BR102015003912B1 - mecanismo dosador de organização e distribuição de sementes e fertilizante/corretivo para o plantio - Google Patents

mecanismo dosador de organização e distribuição de sementes e fertilizante/corretivo para o plantio Download PDF

Info

Publication number
BR102015003912B1
BR102015003912B1 BR102015003912-3A BR102015003912A BR102015003912B1 BR 102015003912 B1 BR102015003912 B1 BR 102015003912B1 BR 102015003912 A BR102015003912 A BR 102015003912A BR 102015003912 B1 BR102015003912 B1 BR 102015003912B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
seeds
fertilizer
seed
planting
distribution
Prior art date
Application number
BR102015003912-3A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102015003912A2 (pt
Inventor
Janice Silvestri
Original Assignee
Franco Felipe Peviani
José Oscar Chini
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Franco Felipe Peviani, José Oscar Chini filed Critical Franco Felipe Peviani
Priority to BR102015003912-3A priority Critical patent/BR102015003912B1/pt
Publication of BR102015003912A2 publication Critical patent/BR102015003912A2/pt
Publication of BR102015003912B1 publication Critical patent/BR102015003912B1/pt

Links

Images

Landscapes

  • Sowing (AREA)

Abstract

MECANISMO DOSADOR DE ORGANIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE SEMENTES E FERTILIZANTE/CORRETIVO PARA O PLANTIO. Tratou a presente solicitação de patente de invenção, a um mecanismo de organização e distribuição de sementes, no qual funciona de forma independente, porém sincronizada, o lançamento de adubo/fertilizante/corretivo de forma simultânea e sincronizada, sendo que o adubo/fertilizante/corretivo é lançado no centro (8) da elevação cilíndrica (9) com túnel (10), e a semente lançada pelo recorte extrator (21) com o recorte de saída (22), no qual é organizada anteriormente pelo canal (5) e pela membrana flexível (12). Sua produção ficará a cargo da indústria mecânica de módulos, peças ou equipamentos, utilizados em implementos agrícolas tais como semeadoras e plantadeiras de grãos, incluindo dosadores de sementes, corretivos, fertilizantes, entre outros, a ser utilizado diretamente na agricultura, no plantio ou adubação do solo, que tem por finalidade distribuir as sementes no solo para sua futura germinação.

Description

CAMPO DA INVENÇÃO
[01] Almeja a presente solicitação de patente de invenção, a um mecanismo de organização e distribuição de sementes e fertilizante/corretivo de forma simultânea e sincronizada, não observada no estado da técnica atual, sendo que o adubo/fertilizante/corretivo é lançado no centro do mecanismo dosador, e a semente é distribuída de forma sincronizada em sua periferia interna.
[02] Sua produção ficará a cargo da indústria mecânica de módulos, peças ou equipamentos, utilizados em implementos agrícolas tais como semeadoras e plantadeiras de grãos, incluindo dosadores de sementes, corretivos, fertilizantes, entre outros equipamentos, a serem utilizados diretamente na agricultura, no plantio ou adubação do solo, que tem por finalidade distribuir as sementes no solo para sua futura germinação. Sua fabricação será realizada em escala industrial e atende a todo o mercado do agronegócio, especialmente a produção de grãos.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
[03] A operação de plantio depende de dosadores de adubos/fertilizantes e distribuidores de sementes. Estes têm por função distribuir as sementes no solo e dosar o adubo/fertilizantes e insumos para a correção da acidez e fertilidade do solo, propiciando assim a germinação e desenvolvimento das plantas.
[04] Os organizadores e distribuidores de sementes têm por função organizar e distribuir vários tipos de sementes durante as operações de plantio das plantadeiras, semeadoras e equipamentos de plantio no campo.
[05] De um modo geral os dosadores e distribuidores de fertilizantes, adubos, corretivos de acidez de solo existentes no atual estado da técnica efetuam as medidas de dosagem em peso por área aplicada. Uma das medidas mais conhecidas é o Kg/Ha (Quilogramas por Hectare), dosado de acordo com a necessidade de determinada área definida pelo agricultor.
[06] A qualidade da organização deste plantio e distribuição das sementes, quanto à distância, alinhamento, profundidade das sementes no solo, é fator determinante e dependente em alto grau para o sucesso e produtividade de uma cultura agrícola. Dessa forma, almeja-se manter os padrões operacionais dentro de limites pré-estabelecidos, qualitativamente e quantitativamente para esta tarefa agrícola.
[07] Os aspectos mais relevantes desta operação estão relacionados com a abertura do sulco, e a colocação do fertilizante e da semente em profundidades corretas e em contato com o solo.
[08] Para esta operação de distribuição de sementes, existem diversos mecanismos distribuidores chamados também de dosadores de sementes, que se diferenciam entre si em suas características construtivas.
[09] A precisão na distribuição e dosagem destes mecanismos é um dos parâmetros mais importantes, sendo que o tipo de dosador/distribuidor tem grande influência para a obtenção de um bom desempenho na operação de plantio no campo.
[010] Um dos fatores que contribuem para o sucesso do plantio e seleção é a utilização correta das semeadoras, plantadeiras, equipamentos de plantio e seus componentes, seus avanços tecnológicos, facilidade operacional e de manutenção, bem como a precisão na distribuição longitudinal e colocação e acomodação das sementes na profundidade correta realizada na operação em campo, possibilitando a execução da tarefa com qualidade, maximizando o potencial produtivo da semente, melhorando a eficiência operacional e resultando na redução dos custos de produção e aumento da produtividade agrícola.
[11] Os distribuidores e dosadores são classificados em dois principais tipos básicos: mecânicos e pneumáticos. Todos os distribuidores e dosadores mecânicos possuem vários tipos construtivos e características diferenciadas: os de disco horizontal com dedos prensores tipo gatilho, os de disco inclinado, com dedos prensores tipo gatilho, discos alveolados de fileira simples de furos com dedos prensores tipo gatilho e discos alveolados de dupla fileira de furos com dedos prensores tipo gatilho.
[12] Os distribuidores e dosadores mecânicos geralmente possuem os discos alveolados, discos perfurados, sendo dispostos no fundo do reservatório de sementes, os quais ao girar, alojam e transportam as sementes através destes furos e alvéolos até a abertura de saída, liberando-as através do tubo condutor até o solo.
[13] Os distribuidores e dosadores pneumáticos utilizam o ar como princípio de captação de sementes, possuindo discos verticais perfurados nos quais o ar atua par efeitos de pressurização e sucção de ar, captando estas sementes na parte inferior do disco dosador e transportando-as até a parte superior deste disco dosador.
[14] Os dosadores pneumáticos trabalham com um diferencial de pressão gerado, sendo liberadas as sementes na parte superior do disco dosador quando o diferencial de pressão é eliminado e então estas sementes são conduzidas através do tubo condutor até o solo.
[15] Este efeito de elevação da semente desde a parte inferior até a parte superior do disco dosador aumenta a distância que a semente deverá percorrer através do tubo condutor até o solo, causando maiores rebotes e repiques, dentro deste tudo condutor, contribuindo para a distribuição linear irregular desta semente no solo durante a operação de plantio.
[16] A característica construtiva destes sistemas de distribuição e dosagem pneumáticos requer uma mão de obra cada vez mais técnica devido à complexidade crescente destes sistemas.
[17] Também se deve citar o documento BRMU 8702193-5 U2 que descreve um dosador de adubo para cana e outros implementos agrícolas, dotado com aberturas de entrada e de saída de adubo, tendo alojado em seu interior uma rosca direita e uma rosca esquerda, unidas por um tracionador central e mancalizadas. Detalhes construtivos estes que se diferenciam na novidade aqui requerida obtida através da organização e distribuição de sementes e fertilizante/corretivo de forma simultânea e sincronizada, lançado no centro do mecanismo dosador, para que a semente seja distribuída de forma sincronizada em sua periferia interna.
[18] O pedido brasileiro PI8600770 (correspondente à patente norte- americana US4664290) trata de processos e aparelho de montagem de disco nos quais um cubo de montagem de disco de semente pode ser fixado a um eixo em qualquer uma dentre uma pluralidade de diferentes locais ao longo de uma parte do comprimento do eixo após a instalação do eixo na carcaça do dosador. Igualmente, a ajustagem entre o cubo e o eixo é provida com tolerância ou jogo suficiente para compensar uma falta de perpendicularidade que pode existir entre o disco de sementes e a carcaça.
[19] O documento publicado internacional WO2014161054A1 trata de um sistema dosador e misturador de sólidos particulados para distribuidor giratório de sementes empregado em equipamentos agrícolas para semeadura, onde o distribuidor giratório de sementes é do tipo que compreendido por um. compartimento tubular de seção transversal circular e de pequena altura, o qual é montado sob um pequeno silo-alimentador de grãos; sendo esse distribuidor giratório de sementes inferiormente acionado por uma coroa engrenada ao sistema motor da plantadeira que proporciona rotação a um disco giratório dotado com uma pluralidade de orifícios calibrados (furos) e de um anel que fica montado de forma adjacente ao disco e que conta com uma abertura de passagem através da qual os grãos alojados nos furos do disco caem em um determinado ponto do dispositivo.
[20] A geração de pressão de ar para o funcionamento do sistema pneumático em função da necessidade de energia aumenta o consumo de combustível além da necessidade de operação, com maior rotação do motor do trator acarretando desregulagens do sistema com facilidade. O mesmo tem que operar de forma constante e controlada para evitar perdas na regulagem da distribuição das sementes no solo.
[21] Estes mecanismos de distribuição e dosagem de sementes, no entanto, devido às variações no tamanho e forma destas sementes oferecidas no mercado pelos produtores de sementes, impõem ao agricultor a necessidade de variações nos discos distribuidores e dosadores de sementes e troca das rodas dentadas extratoras, adequando-os às sementes das espécies a serem cultivadas.
[22] Os produtores de sementes têm padrões de tamanhos de sementes que são de difícil controle na lavoura, e isto impacta diretamente no desempenho dos distribuidores e dosadores de sementes. As peneiras de separação e classificação destas sementes, utilizadas pelos produtores, nem sempre conseguem padrões iguais aos dos distribuidores. Os dosadores de sementes existentes no mercado sejam mecânicos ou pneumáticos, dificultam muito a regularidade da distribuição correta destas sementes no campo durante a operação de plantio.
[23] Os produtores de sementes têm programas de controle de qualidade destas sementes, classificação das sementes e seleção por tamanhos, com pouca variação entre os grãos. Estes processos são cada vez mais importantes, uma vez que podem comprometer o desempenho do equipamento de plantio, afetando a distribuição de sementes, principalmente das que utilizam mecanismo de distribuição do tipo disco perfurado. O formato das sementes é variável, podendo dificultar o preenchimento das células ou furos e a escolha dos discos adequados.
[24] O processo de plantio deve acontecer de forma a evitar que problemas mecânicos ocorram e venham a prejudicar a qualidade da semente, justamente para atender o mercado que está cada vez mais competitivo e exigente quanto à qualidade de uma semente.
[25] Danos mecânicos, como quebra e descasque de sementes causados pelos mecanismos dosadores de sementes com dedos prensores sobre a qualidade física e fisiológica de sementes, aliados à má distribuição linear destas sementes, a distribuição irregular, com faltas de sementes, duplicidade de sementes e irregularidade de profundidade reduzem o seu desempenho na produtividade da lavoura.
[26] É notório que estes fatores causam germinação e emergência irregular das plantas, além de falhas causadas pelos danos mecânicos, especialmente os produzidos pelos mecanismos prensores tipo gatilho e pela duplicidade de sementes quando são usados discos de dupla carreira de furos.
[27] Também é sabido, através de estudos técnicos realizados, que a distribuição irregular do espaçamento entre as plantas afeta e diminui a produtividade da cultura.
[28] Vários trabalhos e estudos técnicos citam que a velocidade de deslocamento da plantadeira contribui de maneira decisiva para a distribuição longitudinal regular das sementes no momento da semeadura.
[29] Os atuais sistemas de distribuição e dosagem de sementes apresentam problemas na distribuição longitudinal das sementes, e estes problemas de irregularidade na distribuição aumentam na razão direta do aumento da velocidade de deslocamento do equipamento de plantio.
[30] A irregularidade na distribuição linear, com altos coeficientes de variação da distribuição das sementes, aliada à deposição de sementes duplas afeta drasticamente a produtividade da lavoura.
[31] Quando a semente está depositada em duplicidade é gerada uma disputa por nutrientes, devido à proximidade das plantas, tendo como consequência a redução de quantidade produzida e diminuição da qualidade do grão produzido.
[32] Por outro lado, nos espaços onde não foi depositada a semente, gera um problema físico-químico no solo que afeta as produções de grãos nos anos subsequentes.
[33] Uma forma de compensar estes problemas de irregularidade de distribuição linear das sementes é aumentar o volume de sementes além do que o necessário numa determinada área. lsto causa ainda mais perdas, com excesso de sementes depositadas e aumento de desperdício, aumento de sementes duplas e com isso não aumentando a produtividade da lavoura, e sim gerando os mesmos problemas e com aumento de custos.
[34] Cabe lembrar que alguns fabricantes de equipamentos de plantio, com a finalidade de proteger o mecanismo dosador de sementes contra o solo optam pela sua colocação o mais distante possível do solo.
[35] lsto implica em tubos de queda de sementes mais compridos, proporcionando às sementes um caminho mais longo para percorrer, aumentando a possibilidade de rebotes e repiques. lsto contribui para aumentar a desuniformidade na distribuição das sementes e, posteriormente, afetar a produtividade da lavoura.
[36] Nessa situação de distribuição longitudinal irregular, profundidades de sementes irregulares entre si, as plantas apresentam um sistema radicular de baixo volume, além de ser superficial, com pouca capacidade de explorar a fertilidade natural do solo, ou o fertilizante depositado no momento do plantio, sofrendo grandes perdas de produtividade, principalmente quando expostas à estiagem, sendo isto, o fator mais grave. Por outro lado estudos verificaram um aumento na produtividade do milho e soja, par exemplo, devido à incorporação mais profunda do fertilizante.[36] Estes fatores como a duplagem de sementes, quebra de sementes, má distribuição longitudinal com altos coeficientes de variação, irregularidade da profundidade da semente, distanciamento do fertilizante até a semente, criam um conjunto de fatores redutores de produtividade e aumentos de custo ao agricultor.
[37] O potencial de rendimento de determinada cultura é determinado geneticamente, e quanto deste potencial vai ser atingido depende do efeito de fatores limitantes, que estarão atuando em algum ponto durante o ciclo que se inicia na preparação da semente e sua correta classificação.
[38] O efeito desses fatores pode ser minimizado pela adoção de um conjunto de praticas de manejo, o que faz com que a comunidade de plantas tenha o melhor aproveitamento possível dos recursos ambientais disponíveis.
[39] A uniformidade de espaçamento entre as plantas distribuídas na linha de plantio influencia diretamente na produtividade dessa cultura.
[40] Plantas distribuídas de forma desuniforme implicam no aproveitamento ineficiente dos recursos disponíveis, coma luz, água e nutrientes.
[41] No caso da soja, par exemplo, o acúmulo de plantas em alguns pontos pode provocar o desenvolvimento de plantas mais altas, menos ramificadas, com menor produção individual, diâmetro de haste reduzido, e, portanto, mais propensas ao acamamento.
[42] Por outro lado, espaços vazios deixados na linha, além de facilitar o desenvolvimento de plantas daninhas, levam ao estabelecimento de plantas de soja com porte reduzido. Produzido dessa forma, acarreta redução na produtividade da lavoura.
[43] A uniformidade de distribuição e arranjo de sementes no solo tem sido colocada na literatura como uma das formas de aumento da produtividade de certas culturas.
[44] É conhecido o fato de que as semeadoras e equipamentos de plantio atualmente disponíveis possuem mecanismos dosadores/distribuidores que não atendem integralmente aos requisitos da uniformidade de distribuição, distribui9ao linear e nem o citado e difundido plantio de precisão.
[45] Vários são os fatores operacionais e as características de projeto que influenciam no desempenho de semeadoras/adubadoras, equipamentos de plantio, em especial nos ditos de precisão, quanto à uniformidade de distribuição longitudinal de sementes.
[46] O parâmetro de grande influência na precisão de distribuição de sementes no solo é a velocidade de deslocamento da máquina.
[47] Se não existir uniformidade na distribuição de sementes, ficarão comprometidas as operações de controle de pragas e doenças, manutenção da fertilidade solo, manutenção das condições físico- químicas para futuros plantios, entre outros.
[48] Um dos cultivares que mais dependem da regularidade de distribuição linear das sementes, com baixos coeficientes de variação entre plantas, e a cultura do milho, pois este cultivo, além de reduzir a produtividade com a duplagem de sementes, pela disputa de nutrientes entre plantas, sofre muito com a falta de sementes depositadas nas linhas de plantio, causando perdas de produção pela inexistência da planta.
[49] Estudos mostram que a uniformidade de distribuição de sementes no sulco de semeadura tem sido uma das formas de aumento da produtividade da cultura do milho, e o aumento desta produtividade é muito representativa.
[50] Além de todos estes aspectos, deve ser considerada também a elevação do custo das sementes, motivada pela seleção de cultivares com maior potencial genético e produtivo, e pela adoção de outras tecnologias como a de sementes híbridas e transgênicas. Assim torna-se necessário o desenvolvimento de equipamentos que tenham controle mais efetivo sabre a população de plantas, o que pode ser conseguido com a utilização de equipamentos de dosagem e distribuição, com efetiva precisão na distribuição linear das sementes.
[51] O estado da técnica na produção de semeadoras e equipamentos de plantio não observa estes aspectos da regularidade da distribuição linear das sementes e este fato dificulta o trabalho de melhoria genética, melhoria da produtividade, melhoria da resistência das plantas em função de fatores climáticos e de fertilidade adversa de solos, gerando demoras e maiores custos no desenvolvimento de novos cultivares, que necessitam de um efetivo e regular distanciamento entre plantas para o seu pleno desenvolvimento e desempenho.
[52] A dependência das sementes que saem dos campos de ensaios de pesquisadores, produtores de sementes, universidades, equipes de avaliação, e se tornam híbridos para suprir o mercado de plantio, são alvo de uma baixa tecnologia de distribuição linear das sementes, pois a sua aplicação no solo depende de um equipamento que não garante a regularidade desta distribuição.
[53] Sob este aspecto são obsoletos, por não evoluírem seus projetos, acompanhando este mercado dos transgênicos e dos híbridos gerados à base de grandes estudos e longos tempos de avaliações e ensaios para aumentar o potencial genético e produtividade no campo.
[54] Estes equipamentos empregados na semeadura e plantio não possuem mecanismos distribuidores e dosadores que permitem efetivamente a colocação de sementes espaçadas com regularidade umas das outras, dentro da linha de semeadura, com distâncias previamente definidas, com baixos coeficientes de variação e geometricamente regulares, gerando, assim, aumento da quantidade de sementes utilizadas par hectare.
[55] Essa desvantagem leva em conta a semeadura de sementes miúdas (arroz, trigo, cevada, canola, aveia, centeio, sorgo, linhaça, chia), que é feita, tradicionalmente, por semeadoras de fluxo contínuo, nas quais as sementes são distribuídas de forma continuada, não havendo separação regular das sementes dentro da linha de semeadura.
[56] Este fato evidencia a ausência de equipamentos de dosagem e distribuição capazes de trabalhar com baixas razões de distribuição de sementes miúdas. Isso se deve tanto à dificuldade de individualizar e de transportar sementes de tamanho reduzido e de formas irregulares, quanto ao fato de essas culturas serem semeadas com pequenos espaçamentos entre linhas, requerendo mecanismos dosadores adequados e com características específicas para estes tipos de grãos.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[57] O autor da presente invenção, conhecendo todos estes problemas, e sabendo que o ato de semear visa colocar no solo certa quantidade de sementes de maneira que a cultura implantada apresente as melhores condições de desenvolvimento e produção, e que para que isso ocorra é necessário seguir as recomendações agronômicas, principalmente no que se refere à densidade, espaçamento e profundidade de deposição das sementes, juntamente com a quantidade e localização do fertilizante, o que é conseguido com o emprego de equipamentos específicos para essa tarefa, desenvolveu este sistema de organização e distribuição de sementes para o plantio.
[58] As principais funções de um equipamento de plantio são: abrir o sulco de semeadura, dosar as sementes, depositar as sementes no fundo do sulco e cobri-las com uma camada desolo.
[59] No plantio de precisão, o mecanismo dosador da semente permite a colocação das sementes espaçadas umas das outras, dentro da linha de semeadura, com distâncias definidas e regulares.
[60] Com este tipo de distribuição linearmente regular e de forma geometricamente definida, torna-se possível a quantificação do número de sementes que estão sendo distribuídas par metro linear ou área.
[61] O espaçamento entre sementes vem a ser bastante uniforme, ou seja, a variação no número e posicionamento entre elas é pequeno, com baixíssimo índice de coeficiente de variação desta distribuição.
[62] E assim, para atender a todos estes requisitos necessários para o aumento da produtividade agrícola, o autor desenvolveu o presente sistema de organização e distribuição de sementes para o plantio.
[63] Desta forma o autor desenvolveu o presente requerimento que em síntese consiste em um sistema de organização e distribuição de sementes para o plantio, aplicáveis em semeadoras, plantadeiras e equipamentos de plantio onde:
[64] 0 detalhamento explicativo feito a seguir destina-se ao entendimento preciso, sendo que dispõe de referências numéricas conjuntas às Figuras em anexo.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[65] A Figura 1 apresenta uma vista explodida superior em perspectiva do mecanismo dosador de organização e distribuição de sementes e fertilizantes/corretivos para o plantio, mostrando em detalhes a base de sustentação (2), o canal de alojamento (5), a rampa limitadora (13) da membrana flexível (12), a elevação cilíndrica (9), o túnel de passagem de adubos e fertilizantes (10), o disco distribuidor (16) de semente e seus furos distribuidores (18) na circunferência periférica (19), e tampada pelo anel do disco (20) e a tampa (23), a bucha com alavanca e furo excêntrico(26).
[66] A Figura 2 apresenta uma vista superior em perspectiva do mecanismo dosador montado, com indicação de corte AA, apresentado na Figura 3.
[67] A Figura 3 apresenta uma vista lateral em corte do mecanismo dosador montado mostrando os encaixes de montagem internos.
[68] A Figura 4 apresenta uma vista em perspectiva inferior do mecanismo dosador montado.
[69] A Figura 5 apresenta uma vista em perspectiva lateral do mecanismo dosador montado.
[70] As Figuras 6 e 7 apresentam uma vista em perspectiva inferior da base de sustentação (2).
[71] A Figura 8 apresenta uma vista em perspectiva superior da base de sustentação (2).
[72] A Figura 9 apresenta uma vista inferior em perspectiva do mecanismo dosador montado.
[73] A Figura 10 apresenta uma vista superior em perspectiva do mecanismo dosador montado.
[74] As Figuras 11, 12 e 13 mostram a membrana flexível (12) com detalhes da câmara (14) de alojamento da engrenagem dentada extratora (15) de sementes.
[75] A Figura 14 apresenta uma vista inferior mostrando a base de sustentação (2), com a tampa (23) com orelhas (24).
[76] A Figura 15 apresenta uma vista inferior mostrando a base de sustentação (2), com o disco dosador (16) com seus furos distribuidores(18).
[77] A Figura 16 apresenta uma vista inferior mostrando a base de sustentação (2), com a engrenagem dentada extratora (15) de sementes e o furo de passagem de adubos e fertilizantes (10) em seu centro.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[78] De acordo com as Figuras acima relacionadas o presente requerimento é caracterizado por um elemento estrutural (1) predominantemente circular que forma uma base de sustentação (2) formado por uma parede inclinada (3) que circunda toda a parte interna (4), sendo o canal de alojamento (5) apresentado com três recortes curvos (6) longitudinais que funcionam como um canal de recebimento e alinhamento das sementes, bem como para o encaixe e travamento da membrana flexível (12) com rampa limitadora (13) de final de curso para a semente nos referidos recortes curvos (6) de carregamento, alojamento e direcionamento das sementes, limitados pelos reforços (7) que se projetam para o centro (8) da elevação cilíndrica (9) com túnel (10) longitudinal na parte superior (30), sendo a parte inferior (29) formada por um rebaixo circular (11), onde é montado e encaixado o disco distribuidor (16) de semente com seu centro (8) formado por um furo circular (17) passante, e furos distribuidores (18) longitudinais simetricamente alinhados e distanciados entre si, preenchendo toda a sua circunferência periférica (19), tampada pelo anel do disco (20) com recorte extrator (21) longitudinal de passagem para a queda das sementes, o qual é alinhado ao recorte de saída (22) da tampa (23) com orelhas (24) de travamento do articulador excêntrico (26) travado por pino (27) com porca (28).
[79] O túnel (1O) longitudinal no centro (8) é simetricamente alinhado com o furo circular (17), vazado circular (25) do anel do disco (20), e o vazado circular (25a) da tampa (23).
[80] A invenção provê uma base de sustentação (2) e estruturação de todas as peças que compreendem o sistema de organização e distribuição de sementes para o plantio.
[81] A forma geométrica da parte interna (4) da base de sustentação (2) forma uma parede inclinada (3) na forma de rampa com um angulo inclinado, que permite o escoamento dos grãos a serem organizados e distribuídos em direção aos recortes curvos (6), que formam um canal de alojamento (5) e carregamento das sementes no disco distribuidor (16).
[82] Estes recortes curvos (6) receptores de carregamento das sementes foram concebidos para que seja usado um disco distribuidor (16) com uma única carreira circular de furos distribuidores (18) ou alvéolos de forma a evitar a possibilidade de distribuir sementes em duplicidade.
[83] Na parte interna (4) desta base foi criada uma elevação cilíndrica (9) com túnel (10) longitudinal, que permite e possibilita que o dosador realize uma novidade ímpar, que é dosar pelo túnel (10) o adubo/fertilizante/corretivo depositando no solo juntamente com a semente e na mesma profundidade desta semente. Esta união de um dosador com um novo conceito de liberação individual de sementes, com uma nova passagem para o adubo/fertilizante/corretivo para deposição conjunta fertilizante/adubo e sementes, não observado na técnica atual, imprime características ímpares ao invento.
[84] As características geométricas desta base de sustentação (2) permitem que ela seja construída em diferentes tipos de materiais como aço, ferro fundido, metais não ferrosos e materiais termoplásticos.
[85] Seu desenho é flexível podendo ser modificado para ser adaptado a diferentes sistemas mecânicos cinemáticos de acionamento de semeadoras, plantadeiras e equipamentos de plantio existentes no mercado. Sua forma construtiva permite a montagem em posição horizontal em relação ao solo ou em posições inclinadas e até em posição vertical em relação ao solo.
[86] Todo o giro das peças é realizado de forma sincronizada, de modo a promover a perfeita queda da semente. Este giro pode ser por um eixo central que recebe o torque do sistema cinemático de acionamento da semeadora ou equipamentos de plantio e solidário a este dito eixo central tem um mecanismo de acoplamento ao do disco distribuidor (16) de dosagem de sementes, fazendo com que girem no mesmo sentido o eixo central, o disco distribuidor (16) de sementes e o anel do disco (20).
[87] A rampa limitadora (13) lança novamente a semente que não caiu no (21) para os recortes curvos (6), que funcionam como um canal de carregamento de sementes (5). Desta forma todo o excedente de sementes que não caiu por já ter outra na posição de queda, voltará para os referidos recortes curvos (6), para cair no giro subsequente. Desta forma a pressão das sementes sobre o disco distribuidor (16) de sementes e diminuída evitando danos mecânicos a semente pelo efeito da pressão.
[88] Como parte inventiva os recortes curvos (6) recebem o encaixe da membrana flexível (12) que é montada solidária à base de sustentação (2) e ao mesmo tempo se mantém em contato permanente com o disco distribuidor de sementes (16) e com ausência de mecanismos móveis prensores de sementes.
[89] A membrana flexível (12) tem por característica a propriedade de fazer com que a semente deslize sobre o disco distribuidor (16) de sementes, mantendo a sua forma original evitando quebra e descascamento de sementes, organizando estas sementes entre si.
[90] O inventor, sabendo que as deficiências dos sistemas de distribuição de sementes existentes no mercado, especialmente os mecânicos apresentam problemas de quebra e descascamento das sementes durante a sua passagem pelos módulos que formam os atuais dosadores especialmente os dotados de dedos prensores, desenvolveu o organizador e distribuidor de sementes para o plantio, dotado desta membrana flexível (12), sistema este inovador, não observado no estado da técnica.
[91] A característica construtiva da membrana flexível (12) permite se ajustar na altura em função das variações de medidas das sementes e retornar ao seu estado original e mantendo o deslizamento em contato com o dito disco distribuidor (16) de sementes.
[92] Também as características de flexibilidade da membrana flexível (12), não danificam as sementes ao entrar em contato com as mesmas, durante a movimentação para manter estas sementes alojadas nos furos distribuidores (18) do disco distribuidor (16) na operação de plantio.
[93] Esta característica de proteção das sementes contra danos mecânicos se dá por não criar barreiras para passagem destas sementes a serem distribuídas e mantendo as mesmas em seu alojamento nos furos distribuidores (18) do disco distribuidor (16) de sementes.
[94] A invenção provê ainda um sistema de câmara que é formada pela membrana flexível (12) no disco distribuidor (16) de sementes e pelo canal de alojamento (5) de sementes existente na base de sustentação do conjunto.
[95] Este sistema de câmara, não observado no estado da técnica, faz com que a semente ao entrar nesta câmara, após a passagem pela rampa limitadora (13) e pelo lábio da membrana flexível (12) fique livre para ser conduzida ao tubo de descida (não ilustrado) desta semente até o solo.
[96] A invenção provê uma rampa limitadora (13) separadora e orientadora de sementes, não observado no estado da técnica, que tem por função a organização das sementes para serem distribuídas.
[97] Esta rampa limitadora (13), desenhada na membrana flexível (12) em sua extremidade de entrada das sementes para serem distribuídas, tem dupla função: uma para orientar e direcionar as sementes em direção aos furos distribuidores (18) do disco de distribuição e câmara de dosagem e a outra função é para retirada dos excessos de sementes que estão sobrando e fora dos furos distribuidores (18) do disco distribuidor (16) sobre o canal de alojamento (5) das sementes a serem distribuídas.
[98] A invenção provê uma engrenagem dentada extratora alojada na membrana flexível (12) para retirada e extração das sementes que tenham dificuldade de cair por gravidade pelo recorte de saída (22) para o tubo dosador de sementes do equipamento (não ilustrado).
[99] Este mecanismo auxiliado pela membrana flexível (12) para extração de sementes entra em ação na eventualidade de algumas sementes não passarem livremente pelos furos distribuidores (18) do disco distribuidor (16) de sementes.
[100] Este mecanismo está solidário e no interior do corpo da membrana flexível (12) e pode ser substituído sempre que mudar o tipo de sementes, tamanho de semente e números de furos distribuidores (18) do disco distribuidor (16) de sementes, ou seja, o mecanismo sempre é montado de acordo com a necessidade de cada cultivar que o agricultor for plantar.
[101] A invenção provê um anel do disco (20) de fechamento, de acoplagem rápida sob pressão, do Sistema de organização e distribuição de sementes para o plantio que também serve para abertura do sistema para realizar trocas dos discos distribuidores (16) de sementes, troca do mecanismo auxiliar de extração de sementes e limpeza do sistema.
[102] As características geométricas do anel do disco (20) permitem que ele seja construído em diferentes tipos de materiais como aço, ferro fundido, metais não ferrosos e materiais termoplásticos.
[103] A invenção provê um anel do disco (20) distribuidor de sementes que permite o deslizamento do disco distribuidor (16) de sementes sobre a sua face, tendo um único recorte extrator (21) que serve para proporcionar a queda da semente em direção ao solo.
[104] Sua espessura é ajustável e variável em função dos tamanhos e variedades das sementes a serem distribuídas.
[105] O Sistema de organização e distribuição de sementes para o plantio, concebido para distribuição de sementes, aplicáveis em plantadeiras/adubadeiras, semeadeiras, equipamentos de plantio, conforme a invenção compreende, pois, os seguintes elementos:
[106] O elemento estruturante (1) possui como elemento estruturante uma base de sustentação (2) de todas as peças que compreendem o sistema de organização e distribuição de sementes para o plantio.
[107] Esta base de sustentação (2) em sua parte superior (30) externa recebe o reservatório no qual são depositadas as sementes a serem organizadas e distribuídas.
[108] A forma geométrica da parede inclinada (3), na parte interna (4) da referida base de sustentação (2), permite o melhor escoamento dos grãos a serem organizados e distribuídos em direção aos recortes curvos (6) que formam o canal de carregamento das sementes no disco distribuidor (16).
[109] Estes recortes curvos (6), receptores de carregamento de sementes, foram concebidos para que sejam usados discos distribuidores (16) com uma única carreira circular de furos distribuidores (18) distribuídos em sua circunferência periférica (19), de forma a evitar a possibilidade de distribuir sementes em duplicidade.
[110] O sistema de câmara é formado pela membrana flexível (12), na face superior do disco distribuidor (16) de sementes e pelos recortes curvos (6), de alojamento de sementes, existente no fundo (5) da base de sustentação (2) do conjunto, não observado no estado da técnica, faz com que a semente ao entrar nesta câmara, após a passagem pela rampa limitadora (13) da membrana flexível (12), fique livre para ser conduzida ao recorte extrator (21) e recorte de saída (22) até o tubo de descida desta semente, e deste até o solo.
[111] A membrana flexível (12) é solidária à base de sustentação (2) e ao mesmo tempo se mantém em contato com o disco distribuidor (16) de sementes, de tal forma que a mesma não danifica as sementes ao entrar em contato com as mesmas, e mantém estas sementes alojadas nos furos distribuidores (18) do disco distribuidor (16) no momento em que são distribuídas para o solo.
[112] Esta característica de proteção das sementes contra danos mecânicos se dá por não criar barreiras para passagem destas sementes a serem distribuídas, mantendo as mesmas em seu alojamento nos furos distribuidores (18) do disco distribuidor (16) de sementes, é única e não observada atualmente no estado da técnica.
[113] O sistema de câmara é formado pela membrana flexível (12), pela face superior do disco distribuidor (16) de sementes e pelo canal de alojamento (5) de sementes existente na carcaça de sustentação do conjunto que têm por função manter as sementes dentro do furo distribuidor (18) de alojamento até a sua queda livre até o solo.
[114] A rampa separadora e orientadora de sementes (13), não observado no estado da técnica, tem por função auxiliar na organização das sementes para serem distribuídas. Esta rampa, desenhada na membrana flexível (12) em sua extremidade de entrada das sementes para serem distribuídas, tem dupla função: uma para orientar e direcionar as sementes em direção aos furos distribuidores (18) do disco do distribuidor (16). E a outra função é para retirada dos excessos de sementes que estão sobre o canal de dosagem (5) das sementes a serem distribuídas.
[115] Destaca-se ainda que a membrana flexível (12) possui todo um formato especial para formar uma câmara (14) de alojamento da engrenagem dentada extratora (15) de sementes.
[116] A membrana flexível (12) possuir uma rampa limitadora (13) de retirada e extração de sementes que tenham dificuldade de cair por gravidade pelo recorte extrator (21) até o tubo dosador (não ilustrado) de sementes do equipamento. Este mecanismo auxiliar para extração de sementes entra em ação na eventualidade de algumas sementes não passarem livremente pelos furos distribuidores (18) do disco distribuidor (16).
[117] Este mecanismo está solidário e no interior do corpo da membrana flexível (12) e pode ser substituído sempre que mudar o tipo de semente, tamanho de semente e número de furos distribuidores (18) do disco dosador de sementes, ou seja, todo o mecanismo sempre é montado de acordo com a necessidade de cada cultivar que o agricultor for plantar.
[118] O Sistema de organização e distribuição de sementes para o plantio, com membrana flexível (12) para distribuição de sementes, aplicáveis em plantadeiras/adubadeiras, semeadeiras e equipamentos de plantio, conforme a invenção pode ser montado em equipamentos de plantio e plantadeiras/adubadeiras novas ou em equipamentos usados.
[119] O acoplamento deste sistema organizador e distribuidor de sementes com o elemento estruturante (1) de alojamento da membrana flexível (12), concebido para dosagem de sementes, aplicáveis em plantadeiras/adubadeiras, semeadeiras e equipamentos de plantio, conforme a invenção, é feita através da fixação da base de sustentação (2), recebe o torque do sistema de acionamento cinemático do equipamento e transmite este torque para o eixo central.
[120] O acionamento do Sistema de organização e distribuição de sementes para o plantio é feito através do sistema cinemático do equipamento de plantio, que também, por sua vez, recebe o movimento de uma caixa de transmissão e sistema cinemático deste equipamento, o qual é acionado pelo movimento gerado pela roda deste equipamento.

Claims (10)

1) "MECANISMO DOSADOR DE ORGANIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE SEMENTES E FERTILIZANTE/CORRETIVO PARA O PLANTIO", caracterizado por um elemento estruturante (1) predominantemente circular, que forma uma base de sustentação (2), por uma parede inclinada (3) que circunda toda a parte interna (4), sendo o canal de alojamento (5) apresentado com três recortes curvos (6) longitudinais de travamento da membrana flexível (12), com rampa limitadora (13) de final de curso, limitados pelos reforços (7) que se projetam para o centro (8) da elevação cilíndrica (9), com túnel (10) longitudinal na parte superior (30), sendo a parte inferior (29) formada por um rebaixo circular (11), de encaixe do disco distribuidor (16) de semente, com seu centro (8) formado por um furo circular (17) passante, e furos distribuidores (18) longitudinais simetricamente alinhados e distanciados entre si, preenchendo toda a sua circunferência periférica (19), tampada pelo anel do disco (20) com recorte extrator (21) longitudinal, alinhado ao recorte de saída (22) da tampa (23), com orelhas (24) de travamento do articulador excêntrico (26) travado por pino (27) com porca (28).
2) "MECANISMO DOSADOR DE ORGANIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE SEMENTES E FERTILIZANTE/CORRETIVO PARA O PLANTIO", de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por, ao centro (8) da parte interna (4) da base de sustentação (2), apresentar uma elevação cilíndrica (9) com túnel (10) longitudinal de passagem de adubo/fertilizante/corretivo.
3) "MECANISMO DOSADOR DE ORGANIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE SEMENTES E FERTILIZANTE/CORRETIVO PARA O PLANTIO", de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por, a parede inclinada (3) na forma de rampa com um ângulo inclinado, se estender até os recortes curvos (6) que formam um canal de alojamento (5) de encaixe da membrana flexível (12).
4) "MECANISMO DOSADOR DE ORGANIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE SEMENTES E FERTILIZANTE/CORRETIVO PARA O PLANTIO", de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por, o início da rampa limitadora (13) da membrana flexível (12) deslocar para o canal de alojamento (5) as sementes em excesso, trazidas nos furos distribuidores (18) durante o giro do disco distribuidor (16).
5) "MECANISMO DOSADOR DE ORGANIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE SEMENTES E FERTILIZANTE/CORRETIVO PARA O PLANTIO", de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por, a membrana flexível (12) montada solidária à base de sustentação (2) ser montada em contato o disco distribuidor (16) de sementes e apresentar a rampa limitadora (13) com ajuste de altura.
6) "MECANISMO DOSADOR DE ORGANIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE SEMENTES E FERTILIZANTE/CORRETIVO PARA O PLANTIO", de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por o disco distribuidor (16) ajustável em sua altura, através (da excentricidade) do articulador excêntrico (26) que atua sobre a tampa (23), diminuindo ou aumentado a distância entre o disco distribuidor (16) e o anel do disco (20).
7) "MECANISMO DOSADOR DE ORGANIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE SEMENTES E FERTILIZANTE/CORRETIVO PARA O PLANTIO", de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por, os furos distribuidores (18) longitudinais serem simetricamente distanciados em sua circunferência periférica (19), e serem simetricamente alinhados com a rampa limitadora (13), recorte extrator (21) longitudinal e ao recorte de saída (22) da tampa (23).
8) "MECANISMO DOSADOR DE ORGANIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE SEMENTES E FERTILIZANTE/CORRETIVO PARA O PLANTIO", de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por possuir um túnel central (10) e longitudinal no centro (8), simetricamente alinhado com o furo circular (17) passante, vazado circular (25) do anel do disco (20), e o vazado circular (25a) da tampa (23).
9) "MECANISMO DOSADOR DE ORGANIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE SEMENTES E FERTILIZANTE/CORRETIVO PARA O PLANTIO", de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por a forma construtiva da base de sustentação (2), permitir a montagem em posição horizontal em relação ao solo, em posições inclinadas ou até em posição vertical em relação ao solo.
10) "MECANISMO DOSADOR DE ORGANIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE SEMENTES E FERTILIZANTE/CORRETIVO PARA O PLANTIO", de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por membrana flexível (12) apresentar uma câmara (14) de alojamento da engrenagem dentada extratora (15) de sementes.
BR102015003912-3A 2015-02-24 2015-02-24 mecanismo dosador de organização e distribuição de sementes e fertilizante/corretivo para o plantio BR102015003912B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102015003912-3A BR102015003912B1 (pt) 2015-02-24 2015-02-24 mecanismo dosador de organização e distribuição de sementes e fertilizante/corretivo para o plantio

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102015003912-3A BR102015003912B1 (pt) 2015-02-24 2015-02-24 mecanismo dosador de organização e distribuição de sementes e fertilizante/corretivo para o plantio

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102015003912A2 BR102015003912A2 (pt) 2016-09-20
BR102015003912B1 true BR102015003912B1 (pt) 2020-12-08

Family

ID=56958586

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102015003912-3A BR102015003912B1 (pt) 2015-02-24 2015-02-24 mecanismo dosador de organização e distribuição de sementes e fertilizante/corretivo para o plantio

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102015003912B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BR102015003912A2 (pt) 2016-09-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8371240B2 (en) Twin row planter
US8322293B2 (en) Precision fertilizer placement
US8371239B2 (en) Dual product dispensing disk for metering device
US8733259B2 (en) Seed metering apparatus for a seeder
CN108430209B (zh) 用于农业中使用的固体输入物的精确体积计量和分布的设备
CN107148826B (zh) 一种手推式自动间隔混合播种装置
BRPI1014186B1 (pt) Dispositivo de medição
ES2562577B1 (es) Implemento agrícola para incorporar en forma subterránea abono orgánico o composta en terrenos de cultivo
WO2012007964A2 (en) A direct seed sowing machine for multiple type of seeds with adjustable seed distances
EP3763185A1 (en) Agricultural implement and method for precision-controlling fertilizer metering units
US20170086357A1 (en) Seed planting and metering equipment
BR102015003912B1 (pt) mecanismo dosador de organização e distribuição de sementes e fertilizante/corretivo para o plantio
US20160227701A1 (en) Planter with post seed tube mounted row cleaner and depth control method
CN212306110U (zh) 输送式肥药与种子精量同穴点播装置
CN211457972U (zh) 多种子播撒装置及播种机
RU2269884C2 (ru) Сеялка универсальная
EP4093177A1 (en) Pneumatic dispenser for sowing multiform seeds in low and high doses
US20070220948A1 (en) Tool for Calibrating Granular Dispensers and Method Incorporating the Same
CN201919327U (zh) 玉米精量播种机用排种器
CN106211873A (zh) 一种耧腿疏堵器及装有该疏堵器的宽距播种机
CN101731042A (zh) 谷物精密播种机
RU224414U1 (ru) Высевающий аппарат для посева редиса
CN203505007U (zh) 一种水稻单粒播种机
RU2266632C1 (ru) Секция сеялки для разноглубинного посева семян пропашных, бахчевых и крупяных культур
CN211702960U (zh) 一种多规格谷物种子播种机

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: MRT GESTAO DE ATIVOS E PARTICIPACOES LTDA (BR/RS)

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: MRT GESTAO DE ATIVOS E PARTICIPACOES LTDA (BR/RS)

B25C Requirement related to requested transfer of rights

Owner name: MRT GESTAO DE ATIVOS E PARTICIPACOES LTDA (BR/RS)

Free format text: A FIM DE ATENDER A TRANSFERENCIA REQUERIDA ATRAVES DA PETICAO NO 870190046594 DE 17/05/2019, E NECESSARIO:1. COMPLEMENTAR A TAXA DE TRANSFERENCIA CONFORME DISPOE O ART. 2O, PARAGRAFO UNICO DA RESOLUCAO INPI 129 DE 10/03/2014.2. DOCUMENTO QUE COMPROVE, AOS SIGNATARIOS DOCUMENTO DE CESSAO, PODERES PARA AGIR EM NOME DA CEDENTE.

B25L Entry of change of name and/or headquarter and transfer of application, patent and certificate of addition of invention: publication cancelled

Owner name: MRT GESTAO DE ATIVOS E PARTICIPACOES LTDA (BR/RS)

Free format text: ANULADA A PUBLICACAO CODIGO 25.1 NA RPI NO 2490 DE 25/09/2018 POR TER SIDO INDEVIDA.

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: FRANCO FELIPE PEVIANI (PY) ; JOSE OSCAR CHINI (BR/

B06V Preliminary requirement: requests without searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 24/02/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.