BR102012012062A2 - Equipamento elotromédico para triagem automatizada de recém-nascido com possíveis cardiopatias congênitas - Google Patents

Equipamento elotromédico para triagem automatizada de recém-nascido com possíveis cardiopatias congênitas Download PDF

Info

Publication number
BR102012012062A2
BR102012012062A2 BRBR102012012062-3A BR102012012062A BR102012012062A2 BR 102012012062 A2 BR102012012062 A2 BR 102012012062A2 BR 102012012062 A BR102012012062 A BR 102012012062A BR 102012012062 A2 BR102012012062 A2 BR 102012012062A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
patient
equipment
allow
newborn
data
Prior art date
Application number
BRBR102012012062-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Marcus Vinicius Mazega Figueiredo
Alfredo Beckert Neto
Sérgio Renato Rogal Júnior
Original Assignee
Hit Tecnologia Em Saúde Ltda Me
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Hit Tecnologia Em Saúde Ltda Me filed Critical Hit Tecnologia Em Saúde Ltda Me
Priority to BRBR102012012062-3A priority Critical patent/BR102012012062A2/pt
Priority to PCT/BR2013/000173 priority patent/WO2013173894A1/pt
Publication of BR102012012062A2 publication Critical patent/BR102012012062A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61BDIAGNOSIS; SURGERY; IDENTIFICATION
    • A61B5/00Measuring for diagnostic purposes; Identification of persons
    • A61B5/145Measuring characteristics of blood in vivo, e.g. gas concentration, pH value; Measuring characteristics of body fluids or tissues, e.g. interstitial fluid, cerebral tissue
    • A61B5/1455Measuring characteristics of blood in vivo, e.g. gas concentration, pH value; Measuring characteristics of body fluids or tissues, e.g. interstitial fluid, cerebral tissue using optical sensors, e.g. spectral photometrical oximeters
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61BDIAGNOSIS; SURGERY; IDENTIFICATION
    • A61B5/00Measuring for diagnostic purposes; Identification of persons
    • A61B5/0002Remote monitoring of patients using telemetry, e.g. transmission of vital signals via a communication network
    • A61B5/0004Remote monitoring of patients using telemetry, e.g. transmission of vital signals via a communication network characterised by the type of physiological signal transmitted

Abstract

Equipamento elotromédico para triagem automatizada de recém-nascido com possíveis cardiopatias congênitas. Que utiliza a oximetria de pulso para identificar os pacientes com cardiopatias, automatizando a realização do teste do coraçãozinho em pacientes recém-nascidos, possuindo (1) um software de protocolo de teste do coraçãozinho pré-instalado em seu sistema, (2) conectividade (internet, wi-fi, bluetooth, usb, ethernet, serial, rs-232, impressora, entre outros) para permitir o compartilhamento ou a impressão dos exames realizados, (3) um teclado (físico ou touchscreen) para permitir que o profissional de saúde insira os dados de identificação do paciente, (4) uma webcam, para permitir uqe a foto do paciente seja adicionada ao relatório do exame, podendo também dispor (5) de recursos como leitura de códigos de barra unidimensionais ou bidimensionais, ou sistemas de comunicação via rádio, ou sistemas on-line, para permitr a entrada automática dos dados do paciente.

Description

“EQUIPAMENTO ELETROMÉDICO PARA TRIAGEM AUTOMATIZADA DE RECÉM-NASCIDOS COM POSSÍVEIS CARDIOPATIAS CONGÊNITAS”.
Campo de Aplicação A presente invenção se refere ao campo técnico de engenharia biomédica e equipamentos eletromédicos, especialmente os oxímetros de pulso para diagnóstico de cardiopatias congênitas críticas e testes para recém-nascidos.
Estado da Técnica Cardiopatias congênitas críticas são ocasionadas pelo fechamento ou restrição do canal arterial, como por exemplo: • Cardiopatias com fluxo sistêmico dependente do canal arterial; • Cardiopatias com circulação em paralelo; • Cardiopatias com fluxo pulmonar dependente do canal arterial.
Em pacientes recém-nascidos (neonatais), diagnosticar precocemente essas doenças pode evitar parada cardíaca, acidose, choque e problemas neurológicos. É essencial que esse diagnóstico ocorra enquanto o recém-nascido ainda está no hospital, ou seja, nas primeiras 24 ou 48 horas de vida. O ecocardiograma com mapeamento de fluxo em cores é o método mais adequado para diagnosticar pacientes neonatais com cardiopatias congênitas. Todavia, em função de sua alta complexidade, é impraticável e inviável realizar o exame em todos os pacientes que nascem.
Uma vez que, aproximadamente, dois em cada 100 recém-nascidos apresentam essas doenças, é extremamente importante buscar outros métodos de identificação. Para solucionar isso, os médicos criaram o chamado “teste do coraçãozinho”, que utiliza a oximetria de pulso para identificar os pacientes com cardiopatias.
Esse teste consiste em aferir a oximetria de pulso em todos os pacientes recém-nascidos antes da alta neonatal. O teste deve ser realizado em dois pontos do paciente: membro superior direito e um dos membros inferiores. Para que o paciente seja declarado como saudável, a saturação periférica (Sp02) deve ser igual ou maior que 95% em ambas as medidas. Além disso, deve haver uma diferença inferior a 3% entre elas. Nessa situação, o paciente recebe alta da unidade.
Por outro lado, caso os resultados não atendam essas exigências, o paciente não deve ser liberado imediatamente. Em vez disso, deve-se esperar 1 hora e repetir o exame. Caso os resultados novamente não atendam as exigências, o paciente deve ser submetido ao ecocardiograma com mapeamento de fluxo em cores.
Uma vez que o exame de oximetria de pulso é extremamente barato, torna-se muito mais prático sua execução em todos os pacientes recém-nascidos fazendo uma espécie de triagem para ver quais recém-nascidos devem fazer o ecocardiograma.
Problema do estado da técnica Atualmente, os equipamentos eletromédicos, como os oxímetros de pulso, não são preparados para esse protocolo médico. Em função disso, o médico fica obrigado a preencher manualmente em uma ficha cada uma das medições de oximetria do paciente. Além disso, ele também tem que realizar manualmente os cálculos para verificar o resultado do exame. Esse processo manual torna o procedimento mais lento, além de facilitar a ocorrência de erros humanos. Além disso, torna a adoção do teste mais limitada, visto que, por depender completamente da expertise do profissional, o teste só pode ser realizado por profissionais altamente treinados.
Solução Técnica O objetivo da presente solução, portanto, é um equipamento eletromédico, como o oxímetro de pulso que automatize a realização do teste do coraçãozinho em pacientes recém-nascidos. Dessa forma, qualquer profissional de saúde, com um mínimo de treinamento, poderia realizar esse exame nas unidades neonatais.
Para atingir o objetivo citado, a presente patente apresenta um equipamento eletromédico, como o oxímetro de pulso, que possui um software de protocolo de teste do coraçãozinho pré-instalado em seu sistema. O mesmo equipamento possui conectividade (Internet, Wi-Fi, Bluetooth, USB, Ethernet, serial, RS-232, impressora, entre outros) para permitir o compartilhamento ou a impressão dos exames realizados. O equipamento deve dispor de um teclado (físico ou touchscreen) para permitir que o profissional de saúde insira os dados de identificação do paciente. Esses dados podem incluir: número do prontuário, nome do recém-nascido, nome da mãe, sexo e data de nascimento.
Uma vez inserido os dados, o equipamento deve iniciar uma rotina de monitorização de oximetria. O equipamento pode instruir o profissional de saúde ou paciente em cada etapa do processo: 1. Coloque o sensor no membro superior do recém-nascido. 2. Aguarde o equipamento medir o sinal. 3. Coloque o sensor no membro inferior do recém-nascido. 4. Identifique qual é a perna: direita ou esquerda. 5. Aguarde o equipamento medir o sinal.
Após isso, o equipamento deve, automaticamente, verificar se cada uma das medições da saturação periférica é igual ou superior a 95%. Além disso, ele deve verificar automaticamente se a diferença entre as duas medidas é inferior a 3%. Caso as duas verificações estejam corretas, o equipamento deve gerar um relatório final do exame, indicando que o resultado está dentro da normalidade. Os sinais vitais e a identificação do paciente podem ser adicionados ao relatório.
Caso, pelo menos, uma das verificações não esteja dentro da normalidade, o equipamento deve gerar um relatório final do exame alertando para o potencial problema. Caso seja o primeiro exame do paciente, o equipamento deve indicar que um novo exame deverá ser realizado após 1 hora. Caso já seja o segundo exame, o equipamento deve indicar a realização de um ecocardiograma com mapeamento de fluxo em cores. O equipamento pode listar todos os exames realizados. Além disso, ele pode permitir sua transferência para um computador ou outro dispositivo eletrônico por meio de quaisquer meios conhecidos, tais como Internet, e-mail, Wi-Fi, Bluetooth, USB, serial, RS-232, entre outros. Além disso, o equipamento pode permitir a impressão dos relatórios. O equipamento também pode permitir que a foto do paciente seja adicionada ao relatório, para facilitar sua identificação, utilizando-se de uma webcam do próprio dispositivo. O equipamento também pode dispor de recursos como leitura de códigos de barra unidimensionais ou bidimensionais, ou sistemas de comunicação via rádio, ou sistemas on-line, para permitir a entrada automática dos dados do paciente. Esse recurso dispensaria a necessidade de um teclado físico ou virtual para a entrada da identificação do paciente, tornando o processo igualmente rápido.
Efeitos Vantajosos A inovação revelada na presente patente transforma o oxímetro de pulso em um dispositivo automático para a realização do teste do coraçãozinho. Dessa forma, todo o procedimento do teste é agilizado, tornando possível sua realização em todos os pacientes recém-nascidos.
Além disso, por instruir o profissional de saúde durante todos os passos do exame, o equipamento pode ser utilizado com um mínimo de treinamento. Esse recurso aumenta o número de profissionais habilitados e reduz os gastos com treinamento extensivo de pessoal.
Uma vez que todos os cálculos são realizados automaticamente, a ocorrência de falhas humanas é sensivelmente diminuída. A entrada digital dos dados de identificação do paciente colabora com o descaminho das informações dentro da unidade neonatal, aumentando a segurança do paciente. A conectividade do equipamento permite que os resultados sejam armazenados em um computador ou sistema do hospital, além de poderem ser impressos. Isso facilita a gestão da informação e a informatização da saúde.
Finalmente, a automatização do exame contribui para sua popularização e adoção entre os profissionais de saúde. Isso permitirá a identificação precoce das cardiopatias congênitas, reduzindo consideravelmente os óbitos de recém-nascidos ou complicações nos primeiros meses de vida. Da mesma forma, o teste automático irá contribuir para a redução dos gastos da saúde pública e privada, visto que o exame automático de oximetria é muito mais barato que o ecocardiograma com mapeamento de fluxo em cores.
Breve Descrição das Figuras A Figura 1 apresenta o formulário de entrada de dados do paciente. A Figura 2 apresenta a tela de monitorização do paciente, com as instruções de procedimento. A Figura 3 apresenta um resultado normal do exame. A Figura 4 apresenta um resultado anormal do exame, indicando que o mesmo deve ser refeito. A Figura 5 apresenta um resultado anormal do exame, indicando a realização de um ecocardiograma com mapeamento de fluxo em cores. A Figura 6 apresenta uma lista com vários exames realizados.
Melhor Modo de Execução Os diversos modos de execução da presente invenção não estão limitados aos detalhes construtivos explicitados nesta descrição e figuras, na medida em que a presente invenção pode ser realizada em outras configurações equivalentes.
De acordo com as referidas ilustrações, o melhor modo de execução da presente invenção trata de um oxímetro de pulso que permite que um profissional de saúde execute automaticamente o teste do coraçãozinho. O sistema pode, inicialmente, solicitar que o usuário entre com os dados do paciente. Esses dados podem ser inseridos através de diversas formas tecnológicas: teclado virtual (touchscreen), teclado físico, rede, códigos unidimensionais ou bidimensionais, RF-ID, entre outros.
Uma vez que o paciente esteja identificado, o equipamento pode instruir o profissional de saúde a colocar o sensor de oximetria no membro superior direito do paciente. Imagens podem ser usadas nessa instrução. Uma vez que o sensor esteja posicionado, o equipamento irá monitorar a oximetria do paciente no local. O mesmo procedimento deve ser realizado no membro inferior do paciente. Nesse caso, o sistema deve perguntar ou prover meios para que o profissional de saúde identifique qual é a perna onde o sensor foi colocado: direita ou esquerda. O equipamento poderá funcionar com dois sensores de oximetria ao mesmo tempo. Um para o membro superior e um para o membro inferior. Isso faria com que o tempo do teste fosse reduzido ainda mais.
Uma vez que ambas as medidas foram realizadas, o exame deve ser concluído. O sistema deve automaticamente identificar qual é a ação a ser tomada. O equipamento pode identificar automaticamente se aquele é o primeiro ou segundo exame do paciente. O exame pode ser salvo no equipamento. Essa informação pode ser acessada mais tarde por meio de listas ou janelas de busca. O equipamento também deve permitir a transferência dos dados através de meios tecnológicos disponíveis, como e-mail, Wi-Fi, Bluetooth, Internet, USB, serial, RS-232, entre outros. O equipamento também deve permitir a impressão do exame.
Modo de Execução Não é essencial que o software de identificação de cardiopatias congênitas em pacientes recém-nascidos seja pré-instalado no oxímetro de pulso. Um outro modo de execução pode permitir que esse software seja instalado em um oxímetro de pulso no próprio ambiente de uso (ex: hospital). Nesse caso, o usuário deve adquirir o software do fabricante e instalá-lo no equipamento, por quaisquer meios disponíveis. O equipamento deve ser projetado para permitir esse tipo de aplicação.
Aplicação Industrial A presente invenção encontra ampla aplicação industrial em hospitais, unidades neonatais e maternidades. Ela permite que os profissionais identifiquem a ocorrência de cardiopatias congênitas em pacientes recém-nascidos, com um mínimo de treinamento e alta eficiência.

Claims (6)

1. “EQUIPAMENTO ELETROMÉDICO PARA TRIAGEM AUTOMATIZADA DE RECÉM-NASCIDOS COM POSSÍVEIS CARDIOPATIAS CONGÊNITAS” caracterizado por: ser um equipamento eletromédico, como o oxímetro de pulso, que utiliza a oximetria de pulso para identificar os pacientes com cardiopatias, automatizando a realização do teste do coraçãozinho em pacientes recém-nascidos, possuindo (1) um software de protocolo de teste do coraçãozinho pré-instalado em seu sistema, (2) conectividade (Internet, Wi-Fi, Bluetooth, USB, Ethernet, serial, RS-232, impressora, entre outros) para permitir o compartilhamento ou a impressão dos exames realizados, (3) um teclado (físico ou touchscreen) para permitir que o profissional de saúde insira os dados de identificação do paciente, (4) uma webcam, para permitir que a foto do paciente seja adicionada ao relatório do exame, podendo também dispor (5) de recursos como leitura de códigos de barra unidimensionais ou bidimensionais, ou sistemas de comunicação via rádio, ou sistemas on-line, para permitir a entrada automática dos dados do paciente.
2. Equipamento eletromédico de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de aferir a oximetria de pulso em pacientes recém-nascidos, em dois pontos do paciente: membro superior direito e um dos membros inferiores, um de cada vez, ou ao mesmo tempo, com a utilização de dois sensores concomitantemente.
3. Equipamento eletromédico de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de possibilitar a inserção dos dados do paciente por meio de um teclado (3) ou por meio da leitura de códigos de barras unidimensional ou bidimensional (5) das pulseiras de identificação das unidades de saúde ou hospitais, ou sistemas de comunicação via rádio, ou sistemas on-line e, por uma vez inserido os dados, o equipamento iniciar uma rotina de monitorização de oximetria, instruindo o profissional de saúde ou paciente em cada etapa do processo.
4. Equipamento eletromédico de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de, automaticamente, identificar qual é a ação a ser tomada e verificar se as medições da saturação periférica estão corretas e por gerar um relatório final do exame, indicando que se o resultado está dentro da normalidade ou não, permitindo a indicação da realização de um ecocardiograma com mapeamento de fluxo em cores.
5. Equipamento eletromédico de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de, permitir que os sinais vitais e a identificação do paciente sejam adicionados ao relatório, bem como fotos dos pacientes e de listar todos os exames realizados.
6. Equipamento eletromédico de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de permitir que o exame possa ser salvo no equipamento, disponibilizando essa informação para ser acessada a qualquer tempo por meio de listas ou janelas de busca, e a transferência desses dados através de meios tecnológicos disponíveis, como e-mail, Wi-Fi, Bluetooth, Internet, USB, serial, RS-232, entre outros, permitindo também a impressão do exame.
BRBR102012012062-3A 2012-05-21 2012-05-21 Equipamento elotromédico para triagem automatizada de recém-nascido com possíveis cardiopatias congênitas BR102012012062A2 (pt)

Priority Applications (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRBR102012012062-3A BR102012012062A2 (pt) 2012-05-21 2012-05-21 Equipamento elotromédico para triagem automatizada de recém-nascido com possíveis cardiopatias congênitas
PCT/BR2013/000173 WO2013173894A1 (pt) 2012-05-21 2013-05-15 Equipamento eletromédico para triagem automatizada de recém-nascidos com possíveis cardiopatias congénitas

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRBR102012012062-3A BR102012012062A2 (pt) 2012-05-21 2012-05-21 Equipamento elotromédico para triagem automatizada de recém-nascido com possíveis cardiopatias congênitas

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102012012062A2 true BR102012012062A2 (pt) 2015-04-14

Family

ID=49622952

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRBR102012012062-3A BR102012012062A2 (pt) 2012-05-21 2012-05-21 Equipamento elotromédico para triagem automatizada de recém-nascido com possíveis cardiopatias congênitas

Country Status (2)

Country Link
BR (1) BR102012012062A2 (pt)
WO (1) WO2013173894A1 (pt)

Cited By (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2018023186A1 (pt) * 2016-08-04 2018-02-08 Hi Technologies S.A Aperfeiçoamentos introduzidos em equipamento eletromédico para triagem automatizada de recém nascido com possíveis cardiopatias congênitas
CN111602206A (zh) * 2018-02-19 2020-08-28 通用电气公司 用于处理来自多个患者的ecg记录以用于临床医生通读的系统和方法

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN107783871B (zh) * 2017-10-19 2021-06-11 郑州云海信息技术有限公司 一种usb信号一致性码型切换器、测试系统

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO1999062399A1 (en) * 1998-06-03 1999-12-09 Masimo Corporation Stereo pulse oximeter
US8630691B2 (en) * 2008-08-04 2014-01-14 Cercacor Laboratories, Inc. Multi-stream sensor front ends for noninvasive measurement of blood constituents
US20110082711A1 (en) * 2009-10-06 2011-04-07 Masimo Laboratories, Inc. Personal digital assistant or organizer for monitoring glucose levels

Cited By (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2018023186A1 (pt) * 2016-08-04 2018-02-08 Hi Technologies S.A Aperfeiçoamentos introduzidos em equipamento eletromédico para triagem automatizada de recém nascido com possíveis cardiopatias congênitas
US10925488B2 (en) 2016-08-04 2021-02-23 Hi Technologies S.A. Introduced to electromedical equipment for automated triage of newborn with possible congenital heart defects
CN111602206A (zh) * 2018-02-19 2020-08-28 通用电气公司 用于处理来自多个患者的ecg记录以用于临床医生通读的系统和方法

Also Published As

Publication number Publication date
WO2013173894A1 (pt) 2013-11-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP6402185B2 (ja) トリアージ決定に基づく臨床決定支援システム
Lyons et al. Rapid response systems
JP6828055B2 (ja) 患者緊急度の臨床医評価の推定及び使用
Narayen et al. Accuracy of pulse oximetry screening for critical congenital heart defects after home birth and early postnatal discharge
Špan et al. Detection of peripheral arterial disease with an improved automated device: comparison of a new oscillometric device and the standard Doppler method
Richter et al. Speed of telemedicine vs ophthalmoscopy for retinopathy of prematurity diagnosis
Santos et al. A real-time wearable system for monitoring vital signs of COVID-19 patients in a hospital setting
BR102012012062A2 (pt) Equipamento elotromédico para triagem automatizada de recém-nascido com possíveis cardiopatias congênitas
Boyd et al. Point of care ultrasound in the neonatal unit: applications, training and accreditation
Ma et al. The accuracy of the pediatric assessment triangle in assessing triage of critically ill patients in emergency pediatric department
Livesay The bedside nurse: The foundation of multimodal neuromonitoring
McNett et al. A national trial on differences in cerebral perfusion pressure values by measurement location
Billah et al. Competency of health workers in detecting and managing gestational hypertension, pre-eclampsia, severe pre-eclampsia and eclampsia during antenatal check-ups in primary care health facilities in Bangladesh: a cross-sectional study
Agrawal et al. A comparative evaluation of portable Doppler ultrasound versus electrocardiogram in heart-rate accuracy and acquisition time immediately after delivery: a multicenter observational study
Amachi-Choqque et al. IoT system for vital signs monitoring in suspicious cases of Covid-19
Bjerking et al. Cost-effectiveness of adding a non-invasive acoustic rule-out test in the evaluation of patients with symptoms suggestive of coronary artery disease: rationale and design of the prospective, randomised, controlled, parallel-group multicenter FILTER-SCAD trial
de Abreu Almeida et al. Clinical indicators to monitor patients with risk for ineffective cerebral tissue perfusion
Grassi et al. Diagnosis, results, and nursing interventions for patients with acute renal injury
Simon et al. Translation and validation of the Life Satisfaction Index for Adolescents scale with neuromuscular disorders: LSI-A Brazil
Hannuksela et al. Aortic stiffness in families with inherited non-syndromic thoracic aortic disease
Fraiwan et al. A dataset of COVID-19 x-ray chest images
Sigit DESIGN DEVELOPMENT AND IMPLEMENTATION OF ANDROID-BASED ELECTROCARDIOGRAM READER.
Govender et al. An investigation into the challenges and limitations of implementing universal pulse oximetry screening for critical congenital heart disease in asymptomatic newborns
Giudici et al. Evaluation of the usability ofa digital platform for virtual medical examination and monitoring of heart failure patients during the covid-19 health emergency
Qureshi Requirements for provision of outreach paediatric cardiology service

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2343 DE 01-12-2015 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.