BRPI0908505B1 - Dispositivo de fixação de uma pluralidade de cabos, processo de fixação de cabos sobre um dispositivo de fixação e conjunto de fixação de uma pluralidade de cabos - Google Patents

Dispositivo de fixação de uma pluralidade de cabos, processo de fixação de cabos sobre um dispositivo de fixação e conjunto de fixação de uma pluralidade de cabos Download PDF

Info

Publication number
BRPI0908505B1
BRPI0908505B1 BRPI0908505-0A BRPI0908505A BRPI0908505B1 BR PI0908505 B1 BRPI0908505 B1 BR PI0908505B1 BR PI0908505 A BRPI0908505 A BR PI0908505A BR PI0908505 B1 BRPI0908505 B1 BR PI0908505B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
branches
plate
cables
fixing
face
Prior art date
Application number
BRPI0908505-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Ludovic Wuillot
Francis Dayez
Fredy Favier
Original Assignee
Alstom Transport Technologies
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Alstom Transport Technologies filed Critical Alstom Transport Technologies
Publication of BRPI0908505A2 publication Critical patent/BRPI0908505A2/pt
Publication of BRPI0908505B1 publication Critical patent/BRPI0908505B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02GINSTALLATION OF ELECTRIC CABLES OR LINES, OR OF COMBINED OPTICAL AND ELECTRIC CABLES OR LINES
    • H02G3/00Installations of electric cables or lines or protective tubing therefor in or on buildings, equivalent structures or vehicles
    • H02G3/30Installations of cables or lines on walls, floors or ceilings

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Architecture (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Installation Of Indoor Wiring (AREA)
  • Clamps And Clips (AREA)
  • Insertion, Bundling And Securing Of Wires For Electric Apparatuses (AREA)

Abstract

dispositivo de fixação de uma pluralidade de cabos, processo de fixação de cabos sobre um dispositivo de fixação e conjunto de fixação de uma pluralidade de cabos o dito dispositivo compreende uma placa ( 6) provida de uma primeira (8) e de uma segunda faces, e de uma entalhadura (1 o) atravessando a dita placa (6). a entalhadura (10) compreende duas ramificações (14) compreendendo, cada uma, uma primeira (15) e uma segunda (16) partes extremas, as primeiras partes extremas ( 15) sendo alinhadas segundo uma primeira direção (d), as segundas partes extremas (16) sendo alinhadas segundo uma segunda direção (t), de sorte que o meio retenção (5) é introduzido nas primeiras partes extremas de sorte a fazer passar uma parte do dito meio de retenção ( 5) sobre a segunda face da placa ( 6), e depois é deslocado nas ramificações (14) para a segunda direção (t) de sorte a ser retido sobre a placa ( 6) nas segundas partes extremas (16).

Description

“DISPOSITIVO DE FIXAÇÃO DE UMA PLURALIDADE DE CABOS, PROCESSO DE FIXAÇÃO DE CABOS SOBRE UM DISPOSITIVO DE FIXAÇÃO E CONJUNTO DE FIXAÇÃO DE UMA PLURALIDADE DE CABOS” [0001] A presente invenção trata de um dispositivo de fixação de uma pluralidade de cabos reagrupados entre si por pelo menos um meio de aperto, do tipo compreendendo uma placa provida de uma primeira e de uma segunda face, a pluralidade de cabos apertados entre si sendo destinada a se estender e a ser fixada sobre a primeira face da dita placa por pelo menos um meio de retenção, a dita placa compreendendo pelo menos uma entalhadura atravessando a dita placa da primeira face à segunda face.
[0002] A presente invenção trata igualmente de um processo de fixação de cabos sobre um tal dispositivo de fixação, assim como um conjunto de fixação compreendendo um tal dispositivo de fixação.
[0003] Em numerosas aplicações, é necessário encaminhar feixes de cabos de pontos a outros, por exemplo para assegurar a alimentação elétrica de diferentes elementos ou para permitir o acionamento destes elementos. Assim trens, metrôs, bondes e mais geralmente todos os veículos ferroviários comportam um grande número de cabos ligando diferentes pontos do veículo entre si.
[0004] A fim de obter economias de espaço, reduzir o volume ocupado e igualmente facilitar a conexão dos diferentes cabos, tenta-se o mais possível de reagrupar estes últimos entre si e fazê-los passar por trajetos comuns, ditos caminhos de cabos. Os caminhos de cabos são previstos sobre placas dispostas no veículo e sobre as quais os feixes de cabos são fixados regularmente a fim de encaminhar os feixes de um ponto a um outro.
[0005] Os cabos são reagrupados entre si por um meio de aperto dos cabos entre si, tal como colares de aperto clássicos. Para assegurar a fixação dos cabos assim reagrupados, os colares são fixados sobre as placas formando os caminhos de cabo. Para isto, as placas são providas de fendas repartidas regularmente sobre as placas e permitindo a passagem dos colares de aperto sobre a outra face da placa a fim de assegurar a fixação dos cabos sobre a placa.
[0006] Representou-se no topo da Fig. 1 uma tal placa provida de fendas regularmente repartidas em linhas e em colunas. Para fixar um conjunto de cabos sobre a placa, um operador dispõe a pluralidade de cabos sobre uma face da placa entre duas colunas de fendas e as retém contra a placa. Ele toma em seguida um colar de aperto de que ele faz passar uma parte extrema por uma fenda de modo a fazer o colar de aperto passar sobre a outra face da placa. Ele recupera a parte extrema do colar e a faz passar por uma fenda da coluna adjacente àquela da primeira fenda entre as quais passam os cabos, de modo a fazer repassar a parte extrema sobre a primeira face da placa. O operador fecha em seguida o colar em torno dos cabos e assegura o aperto do colar. Assim, o colar assegura a retenção dos cabos entre si e a fixação sobre a placa. Estas operações são repetidas um grande número de vezes para que vários colares assegurem a fixação de um conjunto de cabos sobre a placa.
[0007] Tais operações são complicadas para realizar e muito caras em termos de tempo. Com efeito, o operador deve poder aceder à outra face da placa para fazer passar os colares de aperto, o que não é forçosamente evidente em veículos ferroviários onde o espaço é reduzido. Além disso, a segunda face frequentemente não é visível para o operador que deve assim passar o colar sobre a segunda face tateando e efetuar uma montagem «às cegas». Ademais, ele deve poder manter durante este tempo o conjunto dos cabos contra a placa.
[0008] Uma das finalidades da invenção é de paliar estes inconvenientes propondo um dispositivo de fixação do tipo acima citado permitindo facilitar a fixação de um conjunto de cabos sobre o dispositivo e reduzir de modo consequente o tempo necessário para realizar esta fixação.
[0009] Para isto, a invenção trata de um dispositivo de fixação do tipo acima citado, no qual a entalhadura compreende duas ramificações, as ditas ramificações compreendendo, cada uma, uma primeira e uma segunda partes extremas, as primeiras partes extremas das ditas ramificações sendo alinhadas segundo uma primeira direção, as segundas partes extremas das ditas ramificações sendo alinhadas segundo uma segunda direção diferente da primeira, de modo que o meio de retenção é introduzido nas primeiras partes extremas das ramificações a partir da primeira face segundo a primeira direção, de modo a fazer passar uma parte do dito meio de retenção sobre a segunda face da placa, e depois é deslocado nas ramificações para a segunda direção de modo a ser retido sobre a placa nas segundas partes extremas das ditas ramificações.
[0010] De acordo com outras características do dispositivo de fixação: - as ramificações apresentam uma forma arredondada permitindo guiar o meio de retenção em rotação até as segundas partes extremas das ditas ramificações; - as segundas partes extremas das ramificações compreendem meios de detenção do meio de retenção; - as primeiras partes extremas das ramificações compreendem meios de introdução do meio de retenção, - os meios de introdução compreendem uma fenda estendendo-se segundo a primeira direção e atravessando a placa, a dita fenda ligando as primeiras partes extremas entre si, - a segunda direção é sensivelmente perpendicular à primeira direção, de modo que o meio de retenção é girado de sensivelmente 90° para ser fixado sobre a placa; - a placa compreende uma pluralidade de entalhaduras, as ditas entalhaduras sendo dispostas umas em relação às outras de modo a formar pelo menos um caminho de cabo sobre a primeira face da placa; - as entalhaduras são dispostas em colunas espaçadas umas das outras segundo a segunda direção, as entalhaduras de uma coluna sendo desviadas segundo a primeira direção em relação às entalhaduras de uma coluna adjacente [0011] A invenção trata igualmente de um processo de fixação de cabos sobre um dispositivo de fixação tal como descrito acima, compreendendo as etapas seguintes: - apertar uma pluralidade de cabos entre si por pelo menos um meio de aperto de cabos e prever um meio de retenção da pluralidade de cabos apertados entre si sobre o dispositivo de fixação, - introduzir, segundo uma primeira direção, o dito meio de retenção nas primeiras partes extremas de uma entalhadura da placa do dispositivo de fixação, - deslocar o dito meio de retenção para a segunda direção de modo que uma parte do dito meio de retenção se engata em uma ramificação e uma outra parte se engata na outra ramificação da entalhadura, - prosseguir o movimento até que o meio de retenção seja movido para as segundas partes extremas das ramificações.
[0012] De acordo com outras características do processo: - os cabos apertados entre si são dispões sobre as entalhaduras segundo um caminho de cabo definido, o meio de retenção sendo em seguida fechado em torno dos cabos, - o meio de retenção é fixado nos cabos antes de sua introdução na entalhadura.
[0013] A invenção trata igualmente de um conjunto de fixação de uma pluralidade de cabos apertados entre si por um meio de aperto, os ditos cabos sendo fixados a um dispositivo de fixação por um meio de retenção, o dito dispositivo sendo tal como descrito acima.
[0014] De acordo com outras características do conjunto de fixação: - o meio de retenção compreende um colar de aperto, - o colar de aperto compreende abas providas de meios de travamento, os ditos meios de travamento sendo introduzidos nas ramificações da entalhadura e sendo retidos sobre a segunda face da placa nas segundas partes extremas das ditas ramificações, - os meios de retenção são um perfil em forma de U, o dito perfil compreende meios de travamento nas partes extremas das ramificações do dito perfil, os ditos meios de travamento sendo introduzidos nas ramificações da entalhadura e sendo retidos sobre a segunda face da placa nas segundas partes extremas das ditas ramificações.
[0015] Outros aspectos e vantagens da invenção vão aparecer no curso da descrição que segue, dada a título de exemplo e feita com em referência aos desenhos anexos, nos quais: - a figura 1 é uma representação esquemática vista de cima de uma placa de fixação de cabos, a parte superior da placa mostrando fendas de acordo com a arte anterior e a parte inferior mostrando entalhaduras de acordo com um modo de realização da invenção, - a figura 2 é uma representação esquemática de um dispositivo de fixação de acordo com um modo de realização da invenção sobre o qual um conjunto de cabos é fixado, - a figura 3 é uma representação esquemática vista cima de uma entalhadura de um dispositivo de fixação de acordo com um outro modo de realização, - a figura 4 é uma representação esquemática em perspectiva de um meio de retenção de acordo com um modo de realização.
[0016] Com referência às figuras 1 e 2, descreve-se um dispositivo de fixação 1 de uma pluralidade de cabos 2 reagrupados entre si por pelo menos um meio de aperto 4, do tipo colar de aperto de cabos. Os meios de aperto 4 são por exemplo repartidos ao longo dos cabos 2 e são separados uns dos outros de uma distância aproximadamente igual a 50 cm.
[0017] O dispositivo de fixação 1 compreende uma placa 6 compreendendo uma primeira face 8 e uma segunda face (não representada). A primeira face 8 é destinada a receber e a fixar a pluralidade de cabos 2, como vai ser descrito posteriormente, a fim de encaminhar estes últimos de diferentes pontos a outro segundo caminhos de cabo predefinidos.
[0018] A placa 6 compreende uma pluralidade de entalhaduras 10 permitindo, cada uma, fixar um meio de retenção 5. No modo de realização representado nas figuras 1 e 2, o meio de retenção 5 é por exemplo formado por um colar de aperto. As entalhaduras 10 são dispostas em colunas repartidas umas ao lado das outras segundo a direção transversal da placa 8, ou seja, as colunas são repartidas sobre a largura da placa 6. As entalhaduras 10 de uma coluna são desviadas segundo a direção longitudinal em relação às entalhaduras 10 de uma coluna adjacente, como representado sobre a parte inferior da figura 1. Os meios de retenção 5 são por exemplo separados de uma distância aproximadamente igual a 15 cm. Uma tal distância permite respeitar notadamente exigências normativas e assegura uma fixação confiável dos cabos sobre a placa 6. As entalhaduras são por exemplo realizadas por estampagem da placa 6 ou por corte a laser para uma maior precisão na forma da entalhadura. A placa 6 é por exemplo realizada em inox ou em.
[0019] Uma disposição das entalhaduras 10 tal como descrita acima permite a um operador escolher um caminho de cabo conforme as entalhaduras 10 sobre as quais ele fixa a pluralidade de cabos 2. Um tal caminho é por exemplo retilíneo si as entalhaduras escolhidas pertencem a uma mesma coluna.
[0020] Cada entalhadura 10 atravessa a placa 6 da primeira face 8 à segunda face. De acordo com o modo de realização representado nas figuras 1 e 2, ela compreende uma fenda 12 que se estende segundo uma primeira direção D. A primeira direção D é a direção longitudinal da placa 6. Duas ramificações 14, compreendendo, cada uma, uma primeira 15 e uma segunda 16 partes extremas, se estendem respectivamente a partir de uma das partes extremas da fenda 12. Isso quer dizer que a fenda 12 liga as duas primeiras partes extremas 15 das ramificações 14. As segundas partes extremas 16 das ramificações 14 são dispostas de um lado e de outro da fenda 12 e são alinhadas segundo uma segunda direção T diferente da primeira direção D. De acordo com o modo de realização representado nas figuras, a segunda direção T é a direção transversal da placa 6. Isso quer dizer que as segundas partes extremas 16 das ramificações 14 são alinhadas segundo uma direção sensivelmente perpendicular à direção da fenda 12. De acordo com o modo de realização representado nas figuras, a reta ligando as segundas partes extremas 16 das ramificações 14 corta a fenda 12 sensivelmente em seu meio.
[0021] As ramificações 14 são sensivelmente arredondadas entre sua primeira parte extrema 15 e sua segunda parte extrema 16. Assim, a entalhadura 10 apresenta sensivelmente uma forma de S.
[0022] Descreve-se agora a utilização das entalhaduras 10 de acordo com o modo de realização representado nas figuras 1 e 2.
[0023] Para fixar um conjunto de cabos 2 sobre o dispositivo de fixação 1, e mais particularmente sobre a primeira face 8 da placa 6, um operador começa por apertar a pluralidade de cabos 2 entre si por pelo menos um meio de aperto 4 do tipo colar de aperto de cabos clássico. Esta operação é muito facilmente realizável e porque meio de aperto 4 não deve passar previamente por fendas da placa 6, como era o caso para fendas como aquelas representadas sobre o topo da figura 1. O operador não tem assim necessidade de aceder à segunda face para permitir a passagem do colar.
[0024] O operador prevê em seguida meios de retenção 5 nas entalhaduras 10 definindo o caminho de cabo considerado. Para fazer isto, o operador introduz um meio de retenção 5 na fenda 12 de uma entalhadura 10 segundo a primeira direção D. Assim, a fenda 12 forma um meio de introdução do meio de retenção. Uma parte do colar 5 atravessa assim a placa 6 e se encontra sobre a segunda face da placa 6. Na primeira direção D, as extremidades da parte do colar que se encontravam sobre a segunda face se encontram no nível das partes extremas da fenda 12, ou seja, das primeiras partes extremas 15 das ramificações 14.
[0025] O operador efetua em seguida uma rotação do meio de retenção 5 de modo que as extremidades da parte de colar que se encontravam sobre a segunda face se engatam nas ramificações 14. De acordo com o modo de realização representado nas figuras, o operador faz efetuar um quarto de giro ao meio de retenção 5, isto é, ele gira o meio de retenção 5 de 90° de modo que cada extremidade da parte de colar chega à segunda parte extrema 16 de uma ramificação 14. Depois deste quarto de giro, o meio de retenção 5 se estende assim segundo a segunda direção T e é travado nas segundas partes extremas 16 das ramificações 14, como representado na figura 2. A forma arredondada das ramificações 14 permite guiar a rotação do meio de retenção 5 até as segundas partes extremas 16 de modo que a rotação do meio de retenção 5 é realizada facilmente pelo operador. O operador dispõe em seguida os cabos 2 apertados pelos meios de aperto 4 sobre as entalhaduras 10 compreendendo um meio de retenção 5 e fecha os meios de retenção em torno dos cabos 2 e aperta estes meios de retenção 5 a fim de assegurar uma fixação segura dos cabos 2 sobre a placa 6. [0026] As segundas partes extremas 16 das ramificações 14 apresentam meios de detenção 18 do meio de retenção 5. Estes meios de detenção 18 são por exemplo formados por um recesso previsto em cada segunda parte extrema 16 das ramificações 14. Este recesso aproxima a borda de uma segunda parte extrema 16 da outra segunda parte extrema 16. Assim, quando as extremidades da parte de colar que se encontram sobre a segunda face estão nos recessos 18, o operador não tem mais que efetuar um aperto suplementar do colar para se assegurar que o meio de retenção 5 é imobilizado em relação à entalhadura 10.
[0027] As operações descritas acima são repetidas para outros meios de retenção 5 aplicados em diferentes pontos do conjunto de cabos 2, como representado na figura 2. Isto permite fixar o conjunto de cabos 2 sobre a primeira face 8 da placa 6 ao longo de todo um caminho de cabo escolhido pelo operador. [0028] O operador pode igualmente dispor os meios de retenção 5 em torno dos cabos 2 antes de introduzi-los nas entalhaduras 10. A operação de introdução dos meios de retenção 5 nas entalhaduras 10 é a mesma, exceto que os cabos 2 já estão dispostos nos meios de retenção.
[0029] De acordo com um outro modo de realização, representado na figura 3, a entalhadura 10 não compreende fenda 12 ligando as ramificações 14. A entalhadura 10 é assim formada apenas de duas ramificações 14 arredondadas entre sua primeira e sua segunda partes extremas. As primeiras partes extremas 15 das ramificações 14 são alinhadas segundo a primeira direção D, enquanto que as segundas partes extremas 16 das ramificações 14 são alinhadas segundo a segunda direção T.
[0030] Meios de retenção 5 particulares são utilizados para este modo de realização. Um modo de realização destes meios de retenção é representado na figura 4 e vai ser descrito agora. De acordo com este modo de realização, os meios de retenção 5 são por exemplo formados por um colar de aperto compreendendo ainda duas abas 20 que se estendem sensivelmente paralelas e destinadas a ser introduzidas nas primeiras partes extremas 15 das ramificações 14. As partes extremas das abas 20 compreendem meios de travamento do meio de retenção 5 sobre a placa 6. Estes meios de travamento 6 são por exemplo formados por ressaltos 22 que se estendem sensivelmente perpendiculares às abas 20. Para permitir a passagem dos ressaltos 22, as primeiras partes extremas 15 das ramificações 14 compreendem meios de introdução das abas 20. Estes meios de introdução são por exemplo formados por um recesso 24 previsto em cada primeira parte extrema 15 das ramificações 14. Este recesso 24 permite alargar a entalhadura no nível das primeiras partes extremas, o que permite a passagem dos ressaltos 22 para a segunda face.
[0031] Descreve-se agora a utilização da entalhadura 10 descrita acima. O operador começa por apertar os cabos 2 entre si por meios de aperto 4. Meios de retenção 5 são em seguida dispostos em torno dos cabos 2 de modo a ficar em frente das entalhaduras 10 da placa 6. Os ressaltos 22 são introduzidos nos recessos 24, segundo a primeira direção D, de modo a passar sobre a segunda face. Em seguida, o operador efetua uma rotação do meio de retenção 5 de modo a mover os ressaltos 22 para até as segundas partes extremas 16 das ramificações 14. Estas segundas partes extremas 16 são arranjadas para impedir os ressaltos 22 de sair da entalhadura 10, por exemplo graças a um dimensionamento apropriado. Assim, as segundas partes extremas 16 formam meios de detenção dos meios de retenção 5.
[0032] De acordo com o afastamento entre as abas 20, os ressaltos 22 podem ser retidos entre as segundas partes extremas 16, para um afastamento das abas 20 inferior à distância que separa as segundas partes extremas 16, ou no exterior das segundas partes extremas 16, para um afastamento das abas 20 superior à distância que separa as segundas partes extremas 16.
[0033] De acordo com outros modos de realização, o meio de retenção 5 apresenta uma forma diferente. Por exemplo, o meio de retenção 5 pode ser um perfil em forma de U cujas ramificações compreendem, na sua parte extrema respectiva, um ressalto tal como descrito acima a fim de formar meios de travamento. O meio de retenção 5 pode igualmente não ser um colar de aperto levando abas, mas um simples anel, permitindo a passagem dos cabos 2 e igualmente munido de abas.
[0034] O dispositivo descrito acima pode ser utilizado em todas aplicações que requerem o encaminhamento de feixes de cabos de diferentes pontos a outros, e notadamente em veículos ferroviários. Uma pluralidade de placas 6 é por exemplo disposta contra as paredes de um veículo ferroviário para fazer transitar cabos entre diferentes pontos do veículo.
[0035] Este dispositivo de fixação permite fixar conjuntos de cabos rapidamente ao longo de caminho de cabo sem necessitar de operações complicadas para o operador. Com efeito, este último não tem de aceder à segunda face da placa 6 para fixar os meios de retenção 5 sobre a placa 6. O tempo de montagem é assim consideravelmente reduzido e facilitado e não se necessite de montagem «às cegas» quando a segunda face não é visível pelo operador.
REIVINDICAÇÕES

Claims (15)

1. Dispositivo de fixação (1) de uma pluralidade de cabos (2) apertados entre si por pelo menos um meio de aperto (4), o dito dispositivo compreendendo uma placa (6) provida de uma primeira (8) e de uma segunda face, a pluralidade de cabos (2) apertados entre si sendo destinada a se estender e a ser fixada sobre a primeira face (8) da dita placa (6) por pelo menos um meio de retenção (5), a dita placa compreendendo pelo menos uma entalhadura (10) atravessando a dita placa (6) da primeira face (8) à segunda face, caracterizado pelo fato de que a entalhadura (10) compreende duas ramificações (14), as ditas ramificações compreendendo, cada uma, uma primeira (15) e uma segunda (16) parte extrema, as primeiras partes extremas (15) das ditas ramificações (14) sendo alinhadas segundo uma primeira direção (D), as segundas partes extremas (16) das ditas ramificações sendo alinhadas segundo uma segunda direção (T) diferente da primeira, de modo que o meio de retenção (5) seja introduzido nas primeiras partes extremas das ramificações (14) a partir da primeira face (8) segundo a primeira direção (D), de modo a fazer passar uma parte do dito meio de retenção (5) sobre a segunda face da placa (6), depois é deslocado nas ramificações (14) para a segunda direção (T) de modo a ser retido sobre a placa (6) nas segundas partes extremas (16) das ditas ramificações (14).
2. Dispositivo de fixação de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as ramificações (14) apresentam uma forma arredondada permitindo guiar o meio de aperto (4) em rotação até as segundas partes extremas (16) das ditas ramificações (14).
3. Dispositivo de fixação de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que as segundas partes extremas (16) das ramificações (14) compreendem meios de detenção (18) do meio de retenção (5).
4. Dispositivo de fixação de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que as primeiras partes extremas (15) das ramificações (14) compreendem meios de introdução do meio de retenção (5).
5. Dispositivo de fixação de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que os meios de introdução compreendem uma fenda (12) que se estende segundo a primeira direção (D) e que atravessa a placa (6), a dita fenda (12) ligando as primeiras partes extremas entre si.
6. Dispositivo de fixação de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que a segunda direção (T) é sensivelmente perpendicular à primeira direção (D), de modo que o meio de retenção (5) seja girado de sensivelmente 90° para ser fixado sobre a placa (6).
7. Dispositivo de fixação de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que a placa (6) compreende uma pluralidade de entalhaduras (10), as ditas entalhaduras (10) sendo dispostas umas em relação às outras de modo a formar pelo menos um caminho de cabo sobre a primeira face (8) da placa (6).
8. Dispositivo de fixação de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que as entalhaduras (10) são dispostas em colunas espaçadas umas das outras segundo a segunda direção (T), as entalhaduras (10) de uma coluna sendo desviadas segundo a primeira direção (D) em relação às entalhaduras (10) de uma coluna adjacente.
9. Processo de fixação de cabos (2) sobre um dispositivo de fixação (1) como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de que compreende as etapas seguintes: - apertar uma pluralidade de cabos (2) entre si por pelo menos um meio de aperto (4) de cabos e prever um meio de retenção (5) da pluralidade de cabos (2) apertados entre si sobre o dispositivo de fixação, - introduzir, segundo uma primeira direção (D), o dito meio de retenção (5) nas primeiras partes extremas (15) de uma entalhadura (10) da placa (6) do dispositivo de fixação (1), - deslocar o dito meio de retenção (5) para a segunda direção (T) de modo que uma parte do dito meio de retenção (5) se engate em uma ramificação (14) e uma outra parte se engate na outra ramificação (14) da entalhadura (10), - prosseguir o movimento até que o meio de retenção (5) seja movido para as segundas partes extremas (16) das ramificações (14).
10. Processo de fixação de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que os cabos apertados entre si são dispostos sobre as entalhaduras (10) segundo um caminho de cabo definido, o meio de retenção (5) sendo em seguida fechado em torno dos cabos (2).
11. Processo de fixação de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que o meio de retenção (5) é fixado nos cabos (2) antes de sua introdução na entalhadura (10).
12. Conjunto de fixação de uma pluralidade de cabos (2) apertados entre si por um meio de aperto (4), os ditos cabos sendo fixados a um dispositivo de fixação por um meio de retenção (5), caracterizado pelo fato de que o dito dispositivo é como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 8.
13. Conjunto de fixação de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que o meio de retenção (5) compreende um colar de aperto.
14. Conjunto de fixação de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que o colar de aperto compreende abas providas de meios de travamento, os ditos meios de travamento sendo introduzidos nas ramificações (14) da entalhadura (10) e sendo retidos sobre a segunda face da placa (6) nas segundas partes extremas (16) das ditas ramificações (14).
15. Conjunto de fixação de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que os meios de retenção (5) são um perfil em forma de U, o dito perfil compreendendo meios de travamento nas partes extremas das ramificações do dito perfil, os ditos meios de travamento sendo introduzidos nas ramificações (14) da entalhadura (10) e sendo retidos sobre a segunda face da placa (6) nas segundas partes extremas (16) das ditas ramificações (14).
BRPI0908505-0A 2008-02-26 2009-02-24 Dispositivo de fixação de uma pluralidade de cabos, processo de fixação de cabos sobre um dispositivo de fixação e conjunto de fixação de uma pluralidade de cabos BRPI0908505B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0851210A FR2928046B1 (fr) 2008-02-26 2008-02-26 Dispositif de fixation d'une pluralite de cables regroupes entre eux
FR0851210 2008-02-26
PCT/FR2009/050293 WO2009112754A2 (fr) 2008-02-26 2009-02-24 Dispositif de fixation d'une pluralité de câbles regroupés entre eux

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0908505A2 BRPI0908505A2 (pt) 2015-09-29
BRPI0908505B1 true BRPI0908505B1 (pt) 2020-03-17

Family

ID=39828961

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0908505-0A BRPI0908505B1 (pt) 2008-02-26 2009-02-24 Dispositivo de fixação de uma pluralidade de cabos, processo de fixação de cabos sobre um dispositivo de fixação e conjunto de fixação de uma pluralidade de cabos

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP2260553B1 (pt)
CN (1) CN101960684B (pt)
BR (1) BRPI0908505B1 (pt)
ES (1) ES2666723T3 (pt)
FR (1) FR2928046B1 (pt)
PL (1) PL2260553T3 (pt)
WO (1) WO2009112754A2 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102013107181A1 (de) * 2013-07-08 2015-01-08 Bombardier Transportation Gmbh Befestigungsvorrichtung für Kabel, sowie Verfahren zum Befestigen von Kabeln
CN106786233B (zh) * 2016-12-12 2018-08-07 国家电网公司 一种组合式多线缆固定器
DE102017116679A1 (de) * 2017-07-24 2019-01-24 Alstom Transport Technologies Kabelkanal
FR3069385B1 (fr) * 2017-07-24 2020-12-18 Alstom Transp Tech Chemin de cables a orifices d'attache
KR20210061552A (ko) * 2019-11-20 2021-05-28 현대자동차주식회사 전선 결속장치

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2138092B3 (pt) * 1971-05-19 1973-07-13 Raymond A Ste
FR2749913B1 (fr) * 1996-06-12 1998-08-28 Seine Const Elec Support de cables electriques et chemin de cables comportant de tels supports
NO305678B1 (no) * 1997-08-26 1999-07-05 Igl Nd System As Anordning ved kabelstigeseksjon/kabelbaneseksjon
US6231014B1 (en) * 1999-10-20 2001-05-15 Avaya Technology Corp. Mechanism for low profile enclosures
CN2429945Y (zh) * 2000-06-06 2001-05-09 胡兴邦 带夹扣的电线或光缆穿引固定弧板
AU2003228176A1 (en) * 2002-11-22 2004-06-18 Stainless Design Limited Support apparatus and method of use
JP4235185B2 (ja) * 2005-02-24 2009-03-11 矢崎総業株式会社 アースプレート及びこれに同軸線を取り付けるための治具
FR2888056B1 (fr) * 2005-07-01 2007-08-17 Rehau Sa Structure de retenue amelioree, permettant l'ancrage d'un collier de serrage a l'interieur d'une goulotte ou la fixation d'une cloison de separation, et goulotte equipee d'une telle structure
FR2888412B1 (fr) * 2005-07-11 2007-10-05 Legrand France Goulotte de distribution a dispositif de reception d'un collier de serrage
US20070290100A1 (en) * 2006-06-15 2007-12-20 Panduit Corp. Cable Mount for Cable Trays

Also Published As

Publication number Publication date
WO2009112754A2 (fr) 2009-09-17
CN101960684A (zh) 2011-01-26
CN101960684B (zh) 2013-07-17
ES2666723T3 (es) 2018-05-07
FR2928046B1 (fr) 2010-04-02
EP2260553A2 (fr) 2010-12-15
PL2260553T3 (pl) 2018-07-31
FR2928046A1 (fr) 2009-08-28
EP2260553B1 (fr) 2018-02-07
BRPI0908505A2 (pt) 2015-09-29
WO2009112754A3 (fr) 2009-12-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0908505B1 (pt) Dispositivo de fixação de uma pluralidade de cabos, processo de fixação de cabos sobre um dispositivo de fixação e conjunto de fixação de uma pluralidade de cabos
US10148075B2 (en) Fastening clip and fastening assembly
ES2314018T3 (es) Abrazadera de union para una bandeja de rejilla para cables y dispositivo de conexion que comprende una de tales abrazaderas de union.
RU2479902C2 (ru) Фиксирующее устройство для проволочной трассы кабеля
ES2334073T3 (es) Dispositivo de separacion y/o refuerzo para bandeja de rejilla para cables.
AU2006224441B2 (en) Splice plate for a wire cable tray
ES2504170T3 (es) Módulo de conexión de barras colectoras
JP5985309B2 (ja) プロテクタ
ES2534738T3 (es) Conector eléctrico
US8609986B2 (en) Cable raceway
BRPI0402107B1 (pt) Garra elástica
BRPI0720752B1 (pt) dispositivo de suporte para barramentos coletores de energia
ES2534101T3 (es) Unidad de transporte
BRPI1103066B1 (pt) Dispositivo de fixação e método para fabricar integralmente o mesmo
ES2319567T3 (es) Conector multicontactos.
ES2248763T3 (es) Soporte de conducto.
BR112017018422B1 (pt) Componente conector elétrico com plugue
ES2335123T3 (es) Consola con sostenimiento temporal de una tapa de un camino de cables.
WO2019077172A1 (es) Tramo de bandeja portacables
ES2924508T3 (es) Dispositivo de sujeción de un elemento alargado
BR102013021727A2 (pt) Adaptador para tetos suspensos em grade
WO2019077173A1 (es) Tramo de bandeja portacables
ES2242685T3 (es) Regleta de terminales electricos.
ES2939888T3 (es) Canaleta de cables
ES2661022T3 (es) Disposición de bornes de conexión en niveles

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: ALSTOM TRANSPORT TECHNOLOGIES (FR)

B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: ALSTOM TRANSPORT TECHNOLOGIES (FR)

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 17/03/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 13A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2659 DE 21-12-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.