BR102012024291A2 - Aparelho e método - Google Patents
Aparelho e método Download PDFInfo
- Publication number
- BR102012024291A2 BR102012024291A2 BR102012024291A BR102012024291A BR102012024291A2 BR 102012024291 A2 BR102012024291 A2 BR 102012024291A2 BR 102012024291 A BR102012024291 A BR 102012024291A BR 102012024291 A BR102012024291 A BR 102012024291A BR 102012024291 A2 BR102012024291 A2 BR 102012024291A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- blades
- blade
- subset
- geometric parameters
- slide
- Prior art date
Links
Landscapes
- Structures Of Non-Positive Displacement Pumps (AREA)
- Supercharger (AREA)
Abstract
APARELHO E MÉTODO Trata-se de um aparelho que inclui um primeiro conjunto de lâminas e um segundo conjunto de lâminas dispostos a jusante em relação ao primeiro conjunto de lâminas, O primeiro conjunto de lâminas inclui um primeiro subconjunto de lâminas, em que cada lâmina entre o primeiro subconjunto de lâminas compreende um ou mais primeiros parâmetros geométricos, O segundo conjunto de lâminas inclui um segundo subconjunto de lâminas, em que cada lâmina entre o segundo subconjunto de lâminas compreende um ou mais segundos parâmetros geométricos diferentes de um ou mais primeiros parâmetros geométricos
Description
“APARELHO E MÉTODO”
Referência Remissiva para Pedidos Relacionados
Este pedido é uma continuação em parte do Pedido de Patente n2 US 12/142.940 (Número da Súmula do Advogado n2 227076-1), intitulado “SYSTEM AND METHOD FOR REDUCTION OF UNSTEADY PRESSURES IN TURBOMACHINERY”, depositado em 20 de junho de 2008, aqui incorporado a título de referência.
Antecedentes da Invenção
A invenção refere-se, em geral, a turbomáquinas e, mais particularmente, ao arranjo de lâminas em turbomáquinas de maneira a reduzir o ruído durante a operação.
Os fabricantes de motor de turbina de gás enfrentam o problema de desenvolver novos meios de reduzir o ruído de maneira eficaz. Uma das fontes de ruído mais comuns inclui o ruído gerado pelo turbomaquinário dentro do motor de turbina de gás. O ruído de turbomaquinário resulta de um movimento relativo de conjuntos de lâminas adjacentes, típico daqueles encontrados em compressores (que inclui ventiladores) e turbinas. Por exemplo, um compressor compreende múltiplos estágios de lâmina, sendo que cada estágio inclui uma fileira de lâminas giráveis e, possivelmente, uma fileira de lâminas estacionárias. Foi reconhecido há muito tempo que, em turbomáquinas, uma das principais fontes de ruído é a interação entre os vórtices de lâminas a montante e de lâminas a jusante durante a operação. Essa interação de vórtice resulta em ruído na frequência de passagem de lâmina a montante e em seus harmônicos, assim como um ruído de banda larga que cobre um amplo espectro de frequências.
Um dos métodos usados de modo comum para reduzir o ruído de interação de vórtice é aumentar o espaçamento axial entre conjuntos de lâminas adjacentes. Essa modificação fornece espaço para o vórtice se dissipar antes de alcançar o conjunto de lâminas a jusante, o que resulta em menos ruído. Entretanto, um aumento de espaçamento de lâminas em turbomáquinas aumenta um comprimento axial da máquina, o que leva a mais peso, perdas de desempenho aerodinâmico, e/ou requisitos de instalação e espaço.
Portanto, um meio aprimorado de reduzir o ruído de interação de vórtice é desejável.
Breve Descrição
De acordo com uma realização exemplificativa da presente 10 invenção, um aparelho inclui um primeiro conjunto de lâminas e um segundo conjunto de lâminas dispostos a jusante em relação ao primeiro conjunto de lâminas. O primeiro conjunto de lâminas inclui um primeiro subconjunto de lâminas, em que cada lâmina entre o primeiro subconjunto de lâminas compreende um ou mais primeiros parâmetros geométricos. O primeiro 15 conjunto de lâminas inclui um segundo subconjunto de lâminas, em que cada lâmina entre o segundo subconjunto de lâminas compreende um ou mais segundos parâmetros geométricos diferentes de um ou mais primeiros parâmetros geométricos.
De acordo com outra realização exemplificativa da presente 20 invenção, um método inclui girar um primeiro conjunto de lâminas em relação a um segundo conjunto de lâminas disposto a jusante em relação ao primeiro conjunto de lâminas. O primeiro conjunto de lâminas inclui um primeiro subconjunto de lâminas e um segundo subconjunto de lâminas. Cada lâmina entre o primeiro subconjunto de lâminas inclui um ou mais primeiros 25 parâmetros geométricos. Cada lâmina entre o segundo subconjunto de lâminas inclui um ou mais segundos parâmetros geométricos diferentes de um ou mais primeiros parâmetros geométricos. O método ainda inclui impactar um primeiro vórtice gerado pelo primeiro subconjunto de lâminas com o segundo conjunto de lâminas. O método também inclui impactar um segundo vórtice gerado pelo segundo subconjunto de lâminas com o segundo conjunto de lâminas de tal forma que o conteúdo espectral de excitação de vórtice percebido e um sinal acústico gerado pelo segundo conjunto de lâminas sejam alterados.
De acordo com outra realização exemplificativa da presente
invenção, um método inclui girar um conjunto de lâminas em relação a outro conjunto de lâminas disposto a montante em relação ao conjunto de lâminas. O outro conjunto de lâminas inclui um primeiro subconjunto de lâminas e um segundo subconjunto de lâminas. Cada lâmina entre o primeiro subconjunto de 10 lâminas inclui um ou mais primeiros parâmetros geométricos. Cada lâmina entre o segundo subconjunto de lâminas inclui um ou mais segundos parâmetros geométricos diferentes de um ou mais primeiros parâmetros geométricos. O método ainda inclui impactar um primeiro vórtice gerado pelo primeiro subconjunto de lâminas com o conjunto de lâminas. O método também 15 inclui impactar um segundo vórtice gerado pelo segundo subconjunto de lâminas com o conjunto de lâminas de tal forma que o conteúdo espectral de excitação de vórtice percebido e um sinal acústico gerado pelo conjunto de lâminas sejam alterados.
Desenhos
Esses e outros recursos, aspectos e vantagens da presente
invenção serão mais bem entendidos quando a descrição detalhada a seguir é lida em referência aos desenhos anexos em que caracteres similares representam partes similares ao longo dos desenhos, em que:
A Figura 1 é uma ilustração em forma de diagrama de uma turbomáquina, por exemplo, um motor de turbina de gás que tem um arranjo de lâminas exemplificativo de acordo com uma realização exemplificativa da presente invenção;
A Figura 2 é uma vista superior esquemática de um corte transversal bidimensional de um primeiro conjunto de lâminas e um segundo conjunto de lâminas em uma turbomáquina, de acordo com uma realização exemplificativa da presente invenção;
A Figura 3 é uma vista superior esquemática de um corte transversal bidimensional de um primeiro conjunto de lâminas e um segundo conjunto de lâminas em uma turbomáquina, de acordo com uma realização exemplificativa da presente invenção; e
A Figura 4 é uma vista superior esquemática de um corte transversal bidimensional de um primeiro conjunto de lâminas e um segundo conjunto de lâminas em uma turbomáquina, de acordo com uma realização exemplificativa da presente invenção.
Descrição Detalhada Conforme discutido em detalhes abaixo, realizações da invenção incluem um sistema e método para redução de ruído de interação de vórtice em aparelhos tais como turbomáquinas ou semelhantes. Conforme usado no presente documento, o sistema e método são aplicáveis a vários tipos de aplicações que têm interações de vórtice-lâmina que resultam em uma pressão instável. Além disso, o termo “pressão instável” conforme usado no presente documento refere-se à pressão instável e acústicas de ar assim como a pressão instável de superfície de lâmina que são também referidas como “carga aeromecânica”. Exemplos não Iimitantes de tais aplicações de turbomáquina incluem compressores, turbojatos, turboventiladores, turboeixos, motores de propulsão de turbo, motores de aeronave, turbinas de gás, turbinas de vapor, turbinas de vento, ou turbinas de água/hidroturbinas. As realizações da presente invenção são benéficas ao permitir o projetista a liberdade tanto para redistribuir quanto para reduzir uma energia acústica emitida pelo sistema.
A Figura 1 é uma ilustração esquemática parcial de uma montagem de motor de turbina de gás exemplificativa 10 que tem um eixo geométrico de linha central 12. Na realização exemplificativa, uma montagem de motor 10 inclui uma montagem de ventilador 13, um compressor reforçador 14, um motor de turbina de gás 16, e uma turbina de baixa pressão 28 que está acoplada à montagem de ventilador 13 e ao compressor reforçador 14. A 5 montagem de ventilador 13 inclui uma pluralidade de lâminas de ventilador de rotor 11 que se estende para fora radialmente de maneira substancial de um disco de rotor de ventilador 15, assim como uma pluralidade de pás de hélice de estator 21 que são posicionadas a jusante das lâminas de ventilador 11.0 motor de turbina de gás 16 inclui um compressor de alta pressão 22, uma 10 câmara de combustão 24, e uma turbina de alta pressão 18. O compressor reforçador 14 inclui uma pluralidade de lâminas de rotor 40 que se estendem para fora radialmente de maneira substancial de um disco de rotor de compressor 20 acoplado a um primeiro eixo de acionamento 31. O compressor 22 é acoplado a turbina de alta pressão 18 por meio de um segundo eixo de 15 acionamento 29. A montagem de motor 10 também inclui um lado de admissão 26, um lado de exaustão de motor 30 e um lado de exaustão de ventilador 33.
Durante a operação, o ar que entra no motor 10 através do lado de admissão 26 é comprimido pela montagem de ventilador 13. A montagem de ventilador de saída de fluxo de ar 13 é dividida de tal forma que uma porção 20 35 do fluxo de ar é canalizada no compressor reforçador 14 e uma porção remanescente 36 do fluxo de ar contorna o compressor reforçador 14 e o motor de turbina 16, e deixa o motor 10 através do lado de exaustão de ventilador 33. A porção de fluxo de ar de contorno 36 flui pela, e interage com, as pás de hélice de estatores 21 e cria pressões instáveis nas superfícies de pá de hélice 25 de estator, assim como no fluxo de ar ao redor que irradiam como ondas acústicas. A pluralidade de lâminas de rotor 40 comprime e distribui a porção de fluxo de ar comprimido 35 de encontro ao motor de turbina de gás 16. A porção de fluxo de ar 35 é ainda comprimida pelo compressor de alta pressão 22 e é distribuída para a câmara de combustão 24. A porção de fluxo de ar 35 da câmara de combustão 24 aciona as turbinas que giram 18 e 28, e deixa o motor 10 através do lado de exaustão de motor 30.
Em uma realização, os estágios de compressor ou turbina podem 5 ser dispostos ao longo de uma direção axial. Em outra realização, os estágios de compressor ou turbina são dispostos ao longo de uma direção radial. Em ainda outra realização, os estágios de compressor ou turbina podem ser dispostos ao longo tanto de direções radiais quanto axiais. Deve ser notado no presente documento que, embora uma montagem de motor de turbina de gás 10 seja revelada no presente documento, o sistema e métodos exemplificativos são aplicáveis a vários tipos de aplicações que têm interações de vórticelâmina que resultam em uma pressão instável.
A Figura 2 é uma ilustração esquemática de um primeiro conjunto de lâminas 42 e um segundo conjunto de lâminas 44 exemplificativos 15 localizados no ventilador 11, por exemplo, no sistema de turbomáquina 10 da Figura 1. Conforme ilustrado, o segundo conjunto de lâminas 44 é disposto a jusante do primeiro conjunto de lâminas 42. Em outras realizações, o primeiro conjunto de lâminas 42, e o segundo conjunto de lâminas 44 podem estar localizados no reforçador 14, no compressor 22, ou na turbina 18, 28.
Em uma realização, o primeiro conjunto de lâminas 42 inclui
lâminas giratórias e o segundo conjunto de lâminas 44 inclui lâminas estacionárias. Em outra realização, o primeiro conjunto de lâminas 42 inclui lâminas estacionárias e o segundo conjunto de lâminas 44 inclui lâminas giratórias. Em ainda outra realização, tanto o primeiro conjunto de lâminas 42 25 quanto o segundo conjunto de lâminas 44 incluem lâminas giratórias e contragiratórias. Na realização ilustrada, o primeiro conjunto de lâminas 42 inclui um primeiro subconjunto de lâminas 46 e um segundo subconjunto de lâminas 48. Deve ser notado que, em outras realizações, o primeiro conjunto de lâminas 42 pode incluir mais que dois subconjuntos de lâminas. O segundo subconjunto de lâminas 48 é disposto de maneira deslocada ao longo de uma direção circunferencial 50 e uma direção axial 52 em relação ao primeiro subconjunto de lâminas 46.
Na realização ilustrada, cada lâmina entre o primeiro subconjunto
de lâminas 46 inclui uma pluralidade de primeiros parâmetros geométricos. A pluralidade de primeiros parâmetros geométricos inclui um arqueamento 54, um escalonamento 56, uma corda 58, uma espessura de lâmina 60, e um ângulo de arqueamento de borda posterior 62 (mostrado na Figura 3) de cada 10 lâmina entre o primeiro subconjunto de lâminas 46. Cada lâmina entre o segundo subconjunto de lâminas 48 inclui uma pluralidade de segundos parâmetros geométricos correspondentes diferentes dos primeiros parâmetros geométricos. A pluralidade de segundos parâmetros geométricos inclui um arqueamento 64, um escalonamento 66, uma corda 68, uma espessura de 15 lâmina 70, e um ângulo de arqueamento de borda posterior 72 (mostrado na Figura 3) de cada lâmina entre o primeiro subconjunto de lâminas 46. Deve ser notado no presente documento que o primeiro e segundo parâmetros geométricos podem incluir adicionalmente uma curva e um diedro do primeiro subconjunto de lâminas 46 e o segundo subconjunto de lâminas 48.
O primeiro e segundo parâmetros geométricos podem ser
variados dependendo da aplicação. Em uma realização, a corda 68 do segundo subconjunto de lâminas 48 pode ser variada em relação a corda 58 do primeiro subconjunto de lâminas 46. Em outra realização, um “ângulo de inclinação” em relação à direção axial, referido como o escalonamento 66 do segundo 25 subconjunto de lâminas 48 pode ser variado em relação ao escalonamento 56 do primeiro subconjunto de lâminas 46. Em ainda outra realização, uma “curvatura da lâmina”, referida como o arqueamento 64 do segundo subconjunto de lâminas 48 podem ser variados em relação ao arqueamento 54 do primeiro subconjunto de lâminas 46. Em ainda outra realização exemplificativa, a espessura de lâmina 70 do segundo subconjunto de lâminas 48 podem ser variados em relação a espessura de lâmina 60 do primeiro subconjunto de lâminas 46. Em ainda outra realização exemplificativa, o ângulo 5 de arqueamento de borda posterior 72 (mostrado na Figura 3) do segundo subconjunto de lâminas 48 podem ser variados em relação ao ângulo de arqueamento de borda posterior 62 do primeiro subconjunto de lâminas 46.
Como foi previamente discutido, uma das fontes principais de pressão instável na turbomáquina é a interação entre vórtices do primeiro 10 conjunto de lâminas 42 e do segundo conjunto de lâminas 44, ao se moverem relativamente entre si. Como é bem entendido, o vórtice é definido como a região de ímpeto reduzido atrás de um plano aerodinâmico evidenciado pelo arraste aerodinâmico da lâmina.
Na realização ilustrada da Figura 2, se o primeiro conjunto de lâminas 42 for girado em relação ao segundo conjunto de lâminas 44, o primeiro subconjunto de lâminas 46 emite um primeiro vórtice 74 que é impactado pelo segundo conjunto de lâminas 44. Adicionalmente, o segundo subconjunto de lâminas 48 emite um segundo vórtice 76 que é impactado pelo segundo conjunto de lâminas 44. Entretanto, se o segundo subconjunto de lâminas 48 estiver disposto de maneira deslocada ao longo da direção circunferencial 50 e da direção axial 52 em relação ao primeiro subconjunto de lâminas 46, a interação de vórtice com o segundo conjunto de lâminas 44 irá ocorrer em instantes de tempo diferentes e distribuídos de maneira não uniforme. Em outras palavras, o primeiro subconjunto de lâminas 46 e o segundo subconjunto de lâminas 48 são espaçados de maneira ótima de tal forma que o conteúdo espectral da excitação de vórtice percebido pelo segundo conjunto de lâminas 44, e ondas acústicas que resultam de tal interação são alterados para produzir menos ruído em geral, conforme descrito abaixo. Deve ser notado no presente documento que na realização ilustrada um conteúdo espectral da excitação de vórtice percebido pelo segundo conjunto de lâminas 44, e ondas acústicas que resultam de tal interação, são alterados em comparação a um cenário em que um conteúdo espectral da 5 excitação de vórtice percebido pelo segundo conjunto de lâminas 44, e ondas acústicas que resultam de tal interação quando o primeiro conjunto de lâminas 42 por inteiro tiver os mesmos parâmetros geométricos. Em outra realização, o primeiro subconjunto de lâminas 46 e o segundo subconjunto de lâminas 48 podem ser espaçados de maneira ótima para reduzir cargas de pressão de 10 superfície instáveis no segundo conjunto de lâminas 44. Adicionalmente, uma variação em parâmetros geométricos correspondentes do primeiro subconjunto de lâminas 46 e o segundo subconjunto de lâminas 48 também altera um conteúdo espectral de excitação de vórtice percebido pelo segundo conjunto de lâminas 44 para produzir menos ruído em geral. Também deve ser notado no 15 presente documento que um sinal acústico do segundo conjunto de lâminas 44 é a resultante de todos os vórtices do primeiro conjunto de lâminas 42. Em algumas realizações, o segundo conjunto de lâminas 44 é contra girado em relação ao primeiro conjunto de lâminas 42.
A Figura 3 é uma ilustração esquemática do primeiro conjunto de 20 lâminas exemplificativo 42 e o segundo conjunto de lâminas 44 no sistema de turbomáquina 10. O segundo conjunto de lâminas 44 é disposto a jusante do primeiro conjunto de lâminas 42. Na realização exemplificativa ilustrada, o ângulo de arqueamento de borda posterior 72 do segundo subconjunto de lâminas 48 pode ser variado em relação ao ângulo de arqueamento de borda 25 posterior 62 do primeiro subconjunto de lâminas 46.
Deve ser notado no presente documento que uma variação no ângulo de arqueamento de borda posterior do primeiro e segundo subconjunto de lâminas 46, 48 contribui para ângulos de saída de fluxo de ar ligeiramente diferentes 78, 80 de tal forma que o tempo de chegada de vórtice nas extremidades principais de fileira de lâmina a jusante não é distribuído de maneira uniforme e as ondas acústicas resultantes da interação irradiam de maneira menos coerente para produzir menos ruído em geral.
A Figura 4 é uma ilustração esquemática do primeiro conjunto de
lâminas exemplificativo 42 e do segundo conjunto de lâminas 44 similar a realização da Figura 2. Conforme ilustrado, o segundo conjunto de lâminas 44 are disposto a jusante do primeiro conjunto de lâminas 42. Na realização ilustrada, o primeiro conjunto de lâminas 42 inclui lâminas estacionárias e o segundo conjunto de lâminas 44 inclui lâminas giratórias.
Se o segundo conjunto de lâminas 44 for girado em relação ao primeiro conjunto de lâminas 42, o primeiro subconjunto de lâminas 46 emite um primeiro vórtice 90 que é impactado pelo segundo conjunto de lâminas 44. Adicionalmente, o segundo subconjunto de lâminas 48 emite um segundo 15 vórtice 91 que é impactado pelo segundo conjunto de lâminas 44. Entretanto, se o segundo subconjunto de lâminas 48 for disposto de maneira deslocada ao longo da direção circunferencial 50 e da direção axial 52 em relação ao primeiro subconjunto de lâminas 46, a interação de vórtice com o segundo conjunto de lâminas 44 irá ocorrer em instantes de tempo diferentes e 20 distribuídos de maneira não uniforme. Em outras palavras, o primeiro subconjunto de lâminas 46 e o segundo subconjunto de lâminas 48 são espaçados de maneira ótima de tal forma que o conteúdo espectral da excitação de vórtice percebido pelo segundo conjunto de lâminas 44, e um sinal acústico 92 que resulta de tal interação são alterados para produzir 25 menos ruído em geral. Adicionalmente, uma variação em parâmetros geométricos correspondentes do primeiro subconjunto de lâminas 46 e do segundo subconjunto de lâminas 48 também altera um conteúdo espectral de excitação de vórtice percebido pelo segundo conjunto de lâminas 44 para produzir menos ruído em geral.
As várias realizações discutidas no presente documento para redução de pressão instável em um turbomaquinário fornecem, dessa forma, meios convenientes e eficientes para reduzir um ruído aerodinâmico e/ou uma 5 carga aeromecânica causada pela interação de vórtices entre conjuntos de lâminas que se movem relativamente entre si. A técnica fornece um espaçamento não uniforme entre as lâminas no conjunto de lâminas a montante que resulta em uma redução em um carregamento de lâmina instável que também resulta em sinais de ruído reduzidos e/ou um campo de ruído que 10 se sobrepõe de maneira a reduzir sinais de ruído de pico. Em outras palavras, uma redução de ruído pode ser concluída ao alterar o espaçamento dos vórtices gerado da fileira de lâminas a montante de uma maneira não uniforme de maneira a redistribuir o conteúdo espectral da excitação de vórtice percebido pela fileira de lâminas a jusante. O mesmo tem o efeito de 15 reduzir/redistribuir o conteúdo espectral do carregamento instável nos planos aerodinâmicos a jusante, e através do mesmo reduzir a resposta estrutural e/ou o ruído gerado de plano aerodinâmico. A variação em parâmetros geométricos também contribui para a redução de ruído em geral.
Ademais, a pessoa versada irá reconhecer a intercambialidade de 20 vários recursos de diferentes realizações. Por exemplo, o primeiro conjunto de lâminas pode incluir um terceiro subconjunto de lâminas descrito em respeito a uma realização pode incluir uma variação geométrica de pelo menos um dentre um arqueamento, um escalonamento, uma corda, uma espessura de lâmina, e um ângulo de arqueamento de borda posterior em relação a um primeiro 25 subconjunto e um segundo subconjunto de lâminas descrito em respeito a outro. De maneira similar, os vários recursos descritos, assim como outros equivalentes conhecidos para cada recurso, podem ser mesclados e combinados por uma pessoa de habilidade comum na técnica para construir sistemas e técnicas adicionais de acordo com os princípios dessa revelação.
Embora somente certos recursos da invenção tenham sido ilustrados e descritos no presente documento, muitas modificações e mudanças irão ocorrer àqueles versados na técnica. Portanto, deve ser entendido que as reivindicações anexas são destinadas a cobrir todas essas modificações e mudanças abrangidas pelo verdadeiro espírito da invenção.
Claims (15)
1. APARELHO, que compreende: um primeiro conjunto de lâminas que compreende: um primeiro subconjunto de lâminas, em que cada lâmina entre o primeiro subconjunto de lâminas compreende um ou mais primeiros parâmetros geométricos; e um segundo subconjunto de lâminas, em que cada lâmina entre o segundo subconjunto de lâminas compreende um ou mais segundos parâmetros geométricos diferentes de um ou mais primeiros parâmetros geométricos; e um segundo conjunto de lâminas disposto a jusante em relação ao primeiro conjunto de lâminas.
2. APARELHO, de acordo com a reivindicação 1, em que o segundo subconjunto de lâminas é disposto de maneira deslocada ao longo de uma direção circunferencial e de uma direção axial em relação ao primeiro subconjunto de lâminas.
3. APARELHO, de acordo com a reivindicação 1, em que o primeiro conjunto de lâminas compreende uma pluralidade de lâminas giratórias e o segundo conjunto de lâminas compreende uma pluralidade de lâminas estacionárias.
4. APARELHO, de acordo com a reivindicação 1, em que o primeiro conjunto de lâminas compreende uma pluralidade de lâminas estacionárias e o segundo conjunto de lâminas compreende uma pluralidade de lâminas giratórias.
5. APARELHO, de acordo com a reivindicação 1, em que o primeiro conjunto de lâminas é contragiratório em relação ao segundo conjunto de lâminas.
6. APARELHO, de acordo com a reivindicação 1, em que um ou mais primeiros parâmetros geométricos compreendem pelo menos um dentre um arqueamento, um escalonamento, uma corda, uma espessura de lâmina, um ângulo de arqueamento de borda posterior, uma curva de lâmina e um diedro de lâmina.
7. APARELHO, de acordo com a reivindicação 1, em que um ou mais segundos parâmetros geométricos compreendem pelo menos um dentre um arqueamento, um escalonamento, uma corda, uma espessura de lâmina, um ângulo de arqueamento de borda posterior, uma curva de lâmina e um diedro de lâmina.
8. APARELHO, de acordo com a reivindicação 1, em que o aparelho compreende uma turbomáquina.
9. MÉTODO, que compreende: girar um primeiro conjunto de lâminas em relação a um segundo conjunto de lâminas disposto a jusante em relação ao primeiro conjunto de lâminas, em que o primeiro conjunto de lâminas compreende um primeiro subconjunto de lâminas e um segundo subconjunto de lâminas; em que cada lâmina entre o primeiro subconjunto de lâminas compreende um ou mais primeiros parâmetros geométricos; em que cada lâmina entre o segundo subconjunto de lâminas compreende um ou mais segundos parâmetros geométricos diferentes de um ou mais primeiros parâmetros geométricos; impactar um primeiro vórtice gerado pelo primeiro subconjunto de lâminas com o segundo conjunto de lâminas; e impactar um segundo vórtice gerado pelo segundo subconjunto de lâminas com o segundo conjunto de lâminas de tal forma que o conteúdo espectral de excitação de vórtice percebido e um sinal acústico gerado pelo segundo conjunto de lâminas sejam alterados.
10. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 9, em que um ou mais primeiros parâmetros geométricos compreendem pelo menos um dentre um arqueamento, um escalonamento, uma corda, uma espessura de lâmina, um ângulo de arqueamento de borda posterior, uma curva de lâmina e um diedro de lâmina.
11. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 9, em que um ou mais segundos parâmetros geométricos compreendem pelo menos um dentre um arqueamento, um escalonamento, uma corda, uma espessura de lâmina, e um ângulo de arqueamento de borda posterior, uma curva de lâmina e um diedro de lâmina.
12. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 9, que compreende ainda contragirar o segundo conjunto de lâminas em relação ao primeiro conjunto de lâminas.
13. MÉTODO, que compreende: girar um conjunto de lâminas em relação a outro conjunto de lâminas disposto a montante em relação ao conjunto de lâminas, em que o outro conjunto de lâminas compreende um primeiro subconjunto de lâminas e um segundo subconjunto de lâminas; em que cada lâmina entre o primeiro subconjunto de lâminas compreende um ou mais primeiros parâmetros geométricos; em que cada lâmina entre o segundo subconjunto de lâminas compreende um ou mais segundos parâmetros geométricos diferentes de um ou mais primeiros parâmetros geométricos; impactar um primeiro vórtice gerado pelo primeiro subconjunto de lâminas com o conjunto de lâminas; e impactar um segundo vórtice gerado pelo segundo subconjunto de lâminas com o conjunto de lâminas de tal forma que o conteúdo espectral de excitação de vórtice percebido e um sinal acústico gerado pelo conjunto de lâminas sejam alterados.
14. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 13, em que um ou mais primeiros parâmetros geométricos compreendem pelo menos um dentre um arqueamento, um escalonamento, uma corda, uma espessura de lâmina, um ângulo de arqueamento de borda posterior, uma curva de lâmina e um diedro de lâmina de cada lâmina entre o primeiro subconjunto de lâminas.
15. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 13, em que um ou mais segundos parâmetros geométricos compreendem pelo menos um dentre um arqueamento, um escalonamento, uma corda, uma espessura de lâmina, um ângulo de arqueamento de borda posterior, uma curva de lâmina e um diedro de lâmina de cada lâmina entre o segundo subconjunto de lâminas.
Priority Applications (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BR102012024291A BR102012024291A2 (pt) | 2012-09-25 | 2012-09-25 | Aparelho e método |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BR102012024291A BR102012024291A2 (pt) | 2012-09-25 | 2012-09-25 | Aparelho e método |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR102012024291A2 true BR102012024291A2 (pt) | 2014-08-05 |
Family
ID=51359803
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR102012024291A BR102012024291A2 (pt) | 2012-09-25 | 2012-09-25 | Aparelho e método |
Country Status (1)
Country | Link |
---|---|
BR (1) | BR102012024291A2 (pt) |
-
2012
- 2012-09-25 BR BR102012024291A patent/BR102012024291A2/pt not_active IP Right Cessation
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US8540490B2 (en) | Noise reduction in a turbomachine, and a related method thereof | |
CN104131845B (zh) | 在叶片根部具有副翼的轴流式涡轮机定子 | |
JP5982498B2 (ja) | 後流不感化のための翼およびその製造方法 | |
US11668196B2 (en) | Profiled structure for an aircraft or turbomachine | |
US10539154B2 (en) | Compressor end-wall treatment having a bent profile | |
JP6025269B2 (ja) | 先端上反角を備えた圧縮機翼形部 | |
US10047620B2 (en) | Circumferentially varying axial compressor endwall treatment for controlling leakage flow therein | |
JP5080689B2 (ja) | 低ギャップ損失を有する軸流ターボ機械 | |
US20090317237A1 (en) | System and method for reduction of unsteady pressures in turbomachinery | |
CN111108262B (zh) | 涡轮机风扇整流器叶片、包括这种叶片的涡轮机组件以及装备有所述叶片或所述组件的涡轮机 | |
JP2016109124A (ja) | 漏洩流を制御するための軸流圧縮機端壁処理部 | |
US10823194B2 (en) | Compressor end-wall treatment with multiple flow axes | |
JP2013079645A (ja) | 強化構造ガイドベーンシステムおよびファン出口ケース | |
US11131205B2 (en) | Inter-turbine ducts with flow control mechanisms | |
US11560796B2 (en) | Profiled structure for an aircraft or turbomachine for an aircraft | |
JP6499636B2 (ja) | 異なる後縁プロフィルを持つベーンを交互に配置したベーン配置 | |
JP5813807B2 (ja) | 軸流圧縮機 | |
JP2017519154A (ja) | 遠心圧縮機用のディフューザ | |
JP6151901B2 (ja) | ターボ機械内での騒音低減およびその関連方法 | |
WO2016024458A1 (ja) | 軸流式ターボ機械 | |
JP2016094914A (ja) | 軸流機械の翼 | |
BR102012024291A2 (pt) | Aparelho e método | |
Mileshin et al. | Experimental and numerical study of two first highly-loaded stages of compressors as a part of HPC and separate test unit | |
GB2544526A (en) | Gas turbine engine |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention | ||
B06F | Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law | ||
B08F | Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law |
Free format text: REFERENTE A 7A ANUIDADE. |
|
B08K | Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87) |
Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2533 DE 23-07-2019 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013. |