BRPI0904278A2 - transmissão para um veìculo, transmissão para uso em uma máquina de trabalho, e, máquina de trabalho - Google Patents

transmissão para um veìculo, transmissão para uso em uma máquina de trabalho, e, máquina de trabalho Download PDF

Info

Publication number
BRPI0904278A2
BRPI0904278A2 BRPI0904278-4A BRPI0904278A BRPI0904278A2 BR PI0904278 A2 BRPI0904278 A2 BR PI0904278A2 BR PI0904278 A BRPI0904278 A BR PI0904278A BR PI0904278 A2 BRPI0904278 A2 BR PI0904278A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
gear
axis
solar
shaft
coupled
Prior art date
Application number
BRPI0904278-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Douglas Rene Johnson
Original Assignee
Deere & Co
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Deere & Co filed Critical Deere & Co
Publication of BRPI0904278A2 publication Critical patent/BRPI0904278A2/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16HGEARING
    • F16H37/00Combinations of mechanical gearings, not provided for in groups F16H1/00 - F16H35/00
    • F16H37/02Combinations of mechanical gearings, not provided for in groups F16H1/00 - F16H35/00 comprising essentially only toothed or friction gearings
    • F16H37/04Combinations of toothed gearings only
    • F16H37/042Combinations of toothed gearings only change gear transmissions in group arrangement
    • F16H37/046Combinations of toothed gearings only change gear transmissions in group arrangement with an additional planetary gear train, e.g. creep gear, overdrive

Abstract

TRANSMISSãO PARA UM VEìCULO, TRANSMISSãO PARA USO EM UMA MAQUINA DE TRABALHO, E, MAQUINA DE TRABALHO. Uma transmissão para um veículo inclui um eixo de entrada, um eixo solar podador e um eixo de saída. Um conjunto de engrenagem planetária inclui uma engrenagem solar acoplada com o eixo solar podador, uma engrenagem de coroa acoplada com o eixo de saída e uma pluralidade de engrenagens planetárias engrenadas entre a engrenagem solar e a engrenagem de coroa. Uma pluralidade de elementos de mudança, cada um incluindo uma primeira engrenagem acoplada com o eixo de entrada e uma segunda engrenagem acoplada com o eixo solar podador e engrenada com a primeira engrenagem. Uma pluralidade de embreagens de mudança são seletivamente acopladas entre um correspondente elemento de mudança e o eixo de entrada ou eixo solar podador. Uma embreagem de baixo alcance é seletivamente acoplada entre o eixo de entrada e a pluralidade de engrenagens planetárias. Uma embreagem de alto alcance é seletivamente acoplada entre o eixo solar podador e o eixo de saida. Uma embreagem de alcance a marcha a ré é seletivamente acoplada entre um elemento imóvel e a pluralidade de engrenagens planetárias.

Description

"TRANSMISSÃO PARA UM VEÍCULO, TRANSMISSÃO PARA USOEM UMA MÁQUINA DE TRABALHO, E, MÁQUINA DE TRABALHO"
Campo Da Invenção
A presente invenção refere-se a máquinas de trabalho e, maisparticularmente, a transmissões usadas em tais máquinas de trabalho.
Fundamentos Da Invenção
Uma máquina de trabalho, ta como um trator agrícola, podeincluir um motor de combustão interna (IC), que provê energia de entradapara uma transmissão, que por sua vez é acoplada com e acionar os eixostraseiros através de um diferencial de extremidade traseira. O diferencial deextremidade traseira e os eixos traseiros são às vezes referidos como a"extremidade traseira" da máquina de trabalho. A transmissão tipicamente éfixada na frente do e provê energia de entrada para o diferencial deextremidade traseira. O diferencial de extremidade traseira provê energia terrapara os dois eixos traseiros e também usualmente inclui pelo menos um eixode disparo de força (PTO) estendendo-se para trás dentro do arranjo de engatede três pontos na traseira do trator.
Com uma máquina de trabalho como descrita acima, é comumprover-se uma transmissão com múltiplas alcances de mudança. Tipicamente,uma alavanca de mudança é usada para mudar entre múltiplos alcances deengrenagem (p. ex., alcances de engrenagem A, B, C e D) e uma segundaalavanca de mudança é usada para mudar entre distintos pares de engrenagemdentro de cada alcance (p. ex., 1, 2, 3 ou 4). O cessionário da presenteinvenção também comercializa uma transmissão da série "PowerShift" emque pelo menos uma alavanca de mudança não precisa ser embreada com o pépara mudar em movimento durante o uso. Variantes da transmissãoPowerShift reportam-se aos tratores da série 4020, manufaturados nos anos 60.
Muitas transmissões usadas com as máquinas de trabalhocomo descritas acima incluem múltiplos elementos de mudança (dois ou maispares de engrenagem), que são mudados para colocar a transmissão em umaalcance de engrenagem e engrenagem selecionadas. Deslocar os múltiploselementos de mudança pode ser complexo e difícil.
O que é necessário na técnica é uma transmissão que seja demudança mais fácil e mais simples durante a operação.
Sumário Da Invenção
A invenção em uma forma é dirigida a uma transmissão paraum veículo, incluindo um eixo de entrada, um eixo solar portador, umaengrenagem de coroa acoplada com o eixo de saída e uma pluralidade deengrenagens planetárias engrenadas entre a engrenagem sol e a engrenagemde coroa. Uma pluralidade de elementos de mudança, cada um incluindo umaprimeira engrenagem acoplada com o eixo de entrada e uma segundaengrenagem acoplada com o eixo solar portador e engrenada com a primeiraengrenagem. Diversas embreagens de mudança são seletivamente acopladasentre um correspondente elemento de mudança e o eixo de entrada ou eixosolar portador. Uma baixo alcance de engrenagem é seletivamente acopladaentre o eixo de entrada e a pluralidade de engrenagens planetárias. Umaembreagem de elevado alcance é seletivamente acoplada entre o eixo solarportador e o eixo de entrada. Uma embreagem de alcance a marcha a ré éseletivamente acoplado entre um elemento imóvel e a pluralidade deengrenagens planetárias.
A invenção em outra forma é dirigida a uma transmissão parauso em uma máquina de trabalho,incluindo um eixo de entrada de força, umeixo solar portador e um eixo de saída de força. Uma pluralidade deelementos de mudança inclui uma primeira engrenagem contida no eixo deentrada, uma segunda engrenagem contida no eixo solar portador e engrenadacom a primeira engrenagem e uma embreagem de mudança seletivamenteacoplando a primeira ou segunda engrenagem com o eixo de entrada ou eixosolar portador, respectivamente. Um conjunto de engrenagem planetária incluiuma engrenagem solar fixada no eixo solar portador, pelo menos umaengrenagem planetária encaixada com e posicionada radialmente fora daengrenagem solar e uma engrenagem de coroa posicionada radialmente forada pelo menos uma engrenagem planetária. A engrenagem de coroainterconecta a pelo menos uma engrenagem planetária com o eixo de saída.
Uma embreagem de baixo alcance seletivamente interconecta o eixo deentrada com a pelo menos uma engrenagem planetária. Uma embreagem dealto alcance seletiva e diretamente interconecta o eixo solar portador com oeixo de saída.
A invenção em ainda outra forma é direcionada a umamáquina de trabalho incluindo um motor e uma extremidade traseira acopladacom o motor. A extremidade traseira inclui uma transmissão tendo um eixo deentrada e um eixo de saída. Um conjunto de engrenagem planetária incluiuma engrenagem solar acoplada com o eixo solar portador, uma engrenagemde coroa acoplada com o eixo de saída e uma pluralidade de engrenagensplanetárias engrenadas entre a engrenagem solar e a engrenagem de coroa.
Uma pluralidade de elementos de mudança incluindo, cada um, uma primeiraengrenagem acopla com o eixo de saída e uma segunda engrenagem acopladacom o eixo solar portador e engrenada com a primeira engrenagem. Umapluralidade de embreagens de mudança são, cada uma, seletivamenteacopladas entre um correspondente elemento de mudança e o eixo de entradaou eixo solar portador. Uma embreagem de baixo alcance é seletivamenteacoplada entre o eixo de entrada e a pluralidade de engrenagens planetárias.
Uma embreagem de elevado alcance é seletivamente acoplada entre o eixosolar portador e o eixo de saída. Uma embreagem de alcance a marcha a ré éseletivamente acoplada entre um elemento imóvel e a pluralidade deengrenagens planetárias.
A invenção em todas as formas acima tem somente mudançasde elementos simples de uma engrenagem para a seguinte. Nas primeiro cincoengrenagens, somente as embreagens de entrada são mutáveis, entre aengrenagem 5 e 6 somente as embreagens de saída são mutáveis, e nas maiselevadas cinco engrenagens somente as embreagens de entrada são mutáveis.
Isto pode ser resumido na seguinte tabela, que é dada somente como umexemplo.
<table>table see original document page </column></row><table>
Breve Descrição Dos Desenhos
A Fig. 1 é uma vista em perspectiva de uma forma derealização de uma extremidade traseira da presente invenção usada em umamáquina de trabalho na forma de um trator agrícola; e
A Fig. 2 é uma ilustração esquemática de uma forma derealização de um arranjo de mudança da presente invenção, usado natransmissão mostrada na Fig. 1.
Descrição Detalhada Da Invenção
Com referência agora aos desenhos e, mais particularmente, àFig. 1, neles são mostradas uma parte de um veículo ou máquina de trabalho10 na forma de um trator agrícola, particularmente a extremidade traseira dotrem de transmissão do trator. Embora mostrado como um trator agrícola, épossível que o veículo ou máquina de trabalho 10 possa ser na forma de umdiferente tipo de veículo ou máquina de trabalho, tal como um trator deconstrução ou máquina de sivicultura.
O trator 10 inclui uma extremidade traseira com umatransmissão 12 que é acoplada com um diferencial de extremidade traseira 14,que, por sua vez, aciona um par de eixos traseiros 16. Cada eixo traseiro 16inclui um cubo de roda externo 18, a que uma respectiva roda de acionamentotraseira (não mostrada) é fixada. Embora os eixos traseiros 16 sejammostrados configurados para conter as respectivas rodas de acionamento, étambém possível que o diferencial de extremidade traseira 14 possa serconfigurado para acionar um par de lagartas contatando o solo.
A transmissão 12 inclui um eixo acionado 20, que émecanicamente acoplado com o e recebe força de entrada rotacional do motorIC 22, mostrado esquematicamente na Fig. 1. O eixo acionado 20 estende-seatravés da e é rotativamente contido pela caixa 24, que igualmente aloja erotativamente contém numerosos outros componentes. Por exemplo, a caixa24 contém um módulo de acionamento mecânico de rodas dianteiras(MFWD) (não especificamente mostrado), que seletivamente transfere a forçade saída para um eixo de entrada 26, provendo força de saída rotacional parao MFWD no eixo dianteiro do trator 10. Um arranjo de embreagem (nãomostrado) seletivamente interconecta-se com o eixo de saída 26, de modo queo MFWD é encaixado pelo acionamento de um comutador (não mostrado) na estação do operador.
O eixo acionado 20 também transfere força rotacional para umarranjo de mudança 28, posicionado dentro da caixa de transmissão 24. Oarranjo de mudança 28 transfere a força rotacional, de acordo com umarelação de transmissão selecionada, para o diferencial de extremidade traseira14 (vide Fig. 2).
De acordo com um aspecto da presente invenção, o arranjo demudança 28 genericamente inclui um eixo de entrada 30, um eixo solarportador 32, um eixo de saída 34, um conjunto de engrenagem planetária 36,uma pluralidade de elementos de mudança 38, uma pluralidade deembreagens de mudança 40, uma embreagem de baixo alcance 42, umaembreagem de alto alcance 44 e uma embreagem de alcance a marcha a ré 46.
O eixo de entrada 30 do arranjo de mudança 28 recebe forçade entrada rotacional direta ou indiretamente do eixo acionado 20, que é aentrada de força para a transmissão 12. O eixo de entrada 30 tem umaextremidade de saída, que é acoplada direta ou indiretamente com umacionamento de PTO, como indicado.
O eixo solar portador 32 tem um eixo geométrico longitudinalque é disposto genericamente paralelo ao eixo geométrico longitudinal doeixo de entrada 30. O eixo solar portador 32 e o eixo de entrada 30, juntos,contêm numerosos elementos de mudança 38, que são dispostosseqüencialmente adjacentes entre si ao longo de uma extensão do eixo deentrada 30 e eixo solar portador 32. Cada elemento de eixo 38 geralmentecorresponde a uma engrenagem selecionada pelo operador e inclui umaprimeira engrenagem 48 acoplada com o eixo de entrada 30 e uma segundaengrenagem 50 acoplada com o eixo solar portador 32. O arranjo de mudança28 é mostrado como incluindo cinco elementos de mudança distintos 38.
Quando visto da esquerda para a direita, é evidente que cada primeiraengrenagem 48 torna-se de diâmetro menor, com o elemento de mudançamais rápido 38 sendo no lado esquerdo e o elemento de mudança mais lento38 sendo no lado direito. Contrariamente, quando visto da esquerda para adireita, cada elemento de mudança 38 tem uma segunda engrenagem 50contida no eixo solar portador 32, que se torna crescentemente maior,correspondendo aos mesmos elementos de eixo (as engrenagens nãonecessariamente têm que ser ordenadas das maiores para as menores).
Cada elemento de mudança 38 também tem uma embreagemde mudança 40 associada com ele. A embreagem de mudança 40seletivamente acopla uma engrenagem do eixo de entrada 20 nacorrespondente engrenagem do eixo solar portador. Cada embreagem demudança 40 é preferivelmente eletronicamente engrenada, tal como através deuma unidade de controle de transmissão (TCU). Uma vez que cadaembreagem de mudança 40 ocupa espaço axial adicional ao longo da extensãodo correspondente eixo de entrada 30 ou eixo solar portador 32, o arranjo demudança 28, mostrado na Fig. 2, inclui uma pluralidade de embreagens demudança 40, que se alternam entre os elementos de mudança adjacentes 38para interconexão seletiva com o eixo de entrada 30 ou eixo solar portador 32.
Isto reduz a expansão radial dos elementos de mudança 38 ao longo daextensão do eixo de entrada 30 e eixo solar portador 32. Deve ser entendido,entretanto, que as embreagens de mudança 40 não precisam necessariamentealternarem-se para conexão seletiva com o eixo de entrada 30 ou eixo solarportador 32 e poderiam possivelmente todas serem configuradas paraacoplarem-se com o eixo de entrada 30 ou eixo solar portador 32.
O conjunto de engrenagens planetárias 36 inclui umaengrenagem solar 52, que é acoplada com o eixo solar portador 32. Uma oumais engrenagens planetárias 54 são engrenadas com a e posicionadasradialmente fora da engrenagem solar 52. Um engrenagem de coroa 56 éposicionada radialmente fora da uma ou mais engrenagens planetárias 54. Aengrenagem de coroa 56 é rigidamente acoplada com uma extremidade doeixo de saída 34, desse modo interconectando a uma ou mais engrenagensplanetárias 54 com o eixo de saída 34.
Na forma de realização mostrada na Fig. 2, o conjunto deengrenagem planetária 36 inclui uma pluralidade de engrenagens planetárias54, que são engrenadas entre a engrenagem solar 52 e a engrenagem de coroa56. A pluralidade de engrenagens planetárias 54 é fixada em um portadorplanetário. A engrenagem portadora 58 é também acoplada ao portadorplanetário e gira na mesma velocidade que o portador planetário. Aengrenagem portadora 58 tem dentes externos que engrenam com aengrenagem da embreagem de baixo alcance 42 e a engrenagem daembreagem de alcance a marcha a ré 46, como será descrito maisdetalhadamente abaixo.
A embreagem de alto alcance 44 é configurada para travar aação planetária do conjunto de embreagens planetárias e concomitantementeacoplar diretamente uma extremidade do eixo solar portador 32 com umaextremidade adjacente do eixo de saída coaxialmente disposto 34. Outrasmaneiras de travar o portador planetário para acionamento direto são tambémpossíveis.
A embreagem de alcance a marcha a ré 46 é seletivamenteacoplada entre um elemento imóvel e a pluralidade de engrenagensplanetárias 54 por uma engrenagem portadora 58. Por exemplo, a embreagemde alcance a marcha a ré 46 pode ser acoplada com um elemento imóvel, talcomo a caixa 24 da transmissão 12.
Durante a operação, se um operador selecionar uma das cincoengrenagens inferiores, a embreagem de baixo alcance 42 é engrenada e aforça dirige-se diretamente do eixo de entrada 30 para o conjunto deengrenagem planetária combinando 36 através da engrenagem portadora.Força também flui do eixo de entrada 30 através de uma embreagem demudança selecionada 40 marcada C1-C5 para um eixo solar portador 32 eengrenagem solar 52 contida por ela. A saída para o eixo de saída 34 érealizada através da engrenagem de coroa 56, quando a embreagem de baixoalcance 42 é engrenada.
Nas cinco engrenagens superiores, o conjunto de engrenagemplanetária combinada 36 é travado pela embreagem de alto alcanceengrenando 44, de modo que não há ação planetária. O eixo de entrada 30 éacoplado ao eixo de saída 34 através de uma das embreagens de mudança 40marcadas C1-C5.Em marcha à ré, a embreagem de alcance a marcha a ré 46 éengrenada e a rotação da engrenagem portadora 58 é parada, o que inverte adireção rotacional da engrenagem de coroa 56, acoplada com o eixo de saída34. A velocidade inversa particular é selecionada usando-se uma dasembreagens de mudança 40 marcadas C1-C5.
Pela descrição de operação precedente, é evidente que somenteduas embreagens em qualquer dado tempo são engrenadas, uma embreagemde mudança 40 marcada C1-C5 e a embreagem de baixo alcance 42,embreagem de alto alcance 44 ou embreagem de alcance a marcha a ré 46.
Isto resulta em um eficaz e ainda mais simples arranjo de mudança para atransmissão 12.
Embora a descrição dos componentes mecânicos e método deoperação para o arranjo de mudança 28 seja feita acima com respeito a umatransmissão de dez-velocidades, será também evidente que as mesmasconcepções inventivas podem ser aplicadas a outras transmissões, tais comotransmissão de oito-velocidades etc.
Tendo descrito a forma de realização preferida, tornar-se-áevidente que várias modificações podem ser feitas sem desvio do escopo dainvenção, como definido nas reivindicações anexas.

Claims (22)

1. Transmissão para um veículo, caracterizada pelo fato decompreender:um eixo de entrada;um eixo solar portador;um eixo de saída;um conjunto de engrenagem planetária incluindo umaengrenagem solar acoplada com dito eixo solar portador, uma engrenagem decoroa acoplada com dito eixo de saída e uma pluralidade de engrenagensplanetárias engrenadas entre dita engrenagem solar e dita engrenagem decoroa;uma pluralidade de elementos de mudança, cada dito elementode mudança incluindo uma primeira engrenagem acoplada com dito eixo deentrada, e uma segunda engrenagem acoplada com dito eixo solar portador eengrenada com dita primeira engrenagem;uma pluralidade de embreagens de mudança, cada ditaembreagem de mudança seletivamente acoplada entre um correspondente ditoelemento de eixo e um de dito eixo de entrada e dito eixo solar portador;uma embreagem de baixo alcance, seletivamente acopladaentre dito eixo de entrada e dita pluralidade de engrenagens planetárias;uma embreagem de alto alcance, seletivamente acoplada entredito eixo solar portador e dito eixo de saída; euma embreagem de alcance a marcha a ré, seletivamenteacoplada entre um elemento imóvel e dita pluralidade de engrenagensplanetárias.
2. Transmissão de acordo com a reivindicação 1, caracterizadapelo fato de incluir uma engrenagem portadora acoplada entre dita pluralidadede engrenagens planetárias e cada uma de dita embreagem de baixo alcance edita embreagem de alcance a marcha a ré.
3. Transmissão de acordo com a reivindicação 1, caracterizadapelo fato de. dita embreagem de alto alcance ser configurada para deter a açãoplanetária de dito conjunto de engrenagem planetária quando engrenada.
4. Transmissão de acordo com a reivindicação 1, caracterizadapelo fato de dita pluralidade de embreagens de mudança alternarem-se entreditos elementos de mudança adjacentes, para uma interconexão seletiva comum de dito eixo de entrada e dito eixo solar portador.
5. Transmissão de acordo com a reivindicação 1, caracterizadapelo fato de dito eixo de saída ser genericamente alinhado coaxialmente comdito eixo solar portador.
6. Transmissão de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de dita pluralidade de elementos de mudança serem dispostosseqüencialmente adjacentes entre si ao longo da extensão de dito eixo de saídae dito eixo solar portador, em que dita embreagem de baixo alcance e ditaembreagem de alcance a marcha a ré são dispostas genericamente em linhaentre si ao longo de dita extensão de dito eixo de entrada e dito eixo solarportador, e dito conjunto de engrenagem planetária é disposto emextremidades adjacentes de dito eixo solar portador e dito eixo de saída.
7. Transmissão de acordo com a reivindicação 1, caracterizadapelo fato de dito veículo ser uma máquina de trabalho.
8. Transmissão para uso em uma máquina de trabalho,caracterizada pelo fato de compreender:um eixo de entrada de força;um eixo solar portador;um eixo de saída de força;uma pluralidade de elementos de mudança, cada dito elementode mudança incluindo uma primeira engrenagem contida por dito eixo deentrada, uma segunda engrenagem contida por dito eixo solar portador eengrenada com dita primeira engrenagem, e uma embreagem de mudançaseletivamente acoplando uma de dita primeira engrenagem e dita segundaengrenagem com um de dito eixo de entrada e dito eixo solar portador,respectivamente;um conjunto de engrenagem planetária incluindo umaengrenagem solar fixada em dito eixo solar portador, pelo menos umaengrenagem planetária encaixada com e posicionada radialmente fora de ditaengrenagem solar, e uma engrenagem de coroa posicionada radialmente forade dita pelo menos uma engrenagem planetária, dita engrenagem de coroainterconectando dita pelo menos uma engrenagem planetária com dito eixo desaída;uma embreagem de baixo alcance seletivamenteinterconectando dito eixo de entrada com dita pelo menos uma engrenagemplanetária; euma embreagem de alto alcance seletiva e diretamenteinterconectando dito eixo solar portador com dito eixo de saída.
9. Transmissão de acordo com a reivindicação 8, caracterizadapelo fato de incluir uma embreagem de alcance a marcha a ré seletivamenteacoplada com e parando a rotação de dita pelo menos uma engrenagemplanetária.
10. Transmissão de acordo com a reivindicação 8,caracterizada pelo fato de cada um de dito elemento de mudança prover umadiferente relação de transmissão em dito eixo de saída.
11. Transmissão de acordo com a reivindicação 8,caracterizada pelo fato de incluir uma engrenagem portadora acoplada entredita pelo menos uma engrenagem planetária e cada uma de dita embreagemde baixo alcance e dita embreagem de alcance a marcha a ré.
12. Transmissão de acordo com a reivindicação 8,caracterizada pelo fato de dita embreagem de alto alcance ser configuradapara travar a ação planetária de dito conjunto de engrenagem planetáriaquando engrenada.
13. Transmissão de acordo com a reivindicação 8,caracterizada pelo fato de dita pluralidade de ditas embreagem de mudançaalternarem-se entre ditos elementos de mudança adjacentes para umainterconexão seletiva com um de dito eixo de entrada e dito eixo solarportador.
14. Transmissão de acordo com a reivindicação 8,caracterizada pelo fato de dito eixo de saída ser genericamente alinhadocoaxialmente com dito eixo solar portador.
15. Transmissão de acordo com a reivindicação 8,caracterizada pelo fato de dita pluralidade de elementos de mudança seremdispostos seqüencialmente adjacentes entre si ao longo de uma extensão dedito eixo de entrada e dito eixo solar portador, em que dita embreagem debaixo alcance e dita embreagem de alcance a marcha a ré serem dispostasgenericamente em linha entre si ao longo de dita extensão de dito eixo deentrada e dito eixo solar portador, e dito conjunto de engrenagem planetáriaser disposto em extremidades adjacentes de dito eixo solar portador e ditoeixo de saída.
16. Máquina de trabalho, caracterizada pelo fato decompreender:um motor; euma extremidade traseira acoplada com dito motor, ditaextremidade traseira incluindo uma transmissão, dita transmissão tendo:um eixo de entrada;um eixo solar portador;um eixo de saída;um conjunto de engrenagem planetária incluindo umaengrenagem solar acoplada com dito eixo solar portador, uma engrenagem decoroa acoplada com dito eixo de saída e uma pluralidade de engrenagensplanetárias engrenadas entre dita engrenagem solar e dita engrenagem decoroa;uma pluralidade de elementos de mudança, cada dito elementode mudança incluindo uma primeira engrenagem acoplada com dito eixo deentrada e uma segunda engrenagem acoplada com dito eixo solar portador eengrenada com dita primeira engrenagem;uma pluralidade de embreagens de mudança, cada ditaembreagem de mudança única seletivamente acoplada entre umcorrespondente dito elemento de mudança única e um de dito eixo de entradae dito eixo solar portador;uma embreagem de baixo alcance seletivamente acopladaentre dito eixo de entrada e dita pluralidade de engrenagens planetárias;uma embreagem de alto alcance seletivamente acopla entredito eixo solar portador e dito eixo de saída; euma embreagem de alcance a marcha a ré seletivamenteacoplada entre um elemento imóvel e dita pluralidade de engrenagensplanetárias.
17. Máquina de trabalho de acordo com a reivindicação 16,caracterizada pelo fato de incluir uma engrenagem portadora acoplada entredita pluralidade de engrenagens planetárias e cada uma de dita embreagem debaixo alcance e embreagem de alcance a marcha a ré.
18. Máquina de trabalho de acordo com a reivindicação 16,caracterizada pelo fato de dita embreagem de alto alcance ser configuradapara travar a ação planetária de dito conjunto de engrenagem planetária,quando engrenada.
19. Máquina de trabalho de acordo com a reivindicação 16,caracterizada pelo fato de dita pluralidade de embreagens de mudançaalternarem-se entre ditos elementos de mudança adjacentes para umainterconexão coletiva com um de dito eixo de entrada e dito eixo solarportador.
20. Máquina de trabalho de acordo com a reivindicação 16,caracterizada pelo fato de dito eixo de saída ser genericamente alinhadocoaxialmente com dito eixo solar portador.
21. Máquina de trabalho de acordo com a reivindicação 16,caracterizada pelo fato de dita pluralidade de elementos de mudança seremdispostos seqüencialmente adjacentes entre si ao longo de uma extensão dedito eixo de entrada e dito eixo solar portador, em que dita embreagem debaixo alcance e dita embreagem de alcance a marcha a ré são dispostasgenericamente em linha entre si ao longo de dita extensão de dito eixo deentrada e dito eixo solar portador, e dito conjunto de engrenagem planetáriaser disposto em extremidades adjacentes de dito eixo solar portador e ditoeixo de saída.
22. Máquina de trabalho de acordo com a reivindicação 16,caracterizada pelo fato de dita transmissão ser configurada para mudar umelemento de mudança única para uma de uma mudança para cima e umamudança para baixo.
BRPI0904278-4A 2008-10-31 2009-10-28 transmissão para um veìculo, transmissão para uso em uma máquina de trabalho, e, máquina de trabalho BRPI0904278A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US12/262,438 US8029401B2 (en) 2008-10-31 2008-10-31 Split path power shift transmission

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0904278A2 true BRPI0904278A2 (pt) 2010-09-14

Family

ID=41557658

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0904278-4A BRPI0904278A2 (pt) 2008-10-31 2009-10-28 transmissão para um veìculo, transmissão para uso em uma máquina de trabalho, e, máquina de trabalho

Country Status (4)

Country Link
US (1) US8029401B2 (pt)
EP (1) EP2182251B1 (pt)
CN (1) CN101725677B (pt)
BR (1) BRPI0904278A2 (pt)

Families Citing this family (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2013109723A1 (en) 2012-01-19 2013-07-25 Dana Limited Tilting ball variator continuously variable transmission torque vectoring device
US9541179B2 (en) 2012-02-15 2017-01-10 Dana Limited Transmission and driveline having a tilting ball variator continuously variable transmission
CN102797810A (zh) * 2012-09-03 2012-11-28 四川大学 适用于大功率车辆的动力换挡变速器
EP2893219A4 (en) 2012-09-06 2016-12-28 Dana Ltd TRANSMISSION HAVING CONTINUOUS OR INFINITELY VARIABLE VARIATOR DRIVE
WO2014039448A2 (en) 2012-09-07 2014-03-13 Dana Limited Ball type cvt with output coupled powerpaths
JP6293148B2 (ja) 2012-09-07 2018-03-14 デーナ リミテッド 直接駆動モードを含むボール式cvt
CN104769329B (zh) 2012-09-07 2017-06-23 德纳有限公司 球型连续式无级变速器/无限式无级变速器
WO2014039439A1 (en) 2012-09-07 2014-03-13 Dana Limited Ball type cvt/ivt including planetary gear sets
WO2014039713A1 (en) 2012-09-07 2014-03-13 Dana Limited Ivt based on a ball type cvp including powersplit paths
US9353842B2 (en) 2012-09-07 2016-05-31 Dana Limited Ball type CVT with powersplit paths
WO2014078583A1 (en) 2012-11-17 2014-05-22 Dana Limited Continuously variable transmission
WO2014124063A1 (en) 2013-02-08 2014-08-14 Microsoft Corporation Pervasive service providing device-specific updates
WO2014159756A2 (en) 2013-03-14 2014-10-02 Dana Limited Continuously variable transmission and an infinitely variable transmission variatory drive
CN105121905A (zh) 2013-03-14 2015-12-02 德纳有限公司 球型连续式无级变速器
WO2014197711A1 (en) 2013-06-06 2014-12-11 Dana Limited 3-mode front wheel drive and rear wheel drive continuously variable planetary transmission
US10088022B2 (en) 2013-11-18 2018-10-02 Dana Limited Torque peak detection and control mechanism for a CVP
WO2015073887A1 (en) 2013-11-18 2015-05-21 Dana Limited Infinite variable transmission with planetary gear set
EP3158230A4 (en) 2014-06-17 2018-03-07 Dana Limited Off-highway continuously variable planetary-based multimore transmission including infinite variable transmission and direct continuously variable tranmission
US10030594B2 (en) 2015-09-18 2018-07-24 Dana Limited Abuse mode torque limiting control method for a ball-type continuously variable transmission
US11383603B2 (en) * 2017-10-16 2022-07-12 Neapco Intellectual Property Holdings, Llc Driveline assembly including torque vectoring system
CN108413026A (zh) * 2018-05-03 2018-08-17 泰安泰山国泰拖拉机制造有限公司 基于动力换挡的变速箱装置
WO2022250606A1 (en) * 2021-05-24 2022-12-01 Ker Zhen Gang Dual-input transmission assembly and powertrain having the dual-input transmission assembly

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE4000833A1 (de) * 1990-01-13 1991-07-18 Daimler Benz Ag Vielgangwechselgetriebe fuer kraftfahrzeuge
US5573471A (en) * 1995-03-17 1996-11-12 Case Corporation Transmission for an off-highway implement
US5823051A (en) * 1997-05-05 1998-10-20 General Motors Corporation Multi-speed power transmission
US5971883A (en) * 1998-03-13 1999-10-26 General Motors Corporation Multi-speed power transmission
JP2003529477A (ja) * 1998-10-02 2003-10-07 ルーク ラメレン ウント クツプルングスバウ ベタイリグングス コマンディートゲゼルシャフト 自動車
JP2002340138A (ja) * 2001-05-21 2002-11-27 Honda Motor Co Ltd 車両用自動変速装置
DE10228501B4 (de) * 2002-06-21 2008-10-16 Getrag Innovations Gmbh Automatisches Wechselgetriebe
DE102005020606A1 (de) * 2005-05-03 2006-12-14 Daimlerchrysler Ag Getriebe mit im Direktgang abkoppelbarer Vorgelegewelle
US7621839B2 (en) * 2007-02-05 2009-11-24 Eaton Corporation Dual clutch transmission with multiple range gearing
US7896770B2 (en) * 2007-08-01 2011-03-01 GM Global Technology Operations LLC Multi-speed transmission

Also Published As

Publication number Publication date
CN101725677A (zh) 2010-06-09
CN101725677B (zh) 2013-10-16
EP2182251A2 (en) 2010-05-05
EP2182251B1 (en) 2013-02-27
US20100113209A1 (en) 2010-05-06
EP2182251A3 (en) 2011-12-14
US8029401B2 (en) 2011-10-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0904278A2 (pt) transmissão para um veìculo, transmissão para uso em uma máquina de trabalho, e, máquina de trabalho
US6761658B1 (en) Four mode hydro-mechanical transmission
RU2454580C2 (ru) Модуль трансмиссии и сборочный узел трансмиссии
CN103388655B (zh) 双联轴器齿轮机构
JP4776144B2 (ja) 液圧−機械式トランスミッション
CA1069345A (en) Auxiliary transmission
BR102014021616B1 (pt) Disposição de caixa de câmbio para um veículo agrícola e veículo agrícola
US6190280B1 (en) Multispeed powershift transmission
US8308600B2 (en) Transmission device comprising at least two output shafts and at least two multi-shaft planetary gear sets
JP2003510539A (ja) 前進9速および後退1速のギヤ比を提供する4つの遊星歯車セットを備えた変速機アセンブリ
KR101718147B1 (ko) 작업 차량의 변속 장치
US20100285913A1 (en) Transmission With Dual IVT&#39;s And Planetary Gear Set
US7730807B2 (en) Transmission for tractor
DE04764114T1 (de) Hydromechanisches getriebe für landwirtschaftstraktoren
RU2010133240A (ru) Планетарная передача и устройство привода с ее использованием
CN111788114A (zh) 利用变速电机和行星齿轮机构的自行车变速装置
US4088043A (en) Direct drive transmission
US5970809A (en) Transmission for farm tractors
JP5335105B2 (ja) 無断変速機
JP4369038B2 (ja) 液圧機械式変速装置
US6401848B1 (en) Three-speed power take-off assembly
JP2003267078A (ja) 四輪駆動用手動変速機
KR100857310B1 (ko) 농업용 트랙터의 트랜스미션
GB2363830A (en) Multi-speed power take off gearbox
KR20170038266A (ko) 작업 차량용 변속기

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 7A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2385 DE 20-09-2016 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.