WO2014028990A1 - Eixo de transmissão giratório elástico flexível aplicado em plantadeira de grãos, sementes, fertilizantes e equipamentos industriais - Google Patents

Eixo de transmissão giratório elástico flexível aplicado em plantadeira de grãos, sementes, fertilizantes e equipamentos industriais Download PDF

Info

Publication number
WO2014028990A1
WO2014028990A1 PCT/BR2012/000527 BR2012000527W WO2014028990A1 WO 2014028990 A1 WO2014028990 A1 WO 2014028990A1 BR 2012000527 W BR2012000527 W BR 2012000527W WO 2014028990 A1 WO2014028990 A1 WO 2014028990A1
Authority
WO
WIPO (PCT)
Prior art keywords
point
shaft
characterized
flexible elastic
equipment
Prior art date
Application number
PCT/BR2012/000527
Other languages
English (en)
French (fr)
Inventor
Silvestri Janice
Original Assignee
Silvestri Janice
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority to BRBR1020120210282 priority Critical
Priority to BR102012021028A priority patent/BR102012021028A2/pt
Application filed by Silvestri Janice filed Critical Silvestri Janice
Publication of WO2014028990A1 publication Critical patent/WO2014028990A1/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16CSHAFTS; FLEXIBLE SHAFTS; ELEMENTS OR CRANKSHAFT MECHANISMS; ROTARY BODIES OTHER THAN GEARING ELEMENTS; BEARINGS
    • F16C1/00Flexible shafts; Mechanical means for transmitting movement in a flexible sheathing
    • F16C1/02Flexible shafts; Mechanical means for transmitting movement in a flexible sheathing for conveying rotary movements
    • F16C1/04Articulated shafts
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01CPLANTING; SOWING; FERTILISING
    • A01C19/00Arrangements for driving working parts of fertilisers or seeders

Abstract

Tratou a presente solicitação de patente de invenção a um eixo de transmissão giratório elástico flexível, aplicado em plantadeira com dosadores de grãos, sementes, fertilizantes e equipamentos industriais. Desenvolvido com o intuito de proporcionar um sistema de transmissão mecânica baseado em um eixo que transfira a força mecânica giratória, e ao mesmo tempo possa ser flexível ao ponto de sofrer torções, e desta forma substituir vários módulos de eixos fixos e conjuntos de engrenagens, que seriam necessários para que um equipamento realizasse o mesmo trabalho nas mesmas condições de oscilação de movimento entre a força geradora e o equipamento movimentado por esta força giratória. Sendo formado por um eixo giratório elástico flexível (4) montado em um mecanismo articulado (5) formado por um conjunto de braços inferiores (6) e braços superiores (7) com articulações (8), que se articulam entre o ponto A e o ponto B, que pode ser representado como interligação entre um implemento agrícola a um modelo de linha de plantio universal (1), ou qualquer outro modelo de máquina ou equipamento mecânico industrial.

Description

EIXO DE TRANSMISSÃO GIRATÓRIO ELÁSTICO FLEXÍVEL APLICADO EM PLANTADEIRA DE GRÃOS, SEMENTES, FERTILIZANTES E EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

Almeja a presente solicitação de patente de invenção a um eixo de transmissão giratório elástico flexível, aplicado em plantadeira com dosa- dores de grãos, sementes, fertilizantes e equipamentos industriais. Desenvolvido com o intuito de proporcionar um sistema de transmissão mecânica baseado em um eixo que transfira a força mecânica giratória, e ao mesmo tempo possa ser flexível ao ponto de sofrer torções, e desta forma substituir vários módulos de eixos fixos e conjuntos de engrenagens, que seriam necessários para que um e- quipamento realizasse o mesmo trabalho nas mesmas condições de oscilação de movimento entre a força geradora e o equipamento movimentado por esta força giratória.

A princípio o será preferencialmente aplicado em equipamento dosador de grãos, sementes, fertilizantes, podendo este ser aplicado em uma pluralidade de máquinas para os mais variados seguimentos da indústria mecânica, automobilística, naval, aeronáutica entre outros.

A princípio o eixo será preferencialmente aplicado em plan- tadeiras mais especificamente no conjunto dosador de grãos, sementes, fertilizantes, podendo este ser aplicado em uma pluralidade de máquinas para os mais variados seguimentos da indústria mecânica, automobilística, naval, aeronáutica entre outros.

O equipamento será fabricado pela indústria mecânica para ser aplicada em máquinas e implementos agrícolas, para facilitar o trabalho mecanizado do homem do campo na agricultura. Bem como automatizar uma série de máquinas e equipamentos que trabalham com transmissão mecânica.

Podemos citar como equipamento agrícola os dosadores que recebem a força motriz provenientes do trator ou implemento agrícola. Esta força é transmitida por um eixo cardam justamente pelo fato da necessidade de uma articulação entre o implemento agrícola e a plantadeira. Porém apesar do cardam possuir esta articulação para corrigir a diferença de inclinação, decorrente da movimentação do equipamento no solo, certos problemas são apresentados.

Entre eles podemos destacar que em solos desnivelados a transmissão da força motriz até o dosador e distribuidor de semente é comprometida travando o dosador sistematicamente. Este travamento não danifica de imediato o dosador, porém a distribuição principalmente das sementes fica comprometida.

Podemos citar como exemplo o documento BRPI1000054A2 descreve uma máquina de semear em uma fileira de plantadeira, a partir de um dosador de semente para o solo, na velocidade aproximadamente igual à velocidade de deslocamento da máquina de semear. Este documento entre outros tem suas particularidades construtivas, mas que se difere totalmente do princípio inventivo aqui requerido, que é utilizar um eixo de transmissão giratório elástico flexível, para transferir a força mecânica do implemento agrícola para giro e acio- namento dos dosadores e distribuidores.

Sabendo que a distribuição das sementes no solo, é fundamental para um bom desempenho da cultura, e que para cada percentual de falha no plantio (cova sem semente), ou para cada percentual de duplo plantio (duas sementes por cova), se tem uma perda estimada de 25% da produtividade.

Desta forma o avanço da agricultura brasileira necessita a u- tilização de tecnologias de ponta, a fim de fazer frente aos grandes concorrentes no mercado internacional, bem como ser tornar acessível ao pequeno agricultor. Na busca por novas tecnologias que tornem o processo produtivo mais eficiente, surgiu à chamada "agricultura de precisão" que é otimização do processo produtivo agrícola. Com base nesses conhecimentos e buscando melhorar o trabalho e o desempenho das plantadeiras e dos dosadores no campo, combinando mo- dificações de elementos conhecidos em forma e disposição inovadora, que se diferencie das novidades existentes. É que o autor elaborou o equipamento aqui descrito, com formas técnicas construtivas, para que pudesse ser funcional e fabricada em escala industrial.

O eixo de transmissão giratório elástico flexível, aplicado em plantadeira com dosadores de grãos, sementes, fertilizantes e equipamentos industriais aqui requeridos. Substitui o sistema de transferência de força motriz giratória, atualmente utilizada por eixo cardam ou correias, pelo revolucionário eixo de transmissão giratório elástico flexível, aplicado em dosadores de sementes e fertilizantes. Que elimina completamente o problema de travamento ou transferência da força motriz para giro do dosador, independentemente da velocidade de tracionamento, ou das irregularidades de desnível do terreno, como buracos, aclives ou declives.

Desta forma a exemplo de uma plantadeira utilizando o eixo de transmissão giratório elástico flexível, promove a tarefa tão desejada pelo a- gricultor, que é a dosagem homogénea e uniforme de fertilizantes e principalmente de sementes, independente das condições de relevo do solo.

O eixo de transmissão giratório elástico flexível, aplicado em plantadeira com dosadores de grãos, sementes, fertilizantes e equipamentos industriais, aqui requerida utiliza a tecnologia desenvolvida pelo próprio autor, no qual foi desenvolvido para transmissão rotacional de força trimecânica entre dois pontos, e depositada junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) sobe o titulo de ΈΙΧΟ DE TRANSMISSÃO GIRATÓRIO ELÁSTICO FLEXÍVEL".

Desta forma uma plantadeira com dosadores de grãos, sementes, fertilizantes, consegue trabalhar nas mais variadas condições de trabalho e solo irregulares, justamente pelo fato da transmissão rotacional de transferência motriz em ângulos horizontais, verticais, transversais e pendulares, bem como também apresentar a condição de se esticar, curvar e se contrair para o ponto inicial de repouso, mantendo a transmissão de rotação contínua e intermitente no dosador.

Outra vantagem da aplicação do eixo de transmissão giratório elástico flexível, aplicado em plantadeira com dosadores de grãos, sementes, fertilizantes, esta no fato da plantadeira eliminar inúmeros componentes, tais como, engrenagens, correntes, polias, rolamentos, anéis elásticos, correias, esticadores, molas, acoplamentos, entre outras peças, indispensáveis até então.

Estes detalhes construtivos reduzem o custo de produção de todo o conjunto de equipamentos dosadores de grãos, sementes, fertilizantes, acelera a linha de produção e reduz a manutenção periódica de montagens, manutenções e substituição peças das plantadeiras.

As figuras em anexo mostram claramente a plantadeira, que conjuntamente com as referências numéricas detalhadas a seguir, faz-se entender mais facilmente.

A figura 1 apresenta uma vista em perspectiva da linha de plantio universal com o eixo de transmissão giratório elástico flexível, aplicado para o acionamento do dosador de sementes e fertilizantes.

A figura 2 apresenta uma vista geral lateral de um modelo de plantadeira com dosador de sementes acoplado com o eixo de transmissão giratório elástico flexível, mostrando o sistema articulado de braços de união entre a plantadeira e o implemento agrícola.

A figura 3 apresenta uma vista geral superior de um modelo de linha de plantio universal com dosador de sementes acoplado com o eixo de transmissão giratório elástico flexível, mostrando o sistema articulado de braços de união entre a linha de plantio universal e o implemento agrícola.

De acordo com as figuras em anexo o presente requerimento é compreendido por um modelo de linha de plantio universal (1) com dosador (2) com disco perfurado de dosagem e distribuição de semente/fertilizante acionado em seu giro por um conjunto de engrenagens (3) que se caracteriza por receber a força mecânica giratória por meio do eixo giratório elástico flexível (4) montado em um mecanismo articulado (5) formado por um conjunto de braços inferiores (6) e braços superiores (7) com articulações (8), que conjuntamente com o eixo elástico flexível (4) se articulam entre o ponto A da plantadeira e o ponto B do implemento agrícola (não ilustrado).

A interligação entre o ponto A e o ponto B, anteriormente realizado por eixo fixo ou correias, é substituído completamente pelos conjuntos de braços inferiores (6) e braços superiores (7) que fazem a união entre o implemento agrícola qualquer (não ilustrado) a um modelo de linha de plantio universal (1), responsável por suportar a força de tração e alinhamento de todo o mecanismo. Enquanto o eixo giratório elástico flexível (4) realiza a função de transferir a força mecânica de giro sem interrupção para acionamento do dosador (2), independente do grau de inclinação entre o implemento agrícola a um modelo de linha de plantio universal (1), representado como ponto A da plantadeira e o ponto B do implemento agrícola.

A base (9) em sua parte superior (12) possui um encosto (10) de encaixe e fixação do eixo elástico flexível (4), e na parte inferior (13) possui um par de orelhas ( 1) com articulações (8) de encaixe dos braços inferiores (6) e braços superiores (7), que possibilita a movimentação independente entre o a um modelo de linha de plantio universal (1) e o implemento agrícola, sem que aja a parada do giro mecânico de acionamento do dosador (2) realizado pelo eixo giratório elástico flexível (4).

A interligação entre o ponto A e o ponto B, utilizando o eixo de transmissão giratório elástico flexível, será utilizado e aplicado em qualquer modelo de máquina ou equipamento mecânico industrial.

Claims

R E I V I N D I C A Ç Ã O
1) "EIXO DE TRANSMISSÃO GIRATÓRIO ELÁSTICO FLEXÍVEL APLICADO EM PLANTADEIRA DE GRÃOS, SEMENTES, FERTILIZANTES E EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS", compreendido por um modelo de linha de plantio universal (1) com dosador (2) com disco perfurado de dosagem e distribuição de semente/fertilizante acionado em seu giro por um conjunto de engrenagens (3) que se caracteriza por receber a força mecânica giratória por meio do eixo giratório elástico flexível (4) montado em um mecanismo articulado (5) formado por um conjunto de braços inferiores (6) e braços superiores (7) com articulações (8).
2) Eixo de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo fato da base (9) em sua parte superior (12) possui um encosto (10) de encaixe e fixação do eixo elástico flexível (4), e na parte inferior (13) possui um par de orelhas (1 1) com articulações (8) de encaixe dos braços inferiores (6) e braços superiores (7).
3) Eixo de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo fato do eixo elástico flexível (4) se articular independente entre o ponto A de inclinação de um modelo de linha de plantio universal (1 ) e o ponto B do implemento agrícola.
4) Eixo de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo fato da interligação entre o ponto A e o ponto B, ser formado por um conjunto de braços inferiores (6) e braços superiores (7).
5) Eixo de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo fato do conjunto de braços inferiores (6) e braços superiores (7) interligar um implemento agrícola qualquer a um modelo de linha de plantio universal (1 ).
6) Eixo de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo fato do eixo giratório elástico flexível (4) transferir a força mecânica de giro, sem interrupção para acionamento do dosador (2), independente do grau de inclinação entre o implemento agrícola e o modelo de linha de plantio universal (1).
7) Eixo de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo fato das articulações (8) de encaixe dos braços inferiores (6), e braços superiores (7) possibilitar a movimentação independente, entre o a um modelo de linha de plantio universal (1) e o implemento agrícola.
8) Eixo de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo fato das movimentação dos braços inferiores (6) e braços superiores (7), não interromper o giro contínuo do eixo giratório elástico flexível (4).
9) Eixo de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo fato da interligação entre o ponto A e o ponto B, utilizando o eixo giratório elástico flexível (4) ser aplicado em qualquer modelo de máquina ou equipamento mecânico.
10) Eixo de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo fato do eixo giratório elástico flexível (4) ser aplicado em qualquer modelo de máquina ou equipamento mecânico que realize ou não deslocamentos tridimensional entre o ponto A e o ponto B.
PCT/BR2012/000527 2012-08-22 2012-12-18 Eixo de transmissão giratório elástico flexível aplicado em plantadeira de grãos, sementes, fertilizantes e equipamentos industriais WO2014028990A1 (pt)

Priority Applications (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRBR1020120210282 2012-08-22
BR102012021028A BR102012021028A2 (pt) 2012-08-22 2012-08-22 Eixo de transmissão giratório elástico flexível aplicado em plantadeira de grãos, sementes, fertilizantes e equipamentos industriais

Publications (1)

Publication Number Publication Date
WO2014028990A1 true WO2014028990A1 (pt) 2014-02-27

Family

ID=50149294

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PCT/BR2012/000527 WO2014028990A1 (pt) 2012-08-22 2012-12-18 Eixo de transmissão giratório elástico flexível aplicado em plantadeira de grãos, sementes, fertilizantes e equipamentos industriais

Country Status (3)

Country Link
AR (1) AR092130A1 (pt)
BR (1) BR102012021028A2 (pt)
WO (1) WO2014028990A1 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2015179938A1 (pt) * 2014-05-27 2015-12-03 Semeato S/A Indústria E Comércio Sistema de transmissão flexível para aplicação em máquinas e implementos agrícolas em geral

Citations (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US501731A (en) * 1893-07-18 Power-transmitting flexible shaft
US4779471A (en) * 1987-03-26 1988-10-25 Deere & Company Flexible drive arrangement for an implement
BRPI1000564A2 (pt) * 2009-03-11 2011-03-22 Deere & Co máquina semeadora, e, método para coordenar a colocação de semente plantada por múltiplas unidades de fileira de uma plantadeira
BRPI1000054A2 (pt) * 2009-02-02 2011-03-29 Deere & Co máquina de semear, unidade de fileira de plantadeira, método de distribuir semente a partir de um dosador de semente para o solo, e, disco de semente
BRPI1001619A2 (pt) * 2009-05-20 2011-06-28 Deere & Co máquina semeadeira agrìcola

Patent Citations (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US501731A (en) * 1893-07-18 Power-transmitting flexible shaft
US4779471A (en) * 1987-03-26 1988-10-25 Deere & Company Flexible drive arrangement for an implement
BRPI1000054A2 (pt) * 2009-02-02 2011-03-29 Deere & Co máquina de semear, unidade de fileira de plantadeira, método de distribuir semente a partir de um dosador de semente para o solo, e, disco de semente
BRPI1000564A2 (pt) * 2009-03-11 2011-03-22 Deere & Co máquina semeadora, e, método para coordenar a colocação de semente plantada por múltiplas unidades de fileira de uma plantadeira
BRPI1001619A2 (pt) * 2009-05-20 2011-06-28 Deere & Co máquina semeadeira agrìcola

Cited By (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2015179938A1 (pt) * 2014-05-27 2015-12-03 Semeato S/A Indústria E Comércio Sistema de transmissão flexível para aplicação em máquinas e implementos agrícolas em geral
US10233965B2 (en) 2014-05-27 2019-03-19 Semeato S/A Industria E Comercio Flexible transmission system for use in agricultural machines and tools in general

Also Published As

Publication number Publication date
AR092130A1 (es) 2015-03-25
BR102012021028A2 (pt) 2014-12-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP5281013B2 (ja) 芝生の種まき装置
EP2684436B1 (en) Twin-row multiple variety planter and method of use
US9439339B2 (en) Tillage device for agricultural machinery or implements to reduce compaction caused by wheels in a field
FR2497056A1 (fr) Dispositif pour travailler le sol
CN203027683U (zh) 一种与微耕机配套的玉米精量播种施肥机
CN204244695U (zh) 多功能马铃薯播种机
US8453755B2 (en) Coulter unit for high speed fertilizer application
MX2010003286A (es) Sistema dosificador de semillas impulsado a tierra con una transmision continuamente variable.
US3971446A (en) Agricultural do-all machine
KR101669615B1 (ko) 지중 작물 수확장치
KR101738942B1 (ko) 구근류 수확장치
CN105027775B (zh) 一种全自动铺膜覆土移栽机
CN102405702B (zh) 一种振动深松施肥精量播种机
CN103975670B (zh) 覆膜上打孔花生播种机
CN205408444U (zh) 一种悬挂式多功能移栽机
CN203912510U (zh) 覆膜上打孔花生播种机
CN101347067B (zh) 花生覆膜播种机
KR101011675B1 (ko) 진동장치를 구비한 땅속작물 수확기
CN201029261Y (zh) 油菜苗移栽机
CN102918962B (zh) 改进型播种机
CN102845170B (zh) 吊桶式农作物半自动移栽机
CN102845162A (zh) 一种新型免耕播种机防堵机构
CA2899900C (en) Closing assembly for an agricultural implement
CN204217353U (zh) 一种可实现苗带清整的夏棉精量免耕播种机
CN200966228Y (zh) 精量穴播装置

Legal Events

Date Code Title Description
121 Ep: the epo has been informed by wipo that ep was designated in this application

Ref document number: 12883368

Country of ref document: EP

Kind code of ref document: A1

NENP Non-entry into the national phase in:

Ref country code: DE

122 Ep: pct app. not ent. europ. phase

Ref document number: 12883368

Country of ref document: EP

Kind code of ref document: A1