PT2271242E - Dispositivo para grelhar peixe - Google Patents

Dispositivo para grelhar peixe Download PDF

Info

Publication number
PT2271242E
PT2271242E PT08852927T PT08852927T PT2271242E PT 2271242 E PT2271242 E PT 2271242E PT 08852927 T PT08852927 T PT 08852927T PT 08852927 T PT08852927 T PT 08852927T PT 2271242 E PT2271242 E PT 2271242E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
fish
transverse
cage
support
grilling
Prior art date
Application number
PT08852927T
Other languages
English (en)
Inventor
Konrad Glas
Original Assignee
Konrad Glas
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Konrad Glas filed Critical Konrad Glas
Publication of PT2271242E publication Critical patent/PT2271242E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47JKITCHEN EQUIPMENT; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; APPARATUS FOR MAKING BEVERAGES
    • A47J43/00Implements for preparing or holding food, not provided for in other groups of this subclass
    • A47J43/18Holding or clamping devices for supporting fowl, venison, or other meat, or vegetables, during cooking or during subsequent cutting

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Baking, Grill, Roasting (AREA)
  • Meat, Egg Or Seafood Products (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "DISPOSITIVO PARA GRELHAR PEIXE" A presente invenção refere-se a um novo dispositivo para grelhar peixe.
Os dispositivos deste tipo já são conhecidos a partir do estado da técnica, em diferentes formas de realização.
Neste contexto, no caso mais simples, é utilizado um simples espeto de grelhar (por exemplo, constituído por madeira ou metal) no qual o peixe a ser grelhado é espetado, no sentido longitudinal, antes de aquele, juntamente com o peixe, ser colocado na proximidade de uma fonte de calor adequada, de um dispositivo de grelha, visando o verdadeiro processo de grelhar.
Independentemente de desde logo aquando da sua colocação no espeto de grelhar, o peixe a ser grelhado, se deformar muitas vezes, de um modo prejudicial, um espeto de grelhar, deste tipo, nem sempre produz um bom resultado. De igual modo, a colocação do espeto de grelhar, juntamente com o peixe, na zona do dispositivo de grelha a ser utilizado, apenas é possível realizar-se com facilidade, caso exista um suporte adequado no dispositivo de grelha ou caso sejam utilizados meios de auxílio adicionais, tal como descrito, por exemplo, no documento DE 20314053 UI.
Na ausência de um dispositivo de auxílio adicional, as possíveis orientações do peixe em relação à fonte de calor 1 tornam-se limitadas, uma vez que, então, apenas existe a possibilidade de segurar manualmente o espeto de grelhar, normalmente provido de um punho, ou de o colocar ou depositar sobre uma superfície de apoio como, por exemplo, sobre uma grelha situada sobre uma fonte de calor.
Neste último caso, a face exterior do peixe fica em contacto directo com a grelha o que se repercute de forma desvantajosa, uma vez que através do contacto directo da pele do peixe com a grelha aquecida, durante o processo de grelhar, (ou com qualquer outra superfície de apoio existente na zona da fonte de calor) a pele poderá aí colar-se e danificar-se extensivamente, por exemplo, ao virar o peixe ou depois de concluído o processo de grelhar. A danificação da pele do peixe não é apenas inconveniente por razões estéticas. Em particular, o suco inerente ao peixe pode escoar através dos zonas da pele danificadas, levando a que o peixe grelhado acabe por ficar demasiado seco.
De igual modo, após o processo de grelhar, um espeto de grelhar, juntamente com o peixe ali espetado, apenas pode ser depositado sobre uma base que reúna condições de higiene e de asseio, por exemplo, sobre um prato, uma vez que, neste caso, o peixe entrará novamente em contacto com a base. Caso o peixe deva ser servido sem o espeto, o espeto que atravessava o peixe no sentido longitudinal, terá ainda de ser removido, o que nem sempre se afigura fácil ou não se torna facilmente exequível, sem (continuar) a danificar o peixe grelhado.
No caso do espeto para sardas conhecido a partir do documento DE 4127618 Al, resultam desvantagens idênticas. 2
De modo a eliminar os problemas enunciados anteriormente, foram já propostos outros dispositivos destinados para grelhar peixe. Assim, o dispositivo conhecido a partir do documento DE 7935610 Ul, para grelhar peixe, compõe-se de um tabuleiro sobre o qual está configurado um dispositivo de suporte, na forma de uma haste concebida em forma de lâmina e posicionada aproximadamente na vertical, com uma multiplicidade de espinhos na sua rebarba e na qual o peixe é espetado. Ainda a partir do documento DE 19625467 AI é conhecida uma bandeja para grelhados, com um rebordo continuo e em relevo, na qual, como apoio, está configurada uma proeminência adicional afastada do rebordo, destinada a acomodar o peixe com o seu lado da barriga aberto por baixo.
No entanto, os dois dispositivos mencionados anteriormente não estão concebidos de um modo adequado a orientar o peixe também diferentemente, por exemplo, quando apenas sujeito a uma única fonte de calor funcionando a partir de baixo, tal como aliás também se verifica no caso do dispositivo para grelhar peixe conhecido a partir do documento DE 9201831 Ul. A partir do documento DE 29607574 U é conhecido um outro dispositivo.
Partindo do estado da técnica anteriormente explicado, o objectivo da presente invenção é disponibilizar um dispositivo para grelhar peixe que promete um resultado de grelhar o melhor possível que pode ser utilizado de múltiplas maneiras e com o qual o peixe a ser grelhado pode ser sujeito com diferentes orientações a uma fonte de calor durante o processo de grelhar. 3 0 objectivo anteriormente assinalado é solucionado através de um dispositivo para grelhar peixe, de acordo com a reivindicação 1. 0 dispositivo, de acordo com a invenção, para grelhar peixe, compreende uma estrutura em género de gaiola, permitindo colocar o dispositivo sobre um aparelho grelhador ou sobre uma outra superfície de apoio essencialmente plana, sendo que o dispositivo apresenta uma multiplicidade de elementos de suporte, distribuídos longitudinalmente, sobre os quais o peixe a ser grelhado pode ser disposto no espeto, no sentido longitudinal, com o seu lado da barriga aberto por baixo.
Neste caso está previsto, de acordo com a invenção, que cada elemento de suporte está concebido em género de espeto duplo, com duas extremidades pontiagudas, afastadas entre si e na transversal em relação ao sentido longitudinal, ente as quais é acomodada a espinha dorsal do peixe espetado. Cada elemento de suporte, em género de espeto duplo, compreende ainda uma haste transversal, que se estende por debaixo das suas extremidades) pontiagudas, haste essa sobre a qual assenta a espinha dorsal do peixe espetado. E finalmente, o dispositivo compreende ainda uma multiplicidade de espetos transversais separados que podem ser entranhados acima da espinha dorsal do peixe espetado nos elementos de suporte, atravessando transversalmente o seu corpo, e mantidos nesta posição por meio de dispositivos de guia, da estrutura em género de gaiola, que lhes estão atribuídos.
Deste modo resulta uma multiplicidade de vantagens em comparação com os dispositivos anteriormente conhecidos. 0 4 dispositivo de suporte realizado no dispositivo, de acordo com a invenção, que é formado pela multiplicidade de elementos de suporte, em género de espeto duplo, com uma haste transversal e os espetos transversais (separados), interagindo com os dispositivos de guia adequados na estrutura em género de gaiola, zela por uma sustentação segura do peixe, na zona da sua espinha dorsal particularmente estável. Neste caso, a espinha dorsal do peixe é apoiada de ambos os lados, na zona das extremidades pontiagudas dos elementos de suporte, em género de espeto duplo, sendo que a haste transversal, dos elementos de suporte que se projectam no sentido ascendente, zela para que a espinha dorsal seja apoiada por baixo e para que, ao atravessar o peixe com os espetos, se produza, em certa medida, um esbarro de modo a que, convenientemente, o peixe também não venha ser demasiado espetado sobre os elementos de suporte. Mediante uma configuração adequada dos elementos de suporte, é ainda possível providenciar que, durante o processo de grelhar, o lado da barriga do peixe se mantenha aberto para baixo o que aperfeiçoa o resultado do grelhado, mesmo em relação ao lado interior da barriga, podendo ainda contribuir para encurtar o tempo necessário o processo de grelhar.
Os espetos transversais, que atravessam transversalmente o peixe mantido devidamente seguro no dispositivo, garantem a posição do peixe acima da sua espinha dorsal, pelo que o peixe fica apoiada e, por conseguinte, completamente resguardado, a todo o seu comprimento, em inúmeros pontos, na zona da espinha dorsal, a partir de cima, de baixo, do lado esquerdo e direito. Por este meio, o dispositivo pode ser mantido ou posicionado em qualquer orientação pretendida, sem que o peixe escorregue para fora do mesmo. A estrutura em género de gaiola que cerca o peixe, de um modo preferido, por todos os lados, mantendo um 5 determinado afastamento, e na qual estão configurados os dispositivos de guia destinados aos espetos transversais, serve (em particular com o seu lado inferior) para assentar o dispositivo sobre uma superfície de apoio, no essencial plana, tal como, por exemplo, a grelha de um grelhador comum no mercado.
Na medida em que, na presente invenção, se fala de uma multiplicidade de elementos de suporte, em género de espeto duplo, e de espetos transversais separados, então a prática demonstrou ser suficiente o número pelo menos de dois, de um modo preferido, também de três ou mesmo de quatro elementos de suporte deste tipo ou de espetos transversais para amparar, de um modo suficiente, o peixe no interior do dispositivo.
Uma vez que, no caso do dispositivo, de acordo com a invenção, o peixe a ser grelhado é em primeiro lugar espetado sobre os elementos de suporte, em género de espeto duplo, com haste transversal, o peixe, antes de ser atravessado pelos espetos transversais separados, já se encontra suficientemente fixo na zona da espinha dorsal (especialmente, de lado), pelo que os espetos transversais podem perfurá-lo, de um modo especialmente simples e acautelado, permitindo também uma remoção novamente fácil, após o processo de grelhar.
De um modo preferido, os dispositivos de guia existentes, de ambos os lados, na estrutura em género de gaiola e sobre vários lados do peixe (de um modo preferido, à mesma altura) servem não só para manter fixo cada um dos espetos transversais que atravessa o peixe, na sua posição futura, de um modo preferido, essencialmente no sentido horizontal, mas também facilitam, de um modo vantajoso, o posicionamento correcto do 6 espeto transversal em relação ao peixe, desde logo, durante o processo de perfuração do mesmo. No entanto, o aspecto principal dos dispositivos de guia, de acordo com a invenção, reside no facto de assegurar devidamente a fixação do peixe no dispositivo, em sentido ascendente e em interacção com os espetos transversais, isto é, no facto de impedir que, ao rodar o dispositivo, o peixe possa tombar. Claro está que, em todas as outras direcções, o peixe já está seguro pelos elementos de suporte. Na forma de realização mais simples, da presente invenção, os dispositivos de guia poderiam assim ser designados também como meios de segurança para os espetos transversais. Todavia, neste caso e de um modo preferido, eles também podem servir, desde logo, para a perfuração do peixe, num determinado sentido, como guia axial destinada ao espeto transversal que, na sua direcção axial, trespassa o peixe. Contudo esta última condição não é necessariamente exigível.
Depois de grelhar o peixe, são em primeiro lugar removidos os espetos transversais do dispositivo, de acordo com a invenção, sendo que subsequentemente, o peixe pode ser retirado dos elementos de suporte o que pode processar-se, por exemplo, através da simples rotação do dispositivo, de modo a que o peixe caia, por exemplo, sobre um prato disposto para esse efeito. 0 dispositivo, de acordo com a invenção, está com efeito concebido expressamente para manter apoiados os peixes que deverão ser grelhados. Contudo, devido às suas características estruturais, o dispositivo se adequar também claramente a grelhar outros produtos alimentares, tal como, por exemplo, carne (por exemplo, em escalope) , uma vez que esta também pode ser mantida segura em todas as direcções, no interior do dispositivo, em conformidade com as realizações mencionadas 7 previamente. Além disso, o dispositivo, de acordo com a invenção, adequa-se também a outros tipos de preparação de peixes, não se limitando, por conseguinte, aos grelhados. Ele pode ser assentado ou pendurado, por exemplo, numa caçarola ou numa panela, juntamente com o peixe ali mantido seguro, para o cozer ou numa fritadeira para o fritar. 0 dispositivo também se adequa ainda à preparação de peixes (estufados, grelhados ou assados) no interior de um forno eléctrico ou a gás e à fumagem do peixe no interior de um fumeiro. Em todos os tipos de preparação enunciados também é conseguido, muitas vezes, um resultado mais apelativo, em termos visuais, quando comparado com a preparação do peixe, recorrendo a dispositivos auxiliares conhecidos anteriormente.
Num primeiro aperfeiçoamento preferido, da invenção, está previsto que a estrutura, em género de gaiola, esteja configurada de modo a que o dispositivo possa ser posicionado em diferentes orientações sobre uma superfície de apoio, sendo que o peixe ali mantido seguro permanece exclusivamente em contacto com os elementos de suporte e com os espetos transversais separados que o atravessam, sem qualquer contacto com a superfície de apoio.
Deste modo não só é acautelado o facto de o peixe a grelhar poder ser grelhado, a partir de todos os lados, num grelhador comercializado, como também o facto de, em cada uma destas orientações, ele permanecer exclusivamente em contacto com os elementos de suporte e com os espetos transversais que o atravessam. A própria estrutura em género de gaiola ou seja, os elementos que servem para poisar a estrutura em género de gaiola estão assim, de um modo preferido, suficientemente afastados dos elementos de suporte de modo a que um peixe, de tamanho vulgar, 8 mantido seguro no dispositivo, não entre em contacto com os elementos de apoio, não se correndo qualquer risco de uma danificação inconveniente da pele do peixe, durante o processo de grelhar. Poder-se-á falar de um processo de grelhar quase sem qualquer contacto. 0 puncionamento da pele do peixe originado pelos espetos transversais é de somenos importância, podendo ser tolerado no âmbito da presente invenção.
Em relação a peixes, que excedam em muito o tamanho de uma medida normativa, poderá estar previsto um dispositivo com as dimensões respectivamente apropriadas ou um dispositivo susceptível de ser adequado em termos das suas dimensões.
De um modo preferido, dever-se-á acautelar, mediante uma configuração adequada da estrutura em género de gaiola, que as diferentes orientações, nas quais o dispositivo pode ser assente sobre a superfície de apoio, correspondam a uma orientação do peixe mantido devidamente seguro no dispositivo na qual este esteja voltado para a superfície de apoio, com o seu primeiro flanco lateral e/ou com o seu segundo flanco lateral e/ou com o seu lado da barriga e/ou com o seu lado dorsal. Afigura-se sobretudo vantajosa a preensão do peixe na posição dorsal, ou seja, com o lado dorsal voltado para baixo, uma vez que nesta posição o "suco" do peixe se preserva no mesmo, durante o processo de grelhar ou de cozimento, obtendo-se, deste modo, um excelente resultado relativamente ao sabor do grelhado.
Por conseguinte, caso o presente dispositivo seja utilizado, por exemplo, sobre uma grelha de um grelhador a carvão, a gás ou eléctrico habitualmente comercializado, o peixe a ser grelhado poderá ser grelhado, de um modo preferido, quer a partir do seu lado inferior, quer a partir de ambos os lados, um 9 a seguir ao outro, quer ainda a partir do seu lado superior associado à barbatana dorsal. Especialmente a possibilidade de grelhar o peixe a partir do seu lado superior afigura-se particularmente vantajosa, uma vez que é nesta zona que se encontra uma grande parte da carne do peixe a grelhar.
No âmbito de uma outra forma de realização, da presente invenção, e de modo a manter o peixe seguro, mesmo na zona da sua extremidade traseira, está previsto, de um modo preferido, um outro elemento de suporte concebido, adequadamente, para fixar o peixe mantido devidamente seguro no dispositivo, por debaixo e lateralmente, na zona da sua barbatana posterior, ou seja, na zona da sua extremidade posterior. Neste caso dever-se-á conceber, por exemplo, um elemento de suporte transversal em relação ao sentido longitudinal e, visto a partir de cima, de forma côncava o qual acompanha essencialmente a forma da extremidade posterior de um peixe. De um modo preferido, mediante dispositivos de guia dispostos adequadamente na estrutura em género de gaiola, poder-se-á então utilizar, na zona deste elemento de suporte, um outro espeto transversal separado, visando o suporte adicional do peixe, mesmo na zona da sua barbatana posterior.
De um modo preferido, há que ter em conta, de resto, que no âmbito da presente invenção, a cada elemento de suporte, em jeito de espeto duplo, estejam (também) associados precisamente um espeto transversal separado e os respectivos dispositivos de guia, na estrutura em género de gaiola, sendo que os dispositivos de guia estão configurados e dispostos de modo a que o peixe, mantido seguro no dispositivo, conforme pretendido, seja atravessado pelo espeto transversal que está associado a um elemento de suporte e seguro nos dispositivos de guia, na 10 proximidade imediata do elemento de suporte que lhe está atribuído.
Consequentemente, de um modo preferido, os dispositivos de guia destinados aos espetos transversais estão colocados na estrutura em género de gaiola de modo a que o espeto transversal, mantido seguro pelos dispositivos de guia, atravesse o peixe respectivamente acima da espinha dorsal e na proximidade directa de um elemento de suporte em jeito de espeto duplo, de um modo preferido, mesmo acima ou mesmo ao lado das suas extremidades pontiagudas. Tal facto não simplifica apenas a introdução e a remoção do espeto transversal, devido à fixação contígua directa através dos elementos de suporte, sem que, neste caso, o peixe a ser grelhado, ou seja, o peixe grelhado seja danificado. A sustentação do peixe, em todas as direcções possíveis, processa-se então - na zona dos vários elementos de suporte - várias vezes a todo o comprimento do peixe, embora sempre na zona imediata do elemento de suporte ali disposto.
Os dispositivos de guia destinados aos espetos transversais separados estão formados, de um modo preferido, por uma abertura inteiramente orlada na qual o respectivo espeto transversal é guiado axialmente, isto é, mantido seguro, em particular, transversalmente em relação à direcção axial. Evidentemente que, neste caso, pode, ou seja, deverá existir uma determinada folga, especialmente, de modo a poder corresponder também às dimensões diferentes dos vários peixes, dentro de uma faixa de tolerância. 0 comprimento dos espetos transversais está naturalmente adaptado, de um modo preferido, à largura da estrutura em género de gaiola, na zona dos dispositivos de guia, isto é, à distância dos dispositivos de guia situados sobre os vários lados, uns em 11 frente aos outros, sendo que, neste caso, de um modo preferido, cada espeto transversal apenas sobressai ligeiramente, de cada um dos lados.
Afigura-se ainda vantajoso que os espetos transversais, no seu lado terminal afastado da extremidade pontiaguda, apresentem um esbarro, de modo a não furarem demasiado o peixe e a poderem apoiar-se, juntamente com o elemento de esbarro, na estrutura em género de gaiola, ou seja, nos dispositivos de guia.
Outras alternativas de realização preferidas, relativas à invenção, prevêem - em particular, no que respeita à redução de volume no caso de ser desnecessário - que o dispositivo esteja concebido de modo a poder ser empilhado ou que ele apresente uma multiplicidade de articulações dispostas adequadamente, mediante as quais este possa ser dobrado. No entanto, neste caso dever-se-á depreender que seja assegurado que o dispositivo apenas se dobre, quando necessário, por exemplo, através de um mecanismo de encaixe adequado ou de um elemento de posicionamento apropriado. A estrutura em género de gaiola - tal como os elementos de suporte e os espetos transversais separados - são fabricados, de um modo preferido, em aço inoxidável, sendo que especialmente a estrutura em género de gaiola pode estar configurada numa só peça, juntamente com os elementos de suporte. Considera-se particularmente conveniente o mesmo tipo de aço inoxidável cromado, resistente ao calor e estável, a partir do qual também são fabricadas grelhas usuais para grelhados.
Finalmente, ainda está previsto, no âmbito da invenção e de um modo preferido, que pelo menos um elemento alongado 12 sobressaia da estrutura, em género de gaiola, elemento esse no qual está configurado ou pode estar fixado um punho (de um modo preferido, com isolamento térmico) permitindo agarrar o dispositivo ou um adaptador destinado a inserir o dispositivo num dispositivo rotativo. No dispositivo, de acordo com a invenção, a sustentação segura do peixe permite também, em particular, nomeadamente a sua utilização numa disposição na qual o dispositivo é mantido seguro através de uma fonte de calor horizontal ou diante de uma fonte de calor vertical, sendo rodado em torno de um eixo que se projecta no sentido longitudinal. Um punho ou um adaptador qualquer, por exemplo, um adaptador, destinado a pendurar o dispositivo num recipiente tubular de cozimento ou numa caçarola para cozinhar o peixe, também pode estar fixado facilmente (eventualmente de um modo destacável) a uma travessa transversal da estrutura em género de uma gaiola. 0 dispositivo, de acordo com a invenção, destinado à preparação de peixes, também pode apresentar-se, por exemplo, incluído no conjunto, com um recipiente tubular de cozimento, ou seja, com uma caçarola e/ou eventualmente, com vários adaptadores/punhos.
Em seguida, serão enunciados, mais pormenorizadamente, vários exemplos de realização, da invenção, com base no desenho. Neste caso mostram:
Fig. 1 uma vista em perspectiva de um exemplo de realização, de um dispositivo, de acordo com a invenção,
Fig. 2 uma vista lateral do exemplo de realização, da figura 1, 13
Fig. 3 uma vista em planta do exemplo de realização, da figura 1,
Fig. 4 um corte através do exemplo de realização, da figura 1, de acordo com o plano de corte IV-IV (comparar figura 3),
Fig. 5 uma vista em perspectiva do exemplo de realização da figura 1, com um peixe ali mantido devidamente seguro,
Fig. 6 uma vista em perspectiva de um segundo exemplo de realização pertencente ao dispositivo, de acordo com a invenção, Fig. 7 uma vista em perspectiva de um terceiro exemplo de realização pertencente ao dispositivo, de acordo com a invenção, e Fig. 8 uma vista em perspectiva l de um quarto exemplo de realização pertencente ao dispositivo, de acordo com a invenção. 0 dispositivo 1, representado nas figuras 1 a 5 e destinado a grelhar peixe, constitui-se por uma estrutura 2, em género de uma gaiola, na qual um peixe F (comparar figuras 4 e 5) pode ser acomodado no sentido longitudinal e mantido seguro nessa posição. Para este efeito, está disposta no dispositivo, a todo o seu comprimento, uma multiplicidade (neste caso: três) de elementos 3 de suporte, em jeito de espetos duplos, cuja construção exacta será enunciada, em seguida, mais 14 pormenorizadamente, com base na representação em corte transversal da figura 4.
Cada um dos elementos 3 de suporte, em jeito de espetos duplos, que se prolonga no sentido ascendente e em que, no caso da orientação do dispositivo 1 aqui representada, o dispositivo assenta com a sua face inferior sobre uma superfície E de descanso plana, compreende duas extremidades 5, 6 pontiagudas sobre as quais o peixe F (anteriormente retirado de um modo habitual) é espetado (comparar figura 4) com o seu lado da barriga aberto por baixo, na direcção da seta A. As duas extremidades 5, 6 pontiagudas, pertencentes aos elementos 3 de suporte, estão espaçadas, a uma distância B, na perpendicular em relação ao sentido L longitudinal do dispositivo 1, de modo a que a espinha 7 dorsal, do peixe F atravessado a partir de cima, de acordo com a seta A, pelos elementos 3 de suporte em jeito de espetos duplos, seja acomodada entre as suas extremidades 5, 6 pontiagudas e a que assim seja mantida segura de ambos os lados. Abaixo das extremidades 5, 6 pontiagudas, junto a cada elemento 3 de suporte, projecta-se uma haste 4 transversal na qual assenta a espinha 7 dorsal do peixe F, quando o peixe F já está atravessado por espetos. Os dois espetos, ou seja, as extremidades 5, 6 pontiagudas do elemento 3 de suporte estão, neste caso, formadas através de braços contíguos entre si e afiados no topo pertencentes a cada um dos elementos 14, 15 da estrutura em forma de U e cujos outros braços fazem parte da estrutura 2 em género de uma gaiola, servindo para o assentamento do dispositivo.
Na figura 4 pode ainda reconhecer-se bem o facto de, mesmo na zona da abertura do lado da barriga, do peixe mantido seguro 15 no dispositivo, os espetos do elemento 3 de suporte, afastados a uma distância B, manterem aberto o peixe do lado da barriga. 0 dispositivo 1 apresenta ainda um outro elemento 8 de suporte que serve de assento para a extremidade posterior do peixe F (situada pouco antes da barbatana posterior de um peixe). 0 dispositivo compreende ainda uma multiplicidade (neste caso: quatro) de espetos 9 transversais separados respectivamente associados com precisão a um elemento 3, 8 de suporte, espetos esses que podem ser entranhados acima da espinha 7 dorsal do peixe F mantido devidamente seguro no dispositivo 1, de acordo com a seta C, atravessando o seu corpo, e mantidos nesta posição (comparar figura 4 onde o espeto 9 transversal está simplesmente apresentado a tracejado, uma vez que se encontra quase fora do plano do desenho) por meio de dispositivos 10 de guia que lhes estão atribuídos.
Por conseguinte, com cada espeto 9 transversal interagem portanto respectivamente dois dispositivos 10 de guia que se situam à mesma altura, nos lados opostos, um em relação ao outro, da estrutura 2 em género de uma gaiola, visando a posição de sustentação correcta, no interior do dispositivo 1. Para este efeito, depois de o peixe F ter sido atravessado por espetos, ou seja, colocado sobre os elementos 3, 8 de suporte, os espetos 9 transversais são, respectivamente, introduzidos em primeiro lugar através de um primeiro dispositivo 10 de guia. Este procedimento serve, em certa medida, como auxílio de posicionamento em relação ao espeto 9 transversal. Em seguida, o espeto 9 transversal é alinhado essencialmente na horizontal, na direcção axial, de acordo com a seta C, perfurando o peixe F e 16 em seguida inserido, sobre o lado oposto, no dispositivo 10 de guia ali existente, de modo a que o espeto 9 transversal posicionado desta maneira, de ambos os lados do peixe F, seja mantido seguro no interior dos dispositivos 10 de guia, facto pelo qual o peixe F deixa de poder ser removido do dispositivo 1, a partir de cima.
Os dispositivos 10 de guia estão configurados na estrutura 2, em género de uma gaiola, como uma abertura que está orlada por um elemento de estrutura projectando-se horizontalmente, um elemento de estrutura projectando-se verticalmente e por uma travessa obliqua da estrutura 2, em género de uma gaiola, apresentando, em particular, uma guia axial com uma determinada folga para um espeto 9 transversal. No âmbito da presente invenção, seriam passíveis de aceitação, em princípio, apenas os dispositivos de guia que contemplassem a direcção vertical, por exemplo, na forma de dois elementos de estrutura projectando-se horizontalmente e espaçados entre si na vertical, entre os quais são atravessados os espetos transversais.
Um esbarro 11 na extremidade posterior de cada espeto 9 transversal impede que o espeto 9 transversal perfure o peixe F para além do necessário. O dispositivo 1 representado e o qual está fabricado inteiramente (incluindo os elementos 3 de suporte) a partir de aço inoxidável, apresenta ainda um elemento 12 alongado, ou seja, configurado com este numa só peça, que sobressai da estrutura 2, em género de gaiola, na direcção L longitudinal, e o qual serve de punho, ou seja, sobre o qual pode ser montada uma parte 13 de punho separada (por exemplo, de madeira ou de 17 plástico) ou um adaptador destinado a um dispositivo rotativo, tal como assinalado a tracejado na figura 2. A partir da vista lateral da figura 2 pode ainda depreender-se que a estrutura 2, em género de uma gaiola, está dimensionada e estruturada de modo a que o dispositivo 1 não possa somente ser assente com o seu lado inferior sobre a superfície E plana, como também possa ser assente do lado inverso, quando virado, tal como evidenciado através do plano G indicado a tracejado. Nesta orientação, os dois espetos 16, 17 transversais situados mais acima (comparar figura 1) estão sobre a superfície G de descanso (por exemplo, uma grelha).
Estes dois espetos 16, 17 transversais estão deslocados para o exterior, na direcção longitudinal dos dois lados do dispositivo 1, através de elementos de estrutura, pertencentes à estrutura 2 em género de gaiola, os quais se prolongam adequadamente em sentido oblíquo, de modo a que o peixe F possa ser colocado ou removido do dispositivo 1 o mais facilmente possível.
Finalmente, a vista em planta correspondente à figura 3 salienta ainda, através dos planos Hei, representados a tracejado, que o exemplo de realização mostrado, referente a um dispositivo 1, de acordo com a invenção, também pode ser assente, de lado, sobre uma base de fundo H, ou seja, I, essencialmente plana (por exemplo, sobre a grelha de um grelhador) .
Por conseguinte, o dispositivo 1, juntamente com o peixe F ali mantido seguro em todas as direcções, pode assim ser posicionado sobre a grelha de um grelhador, em quatro 18 orientações diferentes, sendo que o peixe F pode ser exposto à acção do calor, opcionalmente, ou seja, ou com o seu lado da barriga, ou com o lado posterior ou ainda com um dos dois flancos laterais.
Por fim, a figura 5 mostra ainda o modo como o peixe F está mantido seguro no dispositivo 1 e afastado em todos os seus lados relativamente à limitação exterior da estrutura 2 em género de gaiola.
As figuras 6 a 8 mostram três outros exemplos de realização, da presente invenção, cujas diferenças em relação ao primeiro exemplo de realização serão enunciadas em seguida. 0 dispositivo 1, da figura 6, corresponde numa perspectiva lata, ao dispositivo de acordo com o primeiro exemplo de realização já descrito. No entanto, neste caso, contrariamente àquele, estão previstos apenas dois elementos 3 de suporte, em género de espeto duplo, que em vez de estarem soldados a partir de múltiplos fios, estão cortados a laser a partir de uma chapa de aço inoxidável como sendo parte de um elemento da estrutura que se prolonga até ao lado exterior da estrutura 2 em género de gaiola. Consequentemente, as extremidades 5, 6 pontiagudas, afastadas transversalmente em relação à direcção longitudinal e que formam o elemento 3 de suporte, em género de espeto duplo, juntamente com a haste transversal ali situada por baixo, estão cortadas numa espécie de uma estrutura em forma de garfo, a partir de uma chapa. Aliás, o mesmo é válido para o elemento 8 de suporte que apoia (a barbatana posterior) e que é igualmente parte de um elemento de suporte cortado a laser a partir de uma chapa. Os elementos 10 de guia que sustêm os espetos 9 transversais estão formados, no presente caso, mediante dois 19 elementos de estrutura, pertencentes à estrutura 2 em género de gaiola, afastados entre si na vertical e que se projectam horizontalmente, através dos quais podem ser introduzidos os espetos 9 transversais. Na figura 6, o dispositivo 1 compreende ainda um punho 20 susceptivel de ser pegado às duas travessas 25, 26 transversais, da estrutura 2 em género de gaiola, e ali fixado, através de um dispositivo 21 de segurança. O terceiro exemplo de realização de um dispositivo 1, de acordo com a invenção, mostrado na figura 7 diferencia-se daquele da figura 6 precisamente apenas pelo facto de este ser mais largo e de no seu interior poderem ser dispostos seguros, um ao lado do outro, dois peixes, em conformidade com o pressuposto da invenção. Neste caso, os elementos 3 de suporte em género de espeto duplo são também cortados por laser a partir de uma chapa de aço inoxidável, como parte de uma estrutura 22 maior, sendo que cada uma das estruturas 22 apresenta dois elementos 3 de suporte dispostos um ao lado do outro. O mesmo é válido para o elemento 8 de suporte do qual foram também cortadas duas peças a partir de uma peça (23) de chapa de aço inoxidável. São também concebíveis, aliás, dispositivos de acordo com a invenção, nos quais mais do que dois (por exemplo quatro) peixes são mantidos seguros uns ao lado dos outros, no sentido de acordo com a invenção, sendo que, eventualmente, cada dois peixes contíguos também podem estar alinhados não paralelamente, mediante a adequada configuração dos elementos de suporte.
Por último, a figura 8 mostra ainda, finalmente, um quarto exemplo de realização, da presente invenção, correspondendo, no essencial, à alternativa da figura 6, tendo sido complementado -em ambos os lados do dispositivo 1 - por articulações 24 20 apropriadas com as quais o posição de utilização para dispositivo 1 pode passar de uma uma posição dobrada, mostrada na figura 8, e ainda passar desta posição - de acordo com a seta Z - novamente para uma posição de utilização ao ser desdobrado. Os dois esbarros 27, 28 servem para apoiar, por baixo, a travessa 29 transversal na posição de utilização, facto pelo qual, na posição de utilização, qualquer dobragem automática do dispositivo 1 é eficazmente impedida.
Lisboa, 22 de Dezembro de 2011 21

Claims (10)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Dispositivo (1) para grelhar peixe (F) , compreendendo uma estrutura (2) em género de gaiola, permitindo colocar o dispositivo sobre um aparelho grelhador ou sobre uma outra superfície (E) de descanso essencialmente plana, sendo que o dispositivo (1) apresenta uma multiplicidade de elementos (3) de suporte, distribuídos longitudinalmente, sobre os quais o peixe (F) a ser grelhado pode ser espetado, no sentido (L) longitudinal, com o seu lado da barriga aberto por baixo, sendo que cada elemento (3) de suporte está concebido em género de espeto duplo, com duas extremidades (5, 6) pontiagudas, afastadas entre si e na transversal em relação ao sentido (L) longitudinal, entre as quais é acomodada a espinha (7) dorsal do peixe (F) espetado, sendo que cada elemento de suporte, em género de espeto duplo, compreende ainda uma haste (4) transversal, que se estende por debaixo das suas extremidades (5, 6) pontiagudas, haste essa sobre a qual assenta a espinha (7) dorsal do peixe (F) espetado e sendo ainda que o dispositivo (1) compreende uma multiplicidade de espetos (9) transversais separados que podem atravessar transversalmente acima da espinha (7) dorsal, o corpo do peixe (F) espetado nos elementos (3) de suporte, e ser mantidos nesta posição por meio de dispositivos (10) de guia, da estrutura (2) em género de gaiola, que lhes estão atribuídos.
  2. 2. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a estrutura (2) em género de gaiola estar configurada de modo a que o dispositivo (1) possa ser posicionado em diferentes orientações sobre uma superfície (E, G, Η, I) de 1 descanso, sendo que o peixe (F) permanece exclusivamente em contacto com os elementos (3) de suporte e com os espetos (9) transversais separados que o atravessam, sem qualquer contacto com a superfície (E, G, Η, I) de descanso.
  3. 3. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por as diferentes orientações, nas quais o dispositivo (1) pode ser posicionado sobre uma superfície (E, G, Η, I) de descanso, corresponderem a uma orientação do peixe (F) mantido, conforme pretendido, no dispositivo (1) no qual o peixe está voltado para a superfície (E, G, Η, I) de descanso, com o seu primeiro flanco lateral e/ou o seu segundo flanco lateral e/ou com o seu lado da barriga e/ou com o seu lado dorsal.
  4. 4. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o dispositivo (1) compreender exactamente, dois, três ou quatro elementos (3) de suporte em género de espeto duplo.
  5. 5. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o dispositivo (1) compreender um elemento (8) de suporte suplementar concebido, adequadamente, para fixar no dispositivo (1), o peixe (F) , por debaixo e lateralmente, na zona da sua extremidade posterior.
  6. 6. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a cada elemento (3) de suporte, em género de espeto duplo, estarem atribuídos exactamente um espeto (9) transversal separado e respectivos dispositivos (10) de guia, na estrutura (2) em género de gaiola, sendo que os dispositivos (10) de guia estão concebidos e dispostos de 2 modo a que o peixe (F) , mantido, conforme pretendido, no dispositivo (1), seja atravessado pelo espeto (9) transversal que está associado a um elemento (3) de suporte e seguro nos dispositivos (10) de guia, na proximidade imediata do elemento (3) de suporte que lhe está atribuído.
  7. 7. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por os dispositivos (10) de guia destinados aos espetos transversais separados estarem formados por uma abertura inteiramente orlada na qual o respectivo espeto (9) transversal é guiado axialmente.
  8. 8. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o dispositivo (1) estar concebido de modo a poder ser empilhado.
  9. 9. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a estrutura (2) em género de gaiola apresentar uma multiplicidade de articulações mediante as quais o dispositivo (1) pode ser dobrado.
  10. 10. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por pelo menos um elemento (12) alongado sobressair da estrutura (2), em género de gaiola, elemento esse no qual está configurado ou pode estar fixado um punho (13) permitindo agarrar o dispositivo ou um adaptador destinado a inserir o dispositivo num dispositivo para rotação. Lisboa, 22 de Dezembro de 2011 3
PT08852927T 2008-07-15 2008-12-11 Dispositivo para grelhar peixe PT2271242E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE202008009506U DE202008009506U1 (de) 2008-07-15 2008-07-15 Vorrichtung zum Grillen von Fischen

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2271242E true PT2271242E (pt) 2012-01-10

Family

ID=39744711

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT08852927T PT2271242E (pt) 2008-07-15 2008-12-11 Dispositivo para grelhar peixe

Country Status (9)

Country Link
US (1) US20110088565A1 (pt)
EP (1) EP2271242B1 (pt)
AT (1) ATE527922T1 (pt)
CA (1) CA2730411A1 (pt)
DE (1) DE202008009506U1 (pt)
DK (1) DK2271242T3 (pt)
ES (1) ES2374713T3 (pt)
PT (1) PT2271242E (pt)
WO (1) WO2009065624A1 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102011008647B4 (de) 2011-01-14 2014-05-15 Konrad Glas Vorrichtung zum Halten mehrerer zuzubereitender Fische und Fischzubereitungsverfahren
US20140216270A1 (en) * 2013-02-04 2014-08-07 James Robert Campbell Food Skewer Device
US9782040B2 (en) * 2014-06-27 2017-10-10 Fabrice Hans Francois Guisset Vertical rack for cooking whole fish in oven
DE102014112439B4 (de) * 2014-08-29 2019-06-06 Klaus Rienäcker Teller oder Platte

Family Cites Families (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US99718A (en) * 1870-02-08 Improved toast-rack
US876579A (en) * 1906-02-23 1908-01-14 Louise Nelson Meat-roasting apparatus.
US1242725A (en) * 1917-02-08 1917-10-09 Fred Lincoln Riggs Toasting device.
US1630188A (en) * 1926-01-13 1927-05-24 Ulysses G Knauff Holder for baking potatoes
US1969601A (en) * 1933-10-04 1934-08-07 Foch Victor Potato rack
US3269299A (en) * 1965-08-24 1966-08-30 Nielsen Knud Bjarne Apparatus for grilling of chickens
US3363544A (en) * 1966-11-01 1968-01-16 Trio Fab As Conveyor arrangement
US3483816A (en) * 1968-01-29 1969-12-16 Jose C Lombardi Broiling utensil
US3713188A (en) * 1970-08-10 1973-01-30 F Holladay Fish filleting and skinning boards
DE7935610U1 (de) 1979-12-18 1980-03-27 Bank, Andreas, 3500 Kassel Vorrichtung zum grillen von fisch
DE3524093A1 (de) * 1985-07-05 1987-01-15 Cramer Gmbh & Co Kg Grillkorb
DE4127618A1 (de) 1991-08-21 1993-02-25 Antonio Ivanko Makrelen grill-spiess
DE9201831U1 (de) 1992-01-31 1992-04-16 Fiesta-Grill Biehl + Co., 2081 Borstel-Hohenraden Vorrichtung zum Grillen von Fisch
ES2127924T3 (es) * 1993-04-22 1999-05-01 Coutant Jean Noel Gira-brochetas automatico.
DE29607574U1 (de) * 1996-04-26 1996-11-28 Schrewe, Bernd, Dr.med., 49716 Meppen Fischständer mit Hebelgriff
DE19625467C2 (de) 1996-06-26 1998-07-23 Forellenhof Brietlingen Gmbh R Grillschale
US5887513A (en) * 1998-08-06 1999-03-30 Fielding; Douglas R. Multiple kabob holder
US6155162A (en) * 2000-04-11 2000-12-05 Wang; Yu-Tzu Barbecue rack
US6474224B1 (en) * 2002-02-21 2002-11-05 Mr. Bar-B-Q, Inc. Shish kebab skewer rack system
DE20314053U1 (de) 2003-09-10 2004-01-22 Nitsche, Josef Fischgrill

Also Published As

Publication number Publication date
CA2730411A1 (en) 2009-05-28
DE202008009506U1 (de) 2008-09-11
EP2271242B1 (de) 2011-10-12
WO2009065624A1 (de) 2009-05-28
US20110088565A1 (en) 2011-04-21
DK2271242T3 (da) 2012-02-06
EP2271242A1 (de) 2011-01-12
ES2374713T3 (es) 2012-02-21
ATE527922T1 (de) 2011-10-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5442999A (en) Vertical spit for a display, roasting or warming oven
US4848217A (en) Multipurpose cooking rack
US8770182B2 (en) Rotisserie barbecue grill
US6474224B1 (en) Shish kebab skewer rack system
PT2271242E (pt) Dispositivo para grelhar peixe
US2616360A (en) Barbecue rack
US4711029A (en) Cookery implement
US3359889A (en) Turkey turner
US20130104744A1 (en) Satay grill rack
US9155423B2 (en) Roasting rack
PT82997B (pt) Aparelho para cozinhar produtos alimentares destinados em particular a serem consumidos com pao
US20140230665A1 (en) Barbecue support assembly
ES2717098T3 (es) Dispositivo de parrilla para asar a la parrilla alimentos
JP2011036357A (ja) 肉焼き機及びそれに用いられる串刺し具
US20180125302A1 (en) Cooking utensil for flavoring poultry
ES2587477B1 (es) Soporte de producto de cocción para un aparato de cocción
CN220778149U (zh) 一种触控调节式煎烤器
CN213663417U (zh) 一种禽类开边用铡刀
JP3455947B2 (ja) ハモの骨切りまな板
KR20160001641U (ko) 바베큐용 꽂이 기구
KR102278622B1 (ko) 불판용 집게꽂이
JP3149061U (ja) 調理用金串の構造
US20130295258A1 (en) Device for holding a number of fish to be prepared and fish preparation method
KR102065460B1 (ko) 바베큐 장치
KR20170045973A (ko) 휴대용 야채 절단기