PT85978B - Processo para a preparacao de compostos polifluorados - Google Patents

Processo para a preparacao de compostos polifluorados Download PDF

Info

Publication number
PT85978B
PT85978B PT85978A PT8597887A PT85978B PT 85978 B PT85978 B PT 85978B PT 85978 A PT85978 A PT 85978A PT 8597887 A PT8597887 A PT 8597887A PT 85978 B PT85978 B PT 85978B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
general formula
process according
compounds
formamide
surfactant
Prior art date
Application number
PT85978A
Other languages
English (en)
Other versions
PT85978A (fr
Inventor
Rene Bertocchio
Martine Gautier
Isabelle Rico
Armand Lattes
Original Assignee
Atochem
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from FR8614811A external-priority patent/FR2605627B1/fr
Priority claimed from FR8702009A external-priority patent/FR2610925B1/fr
Application filed by Atochem filed Critical Atochem
Publication of PT85978A publication Critical patent/PT85978A/pt
Publication of PT85978B publication Critical patent/PT85978B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C53/00Saturated compounds having only one carboxyl group bound to an acyclic carbon atom or hydrogen
    • C07C53/15Saturated compounds having only one carboxyl group bound to an acyclic carbon atom or hydrogen containing halogen
    • C07C53/19Acids containing three or more carbon atoms
    • C07C53/21Acids containing three or more carbon atoms containing fluorine

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Addition Polymer Or Copolymer, Post-Treatments, Or Chemical Modifications (AREA)
  • Macromonomer-Based Addition Polymer (AREA)
  • Detergent Compositions (AREA)

Description

A presente invenção refere-se a novos compostos contendo, simultaneamente, uma cadeia perfluorada (R^) e uma cadeia hidrogenada (R^), que se utilizam particularmente como agentes tensioactivos ou como produtos intermédios para a síntese de tais agentes.
Graças a sua propriedade de diminuir consideravelmente a tensão superficial das soluções aquosas, os agentes tensioactivos fluorados encontraram uma aplicação particularmente importante na preparação de misturas extintoras destinadas ã luta contra os incêndios e particularmente nos incêndios provocados por hidro carbonetos. Nas composições extintoras, os agentes tensioactivos fluorados estão geralmente associados a agentes tensioactivos não fluorados de modo a formar rapidamente, na superfície do hidrocajç boneto não miscível com agua, um filme resistente e durável.
Embora se obtenham resultados interessantes com misturas de agentes tensioactivos fluorados e não fluorados, ha uma necessidade constante de simplificar a formulação das composições extintoras, propondo, por exemplo, um único agente tensioactivo contendo simultaneamente uma cadeia perfluorada e uma cadeia hidrogenada .
Nesta Õptica, a presente invenção tem por objectivo pre-2parar compostos mistos, contendo uma cadeia perfluorada e uma ca dei a hidrogenada.
Os compostos da presente invenção podem ser representados pela formula geral:
R<(CH2)m-CH-RH co-x (I) na qual Rp representa um grupo perf 1 uoroalqui 1 o , de cadeia linear ou ramificada, comportando 1 a 20 ãtomos de carbono, R^ representa um radical alquilo de cadeia linear ou ramificada, com 1 a 18 átomos de carbono, m representa um numero inteiro compreendido entre 0 e 2 e X representa um grupo OH ou um grupo de formula geral -NR-jR2j na qual R^ e R2, iguais ou diferentes, represei! tam, cada um, um átomo de hidrogénio ou um radical metilo.
São particularmente preferidos os compostos em que os grupos representados pelos símbolos Rp e R^ comportam 4 a 12 ãt£ mos de carbono e cujo átomo de azoto não é substituído. Os símbolos R.j e R2 representam átomos de hidrogénio.
A presente invenção inclui também as misturas de dois compostos deste tipo, um deles de formula geral
-3rf-(ch2)
-CH-C
CO-X (I-a) e o outro de fórmula geral
2n+3
CO-X (I-b) nas quais m' representa 1 ou 2 e n representa um numero inteiro compreendido entre 1 e 17.
e em que a relação molar I-a/I-b pode variar entre 0,1 e 10.
Os compostos de acordo com a presente inyenção nos quais o símbolo X representa um grupo de formula geral -NR-j R2, podem preparar-se por fotoamidação de uma olefina polifluorada de formu la geral
Rc-(CH9) -CH=CH-C Ho
F K 2zp n 2n+l na qual p representa 0 ou 1 e ni representa um numero inteiro compreendido entre 1 e 17, na presença de um excesso de formamida ou de um derivado metilado desta ultima.
Esta reacção realiza-se, de preferencia, por irradiação
-4i &
com ultravioletas de uma mistura contendo a olefina polifluorada de formula geral II e a formamida ou um seu derivado metilado,, na presença de acetona como iniciador. A operação pode efectuar-se no seio de um meio homogéneo constituído por uma solução dos reagentes (olefina, formamida e acetona), no seio de um dissolveji te orgânico inerte tal como o 2-meti1-1-propanol, o 1,4-dioxano e o terc-butanol.
Com excepção do caso da dimetilformamida, pode-se igualmente submeter aos raios UV microemulsão dos reagentes, obtida com a ajuda de um agente tensioactivo não ionico e de um agente co-tensioactivo do tipo álcool, devendo ser um destes agentes fluo rado e o outro não fluorado. Como agentes ténsioactivos não iõn/ cos utilizáveis, pode-se citar mais particularmente os alquilfenois etoxi1ados ,os policondensados de Óxido de etileno e de propileno (Pluronics) e os polif1uoroalcoois etoxilados. Como exemplos de agentes co-tensioactivos, pode-se citar os álcoois alifáticos tais como hexanol, heptanol e octanol e os álcoois fluoroalifãticos de fórmula geral RpC^H^OH como o 2-perfluorobuti1-etanol e os seus homólogos perfluorohexi1-etanol e perfluoro-octi1-etanol . Para se obter uma microemulsão apropriada, é indispensável utilizar o agente tensioactivo não ionico e o agente co-tensioactivo em quaji tidades tais que a sua relação mássica esteja compreendida entre 0,5 el,5 e seja, de preferência, igual a 1. Sob este ponto de vista, é particularmente apropriada a associação de um condensado de nonilfenol com 5 a 14 moles de Óxido de etileno e do 2-perfluor2 buti1-etanol, assim como a associação de um condensado de 2-perfl uorohexi 1 -etanol com 10 a 15 moles de Óxido de etileno e do 1-hexanol, do 1-heptanol ou do 1-octanol.
-5A duração da irradiação, que se efectua de preferencia a uma temperatura compreendida entre 25° e 50°C, pode variar entre limites afastados, em função da intensidade da irradiação e estã geralmente compreendida entre 12 e 60 horas. Obtem-se os melhores rendimentos para durações de irradiação compreendidas entre 30 e 50 horas.
Como já se indicou antes, opera-se em presença de um excesso de formamida ou do seu derivado metilado. A relação mo lar formamida (ou derivado meti 1ado)/olefina de formula geral II pode variar entre limites, afastados mas para favorecer a reacção de fotoamidação e melhorar o rendimento, a relação molar esta geralmente compreendida entre 10 e 120, de preferência entre 40 e 90.
A quantidade de acetona a utilizar como iniciador pode também variar entre limites afastados. De preferência, escolhe-se esta quantidade de modo que a relação molar acetona/formamida esteja compreendida entre 0,03 e 0,2, sendo ainda mais vantajosa quando esta compreendida entre 0,05 e 0,09.
Qualquer que seja o método escolhido (meio homogéneo ou microemulsão), a fotoimidação de uma olefina de formula geral II conduz a uma mistura das duas amidas de formulas gerais:
RF-(CH2)m.-ÇH-CnH2n+l
C0NR.]R2 (IlI-a) RHCH2>m1 -1 -fH-Cn+lH2n+3
C0NR1R2
-6em que os símbolos m1, n, Rp» R] e Rg os si9nifica dos atribuídos antes.
Contudo, quando se opera num meio homogéneo, obtem-se sempre principalmente a amida de formula geral IlI-a que corresponde ã fixação do grupo carbamoílo no átomo de carbono olefínico mais afastado da cadeia perfluorada. Em microemulsão, o produto principal e, na maioria das vezes, a amida de fórmula geral IlI-b, correspondente à amidaçao do carbono olefinico mais próximo da cadeía perfluorada. Se se desejar, podem-se separar as amidas de formula geral ΙΙΙ-a e ΙΙΙ-b pelos métodos usuais como a extracção por solventes fluorados (por exemplo o triclorotrif1uoroetano) ou a cromatografia preparativa.
As olefinas polif1uoradas de formula geral II que são os compostos de partida são produtos conhecidos. Aquelas em que o símbolo p representa zero, ou seja as olefinas de formula geral Rp“CH=CH-Cnn+-j, podem-se obter, geralmente, por adição de um i£ deto de perfluoroalquilo de fórmula geral R^I a uma olefina de fór > mula geral cnHgn+1CH=CH2 (ver G. V. D. TIERS; J. Org. Chem. ;
(2261); 1962 e N. 0. BRACE, J. Org. Chem. 37, (2429); 1972), seguida de desidroiodação, por meio de hidróxido de potássio alcoólico, da iodohidrina de fórmula geral Rj-C^CHI- CnH2n+l formada . As olefinas em que p representa 1, quer dizer, as olefinas de fór. mula geral R^-CHg-CH=CH- CnH2n+l ’ podem preparar-se mediante reacção de um aldeído alifatico com um iodeto de 2-perfluoroalquil-eti1 -trifeni1fosfonio, que por sua vez se obtém fazendo reagir a trifeni1fosfina com um iodeto de 2-perfluoroalqui1-eti1 o (ver B. ESCOULA et al., Synth. Comm.; 1 5(1 ), 1985 p. 35 e C. CECUTTI et al., J. Dispersion Science and Technology; 7(3), 1986, p.307.
? -7Í
Os compostos de acordo com a presente invenção em cujas fórmulas gerais o símbolo X representa um grupo OH podem preparar-se mediante hidrólise de amidas. Esta hidrólise pode efectuar-se em meio aquoso por meio de uma base que é de preferência o hidróxido de sodio, mas que pode também ser o hidróxido de potássio. Opera-se em meio alcalino forte, 12 a 36N, de preferência 20 a 30N, a uma temperatura que pode variar entre 100° e 160° C, mas que esta compreendida, de preferencia, entre 120° e 140°C Considera-se que a hidrólise esta terminada ao fim de 24 horas . ApÕs acidificação da mistura reaccional, pode-se isolar o acido formado, pelos métodos habituais, nomeadamente por extracção com um dissolvente escolhido entre os hidrocarbonetos clorof1uorados tais como, por exemplo, o tri cl oro-tri f 1 uoro-etano .
Os ãcidos da presente invenção apresentam-se sob a forma de Óleos ou de sólidos. Podem-se transformar facilmente em sais solúveis na agua pelos métodos clássicos, por exemplo, para os sais de potássio, por acção de uma solução de potassa etanõli| ca.
Os ácidos polifluorados da presente invenção e os seus sais podem utilizar-se como agentes tensioactivos tal como as amidas, como produtos intermédios da síntese de tais agentes.
Os exemplos seguintes ilustram a presente invenção sem a limitarem. A referencia utilizada para os espectros de RMN F é o acido trifluoroacético.
-8EXEMPLO 1: Preparação de 1 ,1,1 ,2,2,3,3,4,4-nonaf1uoro-pentadeca no-6-carboxamida e 1,1,1,2,2,3,3,4,4-nonaf1uoro-pentadecano-7-carboxami da
Num tubo de pyrex introduz-se 0,744g da olefina fluorjs da de formula Fg-CHCH = CH-CgH?, 5,88 ml de formamida, 15 ,84ml de terc.-butanol e 0,83ml de acetona. Em seguida, desgaseifica-se a mistura por meio de uma corrente de argon durante 5 minutos para eliminar o oxigénio do ar, depois coloca-se o tubo sobre um carrocei giratório num recinto circular coberto com 16 lâmpadas UV (λ=300 nm; P=16W) que mantém uma temperatura de cerca de 30o-35°C. Deixa-se o tubo sob a acção dos ultra-violetas durante dois dias.
Elimina-se em seguida por filtração o precipitado de oxamida formado durante a síntese, depois evapora-se o filtrado sob vazio (2000 Pa) e dissolve-se o residuo com 5 ml de agua.Forma-se um precipitado que se purifica por recristalização no seio de uma mistura de volumes iguais de acetona e de Óter de petróleo e se seca depois sobre Pg^s num exsicador (666 Pa).
Obtem-se assim 0,57g de 80°C e cujas analises (RMN ^H, RMN ponde aos isómeros de formulas:
funde a um produto sólido que
F e CPV) reyelam que correscuja relação a/b e igual a 2,89.
-9/ f
ί·
... ·’^
EXEMPLO 2: Preparação de 1,1,1,2,2, 3,3,4,4 ,5,5,6,6-tridecaf1uo ro-tridecano-8-carboxamida e 1,1,1,2,2,3,3,4,4,5,5,6, 6,-tridecano-9-carboxamida.
Procede-se como no exemplo 1, mas utilizando 0,832g da olefina fluorada ΟθF3-CH2-CH = CH-C^Hg . Obtém-se 0,58g de um solido que funde a 78°C e cujas analises RMN e CPV mostram que corresponde aos isomeros de formulas C6F13C2HH C4H9 e conh2 (a)
(b) sendo a relação a/b igual a 1,39.
EXEMPLO 3: Preparação de 1,1,1,2,2,3,3,4,4,5,5,6 ,6,7,7,8,8-hepta decaf1uoro-pentadecano-1O-carboxamida e 1,1,1,2,2,3,
3,4,4,5,5,6,6,7,7,8,8-heptadecafluoro-pentadecano-ll-carboxami da
I
Procedendo como no exemplo 1, a partir de 1 ,032g da ole fina fluorada CgF^7-CH2-CH=CH-C^Hg obtém-se 0,98g de um produto solido que funde a 88°C e cujas análises RMN e CPV revelam que corresponde aos isómeros de formulas:
na relação a/b igual a 1,22.
EXEMPLO 4: Preparação de 1 ,1 ,1 ,2,2,3,3,4,4,5,5,6,6,7,7,8,8-hepta
decaf1uoro-eicosano-9-carboxamida e 1,1,1,2,2,3,3,
4,4,5,5,6,6,7,7,8,8-heptadecafluoro-&i casano-10-carbo xami da
Procede-se como no exemplo 1, a partir de 1 ,2g da oleisómeros de formulas:
fina fluorada CgF^ 7-0Η = 0Η-0^θΗ2ρ obtendo-se 0,82 g de um solido que funde a 92°C e corresponde aos (a) C8F17“ |H CÍ1H23 conh2 (b) numa relação a/b igual a 7,71.
EXEMPLO 5: Preparação de 1,1 ,1 ,2,2,3,3,4,4-nonafluoro-pentadecano-6-carboxami da e 1,1,1 ,2,2,3,3,4,4-nonafluoro-pejn tadecano-7-carboxamida.
Introduz-se num tubo de pyrex uma microemulsão preparada a partir de:
- 0,26g da olefina fluorada Fg-CH2-CH = CH-ΟθΗ-j
- 1,48g de formamida
- 1,63g de 2-perfluorobuti1-etanol
- 1,63g de nonilfenol polietoxi1ado (10,5 moles de Óxido de etileno por mole de nonilfenol)
- 0,18ml de acetona
ApÓs desgaseificação com árgon e irradiação durante dois
-11dias, como no exemplo 1, a injecção em CPV da microemulsão mostra a presença dos seguintes isómeros:
^4^9_^2^4~θ^-θ8^17 e conh2
C4Fg-CH2-CH-Cg-H conh2 (a) (b) com uma relação a/b igual a 0,95.
EXEMPLO 6: Preparação de 1 ,1 ,1 ,2,2,3,3,4,4,5,5 ,6,6,7,7,8,8-hepta. decafluoro-eicosano-9-carboxamida e 1,1,1,2,2,3,3, 4,4,5,5,6,6,7,7,8,8-heptadecafluoro-ei cosano-10-carbo xami da
Para preparar as amidas:
(a) (b) procede-se como no exemplo 5 com 0,26g da olefina fluorji da CgF-j 7-CH=CH-C-|qH2p utilizando 1,63g de quatro nonilfenois po lietoxilados que diferem entre si pelo numero de grupos de Óxido de etileno (NOE).
Os resultados obtidos estão resumidos no quadro seguinte :
-127
NOE Relação a b Rendimento(%)
6 0,42 71,3
8 0,74 31,5
10 0,40 80,4
12 0,44 88,4
Numa outra serie de ensaios com a mesma olefina fluora. da CgF^ 7“CH=CH-C-| 0H2-[, substi tui u-se , por um lado, o nonilfenol pol ietoxi 1 ado pela mesma quantidade (l,63g) do agente tensioacti_ vo fluorado não iónico C6F13C2H4 (°C2H4^12 -OH e, por outro lado , substituiu-se o 2-perfluorobuti1-etanol pela mesma quantidade (1 ,63g) de diferentes álcoois hidrogenados (1-hexanol, 1-heptanol e 1-octanol). Os resultados obtidos estão indicados no quadro seguinte:
Alcool hidrogenado Relação a b Rendimento(%)
1-Hexanol 0,25 87,8
1-Heptanol 0,26 87,7
1-Octanol 0,29 84,2
/
-13EXEMPLO 7: Preparação de 1 ,1,1,2,2,3,3,4,4,5,5,6,6,7,7,8,8-heptadecafluoro-eicosano-N-meti1-9-carboxamida e 1,1,
1,2,2,3,3,4,4,5,5,6,6,7,7,8,8-heptadecafluoro-ei cosa no-N-meti1-10-carboxami da
Procede-se como no exemplo 1, partindo de 1,2g da olefj_
para se obter 1,1 g de uma pasta que funde a uma temperatura infe rior a 50°C e que corresponde aos isómeros:
C8F17CH2'CH C10H
21
CONHCH3 conhch3 (b) com uma relação a/b igual a 1,08.
EXEMPLO 8: Preparação de 1 ,1,1 ,2,2,3,3,4,4,5,5,6,6,7,7,8,8-hejj tadecafluoro-eicosano-N-meti1-9-carboxamida e 1,1,
1,2,2,3,3,4,4,5,5,6,6,7,7,8,8-heptadecafluoro-eicos£ no-N-meti1-10-carboxami da
Introduz-se num tubo de pyrex uma microemulsão preparada a partir de:
- 0,26g da olefina fluorada C gF-j y - CH = CH - C-j θΗ 2
- 1,48g de N-meti1-formamida
- 1 ,63g de 2-perfluorobuti1-etanol
- 1,63g de nonilfenol polietoxi1ado (12 moles de Óxido de etileno por mole de nonilfenol)
- 0,18ml de acetona
ApÕs desgaseificação com argon e irradiação durante dois dias, como no exemplo 1, a injecção da microemulsão mostra a preseji ça dos isômeros seguintes:
CgF p- CH 2- CH - C i q H 21 e c8f17-ÇH-C1]H 23
CONHCH3 CONHCHg
(a) (b)
com uma relação a/b igual a 0,55.
EXEMPLO 9: Preparação de 1,1,1 ,2,2,3,3,4,4,5,5,6,6,7,7,8,8-hepta^ decafluoro-eicosano-N,N-dimeti1-9-carboxamida e 1,1,1,2,2,3,3,4,4,5,5,6,6,7,7,8,8-heptadecafluoro-eicosano-N, N-dimeti1-10-carboxamida
Procedendo como no exemplo 1 e partindo de 1 ,2g da olefina fluorada CgF-j y-CH = CH-CqθΗ^ e mamida, obtem-se 1,llg de um oleo de 11 ,4ml de N,Ν-dimeti 1-forque corresponde aos isômeros de formulas:
con(ch3)2 con(ch3)2 (a) (b) com uma relação a/b igual a 1,01.
-15A olefina CgF^ 7 - CH=CH - C-j θ H 2-j utilizada nos exemplos 4 e 6 a 9, foi preparada do seguinte modo: coloca-se 546g de iodeto de perfluoro-etilo e 5g de azo-bis-isobutironitri10 num reactor de 1 litro, equipado com um agitador, um refrigerante de refluxo e uma ampola de carga. Aquece-se a mistura a 75°C e depois intrjo duz-se, no decurso de uma hora, 261g de 1-dodeceno. Apos 6 horas de reacção, junta-se 2,5 g de azobis-isobutironitri 10 e prossegue-se 0 aquecimento a 75°C durante 4 horas. Destila-se em seguida a mistura reaccional para eliminar 0 excesso de iodeto de perflu£ ro-octilo e de dodeceno (110°-160°C sob 2666 Pa) e, depois, aos 678g de produto restante adiciona-se, no decurso de 4 horas, uma solução de 68g de hidróxido de potássio em 250 ml de etanol, mantendo a temperatura a 40°-45°C. Após adição de um litro de ãgua e decantação, separa-se a fase orgânica (563g) e purifica-se a olefina assim obtida por destilação sob vazio (120°C/l33Pa).
EXEMPLO 10: Preparação dos ácidos 1 ,1,1,2,2,3,3,4,4-nonafluoro-pentadecano-6-carboxílico e 1 ,1 ,1 ,2,2,3,3,4,4-no^ nafluoro-pentadecano-7-carboxílico
Em um balão munido com um refrigerante de refluxo, aque ce-se a 130°C, durante 24 horas, uma mistura de 125mg do produto solido obtido no exemplo 1, 2ml de agua e 2g de hidróxido de sódio em pastilhas. Apos arrefecimento, leva-se 0 pH da mistura reaccional a 1 por adição de 4,2 ml de ãcido clorídrico a 37% e agita-se durante 3 horas.
Extrai-se a fase aquosa com 1,1,2-tricolo-l ,2,2-trif1uo ro-etano e evapora-se 0 dissolvente, obtendo 52mg de um óleo amarelo cujas anãlises mostram que se trata dos ãcidos de formulas
C4F9-C2H4-CH-C8H17 e C4F9-CH2-CH-C9H19
COOH COOH
Espectro IV: 2960 (OH livre) ; 1711 (C=0)
1460 (C-H « C02H) ; 1 236 (C-F)
Espectro RMN^H (CD3C0CD3) : 0,77 (3 p, m, CH3)
1,16 (14 p, m, CH2)
2,14 (1 p, m, CH)
3,25 (4 p, m, CH2 x e p CF2)
Espectro RMN19F (CD3COCD3):-5,59 (3 f, m, CF3)
-38,83 (2 f, m, CF2 * CH2) -48,61 (2 f, m, CF2 β CH9) -50,36 (2 f, m, CF2<^ CF3)
EXEMPLO 11: Preparação dos ácidos 1 ,1 ,1 ,2,2,3,3,4,4,5,5 ,6,6-tri_ decafluoro-tridecano-8-carboxí1ico e 1,1,1,2,2,3,
3,4,4,5,5,6,6-tridecafluoro-tridecano-9-carboxílico
Procede-se como no exemplo 10, mas utilizando 138 mg do produto solido obtido no exemplo 2. Recupera-se 100 mg de um óleo amarelo constituído pelos ácidos:
C6F13C2H4“ÇH C4H9 e
COOH
COOH
Espectro IV:2969 (0H livre) ; 1714 (C=0)
1460 (CH « C02H) ;1208 (C-F)
-17EXEMPLO 12: Preparação dos ácidos 1,1,1,2,2,,3,3,4,4,5,5,6,6,7,
7.8.8- heptadecaf 1 uoro-e.i cosa no-9 -carboxi 1 i co e
1.1.1.2.2.3.3.4.4.5.5.6.6.7.7.8.8- heptadecafliioro-
-eicosano-10-carboxi1i co
Procede-se como no exemplo 10 mas utilizando 189mg do produto sólido do exemplo 4, para lo constituído pelos ácidos:
se obter 63mg de um Óleo amare
Espectro IV:
Espectro RMN]H (CD3C0CD3) :
1N-Z3
COOH
2960 (OH livre) ; 1720 (C=0)
1470 (CH <* CO^H) ; 1200 (C-F)
0,92 (3 p, m, CH3)
1,30 (18 p, m, CH2) (1 p, m, CH)
Espectro RMN19F (CD3C0CD3):
2,87 ( 2 P: , m , ch2 « CF 2^
-5,27 (3 f, m, CFg)
-37,34 (2 f, m, CF2 <x ch2)
-46,06 (6 f, m, CF2)
-46,69 (2 f, m, C F 2 ¥ cf3)
-47,75 (2 f, m, CF2 £ cf3)
-50,35 (2 f, m, CF2 <X cf3)
I

Claims (13)

1.- Processo para a preparação de compostos polifluorados de fórmula geral
R -(CH_) -CH-R
F 2 m | H j
CO-X na qual
Rp representa um radical perfluoroalquilo, de cadeia linear ou ramificada, com 1 a 20 ãtomos de carbono,
R representa um radical alquilo, de cadeia linear ou £1 ramificada, com 1 a 18 ãtomos de carbono, m representa um numero inteiro de 0 a 2 e
X representa um grupo OH ou um grupo de fórmula geral -NR1R2 na qual os símbolos R^ e R2, iguais ou diferentes , representam, cada um, um átomo de hidrogénio ou um radical metilo, caracterizado pelo facto de se submeter uma olefina polifluorada de fórmula geral
R -(CHO) -CH=CH-C H„ II
F 2 ρ n 2n+l na qual p representa zero ou 1 e n representa um numero inteiro compreendido entre
1 e 17, a uma fotoamidação, na presença de um excesso de formamida ou de um seu derivado metilado e, eventualmente, de se submeter a amida
-19Wf* resultante a uma hidrólise.
2. - Processo de acordo com a reivindicação l,para a preparação de compostos de fórmula geral I na qual os símbolos e R2 representam, cada um, um átomo de hidrogénio, caracteri zado pelo facto de se utilizar compostos iniciais correspondentemente substituídos.
3. - Processo de acordo com uma qualquer das reivindi cações 1 ou 2, para a preparação de compostos de fórmula geral I na qual os símbolos R^ e R2 representam, cada um, um átomo de hidrogénio, caracterizado pelo facto de os grupos representados pelos símbolos Rp e RH possuírem de 4 a 12 átomos de carbono.
4. - Processo de preparação de misturas de dois compostos, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 3, caracterizado pelo facto de um dos compostos ter a fórmula geral:
rf-(ch2
-CH-C -H . n
2n+l i-a
CO-X e o outro possui a formação geral
I-b nas quais m’ representa o número 1 ou 2 n representa um número inteiro compreendido entre 1 e 17 e em que a relação molar dos compostos de fórmulas gerais I-a e I-b pode variar entre 0,1 e 10.
-20/ *'
5. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de se submeter a uma irradiação com ultra-violetas, uma mistura contendo a olefina de formula geral II e a formamida ou um seu derivado metilado, na presença de acetona como iniciador.
6. - Processo de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo facto de se operar num meio homogéneo constituído por uma solução da olefina de fórmula geral II, formamida e acetona, no seio de um dissolvente orgânico inerte.
7. - Processo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo facto de se utilizar t-butanol como dissolvente.
8. - Processo de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo facto de se submeter à acção de uma radiação UV uma microemulsão da olefina de fórmula geral II, formamida e acetona, obtida com a ajuda de um agente tensioactivo não iónico e de um agente co-tensioactivo do tipo álcool, sendo um destes agentes fluorado e o outro não fluorado.
9. - Processo de acordo coma reivindicação 8, caracterizado pelo facto de o agente tensioactivo não iónico ser escolhido entre alquilfenois etoxilados, policondensados de óxido de etileno e de propileno e polifluoroálcoois etoxilados.
10. - Processo de acordo com qualquer uma das reivindica ções 8 ou 9, caracterizado pelo facto de o agente co-tensioactivo ser um álcool alifático ou fluoroalifático.
11. - Processo de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo facto de o agente tensioactivo não iónico ser um condensado do nonilfenol com 5 a 14 moles do óxido de etileno e o agente co-tensioactivo ser o perfluorobutil-2-etanol.
12.- Processo.de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo facto de o agente tensioactivo não iónico ser um condensado do perfluorohexil-2-etanol com 10 a 15 moles de óxido de etileno e o agente co-tensioactivo ser hexanol-1, heptanol-1 ou octanol-1.
13.Processo de acordo com qualquer uma das reivindi cações 1 a 13, caracterizado pelo facto de a relação molar acetona/formamida estar compreendida entre 0,03 e 0,2, de preferência entre 0,05 e 0,09.
PT85978A 1986-10-24 1987-10-22 Processo para a preparacao de compostos polifluorados PT85978B (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR8614811A FR2605627B1 (fr) 1986-10-24 1986-10-24 Amides polyfluores et leur procede de preparation
FR8702009A FR2610925B1 (fr) 1987-02-17 1987-02-17 Acides polyfluores et leur procede de preparation

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT85978A PT85978A (fr) 1987-11-01
PT85978B true PT85978B (pt) 1990-08-31

Family

ID=26225543

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT85978A PT85978B (pt) 1986-10-24 1987-10-22 Processo para a preparacao de compostos polifluorados

Country Status (12)

Country Link
US (1) US4855025A (pt)
EP (1) EP0267828B1 (pt)
AT (1) ATE59376T1 (pt)
AU (1) AU598046B2 (pt)
CA (1) CA1294979C (pt)
DE (1) DE3767132D1 (pt)
DK (1) DK557487A (pt)
ES (1) ES2012519A6 (pt)
FI (1) FI874686A (pt)
GR (1) GR3001537T3 (pt)
NO (1) NO874422L (pt)
PT (1) PT85978B (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
IT1217452B (it) * 1988-05-02 1990-03-22 Ausimont Spa Perfluoropolieteri contenenti un alogeno diverso da fluoro e aventi un gruppo terminale a funzione acida
JP3564805B2 (ja) * 1995-02-16 2004-09-15 松下電器産業株式会社 フロロアルキルカルボン酸とその誘導体
MC2435A1 (fr) * 1996-04-04 1997-11-25 Hedi Trabelsi Procédés d'obtention d'acides polyfluorocarboxyliques et de leurs sels
US6013795A (en) * 1996-11-04 2000-01-11 3M Innovative Properties Company Alpha-branched fluoroalkylcarbonyl fluorides and their derivatives
US6015838A (en) * 1996-11-04 2000-01-18 3M Innovative Properties Company Aqueous film-forming foam compositions
US5998521A (en) * 1996-11-04 1999-12-07 3M Innovative Properties Company Aqueous fluoropolymer compositions and method of preparing the same
US7285673B2 (en) * 2005-06-27 2007-10-23 E.I. Du Pont De Nemours And Company Process for fluoro derivative-substituted aryl pnictogens and their oxides
US7638650B2 (en) * 2007-08-06 2009-12-29 E.I. Du Pont De Nemours And Company Fluoroalkyl surfactants
US8026289B2 (en) * 2008-10-21 2011-09-27 E.I. Du Pont De Nemours And Company Fluorinated polyoxyalkylene glycol diamide surfactants

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2701814A (en) * 1955-02-08 Fluorocarbon compounds
US2951051A (en) * 1957-06-26 1960-08-30 Minnesota Mining & Mfg Perfluoro-substituted aliphatic acids and derivatives thereof
US3133965A (en) * 1961-10-10 1964-05-19 Basf Ag N-substituted tris-halomethyl acetamides
US3153670A (en) * 1962-03-16 1964-10-20 Monsanto Co Vinyl amines
US3423465A (en) * 1965-03-24 1969-01-21 Du Pont Selected bis(perfluoroalkyl)ketenes
GB1158012A (en) * 1965-07-19 1969-07-09 Montedison Spa Fluoring Containing Carboxylic Acids Derivatives
CH555793A (de) * 1970-08-24 1974-11-15 Ciba Geigy Ag Verfahren zur herstellung von gegebenenfalls substituierten perfluoralkyljodid-olefin- bzw.-cycloolefin-1:1-addukten.
US4073817A (en) * 1970-08-24 1978-02-14 Ciba-Geigy Ag Process for the manufacture of perfluoroalkyl iodide-olefine adducts
DE2243371A1 (de) * 1972-09-02 1974-03-14 Bayer Ag Perfluoralkylsulfone
US4124469A (en) * 1975-12-24 1978-11-07 Hoechst Aktiengesellschaft Perfluoroalkylacetyl chloride process
JPS5535020A (en) * 1978-09-01 1980-03-11 Neos Co Ltd Fluorine-containing compound
DE3018020A1 (de) * 1980-05-10 1981-11-19 Bayer Ag, 5090 Leverkusen Fluorierte azomethine, verfahren zu ihrer herstellung und ihre verwendung als zwischenprodukte
DE3219075A1 (de) * 1981-05-20 1982-12-23 Daikin Kogyo Co., Ltd., Osaka 2-polyfluoroalkylmalonsaeuren und ihre derivate sowie deren herstellung und verwendung
JPS6056693B2 (ja) * 1984-01-30 1985-12-11 ダイキン工業株式会社 ハロゲン化プロピオン酸誘導体の製法
FR2559479B1 (fr) * 1984-02-14 1986-07-18 Atochem Synthese d'acides perfluoroalcane-carboxyliques
DE3724900C2 (de) * 1986-08-08 2000-04-06 Colgate Palmolive Co N-Alkylneoalkanamide sowie deren Verwendung

Also Published As

Publication number Publication date
FI874686A (fi) 1988-04-25
NO874422D0 (no) 1987-10-23
DK557487A (da) 1988-04-25
FI874686A0 (fi) 1987-10-23
DK557487D0 (da) 1987-10-23
US4855025A (en) 1989-08-08
AU8007687A (en) 1988-04-28
CA1294979C (fr) 1992-01-28
ATE59376T1 (de) 1991-01-15
AU598046B2 (en) 1990-06-14
ES2012519A6 (es) 1990-04-01
PT85978A (fr) 1987-11-01
EP0267828A1 (fr) 1988-05-18
EP0267828B1 (fr) 1990-12-27
NO874422L (no) 1988-04-25
DE3767132D1 (de) 1991-02-07
GR3001537T3 (en) 1992-11-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP0190393B1 (en) Novel perfluoro chemicals and polyfluorinated compounds and process for production of the same
US4348377A (en) New derivatives of 2,4,6-triiodo-isophthalic acid, proceses for their synthesis and X-ray contrasting materials containing these
AU674157B2 (en) Amphiphilic compounds derived from amino acids or peptides, their methods of synthesis and their application as drug delivery systems
LU82646A1 (fr) Nouveaux oligomeres tensio-actifs,leur procede de preparation et les compositions les contenant
NO169542B (no) Polyhydroksylerte fluorforbindelser, samt anvendelse av disse som overflateaktive midler
PT85978B (pt) Processo para a preparacao de compostos polifluorados
US2769838A (en) Polyglycol ether acid anilides
Douglass Sulfinate Esters. I. Their Preparation and Some Properties1, 2
IT9020920A1 (it) Processo per la preparazione di composti perfluoroalcossisolfonici
JPS5843934A (ja) ペルフルオロ化合物およびその製造方法
GB2142623A (en) 3-(3-hydroxybutoxy)-1-butanol and its method of preparation
JPS6347686B2 (pt)
US2714608A (en) Polyethoxy esters of isocyclic organic carboxylic acids
EP1066277A1 (en) Polyethoxylated ascorbic acid derivatives as a novel antioxidant and process for preparing thereof
JPS6028944A (ja) 新規なポリオ−ルエ−テル化合物およびその製造方法ならびにこれを含有する化粧料
Mitsch et al. Difluorodiazirine. V. difluoromethyl esters and ethers
ES2532536T3 (es) Derivados de tris(2-hidroxifenil)metano, su preparación y su uso
CA2105729A1 (en) Compositions of iodophenoxy alkanes and iodophenyl ethers for visualization of the gastrointestinal tract
BRPI0819320A2 (pt) compostos derivados de dioxoantraceno sulfonato, composições que os contenham, seus usos e métodos de utilização e preparação.
CA1182832A (fr) Oligomeres statistiques, tensio-actifs, procede pour les preparer et compositions les contenant
US2998453A (en) Phenoxy diphenyl sulfones and their preparation
US2552502A (en) Beta-(pyrrolidyl-1)-propanol-2
Nivet et al. Synthesis and preliminary evaluation of perfluoroalkylacyl carnitines as surfactants for biomedical use
FI69831B (fi) Foerfarande foer perfluorering av icke-aromatiserbara polycykliska kolvaeten
JPS63146840A (ja) ポリフルオロ化合物及びその製造方法

Legal Events

Date Code Title Description
MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19910802