BR102014002995A2 - sifão, chuveiro, método e kit para aquecimento de água - Google Patents

sifão, chuveiro, método e kit para aquecimento de água Download PDF

Info

Publication number
BR102014002995A2
BR102014002995A2 BR102014002995A BR102014002995A BR102014002995A2 BR 102014002995 A2 BR102014002995 A2 BR 102014002995A2 BR 102014002995 A BR102014002995 A BR 102014002995A BR 102014002995 A BR102014002995 A BR 102014002995A BR 102014002995 A2 BR102014002995 A2 BR 102014002995A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
water
shower
heater
mixer
heating
Prior art date
Application number
BR102014002995A
Other languages
English (en)
Inventor
Claudio Lourenço Lorenzetti
Original Assignee
Companhia De Gás De São Paulo Comgás
Lorenzetti S A Indústrias Brasileiras Eletrometalúrgicas
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Companhia De Gás De São Paulo Comgás, Lorenzetti S A Indústrias Brasileiras Eletrometalúrgicas filed Critical Companhia De Gás De São Paulo Comgás
Priority to BR102014002995A priority Critical patent/BR102014002995A2/pt
Priority to MX2015001649A priority patent/MX2015001649A/es
Publication of BR102014002995A2 publication Critical patent/BR102014002995A2/pt

Links

Landscapes

  • Bathtubs, Showers, And Their Attachments (AREA)
  • Domestic Hot-Water Supply Systems And Details Of Heating Systems (AREA)
  • Heat-Pump Type And Storage Water Heaters (AREA)

Abstract

resumo patente de invenção: "sifão, chuveiro, método e kit para aquecimento de água". a presente invenção refere-se a uma nova solução para aquecimento de água que faz uso de um sifão (19), um chuveiro (1) contendo o sifão (19) e sendo associado a um aquecedor (18) de água externo. mais particularmente, a presente invenção diz respeito a um sifão (19), chuveiro (1), método e kit para aquecimento de água para habitações cujo circuito hidráulico compreende baixa pressão e unicamente um ramal de água fria, fazendo para tal uso de um chuveiro (1) e um aquecedor (18) de água a gás disposto remotamente ao chuveiro (1) para aquecimento da água, de modo a que a água seja enviada pressurizada e fria e retorne ao chuveiro (1) pressurizada e quente para então ser disponibilizada ao usuário, mediante prévia regulagem da temperatura do banho, pelo espalhador (11). 20457899v1

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "SIFÃO, CHUVEIRO, MÉTODO E KIT PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA". A presente invenção refere-se a uma nova solução para aquecimento de água predial que faz uso de um chuveiro associado a um aquecedor de água a gás. Mais particularmente, a presente invenção diz respeito a um sifão, chuveiro, método e kit para aquecimento de água para habitações cujo circuito hidráulico compreende baixa pressão e unicamente um ramal de água fria.
Descrição do Estado da Técnica Há anos, o banho das pessoas em praticamente todo o planeta passou a ser uma atividade comum e diária, sendo que, em locais com disponibilidade de recursos naturais e grande parte da cultura influenciada por diversos costumes, principalmente o indígena, é muito comum o hábito de banhar-se mais de uma vez por dia.
Mesmo em locais com recursos escassos o banho deve ser praticado por motivos de higiene e saúde, conforme estudos e recomendações das mais diversas áreas.
Pesquisas internas recentes realizadas em laboratório constataram que a temperatura média da água do banho, embora apresente algumas variações de acordo com o gosto do usuário, é ligeiramente superior à temperatura do corpo humano em boas condições de saúde, girando, guardadas as devidas particularidades, em torno de 36°C a 42°C. A imensa maioria dos locais habitáveis do mundo apresenta temperaturas médias menores que a temperatura média da água do banho, razão pela qual existem aparelhos de aquecimento que elevam a temperatura da água para valores adequados ao banho humano.
Esse incremento de temperatura dá-se pelo fornecimento de e-nergia térmica à água, o qual pode ocorrer através de diversos meios e formas, entre os quais podem ser citados o aquecimento pela queima de algum tipo de gás, do carvão, do petróleo, geração de vapor, energia solar, aquecimento elétrico e outros, e também sistemas híbridos, que apresentam a combinação de dois ou mais meios de aquecimento.
De modo a melhor situar a presente invenção, é muito comum fazer-se uso de aquecedores elétricos para aquecimento de água por conta da sua praticidade e facilidade de instalação. Como característica particular, os aquecedores elétricos de água necessitam apenas de um ramal de água para operar, o que permite que habitações que compreendam apenas um circuito hidráulico de água fria possam facilmente usufruir do conforto e comodidade de um chuveiro ou uma pia com água quente.
Ademais, cumpre notar que existem limitações ao nível da pressão existente em um circuito hidráulico predial. Nesse sentido, já existem chuveiros pressurizados que possibilitam tomar um banho com o conforto necessário.
De todo o modo, estas soluções limitam-se apenas à conversão de energia elétrica em energia térmica, por meio de resistências, para o a-quecimento de água. Nesse sentido, não existem ainda soluções práticas e simples que possibilitem que habitações que compreendam apenas um circuito hidráulico de água fria, possam efetuar o aquecimento de água com, por exemplo, um aquecedor de água a gás. Por outro lado, este problema complica-se quando a pressão de água do circuito hidráulico da habitação for baixa,haja vista que um aquecedor de água a gás tem usualmente como mínimo necessário para o seu acionamento uma vazão de pelo menos 1,5 litros/minuto e uma pressão medida sem perda de carga na saída do aquecedor de pelo menos 5 kPa.
Naturalmente que a solução da presente invenção tem aplicação em qualquer tipo de habitação, dotada de qualquer configuração hidráulica, isto é, de uma única tubulação de água fria ou duas tubulações, sendo uma de água fria e outra para água quente. No entanto, a grande dificuldade passa por ultrapassar as limitações daquelas habitações que fazem uso de apenas um ramal de água fria e cuja pressão da água é reduzida. Usualmente, estes tipos de habitações encontram-se nas moradias térreas ou nos últimos andares de prédios. Tal fato decorre da relação entre a altura a que se encontra a caixa de água e a altura do ponto de instalação da ducha.
Conforme se verá de seguida, faz-se assim necessária uma so- lução construtiva de um chuveiro pressurizado capaz de operar em conjunto com um aquecedor de água a gás para funcionar em uma habitação dotada de apenas uma tubulação de água fria que opera a baixa pressão, funcionamento esse que deve atender aos requisitos de segurança e oferecer maior conforto através de um banho com maior volume e temperatura da água.
Objetivos da Invenção É, portanto, um objetivo da presente invenção prover um chuveiro para aquecimento de água através do uso de um aquecedor de água a gás disposto externamente ao chuveiro. É também um objetivo da presente invenção prover um chuveiro capaz de receber, misturar e homogeneizar a água quente e fria recebidas através de um sifão com uma geometria especialmente desenhada para esse efeito, de tal modo que o chuveiro opere em circunstâncias onde a pressão da rede predial ou vazão seja reduzida, viabilizando, através de um aumento da pressão, a utilização de um aquecedor de água a gás. É ainda um objetivo da presente invenção prover um chuveiro para aquecimento de água que faça uso de um circuito hidráulico predial que compreenda pelo menos uma tubulação de água de baixa pressão, tal como uma caixa de água.
Outro objetivo da presente invenção prover um método de aquecimento de água que faça uso de um chuveiro, uma bomba de água, um a-quecedor de água a gás, um misturador e um ramal de água pressurizado.
Por fim, outro objetivo da invenção é prover um kit de aquecimento de água que ofereça medidas de segurança através do uso de um chuveiro dotado de um pressostato e um aquecedor de água a gás também dotado de um pressostato.
Breve Descrição da Invenção Os objetivos da presente invenção são alcançados através de um misturador aplicado em um chuveiro pressurizado compreendendo ao menos uma entrada de água quente associada fluidicamente a um ramal de água quente, uma entrada auxiliar capaz de receber água fria encaminhada diretamente de uma bomba pressurizadora e um canal de saída de água, a entrada de água quente, a entrada auxiliar e o canal de saída estando fluidi-camente associados em um sifão de modo que o canal de saída se encontra em uma posição superior à entrada de água quente.
Os objetivos da presente invenção são também alcançados a-través de um chuveiro para aquecimento de água compreendendo uma conexão de entrada da água proveniente do circuito predial e uma saída de água através de um espalhador, o chuveiro sendo que compreende uma bomba de água associada a um ramal pressurizado e um misturador, configurando uma conexão fluídica entre o chuveiro e um aquecedor de água disposto externamente ao chuveiro, a bomba compreendendo uma conexão de entrada para entrada de água oriunda do circuito predial e uma saída pressurizada capaz de encaminhar a água pelo ramal pressurizado até o aquecedor que mantem conexão fluídica com o chuveiro através de um ramal de água quente pressurizado, o misturador tal como acima definido homogeneizando a água quente e água fria para encaminhamento pelo canal de saída ao espalhador.
Os objetivos da presente invenção são ainda alcançados através de um método para aquecimento de água compreendendo as seguintes etapas: etapa 1), abertura de um registro para entrada de água proveniente de um circuito predial em um chuveiro, o chuveiro compreendendo um pressos-tato capaz de detectar a presença da água e ativar uma bomba pressurizadora, etapa 2), a água pressurizada pela bomba sendo enviada através de um ramal pressurizado para um aquecedor de água a gás, o aquecedor sendo associado a um pressostato que mediante a detecção da pressão de água libera o funcionamento do aquecedor para aquecimento da água, ou, na falta de pressão de água-desliga o aquecedor, etapa 3), a água aquecida na etapa 2) sendo encaminhada através de um ramal de água quente para um misturador disposto no chuveiro, etapa 4), o misturador sendo dotado de um sifão capaz de manter simultaneamente conexão fluídica com o ramal de água quente através de uma entrada de água quente e com a bomba através de uma entrada auxiliar capaz de receber água fria, o misturador homo- geneizando a água quente e fria para encaminhamento da água ao usuário através de um canal de saída.
Por fim, os objetivos da presente invenção são alcançados através de um kit para aquecimento de água compreendendo um misturador, um aquecedor de água a gás e um chuveiro tal como acima definido.
Breve Descrição dos Desenhos Apresente invenção será, a seguir, mais detalhadamente descrita com base em exemplos de execução representados nos desenhos. As figuras mostram: Figura 1 - é uma vista esquemática do circuito hidráulico e funcionamento da presente invenção;
Figura 2 - é uma vista explodida do chuveiro da presente invenção;
Figura 3 - é uma vista em perspectiva do misturador da presente invenção;
Figura 4 - é uma vista em perspectiva do misturador da presente invenção; e Figura 5 - é uma vista lateral do misturador da presente invenção.
Descrição Detalhada das Figuras A presente invenção diz respeito a um chuveiro, um misturador, um método e um kit para aquecimento de água que faça uso de um aquecedor de água, preferencialmente a gás, para possibilitar um banho quente em residências e afins.
Embora em uma concretização preferencial a presente invenção tenha aplicação em chuveiros ou duchas, a mesma solução também pode ter aplicação em uma torneira para uma pia, haja vista que o funcionamento é idêntico, não havendo limitações para tal aplicação, ou qualquer outra aplicação em que seja necessário o uso de água quente (aquecedor, ducha higiênica, torneira, etc.). Assim, o termo chuveiro pode ser interpretado como uma ducha ou qualquer das possibilidades aqui descritas.
Antes de se adentrar nos detalhes da presente invenção, cum- pre notar que a solução proposta pode ser utilizada em quaisquer instalações prediais, habitacionais ou empresariais (tais como escritórios ou galpões). Para que a seja possível a aplicação da solução da presente invenção, é necessário que exista pelo menos uma tubulação de água no circuito hidráulico predial. Naturalmente que a solução proposta também opera com sucesso quando instalada em circuitos hidráulicos que trabalhem com tubulações de água quente e fria, não sendo este um fator limitante. De modo preferencial, mas não obrigatório, a presente invenção precisa de ao menos um ramal de água oriundo de uma caixa de água (baixa pressão).
Via de regra, para que um aquecedor de água a gás opere, faz-se necessário que sejam atendidas algumas condições hidráulicas mínimas. Sendo assim, a vazão não deverá ser inferior a 1,5 litros/minutos, devendo preferencialmente ser no mínimo de 1,5 a 2 litros por minuto e a pressão medida sem perda de carga na saída do aquecedor deverá ser não inferior a 5kPa, devendo encontrar-se entre um mínimo de 5 e 10 kPa, pois, de outra forma, o acendimento do aquecedor de água a gás poderá não ocorrer nas melhores circunstâncias. De modo preferencial, mas não obrigatório, as pressões de trabalho podem ser da ordem de 70 kPa e a vazão de 7 li-tros/minuto. Cumpre, no entanto, notar que não há limitação dos valores máximos de trabalho, sendo este limitados tão somente pela resistência do circuito hidráulico da edificação.
Ainda com respeito à tubulação hidráulica, cumpre mencionar que esta poderá ser constituída de qualquer material, polimérico ou metálico, não havendo limitação qualquer na aplicação da solução da presente invenção e não sendo este um fator limitador do escopo de sua proteção. A título meramente exemplificativo, os tubos hidráulicos utilizados, ao menos em parte, poderão ser do tipo tubo multicamada EMMETI PEX-AL-PEX, PVC, CPVP.
As figuras 1 e 2 mostram uma possível configuração construtiva da presente invenção. O chuveiro 1 para o sistema de aquecimento de água da presente invenção é preferivelmente dotado de uma base 3 e uma carcaça 2 de qualquer forma geométrica. O chuveiro 1 compreende meios de fixa- ção em uma parede, tal como furações, buchas e parafusos.
Entre os principais elementos da presente invenção, o chuveiro 1 compreende, preferencialmente em seu interior, uma bomba 7 pressuriza-dora, um misturador 8, um seletor de ajuste de temperatura 12, que pode possuir qualquer formato, e um espalhador 11 capaz de disponibilizar a água ao usuário. A presente invenção compreende ainda um registro 17 (que pode ser cerâmico ou não, de % de volta, 1/4 volta ou mais) para abertura e fechamento do circuito predial 14 hidráulico e um pressostato 13 disposto entre a bomba 7 e um registro da instalação 17. Por fim, a presente invenção compreende também um ramal pressurizado 16, um ramal de água quente 15 e um aquecedor 18 de água a gás disposto externamente ao chuveiro 1, sendo que o aquecedor é associado a um pressostato 13' que, como se verá de seguida, tem função de segurança.
Cumpre notar que a bomba 7 pressurizadora faz uso de energia elétrica seu funcionamento, motivo pelo qual o chuveiro 1 compreende ainda cabos elétricos para ligação da bomba 7 pressurizadora, não havendo aqui qualquer fator limitante quanto à voltagem ou demais características elétricas utilizadas.
Ainda com referência á bomba 7, vale dizer que a água proveniente, por exemplo, de uma caixa de água 19 se conecta diretamente na bomba 7 através da conexão de entrada 4 nela presente. Embora para a presente invenção a conexão não precise se dar diretamente na bomba 7, por uma questão de simplicidade esta é a forma construtiva menos onerosa. Assim, quando se abre o registro 17, a água passa por um pressostato 13 que envia um sinal para que seja fornecida energia elétrica através dos cabos 20 à bomba 7, de modo a que esta entre em funcionamento e comece a pressurizar o sistema hidráulico da presente invenção. A bomba 7 poderá ter qualquer valor mínimo de pressão de água necessária para que funcione corretamente, podendo também oferecer uma pressão de trabalho qualquer, variando tais possibilidades de acordo com as necessidades de cada projeto. Cumpre mencionar que eventuais alterações destes valores podem efetivamente traduzir-se em um maior ou menor de- sempenho, mas não influenciam as características da presente invenção, quais sejam, as de usar um chuveiro 1 e um aquecedor 18 de água a gás disposto remotamente ao chuveiro 1 para aquecimento da água, de modo a que a água seja enviada pressurizada e fria e retorne ao chuveiro 1 pressurizada e quente para então ser disponibilizada ao usuário. A título exemplificativo, a condições mínimas para acionamento da bomba 7 são, de modo preferencial, mas não obrigatório, as seguintes. Para ligar a vazão varia no mínimo entre 2,4 e 2,8 litros/minuto (l/min). Também para ligar, a pressão deve variar, no mínimo, de 3 a 10 kPa. Para que ocorra o desligamento da bomba 7, a vazão mínima deve ser de 1,8 a 2,3 l/min.
Quanto às condições de trabalho fornecendo água quente, a vazão máxima de água no espalhador 11 ou ducha varia entre 6,2 e 7,9 l/min e a vazão mínima de água no espalhador 11 varia entre 4,2 e 5,4 l/min. Mais uma vez, note-se que estes valores são meramente exemplificativos e não restritivos quanto à aplicação e escopo de proteção da presente invenção, tendo sido obtido através de testes realizados em laboratório, tendo como objetivo alcançar uma temperatura de banho de 38°C com uma variação superior ou inferior de 3°C, isto é, entre 35°C e 41 °C.
Dando continuidade à descrição da presente invenção, a bomba 7 compreende uma saída pressurizada 5 à qual se conecta uma tubulação denominada por ramal pressurizado 16. Este ramal pressurizado 16 encaminha a água ainda fria, mas já pressurizada até o aquecedor 18 de água a gás que se encontra alojado remotamente ao chuveiro 1. Quando se menciona remotamente, há que ser compreendido que se faz referência a um aquecedor 18 que se encontra afastado do chuveiro 1, até porque por questões de segurança, o aquecedor 18 não deve estar disposto no banheiro, pois poderá provocar eventual asfixia. Assim, a tubulação de ida e vinda entre o chuveiro 1 e o aquecedor 18 pode ser de qualquer tamanho. De modo preferencial, a tubulação pode ter 2, 4, 6, 8, 10, 12 ou 14 metros de comprimento, não sendo este um fator limitador ao escopo de proteção da presente invenção, ademais, em função da potência do sistema, a tubulação pode ter comprimentos maiores tal como, por exemplo, 100m. O aquecedor 18 é associado também a um pressostato 13' de modo a que este detecte a presença de água pressurizada e coloque o a-quecedor 18 em funcionamento mediante o acendimento da chama que irá esquentar a água circulante em seu interior. Uma vez aquecida, a água quente é encaminhada de volta ao chuveiro 1 por meio de uma tubulação homologa à tubulação de ida (ramal pressurizado 16). Esta tubulação que traz de volta a água aquecida é denominada por ramal de água quente 15 e conecta-se ao chuveiro 1 através de uma entrada de água quente 6 associada ao misturador 8. O misturador 8 compreende então uma entrada de água quente 6 e uma entrada auxiliar 9 cuja conexão se dá diretamente à bomba 7 para alimentar o misturador 8 com água fria, oriunda do circuito hidráulico da habitação. É a entrada da água fria pela entrada auxiliar 9 no misturador 8 que permite ao usuário aumentar ou diminuir a temperatura de saída da água do banho. A alteração da vazão de água que entra pela entrada auxiliar 9 é selecionada através do ajuste de temperatura 12, localizada na carcaça 2 do chuveiro (embutido ou sobreposto) para manuseio pelo usuário. O botão do ajuste de temperatura opera que nem um registro, possibilitando uma regulação do caudal de água fria na bomba 7 ou na entrada auxiliar 9. Note-se que muito embora o ajuste de temperatura 12 possa oscilar entre uma posição totalmente fechada e uma posição totalmente aberta, de modo preferencial, mas não obrigatório, haverá uma abertura permanente mínima para constante entrada de água fria pela entrada auxiliar 9, por questões de segurança. A água quente e fria, uma vez misturadas no misturador 8, alcançam a temperatura desejada de modo que a água é, na sequência, encaminhada ao espalhador 11 através do canal de saída 10 do misturador 8. O chuveiro 1 ou ducha com pressurizador, no caso da presente invenção, não tem função de aquecer a água, mas apenas aumentar a pressão do sistema e prover meios para que o usuário regule a temperatura de banho, sendo que a água quente de todo o sistema é provida por, por exemplo, o aquecedor a gás.
Cumpre notar que como o aquecimento da água ocorre remotamente ao lugar em que se encontra o chuveiro 1, as possibilidades de manipulação da temperatura do banho podem ocorrer do seguinte modo. Consoante a época do ano, verão ou inverno, é de se esperar que a temperatura ambiente da água se encontre respectivamente mais quente ou mais fria.
Desse modo, é possível realizar um ajuste diretamente no aquecedor 18 de água a gás para que este entregue a água a uma temperatura que permita ao usuário manipulá-la (através do mecanismo do ajuste de temperatura, ou da abertura do registro para maior ou menor vazão de água) dentro de um intervalo que proporcione o conforto desejado. Cumpre notar também que a temperatura de saída da água do aquecedor deverá ser superior àquela que se deseja tomar banho, haja vista que o ramal de água quente 15, o misturador 8 e o espalhador 11 ainda têm de ser percorridos. Considerando, por exemplo, que a água sai do aquecedor 18 a 55°C e que esta perde uns 10°C até o espalhador 11, pode estimar-se que o seletor de temperaturas 12 permite manipular a água quente numa amplitude de 6°C, o que permitirá varia a temperatura entre os 39°C e 45°C, diretamente pelo usuário enquanto toma seu banho. Note-se que estes valores são meramente exemplificativos do funcionamento da presente invenção, não limitando de modo algum o escopo de proteção.
Assim, existem três formas de ajustar a temperatura da água na ducha, que podem ser utilizadas de forma independente ou combinadas. Dois dos ajustes apresentam fácil acesso, por estarem ao alcance do usuário (estão dentro do box) (seletor 12 e registro 17). O terceiro ajuste, como já se viu, não está ao alcance do usuário no momento do banho (é o ajuste a ser realizado no aquecedor 18 de água a gás que se encontra instalado em outro ambiente). Essa situação impõe ao usuário a "atenção" de ajustar os botões de controle de chama do aquecedor antes de ir tomar banho e se o ajuste realizado no aquecedor não for compatível com a estação do ano ou com a temperatura ambiente, o usuário só vai perceber após colocar o sistema em operação, pelo que um ajuste errado poderá provocar a falta de água quente na ducha, devido a atuação do termostato de proteção do a- quecedor 18 e até que seja percebido pelo usuário, algumas tentativas de uso serão realizadas e alguns litros de água poderão ser perdidos.
Adicionalmente, o aquecedor 18 de água a gás compreende um pressostato 13' que tem por base duas funções, a de ligar e desligar o aquecedor 18. Assim que o pressostato 13' detecta uma pressão mínima previamente definida, permite a ignição do aquecedor 18 para que a água comece a ser esquentada. Por outro lado, ou se a energia falhar, a bomba 7 deixará de funcionar e a pressão e fluxo de água diminuirá consideravelmente. Se o pressostato 13' do aquecedor 18 não existisse, a pouca água existente no sistema sofreria um aquecimento exagerado, o que podería provocar danos ao usuário ou ao sistema. Por esse motivo, o aquecedor 18 é dotado de um pressostato 13' que detecta uma anomalia no fornecimento de água e desliga o aquecedor 18. Adicionalmente, para maior segurança do sistema, o a-quecedor 18 é dotado de um termostato que pode, por exemplo, ser programado para desligar o aquecedor 18 se detectar água a uma temperatura superior a programada, por exemplo, 70°C. Dessa forma, a presente invenção tem dois sistemas de segurança trabalhando de forma isolada ou em conjunto mediante as necessidades. Naturalmente que este problema de ocorrer alguma queimadura ao usuário não ocorre se o registro 17 for totalmente fechado, haja vista que não circulará água no sistema.
Cumpre notar ainda que a presente invenção, tal como mencionado, faz uso de um misturador 8 que tem por objetivo permitir a homogeneização da temperatura da água em função da mistura de água quente e fria selecionada pelo usuário. Embora o misturador 8 possa ter qualquer configuração, tal como aquela apresentada nas figuras 2 a 5, de modo preferencial mas não obrigatório, o misturador compreende um sifão 19 cuja geometria pode ser substancialmente cilíndrica. A geometria do sifão 19 tem como objetivo facilitar a mistura entre a água quente e água fria de modo a resultar em uma homogeneização otimizada gerando um turbilhão de água. Adicionalmente, o sifão 19 funciona ainda como um verdadeiro sifão ao adotar uma geometria em que o canal de saída 10 se encontra acima do canal de entrada de água quente 6, o que permite evitar a entrada de ar no sistema e impedir o gotejamento após fechamento do registro.
Para melhorar o efeito do turbilhão que permite homogeneizar a temperatura da água, o canal de entrada de água quente 6 e o canal de saída 10 projetam-se para desde o exterior até a porção interna do sifão 19. Ademais, o canal de saída 10 pode ter a porção do seu tubo de admissão da água que se encontra no interior do sifão com uma geometria tal que a entrada defina um plano ortogonal ao tubo do canal de entrada de água quente 6.
Note-se que o sistema opera sem ar, de modo que os pressosta-tos 13,13' podem ser dotados de elementos para purgar o ar do sistema.
De modo a facilitar o entendimento da presente invenção, des-creve-se a seguir o método para aquecimento de água, que compreende as seguintes etapas: etapa 1), abertura de um registro 17 para entrada de água proveniente de um circuito predial 14 em um chuveiro 1, o chuveiro 1 compreendendo um pressostato 13 capaz de detectar a presença da água e ativar uma bomba 7 pressurizadora, etapa 2), a água pressurizada pela bomba 7 sendo enviada através de um ramal pressurizado 16 para um aquecedor 18 de água a gás externo, o aquecedor 18 sendo associado a um pressostato 13' que mediante a detecção da presença de água pressurizada ativa aquecedor 18 para aquecimento da água, ou mediante a detecção da ausência de água pressurizada desliga o aquecedor 18, etapa 3), a água aquecida na etapa 2) sendo encaminhada através de um ramal de água quente 15 para um misturador 8 disposto no chuveiro 1, etapa 4), o misturador 8 mantendo simultaneamente conexão flu-ídica com o ramal de água quente 15 através de uma entrada de água quente 6 e com a bomba 7 através de uma entrada auxiliar 9 capaz de receber água fria, o misturador 8 misturando da água quente e fria para encaminhamento da água a um espalhador 11.
Por fim, a presente invenção também contempla um kit para a- quecimento de água compreendendo um aquecedor 18 de água a gás e um chuveiro 1 tal como definido nas reivindicações precedentes, sendo que cada qual (chuveiro 1 e aquecedor 18) é associado seu respectivo pressostato 13,13'.
Tendo sido descrito exemplos de concretizações preferidos, deve ser entendido que o escopo da presente invenção abrange outras possíveis variações, sendo limitado tão somente pelo teor das reivindicações a-pensas, aí incluídos os possíveis equivalentes.
REIVINDICAÇÕES

Claims (16)

1. Misturador (8) caracterizado pelo fato de que é aplicado em um chuveiro pressurizado compreendendo ao menos uma entrada de água quente (6) associada fluidicamente a um ramal de água quente (15), uma entrada auxiliar (9) capaz de receber água fria encaminhada diretamente de uma bomba (7) pressurizadora e um canal de saída (10) de água, a entrada de água quente (6), a entrada auxiliar (9) e o canal de saída (10) estando fluidicamente associados em um sifão (19) de modo que o canal de saída (10) se encontra em uma posição superior à entrada de água quente (6),
2. Misturador de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a entrada de água quente (6) e o canal de saída (10) se projetam desde fora até uma região interna ao sifão (19),
3. Misturador de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o sifão (19) compreende uma geometria substancialmente circular.
4. Chuveiro para aquecimento de água compreendendo uma conexão de entrada (4) da água proveniente do circuito predial (14) e uma saída de água (10) através de um espalhador (11), o chuveiro (1) sendo caracterizado pelo fato de que compreende uma bomba (7) de água associada a um ramal pressurizado (16) e um misturador (8), configurando uma conexão fluídica entre o chuveiro (1) e um aquecedor (18) de água disposto externamente ao chuveiro (1), a bomba (7) compreendendo uma conexão de entrada (4) para entrada de água oriunda do circuito predial (14) e uma saída pressurizada (5) capaz de encaminhar a água pelo ramal pressurizado (16) até o aquecedor (18) que mantem conexão fluídica com o chuveiro (1) através de um ramal de água quente (15) pressurizado, o misturador (8), tal como definido nas reivindicações 1 a 3, homogeneizando a água quente e água fria para encaminhamento pelo canal de saída (10) ao espalhador (11).
5. Chuveiro para aquecimento de água de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que compreende ao menos um pres- sostato (13) disposto entre a bomba (7) e um registro da instalação (17).
6. Chuveiro para aquecimento de água de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que compreende ao menos um pres-sostato (13) disposto no aquecedor (18).
7. Chuveiro para aquecimento de água de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o aquecedor (18) é um aquecedor de água a gás.
8. Chuveiro para aquecimento de água de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que compreende um elemento seletor de temperatura (12) capaz de regular a vazão da água encaminhada pela bomba (7) para o misturador (8).
9. Chuveiro para aquecimento de água de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o misturador (8) compreende um sifão de geometria substancialmente circular capaz de misturar a água quente e a água fria e impedir a entrada de ar.
10. Chuveiro para aquecimento de água de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que funciona com uma vazão de água de pelo menos 1,5 I por minuto e uma pressão à saída do aquecedor (18) de pelo menos 5 kPa.
11. Chuveiro para aquecimento de água de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o circuito predial compreende pelo menos um ramal de água fria é alimentado por uma caixa d'água.
12. Método para aquecimento de água, caracterizado pelo fato de que compreende as seguintes etapas: etapa 1), abertura de um registro (17) para entrada de água proveniente de um circuito predial (14) em um chuveiro (1), o chuveiro (1) compreendendo um pressostato (13) capaz de detectar a presença da água e ativar uma bomba (7) pressurizadora, etapa 2), a água pressurizada pela bomba (7) sendo enviada a-través de um ramal pressurizado (16) para um aquecedor (18) de água a gás, o aquecedor (18) sendo associado a um pressostato (13') que mediante a detecção da pressão de água libera o funcionamento do aquecedor (18) para aquecimento da água, ou, na falta de pressão de água-desliga o aquecedor (18), etapa 3), a água aquecida na etapa 2) sendo encaminhada através de um ramal de água quente (15) para um misturador (8) disposto no chuveiro (1), etapa 4), o misturador (8) sendo dotado de um sifão (19) capaz de manter simultaneamente conexão fluídica com o ramal de água quente (15) através de uma entrada de água quente (6) e com a bomba (7) através de uma entrada auxiliar (9) capaz de receber água fria, o misturador (8) homogeneizando a água quente e fria para encaminhamento da água ao usuário através de um canal de saída (10),
13. Método para aquecimento de água para chuveiros de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que a mistura da água quente e fria da etapa 4) ocorre em um sifão (19) tal como definido nas reivindicações 1 a 3.
14. Método para aquecimento de água para chuveiros de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que na etapa 4) o usuário pode variar a razão entre a água quente e a água fria presentes no misturador (8) através de um elemento controlador de temperatura (12) capaz de regular a vazão da água encaminhada pela bomba (7) para o sifão (19).
15. Kit para aquecimento de água caracterizado pelo fato de que compreende um misturador (8), um aquecedor (18) de água a gás e um chuveiro (1) tal como definido nas reivindicações precedentes.
16. Kit para aquecimento de água de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que o aquecedor (18) e o chuveiro (1) são associados, cada qual, a seu respectivo pressostato 13,13'.
BR102014002995A 2014-02-07 2014-02-07 sifão, chuveiro, método e kit para aquecimento de água BR102014002995A2 (pt)

Priority Applications (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102014002995A BR102014002995A2 (pt) 2014-02-07 2014-02-07 sifão, chuveiro, método e kit para aquecimento de água
MX2015001649A MX2015001649A (es) 2014-02-07 2015-02-05 Sifon, regadera, metodo y kit para calentar agua.

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102014002995A BR102014002995A2 (pt) 2014-02-07 2014-02-07 sifão, chuveiro, método e kit para aquecimento de água

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102014002995A2 true BR102014002995A2 (pt) 2015-12-08

Family

ID=54598949

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102014002995A BR102014002995A2 (pt) 2014-02-07 2014-02-07 sifão, chuveiro, método e kit para aquecimento de água

Country Status (2)

Country Link
BR (1) BR102014002995A2 (pt)
MX (1) MX2015001649A (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
MX2015001649A (es) 2015-08-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US9268342B2 (en) Water heater with integral thermal mixing valve assembly and method
US5872891A (en) System for providing substantially instantaneous hot water
ES2814450T3 (es) Módulo de circulación de agua y sistema de agua caliente que lo usa
WO2016107937A1 (es) Dispositivo e instalación de agua para prevenir la proliferacion de seres vivos en las conducciones de agua
KR101755243B1 (ko) 스마트한 온수제공시스템
US9255644B1 (en) Prompt hot water and water conservation system and method
RU74695U1 (ru) Радиатор для систем центрального водяного отопления с терморегулирующим устройством
ES2264013T3 (es) Unidad de circulacion de agua.
BR102014002995A2 (pt) sifão, chuveiro, método e kit para aquecimento de água
US1188085A (en) Valve for water-heaters.
CN206846067U (zh) 一种恒温阀芯
CN205776482U (zh) 一种住宅供水系统
US20110272041A1 (en) System of connecting thermostatic mixing valve with the sink and mini shower
CN211695378U (zh) 一种双向供水热水器
BR202015003333U2 (pt) disposição construtiva aplicada em conjunto redutor de volume de água em instalações de água quente
US9353507B2 (en) Water line control system and method
RU151295U1 (ru) Система теплоснабжения многоквартирного дома
BR102019027218A2 (pt) Recirculador de água com dispositivo de controle por rádio frequência
US10921832B2 (en) Hot water valve with integral thermostatic mixing cartridge
CN108087959A (zh) 基于油气使用装置的伸缩结构
BR202022017871U2 (pt) Dispositivo para economia de água e energia em chuveiros
ES2563363B2 (es) Calentador instantáneo de agua mediante inyección de microburbujas de aire caliente
BR102019009593A2 (pt) chuveiro termoeletrônico
BR102013032160A2 (pt) chuveiro inteligente
WO2020208276A2 (es) Dispositivo de ahorro de agua en grifos descripción

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B11D Dismissal acc. art. 38, par 2 of ipl - failure to pay fee after grant in time