BR102015028993B1 - dispositivo para inoculação de sementes - Google Patents
dispositivo para inoculação de sementes Download PDFInfo
- Publication number
- BR102015028993B1 BR102015028993B1 BR102015028993-6A BR102015028993A BR102015028993B1 BR 102015028993 B1 BR102015028993 B1 BR 102015028993B1 BR 102015028993 A BR102015028993 A BR 102015028993A BR 102015028993 B1 BR102015028993 B1 BR 102015028993B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- seed
- inoculation device
- pump
- seeds
- seed inoculation
- Prior art date
Links
Images
Classifications
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A01—AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
- A01C—PLANTING; SOWING; FERTILISING
- A01C1/00—Apparatus, or methods of use thereof, for testing or treating seed, roots, or the like, prior to sowing or planting
- A01C1/08—Immunising seed
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A01—AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
- A01C—PLANTING; SOWING; FERTILISING
- A01C7/00—Sowing
- A01C7/08—Broadcast seeders; Seeders depositing seeds in rows
- A01C7/12—Seeders with feeding wheels
- A01C7/127—Cell rollers, wheels, discs or belts
- A01C7/128—Cell discs
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A01—AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
- A01C—PLANTING; SOWING; FERTILISING
- A01C7/00—Sowing
- A01C7/08—Broadcast seeders; Seeders depositing seeds in rows
Landscapes
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Soil Sciences (AREA)
- Environmental Sciences (AREA)
- Pretreatment Of Seeds And Plants (AREA)
- Sowing (AREA)
Abstract
DISPOSITIVO PARA INOCULAÇÃO DE SEMENTES. A presente invenção refere-se a um dispositivo para inoculação de sementes, que é acoplado internamente no dosador ou caixa de sementes da máquina plantadeira, de modo a realizar a inoculação ou tratamento da semente simultaneamente ao plantio, o dispositivo compreendendo um reservatório (1) onde é colocado o inoculante, que é posteriormente puxado por uma bomba (2) até uma câmara cilíndrica de mistura (3), que é dotada na parte superior de um bico dosador (4) localizado no lado oposto a saída de sementes (6) disposta na parte inferior, sendo previsto ainda um eixo de tração (17) e um conjunto de engrenagens (16) que movimenta as hélices (5), que mistura as sementes ao fluido na parte interna da câmara (3), que é ligada a um disco distribuidor de sementes (18), sendo que a vazão das sementes é baseada no consumo do disco distribuidor de sementes (18).
Description
[0001] A presente invenção refere-se a um dispositivo para inoculação ou tratamento de sementes, que é acoplado internamente no dosador de sementes ou no reservatório de sementes da máquina plantadeira, de modo a realizar a inoculação ou tratamento da semente com qualquer tipo de produto simultaneamente ao plantio, reduzindo significativamente o desperdício de inoculante ou outro produto, melhorando sua eficiência e aumentando a precisão na dosagem do tratamento aplicado na semente, dessa forma evitando-se uma redução da germinação das sementes e consequente aumento da produtividade das lavouras.
[0002] O tratamento de sementes com inseticidas e fungicidas é amplamente utilizado para um controle efetivo de pragas e doenças que atacam as sementes, sendo o processo realizado anteriormente ao plantio, externamente ao dosador ou reservatório de sementes da plantadora, de forma mecânica ou manual.
[0003] Já o tratamento com inoculantes nas sementes é realizado, pois, as bactérias inoculadas, em simbiose com a planta, ajudam a mesma a fixar o nitrogênio da atmosfera, proporcionando uma economia substancial de fertilizantes ao agricultor.
[0004] Com o avanço do agronegócio e a necessidade de cada vez mais aumentar a produtividade das lavouras, atualmente não se realiza plantio de sementes sem o tratamento prévio das mesmas.
[0005] No caso do inoculante composto por bactérias vivas, é importante que o tratamento seja feito com poucas horas de antecedência ao plantio, variando este período para cada tipo de inoculante. Caso as sementes não sejam plantadas neste período, é necessário reinocular as sementes.
[0006] A inoculação pode ser também realizada simultaneamente ao plantio, diretamente no sulco de plantio. Com esse tipo de aplicação temos grande desperdício de inoculante, pois ele não está sendo aplicado apenas na semente, mas em todo o sulco de maneira contínua.
[0007] Outro fato a ser considerado é que muitos produtos utilizados no tratamento de sementes são altamente tóxicos, podendo comprometer a saúde das pessoas que estão manuseando os mesmos.
[0008] A seguir são enumerados alguns documentos da técnica anterior e suas desvantagens.
[0009] O documento de patente BR MU7601412-6 ilustra um aparelho aplicável no tratamento de fluxo de grãos em geral, permitindo a aplicação, por via líquida, de inseticidas, fungicidas e pó molhável, sob a forma de pulverização, em cereais e outros grãos, em um reservatório no qual os grãos têm passagem, por gravidade, sob a forma de "cortina" de espessura regulável, que recebe os jatos de dentro para fora e de fora para dentro, em recinto fechado, sem os inconvenientes, para os operadores, proporcionados pelos sistemas tradicionais.
[0010] Outro documento de patente é o BRMU8701880-2 que descreve um aparelho inoculador de sementes que é utilizado no momento imediatamente anterior à utilização das sementes na máquina plantadeira, cuja função é pulverizar as sementes por meio de um atomizador que atinge as sementes previamente dispostas em forma de cortina de grãos dentro de uma câmara, onde, pelo fato de ser uma atomização homogênea, todas as sementes recebem o líquido inoculante destinado a ajudar em seu desenvolvimento para obtenção de um maior rendimento na colheita.
[0011] O documento de patente BR MU8800133-4 ilustra uma disposição aplicada em inoculadora de sementes que pode ser acoplada em cima da caixa da semeadeira ou com um suporte no chão, sendo ligada a uma bomba elétrica na batedeira, que pode ser do trator ou do caminhão, sendo colocado o inoculante ou inseticida em um reservatório onde é despejada a semente.
[0012] Outro documento de patente é o BR MU8900413-2 que descreve uma disposição construtiva aplicada em máquina para inocular semente que pode ser acoplada sobre a caixa da semeadora em cada uma das linhas para preparar as sementes que serão lançadas à terra; contendo recipiente para inoculante, bomba elétrica ligada à fonte na máquina agrícola, controles de pressão e volume de produto borrifado nas sementes, além de poder ser facilmente trocada de uma para outra linha de plantio da máquina plantadeira.
[0013] Todos os aparelhos descritos nos documentos acima não são acoplados diretamente na plantadora ou nos dosadores, o que exige um tratamento prévio, uma operação a mais, e podendo comprometer a vida microbiológica do inoculante e sua eficácia até que a semente seja plantada.
[0014] A proposta da presente invenção é proporcionar um dispositivo para inoculação ou tratamento de sementes que é acoplado internamente no dosador ou no reservatório de sementes da máquina plantadeira, de modo a realizar a inoculação ou tratamento das sementes simultaneamente ao plantio, de forma a garantir a eficácia da inoculação ou do tratamento desejado.
[0015] A seguir será apresentado um sumário simplificado das modalidades descritas na presente invenção, sendo que tal sumário não é uma visão geral extensiva de todas as modalidades contempladas aqui. E não pretende identificar elementos fundamentais ou críticos, nem delinear o escopo de tais modalidades. Sua única finalidade é apresentar alguns conceitos das modalidades descritas na forma simplificada, como uma introdução à descrição mais detalhada que será apresentada adiante.
[0016] A presente invenção provê um dispositivo para inoculação ou tratamento de sementes que é acoplado internamente no dosador ou no reservatório de sementes da máquina plantadeira, permitindo inocular ou tratar as sementes simultaneamente ao plantio, reduzindo consideravelmente o desperdício de inoculante ou outro tratamento e garantindo a sua eficácia.
[0017] O dispositivo compreende um reservatório onde é colocado o inoculante ou tratamento, doravante denominado de fluido, o qual é puxado posteriormente por uma bomba até uma câmara cilíndrica de mistura. O fluido é injetado no interior da câmara cilíndrica de mistura através de um bico aplicador, e misturado com as sementes por uma hélice. A câmara possui uma saída para as sementes já tratadas, ligada diretamente no disco distribuidor de sementes.
[0018] Uma vantagem da presente invenção é que esta permite misturar o fluido diretamente na máquina plantadeira, simultaneamente ao plantio.
[0019] Outra vantagem da presente invenção é que esta possibilita escolher o tipo de fluido (ou tratamento) adequado para a semente que está sendo plantada.
[0020] Uma outra vantagem da presente invenção é que esta possibilita determinar o volume de fluido suficiente para quantidade de sementes que está sendo plantada, evitando o desperdício do tratamento.
[0021] Outra vantagem da presente invenção é de garantir a eficácia do fluido, conservando o produto de acordo com os padrões de conservação que podem variar para cada tipo de fluido, e cada tipo de tratamento.
[0022] Uma outra vantagem da presente invenção é evitar a diminuição do percentual de germinação das sementes.
[0023] Outra vantagem da presente invenção é aumentar a produtividade das lavouras.
[0024] Outra vantagem da presente invenção é proporcionar praticidade ao agricultor, pois o mesmo não mais precisará executar a operação de tratamento das sementes antes do plantio e externamente a plantadora, mas simplesmente abastecer os recipientes com os tratamentos desejados e iniciar o plantio.
[0025] Para a realização dos objetivos precedentes e afins, uma ou mais modalidades compreendem os aspectos que serão descritos a seguir e especificamente definidos nas reivindicações. A descrição seguinte e os desenhos apensos apresentam certos detalhes ilustrativos dos aspectos das modalidades descritas. Estes aspectos indicam, contudo, apenas algumas das diversas maneiras pelas quais os princípios de diversas modalidades podem ser utilizados. Além disso, pretende-se que as modalidades descritas incluam todos estes aspectos e seus equivalentes.
[0026] As características, natureza e vantagens da presente descrição serão mais visíveis a partir da descrição detalhada exposta abaixo quando lida em conjunto com os desenhos, nos quais as mesmas referências se referem aos mesmos elementos, nos quais: Figura 1 - vista em corte ilustrando o dispositivo para inoculação de sementes, objeto da presente invenção, acoplado no interior da caixa de sementes de uma máquina plantadeira; Figura 2 - vista parcial do dispositivo para inoculação de sementes ilustrando onde está alojado o fusível mecânico; Figura 3 - vista parcial em corte ilustrando o processamento das sementes no interior do dispositivo para inoculação de sementes; Figura 4 - vista de uma engrenagem do dispositivo para inoculação de sementes; Figura 5 - vista em perspectiva da engrenagem da Figura 4 acoplada ao disco distribuidor de sementes; Figura 6 - vista ilustrando o dispositivo para inoculação de sementes acoplado na máquina plantadeira. Figura 07 - vista em corte do dispositivo para inoculação de sementes, com especial destaque para o bico dosador de inoculante; Figura 7 8 e 09 - vistas ilustrando uma modalidade de bomba para aplicar inoculante; Figura 8 0 e 11 - vistas ilustrando o bico dosador do dispositivo para inoculação de sementes.
[0027] A presente invenção provê um DISPOSITIVO PARA INOCULAÇÃO DE SEMENTES, que é acoplado internamente no dosador ou caixa de sementes (11) de uma máquina plantadeira, com a finalidade de realizar a inoculação das sementes simultaneamente ao plantio.
[0028] Referência será feita agora à Figura 1, que ilustra o dispositivo para inoculação de sementes que compreende um reservatório (1) onde é colocado o inoculante, doravante denominado fluido, que é posteriormente puxado por uma bomba (2) até uma câmara cilíndrica de mistura (3), que é dotada na parte superior de um bico dosador (4) localizado no lado oposto a saída de sementes (6) disposta na parte inferior, sendo previsto ainda um eixo de tração (17) e um conjunto de engrenagens (16) que movimenta as hélices (5), que mistura as sementes ao fluido na parte interna da câmara (3), que é ligada a um disco distribuidor de sementes (18) acoplado a uma engrenagem (13), sendo que a vazão das sementes no disco distribuidor de sementes (18) é obtida através das relações de transmissão das engrenagens (13, 15), e de um pinhão (14), em conjunto com a bomba (2).
[0029] O reservatório (1) é um recipiente dotado de uma tampa (12), e internamente de um agitador (7) utilizado para manter as partículas do fluido em suspensão. O reservatório (1) possui capacidade para receber um volume de fluido suficiente para um dia de plantio, o qual pode ser trocado a fim de atender tratamentos com diferentes necessidades de dosagem, garantindo que o reservatório possa ser abastecido apenas uma vez por dia.
[0030] Adicionalmente, o reservatório (1) é revestido por dois elementos, sendo externamente por um material reflexivo e internamente por um material de baixa transmissão de calor, por exemplo, a parte externa em plástico com tratamento de tinta reflexiva e a interna em isopor. Essa forma construtiva do reservatório (1) é necessária para garantir a vida microbiológica do fluido, conservando o mesmo em local seco, não superior a 28°C e sem incidência direta dos raios solares, minimizando o aquecimento do fluido e mantendo a temperatura interna do reservatório dentro de padrões recomendados. Esses padrões de conservação podem variar de acordo com diferentes fluidos.
[0031] A bomba (2) é preferencialmente uma bomba peristáltica, que apresenta simplicidade mecânica e proporciona precisão no deslocamento do fluido. Entretanto, outros tipos de bomba podem ser utilizados tais como bombas de fuso, diafragma, êmbolo, etc. Conforme ilustrado nas Figuras 8 e 9, a bomba (2) compreende um conjunto de roletes alocados em um berço circular, contendo uma mangueira (8) entre o berço e os roletes. Uma das pontas da mangueira (8) está imersa no reservatório (1) e a outra fica acoplada ao bico dosador (4) na câmara de mistura (3).
[0032] A rotação da bomba (2) é realizada por acoplamento mecânico com o disco distribuidor de sementes (18), ou uso de acionamento independente através de motor hidráulico ou elétrico para seu funcionamento, variando proporcionalmente a dosagem em função da velocidade da plantadeira e quantidade de sementes a plantar. Para se obter a vazão das sementes, são utilizadas relações de transmissão através das engrenagens ou por motor, e a própria forma construtiva da bomba é responsável por essa vazão, sendo também possível alterar a vazão da bomba através de uso de válvulas ou restrições do diâmetro interno da mangueira. A bomba (2) é preferencialmente uma bomba peristáltica, podendo ser ainda do tipo bomba de fuso, bomba centrífuga, bomba radial, diafragma, êmbolo, entre outras.
[0033] A relação entre a rotação da bomba (2) e a dosagem necessária de fluido foi obtida através de cálculos e confirmada através de estudos experimentais. Após a regulagem da dose ideal referente ao número de sementes plantadas por metro linear, o sistema mantém sua rotação proporcional à rotação do disco distribuidor de sementes (18) e velocidade linear da plantadeira. A presente invenção pode utilizar um motor independente, ou um acoplamento com relação de transmissão variável, possibilitando um maior controle da dosagem, pela variação de rotação. Esse maior controle é desejado pela variação de dosagens recomendadas entre os diferentes tipos e marcas de fluidos ou tratamentos.
[0034] Na câmara de mistura (3) ocorre o processo de tratamento ou inoculação das sementes. A câmara (3) é separada da caixa de sementes (11) por um limitador de peso e volume (9), de modo que ela recebe um volume parcial de todas as sementes a serem plantadas. A hélice (5) agita as sementes e o fluído com uma frequência suficiente para a homogeneização da mistura e alimentação do disco distribuidor de sementes (18).
[0035] A hélice (5) disposta no interior da câmara de mistura (3) é de material flexível para não danificar as sementes por quebra e possui ainda uma angulação específica em suas pás para o favorecimento da movimentação interna circular e vertical dos grãos e fluido, obtendo assim uma melhor mistura. A rotação da hélice (5) varia de forma proporcional à do disco distribuidor de sementes (18), obtendo um fluxo contínuo de sementes, independentemente do número de sementes por metro desejado. Como já mencionado anteriormente, uma dosagem variável de fluido pode ser obtida com o tracionamento independente ou acoplamento variável da bomba.
[0036] Referência agora é feita à Figura 2 que ilustra uma parte do dispositivo para inoculação de sementes onde está alojado um fusível (10), que é instalado com a finalidade de evitar que o plantio não seja prejudicado por algum tipo de travamento, caso algum objeto estranho, por exemplo, ferramentas, pedras, galhos, etc, entre dentro da caixa de sementes (11) ou do disco distribuidor de sementes (18). O referido fusível (10) pode ser do tipo pino mecânico, embreagem, acoplamento eletrônico, entre outros, e permite ser trocado rapidamente, atuando para evitar danos ao dispositivo, e está disposto na entrada da câmara de mistura (3) se estendendo para o interior da dita câmara. No momento do acionamento do fusível (10) ele cisalha em duas partes, e ambas possuem linguetas para remoção sem necessidade de ferramentas. O acionamento do fusível (10) ocorre no momento em que a hélice (5) possui algo que impeça sua rotação, evitando que ela ou outros componentes do dispositivo para inoculação de sementes sofram danos mecânicos. No caso de acionamento do fusível (10), é interrompido o funcionamento da hélice (5) e da bomba (2), mas as sementes continuam tendo passagem para o disco distribuidor de sementes (18), sem ter o fluxo prejudicado, obtido através de uma inclinação no fundo da câmara de mistura (3).
[0037] O bico dosador (4), de forma construtiva simplificada, é um tubo contendo em sua extremidade um furo com menor dimensão à do corpo, com funcionamento por gotejamento. Outros tipos de bico podem ser utilizados para diferentes aplicações tais como spray, fluxo contínuo, etc., e também podendo o próprio término do duto (8) de transporte do fluido ser considerado o ponto de dosagem. A localização do bico (4) na câmara de mistura (3), no ponto mais distante da saída da câmara de mistura (3), é muito importante de modo que a semente passa mais tempo em mistura, garantindo maior homogeneidade e tempo de secagem.
[0038] Será facilmente compreendido por aqueles versados na técnica que modificações podem ser realizadas na invenção sem com isso se afastar dos conceitos expostos na descrição precedente. Essas modificações devem ser consideradas como incluídas dentro do escopo da invenção. Consequentemente, as modalidades particulares descritas em detalhes acima são meramente ilustrativas e não limitativas quanto ao escopo da invenção, ao qual deve ser dada a plena extensão das reivindicações apensas e de todos e quaisquer equivalentes das mesmas.
Claims (15)
1. Dispositivo para inoculação de sementes, para ser acoplado a um dosador de sementes ou caixa de sementes (11) de uma máquina plantadeira, CARACTERIZADO por compreender um reservatório de fluido (1) uma bomba (2) dotada de uma mangueira (8) com duas extremidades, sendo que uma das extremidades da mangueira (8) é posicionada no reservatório de fluido (1) e a outra extremidade é posicionada para conduzir o fluido do reservatório de fluido para as sementes; e uma câmara de mistura (3) dotada de hélices (5), sendo que as hélices (5) são configuradas para misturar as sementes com o fluido na câmara de mistura (3).
2. Dispositivo para inoculação de sementes, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de ser tracionado por um motor dentre elétricos, pneumático, hidráulicos, o qual pode ser acoplado ao dispositivo, diretamente ou indiretamente, através do uso de correia, engrenagens ou cabo flexível.
3. Dispositivo para inoculação de sementes, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO fato de que a bomba (2) é uma dentre bomba peristáltica, bomba de fuso, bomba centrifuga, bomba radial, bomba de diafragma ou bomba de êmbolo.
4. Dispositivo para inoculação de sementes, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO fato de que compreende engrenagens (13, 15, 16), um pinhão (14), um eixo de tração (17), e um disco distribuidor de sementes (18)
5. Dispositivo para inoculação de sementes, de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADO fato de que o eixo de tração (17) e as engrenagens (13, 15, 16) são configurados para mover as hélices (5).
6. Dispositivo para inoculação de sementes, de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADO fato de que a vazão das sementes é baseada no consumo do disco distribuidor de sementes (18).
7. Dispositivo para inoculação de sementes, de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADO fato de que compreende um limitador de peso e volume (9) disposto entre a câmara de mistura (3) e o dosador de sementes ou caixa de sementes (11).
8. Dispositivo para inoculação de sementes, de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADO pelo fato de que o bico dosador (4) pode ser do tipo spray, contínuo ou gotejamento.
9. Dispositivo para inoculação de sementes, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO fato de que compreende um fusível (10) disposto na entrada da câmara de mistura (3) e que se estende para o interior da mesma.
10. Dispositivo para inoculação de sementes, de acordo com a reivindicação 9, CARACTERIZADO pelo fato de que o fusível (10) desacopla o dispositivo do resto do sistema de dosagem, o qual pode ser do tipo pino mecânico, embreagem ou acoplamento eletrônico.
11. Dispositivo para inoculação de sementes, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO fato de que o reservatório de fluido compreende um agitador interno (7) e uma tampa (12).
12. Dispositivo para inoculação de sementes, de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADO pelo fato do reservatório (1) e a tampa (12) serem revestidos externamente por um material reflexivo e internamente por um material de baixa transmissão de calor.
13. Dispositivo para inoculação de sementes, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que parte dos componentes do dispositivo podem estar acoplados fora do dosador de sementes ou do reservatório de sementes (11).
14. Dispositivo para inoculação de sementes, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a vazão da bomba (2) pode ser alterada por válvulas ou restrições do diâmetro interno da mangueira (8).
15. Dispositivo para inoculação de sementes, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a bomba (2) compreende um conjunto de roletes (19) disposto em um berço circular, sendo que a mangueira (8) é posicionada entre o berço e o conjunto de roletes (19) e a extremidade da mangueira que é posicionada para conduzir o fluido do reservatório de fluido para as sementes é acoplado a um bico dosador (4) disposto na lateral superior da câmara de mistura (3) no lado oposto à saída de sementes (6).
Priority Applications (4)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BR102015028993-6A BR102015028993B1 (pt) | 2015-11-18 | 2015-11-18 | dispositivo para inoculação de sementes |
ARP160103458A AR106673A1 (es) | 2015-11-18 | 2016-11-11 | Dispositivo para la inoculación de semillas |
US15/354,717 US9943026B2 (en) | 2015-11-18 | 2016-11-17 | Device for seed innoculation |
US15/933,206 US10736257B2 (en) | 2015-11-18 | 2018-03-22 | Device for seed inoculation |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BR102015028993-6A BR102015028993B1 (pt) | 2015-11-18 | 2015-11-18 | dispositivo para inoculação de sementes |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR102015028993A2 BR102015028993A2 (pt) | 2017-05-23 |
BR102015028993B1 true BR102015028993B1 (pt) | 2021-02-02 |
Family
ID=58689637
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR102015028993-6A BR102015028993B1 (pt) | 2015-11-18 | 2015-11-18 | dispositivo para inoculação de sementes |
Country Status (3)
Country | Link |
---|---|
US (2) | US9943026B2 (pt) |
AR (1) | AR106673A1 (pt) |
BR (1) | BR102015028993B1 (pt) |
Families Citing this family (3)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
BR102015028993B1 (pt) * | 2015-11-18 | 2021-02-02 | José Roberto do Amaral Assy | dispositivo para inoculação de sementes |
CN112655311A (zh) * | 2019-10-16 | 2021-04-16 | 山东鲁寿种业有限公司 | 一种育苗用种子预处理装置 |
CN116267085A (zh) * | 2023-03-07 | 2023-06-23 | 山东省农业科学院 | 一种多功能内生菌接种浸泡混匀机 |
Family Cites Families (11)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
JPS635327A (ja) * | 1986-06-25 | 1988-01-11 | Idemitsu Kosan Co Ltd | フアブリペロ共振器 |
US5445195A (en) * | 1992-07-15 | 1995-08-29 | Kim; Dae S. | Automatic computer-controlled liquid dispenser |
BR7601412U (pt) | 1996-04-30 | 1998-07-21 | Heinz Jurgen Dreyer | Aparelho aplicável no tratamento de fluxo de graos em geral |
DE19618028A1 (de) * | 1996-05-04 | 1997-11-06 | Mst Automotive Gmbh | Vorrichtung zum Aufblasen eines Airbags (III) |
US5954704A (en) * | 1997-06-23 | 1999-09-21 | Impact Instrumentation, Inc. | Aspirator fixture for ambulances |
FR2799612B1 (fr) * | 1999-10-19 | 2003-01-17 | Sarl Decouzon | Dispositif de diffusion de produits volatils de traitement dans le sol |
BRMU8701880U2 (pt) | 2007-11-14 | 2009-07-07 | Eugenio Rozetti Jr | aparelho inoculador de sementes |
BRMU8800133U (pt) | 2008-02-12 | 2008-08-05 | Jose Marcos Antunes Victor | disposição construtiva aplicada em inoculadora de sementes |
BRMU8900413U2 (pt) | 2009-03-16 | 2010-01-19 | Jose Marcos Antunes Victor | disposiÇço construtiva aplicada em mÁquina para inocular sementes |
US9302231B2 (en) * | 2012-04-03 | 2016-04-05 | Dubois Agricultural Engineering Incorporated | Seed treating device |
BR102015028993B1 (pt) * | 2015-11-18 | 2021-02-02 | José Roberto do Amaral Assy | dispositivo para inoculação de sementes |
-
2015
- 2015-11-18 BR BR102015028993-6A patent/BR102015028993B1/pt active IP Right Grant
-
2016
- 2016-11-11 AR ARP160103458A patent/AR106673A1/es unknown
- 2016-11-17 US US15/354,717 patent/US9943026B2/en not_active Expired - Fee Related
-
2018
- 2018-03-22 US US15/933,206 patent/US10736257B2/en active Active
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
US20180206394A1 (en) | 2018-07-26 |
US20170135279A1 (en) | 2017-05-18 |
BR102015028993A2 (pt) | 2017-05-23 |
US9943026B2 (en) | 2018-04-17 |
AR106673A1 (es) | 2018-02-07 |
US10736257B2 (en) | 2020-08-11 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US9622401B2 (en) | Meter for dispensing a granular product | |
BR102015028993B1 (pt) | dispositivo para inoculação de sementes | |
US10334775B2 (en) | Particulate solid metering and mixing system for rotary seed broadcaster used for sowing in agricultural machines | |
BRPI1004691A2 (pt) | sistema de dosagem volumÉtrica para dosar um produto em uma mÁquina de semear | |
US10729061B2 (en) | Rotating disk atomizer with treatment fluid feed arrangement | |
CN106688388A (zh) | 一种农业用播种机 | |
US3129844A (en) | Calibrators | |
Machnev et al. | Research of mobitox super seed dressing machine, fitted with a two disc distributor and a two-level reflective device | |
CN210986965U (zh) | 一种农业种植用小麦拌种装置 | |
CN211531750U (zh) | 一种小麦种植用的药剂拌种装置 | |
TWM508895U (zh) | 直立式旋轉植栽裝置 | |
US10687461B1 (en) | Broadcast spreader assembly for granular material | |
CN216627223U (zh) | 一种农业种植用的杀虫剂定量滴定装置 | |
CN210298506U (zh) | 一种农业种植专用播种机 | |
CN109257972A (zh) | 一种手推式药材种植用除草灌溉施肥一体装置 | |
BR202014022360U2 (pt) | tratador misturador de sementes com sistema de descarga e rodado para transporte e reboque | |
CN219612877U (zh) | 一种农业病虫害防治的精量施药装置 | |
CN219556092U (zh) | 一种农业病虫害防治的精量施药装置 | |
CN210157613U (zh) | 一种稻种拌药装置 | |
UA145244U (uk) | Протруювач насіння сільськогосподарських культур | |
BR202021020935U2 (pt) | Dispositivo de liberação de agente biológicos para plantações | |
RU2612372C1 (ru) | Высевающий аппарат | |
Benjamin et al. | Optimization of parameters for the development of precision metering mechanism for application of granular urea | |
TWM527680U (zh) | 摩天輪蔬菜種植裝置 | |
UA124309U (uk) | Спосіб гідровисіву пророщеного насіння |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette] | ||
B06F | Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette] | ||
B06U | Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette] | ||
B09A | Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette] | ||
B16A | Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette] |
Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 18/11/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. |