PT91353B - Aperfeicoamentos em maquinas de tricotar circulares - Google Patents

Aperfeicoamentos em maquinas de tricotar circulares Download PDF

Info

Publication number
PT91353B
PT91353B PT91353A PT9135389A PT91353B PT 91353 B PT91353 B PT 91353B PT 91353 A PT91353 A PT 91353A PT 9135389 A PT9135389 A PT 9135389A PT 91353 B PT91353 B PT 91353B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
needles
thread
yarn
support
guide
Prior art date
Application number
PT91353A
Other languages
English (en)
Other versions
PT91353A (pt
Inventor
Cesare Vignoni
Original Assignee
Vignoni Srl
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Vignoni Srl filed Critical Vignoni Srl
Publication of PT91353A publication Critical patent/PT91353A/pt
Publication of PT91353B publication Critical patent/PT91353B/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D04BRAIDING; LACE-MAKING; KNITTING; TRIMMINGS; NON-WOVEN FABRICS
    • D04BKNITTING
    • D04B15/00Details of, or auxiliary devices incorporated in, weft knitting machines, restricted to machines of this kind
    • D04B15/38Devices for supplying, feeding, or guiding threads to needles
    • D04B15/54Thread guides
    • D04B15/58Thread guides for circular knitting machines; Thread-changing devices
    • DTEXTILES; PAPER
    • D04BRAIDING; LACE-MAKING; KNITTING; TRIMMINGS; NON-WOVEN FABRICS
    • D04BKNITTING
    • D04B15/00Details of, or auxiliary devices incorporated in, weft knitting machines, restricted to machines of this kind
    • D04B15/06Sinkers

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Textile Engineering (AREA)
  • Knitting Machines (AREA)

Description

APERFEIÇOAMENTOS Eh MÁQUINAS DE
TRICOTAR CIRCULARES11.
Descrição
A presente invenção refere-se em geral a aperfeiçoamentos nas máquinas de tricotar que utilizam agulhas de êmbolo (corapound needles) ou agulhas de lingueta e, mais particularmente, a aperfeiçoamentos nos meios de alimentação dos fios a tricotar em tais mácuinas.
Nas máquinas de tricotar circulares, a alimentação dos fios a tricotar faz-se por meio de guias cos fios, colocados e operados normalmente em correspondência com as zonas onde as agulhas são primeiramente levantadas e depois descidas para prender o fio fornecido e de qualquer modo no âmbito da came do curso de subida das agulhas. Sabe-se, no entanto, que uma tal colocação dos guias dos fios relativamente às agulhas pode ser origem de inconvenientes no posicionamento correcto dos fios que devem ser presos pelas agulhas, bem como de problemas de interferência e desgaste das próprias agulhas. Estes inconvenientes e problemas, que já existem quando se usam as agulhas com lingueta, nas quais a lingueta, dado o seu movimento, pode recuperar o fio fornecido eventualmente mal posicionado e ajustá-lo ao bico da agulha respectiva quando esta descer para descarregar a malha anterior, acentuam-se ainda mais quando se utilizam agulhas de êmbolo ou sem uma lingueta que possa de qualquer modo recuperar a posição do fio fornecido .
A presente invenção tem por objecto resol ver os referidos problemas e melhorar as condições de alimentação dos fios nas mácuinas de tricotar circulares, em particular eliminar os inconvenientes da interferência e de desgaste das agulhas por parte dos próprios guias dos fios da máquina conhecidos.
A presente invenção refere-se portanto a uma máquina de tricotar que compreende um certo número de agulhas verticais montadas na periferia de um cilindro rota' tivo e que cooperam com outras tantas platinas, ou qualquer elemento de abatimento intercomadas, com as mesmas para tri· cotar os fios, fornecidos num certo número de postos de ali· mentação distribuídos em torno do cilindro, podendo as agulhas deslocar-se operativamente por meio de carnes de subida e descida, enquanto as platinas ou similares são susceptíveis de se deslocar horizontalmente por meio de carnes de entrada e de saída do trabalho. Uma tal máquina, segundo a presente invenção é caracterizada pelo facto de:
- se preverem para todos os postos de alimentação um guia de fio, afastado, para montante, da zona de subida das agulhas;
- todos os guias dos fios estarem providos de pelo menos uma manga de passagem dos fios substancialmente radial em relação ao cilindro e de uma carne de apoio ao nível da referida manga para o interior e tendo uma superfície de apoio do fio fornecido, que se estende para a zona de subida das agulhas substancialmente num plano vertical, paralelo à periferia do cilindro.
Ainda segundo a presente invenção, todas as platinas de abatimento apresentam pelo menos um plano de apoio suplementar destinado a suportar o fio fornecido, proveniente do referido guia do fio, também além da referida carne de apoio e até á sua tomada do fio por parte das agulha durante ο seu curso de descida subsequente à zona de subida imediatamente a jusante do guia do fio.
A presente invenção é aplicável a máquinas circulares, quer com agulhas de êmbolo (compound needles), quer com agulhas de lingueta, quer ainda a máquinas equipadas com frente simples ou dupla com agulhas ou outros órgãos que concorrem para a formação da malha.
A colocação dos guias dos fios fora da zona de trabalho das agulhas elimina os problemas de interferência e desgaste atrás deplorados. A presença de uma carne de apoio ao nível da manga de guia do fio e com uma superfície que se prolonga para a zona de subida das agulhas tem a vantagem de eliminar qualquer tremulação, vibração ou oscilação do fio, de manter o fio numa posição tal que permita que as agulhas possam subir sem interceptar o mesmo e de colocar o fio na condição de poder ser preso pelo bico das agulhas quando estas depois descerem.
plano de apoio suplementar de toda platina ou similar ajuda a função da carne de apoio do guia do fio para evitar oscilações indevidas do fio e, era particulai tem a finalidade de suportar o fio fornecido num nível tal que permita acompanhar a entrada segura no bico das agulhas durante a sua fase de descida para o emalhamento.
A platina ou similar retira-se depois para permitir que o fio corra e se apoie no plano normal de abatimento para a formação da malha, de acordo com a sequência clássica. Tais medidas têm além disso a vantagem de permitir uma alimentação dos fios com tensões muito menores que as verificadas tradicionalmente, o que se traduz também por uma redução da possibilidade de rotura da malha.
A máquina segundo a presente invenção compreende, por outro lado, outros aperfeiçoamentos que serão evidenciados no prosseguimento da descrição com referência a uma máquina com platinas horizontais com movimentos radiais, sem com isso excluir a aplicação da presente invenção tamoem nas máquinas com platinas verticais com movimen-
tos de outros géneros.
Os desenhos anexos ilustram um exemplo de realização prática da máquina aperfeiçoada, cujas figuras repres entam:
A fig. 1, um corte vertical parcial de uma máquina de tricotar, esquemáticamente, e completada com os guias dos fios;
A fig. 2, uma vista em planta da porção da máquina representada na fig. 3, com três guias de fio consecutivos;
A fig. 3, unia vista parcial em alçado dos guias dos fios, observados do interior da máquina;
A fig. 4, a vista lateral de uma platina com plano de apoio suplementar;
A fig. 5, as carnes correspondentes de comando da subida e descida das agulhas e da saída e entrada das platinas; e
As fig. 6 a 11, algumas posições de uma platina referentes aos deslocamentos operativos de uma agulha e correspondentes às posições (a),(b),(c),(d),(e) e (f) da fig. 5 A máquina de tricotar circular ilustrada compreende, como todas as máquinas deste género, pelo menos um grupo de agulhas montadas e guiadas verticalmente na periferia de um cilindro rotativo (12) e que cooperam com outras tantas platinas de abatimento (13) intercaladas com as mesmas, montadas num anel de suporte (14) que circunda o cilindro e rodando com este. As agulhas (11) e as platinas (13 colaboram para tricotar os fios (15), fornecidos num certo número de postos de alimentação distribuídos em torno do cilindro (12) e incluindo cada um guia de fios (16) , estando montados os vários guias dos fios num anel fixo (16').
As agulhas (11) podem ser do tipo com um : ico (11') e com um embolo (1'') de abertura e fecho do bico como está representado nos desenhos, ou do tipo de lingueta.
hm qualquer dos casos, as agulhas (11) são susceptíveis de
se deslocar operativamente por meio de carnes fixas de subida e de descida (.17), previstas para cada um dos postos de alimentação, no momento em que as platinas (13) são susceptíveis de se deslocar por meio de carnes fixas de saída e de entrada (18;. Umas e as outras carnes de comando estão ilustradas em parte na fig. 5 dos desenhos, estando por outro lado as trajectórias (19; e (20), respectivamente de subida e de descida das agulhas, esquematizadas também na fig. 3, tendo em conta que a seta (F) indica o sentido da rotação do cilindro.
Agora, segundo a presente invenção, o guia do fio (16) para cada um dos postos de alimentação é colocado a uma certa distância, para montante (fig. 3) da zona de subida (19; das agulhas (11) , no posto de alimentação correspondente. Por outras palavras, todos os guias dos fios (16; estão colocados por cima das agulhas numa posição intermédia entre duas zonas consecutivas de subida (19; das mesmas agulhas e portanto fora da zona de trabalho das agulhas .
Cada um dos guias de fio (16; compreende uma perna de suporte (21;, substancialmente vertical, em cuja parte inferior, num nível pré-estabelecido (A), acima das platineis (13), está, montada pelo menos uma manga (22) de passagem do fio orientada radicalmente relativamente ao cilindro. Sempre na parte inferior da perna (21), é levada ou está fixada uma carne de apoio (23) colocada substancialmente ao nível da manga (22) de passagem do fio e tendo uma superfície frontal (24) contra a qual se apoia obrigatoriamente o fio fornecido (15) proveniente da referida manga. A superfície frontal (24) da carne de apoio (23) fica num plano vertical, parafLelo à periferia exterior do cilindro e deslocado para fora deste último, como pode apreciar-se em particular na fig. 2 dos desenhos. Além disso, a referida superfície frontal (24) da came de apoio (23), estende-se a partir da proximidade da manga (22) de passagem do fio até à proximidade da trajectória de subida (19) das agulhas (11), quase
ao nível do cume da referida subida. A superfície (24) poderá, por outro lado, ter um chanfro inicial (24') da parte da manga (22) de passagem do fio, bem como a perna de suporte (21) poderá estar dotada de um chanfro inferior (21'), do lado voltado para a trajectória de subida (19) das agulhas (11), como resulte da fig. 3, medidas costrutivas que permitem também evitar interferências entre as agulhas eventualmente partidas e o guia do fio.
Como foi mencionado atrás, a carne de apoio (23) impede qualquer tremulação do fio fornecido, proveniente da manga (22) e dirigido para as agulhas na subida (19), e mantém o fio deslocado para fora das agulhas a fim de estas, sibindo, passarem com segurança, como é necessário, pox trás do fio, para o poder depois prender, descendo com o seu bico (11').
As platinas (13) ajudam por sua vez a função ds. carne de apoio (23) do guia do fio na condução correcta do fio (15) fornecido às agulhas.
Para isso, cada uma das platinas (13) está provida, por cima do seu plano normal de abatimento (33), com pelo menos um bico (34), mais curto co referido plano de abatimento e tendo um chanfro na ponta (34') que segue um pla.no de apoio complementar (35) para o fio (15) proveniente do guia do fio (16) e dirigido para as agulhas que sobem (fig. 6 e 7) e descem depois imediatamente a montante desse guia do fio. As platinas estão animadas de um movimento devido às carnes respectivas (18) (fig. 5) de modo que o seu bico (34) se ajusta sob o fio fornecido proveniente do guia co fio e apenas se retira cuando o fio está para ser preso oelo bico da agulha.
plano de apoio suplementar (35) das platinas (13) suporta então o fio (15), impedindo-lhe movimento indevidos ao longo de todo o troço que vai do guia do fio (16) até à trajectória de descida (20) das agulhas pela prisão do próprio fio, tal como está ilustrado nas fig. 6 a 11, que mostra algumas posições da platina e da agulha regista-
das em (a) , (b), (c) , (d) , (e) e (f) ao longo do percurso dos dois órgãos definido pela came da fig. 5.
São portanto atigidos os fins e as vantagens atrás mencionadas partindo de uma posição dos guias dos fios excêntrica relativamente ao cume da trajectória de subida das agulhas nos vários postos de alimentação.
No instante da prisão do fio por parte do bico das agulhas, as platinas retrocedem, libertando progressivamente o fio, acompanhando-o até ao bico da agulha devido ao chanfro (34').
fio, uma vez preso no bico da agulha e caído do chanfro (34') (fig'· 8 e 9) , pode apoiar-se depois no plano de abatimento (33) das platinas para execução convencional de uma malha (fig. 10 e 11).
De notar, finalmente, que os guias do fio poderão ser utilizados como circuito eléctrico para indicar a eventual rotura das agulhas, malhas caídas ou para outro fim útil e para comandar, através de um circuito apropriado de contiOlo, a paragem da máquina sempre que se verificar a rotura de uma agulha, ou a anomalia de um malha, podendo a indicação de rotura assim ser feita instantaneamente em qual quer parte da periferia do cilindro.

Claims (1)

  1. REIVINDICAÇÕES
    - 1& liaquina de tricotar que compreende pelo menos um certo número de agu.lhas (11) que cooperam com outr; tantas platinas ou qualquer outro meio de abatimento (13) intercalados com as mesmas para tricotar fios (15) fornecidas num certo número de postos de alimentação, sendo as agulhas susceptíveis de ser movidas operativamente por meio de carnes de subida e descida, enquanto que as referidas platinas ou similares são susceptíveis de se deslocar por meio de carnes de entrada e saída do trabalho, caracterizada pelo facto de se prever para todos os postos de alimentação uma guia do fio (16) colocado a uma certa distância, a montante da zona de suhida das agulhas e por todos os guias de fio (16) estarem providos de pelo menos uma manga de guia (22) do fio, substancialmente radial em relação ao cilindro, e de pelo menos uma came de apoio (23), ao nível da referida manga e tendo uma superfície dianteira de apoio (24) ao fio fornecido que se estende para a zona de subida das agulhas que fica substancialmente num plano vertical paralelo á periferia do cilindro.
    - 2§ Máquina de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de todos os guias de fio (16) serem colocados numa posição intermédia entre duas zonas de suclda das agulhas, e ficando a superfície dianteira de apoio (24) da came (23) do guia do fio num plano deslocado pare fora em relação â periferia no qual assentam as agulhas do cilindro e apresentando um chanfro inicial (24') do lado da manga de guia (22) do fio.
    _ 3ê _
    Máquina de tricotar que compreende pelo menos um certo número de agulhas (11) que cooperam com outra tantas platinas ou qualquer meio de abatimento (13) intercaladas com as mesmas para tricotar fios (15) fornecidos num certo número de postos de alimentação, sendo as agulhas susceptíveis de ser movidas operativamente por meio de carnes de subida e de descida, enquanto que as referidas platinas ou similares são susceptíveis de ser movidas horizontalmente por meio de carnes de entra.da e de saída do trabalho, caracterizada pelo facto de se prever para cada posto de alimentação um guia do fio (16) colocado a uma certa distância, a montante, da zona de subida das agulhas, estando cada guia de fio (16) provido de pelo menos uma manga de guia do fio (22) substancialmente radial relativamente ao cilindro e de pelo menos uma carne de apoio (23), ao nível da referida manga e tendo uma superfície dianteira de apoio (24) do fio fornecido que se estende para a zona de subida das agulhas e que fica substancialmente num plano vertical paralelo à periferia do cilindro, e de cada uma das platinas de abatimento (13) apresentar um plano de apoio suplementar (35) destinado a suportar o fio fornecido proveniente do guia do fio e além disso a referida carne apoia-lo até à tomada por parte das agulhas durante o seu curso subsequente à zona de subida imediatamente a jusante do quia do fio.
    - 4§ Máquina de tricotar que compreende pelo menos um certo número de agulhas (11) que cooperam com outra tantas platinas ou quaisquer meios de abatimento (13) intercaladas entre as mesmas para tricotar fios (15) fornecidos num certo número de estações de alimentação, sendo as agulhas susceptiveis de ser movidas operativamente por meio de carnes de subida e de descida, enquanto que as platinas ou similares são susceptiveis de se deslocar horizontalmente por meio de carnes de entrada e de saída do trabalho, caracterizado pelo facto de todas as platinas de abatimento (13) apresentarem um plano de apoio suplementar (35) destinado a suster o fio fornecido proveniente do giua do fio até à tomada por parte das agulhas durante o seu curso subsequente à zona de subida imediatamente a jusante do guia do fio.
    _ 5S Máquina de acordo com as reivindicações 3 e 4, caracterizada pelo facto de o plano de apoio suplementar (35) de todas as platinas ser constituído por uma parte superior de um bico (34) sobrejacente a um plano de abatimento da própria platina e com um comprimento menor que o desta última.
    - 6s Máquina de acordo com as reivindicações 3 e 4, caracterizado pelo facto de as platinas recuarem para sair e afastar o seu plano de apoio suplementar (35,34) do fio quando este fio fica preso no bico das agulhas na fase de descida.
    - 7§ _
    Máquina de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizada por todos os guias dos fios serem susceptíveis de ser usados como circuito eléctrico para parar a máquina no caso de rotura de uma agulha ou de uma anomalia na malha.
PT91353A 1988-08-04 1989-08-02 Aperfeicoamentos em maquinas de tricotar circulares PT91353B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT8805200A IT1226258B (it) 1988-08-04 1988-08-04 Perfezionamenti alle macchine circolari da maglieria

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT91353A PT91353A (pt) 1990-03-08
PT91353B true PT91353B (pt) 1995-07-06

Family

ID=11119241

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT91353A PT91353B (pt) 1988-08-04 1989-08-02 Aperfeicoamentos em maquinas de tricotar circulares

Country Status (9)

Country Link
US (1) US5048313A (pt)
EP (1) EP0357566B1 (pt)
JP (1) JPH0299647A (pt)
BR (1) BR8903904A (pt)
DD (1) DD284064A5 (pt)
DE (1) DE68904146T2 (pt)
ES (1) ES2037470T3 (pt)
IT (1) IT1226258B (pt)
PT (1) PT91353B (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE4115198C2 (de) * 1991-05-11 2002-11-21 Sipra Patent Beteiligung Einrichtung an mit Schiebernadeln ausgerüsteten Rundstrickmaschinen und Schiebernadel für Rundstrickmaschinen
US6984378B1 (en) * 1999-02-26 2006-01-10 Pfizer, Inc. Method for the purification, recovery, and sporulation of cysts and oocysts
DE10320533A1 (de) * 2003-05-02 2004-11-18 Sipra Patententwicklungs- Und Beteiligungsgesellschaft Mbh Rundstrickmaschine, insbesondere zur Herstellung von Abstandsgestricken
GB0416769D0 (en) * 2004-07-28 2004-09-01 Shelton William E A A method of knitting, a knitting machine, and a sinker
US7607322B1 (en) * 2008-12-17 2009-10-27 Monarch Knitting Machinery Corp. Circular knitting machine with sinker cams facilitating high-speed operation
US8371144B1 (en) * 2011-09-21 2013-02-12 Pai Lung Machinery Mill Co., Ltd. Loop forming and loosening mechanism and sinkers thereof for circular knitting machines
US8938995B2 (en) 2013-03-15 2015-01-27 Monarch Knitting Machinery Corporation Circular knitting machine with mounting arrangement for sinker cams
CN104047105B (zh) * 2014-06-23 2015-12-16 广东溢达纺织有限公司 自动间圆机及其喂纱机构
DE102015103639B4 (de) * 2015-03-12 2020-04-23 Terrot Gmbh Nadelzylinder und Rundstrickmaschine

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2263530A (en) * 1941-11-18 Yarn feeding means for knitting
DE63866C (de) * j. L. BRAN-SON in Philadelphia, Pennsylvania, V. St. A Rundstrickmaschine
US2759344A (en) * 1953-07-15 1956-08-21 Goodrich Co B F Knitting machine
US3221521A (en) * 1962-10-18 1965-12-07 Singer Co Sinker arrangement for knitting machines
US3672186A (en) * 1970-04-10 1972-06-27 Knit Tech Dev Corp Method and apparatus for forming a rib fabric having a two-ply section
US3817058A (en) * 1971-09-22 1974-06-18 V Lombardi Cylinder and dial construction for knitting machines
GB1401912A (en) * 1973-01-16 1975-08-06 Wildt Mellor Bromley Ltd Yarn float controller means for circular knitting machines
US4040276A (en) * 1975-07-16 1977-08-09 Bunker Ramo Corporation Sinkler cam segment
GB1571584A (en) * 1976-03-19 1980-07-16 Iws Nominee Co Ltd Plush fabrics
SU717181A1 (ru) * 1976-06-15 1980-02-25 Черновицкое Производственное Объединение Легкого Машиностроения Нитевод круглов зальной машины дл выработки трикотажа с продольно-поперечным утком
US4103518A (en) * 1976-06-21 1978-08-01 Jumberca S.A. Knitting machine for knitting fabrics having terry loops at least on the technical front face thereof
GB2033931B (en) * 1977-10-08 1982-07-07 Ramaswamy S Weft knitting
JPS6211990Y2 (pt) * 1981-04-06 1987-03-24
DE3240370A1 (de) * 1982-11-02 1984-05-03 Beck Strickmaschinen GmbH, 7407 Rottenburg Rundstrickmaschine
IT8521836V0 (it) * 1985-05-17 1985-05-17 Orizio Paola Spa Dispositivo di alimentazione del filo in una macchina circolare per maglieria.

Also Published As

Publication number Publication date
DE68904146T2 (de) 1993-06-24
IT1226258B (it) 1990-12-27
JPH0299647A (ja) 1990-04-11
DE68904146D1 (de) 1993-02-11
EP0357566B1 (en) 1992-12-30
BR8903904A (pt) 1990-03-27
IT8805200A0 (it) 1988-08-04
PT91353A (pt) 1990-03-08
ES2037470T3 (es) 1993-06-16
DD284064A5 (de) 1990-10-31
EP0357566A1 (en) 1990-03-07
US5048313A (en) 1991-09-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT91353B (pt) Aperfeicoamentos em maquinas de tricotar circulares
CN106120132B (zh) 一种针织提花圆纬机夹剪纱线执行装置
US3990268A (en) Plush fabric knitting apparatus
ES2180248T3 (es) Mecanismo de levas para maquina circular para tejidos de punto y procedimiento de configuracion de la sincronizacion de las levas.
KR930021850A (ko) 특히 스타킹용 다중 실공급 원편기
GB1351616A (en) Tubular knitted fabric
PT907777E (pt) Metodo e mecanismo para o fechamento da ponta de meia no inicio do processo de confeccao de meias compridas ou curtas numa maquina de tricotar circular
KR900018443A (ko) 직물의 제조방법 및 이에 사용되는 더블 니트 환편기
ES2069055T3 (es) Dispositivo de control para "agujas embolo" en maquinas de hacer trencilla de ganchillo.
CN210368148U (zh) 一种纬编针织割圈绒提花机
US2335075A (en) Knitting machine
US3222892A (en) Yarn severing mechanism for knitting machines
GB1153662A (en) A Circular Knitting Machine for the manufacture of Ladder Proof Stockings with a Double Welt
US3570268A (en) Yarn guide means for circular warp knitting machine
ES2066137T3 (es) Maquina tricotosa circular.
US2143630A (en) Circular knitting machine
US1919123A (en) Binding and cutting mechanism for knitting machines
US2199637A (en) Cam for knitting machines
US2406775A (en) Yarn feed means
US1278634A (en) Knitting-machine.
US4041735A (en) Auxiliary knitting station for hosiery knitting machine
US4353228A (en) Circular knitting machine with latch detector
US2199636A (en) Knitting machine
JPS5844779B2 (ja) 経編機に於ける編成装置
ES2058508T3 (es) Tejedora circular para tejer tejidos.

Legal Events

Date Code Title Description
MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19970831