BRPI1001434A2 - Aplicação de derivados da associação molecular do p-aminofenol e salicilatos como antiagregantes plaquetários e inibidores de radicais livres - Google Patents

Aplicação de derivados da associação molecular do p-aminofenol e salicilatos como antiagregantes plaquetários e inibidores de radicais livres Download PDF

Info

Publication number
BRPI1001434A2
BRPI1001434A2 BRPI1001434A BRPI1001434A2 BR PI1001434 A2 BRPI1001434 A2 BR PI1001434A2 BR PI1001434 A BRPI1001434 A BR PI1001434A BR PI1001434 A2 BRPI1001434 A2 BR PI1001434A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
inhibitors
derivatives
free radical
aminophenol
application
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Rosivaldo Dos Santos Borges
Claudio Naum Alves
Jose Luiz Martins Nascimento
Original Assignee
Univ Fed Do Para
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Univ Fed Do Para filed Critical Univ Fed Do Para
Priority to BRPI1001434 priority Critical patent/BRPI1001434A2/pt
Publication of BRPI1001434A2 publication Critical patent/BRPI1001434A2/pt

Links

Landscapes

  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)

Abstract

Patente de Invenção: APLICAÇÃO DE DERIVADOS DA ASSOCIAÇÃO MOLECULAR DO p-AMINOFENOL E SALICILATOS COMO ANTIAGREGANTES PLAQUETÁRIOS E INIBIDORES DE RADICAIS LIVRE A presente invenção refere-se a aplicação dos derivados da associação molecular p-aminofenol e salicilatos como antiagregantes plaquetários e inibidores da produção de radicais livres. Os compostos foram sintetizados através de reações clássicas e avaliados através da avaliação da capacidade antioxidante pelo método DPPH, inibição do estresse oxidativo induzido em eritrôcitos humanos medido pelos níveis de TBARS, inibição do grau de hemólise induzida por AAPH medida pelos níveis de hemoglobina e inibição da agregação plaquetária induzida pelo íon cálcio medida pelos níveis de MDA, onde os compostos se mostraram mais efetivos que o paracetamol, ácido salicílico e ácido acetilsalicílico.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para “APLICAÇÃO DE DERIVADOS DA ASSOCIAÇÃO MOLECULAR DO p-AMINOFENOL E SALICILATOS COMO ANTIAGREGANTES PLAQUETÁRIOS E INIBIDORES DE RADICAIS LIVRES”.
A presente invenção refere-se a aplicação dos derivados da
associação molecular do p-aminofenol e salicilatos como antiagregantes plaquetários e inibidores da produção de radicais livres.
Estudos recentes tem mostrado que a agregação plaquetária em pacientes com doença coronária e risco de acidente vascular cerebral pode estar relacionada com a resistência ao tratamento com baixas doses de ácido acetilsalicílico (AAS)1 que não impedem a formação de trombos.
Os eventos destacados são a formação de trombos na artéria coronária como principal evento no infarto do miocárdio, a ruptura da placa ateromatosa e a formação subseqüente do trombo na síndrome 15 coronariana aguda, a exposição do tecido endotelial e o ferimento profundo causado pela ruptura da placa, exposição do colágeno e fator de von Willebrand das plaquetas, e finalmente, a ativação local das plaquetas estimula a formação adicional de trombos e o recrutamento adicional de plaquetas suportando a formação da trombina na superfície 20 das células e liberação de ADP, serotonina e tromboxano A2. O trombo é formado como agregado de plaquetas pela transformação do fibrinogênio.
Logo, a importância da ativação das plaquetas na síndrome coronariana aguda reforça os benefícios clínicos da desobstrução pelo tratamento com a aspirina nas estratégias preliminares e secundárias da 25 prevenção. A adesão das plaquetas ao endotélio é inibida por diversos mecanismos incluindo a produção endotelial de prostaciclina e óxido nítrico. O óxido nítrico inibe a adesão e ativação plaquetária.
O problema é que a agregação plaquetária induzida pelo AAS ocorre primariamente pela inibição da COX, decrescendo a síntese de metabólitos pró-agregantes do ácido araquidônico como tromboxana A2 (TxA2), pois uma segunda via não enzimática foi identificada, na qual y/ -Λ _
^ V*
S fj}
C V
2 %
os derivados de isoprostanos oxidados a partir do ácido araquidônico exibiram potente ação vasoconstritora e efeito pró-agregante similar aos apresentados por TxA2.
O evento pode ser agravado por condições fisiopatológicas 5 que promovam doença vascular aterosclerótica como hipercolesterolemia, diabetes, hiperhomocisteinemia, levando ao aumento de espécies reativas de oxigênio (EROs), elevando os níveis plasmáticos de isoprostanos como uma hipótese para o aumento independente da formação de PG em plaquetas, contribuindo para a resistência ao AAS.
As EROs são conhecidas pela contribuição no dano tecidual durante o ferimento e a inflamação, a ativação da fosfolipase A2 e mobilização do ácido araquidônico, dependente ou não de Ca2+ e a participação de rotas alternativas como o estresse oxidativo no processo inflamatório.
Os salicilatos em geral, como o ácido salicílico (ACS)
apresentam baixa atividade inibidora de radicais livres, comparado ao paracetamol (PAR) e o ácido 5-amino-salicílico (5-ASA) em modelos de seqüestro de radicais livres e peroxidação lipídica. O 5-ASA apresentou uma inibição dependente da concentração similar ao trolox e cisteína, sugerindo uma atividade antioxidante por inibir a cadeia de propagação,
enquanto que o PAR foi menos ativo e o ACS demonstrou uma fraca atividade. No entanto, o 5-ASA apresenta baixa estabilidade química, dificultando sua aplicação terapêutica.
Portanto a presente invenção fornece uma nova classe de compostos derivados da associação salicilatos e p-aminofenol com 25 propriedades inibidoras da agregação plaquetária tanto da via enzimática, quanto da via não enzimática. A presente classe oferece compostos dotados de maior potência contra radicais livres, quando comparada ao ácido acetil-salicílico e ácido salicílico.
Estas e outras vantagens, que se tornaram evidentes durante a descrição detalhada a seguir, foram obtidas pela descoberta dos inventores de que os derivados da associação salicilatos e p- aminofenol possuem propriedades superiores aos derivados até então utilizados clinicamente. As vantagens adicionais incluem uma efetividade de mais de 5-15 vezes mais efetivos, quando comparados ao ácido salicílico e ácido acetil-salicílico, respectivamente.
Portanto, como mostrado na figura 1, desenvolvemos um
núcleo químico associado do PAR e ACS contendo os grupamentos p- acilamida e salicilato, como novos agentes inibidores da agregação plaquetária, com ação inibitória tanto da via enzimática, como PGES (ciclooxigenase e peroxidase), quanto da via não enzimática (radicais livres), como alternativa para a resistência ao tratamento com salicilatos.
Os derivados são sintetizados por métodos clássicos de acilação do p-aminofenol utilizado como reagente de partida para a obtenção do composto p-benzamidafenol 1, através de reações de N- acilação com cloreto de benzoíla, utilizando acetato de etila como 15 solvente, como mostrado nas figuras 2 e 3. A obtenção dos produtos ácido 5-acetamidosalicílico 2 e ácido 5-benzamidosalicílico 3, através de reações de N-acilação do ácido 5-amino-salicílico com anidrido acético e cloreto de benzoíla, utilizando água e acetato de etila como solventes, respectivamente. As reações de acilação com controle de temperatura (60 20 a 80 0C) e nas condições de reação ocorrem apenas a acilação da amina.
Os novos derivados foram mais efetivos na avaliação da Capacidade de Inibição do Radical Livre DPPH, na inibição da geração e propagação do radical livre AAPH e inibição do estresse oxidativo induzido pelo sistema Fe/Ascorbato/Peróxido de hidrogênio em eritrócitos 25 humanos e redução dos níveis de malonildialdeido pelo ácido tiobarbitúrico (TBARS) em plaquetas humanas.
Os novos compostos são de fácil obtenção e apresentaram potente ação em baixas doses, podendo ser uma alternativa mais segura, devido ao dano hepático e renal pelo uso do paracetamol, bem como pela gastrotoxidade induzida pelo uso contínuo do ácido acetil-salicílico.

Claims (3)

1.Patente de Invenção: APLICAÇÃO DE DERIVADOS DA ASSOCIAÇÃO MOLECULAR DO p-AMINOFENOL E SALICILATOS COMO ANTIAGREGANTES PLAQUETÁRIOS E INIBIDORES DE RADICAIS LIVRES, processo de aplicação dos compostos químicos p- benzamidafenol, 5-acetamidosalicílico e ácido 5-benzamidosalicílico como novos agentes inibidores da agregação plaquetária e inibidores da geração e propagação de radicais livres. Processo de acordo com a reivindicação 1, de aplicação dos compostos químicos p-benzamidafenol, 5-acetamidosalicílico e ácido 5- benzamidosalicílico como novos agentes inibidores da agregação plaquetária e inibidores da geração e propagação de radicais livres associados com outros compostos em outras patologias desencadeadas por radicais livres.
2. Processo de aplicação dos derivados da associação molecular do paracetamol (PAR) e ácido salicílico (ACS) contendo os grupamentos p-acilamida e salicilato, como novos agentes inibidores da agregação plaquetária, com ação inibitória tanto da via enzimática, como PGES (ciclooxigenase e peroxidase), quanto da via não enzimática (radicais livres), como alternativa para a resistência ao tratamento com salicilatos.
3. Processo de acordo com a reivindicação 3, de aplicação dos derivados da associação molecular do paracetamol (PAR) e ácido salicílico (ACS) contendo os grupamentos p-acilamida e salicilato, como novos agentes inibidores da geração e propagação de radicais livres na associação com outros compostos em outras patologias.
BRPI1001434 2010-01-20 2010-01-20 Aplicação de derivados da associação molecular do p-aminofenol e salicilatos como antiagregantes plaquetários e inibidores de radicais livres BRPI1001434A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1001434 BRPI1001434A2 (pt) 2010-01-20 2010-01-20 Aplicação de derivados da associação molecular do p-aminofenol e salicilatos como antiagregantes plaquetários e inibidores de radicais livres

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1001434 BRPI1001434A2 (pt) 2010-01-20 2010-01-20 Aplicação de derivados da associação molecular do p-aminofenol e salicilatos como antiagregantes plaquetários e inibidores de radicais livres

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1001434A2 true BRPI1001434A2 (pt) 2014-04-29

Family

ID=50516284

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1001434 BRPI1001434A2 (pt) 2010-01-20 2010-01-20 Aplicação de derivados da associação molecular do p-aminofenol e salicilatos como antiagregantes plaquetários e inibidores de radicais livres

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI1001434A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Tozkoparan et al. Preparation of 5-aryl-3-alkylthio-l, 2, 4-triazoles and corresponding sulfones with antiinflammatory–analgesic activity
Grossman et al. Inhibition of constitutive and inducible cyclooxygenase activity in human platelets and mononuclear cells by NSAIDs and Cox 2 inhibitors
JP4043046B2 (ja) 消炎、鎮痛および抗血栓活性を有するニトロ化合物およびそれらの組成物
Rossoni et al. Activity of a new hydrogen sulfide-releasing aspirin (ACS14) on pathological cardiovascular alterations induced by glutathione depletion in rats
Bos et al. Hydrogen sulfide: physiological properties and therapeutic potential in ischaemia
PT871606E (pt) Novos compostos e suas composicoes com actividade anti-inflamatoria e anti-trombonica
JPH10501240A (ja) 抗炎症化合物
EP2744487B1 (en) No- and h2s- releasing compounds
PT99014B (pt) Processo para a preparacao de novos derivados isoprenoides inibidores da fosfolipase a2 e de composicoes farmaceuticas que os contem
RU2273633C2 (ru) Производные 5-амидино-2-гидроксибензолсульфонамида, содержащие их фармацевтические композиции и промежуточные продукты для их получения
CN105384692A (zh) 一种谷氨酰胺酰基环化酶抑制剂
BRPI1001434A2 (pt) Aplicação de derivados da associação molecular do p-aminofenol e salicilatos como antiagregantes plaquetários e inibidores de radicais livres
IL257809A (en) A compound having the effect of inhibiting the accumulation of platelets and its salt, and a preparation for the prevention or treatment of thrombotic diseases containing it
Andrioli et al. Study on paradoxical effects of NSAIDs on platelet activation
Villa et al. Normal prostacyclin-like activity in vascular tissues from thrombocytopenic rats
Sharma et al. Nonsteroidal anti-inflammatory drugs in the management of pain and inflammation: a basis for drug selection
Tanaka et al. A new thromboxane receptor antagonist, Z-335, ameliorates experimental thrombosis without prolonging the rat tail bleeding time
Doiron et al. Clicked Cinnamic/Caffeic Esters and Amides as Radical Scavengers and 5‐Lipoxygenase Inhibitors
CN100453075C (zh) 抗动脉粥样血栓形成剂与抗血小板凝集剂的新组合产品
ES2344738T3 (es) Derivados de isoxazol y su uso como inhibidores de la ciclooxigenasa.
ŞAHİN Synthesis of 2-[5, 6-diphenyl-3 (2H)-pyridazinone-2-yl] acetamide and 3-[5, 6-diphenyl-3 (2H)-pyridazinone-2-yl] propanamide derivatives as Analgesic and anti-inflammatory agents
RU2657803C1 (ru) Средство, обладающее противовоспалительным и анальгезирующим действием
PT87616B (pt) Processo de preparacao de antagonistas do leucotrieno e de composicoes farmaceuticas
JPH02243625A (ja) 腫瘍転移抑制剤
Kashfi et al. NO-and H 2 S-releasing compounds

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08E Application fees: requirement for complementation of annuity fee

Free format text: COMPLEMENTAR A RETRIBUICAO DA(S) 5A. ANUIDADE(S), DE ACORDO COM TABELA VIGENTE, REFERENTE A(S) GUIA(S) DE RECOLHIMENTO 22140250728-8.

B08H Application fees: decision cancelled
B07D Technical examination (opinion) related to article 229 of industrial property law
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B07E Notice of approval relating to section 229 industrial property law
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion)
B09B Decision: refusal
B09B Decision: refusal

Free format text: MANTIDO O INDEFERIMENTO UMA VEZ QUE NAO FOI APRESENTADO RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL