BR0117324B1 - sistemas enchavetados para conexço de cartucho de filtro para suporte de filtro. - Google Patents

sistemas enchavetados para conexço de cartucho de filtro para suporte de filtro. Download PDF

Info

Publication number
BR0117324B1
BR0117324B1 BRPI0117324-3A BR0117324A BR0117324B1 BR 0117324 B1 BR0117324 B1 BR 0117324B1 BR 0117324 A BR0117324 A BR 0117324A BR 0117324 B1 BR0117324 B1 BR 0117324B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
filter
recess
support
holder
pin
Prior art date
Application number
BRPI0117324-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Roger P Reid
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Priority to BRPI0117324-3A priority Critical patent/BR0117324B1/pt
Publication of BR0117324B1 publication Critical patent/BR0117324B1/pt

Links

Landscapes

  • Filtration Of Liquid (AREA)

Description

SISTEMAS ENCHAVETADOS PARA CONEXÃO DE CARTUCHO DE FILTRO PARA SUPORTE DE FILTRO
Este pedido, do inventor Roger P. Reid, é uma divisão do PI01132652, baseado no PCT/US/0125307, depositado em 11/08/2001, cuja fase nacional se iniciou em 11/02/2003.
Campo da Invenção. Esta invenção se refere, de modo geral, a filtros de fluido e cartuchos de filtros e conexões para os filt ros/cartuchos para canalização, valvulamento, braços de suporte e outros suportes que colaboram com os filt ros/cartuchos para torná-los operantes em um sistema de fluido fluente. Mais especificamente, esta invenção se refere a um sistema para "chavear" um cartucho de filtro particular ou um membro de cabeça de filtro cooperante particular ou uma cabeça de válvula de filtro.
Sumário da Invenção A invenção é um aparelho e método nos quais parte de uma conexão de suporte de cartucho de fluido é estruturalmente adaptada de modo que somente os cartuchos e suportes de filtro correspondentes podem agir para permitir a instalação do cartucho de filtro no suporte e/ou para formar a vedação de fluido. Em outras palavras, cada combinação de cartucho de filtro e ou "conjunto" é "enchavetado" de modo que somente esse design de cartucho de filtro encaixe com suporte afim. De acordo com a invenção, existem vários conjuntos criados de cartucho- suporte com cada um tendo a adaptação, mas esta é deslocada ligeiramente para cada conjunto, comparada com os outros conjuntos. Dessa forma, um cartucho de filtro de um conjunto não pode ser misturado com o de outro conjunto e, portanto, um cartucho de filtro não pode ser instalado em outro que não seja seu próprio suporte correspondente. A adaptação envolve preferencialmente um local variante de uma saliência de "cavilha" e uma combinação de reentrância de "trava", de modo que uma combinação lingüeta-ranhura, normalmente com saliência(s) e reentrância(s) de encaixe esteja(m) a certo ângulo em uma circunferência para um conjunto de suporte de cartucho e saliência(s) e reentrância(s) de encaixe de uma forma similar ou idêntica, estando em ângulo diferente na circunferência para outro conjunto de cartucho-suporte, e assim por diante, para cada conjunto de cartucho e suporte similarmente modelados mas de adaptação diferentemente localizada. Em outras palavras, a saliência de cavilha a reentrância de trava são seletivamente localizados em perímetros de um cartucho de filtro e seu suporte. As estruturas de cavilha e trava (aqui normalmente chamada "saliência de cavilha" ou "saliência" e "reentrância de trava" ou "reentrância", respectivamente) são preferencialmente moldados de forma rígida ou permanentemente fixo sobre/no cartucho e suporte de filtro e, dessa forma, não são considerados móveis. Contudo, elas são facilmente trocadas na moldagem ou outro processo de fabricação, isto é, elas são facilmente selecionáveis localizando-as em ângulos/locais diferentes ao redor de uma superfície circunferencial.
Esse sistema pode incluir vários conjuntos de filtros e suportes, cada conjunto possui uma cavilha e uma trava localizadas diferentemente, onde a cavilha e a trava de cada conjunto são compatíveis entre si para permitir que o filtro seja instalado nesse suporte, mas esse o filtro não pode ser instalado em nenhum outro suporte porque a cavilha ou a trava desse filtro não é compatível com a cavilha ou trava do outro suporte. O termo "cavilha ou trava" é usado porque as saliências da cavilha podem ser colocadas ou no filtro ou no suporte e a reentrância da trava pode ser colocada no outro item.
Assim, por exemplo, uma instalação de filtragem de água ou bebida, planta piloto experimental ou outro usuário de filtro pode controlar o posicionamento de cartucho de filtro precisamente. Uma instalação com múltiplas aplicações de filtragem diferentes pode ter cartuchos de filtro disponível para cada uma das aplicações, mas o cartuchos não serão confundidos. Por exemplo, em uma instalação na qual existam duas aplicações diferentes, muitos dos dois tipos diferentes de cartuchos de filtro podem ser mantidos em estoque e até mesmo misturados durante o armazenamento ou manuseio, mas os cartuchos de filtro não serão misturados durante a instalação nos suportes de filtro. Isso é possível porque o suporte de filtro e os cartuchos de filtro para a primeira aplicação são diferentemente "enchavetados" do suporte de filtro e dos cartuchos de filtro para a segunda aplicação. Os termos "enchavetamento" ou "enchavetado" se referem de modo geral a como e onde todo o sistema de cavilha está localizado ou é realizado, isto é, ao posicionamento ou estilo de um ou de ambas as estruturas de cavilha e trava compatíveis, em vez de especificamente somente à localização da "saliência de cavilha." Todos os cartuchos de filtro para a primeira aplicação são enchavetados iguais, isto é, para corresponder ao primeiro suporte da aplicação e todos os cartuchos de filtro para a segunda aplicação,para corresponder ao segundo suporte da aplicação. Os enchavetamentos para a primeira aplicação e para a segunda aplicação não precisam ser muito diferentes, podendo ser, por exemplo, de posições angulares ligeiramente diferentes para as duas saliências e reentrâncias.
Além disso, um fabricante de filtros pode controlar suas linhas de produto mais cuidadosamente usando o sistema de cavilha inventado. Um fabricante pode enchavetar seus suportes e cartuchos de filtro diferentemente para países diferentes, clientes diferentes, distribuidores diferentes ou para períodos de tempo diferentes. Essa técnica pode ser usada para impedir que sejam feitas cópias não-autorizadas ou de baixa qualidade dos cartuchos de filtro do fabricante facilmente. Com tantos cartuchos diferentemente
enchavetados no mercado fornecidos pelo fabricante original, o incentivo para fornecer cópias baratas, de baixa qualidade será minimizado, devido aos gastos de nova usinagem para cada conjunto de "cavilha e trava".
O sistema de cavilha pode incluir muitas estruturas de saliência e de reentrância, por exemplo, lingüetas e ranhuras (normalmente barras finas ou alongadas e estruturas de canal ou estrutura de cauda de andorinha alongadas), saliências e orifícios (normalmente estruturas arredondadas ou elevadas com depressões ou orifícios), cunhas e orifícios na forma de cunhas (normalmente estruturas de seção circular); e muitas outras formas. Se um cartucho tiver que ser girado em seu eixo longitudinal a ser instalado em um suporte, a inclinação na estrutura da reentrância será fornecida de modo que a saliência possa ser inserida enquanto o cartucho ainda possui uma distância radial para girar. Por exemplo, no caso de um filtro alongado que é empurrado para a cabeça de um filtro e depois é girado em seu eixo para instalar sua extremidade superior na cabeça do filtro, a reentrância consiste em uma parte axial para permitir inserção axial e uma parte radial para a rotação radial do cartucho de filtro relativa à
cabeça do filtro.
As estruturas do sistema de cavilha estão localizadas
nas superfícies dos cartuchos de filtro (ou "filtros") e suportes que entram em contato entre si durante a conexão do cartucho com o suporte. Essas podem ser superfícies que estão envolvidas principalmente no fornecimento de uma conexão física entre o cartucho e o suporte ou que também estejam envolvidas no fornecimento de uma conexão de fluido entre o cartucho e o suporte. Um exemplo de estrutura do sistema de cavilha nas superfícies que estão envolvidas no fornecimento de conexão física, em vez de conexão de fluido, é a estrutura do sistema de cavilha em um apoio de um cartucho de filtro que se encaixa em um suporte de cabeça de válvula. Essas áreas são superfícies que não vedam o líquido normalmente entre si, mas devem limpar umas às outras se a extremidade do cartucho de filtro for se encaixar dentro da cavidade interior da cabeça da válvula. 0 apoio circunferencial superior do cartucho de filtro e a superfície interna de uma cabeça de válvula normalmente têm áreas que entram em contato muito próximo, mas que não estão diretamente envolvidas na formação de uma vedação de líquido entre o cartucho e a cabeça da válvula. Essas áreas sem vedação de líquido podem ser enchavetadas de modo que somente um cartucho com certa forma de superfície enchavetada possa se estender distante o suficiente até a cabeça de válvula a ser instalada e travada na posição. Por exemplo, as lingüetas ou outras saliências podem ser fornecidas na superfície superior de um filtro espaçado externo a partir de um gargalo de entrada-saída, mas externo para as passagens de recebimento de líquido. Essas saliências de cartucho de filtro podem se encaixar ou "aninhar" em reentrâncias localizadas identicamente na superfície interna da cabeça de válvula que recebe o cartucho, onde as reentrâncias de cabeça de válvula também são externas para as passagens de recebimento de líquido do cartucho/cabeça
válvula.
A estrutura enchavetada no apoio do filtro e a superfície interna do suporte de cabeça de válvula podem estar localizadas ao redor da circunferência externa de um apoio da superfície superior do cartucho de filtro e da circunferência interna compatível ou intèrna da cavidade de cabeça de válvula. Preferencialmente, a estrutura de
de "cavilha" ressaltada consiste em várias saliências localizadas dentro de um arco de aproximadamente 90 graus ou menos ao redor da circunferência na qual ela está localizada, ou mais, preferencialmente aproximadamente 70 graus ou menos. A estrutura de reentrância é preferencialmente localizada na superfície de cavidade, voltada para o apoio do cartucho de filtro e, do mesmo modo, o mesmo número de reentrâncias estão localizados dentro da mesma quantidade de circunferência, preferencialmente aproximadamente 90 ou menos e, mais preferencialmente, aproximadamente 70 graus ou menos. Neste tipo de representação, as estruturas ressaltadas e com reentrância não formam uma vedação de líquido entre o cartucho de filtro e a cabeça de válvula, pois outra estrutura normalmente mais próxima do eixo central do cartucho de filtro e da cabeça servem a esse propósito. Enquanto esse sistema de cavilha preferencial localiza as saliências no apoio do cartucho de filtro e as reentrâncias na cabeça, o oposto é previsto, onde as saliências podem estar dentro da cabeça do filtro e as reentrâncias podem
estar no cartucho de filtro.
Outro tipo de representação do sistema enchavetado
envolve a estrutura que cria uma vedação de fluido entre o cartucho de filtro e o suporte, por exemplo, as portas de entrada e de saída do cartucho de filtro e as respectivas portas/tubos compatíveis no suporte que transportam o líquido para e do cartucho. Neste tipo de representação, as estruturas ressaltadas e de reentrância estão localizadas ao redor da circunferência interna e externa de um conector tubular, que consiste em um tubo macho e em um receptor fêmea, que permite a conexão do cartucho de filtro e do suporte, no qual o fluido é conduzido através do(s) condutor(es) tubular(es) uma vez que o cartucho seja vedado ao suporte. Um exemplo de tal sistema de conector tubular
20
30 10
15
20
25
30
inclui um em que a entrada e a saída do suporte do filtro e a entrada e a saída do cartucho de filtro são todas tubulares e são todas enchavetadas. Por exemplo, o tubo de entrada e o tubo de saída de um suporte de filtro (que flui diretamente para um cartucho e do cartucho, respectivamente) cada um tendo uma lingüeta axial alongada que ressalta para fora da superfície cilíndrica externa do tubo de entrada e do tubo de saída em um local ou locais circunferenciais (também chamado de "radial" ou "angular" incluindo não axial) (isto é, em locais diferentes na circunferência das superfícies do tubo). Do mesmo modo, as superfícies cilíndricas dos tubos fêmea compatíveis do cartucho (nos quais o tubo de entrada de suporte e o tubo de saída deslizam e vedam) têm canais ou "ranhuras" com reentrâncias para as superfícies nas posições circunferenciais correspondentes. Dessa forma, os tubos de entrada e de saída do suporte deslizam para as portas dos cartuchos, com as lingüetas de suporte deslizando para as lingüetas de cartucho sem resistência significativa. Outro cartucho com ranhuras em um local circunferencial diferente ou em suas portas não receberia os tubos de suporte e, conseqüentemente, não poderia ser instalado acidentalmente ou incorretamente nesse suporte particular. Em tal caso, onde o cartucho de filtro possui dois tubos (portas de entrada e de saída) , cada uma das portas poderia ter uma localização circunferencial de ranhura diferente, enquanto o suporte for feito para corresponder. Por exemplo, a lingüeta do tubo de entrada do suporte (e ranhura correspondente na porta de entrada do cartucho) pode estar "reta" a 0 graus, enquanto a lingüeta no tubo de saída do suporte (e ranhura correspondente na porta de saída do cartucho) pode estar a 30 graus de deslocamento relativo às lingüetas e ranhuras da entrada. Com esse tipo de sistema, por exemplo, variando cartucho e conjuntos de suportes adicionais diferentes, cada um por um adicional de 30 graus, muitos conjuntos diferentes de cartuchos enchavetados e suportes compatíveis podem ser feitos. Muitas outras quantidades além de 30 graus poderiam ser escolhidas, mas essa quantidade de deslocamento fornece diferentes combinações, enquanto fornece um deslocamento facilmente visto e julgado por uma pessoa. As lingüetas e ranhuras de entrada e as lingüetas e ranhuras de saída podem ser variadas independentemente, por exemplo, muitos conjuntos podem ter as lingüetas e ranhuras em 0 (zero) grau, enquanto os conjuntos podem ter lingüetas e ranhuras de saída diferentemente posicionadas. Ou, os conjuntos podem ter lingüetas e ranhuras de entrada que variam de conjunto para conjunto em 10 graus, enquanto essas lingüetas e ranhuras de saída podem variar em 15 graus, por exemplo. A matemática de tal sistema sugere que praticamente um número "infinito" de conjuntos com estruturas de sistemas de cavilhas diferentes podem ser proj etados.
Outros estilos de sistemas de cavilhas são previstos,
que permitem geralmente que superfícies planas ou lisas do cartucho do filtro e o suporte que convencionalmente entrem em contato entre si para incluir uma estrutura de sistema de cavilhas que assegure que somente um tipo particular de cartucho de filtro pode ser instalado em um suporte particular. A estrutura do sistema de chaves dos vários conjuntos de cartucho de filtro e suportes/cabeças de válvulas compatíveis são geralmente invisíveis, uma vez que o cartucho de filtro é instalado. Embora isso possa resultar em diferentes cartuchos de filtro enchavetados diferentemente tendo compartimentos externos de forma substancialmente similar, um fabricante pode incluir indícios na superfície externa do cartucho de filtro para indicar os diferentes meios ou outras diferenças do filtro. Além disso, um usuário pode olhar na estrutura do sistema de cavilhas enquanto o cartucho de filtro é desinstalado. Em qualquer evento, quando o usuário tenta instalar um cartucho, somente os cartuchos adequadamente enchavetados podem ser instalados no suporte/cabeça de
válvula/tubulação.
Por "suporte" entende-se qualquer elemento dos vários aparelhos que recebem e vedam um filtro substituivel ou cartucho de filtro. Isso pode incluir uma cabeça de válvula (incluindo valvulamento para fechar a canalização quando o cartucho é removido), um braço de filtro que suporta o cartucho e fornece conduites de fluxo de fluido para dentro e para fora do cartucho, e outros aparelhos que entram em contato e estabelecem comunicação de fluido com o cartucho. por "filtro" ou "cartucho de filtro" compreendemos
qualquer contêiner .ou meio de filtração ou de tratamento que está conectado a um suporte para comunicação de fluido com o suporte para filtrar e/ou tratar o fluido trazido a ele via suporte. A invenção do sistema enchavetado pode ser aplicada à estrutura de uma unidade de filtração que é inserida na cabeça ou em outro suporte, que pode ser um filtro unitário ou um cartucho de filtro revestido parcialmente em outro compartimento abaixo do nivel onde o cartucho de filtro encaixa na cabeça. Breve Descrição das Figuras
A Figura 1 é uma visão em perspectiva inferior de uma representação de uma cabeça de filtro de acordo com a invenção, ilustrando uma representação de reentrância para
o sistema de cavilhas inventado. a Figura 2 é uma visão em perspectiva superior de uma
representação de um cartucho de filtro de acordo com a invenção, ilustrando uma representação de saliências para o sistema de cavilhas inventado compatível com as reentrâncias da cabeça de filtro da Figura 1. A Figura 3 é uma visão inferior da cabeça de filtro da Figura 1, que mostra particularmente as superfícies
interiores da cabeça de filtro.
A Figura 4 é uma visão superior do cartucho de filtro
da Figura 2.
A Figura 5 é uma visão em perspectiva superior do
cartucho de filtro e da cabeça do filtro das Figuras 1-4
relacionadas entre si.
A Figura 6 é uma visão superior de combinação do
cartucho e da cabeça da Figura 5, com saliências do
cartucho de filtro visíveis por meio das aberturas na
cabeça do filtro.
A Figura 7 é uma visão seccional cruzada lateral da
combinação do cartucho e da cabeça da Figura 5 e 6, visualizadas ao longo das linhas 7-7 na Figura 6.
A Figura 8 é uma visão detalhada ampliada de uma parte
da Figura 7 seccional cruzada.
A Figura 9 é uma visão superior da cabeça de filtro
das Figuras 1, 3, 5-8, com o cartucho de filtro removido. A Figura 10 é uma visão seccional cruzada lateral do
filtro das Figuras 1, 3, 5-9 com o cartucho de filtro removido, visualizado ao longo das linhas 10-10 na Figura 9.
A Figura 11 é uma visualização seccional cruzada lateral do filtro das Figuras If 3, 5-10 com o cartucho de filtro removido, visualizada ao longo das linhas 11-11 na
Figura 9.
A Figura 12 é uma visão perspectiva em uma representação alternativa de um suporte de filtro, um braço com a estrutura enchavetada em tubos de conexão que conectam com uma vedação de fluido com uma representação
alternativa do cartucho de filtro.
A Figura 13 é uma visão seccional cruzada inferior do
suporte de filtro da Figura 12, visualizada ao longo das linhas B-B na Figura 14.
A Figura 14 é uma visão final do suporte de filtro das Figuras 12 e 13.
A Figura 15 é uma visão superior do suporte de filtro das Figuras 12-14.
A Figura 16 é uma visão detalhada da Seção A da Figura 15, do suporte de filtro das Figuras 12-15.
A Figura 17 é uma visão seccional cruzada, frontal do suporte de filtro das Figuras 12-16, visualizadas ao longo da linha A-A na Figura 15.
A Figura 18 é uma visão frontal do suporte de filtro
das Figuras 12-17.
A Figura 19 é uma visão detalhada dos tubos de entrada e de saida do suporte de filtro das Figuras 12-18, exibidas como detalhe B da Figura 18.
A Figura 20 é uma visão lateral parcial de uma representação de um cartucho de filtro, que é adaptado para cooperar com o suporte de filtro das Figuras 12-19.
A Figura 21 é uma visão lateral parcial de um cartucho de filtro do tipo compatível com o suporte de filtro das Figuras 12-19, mas com uma estrutura de sistema de cavilhas alternativamente angular.
A Figura 22 é uma visão lateral parcial de um cartucho de filtro do tipo compatível com o suporte de filtro das Figuras 12-19, mas com uma estrutura de sistema de cavilhas alternativamente angular.
Descrição Detalhada das Representações da Invenção
Em relação às Figuras, são mostradas várias, mas não apenas as representações do sistema de chaves inventado. As Figuras 1-11 ilustram uma representação de apoio enchavetado de cartucho de filtro do sistema enchavetado inventado. As Figuras 12-22 ilustram uma representação de conector tubular do sistema enchavetado inventado.
Apoio de Cartucho de Filtro Enchavetado (Figuras 1-11) Em relação às Figuras 1-11, é mostrada uma representação preferencial, mas que não é a única, do sistema de chaves inventado para um cartucho de filtro e suporte de filtro (a partir de agora também chamado de "cabeça de filtro" ) . A cabeça de filtro preferencial 10 e o cartucho de filtro compatível 20 são ilustrados separadamente nas Figuras 1 e 2, nas quais alguém pode ver a estrutura de reentrância da "trava" incluído na cabeça 10 e na estrutura de saliência da "cavilha" incluída no cartucho de filtro 20. Alguém pode entender a partir desta Descrição que as representações da invenção também incluem um arranjo de imagem espelho, no qual as saliências de "cavilha" estão na cabeça 10 e as reentrâncias de "trava" compatíveis estão no cartucho de filtro 20. Ou, uma combinação dos dois arranjos pode ser usada, na qual um ou mais conjuntos de reentrâncias de "trava" estão na cabeça e as saliências compatíveis de "cavilha" estão no cartucho de filtro, além de um ou mais conjuntos de saliências na cabeça e nas reentrâncias compatíveis do cartucho de
filtro.
A representação preferencial da cabeça de filtro pode ser do tipo geral ilustrado pelos sistemas nas Patentes dos EUA Nos. 4.857.189 e Design 356.625 e uma vez que a divulgação da presente invenção seja exibida, aqueles familiarizados com a arte serão capazes de construir uma cabeça de filtro que será operante e se conectará operativamente a um cartucho de filtro compatível. Os cartuchos
convencionalmente construídos para tais sistemas de cabeça de filtro são mostrados nas Patentes dos EUA Nos. 4.857.189
e Design 356.625, por exemplo.
A discussão a seguir descreve a representação preferencial mostrada nas Figuras, além de comentários e algumas variações. As pessoas com habilidade mediana podem prever representações alternativas além daquelas mencionadas que estão no escopo da invenção.
Na representação preferencial, a estrutura de reentrância 22 na cabeça consiste em uma parte axial e em uma parte circunferencial ou de "trava radial". A parte axial consiste preferencialmente em várias reentrâncias de trava 24 no interior, superfície mais baixa da cabeça 10, que pode ser chamada "borda interna" da cabeça de filtro, próxima à borda externa 23 da cabeça. As reentrâncias de trava 24 são separadas por sulcos de partição 28, que são separados, e que projetam-se radialmente para dentro das superfícies de reentrâncias de trava 24. Em combinação com os sulcos adjacentes 26, os sulcos de partição 28 definem o comprimento circunferencial de cada reentrância de trava 24. A parte de trava radial 40 da estrutura de reentrância 22 consiste em uma reentrância circunferencialmente, geralmente, mas não necessariamente exata, transversa ao eixo da cabeça 10 e ao filtro 20 localizado "acima" dos sulcos 26.
Na estrutura construída preferencial do interior da cabeça 10, os sulcos 26 e os sulcos de partição 28 servem como obstáculos para qualquer cartucho de filtro enchavetado a ser inserido na cabeça de filtro 10 e também uma vez que o cartucho de filtro tenha sido girado em seu eixo, como obstáculos para a remoção do cartucho. Uma vez que o cartucho de filtro seja inserido axialmente próximo aos sulcos de partição 28, pelas saliências de cavilha 34, deslizando para a cabeça pelas reentrâncias de trava 24, o cartucho de filtro pode ser girado de modo que as saliências de cavilha 34 deslizem radialmente para a parte de trava radial 40. O cartucho de filtro é preferencialmente operável somente depois de o cartucho de filtro ter sido inserido axialmente
até o ponto desejado e o cartucho de filtro ter sido girado para travar o cartucho na cabeça e preferencialmente somente um cartucho de filtro enchavetado adequadamente
pode ser instalado.
Os sulcos 26 ilustrados na Figura 1 são um exemplo de
muitas representações que ajudam a definir o limite inferior da parte de trava radial 40, e que trava o cartucho de filtro a partir de um movimento axial retendo- se as saliências de cavilha 34 na parte de trava 40. A pluralidade de sulcos 26 com espaços próximos são preferenciais porque eles fornecem uma barreira ao movimento de cartucho axial enquanto minimiza a quantidade de plástico necessária na moldagem da cabeça 10. De forma alternativa, cada conjunto de sulcos 26 pode ter o espaço entre os sulcos 26 preenchidos, ou seja, substituído por uma estrutura continua e sólida que se projeta, em relação à parte de trava 40 com reentrância, internamente em direção ao eixo central da cabeça. Ou os sulcos 26 podem ser reduzidos no número ou somente ocupar parte do espaço abaixo da parte de trava 40. Em outras palavras, a estrutura localizada "abaixo" da parte de trava radial 40 próxima à borda externa 23 e que serve como um obstáculo ao movimento axial, pode ser de várias formas, tamanhos e localizações enquanto uma ou mais saliências 33 no cartucho de filtro é travada pela estrutura mencionada. Portanto, no mínimo, deve haver estrutura protuberante internamente abaixo de pelo menos uma ou mais saliências de cavilha 34 quando uma ou mais saliências de cavilha 34 é posicionada na parte de trava 40. Nem todas as saliências de cavilha precisam ser recebidas/empregadas na parte de trava, quando o cartucho de filtro é "empregado totalmente rotacionalmente", o que significa o ponto em que o cartucho de filtro é girado até o fim permitido por uma parada de rotação na parte da trava. Para limitar a rotação do cartucho de filtro, especificamente, para limitar o movimento radial das saliências de cavilha 34 na parte de trava radial 40, é fornecida uma superfície de parada de rotação 41 pelas extensões de sulcos 26 ou outra estrutura. Assim, as partes de trava radiais de vários comprimentos terão uma rotação, mesmo no caso de conjuntos próximos adjacentes de reentrãncias de trava para evitar a rotação das saliências de cavilha próximas à parte de trava radial e para o espaço acima do conjunto adjacente de reentrãncias
de trava.
Na cabeça 10 das Figuras, as reentrãncias de trava 24 são três e são de diferentes comprimentos circunferenciais, especificamente, três reentrãncias de comprimento, comprimento médio e curto relativo um ao outro. Outros números e comprimentos/tamanhos podem ser usados, por exemplo, duas ou quatro reentrãncias, ou mais e uma ou duas reentrãncias longas e curtas ou duas reentrãncias longas e duas reentrãncias curtas ou várias reentrãncias, todas de comprimentos diferentes. Como no sistema de trava e de cavilha para fecho, muitas combinações diferentes podem ser
planejadas e estão incluídas na invenção.
Embora possa ser o único conjunto de estrutura de reentrância e um conjunto compatível de estrutura de saliência, existem preferencialmente mais.
Preferencialmente, existem vários conjuntos de estruturas de reentrãncias na cabeça de filtro e, mais preferencialmente, existem dois conjuntos de reentrãncias de trava 24, cada uma com sua parte de trava radial 40 conectada. Portanto, preferencialmente, o número de estrutura de saliência compatível 33 é o mesmo que o da
estrutura de reentrância.
Em relação às Figuras 3 e 4, pode ser visto que as
distâncias circunferenciais de maior interesse podem ser
descritas como:
Df que é o comprimento circunferencial das
reentrãncias preferenciais e das saliências de 10
preferenciais de cavilha 34 compatíveis;
B, que é a distância entre os conjuntos de reentrâncias de trava ou entre os conjuntos de saliências de cavilha 34 compatíveis, onde B inclui a parte de trava radial 40 da estrutura de reentrância, na qual a parte de trava 40 pode existir no intervalo de uma parte pequena de distância B para substancialmente toda a distância B, exceto para uma pequena parada de rotação radial; e
T, que é a distância total entre o "início" de um conjunto de reentrâncias ou de saliências compatíveis e o
"início" do conjunto adjacente.
Os comprimentos absolutos de D, T e B e os comprimentos de D, T e B relativos uns aos outros podem ser variados. No exemplo de dois conjuntos de estrutura de reentrância (e portanto os dois conjuntos de estrutura de saliência compatível) cada um dos dois conjuntos pode ter
comprimentos D diferentes.
Na Figura 1, o primeiro conjunto de duas reentrâncias
é claramente mostrado e o segundo conjunto de reentrâncias,
localizado aproximadamente 180 graus (distância T) a partir
do mesmo conjunto, está localizado na posição 25 na Figura
1. Assim, esses dois conjuntos de reentrâncias mostrados
nas Figuras são diametralmente opostos, de modo geral, com
a parte axial (reentrâncias de trava 24) tomando até 70
graus (distância D) e a parte de trava radial 40 tomando
aproximadamente 70 graus dos 110 graus (distância B) que se
estendem entre os dois conjuntos de reentrâncias de trava
24. Isso resulta em cada parte de uma estrutura de
reentrância 22, estando 180 graus da parte correspondente
da outra estrutura de reentrância e as duas estruturas de
reentrância 22 estando separadas uniformemente ao redor de
360 graus.
Preferencialmente, a parte de trava é tão longa quanto todo o comprimento das saliências de cavilha, contudo, este
30 nem sempre é necessariamente o caso. As estruturas de reentrância 22 podem estar mais próximas juntas (distância T) do que 180 graus, por exemplo, com duas estruturas de reentrâncias diferentemente construídas espaçadas em 90 graus (distância Τ) , por exemplo, caso em que as reentrâncias de trava 24 pode tomar aproximadamente 70 graus desses 90 graus, deixando ligeiramente menos de 20 graus (20 graus menos a distância suficiente para uma pequena parada de rotação) para a parte de trava radial 40. Isso seria um exemplo de uma representação na qual a parte de trava radial não é tão longa circunferencialmente como o comprimento circunferencial da parte axial. Em tal representação, somente algumas das saliências de cavilha 34 (ou parte de uma saliência de cavilha), deslizaria radialmente para ("ser empregada") a parte de trava, enquanto algumas das saliências de cavilha 34 (ou parte de uma saliência de cavilha) não seriam recebidas (" não empregada") na parte de trava; isso seria suficiente, embora não preferencial, para travar o cartucho na cabeça. No caso da parte de trava ser menor no comprimento do que o comprimento total das saliências de cavilha e de uma saliência de cavilha não ser empregada na parte de trava, uma ou mais saliências ou uma parte de uma saliência realmente fica sobre as reentrâncias. Em tal caso, a(s) saliência(s) de cavilha não empregada (s) pode(m) ainda ser(em) suportada(s) por um ou mais sulcos 28. Enquanto algumas da(s) saliência(s) de cavilha for(em) empregada(s) na parte de trava, o cartucho de filtro será empregado na cabeça, até que o cartucho de filtro seja girado em sentido contrário para um ponto de destravamento, ou seja, para um ponto onde todas as saliências de cavilha necessárias possam deslizar para as reentrâncias.
Outro exemplo seria ter as duas estruturas de reentrâncias dentro de apenas uma parte da circunferência da cabeça 10, por exemplo, dentro de 180 graus (para duas estruturas de reentrâncias onde T = 90 graus) ou 270 graus (para duas estruturas de reentrâncias onde T = 135 graus).
Preferencialmente, as reentrâncias de cada conjunto de reentrâncias estão todas contidas dentro de 90 graus ou menos (distância D) ou, mais preferencialmente, dentro de 70 graus ou menos (distância D) . As representações especialmente preferenciais possuem reentrâncias (e, do mesmo modo, saliências compatíveis) de no máximo 70 graus ao mínimo de 30 graus na circunferência da borda interna da cabeça do filtro. Menos de 30 também é possível, mas é menos preferido. Na Figura 1, o primeiro conjunto de reentrâncias é de aproximadamente 70 graus ("D" nas Figuras 3 e 4) .
a distância B pode estar dentro de uma ampla faixa de
comprimentos. Por exemplo, preferencialmente, mas não necessariamente, B pode ser de aproximadamente 150 graus para cima (B igual a 150 quando, por exemplo, D for 30 graus e T for 180 graus) e para baixo aproximadamente 30 graus (B igual a 30 graus quando, por exemplo, D for 70 graus e T for 100 graus; ou B igual a 30 graus quando, por exemplo, D for 30 graus e T for 60 graus) . Outras distâncias B podem estar fora do intervalo de 30 - 150 graus, particularmente quando B for muito grande (superior a 150 graus), pois D é muito pequeno (menos de 30 graus) ou quando B for muito pequeno (menos de 30 graus), pois os dois conjuntos de reentrância são muito próximos. No caso onde B é muito pequeno, seria esperado muito que essas representações tivessem partes de trava radiais somente uma fração do comprimento de D, ou seja, somente parte das saliências de cavilha se encaixaria na parte de trava radial, antes de acertar a parada de rotação na parte de trava radial.
Também é mostrado na Figura 4 comprimentos 134, 134', 134' ' das saliências de cavilha (que preferencialmente se igualam muito ligeiramente a menos do que os comprimentos das reentrâncias de trava 24 emparelhadas), e os comprimentos de espaços, 128, 128' entre as saliências (que preferencialmente se igualam muito ligeiramente a mais do que os comprimentos dos sulcos emparelhados 28. Preferencialmente, mas não necessariamente, os comprimentos 134, 134', 13411 (que não são necessariamente iguais uns aos outros) são muito maiores do que os comprimentos dos espaços 128, 128' (que não são necessariamente iguais uns aos outros). Por exemplo, preferencialmente os comprimentos das saliências citadas são pelo menos duas vezes o dos espaços mencionados e, mais preferencialmente três vezes ou mais.
a Figura 2 ilustra um cartucho de filtro 20 que é
enchavetado para ser compatível com a cabeça 10 da Figura 1. O gargalo central 29 do cartucho de filtro contém as conexões/vedações para o fluido de comunicação entre o cartucho e a cabeça. Radialmente espaçado do gargalo 29 está o apoio 32. No apoio 32 estão dois conjuntos 33 de saliências de cavilha 34, opostos diametralmente de modo geral para corresponder aos locais dos dois conjuntos de reentrâncias de trava na cabeça do filtro. Cada conjunto de saliências de cavilha inclui o mesmo número, tamanho e arranjo de saliências de cavilha 34 como a cabeça de filtro possui reentrâncias de trava, de modo que a "cavilha" do cartucho de filtro se encaixa na "trava" da cabeça de filtro, realmente. As saliências de cavilha preferenciais curvam-se no raio do apoio do cartucho e têm uma superfície externa curva de cima para baixo. Para corresponder essas reentrâncias, cada conjunto de saliências na representação da Figura 2 inclui três saliências "de ponta a ponta" , de tamanho grande, médio e pequeno, em tamanhos iguais às reentrâncias na Figura 1. No uso, quando o cartucho de filtro 20 for inserido na cabeça 10, as saliências de cavilha 34 devem se corresponder às reentrâncias de trava 24 de modo que o cartucho de filtro possa ser movido axialmente para a cabeça do filtro. As saliências 34 deslizam para suas reentrâncias de trava 24 correspondentes (que são a primeira parte do sistema de reentrância) e borda interna da cabeça se estende pelo topo do cartucho do filtro. Em seguida, o cartucho de filtro é girado em seu eixo relativo à cabeça para travar o cartucho na cabeça. Isso é possibilitado pela segunda parte do sistema de reentrância da cabeça de filtro, a parte de trava radial 40, que se estende continuamente sobre os sulcos 26 para, preferencialmente mas não necessariamente, uma distância igual ou ligeiramente superior ao comprimento total de um conjunto de saliências. Quando o cartucho é inserido e girado, as saliências 34 deslizam circunferencialmente para a parte de trava radial 40 do sistema de reentrância até se encaixarem total e rotacionalmente (rotacionalmente limitadas pela parada no fim da parte de trava) e são "travadas" acima dos sulcos 26 em virtude de não poderem ser puxadas axial e descendentemente próximo aos sulcos 26. Quando o cartucho de filtro for totalmente inserido e travado na cabeça, conforme é mostrado na Figura 5 e 6, pode-se ver as saliências 34 através das aberturas 42 na parede da cabeça de filtro. Para remover o cartucho de filtro, o cartucho é girado em seu eixo na direção oposta para mover as saliências 34 a partir de cima dos sulcos 26 para novamente se alinhar com as reentrâncias de trava 24, de modo que as saliências possam deslizar axialmente para baixo e para fora da cabeça por essas reentrâncias. Um meio de fricção ou meio de polarização ou outro meio de travamento pode ser usado para polarizar o cartucho de filtro para impedir o deslizamento reverso para fora da cabeça até que o usuário remova adequadamente o cartucho do filtro.
Com o sistema de cavilha inventado para cartucho e cabeça de filtro, é econômico e conveniente para moldar conjuntos de cartuchos e cabeças com estrutura de sistema de cavilha correspondente e para moldar muitos conjuntos diferentes com estrutura de sistema de cavilha diferente. Por exemplo, para uma aplicação, uma estrutura de sistema de cavilha pode incluir quatro reentrâncias de trava e quatro saliências de cavilha em cada um dos dois conjuntos no cartucho e na cabeça, e as reentrâncias e saliências podem ser, por exemplo, duas curtas alternando com duas longas. Para outra aplicação, uma estrutura de sistema de cavilha pode incluir três reentrâncias e três saliências, todas longas. Os cartuchos com o sistema de três reentrâncias e cavilha de saliência não se encaixaria nas cabeças com o sistema de quatro reentrâncias e cavilha de saliência, portanto não haveria possibilidade de misturar os cartuchos.
Conector de Fluido Enchavetado (Figuras 12 - 22):
Uma representação alternativa do sistema enchavetado - inventado fornece a estrutura do sistema de cavilha nas superfícies do cartucho de filtro e o suporte que funciona para fornecer uma conexão/vedação de fluido além da conexão física. As Figuras 12 - 22 ilustram essa representação de conector tubular, que consiste em um braço 210 que é um suporte de condução de fluido para manter e vedar um cartucho de filtro. 0 braço 210 e o cartucho incluem lingüetas e ranhuras nos conectores tubulares que criam uma conexão física e comunicação de fluido entre o braço e o cartucho.
Na Figura 12 é mostrado o braço 210 que serve a várias funções: meio de montagem para fixar o braço a uma parede de outra superfície, meio de recebimento de fluido, tubo de entrada para transportar o líquido ao filtro conectado (não mostrado nas Figuras 12-19, mas mostrado separadamente na Figura 20-22); tubo de saída para transportar líquido do filtro; e meio de distribuição para enviar o líquido filtrado/tratado fluxo abaixo para outro filtro, processo, armazenamento ou uso. Especificamente, a chapa 212 pode ser fixada a uma parede ou outra superfície para suportar vários braços em várias configurações de fluxo. Δ entrada 214 e a saída 216 estão nas extremidades opostas de um dispositivo de conduíte 218 e pode ser usado de modo que a entrada 214 receba o fluido de um tubo de fluxo ascendente ou outro conduíte e que a saída 216 fornece fluido filtrado (que saiu do cartucho de filtro) para seu destino de fluxo descendente. 0 dispositivo de conduíte 218 direciona o fluxo para o tubo de entrada 220 de modo que o fluido possa fluir para o cartucho de filtro e então receber o fluxo do cartucho para o tubo de saída 222 de modo que possa fluir para a saída 216. Os tubos macho 220 e 222 têm "saliências" ou lingiietas 225, 225' em suas superfícies cilíndricas
externas.
Conforme é melhor visto nas Figuras 18 e 19, o tubo 220 e o tubo 222 possui lingüetas 225, 225' protuberantes aproximadamente 30 graus de deslocamento entre si (lingüeta 225 do tubo 220 para a esquerda na Figura 19 e lingüeta 225' do tubo 222 para baixo aproximadamente 30 graus a partir da lingüeta 225 do tubo 220). O cartucho de filtro compatível 228 mostrado esquematicamente na Figura 20 possui tubos de entrada e saída fêmeas 230 e 232 (que também pode ser chamado de porta de entrada e porta de saída), e é possível notar que os tubos 230 e 232 possuem ranhuras internas correspondidas ou "correspondentes" 227, 227' para receber as lingüetas 225, 225'. De forma alternativa, é claro, os cartuchos de filtro podem ser feitos com tubos e lingüetas macho e os suportes compatíveis podem ser feitos com tubos e ranhuras fêmeas. Pode-se observar que, variando-se a localização radial das lingüetas e ranhuras, pode-se chegar a muitas "cavilhas" e "travas" para os conjuntos de suporte de cartucho. Por exemplo, um suporte pode ter um tubo de entrada com uma lingüeta a 60 graus a partir de um ponto de referência e o tubo de saída pode ter uma lingüeta a 120 graus relativos a esse ponto de referência, enquanto o cartucho adequado para esse suporte é feito com o mesmo deslocamento e a mesma localização absoluta das ranhuras. As Figuras 12 - 22 ilustram somente um conjunto de tantas combinações forem possíveis de localizações radial de lingüetas, que são extremamente numerosas porque a localização radial de cada um dos tubos pode ser variada em cada conjunto e pode ser variada independentemente. As Figuras 21 e 22 ilustram duas das muitas outras estruturas de sistema de cavilha possíveis. Por exemplo, na extremidade superior do cartucho de filtro alongado 228' da Figura 21, o tubo (porta) de entrada fêmea 230' é enchavetado a aproximadamente 110 graus e o tubo (porta) de saída fêmea 232' é enchavetado a aproximadamente 290 graus. Na extremidade superior do cartucho de filtro alongado 228' da Figura 22, o tubo de entrada 23011 é enchavetado a aproximadamente 195 graus e o tubo de saída 2321' é enchavetado a aproximadamente 170 graus.
0 braço 10 nas Figuras 12 - 19 normalmente é instalado em um processo com a chapa 212 verticalmente fixo a uma parede vertical. Assim, os tubos 220 e 222 se estendem horizontalmente e o cartucho de filtro é empurrado para os tubos 220, 222 de modo que os tubos 220 e 222 suportem e se conectem com o cartucho de filtro. Estão associado aos tubos 220, 222, 230, 232 os o-rings ou outra estrutura de vedação para fornecer comunicação de líquido firme entre o braço e o cartucho. Embora não seja mostrado, pode ser visto nas Figuras 12-19 que as vedações firmes de liquido são dispostas entre a canalização ou outro conduite e a entrada 214 e a saída 216. Além disso, um dispositivo de fixação pode ser acrescentado para fixar o cartucho no relacionamento vedado com os tubos 220, 222.
Embora essa invenção tenha sido descrito acima com referência ao meios, materiais e representações particulares, fica compreendido que a invenção não está limitada a essas representações particulares divulgadas, mas se estende a todos os equivalentes dentro do escopo das reivindicações a seguir.

Claims (23)

1. Sistema enchavetado para conexão de cartuchos de filtros e seus suportes, que consiste em: um filtro (20) e um suporte compatível (10), onde: o filtro (20) tem uma superfície de filtro com um perímetro que possui um primeiro conjunto (33) de uma pluralidade de saliências de cavilhas (34); e o suporte compatível (10) possui uma superfície de suporte com um perímetro circunferencial com uma primeira reentrância do suporte compatível (22) que possui uma pluralidade de porções axiais (24) separadas radialmente por sulcos emparelhados (28); sendo o dito sistema enchavetado caracterizado por: a reentrância do suporte (22) posteriormente compreender uma trava para a dita reentrância que se estende circunferencialmente (40) e possui uma extremidade aberta próxima, e, em comunicação mecânica com a mesma, as ditas porções axiais (24) e, ainda, uma extremidade oposta fechada (41); e as ditas saliências de cavilhas (34) deslizarem através das porções axiais (24) durante a inserção axial do filtro (20) dentro do suporte (10) e, conforme a rotação angular do filtro (20) no suporte (10), o dito primeiro conjunto (33) de uma pluralidade de saliências de cavilhas (34) serem recebidas na dita trava para a dita reentrância que se estende circunferencialmente (40).
2. Sistema enchavetado para conexão de cartuchos de filtros e seus suportes de acordo com a reivindicação 1, posteriormente, caracterizado por: haver uma pluralidade de conjuntos dos ditos filtros (20) e ditos compatíveis suportes"(10); e as localizações de uma saliência de cavilha (34) e a reentrância do suporte (22) nos ditos perímetros serem seletivamente programadas para diferentes posições das circunferências dos ditos perímetros de modo que cada um dos ditos conjuntos de filtros (20) e suportes (10) tenha uma localização particular para a saliência de cavilha (34) e para a reentrância do suporte (22) para evitar que qualquer dos ditos filtros (20) seja instalado em outro que não o seu respectivo suporte (10).
3. Sistema enchavetado de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por: o filtro (20) ser um filtro alongado com um eixo longitudinal e um raio, estando o primeiro conjunto (33) das ditas saliências de cavilhas (33) no apoio superior (32) da extremidade superior do filtro (20), e a reentrância do suporte (22) na superfície interna de uma cavidade de seu suporte (10), onde a cavidade recebe a extremidade superior do filtro.
4. Sistema enchavetado de acordo com a reivindicação 3 caracterizado por: o dito primeiro conjunto (33) das ditas saliências de cavilhas (34) estar dentro de um arco de 90 graus no apoio superior (32) da extremidade superior do filtro (20).
5. Sistema enchavetado de acordo com a reivindicação 3 caracterizado por: o dito primeiro conjunto (33) das ditas saliências de cavilhas (34) estar dentro de um arco de 70 graus no apoio superior (32) da extremidade superior do filtro (20).
6. Sistema enchavetado para conexão de cartuchos de filtros e seus suportes, que consiste em: uma pluralidade de conjuntos de filtros (228) e seus suporte compatíves (210), onde o suporte de filtro (210) de cada conjunto possui dois tubos conectores machos (220,222) cada qual tendo uma superfície externa e um comprimento axial, onde um (220) dos dois tubos conectores machos é usado para transportar líquido para dentro do filtro (20), o outro (222) para transportar líquido para fora do filtro (20); sendo, o dito sistema enchavetado, caracterizado por: os ditos dois tubos conectores machos (220, 222) terem individualmente um perímetro com uma saliência de cavilha (225, 225') estendendo-se axialmente na dita superfície externa e apresentado tal saliência de cavilha radialmente; e o respectivo filtro (228) de cada conjunto com dois tubos conectores fêmeas (230, 232) que se conectam com e vedam o fluir dos ditos dois tubos conectores machos (220,222), tendo aqueles (230, 232) individualmente uma superfície interna com um comprimento axial e um perímetro com uma trava em cada uma das respectivas reentrâncias (227,227') estendendo-se axialmente nesta superfície interna para receber a saliência de cavilha (225, 225') dos dois tubos conectores machos (220, 222), de modo que o filtro (228) possa ser inserido no suporte (210) ma medida em que a saliência de cavilha (225, 225') do suporte (210) desliza para dentro da reentrância (227, 227') do filtro; e as localizações das saliências de cavilhas (225, 225') e das travas das reentrâncias (227, 227') nos ditos perímetros serem seletivamente programadas para diferentes posições das circunferências dos ditos perímetros de modo que cada um dos ditos conjuntos tenha uma localização particular para a saliência de cavilha (225, 225') e para a reentrância do suporte (227, 227') para evitar que qualquer dos ditos filtros (228) seja instalado em outro que não o seu respectivo suporte (210).
7. Sistema enchavetado de acordo com a reivindicação 6 caracterizado por: o dito no mínimo um tubo conector macho (220, 222) ter uma única saliência de cavilha (225, 225') estendendo-se para sua superfície externa.
8. Sistema enchavetado de acordo com a reivindicação 7 caracterizado por: o dito no mínimo um tubo conector fêmea (230, 232) ter uma única reentrância de trava (227, 227') estendendo-se em direção ao eixo central do tubo conector fêmea (230, 232).
9. Sistema enchavetado de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por: compreender uma pluralidade de conjuntos de filtros (20) e suportes compatíveis (210) onde as saliências de cavilhas (34) e as porções axiais (24) dos ditos perímetros de cada conjunto são selecionados para serem diferentes em número e tamanho quando comparados com outros conjuntos, de modo que cada um dos conjuntos tem diferente numero e tamanho de saliências de cavilhas (34) e porções axiais (24) para evitar que um destes filtros (20) seja instalado em outro que não o seu respectivo suporte (10).
10. Sistema enchavetado de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por: o filtro (20) possuir um segundo conjunto (33) de uma pluralidade de saliências de cavilhas (34); e no perímetro da superfície do suporte haver uma segunda reentrância compatível (25) com uma pluralidade de porções axiais (24) separadas por sulcos radialmente emparelhados (28), sendo uma dessas porções axiais (24) para cada uma das ditas saliências de cavilhas (34), e a segunda reentrância compatível (25) posteriormente tendo uma porção que se estende circunferencialmente como trava (40) que possui uma extremidade aberta próxima, e, em comunicação mecânica com a mesma, as ditas porções axiais (24) da segunda reentrância compatível (25) e, ainda, uma extremidade oposta fechada (41); e o dito segundo conjunto de uma pluralidade de saliências de cavilhas (33) deslizarem através das porções axiais (24) da segunda reentrância compatível (25) durante a inserção axial do filtro (20) dentro do suporte (10) e, conforme a rotação angular do filtro (20) no suporte (10), o dito segundo conjunto de uma pluralidade de saliências de cavilhas (34) serem recebidas na dita trava para a dita reentrância que se estende circunferencialmente (40) da segunda reentrância compatível (25).
11. Sistema enchavetado de acordo com a reivindicação 10 caracterizado por: o primeiro conjunto (33) de saliências estar dentro de um arco menor que 70 graus no apoio superior (32) da extremidade superior do filtro (20), e o segundo conjunto (33) de saliências estar dentro de um arco menor que 70 graus no apoio superior (32) geralmente em oposição ao dito primeiro conjunto.
12. Sistema enchavetado de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por: o primeiro conjunto (33) de saliências de cavilhas (34) ter no mínimo o mesmo comprimento dita porção na dita trava que se estende circunferencialmente (40), sendo o comprimento da dita porção na trava (40) no mínimo igual ao do primeiro conjunto (33) de saliência de cavilhas (34) .
13. Sistema enchavetado para uma unidade de filtagrem, que consiste em: um filtro (20) e um suporte compatível (10); no qual o filtro (20) possui uma superfície de filtro com um perímetro tendo uma saliência de cavilha (33) e o respectivo suporte de filtro (10) possui uma superfície de suporte com um perímetro com uma reentrância compatível (22) para encaixar a saliência de cavilha (33) do respectivo filtro, de modo que o filtro (20) possa ser inserido no suporte (10) na medida em que a saliência de cavilha (33) desliza para dentro da reentrância do suporte (22) ; sendo, o dito sistema enchavetado, caracterizado por: a saliência de cavilha (33) compreender uma pluralidade de saliências (34) todas contidas num arco menor que 70 graus numa superfície curva da extremidade superior do filtro (20) e as localizações da dita saliência de cavilha (33) e da dita reentrância do suporte (22) nos ditos perímetros serem seletivamente programadas para diferentes posições das circunferências dos ditos perímetros de modo que o dito conjunto seja adaptado para evitar que o dito filtro (20) seja instalado em outro que não o seu respectivo suporte (10); o filtro (20) ser um filtro alongado com um eixo longitudinal e um raio, estando a dita saliência de cavilha (33) no apoio superior (32) da extremidade superior do filtro (20), e a reentrância do suporte (22) na superfície interna de uma cavidade de seu suporte (10), onde a cavidade recebe a extremidade superior do filtro (20); e, a saliência de cavilha (33) compreender três saliências (34) contidas num arco menor que 70 graus do apoio superior (32) da extremidade superior do filtro (20).
14. Sistema enchavetado para uma unidade de filtagrem, que consiste em: um filtro (20) e um suporte compatível (10); no qual o filtro (20) possui uma superfície de filtro com um perímetro tendo uma saliência de cavilha (33) e o respectivo suporte de filtro (10) possui uma superfície de suporte com um perímetro com uma reentrância compatível (22) para encaixar a saliência de cavilha (33) do respectivo filtro, de modo que o filtro (20) possa ser inserido no suporte (10) na medida em que a saliência de cavilha (33) desliza para dentro da reentrância do suporte (22) ; sendo, o dito sistema enchavetado, caracterizado por: a saliência de cavilha (33) compreender uma pluralidade de saliências (34) todas contidas num arco menor que 70 graus numa superfície curva da extremidade superior do filtro (20) e as localizações da dita saliência de cavilha (33) e da dita reentrância do suporte (22) nos ditos perímetros serem seletivamente programadas para diferentes posições das circunferências dos ditos perímetros de modo que o dito conjunto seja adaptado para evitar que o dito filtro (20) seja instalado em outro que não o seu respectivo suporte (10); o filtro (20) ser um filtro alongado com um eixo longitudinal e um raio, estando a dita saliência de cavilha (33) no apoio superior (32) da extremidade superior do filtro (20), e a reentrância do suporte (22) na superfície interna de uma cavidade de seu suporte (10), onde a cavidade recebe a extremidade superior do filtro (20); e, . posteriormente compreender uma segunda a saliência de cavilha (33) com uma pluralidade de saliências (34) contidas num arco menor que 70 graus do apoio superior (32) da extremidade superior do filtro (20) e geralmente a 180 graus da dita saliência da cavilha (33).
15. Sistema enchavetado de acordo com a reivindicação 13 caracterizado por: a reentrância do suporte (22) compreender uma pluralidade de reentrâncias (24) dentro de um arco de 70 graus da superfície interna da cavidade.
16. Sistema enchavetado de acordo com a reivindicação 14 caracterizado por: a reentrância do suporte (22) compreender três reentrâncias (24) contidas inteiramente dentro de um arco menor que 70 graus da superfície interna da cavidade.
17. Sistema enchavetado de acordo com a reivindicação 16 caracterizado por: as reentrâncias serem ranhuras axiais (24) na superfície da cavidade em paralelo com o eixo longitudinal do filtro (20), a reentrância do suporte (22) posteriormente compreender uma trava na reentrância estendida circunferencialmente (40), e o filtro (20) ser adaptado para girar após a inserção no suporte (10) de modo que a saliência de cavilha (33) deslize para a reentrância do suporte (22) para travar o filtro (20) no suporte (10).
18. Sistema enchavetado para uma unidade de filtagrem, que consiste em um filtro (228) e um suporte compatível (210); sendo, o dito sistema enchavetado, caracterizado por: o dito suporte compatível do filtro (210) ter uma superfície tubular externa tendo uma extensão radialmente para fora da saliência de cavilha (225, 225') e o compatível filtro (228) ter uma superfície tubular interna tendo uma extensão radialmente para dentro da trava da reentrância (227, 221') adaptada para receber a saliência de cavilha (225, 225') do suporte compatível (210), de modo que o filtro (228) possa ser inserido no suporte (210) na medida em que a saliência de cavilha (227, 227') do suporte (210) desliza para dentro da reentrância (227, 227') do filtro (228); as localizações da dita saliência de cavilha (225, 225') e da dita reentrância de trava (227, 227') nas ditas superfícies tubulares externa e interna serem seletivamente programadas para diferentes posições das circunferências dos ditos perímetros de modo que cada uma das ditas superfícies tubulares externa e interna tenha uma localização particular para evitar que o dito filtro (228) seja instalado em outro que não o seu respectivo suporte (210) . a dita superfície externa tubular ser de um tubo macho para fluidos (220, 222) que se conecta com o filtro (228), e a dita superfície interna tubular ser de um tubo fêmea para fluidos (230, 232) que se conecta com e veda o tubo macho para fluidos (220, 222); e o suporte (210) tendo dois tubos machos para fluidos (220, 222), onde um dos dois tubos (220) é usado para a entrada de líquido no filtro (228), e o outro (222) for saída de líquido do filtro (228), e ambos os tubos machos (220, 222) terem travas nas saliências (225, 225') de suas superfícies externas.
19. Sistema enchavetado de acordo com a reivindicação 18 caracterizado por: cada um dos tubos machos de fluidos (220, 222) possuir uma única saliência de cavilha (225, 225') que se estende para fora de sua superfície.
20. Sistema enchavetado de acordo com a reivindicação 18 caracterizado por: o filtro (228) possuir dois tubos fêmeas de fluidos (230, 232) que se conectam com e vedam os ditos dois tubos machos de fluidos (220, 222), e ambos tubos fêmeas de fluidos (230, 232) possuírem reentrâncias enchavetadas (227, 227') nas suas superfícies internas.
21. Sistema enchavetado de acordo com a reivindicação 20 caracterizado porj_ cada um dos tubos fêmeas de fluidos (230, 232) ter uma única reentrância de trava (227, 227').
22. Sistema enchavetado de acordo com a reivindicação 20 caracterizado porj_ a única saliência de cavilha (225, 225') que se estende para fora da dita superfície externa de cada uma das superfícies externas de cada um dos ditos tubos machos de fluidos (220, 222) consistir de uma alongada lingüeta axial.
23. Sistema enchavetado de acordo com a reivindicação 20 caracterizado por^. a única trava de reentrância (227, 227') de cada um dos ditos tubos fêmeas de fluido (230, 232) consistir de um alongado canal axial.
BRPI0117324-3A 2001-08-11 2001-08-11 sistemas enchavetados para conexço de cartucho de filtro para suporte de filtro. BR0117324B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0117324-3A BR0117324B1 (pt) 2001-08-11 2001-08-11 sistemas enchavetados para conexço de cartucho de filtro para suporte de filtro.

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0117324-3A BR0117324B1 (pt) 2001-08-11 2001-08-11 sistemas enchavetados para conexço de cartucho de filtro para suporte de filtro.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR0117324B1 true BR0117324B1 (pt) 2013-04-09

Family

ID=48014455

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0117324-3A BR0117324B1 (pt) 2001-08-11 2001-08-11 sistemas enchavetados para conexço de cartucho de filtro para suporte de filtro.

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR0117324B1 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CA2418900C (en) Keyed system for connection of filter cartridge to filter holder
US8562830B2 (en) Keyed system for connection of filter cartridge to filter holder
AU2001284861A1 (en) Keyed system for connection of filter cartridge to filter holder
US20140175000A1 (en) Keyed system for connection of filter cartridge to filter holder
US7138052B2 (en) Quick change fitter and bracket system with key system and universal key option
US20110203985A1 (en) Keyed system for connection of filter to filter holder
EP3109521B1 (en) Faucet valve housing assembly
CN104203332B (zh) 医用旋塞阀
BRPI0417562B1 (pt) “conjunto de filtro, membro de cartucho de filtro, e, conjunto de válvula”
EP3414478B1 (en) Rotatable valve spool for a manifold
BR0117324B1 (pt) sistemas enchavetados para conexço de cartucho de filtro para suporte de filtro.
RU2765603C2 (ru) Медицинская клапанная система
RU2721784C2 (ru) Головная часть для образования устройства для очистки жидкости и устройство для очистки жидкости
CA2132603C (en) Heat trap for use with hot water heaters and storage systems
CA2695299C (en) Keyed system for connection of filter to filter holder
EP3971350A1 (en) Tap for filling valve of a flush tank of sanitary appliance
JPS6143030Y2 (pt)
ES2577528B1 (es) Conjunto de base soporte y conector insertable para uso en dispositivos de tratamiento o almacenamiento de líquidos
JP2007069019A (ja) 三方活栓

Legal Events

Date Code Title Description
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 09/04/2013, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B24C Patent annual fee: request for for restoration

Free format text: REFERENTE A 11A ANUIDADE, CONFORME ART. 87 DA LPI.

B22E Other requirements [chapter 22.5 patent gazette]

Free format text: PARA QUE SEJA ACEITA A PETICAO 20130059673 DE 05/07/2013, O INTERESSADO DEVERA COMPLEMENTAR, DE ACORDO COM A TABELA VIGENTE, A RETRIBUICAO DA 11A ANUIDADE, REFERENTE A GUIA DE RECOLHIMENTO NO 22130494232-0.

B24D Patent annual fee: restoration after fee payment