PT92431B - Dispositivo para medir a passagem de um determinado comprimento de tecido pela perpendicular da agulha de uma maquina e costura - Google Patents

Dispositivo para medir a passagem de um determinado comprimento de tecido pela perpendicular da agulha de uma maquina e costura Download PDF

Info

Publication number
PT92431B
PT92431B PT92431A PT9243189A PT92431B PT 92431 B PT92431 B PT 92431B PT 92431 A PT92431 A PT 92431A PT 9243189 A PT9243189 A PT 9243189A PT 92431 B PT92431 B PT 92431B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
markings
aforementioned
fabric
contact
hand
Prior art date
Application number
PT92431A
Other languages
English (en)
Other versions
PT92431A (pt
Inventor
Antonio Jimenez
Gino Walter Michelizza
Original Assignee
Mefina Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Mefina Sa filed Critical Mefina Sa
Publication of PT92431A publication Critical patent/PT92431A/pt
Publication of PT92431B publication Critical patent/PT92431B/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D05SEWING; EMBROIDERING; TUFTING
    • D05BSEWING
    • D05B27/00Work-feeding means
    • D05B27/22Work-feeding means with means for setting length of stitch
    • DTEXTILES; PAPER
    • D05SEWING; EMBROIDERING; TUFTING
    • D05BSEWING
    • D05B3/00Sewing apparatus or machines with mechanism for lateral movement of the needle or the work or both for making ornamental pattern seams, for sewing buttonholes, for reinforcing openings, or for fastening articles, e.g. buttons, by sewing
    • D05B3/24Sewing apparatus or machines with mechanism for lateral movement of the needle or the work or both for making ornamental pattern seams, for sewing buttonholes, for reinforcing openings, or for fastening articles, e.g. buttons, by sewing formed by general-purpose sewing machines modified by attachments, e.g. by detachable devices

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Textile Engineering (AREA)
  • Sewing Machines And Sewing (AREA)

Description

Α presente invenção refere-se a um dispositivo para medir a passagem de um comprimento determinado de um tecido pela perpendicular da agulha de uma máquina de costura, que compreende, por um lado, um par de màrcações que formam, cada uma, um elemento de contacto eléctrico, um órgão de regulação para variar o afastamento entre as citadas marcações, sendo estas destinadas a fixar, respectivamente, o inicio do comprimento a medir e o fim do mesmo comprimento, e, por outro lado, um órgão de fechamento dos contados montado entre as citadas marcações; um elemento móvel, solidário com um dos elementos, par de marcações ou órgão de fechamento dos contados; meios para colocarem o citado elemento móvel em contacto com o tecido a coser e provocarem o seu accionamento em função do avanço do mencionado tecido, e um órgão de recuperação que tende constantemente a trazer o elemento movél para uma posição, na qual a marcação, que fixa o inicio do comprimento a ser medido e o citado órgão de fechamento dos contactos são aplicados um contra o outro.
Já foram propostos numerosos dispositivos para medirem um determinado comprimento do tecido, associados com um circuito de comando de uma máquina de costura. Os sinais eléctricos que indicam ao circuito de comando respectivamente o inicio e o fim da passagem de um comprimento determinado do tecido pela perpendicular da agulha da máquina de costura podem ser produzidos por meios mecânicos, magnéticos, electro-ópticos ou eléctricos. A vantagem dos meios eléctricos reside no fact de não ser preciso recorrer a um elemento intermediário e se actuar directamente no circuito eléctrico do comando da náquina o que constitui uma garantia de precisão e de seguran ça no funcionamento, que não se obtêm com os outros meios acima citados.
Jm dispositivo deste tipo já foi proposto para efectuar a costura das casas dos botões, na patente de invenção norte-americana US-A-4 409 913. Para esta finalidade, a barra do
pé calcador do tecido é,electrioamente condutora e é ligada, por um lado, a um terminal do circuito de comando da máquina, e, por outro lado, a um primeiro órgão de contacto, solidário com o pé calcador.. Um segundo órgão de contacto, isolado do primeiro e igualmente solidário com o pé calcador é ligado ao outro polo do citado circuito de comando por meio de um fio no interior da haste tubular do referido pé. Estes dois órgãos de contacto são, cada um, dotados de uma peça de atrito, que está em contacto com uma pista isolante, formada por duas corrediças, a primeira das quais é montada de forma a poder deslizar sobre o pé calcador do tecido e é destinada a ser movimentada à frente do tecido. Esta primeira corrediça tem um condutor montado transversalmente à pista isolante, e um segundo condutor semelhante é montado na segunda corrediça, que é regulável por meio de deslizamento sobre a primeira, a fim de determinar o comprimento da passagem do tecido. Quando os órgãos de contacto encontram um ou o outro dos condutores, os dois terminais do circuito de comando são unidos e o sinal indica que o dispositivo de medição se encontra numa ou na outra extremidade do comprimento da passagem desejada para a costura no tecido.
Na solução proposta, as marcações condutoras, solidárias com as respectivas corrediças, são, do ponto de vista eléctrico, elementos passivos, visto que não são directamente destinados a serem ligados ao circuito de comando, mas são ligados indirectamente, quando os órgãos de contacto se encontram. Esta solução, na qual os dois órgãos de contacto são solidários com um mesmo elemento, necessita de os isolar um do outro, multiplicando o número de peças necessárias e aumentando o tempo de montagem. Entende-se facilmente que esta solução foi adoptada na medida em que seria ainda mais complicado ligar as marcações solidárias com as corrediças a> um dos terminais do circuito de comando. Um outro inconveniente deste dispositivo reside no facto de que é relativamente incomodati
vo e que, para se agarrar ao tecido, é necessário fixar a parte de tecido para coser, o que complica o trabalho do operador .
objectivo da presente invenção consiste em proporcionar uma simplificação deste dispositivo, tanto a respeito da sua fabricação, como da sua utilização, e reduzir o seu aspecto incomodativo.
Outrãs vantagens do dispositivo que constitui o objecto desta invenção surgirão a luz da descrição que se segue e do desenho anexo que representa, de forma esquemática e a; titulo de exemplo, uma forma de realização.
A Figura 1 é uma vista em perspectiva de um pé calcador e de uma forma de realização do dispositivo destinado a ser ligado ao referido pé, de forma amovível.
A Figura 2 é uma vista em corte do mencionado dispositivo de acordo com a linha II-II da Figura 3.
A Figura 3 é uma vista em corte segundo a linha III-III da Figura 2 .
A Figura 4 é uma vista em corte segundo a linha IV-IV da Figura 2.
A Figura 5 é um diagrama de blocos de funcionamento do comando de uma máquina de costura electrónica com memória.
dispositivo para medir a passagem de um comprimento determinado de um tecido pela perpendicular da agulha da máquina de costura compreende uma armação 1 munida de duas peças corrediças 2 destinadas a se encaixarem com atrito em duas corrediças 3 montadas no calcador 4 da máquina de costura.
Esta armação tem duas flanges la, lb nas quais encaixa um veio 5. Este veio 5 atravessa livremente um cilindro 7 solidário com um braço 8 que tem o mecanismo de medição do compri mento, que será descrito a seguir. 0 cilindro 7 tem, numa das
extremidades, uma cavilha excêntrica 9, que penetra numa folga 10 da flange la. Uma mola em especial 11, montada num alojamento da armação 1, encosta de encontro a uma superficie do braço 8, aplicando a cavilha excêntrica 9 contra a folga 10, limitando assim o deslocamento em relação à armação 1, na direcção do braço 8.
Este braço 8 tem uma haste fixa 15 que se prolonga lateralmente para fora, assim como dois pinhões 16 e 17 solidários com um veio comum 18 montado de forma a poder rodar através de um furo interno do braço 8 paralelo à haste fixa 15. O diâmetro do pinhão 16 é maior que o do pinhão 17.
A haste fixa 15 é destinada a receber um pequeno tambor 19 que possui um conjunto denteado 21 encaixado no do pinhão 17 e que contém uma mola em espiral 20, cuja extremidade interna se preende num gancho 22 solidário com a citada haste 15, enquanto a sua extremidade externa é solidária com a superfície cilíndrica interna do pequeno tambor 19. Este pequeno tambor 19 possui ainda, na sua face externa, uma cavilh 23, que se prolonga para leiamente ao respectivo eixo.
A armação 1 e o braço 8 são feitos de material plástico isoiante, enquanto que o pequeno tambor 19 e a cavilha 23 são de metal. Uma peça de atrito metálica 24, destinada a ser ligada a um dos terminais do circuito de comando da máquina, que será descrito mais adiante, é fixada na armação isolante 1 e destina-se a encostar, de forma elástica, na face lateral não denteada do pequeno tambor 19, para ligar este último ao terminal do circuito de comando. Para este fim, um terminal 24*, da peça de atrito 24 é colocado numa face da armação 1 e destina-se a entrar em contacto com um condutor (não representado) existente no pé calcador 4.
Uma platina 25 (figuras 1, 2 e 3), de material electricamente isolador, é perfurada com uma abertura central para a passagem da haste fixa 15 e com uma abertura em arco de circulo 27 com o centro na abertura central, para a passagem da cavilha 23 do pequeno tambor 19. Esta platina 25 é fixada no braço 8 com o auxilio de dois parafusos 26 e possui um elemento de contacto electrico elástico 28, montado numa extremidade da abertura em arco de circulo 27 e apresenta um prolongamento 28a que penetra numa abertura anelar 25a.
Um tambor 29, dotado de uma abertura axial 32 (Figura 4) é montado de forma a poder rodar na haste fixa 15. Este tambor tem uma graduação 30 (Figura 1) na sua face cilíndrica externa, que se pode deslocar em frente de uma marcação 31 que aparece no rebordo da platina 25. Este tambor possui ainda uma abertura em arco de círculo 33 com o centro na abertura axial 32. Um elemento de contacto elástico 34 é montado numa extremidade da citada abertura 33. O referido tambor 29 é feito de um material electricamente isolante, como por exemplo matéria plástica, e possui um anel metálico 35 que fica axialmente saliente, e contra a sua superfície interna apoiam-se um braço 34a do elemento de contacto 34, assim como o braço 28a do outro elemento de contacto 28 solidário com a platina 25, quando o tambor é montado sobre a haste fixa 15, e a parte saliente do anel metálico 35 penetra na abertura anular 25a..Uma peça de atrito 36 apoia-se elasticamente contra a superfície externa do citado anel metálico 35 e é ligada ao segundo terminal do circuito de comando, por meio do seu terminal 36* destinado a entrar em contacto com um condutor (não representado), colocado no pé calcador 4. Por consequência, os contactôs 28 e 34 são ligados ao mesmo terminal, snquanto que o pequeno tambor 19 e a sua cavilha 23 são ligados ao outro terminal. Um batente fixo 37 fica saliente na platina 25 e destina-se a penetrar na abertura em semicírculo 33 do tambor 29 para limitar o curso angular deste último.
Duando os diferentes elementos do dispositivo de medição já descrito são montados na haste fixa 15 do braço 8, como está
Ilustrado na figura 2, a cavilha 23 do pequeno tambor 19 passa
pela abertura semicircular 27 e entra na abertura em arco de circulo 33.
diagrama de blocos da Figura 5 ilustra um exemplo de utilização do dispositivo de medição acima descrito, aplicado à confecção de uma casa de botão, entendendo-se que este dispositivo de medição pode ser utilizado para a confecção de todos os tipos de motivos, por exemplo, para a repetição de uma costura de comprimento constante.
Este diagrama de blocos compreende uma memória de endereços de fases 38 das diferentes fases da formação da casa do botão que neste exemplo são em número de seis, ilustradas por uma parte da memória electrónica 39. A memória de endereços de fases 38 é ligada a uma selecção da memória 40, que permite escolher um tipo da casa de botão nesta memória e escolher entre um modo automático e um modo manual, consistindo este último em a máquina parar depois de cada fase do programa fixado na memória electrónica 39. Esta memória de endereços de fases 38 é ainda ligada a um contador de endereços de fases 41 e a um contador 42, que é ligado a um detector da posição 43 da barra de agulha (não representada) e que origina um impulso de cada vez que um ponto é terminado.
citado contador 42 é ainda ligado a um bloco 44, destinado a transmitir o/seu impulso a uma das entradas de um elemento lógico E 45, cuja saida é ligada ao contador de endereços de fases 41 e cuja segunda entrada é ligada a um bloco gerador de impulsos 46, que é ligado à saida de um elemento lógico OU47, cujas entradas são ligadas, por um lado, ao dispositivo de comando acima descrito e cujos elementos de contacto 23, 28 e 34 foram representados num rectângulo que simboliza este dispositivo e, por outro lado, a um contacto manual 48 no caso em que a selecção da memória 40 foi escolhido de maneira a realizar manualmente a casa do botão, quer dizer em que o inicio de cada fase é comandado pelo operador.
Neste diagrama de blocos representou-se ainda um pedal 49 ligado a um comando 50 de um motor 51 de accionamento da máquina.
Para proceder à costura de uma casa de botão com a utilização do dispositivo de medição já descrito, o operador escolhe o comprimento da casa do botão com o auxilio do tambor 29 rodando a graduação 30 até que o valor do citado comprimen to se encontra em frente da marcação 31. Em seguida, o operador escolhe o tipo de casa de botão, assim como a sua forma de realização (automática ou manual) com o auxilio da escolha da memória 40 e, a partir desse momento, ele póe a máquina em funcionamento accionando o pedal 49. A máquina executa então a fase 1 do programa representado na memória electrónica 39.
Quando o tecido T é arrastado faz rodar o pinhão 16 que se apoia elast icanrsite nele, de forma que o pinhão 17, que engrena com o pequeno tambor 19, provoca, por um lado, o deslocamento angular da cavilha 23 no sentido do elemento de contacto 34 solidário com o tambor 29 e, por outro lado a tracção da mola em espiral 20, cuja extremidade interna é solidária com o veio fixo 15 .
Quando a cavilha 23 encontra o elemento de contacto 34, produz-se um impulso por meio do gerador de impulsos 46 que é transmitido ao elemento lógico E45. Atendendo a que este impulso pode intervir antes da conclusão de um ponto, o detector de posição 43 da barra da agulha comunica ao contador 42 o momento em que o ponto em curso de confecção está concluído. Nesse momento, aparece um impulso na saida do bloco 44, de forma que o elemento lógico E45 produz um sinal que transmite ao contador de endereços de fases 41, que indica, na memória de endereços de fases 38, o fim da fase em curso. Se o operador tiver escolhido um modo de trabalho automático, a memória de endereços de fases 38 comuta a memória electrónica 39 na fase 2 e faz recomeçar o processo de costura que
tinha sido interrompido no fim da fase 1.
No caso do modo de trabalho que se digna por manual, o operador deve accionar o contacto manual 48 para dar inicio à fase segu inte.
A máquina puxa o tecido T para trás, efectuando uma costura em linha recta paralela à costura em ziguezague da fase 1. Como o pinhão 16 não se afastou do tecido, ele é obrigado a rodar no sentido inverso, puxando a cavilha 23 no sentido do contacto 28 e desarmando a mola 20.
Uma vez terminada esta segunda fase, pelo encontro da cavilha 23 com o elemento de contacto 28 e a indicação pelo contador 42 do fim do ponto em vias de execução, o processo de inicio da fase 3 repete-se como no caso da passagem da fase 1 para a fase 2 acima descrito. Em seguida, as fases 4,5 e 6 são executadas sucessivamente da mesma maneira, após o que a casa do botão está concluída. Com o levantamento do pé calcador 4 da máquina, o pinhão 16 é libertado, permitindo que a mola 20 leve o pequeno tambor 19 para a sua posição ir.icial com a cavilha 23 de encontro ao elemento de contacto 28.
Graças nomeadamente à mola 20 que leva o pequeno tambor 19 e a sua cavilha 23 para a sua posição inicial desde que o pinhão 16 se afaste do tecido, este dispositivo pode ser utilizado para repetir, todo e qualquer motivo, sobre um mesmo comprimento, determinado pela graduação 30 do tambor 29. Com efeito , uma vez que se tenha escolhido o comprimento nessa referida graduação 30, está última fica nesta posição e a cavilha 23 desloca-se do elemento de contacto fixo 28 para o elemento de contacto 34 ligado ao tambor 29. Desde que o pé calcador 4 tenha sido levantado, a citada cavilha 23 volta a encostar de encontro ao elemento de contacto 28 sem que a graduação 30 se desloque, de forma que o mesmo comprimento de costura pode ser repetido enquanto não se mudar a posição da graduação 30 do tambor 29.

Claims (3)

  1. - Dispositivo para medir a passagem de um determinado comprimento de um tecido pela perpendicular da agulha de uma máquina de costura, que compreende, por um lado, um par de marcações (28, 34) que formam, cada uma, um elemento de contacto eléctrico, um órgão de regulação para variar o afastamento entre as citadas marcações, sendo estas destinadas a fixar, respectivamente, o inicio do comprimento a medir e o fim do mesmo comprimento, e, por outro lado, um órgão de fechamento dos contactos (23) montado entre as citadas marcações ;
    um elemento móvel (19) solidário com um dos elementos, par de marcações (28, 34) ou órgão de fechamento dos contactos (23, meios (16, 17, 18, 21), para colocarem o citado elemento móvel (19) em contactô com o tecido a coser e provocarem o seu accionamento em função do avanço do mencionado tecido, e um órgão de recuperação (20) que tende constantemente a trazer o citado elemento móvel (19) para uma posição, na qual a marcação (28), que fixa o inicio do comprimento a ser medido e o citado órgão de fechamento dos contactos (23) são apli cados um contra o outro, caracterizado pelo facto de o meneio nado par de marcações (28, 34), por um lado, e o referido órgão de fechamento de contactos (23), por outro lado, serem destinados a ser ligados respectivamente, aos dois terminais do citado circuito de comando da máquina.
  2. 2ã - Dispositivo de medição de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de o mencionado par de marcações (28, 34), por um lado, e o citado orgão de fechamento de contacto (23), por outro lado, serem ligados a dois terminais (24*, 36*) do referido circuito de comando da máquina por in11 termédio de duas pistas circulares respectivas (19, 35), montadas rotativamente em volta de um eixo comum e associadas com duas respectivas peças de atrito condutoras (24, 36), sendo uma dessas pistas solidárias com a citada peça móvel (19), enquanto a outra é solidária com uma das mencionadas marcações (34) e constituir o referido órgão de regulação para variar o afastamento entre as marcações.
    - Dispositivo de medição de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo facto de o referido eixo comum (15) possuir a citada peça móvel (19) munida, na sua periferia, de uma das referidas pistas e da qual uma sua face axial tem o órgão de fechamento dos contactos (23), sendo o citado eixo (15), além disso solidário com uma platina isolante (25) atra vessada por uma abertura em arco de circulo (27) cujo centro coincide com eie e que serve para a passagem do referido órgão de fechamento de contactos (23) e numa extremidade da qual se encontra uma das citadas marcações (28), e o mencionado eixo (15) possuir ainda uma peça móvel para regulação do comprimento (29), feita de material isolante, montado de forma a poder rodar e possuindo, numa face adjacente à referi da platina (25), uma abertura circular (33) concêntrica e com o raio igual· ao da abertura em arco de circulo (27), para receber o mencionado órgão de fechamento de contactos (23), e ficando a segunda das referidas marcações (34) colocada numa das extremidades da citada abertura (33) e um anel metálico (35) axialmente salientes para se encaixarem numa folga correspondente da citada platina (25) e entrarem em contacto com uma parte das referidas marcações (28, 34), e, por outro lado, com um dos citados elementos de atrito condutores (36) destinados a ser ligado ao outro terminal do citado circuito de comando.
    43 - Dispositivo de medição de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo facto de a citada peça móvel (19) ser constituido por um tambor que contém uma mola de recuo (20) em espiral, cuja extremidade interna é fixada no referidoo eixo comum (15) e a extremidade externa é fixada na face lateral interna do tambor, cuja face lateral externa possui um conjunto de dentes ligado com um pinhão (17) solidário com um veio (18) paralelo com o citado eixo comum (15), montado rotativamente e solidário com um segundo pinhão (16) de diâmetro maior que o primeiro pinhão destinado a prender o tecido para coser.
  3. 5§ - Dispositivo de medição de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo facto de o mencionado eixo comum (15) ser solidário com um braço articulado (8) em volta de um eixo (5) que lhe é paralelo e o ângulo de articulação do citado braço em direcção ao tecido ser limitado por um dispositivo de batente (9, 10), de forma que meios elásticos (11) tendem a aplicar constantemente o referido braço (8) contra o citado batente (10).
PT92431A 1988-11-30 1989-11-28 Dispositivo para medir a passagem de um determinado comprimento de tecido pela perpendicular da agulha de uma maquina e costura PT92431B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CH4445/88A CH677510A5 (pt) 1988-11-30 1988-11-30

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT92431A PT92431A (pt) 1990-05-31
PT92431B true PT92431B (pt) 1995-09-12

Family

ID=4276261

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT92431A PT92431B (pt) 1988-11-30 1989-11-28 Dispositivo para medir a passagem de um determinado comprimento de tecido pela perpendicular da agulha de uma maquina e costura

Country Status (14)

Country Link
US (1) US5099775A (pt)
EP (1) EP0373105B1 (pt)
JP (1) JPH02182288A (pt)
CN (1) CN1023942C (pt)
AU (1) AU618152B2 (pt)
BR (1) BR8906044A (pt)
CA (1) CA2004065A1 (pt)
CH (1) CH677510A5 (pt)
DD (1) DD289303A5 (pt)
DE (1) DE68902463T2 (pt)
ES (1) ES2034753T3 (pt)
PT (1) PT92431B (pt)
RU (1) RU1838479C (pt)
ZA (1) ZA899039B (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5577330A (en) * 1995-05-05 1996-11-26 Advanced Technologies Limited Measuring device
JP2012012731A (ja) * 2010-07-01 2012-01-19 Brother Ind Ltd ミシン
JP6531005B2 (ja) * 2015-08-03 2019-06-12 蛇の目ミシン工業株式会社 被縫製物の送り量検出が可能なミシン
CN109457396B (zh) * 2018-12-12 2021-03-30 北京大豪科技股份有限公司 花样缝制方法、装置、控制系统及计算机可读存储介质

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CH548473A (fr) * 1972-06-16 1974-04-30 Mefina Sa Pied presse-etoffe.
US4232617A (en) * 1979-04-16 1980-11-11 The Singer Company One-step buttonholer with hall effect sensor
US4343249A (en) * 1979-07-18 1982-08-10 Janome Sewing Machine Co. Ltd. Stitch-length correcting sewing machine and stitch-length measuring presser foot assembly used therein
SE8004226L (sv) * 1980-06-05 1981-12-06 Husqvarna Ab Metanordning
FR2521605A1 (fr) * 1982-02-18 1983-08-19 Prouvost Sa Dispositif de detection de la longueur d'une couture, machine a coudre munie d'un tel dispositif, et procede de couture partiellement automatise
US4409913A (en) * 1982-08-25 1983-10-18 The Singer Company Buttonhole presser device for sewing machines
US4393797A (en) * 1982-12-13 1983-07-19 The Singer Company Arrangement and method for preventing false triggering in an optically switched buttonhole mechanism
EP0170615B1 (de) * 1984-06-27 1988-03-30 Fritz Gegauf Ag Bernina-Nähmaschinenfabrik Knopflochnäheinrichtung

Also Published As

Publication number Publication date
CH677510A5 (pt) 1991-05-31
CN1043170A (zh) 1990-06-20
DD289303A5 (de) 1991-04-25
PT92431A (pt) 1990-05-31
EP0373105B1 (fr) 1992-08-12
AU618152B2 (en) 1991-12-12
BR8906044A (pt) 1990-06-19
CA2004065A1 (fr) 1990-05-31
EP0373105A1 (fr) 1990-06-13
US5099775A (en) 1992-03-31
DE68902463T2 (de) 1993-03-25
ES2034753T3 (es) 1993-04-01
ZA899039B (en) 1990-09-26
CN1023942C (zh) 1994-03-09
JPH02182288A (ja) 1990-07-16
DE68902463D1 (de) 1992-09-17
AU4570489A (en) 1990-06-07
RU1838479C (ru) 1993-08-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT93150A (pt) Caneta de injeccao
PT92431B (pt) Dispositivo para medir a passagem de um determinado comprimento de tecido pela perpendicular da agulha de uma maquina e costura
PT740097E (pt) Indicador de posicao angular para indicacao remota da posicao de valvulas comandos e similares
US4056070A (en) Automatic one-step buttonholing device
AT379477B (de) Drehzahlregeleinrichtung fuer eine naehmaschinenantriebsvorrichtung mit nadelpositioniereinrichtung
DE1622820A1 (de) Photographische Kamera mit selbsttaetiger Belichtungseinstelleinrichtung
US3525332A (en) Shutter mechanism in an automatic exposure control device of an endoscope
PT92427B (pt) Dispositivo calcador de tecido para maquina de costura
RU2004118828A (ru) Аналоговое устройство индикации по заранее выбранной траектории
US3803383A (en) Arrangement for the adjustment of the heating plate in an electric ironing press
GB2031964A (en) Sewing machine motor actuated pneumatic pump for needle threading
EP0170615B1 (de) Knopflochnäheinrichtung
JPS608858Y2 (ja) ミシンの糸調子器
DE1922912B2 (de) Fotografische Kamera fur em durch einen Aufsteckschuh ansetzbares Blitzlichtgerät
ATE37570T1 (de) Blindstichnaehmaschine.
JPH0240941Y2 (pt)
SU842653A1 (ru) Способ измерени напр женностиМАгНиТНОгО пОл
IT9020198A1 (it) Dispositivo per l'indicazione di valori impostati e/o del ciclo operativo a programma negli apparecchi elettrodomestici
US2342185A (en) Washing machine
US3353509A (en) Zig-zag sewing machine with single manually operable setting device for both overstitch width and stitch length
SE439501B (sv) Symaskin med en i dess kapa inskjutbar hastighetsregleranordning vilken innefattar en upplindningsanordning for elsladden
SU767252A1 (ru) Швейна машина двухниточной цепной строчки
SU480405A1 (ru) Устройство дл измерени параметров гемодинамики
DE1566197C (de) Verfahren und Vorrichtung zur Mes sung und Markierung der Unterschnitts tiefe von Zahnen
KR840000192Y1 (ko) 재봉기의 단추구멍 봉재장치

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19950504

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19961130