BR102015005403A2 - Method for controlling the quality of operation of a pam system, corresponding computer program product, non-temporary computer legendable medium and quality control device. - Google Patents

Method for controlling the quality of operation of a pam system, corresponding computer program product, non-temporary computer legendable medium and quality control device. Download PDF

Info

Publication number
BR102015005403A2
BR102015005403A2 BR102015005403-3A BR102015005403A BR102015005403A2 BR 102015005403 A2 BR102015005403 A2 BR 102015005403A2 BR 102015005403 A BR102015005403 A BR 102015005403A BR 102015005403 A2 BR102015005403 A2 BR 102015005403A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
acoustic signal
source
test
quality control
control device
Prior art date
Application number
BR102015005403-3A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102015005403B1 (pt
Inventor
L'her Christophe
Original Assignee
Sercel
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sercel filed Critical Sercel
Publication of BR102015005403A2 publication Critical patent/BR102015005403A2/pt
Publication of BR102015005403B1 publication Critical patent/BR102015005403B1/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01VGEOPHYSICS; GRAVITATIONAL MEASUREMENTS; DETECTING MASSES OR OBJECTS; TAGS
    • G01V1/00Seismology; Seismic or acoustic prospecting or detecting
    • G01V1/001Acoustic presence detection
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01VGEOPHYSICS; GRAVITATIONAL MEASUREMENTS; DETECTING MASSES OR OBJECTS; TAGS
    • G01V1/00Seismology; Seismic or acoustic prospecting or detecting
    • G01V1/02Generating seismic energy
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01VGEOPHYSICS; GRAVITATIONAL MEASUREMENTS; DETECTING MASSES OR OBJECTS; TAGS
    • G01V1/00Seismology; Seismic or acoustic prospecting or detecting
    • G01V1/38Seismology; Seismic or acoustic prospecting or detecting specially adapted for water-covered areas
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01VGEOPHYSICS; GRAVITATIONAL MEASUREMENTS; DETECTING MASSES OR OBJECTS; TAGS
    • G01V2200/00Details of seismic or acoustic prospecting or detecting in general
    • G01V2200/10Miscellaneous details
    • G01V2200/14Quality control

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Acoustics & Sound (AREA)
  • Remote Sensing (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Geology (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Geophysics (AREA)
  • Oceanography (AREA)
  • Measurement Of Mechanical Vibrations Or Ultrasonic Waves (AREA)
  • Testing Of Individual Semiconductor Devices (AREA)

Abstract

trata-se de um método para controlar a qualidade de operação de um sistema de monitoramento acústico passivo. o método inclui, ao menos para uma determinada fonte: (a) a determinada fonte que emite ao menos um sinal de teste acústico; (b) o sistema de monitoramento acústico passivo que obtém medições de sinal acústico e estima ao menos um parâmetro característico de, e/ou associado a ao menos um sinal acústico de teste, conforme uma função das medições de sinal acústico; (c) comparar o ao menos um parâmetro estimado com ao menos um parâmetro de referência característico de, e/ou associado a ao menos um sinal acústico de teste; (d) obter ao menos uma parte de informações de qualidade, conforme uma função de resultados da etapa de comparação. um dispositivo de controle de qualidade é fornecido, o qual aciona a determinada fonte para disparar a etapa (a), obtém o ao menos um parâmetro estimado e realiza as etapas (c) e (d).

Description

"MÉTODO PARA CONTROLAR A QUALIDADE DE OPERAÇÃO DE UM SISTEMA PAM, PRODUTO DE PROGRAMA DE COMPUTADOR CORRESPONDENTE, MEIO PORTADOR LEGÍVEL POR COMPUTADOR NÃO TRANSITÓRIO E DISPOSITIVO m DE CONTROLE DE QUALIDADE” 1. CAMPO DA INVENÇÃO
[001] O campo da invenção é aquele do monitoramento acústico passivo. O mesmo aborda os equipamentos exigidos a fim de respeitar as restrições impostas pelas agências reguladoras que têm como objetivo proteger a vida mamífera marinha.
[002] Mais especificamente, a invenção pertence a uma técnica para avaliar automaticamente a qualidade de operação de sistema de monitoramento acústico passivo, doravante chamado de sistema PAM.
[003] O monitoramento acústico passivo submerso é uma técnica não intrusiva que pode ser usada para detectar, classificar e localizar (DCL) mamíferos marinhos.
[004] Deve-se observar que, se um sistema PAM permitir ouvir e detectar sinais acústicos de origem biológica, o mesmo também pode ouvir e detectar qualquer contribuição sonora indesejada criada por outras atividades.
[005] A invenção refere-se ao levantamento sísmico marinho, mas pode ser de interesse para qualquer outro campo que exige um sistema que execute o monitoramento do mamífero marinho em um ambiente marinho.
2. ANTECEDENTES TECNOLÓGICOS
[006] Mais particularmente, busca-se mais adiante nesse documento descrever os problemas existentes no campo de aquisição de dados geofísicos para análise do leito marinho (por exemplo, para indústria de exploração de óleo com o uso do método de prospecção sísmica). A invenção certamente não é limitada a esse campo particular de aplicação, mas é de interesse para qualquer técnica realizar o controle de qualidade de medições de vocalizações mamíferas marinhas, já que tem que enfrentar os problemas e assuntos similares ou estritamente relacionados.
[007] As agências de regulação incentivam ou impõem o uso de um sistema PAM durante campanhas de levantamento sísmico. Essas agências reguladoras propõem diretrizes que definem regras a aplicar durante campanhas sísmicas, a fim de proteger os mamíferos marinhos. Em particular, as diretrizes recomendam o sistema PAM para detectar a presença de mamíferos marinhos nas proximidades de fontes sísmicas, as quais podem ser consideradas prejudiciais para a vida mamífera marinha (por exemplo, perturbações acústicas).
[008] Na técnica anterior, um sistema PAM compreende, tipicamente, uma rede de sensores acústicos, tais como hidrofones, geofones, acelerômetros ou sensores de vetor, dispostos ao longo de uma ou várias antenas acústicas lineares (doravante mencionadas como ‘‘cabos sísmicos flutuantes”) rebocadas por uma embarcação, e adaptadas para detectar e medir vocalizações, isto é, sinais acústicos emitidos por mamíferos marinhos. Quando um mamífero marinho vocaliza nas proximidades da rede de sensores sísmicos, esses sensores fazem medições do sinal acústico ou sinais emitidos pelo mamífero marinho. Uma computação de localização é, então, realizada a partir dos dados de medição coletados pelos sensores para determinar a localização do mamífero marinho a partir das fontes sísmicas.
[009] Existem duas famílias conhecidas de sistemas PAM usados pelas empresas de prospecção de óleo: - os sistemas PAM integrados, os quais dependem do uso de uma rede de sensores sísmicos distribuídos nos cabos sísmicos flutuantes rebocados pela embarcação sísmica, sendo que tais sensores sísmicos são originalmente adaptados para realizar aquisição de dados geofísicos e, desse modo, desviados de sua função, primeiramente para fazer o monitoramento acústico passivo; - os sistemas PAM independentes, os quais dependem do uso de uma rede de sensores acústicos dedicados dispostos ao longo de uma linha acústica linear, a qual é posicionada e rebocada, adícionalmente aos cabos sísmicos flutuantes existentes, atrás da embarcação sísmica e totalmente dedicada ao monitoramento acústico passivo.
[010] Atualmente, as agências reguladoras e as partes envolvidas em operações de levantamento marinho estabelecem códigos de conduta que sugerem a demonstração das capacidades de um sistema PAM para detectar, classificar e localizar espécies mamíferas propensas a serem encontradas na área de levantamento durante a fase de planejamento de um levantamento sísmico.
[011] A falta de conhecimento sobre os desempenhos dos diferentes dispositivos de um sistema PAM pode reduzir a precisão ou utilidade dos dados acústicos coletados pelos sensores. Uma vez que os levantamentos sísmicos podem ser bastante demorados, há uma necessidade de avaliar, à medida que o levantamento progride, a qualidade de operação do sistema PAM. Isso é mencionado doravante como "controle de qualidade” ou "QC".
[012] Ademais, as diretrizes também sugerem o teste da qualidade de operação dos cabos sísmicos flutuantes rebocados antes de cada posicionamento para assegurar que nenhum mau funcionamento exista. Isso simplesmente consiste na verificação que os sensores dos cabos sísmicos flutuantes rebocados funcionam adequadamente e estão bem conectados devido ao chamado "teste de toque’’, o qual é feito tocando-se manualmente os sensores e verificando-se se os mesmos detectam tal toque.
[013] Na técnica anterior, um método conhecido para controlar a qualidade de operação de um sistema PAM durante trabalho de campo consiste na medição de ruído de fundo durante o levantamento sísmico. Em baixa frequência, o ruído de fundo é preponderante na eletrônica de componentes, assim, a medição do ruído de fundo permite verificar a integridade de toda a cadeia de aquisição de dados nos cabos sísmicos flutuantes rebocados, e detectar uma possível falha de um sensor.
[014] Contudo, esse método conhecido é realizado de maneira irregular e exige a suposição de que o ruído de fundo permanece relativamente constante durante o levantamento sísmico. Além disso, a oportunidade de fontes acústicas, o ruído da embarcação e o ruído causado pelo disparo de fonte sísmica são usados para construir indicadores de desempenho da cadeia de recepção acústica. Contudo, à medida que nenhuma dessas fontes é precisamente caracterizada (em particular, nível de emissão versus frequência), esse método somente permite verificar que as medições acústicas são globalmente representativas. Isso não fornece, portanto, informações de qualidade satisfatórias. Finalmente, se um sensor estivesse ausente desde o início do levantamento, isso não seria identificado por aquele teste de ruído de fundo.
[015] Em suma, esse método conhecido somente fornece uma ideia aproximada do nível de qualidade de operação do sistema PAM.
[016] Outro método conhecido de controle de qualidade de um sistema PAM tem por base o uso de uma fonte que emite um sinal acústico de teste que simula uma vocalização de um mamífero marinho. Essa fonte é imersa em um local e profundidade conhecida. Esse método de controle de qualidade de um sistema PAM pode ser resumido conforme exposto a seguir: - um primeiro operador no lado de fonte dispara a fonte para emitir um sinal acústico de teste; - o sistema PAM obtém medições de sinal acústico; - um segundo operador no lado de sistema PAM realiza as etapas a seguir: * estima parâmetros, característicos de e/ou associados ao sinal acústico de teste, conforme uma função das medições de sinal acústico obtidas; * compara o parâmetro estimado com parâmetros de referência característicos de e/ou associados ao sinal acústico de teste; * obtém ao menos uma parte de informações de qualidade, conforme uma função de resultados da etapa de comparação.
[017] Os parâmetros de referência pertencem ao grupo que compreende: - características do sinal acústico de teste (tal como o nível de emissão, o formato do sinal, a largura de banda, a frequência central, etc.); - um tempo de emissão do sinal acústico de teste; e - um local de emissão da ao menos uma fonte.
[018] Contudo, esse método conhecido é exigente, à medida que o mesmo exige a presença de um operador no lado de simulador e um operador no lado de sistema PAM, sendo que os operadores realizam as diferentes etapas do processo manualmente. Isso envolve a presença de operadores experientes, especialmente no lado de sistema PAM, onde os cálculos de controle de qualidade são realizados a mão. À medida que os dados são coletados em diferentes locais e diferentes formatos, o processo de validação é adicionalmente pesado e leva tempo.
[019] Além disso, devido à largura de banda de frequência usada pelas fontes sísmicas, tal método conhecido é altamente sensível a fenômenos de mascaramento de sensores. De fato, a largura de banda de frequência de vocalizações emitidas por mamíferos marinhos pode ser, ao menos parcialmente, comum à largura de banda de frequência usada pelas fontes sísmicas. Então, a faixa de detecção para um determinado mamífero marinho é altamente reduzida se suas vocalizações iluminarem os sensores durante uma sessão de tiro sísmico. Com esse fenômeno de mascaramento não sendo levado em consideração no método conduzido, os resultados de controle de qualidade são altamente variáveis e, portanto, nem sempre confiáveis.
3. SUMÁRIO
[020] Uma modalidade particular da invenção propõe um método para controlar a qualidade de operação de sistema de monitoramento acústico passivo, sendo que o dito método compreende, ao menos para uma determinada fonte: a) a dita determinada fonte que emite ao menos um sinal de teste acústico; b) o sistema de monitoramento acústico passivo que obtém medições de sinal acústico e estima ao menos um parâmetro característico de, e/ou associado ao dito ao menos um sinal acústico de teste, conforme uma função das ditas medições de sinal acústico; c) comparar o ao menos um parâmetro estimado com ao menos um parâmetro de referência característico de, e/ou associado ao dito ao menos um sinal acústico de teste; d) obter ao menos uma parte de informações de qualidade, conforme uma função de resultados da dita etapa de comparação.
[021] O método é de tal modo que um dispositivo de controle de qualidade realize as seguintes etapas: 1) aciona a dita determinada fonte para disparar a dita etapa a); 2) obtém o dito ao menos um parâmetro estimado; e 3) realiza as ditas etapas c) e d).
[022] Desse modo, uma modalidade exemplificadora da invenção depende de um método completamente automático para controlar a qualidade de operação de um sistema de monitoramento acústico passivo, o qual não exige quaisquer operadores no lado de fonte ou lado de sistema PAM. Com essa finalidade, uma modalidade exemplificadora da invenção é baseada na implantação de um dispositivo de controle de qualidade responsável pelo acionamento de ao menos uma determinada fonte e pela sincronização da ao menos uma determinada fonte com as medições de sinal acústico realizadas pelo sistema PAM, por um lado, e para realizar o controle de qualidade de operação do sistema de monitoramento acústico passivo, por outro lado. A dita ao menos uma parte de informações de qualidade obtida pode ser, então, usada para calibrar o sistema de monitoramento acústico passivo com precisão.
[023] De acordo com um recurso em particular, o dito dispositivo de controle de qualidade pertence ao grupo que compreende: - um dispositivo de controle de qualidade integrado ao dito sistema de monitoramento acústico passivo; - um dispositivo de controle de qualidade integrado à dita determinada fonte; e - um dispositivo de controle de qualidade independente do dito sistema de monitoramento acústico passivo e dita determinada fonte.
[024] Desse modo, uma modalidade exemplificadora da invenção fornece várias modalidades nas quais o dispositivo de controle de qualidade pode ser integrado no sistema de monitoramento acústico passivo ou na determinada fonte, ou nas quais o mesmo pode ser independente do sistema de monitoramento acústico passivo e determinada fonte. No último caso, isso permite um funcionamento em tempo real do método em um dispositivo independente autônomo.
[025] De acordo com um recurso particularmente vantajoso, um sistema de navegação implanta uma sessão de tiro sísmico, e o dito dispositivo de controle de qualidade realiza uma sincronização da dita etapa para acionar a determinada fonte, com a dita sessão de tiro sísmico.
[026] Os tiros de fonte sísmica durante o levantamento produzem perturbações (fenômenos de mascaramento) propensas a afetar as medições de sinais acústicos realizadas pelo sistema PAM. Levando em conta a sessão de tiro sísmico, é possível, desse modo, identificar e caracterizar sinais abióticos (devido ao aparelho sísmico) nas medições de sinal acústico e, assim, tomar os mesmos em consideração na etapa para estimar parâmetros. Como consequência disso, as informações de qualidade obtidas de acordo com uma modalidade exemplificadora da invenção são mais confiáveis que as informações de qualidade obtidas pelos métodos da técnica anterior.
[027] De acordo com um recurso em particular, a sessão de tiro sísmico compreende ao menos um intervalo de tempo de tiro e ao menos um intervalo de tempo sem tiro, e em que a dita sincronização da dita etapa para acionar a determinada fonte, com a dita sessão de tiro sísmico, é de tal modo que o dito ao menos um sinal acústico de teste seja emitido durante o dito ao menos um intervalo de tempo de tiro ou durante o dito ao menos um intervalo de tempo sem tiro.
[028] O interesse de se ter uma parte de informações durante um intervalo de tempo de tiro e uma parte de informações durante um intervalo de tempo sem tiro é que o mesmo possibilita que o dispositivo de controle de qualidade caracterize de maneira precisa o impacto dos tiros de fonte sísmica sobre as medições de sinais acústicos durante levantamentos sísmicos.
[029] De acordo com um recurso particular, uma iteração das ditas etapas a) a d) é realizada para cada uma dentre ao menos duas fontes, cada fonte é localizada em um local distinto, e o dito dispositivo de controle de qualidade realiza as ditas etapas 1) a 3) para cada uma das ditas ao menos duas fontes.
[030] À medida que o padrão de radiação de recepção do sistema PAM não é homogêneo, uma escolha perspicaz de localização das diferentes fontes, conforme uma função do padrão de radiação de recepção, pode ser realizada no processo de controle de qualidade, a fim de otimizar o funcionamento do sistema PAM. De fato, em prática, determinadas áreas da cobertura de detecção de sensores são mais ou menos sensíveis (devido ao padrão de radiação e à configuração geográfica da rede de sensores no sistema PAM).
[031] De acordo com uma variável, uma iteração das ditas etapas a) a d) é realizada para cada uma dentre ao menos duas fontes, sendo que cada fonte usa uma faixa de frequência de emissão distinta, e o dito dispositivo de controle de qualidade realiza, simultaneamente para as ditas ao menos duas fontes, as ditas etapas 1) a 3).
[032] Isso possibilita executar múltiplos processos de controle de qualidade em paralelo.
[033] De acordo com um recurso em particular, a dita determinada fonte pertence ao grupo que compreende: - um simulador de vocalização de mamífero marinho; - uma fonte sísmica marinha; - um sondador de profundidade marinho; e - um transponder marinho.
[034] A fonte sísmica marinha (tal como uma pistola de ar ou pistola de água usada em exploração sísmica marinha), o sondador de profundidade e o transponder podem ser desviados de seu uso original para realizar a emissão de sinal acústico de teste, acionada pelo dispositivo de controle de qualidade.
[035] A determinada fonte, conforme uma função de sua natureza pode ser instalada em qualquer lugar no sistema, em geral, usado para a prospecção sísmica, isto é, em uma embarcação, em uma boia dianteira ou boia traseira (rebocada, atracada ou flutuante), na rede de fonte sísmica, ou integrada sobre ou dentro dos cabos sísmicos flutuantes. O simulador de vocalização pode ser instalado em um dispositivo independente, tal como um veículo não tripulado submerso eventualmente equipado com equipamentos sísmicos, um nó de fundo do oceano disposto no leito oceânico, ou em um dispositivo dedicado imerso em local e profundidade conhecida a partir do sistema PAM.
[036] De acordo com um recurso particular, o dito ao menos um parâmetro de referência pertence ao grupo que compreende: - características do dito ao menos um sinal acústico de teste; - um tempo de emissão do dito ao menos um sinal acústico de teste; e - um local de emissão da dita ao menos uma fonte.
[037] As características do dito ao menos um sinal acústico de teste compreendem em especial o formato de sinal (por exemplo, para simular apito, estalidos, ruídos de trem, gemido), o nível de emissão, a faixa de frequências de emissão, a frequência central, a duração da emissão.
[038] De acordo com um recurso particular, ao menos duas iterações das ditas etapas a) a d) e as ditas etapas 1) a 3) são realizadas para dita determinada fonte, com ao menos uma característica do dito ao menos um sinal acústico de teste que é diferente para cada iteração.
[039] Isso possibilita que o dispositivo de controle de qualidade teste características diferentes de sinal acústico e, portanto, avalie a qualidade de operação do sistema PAM para diferentes características de sinal acústico.
[040] De acordo com uma variável particularmente vantajosa, ao menos duas iterações das ditas etapas a) a d) e as ditas etapas 1) a 3) são realizadas para dita determinada fonte, com ao menos uma característica que define a dita etapa para obter medições de sinal acústico que é diferente para cada iteração.
[041] O dispositivo de controle de qualidade ajusta automaticamente algumas das características que definem a dita etapa para obter medições de sinal acústico por meio de um processo de otimização.
[042] De acordo com um recurso particularmente vantajoso, ao menos duas iterações das ditas etapas b) a d) e das ditas etapas 2) a 3) são realizadas para dita determinada fonte, com ao menos uma característica que define a dita etapa para estimar que é diferente para cada iteração.
[043] O dispositivo de controle de qualidade ajusta automaticamente algumas das características que definem a dita etapa para estimar por meio de um processo de otimização, o qual consiste aqui na repetição de medições adquiridas pelo sistema PAM após ter alterado ao menos uma característica que define a dita etapa para estimar.
[044] Em outra modalidade, a invenção pertence a um produto de programa de computador que compreende instruções de código de programa para implantar o método mencionado acima (em qualquer uma dentre suas diferentes modalidades) quando o dito programa é executado em um computador ou um processador.
[045] Em outra modalidade, a invenção pertence a um meio portador legível por computador não transitório, que armazena um programa que, quando executado por um computador ou um processador, faz com que o computador ou o processador realize o método mencionado acima (em qualquer uma dentre suas diferentes modalidades).
[046] Em outra modalidade, a invenção pertence a um dispositivo de controle de qualidade adaptado para controlar a qualidade de operação de um sistema de monitoramento acústico passivo (10), caracterizado pelo fato de que o mesmo compreende: - meio para acionar uma determinada fonte para disparar a emissão de ao menos um sinal de teste acústico pela dita determinada fonte; - meio para obter ao menos um parâmetro característico de, e/ou associado ao dito ao menos um sinal acústico de teste, estimado pelo sistema de monitoramento acústico passivo conforme uma função de medições de sinal acústico obtido pelo sistema de monitoramento acústico passivo; - meio para comparar o ao menos um parâmetro estimado com ao menos um parâmetro de referência característico de, e/ou associado ao dito ao menos um sinal acústico de teste; - meio para obter ao menos uma parte de informações de qualidade, conforme uma função de resultados liberados pelo dito meio de comparação.
[047] Vantajosamente, o dispositivo de controle de qualidade compreende meio para implantar as etapas que o mesmo realiza no processo de controle de qualidade, conforme descrito acima, em qualquer uma dentre suas diversas modalidades.
4. LISTA DE FIGURAS
[048] Outros recursos e vantagens das modalidades da invenção deverão surgir a partir da seguinte descrição, dada a titulo de exemplos indicativos e não exaustivos, e a partir dos desenhos anexados, dos quais: - A Figura 1 é um fluxograma de uma modalidade particular do método de acordo com a invenção; - A Figura 2 representa uma ilustração esquemática do princípio de funcionamento do método de acordo com uma primeira modalidade da invenção; - A Figura 3 representa uma ilustração esquemática do princípio de funcionamento do método de acordo com uma segunda modalidade da invenção;
[049] - A Figura 4 representa uma ilustração esquemática do princípio de funcionamento do método de acordo com uma terceira modalidade da invenção;
[050] - A Figura 5 mostra a estrutura simplificada de um dispositivo de controle de qualidade de acordo com uma modalidade particular da invenção.
5. DESCRIÇÃO DETALHADA
[051] Em todas as Figuras do presente documento, os elementos e etapas idênticas são designados pelo mesmo símbolo numérico de referência.
[052] No exemplo descrito abaixo, considera-se o controle de qualidade de operação de um sistema PAM no contexto de um levantamento de óleo marinha.
[053] Com referência, agora, à Figura 1, é apresentado um método de controle de qualidade de acordo com uma modalidade particular da invenção. Uma parte do método é realizada por um dispositivo de controle de qualidade (cujo princípio é descrito em detalhes abaixo em relação à Figura 5).
[054] Conforme ilustrado nas Figuras 2 a 4, considera-se um sistema PAM 10 que compreende uma rede de sensores acústicos, a qual realiza medições contínuas de sinais acústicos. Os sensores acústicos são dispostos ao longo de uma pluralidade de cabos sísmicos flutuantes rebocados por uma embarcação sísmica. Os sensores acústicos 53 são do seguinte tipo: hidrofones e/ou acelerômetros e/ou sensores de vetor (isto é, pares de geofones). Também se considera uma fonte remota 20 adaptada para emitir sinais acústicos de teste. No presente exemplo, a fonte remota 20 é um simulador de vocalizações de mamífero marinho, o qual é imerso em um local e profundidade conhecida a partir do sistema PAM 10. O quadrado “preenchido com onda” rotulado 30 ilustra o dispositivo de controle de qualidade. O sistema PAM 10, a fonte remota 20 e o dispositivo de controle de qualidade 30 são necessários para implantar o método de acordo com uma modalidade exemplificadora da invenção.
[055] Na Figura 2 (primeira modalidade), o dispositivo de controle de qualidade 30 é integrado no sistema PAM 10. Na Figura 3 (segunda modalidade), o dispositivo de controle de qualidade 30 é integrado na fonte 20. Na Figura 4 (terceira modalidade), o dispositivo de controle de qualidade 30 é independente da fonte 20 e do sistema PAM 10.
[056] O método, de acordo com uma modalidade exemplificadora da invenção, é completamente automático e não exige quaisquer operadores no lado de fonte ou lado de sistema PAM. PRIMEIRA MODALIDADE (FIGURA 2) [057] O método de controle de qualidade é primeiramente descrito abaixo através da modalidade particular da Figura 2. Nessa modalidade particular, o sistema PAM 10 é mestre e a fonte 20 é escrava.
[058] O método de controle de qualidade é iniciado pelo dispositivo 30, o qual aciona remotamente a fonte 20 a partir do sistema PAM 10. A fonte 20 é controlada à distância pelo dispositivo 30 por meio de comandos transmitidos através de meio de comunicação sem fio, tais como um enlace de frequência de rádio, por exemplo.
[059] Na etapa 100, o dispositivo 30 transmite um comando de emissão C1 para a fonte 20 a fim de disparar a emissão de um sinal acústico de teste. Sob a recepção do comando de emissão C1, a fonte 20 emite um sinal acústico de teste 50 na água circundante.
[060] Ao mesmo tempo, o dispositivo 30 transmite um comando de medição C2 para o sistema PAM 10 a fim de disparar a execução de medições de sinal acústico de maneira síncrona com a emissão do sinal acústico de teste 50 pela fonte 20.
[061] Nessa modalidade particular, o comando de emissão C1 é um comando externo transmitido a partir do sistema PAM 10 para a fonte remota 20, para disparar remotamente a emissão do sinal acústico de teste 50. O comando de medição C2 é um comando interno transmitido a partir do dispositivo 30 para a unidade de controle 15 do sistema PAM 10, sendo que tanto o dispositivo 30 como a unidade de controle 15 são incluídos no sistema PAM 10.
[062] O objetivo é sincronizar a emissão do sinal acústico de teste 50 pela fonte 20 com as medições de sinal acústico realizadas pelo sistema PAM 10. A implantação síncrona entre a emissão de sinal acústico de teste e as medições de sinal é dada no presente documento para propósitos ilustrativos somente. Outras implantações são possíveis sem que se desvie do escopo da invenção. Por exemplo, podería ser implantado um começo de medições de sinal antes de disparar o sinal acústico de teste 50, e então uma ressincronização das medições de sinal no pós-processamento.
[063] O sinal acústico de teste 50 é associado a um conjunto de parâmetros de referência que é característico de e/ou associado ao sinal acústico de teste emitido, e especialmente: - características de referência do sinal acústico de teste 50, tais como o nível de emissão, o formato de sinal, a largura de banda, a frequência central, etc.; - um tempo de emissão do sinal acústico de teste 50; e - um local de emissão da fonte 20.
[064] Os parâmetros de referência são definidos pelo dispositivo 30 e armazenados em sua memória de dados. Os mesmos possibilitam que o dispositivo 30 configure o sinal acústico de teste 50 a emitir.
[065] A título de ilustração, o sinal acústico de teste 50 emitido pela fonte 20 representa uma vocalização sintetizada de um odontoceto, por exemplo, cujas características são as seguintes: sinal em formato de apito, frequências de emissão médias que compreendem entrem 12 kHz e 20 kHz para simular um golfinho nariz-de-garrafa, por exemplo.
[066] Na etapa 110, o sistema PAM 10 anteriormente ativado pelo dispositivo 30 obtém medições de sinal acústico do sinal acústico de teste 50 emitido pela fonte 20, por meio da rede de sensores acústicos.
[067] Na etapa 120, o sistema PAM, então, estima parâmetros característicos de e/ou associados ao sinal acústico de teste 50, conforme uma função das medições de sinal acústico obtidas na etapa 110, ou seja: - características estimadas do sinal acústico de teste 50, tais como o nível de emissão, o formato de sinal, a largura de banda, a frequência central, etc.; - tempo de emissão estimado do sinal acústico de teste 50; e - local de emissão estimado da fonte 20.
[068] Na etapa 130, o dispositivo 30 primeiramente coleta os parâmetros estimados pelo sistema PAM 10 (comunicação ilustrada pela seta C3), então, compara os parâmetros estimados com o conjunto mencionado anteriormente de parâmetros de referência, a fim de deduzir as informações sobre a qualidade de operação do sistema ΡΑΜ 10.
[069] Na etapa 140, o dispositivo 30 obtém informações de qualidade conforme uma função de resultados da etapa de comparação 130. As informações de qualidade são, então, enviadas para a unidade de controle 15 do sistema PAM (comunicação ilustrada pela seta C4).
[070] Essa modalidade em particular implica estabelecer, na etapa 130, uma comunicação interna C3 para possibilitar que o dispositivo 30 obtenha os parâmetros estimados pelo sistema PAM 10 a partir da unidade de controle 15 e, na etapa 140, uma comunicação interna C4 para possibilitar que o dispositivo 30 forneça ao sistema PAM 10 as informações de qualidade determinadas pelo dispositivo 30 através da unidade de controle 15. SEGUNDA MODALIDADE (FIGURA 3) [071] Nessa modalidade em particular, o dispositivo de controle de qualidade 30 é integrado na fonte 20. A fonte 20 é mestre e o sistema PAM 10 é escravo.
[072] Na etapa 100, o método de controle de qualidade é inicializado pelo dispositivo 30, o qual aciona a fonte 20 a partir da própria fonte por meio de um comando de emissão interno C1 enviado para a unidade de controle 25 da fonte 20. Desse modo, ao contrário da primeira modalidade, é um comando interno que dispara a emissão de um sinal acústico de teste na etapa 100. Sob a recepção do comando de emissão interno C1, a fonte 20 emite um sinal acústico de teste 50 na água circundante.
[073] Em paralelo, o dispositivo 30 transmite um comando de medição C2 para a unidade de controle 15 do sistema PAM 10 a fim de disparar remotamente a execução de medições de sinal acústico de maneira síncrona com a emissão do sinal acústico de teste 50 pela fonte 20. Desse modo, ao contrário da primeira modalidade, um comando externo é que dispara, na etapa 100, as medições de sinal acústico do sistema PAM 10.
[074] Uma variável dessa modalidade, na etapa 100, consiste em disparar a execução de medições de sinal acústico realizadas pelo sistema PAM 10, enviando-se um sinal acústico de pré-teste a partir da fonte 20 para o sistema PAM 10, ou inserindo-se no próprio sinal acústico de teste 50, um bloco de dados específico ou um padrão específico que proporciona instruções para o sistema PAM 10 para disparar as medições de sinal acústico em um determinado momento.
[075] Na etapa 130, essa modalidade particular implica estabelecer uma comunicação externa C3 entre a unidade de controle 15 do sistema PAM 10 e o dispositivo 30 integrado na fonte 20, para possibilitar que o dispositivo 30 obtenha os parâmetros estimados pelo sistema PAM 10.
[076] Na etapa 140, essa modalidade particular implica estabelecer uma comunicação externa C4 entre o dispositivo 30 integrado na fonte 20 e a unidade de controle 15 do sistema PAM 10, para possibilitar que o dispositivo 30 forneça ao sistema PAM 10 as informações de qualidade obtidas pelo dispositivo 30.
TERCEIRA MODALIDADE
[077] Nessa modalidade particular (Figura 4), o dispositivo de controle de qualidade 30 é independente da fonte 20 e do sistema PAM 10, e gerencia as etapas 100, 130 e 140 do método devido aos comandos externos transmitidos entre as diferentes entidades, através de meio de radiocomunicação, por exemplo.
[078] O método de controle de qualidade é inicializado pelo dispositivo 30, o qual aciona remotamente a fonte 20.
[079] Na etapa 100, o dispositivo 30 transmite um comando de emissão externo C1 para a unidade de controle 25 da fonte 20 a fim de disparar a emissão de um sinal acústico de teste. Sob a recepção do comando de emissão C1, a fonte 20 emite um sinal acústico de teste 50 na água circundante.
[080] Em paralelo, o dispositivo 30 transmite um comando de medição externo C2 para a unidade de controle 15 do sistema PAM 10 a fim de disparar a execução de medições de sinal acústico de maneira síncrona com a emissão do sinal acústico de teste 50 pela fonte 20.
[081] Na etapa 130, o dispositivo 30 coleta os parâmetros estimados pelo sistema PAM 10 por meio de uma comunicação C3 estabelecida entre o dispositivo 30 e a unidade de controle 15 do sistema PAM 10, então, compara os parâmetros estimados com os parâmetros de referência mencionados anteriormente.
[082] Na etapa 140, o dispositivo 30 obtém informações de qualidade conforme uma função de resultados da etapa de comparação 130 e envia as mesmas para o sistema PAM 10 por meio de uma comunicação C4 estabelecida entre o dispositivo 30 e a ^unidade de controle 15 do sistema PAM 10.
[083] De acordo com um recurso particular de uma modalidade exemplificadora da invenção, pode-se considerar que várias iterações das etapas 100 a 140 (ciclo (a) na Figura 1) são realizadas para a fonte 20, com características do sinal acústico de teste que são diferentes para cada iteração. O dispositivo de controle de qualidade 30 pode, portanto, testar diferentes características de sinal acústico para avaliar a qualidade de operação do sistema PAM para diferentes características de sinal acústico.
[084] De acordo com um recurso particularmente vantajoso de uma modalidade exemplificadora da invenção, o dispositivo de controle de qualidade 30 adicionalmente coopera com o sistema de navegação para levar em conta a sessão de tiro sísmico implantada pelo sistema de navegação (não mostrado nas Figuras). O sistema de navegação dispara os tiros de fonte sísmica (isto é, tiros de pistolas de ar) e o sistema de posicionamento acústico dos cabos sísmicos flutuantes. Durante o levantamento sísmico, os tiros de fonte sísmica podem produzir perturbações (fenômenos de mascaramento) propensos a afetar as medições de sinal acústico realizadas pelo sistema PAM 10. Com essa finalidade, o dispositivo 30 realiza, na etapa 100, uma sincronização da etapa para acionar a fonte 20 com a sessão de tiro sísmico. Mais particularmente, uma sessão de tiro sísmico compreende vários intervalos de tempo de tiro e vários intervalos de tempo sem tiro, e a sincronização da etapa 100 para acionar a fonte 20 é realizada de tal modo que o sinal acústico de teste 50 seja emitido durante o dito um dentre os intervalos de tempo de tiro ou durante um dentre os intervalos de tempo sem tiro. Levando-se em conta os intervalos de tempo de tiro e os intervalos de tempo sem tiro, é possível identificar e caracterizar sinais abióticos (devido ao aparelho sísmico) nas medições de sinal acústico e, portanto, caracterizar de maneira precisa o impacto dos tiros de fonte sísmica sobre as medições de sinais acústicos durante levantamentos sísmicos, o qual não é possível com os métodos da técnica anterior.
[085] Ademais, à medida que a largura de banda dos sinais emitidos pela fonte 20 é importante (por exemplo, a partir de centenas de hertz a centenas de quilohertz), a "sincronização com a sessão de tiro sísmico assegura a compatibilidade entre os diferentes sistemas acústicos (sistemas PAM e de navegação). De fato, o método permite o uso da fonte 20 sem interferir com as operações sísmicas, isto é, o dispositivo de controle de qualidade 30 tem capacidade para operar entre duas aquisições sísmicas acionadas pelo sistema de navegação. Dessa forma, os sensores eventualmente usados tanto para propósitos sísmicos como para PAM não seriam afetados por qualquer som adicional que surgisse a partir da fonte 20, enquanto que estão adquirindo informações sísmicas. Desse modo, o método permite o uso da fonte 20 sem interferir com o sistema de posicionamento acústico dos cabos sísmicos flutuantes.
[086] A fonte 20 pode ser um simulador de vocalização de mamífero marinho, uma fonte sísmica marinha, um sondador de profundidade marinho, um transponder marinho. A fonte sísmica marinha, tal como a pistola de ar usada em exploração sísmica marinha, o sondador de profundidade e o transponder podem ser desviados de seu uso original para realizar a emissão de sinais acústicos de teste, acionados pelo dispositivo de controle de qualidade 30.
[087] O simulador de vocalização pode ser instalado em qualquer lugar no sistema em gerai usado para a prospecção sísmica, isto é, em uma embarcação, em uma boia dianteira ou boia traseira (rebocada, atracada ou flutuante) na rede de fonte sísmica, ou integrada a, ou dentro dos cabos sísmicos flutuantes. O local da fonte 20 é determinado devido a um sistema de posicionamento, tal como um GPS (sistema de posicionamento global), um AIS (sistema de identificação automática) ou um sistema de posicionamento acústico. O simulador de vocalização também pode ser instalado em um dispositivo independente, tal como um veículo não tripulado submerso eventualmente equipado com equipamentos sísmicos, um nó de fundo do oceano disposto no leito oceânico, ou em um dispositivo dedicado imerso em local e profundidade conhecida a partir do sistema PAM 10.
[088] Para os propósitos de descrição pedagógica, o método descrito acima envolve somente uma determinada fonte acionada pelo dispositivo de controle de qualidade.
Certamente, um número maior de fontes acionadas pelo dispositivo de controle de qualidade pode ser usado a fim de aperfeiçoar os desempenhos do método de acordo ^com uma modalidade exemplificadora da invenção, conforme explicado abaixo.
[089] Considera-se um conjunto de três fontes como exemplo, sendo que cada fonte é localizada em um locai distinto e emite um sinal acústico de teste. Uma iteração das etapas 100 a 140 (ciclo (a) na Figura 1) é realizada para cada uma das três fontes implicadas, em que o dispositivo de controle de qualidade 30 realiza as etapas 100, 130 e 140. Uma escolha perspicaz de local das diferentes fontes, conforme uma função do padrão de radiação de recepção do sistema PAM 10, pode ser, desse modo, realizada a fim de otimizar o controle de qualidade de operação do sistema PAM 10.
[090] De acordo com outra particularidade de uma modalidade exemplificadora da invenção, cada fonte usa uma faixa de frequência de emissão distinta. Nesse caso, uma iteração das etapas 100 a 140 (ciclo (a) na Figura 1) é realizada para cada uma das três fontes implicadas, em que o dispositivo de controle de qualidade 30 realiza as etapas 100, 130 e 140 simultaneamente para o conjunto de três fontes. Isso possibilita executar múltiplos processos de controle de qualidade em paralelo.
[091] Deve ser observado que para os mamíferos marinhos, especialmente cetáceos (incluindo misticetos e odontocetos), a produção de som pode ser notavelmente identificada conforme uma função de frequências de emissão. A produção de som total de cetáceos inclui emissões de frequências muito baixas de misticetos, emissões de frequências médias de odontocetos (apitos) e emissões de frequências altas de odontocetos (estalidos). Desse modo, emitindo-se ao mesmo tempo diferentes sinais acústicos de teste, em cada um simula, por exemplo, uma vocalização em uma faixa de frequência distinta, é possível implantar o método de maneira mais eficaz.
[092] O dispositivo de controle de qualidade 30 de acordo com uma modalidade exemplificadora da invenção também tem capacidade para ajustar automaticamente algumas das características que definem a etapa 110 para obter medições de sinal acústico e a etapa 120 para estimar parâmetros por meio de um processo de otimização, conforme descrito doravante. Isso permite levar em conta características que podem se alterar dinamicamente no decorrer do tempo.
[093] Para otimizar os parâmetros do sistema PAM, pode-se considerar, por exemplo, a execução de várias iterações das etapas 100 a 140 (ciclo (a) na Figura 1) para a fonte 20, com ao menos uma característica que define a dita etapa 110 para obter medições de sinal acústico que é diferente para cada iteração. Por exemplo, pode-se ajustar automaticamente parâmetros de transformada rápida de Fourier ou ganho para largura de banda de frequência diferente, para cada iteração.
[094] Para otimizar os parâmetros do sistema PAM, também pode-se considerar, por exemplo, a execução de várias iterações das etapas 110 a 140 (ciclo (b) na Figura 1) para a fonte 20, com ao menos uma característica que define a dita etapa 120 para estimar que é diferente para cada iteração. O processo de otimização consiste no presente documento na repetição de medições adquiridas pelo sistema PAM 10 após ter alterado ao menos uma característica que define a dita etapa para estimar. Por exemplo, pode-se ajustar automaticamente parâmetros de transformada rápida de Fourier ou ganho para uma largura de banda de frequência específica, para cada iteração.
[095] Além disso, pode-se considerar que o dispositivo 30 realiza medição de alarme falso. Enquanto a fonte 20 está desligada, o dispositivo 30 aproveita essa oportunidade para disparar uma etapa para medições de sinal acústico pelo sistema PAM, a fim de registrar o número de alarmes falsos detectados por unidade de tempo (esse número de alarmes falsos é mencionado como uma probabilidade de alarme falso). Isso evita que uma não detecção seja sistematicamente atribuída a uma não emissão de um sinal acústico de teste pela fonte 20.
[096] As informações de qualidade obtidas na etapa 140 pertencem ao grupo que compreende: os desempenhos de DCL (“Detecção, Classificação, Localização”). Aquelas informações são usadas notavelmente para calibrar funções do sistema PAM 10.
[097] O método de acordo com uma modalidade exemplificadora da invenção permite determinar notavelmente: - para a função de detecção: o a probabilidade de alarme falso (por sensor, por grupo de sensores ou de maneira global para a rede de sensores); o a probabilidade de detecção conforme uma função da distância (ou “deslocamento”) entre o tiro de fonte sísmica e o sinal acústico de teste, é da distância de fonte de emissão, das características de sinal acústico de teste; - para a função de localização: o a exatidão e precisão de suporte, conforme uma função do deslocamento entre o tiro de fonte sísmica e o sinal acústico de teste, da distância da fonte de emissão, das características de sinal acústico de teste; o a exatidão e precisão de faixa, conforme uma função do deslocamento entre o tiro de fonte sísmica e o sinal acústico de teste, da distância da fonte de emissão, das características de sinal acústico de teste; o a exatidão, precisão e incerteza de local, conforme uma função do deslocamento entre o tiro de fonte sísmica e o sinal acústico de teste, da distância da fonte de emissão, das características de sinal acústico de teste.
[098] A Figura 5 mostra a estrutura simplificada de um dispositivo de controle de qualidade (ou uma máquina) de acordo com uma modalidade particular da invenção, o qual realiza as etapas 100, 130 e 140 do método mostrado na Figura 1. Esse dispositivo é incluído, por exemplo, no sistema PAM.
[099] O dispositivo 60 compreende uma memória não volátil 61 (por exemplo, uma memória somente para leitura (ROM) ou um disco rígido), uma memória volátil 63 (por exemplo, uma memória de acesso aleatório ou RAM) e um processador 62. A memória não volátil 61 é um meio portador legível por computador não transitório. A mesma armazena instruções executáveis de código de programa, as quais são executadas pelo processador 62 a fim de possibilitar a implantação do método de controle de qualidade descrito acima em relação à Figura 1.
[100] Sob a inicialização, as instruções de código de programa mencionadas anteriormente são transferidas a partir da memória não volátil 61 para a memória volátil 63 para que sejam executadas pelo processador 62. A memória volátil 63 inclui, de modo semelhante, registros para armazenar as variáveis e parâmetros exigidos para essa execução. é [101] O dispositivo 60 recebe como entradas, a partir do sistema PAM, os parâmetros estimados 64 característicos de e/ou associados ao sinal acústico de teste emitido pela fonte. O mesmo gera como saídas as informações de qualidade 65, conforme descrito acima.
[102] O dispositivo 60 também gera como saídas um comando de emissão 66 para a fonte, a fim de disparar a emissão de um sinal acústico de teste e um comando de medição 67 para o sistema PAM a fim de disparar a execução de medições de sinal acústico e sincronizar as medições com a emissão do sinal acústico de teste, conforme descrito acima.
[103] Todas as etapas do método diretivo acima podem ser implantadas igualmente bem: - pela execução de um conjunto de instruções de código de programa executadas por uma máquina de computação reprogramável, tal como um aparelho do tipo PC, um DSP (processador de sinal digital) ou um microcontrolador. Essas instruções de código de programa podem ser armazenadas em um meio portador legível por computador não transitório que é desconectável (por exemplo, um disquete, um CD-ROM ou um DVD-ROM) ou não desconectável; ou - por um componente ou máquina dedicada, tal como um FPGA (arranjo de portas programável por campo), um ASIC (circuito integrado de aplicação específica) ou qualquer componente de hardware dedicado.
[104] Em outras palavras, a invenção não é limitada a uma plantação à base de software somente, sob a forma de instruções de programa de computador, mas também pode ser implantada na forma de hardware ou qualquer combinação de uma parte de hardware e uma parte de software.
[105] Uma modalidade exemplificadora da presente revelação fornece uma técnica para controlar a qualidade de operação de um sistema PAM, sendo que essa técnica é executada automaticamente sem exigir qualquer operador no lado de fonte ou no lado de PAM.
[106] Uma modalidade da revelação fornece uma técnica desse tipo que permite funcionamento em tempo real durante o levantamento sísmico.
[107] Uma modalidade da revelação fornece uma técnica desse tipo que permite levar em conta as condições acústicas reais durante os levantamentos sísmicos.
[108] Uma modalidade da revelação fornece uma técnica desse tipo que permite o fornecimento de informações de alta qualidade.
[109] Embora a presente revelação tenha sido descrita com referência a um ou mais exemplos, os profissionais versados na técnica irão reconhecer que podem ser feitas mudanças em forma e detalhes sem que se desvie do escopo da revelação e/ou das reivindicações anexadas.
REIVINDICAÇÕES

Claims (13)

1. Método para controlar a qualidade de operação de um sistema de monitoramento acústico passivo, sendo que o dito método é caracterizado pelo fato 4 de que compreende, ao menos, para uma determinada fonte: a) a dita determinada fonte que emite ao menos um sinal de teste acústico; b) o sistema de monitoramento acústico passivo que obtém medições de sinal acústico e estima ao menos um parâmetro característico de, e/ou associado ao dito ao menos um sinal acústico de teste, conforme uma função das ditas medições de sinal acústico; c) comparar o ao menos um parâmetro estimado com ao menos um parâmetro de referência, característico de, e/ou associado ao dito ao menos um sinal acústico de teste; d) obter ao menos uma parte de informações de qualidade, conforme uma função dos resultados da dita etapa de comparação; e em que um dispositivo de controle de qualidade realiza: 1) o acionamento da dita determinada fonte para disparar a dita etapa a); 2) a obtenção do dito ao menos um parâmetro estimado; e 3) a realização das ditas etapas c) e d).
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dito dispositivo de controle de qualidade pertence ao grupo que consiste em: - um dispositivo de controle de qualidade integrado ao dito sistema de monitoramento acústico passivo; - um dispositivo de controle de qualidade integrado à dita determinada fonte; e - um dispositivo de controle de qualidade independente do dito sistema de monitoramento acústico passivo e da dita determinada fonte.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que um sistema de navegação implanta uma sessão de tiro sísmico, e em que o dito dispositivo de controle de qualidade realiza uma sincronização da dita etapa para acionar a determinada fonte, com a dita sessão de tiro sísmico.
4. Método, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que 'a sessão de tiro sísmico compreende ao menos um intervalo de tempo de tiro e ao menos um intervalo de tempo sem tiro, e em que a dita sincronização da dita etapa é para acionar a determinada fonte, com a dita sessão de tiro sísmico é tal que o dito ao menos um sinal acústico de teste seja emitido durante o dito ao menos um intervalo de tempo de tiro ou durante o dito ao menos um intervalo de tempo sem tiro.
5. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que uma iteração das ditas etapas a) a d) é realizada para cada uma dentre ao menos duas fontes, sendo que cada fonte está localizada em um local distinto, e em que o dito dispositivo de controle de qualidade realiza as ditas etapas 1) a 3) para cada uma dentre as ditas ao menos duas fontes.
6. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que uma iteração das ditas etapas a) a d) é realizada para cada uma dentre ao menos duas fontes, sendo que cada fonte usa uma faixa de frequência de emissão distinta, e em que o dito dispositivo de controle de qualidade realiza, simultaneamente, para as ditas ao menos duas fontes, as ditas etapas 1) a 3).
7. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a dita determinada fonte pertence ao grupo que consiste em: - um simulador de vocalização de mamífero marinho; - uma fonte sísmica marinha; - um sondador de profundidade marinho; e - um transponder marinho.
8. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dito ao menos um parâmetro de referência pertence ao grupo que consiste em: - características do dito ao menos um sinal acústico de teste; - um tempo de emissão do dito ao menos um sinal acústico de teste; e - um local de emissão da dita ao menos uma fonte.
9. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as ao menos duas iterações das ditas etapas a) a d) e das ditas etapas 1) a 3) são realizadas para a dita determinada fonte, com ao menos uma característica do dito ao menos um sinal acústico de teste que é diferente para cada iteração.
10. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as ao menos duas iterações das ditas etapas a) a d) e das ditas etapas 1) a 3) é são realizadas para a dita determinada fonte, sendo que ao menos uma característica que define a dita etapa para obter medições de sinal acústico é diferente para cada iteração.
11. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as ao menos duas iterações das ditas etapas b) a d) e das ditas etapas 2) a 3) são realizadas para a dita determinada fonte, sendo que a ao menos uma característica que define a dita etapa para estimar é diferente para cada iteração.
12. Meio portador legível por computador não transitório caracterizado pelo fato de que armazena um produto de programa de computador que compreende instruções de código de programa para implantar um método para controlar a qualidade de operação de um sistema de monitoramento acústico passivo quando o dito programa é executado em um computador ou um processador, em que o dito método compreende, ao menos para uma determinada fonte: a) a dita determinada fonte que emite ao menos um sinal de teste acústico; b) o sistema de monitoramento acústico passivo que obtém medições de sinal acústico e estima ao menos um parâmetro característico de, e/ou associado ao dito ao menos um sinal acústico de teste, conforme uma função das ditas medições de sinal acústico; c) comparar o ao menos um parâmetro estimado com ao menos um parâmetro de referência característico de, e/ou associado ao dito ao menos um sinal acústico de teste; d) obter ao menos uma parte de informações de qualidade, como uma função de resultados da dita etapa de comparação; e em que um dispositivo de controle de qualidade, o qual compreende o computador ou processador que executa as instruções, realiza: 1) o acionamento da dita determinada fonte para disparar a dita etapa a); 2) a obtenção do dito ao menos um parâmetro estimado; e 3) a realização das ditas etapas c) e d).
13. Dispositivo de controle de qualidade adaptado para controlar a qualidade de operação de um sistema de monitoramento acústico passivo, sendo que o dispositivo é caracterizado pelo fato de que compreende: - meio para acionar uma determinada fonte para disparar a emissão de ao menos um sinal de teste acústico pela dita determinada fonte; - meio para obterão menos um parâmetro característico de, e/ou associado ao dito ao menos um sinal acústico de teste estimado pelo sistema de monitoramento acústico passivo, como uma função de medições de sinal acústico obtidas pelo sistema de monitoramento acústico passivo; - meio para comparar o ao menos um parâmetro estimado com ao menos um parâmetro de referência característico de, e/ou associado ao dito ao menos um sinal acústico de teste; e- meio para obter ao menos uma parte de informações de qualidade, como uma função dos resultados liberados pelo dito meio de comparação.
BR102015005403-3A 2014-03-12 2015-03-11 Método para controlar a qualidade de operação de um sistema pam, produto de programa de computador correspondente, meio portador legível por computador não transitório e dispositivo de controle de qualidade BR102015005403B1 (pt)

Applications Claiming Priority (4)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US201461951873P 2014-03-12 2014-03-12
US61/951,873 2014-03-12
US14/474,741 US9557428B2 (en) 2014-03-12 2014-09-02 Method for controlling quality of operation of a PAM system, corresponding computer program product, non-transitory computer-readable carrier medium and quality control device
US14/474,741 2014-09-02

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102015005403A2 true BR102015005403A2 (pt) 2017-11-28
BR102015005403B1 BR102015005403B1 (pt) 2021-09-21

Family

ID=52577701

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102015005403-3A BR102015005403B1 (pt) 2014-03-12 2015-03-11 Método para controlar a qualidade de operação de um sistema pam, produto de programa de computador correspondente, meio portador legível por computador não transitório e dispositivo de controle de qualidade

Country Status (4)

Country Link
US (1) US9557428B2 (pt)
EP (1) EP2930542B1 (pt)
BR (1) BR102015005403B1 (pt)
CA (1) CA2883109C (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9625592B2 (en) * 2014-03-12 2017-04-18 Sercel Method for localizing a marine mammal in an underwater environment implemented by a PAM system, corresponding device, computer program product and non-transitory computer-readable carrier medium
US9864081B2 (en) * 2014-11-11 2018-01-09 Exxonmobil Upstream Research Company Cable head marine seismic source
EP3797319B1 (en) 2018-05-23 2023-08-30 Blue Ocean Seismic Services Limited An autonomous data acquisition system
CN118246154B (zh) * 2024-05-28 2024-08-20 中国人民解放军海军工程大学 一种基于需求分解的高过载测试装置设计方法

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4509151A (en) 1982-01-22 1985-04-02 Sea World, Inc. Marine acoustic analysis system and method
NO951668L (no) * 1995-04-28 1996-10-29 Arve Gustavsen Drifts-kalibrering av lytteutstyr
US20050278158A1 (en) 2003-10-29 2005-12-15 Ellison William T Method for modeling the effect of a stimulus on an environment
FR2920545B1 (fr) 2007-09-03 2011-06-10 Univ Sud Toulon Var Procede de trajectographie de plusieurs cetaces par acoustique passive
FR2929713B1 (fr) 2008-04-02 2011-01-28 Sercel Rech Const Elect Systeme d'acquisition de donnees sismiques en milieu marin, a l'aide de flutes sismiques couplees a des moyens de detection et/ou de localisation de mammiferes marins.
US7974151B2 (en) 2008-09-17 2011-07-05 Westerngeco L.L.C. Cetacean protection system
US20100278010A1 (en) 2009-05-01 2010-11-04 Dennis Gubin Method and system for passive acoustic monitoring in seismic survey operations
US8947973B2 (en) 2010-11-17 2015-02-03 WesternGeco L.L.P. Active detection of marine mammals during seismic surveying
EP2546680B1 (en) 2011-07-13 2014-06-04 Sercel Method and device for automatically detecting marine animals
EP2568308A1 (en) 2011-09-09 2013-03-13 Nederlandse Organisatie voor toegepast- natuurwetenschappelijk onderzoek TNO An acoustic monitoring system and a method of acoustic monitoring

Also Published As

Publication number Publication date
CA2883109C (en) 2023-08-08
US9557428B2 (en) 2017-01-31
EP2930542A2 (en) 2015-10-14
CA2883109A1 (en) 2015-09-12
EP2930542A3 (en) 2016-02-17
BR102015005403B1 (pt) 2021-09-21
US20150260861A1 (en) 2015-09-17
EP2930542B1 (en) 2021-11-24

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102015005403A2 (pt) Method for controlling the quality of operation of a pam system, corresponding computer program product, non-temporary computer legendable medium and quality control device.
Handegard et al. Avoidance behaviour in cod (Gadus morhua) to a bottom-trawling vessel
US9086507B2 (en) Determining characteristics of a subterranean body using pressure data and seismic data
SA519410877B1 (ar) طرق وأنظمة لإدارة سلامة حفرة البئر
BR102013020248A2 (pt) Método de varredura variável e dispositivo para exploração sísmica
US20120087207A1 (en) Processing seismic data
BR102015029435B1 (pt) Métodoimplementado por computador, meio não-transitório legível por computador e sistema computadorizadopara determinação de posição de nó sísmico
BR102012012542A2 (pt) sistema e mÉtodo para posicionamento doppler de sensores sÍsmicos
NO20061158L (no) System og metoder for seismisk streamerposisjonering ved bruk av en posisijoneringsstreamer
US10094940B2 (en) Method for localizing a marine mammal in an underwater environment implemented by a PAM system, corresponding device, computer program product and non-transitory computer-readable carrier medium
BR112017013577B1 (pt) Método e sistema de aquisição de dados sísmicos
MX2011009600A (es) Determinacion de categorias teoricas.
US8687462B2 (en) Position determination of a seismic source array
BR102013007834A2 (pt) Método e dispositivo para detectar falhas em uma formação de fonte marinha
RU2014153500A (ru) Контроль качества для широкополосных свип-сигналов
CN104062645B (zh) 一种测量参量阵差频波与同频小振幅波信号相位差的方法
US20140297190A1 (en) Monitoring of source signature directivity in seismic systems
Zwartjes et al. 4D DAS VSP in deepwater: Proof of concept and next steps
CA2883062C (en) Method for localizing a marine mammal in an underwater environment implemented by a pam system, corresponding device, computer program product and non-transitory computer-readable carrier medium
US11016172B2 (en) Testing system and method for testing the performance of a detector
US20160115777A1 (en) System and method for predicting the front arrival time in reservoir seismic monitoring
BR112018067407B1 (pt) Método para adquirir um levantamento sísmico
US9632196B2 (en) Method and device for estimating a relative position between towed acoustic linear antennas
CN116699578B (zh) 一种基于步长渐进控制的软硬器材间声兼容性测试方法
US20140146639A1 (en) Detection of subterranean voids

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 11/03/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.