PT88756A - Dispositivo de desossamento de cabecas de animais - Google Patents

Dispositivo de desossamento de cabecas de animais Download PDF

Info

Publication number
PT88756A
PT88756A PT8875688A PT8875688A PT88756A PT 88756 A PT88756 A PT 88756A PT 8875688 A PT8875688 A PT 8875688A PT 8875688 A PT8875688 A PT 8875688A PT 88756 A PT88756 A PT 88756A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
jack
boning
arms
muzzle
slit
Prior art date
Application number
PT8875688A
Other languages
English (en)
Inventor
Jean-Francois Robin
Original Assignee
Automatisat Pour Ind Alimentai
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Automatisat Pour Ind Alimentai filed Critical Automatisat Pour Ind Alimentai
Priority to PT8875688A priority Critical patent/PT88756A/pt
Publication of PT88756A publication Critical patent/PT88756A/pt

Links

Landscapes

  • Processing Of Meat And Fish (AREA)

Description

AUTOMATISATION POUR INDUSTRIES ALIMENTÃIRES--A.P.1»Â. "Dispositivo de desossamento de cabeças de animais" A presente invenção refere-se a um dispositivo de desossamento de cabeças de animais, em particular de cabeças de porco.
As intervenções nas cabeças de animais abatidos com vista a separar dos ossos, o courato, os músculos das faceiras, a carne da cabeça, a língua e os miolos fazem-se manualmente utilizando meios bastante arcaicos que exigem uma certa qualificação do operador, muita força física e um tempo bastante longo, sem que a qualidade do trabalho realizado tenha uma garantia correspondente. Há já diversos meios destinados a facilitar ou a mecanizar algumas das operações de desossamento de uma cabeça de animal, entre as quais pode citar-se o descrito no pedido de ^ Λ patente de invenção europeia N— 0 011 563 que tem por objecto um aparelho de imobilização da cabeça de um animal de açougue, separada do corpo, destinado a facilitar o trabalho de separação dos ossos e das partes comestíveis, compreendendo uma primeira peça que se aplica à parte dianteira da cabeça e uma segunda peça que se aplica à parte occiptal da cabeça, sendo as referidas peças susceptíveis de rodar em torno de um eixo comum e de se aproximar uma da outra, bem como meios de afastamento da maxila inferior.
Como se vê, este meio não permite o desossamento de cabeças completas num tempo muito curto, por um pessoal não qua- - 2 - lificado. A presente invenção tem por objecto dar remédio a estes inconvenientes . Tal como ê realizada, a presente invenção é caracterizada por resolver o problema que consiste em criar um dispositivo que facilita a execução, por pessoal sem quali-
/V
ficaçao particular, do conjunto das operaçoes de desossamento de uma cabeça de animal completa, indo da separação do courato até à estracção dos miolos, passando pela separação dos músculos das faceiras e da língua, reduzindo ao mínimo estritamente necessário o esforço físico e a atençao exigida ao operador.
0 dispositivo segundo a presente invenção é constituído essencialmente por uma platina rotativa que compreende, na sua face dianteira, dois braços articulados movidos por carnes, providos cada um de um meio veio que compreende na sua extremidade uma meia concha que se adapta à forma de um dos ossos cervicais da cabeça, um dispositivo de aperto longitudinal livre em rotação, que se adapta à forma do focinho da cabeça, um macaco articulado cuja extremidade da haste está equipada com um gancho destinado a arrancar a maxila inferior da cabeça, um dispositivo de abertura de uma fenda, mecânico e escamoteável, e um dispositivo que assegura o afastamento dos dois braços articulados que suportam as meias conchas de preensão da cabeça pelos ossos cervicais desta última. 0 aperto da cabeça pelos seus órgãos de preensão, a indexação desta na posição de arranque da maxila inferior e a abertura da fenda, bem como a aproximação e o afastamento das maxilas de abertura da fenda, a manobra do dispositivo de abertura da fenda, a manobra dos braços articulados que suportam as meis conchas de preensão e o -=3- retorno da platina porta-braços de preensão e de afastamento para a posição inicial são assegurados por um comando de processo controlado pelo operador. 0 aperto longitudinal da cabeça é obtido por deslocamento axial, sob a acção de um macaco, do dispositivo que se apoia no focinho; o referido macaco acciona o dispositivo porta-focinho por intermédio defuma alavanca combinada de um paralelograma articulado.
0 sistema de arranque das partes magras, da gordura e do focinho correspondente ao processo de aplicação preferido da presente invenção é constituído por duas tenazes pneumáticas, cujo recuo é assegurado por cabos com uma das suas extremidades fixada na tenaz de arranque e cuja outra extremidade está fixada na gola de uma roldana em roda livre, cuja rotação é assegurada por um macaco comandado pelo operador.
Segundo uma primeira forma de realização, o dispositivo que assegura o afastamento dos dois braços articulados é constituído por duas carnes, situadas por detrás da platina, cada uma delas ligada a um braço de manobra dos meios veios porta-eonehas por intermédio do eixo de articulação deste, solicitadas uma para a outra por molas, e um macaco cuja haste está equipada com um cursor porta-roletes que assegura a articulação dos braços por apoio nas carnes de manobra destes últimos .
Segundo uma outra forma de realização, a articulação dos braços de manobra dos meios veios porta-conchas de preensão é assegurada por um macaco cuja extremidade da haste acciona uma armação, no interior da qual estão fixados braços porta- - 4 -
-roletes que asseguram o afastamento das carnes de manobra dos braços de accionamento dos meios veios porta-meias conchas quando a armaça© se desloca num sentido e a reposição destas últimas, uma no sentido da outra, quando a armação se desloca no sentido inverso sob a acçao do macaco.
Qualquer que seja o modo de realização, a rotação para a direita e para a esquerda da platina de manobra dos braços que suportam os meios veios porta-conchas de preensão e as suas cames de manobra é assegurada por. um macaco.
0 dispositivo de abertura da fenda é constituído por duas maxilas, cada uma provida de uma lâmina de perfil particular, manobradas por intermédio de um macaco e de um sistema qua compreende duas alavancas, ligadas por uma biela, combinados cada um com um paralelograma articulado. Uma destas alavancas está ligada, por uma das suas extremidades, à haste do macaco por intermédio de uma placa e de um eixo de articulação, enquanto a outra está ligada ao corpo do macaco por intermédio de uma forquilha e de eixos de articulação. A aproximação da alavanca superior ligada à haste do macaco em relação a forquilha de articulação da alavanca inferior é limitada por esperas reguláveis. 0 perfil das lâminas do dispositivo de abertura da fenda é determinado de modo que a penetração da lâmina superior seja limitada à parede interior do crânio, quando se apoia a maxila correspondente do dispositivo de abertura da fenda contra o palato da cabeça, enquanto a lâmina oposta prossegue a sua penetração na abóboda craniana até ao peito da maxila correspondente na abóboda.do crânio. 0 perfil de cada uma das lâminas e das maxilas de abertuar da fenda ê determinado por forma que a penetração das lâminas seja interrompida antes de o fio destas últimas atingir os miolos. 0 macaco que serve para o arranque da maxila inferior ê articulado, no plano de simetria vertical do dispositivo, em relação à armação do referido dispositivo. 0 gancho de que está equipada a haste do macaco de arranque é constituído por um esquadro cuja extremidade do ramo horizontal está provida de um dente. A saída e a entrada da haste do macaco de arranque são controladas por intermédio de uma alavanca situada no ramo vertical do gancho de arranque. A rotação para a esquerda e para a direita da platina que suporta as alavancas porta-meias conchas de preensão é controlada por intermédio de uma alavanca accionada por um dos joelhos do operador. 0 eixo (XX1) de rotação do sistema de preensão da cabeça está inclinado para a frente em relação à mesa de trabalho.
Segundo uma forma de realização da presente invenção, o dispositivo de abertura da fenda ê escamoteado por intermédio de um braço articulado movido por um macaco.
Segundo uma outra forma de realização, o dispositivo de abertura da fenda é escamoteado por intermédio de corrediças e de um cursor movido por um macaco. 0 recuo das tenazes pneumáticas de arranque das partes magras, da gordura e do focinho é assegurado por cabos com uma das'extremidades fixada na tenaz pneumática de arranque e cuja outra extremidade está fixada na gola de uma roldana em roda livre, cuja rotação é assegurada por um macaco comandado pelo operador ou por qualquer outro meio do género·
As vantagens obtidas graças a esta invenção residem essencialmente no facto de as cabeças dos animais serem devido à sua preensão mecânica, tidas em conta por um processo controlado pelo operador, permitindo que este efeetue sem esforço e sem ter de possuir uma destreza particular, a extracção da carne, do focinho, da gordura, da língua e dos miolos, num minuto, enquanto os processos tradicionais exigem pelo menos quatro minutos, e isso com as melhores garantias de rendimento, de qualidade e de segurança no trabalho.
Outras características e vantagens serão evidentes na descrição que vai seguir-se de dispositivos segundo a presente invenção destinados ao desossamento das cabeças de porco, dados a título de exemples não limitativos, com referência aos desenhos anexos, cujas figuras representam: A fi. 1, uma vista de conjunto, em prespectiva, do dispositivo ; A fig. 2, uma vista de lado, parcial, do dispositivo; A fig. 3, uma vista de frente do dispositivo de preensão e de afastamento; A fig. 4, uma vista esquemática do dispositivo que mostra a disposição dos principais órgãos; A fig. 5? uma vista de lado do dispositivo de abertura das cabeças; A fig. 6, uma vista de conjunto, em prespectiva, de uma variante de realização; A fig. 7» a variante de realização do sistema de manobra dos braços de accionamento dos meios veios que suportam as •ν ·*φ-· - 7 - ί meias conchas de preensão.
As fig. 1 a 5 representam uma forma de realização de um dispositivo de desossamento de cabeças de porco que compreende essencialmente uma mesa de trabalho (1) a que fica sobrejacente uma armação (2) na qual estão fixados os macacos (3), (4) e (5) que servem respectivamente para o accionamento em rotação de uma platina (6), que suporta dois braços articulados (7a) e (7b), providos de meios veios (8a) e (8b), que suportam meias conchas (38a) e (38b) com accionamento por meio de um cursor (9) provido de dois roletes (10a) e (10b) de carnes (lia) e (llb) solicitadas por molas (12a) e (12b) que asseguram o afastamento dos braços articulados (7a) e (7b), e para o arranque das maxilas inferiores por intermédio de um gancho (13) equipado com uma alavanca de controlo (14-). A extremidade dianteira da mesa de trabalho (1) suporta um dispositivo de preensão do focinho constituído por uma peça de recepção rotativa (15) suportada por um paralelograma articulado constituído por duas pequenas bielas (16) e (17) uma das quais (17) está ligada por um eixo (18) e uma união de forquilha (19) com a haste (20a) de um macaco (20). Num dos lados da mesa (1) está montado um braço articulado (21) que suporta um dispositivo (l) de abertura, constituído essencialmente por duas maxilas (22) e (23), equipadas com lâminas de corte respectivas (24) e (25), ligadas por intermédio de uma pequena biela (26) e dois parale-logramas articulados, constituídos respectivamente por uma pequena biela (27) e uma alvanca (28) ligada à haste (29a) de um macaco (29) por intermédio de uma união de forquilha (30) e de um eixo (31) e por uma pequena biela (32) e uma alavanca de forquilha (33) cujas extremidades da forquilha estão ligadas ao macaco (29) por eixos de articulação (34); a aproximação da alavanca (28) e da alavanca da forquilha (33) é limitada por uma peça distanciadora (39) de comprimento regulável.
Examinando mais particularmente as fig. 1, 2 e 3¾ nota--se que a preensão das cabeças de porco (37) (fig· 4) ê obtida pelo porta-focinho móvel (13) e as meis conchas (38a) e (38b) equipadas com meios-dedos (36a) e (36b) então reunidos. Cãda uma das meias conchas (38a) e (38b) reproduz o relevo de um dos ossos cervicais da cabeça (37) e apoia-se nestes, penetrando os dedos (36a) e (36b) unidos na cartilagem situada.· entre estes dois ossos cervicais, com vista ao afastamento ulterior após a abertura, enquanto o porta-focinho (15) assegura a preensão por deslocamento longitudinal sob a acção de um macaco (20).
Obtida assim a preensão, basta ao operador pegar na parte superior (13b) do gancho (13) e, exercendo uma pressão na alavanca de controlo (14), orientar a haste (5a) do macaco de arranque (5) na direcção da parte dianteira da maxila inferior a fim de engatar o braço (13b) do gancho'na maxila e depois provocar a entrada da haste do macaco (5)» por acção na alavanea (14), até uma altura pré-determinada. Â maxila assim arrancada ê retida no braço horizontal do gancho pelo dente (35)» bastando então ao operador pegar na mesma para assegurar a sua recuperação.
Estando assim separada a maxila inferior e retirada a língua, basta ao operador provocar a rotaçao da cabeça (37)» por saída controlada, passo-a-passo, da haste do macaco (3) - 9 assegurando a referida rotação, para efectuar no decurso dessa rotação, para a direita ou para a esquerda, a remoção da pele, da carne e da gordura.
Quando estiverem terminadas as operações de remoção da máscara da cabeça, repõe-se o sistema de preensão na sua posição inicial a fim de efectuar a operação de abertura, que é realizada levando o dispositivo de abertura para o plano de simetria do conjunto, por acção no braço de suporte (21). A apro-ximaçao das maxilas (22) e (23) faz-se então por intermédio do macaco (29), a fim de se obter uma abertura em duas partes que permita a extracçao dos miolos.
Para evitar qualquer deterioração dos miolos no momento de abertura, as lâminas (24) e (25) e as maxilas porta-lâminas (22) e (23) têm um perfil particular e o seu sistema de aproximação é feito flutuante a fim de obter, depois da penetração limitada da lâmina superior (25) na parte menos dura, a penetração limitada da lâmina (24) na parte mais dura. 0 perfil das maxilas porta-lâminas (22) e (23) e das lâminas (24) e (25) é determinado por forma que a abertura se efeetue sem penetração prejudicial no interior da cavidade craniana.
Terminada a abertura, a operação de afastamento efeetua--se por saída da baste do macaco (4) e descida do cursor (9) provido dos roletes (10a) e (10b) que, apoiando-se e rolando nas carnes (11a) e (llb), provocam o afastamento destas últimas e, por conseguinte, das meias-conchas (38a) e (38b) e dos meios dedos (36a) e (36b) por intermédio dos braços (7a) e (7b) e dos seus eixos de articulação. A operação de afastamento de cima para baixo das duas -- 10 -
metades da cabeça é interrompida quando se obtiver um afastamento suficiente para permitir retirar os miolos pelo operador.
Feita a extracção dos miolos, prossegue-se o afastamento até à queda das duas metades da cabeça na mesa de trabalho, de onde é eliminada pelo operador para ser evacuada.
Terminadas as operações de desossarnento e eliminadas as partes ósseas, faz-se entrar a haste do macaco (4) a fim de as carnes (11a) e (11b) poderem aproximar-se sob a acção das suas molas de reposição (12a) e (12b) até repor em contacto os dois meios veios (8a) e (8b) que suportam as meias conchas (38a) e (38b) por intermédio dos braços (7a) e (7b). A subida do cursor (9) efectua-se até uma altura suficiente para permitir a rotação livre da platina (6) sob a acção do macaco (3) a fim de levar este último para a posição de preensão de uma nova cabeça. 0 recuo do porta-focinho (15), sob a acção do macaco (20). efectua-se durante a operação de eliminação das partes ósseas, a fim de uma nova preensão poder fazer-se quando a platina for reposta na posição de preensão.
Tendo em conta a forma de uma cabeça de porco e a posição dos ossos cervicais em relação ao focinho, o eixo (X-X') de rotação do sistema de preensão ê inclinado para a frente da mesa de trabalho.
Segundo um modo de realização preferido da presente invenção, correspondente às fig. 6 e 7» o dispositivo é completado por duas tenazes pneumáticas (40), solicitadas para cima e para trás por cabos (41), que atravessam o frontão (42) do painel por passa-cabos (43), cuja extremidade ©posta está fixada na garganta de uma roldana em roda livre cuja rotação é ·π. - 11 - assegurada por um macaco comandado pelo operador (não representado) .
Assim, o operador, depois de ter aberto a pele do crânio em duas partes e descolado a máscara de cada lado, com uma faca, em algins centímetros, pode conseguir o arranque imediato e simultâneo das partes magras da gordura e do focinho apertando as partes de máscara previamente descoladas com as tenazes pneumáticas (4-0) e comandando depois a retirada destas últimas para o lado do frontão (42) da mesa, de onde as partes arrancadas podem em seguida ser facilmente libertadas por simples abertura das tenazes pneumáticas (40).
Observando mais particularmente a fig. 7? nota-se que a articulação dos braços (7a) e (7b) de manobra dos meios veios (8a) e (8b) que suportam as meias conchas (38a) e (38b) é obtida por intermédio de carnes (43¾) e (43b), cuõo afastamento é assegurado por dois roletes (44) e (45) situados nas extremidades de um braço em I (46) e cuja aproximação é assegurada por dois roletes (47) e (48) situados na extremidade dos braços (49) e (50) sendo os braços (46)_, (49) e (50) solidários com uma armação (51) fixada na extremidade da haste (52) de um macaco (53) comandado pelo operador.
As fases de funcionamento do dispositivo são semiautoma-tizadas sob o controlo do operador, a fim de permitir a este conseguir a máxima produtividade. 0 dispositivo anteriormente descrito destina-se ao de-sossamento de cabeças de porco, mas poderia oferecer as mesmas vantagens noutras cabeças de animais, sob reserva de uma adaptação particular, nomeadamente ao nível do perfil das lâminas e das maxilas do sistema de abertura.

Claims (19)

  1. Reivindicações 1.- Dispositivo de dosossarnento de cabeças de animais, caracterizado por ser constituído essencialmente por uma platina rotativa (6) que compreende, na sua face dianteira, braços articulados (7a,7b), movidos por cames (11a, 11b), munidas perpendicularmente, cada um, com um meio veio (8a,8b) gue compreende na sua extremidade uma meia concha (38a,38b), que se adapta à forma de um dos ossos cervicais da cabeça, um dispositivo de aperto longitudinal (15) ,.· livre em rotação, que se adapta à forma do focinho da cabeça, um macaco articulado (5) cuja extremidade da haste (5a) está equipada com um gancho (13) destinado ao arranque da maxila inferior, duas tenazes pneumáticas (40) de arranque das partes magras, da gordura e do focinho e um dispositivo de abertura de uma fenda mecânico escamoteável, e por o aperto da cabeça (37) pelos seus órgãos de preensão, a indexação desta na posição de arranque da maxila inferior, o arranque da maxila inferior, o recuo das tenazes pneumáticas de arranque, o deslocamento do dis- -13- positivo de abertura de uma fenda, a manobra dos braços articulados que suportam as meias conchas de preensão e o retorno da platina porta-braços â posição inicial serem assegurados por um comando de processo controlado pelo operador.
  2. 2. - Dispositivo de desossamento de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o aperto longitudinal da cabeça se: obtido por deslocamento longitudinal, sob a acçio de um macaco (20), de um dispositivo (15) que se apoia no focinho.
  3. 3. - Dispositivo de desossamento de acordo com a reivind ção 2, caracterizado por o macaco (20) que assegura o deslocamen longitudinal do dispositivo (15) que se apoia no focinho ser ligado a este último por intermédio de um paralelogramo articulado
  4. 4. - Dispositivo de desossamento de acordo com a reivind cação 1, caracterizado por a articulação dos braços (7a, 7b) de manobra dos meios veios (8a,8b) que suportam as meias conchas ds preensão (38a,38b) ser assegurada por um macaco (4) cuja extremd de da haste (4a) acciona um cursor (9) cujos ângulos inferiores estão providos, cada um, de um rolete (10) que vai apoiar-se coi tra carnes (11a, 11b) de manobra de cada braço (7a,7b), assegura: do assim o afastamento destes.
  5. 5.- Dispositivo de desossamento de acordo com a reivin -14
    cação 1, caracterizado por a articulação dos braços (7a,7b) de manobra dos meios veios (8a,8b) que suportam as·meias conchas de preensão (38a, 38b) ser assegurada por um macaco (53) cuja extremidade da haste (52) acciona uma armação (51) -no interior da qual estão fixados braços porta-roletes (46,49,50) assegurando o afastamento das carnes (43) de manobra dos braços (7) , quando a armação (51) se desloca num sentido, e a aproximação das mesmas quandd a armação se desloca no sentido contrário.
  6. 6.- Dispositivo de desossamento de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a rotação para a direita e para a esquerda da platina que suporta os braços (7a,7b) que suportam as meias conchas de preensão (38a,38b) ser assegurada por um macaco (3) .
  7. 7. - Dispositivo de desossamento de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o dispositivo de abertura de uma fenda ser constituído por duas maxilas (22,23) dotadas cada uma de uma lâmina (24,25), com um perfil particular, manobradas por inter médio de dois paralelogramos articulados, ligados entre si por uma biela (26) e accionados por intermédio de alavancas inferior e superior (28,33) ligadas a um macaco (29).
  8. 8. - Dispositivo de desossamento de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por a alavanca superior (28) do sistema -1
    de manobra das maxilas de abertura de uma fenda (22,23) estar ligada â extremidade da haste (29a) do macaco (29) por intermédio de uma chapa (30) e de um eixo (31) de articulação e por a alavanca inferior (33) estar ligada ao corpo do macaco (29) por intermédio de uma forquilha e de eixos de articulação (34).
  9. 9. - Dispositivo de desossamento de acordo com as reivindicações 7 e 8, caracterizado por a aproximação da chapa (30) de articulação da alavanca superior (28), em relação â forquilha de articulação da alavanca inferior (33)/ ser limitada por uma peça intermédia, de comprimento regulável.(39), solidária com a pequena biela de ligação (26) dos dois paralelogramos articulados.
  10. 10. - Dispositivo de desossamento de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por o perfil das lâminas (24,25) do dispositivo de abertura de uma fenda ser determinado de modo que a penetração da lâmina superior (25) se limite i parede interna do crâneo quando do apoio da maxila correspondente contra o palato da cabeça, enquando a lâmina inferior oposta (24) prossegue a sua penetração na abõboda craniana até ao apoio da maxila correspondente (22) contra o crâneo.
  11. 11.- Dispositivo de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por o perfil de cada uma das lâminas (24,25) e das maxilas de abertura de uma fenda (22,23) ser determinado de modo que a -1 / penetração das lâminas (24,25) seja interrompida antes que o fio destas penetre nos miolos.
  12. 12.- Dispositivo de desossamento de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o macaco (5) que serve para.o arranque da maxila inferior ser articulado no plano de simetria vertical do dispositivo em relação â armação (2) do referido dispositivo.
  13. 13.- Dispositivo de desossamento de acordo .com a reivindicação 1, caracterizado por o gancho (13) de que está munida a haste (5a) do macaco (5) de arranque ser constituído por um esquadro cuja extremidade do ramo horizontal (13a) está provida de um dente (35).
  14. 14.- Dispositivo de desossamento de acordo com a reivindicação 13, caracterizado por a saída e a entrada da haste (5a) do macaco de arranque (5) serem controladas por intermédio de uma alavanca (14) situada no ramo vertical (13b) do gancho de arranque (13) .
  15. 15.- Dispositivo de desossamento de acordo co~ a reivindicação 1, caracterizado por a rotação, para a esquerda e para a direita, da platina (6) que suporta as alavancas (7a,7b) que accio-nam os meios veios (8a,8b) que suportam as meias conchas (38a,38b), -17·
    ser controlada por intermédio de um comando accionado por um dos joelhos do operador.
  16. 16,- Dispositivo de dosessamento de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o eixo (XX1) de rotação do sistema de preensão da cabeça estar inclinado para a frente em relação â mesa de trabalho (1) do dispositivo.
  17. 17. - Dispositivo de desossamento de· acordo com a reivindi cação 1, caracterizado por o dispositivo de abertura de uma fenda se escamotear por intermédio de um braço articulado (21) movido por um macaco.
  18. 18. - Dispositivo de desossamento de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o dispositivo de abertura de uma fenda se escamotear por intermédio de corrediças e de um cursor movido por um macaco.
  19. 19. - Dispositivo de desossamento de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o recuo das tenazes pneumáticas (40) de arranque das partes magras, da gordura e do focinho ser assegurado por cabos (41) com uma das suas extremidades fixada na tenaz pneumática de arranque (40) e cuja outra extremidade está fixada na gola de uma roldana em roda livre cuja rotação i assegurada por um macaco comandado pelo operador . 0 Agente Oficial da Pro
    Lisboa, 13 de Outubro de 1988
PT8875688A 1988-10-13 1988-10-13 Dispositivo de desossamento de cabecas de animais PT88756A (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT8875688A PT88756A (pt) 1988-10-13 1988-10-13 Dispositivo de desossamento de cabecas de animais

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT8875688A PT88756A (pt) 1988-10-13 1988-10-13 Dispositivo de desossamento de cabecas de animais

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT88756A true PT88756A (pt) 1990-04-30

Family

ID=20084331

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT8875688A PT88756A (pt) 1988-10-13 1988-10-13 Dispositivo de desossamento de cabecas de animais

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT88756A (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5713787A (en) Device for deboning meat pieces with an articulated bone assembly
ES2548462T3 (es) Elemento de evisceración, dispositivo y método para procesar un grupo de vísceras de un animal sacrificado
US5062820A (en) Automatic animal processing
EP0814666B1 (en) Crop inclusive poultry eviscerating method and apparatus
US4716626A (en) Method for processing a carcass or halfcarcass of meat and device for implementing such a method
US3348261A (en) Method for removing meat from poultry legs
JP4190705B2 (ja) 腿肉分離方法とその装置
US5139457A (en) Automatic animal processing
US3216056A (en) Apparatus for removing meat from poultry legs
US5195923A (en) Automatic animal processing
PT88756A (pt) Dispositivo de desossamento de cabecas de animais
US5302149A (en) Boning method and apparatus
EP0360174B1 (en) Method for mechanical cleaning of freshly caught roundfish and apparatus for carrying out of this
US5021024A (en) Cutting up fowl
US6306028B1 (en) Head meat recovery
NZ243718A (en) Removing cheek meat from head of animal carcass
CN1042048A (zh) 动物头的剔骨设备
US3930284A (en) Hide pulling method and apparatus
JPH01503516A (ja) 動物の頭部の骨抜方法および装置
JP2000125752A (ja) 屠殺した動物の頭から肉を回収する装置
EP0523197B1 (en) Carcass hide opening
AU641833B2 (en) Carcass hide opening
AU698532B2 (en) Head meat recovery
EP3415013B1 (en) Evisceration apparatus and a method for eviscerating suspended poultry
NO874008L (no) Fremgangsmaate for behandling av fisk ved oppdeling og anordning forutfoerelse av fremgangsmaaten.

Legal Events

Date Code Title Description
FC3A Refusal

Effective date: 19950412