BR102013032473A2 - conjunto de tranca de borne - Google Patents
conjunto de tranca de borne Download PDFInfo
- Publication number
- BR102013032473A2 BR102013032473A2 BR102013032473A BR102013032473A BR102013032473A2 BR 102013032473 A2 BR102013032473 A2 BR 102013032473A2 BR 102013032473 A BR102013032473 A BR 102013032473A BR 102013032473 A BR102013032473 A BR 102013032473A BR 102013032473 A2 BR102013032473 A2 BR 102013032473A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- male
- female
- upper component
- flat
- channel
- Prior art date
Links
Landscapes
- Details Of Connecting Devices For Male And Female Coupling (AREA)
Abstract
conjunto de tranca de borne. conjunto de tranca de borne compreendendo uni componente superior fêmea (4) plano tendo abas laterais dobradas para baixo formando um canal, a superfície do componente superior fêmea (5) tendo ressaltos (rr) estampados na mesma, e o componente superior fêmea (4) tendo um cilindro oco (co) fixado à sua superfície; um componente superior macho (5) plano para encaixar no canal do componente superior fêmea (4), a superfície do componente superior macho (5) tendo ressaltos (rr) estampados na mesma, e o componente superior macho (5) tendo um cilindro oco (co) fixado à sua superfície; um componente inferior fêmea (6) plano tendo abas laterais dobradas para cima para receber o componente inferior macho (7), a superfície do componente inferior fêmea (6) tendo ressaltos (rr) estampados na mesma, e o componente inferior fêmea (6) tendo uma haste rosqueada (hr) fixada à sua superfície, um componente inferior macho (7) plano para encaixar no canal do componente inferior macho (7), a superfície o componente inferior macho (7) tendo ressaltos (rr) estampados na mesma, e o componente inferior macho (7) tendo uma haste rosqueada (hr) fixada à sua superfície; e dois conjuntos de porca torquimétrica (cpq), cada um compreendendo dois corpos (e1, e2) para serem rosqueados nas hastes roscadas (hr) e entre os mesmos é instalada uma porca torquimétrica (pq).
Description
CONJUNTO DE TRANCA DE BORNE
CAMPO DA INVENÇÃO A presente invenção se refere a tranca universal para bornes de medidores de energia elétrica.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
No tocante a fraudes aplicadas em medidores de energia convencionais é comum a alteração dos condutores de energia para alterar a instalação dos mesmos para que a energia siga diretamente para o consumo sem passar pelo medidor. Essa alteração de fios condutores é operada em partes do dia em que a visão externa do medidor de energia é impossibilitada, por exemplo, à noite. O documento BR PI 8300733, pedido de patente publicado em 16/11/1983, intitulado “Dispositivo de ligação elétrica com bornes protegidos de acesso direto”, se refere a um alojamento de bornes apresentando sobre pelo menos duas paredes uma nervura que provoca a deformação lateral de um alojamento tubular pertencente a uma tampa de forma a prender a cabeça de um parafuso do borne. Este documento não antecipa a construção da tranca proposto compreendendo fixação retrátil em duas peças para instalação em qualquer borneira de medidor. O documento BR MU 8701831-4, publicado em 14/04/2009, intitulado “Disposição construtiva aplicada em tranca de segurança para compartimento de bornes”, se refere a uma disposição construtiva aplicada em tranca de segurança para compartimento de bornes. Embora o relatório descritivo e as reivindicações do pedido de patente de modelo de utilidade em questão não proporcionem claramente uma indicação de como e onde o dita trancatranca de segurança é instalado sobre os bornes, ou se é instalado sobre o mesmo, a disposição da tranca é geometricamente muito diferente daquela proposta na invenção pretendida.
OBJETO DA INVENÇÃO É um objeto da invenção fornecer uma tranca de bornes que possa ser instalado na borneira de medidores de energia elétrica o qual permita lacrar os bornes de modo a evitar que a troca de posição dos fios condutores seja feita pelo consumidor para evitar a medição da energia consumida. A referida tranca de bornes permite a instalação do mesmo em qualquer modelo de medidor de energia elétrica e mediante seu sistema de fixação impede o acesso aos fios condutores com o objetivo de executar fraude. Além disso, o seu sistema de fixação por meio de parafuso torquimétrico não permite desmontagem do conjunto e proporciona garantia de que o mesmo ficará em todas as ocasiões fixado ao medido de energia elétrica impedindo o acesso aos fios condutores com o objetivo de fraudar a medição de energia elétrica.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Um conjunto de tranca de bome compreendendo um componente superior fêmea plano tendo abas laterais dobradas para baixo formando um canal, a superfície do componente superior fêmea tendo ressaltos estampados na mesma, e o componente superior fêmea tendo um cilindro oco fixado à sua superfície; um componente superior macho plano para encaixar no canal do componente superior fêmea, a superfície do componente superior macho tendo ressaltos RR estampados na mesma, e o componente superior macho tendo um cilindro oco fixado à sua superfície; um componente inferior fêmea plano tendo abas laterais dobradas para cima para receber o componente inferior macho, a superfície do componente inferior fêmea tendo ressaltos estampados na mesma, e o componente inferior fêmea tendo uma haste rosqueada fixada à sua superfície, um componente inferior macho plano para encaixar no canal do componente inferior macho, a superfície o componente inferior macho tendo ressaltos estampados na mesma, e o componente inferior macho tendo uma haste rosqueada fixada à sua superfície; e dois conjuntos de porca torquimétrica, cada um compreendendo dois corpos para serem rosqueados nas hastes roscadas e entre os mesmos é instalada uma porca torquimétrica.
BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS A Figura 1 representa esquematicamente uma ligação fraudulenta em um medidor de energia convencional. A Figura 2 representa esquematicamente uma tranca de bome com fixação por parafusos especiais de segurança que só poderíam ser retirados por ferramenta especial da concessionária. A Figura 3 é uma vista em perspectiva do conjunto da tranca de bome da presente invenção montado para instalação em um medidor de energia.
As Figuras 4A-4D representam vistas do componente superior fêmea da tranca de bome da presente invenção.
As Figuras 5A-5D representam vistas do componente superior macho da tranca de bome da presente invenção.
As Figuras 6A-6D representam vistas do componente inferior fêmea da tranca de bome da presente invenção.
As Figuras 7A-7D representam vistas do componente inferior macho da tranca de borne da presente invenção.
As Figuras 8A-8D representam vistas do conjunto de travamento contendo a porca torquimétrica.
As Figuras 9A-9D representam vistas da porção externa do conjunto de travamento ilustrado na Figura 8.
As Figuras 10A-10D representam vistas da porção interna do conjunto de travamento ilustrado na Figura 8.
As Figuras 11 A-l 1B representam vistas da porca torquimétrica montada.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO A seguir a presente invenção será descrita com referência aos desenhos sem, contudo, limitar a presente invenção ao que é descrito aqui. O objeto da presente invenção visa reduzir perdas comerciais resultantes de furto e fraude, diminuir a inadimplência causada pelo elevado índice de autorreligação, evitar custos elevados de inspeções e preservar a integridade física de funcionários da concessionária e de pessoa terceirizado através da obstrução às ligações clandestinas efetuadas por terceiros.
As perdas comerciais são responsáveis por redução na receita que podem chegar a mais de 50% em certas regiões ou áreas. A presente proposta contribuirá para a redução deste tipo de perda.
Atualmente, vêm-se empregando tecnologias cada vez mais sofisticadas (e onerosas) para a redução das perdas comerciais, esquecendo-se do imenso parque existente de instalações consumidoras antigas, de um tempo em que as fraudes eram raras. Assim, estas instalações são vulneráveis às ações de fraude, e precisam ser adaptadas para a nova realidade. Sem dúvida, boa parte destas perdas está localizada em tais instalações. A Figura 1 é uma representação esquemática de um medidor de energia monofásico convencional existente. Boa parte das ações de furto se dá de forma simples. Um medidor monofásico como aquele representado na figura 1 é conectado com 4 fios, sendo 2 fios de fase (CE) e 2 de neutro (CC). A energia entra no medidor pelos fios à esquerda do medidor e sai Já medida, pelos fios à direita do medidor. O furto, muito simples, consiste em conectar, nos bomes do medidor, a fase na entrada com a fase na saída, como feito na Figura 1 através de um condutor (CF) instalado pelo fraudador no relógio convencional. Dessa forma, a maior .parte da energia flui diretamente da entrada para a saída sem passar pelo circuito do medidor e, assim, não sendo medida. Com isso, a maior parte da energia consumida não é medida e, portanto, não pode ser cobrada.
Este furto, bem visível, é feito geralmente à noite, quando não há fiscalização da concessionária de energia, e desfeito pela manhã. Assim, é possível utilizar os eletrodomésticos que mais consomem energia nesse período, por exemplo, aquecedores de água para banho e aparelhos de ar condicionado, seja na posição de frio quando o ambiente está quente, ou na posição quente quando o ambiente está muito frio. O procedimento de fraude descrito acima também pode ser feito em medidores bifásicos ou trifásicos. Nesse caso, são utilizados dois ou três fios (CF) para fazer o desvio da energia do estágio de medição do medidor de energia.
Os medidores de energia, convencionais vêm de fábrica com uma tampa plástica sobre os bomes do medidor, mas esta é facilmente descartada pelo fraudador ao efetuar a fraude descrita anteriormente.
Uma solução para a prática fraudulenta descrita anteriormente que parece simples seria blindar os terminais de ligação de fios condutores do medidor de energia com uma tranca de borne (TB) conforme representada na Figura 2. A referida tranca e bome sendo instalada em um medidor convencional por parafusos especiais de segurança que só poderíam ser retirados por ferramenta especial da concessionária.
Essa solução, entretanto, seria praticamente impossível de utilizar em uma concessionária de energia elétrica, pois as borneiras dos medidores de energia, local onde estão alojados os bornes do medidor de energia, nunca foram padronizadas pelos respectivos fabricantes. Cada fabricante de medidor de energia tem vários tamanhos de borneira para seus diversos modelos de medidor. Os referidos tamanhos de bomeira variando ao longo dos anos de fabricação.
Uma concessionária de energia elétrica com milhões de medidores de energia fabricados por dezenas de fabricantes, de inúmeros modelos, adquiridos durante muitas décadas, necessitaria de várias centenas, talvez milhares, de modelos de tranca de borne, e teria de tê-los todos disponíveis quando da hora de instalação nos seus medidores de energia.
Ultimamente, algumas concessionárias de energia elétrica vêm desenvolvendo modelos de trancas de borne específicas para os modelos de medidores que compram, mas a prática não tem tido sucesso, pois os fabricantes continuam lançando no mercado outros modelos com tamanhos de borneira diferentes. A presente invenção revela um modelo de tranca de bome universal, capaz de atender modelos de medidores monofásicos e medidores bifásicos e trifásicos, o qual se adapta a praticamente todos os modelos de medidores do parque de milhões de medidores de uma concessionária de distribuição de energia elétrica. A Figura 3 é uma vista em perspectiva do conjunto da tranca de bome da presente invenção montado para instalação em um medidor de energia. O referido conjunto de tranca de bome compreende um componente superior fêmea (4A-4D nas Figuras 4A-4D); um componente inferior macho (5A-5D nas Figuras 5A-5D); um componente inferior fêmea (6A-6D nas Figuras 6A-6D) e um componente inferior macho (7A-7D nas Figuras 7A-7D). A tranca da presente invenção é em geral fabricado de material resistente a deformação por meios mecânicos, por exemplo, aço, embora outro material de resistência similar possa ser empregado em substituição ao aço, sem alterar o desempenho da tranca de bome aqui revelado. O componente superior fêmea 4 é plano tendo as abas laterais dobradas para baixo formando um canal para receber o componente superior macho 5. Em sua superfície o componente superior fêmea 4 tem ressaltos RR estampados na mesma. O formato dos ressaltos estampados RR pode ser qualquer um desde que os mesmos combinem com os ressaltos estampados do componente superior macho 5. O componente superior macho 5 é de forma plana para encaixar no canal do componente superior fêmea 4. Em sua superfície o componente superior macho 5 tem ressaltos RR estampados na mesma. Em uma de suas extremidades o componente superior fêmea 4 tem um cilindro oco CO fixado por qualquer meio de fixação à sua superfície. Em uma de suas extremidades o componente superior macho 5 tem um cilindro oco CO fixado por qualquer meio de fixação à sua superfície. Da mesma forma o componente inferior fêmea 6 é plano tendo as abas laterais dobradas para cima formando um canal para receber o componente inferior macho 7. Em sua superfície o componente inferior fêmea 6 tem ressaltos RR estampados na mesma. O formato dos ressaltos estampados RR pode ser qualquer um desde que os mesmos combinem com os ressaltos estampados do componente inferior macho 7. O componente inferior macho 7 é de forma plana para encaixar no canal do componente inferior macho 7. Em sua superfície o componente inferior macho 7 tem ressaltos RR estampados na mesma Em uma de suas extremidades o componente inferior fêmea 6 tem uma haste rosqueada HR fixada por qualquer meio de fixação à sua superfície.
Em uma de suas extremidades o componente inferior macho 7 tem uma haste rosqueada HR fixada por qualquer meio de fixação à sua superfície. A tranca de borne da presente invenção é instalado em um medidor de energia elétrica convencional instalando o componente inferior macho 7 sob os bornes do mesmo em um lado do medidor, em seguida instalando o componente inferior fêmea 6 sob os bomes do medidor pelo lado oposto do medidor, dessa forma expondo as hastes roscadas de ambos os componentes inferior fêmea 6 e inferior macho 7 em frente ao medidor (olhando para o medidor de frente). Os componentes superior fêmea 4 e superior macho 5 são providos, cada qual, de um cilindro oco C. Pelo interior do cilindro oco C de cada um dos componentes inferior fêmea 6 e inferior macho 7 passarão as hastes roscadas HR de cada um dos componentes inferior fêmea 6 e inferior macho 7. Para permitir a instalação de cada um dos componentes superior fêmea 4 e superior macho 5 e componentes inferior fêmea 6 e inferior macho 7 em qualquer largura de régua de bomes de qualquer modelo de medidor de energia, cada um dos componentes superior fêmea 4 e superior macho 5 e componentes inferior fêmea 6 e inferior macho 7 é equipado com ressaltos RR macho/fêmea de combinação. Ao encaixar os referidos ressaltos macho/fêmea entre si a posição de instalação é mantida pela combinação dos ressaltos macho/fêmea em cada um dos referidos elementos.
Após a instalação dos componentes superior fêmea 4 e superior macho 5 e componentes inferior fêmea 6 e inferior macho 7 da maneira descrita anteriormente e para fixar no lugar o conjunto de tranca de borne é enroscado o conjunto de porca torquimétrica CPQ (Figuras 8A a 8D; 9A a 9D e 10A-10D) nas hastes roscadas HR dos componentes inferior fêmea 6 e inferior macho 7 que passam por dentro do cilindro oco CO. O conjunto de porca torquimétrica CPQ é compreendido de dois corpos; o corpo externo El e o corpo interno E2 e entre os mesmos é instalada uma porca torquimétrica PQ. O corpo externo El tem em uma extremidade uma saliência sextavada para encaixe de chave de boca, por exemplo, ou outro elemento para rosquear o conjunto de porca torquimétrica CPQ nas hastes roscadas HR. Entre o corpo externo El e o corpo interno E2 é instalada a porca torquimétrica PQ. A porca torquimétrica é compreendida de um corpo sextavado tendo em uma extremidade uma rosca para ser enroscada no interior do corpo interno E2. Um rebaixo R é previsto na parte intermediária do corpo sextavado da porca torquimétrica PQ. Este rebaixo é calculado milimetricamente para que a sua espessura de parede seja o suficiente para ser rompida mediante aperto do conjunto de porca torquimétrica CPQ nas hastes rosqueadas HR.
Em uso, cada conjunto de porca torquimétrica CPQ é enroscado na respectiva haste roscada HR. Mediante aperto do referido conjunto de porca torquimétrica CPQ este conjunto de porca torquimétrica CPQ desce por cada uma das hastes rosqueadas HR até tocar na superfície de cada um dos componentes superior fêmea 4 e superior macho 5. Quando o conjunto de porca torquimétrica CPQ toca na superfície de cada um dos componentes superior fêmea 4 e superior macho 5 e o aperto do conjunto de porca torquimétrica CPQ continua, o ressalto R mUimetricamente dimensionado rompe devido ao aperto contínuo do conjunto de porca torquimétrica CPQ e devido a não haver mais espaço para o conjunto de porca torquimétrica CPQ descer as hastes rosqueadas HR, uma vez que o conjunto de porca torquimétrica CPQ já se encontra contra a superfície de cada um dos componentes superior fêmea 4 e superior macho 5. Este rompimento é provocado pelo dimensionamento do ressalto R em função do torque requerido.
Mediante rompimento do ressalto R do conjunto de porca torquimétrica CPQ o corpo externo El não gira mais solidário ao corpo interno El. Isto é devido ao fato de que a porca torquimétrica PQ se rompeu no ressalto R desfazendo a ligação rígida que havia entre o corpo externo El e o corpo interno E2. Desse modo, o corpo externo El gira louco em relação ao corpo interno E2. Porém, o corpo interno El fica enroscado na haste rosqueada HR mantendo o conjunto de tranca de borne firmemente em posição no medidor de energia. Ou seja, não é possível o acesso ao corpo interno E2 enroscado nas hastes HR para efetuar a desmontagem da tranca de borne com o objetivo de alterar a posição de instalação de cada fio condutor.
Claims (3)
1. Conjunto de tranca de borne, caracterizado pelo fato de que compreende: um componente superior fêmea (4) plano tendo abas laterais dobradas para baixo formando um canal para receber o componente superior macho (5), a superfície do componente superior fêmea (5) tendo ressaltos (RR) estampados na mesma, e o componente superior fêmea (4) tendo um cilindro oco (CO) fixado à sua superfície em uma de suas extremidades; um componente superior macho (5) plano para encaixar no canal do componente superior fêmea (4), a superfície do componente superior macho (5) tendo ressaltos (RR) estampados na mesma, e o componente superior macho (5) tendo um cilindro oco (CO) fixado à sua superfície em uma de suas extremidades; . um componente inferior fêmea (6) plano tendo abas laterais dobradas para cima formando um canal para receber o componente inferior macho (7), a superfície do componente inferior fêmea (6) tendo ressaltos (RR) estampados na mesma, e 0 componente inferior fêmea (6) tendo uma haste rosqueada (HR) fixada à sua superfície em uma de suas extremidades, um componente inferior macho (7) plano para encaixar no canal do componente inferior macho (7), a superfície o componente inferior macho (7) tendo ressaltos (RR) estampados na mesma, e o componente inferior macho (7) tendo uma haste rosqueada (HR) fixada à sua superfície em uma de suas extremidades; e dois conjuntos de porca torquimétrica (CPQ), cada um compreendendo dois corpos (El, E2) para serem rosqueados nas hastes roscadas (HR) e entre os mesmos é instalada uma porca torquimétrica (PQ).
2. Conjunto de tranca de borne, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o corpo externo (El) tem em uma extremidade uma saliência sextavada para encaixe de chave de boca.
3. Conjunto de tranca de borne, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que um rebaixo (R) é previsto na parte intermediária do corpo sextavado da porca torquimétrica (PQ) para ser rompido mediante aperto do conjunto de porca torquimétrica (CPQ) nas hastes rosqueadas (HR).
Priority Applications (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BR102013032473A BR102013032473A2 (pt) | 2013-12-17 | 2013-12-17 | conjunto de tranca de borne |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BR102013032473A BR102013032473A2 (pt) | 2013-12-17 | 2013-12-17 | conjunto de tranca de borne |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR102013032473A2 true BR102013032473A2 (pt) | 2015-10-13 |
Family
ID=54540577
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR102013032473A BR102013032473A2 (pt) | 2013-12-17 | 2013-12-17 | conjunto de tranca de borne |
Country Status (1)
Country | Link |
---|---|
BR (1) | BR102013032473A2 (pt) |
Cited By (1)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
CN108827129A (zh) * | 2018-04-12 | 2018-11-16 | 洛阳理工学院 | 一种内螺纹工件的螺纹平整度检验机 |
-
2013
- 2013-12-17 BR BR102013032473A patent/BR102013032473A2/pt not_active Application Discontinuation
Cited By (2)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
CN108827129A (zh) * | 2018-04-12 | 2018-11-16 | 洛阳理工学院 | 一种内螺纹工件的螺纹平整度检验机 |
CN108827129B (zh) * | 2018-04-12 | 2020-02-04 | 洛阳理工学院 | 一种内螺纹工件的螺纹平整度检验机 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
BR102013032473A2 (pt) | conjunto de tranca de borne | |
CN211421486U (zh) | 一种防腐便于维修的墙体 | |
CN203056399U (zh) | 一种ggd低压开关柜专用计量室 | |
CN205370213U (zh) | 一种铰链 | |
CN214333918U (zh) | 具有外置电源的水表 | |
CN210271525U (zh) | 一种电力设备安装用标识装置 | |
CN216564252U (zh) | 交流高压环网柜 | |
BRMU9102479U2 (pt) | Sistema de blindagem para medidores de energia sem utilização de ferramental específico | |
BR202016027389Y1 (pt) | REGISTRO ANGULAR REGISTRO TIPO TEE DE PRESSÃO 90º COM DISPOSITIVO FLUTUANTE ANTI - REFLUXO, (VÁLVULA DE RETENÇÃO INTEGRADA) | |
BR212018002148Y1 (pt) | Aperfeiçoamentos introduzidos em disjuntores com lacre | |
CN207848907U (zh) | 一种可调节的连接结构 | |
CN205842351U (zh) | 一种新型led防炫灯 | |
CN206319701U (zh) | 一种栅栏及其壳体 | |
KR101058248B1 (ko) | 높이조절형 수도계량기 보호통 | |
IT202100014381A1 (it) | Gancio di fissaggio di lavelli o similari a piani di base | |
BR202015021606U2 (pt) | poste de concreto com núcleo oco para embutir caixa de medição de energia elétrica | |
CN204177840U (zh) | 一种通用型变压器计量箱 | |
BR102015029819B1 (pt) | Caixa para ligação de água | |
BR202013029731U2 (pt) | lacre para parafuso de segurança para impedir acesso a ambientes isolados | |
ES1064955U (es) | Puerta para armarios de proteccion. | |
BR202019000464U2 (pt) | disposições aplicadas em perfis e dobradiça embutida para gabinetes de telecomunicações | |
BR202015000064U2 (pt) | Caixa blindada tipo envelope para medidores de energia elétrica | |
JPH0210547Y2 (pt) | ||
CN204257129U (zh) | 一种身份识别封印及其采用此身份识别封印的互感器 | |
BRMU8900656U2 (pt) | disposição em parafuso lacre de sujeição de segurança |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention | ||
B11A | Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing | ||
B11Y | Definitive dismissal acc. article 33 of ipl - extension of time limit for request of examination expired |