PT2172290E - Bico imerso - Google Patents

Bico imerso Download PDF

Info

Publication number
PT2172290E
PT2172290E PT08788852T PT08788852T PT2172290E PT 2172290 E PT2172290 E PT 2172290E PT 08788852 T PT08788852 T PT 08788852T PT 08788852 T PT08788852 T PT 08788852T PT 2172290 E PT2172290 E PT 2172290E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
nozzle
flap
immersed
mold
metal
Prior art date
Application number
PT08788852T
Other languages
English (en)
Inventor
Viktor Nikolaevich Chloponin
Ivan Vasilevich Zinkovskij
Alexander Kaysimovich Farmanov
Edgar Schumacher
Renata Franzky
Sagadat Schumacher
Original Assignee
Techcom Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Techcom Gmbh filed Critical Techcom Gmbh
Publication of PT2172290E publication Critical patent/PT2172290E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B22CASTING; POWDER METALLURGY
    • B22DCASTING OF METALS; CASTING OF OTHER SUBSTANCES BY THE SAME PROCESSES OR DEVICES
    • B22D41/00Casting melt-holding vessels, e.g. ladles, tundishes, cups or the like
    • B22D41/50Pouring-nozzles
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B22CASTING; POWDER METALLURGY
    • B22DCASTING OF METALS; CASTING OF OTHER SUBSTANCES BY THE SAME PROCESSES OR DEVICES
    • B22D41/00Casting melt-holding vessels, e.g. ladles, tundishes, cups or the like
    • B22D41/50Pouring-nozzles
    • B22D41/507Pouring-nozzles giving a rotating motion to the issuing molten metal

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Continuous Casting (AREA)
  • Percussion Or Vibration Massage (AREA)
  • Fuel-Injection Apparatus (AREA)
  • Particle Formation And Scattering Control In Inkjet Printers (AREA)
  • Casting Support Devices, Ladles, And Melt Control Thereby (AREA)
  • Structures Of Non-Positive Displacement Pumps (AREA)
  • Blow-Moulding Or Thermoforming Of Plastics Or The Like (AREA)

Description

DESCRICAO
Bico imerso 0 invento refere-se a um bico imerso para a metalurgia ferrosa, em particular à produção de lingotes através da fundição continua na metalurgia ferrosa.
Este tipo de bico imerso é conhecido no estado da arte a partir do documento DE 24 42 915. Esta publicação revela um tubo de vazamento gue tem duas saidas na sua parte inferior, de onde se escapa o metal fundido. As saidas estão voltadas na direcção de uma parede de impacto que tem a forma de um tubo, isto é, com o topo e fundo abertos. Os eixos das saidas estão dirigidos fazendo um ângulo com a parede de impacto, em determinadas situações de utilização. Assim, o metal fundido à saida do tubo de fundição é dirigido, principalmente, numa direcção preferida, pelo que surgem os remoinhos no fluxo do metal fundido que afectam negativamente o tempo de vida operacional do tubo de vazamento.
Durante a fundição continua do aço, uma tarefa técnica importante é a destruição da consistência na formação de dendrite na primeira fase de cristalização do aço num molde. A utilização de um bico imerso para a transferência de aço de uma panela de vazamento intermédia para o molde é conhecida a partir da descrição de um processo de fundição continuo (ver patente RU 2165825, B 22 D41/50, publicada em 27.04.2001, Mb 12) . A principal desvantagem do bico imerso conhecido assenta no facto da técnica implementada neste caso se referir, em maior ou menor grau, à fundição de aço em peças em bruto com uma baixa relação B:h, em que h é a altura da secção da peça em 1 bruto e B é a largura da secção da peça em bruto. Assim, a utilização do bico imerso conhecido não é eficiente na fundição continua de aço resultando na produção de lingotes se B >> h. É conhecida a descrição de um bico imerso para a fundição continua de aço (ver patente RU 2148469, B 22 D 11/10, publicada em 10.05.2000, j/b 13) na gual a direcção do fluxo do metal é alterada à medida gue este deixa um bico imerso com fundo fechado e entra num molde, e o metal é encaminhado para os cantos de um molde guadrado através da sarda dos canais laterais. As seguintes desvantagens são inerentes ao bico imerso conhecido: o jacto de metal gue deixa os canais laterais do bico embate directamente nas paredes do molde, o gue não é desejável porgue aumenta a possibilidade de destruição de uma película de sinterização em formação do metal cristalizado, e verifica-se o risco de uma entrada acidental de metal; o metal não enrola no molde, o gue exclui uma influência activa em dendrites formadas durante a cristalização, reduz a qualidade da peça em bruto; assim, o bico imerso destina-se a ser usado apenas para a fundição de peças em bruto quadradas. É conhecido um bico imerso compreendendo um fundo e canais de saída laterais, localizados em forma de leque numa direcção circunferencial, com deslocamento e curvatura dos seus eixos longitudinais relativamente ao eixo longitudinal do bico, na parte inferior (ver patente RU 2167031, B 22 D 41/50, publicada em 20.05.01, Ns 14).
As desvantagens que eliminam a total implementação das tarefas, que surgem no lingotamento contínuo de placas, são inerentes ao bico imerso conhecido. Estas desvantagens são como segue: a concepção do bico não exclui uma força de contacto directa dos jactos de aço que deixam o bico com as paredes do molde, o que é extremamente indesejável tomando em consideração 2 as condições de cristalização do metal; a concepção dos canais laterais de saida no bico elimina uma cobertura intensiva do volume de aço, localizada por baixo do nivel destes canais, por rotação. Assim, a cobertura da maior parte do metal quente no molde por rotação é dificil. É conhecido um bico imerso para o lingotamento continuo de placas de uma panela de vazamento intermédia para o molde compreendendo um fundo, canais laterais e uma aba fixa à parte inferior do bico por cima dos canais laterais de saida, na parte inferior (ver patente RU 2236326 com data de prioridade 04.11.2002) .
Com base num conjunto das caracteristicas essenciais, o bico imerso especificado é o mais parecido com o proposto, pelo que é considerado a técnica anterior. 0 bico imerso conhecido tem uma desvantagem essencial, que assenta no facto de não poder ser usado efectivamente no lingotamento continuo de placas se B >> h, uma vez que neste caso a coverage do aço a granel, contido no molde, é eliminada por rotação. A proposta de enrolamento do aço fornecido ao molde usando dois bicos imersos com as abas, enrolando o aço como engrenagens engatadas, examinada na patente em consideração, é eficiente em situações de desvios menores de B/h (máximo 2,5 ... 3) que não são caracteristicos das dimensões principais de lingotamento continuo de placas se B/h tiver um valor de 4,4 ... 7,4 e acima.
Assim, um objectivo do presente invento consiste em proporcionar um bico imerso que possa eliminar as desvantagens vulgares bem conhecidas no estado da arte.
De acordo com o presente invento, o bico imerso compreendendo um fundo, canais laterais e uma aba fixa à parte inferior do bico por cima dos canais laterais de saida, é 3 caracterizado por a aba ser constituída por duas superfícies lisas paralelas que são facilmente acopladas com os bordos por meio de superfícies cilíndricas, e o bico está localizado no centro da aba e tem dois canais laterais idênticos opostos com um eixo longitudinal comum formando um ângulo agudo com a superfície lisa paralela da aba, caracterizado por o ângulo agudo α ser superior a 20° e inferior a 45° (20° < α < 45°) O bico imerso proposto está isento das desvantagens especificadas do bico conhecido. A utilização do bico proposto proporciona o enrolamento do aço a granel e o fornecimento no estado enrolado para o volume do molde proporcionando a produção de lingotes fundidos em contínuo na gama total das dimensões principais, isto é, com uma relação B/h >> 3. O resultado técnico é conseguido devido ao facto de, de acordo com a proposta, a aba no bico imerso compreendendo o fundo, canais laterais e a aba fixa à parte inferior do bico por cima dos canais laterais de saída ser formada por duas superfícies lisas paralelas que são facilmente acopladas aos bordos por meio de superfícies cilíndricas, o bico estando localizado no centro da aba e tendo dois canais laterais idênticos opostos com um eixo longitudinal comum fazendo um ângulo agudo com as superfícies lisas paralelas da aba. Além disso, o ângulo agudo é igual a 20 ... 45°. O bico imerso proposto está ilustrado pelos desenhos nas figuras 1-4. A figura 1 ilustra o bico imerso num corte longitudinal; a figura 2 ilustra o corte ao longo da linha A-A da figura 1; a figura 3 ilustra o corte ao longo da linha B-B do bico imerso com a aba da figura 1 e a sua localização relativamente ao molde durante a operação; a figura 4 ilustra o arranjo dos 4 bicos imersos se existirem alguns e a sua localização relativamente ao molde durante a operação. 0 bico imerso 1 (figuras 1 e 2), fundo de bico 2, abertura 3 para o escoamento de metal quente da panela de vazamento intermédia para o molde, aba 4 fixa à parte inferior do bico, dois canais laterais idênticos 5 e 6 (figura 3) que estão opostos e têm um eixo longitudinal comum 7. A aba é puxada ao longo do seu corte (figura 3) até que sejam formadas duas superfícies lisas paralelas 8 e 9, facilmente acopladas aos bordos por superfícies cilíndricas 10 e 11, e raios R igual à metade da distância H entre superfícies lisas paralelas 8 e 9 (figura 3) . 0 eixo longitudinal 7 forma o ângulo agudo α (figura 3) com as superfícies 8 e 9. O valor do ângulo α é considerado igual a 20 ... 45°. O bico imerso (bicos) é instalado num molde da lingotes 12 (figuras 3 e 4).
Se α < 20°, um aumento da distância L desde a saída de metal do canal lateral até à superfície paralela (figura 4) provoca uma subida assinalável na perda da quantidade de movimento do fluxo de metal quente que sai dos canais laterais, resultando numa diminuição do binário no fluxo que encontra a superfície lisa da aba, isto é, a rotação do escoamento de metal para fora da aba para o volume do molde comum diminui.
Se α > 45°, um componente do escoamento de metal quente que sai dos canais laterais ao longo das superfícies lisas 8 e 9 da aba diminui assinalavelmente, pelo que o binário da rotação do metal na aba e, seguidamente, no volume do molde comum, diminui.
Assim, em ambos os casos (a < 20° e a > 45°), a eficiência da utilização da aba para enrolamento do metal fornecido num estado enrolado para o volume do molde diminui. 5
Quando se aplica o bico imerso proposto nos processos de lingotamento contínuo grande (com uma elevada relação B/h), são usados poucos bicos imersos, e os eixos longitudinais 7 dos canais laterais de diferentes bicos estão localizados uns voltados para os outros: 7' e 7" (figura 4). Assim, durante a fundição contínuo de aço é implementada a técnica do enrolamento do escoamento de aço, tal como engrenagens engatadas conhecidas a partir da patente RU 2236226.
Finalmente, a aplicação do bico imerso proposto permite a utilização máxima do efeito do enrolamento do escoamento de metal no volume restrito do molde (por baixo da aba) e a alimentação de metal no estado enrolado para o volume do molde no lingotamento contínuo de placas. A informação mencionada acima, contribui, por seu lado, para a criação do ambiente para uma mistura de aço exaustiva no volume de molde com um impacto minimo no menisco metálico, elimina quase totalmente o escoamentos de aço intensivos na direcção longitudinal (em altura) do metal em cristalização, evita que o jacto de metal embata na película de sinterização em cristalização do metal. Um conjunto dos efeitos especificados derivados da utilização do bico imerso proposto cria as condições necessárias e suficientes para a execução com qualidade, do lingotamento contínuo de placas.
Lisboa, 25 de Junho de 2012. 6

Claims (1)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Bico imerso compreendendo um fundo, canais laterais e uma aba fixa à parte inferior do bico por cima da sarda dos canais laterais, caracterizado por a aba ser constituída por duas superfícies lisas paralelas que são facilmente acopladas com os bordos por meio de superfícies cilíndricas, e o bico está localizado no centro da aba e tem dois canais laterais idênticos opostos com um eixo longitudinal comum formando um ângulo agudo com a superfície lisa paralela da aba, caracterizado por o ângulo agudo cx ser superior a 20° e inferior a 45° (20° < α < 45°). Lisboa, 25 de Junho de 2004. 1
PT08788852T 2007-07-04 2008-07-03 Bico imerso PT2172290E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
RU2007125269/02A RU2359782C2 (ru) 2007-07-04 2007-07-04 Погружной стакан

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2172290E true PT2172290E (pt) 2012-07-02

Family

ID=40303920

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT08788852T PT2172290E (pt) 2007-07-04 2008-07-03 Bico imerso

Country Status (17)

Country Link
US (1) US8430280B2 (pt)
EP (1) EP2172290B1 (pt)
JP (1) JP5027300B2 (pt)
KR (1) KR101076502B1 (pt)
CN (1) CN101827672B (pt)
AT (1) ATE551139T1 (pt)
DK (1) DK2172290T3 (pt)
EA (1) EA015521B1 (pt)
ES (1) ES2406306T3 (pt)
HK (1) HK1144408A1 (pt)
MY (1) MY150882A (pt)
PL (1) PL2172290T3 (pt)
PT (1) PT2172290E (pt)
RU (1) RU2359782C2 (pt)
SI (1) SI2172290T1 (pt)
UA (1) UA90835C2 (pt)
WO (1) WO2009016442A1 (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE112011105197A5 (de) 2011-04-29 2014-04-30 Techcom Gmbh Tauchrohr mit Düse
WO2013017251A1 (en) * 2011-08-02 2013-02-07 Tata Steel Nederland Technology B.V. Supply nozzle for powder or granular material
EA016943B1 (ru) 2011-11-09 2012-08-30 Техком Гмбх Способ непрерывной разливки стали и погружной стакан для непрерывной разливки стали
EP2991789B1 (de) 2013-02-20 2017-05-10 Techcom GmbH Tauchrohr zur herstellung von metallischen stranggussteilen sowie verfahren zum stranggiessen
DE102013002897A1 (de) 2013-02-20 2014-08-21 Techcom Gmbh Tauchrohr zur Herstellung von metallischen Stranggussteilen
CN105705268A (zh) * 2013-11-07 2016-06-22 维苏威坩埚公司 用于铸造金属梁之铸嘴
CN107470568A (zh) * 2017-07-24 2017-12-15 嘉善优联物流装备有限公司 一种铸件装置中使用的铸模装置
CN107457389A (zh) * 2017-07-24 2017-12-12 嘉善优联物流装备有限公司 一种用于生产金属丝的铸件装置
CN110181033A (zh) * 2019-07-10 2019-08-30 山西通才工贸有限公司 一种h型防漏钢的浸入式水口
RU2741611C1 (ru) * 2020-02-27 2021-01-27 Федеральное государственное бюджетное образовательное учреждение высшего образования "Комсомольский-на-Амуре государственный университет" (ФГБОУ ВО "КнАГУ") Устройство для подачи и перемешивания стали в кристаллизаторе установки непрерывной разливки

Family Cites Families (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2736935A (en) * 1953-03-11 1956-03-06 United States Steel Corp Stopper rod with solid head
FR2227728A5 (en) * 1973-04-26 1974-11-22 Monoplast Intermittent liquid pouring spout - has cup facing inlet nozzle inside peripheral skirt forming annular outlet
SE7409971L (pt) * 1973-09-11 1975-03-12 Voest Ag
JPS62292255A (ja) * 1986-06-12 1987-12-18 Kawasaki Steel Corp 溶融金属注湯用ノズル
JPS6376752A (ja) * 1986-09-18 1988-04-07 Nippon Steel Corp 高清浄鋼用箱型浸漬ノズル
AU593997B2 (en) * 1987-09-03 1990-02-22 Sumitomo Metal Industries Ltd. A nozzle for discharging molten metal used in a casting device
US5681499A (en) * 1994-06-15 1997-10-28 Vesuvius Crucible Company Method and compositions for making refractory shapes having dense, carbon free surfaces and shapes made therefrom
FR2740367B1 (fr) 1995-10-30 1997-11-28 Usinor Sacilor Busette pour l'introduction d'un metal liquide dans une lingotiere de coulee continue de produits metalliques, dont le fond comporte des orifices
US5954989A (en) * 1997-03-20 1999-09-21 Vesuvius Crucible Company Erosion and abrasion resistant refractory composition and article made therefrom
FR2767082B1 (fr) * 1997-08-06 1999-10-29 Vesuvius France Sa Busette de coulee pour le transfert d'un metal liquide d'un repartiteur dans une lingotiere
RU2148469C1 (ru) 1998-12-11 2000-05-10 Открытое акционерное общество "Оскольский электрометаллургический комбинат" Устройство для непрерывной разливки металла
JP2000263199A (ja) * 1999-03-18 2000-09-26 Kawasaki Steel Corp 溶鋼の連続鋳造方法
RU2236226C2 (ru) 1999-06-18 2004-09-20 Бейкер Нортон Фармасьютикалз, Инк. Пероральные фармацевтические композиции, содержащие таксаны, и способы лечения с их применением
BR0013531A (pt) * 1999-08-27 2002-07-09 Krosakiharima Corp Bocal de imersão de prevenção de desvio de fluxo
JP3506655B2 (ja) * 2000-04-28 2004-03-15 明智セラミックス株式会社 連続鋳造ノズル
RU2167031C1 (ru) * 2000-11-03 2001-05-20 ОАО "Нижнетагильский металлургический комбинат" Глуходонный погружной стакан
RU2236326C2 (ru) * 2002-11-04 2004-09-20 Хлопонин Виктор Николаевич Способ непрерывной разливки стали из промежуточного ковша в кристаллизатор и погружной стакан для его реализации
RU2247625C1 (ru) * 2003-09-01 2005-03-10 Хлопонин Виктор Николаевич Способ воздействия на химсостав жидкой стали перед и в процессе непрерывной разливки и противоворонкообразующее устройство для воздействия на химсостав жидкой стали перед и в процессе непрерывной разливки

Also Published As

Publication number Publication date
KR101076502B1 (ko) 2011-10-24
JP5027300B2 (ja) 2012-09-19
EP2172290A1 (en) 2010-04-07
EP2172290B1 (en) 2012-03-28
US20100187266A1 (en) 2010-07-29
WO2009016442A1 (fr) 2009-02-05
US8430280B2 (en) 2013-04-30
RU2007125269A (ru) 2009-01-10
EP2172290A4 (en) 2011-04-20
EA201000115A1 (ru) 2010-06-30
CN101827672A (zh) 2010-09-08
HK1144408A1 (en) 2011-02-18
UA90835C2 (en) 2010-05-25
RU2359782C2 (ru) 2009-06-27
KR20100031136A (ko) 2010-03-19
EA015521B1 (ru) 2011-08-30
CN101827672B (zh) 2012-09-12
ES2406306T3 (es) 2013-06-06
ATE551139T1 (de) 2012-04-15
PL2172290T3 (pl) 2013-01-31
SI2172290T1 (sl) 2012-12-31
MY150882A (en) 2014-03-14
JP2011504416A (ja) 2011-02-10
DK2172290T3 (da) 2012-07-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2172290E (pt) Bico imerso
JPH0767600B2 (ja) 連続鋳造鋳型
BRPI0713134B1 (pt) Válvula para guiar metal em fusão que escoa de um vaso para um molde
US5311922A (en) Mold for continuously casting steel strip
RU2082544C1 (ru) Установка для непрерывной разливки слитков
US20160288204A1 (en) Nozzle and casting installation
DE3601501C3 (de) Kokille zum Stranggießen von Stahlband
JPH0852547A (ja) 浸漬鋳造管
BRPI0615463A2 (pt) método de lingotamento contìnuo de aço
DE2854144C2 (de) Vorrichtung zum Zuführen einer Schmelze zu einer horizontalen Stranggießkokille für Rundstränge
DE3204339C2 (de) Stranggießkokille zum Gießen von Trägerrohlingen
DE19710791C2 (de) Zueinander optimierte Formen der Stranggießkokille und des Tauchausgusses zum Gießen von Brammen aus Stahl
KR101204435B1 (ko) 스트립 캐스팅 장치의 침지 노즐
JPH0444300Y2 (pt)
RU2308353C2 (ru) Глуходонный погружной стакан
GB2034219A (en) Process for continuous casting of a slightly deoxidized steel slab
DE102023115151B3 (de) Kokillenkörper
RU2381086C1 (ru) Способ непрерывной разливки прямоугольных стальных слитков
KR100537467B1 (ko) 슬래브 연속 주조 주형을 위한 침지 노즐
JP3548112B2 (ja) 連続鋳造用浸漬ノズル
CA1052977A (en) Ingot casting mould in particular for ferromanganese
DE102004011152A1 (de) Stranggussverfahren der plattierten Rohblöcke und die Vorrichtung für die Durchführung dieses Gussverfahren
JPS5884647A (ja) 連続鋳造法
EP1002600B1 (de) Tauchgiessrohr zum Einleiten von Schmelze in eine Kokille zum Stranggiessen insbesondere von Flachprodukten
RU33525U1 (ru) Промежуточный ковш для непрерывной разливки металла