BR102016012913A2 - Application technique for defensives and fertilizers with shared packaging and specific chemical dosage for each pulverizer tank size - Google Patents
Application technique for defensives and fertilizers with shared packaging and specific chemical dosage for each pulverizer tank size Download PDFInfo
- Publication number
- BR102016012913A2 BR102016012913A2 BR102016012913-3A BR102016012913A BR102016012913A2 BR 102016012913 A2 BR102016012913 A2 BR 102016012913A2 BR 102016012913 A BR102016012913 A BR 102016012913A BR 102016012913 A2 BR102016012913 A2 BR 102016012913A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- packaging
- shared
- defensive
- tank
- box
- Prior art date
Links
Classifications
-
- Y—GENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
- Y02—TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
- Y02W—CLIMATE CHANGE MITIGATION TECHNOLOGIES RELATED TO WASTEWATER TREATMENT OR WASTE MANAGEMENT
- Y02W30/00—Technologies for solid waste management
- Y02W30/50—Reuse, recycling or recovery technologies
- Y02W30/80—Packaging reuse or recycling, e.g. of multilayer packaging
Landscapes
- Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)
Abstract
‘’tecnologia de aplicação de defensivos e fertilizantes com embalagem compartilhada e dosagen específica de produtos químicos para cada tamanho de tanque pulverizador. a presente patente invenção (pi) refere-se a uma tecnologia em embalagem para aplicação de defensivos agrícolas com dosagem de três produtos em uma só embalagem compartilhada (limpador de tanque, antiespumante e espalhante), contém os três produtos acomodados dentro da caixa, porém separados entre si permitindo que cada um obtenha uma formulação com melhor concentração de ingredientes por produto, solucionando os problemas de calda de ph, perdas por espuma, deriva e resíduos no tanque, tal embalagem compartilhada vem dosada para cada proporção de produto químico, conforme a capacidade do reservatório, quanto ao redutor de ph, separado em outra caixa, forma um kit que contém um copo dosador, fita de aferimento de ph e tabela que apresenta níveis de ph ideal para cada defensivo, afixada na lateral da caixa.
Description
RELATÓRIO DESCRITIVO da Patente de Invenção (PI) de 'TECNOLOGIA DE APLICAÇÃO DE DEFENSIVOS E FERTILIZANTES COM EMBALAGEM COMPARTILHADA E DOSAGEN ESPECÍFICA DE PRODUTOS QUÍMICOS PARA CADA TAMANHO DE TANQUE PULVERIZADOR".
[001] A presente Patente de Invenção diz respeito a uma tecnologia de aplicação por uma diferente modalidade de dosagem, através de um kit composto por três produtos em uma só embalagem compartilhada do tipo "bag in box" (limpador de tanque, antiespumante e adjuvante espalhador) que faz a dosagem exclusiva para cada tamanho de tanque pulverizador, como parte desta tecnologia, outra embalagem isolada contendo um Redutor de pH.
[002] A embalagem compartilhada contém os três produtos acomodados dentro de uma caixa, porém separados entre si, permitindo a cada um obter uma formulação com maior concentração de ingredientes por produto solucionando de vez os problemas de calda de pH, perdas por espuma, deriva e resíduos no tanque que reduzem a eficiência da maioria dos defensivos utilizados na agricultura.
[003] Como campo de aplicação, a presente embalagem objetiva solucionar os problemas encontrados na aplicação de defensivos agrícolas,evitando o desperdício de produtos, a dificuldade em chegar ao pH ideal de calda, a baixa eficiência dos defensivos tornando as aplicações cada vez mais caras e principalmente a contaminação do meio ambiente.Tal embalagem é dotada de uma tecnologia que colabora com o meio ambiente, as caixas de papelão e os bags são todos recicláveis, de fácil manipulação. Após o uso, ocupam um espaço de armazenamento pequeno, pois são facilmente dobráveis.
[004] A técnica atual para aplicação de defensivos, utiliza embalagens plásticas, garrafas que quando descartadas de forma inadequada, entopem bueiros causando enchentes, contaminando os rios e o tempo de degradação leva muitos anos para se decompor.
[005] A nova tecnologia em embalagem facilita o processo de preparação da calda para o agricultor, pois cada embalagem compartilhada estará prontamente dosada exclusivamente ao tamanho do tanque do pulverizador, evitando desperdício de tempo do aplicador em calcular a dosagem do produto a ser aplicado. O pH ideal para cada aplicação atualmente não vem sendo devidamente atingido, porém, com esta tecnologia em embalagem o aplicador terá ferramentas disponíveis para aferir o pH da calda e chegar ao pH ideal, de acordo com o defensivo que está sendo utilizado.
[006] Nas aplicações atuais são utilizados produtos onde os agentes antiespumante, redutor de pH e espalhante são misturados e embasados na mesma embalagem, não contendo o limpador de tanque, tendo assim uma menor concentração de silicone e agentes antiespumante e quando formulados há uma incompatibilidade entre eles, principalmente entre o espalhante e o antiespumante. No caso do espalhante, quando aumenta a quantidade de silicone, a eficiência do antiespumante cai e quando aumenta a concentração do antiespumante, a eficiência do espalhante diminui drasticamente. Portanto, tendo que chegar a um equilíbrio destes dois produtos, os mesmos continuam com a eficiência baixa.
[007] Estes produtos comercializados não contém o limpador de tanque, isso acarreta vários fatores como resíduos que ficam no fundo do tanque, canos, filtros e também o entupimento de bicos, quando estes bicos entopem, o operador além de perder tempo parando o equipamento que está em movimento para resolver o problema, depois de desmontar a ponta e o bico, geralmente costumam soprar esse bico com a boca para facilitar a limpeza. Tal prática, expõem ao risco de intoxicação, pois no momento em que sopra o bico, todo resíduo tóxico do produto é enviado para a face do operador. No caso do redutor de pH que está no mesmo frasco, junto com o antiespumante e espalhante, o mesmo não consegue ser dosado de forma que obtenha um pH ideal da calda, em muitas vezes atinge um pH muito baixo (ácido) o que piora o efeito dos fungicidas ou pH muito alto (alcalino) o que inibe a ação dos herbicidas.
[008] Tendo em vista os problemas detectados no estado da técnica e com o objetivo de superá-los, foi idealizada a patente de invenção de uma ' "TECNOLOGIA DE APLICAÇÃO DE DEFENSIVOS E FERTILIZANTES COM EMBALAGEM COMPARTILHADA E DOSAGEN ESPECÍFICA DE PRODUTOS QUÍMICOS PARA CADA TAMANHO DE TANQUE PULVERIZADOR",tal embalagem compartilhada visa atender a demanda na aplicação de defensivos agrícolas. O desenvolvimento da embalagem compartilhada com dosagem específica para o tamanho de cada pulverizador permite o uso do limpador de tanque, antiespumante e espalhante, os três juntos na mesma caixa, porém separados entre si no "Bag", evitando a incompatibilidade entre eles.
[009] Como os produtos são separados, durante a formulação dos mesmos, consegue-se atingir níveis elevados de concentração favorecendo a aplicabilidade e obtém-se melhor qualidade na calda de defensivos. O limpador de tanque é composto por Butil Glicol, Dodecil Benzeno, Sulfato de Sódio, Dipropileno Glicol, Emulsionantes, Sequestrantes e Quelatizantes, sua propriedade confere ser limpador, desgasificador, desengraxante, desencrostante contendo em sua fórmula, álcoois pesados não inflamáveis, solventes benzênicos, sequestrantes e cátions, tensoativos, emulsionantes que combinados formam um composto de alto rendimento e versatilidade, ideal para limpeza e desgasificação de tanques de pulverização em algumas superfícies afetadas por óleos, graxas e outros, evitando a formação de resíduos depositados no fundo do tanque, resíduos nos canos de distribuição e entupimentos de bicos, evita a contaminação por intoxicação do operador e perda de tempo durante o trabalho.
[010] No caso do espalhante, permite uma formulação com alta concentração de silicone (100%), é composto por líquido silicone poliéter de baixa viscosidade, evitando perdas por deriva porque proporciona maior peso das gotas atingindo o alvo (pragas e doenças), maior poder de espalhante e penetrante evitando perda por lavagem das folhas da cultura ocasionados por chuvas posteriores à aplicação, permite o uso de vazão UBV (Ultra Baixo Volume de calda aplicada por área) aumentando assim a capacidade de aplicar em áreas maiores com menos tempo.
[011] Com o processo da Patente de Invenção, um tanque que realizava a aplicação em 5 alqueires, o mesmo tanque aplica-se em 12 alqueires ou mais, dependendo do modelo de ponta de bicos que estiver sendo usado.
[012] No caso do antiespumante permite níveis altos de ingredientes evitando 100% perdas por espuma durante o enchimento do tanque pulverizador. No momento da pulverização ocorre na maioria das vezes a formação de espuma no interior do tanque principalmente quando está chegando ao final da aplicação, esta espuma que contém grande quantidade de ar faz com que ocorra desuniformidade na pulverização, o antiespumante em alta concentração inibe a formação desta espuma do início ao fim da aplicação proporcionando uniformidade da pulverização evitando falhas por falta de aplicação tanto para pragas como doenças.
[013] Já o redutor de pH isoladamente, em sua formulação alta em ácido fosfórico permite o uso de doses baixas adequadas do produto, indicadas através de tabelas de dosagem impressas na própria embalagem compartilhada, conseguindo atingir o pH ideal para cada defensivo que estiver sendo utilizado, aumentando a eficiência dos mesmos.Tal disposição tem melhor praticidade durante o manuseio, dispondo de dois ganchos que podem fixá-lo no pulverizador (nas barras de pulverização do pulverizador) ou em ambiente onde será armazenado. Contém visor transparente para que o aplicador visualize a quantidade do produto no seu interior, principalmente quando o produto está acabando.
[014] O uso da embalagem compartilhada é simples, quando o aplicador for usar a técnica, citando um exemplo de pulverizador com tamanho de tanque de 2000 Litros, deve primeiramente adicionar água até atingir a metade do tanque e com o agitador ligado,adicionar os produtos que estão presentes na caixa compartilhada ilustrada na Figura 1, após isso adicionar o agrotóxico (exemplo herbicida Glifosato), após, completa o tanque com água até atingir os 2000 litros de calda, medir o pH desta calda, anotar o valor (exemplo pH 6.0), em seguida utilizando uma tabela de defensivos onde consta a listagem de pH ideal para os herbicidas (tabela que deverá ser encontrada no interior da caixa do redutor de ph). No caso do exemplo, o pH ideal para o Glifosato é 3.0.
[015] O aplicador anota o valor e buscará na tabela de dosagens de pH que se encontra impressa na embalagem compartilhada a dosagem para atingir o pH de 6.0 para 3.0. No caso, para este tanque de 2000 Litros a dosagem encontrada é de 360 ml de redutor de pH para atingir o pH ideal, tendo em mãos a dose, adiciona ao tanque os 360 ml de redutor de pH, após, confere o pH da calda novamente com a fita de aferição de pH, caso não atingiu ainda, adicionar mais um pouco de redutor de pH de forma que atinja o pH ideal 3.0, anota esta dosagem para poder usar nos próximos tanques e após isso estará pronto para a aplicação com a calda de pH ideal, não havendo entupimento de bicos, perdas por espuma e por deriva. Para as próximas aplicações caso o aplicador for continuar como mesmo defensivo (herbicida Glifosato), não depende de aferir o pH novamente tendo em vista que já foi anotada a dosagem a ser utilizada de redutor de pH.
[016] Caso após a aplicação por um intervalo de tempo de 20 a 30 minutos ocorra chuva no local, o aplicador não perderá a aplicação, pois o espalhante com alta concentração de silicone promove o efeito penetrante onde a absorção do herbicida ocorre de forma imediata pelas folhas das plantas, caso não tenha sido usado o espalhante, precisaria de no mínimo 4 horas sem chuva após a aplicação, caso contrário o aplicador deve fazer nova aplicação, naquele local.
[017] A embalagem compartilhada dispensa o uso de equipamentos cortantes, com cortes serrilhados, facilita o manuseio e possibilita destacar os três compartimentos desligando-os entre si, facilitando o esvaziamento do produto e realizar o enxágue.
[018] Segue abaixo ilustrações da utilização e funcionamento do processo da Patente de Invenção, conforme as figuras, onde, FIGURA 1 - Apresenta o "Bag" dividido em três partes com bocais, contendo em cada um isoladamente o Espalhante, o Antiespumante e em um terceiro compartimento, o Limpador de tanque; FIGURA 2 - Demonstra um dos modelos de embalagem compartilhada "Bag In Box",já dosada para um tanque pulverizador no tamanho de 2000 L, com impressão da tabela, na parte externa da caixa, com as dosagens para atingir o pH ideal. A caixa contém em seu interior o "Bag" com três bocais, conforme Figura 1; FIGURA 3 - Ilustra com 8 modelos de caixa compartilhada para vazão normal de pulverização, onde cada um está prontamente dosado para cada tamanho de tanque pulverizador com impressão de tabelas, nas caixas, com as dosagens do redutor de pH, para atingir o pH ideal; FIGURA 4- Ilustra com 8 modelos de caixa compartilhada para vazão de UBV (Ultra Baixo Volume), onde cada um está prontamente dosado para cada tamanho de pulverizador, com impressão das tabelas, na parte externa das caixas,com as dosagens do redutor de pH para atingir o pH ideal; FIGURA 5 - Apresenta a embalagem do tipo (Bag in Box), sem soldas, podendo ser envazado nas embalagens de 2L, 5L ou 20L, compondo o kit com a caixa onde será acondicionado em seu interior o"bag" com o produto redutor de pH; tabela de pH ideal para cada defensivo, fita para aferição de pH e copo dosador; FIGURA 6 - Apresenta o modelo de Dispenser (Bag de 20L) para o redutor de pH, que dispõem de dois ganchos caso o aplicador deseje fixá-lo no pulverizador; FIGURA 7 - Demonstra como pode ser realizada a troca do refil (Bag de 20 L) através da abertura do dispenser, por duas chaves giratórias "abre e fecha".
[019] Para as embalagens de 5L e 20L, demonstradas na Figura 5, as mesmas contém uma torneira com lacre. A fita (fita fotossensível) para aferição de pH, é de cor amarela que ao ser mergulhada na calda, altera a cor, que deve ser conferida com as cores que vem na embalagem das fitas. Cada cor representa um número de pH, deverá o aplicador comparar a cor da fita com as cores na embalagem, para aproximação do pH presente na calda.
REINVINDICAÇÕES
Claims (2)
1) TECNOLOGIA DE APLICAÇÃO DE DEFENSIVOS E FERTILIZANTES COM EMBALAGEM COMPARTILHADA E DOSAGEN ESPECÍFICA DE PRODUTOS QUÍMICOS PARA CADA TAMANHO DE TANQUE PULVERIZADOR, caracterizado por uma embalagem compartilhada onde três produtos químicos, utilizados na aplicação de defensivos agrícolas não se misturam, são separados por compartimentos na própria embalagem, permitindo maior concentração dos mesmos o que confere melhor qualidade da calda de defensivos, o uso do Redutor de ph isoladamente em outra embalagem é utilizado com auxílio de tabelas que demonstram a dosagem correta do pH ideal para cada tipo de defensivo;
2) TECNOLOGIA DE APLICAÇÃO DE DEFENSIVOS E FERTILIZANTES COM EMBALAGEM COMPARTILHADA E DOSAGEN ESPECÍFICA DE PRODUTOS QUÍMICOS PARA CADA TAMANHO DE TANQUE PULVERIZADOR, caracterizado por de acordo com a reinvindicação 1, ser uma embalagem compartilhada, dosada exclusivamente para o tamanho específico de cada tanque pulverizador, já a embalagem isolada com o redutor de pH, contém em seu interior fita de aferição de pH, tabela de dosagem para atingir o pH ideal, copo dosador, o dispenser é reutilizável, contendo visor transparente que indica a quantidade consumida, ganchos para fixar no tanque pulverizador tornando uma peça móvel.
Priority Applications (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BR102016012913-3A BR102016012913A2 (pt) | 2016-06-06 | 2016-06-06 | Application technique for defensives and fertilizers with shared packaging and specific chemical dosage for each pulverizer tank size |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BR102016012913-3A BR102016012913A2 (pt) | 2016-06-06 | 2016-06-06 | Application technique for defensives and fertilizers with shared packaging and specific chemical dosage for each pulverizer tank size |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR102016012913A2 true BR102016012913A2 (pt) | 2017-12-19 |
Family
ID=62597096
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR102016012913-3A BR102016012913A2 (pt) | 2016-06-06 | 2016-06-06 | Application technique for defensives and fertilizers with shared packaging and specific chemical dosage for each pulverizer tank size |
Country Status (1)
Country | Link |
---|---|
BR (1) | BR102016012913A2 (pt) |
-
2016
- 2016-06-06 BR BR102016012913-3A patent/BR102016012913A2/pt not_active Application Discontinuation
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US6375041B1 (en) | Rechargeable dispensing device | |
EP3151971B1 (en) | A fluid dispensing system and methods relating thereto | |
JPH0622716B2 (ja) | 混合およびスプレー装置 | |
US7565988B2 (en) | Refillable/reusable mixer bottle | |
US4491254A (en) | Liquid chemical applicator | |
JP2014528777A (ja) | 殺菌剤システム | |
US8701936B2 (en) | Solid concentrate dispensing system | |
US20080083779A1 (en) | Container assembly | |
CN214180290U (zh) | 地面清洁器和地面清洁化学制品 | |
US10016772B2 (en) | Spray bottle assembly | |
US5977183A (en) | Solid antimicrobial compositions | |
BR102016012913A2 (pt) | Application technique for defensives and fertilizers with shared packaging and specific chemical dosage for each pulverizer tank size | |
US10294009B2 (en) | Cleaning liquid dispensing system | |
PL206757B1 (pl) | Dozownik płynu | |
CA2973519C (en) | Cleaning liquid dispensing system | |
BR0215568B1 (pt) | Dispositivo dosador, e, método para fornecer um dispositivo dosador para um líquido | |
JP6549549B2 (ja) | 農学活性な製造物 | |
BR202020021938U2 (pt) | Disposição construtiva aplicada em caixa para defensivos e fertilizantes com embalagem compartilhada e dosagem específica para cada tamanho de tanque do pulverizador | |
US11008211B2 (en) | System and method for distributing scented, color-coded, or color scented dilution ratios of disinfectants, disinfectant based cleaning concentrates and ready to use foaming and non foaming hard surface, soft surface and skin cleaning concentrates that are diluted into ready to use form products | |
CA2289486A1 (en) | Dual-chamber canister for producing diluted ready-to-use solutions with anti-confusion protection | |
US20060109736A1 (en) | Device for mixing-dosing liquid cleaning product | |
CN219847509U (zh) | 一种公共卫生电动消毒喷雾器 | |
BRMU8901941U2 (pt) | tanque de calda concentrada | |
Taylor et al. | Three Options for Mixing and Loading Spray Tanks | |
CN116084325A (zh) | 一种多功能冲洗车 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention | ||
B11A | Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing | ||
B15G | Others concerning applications: unknown petition |
Free format text: A PETICAO DE NO 800190241742, APRESENTADA EM 27/06/2019, EM VIRTUDE DO DISPOSTO NOS ARTS. 218 OU 219 DA LPI (LEI 9279 / 96) DE 14/05/1996, E CONSIDERADA COMO PETICAO NAO CONHECIDA POIS NAO FOI FEITO O PETICIONAMENTO DO SERVICO DE DESARQUIVAMENTO, DENTRO DO PRAZO DE 24/08/2019 (QUE POR SER SABADO POSTERGA PARA 26/08/2019) DE ACORDO COM O PARAGRAFO UNICO DO ART. 33 DA LPI. A PARTIR DESTA DATA CORRE PRAZO DE 60 DIAS PARA EVENTUAL RECURSO DO INTERESSADO. |
|
B11Y | Definitive dismissal acc. article 33 of ipl - extension of time limit for request of examination expired |