BRPI0903311A2 - interruptor de circuito com extinção de arco aperfeiçoado - Google Patents

interruptor de circuito com extinção de arco aperfeiçoado Download PDF

Info

Publication number
BRPI0903311A2
BRPI0903311A2 BRPI0903311-4A BRPI0903311A BRPI0903311A2 BR PI0903311 A2 BRPI0903311 A2 BR PI0903311A2 BR PI0903311 A BRPI0903311 A BR PI0903311A BR PI0903311 A2 BRPI0903311 A2 BR PI0903311A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
circuit breaker
contact
vent
channel
distance
Prior art date
Application number
BRPI0903311-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Thangavelu Asokan
Ranjit Manohar Deshmukh
Ranganath Gururaj
Kamal Pandey
Original Assignee
Gen Electric
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Gen Electric filed Critical Gen Electric
Publication of BRPI0903311A2 publication Critical patent/BRPI0903311A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01HELECTRIC SWITCHES; RELAYS; SELECTORS; EMERGENCY PROTECTIVE DEVICES
    • H01H9/00Details of switching devices, not covered by groups H01H1/00 - H01H7/00
    • H01H9/30Means for extinguishing or preventing arc between current-carrying parts
    • H01H9/34Stationary parts for restricting or subdividing the arc, e.g. barrier plate
    • H01H9/342Venting arrangements for arc chutes
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01HELECTRIC SWITCHES; RELAYS; SELECTORS; EMERGENCY PROTECTIVE DEVICES
    • H01H9/00Details of switching devices, not covered by groups H01H1/00 - H01H7/00
    • H01H9/30Means for extinguishing or preventing arc between current-carrying parts
    • H01H9/302Means for extinguishing or preventing arc between current-carrying parts wherein arc-extinguishing gas is evolved from stationary parts

Landscapes

  • Arc-Extinguishing Devices That Are Switches (AREA)
  • Breakers (AREA)
  • Circuit Breakers (AREA)

Abstract

INTERRUPTOR DE CIRCUITO COM EXTINçãO DE ARCO APERFEIçOADO. é provido um interruptor de circuito (20) tendo um sistema de extinção de arco. O sistema de extinção inclui um dispositivo ablativo (50) posicionado dentro de uma câmara (44). Uma extremidade do dispositivo ablativo (50) inclui uma abertura (58) que recebe um contato estacionário (22). Um braço de contato móvel (26) faz um trajeto no interior de um canal (54) entre a posição fechada e uma posição aberta. Quando é detectada uma condição operacional anormal, o interruptor de circuito (20) se desengata, fazendo com que o braço de contato (26) se movimente. Isto gera um arco de plasma que evapora o material do dispositivo ablativo (50). O material evaporado gera um gás pressurizado que resfria e dissipa o arco de plasma de modo a aperfeiçoar o desempenho do interruptor de circuito (20) durante condições operacionais indesejadas, como no caso de um curto circuito.

Description

"INTERRUPTOR DE CIRCUITO COM EXTINÇÃO DE ARCO APERFEIÇOADO"
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
A presente invenção refere-se a um interruptor de circuito, e, particularmente, se re-fere a um interruptor de circuito tendo uma disposição de extinção de arco ablativa.
Os interruptores de circuito são utilizados em uma ampla variedade de aplicaçõespara o controle do fluxo de corrente elétrica para um circuito elétrico quando uma indesejadacondição elétrica é detectada. Os interruptores de circuito tipicamente incluem três submon-tagens principais, quais sejam: um mecanismo operacional, uma unidade de desengate eum interruptor. A unidade de desengate e o mecanismo operacional cooperam entre si nosentido de ativar o interruptor quando uma condição indesejada é detectada.
O interruptor normalmente tem um braço de contato móvel que carrega um contatomóvel. Um contato estacionário é disposto de modo a ficar em contato com o contato móvelquando o braço de contato se encontra na posição fechada. Um conjunto, de modo geralreferido como uma calha de arco fica posicionado adjacente à trajetória do contato móvel. Acalha de arco é constituída de uma pluralidade de chapas de aço finas, espaçadas entre siao longo da trajetória do contato móvel. Tipicamente, as chapas terão uma porção removida,permitindo que o contato móvel se desloque dentro de uma fenda criada na calha de arcoem função da porção removida. Devido a exigências de desempenho da calha de arco, mui-tas chapas normalmente devem ser montadas em chapas laterais termorrígidas, o que vema ser um processo de consumo oneroso e demorado.
Quando uma condição operacional anormal é detectada, o interruptor é ativado, fa-zendo com que o contato móvel se separe e se movimente para fora do contato estacioná-rio. Durante este processo de separação, um arco de plasma é formado entre os contatos ea corrente elétrica continua a fluir pelo interruptor de circuito até que o arco seja extinto. Demodo geral, os interruptores de circuito são projetados de modo a transferir o arco de plas-ma para a calha de arco à medida que os contatos se separam. A calha de arco absorve aenergia, estira o arco e aumenta a resistência ao arco, fazendo com que o arco eventual-mente se extinga.
No entanto, durante este processo, é gerado um metal vaporizado que é descarre-gado do interruptor de circuito juntamente com os gases quentes do arco de plasma.
Por conseguinte, embora os atuais sistemas de interruptor de circuito sejam ade-quados para seus pretensos propósitos, existe a necessidade na técnica de um conjunto deextinção de arco de interruptor de circuito que aperfeiçoe o desempenho e reduza os custosde fabricação.
BREVE DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
É provido um interruptor de circuito dotado de uma câmara. Um dispositivo ablativoé posicionado dentro da câmara. O dispositivo ablativo tem uma primeira abertura em umaextremidade e uma pluralidade de aberturas de ventilação ao longo do seu comprimento.Um braço de contato, móvel entre uma posição fechada e uma posição aberta, é posiciona-do no interior da câmara. Um contato móvel é acoplado ao braço de contato, sendo que ocontato móvel fica adjacente à pluralidade de aberturas de ventilação quando o braço decontato se encontra na posição fechada, na posição aberta, ou na posição intermediáriaentre as posições fechada e aberta. Um contato estacionário fica posicionado na primeiraabertura do dispositivo ablativo, sendo que este contato estacionário fica posicionado de talmodo que o contato móvel fique em contato elétrico com o contato estacionário quando obraço de contato se encontra na posição fechada.
Em uma outra modalidade, é provido um interruptor de circuito com um contato es-tacionário. Um braço de contato dotado de um contato móvel é disposto com o contato mó-vel em contato com o contato estacionário quando o braço de contato se encontra em umaposição fechada, sendo que o contato móvel e o contato estacionário são separados poruma primeira distância quando o braço de contato se encontra em uma posição aberta. Umelemento ablativo é provido tendo uma primeira abertura disposta sobre o contato estacioná-rio. O elemento ablativo tem um canal que se estende ao longo de um primeiro lado comuma pluralidade de aberturas de ventilação que se estendem a partir de um segundo lado,sendo que o contato móvel fica posicionado dentro do canal à medida que o braço de conta-to se desloca da posição fechada para a posição aberta. Um canal de ventilação é dispostoem comunicação fluida com a pluralidade de aberturas de ventilação, o canal de ventilaçãotendo uma extremidade adjacente a um terminal de carga.
É provido ainda um método para operar um interruptor de circuito, incluindo a etapade detectar uma condição elétrica indesejada. Um contato móvel é separado de um contatoestacionário em resposta à detecção da condição elétrica indesejada. Em resposta à sepa-ração do contato móvel do contato estacionário um gás é removido. Um arco gerado emfunção da separação do contato móvel do contato estacionário é resfriado devido ao gásremovido. O gás removido é ventilado através de uma primeira abertura de ventilação posi-cionada adjacente ao contato estacionário.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Estes e outros recursos, aspectos e vantagens da presente invenção serão maisbem entendidos quando a descrição detalhada a seguir for lida com referência aos dese-nhos em anexo, nos quais caracteres similares representam partes similares em todas asvistas dos desenhos, nos quais:
A Figura 1 é uma vista em planta lateral de um interruptor de circuito na posiçãoaberta de acordo com uma modalidade exemplar;
A Figura 2 é uma vista em planta lateral parcial do interruptor de circuito da Figura 1;A Figura 3 é uma vista em planta lateral do interruptor de circuito da Figura 1 na posição fechada;
A Figura 4 é uma vista em planta lateral parcial do interruptor de circuito da Figura 3;
A Figura 5 é uma ilustração em uma vista em perspectiva parcial da estrutura dobraço de contato e do dispositivo ablativo da Figura 1; e
A Figura 6 é uma ilustração em uma vista em seção, em perspectiva do dispositivoablativo da Figura 1.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
Conforme ilustrado nas Figuras 1 a 5, o interruptor de circuito 20 vem a ser um dis-positivo de distribuição elétrica utilizado com o objetivo de controlar o fluxo de corrente elé-trica em um circuito. O interruptor de circuito 20 é de modo geral disposto de modo a abrirsob condições operacionais anormais, tais como, em um curto circuito, por exemplo. Ao a-brír sob tais condições operacionais anormais, por vezes referidas como "interrupção", umcontato estacionário 22 e um contato móvel 24 no interior do interruptor de circuito 20 seseparam. A separação dos contatos 22, 24 cria um arco de plasma que precisa ser resfriadoe dissipado antes de o fluxo de corrente elétrica poder cessar.
A fim de ajudar na separação do contato móvel 24 do contato estacionário 22, o in-terruptor de circuito 20 inclui um ou mais braços de contato 26 dispostos de modo a se mo-vimentarem entre um estado fechado, mostrado na Figura 2 e na Figura 3, de modo que acorrente flua de uma fonte de alimentação para uma carga (não mostrada) e um estado a-berto, mostrado na Figura 1 e na Figura 2, de modo que o fluxo de corrente elétrica sejainterrompido. O braço de contato 26 é eletricamente acoplado a um "carregador" ou terminalde entrada 28 que conecta eletricamente o interruptor de circuito 20 a uma fonte de alimen-tação. O braço de contato 26 é acoplado ainda a um mecanismo 30 que incluem componen-tes, tais como molas (não mostradas) e ligações 32, a fim de movimentar o braço de contato26 de uma posição fechada para a posição aberta quando ativados por um operador atravésde uma chave ou manipulo de abertura 34, por exemplo. O mecanismo 30 é acoplado a umconjunto de desengate 36 através de um trinco 38. O conjunto de desengate 36 inclui ele-mentos, tais como um ímã 40 ou um dispositivo responsivo térmico, como, por exemplo, umdispositivo bimetal (não mostrado). O conjunto de desengate responde a condições opera-cionais anormais indesejadas para a liberação do trinco 38, fazendo com o mecanismo 30movimente o braço de contato 26 da posição fechada para a posição aberta. Um terminal decarga 42 é eletricamente conectado ao braço de contato 26 a fim de conectar o interruptorde circuito 20 a um circuito elétrico.
O mecanismo 30 poderá, de maneira alternativa, ser acoplado a uma unidade dedesengate eletrônica (não mostrada). Uma unidade de desengate eletrônica normalmenteinclui uma controladora com um processador que executa instruções de computador para ocontrole da operação do interruptor de circuito 20. Um conjunto de transformadores de cor-rente (não mostrados) prove um sinal para a unidade de desengate eletrônica indicativo donível de corrente que flui através do interruptor de circuito 20 para um circuito elétrico.
O braço de contato 26 se desloca no interior de uma câmara fechada 44, às vezesreferida como uma câmara de arco. Conforme será apresentado em mais detalhes no pre-sente documento, a câmara 44 contém os gases gerados durante a interrupção de corrente.
Estes gases fluem para dentro de um canal de ventilação 46, que transfere as fases parafora do interruptor de circuito 20 adjacente ao terminal de carga 42. A extremidade do canalde ventilação 48 é disposta de modo a direcionar os gases, os quais poderão ser ionizadose contêm metal vaporizado, para fora do terminal de carga 42 a fim de evitar a formação deum arco elétrico entre os gases e os condutores elétricos conectados ao terminal de carga42.
Na modalidade exemplar, um dispositivo ablativo 50 é posicionado no interior dacâmara 44. O dispositivo ablativo 50 é feito de um material que se evapora a altas tempera-turas, criando um gás que pressuriza a câmara 44. Assim sendo, o dispositivo ablativo podeser um polímero, como, por exemplo, porém não limitado a, um polioximetileno (tal como oDelrin® fabricado pela E.l. du Pont de Nemours and Company, por exemplo), os compósitosde tecido fenólico (tais como os compósitos Hylam® fabricados pela Bakelite Hylam Ltd., porexemplo), um epóxi ou politetraflúor etileno (tal como o Teflon® fabricado pela E.l. du Pontde Nemours and Company, por exemplo).
Conforme ilustrado na Figura 5 e na Figura 6, o dispositivo ablativo 50 inclui umaparede lateral 52. Deve-se apreciar que o dispositivo ablativo 50 é ilustrado em seção parafins de clareza, e este dispositivo ablativo 50 inclui ainda uma parede lateral adicional 52. Asparedes laterais 52 cooperam de modo a formar a lateral de um canal 54 no qual o braço decontato 26 e o contato móvel 24 se deslocam durante a transição do interruptor de circuitoda posição fechada para a aberta. Uma parede de extremidade 56 fica posicionada ao longode uma extremidade do canal 54. Uma abertura 58 dimensionada de modo a se encaixar nocontato estacionário 22 é disposta dentro da parede de extremidade 56. Quando o dispositi-vo ablativo 50 é posicionado na câmara 44, a parede de extremidade 56 se assenta sobre asuperfície de topo 60 de um condutor 62 com o contato estacionário 22 dentro da abertura58. O condutor 62 se conecta eletricamente o contato estacionário ao terminal de entrada28.
O dispositivo ablativo inclui ainda uma pluralidade de aberturas de ventilação 64.
Na modalidade exemplar, a pluralidade de aberturas de ventilação 64 inclui uma primeiraabertura de ventilação 66, uma segunda abertura de ventilação 68, e uma terceira aberturade ventilação 70. As aberturas de ventilação 64 provêm uma trajetória para que os gases,ambos os gases ablativos e os gases de formação de arco, fluam da câmara 44 para o ca-nal de ventilação 46. A primeira abertura de ventilação 66 é posicionada a uma primeira dis-tância 72, e em uma folga radial 76, a partir da superfície de topo 74 e borda 78 do contatoestacionário 22, respectivamente. A primeira ventilação 66 tem ainda uma largura 80. Namodalidade exemplar, a primeira distância 72 é dentre 1 milímetro e 5 milímetros e, preferi-velmente, é de 1 milímetro. A folga radial 76 é dentre 1 milímetro e 2 milímetros e, preferi-velmente, é 2 milímetros. A largura 80 é dentre 2 milímetros e 4 milímetros e, preferivelmen-te, é de 4 milímetros. Na modalidade exemplar, a segunda abertura de ventilação 68 e aterceira abertura de ventilação 70 são de iguais dimensões ou maiores que a primeira aber-tura 66. Em uma modalidade, a terceira abertura de ventilação 70 é também maior que asegunda abertura de ventilação 68.
Em uma modalidade, o dispositivo ablativo 50 inclui uma superfície interna 86 naentrada para a pluralidade de aberturas de ventilação 64. A superfície interna 86 pode seruma superfície cilíndrica com um eixo geométrico posicionado no sentido coaxial ao centrode rotação do braço de contato 26. Em uma outra modalidade, o eixo geométrico da superfí-cie interna 86 é deslocado do centro de rotação do braço de contato 26 de tal modo que afolga radial entre o contato móvel 24 e a superfície interna 86 aumente à medida que o bra-ço de contato 26 se movimente da posição fechada para a posição aberta.
Na modalidade exemplar, a transição entre a superfície interna 86 e a pluralidadede aberturas de ventilação 64 inclui um raio 88. Além disso, os lados de cada qual dentre apluralidade de aberturas de ventilação 64 podem incluir as superfícies curvadas 90. O raio88 e as superfícies curvadas 90 são dispostos de modo a facilitar o fluxo de gases do canal54 para o canal de ventilação 46 e evitar a restrição ao fluxo de gás. Ao facilitar o fluxo degases do canal 54 para o canal de ventilação 46, a pressão dentro da câmara 44 poderá sercontrolada aos níveis desejados. Conforme será apresentado a seguir, isto oferece as van-tagens de maximizar o desempenho da interrupção na extinção do arco de plasma, e, aomesmo tempo, minimizar o risco de danos ao alojamento 84.
Os gases produzidos pelo dispositivo ablativo 50 têm um efeito de resfriamento elimitação sobre o arco de plasma. Isto proporciona vantagens ao aumentar a resistência aoarco, o que ajuda na extinção do arco de plasma. Além disso, o gás que sai através do canalde ventilação 46 é igualmente mais frio, reduzindo o seu impacto sobre os equipamentosvizinhos. Em geral, quanto mais gás ablativo é gerado, mais rapidamente o arco de plasmaserá resfriado e extinto. No entanto, quanto maior a quantidade de gás ablativo, maior será apressão no interior da câmara 44. Esta pressão impõe uma tensão sobre o alojamento 84 dointerruptor de circuito 20.
Sendo assim, os efeitos benéficos do dispositivo ablativo 50 precisam ser avaliadoscontra a resistência do alojamento 84, de outra forma o alojamento 84 poderá ser danifica-do. Como um resultado, a posição e a disposição da pluralidade de aberturas de ventilação64 afetam o desempenho do interruptor de circuito 20 durante a interrupção de corrente. Umquarto parâmetro, que vem a ser a distância 82 entre o contato estaçionário 22 e o contatomóvel 24 quando o interruptor de circuito se encontra na posição aberta, também afetará odesempenho do interruptor de circuito 20. De modo geral, quanto maior a distância 82, mai-or o arco e maior a resistência ao arco, e melhor o desempenho da interrupção. Na modali-dade exemplar, a distância 82 é de 20 milímetros.
Durante a operação, o interruptor de circuito 20 fica na posição fechada com a cor-rente elétrica fluindo do terminal de entrada 28, através do braço de contato 26, e saindoatravés do terminal de carga 42. Após a detecção de uma condição predeterminada, como,por exemplo, uma falha elétrica, o conjunto de desengate 36 solto o trinco 38, fazendo comque o mecanismo 30 movimente ò braço de contato 26 da posição fechada para a posiçãoaberta. Quando o contato móvel 24 começa a se separar do contato estaçionário 22, umarco de plasma é formado entre os contatos 22, 24. Uma propriedade do arco de plasma éque o mesmo permite que a corrente elétrica continue a fluir do terminal de entrada 28 parao terminal de carga 42. No caso de uma condição anormal, como a de um curto circuito, porexemplo, a corrente elétrica que flui pelo interruptor de circuito 20 poderá se tornar muitasvezes o nível das condições operacionais normais. A fim de evitar danos à fiação e ao equi-pamento a jusante, é desejável, portanto, se dissipar o arco de plasma a fim de minimizar aquantidade de corrente elétrica que flui a jusante.
Quando os contatos 22, 24 se separam, o arco de plasma evapora o material dodispositivo ablativo 50. O material da extremidade 56 da parede lateral 52 que fica mais pró-ximo dos contatos 22, 24 se evapora primeiro quando os contatos 22, 24 se separam. Omaterial da parede lateral 52 e da superfície 86 se evapora, criando um gás que resfria oarco e ainda tende a limitar o tamanho do arco à medida que o braço de contato 26 continuaa se movimentar na direção da posição aberta. Na modalidade exemplar, uma maior partedos gases de ablação é gerada pela parede lateral 52. Além disso, deve-se apreciar que aevaporação do material do dispositivo ablativo 50 aumenta a pressão no interior da câmara44. Uma vez que o gás normalmente fluirá de uma região de alta pressão para uma regiãode baixa pressão, o gás gerado irá fluir através da pluralidade de aberturas de ventilação 64para dentro do canal de ventilação 54.
Conforme acima apresentado, o tamanho e a posição da pluralidade de respirado-res 64 trazem um impacto ao desempenho de interrupção do interruptor de circuito 20. Umamedida deste desempenho vem a ser uma métrica comumente referida como energia deruptura ("let through energy") tendo unidades kA2 Sec. A energia de ruptura indica a quanti-dade de energia recebida a jusante a partir do interruptor de circuito 20 no caso de umacondição anormal, como, por exemplo, um curto circuito.Com referência à Figura 7, foi conduzida uma série de testes em um interruptor decircuito 20 com base em um interruptor de circuito comercialmente disponível modificado deacordo com uma modalidade da invenção aqui apresentada a fim de remover o conjunto decalha de arco padrão e substituir o mesmo pelo dispositivo ablativo 50. Como uma referên-cia, o interruptor de circuito padrão com uma calha de arco foi testado sob condições decurto circuito de corrente de raiz quadrática média (RMS) de 6 kA a 255 volts, e a energia deruptura medida. A energia de ruptura para o interruptor de circuito padrão foi de 218 kA2Sec, conforme indicado pela barra 92. Em seguida, foi preparada uma amostra na qual adistância 82 foi aumentada de 13 milímetros no interruptor de circuito padrão para 20 milí-metros. Isto resultou em uma queda na energia de ruptura para 183 kA2 Sec, conforme indi-cado pela barra 94.
Embora mantendo a distância 82 em 20 milímetros, foi conduzida uma série de tes-tes com o dispositivo ablativo 50 no qual a primeira distância 72 variou de 5 milímetros a 1milímetro. Nestes testes, a energia de ruptura começou em 171 kA2 Sec para o dispositivoablativo tendo uma distância 72 de 5 milímetros e, progressivamente, caiu para 136 kA2 Secpara um dispositivo ablativo 50 tendo uma distância 72 de 1 milímetro, conforme indicadopela barra 96. Além da energia de ruptura menor, a amostra tendo um distância 72 de 1 mi-límetro mostrou leves sinais de tensão a partir da pressão gerada pela evaporação do mate-rial do dispositivo ablativo 50, uma vez que a colocação do primeiro respirador 66 mais pró-ximo do contato estacionário 72 permitiu uma descarga mais rápida da pressão do gás.
Em seguida, foi realizada uma série de testes na qual a folga radial 76 variou entre1 milímetro e 2 milímetros, e a largura do respirador 80 para a primeira abertura de ventila-ção 66 variou entre 2 milímetros e 4 milímetros. Nestes testes, a distância 72 permaneceuem 1 milímetro e a distância da abertura 82 permaneceu em 20 milímetros. Nestes testes, aenergia de ruptura caiu quando a largura do respirador aumentou e a folga radial 76 tambémaumentou. Quando uma folga radial 76 de 2 milímetros foi combinada com uma largura deabertura de respirador de 4 milímetros, a energia de ruptura caiu para 84 kA2 Sec, conformerepresentado pela barra 98. Sendo assim, o uso do dispositivo ablativo 50 com uma primeiraabertura de respirador de tamanho e posicionamento apropriados 66 resultou em uma que-da de aproximadamente 62 % da energia de ruptura no interruptor de circuito comercialmen-te disponível. Deve-se apreciar que, embora pareça que o fluxo maior de gases aperfeiçoe odesempenho, existe um limite para este aperfeiçoamento, uma vez que a pressão geradapelo gás ablativo também limita o tamanho do arco. Sendo assim, contempla-se que, se apluralidade de aberturas de ventilação 64 for removida, ocorrerá um efeito de deterioraçãosobre o desempenho, uma vez que a pressão do gás será insuficiente para limitar e resfriaro arco.
O interruptor de circuito 20 tendo o dispositivo ablativo 50 pode incluir uma ou maisvantagens. Ao substituir um conjunto de calha de arco típico por um dispositivo ablativo, onúmero de componentes e a quantidade de trabalho necessário para a fabricação do inter-ruptor de circuito poderá ser dramaticamente reduzido. O gás evaporado do dispositivo abla-tivo pode também resfriar os gases descarregados através dos respiradores do interruptorde circuito, o que poderá reduzir o potencial de danos ou malefício ao meio ambiente e aosequipamentos próximos. Além disso, o dispositivo ablativo com uma pluralidade de respira-dores para o controle do fluxo de gás a partir de uma câmara poderá diminuir a energia deruptura.
Embora a presente invenção tenha sido descrita com referência a modalidades e-xemplares, deve-se entender que várias mudanças podem ser feitas e itens equivalentespodem ser substituídos por outros elementos sem se afastar do âmbito de aplicação da pre-sente invenção. Além disso, muitas modificações podem ser feitas no sentido de adaptaruma situação ou um material em particular aos ensinamentos da presente invenção sem seafastar do seu âmbito de aplicação essencial. Deste modo, a presente invenção foi concebi-da sem a intenção de limitar a mesma a uma modalidade especialmente aqui apresentadacomo o melhor ou o único modo contemplado para a sua execução, mas, sim, a presenteinvenção deve incluir todas as modalidades que recaiam dentro do âmbito de aplicação dasreivindicações em apenso. Outrossim, nos desenhos e na descrição, foram apresentadasmodalidades exemplares da presente invenção e, embora termos específicos tenham sidoempregados, os mesmos são, a menos que de outra forma indicado, usados em um sentidotão-somente genérico e descritivo e não para fins de limitação, o âmbito de aplicação dapresente invenção não sendo, portanto, limitado aos mesmos. Ademais, o uso dos termos"primeiro", "segundo", etc, não explicitam nenhuma ordem ou importância, devendo-se en-tender que estes termos são usados simplesmente no sentido de distinguir um elemento dooutro. Da mesma forma, o uso dos termos "um", "uma", etc, não indicam uma limitação dequantidade, ao contrário, significam a presença de pelo menos um dos itens aos que se re-ferem.

Claims (10)

1. Interruptor de circuito (20), CARACTERIZADO pelo fato de compreender:- uma câmara (44);- um dispositivo ablativo (50) dentro da dita câmara (44), o dito dispositivo ablativo(50) tendo uma primeira abertura (58) em uma extremidade e uma pluralidade de aberturasde ventilação (64) ao longo de um comprimento do dito dispositivo ablativo (50);- um braço de contato (26) dentro da dita câmara (44), o dito braço de contato (26)sendo móvel entre uma posição fechada e uma posição aberta;- um contato móvel (24) acoplado ao dito braço de contato (26), sendo que o ditocontato móvel (24) fica adjacente à dita pluralidade de aberturas de ventilação (64); e- um contato estacionário (22) posicionado dentro da dita primeira abertura (58) dodispositivo ablativo (50).
2. Interruptor de circuito, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelofato de que o dito dispositivo ablativo (50) inclui um canal (54) adjacente ao dito braço decontato (26) e a dita pluralidade de aberturas de ventilação (64) se estende a partir do ditocanal (54) oposto ao lado aberto do canal.
3. Interruptor de circuito, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO pelofato de que a dita pluralidade de aberturas de ventilação (64) inclui uma primeira abertura deventilação (66) disposta mais próxima do dito contato estacionário (22), a dita primeira aber-tura de ventilação (66) sendo posicionada a uma primeira distância (72) a partir da superfíciede topo (74) do dito contato estacionário (22) e a uma segunda distância (76) a partir daborda (78) do dito contato estacionário (22), a dita primeira abertura de ventilação (66) tendoainda uma abertura (80) associada à mesma.
4. Interruptor de circuito, de acordo com a reivindicação 3, CARACTERIZADO pelofato de que a dita primeira distância (72) é dentre cerca de 1 milímetro e 5 milímetros, a ditasegunda distância (76) é dentre 1 milímetro e 2 milímetros, e a dita largura (80) é dentre 2milímetros e 4 milímetros.
5. Interruptor de circuito, de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADO pelofato de que a dita primeira distância (72) é de 1 milímetro, a dita segunda distância (76) é de 2 milímetros, e a dita largura (80) é de 4 milímetros.
6. Interruptor de circuito, CARACTERIZADO pelo fato de compreender:- um contato estacionário (22);- um braço de contato (26) tendo um contato móvel (24) acoplado ao mesmo, sendoque o dito braço de contato (26) é posicionado com o dito contato móvel (24) em contatocom o dito contato estacionário (22) quando o dito braço de contato (26) se encontra emuma posição fechada, e no qual o dito contato móvel (24) e o dito contato estacionário (22)são separados por uma primeira distância (82) quando o dito braço de contato se encontraem uma posição aberta;- um elemento ablativo (50) tendo uma primeira abertura (58) disposta sobre o ditocontato estacionário (22), o dito elemento ablativo (50) tendo um canal (54) que se estendeao longo de um primeiro lado (52), o dito canal (54) tendo uma pluralidade de aberturas deventilação (64) que se estende a partir de um segundo lado, sendo que o dito contato móvel(24) é posicionado dentro do dito canal (54) quando o dito braço de contato (26) se movi-menta da dita posição fechada para a dita posição aberta; e- um canal de ventilação (46) em comunicação fluida com a dita pluralidade de a-berturas de ventilação (64), o dito canal de ventilação (46) tendo uma extremidade (48) ad-jacente a um terminal de carga (42).
7. Interruptor de circuito, de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADO pelofato de que o dito canal de ventilação (46) fica oposto ao dito canal (54) e a dita pluralidadede aberturas de ventilação (64) inclui uma primeira abertura de ventilação (66) posicionadoadjacente ao dito contato estacionário (22).
8. Interruptor de circuito (20), de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADOpelo fato de que:- a dita primeira abertura de ventilação (66) é disposta a uma primeira distância (72)a partir do topo (74) do dito contato estacionário (22) e da dita primeira abertura de ventila-ção (66); e - uma folga radial (76) é posicionada entre uma borda (78) do dito contato estacio-nário (22) e a dita primeira abertura de ventilação (66); e- a dita primeira abertura de ventilação (66) inclui ainda uma primeira largura (80).
9. Interruptor de circuito (20), de acordo com a reivindicação 8, CARACTERIZADOpelo fato de que a dita primeira distância (72) é igual ou maior que 20 milímetros, a dita folgaradial (76) é de 2 milímetros, e a dita largura (80) é de 4 milímetros.
10. Interruptor de circuito (20), de acordo com a reivindicação 9,CARACTERIZADO pelo fato de que o dito elemento ablativo (50) é feito de um material se-lecionado dentre o grupo que compreende: polioximetileno, compósitos de tecido fenólico,epóxi e politetraflúor etileno.
BRPI0903311-4A 2008-09-19 2009-09-15 interruptor de circuito com extinção de arco aperfeiçoado BRPI0903311A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US12/234,061 US8168911B2 (en) 2008-09-19 2008-09-19 Circuit breaker with improved arc quenching

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0903311A2 true BRPI0903311A2 (pt) 2010-05-25

Family

ID=41268497

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0903311-4A BRPI0903311A2 (pt) 2008-09-19 2009-09-15 interruptor de circuito com extinção de arco aperfeiçoado

Country Status (9)

Country Link
US (1) US8168911B2 (pt)
EP (1) EP2166552B1 (pt)
JP (1) JP5411634B2 (pt)
KR (1) KR20100033352A (pt)
CN (1) CN101677050B (pt)
AU (1) AU2009215226A1 (pt)
BR (1) BRPI0903311A2 (pt)
CA (1) CA2678379A1 (pt)
MX (1) MX2009010150A (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5482613B2 (ja) * 2010-10-05 2014-05-07 株式会社日立製作所 ガス遮断器
JP5610578B2 (ja) * 2011-01-12 2014-10-22 日東工業株式会社 ロック機構付き開閉器
RU2013144196A (ru) 2011-03-02 2015-04-10 Франклин Фьюэлинг Системз, Инк. Система отслеживания плотности газа
JP5665716B2 (ja) * 2011-09-30 2015-02-04 三菱電機株式会社 回路遮断器
US8773235B2 (en) 2011-11-30 2014-07-08 General Electric Company Electrical switch and circuit breaker
CN104380419A (zh) 2012-02-20 2015-02-25 富兰克林加油系统公司 水分监视系统
IN2012CH00815A (pt) 2012-03-05 2015-08-21 Gen Electric
US20150380188A1 (en) * 2013-04-18 2015-12-31 Hitachi, Ltd. Gas Circuit Breaker

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3632926A (en) * 1970-04-20 1972-01-04 Gen Electric Current-limiting circuit breaker having arc extinguishing means which includes improved arc initiation and extinguishing chamber construction
US4247746A (en) * 1977-10-04 1981-01-27 Dorman Smith Switchgear Limited Electric circuit breaker
JPS5685351U (pt) * 1979-12-06 1981-07-09
JPS5686746U (pt) * 1979-12-06 1981-07-11
DE3042168A1 (de) * 1980-11-08 1982-06-16 Brown, Boveri & Cie Ag, 6800 Mannheim Leitungsschutzschalter
JPS6212247U (pt) * 1985-07-05 1987-01-24
JPS6212249U (pt) * 1985-07-05 1987-01-24
JP2918752B2 (ja) * 1992-10-23 1999-07-12 三菱電機株式会社 開閉器
JPH0668773A (ja) * 1992-08-24 1994-03-11 Matsushita Electric Works Ltd 消弧装置
JPH0623145U (ja) * 1992-08-27 1994-03-25 松下電工株式会社 回路遮断器
JP3166890B2 (ja) * 1994-05-24 2001-05-14 富士電機株式会社 回路遮断器の消弧装置
EP1313117B1 (de) * 2001-11-16 2014-06-04 Abb Ag Lichtbogenlöschanordnung für ein elektronisches Schaltgerät
JP4696941B2 (ja) * 2006-01-31 2011-06-08 パナソニック電工株式会社 消弧装置
JP2008066171A (ja) * 2006-09-08 2008-03-21 Fuji Electric Fa Components & Systems Co Ltd 回路遮断器
US20080073326A1 (en) * 2006-09-21 2008-03-27 Thangavelu Asokan Ablative Circuit Interruption Device

Also Published As

Publication number Publication date
US20100072174A1 (en) 2010-03-25
EP2166552A2 (en) 2010-03-24
EP2166552A3 (en) 2013-03-13
MX2009010150A (es) 2010-04-30
KR20100033352A (ko) 2010-03-29
JP5411634B2 (ja) 2014-02-12
CN101677050B (zh) 2013-12-25
CA2678379A1 (en) 2010-03-19
JP2010073690A (ja) 2010-04-02
EP2166552B1 (en) 2015-11-11
US8168911B2 (en) 2012-05-01
AU2009215226A1 (en) 2010-04-08
CN101677050A (zh) 2010-03-24

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0903311A2 (pt) interruptor de circuito com extinção de arco aperfeiçoado
JP5474207B2 (ja) 向上した消弧性能を有する回路安全装置
US9679724B2 (en) Component for electric power system, and contact assembly and open air arcing elimination method therefor
BR102014010994A2 (pt) Aparelho de comutação de corrente contínua, dispositivo eletrônico, e método para comutar um circuito de corrente contínua associado
KR940000153B1 (ko) 유중 일차 회로 차단기
US10332704B2 (en) Devices, systems, and methods for protection of switchgear against electrical arcs
JP2018110116A (ja) 一体型uリンクを有する回路遮断器
JP2022519447A (ja) アーク消去用の消イオンチャンバを有する絶縁ハウジング内に配設されたホーンギャップを有する過電圧保護装置
BR102016016404B1 (pt) Disjuntor elétrico
JP2018120660A (ja) 直流回路遮断器
KR20150089729A (ko) 배선용차단기의 아크소호장치
KR101879338B1 (ko) 기중 차단기
JP2009070601A (ja) 回路遮断器
CN110808197B (zh) 具有多个快动作触点的断路器
JP2013037895A (ja) 回路遮断器
US2088489A (en) Circuit interrupter
JP6078378B2 (ja) 回路遮断器
EP3767659B1 (en) Circuit breaker with improved exhaust cooling
US11764022B2 (en) Slim circuit breaker
JP2006012540A (ja) 回路遮断器
KR20090011292A (ko) 분전반용 과전류 차단기

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 7A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2385 DE 20-09-2016 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.