BR102012001830B1 - conjunto de recarga de grampeamento para um instrumento de grampeamento circular e instrumento de grampeamento circular - Google Patents

conjunto de recarga de grampeamento para um instrumento de grampeamento circular e instrumento de grampeamento circular Download PDF

Info

Publication number
BR102012001830B1
BR102012001830B1 BR102012001830-6A BR102012001830A BR102012001830B1 BR 102012001830 B1 BR102012001830 B1 BR 102012001830B1 BR 102012001830 A BR102012001830 A BR 102012001830A BR 102012001830 B1 BR102012001830 B1 BR 102012001830B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
anvil
staple
compartment
trigger
axis
Prior art date
Application number
BR102012001830-6A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102012001830A2 (pt
Inventor
Anil K. Nalagatla
Thomas E. Adams
Original Assignee
Ethicon Endo-Surgery, Inc.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from US13/111,795 external-priority patent/US8746532B2/en
Application filed by Ethicon Endo-Surgery, Inc. filed Critical Ethicon Endo-Surgery, Inc.
Publication of BR102012001830A2 publication Critical patent/BR102012001830A2/pt
Publication of BR102012001830B1 publication Critical patent/BR102012001830B1/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61BDIAGNOSIS; SURGERY; IDENTIFICATION
    • A61B17/00Surgical instruments, devices or methods, e.g. tourniquets
    • A61B17/068Surgical staplers, e.g. containing multiple staples or clamps
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61BDIAGNOSIS; SURGERY; IDENTIFICATION
    • A61B17/00Surgical instruments, devices or methods, e.g. tourniquets
    • A61B17/11Surgical instruments, devices or methods, e.g. tourniquets for performing anastomosis; Buttons for anastomosis
    • A61B17/115Staplers for performing anastomosis in a single operation

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Surgery (AREA)
  • Heart & Thoracic Surgery (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Nuclear Medicine, Radiotherapy & Molecular Imaging (AREA)
  • Medical Informatics (AREA)
  • Molecular Biology (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Surgical Instruments (AREA)
  • Portable Nailing Machines And Staplers (AREA)

Abstract

CONFIGURAÇÃO DE ALINHAMENTO APRIMORADA ENTRE BIGORNA E CARTUCHO PARA UM GRAMPEADOR CIRCULAR. A presente invenção refere-se a um conjunto de recarga para grampeamento destinado a um instrumento para grampeamento circular que inclui um compartimento, um suporte para grampos, um acionador de grampo e um conjunto de bigorna. O suporte para grampos é fixado ao compartimento. O acionador de grampo inclui uma superfície de alinhamento do acionador. O acionador de grampo pode ser recebido no interior do compartimento, e está configurado para mover-se dentro do mesmo, de uma posição pré-disparo para uma posição pós-disparo. O conjunto de bigorna inclui uma superfície de base da bigorna, uma superfície de alinhamento da bigorna, e uma superfície formadora de grampo. A superfície de base da bigorna está configurada para mover-se de uma posição aberta afastada do compartimento para uma posição fechada adjacente ao compartimento. A superfície de alinhamento da bigorna está configurada para encaixar-se à superfície de alinhamento do acionador, para alinhar de maneira rotacional a superfície formadora de grampo ao suporte para grampos, quando a superfície de base 20 da bigorna está na posição fechada.

Description

CAMPO DA TÉCNICA
[001] A presente invenção refere-se, de modo geral, a grampeadores circulares e, mais particularmente, a uma configuração de alinhamento destinada a alinhar um conjunto de bigorna e um acionador de grampo de um grampeador circular.
ANTECEDENTES DA DESCRIÇÃO
[002] Os instrumentos de grampeamento circulares são bem conhecidos na arte cirúrgica para a cirurgia de intestinos. Um exemplo de tal dispositivo é o grampeador intraluminal curvo endoscópico Endo- path ILS ECS 25 produzido por Ethicon Endo Surgery Inc. Existem muitas patentes de grampeadores circulares, por exemplo, patente US n° 4.207.898 de Becht, patente US n° 4.351.466 de Noiles, patente US n° 5.292.053 de Bilotti et al. e patente US n° 5.344.059 de Green et al.
[003] Os instrumentos para grampeamento circular exigem um alinhamento adequado entre o conjunto do cartucho de grampos e a bigorna, de modo a formar grampos de alta qualidade. Tipicamente, os instrumentos para grampeamento circular tentam obter esse efeito mediante o alinhamento de ranhuras presentes na bigorna com rasgos de chaveta presentes no compartimento, e mediante o alinhamento do acionador de grampo com o compartimento. Desse modo, mediante o alinhamento entre a bigorna e o compartimento, e entre o acionador de grampo e o compartimento, a bigorna é alinhada com o acionador de grampo por meio de seus alinhamentos separados com o compartimento. Entretanto, a exigência de alinhamento entre a bigorna e o compartimento, bem como de alinhamento entre o acionador de grampo e o compartimento, de modo a se obter um alinhamento da bigorna com o acionador de grampo, pode resultar em maior variação do alinhamento.
[004] É necessário um instrumento para grampeamento circular que proporcione alinhamento adequado entre a bigorna e o acionador de grampo, sem requerer o alinhamento tanto entre a bigorna e o compartimento, como entre o acionador de grampo e o compartimento, de modo a diminuir o potencial para ocorrência de variações de alinhamento.
SUMÁRIO
[005] A presente descrição é definida pelas reivindicações e nada nesta seção deve ser tomado como uma limitação nas reivindicações.
[006] Em um aspecto, um conjunto de recarga para grampeamento destinado a um instrumento para grampeamento circular inclui um compartimento, um suporte para grampos, um acionador de grampo e um conjunto de bigorna. O suporte para grampos é fixado ao compartimento. O acionador de grampo inclui uma superfície de alinhamento do acionador. O acionador de grampo pode ser recebido no interior do compartimento, e está configurado para mover-se dentro do mesmo, de uma posição pré-disparo para uma posição pós-disparo. O conjunto de bigorna inclui uma superfície de base da bigorna, uma superfície de alinhamento da bigorna, e uma superfície formadora de grampo. A superfície de base da bigorna está configurado para mover- se de uma posição aberta afastada do compartimento para uma posição fechada adjacente ao compartimento. A superfície de alinhamento da bigorna está configurada para encaixar-se à superfície de alinhamento do acionador, para alinhar de maneira rotacional a superfície formadora de grampo ao suporte para grampos, quando a superfície de base da bigorna está na posição fechada.
[007] Em um outro aspecto, um instrumento para grampeamento circular inclui um cabo, um gatilho de disparo, um membro de controle da bigorna, um compartimento, um suporte para grampos, um acionador de grampo e um conjunto de bigorna. O suporte para grampos é fixado ao compartimento. O acionador de grampo inclui uma superfície de alinhamento do acionador. O acionador de grampo está disposto no compartimento e, quando o gatilho de disparo é acionado, pode ser movido no interior do compartimento, de uma posição pré-disparo para uma posição pós-disparo. O conjunto de bigorna inclui uma superfície de base da bigorna, uma superfície de alinhamento da bigorna, e uma superfície formadora de grampo. A superfície de base da bigorna pode ser movida, com o uso do membro de controle da bigorna, de uma posição aberta afastada do compartimento para uma posição fechada adjacente ao compartimento. A superfície de alinhamento da bigorna encaixa-se à superfície de alinhamento do acionador, para alinhar de maneira rotacional a superfície formadora de grampo ao suporte para grampos, quando a superfície de base da bigorna está na posição fechada.
[008] Em um aspecto adicional, é apresentado um método para alinhamento de um conjunto de recarga para grampeamento destinado a um instrumento para grampeamento circular. Em uma etapa, é apresentado um conjunto de recarga para grampeamento destinado a um instrumento para grampeamento circular. O conjunto de recarga para grampeamento inclui um compartimento, um suporte para grampos fixado ao compartimento, um acionador de grampo disposto de maneira móvel no interior do compartimento, e uma bigorna disposta de maneira móvel em relação ao acionador de grampo. Em uma outra etapa, a superfície de alinhamento da bigorna é encaixada em uma superfície de alinhamento do acionador de grampo para alinhar de maneira rotacional uma superfície formadora de grampo da bigorna com o suporte para grampos, quando uma superfície de base da bigorna está em uma posição fechada adjacente ao compartimento.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[009] A presente descrição pode ser mais bem compreendida com referência aos desenhos e à descrição a seguir. Os componentes nas figuras não estão necessariamente em escala, ao invés disso, a ênfase é colocada na ilustração dos princípios da descrição.
[0010] A figura 1 ilustra uma vista em perspectiva de um instrumento de grampeamento circular reutilizável que tem uma arquitetura de conjunto aberta, de acordo com uma modalidade preferencial;
[0011] a figura 2 ilustra uma vista em perspectiva do instrumento de grampeamento circular reutilizável da figura 1 com o instrumento na posição aberta com um conjunto de bigorna separado do restante do instrumento de grampeamento circular reutilizável;
[0012] a figura 3 ilustra uma vista em perspectiva explodida de um cabo e conjunto de haste do instrumento de grampeamento circular reutilizável da figura 1;
[0013] a figura 3A ilustra uma vista em seção transversal através da linha 3A-3A de uma porção de uma vareta de ajuste reciprocante de bigorna do instrumento de grampeamento circular reutilizável da figura 3;
[0014] a figura 3B ilustra uma vista em seção transversal através da linha 3B-3B de outra porção da vareta de ajuste reciprocante de bigorna do instrumento de grampeamento circular reutilizável da figura 3;
[0015] a figura 4 ilustra uma vista em perspectiva explodida de um conjunto de recarga de grampeamento do instrumento de grampeamento circular reutilizável da figura 1;
[0016] a figura 5 ilustra uma vista em seção transversal parcial através de um conjunto de recarga de grampeamento do instrumento de grampeamento circular reutilizável da figura 1 em uma configuração não montada;
[0017] a figura 6 ilustra uma vista em seção transversal através de um conjunto de recarga de grampeamento do instrumento de grampeamento circular reutilizável da figura 1 em uma configuração montada com um conjunto de bigorna em uma posição aberta e uma lâmina anular em uma posição de pré-disparo;
[0018] a figura 7 ilustra a vista da figura 6 com o conjunto de bigorna movido para uma posição fechada e com a lâmina anular ainda na posição de pré-disparo;
[0019] a figura 8 ilustra uma vista em perspectiva explodida do conjunto de bigorna do instrumento de grampeamento circular reutilizável da figura 1;
[0020] a figura 9 ilustra um fluxograma de uma modalidade de um método de alinhamento de um conjunto de recarga de grampeamento de um instrumento de grampeamento circular;
[0021] a figura 10 ilustra uma vista em perspectiva explodida de outra modalidade de um conjunto de bigorna;
[0022] a figura 11 ilustra uma vista em perspectiva do instrumento de grampeamento circular reutilizável da figura 1, substituindo o conjunto de bigorna pelo conjunto de bigorna da figura 10 separado do restante do instrumento de grampeamento circular reutilizável;
[0023] a figura 12 ilustra uma vista em perspectiva explodida de uma modalidade adicional de um conjunto de bigorna;
[0024] a figura 13 ilustra uma vista em perspectiva do instrumento de grampeamento circular reutilizável da figura 1, substituindo o conjunto de bigorna pelo conjunto de bigorna da figura 12 separado do restante do instrumento de grampeamento circular reutilizável;
[0025] a figura 14 ilustra um fluxograma que mostra uma modalidade de um método de fabricação de um conjunto de bigorna;
[0026] as figuras 15A e 15B ilustram vistas de conjunto em perspectiva, durante diferentes estágios de montagem, de um pegador de fechamento de bigorna e uma vareta de ajuste reciprocante de bigorna do instrumento de grampeamento circular reutilizável da figura 1;
[0027] as figuras 16A e 16B ilustram vistas de conjunto em perspectiva, durante estágios diferentes de montagem, do pegador de fechamento de bigorna conectado com a vareta de ajuste reciprocante de bigorna das figuras 15A e 15B junto com um cabo do instrumento de grampeamento circular reutilizável da figura 1;
[0028] as figuras 17A, 17B e 17C ilustram vistas de conjunto em perspectiva, durante diferentes estágios de montagem, do pegador de fechamento de bigorna conectado com a vareta de ajuste reciprocante de bigorna e o cabo das figuras 16A e 16B junto com uma barra de descarga de grampos do instrumento de grampeamento circular reutilizável da figura 1;
[0029] as figuras 18A e 18B ilustram vistas de conjunto em perspectiva, durante estágios diferentes de montagem, do pegador de fechamento de bigorna conectado com a vareta de ajuste reciprocante de bigorna, o cabo e a barra de descarga de grampos das figuras 17A, 17B e 17C junto com uma tampa do suporte do instrumento de grampeamento circular reutilizável da figura 1;
[0030] as figuras 19A, 19B e 19C ilustram vistas de conjunto em perspectiva, durante estágios diferentes de montagem do pegador de fechamento de bigorna conectado com a vareta de ajuste reciprocante de bigorna, o cabo, a barra de descarga de grampos e a tampa do suporte das figuras 18A e 18B junto com um conjunto de haste do instrumento de grampeamento circular reutilizável da figura 1;
[0031] a figura 20 ilustra uma vista em perspectiva de um instrumento de grampeamento circular reutilizável curvo que tem uma arquitetura de conjunto aberta, de acordo com uma outra modalidade preferencial;
[0032] a figura 21 ilustra uma vista em perspectiva explodida do instrumento de grampeamento circular reutilizável curvo da figura 20;
[0033] a figura 22 ilustra uma vista em seção transversal de um instrumento de grampeamento circular curvo que tem um membro de redução friccionai, com o instrumento em uma condição aberta;
[0034] a figura 23 ilustra uma vista em seção transversal curva de um instrumento de grampeamento circular que tem um membro de redução friccionai, com o instrumento em uma posição fechada antes do disparo de grampos;
[0035] a figura 24 ilustra uma vista em seção transversal de um instrumento de grampeamento circular curvo que tem um membro de redução friccionai, com o instrumento em uma condição completamente disparada mediante o disparo de grampos;
[0036] a figura 25 ilustra uma vista em perspectiva de uma barra de descarga de grampos de um instrumento de grampeamento circular curvo que tem um membro de redução friccionai;
[0037] a figura 26 ilustra uma vista em perspectiva explodida de uma barra de descarga de grampos de um instrumento de grampeamento circular que tem um membro de redução friccionai;
[0038] a figura 27 ilustra uma vista em seção transversal de uma barra de descarga de grampos de um instrumento de grampeamento circular que tem um membro de redução friccionai;
[0039] a figura 28 ilustra uma vista lateral ampliada de uma barra de descarga de grampos de um instrumento de grampeamento circular que tem uma modalidade alternativa de um membro de redução friccionai adjacente a uma vareta de ajuste reciprocante de bigorna;
[0040] a figura 29 ilustra de uma vista em seção transversal de uma lâmina anular do conjunto de recarga de grampeamento do instrumento de grampeamento circular da figura 4;
[0041] a figura 30 ilustra uma vista em perspectiva de uma arruela de separação anular fixada a um membro protetor;
[0042] a figura 31 ilustra a vista da figura 7 com a lâmina anular movida para a posição de disparo cortando uma arruela de separação anular enquanto o conjunto de bigorna está na posição fechada;
[0043] a figura 32 ilustra uma vista de perto, dentro do círculo pontilhado da lâmina anular da figura 31, que mostra a lâmina anular cortando a arruela de separação anular;
[0044] a figura 33 ilustra a vista da figura 31 com o conjunto de bigorna sendo movido de volta para a posição aberta após a lâmina anular ter sido disparada;
[0045] a figura 33A ilustra uma vista de perto lateral de uma modalidade de um membro de controle de bigorna conectado a um cabo de um instrumento de grampeamento circular reutilizável;
[0046] a figura 34 ilustra a vista da figura 33 com uma bigorna do conjunto de bigorna removida do instrumento de grampeamento circular e da arruela de separação anular e um membro protetor fixado à lâmina anular;
[0047] a figura 35 ilustra a vista da figura 34 com uma nova bigorna tentando se fixar ao conjunto de recarga de grampeamento, e o membro protetor e a arruela de separação anular interferindo na fixação;
[0048] a figura 36 ilustra uma vista de perto do círculo pontilhado da figura 35 que mostra o membro protetor e a arruela de separação anular interferindo na fixação da nova bigorna com o conjunto de recarga de grampeamento;
[0049] a figura 37 ilustra um fluxograma de uma modalidade de um método de trava de uma lâmina em uma arruela de separação de um instrumento de grampeamento circular;
[0050] a figura 38 ilustra uma vista em seção transversal através do instrumento de grampeamento circular reutilizável da figura 1 com o conjunto de bigorna disposto em uma posição aberta, fora de uma zo- na de disparo, longe de um compartimento com um gatilho de disparo em um estado de pré-disparo travado;
[0051] a figura 38B ilustra uma vista de perto que mostra a relação entre um gatilho de disparo e a barra de descarga de grampos na condição montada da figura 17C;
[0052] a figura 39 ilustra uma vista em perspectiva parcial da vista em seção transversal da figura 38;
[0053] a figura 40 ilustra uma vista em seção transversal através da linha 40-40 da figura 38;
[0054] a figura 41 ilustra uma vista em seção transversal através do instrumento de grampeamento circular reutilizável da figura 1 com o conjunto de bigorna disposto em uma posição fechada, na zona de disparo, adjacente ao compartimento com o gatilho de disparo em um estado de pré-disparo destravado pronto para o disparo;
[0055] a figura 42 ilustra uma vista em seção transversal em perspectiva parcial da figura 41;
[0056] a figura 43 ilustra uma vista em seção transversal através da linha 43-43 da figura 41;
[0057] a figura 44 ilustra uma vista em seção transversal através do instrumento de grampeamento circular reutilizável da figura 1 com o conjunto de bigorna disposto na posição fechada, na zona de disparo, adjacente ao compartimento com o gatilho de disparo sendo disparado;
[0058] a figura 45 ilustra uma vista em perspectiva parcial da vista em seção transversal da figura 44;
[0059] a figura 46 ilustra uma vista em seção transversal através da linha 46-46 da figura 44; e
[0060] as figuras 47A e 47B ilustram vistas em seção transversal de um conjunto de recarga de grampeamento em um estado fixado a um cabo, com uma bigorna em condições aberta e fechada respecti- vamente.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[0061] Com referência à figura 1, é mostrado um instrumento de grampeamento circular cirúrgico inovador 100 para a remoção de tecido de um paciente humano em consonância com a presente descrição. O instrumento de grampeamento circular cirúrgico 100 pode ser usado para remover o tecido que compreende hemorroidas internas ou outros tipos de tecidos humanos. O instrumento de grampeamento circular 100 é adaptado de um instrumento de grampeamento circular convencional, conforme mostrado na patente U.S. n° 6.102.271, estando o conteúdo da mesma aqui incorporado a título de referência na presente invenção em sua totalidade. O instrumento de grampeamento circular 100 tem um conjunto de recarga de grampeamento 102 adaptado para colocar um arranjo anular de grampos 104 (vide figuras 7 e 31) em uma camada mucosa na base de hemorroidas internas e para cortar o tecido mucoso junto com as hemorroidas internas a partir da parede interna do reto ou ânus. Em geral, o instrumento de grampeamento circular 100 pode ser usado para anastomasar duas seções de intestinos juntamente com um anel anular dos grampos 104 (vide figuras 7 e 31) ao mesmo tempo em que corta uma tampa a partir de um centro de um anel anular de grampo formado para a passagem de material fecal.
[0062] Com referência às figuras 1 e 2, o instrumento de grampeamento circular 100 inclui um conjunto de haste ergonômico 106, um conjunto de cartucho de grampeamento 108 que tem um compartimento 110, e um conjunto de bigorna 112 conectado de maneira separável a uma vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114. O conjunto de recarga de grampeamento 102 do instrumento de grampeamento circular inclui o conjunto de cartucho de grampeamento 108 e o conjunto de bigorna 112. Conforme mostrado nas figuras 1 a 3, o instrumento de grampeamento circular 100 inclui adicionalmente um cabo 116 que forma uma cavidade 118. Um membro de controle de bigorna 120 está situado na extremidade proximal do cabo 116 e é acoplado de modo operacional ao conjunto de bigorna 112 tal que a rotação do membro de controle de bigorna 120 move o conjunto de bigorna 112 proximal- mente ou distalmente, dependendo da direção de rotação do membro de controle de bigorna 120. O membro de controle de bigorna 120 pode compreender um pegador de fechamento de bigorna ou outro tipo de membro de controle de bigorna. O instrumento de grampeamento circular 100 inclui um gatilho de disparo 122 que é girável na direção 124 a partir da posição aberta mostrada para uma posição fechada na qual os grampos 104 (vide figuras 7 e 31) são injetados no tecido (vide figura 31) e o tecido em excesso é cortado com uma lâmina anular 126 (vide figura 31) do conjunto de recarga de grampeamento 102. Uma trava de segurança 128 está situada no gatilho de disparo 122 e é mostrada em uma posição superior e de engate que evita a operação do gatilho de disparo 122. Quando a trava de segurança 128 é desengatada e movida para dentro e para baixo na direção 128a, o gatilho de disparo 122 é livre para girar na direção 124 a partir da posição aberta para a posição fechada. O conjunto de haste 106 se estende distalmente do cabo 116 e se acopla de maneira separável ao cabo 116 em uma extremidade proximal com o uso de uma porca de conexão 130 que se fixa a uma porção rosqueada 132 (vide figura 3) do cabo 116. Membros de fixação opostos 134 (vide figura 4) do compartimento 110 se acoplam de maneira separável a membros de recebimento 136 (vide figura 3) em uma extremidade distal do conjunto de haste 106. Os membros de fixação 134 compreendem membros de encaixe por pressão defletíveis e os membros de recebimento 136 compreendem aberturas. Em outras modalidades, os membros de fixação 134 e os membros de recebimento 136 podem compreender qualquer tipo de membros correspondentes.
[0063] Conforme mostrado na figura 2, o compartimento 110 tem uma superfície externa 138 que tem uma porção do acionador alargada 140 e uma porção do acionador tubular externa 142. As passagens 144 compreendem uma abertura de superfície do compartimento estendendo-se a partir da porção do acionador alargada 140 até a porção do acionador tubular externa 142. Um retentor de grampo anular 148 (vide figuras 4, 5, 7 e 31) é fixado em uma extremidade distal do compartimento 110 com os membros fixação 150 (vide figuras 4, 7 e 31) do retentor de grampo 148 conectados de maneira separável aos membros de recebimento 152 (vide figuras 4, 7 e 31) do compartimento 110. Os membros de fixação 150 compreendem projeções de encaixe por pressão e os membros de recebimento 152 compreendem encaixes por pressão defletíveis. Em outras modalidades, os membros de fixação 150 e os membros de recebimento 152 podem compreender, cada um, qualquer tipo de membros conectáveis. O retentor de grampo anular 148 inclui um arranjo anular de fendas de grampo 154 (vide figuras 4, 7 e 31) para prender e emitir os grampos 104 (vide figura 31).
[0064] Conforme mostrado nas figuras 4 a 7, um acionador de grampos 156 se conecta de maneira deslizante com o retentor de grampo anular 148 com as chaves 158 (vide figura 4) do acionador de grampos 156 fornecendo uma disposição que é uma conexão separável das fechaduras 160 (vide figura 4) do retentor de grampo anular 148. O acionador de grampos 156 é montado de maneira móvel dentro do compartimento 110 com fendas de alinhamento 162 de uma superfície de acionador externa anular 164 do acionador de grampos 156 conectada de maneira móvel a ranhuras de alinhamento 166 de uma superfície do compartimento interna anular 168 do compartimento 110 que permite o movimento longitudinal do acionador de grampos 156 dentro do compartimento 110 ao mesmo tempo em que evita a rotação do acionador de grampos 156 dentro do compartimento 110. A superfície do acionador externo 164 do acionador de grampos 156 tem uma porção do acionador alargada 170 e uma porção do acionador tubular externa 171. As fendas de alinhamento 162 e ranhuras de alinhamento 166 são dispostas paralelas ao eixo geométrico longitudinal 172 e 174 do acionador de grampos 156 e o compartimento 110. Em outras modalidades, o compartimento 110 e o acionador de grampos 156 podem ser alinhados um em relação ao outro com o uso de qualquer número, tipo ou configuração de membros de alinhamento que permitem o movimento longitudinal.
[0065] O acionador de grampos 156 tem uma pluralidade de dedos 176 que são recebidos dentro das fendas de grampo 154 dentro do retentor de grampo 148. Os dedos 176 são para o engate e acionamento de uma pluralidade dos grampos 104 (vide figura 31) a partir das fendas de grampo 154 do retentor de grampo 148 à medida que o acionador de grampos 156 é movido de uma posição de pré-disparo (vide figura 7) para uma posição de disparo (vide figura 31) através da atuação do gatilho de disparo 122 (vide figura 3). Conforme mostrado nas figuras 4 e 7, os membros de detenção flexível 178 do acionador de grampos 156 são conectados de maneira separável a saliências de detenção 180 do compartimento 110. Essa disposição permite o movimento longitudinal do acionador de grampos 156 apenas quando uma proporção predeterminada de força é exercida por uma barra de descarga de grampos 282 (vide figuras 44 a 46) no acionador de grampos 156. Quando a força necessária é exercida, os membros de detenção defletíveis 178 no acionador de grampos 156 se inclinam para dentro, por meio disso, se desengatam das saliências de detenção 180 no compartimento 110 permitindo que o acionador de grampos 156 se mova longitudinal e distalmente. Em outras modalidades, o membro de detenção flexível 178 e as saliências de detenção 180 podem compreender outros tipos de membros correspondentes.
[0066] A lâmina anular 126 é montada dentro da extremidade distai do acionador de grampos 156 e é fixada por uma pluralidade de pinos de montagem de lâmina 182 (vide figuras 5 e 31) que se projetam através de um número igual de orifícios de montagem 184 dentro de uma base 186 da lâmina anular 126. A lâmina anular 126 tem uma abertura de lâmina 188 (vide figuras 5 e 31) dentro da base 186. A extremidade distai aberta 190 (vide figuras 4, 29 e 31) da lâmina anular 126 tem uma borda de corte 192. A lâmina anular 126 se move com o acionador de grampos 156 quando o acionador de grampos 156 é movido distalmente da posição de pré-disparo da figura 7 para a posição de disparo da figura 31 com o uso do gatilho de disparo 122 (vide figura 3). Quando o gatilho de disparo 122 é disparado, o gatilho de disparo 122 gira na direção 124 a partir de sua posição das figuras 38 a 43 para sua posição de figuras 44 a 46 forçando uma barra de descarga de grampos correspondente 282 dentro do compartimento 110 para se mover na direção 392 que está em contiguidade em relação a e forçando o acionador de grampos 156 para também se mover dentro do compartimento 110 na direção 392. Esse movimento dispara o acionador de grampos 156 e sua lâmina anular fixada 126 de sua posição de pré-disparo da figura 7 e 38 a 43 até sua posição de disparo da figura 31 e 44 a 46. Durante o disparo do acionador de grampos 156, os de-dos 176 do acionador de grampos 156 disparam os grampos 104 de sua posição de pré-disparo no retentor de grampo 148 mostrado na figura 7 para sua posição de disparada fora do retentor de grampo 148 mostrado na figura 31.
[0067] A vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 (vide figuras 4 e 6) está situada dentro do conjunto de cartucho de grampeamento 108 e é posicionada para se estender através de e se mover dentro de uma haste interna anular 194 (vide figuras 4 e 6) do acionador de grampos 156. Conforme mostrado nas figuras 3A e 3B, uma seção transversal da vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 varia no formato e tamanho em relação a uma porção ao longo da linha em seção transversal 3A-3A que tem formato circular e tem um diâmetro 401 conforme mostrado na figura 3A, e outra porção ao longo da linha em seção transversal 3B-3B que tem paredes laterais paralelas separadas por uma distância 402, menor do que um diâmetro 401, conforme mostrado na figura 3B. Conforme mostrado na figura 4, a haste interna anular 194 se estende longitudinalmente dentro do acionador de grampos 156 paralelo ao eixo geométrico longitudinal 172 do acionador de grampos 156. Um orifício 196 se estende dentro da haste interna anular 194. Uma superfície de alinhamento de garra de força 198 que se estende longitudinalmente ao longo de uma superfície interna anular 200 da haste interna anular 194. A superfície de alinhamento de garra de força 198 compreende pelo menos uma fenda longitudinal. Em outras modalidades, a superfície de alinhamento de garra de força 198 pode compreender qualquer número ou tipo de superfícies de ali-nhamento em configurações diferentes. Uma superfície externa 204 da haste interna anular 194 é distanciada de outra superfície interna anular 206 do acionador de grampos 156 com um orifício anular 208 es- tendendo-se entre a superfície externa 204 da haste interna anular 194 e a superfície interna anular 206.
[0068] Com referência às figuras 1,2, 4 a 7 e, em particular, à figura 8, o conjunto de bigorna 112 compreende uma bigorna 210, uma superfície de formação de grampo 212, uma arruela de separação anular 214 e uma haste de metal 216. A bigorna 210 é uma parte moldada polimérica de peça única que compreende uma haste de bigorna 218 moldada integralmente sobre uma superfície de basede bigorna 220. A bigorna 210 é produzida a partir de um polímero que compreende náilon carregado com vidro ou com carbono. Em outras modalidades, a bigorna 210 pode ser produzida a partir de materiais compósitos similares que têm uma resistência à tração maior que 103,4 MPa (15.000 psi) a fim de evitar uma inclinação excessiva sob forças do tecido.
[0069] A superfície de base de bigorna 220 é moldada à superfície formadora de grampo 212 e a haste de metal 216. Em outras modalidades, a superfície de base de bigorna 220 pode ser fixada à superfície formadora de grampo 212 com o uso de mecanismos de fixação diferentes. A superfície formadora de grampo 212 é produzida a partir de uma folha ou placa metálica que compreende aço inoxidável, tem o formato anular e inclui bolsos formadores de grampo. Em outras modalidades, a superfície formadora de grampo 212 pode ser feita de alumínio ou outros materiais que podem suportar as forças formadoras de grampo.
[0070] A arruela de separação anular 214 é encaixada por pressão dentro de uma cavidade 222 da superfície de base de bigorna 220 adjacente à superfície de base de bigorna 220. Em outras modalidades, a arruela de separação anular 214 pode ser fixada dentro da cavidade 222 da superfície de base de bigorna 220 com o uso de mecanismos de fixação diferentes. A arruela de separação anular 214 é produzida a partir de um plástico que compreende ABS (Acrilonotrila-Butadieno- Estireno). Em outras modalidades, a arruela de separação anular 214 pode ser feita de náilon, polietileno ou polipropileno.
[0071] A haste de bigorna 218 é moldada ao redor de uma superfície externa 224 de uma extremidade 226 da haste de metal 216, sendo que a haste de metal 216 se estende em um orifício moldado 228 da haste de bigorna 218. O orifício moldado 228 da haste de bigorna 218 termina dentro da haste de bigorna 218 e não se estende através da extremidade distai da superfície de base de bigorna 220. Uma superfície interna 230 da haste de bigorna 218 compreende membros de recebimento 232 que são moldados em membros de fixação 234 da superfície externa 224 da extremidade 226 da haste de metal 216. Os membros de recebimento 232 compreendem nervuras anulares moldadas (figura 38) e os membros de fixação 234 compreendem sulcos anulares (figura 8). Em outras modalidades, os membros de recebimento 232 e os membros de fixação 234 podem compreender sulcos e roscas, membros fêmea e macho ou outros tipos de mecanismos de fixação. Em ainda outras modalidades, a haste de bigorna 218 pode ser fixada à haste de metal 216 com o uso de mecanismos de fixação diferentes. Um canal de extremidade proximal 236 se estende através da haste de metal 216. A extremidade 238 da haste de metal 216 inclui fendas de expansão 240 (vide figura 2). A haste de metal 216 é feita de um aço inoxidável. Em outras modalidades, a haste de metal 216 pode ser produzida a partir de materiais diferentes.
[0072] No momento da fabricação do conjunto de bigorna 112, a haste de metal 216 e a superfície formadora de grampo 212 são pré- fabricadas. A haste de metal pré-fabricada 216 e a superfície formadora de grampo pré-fabricada 212 são, então, inseridas em um molde para injeção. O molde é, então, usado para formar a bigorna 210 no interior da cavidade moldada, fazendo com que a bigorna 210 seja moldada tanto na haste de metal pré-fabricada 216 quanto na superfície formadora de grampo pré-fabricada 212. Durante o processo de moldagem, a superfície de base de bigorna 220 se forma e é moldada na superfície formadora de grampo pré-fabricada 212, enquanto a haste de bigorna 218 se forma e é moldada ao redor da extremidade 226 da haste de metal pré-usinada 216. A arruela de separação anular 214 é, então, encaixada por pressão no interior da cavidade 222 da superfície de base de bigorna 220 moldada. Em outras modalidades, o pro-cesso de fabricação pode variar.
[0073] O membro de engate 244 (vide figuras 2 e 6) da vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 se acopla de maneira separável no interior do canal de extremidade proximal 236 da haste de metal 216 com o uso de um acoplamento de encaixe por pressão. Essa disposição acopla operacionalmente a haste de metal 216 e a bigorna fixada 210 ao membro de controle de bigorna 120 da vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114. Em outras modalidades, o membro de engate 244 da vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 pode ser fixado à haste de metal 216 com o uso de outros mecanismos de fixação. As fendas de expansão 240 permitem que a extremidade 238 da haste de metal 216 se expanda durante o acoplamento até o membro de engate 244 da vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114. Após o uso do instrumento de grampeamento circular 100 em um paciente, todo o conjunto de bigorna 112 é jogado fora. Durante um procedimento sub-sequente, é usado um novo conjunto de recarga de grampeamento 102, que inclui um novo conjunto bigorna 112.
[0074] Conforme mostrado na figura 8, a haste de bigorna 218 inclui uma superfície de alinhamento 246 formada no momento da moldagem da bigorna 210. A superfície de alinhamento 246 compreende pelo menos uma ranhura disposta paralela a um eixo geométrico longitudinal 248 da haste de bigorna 218. A superfície de alinhamento 246 se estende de uma porção de topo 250 da haste de bigorna 218, ao longo de uma superfície anular externa 252 da haste de bigorna 218 até uma porção de fundo 254 da haste de bigorna 218. A haste de metal 216 do conjunto de bigorna 112 não contém uma superfície de alinhamento. Em outras modalidades, a superfície de alinhamento 246 pode compreender qualquer número ou tipo de superfícies de alinhamento em configurações diferentes. Por exemplo, conforme mostrado na figura 12, em uma modalidade na qual o conjunto de bigorna 112 inclui apenas a haste de bigorna 218 sem que a haste de metal 216 seja fixada ao conjunto de bigorna 112, a superfície de alinhamento 246 pode se estender de uma porção de topo 250 da haste de bigorna 218, ao longo da superfície anular externa 252 da haste de bigorna 218 e parar em uma porção média 256 da haste de bigorna 218 sem se estender até a porção de fundo 254 da haste de bigorna 218.
[0075] O conjunto de bigorna 112 é móvel de uma posição aberta (vide figura 6) na qual a superfície formadora de grampo 212 está disposta na direção contrária a um compartimento 110 para a recepção do tecido, até uma posição fechada (vide figura 7) na qual a superfície formadora de grampo 212 está disposta adjacente ao compartimento 110 do conjunto de cartucho de grampeamento 108, prendendo o tecido entre o retentor de grampo 148 e a superfície formadora de grampo 212 antes do disparo do acionador de grampos 156 para grampear e cortar o tecido preso. Isso é devido ao fato de que a ponta 242 (vide figuras 2 e 6) do membro de engate 244 da vareta de ajuste recipro- cante de bigorna 114 se estende no interior da haste interna anular 194 do acionador de grampos 156 e está conectada dentro do canal 236 de extremidade proximal 238 da haste de metal 216 do conjunto de bigorna 112. Como resultado, devido ao movimento da vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 conectada, a haste de bigorna 218, que está conectada à haste de metal 216, é disposta de maneira móvel dentro da haste interna anular 194 do acionador de grampos 156 permitindo o movimento da superfície formadora de grampo 212 do conjunto de bigorna 112 em relação ao acionador de grampos 156 e ao compartimento 110.
[0076] A superfície de alinhamento 246 (vide figura 8) da haste de bigorna 218 é configurada para corresponder com a superfície de alinhamento de garra de força 198 (vide figura 4) do acionador de grampos 156 para alinhar de maneira rotacional a superfície formadora de grampo 212 com o retentor de grampo 148 quando a superfície de base de bigorna 220 está na posição fechada (vide figura 7) adjacente ao conjunto de cartucho de grampeamento 108. Inicialmente, conforme mostrado na figura 6, à medida que a vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 se move, a haste de metal 216 e a haste de bigorna 218 fixada movem, desse modo, a superfície de base de bigorna 220 da posição aberta mostrada na figura 6 em direção à posição fechada mostrada na figura 7, sendo que a superfície de alinhamento 246 (vide figura 8) da haste de bigorna 218 não corresponde com a superfície de alinhamento de garra de força 198 (vide figura 4) da haste interna anular 194 do acionador de grampos 156 devido ao fato de que a superfície de alinhamento de garra de força 198 será apenas disposta adjacente à haste de metal 216 que não tem uma superfície de alinhamento. Durante esse período, a superfície formadora de grampo 212 não será alinhada de maneira rotacional com o retentor de grampo 148. Entretanto, conforme mostrado na figura 7, quando a superfície de alinhamento 246 da haste de bigorna 218 atinge a haste interna anular 194 do acionador de grampos 156, a superfície de alinhamento 246 corresponderá com a superfície de alinhamento de garra de força 198 da haste interna anular 194, alinhando de maneira rotacional a superfície formadora de grampo 212 com o retentor de grampo 148, à medida que a superfície de base de bigorna 220 se mover para a posição fechada adjacente ao conjunto de cartucho de grampeamento 108. Com referência à figura 33A, as marcas 120A adjacentes ao membro de controle de bigorna 120 indicam visualmente a distância de vão entre a superfície formadora de grampo 212 da bigorna 112 (vide figura 7) e a guia de grampo 148 (vide figura 7), fornecendo uma retroinfor- mação ao usuário sobre a espessura do tecido comprimido. Quando o dispositivo está quase completamente fechado, a extremidade proximal da vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 dispara através do orifício 120F no membro de controle de bigorna 120.
[0077] Quando o conjunto de bigorna 112 está na posição fechada da figura 7 e o instrumento de grampeamento circular é disparado 100, movendo o acionador de grampos 156 de sua posição de pré-disparo dentro do compartimento 110 mostrado na figura 7 para sua posição mostrada na figura 31, os dedos 176 do acionador de grampos 156 acionam os grampos 104 a partir das fendas de grampo 154 do retentor de grampo 148 contra a superfície formadora de grampo 212 do conjunto de bigorna 112. A superfície formadora de grampo 212 forma os grampos ejetados 104 em um formato de grampo fechado, por meio disso, grampeando juntamente porções de tecido. Simultaneamente, o acionador de grampos 156 aciona a lâmina anular 126 no tecido comprimido capturado entre a superfície formadora de grampo 212 na bigorna 210 e a superfície da guia de grampo 148, por meio disso, cortando o tecido contra a arruela de separação 214 do conjunto de bigorna 112.
[0078] A figura 9 ilustra um fluxograma 258 que mostra uma modalidade de um método de alinhamento de um conjunto de recarga de grampeamento de um instrumento de grampeamento circular. Na etapa 260, é fornecido um conjunto de recarga de grampeamento de um instrumento de grampeamento circular. O instrumento de grampeamento circular fornecido inclui um compartimento, um retentor de grampo fixado ao compartimento, um acionador de grampos, uma lâmina anular e uma bigorna. Na etapa 262, o acionador de grampos é montado de maneira móvel no interior do compartimento em uma configuração alinhada e os membros de fixação do acionador de grampos são conectados aos membros de recebimento do compartimento, evitando que o acionador de grampos se mova de volta para um determinado ponto dentro do compartimento até que uma proporção predeterminada de força seja aplicada no acionador de grampos por uma barra de descarga de grampos. Na etapa 264, uma superfície de base de bigorna da bigorna é movida de uma posição aberta para longe do compartimento, em que uma superfície formadora de grampo da bigorna não está alinhada de maneira rotacional com o retentor de grampo fixado ao compartimento, em direção a uma posição fechada adjacente ao compartimento. Na etapa 266, uma superfície de alinhamento da bigorna é encaixada em uma superfície de alinhamento de garra de força do acionador de grampos para alinhar de maneira rotacional a superfície formadora de grampo da bigorna com o retentor de grampo quando a superfície de base de bigorna está na posição fechada adjacente ao compartimento. A superfície de alinhamento da bigorna compreende pelo menos uma ranhura e a superfície de alinhamento de garra de força do acionador de grampos compreende pelo menos uma fenda. Em outras modalidades, o número, tipo e configuração da superfície de alinhamento da bigorna e a superfície de alinhamento de garra de força do acionador podem variar.
[0079] Uma ou mais modalidades da presente descrição podem reduzir um ou mais problemas associados ao alinhamento em instrumentos de grampeamento circulares cirúrgicos anteriores. Por exemplo, o uso de uma ou mais modalidades da descrição pode fornecer um alinhamento apropriado diretamente entre a bigorna e o acionador de grampos, ao invés de exigir um primeiro alinhamento entre a bigorna e o compartimento, e um segundo alinhamento entre o acionador de grampos e o compartimento tal como é feito nos dispositivos atuais. Esse método de alinhar diretamente o acionador e a bigorna reduz os potenciais de variação de alinhamento e resulta na forma de grampo aprimorado.
[0080] A figura 10 ilustra uma vista explodida de outra modalidade de um conjunto de bigorna 112A que compreende uma bigorna 210A, uma superfície formadora de grampo 212A, uma arruela de separação anular 214A e uma haste de metal 216A. A bigorna 210A é uma parte moldada de polímero de peça única que compreende uma haste de bigorna 218A moldada em uma superfície de base de bigorna 220A. A bigorna 21OA é produzida a partir de um polímero que compreende náilon carregado com vidro ou carbono. Em outras modalidades, a bigorna 21 OA pode ser produzida a partir de materiais compósitos similares que têm uma resistência à tração maior que 103,4 MPa (15.000 psi) a fim de evitar a inclinação excessiva sob forças do tecido.
[0081] A haste de metal 216A se estende através de um orifício moldado 228A que se estende através da haste de bigorna 218A e da superfície de base de bigorna 220A. Uma extremidade 226A da haste de metal 216A se estende para fora do orifício moldado 228A e fica em contiguidade contra uma porção de topo 268 da superfície de base de bigorna 220A. A extremidade 226A da haste de metal 216A tem um diâmetro maior 270 do que o diâmetro 272 do orifício moldado 228A. A outra extremidade 238A da haste de metal 216A se estende para fora do orifício moldado 228A da haste de bigorna 218A. A haste de metal 216A compreende membros de fixação (ocultos da visão) que se fixam a membros de recebimento (ocultos da visão) da haste de bigorna 218A. Os membros de fixação compreendem roscas e os membros de recebimento compreendem sulcos. Em outras modalidades, os membros de fixação e membros de recebimento podem compreender membros macho e fêmea ou outros tipos de mecanismos de fixação. Em ainda outras modalidades, a haste de metal 216A pode ser fixada à haste de bigorna 218A com o uso de mecanismos de fixação diferentes. Um canal 236A se estende dentro da extremidade proximal 238A da haste de metal 216A. A extremidade 238A da haste de metal 216A inclui, também, fendas de expansão 240A. A haste de metal 216A é produzida a partir de um metal que compreende aço inoxidável termo- tratado. Em outras modalidades, a haste de metal 216A pode ser pro-duzida a partir de outros aços.
[0082] A superfície de base de bigorna 220A é moldada à superfície formadora de grampo 212A. Em outras modalidades, a superfície de base de bigorna 220A pode ser fixada à superfície formadora de grampo 212A com o uso de mecanismos de fixação diferentes. A superfície formadora de grampo 212A é produzida a partir de um folha metálica que compreende aço inoxidável austenítico, tem formato anular e inclui bolsos formadores de grampo. Em outras modalidades, a superfície formadora de grampo 212A pode ser produzida a partir de outros metais, aços inoxidáveis, alumínio, folha ou placa.
[0083] A arruela de separação anular 214A é encaixada por pressão no interior de uma cavidade 222A da superfície de base de bigorna 220A adjacente à superfície de base de bigorna 220A. Em outras modalidades, a arruela de separação anular 214A pode ser fixada no interior da cavidade 222A da superfície de base de bigorna 220A com o uso de mecanismos de fixação diferentes. A arruela de separação anular 214A é produzida a partir de um plástico que compreende ABS (Acrilonotrila-Butadieno-Estireno). Em outras modalidades, a arruela de separação anular 214A pode ser feita de náilon, polietileno ou poli- propileno.
[0084] No momento da fabricação do conjunto de bigorna 112A, a superfície formadora de grampo 212A é pré-fabricada. A superfície formadora de grampo pré-fabricada 212A é, então, inserida em um molde para injeção. O molde é, então, usado para formar a bigorna 210A no interior da cavidade moldada, fazendo com que a bigorna 210A seja moldada à superfície formadora de grampo 212A. Durante o processo de moldagem, a superfície de base de bigorna 220A é formada e é moldada à superfície formadora de grampo 212A. A arruela de separação anular 214A é, então, encaixada por pressão no interior da cavidade 222A da superfície de base de bigorna moldada 220A. Após a moldagem da superfície de base de bigorna 220A, a extremi- dade 238A de uma haste de metal pré-fabricada 216A é estendida no orifício moldado 228A na superfície de base de bigorna 220A e para fora do orifício moldado 228A na haste de bigorna 218A, tal que a extremidade 226A da haste de metal 216A esteja em contiguidadde contra a porção de topo 268 da superfície de base de bigorna 220A. Essa etapa pode ser realizada pelo usuário antes do uso. A haste de metal 216A é conectada de maneira separável à haste de bigorna 218A devido ao fato de os membros de fixação (ocultos da visão) da haste de metal 216A corresponderem com os membros de recebimento (ocultos da visão) da haste de bigorna 218A à medida que a extremidade 238A da haste de metal pré-fabricada 216A é estendida para dentro e para fora do orifício moldado 228A na bigorna 21OA. Em outras modalidades, o processo de fabricação pode variar.
[0085] Conforme mostrado na figura 11, o membro de engate 244 da vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 se acopla de maneira separável ao interior do canal de extremidade proximal 236A da haste de metal 216A com o uso de um acoplamento de encaixe por pressão que acopla operacionalmente a haste de metal 216A e a bigorna fixada 21 OA ao membro de controle de bigorna 120 através da vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114. Em outras modalidades, o membro de engate 244 da vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 pode ser fixado à haste de metal 216A com o uso de outros mecanismos de fixação. As fendas de expansão 240A permitem que a extremidade 238A da haste de metal 216A se expanda durante o acoplamento com o membro de engate 244 da vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114. Após o uso do instrumento de grampeamento circular 100 em um paciente, a haste de metal 216A pode ser removida da bigorna 210A através do desacoplamento dos membros de fixação (ocultos da visão) da haste de metal 216A a partir dos membros de recebimento (ocultos da visão) da haste de bigorna 218A, sendo que a bigorna 210A pode ser descartada, a haste de metal 216A pode ser esterilizada e a haste de metal 216A pode ser fixada a uma nova bigorna com o uso do mesmo processo descrito acima para permitir que a haste de metal 216A seja reutilizada em outro paciente em combinação com a nova bigorna e um novo conjunto de cartucho de grampeamento.
[0086] Conforme mostrado nas figuras 10-11, a haste de bigorna 21 OA inclui uma superfície de alinhamento 246A formada no momento da moldagem da bigorna 21 OA devido ao molde. A superfície de alinhamento 246A compreende pelo menos uma ranhura disposta paralela a um eixo geométrico longitudinal 248A da haste de bigorna 218A. A superfície de alinhamento 246A se estende de uma porção de topo 250A da haste de bigorna 218A, ao longo de uma superfície anular externa 252A da haste de bigorna 218A até uma porção de fundo 254A da haste de bigorna 218A. A haste de metal 216A do conjunto de bigorna 112A não contém uma superfície de alinhamento. Em outras modalidades, a superfície de alinhamento 246A pode compreender qualquer número ou tipo de superfícies de alinhamento em configurações diferentes.
[0087] A figura 12 ilustra uma vista explodida de outra modalidade de um conjunto de bigorna 112B que compreende uma bigorna 210B, uma superfície formadora de grampo 212B e uma arruela de separação anular 214B. A bigorna 210B é uma parte moldada de polímero de peça única que compreende uma haste de bigorna 218B moldada em uma superfície de base de bigorna 220B. A bigorna 210B é produzida a partir de um polímero que compreende náilon carregado com vidro e carbono. Em outras modalidades, a bigorna 210B pode ser produzida a partir de materiais compósitos similares que têm uma resistência à tração maior que 103,4 MPa (15.000 psi) a fim de evitar a inclinação excessiva sob forças do tecido. Um canal de extremidade proximal 236B se estende no interior da haste de bigorna 218B. Uma haste de bigorna 218B inclui fendas de expansão 240B.
[0088] A superfície de base de bigorna 220B é moldada à superfície formadora de grampo 212B. Em outras modalidades, a superfície de base de bigorna 220B pode ser fixada à superfície formadora de grampo 212B com o uso de mecanismos de fixação diferentes. A superfície formadora de grampo 212B é produzida a partir de um metal que compreende aço inoxidável austenítico, tem formato anular e inclui bolsos formadores de grampo. Em outras modalidades, a superfície formadora de grampo 212B pode ser produzida a partir de outros metais, aços inoxidáveis, alumínio, folha ou placa.
[0089] A arruela de separação anular 214B é encaixada por pressão no interior de uma cavidade 222B da superfície de base de bigorna 220B adjacente à superfície de base de bigorna 220B. Em outras modalidades, a arruela de separação anular 214B pode ser fixada dentro da cavidade 222B da superfície de base de bigorna 220B com o uso de mecanismos de fixação diferentes. A arruela de separação anular 214B é produzida a partir de um plástico que compreende ABS (Acrilonotrila-Butadieno-Estireno). Em outras modalidades, a arruela de separação anular 214B pode ser produzida a partir de materiais di-ferentes.
[0090] No momento da fabricação do conjunto de bigorna 112B, a superfície formadora de grampo 212B é pré-fabricada. A superfície formadora de grampo pré-fabricada 212B é, então, inserida em um molde para injeção. O molde é, então, usado para formar a bigorna 210B no interior da cavidade moldada, fazendo com que a bigorna 210B seja moldada à superfície formadora de grampo 212B. Durante o processo de moldagem, a superfície de base de bigorna 220B é formada e é moldada à superfície formadora de grampo 212B. Ao mesmo tempo, a haste de bigorna 218B, incluindo a porção de fixação da vareta de bigorna, é integralmente moldada à superfície de base de bi- gorna 220B. A arruela de separação anular 214B é, então, encaixada por pressão no interior da cavidade 222B da superfície de base de bigorna moldada 220B. Em outras modalidades, o processo de fabricação pode variar.
[0091] Conforme mostrado na figura 13, o membro de engate 244 da vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 se acopla de maneira separável no interior do canal de extremidade proximal 236B da haste de bigorna 218B com o uso de um acoplamento de encaixe por pressão que acopla operacionalmente a haste de bigorna 218B da bigorna 210B ao membro de controle de bigorna através da vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114. Em outras modalidades, o membro de engate 244 da vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 pode ser fixado à haste de bigorna 218B com o uso de outros mecanismos de fixação. A fendas de expansão 240B permitem que a haste de bigorna 218B se expanda durante o acoplamento com o membro de engate 244 da vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114. Após o uso do instrumento de grampeamento circular 100 em um paciente, a bigorna 210B pode ser descartada e uma nova bigorna pode ser usada com o instrumento de grampeamento circular 100 para realizar outro procedimento em um paciente diferente.
[0092] Conforme mostrado nas figuras 12 e 13, a haste de bigorna 218B inclui uma superfície de alinhamento 246B formada no momento da moldagem da bigorna 210B. A superfície de alinhamento 246B compreende pelo menos uma ranhura disposta paralela a um eixo geométrico longitudinal 248B da haste de bigorna 218B. A superfície de alinhamento 246B se estende a partir de uma porção de topo 250B da haste de bigorna 218B, ao longo de uma superfície anular externa 252B da haste de bigorna 218B, e para em uma porção média 256B da haste de bigorna 218A sem se estender até a porção de fundo 254B da haste de bigorna 218A. Em outras modalidades, a superfície de alinhamento 246B pode compreender qualquer número ou tipo de superfícies de alinhamento em configurações diferentes.
[0093] A figura 14 ilustra um fluxograma 274 que mostra uma modalidade de um método de fabricação de um conjunto de bigorna. Na etapa 276, uma superfície de formação de grampo pré-fabricada, que pode ser produzida a partir de metal ou outro material, está disposta no interior de um molde. Na etapa 278, o conjunto de bigorna é formado através da moldagem de uma bigorna na superfície de formação de grampo pré-fabricada no interior do molde, com a bigorna sendo moldada para ter uma haste de bigorna que se estende a partir de uma superfície de base de bigorna. A bigorna pode ser moldada para ser uma peça a partir de um polímero como náilon carregado com vidro ou carbono. Em outras modalidades, a bigorna pode ser moldada fora de outros materiais. Em uma modalidade, a etapa 278 pode incluir, tam-bém, a moldagem da haste de bigorna para ter pelo menos uma superfície de alinhamento que compreende uma ranhura de alinhamento ou outro tipo de superfície de alinhamento. Em outra modalidade, a etapa 278 pode incluir, também, a moldagem do conjunto de bigorna, tal que a haste de bigorna seja moldada em uma haste pré-fabricada, que pode ser produzida a partir de metal ou outros materiais, disposta no interior do molde durante a etapa 276. Em uma modalidade adicional, em uma etapa subsequente, uma haste pré-fabricada, que pode ser produzida a partir de metal ou outros materiais, pode ser fixada à haste de bigorna do conjunto de bigorna moldado após a bigorna ser moldada. Na etapa 280, uma arruela de separação é fixada, com o uso de encaixe por pressão ou outros mecanismos de fixação, à superfície de base ds bigorna do conjunto de bigorna moldado. A arruela de separação pode ser anular ou ter outro formato, pode ser produzida a partir de um plástico que compreende ABS (Acrilonotrila-Butadieno- Estireno) ou pode ser produzida a partir de outros tipos de materiais. Em outras modalidades, uma ou mais etapas do método podem variar.
[0094] Uma ou mais modalidades da descrição podem reduzir um ou mais problemas associados a conjuntos de bigorna anteriores. Por exemplo, o uso de uma ou mais modalidades da descrição pode fornecer um conjunto de bigorna que pode ser fabricado com um terço do custo dos conjuntos de bigorna atuais.
[0095] Conforme mostrado nas figuras 1 a 3, o instrumento de grampeamento circular 100 inclui cabo 116, vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114, barra de descarga de grampos 282, tampa do suporte 284, conjunto de haste 106 acoplado de maneira separável com o cabo 116, conjunto de cartucho de grampeamento 108 e conjunto de bigorna 112 que é acoplado de maneira separável com a vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114. O cabo 116 forma uma cavidade 118 que recebe a barra de descarga de grampos 282 e a vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114. A vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 tem um membro de engate 244 em uma ponta 242 da vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 e um membro de ajuste rosqueado 286 que é acoplado de maneira separável ao membro de controle 120 de bigorna em uma extremidade proximal da vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114.
[0096] A barra de descarga de grampos 282 é usada para estabilizar e prender a vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 no interior do cabo 116. A barra de descarga de grampos 282 forma um par de sulcos de engate 288 e 290 e tem uma haste de engate 292 em uma extremidade distal da barra de descarga de grampos 282. Os sulcos de engate 288 e 290 são, de preferência, formados em lados opostos da barra de descarga de grampos 282. O gatilho de disparo 122 inclui uma extremidade superior 294 que se engata aos sulcos de engate 288 e 290 e prende de maneira separável a barra de descarga de grampos 282 e a vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 no inte- rior da cavidade 118 do cabo 116. Alternativamente, os sulcos de engate 288 e 290 podem ser substituídos por qualquer acoplamento separável, conforme descrito na presente invenção. De preferência, quando a barra de descarga de grampos 282 e a vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 são colocadas no interior da cavidade 118, as porções da extremidade superior 294 do gatilho de disparo 122 se estendem, cada uma, em um dentre os sulcos de engates 288 e 290, prendendo de maneira separável a barra de descarga de grampos 282 e a vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 na cavidade 118. Através da preensão de maneira separável tanto da barra de descarga de grampos 282 quanto da vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 na cavidade 118, os sulcos de engate 288 e 290 e a extremidade superior 294 do gatilho de disparo 122 permitem que tanto a barra de descarga de grampos 282 quanto a vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 sejam facilmente colocadas e removidas da cavidade 118 permitindo que as mesmas sejam facilmente reparadas ou substituídas. O designda cavidade 118 e as características dos componentes descritos acima são de tal modo que permitem a visualização clara pelo usuário conforme são colocados na localização e na orientação corretas. Essa disposição também impede que o usuário monte incorretamente o dispositivo.
[0097] A haste de engate 292 forma uma abertura 296 através da qual a ponta 242 e o membro de engate 244 da vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 são recebidos. A recepção da vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 através da abertura 296 da haste de engate 292 ajuda a centralizar a vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 dentro do cabo 116 e alinhar a vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 dentro do conjunto de cartucho de grampeamento 108. O conjunto de cartucho de grampeamento 108 (vide figuras 1 e 2) se acopla de maneira separável a uma extremidade distal do conjunto de haste 106 (vide figura 3). A ponta 242 do membro de engate 244 da vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114D se estende para dentro e através do compartimento 110 (vide figura 2) e se acopla de maneira separável ao canal da extremidade proximal 236 (vide figura 2) da haste de metal 216 do conjunto de bigorna 112 com um uso de um acoplamento de encaixe por pressão.
[0098] Com referência à figura 3, a tampa do suporte 284 desliza sobre o cabo 116 e cobre a barra de descarga de grampos 282 e uma porção da vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 dentro da cavidade 118. De preferência, a tampa do suporte 284 forma uma abertura 298 através da qual uma porção rosqueada 132 do cabo 116 é recebida. A abertura 298 é, de preferência, em formato de U e formada em um lado inferior 300 da tampa do suporte 284, de modo que quando a tampa do suporte 284 é deslizada sobre o cabo 116, uma porção de nivelamento 302 da tampa do suporte 284 é pressionada contra uma porção do cabo 116, indicando que a tampa do suporte 284 está adequadamente posicionada sobre a barra de descarga de grampos 282 e uma porção da vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 dentro da cavidade 118. Permitindo que a tampa do suporte 284 deslize sobre o cabo 116, a tampa do suporte 284 protege tanto a barra de descarga de grampos 282 quanto a vareta reciprocante 114 de ajuste de bigorna dentro da cavidade 118 e permite que as mesmas sejam facilmente reparadas ou substituídas.
[0099] O conjunto de haste 106 é acoplado de maneira separável ao cabo 116 em uma extremidade proximal e acoplado de maneira separável ao conjunto de cartucho de grampeamento 108 (vide figura 1) em uma extremidade distai. Para uso na presente invenção, o termo separável refere-se a um primeiro componente ou membro que é projetado para ser solto ou desconectado sem dano a outro componente ou membro. Adicionalmente, para uso na presente invenção, o termo acoplado de maneira separável ou preso de maneira separável refere- se ao acoplamento ou preensão de um primeiro membro a um segundo membro de uma maneira tal que os dois membros são projetados para serem soltos ou desconectados um do outro sem dano aos membros. Isso permite que, para reparar os dois membros, um usuário desconecte ou solte os dois membros um do outro sem dano. Os acoplamentos separáveis podem incluir um acoplamento de encaixe por pressão, um acoplamento de engate por atrito que inclui membros que se engatam por atrito um ao outro, um acoplamento rosqueado, um acoplamento magnético ou um acoplamento mecânico como um fecho do tipo gancho e laço.
[00100] Com referência à figura 3, de preferência, o conjunto de haste 106 tem a porca de conexão 130 com roscas internas 304 que são acopladas de maneira separável à porção rosqueada 132 no cabo 116. Alternativamente, a porca de conexão 130 pode ser substituída por qualquer acoplamento separável, conforme descrito na presente invenção. Uma vez acoplado de maneira separável ao cabo 116, o conjunto de haste 106 prende de maneira separável a tampa do suporte 284 ao cabo 116 permitindo que o instrumento de grampeamento circular 100, e seus componentes, como o conjunto de haste 106, a tampa do suporte 284, o cabo 116, a barra de descarga de grampos 282 e a vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 sejam facilmente desmontados e reparados.
[00101] Através do acoplamento de maneira separável do conjunto de haste 106 ao cabo 116, através da preensão de maneira separável tanto da barra de descarga de grampos 282 quanto da vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 na cavidade 118, permitindo que a tampa do suporte 284 deslize sobre o cabo 116, através do acoplamento de maneira separável da vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 ao membro de controle de bigorna 120, através do acoplamento de maneira separável do conjunto de haste 106 ao cabo 116 ou através do acoplamento de maneira separável do conjunto de bigorna 112 (vide figura 1) à vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114, a montagem e a desmontagem do instrumento de grampeamento circular 100 se torna mais fácil e permite o reparo e a manutenção dos vários componentes com o instrumento de grampeamento circular 100.
[00102] Com referência às figuras 15A e 15B, na montagem do instrumento de grampeamento circular 100, o membro de controle de bigorna 120 é acoplado de maneira separável à vareta de ajusete reciprocante de bigorna 114. De preferência, o membro de controle de bigorna 120 é acoplado de maneira separável ao membro de ajuste ros- queado 286 em uma extremidade proximal da vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 através da virada do membro de controle de bigorna 120 no membro de ajuste rosqueado 286. Tipicamente, a virada do membro de controle de bigorna em sentido anti-horário 120 abre o dispositivo, e a virada em sentido horário fecha o dispositivo.
[00103] Então, com referência às figuras 16A e 16B, uma porção do membro de controle de bigorna 120 e uma porção da vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 são presas de maneira separável dentro da cavidade 118 do cabo 116. De preferência, a cavidade 118 forma uma indentação 306 que corresponde a uma porção do membro de controle de bigorna 120, a fim de prender de maneira separável o membro de controle de bigorna 120 e a vareta de ajusete reciprocante de bigorna 114 dentro da cavidade 118. Alternativamente, a relação de indentação e protuberância pode ser reversada. Uma vez que a vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 é colocada na cavidade 118 na localização 118A, as paredes planas e paralelas 114B e 114C (vide figura 15B) que se unem na cavidade 118 são conectadas de uma maneira que impede o movimento rotacional da vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 em relação ao cabo enquanto permite o mo- vimento longitudinal.
[00104] Com referência às figuras 17A, 17B e 17C, a ponta 242 e o membro de engate 244 da vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 são recebidos através da abertura 296 da haste de engate 292 da barra de descarga de grampos 282 e, então, os sulcos de engate 288 e 290 da barra de descarga de grampos 282 são colocados sobre e, então, em torno da extremidade superior 294 do gatilho de disparo 122, prendendo de maneira separável a barra de descarga de grampos 282, a vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 e o membro de controle de bigorna 120 dentro da cavidade 118.
[00105] Com referência às figuras 18A e 18B, a tampa do suporte 284 é, então, deslizada sobre o cabo 116 e cobre a barra de descarga de grampos 282 e uma porção da vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 dentro da cavidade 118. De preferência, a porção rosqueada 132 do cabo 116 é recebida através da abertura 298 na tampa do suporte 284, e a tampa do suporte 284 é deslizada até que a porção de nivelamento 302 da tampa do suporte 284 seja pressionada contra uma porção 132a do cabo 116, indicando que a tampa do suporte 284 seja adequadamente posicionada.
[00106] Com referência às figuras 19A, 19B e 19C, a vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 é colocada através de e dentro do conjunto de haste 106 e o conjunto de haste 106 é acoplado de maneira separável ao cabo 116. De preferência, o conjunto de haste 106 tem a porca de conexão 130 com roscas internas 304 que são acopladas de maneira separável à porção rosqueada 132 no cabo 116. O conjunto de haste 106 prende de maneira separável a tampa do suporte 284 no cabo 116.
[00107] Então, com referência à figura 2, o conjunto de cartucho de grampeamento 108 é acoplado de maneira separável ao conjunto de haste 106, e a ponta 242 da vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 se estende através de um eixo central formado no conjunto de cartucho de grampeamento 108. Finalmente, o conjunto de bigorna 112 é acoplado de maneira separável à vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 através do membro de engate 244 da vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 e do canal de extremidade proximal 236 da haste de metal 216 do conjunto de bigorna 112.
[00108] Com referência às figuras 20 e 21, em uma modalidade, um instrumento de grampeamento circular curvo 100A é fornecido incluindo um conjunto de cartucho de grampeamento 108A que tem um compartimento 110A, um conjunto de bigorna 112C fixado a uma vareta curva de ajuste reciprocante de bigorna 114A de um mecanismo de abertura de bigorna, conforme discutido acima, para impedir a remoção acidental do conjunto de bigorna 112C, uma barra de descarga de grampos curva 282A que é acoplada de maneira separável à vareta flexível de ajuste reciprocante de bigorna 114A, uma tampa do suporte 284A acoplada de maneira separável a um cabo 116A, um membro de controle 120A acoplado de maneira separável à vareta curva de ajuste reciprocante de bigorna 114A através de um membro de ajuste ros- queado 286A, e um conjunto de haste curvo ergonômico 106A que tem uma porca de conexão 130A acoplada de maneira separável ao cabo 116A através da porção rosqueada 132A. O instrumento de grampeamento circular curvo 100A inclui componentes curvos, como a vareta flexível de ajuste reciprocante de bigorna 114A, a barra de descarga de grampos curva 282A e o conjunto de haste curvo 106A, para auxiliar na inserção em uma cavidade corporal de um mamífero.
[00109] Através da presença de componentes que são acoplados de maneira separável um ao outro, o instrumento de grampeamento circular 100 ou o instrumento de grampeamento circular curvo 100A fornece instrumento de grampeamento reutilizável que tem uma arquitetura aberta que usa uma tampa do suporte 284 e 284A que tem uma abertura em formato de U 298 e 298A que permite que os componentes adicionais, como a vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 e 114A e o conjunto de haste 106 e 106A, sejam montados em uma direção principalmente transversal. Uma montagem transversal permite a fácil visualização para montagem e diminui o tempo de montagem, aprimora a facilidade de montagem e desmontagem. Como resultado, a quantidade de tempo necessária para montar o instrumento de grampeamento circular 100 ou o instrumento de grampeamento circular curvo 100A que tem a arquitetura de conjunto aberta é frequentemente menor que um minuto. Adicionalmente, a arquitetura aberta permite a presença de características que se comunicam onde os componentes precisam ser colocados. Adicionalmente, através do for-necimento de componentes que são acoplados de maneira separável um ao outro, o instrumento de grampeamento circular 100 ou 100A é facilmente montado ou desmontado, permitindo a limpeza e a esterilização do instrumento de grampeamento circular 100 ou 100A após o uso.
[00110] Com referência às figuras 22 a 28, em uma modalidade, um instrumento de grampeamento circular 100D é fornecido incluindo um conjunto de cartucho de grampeamento 108D que tem um compartimento 110D, um conjunto de bigorna 112D fixado a uma vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114D de um mecanismo de abertura de bigorna, conforme discutido acima, para impedir a remoção acidental do conjunto de bigorna 112D, uma barra de descarga de grampos 282D que é acoplada de maneira separável à vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114D, uma tampa do suporte 284D acoplada a um cabo 116D, um membro de controle 120D acoplado à vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114D, e um conjunto de haste 106D que tem uma porca de conexão 130D acoplada ao cabo 116D através de uma porção rosqueada 132D. De preferência, o instrumento de grampea- mento circular 100D é um instrumento de grampeamento circular curvo, conforme visto com o instrumento 100D, e inclui componentes curvos, como uma vareta curva de ajuste reciprocante de bigorna 114D, uma barra de descarga de grampos curva 282D e um conjunto de haste curvo ergonômico 106D, para auxiliar na inserção em uma cavidade corporal de um mamífero. Entretanto, o instrumento de grampeamento circular 100D não precisa ser um instrumento de grampeamento circular curvo, conforme visto com o instrumento de grampeamento circular 100D, e pode ser qualquer tipo de instrumento de grampeamento circular, como um instrumento de grampeamento circular relativamente reto, conforme visto com o instrumento de grampeamento circular 100, e ter componentes relativamente retos, como uma vareta relativamente reta de ajuste reciprocante de bigorna 114D, uma barra de descarga de grampos relativamente reta 282D e um conjunto de haste relativa-mente reto 106 D.
[00111] A vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114D inclui um primeiro membro de engate 244D em uma ponta 242D da vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114D e um membro de ajuste rosquea- do 286D em uma base 402D da vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114D. De preferência, a vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114D inclui uma base 402D em uma extremidade, um membro de engate 244D em uma extremidade oposta e uma faixa de tensão flexível 400D, que pode ser flexível e curva, conectando a base 402D ao membro de engate 244D. Com referência às figuras 22 e 23, a barra de descarga de grampos 282D é conectada de forma móvel em uma primeira extremidade 430D a um gatilho de disparo 122D e conectada de forma móvel em uma segunda extremidade 432D a um conjunto de cartucho de grampeamento 108D através de um segundo membro de engate 416D. Com referência à figura 28, a barra de descarga de grampos 282D forma uma primeira superfície de engate 406D que fica voltada para uma respectiva segunda superfície de engate 408D formada na vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114D. De preferência, a faixa de tensão 400D forma a segunda superfície de engate 408D que fica voltada para a primeira superfície de engate 406D na barra de descarga de grampos 282D.
[00112] O instrumento de grampeamento circular 100D inclui adicionalmente um membro de redução friccionai 420D localizado entre a primeira e a segunda superfícies de engate 406D e 408D a fim de reduzir o atrito entre a vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114D e a barra de descarga de grampos 282D. O movimento entre a vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114D e a barra de descarga de grampos 282D ocorre quando o gatilho de disparo 122D é engatado pelo cabo 116D e disparado, fazendo com que a barra de descarga de grampos 282D se mova em direção e se engate ao conjunto de cartucho e grampeamento 108D e dispare grampos do conjunto de cartucho de grampeamento 108D. O movimento entre a vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114D e a barra de descarga de grampos 282D também ocorre quando o membro de controle 120D é ativado fazendo com que a vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114D, e o conjunto de bigorna 112D conectado à ponta 242D da vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114D, se movam em direção ou na direção contrária ao conjunto de cartucho de grampeamento 108D a fim de ajustar uma distância entre o conjunto de cartucho de grampeamento 108D e o conjunto de bigorna 112D. O movimento entre a vareta de ajuste reci-procante de bigorna 114D e a barra de descarga de grampos 282D faz com que a vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114D engate de maneira deslizante a barra de descarga de grampos 282D, e resulte em atrito entre a vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114D e a barra de descarga de grampos 282D. O termo engatar de maneira deslizante para uso na presente invenção, refere-se ao movimento de uma superfície sobre uma segunda superfície enquanto mantém o contato contínuo suave entre as duas superfícies. O atrito entre a vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114D e a barra de descarga de grampos 282D no instrumento de grampeamento circular curvo 100D poderia ser tipicamente 20 a 40% superior sobre um instrumento de grampeamento circular relativamente reto 100. Em uma modalidade, a configuração do instrumento de grampeamento circular 100D faz com que a faixa de tensão 400D exerça uma força de contato sobre a barra de descarga de grampos 282D, aumentando o atrito entre a barra de descarga de grampos 282D e a vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114D. Através da colocação do membro de redução friccionai 420D entre a primeira e a segunda superfícies de engate 406D e 408D, o atrito entre a vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114D e a barra de descarga de grampos 282D pode ser reduzido. Também existem outras áreas onde as forças de atrito entre a barra de descarga de grampos 282D e as outras porções do cabo 116D ocorrem durante o disparo do instrumento. Essas forças de atrito são reduzidas através do fornecimento de um ângulo pré-determinado sobre as su-perfícies em sulcos 288D e 290D da barra de descarga de grampos 282D. Conforme mostrado na figura 38B, a superfície angular 288F pode ser orientada de 5 graus a 15 graus a partir da posição vertical. Isso resulta em uma redução de 10 a 20 % em força para empurrar a barra de descarga de grampos 282D.
[00113] O membro de redução de fricção 420D pode estar em qualquer dispositivo mecânico ou composto químico que possa ser usado para reduzir a fricção entre dois membros, como entre a vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114D e a barra de descarga de grampos 282D. Em particular, o membro de redução friccionai 420D fornece um coeficiente de fricção reduzido preduzido entre dois membros, o que é menor que um coeficiente de fricção normal Pnormal presente entre os dois membros, quando os dois membros estão sem o membro de redução friccionai. De preferência, o membro de redução friccionai 420D fornece um coeficiente de fricção reduzido preduzido que é pelo menos 20% menor que, e mais preferivelmente, pelo menos 40% menor que o coeficiente de fricção normal pnormai presente entre os dois membros.
[00114] Compostos químicos para o membro de redução friccionai 420D podem incluir: compartimentos sólidos que incluem compartimentos de grafite ou polímero como Teflon. Compostos químicos para o membro de redução friccionai 420D podem ser aplicados como compartimentos que se ligam a uma ou outra ou ambas a primeira e a segunda superfícies de engate 406D e 408D. Os compostos químicos para membro de redução friccionai 420D também podem ser aplicados como compartimentos para mover de maneira livre os componentes intermediários capturados entre as duas superfícies de engate 406D e 408D. Os dispositivos mecânicos usados para o membro de redução friccionai 420D incluem quaisquer dispositivos mecânicos que podem reduzir a fricção entre um par de superfícies, como um rolamento de esfera ou um mancai de rolete. O membro de redução de fricção 420D pode ser conectado a uma ou outra ou ambas a vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114D e a barra de descarga de grampos 282D. O membro de redução friccionai 402D é projetado de modo que não desgaste ou degrade durante a limpeza e manutenção do cabo para a reutilização.
[00115] Com referência às figuras 25 a 27, em uma modalidade, o membro de redução friccionai 420D inclui um rolete 404D que é conectado à barra de descarga de grampos 282D com o uso de um pino 412D e que está disposto no interior de uma cavidade 410D formada na barra de descarga de grampos 282D. De preferência, o pino 412D é disposto no interior de um orifício 414D formado através da barra de descarga de grampos 282D. De preferência, mais que um rolete 404D é conectado à barra de descarga de grampos 282D, como três roletes 404D. Em uma modalidade, o orifício 414D forma uma abertura circular através da qual o pino 412D está disposto, conforme mostrado na figura 26, permitindo pouco movimento do pino 412D. Em uma modalidade, o orifício 414D forma uma abertura com um formato, em geral, oval através da qual o pino 412D é disposto e pode se mover lateralmente no interior, conforme mostrado na figura 28, permitindo um maior movimento lateral do pino 412D ou em direção a ou se afastando de qualquer uma das extremidades 430D, 432D da barra de descarga de grampos 282D do que o movimento de topo/fundo do pino 412D que não é em direção a ou afastado de qualquer uma das extremidades 430D, 432D da barra de descarga de grampos 282D, permitindo um grau adicional de liberdade se comparado à modalidade anterior.
[00116] A figura 29 ilustra uma vista em perspectiva da lâmina anular 126 do conjunto de cartucho de grampeamento 108 do instrumento de grampeamento circular 100 da figura 4. Conforme mostrado na figura 29, a lâmina anular 126 compreende uma borda de corte anular 192 e um membro de fixação de arruela de separação 308. A lâmina anular 126, incluindo a borda de corte anular 192 e o membro de fixação de arruela de separação 308, é feita de um metal como aço inoxidável. Em outras modalidades, a lâmina anular 126 pode ser feita de qualquer material rígido o suficiente para cortar. O membro de fixação de arruela de separação 308 compreende uma pluralidade de rebarbas de arruela de separação retention espaçadas que se estendem de locais 310 da lâmina anular 126 que são adjacentes à borda de corte 192. O membro de fixação de arruela de separação 308 se estende para dentro em um ângulo não paralelo 312 em relação à borda de corte 192. O ângulo não paralelo 312 pode variar de 56 a 60 graus. Em outras modalidades, o ângulo não paralelo 312 pode estar na faixa de 30 a 60 graus. Em ainda outras modalidades, o membro de fixação de arruela de separação 308 pode variar em material, quantidade, formato, tamanho, localização, direção ou configuração em relação à lâmina anular 126. Por exemplo, em outras modalidades, o membro de fixação de arruela de separação 308 pode compreender um membro de fixação de encaixe por pressão, de impressão, ou outro tipo.
[00117] A figura 6 ilustra a superfície de base de bigorna 220 do conjunto de bigorna 112 do conjunto de recarga de grampeamento 102 do instrumento de grampeamento circular 100 estando em uma posição aberta em relação a e separado do compartimento 110, sendo que o acionador de grampos 156 e a lâmina anular fixada 126 estão em uma posição de pré-disparo retraída no interior do compartimento 110. A arruela de separação anular 214 é ajustada por pressão no interior da cavidade 222 da superfície de base de bigorna 220 da bigorna 210. Um membro protetor 314 é fixado, com o uso de um gancho 316, a uma porção de topo 318 da arruela de separação anular 214 disposta no interior da cavidade 222 da superfície de base de bigorna 220.
[00118] A figura 30 mostra uma vista de perto da arruela de separação anular 214 fixada ao membro protetor 314. O membro protetor 314 compreende uma tampa protetora anular feita de um policarbonato de coloração vermelha. Em outras modalidades, o membro protetor 314 pode variar em material, formato, tamanho, localização, cor, ou configuração, e pode ser fixado à arruela de separação anular 214 com o uso de mecanismos de fixação diferentes. Em ainda outras modalidades, o membro protetor 314 pode não ser usado, e a arruela de separação anular 214 pode ser ajustada por pressão no interior da cavidade 222 da superfície de base de bigorna 220 sem o membro protetor 314.
[00119] A figura 7 mostra a superfície de base de bigorna 220 do conjunto de bigorna 112 que foi movido a uma posição fechada em relação a e adjacente ao compartimento 110 com o acionador de grampos 156 e a lâmina anular fixada 126 ainda estando na posição de pré-disparo retraída no interior do compartimento 110 espaçado da arruela de separação anular 214. Nessa posição de pré-disparo, os membros de detenção flexível 178 do acionador de grampos 156 estão conectados de maneira separável às saliências de detenção 180 do compartimento 110 com a conexão evitando que o acionador de grampos 156 se mova até uma quantidade predeterminada de força seja aplicada. Em outras modalidades, os membros de detenção flexível 178 e as saliências de detenção 180 podem compreender tipos variantes de membros correspondentes.
[00120] A figura 31 ilustra o acionador de grampos 156 e a lâmina anular fixada 126 que foi disparada com o movimento do acionador de grampos 156 em relação ao compartimento 110 a partir da posição de pré-disparo para a posição disparada para a qual a borda de corte 192 da lâmina anular 126 se move e corta a arruela de separação anular 214 enquanto a superfície de base de bigorna 220 do conjunto de bigorna 112 está na posição fechada. Durante o disparo, os membros de detenção flexível 178 do acionador de grampos 156 são liberados das saliências de detenção 180 do compartimento 110, permitindo que o acionador de grampos 156 se mova passando de certo ponto 320 em relação ao compartimento 110.
[00121] A figura 32 ilustra uma vista aproximada da borda de corte 192 da lâmina anular 126 da figura 31 cortando a arruela de separação anular 214. A borda de corte 192 corta uma manta 320, disposta entre paredes espaçadas 322 e 324, da arruela de separação anular 214. Conforme isso ocorre, o membro de fixação de arruela de separação 308 prende de maneira fixa a uma das paredes espaçadas 322 da arruela de separação anular 214 travando a lâmina anular 126 à arruela de separação anular 214 com o membro protetor 314 (vide a figura 31) ainda fixado à porção de topo 318 (vide a figura 31) da arruela de se- paração anular 214 disposta no interior da cavidade 222 da superfície de base de bigorna 220.
[00122] A figura 33 ilustra a superfície de base de bigorna 220 do conjunto de bigorna 112 que foi movida de volta para a posição aberta longe do compartimento 110 após o acionador de grampos 156 e a lâmina anular fixada 126 serem disparadas cortando a arruela de separação anular 214. A arruela de separação anular 214 permanece travada no lugar sobre a lâmina anular 126, devido ao membro de fixação da arruela de separação anular 308, com o membro protetor 314 ainda fixaod à porção de topo 318 da arruela de separação anular 214 atuando como uma barreira protetora sobre a borda de corte 192 da lâmina anular 126. O membro protetor 314 evita que a borda de corte 192 da lâmina anular 126 faça um corte involuntário após a lâmina anular 126 ter sido disparada. Pelo menos um dentre arruela de separação anular 214 ou o membro protetor 314 compreende um indicador visual 326 que indica, como uma medida preventiva, que o acionador de grampos 156 e a lâmina anular fixada 126 foram disparados. O indicador visual 326 compreende uma primeira cor que é diferente de uma segunda cor do compartimento 110 do aparelho de grampeamento circular 100. Em outras modalidades, o indicador visual 326 pode compreender qualquer tipo de indicador visual que indique visualmente quando o acionador de grampos 156 e a lâmina anular fixada 126 foram disparados. Em outra modalidade, apenas a porção interna da arruela de separação anular cortada 214 e o indicador visual 326 permanecem fixados à lâmina anular 126. A porção externa da arruela de separação anular cortada 214 permanece fixada à superfície de base de bigorna 220 após a abertura do instrumento.
[00123] A figura 34 mostra a bigorna 210 do conjunto de bigorna 112 da figura 33 sendo removida do instrumento de grampeamento circular 100, após o acionador de grampos 156 e a lâmina anular fixa- da 126 serem disparadas cortando a arruela de separação anular 214, com a arruela de separação anular 214 e o membro protetor 314 permanecendo atrás fixados à lâmina anular 126 devido ao membro de fixação de arruela 308. O membro protetor 314 continua evitando que a borda de corte 192 da lâmina anular 126 faça um corte involuntário após o acionador de grampos 156 e a lâmina anular fixada 126 serem disparados. Além disso, o indicador visual 326 continua indicando que o acionador de grampos 156 e a lâmina anular fixada 126 foram dispa-rados.
[00124] A figura 35 ilustra uma nova bigorna 210C tentando se fixar ao instrumento de grampeamento circular 100 da figura 34. Conforme mostrado na figura 36, o membro protetor 314, fixado à arruela de separação anular 214 que é fixada à lâmina anular disparada 126, impede que a nova bigorna 210C seja fixada ao instrumento de grampeamento circular 100. Conforme mostrado na figura 35, isso ocorre devido ao diâmetro 328 do membro protetor 314 ser maior que um diâmetro interno 330 da nova arruela de separação anular 332. Mesmo se o membro protetor 314 não estivesse fixado à arruela de separação anular 214, a arruela de separação anular 214 iria ainda interferir com a fixação da nova bigorna 210C ao instrumento de grampeamento circular 100 pelo fato da arruela de separação anular 214 ter o mesmo diâmetro ou um diâmetro maior 334 que o diâmetro interno 330 da nova arruela de separação anular 332.
[00125] Para usar o instrumento de grampeamento circular 100 da figura 34 novamente, o conjunto de recarga de grampeamento 102 mostrado nas figuras 1 a 2 pode ser removido do instrumento de grampeamento circular 100, removendo, por meio disso, a lâmina anular disparada 126 e a arruela de separação fixada 214. Após esterilizar a porção não removida (como o cabo 116 e outros componentes não removidos da figura 1) do instrumento de grampeamento circular 100, outro conjunto de recarga de grampeamento não usado, que compreende outra lâmina anular não usada e outra arruela de separação não usada, pode ser fixado à porção não removida esterilizada do instrumento de grampeamento circular 100 anteriormente ao uso do instru-mento de grampeamento circular 100 novamente. A figura 37 ilustra um fluxograma de uma modalidade de um método 340 de travamento de uma lâmina a uma arruela de separação de um instrumento de grampeamento circular. Na etapa 342, um instrumento de grampeamento circular é fornecido. O instrumento de grampeamento circular fornecido compreende um compartimento, um acionador de grampo, um conjunto de bigorna, e uma lâmina. O acionador de grampos é disposto de maneira móvel no interior do compartimento. O conjunto de bigorna compreende uma arruela de separação fixada a uma superfície de base de bigorna. A lâmina é fixada ao acionador de grampos.
[00126] Na etapa 344, o conjunto de bigorna é movido de uma posição aberta longe do compartimento para uma posição fechada adjacente ao compartimento. Na etapa 346, o acionador de grampos é movido de uma posição de pré-disparo, na qual a lâmina não cortou a arruela de separação e na qual um membro de fixação de arruela de separação da lâmina não fixou à arruela de separação, para uma posição de disparo na qual a lâmina corta a arruela de separação e o membro de fixação de arruela de separação da lâmina se prende de maneira fixa à arruela de separação. O membro de fixação de arruela de separação pode compreender pelo menos uma rebarba de retenção de arruela de separação que se estende da lâmina em um grau não paralelo a uma borda de corte da lâmina. O ângulo não paralelo pode estar em uma faixa de 56 a 60 graus. Em outras modalidades, o ângulo não paralelo pode estar em uma faixa de 30 a 60 graus. Em ainda outras modalidades, o membro de fixação de arruela de separação pode variar. Em uma modalidade, a etapa 346 pode compreender a lâmina cortando uma manta da arruela de separação, e a pelo menos uma rebarba de retenção de arruela de separação prendendo de maneira fixada a uma das paredes espaçadas da arruela de separação.
[00127] Na etapa opcional 348, um ou mais dentre o seguinte pode ocorrer: a arruela de separação pode interferir com um ou mais componentes do instrumento de grampeamento circular para evitar que a lâmina seja retraída no compartimento para ser novamente usada; a arruela de separação, ou um membro protetor fixado à arruela de separação, pode atuar como uma barreira protetora sobre a lâmina; ou um indicador visual da arruela de separação, ou de outro membro fixado à arruela de separação, pode indicar visualmente que o acionador de grampos foi disparado.
[00128] Na etapa opcional 350, as seguintes etapas podem ser seguidas: um conjunto de recarga de grampeamento pode ser removido do instrumento de grampeamento circular removendo, por meio disso, a lâmina usada e a arruela de separação; uma porção não removida do instrumento de grampeamento circular pode ser esterilizada; e um conjunto de recarga de grampeamento não usado pode ser fixado ao instrumento de grampeamento circular, que compreende uma lâmina não usada e uma arruela de separação não usada, anteriormente ao uso do instrumento de grampeamento circular novamente. Em outras modalidades, um ou mais etapas do método 340 podem ser variadas.
[00129] Uma ou mais modalidades da invenção podem resultar em qualquer um dos seguintes: evitar que uma lâmina usada de um instrumento de grampeamento circular disparado seja usada inadvertidamente novamente em outro procedimento melhorando, assim, a limpeza e segurança; evitar que uma lâmina usada de um instrumento de grampeamento circular disparado faça um corte involuntário; evitar o disparo acidental de um instrumento de grampeamento circular; ou outro tipo de benefício.
[00130] As figuras 38 a 46 ilustram várias vistas do instrumento de grampeamento circular 100 da modalidade das figuras 1 e 2 que mostram um mecanismo de travamento 352, em vários estados, que pode ser usado com quaisquer modalidades da invenção para evitar o disparo acidental do gatilho de disparo 122 e acionador de grampos correspondente 156. As figuras 38 a 40 ilustram várias vistas do conjunto de bigorna 112 disposta em uma posição aberta, fora de uma zona de descarga de grampos, longe do compartimento 110 com o gatilho de disparo 122 e o acionador de grampos 156 indiretamente afetado em um estado travado na posição de pré-disparos. Quando o conjunto de bigorna 112 é disposto na posição aberta, fora da zona de disparo, longe do compartimento 110, com o uso da vareta fixada de ajuste reciprocante de bigorna 114 e do membro de controle de bigorna 120, a superfície de base de bigorna 220 é disposta a uma distância 354 em uma faixa de 0,25 a 7,62 cm (0,100 a 3,0 polegadas) longe da extremidade da guia de grampo 148. Nessa posição de pré-disparo, uma extremidade rosqueada 286 da vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 é disposta em e no interior de uma porção interna 358 da haste rosqueada de acoplamento 360 do membro de controle de bigorna 120, e é disposta separada da extremidade 362 da haste rosqueada de acoplamento 360 do membro de controle de bigorna 120.
[00131] Uma saliência 364 do gatilho de disparo 122 é limítrofe contra uma primeira porção 366 da vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 que atua como o mecanismo de travamento 352 e bloqueia e evita que o gatilho de disparo 122 gire na direção 124. Uma segunda porção 370 da vareta de ajuste reciprocante de ajuste de bigorna 114 está disposta separada da saliência 364. A saliência 364 compreende paredes opostas 372 e 374 que estão dispostas a uma distância 376 de 0,48 cm (0,190 polegadas) uma da outra. A largura 378 da primeira porção 366 da vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 é 0,74 cm (0,290 polegadas). A largura 380 (vide figura 43) da segunda porção 370 da vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 é de 0,43 cm (0,170 polegadas). Evita-se que o gatilho de disparo 122 gire na direção 124 devido à largura 378 da primeira porção 366 que é maior que a distância 376 entre as paredes opostas 372 e 374 da saliência 364.
[00132] A extremidade superior 294 do gatilho de disparo 122 corresponde aos sulcos de engate 288 e 290 (vide figura 3) da barra de descarga de grampos 282. A extremidade superior 294 do gatilho de disparo 122 compreende superfícies opostas 294A e 294B que estão dispostas a uma distância 382 de 1,46 cm (0,574 polegadas) separadas. A distância 382 entre as superfícies opostas 294A e 294B é maior que a largura 378 da primeira porção 366 permitindo que as superfícies opostas 294A e 294B atravessem a primeira porção 366 para os sulcos de engate 288 e 290. A extremidade 384 da barra de descarga de grampos 282 está disposta separadamente de uma extremdiade 386 do acionador de grampos 156. Como resultado da primeira porção 366 da vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 que impede que o gatilho de disparo 122 gire na direção 124, a extremidade 384 da barra de descarga de grampos 282, que corresponde ao gatilho de disparo 122, permanece em uma posição disposta separadamente da extremidade 386 do acionador de grampos 156 mantendo o acionador de grampos 156 no estado travado pré-disparado.
[00133] As figuras 41 a 43 ilustram várias vistas do conjunto de bigorna 112 disposto em uma posição fechada, na zona de disparo, adjacente ao compartimento 110 com o gatilho de disparo 122 e o acionador de grampos indeiretamente afetado 156 em um estado destravado pronto para disparar, porém ainda permanece nas mesmas posições de pré-disparo conforme mostrado nas figuras 38 a 40. Quando o conjunto de bigorna 112 está disposto na posição fechada na zona de disparo adjacente ao compartimento 110, com o uso da vareta fixada de ajuste reciprocoante de bigorna 114 e do membro de controle de bigorna 120, a superfície de base de bigorna 220 está disposta a uma distância 388 na faixa de 0,15 a 0,25 cm (0,06 a 0,100 polegadas) na direção contrária à extremdiade do guia de grampo 148. O membro de controle de bigorna 120 foi girado fazendo com que a extremidade rosqueada 286 da vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 se mova na direção 390 na direção contrária à porção interna 358 do eixo rosqueado correspondente 360 do membro de controle de bigorna 120 na direção e para a extremidade 362 do eixo rosqueado correspondente 360 do membro de controle de bigorna 120. Como resultado desse movimento, a primeira porção 366 da vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 foi movida na direção 390 para ser disposta separadamente das paredes opostas 372 e 374 da saliência 364 de modo que a primeira porção 366 não interfira na saliência 364. A segunda porção 370 da vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 também foi movida na direção 390 de uma posição separada da saliência 364 para uma posição disposta sobre a saliência 364.
[00134] Devido à largura 380 da segunda porção 370 que é menor que a distância 376 entre as paredes opostas 372 e 374 da saliência 364, o gatilho de disparo 122 pode ser, neste momento, disparado livremente sem estar contíguo à segunda porção adjacente 370. As superfícies opostas 294A e 294B da extremidade superior 294 do gatilho de disparo 122 ainda correspondem aos sulcos de engate 288 e 290 (vide figura 3) da barra de descarga de grampos 282. Devido ao gatilho de disparo 122 não ter sido girado na direção 124 e, embora esteja destravado, esteja ainda na posição de pré-disparo, o gatilho de disparo 122 não moveu a barra de descarga de grampos correspondente 282 e a extremidade 384 da barra de descarga de grampos 282 ainda está disposta separadamente da extremidade 386 do acionador de grampos 156 deixando o acionador de grampos 156 em sua posição não disparada, mas pronto para ser disparado.
[00135] As figuras 44 a 46 ilustram várias vistas do conjunto de bigorna 112 disposto na posição fechada, na faixa de disparo, adjacente ao compartimento 110 com o gatilho de disparo 122 girado na direção 124 disparando o gatilho de disparo 122 e afetando indiretamente o acionador de grampos 156. permnitiu-se que o gatilho de disparo 122 disparasse devido ao fato de que a primeira porção 366 da vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 foi previamente movida na direção 390 para ser disposta separada da saliência 364 de modo que a primeira porção 366 não interfira na saliência 364, e a largura 380 da se-gunda porção 370 da vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 seja menor que a distância 376 entre as paredes opostas 372 e 374 da saliência 364 que permitiram que o gatilho de disparo 122 fosse disparado sem interferência da segunda porção 370.
[00136] Durante o disparo do gatilho de disparo 122, já que o gatilho de disparo 122 foi girado na direção 124, as superfícies opostas 294A e 294B da extremidade superior 294 do gatilho de disparo 122 se moveram na direção 392 que está em contiguidade aos sulcos de engate correspondentes respectivos 288 e 290 (vide figura 3) da barra de descarga de grampos 282 forçando a barra de descarga de grampos 282 para que também se mova na direção 392. Esse movimento forçou a extremidade 384 da barra de descarga de grampos 282 contra a extremidade 386 do acionador de grampos 156 forçando o acionador de grampos 156 também a disparar e se mover na direção 392. Durante esse disparo do acionador de grampos 156, o movimento do acionador de grampos 156 ejeta os grampos 104 (vide figuras 7 e 31) para fora do retentor de grampo anular 148 (vide figuras 4 a 5, 7 e 31) e corta tecido com a lâmina anular 126 (vide figura 31) fixada ao acionador de grampos 156 conforme discutido anteriormente.
[00137] De tal maneira, o mecanismo de travamento 352 evita au-tomaticamente o disparo errado do gatilho de disparo 122 e do acionador de grampos correspondente 156 e grampos 104 (vide figuras 7 e 31) sem que um usuário do instrumento de grampeamento circular 100 tenha que implantar manualmente um mecanismo de travamento. Além disso, o mecanismo de travamento 352 trava automaticamente o gatilho de disparo 122 e o acionador de grampos correspondente 156 e grampos 104 (vide figuras 7 e 31) na posição de pré-disparo sempre que o conjunto de bigorna 112 estiver na posição aberta, e destrava automaticamente o gatilho de disparo 122 e o acionador de grampos correspondente 156 e grampos 104 (vide figuras 7 e 31) sempre que o conjunto de bigorna 112 estiver na posição fechada. O mecanismo de travamento 352 trabalha desta maneira independentemente do número de vezes na qual o conjunto de bigorna 112 foi aberto e fechado, e independentemente do gatilho de disparo 122 e acionador de grampos correspondente 156 e grampos 104 (vide figuras 7 e 31) terem sido disparados.
[00138] A figura 47A mostra outra modalidade do instrumento de grampeamento circular da figura 1 que tem outro mecanismo de travamento 352A que evita o movimento do acionador de grampos 156 quando o conjunto de recarga de grampeamento 108 (vide figura 2) está montado ao cabo 116 (vide figura 2) e a bigorna 210 está na posição aberta. Nesta condição com a bigorna 210 na posição aberta, a porção 114E da vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 adjacente aos membros de detenção flexível 178 tem um tamanho, largura ou diâmetro 401 (vide figura 3B) que é menor que, mas próximo o suficiente à largura ou diâmetro 196A do orifício 196 da haste interna anular 194 do acionador de grampos 156 evitando que os membros de detenção flexível 178 tenham uma distância suficiente 400, entre a porção 114E da haste de ajste de bigorna 114 e a superfície de orifício interno 196B, para defletir e desengatar das saliências de detenção 180, evitando, por sua vez, deste modo, movimento e disparo do acionador de grampos 156. Conforme mostrado na figura 47B, quando a bigorna 210 está próxima à posição fechada, a porção mais estreita 114F da vareta de ajuste reciprocante de bigorna 114 adjacente aos membros de detenção flexível 178 tem um tamanho, largura ou diâmetro 402 (vide figura 3A) queé menor que a largura ou diameter 196A do orifício 196 da haste interna anular 194 do acionador de grampos 156 a fmi de permitir que os membros de detenção flexível 178 tenham uma distância suficiente 400, entre a porção 114F da haste de ajste de bigorna 114 e a superfície de orifício interno 196B, para defletir e desengatar das saliências de detenção 180, permitindo, por sua vez, deste modo, o movimento e disparo do acionador de grampos 156.
[00139] O resumo é fornecido de modo a permitir que o leitor determine rapidamente a natureza da apresentação técnica. A mesma é apresentada com o entendimento de que não será usada para interpretar ou limitar o escopo ou significado das reivindicações. Além disso, na descrição detalhada anteriormente mencionada, pode-se notar que várias características estão agrupadas em várias modalidades com o propósito de racionalizar a invenção. Este método da invenção não deve ser interpretado como reflexo de uma intenção que as modalidades reivindicadas exigem mais características do que expressamente referido em cada reivindicação. Pelo contrário, como as reivindicações a seguir refletem, a matéria inventiva repousa em menos ca-racterísticas que todas as características de uma única modalidade apresentada. Deste modo, as reivindicações a seguir são por meio desta incorporadas na descrição detalhada, sendo que cada reivindicação é independente por si como uma matéria inventiva separadamente reivindicada. Embora várias modalidades da invenção tenham sido descritas, se tornará aparente para os versados na técnica que outras modalidades e implementações são possíveis no escopo da invenção. Em conformidade, a invenção não deve ser restrita, exceto à luz das reivindicações anexadas e seus equivalentes.

Claims (12)

1. Conjunto de recarga de grampeamento para um instrumento de grampeamento circular compreendendo: um compartimento (110); um suporte de grampos (148) fixado ao compartimento; um acionador de grampos (156) compreendendo uma superfície de alinhamento da bigorna (198), o acionador de grampos sendo recebível no interior do compartimento e configurado para se mover dentro do compartimento de uma posição de pré-disparo para uma posição disparada; e um conjunto de bigorna (112) compreendendo um eixo de bigorna (218), uma superfície de base de bigorna (220), uma superfície de alinhamento (246) e uma superfície de formação de grampos (212), a superfície da base da bigorna configurada para mover-se de uma posição aberta para longe do compartimento para uma posição fechada adjacente ao compartimento; em que a superfície de alinhamento (246) está configurada para coincidir com a superfície de alinhamento da bigorna (198) para alinhar rotativamente a superfície de formação de grampos com o suporte de grampos, quando a superfície da base da bigorna está na posição fechada; caracterizado pelo fato de que o eixo da bigorna é moldado integralmente na superfície da base da bigorna, a superfície de alinhamento (246) se estende de uma porção superior do eixo da bigorna até uma porção inferior do eixo da bigorna e um eixo de metal (216) é conectado ao eixo de bigorna, em que o eixo de metal não inclui uma superfície de alinhamento para alinhar rotativamente a superfície de formação de grampos com o suporte de grampos.
2. Conjunto de recarga de grampeamento, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a superfície de alinhamento da bigorna (198) compreende pelo menos uma fenda.
3. Conjunto de recarga de grampeamento, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que a superfície de alinhamento (246) compreende pelo menos uma ranhura.
4. Conjunto de recarga de grampeamento, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que o acionador de grampos compreende um eixo interno (194) disposto dentro do acionador de grampos, o eixo interno sendo espaçado da superfície interior (206) do acionador de grampos com um o orifício (208) se estende dentro do eixo interno e o eixo da bigorna é recebido dentro do orifício do eixo interno.
5. Conjunto de recarga de grampeamento, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que a superfície de alinhamento da bigorna (198) compreende pelo menos uma fenda disposta dentro do eixo interno.
6. Conjunto de recarga de grampeamento, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que o eixo da bigorna é recebível dentro de um orifício do acionador de grampos, e a superfície de alinhamento (246) compreende pelo menos uma ranhura do eixo da bigorna.
7. Conjunto de recarga de grampeamento, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que o acionador de grampos compreende um eixo interno com um furo que se estende dentro do eixo interno, a superfície de alinhamento da bigorna (198) compreende pelo menos uma fenda disposta dentro do eixo interno e a superfície de alinhamento ( 246) compreende pelo menos uma ranhura de uma haste de bigorna, a haste de bigorna sendo recebível dentro do orifício da haste interna.
8. Conjunto de recarga de grampeamento, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que a superfície de alinhamento da bigorna (198) está disposta na extremidade do acionador de grampos.
9. Conjunto de recarga de grampeamento, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de que a superfície de alinhamento (246) se estende a partir de uma porção de um eixo de bigorna adjacente à superfície de base de bigorna apenas parcialmente ao longo do eixo de bigorna.
10. Conjunto de recarga de grampeamento, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo fato de que a superfície de alinhamento (246) é configurada de modo que não coincida com a superfície de alinhamento da bigorna (198), de modo que a superfície de formação de grampos não esteja alinhada rotativamente com o suporte de grampos quando a superfície da base da bigorna está na posição aberta.
11. Instrumento de grampeamento circular compreendendo: um cabo (116); um gatilho de disparo (122); um membro de controle de bigorna (120); e o conjunto de recarga de grampeamento conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo fato de que o acionador de grampos é disposto dentro do compartimento e móvel quando o gatilho de disparo é disparado, dentro do compartimento desde a posição de pré-disparo até a posição disparada; a superfície da base da bigorna é móvel, usando o membro de controle da bigorna, da posição aberta para longe do compartimento até a posição fechada adjacente ao compartimento; e, quando a superfície da base da bigorna estiver na posição fechada, a superfície de alinhamento (246) coincide com a superfície de alinhamento da bigorna (198) e alinha rotativamente a superfície de formação de grampos com o suporte de grampos.
12. Instrumento de grampeamento circular, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que ainda compreende um conjunto de eixo (106) em que o cabo e o compartimento são acoplados de maneira desmontável ao conjunto de eixo.
BR102012001830-6A 2011-05-19 2012-01-26 conjunto de recarga de grampeamento para um instrumento de grampeamento circular e instrumento de grampeamento circular BR102012001830B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US13/111,795 US8746532B2 (en) 2011-05-19 2011-05-19 Anvil and cartridge alignment configuration for a circular stapler
US13/111,795 2011-05-19

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102012001830A2 BR102012001830A2 (pt) 2017-11-21
BR102012001830B1 true BR102012001830B1 (pt) 2020-10-27

Family

ID=49162583

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102012001830-6A BR102012001830B1 (pt) 2011-05-19 2012-01-26 conjunto de recarga de grampeamento para um instrumento de grampeamento circular e instrumento de grampeamento circular

Country Status (2)

Country Link
BR (1) BR102012001830B1 (pt)
RU (1) RU2604398C2 (pt)

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4603693A (en) * 1977-05-26 1986-08-05 United States Surgical Corporation Instrument for circular surgical stapling of hollow body organs and disposable cartridge therefor
US5344059A (en) * 1992-05-19 1994-09-06 United States Surgical Corporation Surgical apparatus and anvil delivery system therefor
RU2074651C1 (ru) * 1993-09-19 1997-03-10 Аркадий Вениаминович Дубровский Сшивающий аппарат

Also Published As

Publication number Publication date
RU2604398C2 (ru) 2016-12-10
RU2012105347A (ru) 2013-08-20
BR102012001830A2 (pt) 2017-11-21

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102012001783B1 (pt) instrumento de grampeamento circular e método para a montagem do mesmo
BR102012001794B1 (pt) conjunto de cartucho para grampeamento e instrumento para grampeamento circular
BR112013005685B1 (pt) conjunto de cabeça de grampeamento cirúrgico e grampeador cirúrgico
BR102012001830B1 (pt) conjunto de recarga de grampeamento para um instrumento de grampeamento circular e instrumento de grampeamento circular
BR102012001829B1 (pt) Conjunto de bigorna para um instrumento de grampeamento circular, instrumento de grampeamento circular e método de fabricação do conjunto de bigorna
BR102012001738B1 (pt) instrumento de grampeamento circular
BR102012001736B1 (pt) instrumento de grampeamento circular
RU2587928C2 (ru) Круговой сшивающий инструмент с элементом для присоединения разъемной шайбы

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 26/01/2012, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.