de raiz de pá e/ou na seção de ponta de pá, desse modo, permitindo que as seções sejam manipuladas com mais controle.
[013] Conforme mencionado, o(s) segmento(s) de pá de determinadas realizações pode(m) incluir pelo menos um segmento de borda anterior e pelo menos um segmento de borda traseira. Em tais realizações, o método pode incluir montar pelo menos um segmento de borda anterior e pelo menos um segmento de borda traseira entre a seção de raiz de pá e a seção de ponta de pá e prender o segmento de borda anterior e o segmento de borda traseira juntamente em uma costura de lado de pressão e uma costura de lado de sucção.
[014] Em realizações adicionais, o método pode incluir adicionalmente sustentar a seção de raiz de pá por meio de um conjunto de fixação principal durante a montagem do pelo menos um segmento de borda anterior e o pelo menos um segmento traseiro entre a seção de raiz de pá e a seção de ponta de pá. Além disso, em determinadas realizações, o método pode incluir sustentar os segmentos de borda anterior e traseiro durante a montagem por meio de um conjunto de fixação de borda anterior e um conjunto de fixação de borda traseira, respectivamente.
[015] Mais especificamente, em realizações particulares, o método pode incluir colocar o pelo menos um segmento de borda anterior em um conjunto de fixação de borda anterior e instalar o conjunto de fixação de borda anterior no conjunto de fixação principal abaixo da seção de raiz de pá quando a seção de raiz de pá for instalada no conjunto de fixação principal. Desse modo, o método pode incluir também montar o pelo menos um segmento de borda anterior entre a seção de raiz de pá e a seção de ponta de pá ao mesmo tempo que o segmento de borda anterior está no conjunto de fixação de borda anterior.
[016] Semelhantemente, o método pode também incluir colocar o pelo menos um segmento de borda traseira em um conjunto de fixação de borda traseira e instalar o conjunto de fixação de segmento de borda traseira no conjunto de fixação principal acima da seção de raiz de pá quando a seção de raiz de pá for instalada no conjunto de fixação principal. O método pode incluir também instalar o conjunto de fixação de borda traseira acima da seção de raiz de pá, por exemplo, por meio de um guindaste. Desse modo, o método pode incluir também montar o pelo menos um segmento de borda traseira entre a seção de raiz de pá e a seção de ponta de pá ao mesmo tempo que o segmento de borda traseira está no conjunto de fixação de borda traseira.
[017] Em outro aspecto, a presente revelação se refere a um método para armar uma pá de rotor modular de uma turbina eólica. O método inclui fornecer uma seção de raiz de pá pré-formada e uma seção de ponta de pá pré-formada da pá de rotor. A seção de raiz de pá inclui uma ou mais mesas de longarina que se estendem em uma direção geralmente no sentido de envergadura. O método inclui também fornecer pelo menos um segmento de pá pré-formado da pá de rotor. Outra etapa inclui montar o pelo menos um segmento de pá ao redor das uma ou mais more mesas de longarina da seção de raiz de pá, em que o pelo menos um segmento de pá compreende um corte transversal no sentido da corda que define uma superfície de pá contínua. O método inclui também unir a seção de ponta de pá a pelo menos uma dentre as uma ou mais mesas de longarina ou ao pelo menos um segmento de pá.
[018] Em uma realização, a superfície de pá contínua pode incluir uma única junta em uma borda traseira do segmento de pá, em que a superfície de pá contínua compreende uma superfície de lado de pressão e uma superfície de lado de sucção. Em tal realização, o método pode incluir adicionalmente separar as superfícies de lado de pressão e sucção na única junta, montar o segmento de pá contínuo sobre as uma ou mais mesas de longarina, unir as superfícies de lado de pressão e sucção à única junta e prender o segmento de pá contínuo entre a seção de raiz de pá e a seção de ponta de pá.
[019] Em outra realização, a superfície de pá contínua pode ser sem juntas. Em tal realização, o método pode incluir também instalar a superfície de pá sem juntas ao redor das uma ou mais mesas de longarina.
[020] Em ainda outro aspecto, a presente revelação se refere a um aparelho de fixação para armar uma pá de rotor modular de uma turbina eólica. O aparelho de fixação inclui um conjunto de fixação principal configurado para sustentar e orientar uma seção de raiz de pá pré-formada e pelo menos um conjunto de fixação de segmento de pá configurado para sustentar e orientar um ou mais segmentos de pá em relação à seção de raiz de pá. Desse modo, o pelo menos um conjunto de fixação de segmento de pá é configurado de modo a se encaixar dentro de uma porção do conjunto de fixação principal.
[021] Em outras realizações, o aparelho de fixação pode incluir pelo menos um conjunto de fixação de borda anterior e pelo menos um conjunto de fixação de borda traseira. Assim, em determinadas realizações, o conjunto de fixação de borda anterior pode ser configurado para se encaixar abaixo da seção de raiz de pá quando instalado no conjunto de fixação principal. Além disso, o conjunto de fixação de borda traseira pode ser configurado para se encaixar acima da seção de raiz de pá quando instalado no conjunto de fixação principal. No entanto, deve-se entender que a orientação do aparelho de fixação e, portanto, a localização dos conjuntos de fixação anterior e traseiro podem ser revertidas.
[022] Em realizações adicionais, o conjunto de fixação principal do aparelho de fixação pode incluir também uma placa de raiz de pá configurada para alinhar uma porção de extremidade de raiz da seção de raiz de pá. Além disso, o conjunto de fixação principal pode incluir também uma estrutura de suporte de raiz configurada para sustentar uma porção de extremidade de raiz da seção de raiz de pá. Em determinadas realizações, a estrutura de suporte de raiz pode incluir adicionalmente um coxim de suporte configurado para sustentar a porção de extremidade de raiz da seção de raiz de pá.
[023] Essas e outras funções, aspectos e vantagens da presente invenção se tornarão mais bem compreendidos com referência à descrição a seguir e às reivindicações anexas. Os desenhos anexos, que são incorporados ao presente relatório descritivo e constituem uma parte do mesmo, ilustram realizações da invenção e, junto com a descrição, servem para explicar os princípios da invenção.
Breve Descrição das Figuras [024] Uma revelação completa e viabilizadora da presente invenção, que inclui o melhor modo da mesma, direcionada a uma pessoa de habilidade comum na técnica, é apresentada no relatório descritivo, que faz referência às Figuras anexas, nas quais: A Figura 1 ilustra uma vista em perspectiva de uma realização de uma turbina eólica, de acordo com a presente revelação; A Figura 2 ilustra uma vista em perspectiva de uma realização de uma pá de rotor modular de uma turbina eólica, de acordo com a presente revelação; A Figura 3 ilustra uma vista explodida da pá de rotor modular da Figura 2; A Figura 4 ilustra uma vista em corte transversal de uma realização de um segmento de borda anterior de uma pá de rotor modular, de acordo com a presente revelação; A Figura 5 ilustra uma vista em corte transversal de uma realização de um segmento de borda traseira de uma pá de rotor modular, de acordo com a presente revelação; A Figura 6 ilustra uma vista em corte transversal da pá de rotor modular da Figura 2 de acordo com a presente revelação ao longo da linha 6-6; A Figura 7 ilustra uma vista em corte transversal da pá de rotor modular da Figura 2 de acordo com a presente revelação ao longo da linha 7-7; A Figura 8 ilustra a vista em corte transversal de outra realização de uma pá de rotor modular, de acordo com a presente revelação, que ilustra particularmente um segmento de pá que tem costuras de lado de pressão e sucção em sobreposição; A Figura 9 ilustra uma vista em corte transversal de outras realizações de uma pá de rotor modular, de acordo com a presente revelação, que ilustra particularmente um segmento de pá contínuo sem juntas; A Figura 10 ilustra uma vista em corte transversal de outras realizações de uma pá de rotor modular, de acordo com a presente revelação, que ilustra particularmente um segmento de pá com junta única; A Figura 11 ilustra uma vista em corte transversal de outra realização de uma pá de rotor modular, de acordo com a presente revelação, que ilustra particularmente uma pluralidade de segmentos de pá unidos entre si por meio de múltiplas juntas; A Figura 12 ilustra uma vista em corte transversal de outra realização de uma pá de rotor modular, de acordo com a presente revelação, que ilustra particularmente uma pluralidade de segmentos de pá unidos entre si por meio de múltiplas juntas; A Figura 13 ilustra um fluxograma de um método para armar uma pá de rotor modular de acordo com a presente revelação;
As Figuras 14 a 17 ilustram vários diagramas esquemáticos de uma realização de um método para armar uma pá de rotor modular de uma turbina eólica, de acordo com a presente revelação, que ilustra particularmente as etapas de armação que podem ser concluídas na fábrica; A Figura 18 ilustra uma vista em perspectiva de uma realização de um conjunto de fixação usado para armar vários componentes de pá de rotor de uma turbina eólica de acordo com a presente revelação; e A Figura 19 ilustra um diagrama esquemático de uma realização de um método para armar uma pá de rotor de uma turbina eólica, de acordo com a presente revelação, que ilustra particularmente as etapas de armação que podem ser concluídas no campo, por exemplo, em um sítio de turbina eólica.
Descrição Detalhada Da Invenção [025] Agora, a referência será feita detalhadamente às realizações da invenção, das quais um ou mais exemplos são ilustrados nos desenhos. Cada exemplo é fornecido a título de explicação da invenção e não de limitação da invenção. De fato, ficará evidente para as pessoas versadas na técnica que várias modificações e variações podem ser feitas na presente invenção sem se afastar do escopo e do espírito da invenção. Por exemplo, as funções ilustradas ou descritas como parte de uma realização podem ser usadas com outra realização para gerar ainda outra realização. Portanto, a presente invenção se destina a abranger tais modificações e variações, conforme abrangidas pelo escopo das reivindicações anexas e nos equivalentes das mesmas.
[026] De modo geral, a presente revelação se refere a uma pá de rotor modular para uma turbina eólica e a métodos para armar a mesma. Em determinadas realizações, a pá de rotor inclui uma seção de raiz de pá pré-formada, uma seção de ponta de pá pré-formada e um ou mais segmentos de pá montados entre a seção de raiz de pá e a seção de ponta de pá em uma direção geralmente no sentido de envergadura. Em determinadas realizações, os segmentos de pá podem incluir um ou mais segmentos de borda anterior, segmentos de borda traseira, segmentos de lado de pressão, segmentos de lado de sucção, um segmento de lado de pressão dianteiro, um segmento de lado de sucção dianteiro, um segmento de lado de pressão posterior, um segmento de lado de sucção posterior ou um segmento de pá contínuo sem juntas. Além disso, a seção de raiz de pá e/ou a seção de ponta de pá podem incluir, cada uma, uma ou mais mesas de longarina. Desse modo, a seção de raiz de pá e a seção de ponta de pá podem ser unidas entre si por meio das respectivas mesas de longarina das mesmas.
[027] Assim, a presente revelação fornece muitas vantagens que não se encontram presentes na técnica anterior. Por exemplo, a presente revelação fornece uma pá de rotor modular que tem múltiplos segmentos e/ou componentes de pá que podem ser, cada um, pré-formados individualmente antes da armação da pá. Desse modo, os segmentos de pá reduzem o número de linhas de ligação e deslocam as linhas de ligação na direção contrária das regiões de borda anterior e/ou traseira. Além disso, o número de juntas de chanfro, ou semelhantes, pode ser reduzido. Adicionalmente, as pás de rotor modulares, conforme descrito no presente documento, podem aumentar opções de cadeia de suprimento, podem reduzir o tempo de ciclo de armação e/ou podem reduzir o custo de remessa. Desse modo, as pás de rotor e os métodos da presente revelação fornecem uma alternativa econômica às pás de rotor convencionais. Além disso, as pás de rotor da presente revelação podem ter o peso reduzido.
[028] Agora, em referência aos desenhos, a Figura 1 ilustra uma realização de uma turbina eólica 10 de acordo com a presente revelação. Conforme mostrado, a turbina eólica 10 inclui uma torre 12 com uma nacela 14 montada na mesma. Uma pluralidade de pás de rotor 16 está montada em um cubo de rotor 18, que, por sua vez, está conectado a um flange principal que gira uma haste de rotor principal. Os componentes de geração e controle de energia eólica estão alojados dentro da nacela 14. A vista da Figura 1 é fornecida para propósitos ilustrativos apenas para alocar a presente invenção em um campo exemplificativo de uso. Deve-se observar que a invenção não se limita a qualquer tipo particular de configuração de turbina eólica. Além disso, a presente invenção não se limita ao uso com turbinas eólicas, porém pode ser utilizada em qualquer aplicação que tenha pás de rotor.
[029] Referindo-se agora às Figuras 2 e 3, várias vistas de uma pá de rotor modular 16 fabricada de acordo com a presente revelação são ilustradas. Conforme mostrado, a pá de rotor 16 inclui uma configuração modular que tem uma seção de raiz de pá pré-formada 20, uma seção de ponta de pá pré-formada 22 disposta em oposição à seção de raiz de pá 20 e uma pluralidade de segmentos de pá disposta entre as mesmas. A seção de raiz de pá 20 é configurada para ser montada ou, de outro modo, presa no rotor 18 (Figura 1). Além disso, conforme mostrado na Figura 2, a pá de rotor 16 define uma envergadura 23 que é igual ao comprimento total entre a seção de raiz de pá 20 e a seção de ponta de pá 22. Além disso, conforme exibido na Figura 2 e 6, a pá de rotor 16 define uma corda 25 que é igual ao comprimento total entre uma borda anterior 40 da pá de rotor 16 e uma borda traseira 42 da pá de rotor 16. Conforme é geralmente compreendido, a corda 25 pode variar em comprimento em relação à envergadura 23 conforme o corpo 16 se estende a partir da seção de raiz de pá 20 até a seção ponta de pá 22.
[030] Além disso, conforme mostrado nas realizações ilustradas, os segmentos de pá podem incluir uma pluralidade de segmentos de borda anterior 24 e uma pluralidade de segmentos de borda traseira 26 dispostas, em geral, entre a seção de raiz de pá 20 e a seção de ponta de pá 22 ao longo de um eixo geométrico longitudinal 27 em uma direção geralmente no sentido de envergadura. Desse modo, os segmentos de borda anterior e traseiro 24, 26 servem, de modo geral, como o estojo/cobertura exterior da pá de rotor 16 e podem definir um perfil substancialmente aerodinâmico, tal como definindo-se um corte transversal simétrico ou em formato de aerofólio arqueado. Em realizações adicionais, deve-se entender que a porção de segmento de pá da pá 16 pode incluir qualquer combinação dos segmentos descritos no presente documento e não se limitam às realizações, conforme retratado.
[031] Referindo-se, agora, à Figura 4, cada um dos segmentos de borda anterior 24 tem uma superfície de lado de pressão dianteira 28 e uma superfície de lado de sucção dianteira 30. Semelhantemente, conforme mostrado na Figura 5, cada um dos segmentos de borda traseira 26 tem uma superfície de lado de pressão posterior 32 e uma superfície de lado de sucção posterior 34. Além disso, conforme mostrado particularmente na Figura 6, o(s) segmento(s) de borda anterior 26 e o(s) segmento(s) de borda traseira 26 podem ser unidos em uma costura de lado de pressão 36 e em uma costura de lado de sucção 38. Assim, a superfície de lado de pressão dianteira 28 do segmento de borda anterior 24 e a superfície de lado de pressão posterior 32 do segmento de borda traseira 26 definem, em geral, uma superfície de lado de pressão da pá de rotor 16. Semelhantemente, a superfície de lado de sucção dianteira 30 do segmento de borda anterior 24 e a superfície de lado de sucção posterior 34 do segmento de borda traseira 26 definem, em geral, uma superfície de lado de sucção da pá de rotor 16.
[032] Em realizações adicionais, conforme mostrado na Figura 8, o(s) segmento(s) de borda anterior 24 e o(s) segmento(s) de borda traseira 26 podem ser configurados de modo a se sobreporem à costura de lado de pressão 36 e/ou à costura de lado de sucção 38. Além disso, conforme exibido na Figura 2, os segmentos de borda anterior adjacentes 24 assim como os segmentos de borda traseira adjacentes 26 podem ser configurados de modo a se sobreporem em uma costura 54. Mais especificamente, em determinadas realizações, os vários segmentos da pá de rotor 16 podem ser presos entre si, por exemplo, por meio de um adesivo 56 configurado entre os segmentos de borda anterior e traseiro em sobreposição 24, 26 e/ou os segmentos de borda anterior e traseiro adjacentes em sobreposição 24, 26.
[033] Além disso, a costura de lado de pressão 26 e/ou a costura de lado de sucção 38 pode estar localizada em qualquer localização no sentido da corda adequada. Por exemplo, conforme mostrado nas Figuras 6 e 8, as costuras 36, 38 podem ser localizadas a partir de cerca de 40% a cerca de 60% da corda da borda anterior 40 da pá de rotor 16. Mais especificamente, em determinadas realizações, as costuras 36, 38 podem estar localizadas em cerca de 50% da corda da borda anterior 40. Ainda em realizações adicionais, as costuras 36, 38 podem estar localizadas em menos que 40% da corda ou em mais que 60% da corda a partir da borda anterior 40 da pá de rotor 16. Além disso, em algumas realizações, as costuras 36, 38 podem ser alinhadas, conforme mostrado de modo geral nas Figuras. Alternativamente, as costuras 36, 38 podem ser desviadas.
[034] Em realizações alternativas, conforme mostrado nas Figuras 3 e 7, a pá de rotor 16 pode incluir também pelo menos um segmento de lado de pressão 44 e/ou pelo menos um segmento de lado de sucção 46. Por exemplo, conforme mostrado na Figura 7, a pá de rotor 16 pode incluir um segmento de lado de pressão 44 disposto e unido a um segmento de lado de sucção 46 nas bordas anterior e traseira 40, 42. Tais segmentos podem ser usados em combinação com os segmentos adicionais e/ou sem incluir os mesmos, conforme descrito no presente documento.
[035] Até então, os segmentos descritos no presente documento são unidos em duas localizações de junta. Embora, em realizações adicionais, menos que duas ou mais localizações de junta possam ser utilizadas. Por exemplo, conforme mostrado na Figura 9, a pá de rotor 16 pode incluir também uma superfície de pá contínua sem juntas 45. Mais especificamente, conforme mostrado, a superfície de pá contínua sem juntas 45 não exige a ligação de múltiplos segmentos. Tais segmentos 45 podem ser usados em combinação com os segmentos adicionais e/ou sem incluir os mesmos, conforme descrito no presente documento. Além disso, conforme mostrado na Figura 10, a pá de rotor 16 pode incluir também um segmento de pá que tem uma superfície de pá com junta única 55. Mais especifícamente, conforme mostrado, a superfície de pá com junta única 55 pode incluir uma superfície de lado de pressão 33, uma superfície de lado de sucção 31 e uma única junta 57 na borda traseira 42. Desse modo, a superfície de pá com junta única 55 exige apenas uma junta em vez de múltiplas juntas. Tais segmentos 55 podem ser usados em combinação com os segmentos adicionais e/ou sem incluir os mesmos, conforme descrito no presente documento.
[036] Ademais, conforme mostrado nas Figuras 11 e 12, a pá de rotor 16 pode incluir também uma superfície de pá com múltiplas juntas 59. Mais especificamente, conforme mostrado na Figura 11, a superfície de pá com múltiplas juntas 59 pode incluir uma pluralidade de segmentos 41, 43, 47, 49 unidos entre si por meio de múltiplas juntas 61, 63, 65, 67 espaçadas em torno do corte transversal do segmento de pá 59. Por exemplo, conforme mostrado, os segmentos 41, 43, 47, 49 podem incluir um segmento de lado de pressão dianteiro 43, um segmento de lado de sucção dianteiro 41, um segmento de lado de pressão posterior 49 e um segmento de lado de sucção posterior 47. Em outra realização, conforme mostrado na Figura 12, o segmento de pá 59 pode incluir um segmento de pá em formato geralmente de J 39 e um segmento de pá adicional, por exemplo, segmento de lado de pressão posterior 49 ou segmento de lado de sucção posterior 47, unidos entre si por meio das juntas 65 e 67. Mais especificamente, conforme mostrado, o segmento de pá em formato de J 39 pode se estender da borda traseira 42 ao redor da superfície de lado de sucção 33 até uma costura de lado de pressão 35. Tais segmentos podem ser usados em combinação com os segmentos adicionais e/ou sem incluir os mesmos, conforme descrito no presente documento.
[037] Referindo-se agora às Figuras 2, 3 e 6 a 7, a pá de rotor 16 também pode incluir também uma ou mais mesas de longarina que se estendem longitudinalmente configuradas para fornecer rigidez, força e/ou resistência aprimorada à deformação à pá de rotor 16. Por exemplo, a seção de raiz de pá 20 pode incluir uma ou mais mesas de longarina que se estendem longitudinalmente 48, 50 configuradas de modo a se engatarem às superfícies interiores opostas dos segmentos de pá da pá de rotor 16. Semelhantemente, a seção de ponta de pá 22 pode incluir uma ou mais mesas de longarina que se estendem longitudinalmente 51, 53 configuradas de modo a se engatarem às superfícies interiores da pá da pá de rotor 16. Além disso, a seção de ponta de pá 20 e/ou a seção de raiz de pá 22 podem incluir também uma ou mais almas de longarina 35 configuradas entre as uma ou mais mesas de longarina 48, 50, 51,53 da seção de raiz de pá 20 ou da seção de ponta de pá 22, respectivamente. Assim, a(s) alma(s) de longarina 35 é (são) configurada(s) para aumentar a rigidez na seção de raiz de pá 20 e/ou na seção de ponta de pá 22, desse modo, permitindo que as seções 20, 22 sejam manipuladas com mais controle.
[038] Mais especificamente, em realizações particulares, a seção de raiz de pá 20 e/ou a seção de ponta de pá 22 podem ser pré-formadas com as uma ou mais mesas de longarina 48, 50, 51, 53. Além disso, as mesas de longarina de raiz de pá 48, 50 podem ser configuradas para se alinharem às mesas de longarina de ponta de pá 51, 53. Desse modo, as mesas de longarina 48, 50, 51, 53 podem ser projetadas de modo a controlar os esforços de flexão e/ou outras cargas que atuam na pá de rotor 16 em uma direção, em geral, no sentido de envergadura (uma direção paralela à envergadura 23 da pá de rotor 16) durante a operação de uma turbina eólica 10. Além disso, as mesas de longarina 48, 50, 51, 53 podem ser projetadas de modo a resistirem à compressão no sentido de envergadura que ocorre durante a operação turbina eólica 10. Além disso, a(s) mesa(s) de longarina 48, 50, 51,53 pode(m) ser configurada(s) de modo a se estender(em) a partir da seção de raiz de pá 20 até a seção de ponta de pá 22 ou até uma porção da mesma. Desse modo, em determinadas realizações, a seção de raiz de pá 20 e a seção de ponta de pá 22 podem ser unidas entre si por meio das respectivas mesas de longarina 48, 50, 51,53 da mesma.
[039] Em realizações adicionais, conforme mostrado na Figura 2, 3, 16 e 18, a pá de rotor 16 pode incluir também um componente estrutural adicional 52 preso na seção de raiz de pá 20 e que se estende em uma direção geralmente no sentido de envergadura. Mais especificamente, o componente estrutural 52 pode se estender em qualquer distância entre a seção de raiz de pá 20 e a seção de ponta de pá 22. Desse modo, o componente estrutural 52 é configurado para fornecer suporte estrutural adicional para a pá de rotor 16 assim como uma estrutura de montagem opcional para os vários segmentos de pá, conforme descrito no presente documento. Por exemplo, em determinadas realizações, o componente estrutural 52 pode ser preso na seção de raiz de pá 20 e pode se estender em uma distância no sentido de envergadura predeterminada de modo que os segmentos de borda traseira e/ou anterior 24, 26 possam ser montados no mesmo.
[040] Referindo-se agora às Figuras 13 a 19, várias realizações de armação da pá de rotor modular 16, conforme descrito no presente documento, são ilustradas. Por exemplo, conforme mostrado na Figura 12, um fluxograma de uma realização de um método 100 para armar uma pá de rotor modular 16 de acordo com a presente revelação é ilustrado. Conforme mostrado em 102, o método 100 inclui fornecer uma seção de raiz de pá pré-formada 20 e uma seção de ponta de pá pré-formada 22 da pá de rotor. Além disso, conforme mencionado e mostrado de modo geral nas Figuras, a seção de raiz de pá 20 e a seção de ponta de pá 22 incluem, cada uma, uma ou mais mesas de longarina 48, 50, 51, 53 que se estendem em uma direção geralmente no sentido de envergadura. Em tais realizações, a seção de raiz de pá 20 e as mesas de longarina 48, 50 podem ser fabricadas (por exemplo, infundidas) de uma só vez ou em um molde de modo a produzir uma parte integral uniforme. Semelhantemente, a seção de ponta de pá 22 e as uma ou mais mesas de longarina 51, 53 podem estar em uma única tentativa de modo a produzir uma parte integral uniforme.
[041] Conforme mostrado em 104, o método 100 pode incluir também fornecer pelo menos um segmento de pá pré-formado (por exemplo, segmentos 24, 26, 41, 43, 44, 45, 46, 47 ou 49 conforme descrito no presente documento,) da pá de rotor 16. Além disso, conforme mostrado em 106, o método 100 pode incluir também montar um ou mais segmentos de pá ao redor das mesas de longarina 48, 50 da seção de raiz de pá 20. Mais especificamente, em determinadas realizações, o(s) segmento(s) de pá pode(m) ter um corte transversal no sentido da corda que tem múltiplas juntas, em que pelo menos uma dentre as múltiplas juntas estão localizadas tanto na superfície de lado de pressão como na superfície de lado de sucção do segmento de pá. Desse modo, em determinadas realizações, o método 100 pode incluir montar segmentos de borda anterior e traseiro 24, 26 entre a seção de raiz de pá 20 e a seção de ponta de pá 22 e unir os segmentos por meio das costuras de lado de pressão e sucção 36, 38. Além disso, o método 100 pode incluir montar pelo menos um segmento de lado de pressão 44 e pelo menos um segmento de lado de sucção 46 entre a seção de raiz de pá 20 e a seção de ponta de pá 22 em uma direção geralmente no sentido de envergadura. Ainda em realizações adicionais, quando o segmento de pá for um segmento de pá com junta única 55 (Figura 10), o método 100 pode incluir separar as superfícies de lado de pressão e sucção 31, 33 na única junta 57, montar o segmento de pá contínuo 55 sobre as uma ou mais mesas de longarina 48, 50 e prender o segmento de pá contínuo 55 entre a seção de raiz de pá 20 e a seção de ponta de pá 22 por meio de um adesivo na única junta 55.
[042] Em realizações particulares, conforme mostrado na Figura 14 a 16 e 18, um aparelho de fixação 70 pode ser usado para armar a pá de rotor 16. Mais especificamente, o aparelho de fixação 70 pode ser usado para dispor e/ou orientar os segmentos de pá da pá de rotor 16 de modo que os segmentos possam ser montados apropriadamente entre a seção de raiz de pá 20 e a seção de ponta de pá 22. Mais especificamente, conforme mostrado, o aparelho de fixação 70 pode incluir um conjunto de fixação principal 58 que é configurado para sustentar e orientar a seção de raiz de pá 20, por exemplo, com o lado de borda anterior para baixo ou vice-versa. Além disso, em algumas realizações, o conjunto de fixação principal 58 pode incluir também uma placa de raiz de pá 64 configurada para alinhar uma porção de extremidade de raiz 68 da seção de raiz de pá 20 no conjunto de fixação principal 58. Além disso, o conjunto de fixação principal 58 pode incluir também uma estrutura de suporte de raiz 66 configurada para sustentar a porção de extremidade de raiz 68 da seção de raiz de pá 20. Em determinadas realizações, conforme mostrado na Figura 18, a estrutura de suporte de raiz 66 pode incluir adicionalmente um coxim de suporte 72 configurado para fornecer suporte e/ou proteção adicional à porção de extremidade de raiz 68 da seção de raiz de pá 20.
[043] Além disso, conforme exibido na Figura 14 a 16 e 18, o aparelho de fixação pode incluir um conjunto de fixação de borda anterior 60 que é configurado para sustentar e/ou orientar o(s) segmento(s) de borda anterior 24 em relação à seção de raiz de pá 20. Desse modo, o conjunto de fixação de borda anterior 60 pode ser instalado no conjunto de fixação principal 58, por exemplo, abaixo da seção de raiz de pá 20 quando a seção de raiz de pá 20 estiver instalada no conjunto de fixação principal 58. Assim, o conjunto de fixação de borda anterior 60 permite que o(s) segmento(s) de borda anterior 24 seja(m) montado(s) facilmente entre a seção de raiz de pá 20 e a seção de ponta de pá 22 ao passo que o(s) segmento(s) de borda anterior 24 é (são) mantido(s) no lugar por meio do conjunto de fixação de borda anterior 60.
[044] Semelhantemente, conforme mostrado nas Figuras 14 a 16 e 18, o aparelho de fixação 70 pode incluir um conjunto de fixação de borda traseira 62 que é configurado para sustentar e/ou orientar o(s) segmento(s) de borda traseira 26 em relação à seção de raiz de pá 20. Assim, o(s) segmento(s) de borda traseira 26 pode(m) ser carregado(s) no conjunto de fixação de borda traseira 62 e o conjunto de fixação 62 pode ser instalado no conjunto de fixação principal 58, por exemplo, acima da seção de raiz de pá 20 quando a seção de raiz de pá 20 for instalada no conjunto de fixação principal 58. Por exemplo, conforme mostrado na Figura 16, o conjunto de fixação de borda traseira 62 que contém o(s) segmento(s) de borda traseira 26 pode ser instalado no conjunto de fixação principal 58 acima da seção de raiz de pá 20 por meio de um guindaste. Desse modo, o(s) segmento(s) de borda traseira pode(m) ser montado(s) entre a seção de raiz de pá 20 e a seção de ponta de pá 22 ao passo que o(s) segmento(s) de borda traseira 26 é (são) mantido(s) no lugar por meio do conjunto de fixação de borda traseira 62. Assim, cada um dentre os conjuntos de fixação 58, 60, 62 pode ser usado para sustentar e dispor os vários segmentos/componentes de pá em uma direção geralmente no sentido de envergadura de modo que os componentes possam ser facilmente alinhados e presos juntamente para formar a pá de rotor 16.
[045] Mais especificamente, em determinadas realizações, o(s) segmento(s) de borda anterior 24 pode(m) ser carregado(s) e sustentado(s) pelo conjunto de fixação de borda anterior 60. Além disso, em realizações particulares, o(s) segmento(s) de borda anterior 24 pode(m) ser unido(s) entre si, por exemplo, por meio de um adesivo, ao mesmo tempo que é (são) sustentado(s) no conjunto de fixação de borda anterior 60. Além disso, conforme mostrado na Figura 15, o conjunto de fixação de borda anterior 60 pode ser carregado no conjunto de fixação principal 58, por exemplo, em uma porção inferior do conjunto de fixação principal 58. Desse modo, conforme mostrado na Figura 16, o conjunto de fixação de borda anterior 60 pode ser elevado até a seção de raiz de pá 20 de modo a localizar apropriadamente o(s) segmento(s) de borda anterior 24 em relação à seção de raiz de pá 20. Além disso, o(s) segmento(s) de borda traseira 26 pode(m) ser carregado(s) no conjunto de fixação de borda traseira 62. Adicionalmente, em determinadas realizações, um ou mais segmento(s) de borda traseira adjacente 26 pode(m) ser unido(s) entre si, por exemplo, por meio de um adesivo, ao mesmo tempo que é (são) sustentado(s) pelo conjunto de fixação de borda traseira 62. Assim, o conjunto de fixação de borda traseira 62 pode ser abaixado no conjunto de fixação principal 58, por exemplo, com o uso de um guindaste, de modo que um ou mais dentre o(s) segmento(s) de borda traseira 26 possa(m) ser orientado(s) apropriadamente em relação ao(s) segmento(s) de borda anterior 24.
[046] Nas realizações adicionais, o método 100 pode incluir também prender um componente estrutural adicional 52 na seção de raiz de pá 20 de modo que o componente estrutural 52 se estenda em uma direção geralmente no sentido de envergadura. Desse modo, conforme mostrado na Figura 17, os segmentos de pá (por exemplo, os segmentos de borda anterior e traseiro 24, 26) podem ser montados no componente estrutural 52. Por exemplo, em uma realização, os segmentos de borda traseiro 26 podem ser montados no componente estrutural 52 da seção de raiz de pá 20 e os segmentos de borda anterior 24 podem ser montados nos segmentos de borda traseira 26, por exemplo, sobrepondo-se os segmentos de borda traseira 26 às costuras 36, 38. Nas realizações alternativas, qualquer um dos segmentos de pá, conforme descrito no presente documento, pode ser montado semelhantemente no componente estrutural 52 da seção de raiz de pá 20 em uma direção no sentido de envergadura.
[047] Desse modo, conforme mostrado em 108 da Figura 13, o método 100 pode incluir também unir a seção de ponta de pá 20 em ambas as mesas de longarina 51, 53, ou em uma dentre as mesmas, e/ou uma dentre os segmentos de pá de modo a formar a pá de rotor modular 16, conforme mostrado na Figura 19(A) e (B). Além disso, o método 100 pode incluir também montar uma ou mais almas de longarina 35 entre as uma ou mais mesas de longarina 48, 50, 51, 53 da seção de raiz de pá 20 ou da seção de ponta de pá 22 antes, por exemplo, da etapa de montar o pelo menos um segmento de pá entre a seção de raiz de pá 20 e a seção de ponta de pá 22. Desse modo, a(s) alma(s) de longarina é (são) configurada(s) para aumentar a rigidez na seção de raiz de pá 20 e/ou na seção de ponta de pá 22.
[048] Consequentemente, uma vez que a seção de raiz de pá 20 foi unida à seção de ponta de pá 22 (e conexões internas restantes da pá de rotor 16 são completas) os segmentos de encerramento restantes (por exemplo, segmentos de lado de sucção e pressão 44 e 46) podem ser instalados sobre a conexão ponta-raiz para completar a pá de rotor 16, por exemplo, conforme mostrado na Figura 19(C).
[049] A presente descrição escrita usa exemplos para revelar a invenção, inclusive o melhor modo, e também para capacitar qualquer pessoa versada na técnica a praticar a invenção, inclusive a produzir e usar qualquer aparelho ou sistema e a executar quaisquer métodos incorporados. O escopo patenteável da invenção é definido pelas reivindicações e pode incluir outros exemplos que ocorrem para as pessoas versadas na técnica. Tais outros exemplos estão destinados a serem abrangidos pelo escopo das reivindicações caso incluam elementos estruturais que não difiram da linguagem literal das reivindicações ou caso incluam elementos estruturais equivalentes com diferenças não substanciais das linguagens literais das reivindicações.
Lista de Partes 10 Turbina Eólica 12 Torre 14 Nacela 16 Pás de Rotor 18 Rotor 20 Seção de Raiz de Pá 22 Seção de Ponta de Pá 23 Envergadura 24 Segmento de Borda Anterior 25 Corda 26 Segmento de Borda Traseira 27 Eixo Geométrico longitudinal 28 Superfície de Lado de Pressão Dianteira 30 Superfície de Lado de Sucção Dianteira 31 Superfície de Lado de Pressão 32 Superfície de Lado de Pressão Posterior 33 Superfície de Lado de Sucção 34 Superfície de Lado de Sucção Posterior 35 Alma de Longarina 36 Costura de Lado de Pressão 38 Costura de Lado de Sucção 39 Segmento de Pá em Formato de J 40 Borda Anterior 41 Segmento de Lado de Pressão Dianteiro 42 Borda Traseira 43 Segmento de Lado de Sucção Dianteiro 44 Segmento de Lado de Pressão 45 Superfície de Aerofólio Contínua sem Junta 46 Segmento de Lado de Sucção 47 Segmento de Lado de Pressão Posterior 48 Mesa de Longarina de Raiz de lado De Pressão 49 Segmento de Lado de Sucção Posterior 50 Mesa de Longarina de Raiz de lado de Sucção 51 Mesa de Longarina de Ponta de lado De Pressão 52 Componente Estrutural 53 Mesa de Longarina de Ponta de lado De Sucção 54 Costura 55 Segmento de Pá com Junta Única 56 Adesivo 57 Junta Única 58 Conjunto de Fixação Principal 59 Segmento de Pá com Múltiplas Juntas 60 Conjunto de fixação de Borda Anterior 61 Junta 62 Conjunto de Fixação de Borda Traseira 63 Junta 64 Placa de Raiz de Pá 65 Junta 66 Estrutura de Suporte de Raiz 67 Junta 68 Porção de Extremidade de Raiz 70 Aparelho de Fixação 72 Coxim de Suporte 100 Método 102 Etapa de Método 104 Etapa de Método 106 Etapa de Método 108 Etapa de Método Reivindicações

Claims (20)

1. MÉTODO PARA ARMAR UMA PÁ DE ROTOR MODULAR de uma turbina eólica, caracterizado pelo fato de que o método compreende: fornecer uma seção de raiz de pá pré-formada e uma seção de ponta de pá pré-formada da pá de rotor, sendo que a seção de raiz de pá tem uma ou mais mesas de longarina que se estendem em uma direção geralmente no sentido de envergadura; fornecer pelo menos um segmento de pá pré-formado da pá de rotor; montar o pelo menos um segmento de pá ao redor das uma ou mais mesas de longarina da seção de raiz de pá, em que o pelo menos um segmento de pá compreende um corte transversal no sentido da corda que tem múltiplas juntas, em que pelo menos uma junta está localizada em pelo menos uma dentre uma superfície de lado de pressão ou uma superfície de lado de sucção; e, unir a seção de ponta de pá a pelo menos uma dentre uma ou mais mesas de longarina ou ao pelo menos um segmento de pá.
2. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente montar uma pluralidade de segmentos de pá entre a seção de raiz de pá e a seção de ponta de pá.
3. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente: prender um componente estrutural pré-formado na seção de raiz de pá em uma direção geralmente no sentido de envergadura, e montar a pluralidade de segmentos de pá no componente estrutural.
4. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que montar a pluralidade de segmentos de pá compreende adicionalmente prender os segmentos de pá em pelo menos uma dentre a seção de raiz de pá, a seção de ponta de pá, o componente estrutural, as uma ou mais mesas de longarina ou segmentos de pá adjacentes por meio de pelo menos um dentre adesivo, soldagem ou um ou mais prendedores.
5. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente montar uma ou mais almas de longarina entre as uma ou mais mesas de longarina da seção de raiz de pá ou da seção de ponta de pá antes de montar o pelo menos um segmento de pá entre a seção de raiz de pá e a seção de ponta de pá.
6. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente: montar pelo menos um segmento de borda anterior e pelo menos um segmento de borda traseira entre a seção de raiz de pá e a seção de ponta de pá, e prender o segmento de borda anterior e o segmento de borda traseira juntamente em uma costura de lado de pressão e uma costura de lado de sucção.
7. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente sustentar a seção de raiz de pá por meio de um conjunto de fixação principal durante montagem do pelo menos um segmento de borda anterior e o pelo menos um segmento traseiro entre a seção de raiz de pá e a seção de ponta de pá.
8. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente sustentar o pelo menos um dentre os segmentos de borda anterior e traseiro durante montagem por meio de um conjunto de fixação de borda anterior e um conjunto de fixação de borda traseira, respectivamente.
9. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente: colocar o pelo menos um segmento de borda anterior em um conjunto de fixação de borda anterior, instalar o conjunto de fixação de borda anterior no conjunto de fixação principal abaixo da seção de raiz de pá quando a seção de raiz de pá for instalada no conjunto de fixação principal, e montar o pelo menos um segmento de borda anterior entre a seção de raiz de pá e a seção de ponta de pá ao mesmo tempo que o segmento de borda anterior está no conjunto de fixação de borda anterior.
10. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente: colocar o pelo menos um segmento de borda traseira em um conjunto de fixação de borda traseira, instalar o conjunto de fixação de segmento de borda traseira no conjunto de fixação principal acima da seção de raiz de pá quando a seção de raiz de pá for instalada no conjunto de fixação principal.
11. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente instalar o conjunto de fixação de borda traseira acima da seção de raiz de pá por meio de um guindaste.
12. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente montar o pelo menos um segmento de borda traseira entre a seção de raiz de pá e a seção de ponta de pá ao mesmo tempo que o segmento de borda traseira não está no conjunto de fixação de borda traseira.
13. MÉTODO PARA ARMAR UMA PÁ DE ROTOR MODULAR de uma turbina eólica, caracterizado pelo fato de que o método compreende: fornecer uma seção de raiz de pá pré-formada e uma seção de ponta de pá pré-formada da pá de rotor, sendo que a seção de raiz de pá tem uma ou mais mesas de longarina que se estendem em uma direção geralmente no sentido de envergadura; fornecer pelo menos um segmento de pá pré-formado da pá de rotor; montar o pelo menos um segmento de pá ao redor das uma ou mais mesas de longarina da seção de raiz de pá, em que o pelo menos um segmento de pá compreende um corte transversal no sentido da corda que define uma superfície de pá contínua; e, unir a seção de ponta de pá a pelo menos uma dentre as uma ou mais mesas de longarina ou ao pelo menos um segmento de pá.
14. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que a superfície de pá contínua compreende uma única junta em uma borda traseira do segmento de pá, em que a superfície de pá contínua compreende uma superfície de lado de pressão e uma superfície de lado de sucção e em que o método compreende adicionalmente: separar as superfícies de lado de pressão e sucção na única junta, montar o segmento de pá contínuo sobre as uma ou mais mesas de longarina, unir as superfícies de lado de pressão e sucção na única junta, e prender o segmento de pá contínuo entre a seção de raiz de pá e a seção de ponta de pá.
15. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que a superfície de pá é sem juntas, em que o método compreende adicionalmente: instalar a superfície de pá sem juntas ao redor das uma ou mais mesas de longarina.
16. APARELHO DE FIXAÇÃO PARA ARMAR UMA PÁ DE ROTOR MODULAR de uma turbina eólica, caracterizado pelo fato de que o aparelho compreende: um conjunto de fixação principal configurado para sustentar e orientar uma seção de raiz de pá pré-formada; pelo menos um conjunto de fixação de segmento de pá configurado para sustentar e orientar um ou mais segmentos de pá em relação à seção de raiz de pá, em que o pelo menos um conjunto de fixação de segmento de pá se encaixa dentro de uma porção do conjunto de fixação principal.
17. APARELHO DE FIXAÇÃO, de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente pelo menos um conjunto de fixação de borda anterior e pelo menos um conjunto de fixação de borda traseira, em que o conjunto de fixação de borda anterior se encaixa abaixo da seção de raiz de pá quando instalado no conjunto de fixação principal e o conjunto de fixação de borda traseira se encaixa acima da seção de raiz de pá quando instalado no conjunto de fixação principal.
18. APARELHO DE FIXAÇÃO, de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente uma placa de raiz de pá configurada para alinhar uma porção de extremidade de raiz da seção de raiz de pá.
19. APARELHO DE FIXAÇÃO, de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato de que o conjunto de fixação principal compreende adicionalmente uma estrutura de suporte de raiz configurada para sustentar uma porção de extremidade de raiz da seção de raiz de pá.
20. APARELHO DE FIXAÇÃO, de acordo com a reivindicação 19, caracterizado pelo fato de que a estrutura de suporte de raiz compreende adicionalmente um coxim de suporte configurado para sustentar a porção de extremidade de raiz da seção de raiz de pá.

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102016015144A2 (pt) Modular rotor pass and method
BR102016014944B1 (pt) Método para armar uma pá de rotor modular e aparelho de fixação para armar uma pá de rotor modular
ES2924761T3 (es) Pala de rotor modular para aerogenerador
ES2910416T3 (es) Inserto de pala para una pala de rotor de un aerogenerador
US7976275B2 (en) Wind turbine rotor blade assembly having an access window and related methods
ES2757525T3 (es) Inserto de pala para una pala de rotor de turbina eólica
BR102015030354B1 (pt) Componente de pá de rotor, pá de rotor de uma turbina eólica e método para fabricar um componente de pá de rotor de uma turbina eólica
BR102015029380A2 (pt) método para fabricar um componente de pá de rotor de uma turbina eólica e pá de rotor de uma turbina eólica
BR102016017640A2 (pt) pá de rotor para uma turbina eólica
BR112017009208B1 (pt) Fabricação de teia de cisalhamento em forma de i
BR112020003184B1 (pt) Conjunto de pá de rotor e estrutura de conexão
BR112020002158A2 (pt) montagem de junta para uma pá de rotor de turbina eólica
JP7427659B2 (ja) 騒音低減テープを備えたジョイント風力タービンブレード
BR102015031035B1 (pt) Tampa de longarina de uma pá de rotor de uma turbina eólica, pá de rotor de uma turbina eólica e método para fabricar uma tampa de longarina de uma pá de rotor de uma turbina eólica
BR112021007648A2 (pt) pá de rotor para uma turbina eólica e método de montagem de uma pá de rotor de uma turbina eólica
BR102016014944A2 (pt) Methods and fixing apparatus for arming a modular rotor panel
CN113167213A (zh) 具有经由一个或多个结构部件支承的弦向延伸销的接头式转子叶片
BR112020022269A2 (pt) método para soldar componentes termoplásticos da pá do rotor
BR112021007402A2 (pt) pá de rotor para uma turbina eólica e método para unir primeiro e segundo segmentos de pá de uma pá de rotor de uma turbina eólica
BR112021006655A2 (pt) pá de rotor de turbina eólica juntada e turbina eólica
BR112021007184B1 (pt) Pá de rotor para uma turbina eólica e método para unir primeiro e segundo segmentos de pá de uma pá de rotor de uma turbina eólica
BR112021006655B1 (pt) Pá de rotor de turbina eólica juntada e turbina eólica
BR102016013246A2 (pt) Model rotor panel, continuous pre-formed structural component and method for mounting a modular rotor panel
BR112021007402B1 (pt) Pá de rotor para uma turbina eólica e método para unir primeiro e segundo segmentos de pá de uma pá de rotor de uma turbina eólica
BR102016013245A2 (pt) Modular rotor blade, rinse root section and method for manufacturing a rinse root section