PT1056675E - Elevator system having drive motor located between elevator car and hoistway sidewall - Google Patents

Elevator system having drive motor located between elevator car and hoistway sidewall Download PDF

Info

Publication number
PT1056675E
PT1056675E PT99908279T PT99908279T PT1056675E PT 1056675 E PT1056675 E PT 1056675E PT 99908279 T PT99908279 T PT 99908279T PT 99908279 T PT99908279 T PT 99908279T PT 1056675 E PT1056675 E PT 1056675E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
elevator
counterweight
coupled
sheave
flat cable
Prior art date
Application number
PT99908279T
Other languages
Portuguese (pt)
Inventor
Bruce St Pierre
Leandre Adifon
Frank W Adams
Pedro S Baranda
Marc Chevilliard
Masashi Kawarasaki
Yutaka Matsumoto
Jean-Nol Cloux
Jean-Pierre Pougny
Jean-Pierre Menard
Original Assignee
Otis Elevator Co
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from US09/031,108 external-priority patent/US6401871B2/en
Priority claimed from US09/163,259 external-priority patent/US7874404B1/en
Application filed by Otis Elevator Co filed Critical Otis Elevator Co
Publication of PT1056675E publication Critical patent/PT1056675E/en

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B66HOISTING; LIFTING; HAULING
    • B66BELEVATORS; ESCALATORS OR MOVING WALKWAYS
    • B66B7/00Other common features of elevators
    • B66B7/02Guideways; Guides

Description

ΕΡ 1 056 675 /PTΕΡ 1 056 675 / EN

DESCRIÇÃO "Sistema de elevador que tem motor de accionamento localizado entre o carro de elevador e a parede lateral da via de elevação" O presente invento refere-se em geral a um sistema de elevador, e mais particularmente a um sistema de elevador que inclui um motor de accionamento proporcionado entre um carro de elevador e uma parede lateral da via de elevação, accionando o motor um cabo ou cabos por tracção. O documento BS 5655 parte 1 1986 define um elevador accionado por tracção como um elevador cujos cabos são accionados por fricção nas ranhuras da roldana de accionamento da máquina.An elevator system having a drive motor located between the elevator car and the side wall of the elevation path " The present invention relates generally to an elevator system, and more particularly to an elevator system including a drive motor provided between an elevator car and a sidewall of the hoistway, the motor driving a cable or cables by traction. Document 5656 part 1 1986 defines a traction driven elevator as an elevator whose cables are frictionally driven in the grooves of the machine drive sheave.

Está envolvida uma despesa considerável na construção de uma casa das máquinas para um elevador. A despesa inclui o custo de construção da casa das máquinas, a estrutura necessária para suportar o peso da casa das máquinas e o equipamento do elevador, e o custo de sombrear as propriedades adjacentes da luz do sol (por exemplo, as leis dos raios de sol no Japão e em outros locais). É um objecto do presente invento proporcionar um sistema de elevador sem uma casa das máquinas que evite as desvantagens acima mencionadas associadas aos sistemas de elevador anteriores. A EP-A-0719724 descreve um elevador de roldana de tracção em que uma unidade de motor de accionamento chata se encontra colocada num espaço de máquina proporcionado no veio do elevador ou numa estrutura de parede do veio. A EP-A-0710618 descreve um elevador de roldanas de tracção em que a unidade de máquina de accionamento se encontra colocada numa parte de topo do veio de elevador. É um outro objecto do presente invento empregar tecnologia de cabos chatos para reduzir o tamanho do motor de accionamento e as roldanas, de modo que quaisquer motores de accionamento convencionais ou chatos possam ser colocados dentro do espaço entre o carro de elevador e a parede lateral da via de elevação. 2A considerable expense is involved in the construction of an engine room for an elevator. The expense includes the cost of constructing the engine room, the structure needed to support the weight of the engine room and the lift equipment, and the cost of shadowing the adjoining properties of sunlight (for example, sun in Japan and elsewhere). It is an object of the present invention to provide an elevator system without a machine room that avoids the above mentioned disadvantages associated with the prior elevator systems. EP-A-0719724 discloses a traction sheave elevator in which a flat drive motor unit is disposed in a machine space provided on the elevator shaft or a shaft wall structure. EP-A-0710618 discloses a traction sheave elevator in which the drive machine unit is located in a top portion of the elevator shaft. It is another object of the present invention to employ flat cable technology to reduce the size of the drive motor and the pulleys so that any conventional or flat drive motors can be placed within the space between the elevator car and the side wall of the lifting path. 2

ΕΡ 1 056 675 /PT Ο presente invento proporciona um sistema de elevador de accionamento de tracção tal como reivindicado nas reivindicações 1, 2 e 16.The present invention provides a traction drive elevator system as claimed in claims 1, 2 and 16.

Uma vantagem do presente invento é que o sistema de elevador reduz de modo significativo o espaço e custos de construção associados a um sistema de elevador que tem uma casa das máquinas.An advantage of the present invention is that the elevator system significantly reduces the space and construction costs associated with an elevator system having an engine room.

Uma segunda vantagem do presente invento é a provisão de várias localizações de motor de accionamento alternativas.A second advantage of the present invention is the provision of various alternative drive engine locations.

Uma terceira vantagem do presente invento é que a tecnologia dos cabos chatos reduz o tamanho do motor de accionamento e das roldanas, e reduz deste modo o espaço entre o carro de elevador e a parede lateral da via de elevação que se necessita para acomodar o motor e as roldanas.A third advantage of the present invention is that the flat cable technology reduces the size of the drive motor and the pulleys, and thereby reduces the space between the elevator car and the side wall of the lift path which is needed to accommodate the motor and the pulleys.

Breve descrição dos desenhos A fig. 1 é uma vista esquemática planificada de topo de um sistema de elevador que concretiza o presente invento. A fig. 2 é uma vista esquemática em alçado lateral do sistema de elevador da fig. 1 que mostra uma configuração baixada de cordame. A fig. 3 é uma vista esquemática em alçado lateral de uma segunda concretização do presente invento que ilustra um sistema de elevador que emprega uma configuração de cordame de 1:1. A fig. 4 é uma vista esquemática em alçado lateral de outra concretização do presente invento. A fig. 5 é uma vista esquemática planificada de topo de um sistema de elevador de acordo com uma outra concretização do presente invento que mostra o motor de accionamento no fosso de via de elevação. 3BRIEF DESCRIPTION OF THE DRAWINGS Fig. 1 is a schematic top plan view of an elevator system embodying the present invention. FIG. 2 is a schematic side elevational view of the elevator system of FIG. 1 which shows a downloaded lay-out configuration. FIG. 3 is a schematic side elevational view of a second embodiment of the present invention illustrating an elevator system employing a 1: 1 rope configuration. FIG. 4 is a schematic side elevational view of another embodiment of the present invention. FIG. 5 is a schematic top plan view of an elevator system according to another embodiment of the present invention showing the drive motor in the hoistway pit. 3

ΕΡ 1 056 675 /PT A fig. 6 é uma vista esquemática em alçado lateral, parcial, do sistema de elevador da fig. 5. A fig. 7 é uma vista lateral em secção de uma roldana de tracção e uma pluralidade de cabos chatos, cada um deles tendo uma pluralidade de cordões. A fig. 8 é uma vista em secção de um dos cabos chatos.Fig. 6 is a partial side elevational schematic view of the elevator system of Fig. 5. Fig. 7 is a cross-sectional side view of a traction sheave and a plurality of flat cables, each having a plurality of strands. FIG. 8 is a sectional view of one of the flat cables.

Descrição detalhada das concretizações preferidasDetailed description of the preferred embodiments

Com referência às figs. 1-2, um sistema de elevador que concretiza o presente invento é geralmente designado pelo número de referência 10. O sistema de elevador inclui uma via de elevação 12 definida por uma estrutura envolvente 14. Um carro de elevador 16 encontra-se disposto na via de elevação 12 para movimento para cima e para baixo ao longo da mesma. Encontram-se acopladas primeira e segunda roldanas de elevador 20, 22 a um lado de baixo do carro de elevador 16 em lados opostos uma em relação à outra. O sistema de elevador 10 inclui primeira e segunda colunas de suporte 24, 26 dispostas num lado 28 do carro de elevador 16, e geralmente em lados opostos 30, 32 da via de elevação 12 uma em relação à outra. Cada uma das primeira e segunda colunas de suporte 24, 26 prolonga-se verticalmente desde uma porção de fundo ou chão 34 da via de elevação 12 até uma porção superior da via de elevação. Um membro de suporte 36 (mostrado pelas linhas a traço ponto na fig. 1) encontra-se montado e prolonga-se geralmente de modo horizontal entre as primeira e segunda colunas de suporte 24, 26 numa porção de topo da via de elevação 12.Referring to Figs. 1-2, an elevator system embodying the present invention is generally designated by the reference numeral 10. The elevator system includes a hoistway 12 defined by a housing structure 14. An elevator car 16 is disposed on the track for movement up and down along the same. First and second elevator pulleys 20, 22 are coupled to a lower side of the elevator car 16 on opposite sides of one another. The elevator system 10 includes first and second support columns 24, 26 disposed on one side 28 of the elevator car 16, and generally on opposite sides 30, 32 of the lift path 12 with respect to one another. Each of the first and second support columns 24, 26 extends vertically from a bottom or floor portion 34 of the hoistway 12 to an upper portion of the hoistway. A support member 36 (shown by dashed lines in Figure 1) is mounted and generally extends horizontally between the first and second support columns 24, 26 at a top portion of the lift path 12.

Um motor de accionamento 42, incluindo uma roldana de accionamento 44 acoplada para accionamento ao motor de accionamento, é suportado sobre o membro de suporte 36 e encontra-se alinhado dentro de um espaço que se prolonga verticalmente ao longo da via de elevação 12 entre o carro de elevador 16 e uma parede lateral 46 da via de elevação. O sistema de elevador 10 inclui ainda um contrapeso 48 que tem uma roldana de contrapeso 50 acoplada a uma porção de topo do contrapeso. O contrapeso 48 está situado por baixo e 4 ΕΡ 1 056 675 /PT de preferência alinhado com o motor de accionamento 42 no espaço que se prolonga verticalmente ao longo da via de elevação 12 entre o carro de elevador 16 e a parede lateral 46. O contrapeso 48 encontra-se acoplado ao carro de elevador 16 através de um cabo chato ou correia para equilibrar o carro de elevador durante o seu movimento vertical ao longo da via de elevação 12. O emprego de cabos chatos ou correias permite que motores de accionamento mais pequenos e roldanas accionem e suspendam carros de elevador e cargas de contrapeso em relação aos motores de accionamento e roldanas utilizando cabos redondos convencionais. O diâmetro das roldanas de accionamento utilizado nos elevadores com cabos redondos convencionais está limitado a 40 vezes o diâmetro dos cabos, ou maior, devido à fadiga dos cabos à medida que os mesmos se conformam repetidamente com o diâmetro da roldana e endireitam para fora. Os cabos chatos ou correias têm uma relação de aspecto maior do que um, onde a relação de aspecto é definida como a relação da largura w com a espessura t do cabo ou correia (Relação de aspecto = w/t). Por conseguinte, cabos chatos ou correias são inerentemente finos em relação aos cabos redondos convencionais. Sendo finos, existe menos tensão de dobragem nas fibras quando a correia é envolvida à volta de um dado diâmetro de roldana. Isto permite a utilização de roldanas de tracção de diâmetro mais pequeno. O binário é proporcional ao diâmetro da roldana de tracção. Por conseguinte, a utilização de uma roldana de tracção de diâmetro mais pequeno reduz o binário do motor. O tamanho do motor (volume do rotor) é grosseiramente proporcional ao binário; por conseguinte, muito embora a potência mecânica de saída permaneça a mesma independentemente do tamanho da roldana, os cabos chatos ou correias permitem a utilização de um motor de accionamento mais pequeno que opera a uma velocidade mais elevada em relação aos sistemas que utilizam cabos redondos convencionais. Consequentemente, podem ser acomodados na via de elevação motores de accionamento chatos e convencionais mais pequenos entre o carro de elevador e uma parede lateral da via de elevação que reduz significativamente o tamanho e custo de construção da via de elevação. 5A drive motor 42, including a drive sheave 44 coupled for driving to the drive motor, is supported on the support member 36 and is aligned within a space that extends vertically along the lift path 12 between the elevator car 16 and a sidewall 46 of the lifting path. The elevator system 10 further includes a counterweight 48 which has a counterweight sheave 50 coupled to a top portion of the counterweight. The counterweight 48 is located below and preferably aligned with the drive motor 42 in the space extending vertically along the lifting path 12 between the elevator car 16 and the side wall 46. The counterweight 48 is coupled to the elevator car 16 through a flat cable or belt to balance the elevator car during its vertical movement along the lift path 12. The use of flat cables or belts allows more powerful drive motors and pulleys to drive and suspend elevator cars and counterweight loads relative to drive motors and sheaves using conventional round cables. The diameter of the drive pulleys used in conventional round cable lifts is limited to 40 times the cable diameter, or greater, due to cable fatigue as they repeatedly conform to the diameter of the pulley and straighten out. The flat cables or belts have a larger aspect ratio than one, where the aspect ratio is defined as the ratio of the width w to the thickness t of the cable or belt (Aspect Ratio = w / t). Accordingly, flat cables or belts are inherently thin compared to conventional round cables. Being thin, there is less bending stress in the fibers when the belt is wrapped around a given sheave diameter. This allows the use of smaller diameter traction sheaves. The torque is proportional to the diameter of the traction sheave. Therefore, the use of a smaller diameter traction sheave reduces the torque of the engine. The size of the motor (rotor volume) is roughly proportional to the torque; therefore, although the mechanical output power remains the same regardless of the size of the sheave, the flat cables or belts allow the use of a smaller drive motor which operates at a higher speed compared to systems using conventional round cables . Consequently, smaller and flat drive motors between the elevator car and a sidewall of the hoistway can be accommodated in the hoistway which significantly reduces the size and cost of construction of the hoistway. 5

ΕΡ 1 056 675 /PTΕΡ 1 056 675 / EN

Em resumo, reduzindo o tamanho da máquina (isto é, o motor de accionamento e as roldanas) tem um número de vantagens. Primeiro, a máquina mais pequena reduz o requisito do espaço de via de elevação quando a máquina está localizada acima do carro de elevador e parede lateral da via de elevação. Segundo, uma máquina pequena utiliza menos material, e será menos dispendiosa de produzir em relação a uma máquina maior. Terceiro, o peso leve de uma máquina pequena reduz o tempo para manusear a máquina e a necessidade de equipamento para levantar a máquina para o seu lugar de modo a reduzir significativamente o custo de instalação. Quarto, baixo binário e velocidade elevada permitem a eliminação de engrenagens, as quais são dispendiosas. Mais ainda, as engrenagens podem provocar vibrações e ruído, e requerem manutenção de lubrificação. Contudo, as máquinas com engrenagens podem ser empregues caso seja desejado.In summary, reducing the size of the machine (i.e., the drive motor and the pulleys) has a number of advantages. First, the smaller machine reduces the requirement for liftway space when the machine is located above the elevator car and side wall of the liftway. Second, a small machine uses less material, and will be less expensive to produce relative to a larger machine. Third, the lightness of a small machine reduces the time to handle the machine and the need for equipment to lift the machine into place to significantly reduce the cost of installation. Fourth, low torque and high speed allow the elimination of gears, which are expensive. Moreover, the gears can cause vibrations and noise, and require maintenance of lubrication. However, machines with gears may be employed if desired.

Os cabos chatos e as correias também distribuem as cargas do elevador e de contrapeso sobre uma área superficial maior sobre as roldanas em relação aos cabos redondos para pressão específica reduzida sobre os cabos, aumentando assim a sua vida de operação. Além do mais, os cabos chatos ou correias podem ser feitos a partir de um material de elevada tracção tal como uretano ou borracha encamisados com reforço de fibra ou aço. O cabo chato 52 tem primeira e segunda extremidades 54, 56, cada uma acoplada dentro de uma porção de topo da via de elevação 12. De preferência, a primeira extremidade 54 do cabo chato 52 está acoplada ao membro de suporte 36 e a segunda extremidade 56 do cabo chato está acoplada a um tecto 58 da via de elevação 12. Tal como mostrado na fig. 2, o cabo chato 52 prolonga-se para baixo a partir da sua primeira extremidade 54 no membro de suporte 36, circula geralmente 180° em torno da roldana de contrapeso 50, prolonga-se para cima e circula geralmente 180° em torno da roldana de accionamento 44, prolonga-se geralmente para baixo e baixa o carro de elevador 16 através da primeira e segunda roldanas de elevador 20, 22, e prolonga-se geralmente para cima e termina na sua segunda extremidade 56 no tecto 58 da via de elevação 12. 6The flat cables and belts also distribute the lift and counterweight loads over a larger surface area over the pulleys relative to the round cables for reduced specific pressure on the cables, thus increasing their operating life. Moreover, flat cables or belts may be made from a high tensile material such as urethane or rubber coated with fiber reinforcement or steel. The flat cable 52 has first and second ends 54, 56, each coupled within a top portion of the hoistway 12. Preferably, the first end 54 of the flat cable 52 is coupled to the support member 36 and the second end 56 of the flat cable is coupled to a ceiling 58 of the lifting path 12. As shown in Fig. 2, the flat cable 52 extends downwardly from its first end 54 in the support member 36, generally runs 180 ° about the counterweight sheave 50, extends upwardly and generally circulates 180 ° about the sheave , the lift carriage 16 is generally extended downwardly and lower through the first and second elevator pulleys 20, 22, and generally extends upwardly and terminates at its second end 56 in the roof 58 of the hoistway 12. 6

ΕΡ 1 056 675 /PTΕΡ 1 056 675 / EN

Encontram-se respectivamente dispostos primeiro e segundo membros de guia 60, 62 para guiar o carro de elevador 16 e o contrapeso 48 ao longo do comprimento da primeira e segunda colunas de suporte 24, 26. Os membros de guia 60, 62 podem ser formados integralmente com as colunas de suporte 24, 26 ou podem ser separados do perímetro das colunas de suporte e dispostos em torno do mesmo. Tal como mostrado na fig. 1, o primeiro e segundo membros de guia 60, 62 definem respectivamente primeira e segunda superfícies de guia de elevador 64, 66. A primeira e segunda superfícies de guia de elevador 64, 66 prolongam-se respectivamente de modo vertical ao longo da primeira e segunda colunas de suporte 24, 26 pelo menos sobre um comprimento das colunas de suporte que corresponde ao percurso da viagem do carro de elevador. As superfícies opostas 68, 70 do carro de elevador 16 estão conformadas para se engatarem de modo móvel com as respectivas primeira e segunda superfícies de guia de elevador 64, 66 à medida que o carro de elevador se move verticalmente ao longo das primeira e segunda colunas de suporte 24, 26. Os primeiro e segundo membros de guia 60, 62 também definem respectivamente primeira e segunda superfícies de guia de contrapeso 72, 74. As primeira e segunda superfícies de guia de contrapeso 72, 74 prolongam-se respectivamente de modo vertical ao longo das primeira e segunda colunas de suporte 24, 26 pelo menos sobre um comprimento das colunas de suporte que corresponde ao percurso da viagem do contrapeso. Superfícies opostas adicionais 76, 78 do contrapeso 48 estão conformadas para se poderem engatar de modo móvel com respectivas primeira e segunda superfícies de guia de contrapeso 72, 74 à medida que o contrapeso se move verticalmente ao longo das colunas de suporte. Para clareza na amostragem da configuração de cordame na fig. 2, o carro de elevador 16 é mostrado como estando espaçado das primeira e segunda colunas de suporte 24, 26.First and second guide members 60, 62 are respectively arranged to guide the elevator car 16 and the counterweight 48 along the length of the first and second support columns 24, 26. The guide members 60, 62 may be formed integrally with the support columns 24, 26 or may be spaced apart from the perimeter of the support columns and disposed therearound. As shown in Fig. 1, the first and second guide members 60, 62 respectively define first and second elevator guide surfaces 64, 66. The first and second elevator guide surfaces 64, 66 respectively extend vertically along the first and second guide surfaces second support columns 24, 26 at least over a length of the support columns corresponding to the travel path of the elevator car. The opposing surfaces 68, 70 of the elevator car 16 are shaped to moveably engage with respective first and second elevator guide surfaces 64, 66 as the elevator car moves vertically along the first and second columns The first and second guide members 60, 62 also respectively define first and second counterweight guide surfaces 72, 74 respectively. The first and second counterweight guide surfaces 72, 74 respectively extend vertically along the first and second support columns 24, 26 at least over a length of the support columns corresponding to the travel path of the counterweight. Additional opposing surfaces 76, 78 of the counterweight 48 are shaped to be movably engageable with respective first and second counterweight guide surfaces 72, 74 as the counterweight moves vertically along the support columns. For clarity in sampling the rigging configuration in Fig. 2, the elevator car 16 is shown as spaced from the first and second support columns 24, 26.

Em operação, o motor de accionamento 42 é sinalizado por um controlador (não mostrado) para rodar a roldana de accionamento 44 num sentido contrário ao sentido dos ponteiros do relógio para mover o carro de elevador 16 para cima ao longo da via de elevação 12. A roldana 44 de accionamento de rotação de sentido contrário ao sentido dos 7 ΕΡ 1 056 675 /PT ponteiros do relógio puxa uma porção do cabo chato 52 entre a roldana de accionamento 44 e as roldanas de elevador 20, 22 para cima, e por sua vez, faz com que as roldanas de elevador rolem ao longo do cabo chato na direcção da sua segunda extremidade 56 para, desse modo, mover o elevador 16 para cima ao longo da via de elevação 12. À medida que a roldana de accionamento 44 roda num sentido contrário ao sentido dos ponteiros do relógio, uma porção do cabo chato 52 que circula sobre a roldana de accionamento 44 e que se prolonga para baixo na direcção da roldana de contrapeso 50 aumenta em comprimento fazendo com que a roldana de contrapeso rode no sentido contrário ao sentido dos ponteiros do relógio, pelo que o contrapeso 48 é baixado ao longo da via de elevação 12. O motor de accionamento 42 é também sinalizado por um controlador para rodar a roldana de accionamento 44 num sentido dos ponteiros do relógio para mover o carro de elevador 16 para baixo ao longo da via de elevação 12. A roldana de accionamento de rotação no sentido dos ponteiros do relógio 44 puxa uma porção do cabo chato 52 circulando em torno da roldana de accionamento 44 e prolongando-se para baixo na direcção da roldana de contrapeso 50 o que faz com que a roldana de contrapeso rode num sentido dos ponteiros do relógio, para desse modo mover o contrapeso 48 para cima ao longo da via de elevação 12. A roldana de accionamento de rotação 44 no sentido dos ponteiros do relógio também estende uma porção do cabo chato 52 entre a roldana de accionamento e a segunda extremidade 56 do cabo chato 52, o que faz com que as roldanas de elevador 20, 22 rolem ao longo do cabo chato para fora da sua segunda extremidade para desse modo mover o carro de elevador 16 para baixo ao longo da via de elevação 12.In operation, the drive motor 42 is signaled by a controller (not shown) to rotate the drive sheave 44 in an anti-clockwise direction to move the elevator car 16 upwardly along the lift path 12. The counter clockwise rotation drive pulley 44 draws a portion of the flat cable 52 between the drive pulley 44 and the lift pulleys 20, 22 upwards, and by its rotation the elevator pulleys roll along the flat cable toward its second end 56 to thereby move the elevator 16 upwardly along the lift path 12. As the drive pulley 44 rotates in an anti-clockwise direction, a portion of the flat cable 52 which runs over the drive pulley 44 and extends downwardly in the direction of the counterweight sheave 50 increases in length by c with the counterweight sheave rotated counterclockwise, whereby the counterweight 48 is lowered along the lifting path 12. The drive motor 42 is also signaled by a controller for rotating the drive sheave 44 in a clockwise direction to move the elevator car 16 downwardly along the hoistway 12. The clockwise rotation drive pulley 44 pulls a portion of the flat cable 52 around the drive sheave 44 and extending downwardly towards the counterweight sheave 50 which causes the counterweight sheave to rotate in a clockwise direction, thereby to move the counterweight 48 upwardly along the lifting path 12. The sheave rotating drive 44 also extends a portion of the flat cable 52 between the drive pulley and the second end 56 of the flat cable 52, which causes the elevator pulleys 20, 22 to roll along the flat cable out of its second end to thereby move the elevator car 16 downwardly along the lift path 12.

Tal como mostrado nas figs. 1-2, a provisão do motor de accionamento dentro do espaço ao longo da via de elevação entre o carro de elevador e uma parede lateral da via de elevação minimiza os requisitos internos de altura da construção porque nenhuma maquinaria ocupa a projecção por cima do carro de elevador ou dentro do fosso de via de elevação. A provisão da maquinaria ao lado do carro de elevador também reduz a dimensão por cima da via de elevação pelo facto de apenas ser necessário espaço para o alongamento 8 ΕΡ 1 056 675 /PT do cabo, batida de amortecimento e permissão de salto para o contrapeso.As shown in Figs. 1-2, the provision of the drive motor within the space along the lift path between the lift car and a sidewall of the lift path minimizes the internal height requirements of the construction because no machinery occupies the projection above the car or in the hoistway pit. The provision of the machinery next to the elevator car also reduces the size above the lift path in that only space is required for the cable elongation, damping stroke and jumping permission for the counterweight .

Voltando agora à fig. 3, um sistema de elevador de acordo com uma segunda concretização do presente invento é geralmente designado pelo número de referência 100. Elementos semelhantes no sistema de elevador 10 das figs. 1 e 2 são classificados com números de referência semelhantes. O sistema de elevador 100 é similar ao sistema de elevador 10 excepto o facto de o sistema de elevador 100 empregar uma configuração de cordame de 1:1 que não emprega uma roldana de contrapeso ou roldanas de elevador. A concretização da fig. 3 será explicada em relação aos seus aspectos os quais são diferentes das concretizações anteriores.Turning now to Fig. 3, an elevator system according to a second embodiment of the present invention is generally designated by the reference numeral 100. Similar elements in the elevator system 10 of Figs. 1 and 2 are classified with similar reference numerals. The elevator system 100 is similar to the elevator system 10 except that the elevator system 100 employs a 1: 1 rope configuration which does not employ a counterweight sheave or elevator sheaves. The embodiment of Fig. 3 will be explained in relation to its aspects which are different from the previous embodiments.

Uma primeira extremidade 102 do cabo chato 52 está acoplada a uma porção de topo do contrapeso 48, e uma segunda extremidade 104 do cabo chato está acoplada a uma porção inferior do carro de elevador 16. O cabo chato 52 prolonga-se em geral para cima a partir da sua primeira extremidade 102 numa porção de topo do contrapeso 48, circula geralmente 180° em torno da roldana de accionamento 44, e prolonga-se em geral para baixo e é acoplado a uma porção inferior do carro de elevador 16 em 106. Para clareza na amostragem da configuração de cordame, o carro de elevador 16 é mostrado como estando espaçado da primeira e da segunda colunas de suporte 24, 26.A first end 102 of the flat cable 52 is coupled to a top portion of the counterweight 48, and a second end 104 of the flat cable is coupled to a lower portion of the elevator car 16. The flat cable 52 generally extends upwardly from its first end 102 in a top portion of the counterweight 48, generally circulates 180ø about the drive sheave 44, and generally extends downwardly and is coupled to a lower portion of the elevator carriage 16 at 106. For clarity in sampling the rigging configuration, the elevator car 16 is shown as being spaced from the first and second support columns 24, 26.

Em operação, o motor de accionamento 42 é sinalizado por um controlador (não mostrado) para rodar a roldana de accionamento 44 num sentido contrário ao sentido dos ponteiros do relógio para mover o carro de elevador 16 para cima ao longo da via de elevação 12. A roldana de accionamento 44 de rotação no sentido contrário ao sentido dos ponteiros do relógio puxa uma porção do cabo chato 52 entre a roldana de accionamento e o carro de elevador 16 para cima, e por sua vez, faz com que o carro de elevador se mova para cima ao longo da via de elevação 12 através dos membros de guia 60, 62. À medida que a roldana de accionamento 44 roda num sentido contrário ao sentido dos ponteiros do relógio, uma porção do cabo chato 52 que se prolonga entre a roldana de accionamento 44 e o contrapeso 48 aumenta em 9In operation, the drive motor 42 is signaled by a controller (not shown) to rotate the drive sheave 44 in an anti-clockwise direction to move the elevator car 16 upwardly along the lift path 12. The rotation sheave 44 rotates counterclockwise pulls a portion of the flat cable 52 between the drive pulley and the elevator car 16 upwards, and in turn, causes the elevator car to move moves upwardly along the lifting path 12 through the guide members 60, 62. As the drive pulley 44 rotates in an anticlockwise direction, a portion of the flat cable 52 extending between the pulley and the counterweight 48 increases by 9

ΕΡ 1 056 675 /PT comprimento, pelo que o contrapeso é baixado ao longo da via de elevação 12. O motor de accionamento é também sinalizado por um controlador para rodar a roldana de accionamento 44 num sentido dos ponteiros do relógio para mover o carro de elevador 16 para baixo ao longo da via de elevação 12 através dos membros de guia 60, 62. A roldana de accionamento de rotação 44 no sentido dos ponteiros do relógio puxa para cima uma porção do cabo chato 52 que se prolonga entre a roldana de accionamento e o contrapeso 48 o que faz com que o contrapeso se mova para cima ao longo da via de elevação 12. A roldana de accionamento de rotação 44 no sentido dos ponteiros do relógio também estende uma porção do cabo chato 52 entre a roldana de accionamento e o carro de elevador 16 o que faz com que o carro de elevador se mova para baixo ao longo da via de elevação 12.And the counterweight is lowered along the hoistway 12. The drive motor is also signaled by a controller to rotate the drive pulley 44 in a clockwise direction to move the carriage lift mechanism 16 downwardly along the lifting path 12 through the guide members 60, 62. The rotation drive pulley 44 clockwise pulls up a portion of the flat cable 52 which extends between the drive sheave and the counterweight 48 which causes the counterweight to move upwardly along the hoistway 12. The clockwise rotational drive pulley 44 also extends a portion of the flat cable 52 between the drive pulley and the elevator car 16 which causes the elevator car to move down along the lift path 12.

Voltando agora à fig. 4, um sistema de elevador de acordo com uma terceira concretização do presente invento é geralmente designado pelo número de referência 200. Elementos semelhantes com as concretizações anteriores são classificados com números de referência semelhantes. A concretização da fig. 4 será explicada com respeito aos seus aspectos os quais são diferentes das concretizações anteriores.Turning now to Fig. 4, an elevator system according to a third embodiment of the present invention is generally designated by reference numeral 200. Similar elements with the above embodiments are classified with like reference numerals. The embodiment of Fig. 4 will be explained with respect to its aspects which are different from the previous embodiments.

Um motor de accionamento 202, e roldana de accionamento 204 estão acoplados dentro de uma porção de topo da via de elevação 12, tal como uma parede lateral 206 (tal como mostrado na fig. 4) ou o tecto 208 da via de elevação. O motor de accionamento 202 pode ser, por exemplo, engrenado ou reduzido por correia para reduzir o binário de motor necessário, e está alinhado dentro de um espaço que se prolonga verticalmente da via de elevação 12 que está entre um carro de elevador 16 disposto dentro da via de elevação e a parede lateral 206 da via de elevação. O carro de elevador inclui primeira e segunda roldanas de elevador 20, 22 acopladas a um lado de baixo do carro de elevador e em lados opostos do carro uma em relação à outra. Um contrapeso 48 e roldana de contrapeso 50 acoplada à sua porção de topo encontram-se dispostos por baixo do motor de accionamento 10 ΕΡ 1 056 675 /PT 202, e estão de preferência alinhados com o motor de accionamento no espaço ao longo da via de elevação 12 entre o carro de elevador 16 e a parede lateral 206. Um cabo chato ou correia 210 tem primeira e segunda extremidades 212, 214 acopladas a uma porção de topo da via de elevação 12. Tal como mostrado na fig. 4, a primeira e segunda extremidades 212, 214 estão acopladas ao tecto 208 da via de elevação 12 em lados geralmente opostos uma em relação à outra. O cabo chato 210 prolonga-se geralmente para baixo a partir da sua primeira extremidade 212, circula geralmente 180° em torno da roldana de contrapeso 50, prolonga-se geralmente para cima e circula geralmente 180° em torno da roldana de accionamento 204, prolonga-se geralmente para baixo e baixa o carro de elevador 16 através das roldanas de elevador 20, 22, e prolonga-se geralmente para cima e termina na sua segunda extremidade 214 no tecto 208 da via de elevação 12. A operação do sistema de elevador 200 em relação ao emprego da configuração de cordame para mover o carro de elevador 16 e o contrapeso 48 é similar à operação do sistema de elevador 10 das figs. 1 e 2, e por conseguinte não irá ser mais explicada.A drive motor 202, and drive roller 204 are coupled within a top portion of the hoistway 12, such as a side wall 206 (as shown in Figure 4) or the roof 208 of the hoistway. The drive motor 202 may for example be meshed or reduced by a belt to reduce the required engine torque, and is aligned within a vertically extending space of the hoistway 12 which is between an elevator car 16 disposed within of the hoistway and the side wall 206 of the hoistway. The elevator car includes first and second elevator pulleys 20, 22 coupled to a lower side of the elevator car and on opposite sides of the car relative to one another. A counterweight 48 and counterweight sheave 50 coupled to its top portion are disposed below the drive motor 10, and are preferably aligned with the drive motor in the space along the drive path lifting cable 12 between the elevator car 16 and the side wall 206. A flat cable or belt 210 has first and second ends 212, 214 coupled to a top portion of the lift path 12. As shown in Fig. 4, the first and second ends 212, 214 are coupled to the roof 208 of the hoistway 12 at generally opposite sides relative to one another. The flat cable 210 generally extends downwardly from its first end 212, generally rotates 180ø about the counterweight sheave 50, generally extends upwardly and circulates generally 180ø about the drive sheave 204, extends the elevator car 16 is generally lowered and lowered through the elevator pulleys 20, 22, and generally extends upwardly and terminates at its second end 214 in the roof 208 of the hoistway 12. The operation of the elevator system 200 relative to the use of the cording arrangement to move the elevator car 16 and the counterweight 48 is similar to the operation of the elevator system 10 of Figs. 1 and 2, and therefore will no longer be explained.

Com referência às figs. 5 e 6, um sistema de elevador de acordo com uma outra concretização do presente invento é geralmente designado pelo número de referência 300. Elementos semelhantes a partir das concretizações anteriores são classificados com números de referência semelhantes. As concretizações das figs. 5 e 6 serão explicadas com respeito aos seus aspectos os quais são diferentes das concretizações anteriores. 0 sistema de elevador 300 inclui um primeiro membro de suporte 302 que se prolonga geralmente de modo horizontal entre e acoplado aos lados opostos 304, 306 da via de elevação 12 numa porção de topo da via de elevação e está sobre um espaço que se prolonga verticalmente ao longo da via de elevação entre um carro de elevador 16 e uma parede lateral 308 da via de elevação. Um segundo membro de suporte 310 prolonga-se de modo semelhante geralmente de modo horizontal entre e está acoplado aos lados opostos 304, 306 da via de elevação 12 numa porção de topo da via de elevação, de preferência no mesmo nível que o primeiro membro de 11 ΕΡ 1 056 675 /PT suporte 302. O segundo membro de suporte 310 está alinhado sobre o espaço que se prolonga verticalmente ao longo da via de elevação 12 entre o carro de elevador 16 e a parede lateral 308, e está interposto entre o primeiro membro de suporte 302 e o carro de elevador. Primeira e segunda roldanas deflectoras 312, 314 estão respectivamente acopladas aos primeiro e segundo membros de suporte 302, 310.Referring to Figs. 5 and 6, an elevator system according to another embodiment of the present invention is generally designated by the reference numeral 300. Similar elements from the above embodiments are classified with like reference numerals. The embodiments of Figs. 5 and 6 will be explained with respect to their aspects which are different from the previous embodiments. The elevator system 300 includes a first support member 302 which extends generally horizontally between and coupled to the opposing sides 304, 306 of the lift path 12 at a top portion of the lift path and is over a vertically extending space along the lifting path between an elevator car 16 and a side wall 308 of the lifting path. A second support member 310 extends similarly generally horizontally between and is coupled to the opposing sides 304, 306 of the lift path 12 at a top portion of the lift path, preferably at the same level as the first lift member The second support member 310 is aligned over the space extending vertically along the lift path 12 between the elevator car 16 and the sidewall 308, and is interposed between the first support member support member 302 and the elevator car. First and second deflector pulleys 312, 314 are respectively coupled to the first and second support members 302, 310.

Um contrapeso 316 que tem uma roldana de contrapeso 318 acoplada à sua porção de topo está de preferência disposto por baixo dos primeiro e segundo membros de suporte 302, 310 dentro do espaço que se prolonga verticalmente ao longo da via de elevação 12 entre o carro de elevador 16 e a parede lateral 308 para acesso fácil e seguro ao mesmo por trabalhadores de manutenção. O carro de elevador 16 e o contrapeso 316 são movidos para cima e para baixo ao longo da via de elevação 12, em parte, por meio de um motor de accionamento 320, tal como um motor sem escovas de accionamento directo, e roldana de accionamento associada 322 situada numa porção inferior da via de elevação dentro do espaço que se prolonga verticalmente ao longo da via de elevação entre o carro de elevador 16 e a parede lateral 308. Tal como mostrado na fig. 6, o motor de accionamento 320 e a roldana de accionamento 322 estão montados num chão 324 dentro de um fosso de via de elevação 326. Um cabo chato ou correia 328 é engatado para accionamento com a roldana de accionamento 322 para mover o carro de elevador 16 e o contrapeso 316 verticalmente ao longo da via de elevação 12. O cabo chato 328 tem primeira e segunda extremidades 330, 332 acopladas dentro de uma porção de topo da via de elevação 12. Tal como mostrado na fig. 6, a primeira extremidade 33 0 do cabo chato 328 está acoplada ao segundo membro de suporte 310 e a segunda extremidade 332 está acoplada a um tecto 334 da via de elevação 12 geralmente num lado oposto do carro de elevador 16 em relação à primeira extremidade 330. O cabo chato 328 prolonga-se geralmente para baixo a partir da sua primeira extremidade 330 no segundo membro de suporte 310, circula geralmente 180° em torno da roldana de contrapeso 318, prolonga-se geralmente para cima e circula geralmente 180° em torno da primeira roldana deflectora 312, prolonga-se geralmente para baixo e circula geralmente 180° em torno da roldana de accionamento 322, prolonga-se geralmente para cima 12A counterweight 316 having a counterweight sheave 318 coupled to its top portion is preferably disposed below the first and second support members 302, 310 within the space extending vertically along the elevation path 12 between the carriage elevator 16 and side wall 308 for easy and safe access thereto by maintenance workers. The elevator car 16 and the counterweight 316 are moved up and down along the hoistway 12, in part, by means of a drive motor 320, such as a direct drive brushless motor, and drive pulley associated housing 322 located in a lower portion of the elevation path within the space extending vertically along the elevation path between the elevator car 16 and the sidewall 308. As shown in Fig. 6, the drive motor 320 and the drive sheave 322 are mounted to a floor 324 within a lift track pit 326. A flat rope or belt 328 is engaged to drive the drive sheave 322 to move the elevator car 324 16 and the counterweight 316 vertically along the hoistway 12. The flat cable 328 has first and second ends 330, 332 engaged within a top portion of the hoistway 12. As shown in Fig. 6, the first end 330 of the flat cable 328 is coupled to the second support member 310 and the second end 332 is coupled to a roof 334 of the lift path 12 generally on an opposing side of the elevator car 16 with respect to the first end 330 The flat cable 328 generally extends downwardly from its first end 330 in the second support member 310, generally rotates 180ø about the counterweight sheave 318, generally extends upwardly and generally circulates 180ø around of the first baffle pulley 312, generally extends downwardly and generally runs 180ø about the drive pulley 322, generally extends upwardly

ΕΡ 1 056 675 /PT e circula geralmente 180° em torno da segunda roldana deflectora 314, prolonga-se geralmente para baixo e baixa o carro de elevador 16 através das primeira e segunda roldanas de elevador 20, 22, e prolonga-se geralmente para cima e termina na sua segunda extremidade 332 no tecto 334 da via de elevação.And generally runs 180 ° about the second deflector sheave 314, the lift carriage 16 extends generally through the first and second elevator pulleys 20, 22, and extends generally to and terminates at its second end 332 in the roof 334 of the hoistway.

Em operação, o motor de accionamento 320 é sinalizado por um controlador (não mostrado) para rodar a roldana de accionamento 322 num sentido dos ponteiros do relógio que puxa para baixo sobre uma porção do cabo chato 328 entre a roldana de accionamento 322 e o segundo membro de suporte 310. Esta porção que se move para baixo do cabo chato 328 por sua vez faz com que a segunda roldana deflectora 314 rode de modo a encurtar o comprimento de uma porção do cabo chato entre a segunda roldana deflectora 314 e a segunda extremidade 332 do cabo chato. As roldanas de elevador 20, 22 são levadas por esta porção de encurtamento do cabo chato 328 a rolarem ao longo do mesmo na direcção da sua segunda extremidade 332, movendo desse modo o carro de elevador 16 para cima ao longo da via de elevação 12. A roldana de accionamento de rotação 322 no sentido dos ponteiros do relógio também se move para cima numa porção do cabo chato 328 entre a roldana de accionamento 322 e a primeira roldana deflectora 302, fazendo com que a primeira roldana deflectora rode de modo a mover o contrapeso 316 para baixo ao longo da via de elevação 12. O motor de accionamento 320 é também sinalizado por um controlador para rodar a roldana de accionamento 322 num sentido contrário ao sentido dos ponteiros do relógio que move para cima uma porção do cabo chato 328 entre a roldana de accionamento e o segundo membro de suporte 310. Esta porção de movimento para cima do cabo chato 328 por sua vez faz com que a segunda roldana deflectora 310 rode de modo a aumentar o comprimento de uma porção do cabo chato entre a segunda roldana deflectora e a segunda extremidade 332 do cabo chato. As roldanas de elevador 20, 22 são levadas por esta porção de extensão do cabo chato 328 a rolar ao longo do mesmo para fora da sua segunda extremidade 332, movendo deste modo o carro de elevador 16 para baixo ao longo da via de elevação 12. A roldana de accionamento de rotação 322 no 13 ΕΡ 1 056 675 /PT sentido contrário ao sentido dos ponteiros do relógio também move para baixo uma porção do cabo chato 328 entre a roldana de accionamento e a primeira roldana deflectora 302, fazendo com que a primeira roldana deflectora rode de modo a mover o contrapeso 316 para cima ao longo da via de elevação 12.In operation, the drive motor 320 is signaled by a controller (not shown) to rotate the drive sheave 322 in a clockwise sense pulling down on a portion of the flat cable 328 between the drive sheave 322 and the second support member 310. This portion moving down the flat cable 328 in turn causes the second baffle pulley 314 to rotate so as to shorten the length of a portion of the flat cable between the second baffle pulley 314 and the second end 332 of the flat cable. The elevator pulleys 20, 22 are carried by this shortening portion of the flat cable 328 to scroll therethrough towards its second end 332, thereby moving the elevator car 16 upwardly along the lift path 12. The rotational drive pulley 322 clockwise also moves upwardly on a portion of the flat cable 328 between the drive pulley 322 and the first deflector sheave 302, causing the first deflector sheave to rotate so as to move the counterweight 316 downwardly along the lifting path 12. The drive motor 320 is also signaled by a controller for rotating the drive sheave 322 in an anti-clockwise direction which moves up a portion of the flat cable 328 between the drive pulley and the second support member 310. This upwardly moving portion of the flat cable 328 in turn causes the second deflector sheave 310 to rotate so as to increase the length of a portion of the flat cable between the second baffle pulley and the second end 332 of the flat cable. The elevator pulleys 20, 22 are carried by this extension portion of the flat cable 328 to scroll therethrough out of its second end 332, thereby moving the elevator car 16 downwardly along the lift path 12. The rotation drive pulley 322 in the counterclockwise direction also moves down a portion of the flat cable 328 between the drive pulley and the first deflector sheave 302, causing the first deflector sheave rotates so as to move the counterweight 316 upwardly along the lifting path 12.

Uma caracteristica essencial do presente invento é a planura dos cabos utilizados no sistema de elevador acima descrito. O aumento na relação de aspecto resulta num cabo que tem uma superfície de engate, definida pela dimensão de largura "W", que é optimizada para distribuir a pressão de cabo. Por conseguinte, a pressão de cabo máxima é minimizada dentro do cabo. Em adição, ao aumentar a relação de aspecto em relação a um cabo redondo, que tem uma relação de aspecto igual a um, a espessura "tl" do cabo chato (ver fig. 8) pode ser reduzida enquanto se mantém uma área em corte transversal constante das porções do cabo que suportam a carga de tensão no cabo.An essential feature of the present invention is the flatness of the cables used in the elevator system described above. The increase in aspect ratio results in a cable having an engagement surface, defined by the width dimension " W ", which is optimized to distribute the cable pressure. Therefore, the maximum cable pressure is minimized inside the cable. In addition, by increasing the aspect ratio in relation to a round cable having an aspect ratio of one, the thickness " tl " of the flat cable (see Figure 8) can be reduced while maintaining a constant cross-sectional area of the cable portions which carry the voltage load on the cable.

Tal como mostrado na fig. 7 e 8, os cabos chatos 722 incluem uma pluralidade de cordões de suporte de carga individuais 726 encerrados dentro de uma camada comum de revestimento 728. A camada de revestimento 728 separa os cordões individuais 726 e define uma superfície de engate 730 para engatar a roldana de tracção 724. Os cordões de suporte de carga 726 podem ser formados a partir de um material não metálico de elevada resistência, leve, tal como fibras de aramida, ou pode ser formado a partir de material metálico, tal como fibras de aço finas de alto carbono. È desejável manter a espessura "d" dos cordões 726 tão pequena quanto possível de modo a maximizar a flexibilidade e minimizar a tensão nos cordões 726. Em adição, para cordões formados a partir de fibras de aço, os diâmetros de fibra devem ser inferiores a 0.25 milímetros em diâmetro e de preferência na gama de cerca de 0,10 milímetros a 0,20 milímetros em diâmetro. As fibras de aço que têm tal diâmetro melhoram a flexibilidade dos cordões e do cabo. Ao incorporar cordões que têm as caracteristicas de peso, resistência, durabilidade e, em particular, de flexibilidade de tais materiais nos cabos chatos, o diâmetro de roldana de tracção "D" pode ser reduzido enquanto se mantém a pressão de cabo máxima dentro dos limites aceitáveis. 14As shown in Fig. 7 and 8, the flat cables 722 include a plurality of individual load carrying strands 726 enclosed within a common cover layer 728. The cover layer 728 separates the individual strands 726 and defines an engaging surface 730 for engaging the sheave The load bearing strands 726 may be formed from a non-metallic high strength, lightweight material, such as aramid fibers, or may be formed from metallic material, such as fine steel fibers of high carbon. It is desirable to maintain the thickness " d " of the strands 726 as small as possible so as to maximize flexibility and minimize tension in strands 726. In addition, for strands formed from steel fibers, the fiber diameters should be less than 0.25 mm in diameter and preferably in range from about 0.10 millimeters to about 0.20 millimeters in diameter. Steel fibers having such a diameter improve the flexibility of the strands and the cable. By incorporating strands having the characteristics of weight, strength, durability and, in particular, flexibility of such materials in flat cables, the tensile sheave diameter " D " may be reduced while maintaining the maximum cable pressure within acceptable limits. 14

ΕΡ 1 056 675 /PT A superfície de engate 730 está em contacto com uma superfície correspondente 750 da roldana de tracção 724. A camada de revestimento 728 é formada a partir de um material de poliuretano, de preferência um uretano termoplástico, que é extrudido em cima e através da pluralidade de cordões 726 de uma tal maneira que cada um dos cordões individuais 726 é restringido contra o movimento longitudinal em relação aos outros cordões 726. Podem também ser utilizados outros materiais para a camada de revestimento se os mesmos forem suficientes para ir ao encontro das funções requeridas da camada de revestimento: tracção, desgaste, transmissão de cargas de tracção aos cordões e resistência aos factores ambientais. Deve ser entendido que muito embora outros materiais possam ser utilizados para a camada de revestimento, se os mesmos não forem ao encontro ou excederem as propriedades mecânicas de um uretano termoplástico, então os benefícios que resultam da utilização de cabos chatos podem ser reduzidos. Com as propriedades mecânicas do uretano termoplástico o diâmetro da roldana de tracção 724 pode ser reduzido a 100 milímetros ou menos.The engaging surface 730 is in contact with a corresponding surface 750 of the traction sheave 724. The coating layer 728 is formed from a polyurethane material, preferably a thermoplastic urethane, which is extruded in up and through the plurality of strands 726 in such a way that each of the individual strands 726 is constrained against longitudinal movement relative to the other strands 726. Other materials for the coating layer may also be used if they are sufficient to go to meet the required functions of the coating layer: traction, wear, transmission of tensile loads to the cords and resistance to environmental factors. It is to be understood that although other materials may be used for the coating layer, if they do not meet or exceed the mechanical properties of a thermoplastic urethane, then the benefits resulting from the use of flat cables can be reduced. With the mechanical properties of the thermoplastic urethane the diameter of the traction sheave 724 can be reduced to 100 millimeters or less.

Como um resultado da configuração do cabo chato 722, a pressão de cabo pode ser distribuída mais uniformemente ao longo do cabo 722. Devido à incorporação de uma pluralidade de pequenos cordões 726 dentro da camada de revestimento de elastómero de cabo chato 728, a pressão sobre cada cordão 726 é significativamente diminuída em relação aos cabos da arte anterior. A pressão do cordão é diminuída pelo menos tanto quanto n~1/2, sendo η o número de cordões paralelos no cabo chato, para uma dada carga e secção transversal de fio. Por conseguinte, a pressão de cabo máxima no cabo chato é significativamente reduzida em comparação com um elevador com cabos convencional que tem uma capacidade de suporte de carga similar. Além do mais, o diâmetro de cabo efectivo "d" (medido na direcção da dobragem) é reduzido para a capacidade de apoio de carga equivalente e valores mais pequenos para o diâmetro de roldana 'D' podem ser atingidos sem uma redução na relação D/d. Em adição, minimizar o diâmetro D da roldana permite a utilização de motores de elevada velocidade menos dispendiosos, mais compactos que a máquina de accionamento. 15As a result of the configuration of the flat cable 722, the cable pressure can be distributed more evenly along the cable 722. Due to the incorporation of a plurality of small cords 726 within the flat cable elastomer coating layer 728, the pressure on each strand 726 is significantly decreased relative to prior art strands. The cord pressure is decreased by at least as much as n ~ 1/2, where η is the number of parallel strands in the flat cable for a given load and cross-section of wire. Accordingly, the maximum cable pressure in the flat cable is significantly reduced compared to a conventional cable winder having a similar load bearing capacity. Furthermore, the effective cable diameter " d " (measured in the direction of folding) is reduced to the equivalent load bearing capacity and smaller values for the 'D' pulley diameter can be achieved without a reduction in the D / d ratio. In addition, minimizing the diameter D of the sheave enables the use of less expensive high speed motors, more compact than the drive machine. 15

ΕΡ 1 056 675 /PTΕΡ 1 056 675 / EN

Uma roldana de tracção 724 que tem uma superfície de tracção 750 configurada para receber o cabo chato 722 está também mostrada na fig. 7. A superfície de engate 750 está conformada de modo complementar para proporcionar tracção e para guiar o engate entre os cabos chatos 722 e a roldana 724. A roldana de tracção 724 inclui um par de aros 744 dispostos nos lados opostos da roldana 724 e um ou mais divisores 745 dispostos entre cabos chatos adjacentes. A roldana de tracção 724 também inclui casquilhos 742 recebidos dentro dos espaços entre os aros 744 e os divisores 745. Os casquilhos 742 definem a superfície de engate 750 de tal modo que existem ali folgas laterais 754 entre os lados dos cabos chatos 722 e os casquilhos 742. 0 par de aros 744 e divisores, em conjunção com os casquilhos, realizam a função de guiar os cabos chatos 722 para impedir problemas de alinhamento grosseiros na situação de condições de cabo com folga, etc. Muito embora mostrado como incluindo casquilhos, deve ser notado que pode ser utilizada uma roldana de tracção sem casquilhos.A traction sheave 724 having a traction surface 750 configured to receive the flat cable 722 is also shown in Fig. 7. The engaging surface 750 is complimentary formed to provide traction and to guide engagement between the flat cables 722 and the sheave 724. The traction sheave 724 includes a pair of rims 744 disposed on the opposite sides of the sheave 724 and a or more dividers 745 disposed between adjoining flat cables. The traction sheave 724 also includes bushes 742 received within the spaces between the hoops 744 and the dividers 745. The bushes 742 define the engaging surface 750 such that there are there lateral gaps 754 between the sides of the flat cables 722 and the bushes 744 742. The pair of hoops 744 and dividers, in conjunction with the bushings, perform the function of guiding the flat cables 722 to prevent coarse alignment problems in the case of slack cable conditions, etc. Although shown as including bushings, it should be noted that a traction sheave without bushings may be used.

Muito embora este invento tenha sido mostrado e descrito com respeito a várias concretizações do mesmo, deve ser entendido por aqueles que são peritos na arte que as anteriores e outras mudanças, omissões, e adições na forma e detalhe do mesmo podem ser feitas ali sem se afastar do âmbito do invento. Por exemplo, outras configurações de cordame podem ser empregues onde o motor de accionamento está disposto no lado da via de elevação entre o carro de elevador e uma parede lateral da via de elevação. Além do mais, o motor de accionamento pode também ser disposto no espaço por cima da via de elevação entre o carro de elevador e uma parede lateral. Em conformidade, o invento foi descrito e mostrado em várias concretizações por meio de ilustração em vez de limitação.Although this invention has been shown and described with respect to various embodiments thereof, it should be understood by those of skill in the art that the foregoing and other changes, omissions, and additions in shape and detail thereof may be made therein without depart from the scope of the invention. For example, other rigging configurations may be employed where the drive motor is disposed on the side of the lift path between the lift car and a side wall of the lift path. Moreover, the drive motor can also be arranged in the space above the lifting path between the elevator car and a side wall. Accordingly, the invention has been described and shown in various embodiments by way of illustration rather than limitation.

Lisboa,Lisbon,

Claims (29)

ΕΡ 1 056 675 /PT 1/7 REIVINDICAÇÕES 1 - Sistema de elevador de accionamento por tracção que compreende: uma via de elevação (12) definida por uma estrutura envolvente (14); cada de um carro de elevador (16) e um contrapeso (48; 316) estando dispostos na via de elevação (12) e suspensos a partir de um único conjunto de cabos de elevador; e um motor de accionamento (42; 202; 320) alinhado dentro de um espaço que se prolonga verticalmente ao longo da via de elevação entre o carro de elevador (16) e uma parede lateral (46; 206; 308) da via de elevação (12), estando o referido motor de accionamento (42; 202; 320) acoplado para accionamento por tracção ao referido conjunto de cabos; em que o referido conjunto de cabos é compreendido por pelo menos um cabo chato ou correia (52; 210; 328).A traction elevator system comprising: a lifting path (12) defined by a casing structure (14); each of an elevator car (16) and a counterweight (48; 316) being disposed on the hoistway (12) and suspended from a single set of elevator ropes; and a drive motor (42; 202; 320) aligned within a space extending vertically along the lift path between the elevator car (16) and a side wall (46; 206; 308) of the lift path (12), said drive motor (42; 202; 320) being coupled for pulling drive to said set of cables; wherein said cable assembly is comprised of at least one flat cable or belt (52; 210; 328). 2 - Sistema de elevador de accionamento por tracção que compreende: uma via de elevação (12) definida por uma estrutura envolvente (14); um carro de elevador (16) e um contrapeso (48) estando dispostos na via de elevação (12) e suspensos a partir de um único conjunto de cabos de elevador; e um motor de accionamento (42; 202) disposto no espaço por cima da via de elevação (12) entre o carro de elevador (16) e uma parede lateral (46; 206) da via de elevação (12), estando o referido motor de accionamento (42; 202) acoplado para accionamento por tracção ao referido conjunto de cabos; em que o referido conjunto de cabos é compreendido por pelo menos um cabo chato ou correia (52; 210).A traction elevator system comprising: a lifting path (12) defined by a casing structure (14); an elevator car (16) and a counterweight (48) being disposed on the hoistway (12) and suspended from a single set of elevator ropes; and a drive motor (42; 202) disposed in the space above the lifting path (12) between the elevator car (16) and a side wall (46; 206) of the lifting path (12), said drive motor a drive motor (42; 202) coupled for pulling drive to said set of cables; wherein said cable assembly is comprised of at least one flat cable or belt (52; 210). 3 - Sistema de elevador tal como definido nas reivindicações 1 ou 2, que inclui ainda primeira e segunda colunas de suporte (24, 26) localizadas em lados opostos da via de elevação (12) uma em relação à outra, prolongando-se cada uma das colunas de suporte (24, 26) verticalmente desde uma porção de fundo até uma porção de topo da via de elevação (12) entre o carro de elevador (16) e a referida parede lateral (46) da via de elevação (12), e ΕΡ 1 056 675 /PT 2/7 um membro de suporte (36) montado sobre e prolongando-se em geral horizontalmente entre as primeira e segunda colunas de suporte (24, 26) numa porção de topo da via de elevação, e em que o motor de accionamento (42) é suportado sobre o membro de suporte (36).A lift system as defined in claims 1 or 2, further including first and second support columns (24, 26) located on opposite sides of the lift path (12) with respect to one another, each extending of the support columns (24, 26) vertically from a bottom portion to a top portion of the lift path (12) between the elevator car (16) and said side wall (46) of the lift path (12) , and a support member (36) mounted on and generally extending horizontally between the first and second support columns (24, 26) at a top portion of the lift path, and wherein the drive motor (42) is supported on the support member (36). 4 - Sistema de elevador tal como definido na reivindicação 3, em que o contrapeso (48) está localizado por baixo do membro de suporte (36) entre o carro de elevador (16) e a referida parede lateral (46) da via de elevação (12), e o motor de accionamento (42) inclui uma roldana de accionamento (44) que se encontra acoplada para accionamento por tracção ao referido pelo menos um cabo chato ou correia (52) .An elevator system as defined in claim 3, wherein the counterweight (48) is located below the support member (36) between the elevator car (16) and said side wall (46) of the hoistway (12), and the drive motor (42) includes a drive pulley (44) that is engaged for pulling drive to said at least one flat cable or belt (52). 5 - Sistema de elevador tal como definido em qualquer reivindicação precedente, que inclui ainda uma roldana de contrapeso (50) acoplada a uma porção de topo do contrapeso (48) e pelo menos uma roldana de elevador (20, 22) acoplada a um lado de baixo do carro de elevador (16), o pelo menos um cabo chato ou correia (52; 210) tendo primeira e segunda extremidades (54; 56; 212; 214) acopladas de modo fixo numa porção de topo da via de elevação (12), prolongando-se o cabo chato ou correia (52; 210) para baixo a partir da primeira extremidade (54; 212), circulando em torno da roldana de contrapeso (50), prolongando-se para cima e circulando em torno da roldana de accionamento (44; 202), prolongando-se para baixo e baixando o carro de elevador (16) através da pelo menos uma roldana de elevador (20, 22), e prolongando-se para cima e terminando na segunda extremidade (56; 214).An elevator system as defined in any preceding claim, further including a counterweight sheave (50) coupled to a top portion of the counterweight (48) and at least one elevator sheave (20, 22) coupled to one side (52; 210) having first and second ends (54; 56; 212; 214) fixedly coupled to a top portion of the lift path ( 12), the flat cable or belt (52; 210) extending downwardly from the first end (54; 212), circling around the counterweight sheave (50), extending upwardly and circling around the counterweight sheave (44, 202), extending downwardly and lowering the elevator car (16) through the at least one elevator pulley (20, 22), and extending upwards and terminating at the second end (56) ; 214). 6 - Sistema de elevador tal como definido na reivindicação 5, em que a pelo menos uma roldana de elevador inclui primeira e segunda roldanas de elevador (20, 22) localizadas num lado de baixo do carro de elevador (16) e em lados opostos uma em relação à outra.A lift system as defined in claim 5, wherein the at least one elevator pulley includes first and second elevator pulleys (20, 22) located on a lower side of the elevator car (16) and on opposite sides one in relation to the other. 7 - Sistema de elevador tal como definido nas reivindicações 5 ou 6, em que a primeira extremidade (54; 212) do cabo chato ou correia (52; 210) está acoplada ao membro de suporte (36). ΕΡ 1 056 675 /PT 3/7An elevator system as defined in claims 5 or 6, wherein the first end (54; 212) of the flat cable or belt (52; 210) is coupled to the support member (36). ΕΡ 1 056 675 / EN 3/7 8 - Sistema de elevador tal como definido nas reivindicações 3 ou 4, em que o motor de accionamento (42) inclui uma roldana de accionamento (44) que está acoplada para accionamento por tracção ao referido pelo menos um cabo chato ou correia (52), em que o contrapeso (48) está localizado por baixo do membro de suporte (36) entre o carro de elevador (16) e a parede lateral da via de elevação, em que o cabo chato ou correia (52) tem uma primeira extremidade (102) acoplada a uma porção de topo do contrapeso (48) e uma segunda extremidade (104) acoplada ao carro de elevador (16), prolongando-se o cabo chato ou correia (52) para cima a partir da sua primeira extremidade (102) no contrapeso (48), circulando em torno da roldana de accionamento (44), e prolongando-se para baixo e terminando na sua segunda extremidade (104) no carro de elevador (16) para formar uma configuração de cordame de 1:1.An elevator system as defined in claim 3 or 4, wherein the drive motor (42) includes a drive pulley (44) that is coupled for pulling drive to said at least one flat cable or belt (52) , wherein the counterweight (48) is located below the support member (36) between the elevator car (16) and the side wall of the hoistway, wherein the flat cable or belt (52) has a first end (102) coupled to a top portion of the counterweight (48) and a second end (104) coupled to the elevator carriage (16), the flat cable or belt (52) extending upwardly from its first end ( 102) in the counterweight (48), circling around the drive pulley (44), and extending downwardly and terminating at its second end (104) in the elevator carriage (16) to form a rope configuration of 1: 1. 9 - Sistema de elevador tal como definido na reivindicação 3 ou em qualquer reivindicação precedente dependente da mesma, em que as primeira e segunda colunas de suporte (24; 26) incluem respectivamente primeiro e segundo membros de guia (60; 62), definindo cada um dos membros de guia uma superfície de guia de elevador (64; 66) que se prolonga verticalmente ao longo dos mesmos pelo menos sobre um comprimento das colunas de suporte (24; 26) que corresponde ao percurso da viagem de carro de elevador, e definindo o carro de elevador (16) superfícies opostas conformadas para se poderem engatar de modo móvel com as superfícies de guia de elevador à medida que o carro de elevador (16) se move verticalmente ao longo das colunas de suporte (24; 26) .A lift system as defined in claim 3 or any preceding claim depending therefrom, wherein the first and second support columns (24; 26) respectively include first and second guide members (60; one of the guide members an elevator guide surface (64; 66) extending vertically therealong along at least one length of the support columns (24; 26) corresponding to the travel of the elevator carriage, and (16) opposing surfaces shaped to be movably engageable with the elevator guide surfaces as the elevator car (16) moves vertically along the support columns (24; 26). 10 - Sistema de elevador tal como definido na reivindicação 9, em que cada um dos primeiro e segundo membros de guia (60; 62) define ainda uma superfície de guia de contrapeso (72; 74) que se prolonga verticalmente ao longo dos mesmos pelo menos sobre um comprimento das colunas de suporte (24; 26) que corresponde ao percurso da viagem do contrapeso, e o contrapeso (48) define superfícies opostas adicionais conformadas para se poderem engatar de modo móvel com as superfícies de guia de contrapeso (72; 74) à medida ΕΡ 1 056 675 /PT 4/7 que o contrapeso (48) se move verticalmente ao longo das colunas de suporte (24; 26).An elevator system as defined in claim 9, wherein each of the first and second guide members (60; 62) further defines a counterweight guide surface (72; 74) extending vertically therethrough by less over a length of the support columns (24; 26) corresponding to the travel path of the counterweight, and the counterweight (48) defines additional opposing surfaces shaped to be movably engageable with the counterweight guide surfaces (72; 74) as the counterweight (48) moves vertically along the support columns (24; 26). 11 - Sistema de elevador tal como definido em qualquer reivindicação precedente, em que o motor de accionamento (42; 202) está acoplado de modo fixo a um de um tecto da via de elevação (12) e uma parede lateral (46; 206) numa porção de topo da via de elevação (12).An elevator system as defined in any preceding claim, wherein the drive motor (42; 202) is fixedly coupled to one of a roof of the hoistway (12) and a side wall (46; 206) in a top portion of the lifting path (12). 12 - Sistema de elevador tal como definido em qualquer reivindicação precedente, em que o motor de accionamento (42; 202) está acoplado a uma parede lateral (46; 206) da via de elevação (12).A lift system as defined in any preceding claim, wherein the drive motor (42; 202) is coupled to a side wall (46; 206) of the lift path (12). 13 - Sistema de elevador tal como definido em qualquer reivindicação precedente, em que o cabo chato ou correia (52; 210) tem primeira e segunda extremidades (54; 56; 212; 214), cada uma acoplada a uma de uma parede lateral (46; 206) e tecto da via de elevação (12).An elevator system as defined in any preceding claim, wherein the flat cable or belt (52; 210) has first and second ends (54; 56; 212; 214), each coupled to one of a side wall ( 46; 206) and roof of the lifting path (12). 14 - Sistema de elevador tal como definido em qualquer reivindicação precedente, em que o cabo chato ou correia (52; 210) tem primeira e segunda extremidades (54; 56; 212; 214), cada uma acoplada ao tecto da via de elevação (12).An elevator system as defined in any preceding claim, wherein the flat cable or belt (52; 210) has first and second ends (54; 56; 212; 214), each coupled to the roof of the lift path ( 12). 15 - Sistema de elevador tal como definido na reivindicação 13, em que o contrapeso (48) está localizado por baixo do membro de suporte (36) entre o carro de elevador (16) e a parede lateral (46) da via de elevação (12), e incluindo uma roldana de contrapeso (50) acoplada a uma porção de topo do contrapeso (48), pelo menos uma roldana de elevador (20, 22) acoplada a um lado de baixo do carro de elevador (12), uma roldana de accionamento acoplada para accionamento ao motor de accionamento (42), e o cabo chato ou correia (52) prolonga-se para baixo a partir da sua primeira extremidade (54), circula à volta da roldana de contrapeso (50), prolonga-se para cima e circula em torno da roldana de accionamento (44), prolonga-se para baixo e baixa o carro de elevador (12) através de pelo menos uma roldana de elevador (20, 22), e prolonga-se para cima e termina na sua segunda extremidade (56). ΕΡ 1 056 675 /PT 5/7An elevator system as defined in claim 13, wherein the counterweight (48) is located below the support member (36) between the elevator car (16) and the sidewall (46) of the hoistway ( 12), and including a counterweight sheave (50) coupled to a top portion of the counterweight (48), at least one elevator sheave (20, 22) coupled to a lower side of the elevator carriage (52), and the flat cable or belt (52) extends downwardly from its first end (54), circulates around the counterweight sheave (50), extends the drive pulley (44), extends downwards and lowers the elevator car (12) through at least one elevator pulley (20, 22), and extends upwardly and ends at its second end (56). ΕΡ 1 056 675 / PT 5/7 16 - Sistema de elevador de accionamento por tracção que compreende: uma via de elevação (12) definida por uma estrutura envolvente (14); cada de um carro de elevador (16) e um contrapeso (316) estando dispostos na via de elevação (12) e suspensos a partir de um único conjunto de cabos de elevador; e um motor de accionamento (320) situado numa porção inferior da via de elevação dentro do espaço que se prolonga verticalmente ao longo da via de elevação entre o carro de elevador (16) e uma parede lateral (308) da via de elevação (12), estando o referido motor de accionamento (320) acoplado para accionamento por tracção ao referido conjunto de cabos; em que o referido conjunto de cabos é compreendido por pelo menos um cabo chato ou correia (328).A traction elevator system comprising: a lifting path (12) defined by a casing structure (14); each of an elevator car (16) and a counterweight (316) being disposed on the hoistway (12) and suspended from a single set of elevator ropes; and a drive motor (320) located in a lower portion of the lift path within the space extending vertically along the lift path between the lift cart (16) and a side wall (308) of the lift path (12) ), said drive motor (320) being coupled for pulling drive to said set of cables; wherein said cable assembly is comprised of at least one flat cable or belt (328). 17 - Sistema de elevador tal como definido na reivindicação 1 ou na reivindicação 16, que inclui ainda um primeiro membro de suporte (302) que se prolonga geralmente de modo horizontal entre lados opostos da via de elevação numa porção de topo da via de elevação entre o carro de elevador (16) e a parede lateral (308) da via de elevação, prolongando-se um segundo membro de suporte (310) geralmente de modo horizontal entre lados opostos da via de elevação numa porção de topo da via de elevação entre o primeiro membro de suporte (302) e o carro de elevador (12), primeira e segunda roldanas deflectoras (312, 314) respectivamente acopladas aos primeiro e segundo membros de suporte (302, 310), uma roldana de contrapeso (318) acoplada a uma porção de topo do contrapeso (316), pelo menos uma roldana de elevador (20, 22) acoplada a um lado de baixo do carro de elevador (16), incluindo o motor de accionamento (320) uma roldana de accionamento (322), e em que o motor de accionamento (320) e a roldana de accionamento (322) estão dispostos numa porção inferior da via de elevação entre o carro de elevador (16) e uma parede lateral (308) da via de elevação.An elevator system as defined in claim 1 or claim 16, further including a first support member (302) which extends generally horizontally between opposing sides of the hoistway at a top portion of the hoistway between the elevator car (16) and the side wall (308) of the hoistway, a second support member (310) extending generally horizontally between opposing sides of the hoistway at a top portion of the hoistway between the first support member (302) and the elevator car (12), first and second baffle pulleys (312, 314) respectively coupled to the first and second support members (302, 310), a counterweight sheave (318) to a top portion of the counterweight (316), at least one elevator sheave (20, 22) coupled to a lower side of the elevator carriage (16), the drive motor (320) including a drive pulley (322 ), and wherein the motor d and the drive cam (320) and the drive pulley (322) are arranged in a lower portion of the lift path between the lift carriage (16) and a side wall (308) of the lift path. 18 - Sistema de elevador tal como definido na reivindicação 17, em que o cabo chato ou correia (328) tem uma primeira extremidade (330) acoplada ao segundo membro de suporte (310) e uma segunda extremidade (332) acoplada a um ΕΡ 1 056 675 /PT 6/7 de um tecto e parede lateral da via de elevação numa porção de topo da via de elevação, prolongando-se o cabo chato ou correia (328) para baixo a partir da sua primeira extremidade (330) circulando em torno da roldana de contrapeso (318), prolongando-se para cima e circulando em torno da primeira roldana deflectora (312), prolongando-se para baixo e circulando em torno da roldana de accionamento (322), prolongando-se para cima e circulando em torno da segunda roldana deflectora (314), prolongando-se para baixo e baixando o carro de elevador (16) através da pelo menos uma roldana de elevador (20, 22), e prolongando-se para cima e terminando na sua segunda extremidade (332).An elevator system as defined in claim 17, wherein the flat cable or belt (328) has a first end (330) coupled to the second support member (310) and a second end (332) coupled to an ΕΡ 1 (328) extending from the first end (330) of a roof and side wall of the hoistway at a top portion of the hoistway, the hoisting rope or belt (328) extending downwardly from its first end (330) around the counterweight sheave 318, extending upwardly and circling around the first deflector sheave 312, extending downwardly and circling around the drive sheave 322, extending upwardly and circling around the second deflector sheave (314), extending downwardly and lowering the elevator car (16) through the at least one elevator sheave (20, 22), and extending upwardly and terminating at its second end (332). 19 - Sistema de elevador tal como definido nas reivindicações 17 ou 18, em que o cabo chato ou correia (328) está acoplada na sua segunda extremidade (332) a um tecto da via de elevação (12).An elevator system as defined in claims 17 or 18, wherein the flat cable or belt (328) is coupled at its second end (332) to a roof of the hoistway (12). 20 - Sistema de elevador tal como definido nas reivindicações 17, 18 ou 19, em que a pelo menos uma roldana de elevador (20, 22) inclui primeira e segunda roldanas de elevador (20, 22) localizadas num lado de baixo do carro de elevador (16) e em lados opostos uma em relação à outra.An elevator system as defined in claims 17, 18 or 19, wherein the at least one elevator pulley (20, 22) includes first and second elevator pulleys (20, 22) located on a underside of the carriage lift (16) and on opposite sides of one another. 21 - Sistema de elevador tal como reivindicado em qualquer reivindicação precedente, em que a roldana de accionamento (724) está acoplada para accionamento ao motor de accionamento e a roldana (724) tem uma superfície de tracção (750) configurada para receber o pelo menos um cabo chato ou correia (722), e em que a superfície de tracção (750) está complementarmente conformada para proporcionar tracção e guiar o engate entre o pelo menos um cabo chato ou correia (722) e a roldana (724) .An elevator system as claimed in any preceding claim, wherein the drive sheave (724) is coupled for driving to the drive motor and the sheave (724) has a traction surface (750) configured to receive at least a flat cable or belt 722, and wherein the traction surface 750 is complementarily shaped to provide traction and guiding the engagement between the at least one flat cable or belt 722 and the pulley 724. 22 - Sistema de elevador tal como reivindicado em qualquer reivindicação precedente, em que a ou a roldana de accionamento (724) está acoplada para accionamento ao motor de accionamento e o diâmetro da roldana (724) é 100 mm ou menos.An elevator system as claimed in any preceding claim, wherein the drive roller (724) is coupled for driving to the drive motor and the diameter of the sheave (724) is 100 mm or less. 23 - Sistema de elevador tal como reivindicado em qualquer reivindicação precedente, em que o pelo menos um ΕΡ 1 056 675 /PT 7/7 cabo chato ou correia (52; 210; 328; 722) é feito a partir de um material de elevada tracção com reforço de aço.A lift system as claimed in any preceding claim, wherein the at least one flat cable or belt (52; 210; 328; 722) is made from a high material traction with steel reinforcement. 24 - Sistema de elevador tal como reivindicado na reivindicação 23, em que o material de elevada tracção é uretano ou borracha.An elevator system as claimed in claim 23, wherein the high tensile material is urethane or rubber. 25 - Sistema de elevador tal como reivindicado em qualquer reivindicação precedente, em que o pelo menos um cabo chato ou correia (52; 210; 328; 722) inclui uma pluralidade de cordões de suporte de carga individuais (726) encerrados dentro de uma camada comum de revestimento (728).An elevator system as claimed in any preceding claim, wherein the at least one flat cable or belt (52; 210; 328; 722) includes a plurality of individual load-bearing cords (726) enclosed within a layer (728). 26 - Sistema de elevador tal como reivindicado na reivindicação 25, em que a camada de revestimento ( 728) separa os cordões individuais (726) e define uma superfície de engate (730) para engatar uma roldana de tracção (724).An elevator system as claimed in claim 25, wherein the liner layer (728) separates the individual strands (726) and defines an engaging surface (730) for engaging a traction sheave (724). 27 - Sistema de elevador tal como reivindicado na reivindicação 25 ou 19, em que a camada de revestimento (728) é formada a partir de um material de poliuretano.An elevator system as claimed in claim 25 or 19, wherein the liner layer (728) is formed from a polyurethane material. 28 - Sistema de elevador tal como reivindicado na reivindicação 25, 26 ou 27, em que os cordões (726) são feitos a partir de fibras de aço que têm um diâmetro inferior a 0,25 mm.An elevator system as claimed in claim 25, 26 or 27, wherein the strands (726) are made from steel fibers having a diameter of less than 0.25 mm. 29 - Sistema de elevador tal como reivindicado na reivindicação 25, 26 ou 27, em que os cordões (726) são feitos a partir de fibras de aço que têm um diâmetro na gama de 0,10 a 0,20 mm. Lisboa,An elevator system as claimed in claim 25, 26 or 27, wherein the strands (726) are made from steel fibers having a diameter in the range of 0.10 to 0.20 mm. Lisbon,
PT99908279T 1998-02-26 1999-02-19 Elevator system having drive motor located between elevator car and hoistway sidewall PT1056675E (en)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US09/031,108 US6401871B2 (en) 1998-02-26 1998-02-26 Tension member for an elevator
US09/163,259 US7874404B1 (en) 1998-09-29 1998-09-29 Elevator system having drive motor located between elevator car and hoistway sidewall
US09/218,990 US6739433B1 (en) 1998-02-26 1998-12-22 Tension member for an elevator

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1056675E true PT1056675E (en) 2007-01-31

Family

ID=29586159

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT99908279T PT1056675E (en) 1998-02-26 1999-02-19 Elevator system having drive motor located between elevator car and hoistway sidewall

Country Status (3)

Country Link
KR (1) KR20010041323A (en)
PT (1) PT1056675E (en)
TW (1) TW542225U (en)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2004352377A (en) * 2003-05-27 2004-12-16 Otis Elevator Co Elevator

Also Published As

Publication number Publication date
KR20010041323A (en) 2001-05-15
TW542225U (en) 2003-07-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2366787T3 (en) ELEVATOR SYSTEM THAT HAS THE DRIVE MOTOR LOCATED ADJACENT TO THE DOOR OF THE ELEVATOR BOX.
EP1056675B1 (en) Elevator system having drive motor located between elevator car and hoistway sidewall
US6193017B1 (en) Pulley-driven elevator
EP1066213B1 (en) Elevator system with overhead drive motor
US6193016B1 (en) Dual sheave rope climber using flat flexible ropes
PT1327598E (en) Elevator with small-sized driving gear
EA006912B1 (en) Elevator cable tensioning device
JP2005509580A (en) Elevator system
BR0206109B1 (en) elevator.
PT1347930E (en) Elevator hoist rope thin high-strengh wires
US6860367B1 (en) Elevator system having drive motor located below the elevator car
ES2244176T3 (en) ASCENT SYSTEM WITH DRIVE MOTOR LOCATED ADJACENT TO DOOR OF THE LIFT BOX.
WO1999043592A1 (en) Belt-climbing elevator having drive in counterweight
CN110040602B (en) Elevator car suspension assembly for double-deck elevator
WO1999043601A2 (en) Dual sheave rope climber using flat flexible ropes
JP5947373B2 (en) Drive unit for transporting loads and persons, load and person transport device having such a drive unit, and elevator
EP1097101B1 (en) Elevator system having drive motor located at the bottom portion of the hoistway
EP1097102A1 (en) Belt-climbing elevator having drive in counterweight and common drive and suspension rope
PT1056675E (en) Elevator system having drive motor located between elevator car and hoistway sidewall
PT1097101E (en) Elevator system having drive motor located at the bottom portion of the hoistway
ES2380822T3 (en) Method of manufacturing an elevator
EP1676807B1 (en) Elevator system with overhead drive motor
JP2011051736A (en) Elevator device
US7874404B1 (en) Elevator system having drive motor located between elevator car and hoistway sidewall
EP1808399A2 (en) Belt-climbing elevator having drive in counterweight