BR102015027814A2 - Disposição construtiva aplicada em torre de transmissão camuflada. - Google Patents
Disposição construtiva aplicada em torre de transmissão camuflada. Download PDFInfo
- Publication number
- BR102015027814A2 BR102015027814A2 BR102015027814-4A BR102015027814A BR102015027814A2 BR 102015027814 A2 BR102015027814 A2 BR 102015027814A2 BR 102015027814 A BR102015027814 A BR 102015027814A BR 102015027814 A2 BR102015027814 A2 BR 102015027814A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- monopole
- tree
- transmission tower
- artificial
- camouflage
- Prior art date
Links
Landscapes
- Support Of Aerials (AREA)
Abstract
"disposição construtiva aplicada em torre de transmissão camuflada" compreendido por uma palmeira formada a partir de um monopolo formado por diversos módulos, uma tampa de onde partem uma pluralidade de folhas, sendo o monopolo substancialmente de dimensões de uma árvore tamanho natural, que se afunila para cima e termina com uma ponta ou uma placa de tampa, para suportar o equipamento e antenas de comunicações eletrônicas painéis sem fios da estrutura, internamente dito monopolo detém um suporte tubular onde são inseridos os cabos posicionados através de uma porta de inspeção que permite acesso a escada de inspeção, sendo sua secção inferior provida de uma base de sustentação, externamente o monopolo recebe uma camada de cobertura nos moldes de uma casca.
Description
(54) Título: DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM TORRE DE TRANSMISSÃO CAMUFLADA.
(51) Int. Cl.: H01P 3/10; H04B 3/02 (73) Titular(es): KARMATEL SERVIÇOS PARA TELECOMUNICAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ESTRUTURAS METÁLICAS LTDA.
(72) Inventor(es): MAURO MORGANTETTI (74) Procurador(es): ALEXANDRE LUIZ CARVALHO DE SOUZA (57) Resumo: DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM TORRE DE TRANSMISSÃO CAMUFLADA compreendido por uma palmeira formada a partir de um monopolo formado por diversos módulos, uma tampa de onde partem uma pluralidade de folhas, sendo o monopolo substancialmente de dimensões de uma árvore tamanho natural, que se afunila para cima e termina com uma ponta ou uma placa de tampa, para suportar o equipamento e antenas de comunicações eletrônicas painéis sem fios da estrutura, internamente dito monopolo detém um suporte tubular onde são inseridos os cabos posicionados através de uma porta de inspeção que permite acesso a escada de inspeção, sendo sua secção inferior provida de uma base de sustentação, externamente o monopolo recebe uma camada de cobertura nos moldes de uma casca.
1/6 “DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM TORRE DE TRANSMISSÃO CAMUFLADA”.
001 Refere-se o presente pedido de patente de modelo de utilidade a uma “DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM TORRE DE TRANSMISSÃO CAMUFLADA”, que foi desenvolvida com a finalidade de proporcionar uma camuflagem aplicável em mastros de antenas de telecomunicação ou semelhante, cujo objetivo é tentar camuflar, ou pelo menos disfarçar o corpo de um mastro da antena, ou elemento semelhante, adaptandose às características peculiares da paisagem circundante em que ele está localizado, evitando, ou pelo menos mitigar o possível impacto ambiental que o mastro ou elemento semelhante pode produzir no campo, e deve-se salientar que o arranjo camuflado absolutamente não impedem o desempenho da torre, ou seja, permite que os sinais de telecomunicações ou antenas similares sejam transmitidos e recebidos, que é a vantagem do fato de ter uma camuflagem que é permeável às ondas de radioelétrica.
Estado da Técnica
002 A tecnologia de comunicação por radio frequência (RF) está se tornando cada vez mais difundida. Os desenvolvimentos tais como os telefones portáteis sem fio e as comunicações assistidas por satélite amplamente disponíveis, são motivados por uma gama de aplicações. Uma consequência é a proliferação das antenas de RF. A física das transmissões e das recepções de RF em geral necessita que estas antenas sejam de grande tamanho, dentro da escala humana, em geral comparáveis com o comprimento de onda das ondas que estão sendo transmitidas e recebidas.
003 Estas antenas são, portanto, facilmente visíveis e algumas vezes consideradas como intrusivas. Isto fornece uma motivação para uma busca no sentido de camuflar ou disfarçar tais antenas. Outra motivação para a camuflagem de uma antena é a de protegê-la contra o vandalismo. Ainda outra
2/6 motivação é a de melhorar a segurança geral de um sistema de monitoração camuflado.
004 A tecnologia de comunicação por radio frequência (RF) está se tomando cada vez mais difundida. Os desenvolvimentos tais como os telefones portáteis sem fio e as comunicações assistidas por satélite amplamente disponíveis, são motivados por uma gama de aplicações. Uma consequência é a proliferação das antenas de RF. A física das transmissões e das recepções de RF em geral necessita que estas antenas sejam de grande tamanho, dentro da escala humana, em geral comparáveis com o comprimento de onda das ondas que estão sendo transmitidas e recebidas. Estas antenas são, portanto, facilmente visíveis e algumas vezes consideradas como intrusivas. Isto fornece uma motivação para uma busca no sentido de camuflar ou disfarçar tais antenas. Outra motivação para a camuflagem de uma antena é a de protegê-la contra o vandalismo. Ainda outra motivação é a de melhorar a segurança geral de um sistema de monitoração camuflado.
005 Uma forma pela qual uma antena pode ser camuflada da vista é escondêla atrás ou dentro de outro objeto. O objeto pode ter a sua própria função ou este pode ser projetado simplesmente para esconder a antena, talvez através da reconstrução de um objeto do dia a dia. Por exemplo, a patente americana US 5.349.362 de Forber e outros, descreve uma antena escondida dentro de um duto de ventilação no teto. A publicação WO 01/35116 Al de Kelly e outros, descreve uma antena escondida dentro de um luminoso eletrônico disposto em um veículo móvel. A patente americana US 6.222.503 de Gietema e outros, se refere a antenas escondidas empregando o que parecem ser outros objetos do dia a dia. Se o objeto que esconde a antena é sólido, ou próximo a isto, este deve ser feito de um material amplamente transparente às ondas eletromagnéticas que estão sendo transmitidas ou recebidas pela antena.
3/6
006 Para auxiliar ainda mais na camuflagem da antena, o tamanho da antena pode ser reduzido. Isto, contudo, não é imperativo. Como supra citado, e na ausência de medidas extraordinárias, uma antena de RF, se é para funcionar de forma eficiente e com uma perda mínima de energia de RF, deve ter as dimensões comparáveis ao comprimento de onda com o qual esta é destinada a operar. Outro fato relacionado, também ditado pela física e que é bem conhecido pela arte da radio frequência, é o de que, de forma a operar eficientemente, a impedância característica (também referida simplesmente como impedância) da antena deve casar com aquela do meio para o qual a antena está irradiando ou do qual a antena está recebendo · geralmente o ar, ou o espaço aberto. A impedância da antena é afetada por vários fatores geométricos e relativos aos materiais, incluindo seu tamanho, formato, material e a forma pela qual esta é conectada a um gerador ou receptor de RF.
007 A presente invenção refere-se genericamente a um aparelho para ser utilizado para simular a flora e, em particular, para simular as palmeiras em tamanho natural,
008 Além disso, porque ele foi projetado para uso ao ar livre, as invenções de palmeiras e pinheiros são projetados de modo que as folhas artificiais, ramos de pinheiro, galhos e aglomerados de agulhas de pinheiro simulados não quebre e não caia da torre.
009 Por conseguinte, um objeto da presente invenção consiste em proporcionar uma torre de antena de comunicações electrónicas sem fios que proporciona uma altura funcional apropriado para o serviço pretendido.
010 Um outro objeto da presente invenção consiste em proporcionar palma ou pinheiro componentes artificiais que camuflam as antenas de comunicações sem fios e os equipamentos.
4/6
011 Um outro objeto da presente invenção consiste em proporcionar uma vegetação artificial forte, ainda leve que se mistura com a folhagem para disfarçar uma torre de antenas de comunicações electrónicas sem fios.
012 Um outro objeto da presente invenção consiste em proporcionar componentes de árvores artificiais que podem suportar condições de tempo adversas, enquanto ligadas e ainda manter uma aparência estética por muitos anos.
013 Outro objeto da presente invenção consiste em proporcionar ramos artificiais, ramos, folhagens, e aglomerados de agulhas de pinheiro ou palmas, de modo que uma antena pode ser colocado de forma segura entre os ramos, com os padrões de antenas de comunicações eletrônicas sem fios distorcidos evitando que se rompam.
014 Ainda um outro objetivo do invento é o de proporcionar os componentes de árvore artificial que vai camuflar os componentes electrónicos de comunicações eletrônicas e sem fios, sem interferir com a transmissão ou recepção de sinais de rádio específicas.
015 Ainda um outro objetivo do invento é o de proporcionar uma pluralidade de monopolar árvore artificial com uma plataforma de ligação para formar um sistema de comunicação sem fio multi-monopolar.
016 Estes e ainda outros objetivos e vantagens da presente invento tomar-seevidentes a partir da descrição seguinte da forma de realização preferida.
017 Assim após longo período de teste e estudos o inventor desenvolveu uma “DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM TORRE DE TRANSMISSÃO CAMUFLADA” Compreendido por uma palmeira (1) formada a partir de um tronco (2) formado por diversos módulos (M), uma tampa (3) de onde partem uma pluralidade de folhas (4), sendo o tronco (2) substancialmente de dimensões de uma árvore tamanho natural, que se afunila para cima e termina com uma ponta (5) ou uma placa de tampa (3), para suportar
5/6 o equipamento e antenas de comunicações eletrônicas painéis sem fios (6) da estrutura, intemamente dito tronco (2) detém um suporte tubular (7) onde são inseridos os cabos (8) posicionados através de uma porta de inspeção (9) que permite acesso a escada de inspeção (10), sendo sua secção inferior (11) provida de uma base de sustentação (12), extemamente o tronco (2) recebe uma camada de cobertura (13) nos moldes de uma casca (14).
018 Para que se possa obter uma perfeita compreensão do que fora desenvolvido, são apensos desenhos ilustrativos aos quais se fazem referências numéricas em conjunto com uma descrição pormenorizada que se segue, onde a: 019 Figura 1 mostra uma vista da arvores.
020 Figura 2 mostra uma vista parcial da casca.
021 Figura 3 mostra uma vista interna.
022 Como ilustram as figuras e em seus pormenores, a “DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM TORRE DE TRANSMISSÃO CAMUFLADA” compreendido por uma palmeira (1) formada a partir de um monopolo (2) formado por diversos módulos (M), uma tampa (3) de onde partem uma pluralidade de folhas (4), sendo o tronco (2) substancialmente de dimensões de uma árvore tamanho natural, que se afunila para cima e termina com uma ponta (5) ou uma placa de tampa (3), para suportar o equipamento e antenas de comunicações eletrônicas painéis sem fios (6) da estrutura, intemamente dito monopolo (2) detém um suporte tubular (7) onde são inseridos os cabos (8) posicionados através de uma porta de inspeção (9) que permite acesso a escada de inspeção (10), sendo sua secção inferior (11) provida de uma base de sustentação (12), externamente o monopolo (2) recebe uma camada de cobertura (13) nos moldes de uma casca (14).
023 Com base no descrito e ilustrado podemos dizer que a “DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM TORRE DE TRANSMISSÃO CAMUFLADA” traz grandes vantagens, e atende a todos os requisitos que
6/6 definem a patente de modelo de utilidade, pois combinou e modificou elementos conhecidos, dando-lhes aspecto geral inovador e passível de industrialização, sendo que modificações poderão ser feitas sem fugir ao espírito e escopo da presente patente, são as seguintes suas reivindicações.
1/2
Claims (6)
- REIVINDICAÇÃO1- “DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM TORRE DE TRANSMISSÃO CAMUFLADA” uma torre de telecomunicações, que compreende em combinação:- um monopolo tubular de aço, que é afilada ao longo do seu comprimento para proporcionar uma dimensão de secção transversal maior na sua base do que na sua parte superior, sendo o monopolo poligonal com lados planos igualmente espaçados;- pelo menos uma antena monopolo montada próximo da sua parte superior; uma camada de casca de árvore artificial que cobre a antena para simular um tronco de árvore;- uma pluralidade de receptores tubulares, cada um tendo uma extremidade de base soldada ao monopolo em pontos escolhidos ao longo do comprimento do monopolo, cada receptor saliente lateralmente através da casca do monopolo e tendo uma extremidade exterior aberta;- uma pluralidade de ramos de árvores artificiais, cada um tendo uma porção de haste com folhas de árvores artificiais prolonga a partir dali, a porção de haste de cada um dos ramos de árvores que tem uma extremidade de base que forma deslizante encaixa com um dos receptores;- meios de fixação para fixar cada uma das extremidades para a base de um dos receptores; e- uma pluralidade de linhas de segurança flexível, cada um incorporado dentro da porção de haste de cada um dos ramos de árvores e que tem uma porção livre que sobressai da extremidade da base de cada uma das pores de haste em um dos receptores em que é garantido para reter o ramo de árvore com do monopolo na eventualidade de uma falha dos meios de fixação.
- 2- “DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM TORRE DE TRANSMISSÃO CAMUFLADA” caracterizado por uma palma ou pinheiro2/2 com componentes artificiais que camuflam as antenas de comunicações sem fios e os equipamentos.
- 3- “DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM TORRE DE TRANSMISSÃO CAMUFLADA” caracterizado por uma vegetação artificial forte, ainda leve que se mistura com a folhagem para disfarçar uma torre de antenas de comunicações electrónicas sem fios.
- 4- “DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM TORRE DE TRANSMISSÃO CAMUFLADA” caracterizado pelos componentes das árvores artificiais poderem suportar condições de tempo adversas, enquanto ligadas e ainda manter uma aparência estética por muitos anos.
- 5- “DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM TORRE DE TRANSMISSÃO CAMUFLADA” caracterizado pelos ramos artificiais, folhagens, e aglomerados de agulhas de pinheiro ou palmas, de modo que uma antena pode ser colocado de forma segura entre os ramos, com os padrões de antenas de comunicações eletrônicas sem fios distorcidos evitando que se rompam.
- 6- “DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM TORRE DE TRANSMISSÃO CAMUFLADA” compreendido por uma palmeira (1) formada a partir de um monopolo (2) formado por diversos módulos (M), uma tampa (3) de onde partem uma pluralidade de folhas (4), sendo o tronco (2) substancialmente de dimensões de uma árvore tamanho natural, que se afunila para cima e termina com uma ponta (5) ou uma placa de tampa (3), para suportar o equipamento e antenas de comunicações eletrônicas painéis sem fios (6) da estrutura, intemamente dito tronco (2) detém um suporte tubular (7) onde são inseridos os cabos posicionados através de uma porta de inspeção (9) que permite acesso a escada de inspeção (10), sendo sua secção inferior (11) provida de uma base de sustentação (12), extemamente o tronco (2) recebe uma camada de cobertura (13) nos moldes de uma casca (14).1/3
Priority Applications (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BR102015027814-4A BR102015027814A2 (pt) | 2015-11-04 | 2015-11-04 | Disposição construtiva aplicada em torre de transmissão camuflada. |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BR102015027814-4A BR102015027814A2 (pt) | 2015-11-04 | 2015-11-04 | Disposição construtiva aplicada em torre de transmissão camuflada. |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR102015027814A2 true BR102015027814A2 (pt) | 2018-02-14 |
Family
ID=62599337
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR102015027814-4A BR102015027814A2 (pt) | 2015-11-04 | 2015-11-04 | Disposição construtiva aplicada em torre de transmissão camuflada. |
Country Status (1)
Country | Link |
---|---|
BR (1) | BR102015027814A2 (pt) |
-
2015
- 2015-11-04 BR BR102015027814-4A patent/BR102015027814A2/pt not_active IP Right Cessation
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US8604999B2 (en) | Strand mountable antenna enclosure for wireless communication access system | |
WO2006123227A3 (en) | Arrangement, system, and method for communicating with aircraft through cellular base station towers | |
ATE298936T1 (de) | Antennenmodul und lichtmast mit einem solchen antennenmodul | |
HK1100317A1 (en) | Mobile wireless communications device comprising multi-frequency band antenna and related methods | |
EP2490296A4 (en) | CEILING MOUNTED OMNIDIRECTIONAL INTERIOR ANTENNA AND METHOD FOR MANUFACTURING THE SAME | |
WO2015038894A3 (en) | Portable wireless mesh device | |
CN207082622U (zh) | 天线装置 | |
CN205944411U (zh) | 双极化天线 | |
BR102015027814A2 (pt) | Disposição construtiva aplicada em torre de transmissão camuflada. | |
CN207265216U (zh) | 一种宽频带全向吸顶天线 | |
CN202799187U (zh) | 无线接入装置和具有该无线接入装置的通信基站 | |
CN207381522U (zh) | 一种涵盖北斗wifi频段无人机电磁干扰枪天线 | |
US20030214455A1 (en) | Monopole or dipole broadband antenna | |
Park et al. | A low-profile dipole array antenna for on-body communications | |
Rodriguez | A dual-linearly-polarized horn with low sidelobes for the 120MHz-to 300MHz range | |
CN103633430A (zh) | 一种基于lds技术的新型天线走线方式 | |
CN206850006U (zh) | 一种超短波垂直集成多单元天线 | |
CN209357902U (zh) | 一种安装天线的树形结构 | |
CN206163720U (zh) | 超高性能全频双极化定向天线 | |
CN203983449U (zh) | 一种内置4g移动通信天线模块的信号覆盖设备 | |
CN115225102B (zh) | 用于5g信号传输的无线通信设备 | |
RU181057U1 (ru) | Антенна для мобильной базовой станции | |
CN206271879U (zh) | 室内天线装置 | |
CN203589195U (zh) | 一种海事卫星电话低仰角天线 | |
CN210443668U (zh) | 一种基于4、5g基站玻璃钢伪装天线外罩集成系统 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention | ||
B06F | Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law | ||
B08F | Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law |
Free format text: REFERENTE A 5A ANUIDADE. |
|
B08K | Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87) |
Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2601 DE 10-11-2020 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013. |