PT105631B - Composição de ligantes de partículas finas usada na construção civil compreendendo oligómeros ramificados de polioxialquilenoglicol - Google Patents

Composição de ligantes de partículas finas usada na construção civil compreendendo oligómeros ramificados de polioxialquilenoglicol Download PDF

Info

Publication number
PT105631B
PT105631B PT10563111A PT10563111A PT105631B PT 105631 B PT105631 B PT 105631B PT 10563111 A PT10563111 A PT 10563111A PT 10563111 A PT10563111 A PT 10563111A PT 105631 B PT105631 B PT 105631B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
oligomers
branched
polyoxyalkylene glycol
composition according
portland cement
Prior art date
Application number
PT10563111A
Other languages
English (en)
Other versions
PT105631A (pt
Inventor
Angela Maria Jesus De Sequeira Serra Nunes
Joao Carlos Moura Bordado
Ana Paula Rocha Duarte
Original Assignee
Secil Companhia Geral De Cal E Cimento S A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Secil Companhia Geral De Cal E Cimento S A filed Critical Secil Companhia Geral De Cal E Cimento S A
Priority to PT10563111A priority Critical patent/PT105631B/pt
Publication of PT105631A publication Critical patent/PT105631A/pt
Publication of PT105631B publication Critical patent/PT105631B/pt

Links

Landscapes

  • Curing Cements, Concrete, And Artificial Stone (AREA)

Abstract

A PRESENTE INVENÇÃO DIZ RESPEITO A COMPOSIÇÕES DE LIGANTES DE PARTÍCULAS FINAS USADAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL SOB A FORMA DE MISTURAS DE PÓS SECOS OU JÁ PRÉ-HIDRATADOS, QUE COMPREENDE, COMO AGENTE REDUTOR DAS POEIRAS EMITIDAS PELAS FORMULAÇÕES DE LIGANTES EM ESTADO SECO OU COMO AGENTE REDUTOR DA SEGREGAÇÃO DE INERTES NAS FORMULAÇÕES DE LIGAN¬TES PRÉ-HIDRATADOS, OLIGÓMEROS RAMIFICADOS DE POLIOXIAL¬QUILENO¬GLICOL COM ESTRUTURA EM ESTRELA, PESO MOLECULAR MÉDIO ENTRE 300 E 6000 G/MOL E GRAU DE RAMIFICAÇÃO ENTRE 3 E 8. É AINDA ANALISADO O EFEITO DA ADIÇÃO DE OLIGÓMEROS RAMIFICADOS DE POLIOXIAL-QUILENOGLICOL EM PROPRIEDADES FUNDAMENTAIS PARA O DESEM-PENHO DOS LIGANTES DURANTE E APÓS A APLICAÇÃO COMO SÃO O TEMPO DE PRESA, A EXPANSIBILIDADE, A DEFORMABILIDADE, A RESISTÊNCIA MECÂNICA E A ESTABILIDADE DIMENSIONAL.

Description

COMPOSIÇÃO DE LIGANTES DE PARTÍCULAS FINAS USADA NA CONSTRUÇÃO CIVIL COMPREENDENDO OLIGÓMEROS RAMIFICADOS DE POLIOXIALQUILENOGLICOL
CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção insere-se no composições de ligantes de partículas finas construção civil, que apresentam propriedades devido à adição de componentes poliméricos que emissão de poeiras ou a segregação de inertes.
campo das usadas na melhoradas reduzem a
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Um dos tipos de ligantes aqui descritos é aplicado essencialmente em superfícies externas, onde actua como nivelante ou reparador, podendo ser fornecido na forma de mistura de pós secos, que são misturados com água no local da construção, ou já pré-hidratados; o outro é principalmente utilizado em superfícies internas para o assentamento de pavimentos e revestimentos sendo, regra geral, apenas fornecido sob a forma de mistura de pós secos.
Em ambos os tipos de ligantes, quer a abertura dos sacos contendo os pós finos, quer a mistura destes com água são acompanhadas da libertação de uma grande quantidade de poeiras que, não só tem efeitos nocivos para o ambiente envolvente como também para os aplicadores pois, devido à elevada alcalinidade de alguns dos seus constituintes, estas misturas são irritantes para a pele e para as mucosas.
São vários os processos descritos para redução da emissão das poeiras, sendo de destacar o controlo do grau de moagem dos vários constituintes, o controlo da composição das partículas na forma de pós e a agregação dos pós resultante da adição de água, soluções aquosas ou dispersões. No entanto, todos os processos referidos apresentam grandes desvantagens, os dois primeiros reduzem a processabilidade dos pós grosseiros, enquanto o terceiro, embora não apresente desvantagens para os ligantes que ficam em contacto com o ar, como o cimento e as argamassas, no caso de ligantes de partículas finas para uso interno, como é o caso dos cimentos-cola, conduzem geralmente a agregações de pós em agregados relativamente grosseiros que são inaceitáveis para este tipo de aplicação.
Algumas patentes descrevem também a utilização de aditivos redutores da emissão de poeiras, que quando misturados na água usada na preparação do cimento reduzem a emissão de poeiras. Alguns desses aditivos são o polietilenoglicol, cujo efeito foi testado em rebocos, de acordo com a patente japonesa JP-A61/31335, e em misturas de gesso com água para redução da emissão de poeiras durante o corte do gesso, conforme descrito na patente japonesa JP-A57/149856. Este mesmo composto, mas com peso molecular médio 2000 g/mol foi também testado em misturas de cimento em contacto com o ar, cujos resultados são descritos nas patentes japonesas JP-A58/15056 e JPA59/141448 .
Outros trabalhos referem a utilização de outros polímeros como agentes ligantes das poeiras emitidas por alguns materiais, não enumerando concretamente quais os materiais ensaiados, como é o caso da publicação Das Pluronic-Gitternetz, Edição IV de uma empresa alemã, que descreve a utilização de pré-polímeros de blocos de óxido de etileno/óxido de propileno com diferentes pesos moleculares médios, ponto de fusão e solidificação e teores de grupos derivados do óxido de etileno. No entanto, verificou-se que estes copolímeros bem como a glicerina e o polietilenoglicol atrasam a presa dos ligantes tornando-os higroscópicos, o que faz com que sejam inadequados para as aplicações a que a invenção descrita se destina.
Mais recentemente, e conforme descrito na patente americana US 5,360,841 foi testado o efeito da adição de copolímeros de blocos de óxido de etileno/óxido de propileno na emissão de poeiras por parte dos ligantes hidráulicos na forma de misturas de partículas finas constituídas por gesso e/ou cimento para aplicação como nivelantes e reparadores.
Também a patente americana US 5,612,396 refere um copolimero aleatório contendo resíduos de polioxialquilenoglicol ou polissiloxano que podem ser utilizados como aditivos em composições cimentícias.
Os ensaios realizados mostraram que a adição dos copolímeros de blocos conduzem a uma redução efectiva na emissão de poeiras, sem efeitos adversos em parâmetros importantes relacionados com a presa das misturas como a resistência à compressão, flexão e encolhimento, sendo de salientar que a molhagem e o comportamento das misturas face ao escorrimento melhoraram como resultado da adição dos referidos copolímeros.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
A invenção aqui descrita baseia-se na adição de oligómeros ramificados de polioxialquilenoglicol com estrutura em estrela a misturas de ligantes constituídas por partículas finas quer para aplicação em superfícies externas, onde actuam como nivelantes e reparadores, podendo ser comercializados sob a forma de pós secos ou pré-hidratados, ou para aplicação em superfícies internas onde são essencialmente usados no assentamento de pavimentos adoptando a função de cola. Estes últimos são, regra geral, comercializados sob a forma de misturas de pós secos.
Os oligómeros ramificados de polioxialquilenoglicol objecto da presente invenção apresentam uma estrutura em estrela, peso molecular médio entre 300 e 6000 g/mol, preferencialmente entre 500 e 3000 g/mol, e grau de ramificação entre 3 e 8, preferencialmente entre 3 e 5.
DESCRIÇÃO PORMENORIZADA DA INVENÇÃO
A invenção aqui descrita baseia-se na adição de oligómeros ramificados de polioxialquilenoglicol com estrutura em estrela a misturas de ligantes constituídas por partículas finas quer para aplicação em superfícies externas, onde actuam como nivelantes e reparadores, podendo ser comercializados sob a forma de pós secos ou pré-hidratados, ou para aplicação em superfícies internas onde são essencialmente usados no assentamento de pavimentos adoptando a função de cola. Estes últimos são, regra geral, comercializados sob a forma de misturas de pós secos.
Os oligómeros ramificados de polioxialquilenoglicol utilizados na presente invenção apresentam uma estrutura em estrela, peso molecular médio entre 300 e 6000 g/mol, preferencialmente entre 500 e 3000 g/mol, e grau de ramificação entre 3 e 8, preferencialmente entre 3 e 5. Foi analisado o seu efeito na redução das poeiras emitidas por formulações de ligantes em estado seco utilizados como rebocos e cimento-cola e na segregação de ligantes préhidratados quando transportados em camião cisterna durante longos períodos de tempo (algumas horas).
efeito da adição dos oligómeros ramificados de polioxialquilenoglicol descritos foi também analisado relativamente a algumas propriedades fundamentais para o desempenho dos ligantes durante e após a aplicação como são o tempo de presa, a expansibilidade, a deformabilidade, a resistência mecânica e a estabilidade dimensional.
Relativamente à patente americana US 5,360,841 a presente invenção apresenta algumas diferenças significativas, nomeadamente: i) a incorporação de polímeros ramificados, com estrutura em estrela; ii) a utilização em ligantes fornecidos sob a forma de misturas de pós préhidratados para reduzir a segregação dos inertes; iii) o incremento significativo da deformabilidade dos cimentoscola resultante da incorporação dos polímeros ramificados. Os resultados obtidos são surpreendentemente muito superiores aos descritos na técnica anterior.
Definição
Entende-se por oligómero ramificado de polioxialquilenoglicol um oligómero contendo uma cadeia principal de polioxialquileno (nomeadamente polioxietileno, polioxipropileno, polioxibutileno ou suas misturas) e terminado em polietilenoglicol ou polipropilenoglicol.
Objecto da Invenção objecto da presente invenção é uma composição de ligantes de partículas finas usada na construção civil sob a forma de mistura de pós secos ou já pré-hidratados, que compreende, como agente redutor das poeiras emitidas pelas formulações de ligantes em estado seco ou como agente redutor da segregação de inertes nas formulações de ligantes pré-hidratados, oligómeros ramificados de polioxialquilenoglicol com estrutura em estrela, peso molecular médio entre 300 e 6000 g/mol e grau de ramificação entre 3 e 8.
De preferência os referidos oligómeros ramificados têm um peso molecular médio entre 500 e 3000 g/mol.
Os oligómeros ramificados mais preferidos têm um grau de ramificação entre 3 e 5.
Habitualmente, a percentagem em peso dos referidos oligómeros ramificados situa-se entre 0,1 e 5%.
Num primeiro modelo de realização da invenção a composição é um cimento-cola de alta deformabilidade e de baixa emissão de poeiras no manuseamento que compreende, numa base ponderai, 25 a 75% de agregado natural silicioso, 20 a 60% de cimento Portland, 5 a 20% de dispersantes em pó, 0,2 a 2% de oligómero ramificado de polioxialquilenoglicol, 0 a 1% de retentor de água de um derivado de celulose modificada e 0 a 2% de um acelerador de presa.
- 8 Num segundo modelo de realização da invenção a composição é um reboco de elevada qualidade de projecção e de baixa emissão de partículas no manuseamento que compreende, numa base ponderai, 30 a 75% de areia calcária ou mistura de areias calcárias, 15 a 50% de agregado natural silicioso, 4 a 12% de cimento Portland, 0,5 a 5% de cal hidratada, 0,2 a 2% de oligómero ramificado de polioxialquilenoglicol, 0 a 0,3 % de retentor de água de um derivado de celulose modificada, 0 a 0,3% de estearato de cálcio e 0 a 0,1% de introdutor ar com base em surfactantes aniónicos.
Num terceiro modelo de realização da invenção a composição é um cimento Portland com redução da concentração de partículas suspensas durante o seu manuseamento que compreende, numa base ponderai, 98 a 99,8% de cimento Portland e 0,2 a 2% de oligómero ramificado de polioxialquilenoglicol .
Num quarto modelo de realização da invenção a composição é um betão de elevada qualidade de projecção e de baixa emissão de partículas no manuseamento compreendendo, numa base ponderai, 35 a 80% de areia calcária ou mistura de areias calcárias, 10 a 40% de agregado natural silicioso, 7 a 25% de cimento Portland, 0,2 a 3% de oligómero ramificado de polioxialquilenoglicol e 0 a 0,5 % de superplastificante.
Parte Experimental
São em seguida apresentados exemplos de misturas de ligantes contendo oligómeros ramificados de polioxialquilenoglicol. Estes exemplos destinam-se a ilustrar melhor a invenção, sem qualquer carácter limitativo sobre o conteúdo da mesma.
Exemplo 1:
Para misturas de adesivos, cimentos-cola e caídas de origem cimentícia:
Composição: Cimento-Cola de alta deformabilidade de baixa emissão de poeiras no manuseamento
Componente % Peso
Agregado natural silicioso 50,85
Oligómero ramificado de Polioxialquileno-Polietilenoglicol de PM 1000 0,9
Retentor de água de metil-hidroxietilcelulose
0,35 modificada
Aceleradores de presa (poliureia alifática) 0,80
Dispersantes em pó (álcool polivinílico) 10,00
CEM Portland II/A-L 42.5R 38,00
Etapas de fabrico:
Introduzir 1 e 2 no misturador para uma prémistura durante 120 s, posteriormente adicionar 3, 4 e 5 e misturar durante mínimo 120 s. Adicionar 6 e misturar durante 120 s.
Exemplo 2:
Para misturas de ligantes pré-hidratadas projectados para aplicação em argamassas e rebocos
Composição: Reboco de elevada qualidade de projecção e de baixa emissão de partículas no manuseamento
Componente
Oligómero ramificado de Polioxialquileno-Tetraetilenoglicol de PM 500
Agregado natural silicioso 0/4 mm
Areia Calcária 0,6/1,2 mm
Areia Calcária 0,3/0,6 mm
Areia Calcária 0/0,3
Retentor de água de metil-hidroxietilcelulose modificada
Estearato de Cálcio
Introdutor ar com base em surfactantes aniónicos
CEM Portland II/A-L 42.5R
Cal Hidratada % Peso
0,8
32,03
12,00 9, 00
36, 00
0,08
0,060
0,025
8,00
2,00
Etapas de fabrico:
Introduzir 1 e 2 no misturador para uma pré-mistura durante 120 s, posteriormente adicionar 3, 4 e 5 e misturar durante mínimo 120 s. Adicionar 6, 7 e 8 e misturar durante
110 s. Finalmente adicionar 9 e 10 e misturar durante
120 s.
Exemplo 3:
Para misturas de cimentos Portland ou outros ligantes:
Composição:
Componente % Peso
Cimento Portland II/A-L 42,5 R 99,2
Oligómero ramificado de Polioxialquilenoglicol 0,8
Esta mistura destina-se a simular a utilização destes oligómeros para verificar a redução da concentração de partículas suspensas durante o seu manuseamento. A redução obtida foi de 50% ao nível das partículas inferiores a PM10. O resultado será melhorado se se considerar a redução na gama superior à das partículas respiráveis (>PM10), conforme descrito mais adiante em i), nos ensaios de caracterização das misturas.
Exemplo 4:
Para Betões Projectados:
Composição: Betão de elevada qualidade de projecção e de baixa emissão de partículas no manuseamento
Componente % Peso
1 Agregado Natural Silicioso 0/4 mm 25, 00
2 Agregado Calcário 1,5/3,5 mm 30,00
3 Agregado Calcário 0,6/1,5 mm 19, 00
4 Agregado Calcário 0/0,3 4,31
5 Agregado Calcário < 125qm 6,39
6 CEM Portland I 52,5R 14, 17
7 Superplastificante de condensados de melamina 0,13
sulfonados
Oligómero ramificado de Polioxialquilenoglicol 1,00
Etapas de fabrico:
Introduzir 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 no misturador para uma pré-mistura durante 150 s. Adicionar gradualmente
8. Voltar a misturar durante 200 s.
Ensaios de caracterização das misturas
Procedeu-se à análise do efeito da adição de oligómeros ramificados de polioxialquilenoglicol, com estrutura em estrela, em misturas de ligantes hidráulicos de partículas finas para aplicação como nivelantes ou reparadores ou como ligantes no assentamento de pavimentos. Os ensaios foram realizados em comparação com misturas de ligantes hidráulicos de partículas finas sem os aditivos atrás referidos. Assim sendo, analisou-se o desempenho das misturas de ligantes no que respeita aos parâmetros a seguir indicados, com e sem adição dos oligómeros ramificados de polioxialquilenoglicol.
i) Emissão de partículas e segregação de inertes
Os ensaios para determinação da emissão de partículas nas misturas de ligantes na forma de pós secos foram realizados seguindo o método descrito na norma EN12341 - Qualidade do ar - procedimento de ensaio no terreno para demonstrar a equivalência da referência dos métodos de amostragem para a tracção PM10 de partículas em suspensão e utilizando um amostrador de partículas em suspensão, da marca Sven Leckel, modelo SEQ 47/50.
O método referido baseia-se na recolha num filtro da tracção de partículas PM10 (partículas inaláveis de diâmetro inferior a 10 pm) em suspensão no ambiente e na posterior determinação da massa gravimétrica. Os ensaios referidos foram realizados numa sala fechada sem ventilação onde, usando sempre a mesma quantidade, a mistura de ligantes de partículas finas sob a forma de pós secos foram con14 secutivamente transferidas entre baldes pelo mesmo operador (num total de 5 vazamentos, igualmente espaçados, em cada 30 minutos, durante um período total de 6 horas) de forma a simular situações que ocorrem em obra e onde é grande a propensão à emissão de partículas, como é o caso do movimento e abertura dos sacos e da mistura dos ligantes.
Ainda enquadrado neste tipo de misturas e aplicações é comum, pela própria distribuição granulométrica dos diferentes constituintes, ocorrer o efeito de segregação alterando a homogeneidade e capacidade de projecção das misturas de ligantes hidráulicos pré-hidratadas. Para avaliar a tendência para ocorrer este efeito, foram também realizados ensaios qualitativos em transporte de longa, duração e quando a mistura se encontra disponível em silo junto aos locais de aplicação. A utilização destes oligómeros nestas misturas teve desempenhos óptimos tanto na redução do efeito de segregação, como na melhoria das condições ambientais na envolvente de trabalho pela redução da concentração de partículas em suspensão no ar aquando o seu manuseamento. Os EXEMPLOS 3 e 4 são representativos da aplicação desta tecnologia.
Verifica-se que a adição dos oligómeros ramificados de polioxialquilenoglicol descritos reduz, em mais de 50%, a emissão de poeiras por parte dos ligantes na forma de misturas de pós secos.
A análise qualitativa efectuada às misturas de ligantes pré-hidratadas com e sem adição dos oligómeros ramificados de polioxialquilenoglicol mostram que este aditivo contribui para a redução da segregação dos inertes nelas presentes quando as mesmas são transportadas durante várias horas.
ii) Análise do teor de resíduos com dimensões superiores a 45 e 90 gm
Este ensaio consistiu em peneirar misturas de ligantes na forma de pós secos, com e sem adição de oligómeros ramificados de polioxialquilenoglicol e teve como objectivo analisar o efeito da adição destes na aglomeração dos pós presentes nas referidas misturas. O EXEMPLO 2 é representativo da aplicação desta tecnologia.
Os resultados obtidos mostram que as misturas de ligantes na forma de pós secos contendo os oligómeros ramificados de polioxialquilenoglicol apresentam maiores teores de resíduos de dimensões superiores a 45 e 90 gm que as misturas sem aditivo, o que significa que os oligómeros referidos contribuem significativamente para a aglomeração dos pós secos presentes nas misturas, minimizando assim o efeito de segregação de misturas de granulometria extensa, durante o transporte e manuseamento, bem como a emissão de partículas para o meio envolvente.
iii) Determinação do tempo de presa e da expansibilidade
Estes parâmetros foram analisados utilizando o aparelho de Vicat e seguindo a norma NP EN 196-3:1996 Métodos de ensaio de cimentos. Parte 3—Determinação do tempo de presa e da expansibilidade.
Os ensaios realizados permitem verificar que a adição dos oligómeros ramificados de polioxialquilenoglicol às misturas de ligantes ensaiadas não altera, de forma considerável, o tempo de presa e a expansibilidade das mesmas.
iv) Deformabilidade
Este parâmetro foi avaliado com base nos ensaios
descritos na norma EN 12002 - Colas para ladrilhos.
Determinação da deformação transversal para adesivos e
argamassas cimentícias A utilização deste tipo de
oligómeros em ligantes de assentamento, regista desempenhos melhorados no que respeita à sua deformabilidade, sem afectar as aderências e tempo aberto característicos. A aplicação de 0,5% a 2,5%, com resultados óptimos para este tipo de aplicação a 0,9%, melhora o desempenho na deformabilidade, resultando segundo a norma EN 12004 em melhorias ao nível dos cimentos-cola altamente deformáveis (> 5 mm) . O EXEMPLO 2 é representativo para a aplicação desta tecnologia.
Adicionalmente estas misturas apresentam desempenhos melhorados no que respeita à envolvente de trabalho pela redução da concentração das partículas emitidas no manuseamento, conforme EXEMPLO 3.
Os resultados obtidos mostram que a incorporação dos oligómeros ramificados de polioxialquilenoglicol aumenta a deformabilidade das misturas sendo este efeito mais notório no caso dos cimentos-cola, podendo este aditivo, quando incorporado em determinada quantidade, permitir-lhes receber a classificação de C2S2 - Cimentos-cola altamente deformáveis melhorados, de acordo com a norma NP EN 12004 relativamente à sua designação e classificação.
v) Resistência mecânica e estabilidade dimensional
As misturas de ligantes hidráulicos curadas foram sujeitas a ensaios de resistência à flexão e à compressão 2, 7 e 28 dias após o início da cura. Os ensaios foram realizados seguindo o procedimento descrito na norma NP EN 1015-11 - Determinação da resistência à compressão e à flexão de argamassa endurecida.
Os ensaios realizados mostram que a adição dos oligómeros ramificados de polioxialquileno às misturas de ligantes não tem efeitos adversos na resistência mecânica e na estabilidade dimensional das misturas após cura.
Quando adicionados a ligantes sob a forma de misturas de pós secos, os oligómeros ramificados de polioxialquilenoglicol em estrela reduzem a emissão de poeiras e quando adicionados a misturas de pós préhidratados aumentam a resistência à segregação dos inertes. Sendo que, em ambos as situações, a incorporação dos aditivos citados não tem efeitos adversos nos parâmetros relacionados quer com a aplicação/processabilidade das misturas, como o tempo de presa, a expansibilidade e a deformabilidade, quer nos parâmetros relacionados com a cura das mesmas, como a resistência mecânica e a estabilidade dimensional. É importante salientar que a deformabilidade dos ligantes melhora significativamente como resultado da incorporação dos referidos aditivos.
Os oligómeros ramificados de polioxialquilenoglicol a serem usados de acordo com a invenção estão disponíveis comercialmente, sob a designação de polióis poliéteres ramificados.
Lisboa, 18 de Abril de 2011
REIVINDICAÇÕES

Claims (8)

1. Composição de ligantes de partículas finas usada na construção civil sob a forma de mistura de pós secos ou já pré-hidratados, caracterizada por compreender, como agente redutor das poeiras emitidas pelas formulações de ligantes em estado seco ou como agente redutor da segregação de inertes nas formulações de ligantes préhidratados, oligómeros ramificados de polioxialquilenoglicol com estrutura em estrela, peso molecular médio entre 300 e 6000 g/mol e grau de ramificação entre 3 e 8.
2. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por os referidos oligómeros terem um peso molecular médio entre 500 e 3000 g/mol.
3. Composição de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada por os referidos oligómeros terem um grau de ramificação entre 3 e 5.
4. Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada por a percentagem em peso dos referidos oligómeros se situar entre 0,1 e 5%.
5. Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada por ser um cimento-cola compreendendo, numa base ponderai, 25 a 75% de agregado natural silicioso, 20 a 60% de cimento Portland, 5 a 20% de dispersantes em pó, 0,2 a 2% de oligómero ramificado de polioxialquilenoglicol, 0 a 1% de retentor de água de um derivado de celulose modificada e 0 a 2% de um acelerador de presa.
6. Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada por ser um reboco compreendendo, numa base ponderai, 30 a 75% de areia calcária ou mistura de areias calcárias, 15 a 50% de agregado natural silicioso, 4 a 12% de cimento Portland, 0,5 a 5% de cal hidratada, 0,2 a 2% de oligómero ramificado de polioxialquilenoglicol, 0 a 0,3 % de retentor de água de um derivado de celulose modificada, 0 a 0,3% de estearato de cálcio e 0 a 0,1% de introdutor de ar com base em surfactantes aniónicos.
7. Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada por ser um cimento Portland compreendendo, numa base ponderai, 98 a 99,8% de cimento Portland e 0,2 a 2% de oligómero ramificado de polioxialquilenoglicol.
8 . Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada por ser um betão compreendendo, numa base ponderai, 35 a 80% de areia calcária ou mistura de areias calcárias, 10 a 4 0% de
agregado natural silicioso, 7 a 25% de cimento Portland, 0,2 a 3% de oligómero ramificado de polioxialquilenoglicol e 0 a 0,5 % de superplastificante.
PT10563111A 2011-04-18 2011-04-18 Composição de ligantes de partículas finas usada na construção civil compreendendo oligómeros ramificados de polioxialquilenoglicol PT105631B (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT10563111A PT105631B (pt) 2011-04-18 2011-04-18 Composição de ligantes de partículas finas usada na construção civil compreendendo oligómeros ramificados de polioxialquilenoglicol

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT10563111A PT105631B (pt) 2011-04-18 2011-04-18 Composição de ligantes de partículas finas usada na construção civil compreendendo oligómeros ramificados de polioxialquilenoglicol

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT105631A PT105631A (pt) 2012-10-18
PT105631B true PT105631B (pt) 2013-01-23

Family

ID=47215897

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT10563111A PT105631B (pt) 2011-04-18 2011-04-18 Composição de ligantes de partículas finas usada na construção civil compreendendo oligómeros ramificados de polioxialquilenoglicol

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT105631B (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
PT106590B (pt) * 2012-10-22 2015-01-20 Secil S A Companhia Geral De Cal E Cimento S A Mistura cimentícia branca ou colorida para fabrico de betão, argamassa e pastas interactivas, com propriedades fotoluminescentes
PT106589B (pt) * 2012-10-22 2015-02-04 Secil S A Companhia Geral De Cal E Cimento S A Mistura cimentícia branca ou colorida para fabrico de betão, argamassa e pastas com propriedades termocrómicas

Also Published As

Publication number Publication date
PT105631A (pt) 2012-10-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP0131090B1 (en) Modified carbohydrate polymers
JP4493957B2 (ja) ポリマーセメント組成物、ポリマーセメントグラウトモルタル、及びそれを用いた補修材
US5360841A (en) Use of ethylene oxide/propylene oxide block copolymers in hydraulic binder materials and materials so obtained
EP0008094B1 (de) Zusatzmittel für Beton oder Zementmörtel und dessen Verwendung als Pumphilfe
ES2689300T3 (es) Tensioactivos acetilénicos pulverizados y composiciones que los contienen
JP4740785B2 (ja) ポリマーセメントグラウト材組成物及びグラウト材
US4878948A (en) Water resistance additive for cementitious compositions
JP5193055B2 (ja) 水硬性組成物の加工性を向上させるための組成物およびその使用
JPH01279936A (ja) 薄層モルタル組成物に有効なポリマーブレンド
BRPI0922268B1 (pt) Composição de concreto permeável e seus usos.
BRPI0911751B1 (pt) Uso de uma composição compreendendo ou consistindo de pelo menos um acelerador de presa e endurecimento, aditivo para sistemas de presa hidráulica, mistura contendo aglutinante, processo para produção da mesma e processo para aceleração da presa e endurecimento de aglutinantes hidráulicos e argamassa ou concreto produzidos a partir dos mesmos
KR101674535B1 (ko) 타일시멘트 모르타르용 혼화제 조성물 및 이를 포함하는 타일시멘트 모르타르 조성물
JP5333430B2 (ja) ポリマーセメントグラウト材組成物及びグラウト材
JP4490200B2 (ja) 湿潤接着性が向上した高耐酸性モルタル組成物
BR112021005468A2 (pt) preparação compreendendo um éter de celulose e/ou um polisacarídeo e um álcool graxo
JP7034573B2 (ja) 速硬性ポリマーセメント組成物及び速硬性ポリマーセメントモルタル
Vyšvařil et al. Cellulose ethers as water-retaining agents in natural hydraulic lime mortars
JP2007269609A (ja) ポリマーセメントグラウト材組成物及びグラウト材
PT105631B (pt) Composição de ligantes de partículas finas usada na construção civil compreendendo oligómeros ramificados de polioxialquilenoglicol
US20120325118A1 (en) Powdered composition
EP3415482A1 (en) Dry premixture for flexible concrete and method for its preparation and use thereof
US20080271643A1 (en) Waterproof Cement and Synergic Composition Used to Obtain High Waterproofing
JP4476859B2 (ja) 乾式モルタル吹付け工法
Žižlavský et al. Influence of guar gum derivatives on hardened properties of aerial lime-based mortars
GB2343448A (en) Masonry concrete admixture for improved freeze-thaw durability

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 20110817

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 20130118