BRPI0804317B1 - formulação de fertilizante composto de fosfito de zinco e manganês, processo de obtenção da dita formulação de fertilizante e processo de preparo para aplicação da dita formulação de fertilizante - Google Patents

formulação de fertilizante composto de fosfito de zinco e manganês, processo de obtenção da dita formulação de fertilizante e processo de preparo para aplicação da dita formulação de fertilizante Download PDF

Info

Publication number
BRPI0804317B1
BRPI0804317B1 BRPI0804317A BRPI0804317A BRPI0804317B1 BR PI0804317 B1 BRPI0804317 B1 BR PI0804317B1 BR PI0804317 A BRPI0804317 A BR PI0804317A BR PI0804317 A BRPI0804317 A BR PI0804317A BR PI0804317 B1 BRPI0804317 B1 BR PI0804317B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
fertilizer
manganese
zinc
formulation
fertilizer formulation
Prior art date
Application number
BRPI0804317A
Other languages
English (en)
Inventor
Ribeiro Cotrim André
Alves De Moraes Júnior Aristides
Original Assignee
Produquimica Ind E Comercio S/A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=40911813&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0804317(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Produquimica Ind E Comercio S/A filed Critical Produquimica Ind E Comercio S/A
Priority to BRPI0804317A priority Critical patent/BRPI0804317B1/pt
Publication of BRPI0804317A2 publication Critical patent/BRPI0804317A2/pt
Publication of BRPI0804317B1 publication Critical patent/BRPI0804317B1/pt

Links

Landscapes

  • Fertilizers (AREA)

Abstract

formulação, processo de obtenção e processo de preparo de aplicação de fertilizante composto de fosfito de zinco e manganês. representado por uma solução inventiva onde é descrito um fertilizante fosforoso estabilizado duplamente com acido polifosforico e seu sal, e um acido orgânico e seu sal com adição de outros nutrientes, como zinco e manganês. , mantendo sua solubilidade numa faixa ampla de ph. notadamente este fertilizante fosforoso concentrado de formula 0-40-o com 6% de zinco (zn) e 3% de manganês (mn), cuja formulação é composta de água; acido fosforoso; oxido de zinco e carbonato de manganês, sendo que o efeito prático obtido com a adição de acido fosfórico melhora a absorção do fósforo pelas plantas e torna a formulação mais competitiva em relação a custos, podendo ser diluído numa relação de 1:40 a 1:600 sem precipitação e apresentando um ph adequado para aplicação foliar, quando diluído em ph de cerca de 6,5.

Description

“FORMULAÇÃO DE FERTILIZANTE COMPOSTO DE FOSFITO DE ZINCO
E MANGANÊS, PROCESSO DE OBTENÇÃO DA DITA FORMULAÇÃO DE
FERTILIZANTE E PROCESSO DE PREPARO PARA APLICAÇÃO DA DITA
FORMULAÇÃO DE FERTILIZANTE” [001] O presente pedido de patente de invenção trata de uma solução inventiva no campo de aplicação ditado por setores de química e agronomia para a produção de fertilizante, notadamente um fertilizante composto de fosfito de zinco e manganês, onde é descrito um fertilizante fosforoso em alta concentração, contendo zinco e manganês, sendo que este é apresentado sob a forma líquida estável e neutra, com uma composição de 0-40-0 e contendo especificamente 6% em peso de Zn e 3% em peso de Mn, o processo de produção deste fertilizante, bem como seu processo de preparo para aplicação.
[002] Ao se obter o inédito fertilizante fosforoso, sua aplicação converge para uma série de ganhos, sendo que este é provido de grande flexibilidade de aplicação, podendo ser usada toda sorte de processos de aplicação tal como através do solo, foliar, irrigação e gotejamento entre métodos.
[003] Deve ser considerado ainda o aspecto de logística industrial, notadamente no que tange ao estoque deste fertilizante, bem como seu transporte, dado que sua formulação permite que o mesmo seja apresentado em alta concentração e provido de estabilidade ímpar, além deste apresentar grande resistência à degradação, particularmente pelo fato deste não ser inibitório para o fungo “microrrizal”. Acrescente-se ainda o fato de que dito fertilizante não dá suporte ao crescimento de algas no mesmo grau que os tradicionais fertilizantes fosfatados já conhecidos do estado da técnica.
Antecedentes da invenção [004] Os fertilizantes têm sido utilizados para suprir a necessidade de nutrição das plantas, já há muito tempo, onde estes são adicionados no solo, junto às
Petição 870180065911, de 30/07/2018, pág. 15/22
2/6 raízes das plantas e em alguns casos podem ser aplicados na folhagem das plantas.
[005] Dezessete elementos são conhecidos para serem essenciais para a saúde e crescimento das plantas, onde desses três são considerados os macros elementos mais importantes, quais sejam: nitrogênio, fósforo e potássio.
[006] Com o aumento do conhecimento do papel que cada nutriente desempenha no desenvolvimento da planta, se evidencia a necessidade de fornecer um dado nutriente no estágio apropriado da fenomenologia, onde para acompanhar esse desenvolvimento, rápidas mudanças nas formulações e processos de aplicação tem sido necessários.
[007] Outro fator tem influenciado a mudança das formulações e processos de obtenção de fertilizantes, tal como a busca de maior eficiência no aproveitamento de sua absorção pelas plantas, e ainda a busca pela otimização da quantidade de fertilizante aplicado ao solo, visando essencialmente chegar à menor quantidade de fertilizante, sendo que esta premissa traz em seu bojo um indicador ecológico favorável, vindo de encontro com a atual conjuntura de se obter cada vez mais uma maior proteção ao meio ambiente, entre outros.
[008] Por sua vez, a principal fonte de fósforo para a indústria de fertilizante tem sido a rocha fosfática apatita, de onde é produzido um concentrado com alto teor de fósforo que posteriormente é transformado por reação com ácido sulfúrico em ácido fosfórico, Esse ácido é o precursor de inúmeros fertilizantes fosfatados, como MAP, DAP, Superfosfatos etc., nos quais o fósforo é mais facilmente absorvido pelas plantas.
[009] Até recentemente, somente os compostos fosfatos e poli fosfatos era tido como as únicas formas das quais o fósforo poderia ser fornecido às plantas para atender suas necessidades nutricionais [010] Já os fosfitos não foram citados em nenhuma formulação como fertilizante no Merck Index e no The Farm Chemical Handbook ou no Western Fertilizer
Petição 870180065911, de 30/07/2018, pág. 16/22
3/6
Handbook até o ano de 1993, com exceção do fosfito de cálcio Neste escopo é possível afirmar que o uso do fosfito era relegado como fungicida, tal como referenciado na patente americana US 4075324 depositada em fevereiro de 1978.
Análise crítica do uso de fosfatos e poli fosfatos [011] Estudos recentes tem mostrado que as plantas poderiam obter fósforo de fosfitos. Os fosfatos e poli fosfatos, correntemente usados, trazem em seu bojo uma série de propriedades indesejáveis se foram aplicados na formulação de fertilizantes.
[012] Geralmente os fosfatos e poli fosfatos tendem a formar precipitados durante a estocagem e transporte, limitando a possibilidade de obter formulações concentradas de fertilizantes, além do que as formulações devem ser mantidas numa faixa estreita de pH para prevenir precipitação, resultando fertilizantes que são limitados para alguns usos.
[013] Outras características dos fertilizantes fosfatados é que eles não são facilmente absorvidos pela folhagem de muitas plantas tendo que ser aplicados no solo, junto às raízes das plantas. A mobilidade dos fertilizantes fosfatados no solo é limitada, tendendo para rápida e localizada depleção do fósforo na risosfera e ocasionando deficiência de fósforo na planta. Por sua vez a reaplicação de fertilizantes fosfatados não é desejável, pela tendência de lixiviar fósforo para águas subterrâneas, resultando na eutroficação de lagos lagoas e rios.
[014] Acrescente-se ainda que os fertilizantes fosfatados também inibem a simbiose benéfica entre raízes das plantas e o fungo micorrisal. Por outro lado eles promovem o crescimento de bactérias e fungos patogênicos, e outros microorganismos do solo.
Sumário da invenção [015] Em razão do exposto no tópico de antecedentes da invenção fica evidenciado que existe a necessidade de se obter um fertilizante fosforoso que pode
Petição 870180065911, de 30/07/2018, pág. 17/22
4/6 ser utilizado nos sistemas de irrigação e aplicado à folhagem sem a formação de precipitados que 30 reduzem a disponibilidade de nutrientes.
[016] Fica evidenciado ainda que existe também a necessidade de um novo processo de aplicação de fertilizantes que suprem os nutrientes em uma forma facilmente absorvível e disponível no momento exato que a planta necessite deles, onde essa necessidade inclui a facilidade de um produto foliar ser fornecido em uma formulação simples para uso na forma concentrada, facilitando sua aplicação por via aérea (avião ou helicóptero) ou alternativamente este fertilizante pode ser apresentado como uma solução diluída, para ser aplicada por spray sobre o solo e tendo a habilidade de se manter numa faixa de pH ótima para absorção pelas folhas mesmo sendo muito diluída antes da aplicação.
[017] Adicionalmente, existe uma demanda para fertilizantes fosforosos que tem a facilidade de serem utilizados como líquidos ou sólidos (grânulos ou pó). Existem também demandas para fertilizantes que fazem mais do que suprirem nutrientes, onde é desejável que o fertilizante tenha demonstrado uma atividade de regulador do crescimento das plantas, aumentando a resistência das plantas a doenças, promovendo sua saúde em geral, notadamente a saúde das raízes. Ainda dentro deste escopo o fertilizantedeve prover um aumento da produção de compostos alopáticos, aumento da qualidade pré e pós colheita e melhore à tolerância a estresses, sendo que se faz pertinente citar que dito fertilizante deve acentuar as simbioses benéficas e melhorar a produtividade de uma cultura agrícola, quando comparado aos fertilizantes tradicionais tanto de solo como foliares.
Descrição detalhada da invenção [018] De acordo com os comentários apresentados em que se coloca a deficiência e demandas dos fertilizantes em geral e fertilizantes de fósforos em particular, é objeto da presente invenção apresentar uma inédita formulação que compreende um fertilizante composto de fosfito de zinco (Zn) em uma quantidade de
Petição 870180065911, de 30/07/2018, pág. 18/22
5/6
6% em peso e manganês (Mn) em uma quantidade de 3% em peso, ou outro teor que seja pretendido, compreendendo uma composição contendo ácido fosforoso.
[019] Da formulação do fertilizante: para que dito fertilizante seja factível e agregue os predicados anteriormente listados, o mesmo foi idealizado considerando a adição de zinco (Zn) como óxido de zinco, com pureza de 99% (na forma de um produto comercial com 80% de Zn) e manganês como carbonato de manganês, (produto comercial contendo 42% de Mn), onde este fertilizante, que é preparado como 0-40-0 contendo 6% em peso de zinco e 3% em peso de manganês resulta na seguinte formulação:
- Água 38,628%
- Ácido fosforoso (85,6% de P2O5) 46,729%
- Óxido de zinco (80% de Zn) 7,500%
- Carbonato de manganês (42% de Mn) 7,143% [020] Como se verifica da formulação revelada o fertilizante é concentrado em fósforo. Em outra modalidade, a formulação pode conter alternativamente ou adicionalmente um componente selecionado do grupo consistindo em ácido hipofosforoso, ácido polifosforoso, ácido hipopolifosforoso, e sais desses ácidos. Este inédito fertilizante fosforoso também recebe a adição de outros nutrientes, incluindo zinco e manganês, mantendo sua solubilidade em uma faixa ampla de pH.
[021] Do processo de obtenção do fertilizante: para o preparo do fertilizante é definido um inédito processo, balizado nas seguintes etapas:
1. Dissolução de ácido fosforoso, onde um reator é carregado com água e sob agitação é adicionado o ácido fosforoso, sendo obtida uma solução primária;
2. Adição de manganês, onde sendo mantida a agitação da solução primaria, procede-se à adição de manganês sob a forma de carbonato de manganês, mantendo a agitação até completa solubilização e mantendo-se a solução em temperatura abaixo de 50°C;
Petição 870180065911, de 30/07/2018, pág. 19/22
6/6
3. Adição de zinco, o qual é adicionado sob a 25 forma de um óxido de zinco com pureza de 99% .
[022] Essas adições são efetuadas num reator sob agitação e sob refrigeração para manter a temperatura abaixo de 50°C.
[023] Para efeito de consolidação da formulação do fertilizante, em uma forma de realização de seu processo de obtenção, tem-se adição de zinco como óxido de zinco (produto comercial com 80% de Zn) e manganês como carbonato de manganês, (produto comercial contendo 42% de Mn). O fertilizante preparado como 0-40-0 contendo 6% de zinco e 3% de manganês.
[024] Do processo de preparo para aplicação do fertilizante: o fertilizante fosforoso pode ser diluído com água num pH de 5 a 8,5 numa relação de 1: 40 para cerca de 1:600 produzindo uma solução de fertilizante completamente solubilizada em um pH aceitável para aplicação foliar. O fertilizante tendo cerca de 0,4 kg/litro de P2O5; 60 g/litro de Zn e 30 g/litro de Mn.
[025] Essa formulação se mantém estável durante armazenamento e transporte e pode ser diluída a pH entre 5 a 8,5 cerca de 300 vezes sem a formação de qualquer precipitado.

Claims (4)

REIVINDICAÇÃO
1. Formulação de fertilizante composto de fosfito de zinco e manganês, CARACTERIZADA pelo fato de que contém zinco (Zn) em uma concentração de 60 g/litro e manganês (Mn) em uma concentração de 30 g/litro, sendo completamente solúvel quando diluído em um pH de 6,5 para uso como fertilizante foliar; o fertilizante é apresentado na forma líquida, composto de água a 38,628% em peso; ácido fosforoso (85,6% de P2O5) a 46,729% em peso; óxido de zinco (80% de Zn) a 7,500% em peso e carbonato de manganês (42% de Mn) a 7,143% em peso.
2. Processo de obtenção da formulação de fertilizante como definida na reivindicação 1, CARACTERIZADO pelas etapas sequenciais: dissolução de ácido fosforoso, em que um reator é carregado com água e sob agitação o ácido fosforoso é adicionado, sendo obtida uma solução primária; adição de manganês, em que a agitação da solução primaria é mantida, procede-se à adição de manganês sob a forma de carbonato de manganês, mantendo a agitação até completa solubilização e mantendo a solução em uma temperatura abaixo de 50 °C e adição de zinco, o qual é adicionado sob a forma de um óxido de zinco com pureza de 99%, em que a agitação é realizada sob refrigeração em uma temperatura abaixo de 50 °C.
3. Processo de preparo para aplicação da formulação de fertilizante como definida na reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o fertilizante fosforoso é diluído com água em um pH de 5 a 8,5 em uma relação de 1:40 a 1:600.
4. Processo de preparo para aplicação da formulação de fertilizante, de acordo com a reivindicação 3, CARACTERIZADO pelo fato de que o fertilizante fosforoso pode ser diluído em um pH entre 5 a 8,5, por 300 vezes sem a formação de qualquer precipitado.
BRPI0804317A 2008-11-03 2008-11-03 formulação de fertilizante composto de fosfito de zinco e manganês, processo de obtenção da dita formulação de fertilizante e processo de preparo para aplicação da dita formulação de fertilizante BRPI0804317B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0804317A BRPI0804317B1 (pt) 2008-11-03 2008-11-03 formulação de fertilizante composto de fosfito de zinco e manganês, processo de obtenção da dita formulação de fertilizante e processo de preparo para aplicação da dita formulação de fertilizante

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0804317A BRPI0804317B1 (pt) 2008-11-03 2008-11-03 formulação de fertilizante composto de fosfito de zinco e manganês, processo de obtenção da dita formulação de fertilizante e processo de preparo para aplicação da dita formulação de fertilizante

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0804317A2 BRPI0804317A2 (pt) 2009-08-04
BRPI0804317B1 true BRPI0804317B1 (pt) 2019-02-05

Family

ID=40911813

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0804317A BRPI0804317B1 (pt) 2008-11-03 2008-11-03 formulação de fertilizante composto de fosfito de zinco e manganês, processo de obtenção da dita formulação de fertilizante e processo de preparo para aplicação da dita formulação de fertilizante

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0804317B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0804317A2 (pt) 2009-08-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN102584488B (zh) 多肽-聚磷酸铵微量元素液体螯合肥及其制备方法
PT833806E (pt) Uma suspensao fertilizante aquosa contendo pelo menos ioes fosfato e ioes calcio ou magnesio e uma utilizacao da suspensao
CN104761322A (zh) 一种碱性肥料
CN103232299A (zh) 一种液体有机肥料及其制造方法
CN102924161A (zh) 一种植物营养液
CN103265368A (zh) 以黄腐酸钾为基质的膏状水溶肥料
CN107141069A (zh) 复合肥料、制备方法及其应用
CN107488072A (zh) 一种带有杀菌功能的无土栽培营养液
CN107445684A (zh) 含有机活性物质的r型多功能液态微肥及其制备方法
CN102491828A (zh) 一种显著提高肥料利用率的有机肥配方
CN107805120A (zh) 用于荔枝栽培的专用液体肥料及其制备方法
CN108191491A (zh) 一种大量元素的水溶性肥料及其制备方法
CN107445683A (zh) 含有机活性物质的高磷型多功能生态微肥及其制备方法
RU2407722C2 (ru) Способ получения высококонцентрированного раствора минерального удобрения для внекорневой обработки растений
BRPI0804317B1 (pt) formulação de fertilizante composto de fosfito de zinco e manganês, processo de obtenção da dita formulação de fertilizante e processo de preparo para aplicação da dita formulação de fertilizante
US20220192190A1 (en) Nutrient solution formula for inhibiting green algae
BRPI0804772B1 (pt) formulação de fertilizante concentrado de fósforo contendo zinco e manganês, processo de obtenção e processo de preparo de aplicação da dita formulação
CN105367137A (zh) 一种多元微量元素螯合肥及其制备方法
BRPI0804589B1 (pt) Processo para a preparação de fertilizante líquido composto por fosfito de zinco
CN108424285A (zh) 一种含诱抗素与赤霉素的腐植酸水溶肥及其制备方法
CN108264395A (zh) 高钙液体氮肥及其制备方法
EP4149911A1 (en) Water-soluble fertilizer
CN103011990B (zh) 一种提高细果秤锤树繁育能力的改良剂
BRPI1105410A2 (pt) Fertilizante, processo de fabricação de fertilizante, processo de formulação com sais inorgânicos de cobre e níquel e processo de preparação de aplicação de fertilizante concentrado de fósforo e potásio em base anidra
BRPI1105410B1 (pt) Fertilizante concentrado de fósforo e potássio

Legal Events

Date Code Title Description
B03B Publication of an application: publication anticipated [chapter 3.2 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 05/02/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 05/02/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS

B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: COMPASS MINERALS AMERICA DO SUL INDUSTRIA E COMERCIO S.A. (BR/SP)

B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: COMPASS MINERALS AMERICA DO SUL INDUSTRIA E COMERCIO LTDA. (BR/SP)

B25L Entry of change of name and/or headquarter and transfer of application, patent and certificate of addition of invention: publication cancelled

Owner name: COMPASS MINERALS AMERICA DO SUL INDUSTRIA E COMERCIO S.A. (BR/SP)

Free format text: ANULADA A PUBLICACAO CODIGO 25.4 NA RPI NO 2641 DE 17/08/2021 POR TER SIDO INDEVIDA.

B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: COMPASS MINERALS AMERICA DO SUL INDUSTRIA E COMERCIO LTDA. (BR/SP)