BR102015017760A2 - utensílio de cocção provido de sistema de identificação de alimentos - Google Patents

utensílio de cocção provido de sistema de identificação de alimentos Download PDF

Info

Publication number
BR102015017760A2
BR102015017760A2 BR102015017760A BR102015017760A BR102015017760A2 BR 102015017760 A2 BR102015017760 A2 BR 102015017760A2 BR 102015017760 A BR102015017760 A BR 102015017760A BR 102015017760 A BR102015017760 A BR 102015017760A BR 102015017760 A2 BR102015017760 A2 BR 102015017760A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
food
appliance
sensors
cooking
container
Prior art date
Application number
BR102015017760A
Other languages
English (en)
Inventor
Ricardo Rusczak Jean
Original Assignee
Whirlpool Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Whirlpool Sa filed Critical Whirlpool Sa
Priority to BR102015017760A priority Critical patent/BR102015017760A2/pt
Publication of BR102015017760A2 publication Critical patent/BR102015017760A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47JKITCHEN EQUIPMENT; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; APPARATUS FOR MAKING BEVERAGES
    • A47J27/00Cooking-vessels
    • A47J27/08Pressure-cookers; Lids or locking devices specially adapted therefor
    • A47J27/086Pressure-cookers; Lids or locking devices specially adapted therefor with built-in heating means

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Cookers (AREA)

Abstract

utensílio de cocção provido de sistema de identificação de alimentos. a presente invenção pertence ao campo tecnológico dos utensílios para utilização conjunta com aparelhos eletrodomésticos, mais especificamente para equipamentos de cocção, o qual possui, integrado à sua estrutura, um sistema que, baseado nos conceitos e ferramentas de bioimpedância, é capaz de identificar o alimento que está sendo processado e suas características de cozimento, provendo ao usuário a possibilidade de controlar de forma mais precisa as condições de cocção do alimento bem como de permitir que o mesmo seja servido no ponto exato desejado pelo usuário, de forma prática, eficiente e totalmente diferenciada quando se leva em conta os similares conhecidos no atual estado da técnica.

Description

“UTENSÍLIO DE COCÇÃO PROVIDO DE SISTEMA DE IDENTIFICAÇÃO DE ALIMENTOS” Campo da Invenção [001] Refere-se a presente invenção a um utensílio de cocção que possui, integrado à sua estrutura, um sistema que, baseado nos conceitos e ferramentas de bioimpedância, é capaz de identificar o alimento que está sendo processado e suas características de cozimento, provendo ao usuário a possibilidade de controlar de forma mais precisa as condições de cocção do alimento bem como de permitir que o mesmo seja servido no ponto exato desejado pelo usuário, de forma prática, eficiente e totalmente diferenciada quando se leva em conta os similares conhecidos no atual estado da técnica.
Fundamentos da Invenção [002] Conforme é do conhecimento geral, os utensílios de cocção são empregados para viabilizar o preparo de produtos diversos em equipamentos de cocção que operam por condução ou convecção de calor, a fim de tornar os alimentos saborosos e aptos ao consumo. Para tanto, em função das diversas características de preparo conhecidas, existe uma enorme variedade de utensílios de cocção, dentre os quais é possível citar panelas, frigideiras, grelhas, formas, entre outras.
[003] Em se tratando mais especificamente do preparo de carnes - bovina, suína, aves e peixes - é possível observar que cada uma delas apresenta características distintas que demandam técnicas de preparo diferenciadas e, ademais, cada qual pode ser servida em diversos pontos de cozimento interno de acordo com a preferência do usuário. Sabe-se, porém, que essa é uma das funções mais delicadas das práticas culinárias, posto que há uma grande dificuldade em se saber o ponto interno da carne apenas por meio da observação de sua aparência externa durante o processo de cocção.
[004] Atualmente existem alguns acessórios em forma de hastes, espetos ou similares providos internamente de arranjos de medição de bioimpedância e acoplados a equipamentos com sistemas eletroeletrônicos complexos os quais, ao serem introduzidos no alimento, são capazes de identificar sua temperatura interna -um exemplo deste tipo de dispositivo está descrito no documento DE102012222154, Cabe esclarecer que segundo o conceito geral de medidas por bioimpedância, um sinal conhecido (excitação) é aplicado em um material biológico (por exemplo: carne ou vegetais), sendo que a resposta desse sinal - que varia em módulo e frequência - é avaliada. Assim, através da medida da defasagem do sinal de saída em relação ao sinal de entrada, assim como seu módulo, é possível calcular a curva de impedância de um material biológico [005] Ocorre, porém, que tais equipamentos normalmente demandam que o usuário informe o tipo de carne a ser analisada, constituem acessórios físicos e caros que devem ser adquiridos e manuseados de forma independe dos utensílios de cocção e, ademais, são “invasivos” - ou seja, devem ser introduzidos diretamente no alimento para prover as medições, o que acaba por comprometer a integridade e apresentação final do mesmo, além de sujeitar o usuário a uma proximidade demasiadamente grande com o alimento e os as fontes de calor responsáveis pelo seu cozimento, o que pode incidir em riscos de ferimentos no mesmo bem como de contaminação do alimento.
[006] O documento WO201080738, por sua vez, revela um utensílio de cocção passível de ter a sua temperatura controlada através de campos eletromagnéticos, sendo que o cabo do utensílio é provido de componentes eletrônicos que podem exibir a temperatura de cocção previamente selecionada ou que está sendo aplicada ao alimento processado. Trata-se, portanto, de um acessório que, apesar de ser provido de sistemas de medição e leitura interna embarcados em sua própria estrutura, não prevê nenhum tipo de controle ou leitura diretamente relacionada ao alimento processado.
[007] Nota-se, portanto, que o atual estado da técnica carece de soluções práticas para prover informações precisas sobre as condições de cocção dos alimentos - mais especificamente carnes - utilizando-se técnicas de bioimpedância que, para tanto, não afetem a integridade física dos produtos e também permitam um controle mais preciso por parte dos usuários.
Objetivos da invenção [008] A presente invenção visa, portanto, resolver o problema técnico da dificuldade de identificação do tipo de alimento (principalmente carnes de variados tipos) e do ponto de cocção em que o mesmo se encontra ao longo do processo de cocção, a fim de permitir ao usuário identificar o atingimento do ponto de consumo desejado.
[009] Assim sendo, é um objetivo da presente invenção revelar um utensílio de cocção provido de sistema de identificação de alimentos que tenha incorporado, em sua própria estrutura, meios de identificação do tipo e condição de cocção de alimentos através de técnicas de bioimpedância.
[010] É também outro dentre os principais objetivos da invenção prover um utensílio de cocção que possa fazer a verificação acima indicada sem demandar a introdução de ferramentas ou utensílios adicionais no alimento, de modo a não prejudicar seu aspecto visual.
[011] Nesse aspecto, é também um dos objetivos da invenção permitir que a leitura das condições de cocção do alimento possam ser feitas simultaneamente em diversos pontos de sua superfície, e não em um único ponto como ocorre com a utilização de dispositivos perfurantes conhecidos atualmente.
[012] É ainda um dos objetivos da presente invenção revelar um utensílio de cocção que contenha, preferencialmente incorporado em seu cabo de manuseio, elementos de leitura e eventual controle dos aspectos funcionais do sistema de bioimpedância.
[013] Ademais, é um dos objetivos da invenção descrever um utensílio de cocção no qual os sensores de parâmetros de bioimpedância fiquem localizados na própria superfície de apoio do alimento a ser processado.
[014] Por fim, é um dos principais objetivos da invenção prover um utensílio de cocção que promova todos os benefícios indicados acima com um reduzido consumo de energia elétrica, e de forma totalmente segura e eficaz.
Sumário da Invenção [015] Os objetivos acima mencionados são alcançados através de um utensílio de cocção provido de sistema de identificação de alimentos, o dito utensílio compreendendo, mais especificamente, ao menos um recipiente cooperante com ao menos um elemento de manuseio, caracterizado pelo fato de que a superfície interna do recipiente compreende sensores cooperantes com o alimento disposto no recipiente; e o elemento de manuseio compreende componentes eletroeletrônicos cooperantes com os sensores dispostos na superfície interna do recipiente, sendo os ditos sensores hábeis de efetuar leituras de bioimpedância no alimento disposto no recipiente para identificar ao menos um dentre os seguintes parâmetros: tipo de alimento e característica de cozimento interno, sendo que os ditos componentes eletroeletrônicos existentes no elemento de manuseio do utensílio cooperam com ao menos uma interface de usuário para fornecimento das informações lidas pelos sensores.
[016] Preferencialmente o elemento de manuseio pode ser solidário ao recipiente ou removivelmente acoplável ao dito recipiente, e pode apresentar formato de haste, alça, superfície ou qualquer outra conformação geométrica.
[017] Em uma concretização preferencial da invenção, os sensores são distribuídos ao longo da superfície interna do recipiente e ao longo de linhas de eletrodos, sendo que tais linhas de eletrodos podem compreender anéis circulares concêntricos ou, opcionalmente, estruturas em forma de ponteiras ou pinos cooperantes com o alimento para efetuar a detecção das condições internas do mesmo, [018] Também preferencialmente o elemento de manuseio do utensílio de cocção da presente invenção pode compreender ao menos um dispositivo de comunicação sem fio e/ou cooperar fisicamente com pelo menos uma interface de usuário, a qual pode.
[019] A dita interface de usuário também pode cooperar com ao menos um dispositivo independente do utensílio, sendo que o dito dispositivo independente compreende ao menos um dentre um aparelho celular, um tablet, um computador, ou outro aparelho eletroeletrônico.
[020] Ademais, os ditos sensores podem cooperar com pelo menos um sistema de gerenciamento cooperante com a pelo menos uma interface de usuário para a execução de ações relacionadas às características de cocção lidas pelos ditos sensores, cooperarem com os componentes eletroeletrônicos existentes no elemento de manuseio do utensílio de forma independente, para prover informações individualizadas dos pontos de contato com o alimento.
[021 ]0 utensílio de cocção da presente invenção compreende, portanto, meios para utilizar leituras de bioimpedância para identificar e controlar as características internas de cocção de alimentos, sendo que os ditos meios compreendem sensores cooperantes com componentes eletroeletrônicos conforme descrito acima.
Descrição Resumida dos Desenhos [022] A presente invenção será pormenorizadamente descrita com base nas figuras abaixo indicadas, nas quais: [023] A Figura 1 mostra uma vista em perspectiva explodida (com suas partes constituintes tomadas em separado) do utensílio de cocção provido de sistema de identificação de alimentos de acordo com uma concretização preferencial da invenção;
[024] A Figura 2 mostra uma vista esquemática em detalhe ampliado de um exemplo de superfície de contato do utensílio de cocção com o alimento na qual se localizam os sensores que farão a avaliação do alimento durante o processo de preparo;
[025] A Figura 3 mostra um exemplo de circuito eletroeletrônico a ser utilizado no utensílio da presente invenção;
[026] As figuras 41, 4.2 e 4.3 mostram possibilidades construtivas para a construção da malha de sensores do utensílio de cocção objeto da presente invenção, juntamente com o feixe de condutores destinado a conduzir as leituras lidas para os dispositivos correspondentes; e [027] A Figura 5 mostra um diagrama de blocos esquemático que indica o modo básico pelo qual são feitas as leituras e medições desejadas.
Descrição Detalhada da Invenção [028] O objeto da presente invenção passará a ser mais detalhadamente descrito e explicado com base nos desenhos apensos, que possuem caráter meramente exemplificativo e não limitativo, posto que adaptações e modificações podem ser realizadas sem que, com isso, se fuja do escopo da proteção reivindicada.
[029] A presente invenção refere-se a um utensílio de cocção provido de sistema de identificação de alimentos que, de forma mais específica, emprega em sua construção alguns conceitos de engenharia biomédica que, de forma geral, utiliza sensores para efetuar a identificação de determinadas cargas no corpo -sendo que um dos exemplos de sua utilização mais conhecidos que pode ser citado é a medição de gordura corporal feita em academias de ginástica e/ou consultórios médicos.
[030] Assim sendo, o conceito primordial da presente invenção baseia-se na utilização dos sistemas de bioimpedância para (i) possibilitar a identificação automática do alimento (por exemplo: carne bovina, suína, de aves ou peixes) que está sendo processado, e (ii) identificar e permitir controlar o ponto de cocção do mesmo, [031] Para tanto, e conforme pode ser visto de forma exemplificada na Figura 1 anexa, o objeto da presente invenção compreende, basicamente, um utensílio de cocção 1 compreendendo um recipiente 2 cooperante com ao menos um elemento de manuseio 3 que pode ser solidário ao recipiente 2 ou, alternativamente, ser removivelmente acoplável ao mesmo.
[032] Em uma concretização preferencial da invenção, o elemento de manuseio 3 - que pode ser em forma de haste, alça, superfície ou qualquer outra conformação geométrica adequada - compreende em seu interior os componentes eletrônicos e circuitos necessários a promover o funcionamento e leitura de sensores 22 existentes na superfície interna do recipiente 2 sobre a qual o alimento a ser processado será disposto. Neste aspecto cabe esclarecer que caso o elemento de manuseio seja removivelmente acoplável ao recipiente 2, as ligações eletroeletrônicas podem envolver superfícies, placas ou elementos condutores existentes tanto na superfície externa do recipiente 2 quanto na extremidade de acoplamento do elemento de manuseio 3, sem que com isso se fuja do escopo de proteção aqui reivindicado.
[033] Em uma concretização preferencial da invenção, os ditos sensores 22 podem ser distribuídos ao longo da superfície interna do recipiente 2 ao longo de linhas de eletrodos que, conforme representado nas Figuras 1 e 4.1 anexas, podem apresentar-se em forma de anéis circulares concêntricos. Opcionalmente tais sensores podem ser distribuídos de outras formas (vide Figuras 4.2 e 4.3) ao longo da superfície interna do recipiente 11 com ou sem a presença de linhas de eletrodos, e apenas compreenderem estruturas em forma de ponteiras ou pinos 21 que aumentam a área de contato com o alimento a fim de detectar as condições internas do mesmo - dentre as quais tipo de alimento, ponto de cocção, temperatura, dentre outros parâmetros (vide exemplo representado na Figura 2 anexa).
[034] Em uma concretização opcional da presente invenção, o elemento de manuseio 3 do utensílio de cocção 1 poderá conter algum dispositivo de comunicação sem fio (por exemplo via sistema wireless ou bluetooth) para que as leituras oriundas dos sensores possam ser lidas em dispositivos desvinculados ao utensílio de cocção, como smartphones, tablets ou similares. Tais dispositivos, bem como o elemento de manuseio 3 citado, poderão compreender adicionalmente meios de interação do usuário com o sistema para definição de ações diversas, como de emissão de algum tipo de indicação quando do atingimento de um parâmetro de cocção específico, por exemplo. Também exemplificativamente tais meios de interação com o usuário podem cooperar com algoritmos ou sistemas de gerenciamento quaisquer para colher as informações de todos os sensores e, eventualmente, atuar na tomada de decisões em relação ao tipo de ponto do alimento que está sendo processado.
[035] A Figura 4.3 anexa ilustra, de forma esquemática, alguns componentes intrínsecos ao funcionamento de sistemas de leitura de bioimpedância e que poderão ser empregados na solução da presente invenção, quais sejam: condutores 4, multiplexadores 5 e amplificadores 6.
[036] O esquema da Figura 5, por sua vez, demonstra como ocorre a transmissão dos dados. Inicialmente as leituras dos sensores são encaminhadas para um conversor 9 para que sejam transformadas, através dos eletrodos e do amplificador 6, para valores compreensíveis por um dispositivo microcontrolador 7, que armazenará informações que possibilitarão identificar correta identificação do ponto das carnes ou dos alimentos processados, sendo que posteriormente um meio de conectividade 8 qualquer (utilizando, por exemplo, sistema wi-fi, bluetooth ou similar) poderá fornecer as informações para as interfaces de usuário.
[037] Cabe enfatizar ainda que com a invenção proposta, o usuário poderá monitorar e, dependendo da concretização adotada, determinar o tipo de ponto desejado para a região periférica do procuro e para sua região central (por exemplo: bem passado, mal passado, ao ponto, tostado externamente, etc.).
[038] Também vale enfatizar que o utensílio 1 da presente invenção pode utilizar baterias removíveis ou, opcionalmente, cabos de ligação à rede elétrica local ou fontes de energia alternativa quaisquer disponíveis para viabilizar o funcionamento de seus componentes eletroeletrônicos internos e, ademais, é importante ressaltar que após a realização de testes observou-se que o consumo de energia necessário para o adequado funcionamento do sistema aqui descrito é significativamente baixo.
[039] Nota-se, portanto, que o utensílio de cocção provido de sistema de identificação de alimentos objeto da presente invenção soluciona os inconvenientes do atual estado da técnica posto permitir um controle preciso e prático das características de cocção dos alimentos, além de permitir a identificação de seu tipo específico, sem demandar a utilização de componentes e/ou dispositivos adicionais de produção, implementação e utilização complexos e onerosos.
REIVINDICAÇÕES

Claims (12)

1. Utensílio de cocção provido de sistema de identificação de alimentos, o dito utensílio (1) compreendendo, mais especificamente, ao menos um recipiente (2) cooperante com ao menos um elemento de manuseio (3), CARACTERIZADO pelo fato de que: - a superfície interna do recipiente (2) compreende sensores (22) cooperantes com o alimento disposto no recipiente (2); - o elemento de manuseio (3) compreende componentes eletroeletrônicos cooperantes com os sensores (22) dispostos na superfície interna do recipiente (2), sendo os ditos sensores hábeis de efetuar leituras de bioimpedância no alimento disposto no recipiente (2) para identificar ao menos um dentre os seguintes parâmetros: tipo de alimento e característica de cozimento interno, sendo que os ditos componentes eletroeletrônicos existentes no elemento de manuseio (3) do utensílio (1) cooperam com ao menos uma interface de usuário para fornecimento das informações lidas pelos sensores (22).
2. Utensílio de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o elemento de manuseio (3) é solidário ao recipiente (1) ou removivelmente acoplável ao dito recipiente (1).
3. Utensílio de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o elemento de manuseio (3) apresenta formato de haste, alça, superfície ou qualquer outra conformação geométrica.
4. Utensílio de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que os sensores (22) são distribuídos ao longo da superfície interna do recipiente (2) ao longo de linhas de eletrodos.
5. Utensílio de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADO pelo fato de que as ditas linhas de eletrodos compreendem anéis circulares concêntricos.
6. Utensílio de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que os sensores (22) compreendem estruturas em forma de ponteiras ou pinos (21) cooperantes com o alimento para efetuar a detecção das condições internas do mesmo,
7. Utensílio de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o elemento de manuseio (3) do utensílio de cocção (1) compreende ao menos um dispositivo de comunicação sem fio.
8. Utensílio de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a pelo menos uma interface de usuário coopera fisicamente com o elemento de manuseio (3) do utensílio (1).
9. Utensílio de acordo com as reivindicações 1 e 8, CARACTERIZADO pelo fato de que a pelo menos uma interface de usuário coopera com ao menos um dispositivo independente do utensílio (1), sendo que o dito dispositivo independente compreende ao menos um dentre um aparelho celular, um tablet, um computador, ou outro aparelho eletroeletrônico.
10. Utensílio de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, CARACTERIZADO pelo fato de que os sensores (22) cooperam com pelo menos um sistema de gerenciamento cooperante com a pelo menos uma interface de usuário para a execução de ações relacionadas às características de cocção lidas pelos ditos sensores (22).
11. Utensílio de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, CARACTERIZADO pelo fato de que os sensores (22) cooperam com os componentes eletroeletrônicos existentes no elemento de manuseio (3) do utensílio (1) de forma independente, para prover informações individualizadas dos pontos de contato com o alimento.
12. Utensílio de cocção provido de sistema de identificação de alimentos, o dito utensílio (1) compreendendo, mais especificamente, ao menos um recipiente (2) cooperante com ao menos um elemento de manuseio (3), CARACTERIZADO pelo fato de compreender meios para utilizar leituras de bioimpedância para identificar e controlar as características internas de cocção de alimentos, sendo que os ditos meios compreendem sensores (22) cooperantes com componentes eletroeletrônicos conforme descrito nas reivindicações 1 a 11.
BR102015017760A 2015-07-24 2015-07-24 utensílio de cocção provido de sistema de identificação de alimentos BR102015017760A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102015017760A BR102015017760A2 (pt) 2015-07-24 2015-07-24 utensílio de cocção provido de sistema de identificação de alimentos

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102015017760A BR102015017760A2 (pt) 2015-07-24 2015-07-24 utensílio de cocção provido de sistema de identificação de alimentos

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102015017760A2 true BR102015017760A2 (pt) 2017-01-31

Family

ID=57890274

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102015017760A BR102015017760A2 (pt) 2015-07-24 2015-07-24 utensílio de cocção provido de sistema de identificação de alimentos

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102015017760A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
DK178659B1 (en) Wireless cooking thermometer
CN205433281U (zh) 带温度测量设备的锅具
KR20130057059A (ko) 온도 측정 기능을 갖는 젓가락
US20140341254A1 (en) Cold spot meat probe
EP3225143A1 (en) Hanger-type cooking information providing device
CN203576357U (zh) 多功能锅铲
US20210321490A1 (en) Heater control for countertop appliance
CN207666581U (zh) 一种医疗电子测温装置
BR102015017760A2 (pt) utensílio de cocção provido de sistema de identificação de alimentos
US20020009121A1 (en) Cooking utensil with temperature sensor
JP2019511932A (ja) 体液平衡及び/又は電解質平衡を検出するためのデバイス
CN203595564U (zh) 高温检测计
CN201831545U (zh) 带有温度显示功能的筷子
CN209221063U (zh) 一种多功能体温计消毒盒
CN207300958U (zh) 一种多功能探测的炖煮装置
CN206621352U (zh) 一种探头和分体式生理信号测量设备
CN212346509U (zh) 一种电子体温监测仪
CN209032327U (zh) 耳腔测温探头及耳腔测温装置
CN215726435U (zh) 烤箱内置式高温多测点温度传感器
KR20160133077A (ko) 스마트 조리 기구 및 이를 이용하는 건강 관리 시스템
KR20200145459A (ko) 온도 측정 집게
CN204813313U (zh) 一种测量锅具
CN102269631A (zh) 食物温度测量装置
CN210871550U (zh) 一种内科用坐诊台
CN204813356U (zh) 一种可显示温度的炒菜锅

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal acc. article 33 of ipl - extension of time limit for request of examination expired