BR102015009966A2 - reservatório para desinfetante líquido aplicável em vasos sanitários ou recipientes para água - Google Patents
reservatório para desinfetante líquido aplicável em vasos sanitários ou recipientes para água Download PDFInfo
- Publication number
- BR102015009966A2 BR102015009966A2 BR102015009966A BR102015009966A BR102015009966A2 BR 102015009966 A2 BR102015009966 A2 BR 102015009966A2 BR 102015009966 A BR102015009966 A BR 102015009966A BR 102015009966 A BR102015009966 A BR 102015009966A BR 102015009966 A2 BR102015009966 A2 BR 102015009966A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- reservoir
- toilets
- disinfectant
- applicable
- nozzle
- Prior art date
Links
Classifications
-
- E—FIXED CONSTRUCTIONS
- E03—WATER SUPPLY; SEWERAGE
- E03D—WATER-CLOSETS OR URINALS WITH FLUSHING DEVICES; FLUSHING VALVES THEREFOR
- E03D9/00—Sanitary or other accessories for lavatories ; Devices for cleaning or disinfecting the toilet room or the toilet bowl; Devices for eliminating smells
- E03D9/005—Devices adding disinfecting or deodorising agents to the bowl
Landscapes
- Health & Medical Sciences (AREA)
- Public Health (AREA)
- Epidemiology (AREA)
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Hydrology & Water Resources (AREA)
- Water Supply & Treatment (AREA)
- Bidet-Like Cleaning Device And Other Flush Toilet Accessories (AREA)
Abstract
resumo “reservatório para desinfetante líquido aplicável em vasos sanitários ou recipientes para água”, particularmente aplicável em banheiros, cozinhas e áreas internas ou externas onde haja circulação de água para limpeza de um vaso ou recipiente qualquer, podendo incluir além de vasos sanitários, foco maior desta invenção, pias, tanques e demais similares. a invenção compreende um reservatório (1) na forma semelhante a meia-cana, de modo a compor uma superfície (s) de encosto e fixação a um suporte (2), ao qual é aplicado por um meio de encaixe ou aderência, sendo o dito suporte (2) fixado a uma superfície plana (p), como uma parede, a uma altura aproximadamente de 20 cm acima do vaso sanitário (v) ou outro reservatório. uma mangueira flexível (6) com esguicho (7) direciona o líquido desinfetante, por gravidade, para o interior de um vaso sanitário (v) ou outro reservatório que assim necessite.
Description
“RESERVATÓRIO PARA DESINFETANTE LÍQUIDO APLICÁVEL EM VASOS SANITÁRIOS OU RECIPIENTES PARA ÁGUA” CAMPO DA INVENÇÃO
[0001] A presente solicitação de Patente de Invenção de um RESERVATÓRIO PARA DESINFETANTE LÍQUIDO APLICÁVEL EM VASOS SANITÁRIOS OU RECIPIENTES PARA ÁGUA, particularmente aplicável em banheiros, cozinhas e áreas internas ou externas onde haja circulação de água para limpeza de um vaso ou recipiente qualquer, podendo incluir além de vasos sanitários, foco maior desta invenção, pias, tanques e demais similares.
ANTECEDENTES DA TÉCNICA
[0002] É do conhecimento de todos que o fluxo de água em recipientes diversos, com grande destaque para vasos sanitários, requer o uso de desinfetantes, líquidos ou sólidos, como forma de exterminar microorganismos nocivos ao mencionado vaso ou recipiente.
[0003] No caso específico de vasos sanitários, a importância da aplicação correta e eficiente de desinfetantes é notória, não só em função de ser uma fonte de acúmulo de microorganismos indesejados e nocivos, como também como forma de transferir ao ambiente um cheiro agradável após o uso do mencionado vaso.
[0004] Em outros recipientes, como pias, tanques e outros, existe um problema crescente de que o eventual acúmulo de água sem o adequado tratamento pode gerar a presença de microorganismos e até larvas de insetos extremamente prejudiciais.
[0005] Em todas estas situações, um grande problema é a aplicação adequada do desinfetante, que, simultaneamente, não exponha o usuário a qualquer forma de risco de contágio, e que se mostre eficiente.
[0006] No atual estado da técnica existem os desinfetantes sólidos e líquidos, cada qual com suas características. O fato é que, o desinfetante sólido normalmente é introduzido, por exemplo, em um vaso sanitário, mediante interferência manual direta do usuário, o que não é desejável.
[0007] Já os desinfetantes líquidos são, via de regra, vertidos no interior do vaso sanitário ou similar, sendo que alguns deles contam com bicos especiais de aplicação, bicos estes que, além de possuírem alto custo agregado, são lançados na forma de spray com pressão nem sempre suficiente para atingir todas as regiões do vaso com a mesma eficiência, gerando, algumas vezes, desperdícios desnecessários.
[0008] Outra opção do estado da técnica são os já tradicionais sprays fixados ou posicionados no interior de banheiros e similares, através dos quais se libera, de forma programada ou intencional, um ou mais jatos odorizadores. No entanto, a finalidade é igualmente apenas proporcionar um clima com perfumes de diversas naturezas, conforme a fragrância adotada, não tendo nenhum efeito desinfetante, especialmente em águas no interior de vasos sanitários e similares.
ESTADO DA TÉCNICA
[0009] Na realidade, no atual estado da técnica, não é verificado nenhum produto para desinfetante líquido com características semelhantes àquelas propostas na presente invenção.
[0010] O mais freqüente, conforme dito anteriormente é um porta desinfetante sólido em forma de cesto que é colocado na borda do vaso sanitário.
[0011] No entanto, foram localizados dois documentos anteriores que merecem ser comentados dentro de concepção de estado da técnica, haja vista que se destinam à aplicação de desinfetante líquido, como o BR 10 2012 029087-1 e BR 10 2012 0143941.
[0012] Dentro de uma análise mais técnica, o reservatório tipo cesto para acondicionamento de desinfetante sólido, quer seja recarregável, quer seja descartável apresenta o inconveniente de requerer sua manipulação junto ao vaso, o que pode acarretar risco de contaminação. Pode também eventualmente causar desconforto quando sentado sobre ele, além de poder cair dentro do vaso provocando entupimento do referido vaso e da rede de esgoto.
[0013] Quanto aos documentos referentes aos pedidos de patentes BR 10 2012 029087-1 e BR 10 2012 014394-1, o inconveniente é que ambos visam suprir apenas as necessidades de vasos sanitários acoplado com caixas de descarga acoplada; além disso, numa segunda proposição, nos objetos contemplados nestes documentos, o líquido desce junto com a descarga não permitindo que o desinfetante fique no retido no interior do vaso. Sendo assim, o desinfetante não faz uma desinfecção genuína e não permite que o referido desinfetante exerça sua segunda, função que é de perfumar o ambiente.
OBJETIVO DA INVENÇÃO
[0014] A presente solicitação de patente objetiva, num primeiro momento, contemplar o uso em todos os vasos sanitários, haja vista ser fixado na parede do ambiente, o mais próximo possível do vaso, independente se o vaso está acoplado ou não à uma caixa de descarga. Num segundo momento, é um objetivo da invenção prover uma solução que possa ser útil também em quaisquer ambientes ou recipientes que necessitem de limpeza com desinfetante OU outros produtos que sejam antimicrobianos e também atuem como odorizadores.
VANTAGENS DA INVENÇÃO
[0015] Além das vantagens naturalmente perceptíveis através da descrição precedente, pode-se destacar de forma mais direta: - objeto de simples fixação e operação; - baixo custo de fabricação e operação, já que funciona por gravidade; - facilidade extrema de enchimento do reservatório com o líquido desinfetante ou similar; - possibilidade de ser utilizada em todos os tipos de vasos sanitários, quer sejam com descarga acoplada ou não; - uso em outros tipos de recipientes como pias, tanques e outros, inclusive que recebam água tratada, com a finalidade de eliminar eventuais microorganismos que possam persistir; - impede que o usuário tenha qualquer contato com o vaso ou outro recipiente a ser higienizado.
DESCRIÇÃO GERAL DA INVENÇÃO
[0016] O RESERVATÓRIO PARA DESINFETANTE LÍQUIDO APLICÁVEL EM VASOS SANITÁRIOS OU RECIPIENTES PARA ÁGUA, objeto desta solicitação de Patente de Invenção, compreende um reservatório com um volume interno para acondicionar desinfetante ou líquido com propriedades antimicrobianas e odorizador, tendo este mencionado reservatório a configuração aproximadamente tipo meia-cana, em uma realização mostrada neste pedido, e um suporte de encosto, ao qual é aplicado por um meio de colagem, por exemplo, dito suporte de encosto a ser fixado a uma parede ou similar, a uma altura em torno de 20 cm acima do vaso sanitário, cuba de pia, tanque ou similar, sendo que o mencionado reservatório conjuga uma tampa superior por onde é abastecido com líquido desinfetante, ao passo que, inferiormente, se projeta um bocal de saída do desinfetante, por gravidade, estando dito bocal acoplado a uma mangueira flexível que permite direcionar o líquido no interior do vaso sanitário, por exemplo, dita mangueira flexível que, quando fora de uso, se acopla a um suporte na parte superior do reservatório, onde permanece voltada para cima. Na extremidade livre da dita mangueira está previsto um esguicho, através do qual o desinfetante é liberado para uso, sempre que desejado pelo usuário.
DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0017] O objeto da presente solicitação de Patente de Invenção será, a seguir, descrito em uma forma de realização da invenção, sendo que, para melhor entendimento, referências serão feitas aos desenhos anexos, nos quais estão representadas: FIG. 1: Vista em perspectiva do reservatório segundo uma realização da invenção. FIG. 2: Vista em perspectiva Invertida do reservatório segundo uma realização da invenção. FIG 3: Vista em perspectiva explodida do reservatório segundo uma realização da invenção. FIG 4: Vista frontal do reservatório segundo uma realização da invenção. FIG 5: Vista Lateral do reservatório segundo uma realização da invenção. FIG 6: Vista Superior do reservatório segundo uma realização da invenção. FIG 7: Vista Inferior do reservatório segundo uma realização da invenção. FIG 8: Vista em corte lateral do reservatório segundo uma realização da inveção. FIG 9: Vista em perspectiva do reservatório. FIG 10: Vista em perspectiva do suporte. FIG 11: Vista em perspectiva da tampa. FIG 12: Vista em perspectiva do reservatório segundo uma realização da invenção, mostrando uma condição dentro de um banheiro. FIG 13: Vista em perspectiva do reservatório segundo uma realização da invenção, mostrando o uso.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[0018] O RESERVATÓRIO PARA DESINFETANTE LÍQUIDO APLICÁVEL EM VASOS SANITÁRIOS OU RECIPIENTES PARA ÁGUA, objeto desta solicitação de Patente de Invenção, compreende um reservatório (1) na forma semelhante a meia-cana, de modo a compor uma superfície (S) de encosto a um suporte (2), ao qual é aplicado por um meio de encaixe ou aderência, sendo o dito suporte (2) fixado a uma superfície plana (P), como uma parede um similar, a uma altura aproximadamente de 20 cm acima do vaso sanitário (V) ou outro reservatório a ser contemplado com a aplicação do líquido desinfetante.
[0019] O reservatório (1) é dotado de um corpo principal (3), conforme descrito, cujo interior é definido para ser oco e receber o volume desejado de desinfetante ou outro líquido similar, tendo o mencionado corpo principal (3) uma tampa (4) na parte superior do reservatório (1), dita tampa (4) podendo ser roscada, de encaixe ou de pressão e tendo o tamanho que melhor proporcione o adicionamento do desinfetante.
[0020] Na parte inferior lateral do corpo principal (3) do reservatório (1) está prevista uma saída (5) na forma de um bocal para recepcionar uma mangueira flexível (6) inferior.
[0021] O suporte (2), já citado anteriormente, é colado ou parafusado na parede (P) ou outra superfície plana qualquer, de maneira a manter, com o reservatório (1) a ele aplicado, um conjunto seguro e que pode ser manuseado com facilidade e sem qualquer risco de soltura ou quedas indesejadas.
[0022] A mangueira flexível (6) é, conforme descrito, conectada ao bocal de saída (5), no fundo do reservatório (1), sendo importante este posicionamento, haja vista que o líquido desinfetante irá escoar por gravidade; dita mangueira flexível (6) tendo tamanho e bitola pode ser a indicada pelo fabricante, por exemplo.
[0023] Na extremidade livre da mangueira flexível (6) está acoplado o esguicho (7) através do qual é liberado o fluxo de desinfetante em direção ao vaso sanitário (V) ou similar, que escoa, conforme dito, por gravidade.
[0024] Na extremidade livre superior do reservatório (1) está previsto, preferencialmente incorporado ao corpo principal (3), o suporte (8) para o esguicho (7), dito suporte (8) contempla uma aba (9) com um orifício (10) por onde a ponta do esguicho (7) pode ser acoplada e onde fica retida quando fora de uso.
[0025] Embora de simplicidade construtiva, o presente reservatório, segundo a invenção, é de alta eficiência em suas linhas efetivas de operação, sendo também muito simples a sua instalação e uso, que obedece às seguintes etapas: - instalar o suporte (2) na parede (P) podendo ser colado ou parafusado conforme a necessidade do usuário. No caso de ser uma parede onde passam muitos de água é aconselhável colar com cola indicada pelo fabricante, evitando assim incidentes como furar cano d’água, além de evitar que eventualmente se estrague o revestimento da parede; conforme dito anteriormente, a parte inferior do reservatório deve ficar no mínimo 20 cm acima da borda do vaso, pois o sistema funciona por gravidade; - encaixar o reservatório (1) no suporte (2); - encaixar a mangueira flexível (6) no bocal de saída (5) inferior do reservatório; - encaixar o esguicho (7) na outra ponta da mangueira flexível (6).
[0026] A utilização do reservatório objeto da presente invenção é igualmente simples e segue as seguintes etapas: - tirar a tampa (4) e adicionar líquido desinfetante ate a o nível indicado; - fechar a mencionada tampa (4); - retirar o esguicho (7) do respectivo suporte (8); - apontar o esguicho (7) para o vaso sanitário (V) e apertar a alavanca do dito esguicho para liberar o desinfetante; - soltar a alavanca do esguicho (7) para interromper a passagem do líquido e coloque o referido esguicho (7) no respectivo suporte (8).
[0027] Com o reservatório (1) e seu respectivo conjunto de esguicho (7) e mangueira flexível (6) se pode atingir, com propriedade e segurança para o usuário, qualquer parte do interior de um vaso sanitário (V) ou similar, de maneira a propor uma inovadora forma de combate a microorganismos que se alojam no interior destes reservatórios, inclusive sendo altamente positivo no combate à formação de larvas de insetos em águas paradas, como ocorre de forma eventual em vasos sanitários e outros locais dentro do mesmo segmento onde a água permaneça armazenada, como pode ocorrer em cubas de pias, tanques e outros.
REIVINDICAÇÕES
Claims (6)
1) RESERVATÓRIO PARA DESINFETANTE LÍQUIDO APLICÁVEL EM VASOS SANITÁRIOS OU RECIPIENTES PARA ÁGUA, caracterizado por compreender um reservatório (1) na forma semelhante a meia-cana, de modo a compor uma superfície (S) de encosto e fixação a um suporte (2), ao qual é aplicado por um meio de encaixe ou aderência, sendo o dito suporte (2) fixado a uma superfície plana (P), como uma parede, a uma altura aproximadamente de 20 cm acima do vaso sanitário (V) ou outro reservatório.
2) RESERVATÓRIO PARA DESINFETANTE LÍQUIDO APLICÁVEL EM VASOS SANITÁRIOS OU RECIPIENTES PARA ÁGUA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o reservatório (1) ser dotado de um corpo principal (3), cujo interior é definido para ser oco e receber o volume desejado de desinfetante ou outro líquido similar, tendo o mencionado corpo principal (3) uma tampa (4) na parte superior do reservatório (1), dita tampa (4) podendo ser roscada, de encaixe ou de pressão.
3) RESERVATÓRIO PARA DESINFETANTE LÍQUIDO APLICÁVEL EM VASOS SANITÁRIOS OU RECIPIENTES PARA ÁGUA, de acordo com a reivindicação, caracterizado por na parte inferior lateral do corpo principal (3) do reservatório (1) estar prevista uma saída (5) na forma de um bocal para recepcionar uma mangueira flexível (6) inferior.
4) RESERVATÓRIO PARA DESINFETANTE LÍQUIDO APLICÁVEL EM VASOS SANITÁRIOS OU RECIPIENTES PARA ÁGUA, de acordo com as reivindicações 1 e 3, caracterizado por a mangueira flexível (6) ser conectada ao bocal de saída (5), no fundo do reservatório (1).
5) RESERVATÓRIO PARA DESINFETANTE LÍQUIDO APLICÁVEL EM VASOS SANITÁRIOS OU RECIPIENTES PARA ÁGUA, de acordo com as reivindicações 1 e 4, caracterizado por na extremidade livre da mangueira flexível (6) estar acoplado o esguicho (7).
6) RESERVATÓRIO PARA DESINFETANTE LÍQUIDO APLICÁVEL EM VASOS SANITÁRIOS OU RECIPIENTES PARA ÁGUA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por na extremidade livre superior do reservatório (1) estar previsto, incorporado ao corpo principal (3), o suporte (8) para o esguicho (7), dito suporte (8) contempla uma aba (9) com um orifício (10) por onde a ponta do esguicho (7) é acoplada e onde fica retida quando fora de uso.
Priority Applications (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BR102015009966A BR102015009966A2 (pt) | 2015-04-30 | 2015-04-30 | reservatório para desinfetante líquido aplicável em vasos sanitários ou recipientes para água |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BR102015009966A BR102015009966A2 (pt) | 2015-04-30 | 2015-04-30 | reservatório para desinfetante líquido aplicável em vasos sanitários ou recipientes para água |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR102015009966A2 true BR102015009966A2 (pt) | 2017-01-10 |
Family
ID=57714753
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR102015009966A BR102015009966A2 (pt) | 2015-04-30 | 2015-04-30 | reservatório para desinfetante líquido aplicável em vasos sanitários ou recipientes para água |
Country Status (1)
Country | Link |
---|---|
BR (1) | BR102015009966A2 (pt) |
Cited By (1)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
WO2022226611A1 (pt) * | 2021-04-26 | 2022-11-03 | Menezes Maiara Liberato De Matos | Dispositivo sanitizante para assentos |
-
2015
- 2015-04-30 BR BR102015009966A patent/BR102015009966A2/pt not_active IP Right Cessation
Cited By (1)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
WO2022226611A1 (pt) * | 2021-04-26 | 2022-11-03 | Menezes Maiara Liberato De Matos | Dispositivo sanitizante para assentos |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US8302819B2 (en) | Combination air freshener and fluid dispenser | |
US9464424B1 (en) | Toilet tool cleaning system | |
US5347661A (en) | Water conditioner dispensing apparatus | |
US8631519B1 (en) | Toilet cleanser and deodorizer dispenser | |
US7162754B2 (en) | Device for moistening paper or cloth | |
US20040064884A1 (en) | Toiler odor blocking system | |
BR102015009966A2 (pt) | reservatório para desinfetante líquido aplicável em vasos sanitários ou recipientes para água | |
US11377833B1 (en) | Water conserving toilet disinfectant dispenser | |
ES2247960T5 (es) | Dispositivo higiénico con elemento perfumante para sanitarios. | |
ITMI20100237U1 (it) | Dispositivo igienico profumante per apparecchi sanitari | |
US20220205231A1 (en) | Toilet flush device fitting | |
US3134985A (en) | Bidet | |
US20090114682A1 (en) | Easy Access Dispenser | |
BRPI1005206A2 (pt) | reservatàrio para desinfetantes lÍquidos ou equivalentes acoplado em tubulaÇço de caixa de descarga suspensa | |
JP3775507B2 (ja) | 水洗トイレ用薬剤供給具 | |
US20050204459A1 (en) | Dispenser for toilet cleaner solids of liquids | |
WO2001038656A1 (en) | A passive dispenser for dosing and issuing a predetermined amount of dispensable liquid | |
BR202017002897U2 (pt) | dispositivo dosador de desinfetante | |
US11668083B2 (en) | System and method for automatic dispensing of a liquid | |
BR102020011010A2 (pt) | dispositivo higienizador e método de instalação para a higienização de vasos sanitários | |
EP2305902A2 (en) | Disinfectant product dispenser applicable for toilet bowls | |
US20210047820A1 (en) | Restroom System | |
BR102020011010B1 (pt) | Dispositivo higienizador e método de instalação para a higienização de vasos sanitários | |
BR202021008027Y1 (pt) | Reservatório acoplado em louças sanitárias | |
ES1219437U (es) | Pantalla para inodoro |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention | ||
B08F | Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law | ||
B08K | Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87) |