BRPI1006252B1 - método, sistema e meio legível por computador para manipular remotamente ou gerenciar uma falha operacional detectada em um sistema motriz não tripulado - Google Patents

método, sistema e meio legível por computador para manipular remotamente ou gerenciar uma falha operacional detectada em um sistema motriz não tripulado Download PDF

Info

Publication number
BRPI1006252B1
BRPI1006252B1 BRPI1006252A BRPI1006252A BRPI1006252B1 BR PI1006252 B1 BRPI1006252 B1 BR PI1006252B1 BR PI1006252 A BRPI1006252 A BR PI1006252A BR PI1006252 A BRPI1006252 A BR PI1006252A BR PI1006252 B1 BRPI1006252 B1 BR PI1006252B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
locomotive
fault
message
operational failure
unmanned
Prior art date
Application number
BRPI1006252A
Other languages
English (en)
Inventor
Mason Gary
Paul Peltonen Glen
Mario Nazareth Joseph
Original Assignee
Gen Electric
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Gen Electric filed Critical Gen Electric
Publication of BRPI1006252A2 publication Critical patent/BRPI1006252A2/pt
Publication of BRPI1006252B1 publication Critical patent/BRPI1006252B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B61RAILWAYS
    • B61LGUIDING RAILWAY TRAFFIC; ENSURING THE SAFETY OF RAILWAY TRAFFIC
    • B61L15/00Indicators provided on the vehicle or train for signalling purposes
    • B61L15/0081On-board diagnosis or maintenance
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B61RAILWAYS
    • B61LGUIDING RAILWAY TRAFFIC; ENSURING THE SAFETY OF RAILWAY TRAFFIC
    • B61L15/00Indicators provided on the vehicle or train for signalling purposes
    • B61L15/0018Communication with or on the vehicle or train

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Electric Propulsion And Braking For Vehicles (AREA)
  • Train Traffic Observation, Control, And Security (AREA)

Abstract

método, sistema e meio legível por computador para manipular remotamente ou gerenciar uma falha operacional detectada em um sistema motriz não tripulado esta invenção refere-se, em geral, a sistemas de comunicação e, mais particularmente, a detectar e restaurar uma falha remota com um protocolo de comunicação sem fio. o método compreende as etapas de (i) detectar uma falha operacional em uma locomotiva não tripulada (12a) de um trem (10) em uma configuração de distribuição de potência (pd) que tem uma locomotiva não tripulada (12a) e uma locomotiva principal (14) acoplada uma à outra por um ou mais vagões (20) dispostos entre a locomotiva principal (14) e a locomotiva não tripulada (12a); (ii) comunicar informações sobre a falha operacional à locomotiva principal (14) através de um sistema de comunicação sem fio (62) entre a locomotiva principal (14) e a locomotiva não tripulada (12a); determinar se a falha operacional é de um tipo que requer que o trem (10) seja parado ou se a falha operacional é de um tipo que pode ser corrigida remotamente; e autonomamente (iii) comunicar uma mensagem de restauração (64) à locomotiva não tripulada (12a) para restaurar um ou mais componentes da locomotiva não tripulada (12a) que está associada com a falha operacional que é detectada através do sistema de comunicação sem fio (62) entre a locomotiva principal (14) e a locomotiva não tripulada (12a) sem a intervenção de um operador (5) depois de a locomotiva principal (14) ter recebido a informação sobre a falha operacional, sendo que a mensagem de restauração (64) é comunicada apenas se a falha operacional for de um tipo que pode ser corrigida remotamente.

Description

“MÉTODO, SISTEMA E MEIO LEGÍVEL POR COMPUTADOR PARA MANIPULAR REMOTAMENTE OU GERENCIAR UMA FALHA OPERACIONAL DETECTADA EM UM SISTEMA MOTRIZ NÃO TRIPULADO” Campo da Invenção [0001] Esta invenção refere-se, em geral, a sistemas de comunicação e, mais particularmente, a detectar e restaurar uma falha remota com um protocolo de comunicação sem fio.
Antecedentes da Invenção [0002] Sistemas motrizes tais como, mas que não se limitam a um veículo para uso fora-de-estrada, usinas de propulsão energizadas marítimas ou embarcações marítimas, sistemas de veículos de trilho ou trens, usinas de força estacionária, veículos agrícolas e veículos de transporte, são usualmente equipados com uma unidade de alimentação, tal como, mas que não se limita a um motor, tal como, mas que não se limita a um motor a diesel. Com relação a sistemas de veículo de trilho, o sistema motriz é uma locomotiva, que pode ser parte de um trem que inclui, adicionalmente, uma pluralidade de vagões, tal como vagões de carga. Usualmente, mais que uma locomotiva é fornecida como uma parte do trem, onde um agrupamento de locomotivas é chamado de “composição” de locomotiva. As locomotivas são sistemas complexos com inúmeros subsistemas, sendo que cada subsistema é interdependente de outro subsistema.
[0003] Com relação ao trem, sob o controle do operador, uma locomotiva de ferrovia abastece a automotiva (tração) para mover a locomotiva e um carregamento (por exemplo, vagões sem potência e seus conteúdos), e aplica freios na locomotiva e/ou nos vagões de carga sem potência para desacelerar ou parar o trem. Com relação à locomotiva, a força motriz é fornecida por meio de motores de tração elétrica responsivos a um sinal de energia AC ou DC gerado pelo motor da locomotiva.
Petição 870190072896, de 30/07/2019, pág. 17/47
2/25 [0004] Um trem ferroviário tem três sistemas de freio separados. Um sistema de freio a ar inclui um cano de frenagem de carregamento de fluido (tipicamente, o fluido inclui ar) que se estende a um comprimento do trem, e um sistema de freio de vagão. Os freios de roda são aplicados ou liberados em cada locomotiva e em cada vagão em resposta a uma pressão do fluido no cano de frenagem. Um manípulo de freio controlado por operador controla a pressão do cano de frenagem, descarregando o cano de frenagem para reduzir a pressão para sinalizar para as locomotivas e vagões para aplicar os freios ou carregar o cano de frenagem para aumentar a pressão para sinalizar para as locomotivas e vagões para soltar os freios. Para operação de trem segura, quando a pressão no cano de frenagem cai abaixo de um valor limiar, os freios retornam a uma condição aplicada.
[0005] Cada locomotiva também tem um sistema de freio pneumático independente controlado pelo operador para aplicar ou soltar os freios da locomotiva. O sistema de freio pneumático independente, que é acoplado ao sistema de freio a ar, aplica os freios da locomotiva aumentando a pressão nos cilindros de freio da locomotiva e liberando os freios da locomotiva responsivos a uma diminuição na pressão de ar do cilindro.
[0006] Finalmente, cada locomotiva é equipada com um sistema de freio dinâmico. A ativação dos freios dinâmicos reconfigura os motores de tração da locomotiva para operar como geradores, com a inércia das rodas da locomotiva fornecendo energia rotacional para girar a bobinagem do rotor gerador. As forças magnéticas desenvolvidas pela ação do gerador resistem à rotação de rodas e, dessa forma, cria forças de travamento de roda. A energia produzida pelo gerador é dissipada como o calor em uma grade de resistor na locomotiva e removida por um ou mais ventiladores de resfriamento. O uso dos freios dinâmicos é indicado para desacelerar o trem quando a aplicação dos freios independentes de locomotiva e/ou os freios a ar de vagão pode causar
Petição 870190072896, de 30/07/2019, pág. 18/47
3/25 desgaste excessivo de roda. Por exemplo, os freios dinâmicos podem ser aplicados quando o trem está atravessando um declive prolongado.
[0007] Um trem configurado para uma operação de potência distribuída (PD) tem uma locomotiva principal em uma extremidade superior do trem e uma ou mais locomotivas remotas entre a extremidade superior e uma extremidade do trem. Um trem de PD pode também incluir uma ou mais locomotivas na extremidade do trem. O sistema de PD inclui, adicionalmente, um controle de trem de potência distribuída e sistema de comunicação com canal de comunicações (por exemplo, uma frequência de rádio (RF) ou um canal de comunicações baseadas em fio) ligando-se às locomotivas remotas e principais. Embora a operação de PD seja revelada específica para trens, sistemas similares também são aplicáveis para outros sistemas motrizes revelados na presente invenção.
[0008] O sistema de PD gera comandos de tração e freio responsivos para o controle de operador iniciado (por exemplo, o operador na locomotiva principal) de um controlador de tração de locomotiva (responsivo para a operação de um manípulo de freio a ar, um manípulo de freio dinâmico ou um manípulo de freio independente). Estes comandos de tração ou freio são transmitidos para as locomotivas remotas através do canal de comunicações. As locomotivas remotas de recebimento respondem aos comandos de tração ou freio (aplicar e soltar) para aplicar força de tração ou aplicar/soltar os freios e avisar adicionalmente a locomotiva principal que o comando foi recebido e executado. Por exemplo, quando o operador da locomotiva principal opera o controlador de acelerador da locomotiva principal para aplicar força de tração na locomotiva principal, de acordo com um numero de entalhe do acelerador selecionado, o sistema de PD distribui comandos para cada locomotiva remota para aplicar a mesma tentativa de tração (por exemplo, o mesmo número de entalhe). Cada locomotiva remota responde para reconhecer a execução do
Petição 870190072896, de 30/07/2019, pág. 19/47
4/25 comando.
[0009] Um exemplo de um controle de trem de PD e sistemas de comunicações é o sistema de comunicações de potência distribuída LOCOTROL® disponível junto à General Electric Company de Fairfield, Connecticut. O sistema de potência distribuída LOCOTROL® inclui um enlace (canal) de freqüência de radio e dispositivos de transmissão e recebimento nas locomotivas principal e remota.
[0010] A FIGURA 1 ilustra esquematicamente um trem de potência distribuída exemplar 10, viajando em uma direção indicada por uma ponta da seta 11. Uma locomotiva remota 12A (também referida como uma unidade remota) é controlada por mensagens transmitidas ou de uma locomotiva principal 14 (também referida como uma locomotiva principal) ou de uma torre de controle 16. Os comandos da torre de controle são distribuídos por um despachante ou diretamente para a locomotiva remota 12A ou para a locomotiva remota 12A através da locomotiva da locomotiva principal.
[0011] Uma locomotiva posterior 15 acoplada a uma locomotiva principal 14 que forma uma composição é controlada pela locomotiva principal 14 através de sinais de controle realizados em uma linha MU (locomotiva múltipla) 17 que se conecta às duas unidades. Além disso, uma locomotiva remota posterior 12B acoplada à locomotiva remota 12A, formando outra composição, é controlada pela locomotiva remota 12A através de sinais de controle realizados em uma linha 17.
[0012] Cada uma das locomotivas 14 e 12A e a torre de controle 16 incluem um transceptor de PD 28L, 28R, 28T (também referido como um rádio de PD) e uma antena de PD 29 para receber e transmitir as mensagens de comunicação de PD. Os transceptores de PD são referidos por numeral de referência com sufixos 28L, 28R e 28T que indicam a localização na locomotiva principal, na locomotiva remota, e na torre de controle, respectivamente.
Petição 870190072896, de 30/07/2019, pág. 20/47
5/25 [0013] Os comandos de PD são tipicamente gerados em uma estação principal 3OL na unidade principal 14 responsiva para o controle de operador da automotiva e controles de travamento na locomotiva principal 14, como descrito acima. A locomotiva remota 12A também inclui uma estação remota 32R para processar mensagens da locomotiva principal 14 e para distribuir mensagens de resposta e comandos.
[0014] O trem de potência distribuída 10 compreende adicionalmente uma pluralidade de vagões 20 interpostos entre as locomotivas ilustradas na Figura 1 e conectados ao cano de frenagem 22. Os vagões 20 são fornecidos com um sistema de freio a ar (certos componentes do qual não são mostrados na Figura 1) que aplica os freios a ar de vagão em resposta a queda de pressão no cano de frenagem 22 e solta os freios a ar em resposta a um aumento de pressão no cano de frenagem 22. O cano de frenagem 22 corre o comprimento do trem para conduzir as alterações de pressão de ar especificadas pelos controladores de freio a ar 24 nas locomotivas 14 e 12 A.
[0015] Para melhorar adicionalmente a segurança do sistema, uma revelação de um sistema de comunicações de trem de potência distribuída tem um repetidor externo 26 para receber mensagens enviadas da locomotiva principal 14 e repetindo (retransmitindo) a mensagem para recebimento pela locomotiva remota 12A. Esta revelação pode ser praticada ao longo do comprimento do trilho que passa através de um túnel, por exemplo. Em tal revelação o repetidor externo 26 tem uma antena 35 (por exemplo, um cabo coaxial defeituoso montado ao longo do comprimento do túnel) e uma estação remota 37 para receber e retransmitir mensagens principais.
[0016] A locomotiva principal também distribui mensagens de solicitação de condição e as locomotivas remotas respondem com dados operacionais. As locomotivas principal e remota podem também distribuir mensagens de alarme ou de falha. Entretanto, atualmente, quando mensagens
Petição 870190072896, de 30/07/2019, pág. 21/47
6/25 de alarme ou de falha são distribuídas, o operador deve parar o trem e então ir à locomotiva remota reportar a falha para o endereço de falha. Parar os resultados de missão na missão custa mais (em termos de tempo e/ou combustível) já que a missão irá demorar mais. Adicionalmente, se um plano de missão está sendo seguido, parar e iniciar o trem para endereçar mensagens de falha irá grandemente proibir a finalização do plano de missão dentro dos parâmetros do plano de missão. Situações similares podem também surgir com outros sistemas motrizes que operam juntos para completar a missão. Em direção a este fim, proprietários e operadores de sistemas motrizes realizariam benefícios financeiros para ter um meio de reduzir o tempo de paragem de sistemas motrizes devido a falhas operacionais realizadas quando os sistemas motrizes múltiplos estão operando juntos para uma missão em comum.
Descrição da Invenção [0017] As revelações da presente invenção referem-se a um código de software de computador, sistema e método para manipular remotamente ou gerenciar uma falha operacional detectada em um sistema motriz não tripulado que é operado em conjunto com pelo menos um sistema motriz principal onde um operador é localizado. O método inclui detectar uma falha operacional em um sistema motriz não tripulado. A informação sobre a falha é comunicada ao sistema motriz principal através de um sistema de comunicação sem fio. Uma mensagem de restauração é comunicada através do sistema de comunicação sem fio para o sistema motriz não tripulado para restaurar a falha operacional detectada.
[0018] Em outra revelação, o sistema inclui um primeiro processador que é uma parte do sistema motriz principal e que é configurado para detectar uma falha operacional do sistema motriz principal e/ou desenvolver uma mensagem de restauração de falha. Um segundo processador é parte de um sistema remoto motriz e é configurado para detectar uma falha operacional
Petição 870190072896, de 30/07/2019, pág. 22/47
7/25 do sistema remoto motriz, desenvolver uma mensagem de falha e restaurar a falha operacional após o recebimento da mensagem de restauração de falha. Um sistema de comunicação sem fio é fornecido para comunicar (especificamente, transmitir e/ou receber) a mensagem de falha e a mensagem de restauração de falha entre o primeiro processador e o segundo processador.
[0019] Em ainda outra revelação, o código de software de computador é armazenado em uma mídia legível por computador e executável com um processador. O código de software de computador inclui um módulo de software de computador para detectar uma falha operacional em um sistema motriz não tripulado, quando executado com o processador. Um módulo de software de computador é também incluído para iniciar comunicação de informação sobre a falha operacional detectada para o sistema motriz principal através de um sistema de comunicação sem fio, quando executado com o processador. O código de software de computador também inclui um módulo de software de computador para iniciar comunicação de uma mensagem de restauração para o sistema motriz não tripulado através do sistema de comunicação sem fio, para restaurar a falha operacional detectada, quando executado com o processador.
Breve Descrição dos Desenhos [0020] Uma descrição mais particular da invenção brevemente descrita acima será prestada por referência a revelações específicas da mesma que são ilustradas nos desenhos em anexo. Entendendo-se que esses desenhos retratam somente revelações típicas da invenção e não são, portanto, para serem considerados limites de seu escopo, as revelações da invenção serão descritas e explicadas com especificidade adicional e detalhada através do uso dos desenhos em anexo em que:
- A FIGURA 1 ilustra uma representação do estado da técnica de um trem de potência distribuída para qual os ensinamentos da presente invenção
Petição 870190072896, de 30/07/2019, pág. 23/47
8/25 podem ser aplicados;
- A FIGURA 2 ilustra, em forma de diagrama de bloco, elementos para reportar e agir em uma mensagem de falha; e
- A FIGURA 3 retrata um fluxograma que ilustra um método exemplar para manipular remotamente uma falha detectada em um sistema motriz não tripulado.
Descrição de Realizações da Invenção [0021] Será feita abaixo uma referência em detalhes com relação às revelações exemplificadoras da invenção, os exemplos os quais são ilustrados nos desenhos em anexo. Sempre que possível, os mesmos numerais de referência usados em todos os desenhos referem-se às mesmas partes ou similares. Como revelado abaixo, múltiplas versões de um mesmo elemento podem ser reveladas. Do mesmo modo, com respeito a outros elementos, uma versão singular é revelada. Nem as versões múltiplas reveladas, nem uma versão singular revelada deve ser consideradas limitantes. Especificamente, embora versões múltiplas sejam reveladas, uma versão singular pode ser utilizada. Do mesmo modo, quando uma versão singular é revelada, versões múltiplas podem ser utilizadas.
[0022] Apesar das revelações da presente invenção serem descritas com respeito aos veículos de trilho ou sistemas de transporte de ferrovia, especificamente trens e locomotivas, as revelações exemplificadoras da invenção são também aplicáveis para uso com outros sistemas motrizes, tais como, mas não limitados a, embarcações marinhas, unidades estacionárias tais como instalações de força, veículos de fora de estrada, veículos agrícolas e/ou veículos de transporte, cada qual pode usar pelo menos um motor. Para este fim, quando discutido uma missão específica, isto inclui uma tarefa ou exigência para ser realizada pelo sistema motriz. Então, com respeito a aplicações de um veículo de ferrovia, embarcação marinha, veículo de agricultura, veículo de
Petição 870190072896, de 30/07/2019, pág. 24/47
9/25 transporte ou veículo de fora de estrada, isto pode se referir ao movimento de um sistema motriz coletivo (onde mais de um sistema motriz individual é fornecido) de uma presente localização ou destinação. No caso de aplicações estacionárias, tais como, mas não limitadas a, uma estação de geração de força estacionária ou rede de estações de geração de força, uma missão específica pode referir-se a uma quantidade de potência (por exemplo, MW/hr) ou outro parâmetro ou exigência a ser satisfeita pelo sistema motriz.
[0023] Apesar de os sistemas motrizes por diesel serem facilmente reconhecidos quando são discutidos trens ou locomotivas, os técnicos no assunto irão facilmente reconhecer que as revelações da invenção podem também serem usadas com sistemas motrizes que não usam diesel, tais como, mas não limitados a, sistemas motrizes a gás natural, sistemas motrizes a biodiesel, etc. Ademais, o sistema motriz individual pode incluir múltiplos motores, outras fontes de força e/ou fontes de força adicionais, tais como, mas não limitados a, fontes de bateria, fontes de voltagem (tais como, mas não limitados a, capacitores), fontes químicas, fontes baseadas em pressão (tais como, mas não limitados a, expansão hidráulica e/ou de mola), fontes de corrente elétrica (tais como, mas não limitados a, indutores), fontes de inércia (tais como, mas não limitados a, dispositivos de volante), fontes de força baseada gravitacional e/ou fontes de força baseada térmica. Adicionalmente, a fonte de força pode ser externa, tal como, mas que não se limita a um sistema motriz elétrico, tal como uma locomotiva ou trem, onde a força é originada externamente do fio catenário, um trilho condutor e/ou bobinas de levitação magnética.
[0024] As revelações exemplificadoras da invenção solucionam problemas na técnica fornecendo-se um método, sistemas e método implantados por computador, tais como um código de software de computador ou mídia legível por computador, para manipular remotamente ou gerenciar uma
Petição 870190072896, de 30/07/2019, pág. 25/47
10/25 falha detectada em um sistema motriz não tripulado que é operado em conjunto com pelo menos um sistema motriz principal onde um operador é localizado. Com respeito às locomotivas, as revelações exemplificadoras da presente invenção são também operáveis quando a composição de locomotiva está em operações de potência distribuída. As operações de potência distribuída, entretanto, não são somente aplicáveis a locomotivas ou trens. Os outros sistemas motrizes revelados na presente invenção podem também operar em uma configuração de potência distribuída.
[0025] Neste documento, é usado o termo composição de locomotiva. Como usado na presente invenção, uma composição de locomotiva pode ser descrita como tendo uma ou mais locomotivas em sucessão, conectadas juntas a fim de fornecer uma capacidade de freio e/ou motor. As locomotivas são conectadas juntas onde nenhum vagão de trem não locomotivo está entre locomotivas. O trem pode ter mais de uma composição de locomotiva na sua composição. Especificamente, pode haver uma composição principal e um ou mais composições remotas, tal como um no meio na linha de vagões e outro composição remoto no fim do trem. Cada composição de locomotiva pode ter uma primeira locomotiva e locomotiva(s) de arrasto. Apesar de uma primeira locomotiva se usualmente vista como a locomotiva principal, os técnicos no assunto irão facilmente reconhecer que a primeira locomotiva em uma composição de locomotivas múltiplas pode ser fisicamente localizada em uma posição posterior fisicamente.
[0026] Apesar de uma composição de locomotiva ser vista usualmente como locomotivas sucessivas de envolvimento, os técnicos no assunto irão facilmente reconhecer que um grupo de composições de locomotivas pode também ser reconhecido como uma composição mesmo quando um ou mais vagões separam as locomotivas, tal como quando a composição de locomotiva é configurada para a operação de potência
Petição 870190072896, de 30/07/2019, pág. 26/47
11/25 distribuída, em que os comandos de acelerador e de freio são restabelecidos da locomotiva principal para os tens remotos por um link de rádio ou cabo físico. Para este fim, o tremo composição de locomotiva não deve ser considerado como um fator limitante quando discutido locomotivas múltiplas dentro de um mesmo trem.
[0027] Conforme revelado na presente invenção, a ideia de uma composição pode também ser aplicável ao se referir a outros tipos de sistemas motrizes incluindo, mais não limitado a, embarcações marinhas, veículos de fora de estrada, veículos agrícolas e/ou instalações de força estacionária, que operam juntos a fim de fornecer capacidade de freio, de geração de força e/ou de motor. Então, mesmo apesar do termo composição de locomotiva ser usado na presente invenção em consideração a certas revelações ilustrativas, este termo pode também aplicar-se a outros Sistemas motrizes. Similarmente, subcomposições podem existir. Por exemplo, o sistema motriz pode ter mais que uma unidade de geração de força. Por exemplo, uma usina de força pode ter mais de uma unidade de alimentação elétrica a diesel onde a otimização pode ser no nível de subcomposição. Do mesmo modo, uma locomotiva pode ter mais de uma unidade de alimentação a diesel. Além disso, apesar dos exemplos exemplares serem revelados com respeito a veículo ferroviário, tais revelações não são para serem consideradas como limitadoras. As revelações exemplificadoras são também aplicáveis a outros sistemas motrizes revelados na presente invenção.
[0028] Os técnicos no assunto irão reconhecer que um aparelho, tal como um sistema de processamento de dados, incluindo um CPU, memória, E/S, armazenamento do programa, um barramento de conexão e outros componentes apropriados, pode ser programado ou de outra forma designado para facilitar a prática do método da presente invenção. Tal sistema incluiria meios de programa apropriados para execução do método da invenção.
Petição 870190072896, de 30/07/2019, pág. 27/47
12/25 [0029] Além disso, um artigo de manufatura, tal como um disco pré gravado, mídia legível por computador, ou outro produto de programa de computador similar, para uso com um sistema de processamento de dados, poderia incluir um meio de e meios de programa gravados neste para direcionar o sistema de processamento de dados para facilitar a prática do método da invenção. Tal aparelho e artigos de manufatura também caem dentro do espírito e escopo da invenção.
[0030] Em linhas gerais, um efeito técnico é para resolver remotamente uma falha detectada em um sistema motriz não tripulado que é operado em conjunto com pelo menos um sistema motriz principal. Para facilitar um entendimento das revelações exemplificadoras da invenção, é descrito a seguir com referência a implementos específicos deste. As revelações exemplificadoras da invenção podem ser descritas em contexto geral de instruções de computador executáveis, tais como módulos de programa, ser executado por qualquer dispositivo, tal como, mas não limitado a um computador, projetado para aceitar dados, realizar prescrito matemático e/ou operações lógicas normalmente à velocidade alta, onde os resultados de tais operações podem ser ou não ser mostrados. Geralmente, os módulos de programa incluem rotinas, programas, objetos, componentes, estrutura de dados, etc. que realizam tarefas particulares ou implementam tipos de dados abstratos particulares. Por exemplo, os programas de software que sustentam as revelações exemplificadoras da invenção podem ser codificados em linguagem de programação diferentes, para uso com dispositivos ou plataformas diferentes. Na descrição que segue, os exemplos da invenção podem ser descritos no contexto de um portal que emprega um navegador. Será verificado, entretanto, que os princípios que sustentam as revelações exemplificadoras da invenção possam ser implementados com outros tipos de tecnologias de software de computador também.
Petição 870190072896, de 30/07/2019, pág. 28/47
13/25 [0031] Além disso, os técnicos no assunto irão apreciar que as revelações exemplificadoras da invenção possam ser praticadas com outras configurações de sistema de computador, que incluem dispositivos portáteis, sistemas de multiprocessadores, eletrônica de consumo programável ou baseada em microprocessador, minicomputadores, computadores mainframe ou similares. As revelações exemplificadoras da invenção podem também ser praticadas em ambientes de computação distribuídos onde tarefas são realizadas por dispositivos de processamento remoto que são conectados através de pelo menos uma rede de comunicação. Em um ambiente de computação distribuída, os módulos de programa podem ser localizados em ambas as mídias de armazenamento de computador remoto e local incluindo dispositivos de armazenamento de memória.
[0032] Referindo-se, agora, aos desenhos, as revelações da presente invenção serão descritas. As revelações exemplificadoras da invenção podem ser implementadas de vários modos, incluindo um sistema (que inclui um sistema de processamento de computador), um método (que inclui um método computadorizado), um aparelho, um meio legível por computador, um produto de programa de computador, uma interface gráfica para o usuário que inclui um portal ou uma estrutura de dado fixado de forma tangível em uma memória legível por computador. Diversas revelações da invenção são discutidas abaixo.
[0033] A FIGURA 2 ilustra uma representação de um sistema de comunicação sem fio operável com um protocolo de comunicação sem fio para comunicação de uma mensagem de falha e uma mensagem de restauração de falha entre uma locomotiva principal e uma locomotiva remota. (As locomotivas remota e principal não são mostradas como conectadas na FIGURA 2, mas tipicamente seriam direta ou indiretamente acopladas juntas como parte de um trem 10.) Quando uma falha é detectada na locomotiva remota 12A, uma mensagem de falha sem fio 60 é criada na locomotiva remota 12A e é
Petição 870190072896, de 30/07/2019, pág. 29/47
14/25 comunicada (especificamente, transmitida e recebida) da locomotiva remota 12 A, usando um sistema de comunicação sem fio 62, para a locomotiva principal 14, tipicamente onde um operador 5 é localizado. A mensagem de falha 60 é específica para um protocolo de comunicação sem fio 69 que é operável com o sistema de comunicação sem fio 62. O protocolo de comunicação sem fio 69 fornece uma mensagem de condição remota 59, um sinalizador de presença de falha 61 e um byte de código de falha 63. Portanto, a mensagem de falha 60 pode incluir uma mensagem de condição remota 59 e um sinalizador de presença de falha 61. Dependendo do tipo de falha, a mensagem de falha 60 pode incluir adicionalmente um byte de código de falha 63 (isto é, o código de falha reflete no tipo de falha e/ou locação de falha em questão).
[0034] Em operação, quando não é detectada nenhuma falha, uma mensagem de condição remota 59 é enviada sem um sinalizador de presença de falha e/ou byte de código de falha. Quando uma falha é detectada, o sinalizador de presença de falha 61 é incluído como parte da mensagem de condição remota. O sinalizador de presença de falha 61 notifica a locomotiva principal que uma falha foi detectada e para procurar pelo byte de código de falha 63, que deve ser adicionado à mensagem de condição remota 59. Somente adicionando-se o byte de código de falha 63 quando uma falha é detectada minimiza a largura de banda da mensagem de condição remota 59 quando uma falha não é detectada. Então, apesar três bytes de código de falha 63 serem ilustrados, cada byte 63 é somente adicionado quando uma falha diferente é detectada. O byte de código de falha pode ser dividido onde uma primeira parte do byte identifica a falha e uma segunda parte do byte identifica qual locomotiva remota está sofrendo a falha.
[0035] Uma mensagem de restauração de falha sem fio 64 é fornecida para restaurar a falha detectada. A mensagem de restauração de falha 64 é comunicada usando o protocolo de comunicação sem fio 69 sobre o sistema
Petição 870190072896, de 30/07/2019, pág. 30/47
15/25 de comunicação sem fio 62, da locomotiva principal 14 para a locomotiva remota 12 A. O protocolo de comunicação sem fio 69 fornece para uma mensagem de comando 68, um sinalizador de restauração de falha 65, um sinalizador de presença no byte de confirmação 66, e um byte de confirmação de falha 67. A mensagem de comando 68 é a mensagem que é tipicamente restabelecida para uma locomotiva remota 12A durante a operação do trem. Dessa forma, a mensagem de restauração de falha 64 pode ter uma mensagem de comando 68, que é gerada na locomotiva principal 14 e é comunicada, usando o sistema de comunicação sem fio 62, para a locomotiva remota 12A que sofre a falha. Em outro exemplo, a mensagem de restauração de falha 64 é comunicada de forma sem fio para todas as locomotivas no trem. A mensagem de restauração de falha 64 inclui um sinalizador de restauração de falha 65 de largura do trem e um sinalizador de presença no byte de confirmação 66 dentro da mensagem de comando 68. Dependendo da falha, um byte de confirmação de falha 67 pode ser adicionado à mensagem de comando 68, onde o byte de confirmação de falha 67pode ser específico para certa locomotiva remota 12 A.
[0036] Em operação, se não houver uma necessidade de enviar o byte de confirmação de falha 67, a extensão da mensagem de comando 68 é mantida a uma extensão mínima desde que o byte de confirmação de falha, a sinalizador de restauração de falha 65 de largura do trem, e o sinalizador de presença no byte de confirmação 66 não forem incluídos. Se uma falha é recebida de uma locomotiva remota específica 12A, a mensagem de comando 68 inclui a sinalizador de presença no byte de confirmação 66 direcionando-se para esta locomotiva remota específica 12A e o byte de confirmação de falha 67 direcionando a locomotiva remota 12A para restaurar a falha detectada. Se todas as locomotivas remotas estão sofrendo a mesma falha e/ou falha similar, a sinalizador de restauração de falha 65 de largura do trem é incluída como parte da mensagem de comando 68 e direciona cada locomotiva remota 12A para
Petição 870190072896, de 30/07/2019, pág. 31/47
16/25 restaurar a respectiva falha. Depois do recebimento da mensagem de restauração de falha 64, se a locomotiva remota 12A não enviar o sinalizador de presença no byte de confirmação 66 de volta para a locomotiva principal 14, mais uma mensagem de comando 68, incluindo o sinalizador de presença no byte de confirmação 66 e o byte de confirmação de falha 67 serão enviados de novo a partir da locomotiva principal 14 para a locomotiva remota 12 A.
[0037] Dependendo da falha, desde que mais de uma locomotiva remota 12 A, 12B possa ser parte de um trem 10, um formato de mensagem para a mensagem de falha 60 e a mensagem de restauração de falha 64 inclui uma identificação da locomotiva remota específica. Em outra revelação, por causa da pluralidade de trens pode ser operado em proximidade, o formato de mensagem também inclui uma identificação da locomotiva principal. Então, quando a mensagem de falha 60 é enviada, a locomotiva principal correta receberá a mensagem de falha 60, e quando a mensagem de restauração de falha 64 é enviada, a locomotiva remota correta receberá a mensagem de restauração de falha 64.
[0038] Cada locomotiva 12A, 14 é equipada com um sistema de comunicação sem fio 62 (tal como, mas que não se limita a um módulo de rádio) e um computador de locomotiva ou outro primeiro processador 70, 71 usado em operação de cada locomotiva. (O termo processador, como usado na presente invenção, refere-se a um controlador, computador, microprocessador ou outro sistema de controle para um sistema motriz). Para clarificação, apesar de o primeiro processador possa ser o mesmo tipo em ambas locomotiva principal 14 e locomotiva remota 12A, a locomotiva principal tem o primeiro processador 70 e a locomotiva remota tem um segundo processador 71. (Como deve ser verificado, então, o primeiro processador 70 na locomotiva principal e o segundo processador 71 na locomotiva remota pode cada ser configurado para detectar uma condição de falha na respectiva locomotiva. Desta maneira, para propósitos
Petição 870190072896, de 30/07/2019, pág. 32/47
17/25 do sistema de gerenciamento de falha remota descrito na presente invenção, a locomotiva sendo usada atualmente como uma locomotiva principal em um trem 10 pode ser usada como uma locomotiva remota em um trem futuro). Um terceiro processador 72 é configurado adicionalmente para permitir que mensagens sejam mandadas do computador de locomotiva 70 através do sistema de comunicação sem fio 62. (Como indicado na FIGURA 2, cada locomotiva pode ter um terceiro processador 72). Um exemplo do terceiro processador 72 é um módulo de processador integrado expandido (XIPM) desenvolvido pela General Electric Company. O terceiro processador 72 inclui uma conexão de interface serial para comunicar-se com o computador de locomotiva 70, 71. As instruções de software, algoritmo ou computador legível executadas pelos processadores podem ser baseadas em um padrão de integração de sistema de locomotiva (LSI). Como ilustrado adicionalmente, as linhas de comunicação para transmitir dados, TXD (TXD+, TXD-), e as linhas de comunicação para receber dados, RXD (RXD+, RXD-), são fornecidas para comunicação entre o terceiro processador 72 e o computador de locomotiva 70, 71. Uma linha que fornece uma base (ISO GND) também é fornecida. Apesar do computador de locomotiva 70, 71 e o terceiro processador 72 serem revelados como sendo dois processadores ou computadores separados, os técnicos no assunto facilmente reconhecerão que um único processador (por exemplo, computador) pode ser usado tendo os aspectos revelados na presente invenção.
[0039] Na locomotiva principal 14, um dispositivo de notificação 74, tal como um visor, é também fornecido. Como revelado acima, o dispositivo de notificação pode ser um sistema visual, sistema audível e/ou um sistema que permite que toque fisicamente o operador. Em uma revelação exemplar, desde que a locomotiva remota possa ser uma locomotiva principal em uma missão subsequente, o dispositivo de notificação 74 é também fornecido locomotiva remota.
Petição 870190072896, de 30/07/2019, pág. 33/47
18/25 [0040] Em uma revelação, a mensagem de restauração de falha 64 é iniciada pelo operador 5. Uma vez que o operador 5 seja dotado da mensagem de falha 60, tal como através do dispositivo de notificação 74, o operador 5 entrará a informação usada na mensagem de restauração de falha 64 que é enviada para a locomotiva remota. O operador 5 pode entrar a informação usando um dispositivo de interface 76, por exemplo, painel de controle, associado com o dispositivo de notificação 74, ou independente do dispositivo de notificação 74. Em outra revelação, o computador de locomotiva 70 na locomotiva principal 14 é configurado para receber a mensagem de falha 60 e determinar uma mensagem de restauração de falha apropriada 64. Uma vez que a mensagem de restauração de falha apropriada 64 é determinada, a mensagem de restauração de falha 64 pode ser fornecida para o operador 5, através do dispositivo de notificação 74, para verificar antes que o operador 5 autorize a entrega ou em uma configuração de circuito fechado a mensagem de restauração de falha 64 é automaticamente enviada sem a intervenção do operador. Se o operador 5 não intervir, como na configuração de circuito fechado, o operador 5 pode receber a notificação da mensagem de restauração de falha 64 depois de ter sido enviada para a locomotiva remota 12 A.
[0041 ] A FIGURA 3 retrata um fluxograma 40 que ilustra um método exemplar para manipular remotamente uma falha detectada em um sistema motriz não tripulado. O método do fluxograma 40 compreende em detectar uma falha operacional em um sistema motriz não tripulado (Etapa I). O método continua na etapa II, com informação de comunicação (por exemplo, incluída na mensagem de falha) para o sistema motriz principal através de um protocolo de comunicação sem fio operável com um sistema de comunicação sem fio. Uma mensagem de restauração de falha é comunicada para o sistema motriz não tripulado para restaurar uma falha detectada, por meio do protocolo de comunicação sem fio operável com um sistema de comunicação sem fio (Etapa
Petição 870190072896, de 30/07/2019, pág. 34/47
19/25
III). A mensagem de restauração é determinada baseada na falha operacional detectada (Etapa V). A comunicação da mensagem de restauração pode ser iniciada pelo operador e/ou pelo dispositivo de controle de falha, tal como, mas não limitado ao computador de locomotiva principal como revelado em mais detalhes com respeito à FIGURA 2.
[0042] O operador é notificado sobre a falha operacional (Etapa IV). A notificação do operador 5 pode ser efetuada notificando-se visualmente o operador, notificando-se de forma audível o operador e/ou notificando-se o operador através de contato físico. Notificar visualmente o operador poder envolver um uso de um visor que o operador possa ver. Notificar de forma audível o operador pode envolver um dispositivo de emissão de som que pode emitir um som específico para a falha. Notificar através de contato físico pode envolver um dispositivo conectado ao operador onde um pulso eletrônico é fornecido quando a mensagem de falha é recebida. Cada uma das técnicas de notificação pode ser usada individualmente ou em qualquer combinação de duas ou mais. Por exemplo, uma notificação audível pode ocorrer que direciona o operador para observar um visor visual.
[0043] Os técnicos no assunto reconhecerão facilmente que o método revelado no fluxograma 40 transforma a informação sobre uma falha operacional de um fluxo de dados para um meio para notificar o operador, que, como revelado acima, não é mais um fluxo de dados. (Isto é, dados de falha são transformados em um formato adequado para comunicação para operador humano). Além disso, os técnicos no assunto também reconhecerão facilmente que um sistema de comunicação sem fio que opera usando o protocolo de comunicação sem fio revelado na presente invenção é uma máquina particular e, portanto, não é um computador ou máquina de propósito geral.
[0044] Os técnicos no assunto reconhecerão facilmente que o método mostrado no fluxograma 40 pode ser implantado com um código de
Petição 870190072896, de 30/07/2019, pág. 35/47
20/25 software de computador que é armazenável em uma mídia de computador e é operável com um processador. Com respeito ao método mostrado no fluxograma 40, um módulo de software de computador é fornecido para detectar uma falha operacional em um sistema motriz não tripulado, quando executado com o processador. Um módulo de software de computador é fornecido adicionalmente para iniciar informação de comunicação sobre a falha para o sistema motriz principal, através de um protocolo de comunicação sem fio operável com um sistema de comunicação sem fio, quando executado com o processador. Um módulo de software de computador inicia comunicação de uma mensagem de restauração para o sistema motriz não tripulado para restaurar a falha detectada, através de um protocolo de comunicação sem fio operável com o sistema de comunicação sem fio, quando executado com o processador.
[0045] Em operação, quando uma falha é detectada e reportada para o operador 5 e/ou para o computado de locomotiva 70 na locomotiva principal 14, ao invés de parar o trem para que o operador 5 possa andar de voltar para a locomotiva remota 12A que reportou a falha, o operador 5 e/ou o computador de locomotiva 70 na locomotiva principal 14 é capaz de comunicar a mensagem de restauração de falha 64 para a locomotiva remota 12A para corrigir a falha. Esta comunicação é realizada com o protocolo de comunicação sem fio 69 que é operável com o sistema de comunicação sem fio 62. Ao fazer isso, quaisquer objetivos de missão que estejam tentando cumprir, tal como, mas não limitado a tempo de viagem, não serão afetados por ter que parar e então começar a missão para que o operador 5 possa mover-se para locomotiva remota 12A para endereçar a razão para a mensagem de falha 60.
[0046] Um exemplo de um tipo de falha é uma falha de sobrecorrente de motor de tração, especificamente onde muita corrente é detectada em um motor de tração. Uma falha é declarada e o motor de tração é desligado. A mensagem de restauração permitiria para esta falha ser redefinida
Petição 870190072896, de 30/07/2019, pág. 36/47
21/25 e, por conseguinte, o motor de tração operar de novo. Então, se a falha é uma anomalia, os benefícios da missão da operação de motor de tração não são perdidos durante o resto da missão.
[0047] O sistema de gerenciamento de falha remota (FIGURAS 2 e 3) pode ser configurado para diferenciar entre tipos diferentes de falhas, em que as mensagens de restauração de falha 64 são comunicadas somente se for possível corrigir remotamente a falha em questão. Em particular, certas falhas podem ser do tipo que exige que o trem seja parado de qualquer maneira, nesse caso o sistema não transmite uma mensagem de restauração de falha. Como deve ser verificado, mesmo se certas falhas exijam que o trem pare, diminua, etc., o sistema pode ainda usar o protocolo de gerenciamento de falha remota 69 para comunicar a informação sobre a falha para a locomotiva principal 14. Em tal caso, se uma falha é detectada, uma mensagem de falha 60 é gerada e transmitida da locomotiva remota para a locomotiva principal. A locomotiva principal determina o tipo de falha a partir da mensagem de falha 60, e se a falha for de um tipo que não pode ser corrigida remotamente, a locomotiva principal processa falha como normal (isto é, em uma maneira como se o sistema de gerenciamento de falha remota não fosse presente no trem), ao invés de transmitir uma mensagem de restauração de falha.
[0048] Conforme deve ser verificado, o termo sistema de comunicação sem fio refere-se a um meio para comunicação de forma sem fio (por exemplo, uma largura de banda de frequência de rádio) e equipamento para transmitir e receber dados sobre o meio. O protocolo de comunicação sem fio refere-se a um formato particular para comunicação sobre o sistema de comunicação sem fio, neste caso, um formato de mensagem para as mensagens 60, 64 comunicadas entre as locomotivas principais e as locomotivas remotas (para propósitos de comunicação e restauração de falhas), em que o formato da mensagem é configurado para que as mensagens sejam dissimilares de outras
Petição 870190072896, de 30/07/2019, pág. 37/47
22/25 mensagens sem fio usadas no trem (por exemplo, comandos de PD sem fio).
[0049] Em uma revelação, o sistema de comunicação sem fio 62 é um sistema de comunicação dedicado para o sistema de gerenciamento de falha remota. Isto é, o sistema de comunicação 62 é usado somente para comunicação de mensagens de falha, mensagens de restauração de falha, e comunicações relacionadas. Em outra revelação, o sistema de comunicação sem fio 62 é usado para outros propósitos no trem, Por exemplo, em uma revelação o sistema de comunicação sem fio 62 é um sistema de comunicação de PD existente do trem, como descrito acima em consideração com FIGURA 1. Em tal caso, como discutido, o protocolo de comunicação sem fio 69 é configurado para que as mensagens 60, 64 geradas pelo sistema de gerenciamento de falha não sejam confundidas com mensagens de PD e outras comunicações no trem não relacionadas a gerenciamento de falha remota.
[0050] Outra revelação da presente invenção refere-se a um sistema de gerenciamento de falha para Sistemas motrizes 14, 12A. O sistema compreende um sistema de comunicação sem fio 62 ligando um primeiro sistema motriz 14 e um segundo sistema motriz não tripulado 12A. O segundo sistema motriz 12A é controlado através do primeiro sistema motriz 14. O sistema compreende adicionalmente um processador de falha (71 e/ou 72) no segundo sistema motriz 12A. O processador de falha é configurado para comunicar uma mensagem de falha 60 para o primeiro sistema motriz 14. A mensagem de falha 60 refere-se a uma falha operacional detectada ao segundo sistema motriz 12A. O processador de falha é configurado adicionalmente para iniciar ação corretiva com respeito à falha operacional detectada subsequente para receber uma mensagem de restauração de falha 64 do primeiro sistema motriz 14.
[0051] Outra revelação refere-se a um sistema de gerenciamento de falha para um trem. O sistema compreende um sistema de comunicação de potência distribuída 62 que liga de forma sem fio uma primeira locomotiva 14 no
Petição 870190072896, de 30/07/2019, pág. 38/47
23/25 trem 10 com uma segunda locomotiva 12A o trem 10. A segunda locomotiva 12A é não tripulada. O sistema compreende adicionalmente um processador de falha (71 e/ou 72) na segunda locomotiva 12A. O processador de falha é configurado para comunicar uma mensagem de falha 60 para a primeira locomotiva 14. A mensagem de falha 60 refere-se a uma falha operacional detectada da segunda locomotiva 12 A. O processador de falha é configurado adicionalmente para iniciar ação corretiva com respeito à falha operacional detectada subsequente para receber uma mensagem de restauração de falha 64 da primeira locomotiva. A mensagem de falha 60 e a mensagem de restauração de falha 64 são configuradas de acordo com um protocolo de comunicação 69 para transmissão sem fio sobre o sistema de comunicação de potência distribuída 62 em um formato de mensagem diferente de um formato de mensagens de potência distribuída transmitidas sobre o sistema de comunicação communication system 62 para controle de potência distribuída da primeira e/ou segunda locomotiva. A mensagem de restauração de falha 64 pode ser gerada pela primeira locomotiva 14 baseada nos conteúdos da mensagem de falha 60 e recebe da segunda locomotiva.
[0052] Outra revelação refere-se a um sistema de gerenciamento de falha para sistemas motrizes. O sistema de gerenciamento de falha compreende um sistema de comunicação sem fio 62 ligando um primeiro sistema motriz 14 com um não tripulado, segundo sistema motriz 12 A. O segundo sistema motriz é controlado através do primeiro sistema motriz. O primeiro e segundo Sistemas motrizes são configurados para trocar mensagens de gerenciamento de falha 60, 64. As mensagens 60, 64 são configuradas se acordo com um protocolo sem fio 69 para transmissão sobre o sistema de comunicação sem fio.
[0053] Em quaisquer das revelações apresentadas na presente invenção, um sistema motriz pode ser controlado baseado em receber uma
Petição 870190072896, de 30/07/2019, pág. 39/47
24/25 mensagem de restauração e/ou baseado em restaurar uma falha operacional detectada. No caso do principal, o sistema motriz pode ser controlado, subsequente para receber uma mensagem de restauração. Para restaurar a falha operacional a qual a mensagem de restauração refere-se. Outras ações podem ser tomadas adicionalmente e/ou alternativamente, tal como controlar o modo ou direção da velocidade/força de viajem do sistema motriz, ou mudar o modo operacional de um subsistema a bordo sistema motriz, em uma maneira designada que é diferente de se a mensagem de restauração não fosse recebida. No caso do citado por último, o sistema motriz pode ser controlado, subsequente a restaurar uma falha operacional, em uma maneira designada que é diferente de uma maneira em que o sistema motriz seria controlado se a falha operacional não fosse redefinida. Exemplos incluem controlar o modo ou direção de velocidade/força de viagem e/ou controlar o modo operacional de um subsistema a bordo do sistema motriz, baseado em ter redefinido a falha operacional.
[0054] O termo não tripulado refere-se a um sistema motriz em que um operador humano não está no momento a bordo do sistema motriz para operar o sistema motriz. Isto não elimina Sistemas motrizes que incluem equipamento de interface de operador para controle de operador a outro momento, ou humanos a bordo de um sistema motriz propósitos não relacionados ao controle do sistema motriz, por exemplo, passageiros.
[0055] Embora a invenção tenha sido descrita com referência a várias revelações exemplificadoras, será compreendido pelos técnicos no assunto que várias alterações, omissões e/ou adições podem ser feitas e equivalentes podem ser substituídos por elementos deste sem que se afaste do espírito e escopo da invenção. Em adição, muitas modificações podem ser feitas para adaptar uma situação ou material em particular aos ensinamentos da invenção sem afastar-se do escopo desta. Então, pretende-se que a invenção
Petição 870190072896, de 30/07/2019, pág. 40/47
25/25 não seja limitada à revelação em particular revelada como o melhor modo contemplado para a realização desta invenção, mas que a invenção inclua todas as revelações abrangidas pelo escopo das reivindicações anexadas. Além disso, a não ser que seja determinado especificamente qualquer uso dos termos primeiro, segundo, etc. eles não denotam qualquer ordem ou importância, mas de preferência, os termos primeiro, segundo, etc., são usados para distinguir um elemento do outro.

Claims (5)

  1. Reivindicações
    1. MÉTODO, compreendendo:
    (I) detectar uma falha operacional em uma locomotiva não tripulada (12A) de um trem (10) em uma configuração de distribuição de potência (PD) que tem uma locomotiva não tripulada (12A) e uma locomotiva principal (14) acoplada uma a outra por um ou mais vagões (20) dispostos entre a locomotiva principal (14) e a locomotiva não tripulada (12A);
    (II) comunicar informações sobre a falha operacional à locomotiva principal (14) através de um sistema de comunicação sem fio (62) entre a locomotiva principal (14) e a locomotiva não tripulada (12A);
    caracterizado por compreender:
    determinar se a falha operacional é de um tipo que requer que o trem (10) seja parado ou se a falha operacional é de um tipo que pode ser corrigida remotamente; e autonomamente (III) comunicar uma mensagem de restauração (64) à locomotiva não tripulada (12A) para restaurar um ou mais componentes da locomotiva não tripulada (12A) que está associada com a falha operacional que é detectada através do sistema de comunicação sem fio (62) entre a locomotiva principal (14) e a locomotiva não tripulada (12A), em que a mensagem de restauração (64) é comunicada à locomotiva não tripulada (12A) sem a intervenção de um operador (5) depois de a locomotiva principal (14) ter recebido a informação sobre a falha operacional, sendo que a mensagem de restauração (64) é comunicada apenas se a falha operacional for de um tipo que pode ser corrigida remotamente.
  2. 2. SISTEMA, compreendendo:
    um primeiro processador (70) configurado para ser disposto em uma locomotiva principal (14) de um trem (10) em uma configuração de potência distribuída (PD) que tem uma locomotiva não tripulada (12A) e uma locomotiva
    Petição 870190072896, de 30/07/2019, pág. 42/47
    2/5 principal (14) acopladas e separadas uma da outra por pelo menos um vagão (20) do trem (10); e um segundo processador (71) configurado para ser disposto na locomotiva remota (12A) e configurado para detectar uma falha operacional de um ou mais componentes da locomotiva remota (12A), sendo o segundo processador (71) também configurado para comunicar, de modo sem fio, uma mensagem de falha (60), representativa de uma falha operacional que é detectada, à locomotiva principal (14);
    caracterizado pelo fato de que o primeiro processador (70) é configurado para determinar se a falha operacional é de um tipo que requer que o trem (10) seja parado ou se a falha operacional é de um tipo que pode ser corrigida remotamente, em que o primeiro processador (70) na locomotiva principal (14) é configurado para comunicar, de modo sem fio, uma mensagem de restauração de falha (64) mediante o recebimento da mensagem de falha (60) que é recebida, de modo sem fio, de um segundo processador (71), sendo que a mensagem de restauração de falha (64) direciona o um ou mais componentes da locomotiva remota (12A) que estão associados com a falha operacional a restaurar em resposta à falha operacional, sendo que, quando a mensagem de falha (60) é recebida, de modo sem fio, da locomotiva remota (12A), o primeiro processador (70) é configurado para autonomamente desenvolver a mensagem de restauração da falha (64) sem intervenção do operador (5), apenas se a falha operacional for de um tipo que pode ser corrigida remotamente.
  3. 3. MEIO LEGÍVEL POR COMPUTADOR, que compreende instruções armazenadas executáveis por um processador, em que as instruções são configuradas para direcionar o processador a:
    determinar a detecção de uma falha operacional de uma ou mais componentes em uma locomotiva não tripulada (12A) em um trem (10) em
    Petição 870190072896, de 30/07/2019, pág. 43/47
    3/5 configuração de potência distribuída (PD), sendo que a configuração de PD do trem (10) inclui a locomotiva não tripulada (12A) acoplada com a locomotiva principal (14) por um ou mais vagões (20) dispostos entre a locomotiva principal (14) e a locomotiva não tripulada (12A);
    caracterizado pelo fato de que as instruções são adicionalmente configuradas para direcionar o processador a:
    determinar se a falha operacional é de um tipo que requer que o trem (10) seja parado ou se a falha operacional é de um tipo que pode ser corrigida remotamente;
    comunicar, de modo sem fio, uma mensagem de falha (60) indicativa da falha operacional à locomotiva principal (14); e receber uma mensagem de restauração (64) que é comunicada, de modo sem fio, à locomotiva não tripulada (12A) a partir da locomotiva principal (14) em resposta a uma mensagem de falha (60), sendo que a mensagem de restauração (64) direciona o um ou mais componentes da locomotiva não tripulada (12A) a restaurar, em que a mensagem de restauração (64) é autonomamente comunicada à locomotiva não tripulada (12A) sem intervenção de um operador (5) após a locomotiva principal (14) receber a mensagem de falha (60) indicativa da falha operacional, em que a mensagem de restauração (64) é comunicada apenas se a falha operacional for de um tipo que pode ser corrigida remotamente.
  4. 4. SISTEMA, compreendendo:
    um sistema de comunicação sem fio (62) configurado para conectar uma primeira locomotiva (14) com uma segunda locomotiva não tripulada (12A) em um trem (10) em uma configuração de potência distribuída (PD), sendo que a configuração de PD inclui a primeira locomotiva (14) e a segunda locomotiva (12A) acopladas uma a outra por pelo menos um vagão (20) do trem (10) e a segunda locomotiva (12A) sendo controlada pela primeira locomotiva (14); e
    Petição 870190072896, de 30/07/2019, pág. 44/47
    4/5 caracterizado pelo fato de que um processador de falha (71) é configurado para ser disposto na segunda locomotiva (12A) e para comunicar uma mensagem de falha (60) à primeira locomotiva (14), em que a mensagem de falha (60) refere-se a uma falha operacional detectada da segunda locomotiva (12A), e o dito processador de falha (71) sendo configurado ainda para iniciar uma ação corretiva relativa à falha operacional detectada após o recebimento de uma mensagem de restauração de falha (64) da primeira locomotiva (14), em que a mensagem de restauração de falha (64) é autonomamente comunicada à segunda locomotiva (12A) sem intervenção de um operador (5) após a primeira locomotiva (14) receber a mensagem de falha (60), em que a mensagem de falha (60) é comunicada ao processador de falha (70) apenas se a falha operacional for de um tipo que pode ser corrigida remotamente.
  5. 5. SISTEMA, compreendendo:
    um sistema de potência distribuída configurado para conectar, de modo sem fio, uma primeira locomotiva (14) em um trem (10) com uma segunda locomotiva não tripulada (12A) no trem (10); e caracterizado pelo fato de que um processador de falha (71) é configurado para ser disposto na segunda locomotiva (12A), sendo que o processador de falha (71) é também configurado para comunicar, de modo sem fio, uma mensagem de falha (60) à primeira locomotiva (14), em que a mensagem de falha (60) refere-se a uma falha operacional detectada da segunda locomotiva (12A), e o dito processador de falha (71) é configurado ainda para iniciar uma ação corretiva referente à falha operacional detectada após receber uma mensagem de restauração de falha (64) da primeira locomotiva (14), em que a mensagem de restauração de falha (64) é autonomamente comunicada à segunda locomotiva (12A) sem intervenção do operador (5) após a primeira locomotiva (14) receber a mensagem de falha (60), em que a mensagem de restauração de falha (64) é comunicada ao processador de falha
    Petição 870190072896, de 30/07/2019, pág. 45/47
    5/5 (71) apenas se a falha operacional for de um tipo que pode ser corrigida remotamente;
    em que a mensagem de falha (60) e a mensagem de restauração de falha (64) são configuradas de acordo com um protocolo de comunicação para transmissão sem fio pelo sistema de comunicação (62) de potência distribuída em um primeiro formato de mensagem que é diferente de um segundo formato de mensagem de mensagens de potência distribuída transmitida pelo sistema de comunicação (62) de potência distribuída para controle de potência distribuída das primeira (14) e segunda (12A) locomotivas.
BRPI1006252A 2009-03-13 2010-02-12 método, sistema e meio legível por computador para manipular remotamente ou gerenciar uma falha operacional detectada em um sistema motriz não tripulado BRPI1006252B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US12/403,557 US8364338B2 (en) 2009-03-13 2009-03-13 Method, system, and computer software code for wireless remote fault handling on a remote distributed power powered system
PCT/US2010/023999 WO2010104641A1 (en) 2009-03-13 2010-02-12 Method and system for wireless remote fault administration on a remote distributed power system

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1006252A2 BRPI1006252A2 (pt) 2016-04-12
BRPI1006252B1 true BRPI1006252B1 (pt) 2019-10-22

Family

ID=42174183

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1006252A BRPI1006252B1 (pt) 2009-03-13 2010-02-12 método, sistema e meio legível por computador para manipular remotamente ou gerenciar uma falha operacional detectada em um sistema motriz não tripulado

Country Status (6)

Country Link
US (1) US8364338B2 (pt)
CN (1) CN102348589B (pt)
AU (1) AU2010223005B2 (pt)
BR (1) BRPI1006252B1 (pt)
WO (1) WO2010104641A1 (pt)
ZA (1) ZA201107139B (pt)

Families Citing this family (37)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US10464579B2 (en) 2006-04-17 2019-11-05 Ge Global Sourcing Llc System and method for automated establishment of a vehicle consist
US9205849B2 (en) 2012-05-23 2015-12-08 General Electric Company System and method for inspecting a route during movement of a vehicle system over the route
US10338580B2 (en) 2014-10-22 2019-07-02 Ge Global Sourcing Llc System and method for determining vehicle orientation in a vehicle consist
US8645010B2 (en) * 2009-10-22 2014-02-04 General Electric Company System and method for locomotive inter-consist equipment sparing and redundancy
US9426224B1 (en) * 2015-02-09 2016-08-23 General Electric Company Protocol conversion system and method for a vehicle system
US8903574B2 (en) 2009-10-22 2014-12-02 General Electric Company System and method for vehicle communication, vehicle control, and/or route inspection
US8751071B2 (en) 2011-05-09 2014-06-10 General Electric Company System and method for controlling a vehicle
US9897082B2 (en) 2011-09-15 2018-02-20 General Electric Company Air compressor prognostic system
US20130280095A1 (en) 2012-04-20 2013-10-24 General Electric Company Method and system for reciprocating compressor starting
US8983759B2 (en) * 2012-06-29 2015-03-17 General Electric Company System and method for communicating in a vehicle consist
AU2013211559A1 (en) * 2012-08-23 2014-03-13 General Electric Company System and method for automated establishment of a vehicle consist
US9145863B2 (en) 2013-03-15 2015-09-29 General Electric Company System and method for controlling automatic shut-off of an engine
AU2013204965B2 (en) 2012-11-12 2016-07-28 C2 Systems Limited A system, method, computer program and data signal for the registration, monitoring and control of machines and devices
US9296397B2 (en) * 2013-02-27 2016-03-29 Progress Rail Services Corporation Emergency override system
US10327393B2 (en) * 2013-03-07 2019-06-25 Blue River Technology Inc. Modular precision agriculture system
US9227639B1 (en) 2014-07-09 2016-01-05 General Electric Company System and method for decoupling a vehicle system
US9110805B1 (en) 2014-10-27 2015-08-18 Quanta Computer Inc. Preventing device power on after unrecoverable error
US10034119B2 (en) 2014-11-10 2018-07-24 General Electric Company System and method for testing communication in a vehicle system
US20160185368A1 (en) * 2014-12-29 2016-06-30 Electro-Motive Diesel, Inc. Method of remotely resetting locomotive control systems
US10173698B2 (en) 2015-02-09 2019-01-08 General Electric Company Communication system and method of a vehicle consist
US9862392B2 (en) 2015-02-09 2018-01-09 General Electric Company Communication system and method of a vehicle consist
EP3264892B1 (en) 2015-03-06 2020-10-07 Blue River Technology Inc. Modular precision agriculture system
US9522687B2 (en) 2015-04-17 2016-12-20 Electro-Motive Diesel, Inc. System and method for remotely operating locomotives
US9908544B2 (en) 2015-04-17 2018-03-06 Electro-Motive Diesel, Inc. System and method for remotely configuring locomotives
US9536076B2 (en) 2015-04-17 2017-01-03 Electro-Motive Diesel, Inc. Software verification for automatic train operation
US9688296B2 (en) 2015-10-19 2017-06-27 Electro-Motive Diesel, Inc. Remote data backup for locomotive on-board equipment
US9828013B2 (en) 2015-11-09 2017-11-28 Electro-Motive Diesel, Inc. Train asset availability and reliability management system
US11265284B2 (en) * 2016-03-18 2022-03-01 Westinghouse Air Brake Technologies Corporation Communication status system and method
US10479382B2 (en) 2017-04-07 2019-11-19 Westinghouse Air Brake Technologies Corporation System, method, and apparatus for determining a communication status of locomotives in a distributed power system
US10530676B2 (en) * 2016-03-18 2020-01-07 Westinghouse Air Brake Technologies Corporation Distributed power remote communication status system and method
US10543860B2 (en) * 2016-08-22 2020-01-28 Gb Global Sourcing Llc Vehicle communication system
US11133698B2 (en) 2019-09-01 2021-09-28 Wen Cai Wireless charging systems and methods for controlling the same
US11814091B2 (en) 2019-09-27 2023-11-14 Transportation Ip Holdings, Llc Vehicle communication and control system
CN110775101B (zh) * 2019-10-29 2021-09-10 交控科技股份有限公司 轨道交通信号系统全自动运行下的远程rm运行控制方法
CN113608957B (zh) * 2021-07-02 2023-07-18 南瑞集团有限公司 一种水电站控制软件故障在线监测方法及系统
US20240152482A1 (en) * 2022-11-03 2024-05-09 Pixart Imaging Inc. 2-wire interface as well as sync detection and sync reset method thereof
CN116061979B (zh) * 2023-01-17 2023-09-05 中车大连机车车辆有限公司 无司机室动力车的虚拟操纵方法及装置

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4041470A (en) * 1976-01-16 1977-08-09 Industrial Solid State Controls, Inc. Fault monitoring and reporting system for trains
US4774669A (en) 1986-06-19 1988-09-27 Westinghouse Electric Corp. Train control having a supervisory monitor providing improved operating safety and better maintenance support
US6542076B1 (en) * 1993-06-08 2003-04-01 Raymond Anthony Joao Control, monitoring and/or security apparatus and method
US5890080A (en) * 1996-06-25 1999-03-30 Freightliner Corporation Truck with monitored and resettable electronic control units
US6135396A (en) * 1997-02-07 2000-10-24 Ge-Harris Railway Electronics, Llc System and method for automatic train operation
US6128555A (en) * 1997-05-29 2000-10-03 Trw Inc. In situ method and system for autonomous fault detection, isolation and recovery
CA2323200C (en) * 1998-03-19 2007-11-13 Steven P. Heneka Segmented brake pipe train control system and related method
US20110208567A9 (en) * 1999-08-23 2011-08-25 Roddy Nicholas E System and method for managing a fleet of remote assets
US20020059075A1 (en) * 2000-05-01 2002-05-16 Schick Louis A. Method and system for managing a land-based vehicle
US6886472B2 (en) * 2003-02-20 2005-05-03 General Electric Company Method and system for autonomously resolving a failure
US6876907B2 (en) * 2003-07-16 2005-04-05 Alcatel Remote restart for an on-board train controller
US20060025903A1 (en) 2004-07-23 2006-02-02 Kumar Ajith K Locomotive consist configuration control
US8577538B2 (en) * 2006-07-14 2013-11-05 Irobot Corporation Method and system for controlling a remote vehicle
CN101315651A (zh) * 2007-05-29 2008-12-03 株洲南车时代电气股份有限公司 列车故障实时检修方法及系统

Also Published As

Publication number Publication date
AU2010223005B2 (en) 2015-02-19
ZA201107139B (en) 2012-05-30
CN102348589B (zh) 2015-01-14
AU2010223005A1 (en) 2011-09-29
US20100235017A1 (en) 2010-09-16
BRPI1006252A2 (pt) 2016-04-12
US8364338B2 (en) 2013-01-29
WO2010104641A1 (en) 2010-09-16
CN102348589A (zh) 2012-02-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1006252B1 (pt) método, sistema e meio legível por computador para manipular remotamente ou gerenciar uma falha operacional detectada em um sistema motriz não tripulado
US11420602B2 (en) Rail train brake control system and train
US11097702B2 (en) Method for electronically controlling a brake unit in an automatically controllable utility vehicle combination, and electronically controllable brake unit in an automatically controllable utility vehicle combination
ES2372794T3 (es) Procedimiento para que un vehículo sobre raíles solicite reacciones de seguridad.
US20170361856A1 (en) Method and device for carrying out a test process relating to a rail vehicle
CN111824094B (zh) 列车用制动系统和列车
CN105365850A (zh) 一种有轨电车网络控制系统
US9908544B2 (en) System and method for remotely configuring locomotives
US8521447B2 (en) Method, system, and computer software code for verification of validity of a pressure transducer
AU2016234923A1 (en) Control system enabling remote locomotive configuration setting
CN104309598B (zh) 一种机车制动机控制方法和系统
WO2023098903A1 (zh) 列车编组控制方法、系统、列车及交通控制系统
US20160304107A1 (en) Autonomous reset system
CN100592997C (zh) 用于轨道车辆的制动装置
BR102016017813A2 (pt) sistema de verificação de estacionamento, sistema de monitoramento de trem estacionado, sistema de detecção de movimento, método de verificação de estacionamento, método de monitoramento de trem estacionado e método de detecção de movimento para um trem tendo pelo menos uma locomotiva e pelo menos um vagão ferroviário
US10057111B2 (en) Vehicle consist configuration control
AU2016202101A1 (en) System and method for remotely operating locomotives
CN205632524U (zh) 一种有轨电车网络控制系统
CN112026854B (zh) 机车控制方法和车载控制设备
BRPI0907311B1 (pt) sistema de frenagem, método para controlar um sistema de frenagem e circuito de interface de freio.
CN104554347A (zh) 一种轨道车辆间的互联互通的方法
CN105000007A (zh) 一种用于城轨制动系统的防滑控制装置
AU2015200608A1 (en) Brake setting system and method
CN102193539B (zh) 用于轨道交通车辆的制动控制网络接口装置
BR102013021118A2 (pt) Método e sistema

Legal Events

Date Code Title Description
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 12/02/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.