BR0008855B1 - composições para a etapa de conservação do tratamento de conservação de peles brutas de animais e processos. - Google Patents

composições para a etapa de conservação do tratamento de conservação de peles brutas de animais e processos. Download PDF

Info

Publication number
BR0008855B1
BR0008855B1 BRPI0008855-2A BR0008855A BR0008855B1 BR 0008855 B1 BR0008855 B1 BR 0008855B1 BR 0008855 A BR0008855 A BR 0008855A BR 0008855 B1 BR0008855 B1 BR 0008855B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
skin
meth
acid
acrylamide
acrylate
Prior art date
Application number
BRPI0008855-2A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0008855A (pt
Inventor
Jacques Brosse
Bernard Sabatier
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BR0008855A publication Critical patent/BR0008855A/pt
Publication of BR0008855B1 publication Critical patent/BR0008855B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01JCHEMICAL OR PHYSICAL PROCESSES, e.g. CATALYSIS OR COLLOID CHEMISTRY; THEIR RELEVANT APPARATUS
    • B01J20/00Solid sorbent compositions or filter aid compositions; Sorbents for chromatography; Processes for preparing, regenerating or reactivating thereof
    • B01J20/22Solid sorbent compositions or filter aid compositions; Sorbents for chromatography; Processes for preparing, regenerating or reactivating thereof comprising organic material
    • B01J20/26Synthetic macromolecular compounds
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C14SKINS; HIDES; PELTS; LEATHER
    • C14CCHEMICAL TREATMENT OF HIDES, SKINS OR LEATHER, e.g. TANNING, IMPREGNATING, FINISHING; APPARATUS THEREFOR; COMPOSITIONS FOR TANNING
    • C14C1/00Chemical treatment prior to tanning
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01JCHEMICAL OR PHYSICAL PROCESSES, e.g. CATALYSIS OR COLLOID CHEMISTRY; THEIR RELEVANT APPARATUS
    • B01J2220/00Aspects relating to sorbent materials
    • B01J2220/50Aspects relating to the use of sorbent or filter aid materials
    • B01J2220/68Superabsorbents

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Analytical Chemistry (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)
  • Compositions Of Macromolecular Compounds (AREA)
  • Addition Polymer Or Copolymer, Post-Treatments, Or Chemical Modifications (AREA)
  • Processes Of Treating Macromolecular Substances (AREA)
  • Treatments Of Macromolecular Shaped Articles (AREA)
  • Solid-Sorbent Or Filter-Aiding Compositions (AREA)

Description

"COMPOSIÇÕES PARA A ETAPA DE CONSERVAÇÃO DOTRATAMENTO DE CONSERVAÇÃO DE PELES BRUTAS DE ANIMAIS EPROCESSOS"
A invenção se refere ao setor técnico do curtume de peles brutas deanimais.
O sal é usado comumente para a conservação das peles. As peles sãotratadas no local de sua obtenção, particularmente ao nível dos abatedouros de bovinosou ovinos ou animais semelhantes, afim de assegurar usa conservação, isto é sua nãoputrefação pela ação bacteriana, durante várias semanas.
O objetivo da conservação da pele fresca, após o abate e a depelagem dosanimais de açougue é impedir a interação entre os microorganismos e a pele.
Há duas maneiras que permitem atingir este objetivo de modo absoluto:
1 - a estabilização da parte protéica da pele,
2 - a destruição completa da flora bacteriana.
A estabilização exige uma certa elaboração da pele que leva a ummaterial bem caracterizado; além do mais, esta transformação deve ser imediata. Ocontexto industrial atual oferece pouca chance de generalização deste sistema.
A destruição total da flora requer a ação de meios de esterilizaçãocompleta associados a manutenção da pele livre de qualquer fonte de contaminação.Este método parece pouco realista tanto quanto ao aspecto prático quanto econômico.
Os métodos de conservação da pele fresca atualmente empregados sebaseiam na exploração dos fatores que diminuem ou bloqueiam o desenvolvimento dosmicroorganismos assim como o efeito sobre a substância protéica.
Estes fatores são a temperatura, a taxa de hidratação, o tipo e aconcentração dos produtos adjuvantes.
O recurso da desidratação é o método mais freqüentemente usado e osprocessos os mais universalmente empregados são a salgadura e a salmoura e, num graumenor, a secagem. Há também os métodos que combinam salgadura e secagem, mas deuso limitado.
A salgadura consiste em submeter a pele fresca a ação desidratante do salcomum (cloreto de sódio), a salmoura a submete a uma solução salina saturada.Se o teor de água de uma pele fresca fica em tcrnc de 70%, o grau dehidratação após a salgadura e drenagem diminui de 15 a 20% e a água residual deimpregnação se satura de sal.
Se cria assim, em função do tempo, as condições impróprias aodesenvolvimento bacteriano, o que assegura a conservação da pele.
No caso da salgadura, após 10 a 15 dias de permanência empilhada, a pelefresca salgada pode ser condicionada e armazenada nos locais apropriados esperando suaexpedição.
Uma pele fresca salgada contém normalmente 15% de sal para um teor deágua distribuído de modo homogêneo pela espessura em aproximadamente 50%.
Apesar de parecerem simples e eficazes, os métodos levam a resultados cujonível é grandemente influenciado pelas condições de preparação da pele e o respeito aomodo de operação do tratamento.
A secagem consiste em fazer evaporar a água naturalmente contida na pele,provocando uma desidratação muito maior do que a salgadura. As peles brutas secas sãobem mais leves do que as peles salgadas, contendo apenas de 10 a 15% de água.Armazenadas num local seco, estas podem se conservar por muito mais tempo desde quetenham sido submetidas a um tratamento inseticida.
Ao contrário da salgadura, a secagem, apesar de levar a um produto estável,fica limitado as regiões onde as condições climáticas permitem sua operação de modonatural, onde quando o sal é raro e caro.
A secagem é uma operação delicada de se conduzir durante a qual a pele podesofrer grandes degradações:
- secagem muito lenta causa a putrefação,
- secagem muito agressiva favorece a desnaturação das proteínas da pele.
Enfim a pele secada é muito mais difícil de se colocar em fabricação.
A prática da salgadura das peles de bovinos é regulamentada pela norma NFG53-002: "Regras de conservação por salgadura das peles brutas de bovinos e eqüinos".
A presente norma determina as condições da salgadura, em particular adimensão dos cristais de sal a ser utilizada nas peles a serem salgadas:- para as peles grossas, qualquer sal cujos cristais passem através das peneiiascom aberturas de malhas compreendidas entre 1,25 mm e 3,15 mm,
- para as peles de vitelos, utilizar de preferência qualquer sal cujos cristaispassem através das peneiras de malhas compreendidas entre 0,4 mm e 1 mm.
As peles recobertas uniformemente de sal ficam empilhadas durante 15 diaspelo menos para favorecer o escoamento da salmoura que resulta da desidratação.
Por outro lado, estabeleceu-se por experiência, que para assegurar uma boaconservação das peles em todas as estações do ano e em particular no verão, deve-se usar 35a 40 kg de sal para cada 100 kg de peles frescas no caso de bovinos adultos e 45 a 50 kg desal no caso de peles de vitelos.
O sal que nós distribuímos sobre a pele fresca, se dissolve rapidamente e sefixa na superfície, e em seguida numa pequena profundidade do tecido subcutâneo se formauma solução salina concentrada cuja pressão osmótica é elevada.
A água que se encontra no interior da pele é puxada para fora, enquanto queo sal penetra no líquido interfibrilar assim como no interior do gel colagenoso.
Além da absorção de sal pela pele, ocorre a desidratação parcial desta.O técnico do assunto sabe que o sal (NaCl em grão) tem como função fazerescoar a água contida na pele, provavelmente pela ação dos íons que perseguem a águaretida no colágeno, principalmente), mas preenche também uma outra função totalmenteessencial, que é realizar um equilíbrio entre a proteção contra as bactérias e a umidaderesidual importante de ser conservada na pele.
Com efeito, dessecar totalmente a pele levará a graves inconvenientes, taiscomo as descolorações irregulares etc. e uma modificação da flexibilidade que prejudicará acomercialização, assim como os ataques pelos insetos.
Assim, nos processos antigos onde uma secagem total era realizada pela açãodo sol, é obrigatório a reumidificação das peles ao longo de uma longa operação.
A desidratação da pele como matéria-prima obtida no estado fresco após adepelagem dos animais no abatedouro e destinada a indústria do couro é um dos métodosque permitem a conservação da pele bruta do abate à transformação em couro. O cloreto desódio abundantemente utilizado contribui para este objetivo mas é um dos elementosprincipais da poluição salina que a indústria do couro deve reduzir. A utilização de produtosem substituição ao cloreto de sódio entra no esquema preventivo de uma vontade em reduzira carga poluente dos efluentes gerados ao longo das operações de condicionamento da pelefresca, assim como das águas residuais das indústrias do curtume.
Para conservar as peles brutas, a indústria do couro procede a salgaduraúmida.
A desidratação parcial das peles frescas:
- reduz de 70 à 50% a quantidade de água contida na pele (o teor em águapassa a 70 à 50%)
- assegurar a conservação das peles entre o abatedouro e sua transformaçãoem couro, pela desidratação e presença de sal (15% do peso da pele após desidratação).
Mas as quantidades de sal necessárias causam problemas, em particular nasregiões onde os recursos de água são limitados. Além do mais, os países regulamentam maisos rejeitos salgados e, a menos que, se utilize as técnicas onerosas de osmose inversa, osefluentes salgados que resultam da conservação não podem ser recuperados.
As normas futuras serão mais e mais severas e interditarão praticamente ostratamentos atuais, salvo a sua associação às operações suplementares onerosas derecuperação do sal e etapas análogas.
No Centro Técnico do Couro, nós estimamos que somente as técnicas deconservação pelo frio positivo (entre 2o C e 5o C) poderão substituir a salgadura. Otratamento com ar refrigerado permite abaixar a temperatura das peles em menos de umahora à 5o C, mas necessita de esteiras para otimizar as trocas térmicas quando darefrigeração. O processo, melhor adaptado as grandes vazões, permite conservar as pelesdurante quinze dias.
O gelo seco (gelo de CCh) pode também ser utilizado. Este refrigerarapidamente a superfície e o interior da pele, e suprime as etapas de reumidificação daspeles e de tratamento da água inerente ao uso de um gelo hídrico. Este método estudado naNova Zelândia permite conservar as peles pequenas durante um período limitado de 48horas aproximadamente.
Nós recordaremos abaixo as principais etapas do tratamento de uma pele.3 - Conservação da Pele Bruta
O sal é utilizado para captar a água com o objetivo de melhorar a conservação
da pele.
4 - Operação de Rio
As primeiras etapas do tratamento do couro são sobretudo mecânicas:
5 - lavagem (reverdecimento)
6 - descarnadura
7 - calcinagem:
Nós efetuamos um tratamento com cal + sulfeto de sódio + carbonato decálcio para dissolver as raízes dos pêlos. O carbonato de Ca é utilizado como espessante.
8 - pelagem:
Nós efetuamos um tratamento em tanque com cal para distender as fibras dapele o que permite uma melhor eliminação dos pêlos e o inchaço da pele (3-5 mm deespessura), com obtenção da "pele em tripa".
9 - corte: igualar a espessura da pele (eliminação do lado da carne)
10 - Operação de Curtimento
11 - condimentação: acidificação em presença de sal (pH = 4,5) em tonei.
12 - curtimento: tratamento com sal de cromo para tornar a pele não passivade putrefação e lhe conferir uma boa resistência ao calor (100° C).
Nós obtivemos assim o produto denominado "wet blue" (azul úmido)
13 - maturação (repouso de 24 horas)
14 - Operação de Recurtimento Colorante: em tonei para dar as característicasfísicas e a cor de fundo. Resinas sintéticas, óleos, graxas, corantes são utilizados.
15 - secagem: em túnel (70° C)
Nós obtivemos a "pele em casca"
5 -Curtimento
16 - reumidificação
17 - abrandamento (amaciar)
18 - enquadramento: tornar as peles planas por alongamento (uso de pinças). 6 - AcabamentoAplicação por pistola das soluções de: corantes, resinas (acrilica oupoliuretano), argamassas, pigmentos. Outras operações mecânicas: prensagem, polimento.
7- Depósito de Produto Acabado
Triagem de qualidade, medida da superfície de cada pele.
8- Controle Laboratorial
19- controle das matérias-primas (produtos químicos)
20- controle das propriedades físicas do couro acabado.
O problema colocado está portanto em buscar um novo agente e/ou um novoprocesso de conservação das peles brutas que represente um aperfeiçoamento notável emrelação ao sal, particularmente em termos ambientais e com respeito as normas futuras derejeitos de sal.
Numerosas tentativas foram elaboradas.
O pedido USP 4.902.298 propõe uma composição muito complexa de clorohidróxido de alumínio, os produtos de condensação dicianodiamida-formaldeído com gruposmetilol livres, de sulfato de cromo e de ácido poliacrílico. A presença de grandesproporções de metais como o cromo e o alumínio se opõe a uma evolução na proteçãoambiental, que é a tendência atual (cf. "Leather Manufacture and Ecology", Anton Mayer,JALCA, Vol. 81, 1986).
Nós nos referiremos também a " Preservation and Tanning of Animal Hides,W. Marmer, Eastern regional research center, Agricultural Research Service, US Dept. ofAgri., Wyndmoor, PA, USA", que indica que a toxidez do cromo levanta a inquietudereferente aos produtos que contém cromo. O mesmo artigo evoca a possibilidade desubstituir NaCl por KCl, em função da inquietude que o sódio também levanta (página 63).
As associações de sal e biocidas ou anti-sépticos ou cloreto de zinco, ácidofórmico ou N-metilolcloroacetamida também foram experimentadas em alguns países("Short term preservation of hides"em Zimbabwe, J.C. Barret, Jour. of Soe. of Leather andChem., Vol. 70, pag. 83). Este documento também indica associações complexas de salNaCl com os copolímeros especialmente enxertados do tipo específico de amidohidrolisado/poliacrilonitrila e do ácido acético, que de acordo com o documento não sãorentáveis em relação as outras opções visando substituir o sal por agentes menos poluentes.O documento confirma então a pressuposição ce que havia um custoproibitivo em qualquer tentativa de substituição do NaCl.
A patente USP 4.834.763 utiliza associações de compostos de cromo e deagentes de curtimento sintéticos como os produtos de condensação de formaldeído,derivados de ácido sulfônico, etc., cf. co. 3.
R. G. H. Elliot (Jour. of the Soe. of Leather Techn. and Chem., Vol 67,página 31) estabelece uma lista de tratamentos conhecidos, os biocidas, o ácido bórico, asmisturas de sal-ácido bórico-naftaleno, anti-sépticos, bactericidas, etc. e ressalta osproblemas de rejeitos de tais efluentes, particularmente de NaCl.
Nós também propusemos resinas aminadas para o couro (Jour. Soe. ofLeather Techn. and Chem., Vol 63, página 49,2/79).
Foi agora descoberto que alguns (co)polímeros superabsorventes ou SAP sãocapazes de substituir o sal de conservação das peles brutas, em determinadas condições.
Daqui por diante, nós utilizaremos a palavra polímero para designar tambémos copolímeros, terpolímeros etc. A mesma abreviação SAP designará também os polímerossuperabsorventes assim como os copolímeros, terpolímeros, etc. e suas misturas.
Os superabsorventes são polímeros bastante conhecidos na química fina, etais polímeros são por exemplo, descritos nas patentes:
- USP 3.669.103 polímero pouco reticulado tal como o poli-Nvinilpirrolidona, poliviniltoluenosulfonato, polisulfoetilacirato, poli-2-hidroxietil acrilato,polivinilmetiloxazolidinona, poliacrilamida hidrolisada, ácido poliacrílico, copolímeros deacrilamida e de ácido acrílico, e sais de metal alcalino tais como os polímeros que contém osgrupos sulfonato ou carboxi, particularmente poliacrilamida parcialmente hidrolisada, poucoreticulada.
21- FR 2 559 158 polímeros reticulados de ácido acrílico ou metacrílico,copolímeros enxertados reticulados do tipo polissacarídeo/ácido acrílico ou metacrílico,terpolímeros reticulados do tipo ácido acrílico ou metacrílico/acrilamida/acrilamidasulfonada e seus sais de metais alcalinos terrosos ou alcalinos.
Os polímeros tem como principal característica uma alta capacidade de incharem meio aquoso. Estes são utilizados particularmente em agricultura para reter água nossolos, nos produtos de higiene para bebês destinados a reter a urine· e aplicações análogas.
Foi descoberto de modo surpreendente que tais superabsorventes são capazes,não apenas de absorver a água contida no interior de uma pele (o que não era evidentedevido ao polímero ser aplicado na superfície), mas também de deixar subsistir umaumidade residual apropriada, o que era ainda menos evidente (na realidade, na arte anterior,nós pesquisávamos os superabsorvente por sua capacidade de absorver a quantidade máximade água, e não uma parte apenas).
O uso dos superabsorventes de acordo com a invenção realiza um novométodo de tratamento da pele fresca evitando por um lado:
22- dentro do abatedouro, a formação de efluentes carregados de cloreto desódio, por retenção de água ao longo das operações de desidratação, e a imersão emsalmoura, e por outro lado:
23- dentro dos curtumes, a redução da carga poluente da pele produzidapelas operações de reidratação da pele bruta salgada ao longo de suatransformação em couro.
Além do mais, um outro mérito do requerente está em ter procurado umasolução para o problema acima citado, com o auxílio de superabsorventes, sendo evidenteque o custo dos polímeros em questão é muito superior ao do sal, o que criaria naturalmenteuma forte resistência ao uso de tais polímeros face a um produto de base tão pouco onerosocomo o sal. Contudo foi descoberto de acordo com a invenção que os polímerossuperabsorventes permitem reduzir consideravelmente (por um fator de aproximadamente 6vezes) o tempo de tratamento, como resultado o fato de restabelecer enormemente oequilíbrio econômico do tratamento com um polímero. Na realidade, as peles podem girar 6vezes mais rápido dentro dos abatedouros, com um ganho muito grande em termos derentabilidade do investimento, redução de armazenamento e redução das capacidadesfrigoríficas. Além do mais, os polímeros superabsorventes permitem reduzirconsideravelmente a quantidade de água de imersão ou água de limpeza o que representaainda grandes vantagens em termos de economia de tratamento e de investimento tantoquanto em relação ao ambiente. Enfim, os polímeros permitem um tratamento antes dotransporte para o curtume, com uma quantidade de água menor do que a pele bruta, levandoa uma redução grande dos custos de transporte. Na realidade, o tratamento de acordo com ainvenção com os polímeros SAP permitem eliminar uma grande fração da água aprisionadano SAP, graças a uma simples raspagem do SAP inchado, antes de enviar para os curtumes.
Isto leva a uma grande redução dos custos de transporte, da ordem de 15%.
Além disso, os curtumes e os abatedouros têm menos sal no rejeito, com umimpacto grande sobre a economia do tratamento e, naturalmente, do ambiente.
Assim, parece que o uso de acordo com a invenção dos polímerossuperabsorventes corresponderiam contrariamente ao pressuposto anteriormente, umtratamento economicamente viável.
Sobretudo, como acima indicado, a invenção permite respeitar as normasfuturas reduzindo fortemente a quantidade de sal a ser utilizado.
Esta redução é da ordem de 30 a 80% em peso aproximadamente, como nósveremos nos exemplos abaixo.
Os polímeros superabsorventes que nós podemos utilizar de acordo com ainvenção são todos os polímeros do tipo capazes de absorver a água interna da pele bruta,quando nós as colocamos sobre a superfície da pele, deixando subsistir a umidade internanecessária a boa conservação da pele.
Nós procuraremos particularmente utilizar polímeros superabsorventescapazes de deixar subsistir uma umidade residual na pele compreendida entre 20 e 70% empeso, de preferência da ordem de 50% em peso.
Os monômeros que nós poderemos utilizar de acordo com a invenção paraformar os polímeros superabsorventes apropriados são os seguintes, a título não limitativo:
1. Monômeros contendo grupos de carboxilas: Ácidos mono ou policarboxílicos deinsaturação monoetilênica, tal como o ácido (met) acrílico (isto é, ácido acrílico ou ácidometacrílico), o ácido maléico e o ácido fumárico.
2. Monômeros contendo grupos do tipo anidrido de ácido carboxílico: Ácidos anidridospolicarboxílicos de insaturação monoetilênica (tal como o anidrido maléico).
3. Monômeros contendo os sais de ácido carboxílico: Sais hidrossolúveis (sais de metalalcalino, sais de amônio, sais de amina, etc.), de ácidos mono ou policarboxílicos deinsaturação monoetilênica (tal como o (met) acrilato de sódio, (met) acrilato detrimetilamina, (met) acrilato de trietanolamina, maleato de sódio, maleato de metilamina).
4. Monômeros contendo grupos de ácido sulfônico: Ácidos vinilsufônicos alifáticos ouaromáticos (tais como o ácido vinilsufônico, o ácido alilsufônico, o ácidoviniltoluenosulfônico, ácido sulfônico de estireno), ácidos sulfônicos (met) acrílicos (talcomo o sulfopropil (met) acrilato, o ácido sulfônico de prople de 2-hidroxi-3-(met)acrilóxido.
5. Monômeros contendo grupos de sais de ácido sulfônico: Sais de metal alcalino, sais deamônio, sais de amina de monômeros contendo grupos de ácidos sulfônicos como acimaindicado.
6. Monômeros contendo grupos de hidroxilas: álcoois de insaturação monoetilênica (taiscomo o álcool (met) alil), os éteres ou ésteres de polióis de insaturação monoetilênica(glicóis de alquileno, glicerol, polióis de polioxialquileno), tal como o (met) acrilato dehidroxietil, o (met) acrialto de hidroxpropil, o (met) acrilato de trietileno glicol, éter demono (met) alil de poli (oxietileno oxipropileno) (no qual os grupos de hidroxila podem sereterificados ou esterificados).
7. Monômeros contendo grupos de amidas: (met) acrilamida, N-alquil (met) acrilamidas(tais como a N-metilacrilamida, N-hexilacrilamida), N, N-dialkil (met) acrilândios (taiscomo N, N-didimetilacrilamida, N, N-di-n-propilacrilamida), N-hidroxialqueil (met)acrilamidas (tais como o N-metilol (met) acrilamida, Ν, N, N-diidroxialquil(met)acrilamidashidroxetil(met)acrilamida), (tais como o N, N-diidroxietil(met) acrilamida), lactamas devinil (tais como o N-vinilpirrolidona).
8. Monômeros contendo grupos de amino: ésteres contendo os grupos amino (por exemploos ésteres de dialquilaminoalquil, ésteres de diidroxialquilaminoalquil, ésteres de morfo-linoalquil, etc.), de ácido mono ou dicarboxílico de insaturação monoetilênica (tal como o(met) acrilato de dimetilaminoetil, o (met) acrilato de dietil-aminoetil, o (met) acrilato demorfolinoetil, o fumarato de dimetil aminoetil), os compostos de vinil heterocíclico (taiscomo as piridinas de vinil (por exemplo 2-vinil piridina, 4-vinil piridina, N-vinil piridina),N-vinil imidazol).
9. Monômeros contendo grupos dos sais de amônio quaternários: Sais de Ν, N, N-trialquil-N-(met) acriloiloxialquilamônio (tais como cloreto de Ν, N, N-trimetil-N (met)acriloiloxietilamônio, cloreto de Ν. N, N-trietil-N-(met)acriloilcxietilamónio, cloreto detrimetil amônio 2-hidroxi-3-(met)-acriloil-oxipropil).
De preferência:
-acrilamida, ácido acrílico, ácido metacrílico, dimetilaminoetil acrilatosulfometilado ou clorometilado, clorometilado ou sulfometilado,
-dimetilaminoetilmetacrilato clorometilado ou sulfometilado.
Os polímeros superabsorventes preferidos de acordo com a invenção são osseguintes:
24- poliacrilamidas reticuladas
25- poliacrilatos reticulados
26- copolímeros reticulados acrilamida/acrilato
27- copolímeros acrilamida/dimetilaminoetilacrilato (ADAME),sulfometilados ou clorometilados
28- copolímeros acrilamida/dimetilaminoetilmetacrilato (MADAME)sulfometilados ou clorometilados.
Entre as resinas absorventes de água nós podemos utilizar na invenção, nóscitaremos por exemplo os polímeros reticulados de ácido acrílico ou de ácido metacrílico, oscopolímeros enxertados e reticulados do tipo polissacarídeo/ácido acrílico ou metacrílico, oscopolímeros ternários reticulados, ácido acrílico ou metacrílico/acrilamida/acrilamidasulfonada e seus sais de metais alcalinos ou alcalino-terrosos, por exemplo os produtos dereticulação de um homopolímero do ácido acrílico ou de um sal deste ácido, copolímeros deácido acrílico (ou sal de ácido acrílico)/ácido metacrílico (ou sal de ácido metacrílico) ecopolímeros enxertados amido/ácido acrílico (ou sal deste ácido); os hidrolisados decopolímeros enxertados reticulados polissacarídeo/acrilato ou metacrilato de alquil,hidrolisados de copolímeros enxertados reticulados polissacarídeos/acrilonitrila, hidrolisadosde copolímeros reticulados polissacarídeo/acrilamida, por exemplo produtos de reticulaçãode copolímeros enxertados anido/acrilato de eltila hidrolisados, copolímeros enxertadosamido/metacrilato de metila hidrolisados, copolímeros enxertados amido/acrilonitrilahidrolisados, e copolímeros enxertdos amido/acrilamida hidrolisados; os hidrolisados decopolímeros reticulados acrilato ou metacrilato de alquila/acetato de vinil, por exemplo dosprodutos de reticulação de copolímeros hidrolisados de metacrilato de etila/acetato de vinil ecopolímeros hidrolisados acrilato de metila/acetato de vinil; os hidrolisados de copolímerosenxertados reticulados amido/acrilonitrila/acrilamida/ácido 2-metilpropano-sulfônico; oshidrolisados de copolímeros enxertados reticulados amido/acrilonitrila/ácido vinilsufônico;de carboxi-metilcelulose sódica reticulada e produtos análogos. Estes produtos podem serutilizados isoladamente ou em combinação entre si.
Entre as resinas absorvente de água que oram mencionadas acima, nóspreferimos os polímeros reticulados de ácido acrílico ou metacrílico; os copolímerosenxertados reticulados polissacarídeo/acrílico ou metacrílico, os copolímeros ternáriosreticulados ácido acrílico ou metacrílico/acrilamida sulfonada.
Nós poderemos também utilizar as misturas de superabsorventes, porexemplo de granulometria diferente, ou de composição química diferente, ou degranulometria e composição química diferentes.
Particularmente, nós poderemos combinar pelo menos dois SAP degranulometrias diferentes adaptadas para obter uma cobertura da superfície da pele.
O técnico do assunto saberá selecionar os polímeros ou copolímeros melhoradaptados, assim como suas misturas, com o auxílio de seus conhecimentos próprios eeventualmente dos ensaios de rotina, e da descrição e exemplos do presente pedido.
Também foi descoberto que era essencial não utilizar um superabsorventeúnico, mas de preferência uma combinação de um agente hidrofílico ou higroscópico comoo sal e o superabsorvente ou uma mistura de superabsorventes.
Na realidade, um superabsorvente utilisado sozinho produz um efeito nefastodevido a formação de uma camada de superfície que bloqueia a água das proximidades dasuperfície da pele. Além disso, as camadas profundas da espessura da pele são muito secas,com os sérios inconvenientes acima citados. Enfim, se forma uma barreira entre uma zonamuito saca interna e uma zona muito úmida de superfície, que representa um meio idealpara a proliferação bacteriana.
Este efeito adverso era relativamente previsível, levando em conta aspropriedades conhecidas dos superabsorventes, particularmente seu poder de inchamentomuito potente. É provável que este fator tenha também desviado a indústria considerada debuscar o uso destes produtos.
De acordo com a invenção, nós utilizamos então as composições contendopelo menos uma mistura de:
29-pelo menos um (co)polímero superabsorvente
Como aditivos e bactericidas, biocidas, anti-sépticos, etc. nós citaremos:
-os produtos comercializados sob as marcas Phenonip (TM) e Acticida L. A.(TM),
30-e os outros produtos conhecidos do técnico da área, assim como suasmisturas.
As proporções entre o polímero superabsorvente (ou o copolímero, ou amistura de vários (co)polímeros superabsorventes) e o outro ou outros agentes hidrófilosserão estabelecidos entre 80 e 20, de preferência entre 65 e 35, de preferência em torno de50/50% em peso.
Os melhores resultados foram obtidos com uma mistura de superabsorvente(SAP) e de sal em proporções próximas de 50/50 em % em peso.
Uma camada de SAP ligeiramente inchado se forma, a qual nós podemoseliminar por simples raspagem, e que deixa subsistir uma umidade residual apropriada napele.
Nós notaremos que a raspagem forma partículas gelatinosas, fáceis de juntare rejeitar, contrariamente às águas de emersão provenientes de um tratamento clássico comsal. Esta vantagem é essencial.
Por outro lado, isto proporciona uma outra vantagem grande, que é apossibilidade de reutilizar o SAP.
Nós utilizaremos de preferência os (co)polímeros superabsorventes dedimensão de partícula inferior a aproximadamente 6 mm, de preferência compreendida entre0,3 e 4 mm, de preferência, entre 0,5 e 3,15 mm. As partículas não devem ser muitovolumosas, devido a conduzirem a um ressecamento localizado da pele. Por outro lado, umagranulometria muito fina veda a superfície da pele do lado da carne e o efeito éconsideravelmente reduzido.
Nós também pesquisamos as granulometrias que permitissem uma otimizaçãoda homogeneização da mistura agente higroscópico/SAP.
Aqui ainda, o técnico do assunto saberá adaptar as composições de tratamentoem função das peles e com o auxílio, eventualmente, dos ensaios de rotina. Particularmente,e como indicado acima, as misturas de SAP que apresentam as granulometrias diferentespoderão ser utilizadas, particularmente em combinação de uma granulometria fina com umagranulometria mais grossa a fim de realizar uma cobertura ótima da superfície da pele.
As misturas ou composições de acordo com a invenção poderão incorporardiversos aditivos de bactericidas, agentes de conservação, e análogos.
Particularmente, o uso conjunto de um bactericida permite reduzir ainda aproporção de sal na mistura.
Outras características e vantagens da invenção ficarão aparentes com a leiturada descrição e dos exemplos, que são dados a título não limitativo.
Exemplos
Dados de partida:Peso da pele:bovina: 25 a 50 kg (70% água - 30% matéria)vitelo: 8 a 12 kg
Exemplo 1: Uso de superabsorvente único
O polímero superabsorvente ou SAP utilizado é o produto AQUASORB 3005KL (TM) comercializado pelo Requerente, com uma granulometria de 0,5-3,15 mm. Este setrata de um copolímero do tipo acrilamida/acrilato reticulado preparado por polimerizaçãovia radical.
Tratamento de conservação:
400 g AQUASORB (TM)/kg de pele
Após 24 horas de contato com o superabsorvente aplicado do lado da carne,em camada homogênea, a desidratação é irregular na espessura da pele, e nós constatamosuma vitrificação das camadas externas da pele.
A perda de peso constatada, de 20%, corresponde ao efeito da desidrataçãodesejada mas a ausência de homogeneidade na espessura da pele não permite considera ouso do superabsorvente sozinho.Exemplo 2: Uso de uma mistura de cloreto de sódio e superabsorvente
O superabsorvente usado é o AQUASORB 3005 KL (TM) e permite realizaruma mistura 50/50 com o cloreto de sódio (para NaCl, granulometria utilizada: 1,25 mm a3,15 mm para as peças adultas, 0,4 mm a 1 mm para as peles de vitelo).
Tratamento de conservação:
200 g AQUASORB (TM)/kg de pele
200 g de sal/kg de pele
Nós constatamos que o sal se fixa na pele, e então não encontraremos o salnos rejeitos dos abatedouros.
Após 24 horas a pele tinha perdido 20% de peso e nós obtivemos uma pelepronta para o curtume.
A quantidade de mistura 50/50 em peso utilizado para obter uma coberturahomogênea da pele é de 400 g de mistura/kg de pele fresca (no caso do NaCl sozinho, aquantidade utilizada é de 400 g NaCl/kg de pele fresca).
Neste exemplo, a presença do sal permite uma desidratação sem efeito desuperfície.
O uso da mistura 50/50, sobre a base de 400 g/kg de pele fresca permiteencontrar na pele desidratada:
31- um teor em sal de 15 a 20%
32- uma taxa de umidade estabelecida de 70 a 50%.Conclusões
A pele fresca tratada de acordo com a invenção, e particularmente com amistura 50/50 de NaCl e de AQUASORB 3005 KL (TM) se encontra no estadohabitualmente encontrado nas condições industriais atuais (uso de NaCl sozinho).
Este estado é observado somente após 24 horas de contato, sem imersão emsalmoura, em oposição aos 15 dias de empilhamento necessários na técnica anterior paraeliminar por drenagem 20% da água (em relação ao peso inicial da pele), carregada de sal(o que representa mais de 50% do sal utilizado: 200 à 250 g/kg de pele).
A conservação (estabilização das bactérias) é assegurada por desidrataçãosuficiente e presença de sal.As peles assim tratadas podem submeter-se normalmente as operações dereidratação graças a presença de sal sob a pele.
O superabsorvente e a água nele contida deve ser eliminada da superfície daspeles e não dever acompanhas as peles as casas de curtumes, mas isto se efetua facilmentepor simples raspagem.
Nós também realizamos os seguintes ensaios:Preâmbulo Experimental
Os ensaios de desidratação sobre pele bovina com uso de superabsorventesforam realizados com peles de peças frescas, com um peso fresco médio de 25 kg,proveniente da sociedade do mercado de couros de Lyon e de sua região (69 Corbas).A- Teor de Água da Pele Fresca
O grau de hidratação das peles utilizadas é calculado a partir de 3 amostras depele fresca secas 24 horas em estufa a 105° C (Tabela 1).
O grau de umidade das peles será tomado entre 65 e 70%.A dispersão dos valores encontrados se justifica pela presença mais ou menosabundante de pêlos sobre as amostras colhidas.
B- Produtos Absorventes Testados
Três produtos superabsorventes foram testados como agentes de desidrataçãodas peles frescas: estas serão designadas pelas referências: produtos A, B, C.
Produto A: AQUASORB 3005 KM,
Produto B: AQUASORB 3005 KL,
Produto C: PR 3005 A, comercializado pelo Depositante SNF SA.Características granulométricas:
Produto A: grão fino,
Produto B: grão médio,
Produto C: grão grande.C- Condições Experimentais
As superfícies de peles tratadas são cortadas a partir das peles de peçasfrescas inteiras.
As amostras possuem uma superfície de 50 χ 50 cm.Os produtos absorventes utilizados em quantidade determinada (em relação aopeso de pele tratada) são dispostos em camada uniforme seja sobre um suporte inox para umcontato da carne com o produto desidratante, seja diretamente sobre o lado da carnepolvilhado.
As amostras assim tratadas são deixadas em repouso a temperatura ambientepela duração do ensaio, e protegidas contra a evaporação por um filme plástico.
Evolução da Desidratação com o Tempo
A- Escolha do Superabsorvente
Os três produtos A, B, C são testados.
A cada amostra de pele corresponde um peso de superabsorvente idêntico aopeso da pele fresca.
1a série de ensaios: o superabsorvente é disposto em camada homogênea sobre o suporte deinox e sobre uma superfície de 50 χ 50 cm, as amostras de pele ficam em contato com oproduto absorvente pelo lado da carne (o lado dos pêlos da pele ficam aparentes).2a série de ensaios: a amostra de pele está em contato com o suporte de inox pelo lado dospêlos, o superabsorvente é então polvilhado pelo lado da carne em camada homogênea.
Para as duas séries de ensaios, as amostras de pele ficam em contato 24horas.
Os resultados (Tabela 2) mostram que para toda granulometria desuperabsorvente, a perda de peso da pele fresca está compreendida entre 24,24 e 27,54%seja para uma pele fresca inicialmente a 67,5% de umidade: um grau de umidadeestabelecido entre 40 e 43% de água.
A umidade da pele fresca assim desidratada será inferior aquela geralmenteconstatada após a salgadura nas condições industriais.
Observações: A desidratação, qualquer que seja o absorvente utilizado(produto A, B ou C) não é homogêneo na espessura da pele. Na realidade, é possívelobservar uma vitrificação do lado da carne da pele, em conseqüência do poder absorventemuito forte utilizado nas condições definidas nas duas séries de ensaios acima.
Este efeito desidratante muito marcante acarreta uma rigidez excessiva dapele que prejudica sua manipulação ao longo do empilhamento antes da armazenagem.Os resultados destas duas séries de ensaios não mostram a diferençasignificativa da quantidade de água absorvida pelos diferentes produtos A, B ou C, e pelaposição do superabsorvente (pele colocada sobre o superabsorvente ou por baixo: 24,53 à27,54% no primeiro caso contra 24,24 à 27,54% no segundo). Mesmo se o deslocamentoda água dever ser superior por efeito de drenagem, quando a pele é colocada pelo lado dacarne sobre o superabsorvente, após 24 horas de contato, este efeito não causa variaçãosignificativa na perda de água, levando em conta a dispersão dos valores calculados daperda de água, a absorção da água pelos diferentes superabsorventes sendo estabilizados aolongo das 24 horas. Nas duas séries de ensaios, o efeito de bloqueio constatado seguido dadesidratação excessiva da camada externa da pele leva a um equilíbrio.
Esta desidratação muito estimulada do lado da carne, que de um lado bloqueiao deslocamento da água para o superabsorvente, seria nefasto para uma retomadahomogênea de água da pele ao longo das primeiras operações de reidratação efetuadasdurante as operações de transformação da pele em couro.Ao longo das manipulações, em particular no momento da separação dosuperabsorvente para pesar a pele desidratada:
- o produto A (grãos finos) é o mais difícil de se eliminar por varredura, sua finagranulometria lhe confere um caráter muito marcante de gel.
- para os produtos B e C, (grãos médios a grandes), a ausência de adesivo permite separar oproduto absorvente da pele antes de efetuar a segunda pesagem.
O grão médio (produto B-Aquasorb 3005 KL) é usado por seucomportamento ao longo das manipulações e sua granulometria próxima daquela do salutilizado permitiria a mistura dos dois produtos (superabsorvente e cloreto de sódio) antesda aplicação sobre a pele.
Por outro lado, o uso de diferentes quantidades de Aquasorb 3005 KL,utilizado para cobrir completamente por disposição na superfície da pele fresca a serdesidratada, leva a reter uma quantidade de superabsorvente de 400 g por kg de pele fresca.Na realidade:
- abaixo de 400 g/kg, a cobertura da pele não é homogênea,- acima da quantidade de superabsorvente estaria em excesso.Ao longo dos ensaios seguintes será sucessivamente estudado:
- a evolução da desidratação com o tempo,
33- o uso da mistura superabsorvente e cloreto de sódio.
Em todos os casos o superabsorvente ou a mistura superabsorvente/cloreto desódio será aplicada por pulverização do lado da carne da pele, o que restitui as condições deoperação da salgadura.
A- Utilização do Superabsorvente Sozinho
Tendo usado a aplicação por pulverização do lado da carne a pele fresca com400 g/kg de pele fresca, e selecionado o Aquasorb 3005 KL, uma série de ensaios érealizada para acompanhar a desidratação com o tempo.
Na tabela 3 figuram os resultados dos ensaios realizados:
- sobre a mesma amostra de pele pesada após 24, 48, 72 e 96 horas. Antes de cada pesada apele é livrada do superabsorvente, reservado durante o tempo da pesagem, e pulverizadonovamente por um tempo de contato suplementar de 24 horas.
Para também acompanhar a perda de água ocasionada pelas manipulações eevaporação ao longo destas manipulações, duas outras séries de ensaios foram elaboradasem paralelo para as quais as amostras de pele só foram pesadas respectivamente após 48 e72 horas, a cada 24 horas até 96 horas de contato.
Em cada série de ensaios a desidratação prosseguiu durante todo o tempo decontato.
Os resultados foram reunidos nas figuras 1, 2 e 3 anexas.
Os ensaios 1-2-3 e 4 foram realizados sobre a Ia amostra de pele, o pesoinicial conhecido e repesado após 24, 48, 72 e 96 horas de contato com o Aquasorb 3005KL e após varredura.
Os ensaios 5-6 e 7 foram realizados sobre a 2a amostra de pele, o peso inicialconhecido e repesado após 48, 72 e 96 horas de contato com o Aquasorb 3005 KL e apósvarredura.
Os ensaios 8 e 9 foram realizados sobre a 3a amostra de pele, o peso inicialconhecido e repesado após 72 e 96 horas de contato com o Aquasorb 3005 KL e apósvarredura.Uma perda suplementar de até 2,5% é efetivamente constatada quando aamostra é pesada após um tempo de contato idêntico mas sem varredura e nova pulverizaçãointermediária.
A perda de água, de 24,70% após 24 horas de contato, obtida com 400 g desuperabsorvente por kg de pele fresca é inferior aquela inicialmente determinada(25,37/26,98) com uso de um peso de superabsorvente idêntico aquele da amostra de pelefresca. Além disso, com o uso de 400 g/kg, o efeito de desidratação maciça das camadasexternas da pele não é tão marcado quanto com o uso de uma quantidade superior desuperabsorvente.
Para colocar a pele fresca em estado de conservação, isto é reduzir sua taxade umidade de 25%, é necessário apenas 24 horas, comparativamente aos 10 a 15 dias dedrenagem necessários no caso da salgadura apenas.
Para limitar a perda de água da pele ao longo das 24 primeiras horas decontato com o Aquasorb 3005 KL, a adição de cloreto de sódio ao superabsorvente é testadaposteriormente.
Os resultados dos ensaios, na tabela 4, permitem acompanhar a perda de pesoda pele ao longo de sua desidratação.
A perda de peso da amostra varrida não representa diretamente a perda emágua da pele, mas a resultante entre a desidrataç ão da pele e sua absorção de sal.
Do mesmo modo a tabela 5 permite acompanhar a variação da umidade dapele ao longo da desidratação assim como seu ganho em sal.
Conclusões
De uma maneira geral, os três produtos Aquasorb (TM) podem substituirvantajosamente o cloreto de sódio para a desidratação da pele fresca bovina.
Por razões práticas a seleção entre os três produtos testados é baseada sobre agranulometria que favorece por um lado a cobertura homogênea do lado da carne da pele, esua eliminação por varredura. A granulometria do Aquasorb 3005 KL: 0,5-3,15 é da mesmaordem que aquela do cloreto de sódio: 0,4-3,15, utilizada industrialmente.
A utilização de uma mistura Aquasorb 3005 KL/cloreto de sódio, permiteevitar a desidratação muito rápida que nós observamos com o uso de superabsorventesozinho.
A quantidade de mistura Aquasorb 3005 KL/cloreto de sódio é baseada naquantidade de produto necessário para cobrir de modo homogêneo o lado da carne da pele:400 g/kg de pele fresca bovina adulta. A mistura 50/50 pode ser modificada para regular ataxa de umidade residual da pele desidratada, assim como o teor de sal nesta mesma pele.
Se o cloreto de sódio é utilizado habitualmente por seu baixo custo e seupoder anti-séptico nas concentrações presentes na pele, outros aditivos ao superabsorventesão considerados:
-produtos higroscópicos que permitam limitar a desidratação da pele fresca,-bactericidas para proteger a pele desidratada durante sua armazenagem.
O objetivo que é sempre reduzir de 20% o grau de umidade da pele fresca, epreservar esta pele de qualquer desenvolvimento bacteriano durante a armazenagem antes datransformação em couro.
Os ensaios foram realizados como indicado inicialmente, sobre as amostrascoletadas sobre as peles de peças de 25 kg. Os resultados tirados destes ensaios são própriosdesta categoria de pele. As peles sendo comercializadas por categoria de peso (um lote depeles sendo caracterizadas pelo peso médio das peles: a raia), os resultados podem variar deuma categoria para outra, dentro dos limites da relação peso/superfície das peles.Geralmente, as cifras dadas a desidratação das peles são médias conhecidas a partir deobservações feitas sobre as diferentes raias, somente neste caso nós podemos associar umintervalo de confiança aos valores anunciados.
Tabela 1
Teor de Água das Peles Bovinas
-calculado para medir a perda em pe3so de uma amostra de pele fresca aolongo de um tempo de 24 horas na estufa à 105° C.
-grau de umidade média: 67,54%.
Tabela 2
Comportamento dos Superabsorventes Frente a Pele Fresca
A perda de água da pele bovina fresca é calculada após medir a perda empeso da pele fresca deixada 24 horas em contato com o superabsorvente.Ia série de ensaios:
Um peso de superabsorvente, idêntico ao peso da amostra de pele coletada de50 χ 50 cm é espalhado em camada homogênea sobre um suporte de inox. A pele écolocada em contato com o superabsorvente pelo lado da carne.
2a série de ensaios:
As amostras de pele fresca de 50 χ 50 cm são colocadas sobre o suporte deinox, em contato pelo lado dos pêlos; o produto absorvente com um peso igual aquele daamostra de pele fresca, é polvilhado sobre o lado da carne da pele.
Tabela 3
Evolução da Desidratação com o Tempo com Utilização de SuperabsorventeSozinho
A- Utilização da mesma amostra de pele fresca para acompanhar a evoluçãoda desidratação com o tempo após raspagem e reutilização do superabsorvente, sobre a basede 400 g/kg de pele fresca.
B- Utilização de duas outras amostras de pele fresca para efetuar apenas assegundas pesagens de 48 ou 72 horas após o início do ensaio, evitando assim as perdas pormanipulação e evaporação.
Tabela 4
Evolução com o Tempo da Perda de Peso da Pele Fresca com a Utilização daMistura Superabsorvente/Cloreto de Sódio
A- Utilização da mesma amostra de pele fresca para acompanhar a evoluçãoda desidratação com o tempo após raspagem e reutilização da mistura absorvente, sobre abase de 400 g/kg de pele fresca (200 g de Aquasorb 3005 KL/200 g de NaCl).
B- Utilização de duas outras amostras de pele fresca para efetuar apenas assegundas pesagens de 48 ou 72 horas após o início do ensaio, evitando assim as perdas pormanipulação e evaporação.
Tabela 5
Evolução com o Tempo de:
- Umidade da Pele ao longo da Desidratação
- Quantidade de Sal na PeleCom Utilização da Mistura Superabsorvente/Cloreto de Sódio
Utilização da mesma amostra de pele fresca para acompanhar a evolução dadesidratação com o tempo após raspagem e reutilização da mistura superabsorvente/cloretode sódio, sobre a base de 400 g/kg de pele fresca.
Após cada período de contato, uma amostra de pele de 5 χ 5 cm é coletada eseca em estufa à 105° C por 24 horas.
Ao mesmo tempo o ganho em sal é determinado: após a desidratação daamostra tendo servido para a determinação da umidade, a coleta é calcinada para determinaro teor em cloreto de sódio.A invenção se refere ainda:
-as composições para o tratamento de conservação das peles brutas deanimais de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 à 24, caracterizadas por conteremos seguintes superabsorventes e agente higroscópico:
- NaCl + SAPl (poliacrilato reticulado; granulometria 0,5-3 mm) ou
- NaCl + SAP2 (poliacrilato reticulado; granulometria 100-800 microns) ou
- NaCl + SAPl + SAP2 (poliacrilato reticulado; copolímero
acrilamida/acrilato reticulado, granulometria 0,1-3 mm) ou
- NaCl + SAP3 (copolímero acrilamida, MADAME clorometilado,reticulado; granulometria 0,5-3 mm) ou
- NaCl + SAP4 (copolímero acrilamida, ADAME clorometilado,reticulado; granulometria 0,5-3 mm) ou
-As composições para o tratamento de conservação das peles brutas deanimais de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 à 25, caracterizadas por conteremos seguintes agentes:
- SAP Aquasorb 3005 KL ™ acrilamida/acrilato reticulado - 200 g/kg de pele
- NaCl - 200 g/kg de pele.
- Um processo para o tratamento de conservação das peles brutas de animaiscaracterizado por compreender pelo menos uma etapa de colocação em contato da pele comuma composição de conservação como acima descrita.
- Um processo para o tratamento de conservação das peles brutas de animaiscaracterizado por compreender pelo menos uma etapa de colocação em contato da pele,sobre a face oposta aos pêlos, com uma composição de conservação como acima descrita.
- Um processo para o tratamento de conservação das peles brutas de animaiscaracterizado pela colocação em contato da pele, ser efetuada durante 24 horas.
- Peles de animais, caracterizadas por terem sido tratadas, para conservação,com uma composição como acima descrita.
- Peles de animais, caracterizadas por terem sido tratadas, para conservação,por um processo como acima descrito.
- Utilização de polímero(s) superabsorvente(s) SAP e um entrevários agente(s) higroscópico(s) para a conservação das peles de animais.
Tabela 1
<table>table see original document page 25</column></row><table>
Tabela 2
<table>table see original document page 25</column></row><table><table>table see original document page 26</column></row><table>
Tabela 3
<table>table see original document page 26</column></row><table><table>table see original document page 27</column></row><table>
Tabela 4
<table>table see original document page 27</column></row><table><table>table see original document page 28</column></row><table>
Tabela 5
<table>table see original document page 28</column></row><table><table>table see original document page 29</column></row><table>

Claims (13)

1. Composições para a etapa de conservação do tratamento de conservaçãodas peles brutas de animais, CARACTERIZADAS por conterem pelo menos uma mistura de:- pelo menos um (co)polímero superabsorvente com um tamanho de partículade menos de 6mm, preferivelmente entre 0,3 e 4mm, capaz de absorver a água interna dapele bruta, quando depositado sobre a superfície da pele, permitindo subsistir a umidadeinterna necessária a boa conservação da pele, epelo menos um outro agente hidrófilo, que inclui NaCI, CaCI2, MgCI2 ouKCI, eeventualmente bactericidas, e/ou agentes de conservação, que incluem:Phenonip ™, Acticida L. A. ™ e suas misturas; eem que os monômeros usados para formar os polímeros superabsorventes apropriados sãoselecionados a partir dos seguintes:(1) Monômeros contendo grupos de carboxilas: Ácidos mono oupolicarboxílicos de insaturação monoetilênica, tal como o ácido (met) acrílico (isto é, ácidoacrílico ou ácido metacrílico), o ácido maléico e o ácido fumárico.(2) Monômeros contendo grupos do tipo anidrido de ácido carboxílico: Ácidosanidridos policarboxílicos de insaturação monoetilênica (tal como o anidrido maléico).(3) Monômeros contendo os sais de ácido carboxílico: Sais hidrossolúveis (saisde metal alcalino, sais de amônio, sais de amina, etc.), de ácidos mono ou policarboxílicos deinsaturação monoetilênica (tal como o (met) acrilato de sódio, (met) acrilato de trimetilamina,(met) acrilato de trietanolamina, maleato de sódio, maleato de metilamina).(4) Monômeros contendo grupos de ácido sulfônico: Ácidos vinilsufônicosalifáticos ou aromáticos (tais como o ácido vinilsufônico, o ácido alilsufônico, o ácidoviniltoluenosulfônico, ácido sulfônico de estireno), ácidos sulfônicos (met) acrílicos (tal como osulfopropil (met) acrilato, o ácido sulfônico de propil de 2-hidroxi-3-(met) acrilóxido.(5) Monômeros contendo grupos de sais de ácido sulfônico: Sais de metalalcalino, sais de amônio, sais de amina de monômeros contendo grupos de ácidos sulfônicoscomo acima indicado.(6) Monômeros contendo grupos de hidroxilas: álcoois de insaturaçãomonoetilênica (tais como o álcool (met) alil), os éteres ou ésteres de polióis de insaturaçãomonoetilênica (glicóis de alquileno, glicerol, polióis de polioxialquileno), tal como o (met) acrilatode hidroxietil, o (met) acrialto de hidroxpropil, o (met) acrilato de trietileno glicol, éter de mono(met) alil de poli (oxietileno oxipropileno) (no qual os grupos de hidroxila podem ser eterificadosou esterificados).(7) Monômeros contendo grupos de amidas: (met) acrilamida, N-alquil (met)acrilamidas (tais como a N-metilacrilamida, N-hexilacrilamida), N, N-dialkil (met) acrilândios(tais como N, N-didimetilacrilamida, N1 N-di-n-propilacrilamida), N-hidroxialqueil (met)acrilamidas (tais como o N-metilol (met) acrilamida, Ν, N, N-diidroxialquil(met)acrilamidashidroxetil(met)acrilamida), (tais como o N1 N-diidroxietil(met) acrilamida), Iactamas de vinil (taiscomo o N-vinilpirrolidona).(8) Monômeros contendo grupos de amino: ésteres contendo os grupos amino(por exemplo os ésteres de dialquilaminoalquil, ésteres de diidroxialquilaminoalquil, ésteres demorfo-linoalquil, etc ), de ácido mono ou dicarboxílico de insaturação monoetilênica (tal como o(met) acrilato de dimetilaminoetil, o (met) acrilato de dietil-aminoetil, o (met) acrilato demorfolinoetíl, o fumarato de dimetil aminoetil), os compostos de vinil heterocíclico (tais como aspiridinas de vinil (por exemplo 2-vinil piridina, 4-vinil piridina, N-vinil piridina), N-vinil imidazol).(9) Monômeros contendo grupos dos sais de amônio quaternários: Sais de N1N1 N-trialquil-N-(met) acriloiloxialquilamônio (tais como cloreto de Ν, N, N-trimetil-N (met)acriloiloxietilamônio, cloreto de N. N1 N-trietil-N-(met)acriloiloxietilamônio, cloreto de trimetilamônio 2-hidroxi-3-(met)-acriloil-oxipropil).
2. Composições para o tratamento de conservação das peles brutas de animaisde acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADAS pelos polímeros superabsorventesutilizados serem aqueles capazes de absorver a água interna da pele bruta, quandodepositado sobre a superfície da pele, permitindo subsistir a umidade interna necessária a boaconservação da pele.
3. Composições para o tratamento de conservação das peles brutas de animaisde acordo com as reivindicações 1 a 2, CARACTERIZADAS pelos polímeros superabsorventesutilizados serem aqueles capazes de absorver a água interna da pele bruta, quandodepositado sobre a superfície da pele, permitindo subsistir a umidade residual na pelecompreendida entre 20 e 70% em peso, de preferência da ordem de 50% em peso.
4. Composições para o tratamento de conservação das peles brutas de animaisde acordo com as reivindicações 1 a 3, CARACTERIZADAS pelos monômeros utilizados paraformar os polímeros superabsorventes apropriados serem selecionados entre os seguintes:- acrilamida, ácido acrílico, ácido metacrílico, dimetilaminoetil acrilatosulfometilado ou clorometilado, clorometilado ou sulfometilado,- dimetilaminoetilmetacrilato clorometilado ou sulfometilado.
5. Composições para o tratamento de conservação das peles brutas de animaisde acordo com as reivindicações 1 a 4, CARACTERIZADAS pelos polímeros superabsorventesserem selecionados entre os seguintes:- poliacrilamidas reticuladas- poliacrilatos reticulados- copolímeros reticulados acrilamida/acrilato- copolímeros acrilamida/dimetilaminoetilacrilato (ADAME) sulfometilados ouclorometilados- copolímeros acrilamida/dimetilaminoetilmetacrilato (MADAME)sulfometilados ou clorometilados.polímeros reticulados de ácido acrílico ou de ácido metacrílico, copolímerosenxertados e reticulados do tipo polissacarídeo/ácido acrílico ou metacrílico, copolímerostemários reticulados, ácido acrílico ou metacrilico/acrilamida/acrilamida sulfonada e seus saisde metais alcalinos ou alcalino-terrosos, por exemplo os produtos de reticulação de umhomopolímero do ácido acrílico ou de um sal deste ácido, copolímeros de ácido acrílico (ou salde ácido acrílico)/ácido metacrílico (ou sal de ácido metacrílico) e copolímeros enxertadosamido/ácido acrílico (ou sal deste ácido);hidrolisados de copolímeros enxertados reticulados polissacarídeo/acrilatoou metacrilato de alquila, hidrolisados de copolímeros enxertados reticuladospolissacarídeos/acrilonitrila,hidrolisados de copolímeros reticulados polissacarídeo/acrilamida, porexemplo produtos de reticulação de copolímeros enxertados anido/acrilato de eltilahidrolisados, copolímeros enxertados amido/metacrilato de metila hidrolisados, copolímerosenxertados amido/acrilonitrila hidrolisados, e copolímeros enxertados amido/acrilamidahidrolisados;hidrolisados de copolímeros reticulados acrilato ou metacrilato dealquila/acetato de vinil, por exemplo produtos de reticulação de copolímeros hidrolisados demetacrilato de etila/acetato de vinil e copolímeros hidrolisados acrilato de meti Ia/acetato devinil;hidrolisados de copolímeros enxertados reticuladosamido/acrilonitrila/acrilamida/ácido 2-metilpropano-sulfônico;hidrolisados de copolímeros enxertados reticulados amido/acrilonitrila/ácidovinilsufônico; carboxi-metilcelulose sódica reticulada e produtos análogos, e usas misturas, depreferência;polímeros reticulados de ácido acrílico ou metacrílico, copolímerosenxertados e reticulados do tipo polissacarídeo/ácido acrílico ou metacrílico, copolímerosternários reticulados de ácido acrílico ou metacrílico/acrilamida/acrilamida sulfonada.
6.Composições para o tratamento de conservação das peles brutas de animaisde acordo com as reivindicações 1 a 5, CARACTERIZADAS pelas proporções entre o polímerosuperabsorvente e o outro ou os outros agentes higroscópicos serem estabelecidas entre 80 e20% em peso.
7.Composições para o tratamento de conservação das peles brutas de animaisde acordo com as reivindicações 1 a 6, CARACTERIZADAS pelas proporções entre o polímerosuperabsorvente e o outro ou os outros agentes higroscópicos serem estabelecidas entre 65 e35% em peso.
8.Composições para o tratamento de conservação das peles brutas de animaisde acordo com as reivindicações 1 a 6, CARACTERIZADAS pelas proporções entre o polímerosuperabsorvente e o outro ou os outros agentes higroscópicos serem estabelecidas em tornode 50/50% em peso.
9. Composições para o tratamento de conservação das peles brutas de animaisde acordo com as reivindicações 1 a 8, CARACTERIZADAS pelos polímeros superabsorventesapresentarem uma dimensão de partícula compreendida entre 0,5 e 3 mm.
10. Composições para o tratamento de conservação das peles brutas deanimais de acordo com as reivindicações 1 a 9, CARACTERIZADAS pelos polímerossuperabsorventes apresentarem uma dimensão de partícula em torno de 0,3 e 1 mm.
11. Composições para o tratamento de conservação das peles brutas deanimais de acordo com as reivindicações 1 a 10, CARACTERIZADAS por conterem ossuperabsorventes e os seguintes agente higroscópico:NaCI + SAP1 (poliacrilato reticulado; granulometria 0,5-3 mm) ou- NaCI + SAP2 (poliacrilato reticulado; granulometria 100-800 microns) ou- NaCI + SAP1 + SAP2 (poliacrilato reticulado; copolímero acrilamida/acrilatoreticulado, granulometria 0,1-3 mm),- NaCI + SAP3 (copolímero acrilamida, MADAME clorometilado, reticulado;granulometria 0,5-3 mm) ou- NaCI + SAP4 (copolímero acrilamida, ADAME clorometilado, reticulado,granulometria 0,5-3 mm).
12. Composições para o tratamento de conservação das peles brutas deanimais de acordo com as reivindicações 1 a 11, CARACTERIZADAS por conterem osseguintes agentes:SAP Aquasorb 3005 KL ™ acrilamida/acrilato reticulado - 200 g/kg de pele- NaCI - 200 g/kg de pele.
13. Processo para o tratamento de conservação das peles brutas de animais,CARACTERIZADO por compreender pelo menos uma etapa de colocação em contato da pele,sobre a face oposta aos pêlos, com uma composição de conservação conforme asreivindicações 1 a 12, por um período de cerca de 24 horas.
BRPI0008855-2A 1999-03-11 2000-03-06 composições para a etapa de conservação do tratamento de conservação de peles brutas de animais e processos. BR0008855B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR9903139A FR2790767B1 (fr) 1999-03-11 1999-03-11 Utilisation de polymeres superabsorbants pour le traitement des peaux brutes, compositions et procede correspondants et peaux ainsi traitees
FR99/03139 1999-03-11
PCT/FR2000/000553 WO2000053816A1 (fr) 1999-03-11 2000-03-06 Utilisation de polymeres superabsorbants pour le traitement des peaux brutes, compositions et procede correspondants et peaux ainsi traitees

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0008855A BR0008855A (pt) 2001-12-26
BR0008855B1 true BR0008855B1 (pt) 2010-11-30

Family

ID=9543175

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0008855-2A BR0008855B1 (pt) 1999-03-11 2000-03-06 composições para a etapa de conservação do tratamento de conservação de peles brutas de animais e processos.

Country Status (9)

Country Link
US (1) US6964745B1 (pt)
EP (1) EP1161565B1 (pt)
AT (1) ATE447046T1 (pt)
AU (1) AU3172200A (pt)
BR (1) BR0008855B1 (pt)
CA (1) CA2362134A1 (pt)
DE (1) DE60043217D1 (pt)
FR (1) FR2790767B1 (pt)
WO (1) WO2000053816A1 (pt)

Families Citing this family (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2799474B1 (fr) * 1999-10-07 2003-03-14 Snf Sa Utilisation de polymeres superabsorbants pour le traitement des peaux brutes, procede correspondant et peaux ainsi traitees
DE10164632B4 (de) * 2001-12-27 2007-02-08 Korea Institute Of Science And Technology Entfeuchtungselemente zur Entfeuchtung von Gas sowie ein Verfahren zur Herstellung derselben
US7201841B2 (en) * 2003-02-05 2007-04-10 Water Visions International, Inc. Composite materials for fluid treatment
US8636919B1 (en) 2004-03-26 2014-01-28 Kenneth D. Hughes Reactive solutions
IT1393778B1 (it) * 2009-04-06 2012-05-08 Sannino Procedimento per il trattamento di rifiuti.
CA3050234C (en) 2009-09-15 2022-11-08 Suncor Energy Inc. Techniques for flocculating and dewatering fine tailings
US9404686B2 (en) 2009-09-15 2016-08-02 Suncor Energy Inc. Process for dying oil sand mature fine tailings
CN102695551A (zh) 2009-10-30 2012-09-26 顺科能源公司 用于干燥油砂熟化细尾矿的沉积和耕整方法
CN101735779B (zh) * 2009-12-14 2014-03-26 北京中科日升科技有限公司 一种抗高温抗饱和盐的降滤失剂及其制备方法
CN102899005B (zh) * 2012-10-31 2014-03-26 中国石油大学(华东) 一种钻井液用抗高温抗盐抗钙降滤失剂及其制备方法
CN103276119B (zh) * 2013-05-08 2015-01-28 陕西科技大学 一种两性皮革复鞣剂及其制备方法

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SU432197A1 (ru) 1973-04-13 1974-06-15 А. С. Большаков, А. И. Жаринов, А. К. Фомин, В. Г. Боресков Способ консервирования шкур
SU494409A1 (ru) * 1974-02-14 1975-12-05 Московская Ордена Трудового Красного Знамени Ветеринарная Академия Им. К.И.Скрябина Состав дл консервировани шкурок
JPH0643500B2 (ja) * 1985-12-04 1994-06-08 住友精化株式会社 吸水性樹脂の造粒方法
US4914066A (en) * 1989-02-24 1990-04-03 Hoechst Celanese Corporation Pellets of clay and superabsorbent polymer
FR2650294B1 (fr) * 1989-07-28 1991-10-25 Rhone Poulenc Chimie Procede de traitement de peaux, et peaux obtenues
DE4201452A1 (de) * 1992-01-21 1993-07-22 Basf Ag Polymere gerbstoffe

Also Published As

Publication number Publication date
BR0008855A (pt) 2001-12-26
FR2790767B1 (fr) 2001-06-08
FR2790767A1 (fr) 2000-09-15
CA2362134A1 (fr) 2000-09-14
EP1161565A1 (fr) 2001-12-12
US6964745B1 (en) 2005-11-15
EP1161565B1 (fr) 2009-10-28
WO2000053816A1 (fr) 2000-09-14
ATE447046T1 (de) 2009-11-15
DE60043217D1 (de) 2009-12-10
AU3172200A (en) 2000-09-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR0008855B1 (pt) composições para a etapa de conservação do tratamento de conservação de peles brutas de animais e processos.
CN108884236B (zh) 用于制备超吸收性聚合物的方法和超吸收性聚合物
US3758641A (en) Adhesion of polymer gels to cellulose
US4587284A (en) Absorbent polymer material and its preparation
WO1998028013A2 (en) Absorbent hydrogel particles and use thereof in wound dressings
Kanagaraj et al. Alternatives to salt curing techniques-A review
DK152091B (da) Transparent gelforbindingsmateriale og fremgangsmaade til dets fremstilling
EP0238326B1 (en) Silage production
Kannan et al. A novel approach towards preservation of skins
FR2799474A1 (fr) Utilisation de polymeres superabsorbants pour le traitement des peaux brutes, procede correspondant et peaux ainsi traitees
US3573082A (en) Biological specimens and process of preserving same
Balasubramanian et al. Studies on the use of sodium polyacrylate (SPA) for low-salt animal skin preservation
US4478728A (en) Process and compositions for preserving fresh hides and skins
CS277501B6 (en) Process for treatment of animal hides and skins
EP0165074B1 (en) Absorbent polymer material and its preparation
US5776523A (en) Method for preserving baits
US3920388A (en) Composition for preventing deterioration of hides from freshly slaughtered animals
Akawu et al. A COMPARATIVE STUDY ON PRESERVATION OF ANIMAL SKIN USING GAMMA IRRADIATION AS AN ALTERNATIVE TO SALT CURING TECHNIQUE
RU1836429C (ru) Способ получени недубленых кож, биологически стабильных во влажном состо нии
US4424059A (en) Process and compositions for preserving fresh hides and skins
RU2027770C1 (ru) Способ консервирования меховых овчин
SU859451A1 (ru) Способ консервировани мехового сырь
HU194585B (en) Process for curing raw hide and hairy hide
Saravanabhavan et al. Green solution for salinity in tannery wastewater: a step forward in leather processing
RU2184150C1 (ru) Макропористая кожа и способ ее получения

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 30/11/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 14A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2257 DE 08-04-2014 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.