WO2013142938A1 - Formulação de produto funcional tipo bombom com semente de chia e amaranto - Google Patents

Formulação de produto funcional tipo bombom com semente de chia e amaranto Download PDF

Info

Publication number
WO2013142938A1
WO2013142938A1 PCT/BR2013/000101 BR2013000101W WO2013142938A1 WO 2013142938 A1 WO2013142938 A1 WO 2013142938A1 BR 2013000101 W BR2013000101 W BR 2013000101W WO 2013142938 A1 WO2013142938 A1 WO 2013142938A1
Authority
WO
Grant status
Application
Patent type
Prior art keywords
amaranth
sweet
chia seed
product
type functional
Prior art date
Application number
PCT/BR2013/000101
Other languages
English (en)
French (fr)
Inventor
Sueli Coutinho NOGUEIRA
Original Assignee
Nogueira Sueli Coutinho
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; THEIR TREATMENT, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23LFOODS, FOODSTUFFS, OR NON-ALCOHOLIC BEVERAGES, NOT COVERED BY SUBCLASSES A23B - A23J; THEIR PREPARATION OR TREATMENT, e.g. COOKING, MODIFICATION OF NUTRITIVE QUALITIES, PHYSICAL TREATMENT; PRESERVATION OF FOODS OR FOODSTUFFS, IN GENERAL
    • A23L33/00Modifying nutritive qualities of foods; Dietetic products; Preparation or treatment thereof
    • A23L33/10Modifying nutritive qualities of foods; Dietetic products; Preparation or treatment thereof using additives
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; THEIR TREATMENT, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23LFOODS, FOODSTUFFS, OR NON-ALCOHOLIC BEVERAGES, NOT COVERED BY SUBCLASSES A23B - A23J; THEIR PREPARATION OR TREATMENT, e.g. COOKING, MODIFICATION OF NUTRITIVE QUALITIES, PHYSICAL TREATMENT; PRESERVATION OF FOODS OR FOODSTUFFS, IN GENERAL
    • A23L29/00Foods or foodstuffs containing additives; Preparation or treatment thereof
    • A23L29/20Foods or foodstuffs containing additives; Preparation or treatment thereof containing gelling or thickening agents
    • A23L29/206Foods or foodstuffs containing additives; Preparation or treatment thereof containing gelling or thickening agents of vegetable origin
    • A23L29/238Foods or foodstuffs containing additives; Preparation or treatment thereof containing gelling or thickening agents of vegetable origin from seeds, e.g. locust bean gum or guar gum
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; THEIR TREATMENT, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23LFOODS, FOODSTUFFS, OR NON-ALCOHOLIC BEVERAGES, NOT COVERED BY SUBCLASSES A23B - A23J; THEIR PREPARATION OR TREATMENT, e.g. COOKING, MODIFICATION OF NUTRITIVE QUALITIES, PHYSICAL TREATMENT; PRESERVATION OF FOODS OR FOODSTUFFS, IN GENERAL
    • A23L33/00Modifying nutritive qualities of foods; Dietetic products; Preparation or treatment thereof
    • A23L33/30Dietetic or nutritional methods, e.g. for losing weight

Abstract

Formulação de produto funcional tipo bombom com semente de chia e amaranto, refere-se a Patente de Invenção de formulação de produto funcional do tipo de bombom que utiliza semente de chia e amaranto associados a alfarroba ou chocolate branco dietético, que objetiva obter produto que auxilia no emagrecimento, através de efeito saciante e ansiolítico e esvaziamento gástrico e auxilia no controle da celulite pela ação antiinflamatória, trazendo vantagens de proporcionar ao consumidor o prazer de comer um bombom sem culpa, sabendo que ele ajudará no emagrecimento, na saúde e na estética, sem alterar o sabor característico do produto.

Description

"FORMULAÇÃO DE PRODUTO FUNCIONAL TIPO BOMBOM COM SEMENTE DE CHIA E AMARANTO".

Refere-se a presente Patente de Invenção a formulação de produto funcional do tipo de bombom que utiliza semente de chia e amaranto associados a alfarroba ou chocolate branco, que objetiva obter produto que auxilia no emagrecimento, através de efeito saciante e ansiolítico e esvaziamento gástrico e auxilia no controle da celulite pela ação antiinflamatória, trazendo vantagens de proporcionar ao consumidor o prazer de comer um bombom sem culpa, sabendo que ele ajudará no emagrecimento, na saúde e na estética, sem alterar o sabor característico do produto.

Como é de conhecimento dos meios técnicos ligados a fabricação de alimentos em geral e de bombons em particular, atualmente nas formulações de bombons do tipo chocolate branco ou chocolate ao leite convencionais, usam manteiga de cacau ou alfarroba, leite de vaca e açúcar ou edulcorantes naturais ou artificiais, que são bastante atrativos aos consumidores, porém nada colaboram para evitar a obesidade e a formação de celulite.

Além disto, encontramos no mercado os seguintes produtos:

a) Biscoitos de Amaranto germinado biscoitos chia

Trata-se de uma receita simples para obter crackers sem glúten, sem colesterol, sem gorduras saturadas, rico em ácidos graxos ômega e proteína.

Ingredientes: 1 / 2 xícara de amaranto, 1 / 2 xícara sementes de chia ou sementes de linhaça, 1 tbs. Paprika quente ou doce, água e 1 pitada de sal do Himalaia finamente triturado.

Preparo: misture muito bem em liquidificador todos os ingredientes, adicionando a água aos poucos até obter uma pasta viscosa suave e consistente. Espalhe-a em camada muito fina em um papel manteiga e seque-o de preferência em um forno a 115 graus F ou mais rápido a temperatura de 140 graus F.

b) iogurte com mamey, amaranto, aveia crua e chia.

Ingredientes: 1/2 mamey média, cortada em pedaços, aveia crua, sementes de Chia, amaranto inchado e sementes de linhaça.

Preparo: Coloque cerca de 1 / 4 de xícara de iogurte em um copo. Acrescente os ingredientes secos, em seguida, o mamey, outra camada de iogurte e assim por diante até que na ultima camada coloca-se iogurte e uma pitada de aveia, chia, amaranto e linhaça.

c) Bombons Lola

Criação de cientistas espanhóis, o chocolate que, além de não engordar, emagrece foi apresentado em feira na Espanha com sucesso. Estes bombons são saciantes e levam em sua composição: cacau, pralinê e um composto biológico à base da microalga espirulina.

Pesquisando no banco de patentes brasileiro, encontramos os seguintes pedidos de patentes:

1) Patente brasileira PI 0904245-8 Confeitos, Balas, Goma de Mascar, Barras Alimentícias de Cereais, Chocolates e Outras Guloseimas com Aditivos Auxiliares ao Controle De Peso Corporal Humano que revela combinações, em variadas concentrações, de aditivos com propriedades de auxiliarem o controle do peso humano, nas variadas formulações que dão nome a esta Patente, os quais são extrato de folhas de Cameilia sinensis, de qualquer cor, extrato de jojoba, extrato de algas espirulinas, colágeno hidrolisado, extrato de glucomanann, faseolamina, extrato de Caraluma fimbriata, extrato de Gymnema sp, caseolamina, extrato de Ecalyculata vell, L-Carnitina, extrato de Carthamus tinctorius, quitosana, betacaroteno, flavonoides, licopeno, compostos fenólicos, vitamina C e vitamina E, selênio, cobre e zinco.

2) Patente estadunidense 8,062,690 denominada Composição de Suplemento Dietético para Eliminação de Gordura no Sangue, que revela um método para melhorar a motilidade gastrointestinal em humanos e outros mamíferos compreende administrar uma quantidade terapeuticamente eficaz de uma composição com um ou mais de cadeia longa (C24-C36) de álcoois primários como policosanols dispersos em uma ou mais grau alimentício gorduras ou óleos, onde o tamanho de partícula dos álcoois são substancialmente menor do que 10 microns.

3) Patente estadunidense 5,612,074 denominada Um Barra de Alimentos Enriquecidos de Nutrientes não-cozidos e com Fibra Dietética, sem proteína animal, carboidratos simples, carboidratos complexos, açúcares, antioxidantes e lecitina, que fornece adicionalmente ácido linoleico poliinsaturado, ácido alfa-linolénico superinsaturado, aminoácidos, magnésio, clorofila e piridoxina, e inclui sódio e potássio em uma razão metabolicamente vantajosa, e não tem colesterol, aditivos artificiais, conservantes, aromas e cores e uma quantidade mínima de gordura saturada. Uma mistura de ingredientes secos são combinados com uma mistura de ingredientes líquidos em uma proporção de cerca de 3:1 em peso. Ingredientes secos incluem cerca de 38% de fibras dietéticas, cerca de 18% de proteínas não animal, sementes oleaginosas que contêm ácido linoleico poliinsaturados, ácido alfa-linolênico superinsaturado e aminoácidos, e os ingredientes que contem clorofila, piridoxina, magnésio. A mistura de ingredientes líquidos incluem cerca de 90% em peso de adoçante xarope natural, óleos vegetais e aromas líquidos. A barra de alimento contém cerca de 35% em peso de hidratos de carbono complexos, cerca de 17% em peso de carboidratos simples, com ácido linoléico poliinsaturados presentes em uma proporção de cerca de 3: 1, em peso, de ácido alfa-linolênico superinsaturado e potássio presentes em uma proporção de cerca de 10: 1 em peso de sódio.

As formulações reveladas no estado da técnica, apresentam limitações e desvantagens de serem apenas um alimento dietético não atendendo as necessidades dos consumidores no tocante a promover o emagrecimento e eliminação de celulite ao mesmo tempo.

As formulações atuais não resolvem os seguintes problemas que a formulação do presente invento resolveu:

1. As formulações atuais não oferecem solução completa de alimentação e de combate a celulite;

2. As formulações atuais não associam a ação saciante, que ajude no processo de emagrecimento, que não aumente a carga glicêmica, que não tenha efeito estimulante ou viciante; e

3. As formulações atuais não permitem emagrecimento (perda de peso) sem se sentimento de culpa ao consumirem chocolate e por vezes essa restrição do doce leva a compulsão. Para os diabéticos essa restrição é mais frequente.

Além disto as formulações atuais apresentam desvantagens, limitações e inconvenientes de que os chocolates convencionais contêm cafeína e teobrobina, que são substâncias estimulantes e viciantes e possuem agentes alergênicos. Os bombons com fitoterápicos têm um sabor alterado o que tira o prazer de degustar o doce.

"FORMULAÇÃO DE PRODUTO FUNCIONAL TIPO BOMBOM COM SEMENTE DE CHIA E AMARANTO", objeto da presente patente foi desenvolvido para superar as desvantagens, limitações e inconvenientes das formulações atuais, pois auxilia no emagrecimento, através de efeito saciante e ansiolítico e esvaziamento gástrico e auxilia no controle da celulite pela ação antiinflamatória, trazendo vantagens de proporcionar ao consumidor o prazer de comer um bombom sem culpa, sabendo que ele ajudará no emagrecimento, na saúde e na estética, sem alterar o sabor característico do produto.

A formulação da presente patente resolveu os problemas que as formulações não resolvem da seguinte maneira:

1. A associação de alfarroba ou chocolate branco dietético com semente de chia e amaranto apresenta uma solução completa de alimentação e combate a celulite;

2. A ação saciante da Semente de Chia, ajuda no processo de emagrecimento sem aumentar a carga glicêmica, sem o efeito estimulante ou viciante; e

3. Os efeitos dos componentes da formulação da presente patente farão com que os usuários emagreçam sem se sentirem culpados ao consumirem um bombom e sem provocar a compulsão.

Após incessantes e custosas pesquisas e testes práticos, obteve-se misturas otimizadas e balanceadas a partir das seguintes propriedades e dos seguintes mecanismos de funcionamento:

A Semente de Chia é rica em Omega 3 e fibras mucilaginosas. As fibras mucilaginosas ao entrar em contato com a água formam um gel no estômago, tornando a digestão mais lenta dando a sensação de saciedade. O omega 3 presente no grão combate a inflamação e promove a quebra de triglicerídeos. As fibras ajudam também na desintoxicação, pois regula o transito intestinal e limpa o organismo.

O Amaranto é fonte de proteína e de antioxidantes que combatem os radicais livres. O alto valor protéico ajuda a aumentar a massa magra em praticantes de atividade física, reduzindo níveis de colesterol ruim.

O Alfarroba é um produto natural sem cafeína, teobromina ou qualquer agente alergênico e estimulante, sendo uma alternativa perfeita ao chocolate convencional. Sem açúcar, sem lactose e sem glúten atende as necessidades de pessoas com restrição alimentar e provoca bem estar por não gerar na digestão.

A Polidextrose é um produto rico em fibras e pode ser utilizado ao mesmo tempo como estabilizante e/ou como dulçor.

O Chocolate Branco dietético para dietas de ingestão controlada de açúcares é um produto sem lactose, sem açúcar e sem glúten com sabor agradável e semelhante ao chocolate branco convencional, mantendo o doce sabor do açúcar sem as calorias do mesmo, atendendo as necessidades de pessoas com intolerância a lactose e caseína, que não podem consumir açúcar, celíacos e também pessoas que não querem consumir chocolate com açúcar, lactose e açúcar na sua composição.

A faixa de formulação que funciona para os propósitos da presente patente, apresenta a seguinte composição em peso: 10 a 50 % de Semente de Chia

10 a 40 % de Amaranto

10 a 80 % de Massa de Bombom a base de Alfarroba ou de Chocolate Branco Dietético

A massa de bombom a base de Alfarroba utilizado na formulação da presente patente é o produto, porém não limitado a ele, da patente brasileira PI 1000670-2 denominada formulação otimizada de chocolate alternativo de alfarroba sem lactose, sem adição de açúcar e sem glúten com composição:

3 a 60 % de alfarroba em pó;

25 a 45 % de óleo de palma;

10 a 40 % de Edulcorante Natural Maltitol;

3 a 30 % de extrato proteico de soja;

0 a 20 % de maltodextrina;

0 a 0,4 % de emulsificante lecitina de soja;

0,03 a 0,09 % de aroma idêntico ao natural de leite; e

0,02 a 0,09 % de aroma natural de baunilha.

A massa de bombom a base de Chocolate Branco Dietético utilizado na formulação da presente patente é o produto, porém não limitado a ele, da patente brasileira PI 0905549-5 denominado formulação de chocolate branco sem lactose, sem caseína, sem açúcar e com fibras:

20 a 45% manteiga de cacau;

25 a 40% poliol, escolhido entre maltitol, lactitol e xilitol;

5 a 20% polidextrose; 0 a 10% maltodextrina;

10 a 40% de extrato de soja desengordurado;

Edulcorante sucralose em quantidade de acordo com os limites da legislação; e

Aromas qsp para dar sabor desejado.

Claims

REIVINDICAÇÃO
1. "FORMULAÇÃO DE PRODUTO
FUNCIONAL TIPO BOMBOM COM SEMENTE DE CHIA E AMARANTO", composta por:
10 a 50 % de Semente de Chia;
10 a 40 % de Amaranto; e
10 a 80 % de Massa de Bombom a base de Alfarroba ou de Chocolate Branco Dietético.
PCT/BR2013/000101 2012-03-30 2013-03-28 Formulação de produto funcional tipo bombom com semente de chia e amaranto WO2013142938A1 (pt)

Priority Applications (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRBR1020120072483 2012-03-30
BR102012007248A BR102012007248A2 (pt) 2012-03-30 2012-03-30 Formulação de produto funcional tipo bombom com semente de chia e amaranto

Publications (1)

Publication Number Publication Date
WO2013142938A1 true true WO2013142938A1 (pt) 2013-10-03

Family

ID=49257977

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PCT/BR2013/000101 WO2013142938A1 (pt) 2012-03-30 2013-03-28 Formulação de produto funcional tipo bombom com semente de chia e amaranto

Country Status (1)

Country Link
WO (1) WO2013142938A1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
RU2662184C1 (ru) * 2017-04-03 2018-07-24 Светлана Владимировна Егорова Способы производства зерновых батончиков для функционального и специализированного питания

Citations (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2008066308A1 (en) * 2006-11-30 2008-06-05 Amorepacific Corporation Food composition for increasing the satiety and satiation
MXNL06000071A *
WO2009089436A1 (en) * 2008-01-11 2009-07-16 U.S. Nutraceuticals, Llc D/B/A Valensa International Chia seed composition
US20100251934A1 (en) * 2009-04-03 2010-10-07 Smith Kimberly L Modeling compounds and method of making same
BRPI0905549A2 *
BRPI1000670A2 *

Patent Citations (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
MXNL06000071A *
BRPI0905549A2 *
BRPI1000670A2 *
WO2008066308A1 (en) * 2006-11-30 2008-06-05 Amorepacific Corporation Food composition for increasing the satiety and satiation
WO2009089436A1 (en) * 2008-01-11 2009-07-16 U.S. Nutraceuticals, Llc D/B/A Valensa International Chia seed composition
US20100251934A1 (en) * 2009-04-03 2010-10-07 Smith Kimberly L Modeling compounds and method of making same

Non-Patent Citations (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Title
"Bombons de Alfarroba - Alfarroba", 22 January 2011 (2011-01-22), Retrieved from the Internet <URL:http://www.alfarrobacuritiba.com.br/alfarroba/bombons-de- alfarroba.html> [retrieved on 20130307] *
"Bombons de Alfarroba - Alfarroba", WAY BACK MACHINE DA PÁGINA, Retrieved from the Internet <URL:http://web.archive.or/eb/ZO I20122024209/http://www:alfarro bacuritiba. com. br/alfarroba/bombons-de-alfarroba. html> *
"Carob Chia Mini Bundt Cakes", 18 May 2011 (2011-05-18), Retrieved from the Internet <URL:http://www.pure2raw.com/2011/OS/carob-chia-seed-suear-free- mini-bundt-cakes/?printthis=l&printsect=l> [retrieved on 20130502] *
"ChocoFitness chia com 54% cacau", 7 May 2011 (2011-05-07), Retrieved from the Internet <URL:http://www.chocofitness.com.br/products/CHOCOFITNESS- CHIA-COM-54%25-CACAU.html> [retrieved on 20130507] *
"Chocolate?? Não... é Alfarroba!", 20 March 2009 (2009-03-20), Retrieved from the Internet <URL:http://www.semlactose.com/index.php/2009/03/20/chocolate- nao-e-alfarroba> [retrieved on 20130507] *
"Low Sugar Carob Chia Cookies", 2 May 2013 (2013-05-02), Retrieved from the Internet <URL:http://www.pure2raw.com/2011 /07/low-sugar-carob-chia- cookies-that-are-gluten-free/?printthis=1 &printsect=1> *
"O mundo dos chocolates saudáveis - Você Bonita", 27 March 2012 (2012-03-27), Retrieved from the Internet <URL:http://www.drafernanda granja.com/2012/03/o-mundo-dos- chocolates-saudaveis-voce.html> [retrieved on 20130507] *
PÁSCOA, 28 March 2013 (2013-03-28), Retrieved from the Internet <URL:http://twomomsandme.blogspot.com.br/2013 03 O1 archive.html> [retrieved on 20130502] *

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4766004A (en) Crunchy, highly palatable, bulk-increasing, dietary fiber supplement composition
US6676982B2 (en) Nutritional food bar for sustained energy
US4415596A (en) Coated confectionery with a high protein content and process for production thereof
US20050084592A1 (en) Satiety enhancing food compositions
US20030185961A1 (en) Novel fruit fillings, methods for their manufacture and their use in nutritional products
US20050266137A1 (en) Food composition
US20050233045A1 (en) Satiety enhancing food compositions
WO1997007811A1 (en) A novel use of soy molasses
US20070014914A1 (en) Protein isolate compositions and uses thereof
US20090181114A1 (en) Chia seed beverage and related method
US20070087084A1 (en) Low-calorie food bar
RU2460303C1 (ru) Композиция и способ производства овсяных пряников с использованием профилактической добавки - арабиногалактана
US20050170059A1 (en) Satiety enhancing food compositions
WO2001064044A2 (en) Nutritional food bar for sustained energy
US20080026111A1 (en) Indulgent edible composition
US20060088628A1 (en) Food bar
US20090068315A1 (en) Composite nutritional products
US20070231450A1 (en) Protein system and food products including same
US20050058759A1 (en) Protein enhanced low carbohydrate snack food
US20040047962A1 (en) Highly nutritious baked products
US20070082028A1 (en) Compositions and methods for inducing satiety and reducing caloric intake
US20030161914A1 (en) Novel caramel food ingredients, processes for the manufacture thereof, and nutritional procucts containing these caramels
US20070148289A1 (en) Food bar
US20070082084A1 (en) Methods for weight management
US20040086600A1 (en) Tasting energy bar

Legal Events

Date Code Title Description
121 Ep: the epo has been informed by wipo that ep was designated in this application

Ref document number: 13767454

Country of ref document: EP

Kind code of ref document: A1

NENP Non-entry into the national phase in:

Ref country code: DE

122 Ep: pct application non-entry in european phase

Ref document number: 13767454

Country of ref document: EP

Kind code of ref document: A1