BR0305397B1 - sistema e mÉtodo de deposiÇço de sementes. - Google Patents

sistema e mÉtodo de deposiÇço de sementes. Download PDF

Info

Publication number
BR0305397B1
BR0305397B1 BRPI0305397-0A BR0305397A BR0305397B1 BR 0305397 B1 BR0305397 B1 BR 0305397B1 BR 0305397 A BR0305397 A BR 0305397A BR 0305397 B1 BR0305397 B1 BR 0305397B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
seed
wheel
layer
periphery
seeds
Prior art date
Application number
BRPI0305397-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0305397A (pt
Inventor
Daniel Bruce Thiemke
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BR0305397A publication Critical patent/BR0305397A/pt
Publication of BR0305397B1 publication Critical patent/BR0305397B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01CPLANTING; SOWING; FERTILISING
    • A01C7/00Sowing
    • A01C7/20Parts of seeders for conducting and depositing seed
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01CPLANTING; SOWING; FERTILISING
    • A01C7/00Sowing
    • A01C7/18Machines for depositing quantities of seed at intervals

Description

"SISTEMA E MÉTODO DE DEPOSIÇÃO DE SEMENTES"
Campo da Invenção
A presente invenção relaciona-se a semeadoras agrícolas, e, maisparticularmente, a sistemas e métodos de deposição de sementes usados paradepositar sementes ao longo de um caminho e de um espaçamento desejadosdentro de um sulco de semente.
Fundamento da Invenção
Uma semeadora agrícola, tal como uma semeadora para plantioem fileira, deposita sementes a uma profundidade desejada dentro de umapluralidade de sulcos de semente paralelos formados no solo. No caso de umasemeadora para plantio em fileira, uma pluralidade de unidades de plantio sãotipicamente acionadas do solo usando-se rodas, eixos, rodas dentadas, caixas detransferência, correntes e similares. Cada unidade de plantio tem uma estruturaque é de forma móvel acoplada com uma barra de ferramenta. A estrutura podelevar um depósito alimentador de semente principal, um depósito alimentador deherbicida e um depósito alimentador de inseticida. Se um herbicida granular einseticida forem usados, os mecanismos de medição associados com a dispensa doproduto granular no sulco de semente, são relativamente simples. Por outro lado,os mecanismos necessários para corretamente medir as sementes, dispensar assementes a uma taxa predeterminada e depositar as sementes em locais relativospredeterminados dentro do sulco de semente são relativamente complicados.
Os mecanismos associados com a medição e a deposição dassementes geralmente podem ser divididos em um sistema de medição de sementee um sistema de deposição de semente, que estão em comunicação entre si. Osistema de medição de semente recebe as sementes de uma maneira decarregamento do depósito alimentador de semente levado pela estrutura. Tiposdiferentes de sistemas de medição de semente podem ser usados, tais como placasde semente, placas de dedo, e discos de semente. No caso de um sistema demedição de disco de semente, um disco de semente é formado com umapluralidade de células de semente espaçadas sobre a periferia dele. As sementessão movidas nas células de semente, com uma ou mais sementes em cada célulade semente, dependendo do tamanho e da configuração da célula de semente. Umvácuo ou ar de pressão positiva pode ser usado junto com o disco de semente paraajudar na movimentação das sementes nas células de semente. As sementes sãoindividualizadas e descarregadas a uma taxa predeterminada ao sistema dedeposição de semente.
Com um sistema de medição de semente incluindo um disco desemente como descrito acima, o disco de semente tipicamente inclui um eixo deacionamento concêntrico tendo uma roda dentada na extremidade exterior que éacionada por acionamento proveniente de solo ou similar. O eixo de acionamentoconcentricamente posicionado e as rodas dentadas podem limitar a compactação(isto é: a redução em tamanho global) do sistema de medição de semente.
O sistema de deposição de semente pode ser categorizado comoum sistema de queda por gravidade ou um sistema de queda por potência. No casode um sistema de queda por gravidade, um tubo de semente tem uma extremidadede entrada que é posicionado abaixo do sistema de medição de semente. Assementes individualizadas do sistema de medição de semente meramente caem notubo de semente e caem por força gravitacional de uma extremidade de descargadele no sulco de semente. O tubo de semente pode ser curvado de uma maneirapara trás para ajudar a dirigir semente no sulco de semente. A curvatura para trástambém ajuda a reduzir os saltos da semente para trás e adiante dentro do tubo,quando a semente cai por ele no sulco de semente. Ademais, a curvatura para trásreduz os saltos da semente quando ela bate no fundo do sulco de semente.
Um sistema de deposição de semente do tipo de queda porpotência geralmente pode ser classificado como uma queda por correia detransportador de semente, uma queda por válvula rotativa, uma queda por correnteou uma queda por ar. Estes tipos de sistemas de deposição de semente provêemuma deposição mais consistente das sementes ao longo de um caminhopredeterminado a um espaçamento desejado. Para mais detalhes destes tipos desistemas de deposição de semente, como também sobre o plantio agrícola emgeral, referência é feita por este meio ao documento técnico intitulado"PLANTING FUNDAMENTALS OF MACHINE OPERATION"; Breece,Edward H., PhD., e outros.; Deere & Co, 1981, que está incorporado aqui porreferência.
O que é precisado na arte é uma semeadora agrícola provendo umsistema de medição de semente e um sistema de deposição de semente preciso,eficiente e compacto.
Sumário da Invenção
A presente invenção apresenta uma roda em um sistema dedeposição de sementes que define um medidor e acelerador de sementes. A rodatem três zonas radiais, inclusive um cubo estrutural, uma camada central resiliente,circundando o cubo estrutural e uma camada de preensão externa circundando acamada central resiliente. A camada de preensão externa tem um coeficiente defricção relativamente alto para atuar sobre e conduzir sem danificar as sementes.
A invenção compreende, em uma concretização da mesma, umasemeadora agrícola incluindo pelo menos um sistema de medição de sementes epelo menos um sistema de deposição de sementes que está em comunicação comum correspondente sistema de medição de sementes. Cada sistema de deposiçãode semente inclui um dispositivo de deslizamento de semente e uma roda. A rodainclui um cubo estrutural, uma camada central resiliente posicionada radialmenteem torno do cubo, e uma camada externa de preensão posicionada radialmente emtorno da camada central. A camada externa de preensão tem uma periferiacircunferencial que é posicionada adjacente à pelo menos parte do dispositivo dedeslizamento de semente. A periferia circunferencial tem uma pluralidade desuperfícies apartadas contíguas.
A invenção compreende, em outra concretização da mesma, ummétodo de depositar sementes com uma semeadora agrícola em um sulco formadono solo. As sementes são recebidas a uma razão predeterminada em um sistema dedeposição de sementes. O sistema de deposição de sementes inclui um dispositivode deslizamento de semente e uma roda. A roda tem um cubo estrutural, umacamada central resiliente disposta radialmente em torno do cubo, e uma camadaexterna de preensão posicionada radialmente em torno da camada central. Acamada externa de preensão tem uma periferia circunferencial, que é posicionadaestreitamente adjacente à pelo menos parte da corrediça para sementes. A periferiacircunferencial tem uma pluralidade de superfícies contíguas separadas. Assementes são atuadas a uma razão predeterminada contra a periferia da roda. Assementes são conduzidas ao longo de pelo menos parte do dispositivo dedeslizamento de semente com a periferia da roda enquanto mantendo as sementesem contato com o dispositivo de deslizamento de semente. As variações emorientação e dimensão das sementes são acomodadas flexionando localmente acamada central resiliente durante a etapa de condução. As sementes são liberadasda periferia da roda para serem depositadas no interior do sulco.
Uma vantagem da invenção reside no fato de que a roda regula assementes de uma maneira positiva.
Outra vantagem é que as cerdas na periferia circunferencial daroda atuam positivamente sobre as sementes e conduzem as sementes depassagem pelo dispositivo de deslizamento de semente, indiferentemente àdimensão e orientação das sementes.
Ainda outra vantagem é que a camada externa de preensão naperiferia circunferencial da roda pode assumir a forma de vários materiaisdiferentes tendo um alto coeficiente de fricção, tais como cerdas, um coxim deespuma, um coxim esponjado, um coxim de malha, um coxim de fibras e umacamada de grana.
Descrição Sucinta dos Desenhos
A figura 1 é uma vista lateral de uma concretização de umasemeadora agrícola de acordo com a presente invenção incluindo uma unidade deplantio;
A figura 2 é uma vista lateral parcialmente fragmentária daunidade de plantio;
A figura 3 é uma vista em perspectiva do sistema de medição desementes e do sistema de deposição de sementes mostrados na figura 2, com umadas placas laterais removidas para mostrar a roda e o dispositivo de deslizamentode semente;
A figura 4 é uma vista lateral do sistema de deposição de sementesmostrado nas figuras 2 e 3; e
A figura 5 é uma vista seccional da roda mostrada na figura 4,tomada ao longo da linha 5-5.
Descrição Detalhada da Invenção
Reportando-se a seguir aos desenhos, e mais particularmente àsfiguras 1 e 2, é mostrada uma concretização de realização de uma semeadoraagrícola 10 da presente invenção. Na concretização ilustrada, a semeadoraagrícola 10 tem a forma de uma plantadeira de cultivo em fileiras porém podetambém ser na forma de uma semeadeira de grãos etc. As figuras 1 e 2 ilustramuma unidade de cultivo em fileira individual 12 de uma plantadeira em múltiplasfileiras, com cada unidade de cultivo em fileira 12 sendo substancialmenteidêntica e conectada com uma barra de ferramentas comum 14. Somente umaúnica unidade de cultivo em fileira 12 é ilustrada para simplificar.
A unidade de cultivo em fileira 12 inclui um chassi em múltiplaspartes 16 que é afixado à barra de ferramentas 14 por tirantes de conexão paralelos18. A barra de ferramentas 14 é acoplada com uma unidade de tração (nãomostrada) tal como um trator agrícola. Por exemplo a barra de ferramentas 14pode ser acoplada com um trator agrícola utilizando um conjunto de engate de 3-pontos. A barra de ferramentas 15 pode ser acoplada com conjuntos de rodas detransporte, braços marcadores etc. que podem ser de construção convencional enão mostrados para simplificar. As rodas de transporte, de maneira conhecida,podem proporcionar tração sobre o solo para a unidade de cultivo em fileira 12através do uso de eixos, correntes, rodas dentadas, caixas de transmissão, etc.
O chassi 16 é portador de um abridor de sulcos de duplo disco 20para formar um sulco para sementes no solo. Um par de rodas reguladoras 22 érespectivamente associado com o par de discos do abridor de sulcos de duplodisco 20. Mais especificamente, cada roda reguladora 22 é posicionada geralmenteem linha com e imediatamente adjacente ao lado exterior de cada respectivo discode abridor de sulcos de duplo disco 20. As rodas reguladoras 22 sãopivotavelmente acopladas com o chassi 16 por respectivos braços 24. Cada umadas rodas reguladoras 26 pode ser verticalmente ajustada para ajustar aprofundidade do sulco que é aberto no solo usando o abrir de sulcos de duplodisco 20.
Um par de rodas compactadoras 26 é também conduzido pelochassi 16. As rodas compactadoras 26 são posicionadas de modo geral em linhacom o abridor de sulcos de duplo disco 20.
Reportando-se a seguir à figura 2, cada unidade de plantio 12 dasemeadora agrícola 10 é portadora de um sistema de medição de sementes 28 e deum sistema de deposição de sementes 30. O sistema de medição de sementes 28inclui uma calha de entrada 32 que recebe as sementes de uma fonte alimentadorade sementes principal tal como um depósito de sementes conduzido acima dochassi 16. Alternativamente, as sementes podem ser armazenadas em um depósitode sementes principal distai e administradas à calha de entrada 32 através de ar oumeios semelhantes.
O sistema de medição de sementes 28 também inclui uma rodamotriz 34 que aciona um disco de sementes 36 dotado de uma pluralidade decélulas para semente 38 intermitentemente espaçadas em torno de sua periferia.Um acoplador 39 é fluidicamente acoplado com uma fonte de vácuo (nãomostrada) para aplicar uma pressão de vácuo às células para semente 38 formadasno disco de sementes 36. Esta pressão de vácuo promove o ingresso das sementesno interior das células para semente 38 e manter as sementes em posição nointerior das células para semente 38. As sementes são transportadas das célulaspara semente 38 para o sistema de deposição de sementes 30.
O sistema de deposição de sementes 30 inclui um dispositivo dedeslizamento de semente 40 que dirige as sementes a uma taxa predeterminadapara o interior do sulco de sementes formado pelo abridor de sulcos de discoduplo 20. O dispositivo de deslizamento de semente 40 tem uma largura em umadireção transversal ao sulco de sementes que é menor que a largura do sulco desementes porém também pode ser aproximadamente igual à largura do sulco desementes.
A roda 42 definindo um regulador de velocidade de sementes temuma periferia circunferencial que é posicionada em ou estreitamente adjacente aodispositivo de deslizamento de semente 40. A roda 4 atua sobre as sementesrecebidas no sistema de deposição de sementes 30 à velocidade predeterminada eregula as sementes a uma velocidade substancialmente correspondente àvelocidade de rodagem da semeadora agrícola 10 na direção para frente 44. Aroda 42 e o dispositivo de deslizamento de semente 40 atuam conjuntamente paradescarregar as sementes em uma trajetória e velocidade desejadas.
Placas laterais 46 são afixadas ao dispositivo de deslizamento desemente 40 e são posicionadas de um e de outro lado da roda 42. As placas laterais46 e o dispositivo de deslizamento de semente 40 conjuntamente definem umalojamento que circunda parcialmente a roda 42.
Reportando-se a seguir às figuras 4 e 5, o sistema de deposição desementes 30 será descrito em maior detalhe. A roda 42 define um regulador desementes que, juntamente com o dispositivo de deslizamento de semente 40,descarrega as sementes a uma taxa predeterminada por uma extremidade inferior48 do dispositivo de deslizamento de semente 40. A roda 42 geralmente inclui umcubo estrutural 50, uma camada central resiliente 52 e uma camada externa depreensão 54. Uma roda dentada acionada 56 é acionada pelo solo através de umacorrente (não mostrada) utilizando uma estrutura de transmissão pelo solo sobre amáquina de semear. Alternativamente a roda dentada 56 pode ser acionadautilizando um motor hidráulico, motor elétrico, etc. A roda dentada 56 é acionadaa uma velocidade de rotação causando uma velocidade tangencial no diâmetroexterno da roda 42 para geralmente corresponder à velocidade de avanço damáquina de semear. Naturalmente, a roda 42 pode ser acionada a uma velocidadede rotação diferente dependendo da aplicação específica.
O cubo estrutural 50 é construído de um plástico apropriadoconferindo suporte estrutural à roda 52. O tipo específico de plástico que é usado éselecionado para conferir rigidez suficiente para que o cubo estrutural 50 não sejadefletido durante o uso normal. O cubo estrutural 50 também pode ser construídode um tipo diferente de material tal como metal ou um compósito, dependendo daaplicação específica. O cubo estrutural 50 é geralmente em forma de disco eproporciona suporte estrutural para cada uma da camada central resiliente 52 ecamada externa de preensão 54.
A camada central resiliente 52 é posicionada radialmente em tornodo cubo estrutural 5. A camada central resiliente 52 tem uma configuração emseção transversal geralmente retangular como mostrada na figura 5. A camadacentral resiliente 52 é construída de um material que permite deflexão limitadaradialmente para dentro para acomodar várias dimensões e orientações desementes que passam entre a roda 42 e o dispositivo de deslizamento de semente40. Na concretização ilustrada, a camada central resiliente 52 é construída deespuma de poliuretano de alta densidade tendo uma densidade de entre 240 a 320kg/m3. Esta densidade de espuma acredita-se corresponder a um índice de durezano durômetro Shore de aproximadamente 12 (Shore O). Espuma dotada de umíndice de dureza no durômetro Shore de entre 20-70 durômetros pode ser usadadependendo da aplicação específica. Adicionalmente, a camada central resiliente52 pode ser formada de borracha, de material esponjado expandido ou de outromaterial resiliente de tipo similar.A camada externa de preensão 54 é posicionada radialmente emtorno da camada central resiliente 52. A camada externa de preensão 54 tem umaperiferia circunferencial definindo um diâmetro externo da roda 42. A periferiacircunferencial da camada externa de preensão 54 é posicionada estreitamenteadjacente a uma parte do dispositivo de deslizamento de semente 40. Maisespecificamente, a periferia circunferencial da camada externa de preensão 54 éposicionada a uma distância de entre 0 a 5 milímetros de uma parte do dispositivode deslizamento de semente 40. Na concretização ilustrada, a periferiacircunferencial da camada externa de preensão 54 é posicionada a uma distânciade aproximadamente 1 milímetro do dispositivo de deslizamento de semente 40.
A camada externa de preensão 54 é formada com uma periferiacircunferencial que tem uma pluralidade de superfícies apartadas contíguas.Indiferentemente ao tipo específico de superfície apartada contígua utilizadoconforme será descrito em maior detalhe mais a diante, um alto coeficiente defricção é proporcionado que agarra as sementes e conduz as sementes àvelocidade predeterminada através da área entre a roda 42 e o dispositivo dedeslizamento de semente 40 sem danificar excessivamente as sementes. Naconcretização mostrada nas figuras 4 e 5, a pluralidade de superfícies apartadascontíguas se apresenta na forma de um material com cerdas de nylon. As cerdassão de aproximadamente 0,076 mm em diâmetro e aproximadamente de 3,175mm em comprimento. Dependendo da aplicação específica, o tipo de material,o comprimento das cerdas e o diâmetro das cerdas podem variar. Por exemplo,as cerdas podem ter até cerca de 25,4 mm em comprimento e até cerca de 0,60mm em diâmetro. Outrossim, outros tipos de materiais tendo um altocoeficiente de fricção também podem ser usados tal como um coxim deespuma, coxim de material esponjado expandido, coxim de malha, coxim defibras ou uma camada de grana.
O dispositivo de deslizamento de semente 40 é formado com umacalha para sementes 41 que aumenta em profundidade da extremidade superior 49para a extremidade inferior 48. A calha para sementes 41 mantém a sementecentrada sobre o dispositivo de deslizamento de semente 40 a medida que éconduzida pela roda 42 e também aperfeiçoa a trajetória na qual a semente édescarregada pela extremidade inferior 48 no interior do sulco para sementesformado no solo.
Um defletor 60 é posicionado abaixo de uma calha de descarga 58se estendendo da extremidade inferior do sistema de medição de sementes 28 nosentido do sistema de deposição de sementes 30. O defletor 60 guia as sementespara o interior do passe formado entre a roda 42 e o dispositivo de deslizamentode semente 40.
O defletor 60 também pode ser configurado para contatar apluralidade de cerdas na camada externa de preensão 54 da roda 42. Esta deflexãolocal das cerdas assiste no positivamente mover a semente para o interior do passeentre a roda 42 e o dispositivo de deslizamento de semente 40. Na concretizaçãoilustrada, o defletor 60 tem a forma de uma placa dotada de uma larguracorrespondente à largura da roda 42. Todavia, o defletor 60 pode serdiferentemente configurado.
Durante o uso, um tipo de semente selecionado é recebido de umafonte alimentadora de sementes principal na calha de entrada 32 do sistema demedição de sementes 28. A semente é mantida contra um lado do disco desementes 36, que é acionado pela roda motriz 34 a uma velocidade de rotaçãoselecionada utilizando uma transmissão mecânica, motor hidráulico, motorelétrico ou outra transmissão apropriada. As sementes são recebidas dentro dascélulas de semente 38 do disco de sementes 336. Para auxiliar o avanço dassementes para o interior das células de semente 38, uma pressão de vácuo éaplicada ao lado oposto do disco de sementes 36 utilizando uma fonte de vácuoapropriada. Naturalmente, uma pressão positiva também pode ser aplicada ao ladodo disco de sementes 36 no qual as sementes são dispostas. As sementes sãodescarregadas pelo sistema de medição de sementes 28 a uma taxapredeterminada através da calha de descarga 58. O defletor 60 auxilia no guiar assementes para o interior da área de passe formada entre a roda 42 e dispositivo dedeslizamento de semente 40. O defletor 60 também pode localmente defletir ascerdas da camada externa de preensão 54 a medida que gira ao seu longo. Adeflexão das cerdas auxilia no agarrar as sementes e conduzir as sementes para ointerior do passe adjacente ao dispositivo de deslizamento de semente 40. Ointervalo de aproximadamente um milímetro entre a periferia circunferencial daroda 42 e o dispositivo de deslizamento de semente 40 assegura que a sementeseja agarrada pela camada externa de preensão 54 sem aplicar demasiada forçacontra a semente. A camada central resiliente 52 também pode ser comprimidadependendo da dimensão e/ou orientação das sementes a medida que se propagana área entre a roda 42 e o dispositivo de deslizamento de semente 40. A calha desementes 41 continuamente aumenta em profundidade e mantém as sementes aolongo do eixo geométrico longitudinal do dispositivo de deslizamento de semente40. A semente é regulada para corresponder aproximadamente à velocidade emrelação ao solo da semeadora agrícola e é descarregada pela calha de sementes 41pela extremidade inferior 48 no interior do sulco para sementes formado no solo.As rodas reguladoras 22 e as rodas compactadoras 26 cerram o sulco parasementes e desse modo cobrem as sementes no sulco.
Tendo descrito a concretização preferencial, se tornará evidenteque várias modificações podem ser introduzidas sem se afastar do âmbito dainvenção conforme definida nas reivindicações anexas.

Claims (16)

1. Sistema de deposição de sementes para uso em uma semeadoraagrícola, com a semeadora agrícola (10) incluindo pelo menos um sistema demedição de sementes (28) e pelo menos um sistema de deposição de sementes(30), com cada sistema de deposição de sementes (30) estando em comunicaçãocom um correspondente sistema de medição de sementes (28), sendo cada sistemade deposição de sementes (30) caracterizado pelo fato de compreender:um dispositivo de deslizamento de semente (40); euma roda (42) tendo um cubo estrutural (50), uma camada centralresiliente (52) radialmente disposta em torno do cubo, e uma camada externa depreensão (54) radialmente disposta em torno da camada central, a camada externade preensão (54) tendo uma periferia circunferencial posicionada adjacente a pelomenos parte do dispositivo de deslizamento de semente (40), sendo a periferiacircunferencial dotada de uma pluralidade de superfícies apartadas contíguas.
2. Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelofato de que a roda (42) compreende uma roda tipo escova e a pluralidade desuperfícies apartadas compreende uma pluralidade de cerdas geralmenteradialmente dispostas na periferia.
3. Sistema de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelofato de que as cerdas têm aproximadamente 3,175 mm de comprimento.
4. Sistema de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelofato de que as cerdas são constituídas de nylon.
5. Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelofato de que a periferia da roda (42) compreende um dentre uma camada de cerdas,um coxim de espuma, um coxim de espuma expandida, um coxim de malha, umcoxim de fibras e uma camada de grana.
6. Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelofato de que a camada central resiliente (52) é constituída de borracha, espuma eespuma expandida.
7. Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelofato de que a camada central resiliente (52) tem uma configuração em seçãotransversal geralmente retangular.
8. Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelofato de que o cubo (50) é geralmente em forma de disco.
9. Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelofato de que o cubo (50) é constituído de um dentre plástico ou metal.
10. Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelofato de que a roda (42) e o dispositivo de deslizamento de semente (40) têmespaçamento mútuo de aproximadamente 0 a 5 mm.
11. Sistema de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelofato de que o espaçamento é de aproximadamente 1 mm.
12. Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelofato de que a roda. (42) compreende uma roda tipo escova, e a pluralidade desuperfícies apartadas compreende uma pluralidade de cerdas geralmenteradialmente dispostas na periferia, a camada central resiliente (52) é constituída deum dentre borracha e espuma, e o cubo (50) é geralmente em forma de disco e éconstituído de um dentre plástico ou metal.
13. Método de deposição de sementes, para depositar sementescom uma semeadora agrícola (10) em um sulco formado no solo, caracterizadopelo fato de compreender as etapas de:receber sementes a uma taxa predeterminada em um sistema dedeposição de sementes (30), o sistema de deposição de sementes (30) incluindoum dispositivo de deslizamento de semente (40), e uma roda (42) munida de umcubo estrutural (50), uma camada central resiliente (52) posicionada radialmenteem torno do cubo (50), e uma camada exterior de preensão (54) posicionadaradialmente em torno da camada central, a camada exterior de preensão (54)posicionada radialmente em torno da camada central, a camada exterior depreensão (54) tendo uma periferia circunferencial posicionada estreitamenteadjacente a pelo menos parte da corrediça para sementes, a periferiacircunferencial dotada de uma pluralidade de superfícies apartadas contíguas;arrastar as sementes à taxa predeterminada contra a periferia daroda (42);transportar as sementes por pelo menos parte do dispositivo dedeslizamento de semente (40) com a periferia da roda (42) enquanto mantendo assementes em contato com o dispositivo de deslizamento de semente (40);acomodar as variações na orientação das sementes defletindolocalmente a camada central resiliente (52) durante a etapa de transporte; eliberar as sementes da periferia da roda (42).
14. Método de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelofato de incluir ainda a etapa de suportar estruturalmente a roda (42) utilizando ocubo estrutural (50).
15. Método de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelofato de que a periferia da roda (42) compreende um dentre uma camada de cerdas,um coxim de espuma, um coxim de espuma expandida, um coxim de malha, umcoxim de fibra e uma camada de grana.
16. Método de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelofato de que a camada central resiliente (52) é constituída de uma dentre borracha,espuma e espuma expandida.
BRPI0305397-0A 2003-01-10 2003-11-28 sistema e mÉtodo de deposiÇço de sementes. BR0305397B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US10/340,523 US6651570B1 (en) 2003-01-10 2003-01-10 Seed placement system for use in a seeding machine

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0305397A BR0305397A (pt) 2005-05-17
BR0305397B1 true BR0305397B1 (pt) 2010-12-14

Family

ID=29584251

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0305397-0A BR0305397B1 (pt) 2003-01-10 2003-11-28 sistema e mÉtodo de deposiÇço de sementes.

Country Status (6)

Country Link
US (1) US6651570B1 (pt)
CN (1) CN100334936C (pt)
AR (1) AR042725A1 (pt)
AU (1) AU2003259602B2 (pt)
BR (1) BR0305397B1 (pt)
CA (1) CA2451732C (pt)

Families Citing this family (33)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7185596B2 (en) * 2003-01-10 2007-03-06 Deere & Company Seed slide for use in an agricultural seeding machine
US7228807B1 (en) * 2006-03-29 2007-06-12 Venhuizen Dale Device for improving the spacing between seeds planted by a John Deere vacuum planter
KR100796388B1 (ko) 2006-04-21 2008-01-22 주식회사 금강기건 종자 결주 방지장치가 구비된 복토 직파기
US7513200B2 (en) * 2006-08-31 2009-04-07 Deere & Company Seed singulator for a seed metering system in a seeding machine
NL1032918C2 (nl) * 2006-11-22 2008-05-23 Marinus Reincke Doorzaai inrichting voor grasvelden.
US7617785B2 (en) * 2007-06-27 2009-11-17 Cnh America Llc Direct drive electric seed metering system
DE202007009302U1 (de) * 2007-07-03 2008-11-13 Alois Pöttinger Maschinenfabrik Gmbh Sämaschine
US8850995B2 (en) 2009-02-02 2014-10-07 Deere & Company Seeding machine with seed delivery system
US8074586B2 (en) * 2009-02-02 2011-12-13 Deere & Company Seed delivery apparatus with sensor and moving member to capture and move seed to a lower outlet opening
US8671856B2 (en) 2009-02-02 2014-03-18 Deere & Company Planting unit for a seeding machine having blocking member to control hand-off of seed from a seed meter to a seed delivery system
FR2959385B1 (fr) * 2010-04-30 2013-04-26 Exel Ind Ensemble semeur pour semoir
US8850998B2 (en) 2011-03-25 2014-10-07 Deere & Company Planting unit for a seeding machine having a seed meter and seed delivery system
US9433141B2 (en) * 2011-03-25 2016-09-06 Deere & Company Wear liner for seed delivery system
US8850997B2 (en) 2011-04-25 2014-10-07 Deere & Company Planter and method of operating a planter with individual meter control
FR3001607B1 (fr) * 2013-02-07 2015-02-20 Kuhn Sa Semoir monograine avec au moins un element semeur perfectionne
CN104412758A (zh) * 2013-09-10 2015-03-18 河北农业大学 充种沟式精密排种器
US9756779B2 (en) 2014-02-11 2017-09-12 Kinze Manufacturing, Inc. Planter with seed delivery apparatus
CN104221553B (zh) * 2014-09-28 2017-01-25 山西省农业机械化科学研究院 一种精密排种器
US9706702B2 (en) 2015-02-11 2017-07-18 Cnh Industrial America Llc Planter seed meter with accelerator wheel system
CN104737680B (zh) * 2015-04-10 2016-11-30 东北农业大学 短程育种专用排种器
AR105777A1 (es) * 2015-08-20 2017-11-08 Kinze Mfg Inc Sembradora con aparato de distribución de semillas
DE102015114152A1 (de) * 2015-08-26 2017-03-02 Amazonen-Werke H. Dreyer Gmbh & Co. Kg Vorrichtung zum Ablegen von granularem Material auf einer land- wirtschaftlichen Fläche
DE102015114362A1 (de) * 2015-08-28 2017-03-02 Horsch Maschinen Gmbh Säschar
DE102016204464A1 (de) 2016-03-17 2017-09-21 Horsch Maschinen Gmbh Reiheneinheit einer landwirtschaftlichen Maschine
BR112019000484B1 (pt) * 2016-07-14 2022-05-17 Precision Planting Llc Sistema para orientação de sementes, unidade de linha, e implemento para plantar operações
AU2018338815B2 (en) 2017-09-29 2021-08-05 Kinze Manufacturing, Inc. Planter with high speed seed delivery apparatus
US10743460B2 (en) 2017-10-03 2020-08-18 Ag Leader Technology Controlled air pulse metering apparatus for an agricultural planter and related systems and methods
US11277961B2 (en) 2018-02-09 2022-03-22 Ag Leader Technology Seed spacing device for an agricultural planter and related systems and methods
US11051445B2 (en) 2018-06-27 2021-07-06 Deere & Company Seeding system
US11064649B2 (en) 2018-06-27 2021-07-20 Deere & Company Seeding system
US11058047B2 (en) 2018-06-27 2021-07-13 Deere & Company Seeding system
US11877530B2 (en) 2019-10-01 2024-01-23 Ag Leader Technology Agricultural vacuum and electrical generator devices, systems, and methods
CN111114777B (zh) * 2019-12-10 2021-08-24 亿利资源集团有限公司 一种无人机精量分种装置

Family Cites Families (30)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3636897A (en) * 1969-02-06 1972-01-25 Fmc Corp Apparatus for precision planting
US1097064A (en) * 1912-09-23 1914-05-19 Walter D Mewborn Planter.
US2535222A (en) * 1947-05-05 1950-12-26 Paul E Milton Seed ejector for rotary trap chamber type seed planters
US2605023A (en) * 1949-03-31 1952-07-29 Bernard H Ward Rotary seed disk with peripheral pockets protected by a flexible cover engaging said pockets
US2783918A (en) 1954-04-30 1957-03-05 Ben Pearson Inc Metering planter devices
US2995274A (en) 1957-09-25 1961-08-08 Ben Pearson Inc Metering device
US3048132A (en) * 1959-10-12 1962-08-07 John F Morgan Seed pellet dispenser and planter
US3348504A (en) 1965-05-28 1967-10-24 Int Harvester Co Cell-less planter
US3347426A (en) 1965-06-15 1967-10-17 Massey Ferguson Inc Precision seed planter
US3387746A (en) 1966-11-28 1968-06-11 Robert F Ashley Selective seed planter
FR1558490A (pt) * 1967-12-27 1969-02-28
US3773224A (en) 1971-10-14 1973-11-20 J Winslow Seed dispensing wheel
DE2261344C3 (de) * 1972-12-15 1979-05-31 Karl Becker Kg Maschinenfabrik, 3525 Oberweser Vorrichtung zum Ablegen von körnigem Saatgut im Erdreich in Verbindung mit Einzelkornsämaschinen
US4264023A (en) * 1978-06-03 1981-04-28 Hestair Farm Equipment Limited Agricultural dispensing mechanisms
US4793511A (en) * 1984-03-26 1988-12-27 Deere & Company Seed meter having seed disk aperture cleaning wiper and brush arrangement
US5027725A (en) 1989-04-13 1991-07-02 Keeton Eugene G Seed dispenser for planters
US4924786A (en) * 1989-06-14 1990-05-15 Keeton Eugene G Seed dispenser with dual-faced seed plate
US5058766A (en) 1990-05-25 1991-10-22 Kinze Manufacturing, Inc. Seed meter for row crop planter unit
FR2691040B1 (fr) * 1992-05-12 1999-03-05 Sulky Burel Dispositif regulateur de distribution des graines pour semoir.
US5720233A (en) 1996-03-04 1998-02-24 Deere & Company Mechanical seed meter
CN2290176Y (zh) * 1997-04-18 1998-09-09 黑龙江省庆安春辉农机修造有限公司 大豆玉米精量播种器
US5924370A (en) * 1997-08-18 1999-07-20 Deere & Company Reconfigurable meter roller and blank section
US5992338A (en) * 1997-10-15 1999-11-30 Romans; William W. Belted seed metering device
US6173664B1 (en) 1999-07-27 2001-01-16 Thomas A. Heimbuch Equidistant planting system
US6247417B1 (en) 1999-07-27 2001-06-19 Thomas A. Heimbuch Equidistant planting system
US6308645B1 (en) * 1999-12-30 2001-10-30 Great Plains Manufacturing, Incorporated Seeding machine with bulk seed supply container and independent, opener-mounted metering devices
US6477967B2 (en) * 2000-05-03 2002-11-12 Lyn A. Rosenboom Seed planter
US6352042B1 (en) * 2000-10-10 2002-03-05 Deere & Company Internal seed knockout assembly
US6581535B2 (en) * 2000-12-07 2003-06-24 Kinze Manufacturing, Inc. Agricultural seed meter
CN2476162Y (zh) * 2001-03-30 2002-02-13 黑龙江省勃农机械有限责任公司 多功能组合型孔精密排种器

Also Published As

Publication number Publication date
AU2003259602A1 (en) 2004-07-29
AU2003259602B2 (en) 2010-01-21
CA2451732C (en) 2007-10-30
CN1517002A (zh) 2004-08-04
BR0305397A (pt) 2005-05-17
US6651570B1 (en) 2003-11-25
CA2451732A1 (en) 2004-07-10
AR042725A1 (es) 2005-06-29
CN100334936C (zh) 2007-09-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR0305397B1 (pt) sistema e mÉtodo de deposiÇço de sementes.
US7661377B2 (en) Seed meter with flexible seed disc
CA2451064C (en) Seed placement system for use in a seeding machine
US6237514B1 (en) Belted seed metering device
CA2451722C (en) Seed metering system for use in a seeding machine
US4449642A (en) Seed planter
US8322293B2 (en) Precision fertilizer placement
US8371240B2 (en) Twin row planter
US8336470B2 (en) Seed meter airflow cover
US8371239B2 (en) Dual product dispensing disk for metering device
US20140290546A1 (en) Seeding machine with seed delivery system
AU2003262213A1 (en) Seed slide for use in an agricultural seeding machine
US3122283A (en) Row crop seed planter
EP2427044B1 (en) Air assisted seed dispensing
US20100282142A1 (en) Dispensing Disk Alignment For Metering Devices
CN106385883B (zh) 排种器
RU2798920C1 (ru) Секция картофелесажалки
CA1231869A (en) Seed planter

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application [chapter 6.1 patent gazette]
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 28/11/2003, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.