BRPI0803833B1 - Veículo de viajar montado - Google Patents

Veículo de viajar montado Download PDF

Info

Publication number
BRPI0803833B1
BRPI0803833B1 BRPI0803833-3A BRPI0803833A BRPI0803833B1 BR PI0803833 B1 BRPI0803833 B1 BR PI0803833B1 BR PI0803833 A BRPI0803833 A BR PI0803833A BR PI0803833 B1 BRPI0803833 B1 BR PI0803833B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
inner cover
seat
compartment
opening
helmet
Prior art date
Application number
BRPI0803833-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Hirayama Yosuke
Original Assignee
Yamaha Hatsudoki Kabushiki Kaisha
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Yamaha Hatsudoki Kabushiki Kaisha filed Critical Yamaha Hatsudoki Kabushiki Kaisha
Publication of BRPI0803833A2 publication Critical patent/BRPI0803833A2/pt
Publication of BRPI0803833B1 publication Critical patent/BRPI0803833B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62KCYCLES; CYCLE FRAMES; CYCLE STEERING DEVICES; RIDER-OPERATED TERMINAL CONTROLS SPECIALLY ADAPTED FOR CYCLES; CYCLE AXLE SUSPENSIONS; CYCLE SIDE-CARS, FORECARS, OR THE LIKE
    • B62K19/00Cycle frames
    • B62K19/46Luggage carriers forming part of frame
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62KCYCLES; CYCLE FRAMES; CYCLE STEERING DEVICES; RIDER-OPERATED TERMINAL CONTROLS SPECIALLY ADAPTED FOR CYCLES; CYCLE AXLE SUSPENSIONS; CYCLE SIDE-CARS, FORECARS, OR THE LIKE
    • B62K2202/00Motorised scooters

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Closures For Containers (AREA)
  • Vehicle Step Arrangements And Article Storage (AREA)
  • Seats For Vehicles (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)
  • Centrifugal Separators (AREA)
  • Seal Device For Vehicle (AREA)

Abstract

veículo de viajar montado. um veículo de viajar montado incluí: um compartimento porta-objeto tendo uma abertura em sua parte superior através da qual um artigo pode ser colocado ou retirado, e uma tampa interna para bloquear a abertura do compartimento porta-objeto. no veículo de viajar montado, a tampa interna fica disposta sob o assento construído de modo a ser rotativo de modo que artigos possam colocados ou retirados; a tampa interna pode ser girada de modo a expor a abertura em um estado no qual o assento é rotativamente aberto; e um elemento de retenção é provido, o qual impede que a tampa interna se movimente rotativamente em um estado no qual o assento é rotatívamente aberto a fim de impedir a remoção da tampa interna.

Description

(54) Título: VEÍCULO DE VIAJAR MONTADO (51) Int.CI.: B62J 7/00 (30) Prioridade Unionista: 19/07/2007 JP 2007-188743 (73) Titular(es): YAMAHA HATSUDOKI KABUSHIKI KAISHA (72) Inventor(es): YOSUKE HIRAYAMA
VEÍCULO DE VIAJAR MONTADO
O presente pedido reivindica a prioridade do Pedido de Patente japonês N. 2007 188743, depositado em 19 de julho de 2007.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
1. Campo da Invenção
A presente invenção refere-se a um veículo de viajar montado, em particular, a um veículo de viajar montado capaz de guardar artigos sob o assento.
2. Descrição da Técnica Relacionada
São conhecidos os veículos de viajar montado no qual um compartimento porta-objeto (o assim chamado compartimento porta-capacete) para guardar artigos (um capacete, por exemplo) é disposta exatamente sob o assento. Muitos destes veículos são dotados de equipamentos de veículo, como, por exemplo, o tanque de combustível ou a bateria, dispostos adjacentes ao compartimento porta-objeto. Neste tipo de veículo de viajar montado, uma extremidade do assento é montada sobre o corpo de veículo através de uma articulação de modo a ficar giratória. Quando o assento é aberto para cima de modo a expor o compartimento portaobjeto e o tanque de combustível sob o assento, artigos podem ser colocados dentro ou retirados do compartimento porta-objeto, o reabastecimento pode ser feito, e assim por diante (por exemplo, vide o documento JP A 2006 315503).
No entanto, quando o assento é aberto para cima para reabastecer o veículo de viajar montado, não somente o tanque de combustível, mas também o compartimento porta2 objeto sob o assento são expostos. Sendo assim, o interior de um compartimento porta-objeto torna-se visualmente reconhecível. E, portanto, um piloto poderá hesitar em usar o compartimento porta-objeto como um espaço para uso privativo. A abertura do compartimento porta-objeto para colocar ou retirar artigos pode ser coberta por um pano, um elemento de chapa, ou coisa do gênero para que o interior do compartimento porta-objeto não seja visto quando o assento é aberto. Contudo, não é realmente preferível apenas cobrir a abertura para a colocação ou retirada de artigos por meio de um pano, um elemento de chapa, ou coisa do gênero, uma vez que os mesmos podem facilmente cair devido às oscilações durante a viagem do veículo. É requerida uma construção do compartimento porta-objeto por meio da qual a privacidade quanto ao interior do compartimento porta-objeto possa ser garantida no caso de ocorrer grandes oscilações durante a viagem do veículo.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
A presente invenção é produzida em consideração a tal problema, e tem o objeto principal de prover um veículo de viajar montado no qual o compartimento porta-objeto possa ser utilizado como um espaço privativo.
A presente invenção provê um veículo de viajar montado capaz de guardar um artigo sob o assento, incluindo: um compartimento porta-objeto tendo uma abertura no topo da mesma através da qual um artigo pode ser colocado ou retirado; e uma tampa interna para bloquear a abertura do compartimento porta-objeto, no qual a tampa interna é disposta sob o assento construído'de modo a ser giratório e de modo que um artigo possa ser colocado ou retirado; a tampa interna pode ser girada de modo a expor a abertura em um estado no qual o assento é aberto de maneira rotativa; e um elemento de retenção é provido, o qual impede que a tampa interna se movimente de forma rotativa no estado em que o assento é rotativamente aberto a fim de impedir a remoção da tampa interna.
De preferência, o elemento de retenção é o assento.
De preferência, o assento fica impedido de girar em uma posição rotacional determinada; e o assento na posição rotacional determinada impede que a tampa interna se movimente de maneira rotativa no sentido de impedir a remoção da tampa interna.
De preferência, a tampa interna é montada no compartimento porta-objeto de modo a ficar rotativa com uma estrutura de articulação; e a estrutura de articulação para a tampa interna tem uma construção tal que a tampa interna fique removível em um estado no qual o assento, que vem a ser um elemento de retenção, é removido do veículo de modo a liberar a retenção durante o movimento rotacional da tampa interna.
De preferência, a estrutura de articulação é feita com um eixo de suporte formado integralmente com a tampa interna, e uma peça de montagem formada integralmente com o compartimento porta-objeto; e a tampa interna é suportada de modo a ficar rotativa ao encaixar o eixo de suporte formado
Figure BRPI0803833B1_D0001
em uma parte frontal da tampa interna em uma abertura da peça de montagem.
De preferência, a peça de montagem tem uma abertura de remoção através da qual o eixo de suporte é removível; e a estrutura de articulação tem uma construção tal que a tampa interna se torna removível por meio do movimento rotacional da tampa interna no sentido de mudar a orientação do eixo de suporte para uma abertura de remoção em um estado no qual o eixo de suporte é encaixado na peça de montagem.
De preferência, o eixo de suporte tem um primeiro comprimento e um segundo comprimento menor que o primeiro comprimento em uma seção transversal perpendicular a uma direção de um comprimento do eixo de suporte; e a abertura de remoção tem uma largura de abertura menor que o primeiro comprimento do eixo de suporte e maior que o segundo comprimento do eixo de suporte.
De preferência, o compartimento porta-objeto é um compartimento porta-objeto de capaz de guardar um capacete.
De preferência, o assento é fixado ao veículo de uma maneira tal que o mesmo seja removível com o uso de uma ferramenta; e o capacete é um capacete completo que pode ser guardado no compartimento porta-capacete em um estado no qual a sua abertura é impedida pelo assento e pela tampa interna.
O veiculo de viajar montado de acordo com a presente invenção inclui o compartimento porta-objeto tendo uma abertura para a colocação e a retirada de artigos na sua parte superior e uma tampa interna para impedir a abertura do compartimento porta-objeto. A tampa interna é disposta sob o assento construído para ser rotativo para a colocação ou retirada de artigos. Sendo assim, a parte interna do compartimento porta-objeto pode ser coberta pela tampa interna no estado em que o assento é aberto de maneira rotativa para reabastecimento ou coisa do gênero. Deste modo, um piloto poderá guardar todo o tipo de artigos sem se preocupar com a observação por parte de outras pessoas, e usar o compartimento porta-objeto como um espaço seu particular.
Além disso, a tampa interna pode ser girada de modo a expor a abertura no estado em que o assento é aberto de forma rotativa, e o elemento de retenção é provido a fim de impedir que a tampa interna se movimente rotativamente no estado em que o assento é aberto de forma rotativa. Uma vez que o impedimento do movimento rotacional por meio do elemento de retenção impede a remoção da tampa interna, a tampa interna não poderá ser removida a menos que o elemento de retenção seja removido. Isto impede a situação na qual a tampa interna é facilmente removida mesmo que ocorram grandes oscilações durante a viagem do veículo. Por conseguinte, a privacidade do compartimento porta-objeto poderá ser efetivamente garantida, e o compartimento portaobj eto poderá ser efetivamente usada como um espaço privativo.
Em particular, no caso em que o assento é usado como um elemento de retenção, nenhum outro elemento de retenção torna-se necessário. Sendo assim, o número de peças poderá ser reduzido, e o custo de produção poderá ser economizado.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A Figura 1 é uma vista lateral externa, mostrando esquematicamente uma construção de um veículo de viajar montado de uma modalidade;
A Figura 2 é uma vista lateral esquemática, mostrando o veículo de viajar montado com um assento removido;
A Figura 3 é uma vista em perspectiva externa, mostrando uma construção sob o assento em um estado no qual o assento é aberto de maneira rotativa;
As Figuras 4A e 4B são vistas laterais esquemáticas, mostrando esquematicamente as peças essenciais em torno de um compartimento porta-objeto de capacete, com as peças essenciais aumentadas;
A Figura 5 é uma vista ampliada das peças essenciais com a proximidade de uma peça de montagem (uma estrutura de articulação) de uma tampa interna ampliada;
As Figuras 6A e 6B são desenhos que mostram esquematicamente a estrutura de tampa interna com a tampa interna fechada;
As Figuras 7A e 7B são desenhos para explicar como a tampa interna é montada de forma removível sobre o compartimento porta-capacete;
Figure BRPI0803833B1_D0002
A Figura 8 é uma vista lateral mostrando uma construção em torno de uma estrutura de articulação de assento;
A Figura 9 é uma vista de topo mostrando a construção da estrutura de articulação de assento;
As Figuras 10A a 10C são desenhos que mostram as etapas para a montagem da tampa interna sobre o compartimento porta-capacete;
As Figuras 11A e 11B são desenhos que mostram uma modificação na qual um mecanismo de tampão é separadamente provido como um elemento de retenção;
As Figuras 12A e 12B são desenhos que mostram uma modificação na qual um mecanismo de tampão é separadamente provido como um elemento de retenção, e
A Figura 13 é um desenho que mostra uma modificação na qual é provida uma estrutura de balanço de mola como um elemento de retenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS MODALIDADES PREFERIDAS
Uma modalidade de acordo com a presente invenção será descrita a seguir com referência aos desenhos. Nos desenhos a seguir, os mesmos numerais de referência ou símbolos são dados aos elementos ou peças que apresentam os mesmos efeitos. A presente invenção não se limita à modalidade descrita no presente documento.
Um veículo de viajar montado 100 (simplesmente referido como veículo também a seguir) na modalidade de acordo com a presente invenção será descrito com referência à Figura 1. A Figura 1 é uma vista lateral externa,
Figure BRPI0803833B1_D0003
mostrando esquematicamente a construção do veículo de viajar montado 100 da presente invenção.
O veículo de viajar montado 100 de acordo com a presente modalidade é uma assim chamada motocicleta do tipo ciclomotor (underbone) . Um assento 30 é disposto em uma parte central do veículo em um sentido longitudinal. Os guidões de direção 62 são dispostos na frente do assento 30. Um garfo frontal 63 se estende na frente no sentido descendente a partir dos guidões 62. O garfo frontal 63 suporta uma roda dianteira 64 montada em uma parte mais dianteira do corpo de veículo. Um piloto sentado no assento 30 opera os guidões 62. Esta força operacional é transmitida para a roda dianteira 64 através do garfo frontal 63. O sentido de rodagem do veículo de viajar montado 100 é determinado pela mudança de direção da roda dianteira 64. Por outro lado, um motor é disposto abaixo do assento 30. Uma roda traseira 68 é montada na parte de trás do motor. A força de acionamento gerada pelo motor é transmitida para a roda traseira 68 por meio de um sistema de transmissão de acionamento e aciona a roda traseira 68.
Artigos tais como capacetes podem ser guardados sob o assento no veículo de viajar montado 100 da presente modalidade. Uma extremidade frontal do assento 30 da presente modalidade é suportada de maneira pivotável pelo corpo de veículo de uma maneira rotativa através de uma articulação 50 (Figura 8). Uma extremidade traseira do assento 30 é fixada ao corpo de veículo através de um mecanismo de trava (não mostrado). Com esta construção, um piloto pode expor um compartimento porta-objeto sob o assento e colocar ou retirar artigos ou coisa do gênero ao destravar o mecanismo de trava e abrir o assento 30 para cima.
Além disso, uma construção sob o assento do veículo de viajar montado 100 será descrita com referência às Figuras 2 e 3. A Figura 2 é uma vista lateral externa mostrando a construção sob o assento. A Figura 3 é uma vista lateral externa ampliada mostrando esquematicamente peças essenciais.
O veículo de viajar montado 100 da presente modalidade inclui um compartimento porta-objeto 10 e um tanque de combustível 40 sob o assento 30.
O tanque de combustível 40 é um compartimento para o estoque de um combustível (como, por exemplo, gasolina) e fica disposto em um espaço traseiro sob o assento. Uma abertura para abastecimento de combustível é formada em uma parte central de uma superfície superior do tanque de combustível 40. A abertura de abastecimento de computador fica normalmente bloqueada por uma tampa de abertura de abastecimento de combustível 44. O compartimento portaobjeto 10 de acordo com a presente modalidade é um assim chamado compartimento porta-capacete, que vem a ser um compartimento para guardar um capacete (não mostrado). O mesmo poderá guardar todo o tipo de artigos ao invés de um capacete enquanto o piloto usa o capacete. Requer-se apenas que o compartimento porta-capacete 10 tenha um formato e um tamanho apropriado para guardar um capacete. O compartimento porta-capacete 10 é um compartimento feito de resina na forma de um paralelepípedo retangular na presente modalidade. 0 compartimento porta-capacete 10 é disposto em um espaço frontal sob o assento de tal maneira que a direção do comprimento do compartimento porta-capacete 10 seja ao longo da estrutura de corpo 65 do veículo, estendendo-se em um sentido longitudinal.
O compartimento porta-capacete 10 tem uma abertura 12 na sua parte superior. Os artigos, tais como um capacete, são colocados ou retirados através da abertura 12. A abertura 12 é normalmente bloqueada por uma tampa interna 20 conforme mostrada na Figura 3. A tampa interna 20 da presente modalidade é disposta de modo a cobrir a abertura 12 do compartimento porta-capacete 10. Requer-se apenas que a tampa interna 20 tenha um formato apropriado para cobrir a abertura 12 ao um grau tal que a abertura 12 não fique exposta. A tampa interna 20 é de modo geral um elemento de chapa retangular na presente modalidade.
Faz-se apenas necessário que a abertura 12 seja formada de modo a apresentar um formato e uma dimensão apropriada para a colocação ou retirada de um capacete. A abertura 12 não se limita ao formato de modo geral retangular mostrado na figura, podendo ser também de um formato diferente. Por exemplo, uma abertura de formato circular pode ser provida em uma superfície superior do compartimento porta-capacete 10. Neste caso, a forma e o tamanho da tampa interna 20 podem ser apropriadamente determinados de acordo com o formato ou coisa do gênero da abertura 12. A localização da abertura não se limita à superfície superior do compartimento porta-capacete, a abertura podendo ser apropriadamente formada em uma posição preferida (uma posição na qual um capacete possa ser facilmente colocado ou retirado).
Na presente modalidade, o capacete a ser alojado no compartimento porta-capacete 10 é um capacete completo. Ou seja, a construção do veículo é disposta de tal modo que um artigo grande, como, por exemplo, um capacete completo, possa ser guardado no compartimento porta-capacete em um estado no qual a abertura 12 fique bloqueada pelo assento 30 e pela tampa interna 20.
Na presente modalidade, o veículo inclui o compartimento porta-capacete 10 tendo uma abertura 12 para a colocação ou retirada de um capacete pela sua parte superior, e uma tampa interna 20 para bloquear a abertura 12 do compartimento porta-capacete 10. A tampa interna 20 é disposta sob o assento 30 construído de modo a ser rotativo para a colocação ou retirada de um capacete. Sendo assim, o lado interno do compartimento porta-capacete 10 pode ser coberto pela tampa interna 20, por exemplo, em um estado no qual um assento 30 é rotativamente aberto para reabastecimento. Deste modo, um piloto poderá guardar artigos no compartimento porta-capacete 10 sem se preocupar com o fato de outras pessoas estarem olhando, e usar o compartimento porta-capacete 10 como um assim chamado espaço privativo.
Faz-se apenas necessário que o material que forma a tampa interna 20 seja um material não transparente ao ponto de não se poder atravessar a visão. Embora o mesmo não se limite a um material específico, um exemplo de um material preferível é um material de resina (por exemplo, de polipropileno). A tampa interna feita de resina é mais leve em comparação com as tampas internas feitas de outros materiais (por exemplo, metal). Isto resulta em um aperfeiçoamento da capacidade operativa da tampa interna ao abrir ou fechar. Além disso, uma tampa interna feita de uma resina texturizada pode ser preferencialmente usada. Tal construção pode aumentar a qualidade do interior de uma peça sob o assento e acrescentar luxo ao veículo.
Serão feitas descrições sobre uma construção de compartimento porta-capacéte sob o assento, em particular, a uma construção da tampa interna para cobrir a abertura do compartimento porta-capacete com referência ainda às Figuras 4A e 4B. As Figuras 4A e 4B são vistas laterais esquemáticas a fim de mostrar esquematicamente as peças essenciais em torno do compartimento porta-capacete, com as peças essenciais ampliadas.
A tampa interna 20 da presente modalidade é construída de modo a ser rotativa a fim de expor a abertura 12 em um estado no qual o assento é rotativamente aberto. Ou seja, uma parte frontal da tampa interna 20 é montada sobre o compartimento porta-capacete 10 de modo a ser rotativo por uma estrutura de articulação 80.
Figure BRPI0803833B1_D0004
A abertura 12 do compartimento porta-capacete 10 é exposta por meio da abertura da tampa interna 20 para cima (a seta 90). Artigos podem ser colocados ou retirados através da abertura 12 ao girar a tampa interna 20 após a abertura do assento 30, conforme acima descrito.
A estrutura de articulação 80 da tampa interna 20 tem uma construção tal que a remoção da tinta 20 seja possível quando a tampa interna 20 se movimenta de maneira rotativa para uma posição de tampa interna 20a na Figura 4A. Na presente modalidade, a estrutura de articulação 80 é construída de maneira tal que a tampa interna 20 possa se fixar ao ou ser removida do compartimento porta-capacete 10 quando a tampa interna 20 é movimentada rotativamente de um estado fechado (ou seja, em um ângulo rotacional Θ = 0°) para um ângulo Θ1 (por exemplo, de aproximadamente 140°) .
Além disso, um elemento de retenção 70 para limitar a rotação para a posição de tampa interna 20a acima mencionada é provido de modo a impedir a remoção da tampa interna 20. O elemento de retenção 70 da presente modalidade é o assento 30 conforme mostrado na Figura 4B. Ou seja, a tampa interna 20 se movimenta rotativamente a partir de um estado fechado e se justapõe contra uma superfície traseira 32 do assento 30. Deste modo, a rotação fica impedida em uma posição de tampa interna 20b na qual um ângulo de rotação da tampa interna 20 se torna Θ2 (por exemplo, de aproximadamente 110°) menor que 01.
Por conseguinte, pode-se impedir a remoção da tampa interna 20, uma vez que a tampa interna 20 não pode se
Ή movimentar de forma rotativa para a posição 20a da tampa interna de acordo com a Figura 4A. É preferido que o elemento de retenção 70 seja construído de modo a impedir que a tampa interna 20 gire para a posição de tampa interna 20a e possa permitir a rotação a um grau tal que um capacete ou coisa do gênero possa ser colocado ou retirado do compartimento porta-capacete.
O assento 30 da presente modalidade é construído de modo a ser rotativo para a colocação ou retirada de um capacete ou coisa do gênero. O assento 30 fica impedido de girar em uma posição rotacional prevista (uma posição de assento 30a, no presente caso) . O assento 30 na posição rotacional prevista limita a movimentação rotacional da tampa interna 20 e impede a remoção da tampa interna 20. Ou seja, o assento 30 da presente modalidade funciona como o elemento de retenção 70 na posição rotacional prevista na qual o assento é totalmente aberto. Qualquer tipo de meio empregado nos mecanismos de rotação de assento típicos são aplicáveis ao meio para a retenção da rotação do assento 30.
Faz-se necessário apenas que a posição rotacional prevista do assento 30 seja uma posição rotacional na qual a tampa interna 20 não possa girar para a posição de tampa interna 20a. a posição rotacional prevista pode ser apropriadamente modificada de acordo com uma relação posicionai entre a tampa interna 20 e o assento 30, por exemplo. No entanto, é preferido que a posição rotacional prevista seja uma posição rotacional na qual o ângulo rotacional Θ2 da tampa interna 20 seja de 90° ou mais quando o assento é aberto na posição de assento 30a de acordo com a
Figura 4B. Sendo assim, a tampa interna 2 0 em um estado
aberto pode ser suportada pela superfície traseira 32 do
assento 30, e artigos podem ser facilmente colocados no ou
retirados do compartimento porta-capacete.
Com a presente modalidade, a tampa interna 20 não pode ser removida, a menos que o elemento de retenção 70 (o próprio assento 30a) seja removido. Isto poderá impedir que a tampa interna 20 seja facilmente removida quando ocorrem grandes oscilações na rodagem do veículo. Por conseguinte, a privacidade do interior do compartimento porta-capacete pode ser garantida, e o compartimento porta-capacete pode ser efetivamente usado como um espaço privativo.
Quando o elemento de retenção 70 é excluído, a tampa interna 20 pode ser removida ao girar a mesma para a posição 20a na qual a tampa interna é removível. Sendo assim, um piloto poderá fazer sua opção quanto a ter a tampa interna 20 ou não. Por exemplo, um piloto poderá aumentar a capacidade do compartimento porta-capacete ao remover a tampa interna 20. De maneira diferente, um piloto poderá usar o compartimento porta-capacete como um espaço privativo seu ao montar a tampa interna 20 sobre o compartimento porta-capacete 10.
Além disso, o assento é usado como um elemento de retenção 70 na presente modalidade, e, deste modo, nenhum elemento de retenção separado 70 se faz necessário. Por conseguinte, um número de peças pode ser reduzido, e o custo de produção pode ser economizado.
Figure BRPI0803833B1_D0005
A seguir, serão feitas descrições sobre uma construção da tampa interna 20, em particular, um mecanismo de impedimento de remoção para a tampa interna 20 com referência às Figuras 5 a 7. A Figura 5 é uma vista ampliada de peças essenciais, mostrando esquematicamente uma proximidade de uma peça de montagem (a estrutura de articulação) da tampa interna com a proximidade ampliada. As Figuras 6A e 6B são desenhos que mostram esquematicamente a estrutura de articulação de tampa interna com a tampa interna fechada. As Figuras 7A e 7B são desenhos que explicam como a tampa interna é montada de forma removível sobre o compartimento porta-capacete.
Conforme mostrado na Figura 5, a tampa interna 20 é montada sobre o compartimento porta-capacete 10 de modo a ficar rotativa em função da estrutura de artigo 80. A estrutura de articulação de tampa interna 80 da presente modalidade é construída com um eixo de suporte 82 e um par de peças de montagem 84a e 84b dentro das quais o eixo de suporte 82 se encaixa. O eixo de suporte 82 é um elemento em forma de barra que se estende ao longo de uma extremidade frontal da tampa interna 20, e formado integralmente com a tampa interna 20. Por outro lado, o par de peças de montagem 84a e 84b são elementos em forma de gancho que se projetam para cima a partir do compartimento porta-capacete 10 e formados integralmente com a peça frontal do compartimento porta-capacete 10. O eixo de suporte 82 provido na parte frontal da tampa interna 20 é encaixado nas aberturas das peças de montagem 84a e 84b do compartimento porta-capacete
Figure BRPI0803833B1_D0006
10, e, deste modo, a tampa interna 20 é suportada de maneira rotativa.
Conforme acima descrito, na presente modalidade, a tampa interna 20 é acoplada de forma rotativa ao compartimento porta-capacete 10 através da estrutura de articulação de tampa interna 80 formada integralmente com o compartimento porta-capacete 10 e a tampa interna 20. Deste modo, a estrutura de articulação de tampa interna 80 pode ser substancialmente construída apenas com o compartimento porta-capacete 10 e a tampa interna 20. Por conseguinte, nenhum elemento separado para um acoplamento rotativo se faz necessário. Um número de peças pode ser reduzido, e a aparência da estrutura de articulação de tampa interna 80 pode ser feita compacta.
A estrutura de articulação de tampa interna 80 tem um construção tal que a tampa interna 20 seja rotativamente suportada e a tampa interna 20 seja montada de uma maneira removível. Isto é, a estrutura de articulação de tampa interna 80 possui uma construção tal que a remoção da tampa interna 20 seja possível quando a tampa interna 20 é girada para a posição na qual a tampa interna 20 é removível (vide a posição de tampa interna 20a na Figura 4A). Descrições em detalhe serão feitas a seguir.
Conforme mostrado na Figura 6B, o eixo de suporte 82 é de um formato tal que uma seção transversal perpendicular à direção do comprimento do eixo de suporte 82 se estenda ao longo de uma direção (um formato de modo geral retangular na figura) . O eixo de suporte 82 tem um primeiro
Figure BRPI0803833B1_D0007
comprimento Ll ao longo da dita uma direção e um segundo comprimento L2 menor que o primeiro comprimento.
Em contrapartida, conforme mostrado nas Figuras 6A e 6B, as peças de montagem 84a e 94b possuem aberturas de remoção 8 6 através das quais o eixo de suporte 82 pode ser removido na direção radial. Ou seja, o eixo de suporte 82 é montado sobre o ou removido do compartimento porta-capacete 10 através das aberturas de remoção 86. Conforme mostrado na Figura 6B, a abertura de remoção 8 6 tem uma largura de abertura L3 menor que o primeiro comprimento Ll do eixo de suporte 82 e ligeiramente maior que o segundo comprimento L2 do eixo de suporte 82.
Conforme mostrado na Figura 6B, na construção acima, o eixo de suporte 82 não pode ser inserido através das aberturas de remoção 86 no caso em que o comprimento do eixo de suporte 82 que faceia a abertura de remoção 8 6 é maior que a largura de abertura L3. No entanto, conforme mostrado na Figura 7B, o eixo de suporte 82 pode ser seletivamente inserido através das aberturas de remoção 86 quando o comprimento do eixo de suporte 82 que faceia a abertura de remoção 86 é o segundo comprimento L2 menor que a largura de abertura L3. Isto é, a tampa interna 20 pode ser removida do compartimento porta-capacete 10 quando uma orientação do eixo de suporte 82 para as aberturas de remoção 86 é alterada por meio da rotação da tampa interna 20 em um estado no qual o eixo de suporte 82 é encaixado nas peças de montagem 84. Uma posição rotacional da tampa interna 20 de acordo com as Figuras 7A e 7B corresponde à
Figure BRPI0803833B1_D0008
posição de tampa interna 20a na Figura 4A, na qual a tampa interna 20 é removível.
Na presente modalidade, são feitas descrições com relação a um exemplo, no qual a seção transversal perpendicular à direção do comprimento do eixo de suporte 82 é um formato de modo geral retangular. No entanto, quando a seção transversal tem um formato que se estende em uma direção (ou seja, um formato tendo um primeiro comprimento e um segundo comprimento menor que o primeiro comprimento), o eixo de suporte pode ser seletivamente inserido através das aberturas de remoção ao se modificar a orientação do eixo de suporte para as aberturas de remoção. Deste modo, a seção transversal do- eixo de suporte pode ser de um formato diferente que o de um formato de modo geral retangular (por exemplo, elipsoidal, oval, poligonal, estendendo-se em uma direção).
O elemento de retenção 70 (o assento 30 no presente caso) é provido de tal modo que a tampa interna 20 não se movimente rotacionalmente para a posição na qual a tampa interna 20 é removível (a posição de tampa interna 20a na Figura 4A). Isto limita a remoção da tampa interna 20. Em outras palavras, a tampa interna 20 é removível em um estado no qual o assento 30, que vem a ser o elemento de retenção, é removido do veículo e a retenção é liberada.
Conforme mostrado nas Figuras 8 e 9, o assento 30 como o elemento de fixação é fixado ao veículo de modo a ficar rotativo em função de uma estrutura de articulação de assento 50. Em termos específicos, um compartimento porta20 bateria 18 para o alojamento de uma bateria (não mostrada) é provido em uma parte frontal do compartimento porta-capacete 10. A estrutura de articulação de assento 50 para suportar o assento 30 é formada acima do compartimento porta-bateria
18. Todos os tipos de estruturas de articulação empregados em mecanismos de rotação de assento típicos podem ser aplicados à estrutura de articulação de assento 50. A estrutura de articulação de assento 50 desta modalidade é construída com um eixo de suporte 52, e com as peças de montagem 54a e 54b nas quais o eixo de suporte 52 é encaixado. O assento 30 é fixado na estrutura de articulação de assento 50 por meio dos parafusos 56.
Na construção acima, o assento 30 pode ser removido por meio do afrouxamento dos parafusos 56 com o uso de uma ferramenta (por exemplo, uma chave de parafuso), e a capacidade do compartimento porta-capacete 10 pode ser ainda mais aumentada ao se remover a tampa interna 20. Em outras palavras, o assento 30 não pode ser removido, a menos que uma ferramenta (como, por exemplo, uma chave de parafuso) seja utilizada. Deste modo, a remoção da tampa interna 20 pode ser evitada. E, como um resultado, a tampa interna 20 não é facilmente removida durante a rodagem do veículo.
As etapas descritas acima são apresentadas em uma ordem inversa na montagem da tampa interna 20 sobre o compartimento porta-capacete 10. Ou seja, conforme mostrado na Figura 10A, o eixo de suporte 82 da tampa interna 20 é primeiramente disposto com um ângulo seu ajustado de tal modo que a direção de uma peça mais grossa do eixo de suporte 82 faceie as aberturas de remoção 86. Em seguida, conforme mostrado na Figura 10B, o eixo de suporte 82 desliza na direção da seta de acordo com a figura e é inserido através das aberturas de remoção 86. Finalmente, conforme mostrado na Figura 10C, a tampa interna 20 gira para um estado fechado. Deste modo, a tampa interna 20 pode ser montada sobre o compartimento porta-capacete 10. Além disso, a remoção da tampa interna 20 pode ser impedida por meio da montagem do assento 30 como um elemento de retenção com o uso de uma ferramenta, em seguida.
São feitas descrições sobre um caso no qual o elemento de retenção 7 0 é o assento 30, de acordo com um exemplo descrito acima. No entanto, o elemento de retenção 70 não se limita a tal construção, fazendo-se necessário apenas que o elemento de retenção 7 0 seja um elemento com uma função de limitar a rotação da tampa interna 20, e um elemento de veículo diferente do assento pode ser substituído. De uma maneira diferente, o elemento de retenção pode ser provido de modo independente.
Por exemplo, as Figuras 11A e 11B mostram uma modificação na qual um mecanismo de tampão como o elemento de retenção 70 é provido separadamente. Conforme mostrado na Figura 11A, um tampão 7 0 é fixado em uma posição na qual o mesmo será capaz de impedir que a tampa interna 20 se movimente para a direção de abertura 90. Quando o tampão 70 desliza e é liberado conforme mostrado na Figura 11B, a tampa interna 20 poderá girar para uma posição na qual a tampa interna 20 torna-se removível. Como um resultado, a
Figure BRPI0803833B1_D0009
tampa interna 20 é removível do compartimento porta-capacete 10. Conforme mostrado na Figura 12A, um meio para se fixar o tampão 70 é, por exemplo, por meio da força de impulsão de uma mola 75, no presente caso. Conforme mostrado na Figura 12B, o tampão 7 0 pode ser liberado por meio da remoção da mola 75 do tampão 70. O tampão 70 pode ser fixado por outros meios além da mola mostrada na figura, como, por exemplo, por meio de aparafusamento ou colocação de pinos.
A Figura 13 mostra uma modificação na qual uma estrutura de balanço de mola 7 0 é provida como um elemento de retenção 70. Na estrutura de balanço de mola 70, uma mola 74 é interposta entre a tampa interna 20 e o compartimento porta-capacete 10, e a tampa interna 20 fica impedida de se movimentar para a direção de abertura em função da força elástica que atua em uma direção na qual a mola 7 4 se contrai. A tampa interna pode ser girada para a posição na qual a mesma se torna removível por meio da rotação da tampa interna por um alto grau contra a força elástica da mola 74.
O veículo de viajar montado no presente relatório descritivo não se limita a veículos nos quais um piloto se senta de pernas abertas, mas também inclui os veículos nos quais um piloto se senta com as duas pernas dispostas uma do lado da outra (tipicamente os veículos do tipo scooter). O veículo de viajar montado 100 mostrado na Figura 1 é uma motocicleta do tipo ciclomotor. No entanto, a presente invenção não se limita a este caso, sendo também aplicável a um veículo de viajar montado, capaz de alojar um capacete sob um assento. Por exemplo, a presente invenção é aplicável
3?
a outros veículos além das motocicletas do tipo ciclomotor, como, por exemplo, aos buggies de quatro rodas (os quadriciclos (ATV: Ali Terrain Vehicle)) ou às motos de neve (snowmobiles).
Na apresentação acima, a invenção é descrita com relação a modalidades preferíveis. No entanto, estas descrições não representam limitações, e diversas modificações são, evidentemente., possíveis.
A presente invenção pode prover um veículo de 10 viajar montado no qual o lado interno de um compartimento porta-capacete pode ficar escondido quando o assento é aberto.

Claims (9)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Veículo de viajar montado capaz de alojar um artigo sob um assento, o veículo sendo CARACTERIZADO pelo fato de compreender:
    - um compartimento porta-objeto tendo uma abertura em sua parte superior através da qual um artigo pode ser colocado ou retirado, e
    - uma tampa interna para bloquear a abertura do compartimento porta-objeto,
    - em que a tampa interna fica disposta sob o assento construído de modo a ser rotativo de modo que o artigo possa colocado ou retirado;
    - a tampa interna pode ser girada de modo a expor a abertura em um estado no qual o assento é rotativamente aberto; e
    - um elemento de retenção é provido, o qual impede que a tampa interna se movimente rotativamente em um estado no qual o assento é rotativamente aberto a fim de impedir a remoção da tampa interna.
  2. 2. Veículo de viajar montado, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o elemento de retenção é o assento.
  3. 3. Veículo de viajar montado, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO pelo fato de que:
    - o assento é impedido de girar em uma posição rotacional prevista,e
    - ο assento na posição rotacional prevista impede que a tampa interna se movimente rotativamente a fim de impedir a remoção da tampa interna.
  4. 4. Veículo de viajar montado, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que:
    - a tampa interna é montada sobre o compartimento porta-objeto de modo a ficar rotativa com uma estrutura de articulação, e
    - na qual a estrutura de articulação para a tampa interna tem uma construção tal que a tampa interna se torna removível em um estado no qual o assento, que vem a ser um elemento de retenção, é removido do veículo a fim de liberar a retenção sobre o movimento rotacional da tampa interna.
  5. 5. Veículo de viajar montado, de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADO pelo fato de que:
    - a estrutura de articulação é construída com um eixo de suporte formado integralmente com a tampa interna e uma peça de montagem formada integralmente com o compartimento porta-objeto; e
    - a tampa interna é suportada de modo a ficar rotativa por meio do encaixe do eixo de suporte formado em uma peça frontal da tampa interna em uma abertura da peça de montagem.
  6. 6. Veículo de viajar montado, de acordo com a reivindicação 5, CARACTERIZADO pelo fato de que:
    - a peça de montagem tem uma abertura de remoção através da qual o eixo de suporte se torna removível, e
    - a estrutura de articulação tem uma construção tal que a tampa interna se torne removível por meio da movimentação rotacional da tampa interna a fim de mudar a orientação do eixo de suporte para uma abertura de remoção em um estado no qual o eixo de suporte é encaixado na peça de montagem.
  7. 7. Veículo de viajar montado, de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADO pelo fato de que:
    - o eixo de suporte tem um primeiro comprimento e um segundo comprimento menor que o primeiro comprimento em uma seção transversal perpendicular a uma direção de comprimento do eixo de suporte, e a abertura de remoção tem uma largura de abertura menor que o primeiro comprimento do eixo de suporte e maior que o segundo comprimento do eixo de suporte.
  8. 8. Veículo de viajar montado, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o compartimento porta-objeto é um compartimento porta-capacete capaz de alojar um capacete.
  9. 9. Veículo de viajar montado, de acordo com a reivindicação 8, CARACTERIZADO pelo fato de que:
    - o assento é fixado ao veículo de uma maneira tal a ser removível com o uso de uma ferramenta, e
    - o capacete é um capacete completo que pode ser alojado no compartimento porta-capacete em um estado no qual a abertura é bloqueada pelo assento e pela tampa interna.
    3a
BRPI0803833-3A 2007-07-19 2008-07-16 Veículo de viajar montado BRPI0803833B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2007188743A JP2009023513A (ja) 2007-07-19 2007-07-19 鞍乗型車両
JP2007-188743 2007-07-19

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0803833A2 BRPI0803833A2 (pt) 2009-04-22
BRPI0803833B1 true BRPI0803833B1 (pt) 2018-04-17

Family

ID=39764919

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0803833-3A BRPI0803833B1 (pt) 2007-07-19 2008-07-16 Veículo de viajar montado

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP2028093B1 (pt)
JP (1) JP2009023513A (pt)
CN (1) CN101348145B (pt)
AT (1) ATE486771T1 (pt)
BR (1) BRPI0803833B1 (pt)
DE (1) DE602008003270D1 (pt)
ES (1) ES2353884T3 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP6363801B2 (ja) * 2015-02-20 2018-07-25 本田技研工業株式会社 自動二輪車用シート支持フレーム構造
DE102015207282B4 (de) 2015-04-22 2024-07-18 Bayerische Motoren Werke Aktiengesellschaft System zur zeitweisen unlösbaren Befestigung eines Helmes an einem Kraftfahrzeug
DE102017220119A1 (de) * 2017-11-13 2019-05-16 Bayerische Motoren Werke Aktiengesellschaft Sitzbankanordnung für ein Motorrad
CN108327823A (zh) * 2018-02-26 2018-07-27 天津金昊源自行车有限公司 一种自行车前置支撑装置
TWI821874B (zh) * 2022-01-21 2023-11-11 三陽工業股份有限公司 跨騎型車輛

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP3449702B2 (ja) * 2001-01-30 2003-09-22 本田技研工業株式会社 自動二輪車の収納ボックス構造及び同収納ボックス
WO2004078568A1 (ja) * 2003-03-06 2004-09-16 Yamaha Hatsudoki Kabushiki Kaisha 鞍乗型車両
JP4595530B2 (ja) 2004-12-22 2010-12-08 スズキ株式会社 自動二輪車の物品収納装置
CN1970380B (zh) 2005-11-25 2011-06-29 雅马哈发动机株式会社 机车的电瓶收容构造

Also Published As

Publication number Publication date
ES2353884T3 (es) 2011-03-07
DE602008003270D1 (de) 2010-12-16
CN101348145A (zh) 2009-01-21
ATE486771T1 (de) 2010-11-15
EP2028093A1 (en) 2009-02-25
EP2028093B1 (en) 2010-11-03
BRPI0803833A2 (pt) 2009-04-22
CN101348145B (zh) 2010-09-08
JP2009023513A (ja) 2009-02-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2890832T3 (es) Conjunto de recipientes de almacenamiento para un vehículo
BRPI0803833B1 (pt) Veículo de viajar montado
JP4729090B2 (ja) 車両用収納装置
JP4986686B2 (ja) 自動2輪車用ピリオンステップ装置
CN107531300B (zh) 鞍乘型车辆的车座锁定结构
US20120024102A1 (en) Articulation device for the steering column of a cycle
JP2014189104A (ja) 自動二輪車
JP6829671B2 (ja) 両開き収納装置
JP2008068653A (ja) 荷台装置
US20110156410A1 (en) Lid structure for vehicle
BRPI0805794B1 (pt) “Veículo do tipo sela”
EP1637676B1 (fr) Poignée de portière et procédé pour la monter
JPH08310473A (ja) スクータ型自動二輪車
JP2018034574A (ja) 複輪車両
JPH07112686A (ja) 車両用フューエルリッド
ES2542959T3 (es) Vehículo del tipo de montar a horcajadas
JP5095486B2 (ja) 車両
JP2008150046A (ja) スクータ型自動二輪車
JP4456498B2 (ja) 作業車両の方向指示器取付構造
JP7177766B2 (ja) 鞍乗り型車両の収納部構造
JP4200839B2 (ja) 車両における収容部構造
JP6784864B1 (ja) 鞍乗型車両
WO2023089903A1 (ja) 鞍乗り型車両のステップ構造
JP3654276B2 (ja) 自動2輪車の着座シート開放装置
JP4689399B2 (ja) レッグシールドの収納室構造

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]