BR102016001736B1 - Método para estabelecer uma conexão de comunicação ininterrupta e dispositivo de comunicação - Google Patents

Método para estabelecer uma conexão de comunicação ininterrupta e dispositivo de comunicação Download PDF

Info

Publication number
BR102016001736B1
BR102016001736B1 BR102016001736-0A BR102016001736A BR102016001736B1 BR 102016001736 B1 BR102016001736 B1 BR 102016001736B1 BR 102016001736 A BR102016001736 A BR 102016001736A BR 102016001736 B1 BR102016001736 B1 BR 102016001736B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
communication
communication device
allocated
connection
communication connection
Prior art date
Application number
BR102016001736-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102016001736A2 (pt
Inventor
Harald Albrecht
Original Assignee
Siemens Aktiengesellschaft
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from EP15153033.4A external-priority patent/EP3051371B1/de
Application filed by Siemens Aktiengesellschaft filed Critical Siemens Aktiengesellschaft
Publication of BR102016001736A2 publication Critical patent/BR102016001736A2/pt
Publication of BR102016001736B1 publication Critical patent/BR102016001736B1/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G05CONTROLLING; REGULATING
    • G05BCONTROL OR REGULATING SYSTEMS IN GENERAL; FUNCTIONAL ELEMENTS OF SUCH SYSTEMS; MONITORING OR TESTING ARRANGEMENTS FOR SUCH SYSTEMS OR ELEMENTS
    • G05B19/00Programme-control systems
    • G05B19/02Programme-control systems electric
    • G05B19/418Total factory control, i.e. centrally controlling a plurality of machines, e.g. direct or distributed numerical control [DNC], flexible manufacturing systems [FMS], integrated manufacturing systems [IMS] or computer integrated manufacturing [CIM]
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L12/00Data switching networks
    • H04L12/02Details

Abstract

MÉTODO PARA ESTABELECER UMA CONEXÃO DE COMUNICAÇÃO ININTERRUPTA E DISPOSITIVO DE COMUNICAÇÃO. Para que seja estabelecida uma conexão de comunicação ininterrupta a um dispositivo de comunicação, que é alocado a um sistema de automação industrial (100), uma unidade de monitoramento (105), alocada ao dispositivo de comunicação, checa, com base em um protocolo de resolução de nomes, se um segundo endereço de rede de comunicação, alocado ao primeiro dispositivo de comunicação, ficou válido. No caso de uma alocação de um novo endereço de rede de comunicação válido e de uma conexão de comunicação existente, a unidade de monitoramento inicia um estabelecimento de uma conexão de comunicação adicional usando o novo endereço de rede de comunicação.

Description

[001] A presente invenção refere-se a sistemas de automação industrial, que são usados para monitorar, controlar e ajustar Métodos técnicos, particularmente no campo de automação de produção, processamento e construção, e possibilitar uma operação de dispositivos de controle, sensores, maquinário e unidades industriais, que é tencionada para ser executada autônoma e independentemente de intervenções humanas. Devido a uma importância constantemente crescente de tecnologia da informação para sistemas de automação, compreendendo várias unidades de controle e computadorizadas ligadas em rede, os Métodos para a provisão segura de funções, distribuídas em um sistema de automação, estão ficando cada vez mais importantes para a provisão de funções de monitoramento, controle e regularização.
[002] As interrupções de conexões de comunicação entre unidades computadorizadas de um sistema de automação industrial ou de dispositivos de automação podem resultar em uma repetição indesejada ou desnecessária de uma transmissão de um pedido de serviço. Isso provoca uma utilização adicional de conexões de comunicação do sistema de automação industrial, o que pode resultar em outras falhas ou imperfeições. Além do mais, as mensagens que não foram transmitidas ou que não tenham sido completamente transmitidas podem, por exemplo, impedir que um sistema de automação industrial mude de, ou permaneça em uma condição operacional segura. Isso pode resultar, basicamente, em uma interrupção de toda uma unidade de produção e uma parada de produção cara. Em sistemas de automação industrial, um problema particular é provocado, normalmente, por tráfego de mensagens com mensagens comparativamente numerosas, mas relativamente curtas, em consequência do que os problemas mencionados acima são intensificados.
[003] No pedido de patente EP 1 770 458 A2, um sistema de automação industrial, com pelo menos um módulo controlador de lógica programável, é descrito, no qual uma unidade de configuração é proporcionada para configurar a unidade de controle e anunciar sua disponibilidade em uma rede de comunicação. A unidade de configuração aloca um endereço de rede de comunicação único, que pode, por exemplo, ser um endereço IPv6, na unidade de controle. Desse modo, a unidade de controle pode ser colocada automaticamente em funcionamento.
[004] Do pedido de patente europeia mais antigo com o número de arquivo de pedido de patente EP 14171757.9, um Método é conhecido para alocar endereços de redes de comunicação para participantes da rede de uma rede segmentada com várias sub-redes. As sub-redes são conectadas, em todos os casos, por meio de um roteador de sub-rede, a uma rede de coleta, que as conecta. Uma faixa de endereços comum é determinada localmente pelos roteadores de sub-redes por meio de uma troca de mensagens de roteadores distribuídas pela rede de coleta, e os endereços de redes de comunicação são definidos para os participantes da rede dentro da faixa de endereços.
[005] Particularmente, em redes de comunicação IPv6, as mudanças de endereços de redes de comunicação, em uma renumeração de redes, representam, essencialmente, Métodos considerados. Além do mais, os dispositivos de comunicação IPv6 podem controlar, simultaneamente, vários endereços de comunicação alocados, que têm, em todos os casos, um tempo de vida útil definido. No caso de uma conexão protegida existente, entre um dispositivo de comunicação, dentro de uma rede de comunicação industrial, e um dispositivo de comunicação, fora da rede de comunicação industrial, uma mudança de um endereço de rede de comunicação pode resultar em uma interrupção temporária, o que pode provocar mais defeitos.
[006] No pedido de patente europeia mais antigo com o número de arquivo de pedido de patente EP 14185907.4, um Método é conhecido para estabelecer uma conexão de comunicação protegida a um dispositivo de comunicação, conectado a um sistema de automação industrial, em que uma conexão de comunicação protegida é estabelecida entre um primeiro dispositivo de comunicação e um segundo dispositivo de comunicação por meio de uma primeira sub-rede desprotegida. A conexão de comunicação protegida pode ser, por exemplo, um Túnel de Rede Privada Virtual. O segundo dispositivo de comunicação é conectado adicionalmente a uma segunda rede desprotegida, que é alocada ao sistema de automação industrial. Uma unidade de monitoramento, alocada ao segundo dispositivo de comunicação, checa se um novo endereço de rede de comunicação, alocado ao segundo dispositivo de comunicação para uma conexão à primeira sub-rede, ficou válido.
[007] De acordo com o Método descrito no pedido de patente europeia mais antigo com o número de arquivo de pedido de patente EP 14185907.4, no caso de uma mudança de um endereço de rede de comunicação, alocado ao segundo dispositivo de comunicação, para uma conexão à primeira sub-rede, e uma conexão de comunicação protegida ainda existente, entre os primeiro e segundo dispositivos de comunicação, a unidade de monitoramento transmite uma notificação de mudança de endereço, por meio da conexão de comunicação protegida existente, ao primeiro dispositivo de comunicação. Ao receber uma notificação de mudança de endereço, o primeiro dispositivo de comunicação inicia um estabelecimento de uma conexão de comunicação protegida adicional, entre os primeiro e segundo dispositivos de comunicação, por meio de uma primeira sub-rede. Tão logo a conexão de comunicação protegida adicional seja estabelecida e configurada, o primeiro dispositivo de comunicação completa uma alternância da conexão de comunicação protegida existente para a conexão de comunicação protegida adicional.
[008] O objetivo da presente invenção é, portanto, proporcionar um Método que seja simples para conduzir o estabelecimento de uma conexão de comunicação ininterrupta, o dito Método propiciando uma operação essencialmente contínua, no caso de mudanças de endereços de redes de comunicação durante as conexões existentes, e também dispositivos adequados para conduzir o dito Método.
[009] Com o Método de acordo com a invenção para estabelecer uma conexão de comunicação ininterrupta com um dispositivo de comunicação, que é alocada a um sistema de automação industrial, uma primeira conexão de comunicação é estabelecida entre um primeiro dispositivo de comunicação e um segundo dispositivo de comunicação, de acordo com um protocolo de controle de transmissão usando um primeiro endereço de rede de comunicação alocado ao primeiro dispositivo de comunicação. Ambos o primeiro dispositivo de comunicação e o segundo dispositivo de comunicação, ou apenas um dos dois dispositivos de comunicação, podem ou pode ser alocado ao sistema de automação industrial. Uma unidade de monitoramento, alocada ao primeiro dispositivo de comunicação, checa, com base em um protocolo de resolução de nomes, se um segundo endereço de rede de comunicação, alocado ao primeiro dispositivo de comunicação, ficou válido. A unidade de monitoramento pode, por exemplo, ser integrada no primeiro dispositivo de comunicação, em um roteador alocado no primeiro dispositivo de comunicação, ou em uma porta alocada ao primeiro dispositivo de comunicação.
[0010] De acordo com a invenção, no caso de uma alocação de um segundo endereço de rede de comunicação válido e de uma primeira conexão de comunicação existente, a unidade de monitoramento inicia um estabelecimento de uma segunda conexão de comunicação adicional, entre uma unidade de funções de transporte e comutação, alocada ao primeiro dispositivo de comunicação, e o segundo dispositivo de comunicação. A primeira conexão de comunicação e a segunda conexão de comunicação podem, por exemplo, ser estabelecidas de acordo com um protocolo de controle de conexão orientado por conexão, em particular, de acordo com o Protocolo de Controle de Transmissão (TCP). A unidade de funções de transporte e comutação compreende, de preferência, uma funcionalidade TCP de rotas múltiplas. A unidade de funções de transporte e comutação, alocada ao primeiro dispositivo de comunicação, estabelece a segunda conexão de comunicação, usando o segundo endereço de rede de comunicação, alocado ao primeiro dispositivo de comunicação. A primeira conexão de comunicação é desfeita, se a segunda conexão de comunicação for estabelecida com sucesso.
[0011] O Método de acordo com a invenção propicia um uso isento de colisão, transparente de conexões TCP / IP de rotas múltiplas em uma renumeração de redes, por meio de programas de controle executados em ambos os dispositivos de comunicação, sem a necessidade de medidas adicionais no nível de aplicação ou sessão, ou de medidas para estabelecer conexões de comunicação protegidas, tais como túneis VPN (Rede Privada Virtual). Em particular, os endereços IPv6 agregáveis por provedor podem ser usados nesse caso, de modo que não haja necessidade para endereços IPv6 independentes de provedor, que não são necessariamente disponíveis a todos os usuários. Além disso, o Método, de acordo com a invenção, pode ser conduzido com relativa facilidade, e pode ser integrado a uma infraestrutura existente, por uso de conceitos estabelecidos, tal como Sistema TCP de Rotas Múltiplas e de Nomes de Domínios Dinâmicos (DNS Dinâmico).
[0012] De acordo com um desenvolvimento preferido do Método de acordo com a invenção, a unidade de funções de transporte e comutação é projetada e configurada para processar uma pilha de protocolos de Internet. Em particular, a unidade de funções de transporte e comutação pode ser integrada no primeiro dispositivo de comunicação e pode ter acesso a um adaptador de rede de comunicação do primeiro dispositivo de comunicação por meio de um primeiro driver de adaptador de rede de comunicação. O adaptador de rede de comunicação pode compreender, por exemplo, uma unidade de transceptor e uma unidade de controle, para coordenar o acesso a um meio de comunicação.
[0013] De acordo com uma elaboração alternativa do Método de acordo com a invenção, a unidade de funções de transporte e comutação pode ser integrada a um roteador, alocado ao primeiro ou segundo dispositivo de comunicação, ou à porta alocada ao primeiro ou segundo dispositivo de comunicação. Nesse caso, o roteador ou porta age como um procurador para o respectivo dispositivo de comunicação e controla, por exemplo, as conexões TCP de rotas múltiplas para o dispositivo de comunicação, que são estendidas pelo roteador ou porta, como simples conexões com o dispositivo de comunicação.
[0014] De acordo com uma outra elaboração da presente invenção, uma unidade de resolução de nomes é alocada vantajosamente à unidade de monitoramento, a dita unidade de resolução de nomes checando continuamente, com base em um serviço de resolução de nomes, se um segundo endereço de rede de comunicação, alocado ao primeiro dispositivo de comunicação, ficou válido. O serviço de resolução de nomes é proporcionado, por exemplo, por pelo menos um Servidor de Sistema de Nomes de Domínios. Nesse caso, a unidade de resolução de nomes é cliente DNS, que, de preferência, monitora uma mudança de um prefixo IPv6, alocado ao primeiro dispositivo de comunicação. No caso de uma mudança do prefixo IPv6, a unidade de monitoramento pode, desse modo, iniciar o estabelecimento da segunda conexão de comunicação adicional.
[0015] De acordo com uma elaboração particularmente preferida, o segundo dispositivo de comunicação é elaborado e configurado essencialmente do mesmo modo que o primeiro dispositivo de comunicação. A primeira conexão de comunicação é estabelecida por uso de um primeiro endereço de rede de comunicação, alocado ao segundo dispositivo de comunicação. Nesse caso, uma unidade de monitoramento, alocada ao segundo dispositivo de comunicação, checa ainda se um segundo endereço de rede de comunicação, alocado ao segundo dispositivo de comunicação, ficou válido, e, no caso de uma mudança de endereço ou mudança de validade, inicia um estabelecimento de uma segunda conexão de comunicação adicional. Além do mais, no caso de uma mudança de endereço ou mudança de validade, uma unidade de funções de transporte e comutação, alocada ao segundo dispositivo de comunicação, estabelece a segunda conexão de comunicação usando o segundo endereço de rede de comunicação, alocado ao segundo dispositivo de comunicação.
[0016] A unidade de monitoramento, alocada ao primeiro dispositivo de comunicação, checa, de preferência, apenas no caso de um estabelecimento da primeira conexão de comunicação, iniciada pelo primeiro dispositivo de comunicação, se um segundo endereço de rede de comunicação, alocado ao primeiro dispositivo de comunicação, ou um segundo endereço de rede de comunicação, alocado ao segundo dispositivo de comunicação, ficou válido, e, quando adequado, inicia um estabelecimento de uma segunda conexão de comunicação adicional. Do mesmo modo, a unidade de monitoramento, alocada ao segundo dispositivo de comunicação, checa, vantajosamente, apenas no caso de um estabelecimento da primeira conexão de comunicação, iniciada pelo segundo dispositivo de comunicação, se um segundo endereço de rede de comunicação, alocado ao primeiro dispositivo de comunicação, ou um segundo endereço de rede de comunicação, alocado ao segundo dispositivo de comunicação, ficou válido, e, quando adequado, inicia um estabelecimento de uma segunda conexão de comunicação adicional. De acordo com uma elaboração alternativa da presente invenção, a unidade de monitoramento, que é alocada ao dispositivo de comunicação ativo iniciando a primeira conexão de comunicação, pode ser também notificada pela unidade de monitoramento, que é alocada ao respectivo outro dispositivo de comunicação passivo, de uma mudança de endereço ou mudança de validade afetando o dispositivo de comunicação passivo.
[0017] O dispositivo de comunicação, de acordo com a invenção, é proporcionado para conduzir um Método de acordo com as explicações apresentadas acima, e tem pelo menos uma unidade de transceptor e pelo menos uma unidade de controle, para coordenar acesso a um meio de comunicação. O dispositivo de comunicação, de acordo com a invenção, compreende, além do mais, uma unidade de monitoramento, para checar, com base em um protocolo de resolução de nomes, se um endereço de rede de comunicação novo ou adicional, alocado ao dispositivo de comunicação, ficou válido. No caso de uma alocação de um endereço de rede de comunicação válido novo ou adicional e de uma conexão de comunicação existente a um dispositivo de comunicação selecionado, a unidade de monitoramento é configurada e projetada para iniciar um estabelecimento de uma conexão de comunicação adicional, entre a unidade de funções de transporte e comutação, alocada ao dispositivo de comunicação, e o dispositivo de comunicação selecionado. Além disso, o dispositivo de comunicação, de acordo com a invenção, compreende uma unidade de funções de transporte e comutação, que é configurada e projetada para estabelecer a conexão de comunicação adicional, usando o endereço de rede de comunicação novo ou adicional alocado no dispositivo de a. comunicação, e eliminar a conexão de comunicação previamente existente, se a conexão de comunicação adicional for estabelecida com sucesso.
[0018] A presente invenção é descrita em detalhes abaixo com base em uma concretização exemplificativa, com referência ao desenho. A figura mostra um sistema de automação industrial, com um sistema de engenharia, como um ponto de partida de uma conexão de comunicação, e um dispositivo de automação, como o ponto final da conexão de comunicação.
[0019] De acordo com a presente concretização exemplificativa, o sistema de automação industrial, mostrado na figura, compreende pelo menos um sistema de engenharia 100, para o planejamento e a monitoração de dispositivos de automação, um exemplo de um dispositivo de automação 200, um servidor DNS (Sistema de Nomes de Domínios) 300, e um roteador 400, alocado no dispositivo de automação 200. O sistema de engenharia 100, o dispositivo de automação 200, o servidor DNS 300 e o roteador 400 são interligados por meio de uma rede de comunicação industrial 500.
[0020] O sistema de engenharia 100 compreende um dispositivo de comunicação com uma unidade de transceptor 101 implementada por meio de uma unidade de função PHY, uma unidade de controle 102 implementada por meio de uma unidade de função MAC para coordenar acesso a um meio de comunicação, e uma unidade de monitoramento 105 para checar, com base em um protocolo de resolução de nomes, se um endereço IPv6 novo ou adicional, alocado ao sistema de engenharia 100, ficou válido. Um cliente DNS 106 é alocado à unidade de monitoramento 105 para esse fim, o dito cliente checando continuamente, com base em um serviço de resolução de nomes proporcionado pelo servidor DNS 300, se um novo endereço IPv6, alocado ao sistema de engenharia, ficou válido, e notifica, consequentemente, a unidade de monitoramento 105.
[0021] O dispositivo de comunicação do sistema de engenharia 100 compreende ainda uma unidade de funções de transporte e comutação 103, para processar uma pilha de protocolos TCP/IP, a dita unidade tendo uma funcionalidade TCP de rotas múltiplas e proporcionando um protocolo TCP/IP orientado por conexão para pelo menos um programa de controle 104, em execução no sistema de engenharia 100. A unidade de funções de transporte e comutação 103 tem acesso à unidade de transceptor 101 e à unidade de controle 102 por meio de um driver de adaptador de rede de comunicação, para coordenar acesso a um meio de comunicação.
[0022] O dispositivo de automação 200 pode ser, por exemplo, um controlador de lógica programável ou um dispositivo de campo, e, na presente concretização, compreende um dispositivo de comunicação, que é projetado e configurado essencialmente do mesmo modo que o dispositivo de comunicação do sistema de engenharia 100. Em particular, o dispositivo de comunicação do dispositivo de automação 200 compreende uma unidade de transceptor 201, implementada por meio de uma unidade de função PHY, uma unidade de controle 202 implementada por meio de uma unidade de função MAC para coordenar acesso a um meio de comunicação, e também uma unidade de funções de transporte e comutação 203, para processar uma pilha de protocolos TCP/IP. A unidade de funções de transporte e comutação 203 proporciona um serviço de transporte TCP/IP orientado por conexão para pelo menos um programa de controle 204, em execução no dispositivo de automação 200.
[0023] Na presente concretização exemplificativa, uma primeira conexão de comunicação é estabelecida entre o sistema de engenharia 100 e o dispositivo de automação 200, de acordo com o Protocolo de Controle de Transmissão usando um primeiro endereço de rede de comunicação, alocado ao sistema de engenharia 100, e um primeiro endereço de rede de comunicação, alocado ao dispositivo de automação 200. No caso de um estabelecimento da primeira conexão de comunicação, iniciada pelo sistema de engenharia 100, a unidade de monitoramento 105, alocada ao sistema de engenharia 100, checa continuamente se um segundo endereço IPv6, alocado ao sistema de engenharia 100, ou um segundo endereço IPv6, alocado ao dispositivo de automação 200, ficou válido.
[0024] No caso de alocação do segundo endereço IPv6 válido, particularmente com base em uma mudança de prefixo IPv6, e de uma primeira conexão de comunicação existente, a unidade de monitoramento 105 do sistema de engenharia 100 inicia um estabelecimento de uma segunda conexão de comunicação adicional, entre a unidade de funções de transporte e comutação 103 do sistema de engenharia 100 e a unidade de funções de transporte e comutação 203 do dispositivo de automação 200. A segunda conexão de comunicação é também estabelecida de acordo com o Protocolo de Controle de Transmissão. A unidade de funções de transporte e comutação 100 estabelece a segunda conexão de comunicação usando o segundo endereço IPv6, alocado ao sistema de engenharia 100 ou ao dispositivo de automação 200. Se a segunda conexão de comunicação for estabelecida com sucesso, a primeira conexão de comunicação é eliminada pela unidade de funções de transporte e comutação 103 do sistema de engenharia 100.
[0025] Ao contrário, no caso de um estabelecimento da primeira conexão de comunicação pelo dispositivo de automação 200, uma unidade de monitoramento, alocada ao dispositivo de automação 200, checa se um segundo endereço de rede de comunicação, alocado ao sistema de engenharia 100, ou um segundo endereço de rede de comunicação, alocado ao dispositivo de automação 200, ficou válido, e inicia um estabelecimento da segunda conexão de comunicação adicional, no caso de uma mudança de endereço ou mudança de validade.
[0026] Se a unidade de funções de transporte e comutação 203 do dispositivo de automação não tiver qualquer funcionalidade TCP de rotas múltiplas, ou se o dispositivo de automação 200 não compreender a sua própria unidade de monitoramento ou um cliente DNS, as funções correspondentes podem ser transferidas para o roteador 400, alocado ao dispositivo de automação 200. Para esse fim, o roteador 400 compreende, de preferência, uma unidade de funções de transporte e comutação 401 com funcionalidade TCP de rotas múltiplas, uma unidade de monitoramento 402 de acordo com as explicações apresentadas acima, e um cliente DNS 403. O roteador 400 pode, desse modo, em particular, terminar as conexões TCP de rotas múltiplas para o dispositivo de automação 200, e pode encaminhar conexões TCP simples ao dispositivo de automação 400, ou ao dispositivo de comunicação do dispositivo de automação 200. As funções do sistema de engenharia 100 e do seu dispositivo de comunicação também podem ser transferidas correspondentemente a um roteador, alocado ao sistema de engenharia 100, ou a uma porta. O roteador ou porta então age como um procurador para o sistema de engenharia 100 ou para o dispositivo de automação 200.

Claims (18)

1. Método para estabelecer uma conexão de comunicação ininterrupta com um dispositivo de comunicação, que é alocada a um sistema de automação industrial (100), compreendendo, - uma primeira conexão de comunicação ser estabelecida entre um primeiro dispositivo de comunicação (100) e um segundo dispositivo de comunicação (200), de acordo com um protocolo de controle de transmissão usando um primeiro endereço de rede de comunicação alocado ao primeiro dispositivo de comunicação (100); caracterizado por, - uma unidade de monitoramento (105), alocada ao primeiro dispositivo de comunicação (100), checar, com base em um protocolo de resolução de nomes, se um segundo endereço de rede de comunicação, alocado ao primeiro dispositivo de comunicação (100), ficou válido; - no caso de uma alocação de um segundo endereço de rede de comunicação ser válido e de uma primeira conexão de comunicação existir, a unidade de monitoramento (105) inicia um estabelecimento de uma segunda conexão de comunicação adicional, entre uma unidade de funções de transporte e comutação (103), alocada ao primeiro dispositivo de comunicação (100), e o segundo dispositivo de comunicação (200); - a unidade de funções de transporte e/ou comutação (103), alocada ao primeiro dispositivo de comunicação (100), estabelecer a segunda conexão de comunicação, usando o segundo endereço de rede de comunicação, alocado ao primeiro dispositivo de comunicação (100); e - a primeira conexão de comunicação (100) ser desfeita, se a segunda conexão de comunicação for estabelecida com sucesso.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a primeira conexão de comunicação e/ou a segunda conexão de comunicação ser/serem estabelecida(s), de acordo com um protocolo de controle de conexão orientando por conexão.
3. Método de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por a primeira conexão de comunicação e/ou a segunda conexão de comunicação ser/serem estabelecida(s), de acordo com um Protocolo de Controle de Transmissão.
4. Método de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por a unidade de função de transporte e/ou de comutação (103) ter uma funcionalidade TCP de rotas múltiplas.
5. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 4, caracterizado por a unidade de função de transporte e/ou de comutação (103) ser projetada e configurada para processar uma pilha de protocolos de Internet.
6. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 5, caracterizado por a unidade de função de transporte e/ou de comutação (103) ser integrada ao primeiro dispositivo de comunicação (100), a um roteador (400) alocado ao primeiro dispositivo de comunicação (100), ou a uma porta alocada ao primeiro dispositivo de comunicação (100).
7. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 5, caracterizado por a unidade de função de transporte e/ou de comutação (103) ser integrada ao primeiro dispositivo de comunicação (100), e no qual a unidade de função de transporte e/ou de comutação (103) tem acesso a um adaptador de rede de comunicação do primeiro dispositivo de comunicação (100) por meio de um driver de adaptador de rede de comunicação.
8. Método de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por o adaptador de rede de comunicação compreender uma unidade de transceptor (101) e uma unidade de controle (102), para coordenar acesso a um meio de comunicação.
9. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 8, caracterizado por uma unidade de resolução de nomes (106) ser alocada à unidade de monitoramento (105), a dita unidade de resolução de nomes (106) checando continuamente, com base em um serviço de resolução de nomes, se um segundo endereço de rede de comunicação, alocado ao primeiro dispositivo de comunicação (100), ficou válido.
10. Método de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por o serviço de resolução de nomes ser proporcionado por pelo menos um Servidor de Sistema de Nomes de Domínios (300), e em que a unidade de resolução de nomes (106) é um cliente DNS.
11. Método de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por o cliente DNS (106) monitorar uma mudança de um prefixo IPv6, alocado ao primeiro dispositivo de comunicação (100).
12. Método de acordo com a reivindicação 11, caracterizado por, no caso de uma mudança do prefixo IPv6, a unidade de monitoramento (105) iniciar o estabelecimento da segunda conexão de comunicação adicional.
13. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 12, caracterizado por a unidade de monitoramento (105) ser integrada ao primeiro dispositivo de comunicação, a um roteador (400) alocado no primeiro dispositivo de comunicação (100), ou a uma porta alocada ao primeiro dispositivo de comunicação (100).
14. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 13, caracterizado por o segundo dispositivo de comunicação (200) ser elaborado e configurado essencialmente do mesmo modo que o primeiro dispositivo de comunicação (100), e no qual a primeira conexão de comunicação é estabelecida por uso de um primeiro endereço de rede de comunicação, alocado ao segundo dispositivo de comunicação (200), e no qual uma unidade de monitoramento (403), alocada ao segundo dispositivo de comunicação (200), checa se um segundo endereço de rede de comunicação, alocado ao segundo dispositivo de comunicação (200), ficou válido, e, no caso de uma mudança de endereço ou mudança de validade, inicia um estabelecimento de uma segunda conexão de comunicação adicional, e sendo que uma unidade de funções de transporte e/ou comutação (203), alocada ao segundo dispositivo de comunicação (200), no caso de uma mudança de endereço e/ou mudança de validade, estabelece a segunda conexão de comunicação usando o segundo endereço de rede de comunicação, alocado ao segundo dispositivo de comunicação (200).
15. Método de acordo com a reivindicação 14, caracterizado por a unidade de monitoramento (105), alocada ao primeiro dispositivo de comunicação (100), checar, apenas no caso de um estabelecimento da primeira conexão de comunicação, iniciada pelo primeiro dispositivo de comunicação (100), se um segundo endereço de rede de comunicação, alocado ao primeiro dispositivo de comunicação (100) e/ou se um segundo endereço de rede de comunicação, alocado ao segundo dispositivo de comunicação (200), ficou válido, e, no caso de uma mudança de endereço e/ou mudança de validade, iniciar um estabelecimento de uma segunda conexão de comunicação adicional.
16. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 14 ou 15, caracterizado por a unidade de monitoramento (403), alocada ao segundo dispositivo de comunicação (200), checar, apenas no caso de um estabelecimento da primeira conexão de comunicação, iniciada pelo segundo dispositivo de comunicação (200), se um segundo endereço de rede de comunicação, alocado ao primeiro dispositivo de comunicação (100) e/ou se um segundo endereço de rede de comunicação, alocado ao segundo dispositivo de comunicação (200), ficou válido, e, no caso de uma mudança de endereço e/ou mudança de validade, iniciar um estabelecimento de uma segunda conexão de comunicação adicional.
17. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 16, caracterizado por o primeiro dispositivo de comunicação (100) e/ou o segundo dispositivo de comunicação (200) ser/serem alocado(s) ao sistema de automação industrial.
18. Dispositivo de comunicação para realizar um método como definido em qualquer uma das reivindicações de 1 a 17, compreendendo, - pelo menos uma unidade de transceptor (101); - pelo menos uma unidade de controle (102), para coordenar acesso a um meio de comunicação; caracterizado por, - uma unidade de monitoramento (105), para checar, com base em um protocolo de resolução de nomes, se um endereço de rede de comunicação novo e/ou adicional, alocado ao dispositivo de comunicação (100), ficou válido, sendo que a unidade de monitoramento (105) é configurada e projetada, no caso de uma alocação de um endereço de rede de comunicação válido novo e/ou adicional e uma conexão de comunicação existente a um dispositivo de comunicação (200) selecionado, para iniciar um estabelecimento de uma conexão de comunicação adicional, entre uma unidade de função de transporte e/ou comutação (103), alocada ao dispositivo de comunicação (100), e o dispositivo de comunicação (200) selecionado; - uma unidade de função de transporte e/ou comutação (103), que é configurada e projetada para estabelecer a conexão de comunicação adicional, usando o endereço de rede de comunicação novo e/ou adicional alocado no dispositivo de comunicação (100), e eliminar a conexão de comunicação previamente existente, se a conexão de comunicação adicional for estabelecida com sucesso.
BR102016001736-0A 2015-01-29 2016-01-27 Método para estabelecer uma conexão de comunicação ininterrupta e dispositivo de comunicação BR102016001736B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP15153033.4 2015-01-29
EP15153033.4A EP3051371B1 (de) 2015-01-29 2015-01-29 Verfahren zum Aufbau einer unterbrechungsfreien Kommunikationsverbindung und Kommunikationsgerät

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102016001736A2 BR102016001736A2 (pt) 2016-08-16
BR102016001736B1 true BR102016001736B1 (pt) 2024-05-21

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10911368B2 (en) Gateway address spoofing for alternate network utilization
US10341173B2 (en) Method for configuring a communication device within an industrial automation system and distribution unit for a configuration server of the industrial communication network
US20190215190A1 (en) VXLAN Packet Forwarding Method, Device, and System
CN106656617B (zh) 一种主备切换方法及装置
US20160255175A1 (en) Communication Device and Method for Transmitting Data Within an Industrial Automation System
RU2636113C2 (ru) Способ для предоставления службы имен внутри промышленной системы автоматизации и устройство связи
US11329915B2 (en) Router and method for operating a communication system having redundant routers
US10313201B2 (en) Modular control device of an industrial automation system, and method for configuring the modular control device
US11496574B2 (en) Method for setting up an uninterrupted communication connection and communication device
US10938775B2 (en) Configuration data distribution unit and method for configuring communication devices in an industrial automation system
US20150312213A1 (en) Method of Providing a Naming Service Inside an Industrial Communication System, and a Router
US20170339099A1 (en) Network device movement validation
CN103036702B (zh) 一种跨网段的n+1备份方法及装置
US20150358278A1 (en) Allocation of Network Addresses for Network Subscribers
EP3267633B1 (en) Information processing system, proxy server, address duplication prevention method, and computer-readable recording medium
US11218442B2 (en) Communication device, control unit and method for determining device addresses within a communication network of an industrial automation system
CN112995027A (zh) 路由发布方法及vtep节点
US9906498B2 (en) Method for setting up a secure communication connection, a communication device and connection controller
BR102016001736B1 (pt) Método para estabelecer uma conexão de comunicação ininterrupta e dispositivo de comunicação
CN106790735A (zh) 利用串口和dhcp协议通信的虚拟机静态网络设置方法
US20200267115A1 (en) Switch and Method for Providing a Name Service within an Industrial Automation System by Distributing Supplemented Router Advertisement Messages
CN108234689B (zh) 用于实现IPv6隧道对CE端地址自动调度的装置及其方法
CN113286011A (zh) 基于vxlan的ip地址分配方法及装置
CN106254253B (zh) 私网路由生成方法以及装置
CN111586153B (zh) 一种用于云平台的通信方法及装置