BRPI0712111A2 - estrutura de fuselagem de aeronave e método para sua produção - Google Patents

estrutura de fuselagem de aeronave e método para sua produção Download PDF

Info

Publication number
BRPI0712111A2
BRPI0712111A2 BRPI0712111-3A BRPI0712111A BRPI0712111A2 BR PI0712111 A2 BRPI0712111 A2 BR PI0712111A2 BR PI0712111 A BRPI0712111 A BR PI0712111A BR PI0712111 A2 BRPI0712111 A2 BR PI0712111A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
integral
main floor
aircraft fuselage
produced
units
Prior art date
Application number
BRPI0712111-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Thorsten Roming
Thorsten Schroeer
Original Assignee
Airbus Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Airbus Gmbh filed Critical Airbus Gmbh
Publication of BRPI0712111A2 publication Critical patent/BRPI0712111A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B64AIRCRAFT; AVIATION; COSMONAUTICS
    • B64CAEROPLANES; HELICOPTERS
    • B64C1/00Fuselages; Constructional features common to fuselages, wings, stabilising surfaces or the like
    • B64C1/06Frames; Stringers; Longerons ; Fuselage sections
    • B64C1/061Frames
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B64AIRCRAFT; AVIATION; COSMONAUTICS
    • B64CAEROPLANES; HELICOPTERS
    • B64C1/00Fuselages; Constructional features common to fuselages, wings, stabilising surfaces or the like
    • B64C1/18Floors
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T29/00Metal working
    • Y10T29/49Method of mechanical manufacture
    • Y10T29/49616Structural member making
    • Y10T29/49622Vehicular structural member making
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T29/00Metal working
    • Y10T29/49Method of mechanical manufacture
    • Y10T29/49826Assembling or joining

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Aviation & Aerospace Engineering (AREA)
  • Moulding By Coating Moulds (AREA)
  • Automatic Assembly (AREA)

Abstract

ESTRUTURA DE FUSELAGEM DE AERONAVE E MéTODO PARA SUA PRODUçãO. A presente invenção refere-se a uma estrutura de fuselagem de aeronave com armações (11) que se deslocam transversalmente com relação à direção longitudinal da fuselagem, e a elementos transversais do piso principal (14). A estrutura de fuselagem da aeronave contém unidades integrais pré-fabricadas (10) que compreendem pelo menos a região inferior da armação de fuselagem (11) e o elemento transversal do piso principal (14), a armação de fuselagem (11) e uma região (14a) do elemento transversal do piso principal (14), que atravessa pelo menos uma parte essencial da largura do piso principal e se une em ambos os lados da armação de fuselagem (11) sendo pré-fabricado na forma de um componente integral.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "ESTRUTURA DE FUSELAGEM DE AERONAVE E MÉTODO PARA SUA PRODUÇÃO"
A presente invenção refere-se a uma estrutura de fuselagem de aeronave com armações se deslocando transversalmente com relação à direção longitudinal da fuselagem, e elementos transversais de piso princi- pal. Além do mais, a invenção refere-se a uma unidade integral para uma estrutura de fuselagem deste tipo, e a um método para a produção da mesma.
Fuselagens pressurizadas de aeronave comercial são tipicamen- te montadas atualmente a partir de seções que são construídas a partir de uma pluralidade de envoltórios em que um revestimento, Iongarinas e arma- ções são conectados um no outro. Elementos transversais para o comparti- mento de carga, piso principal e compartimento de bagagem de mão são subseqüentemente rebitados nas armações, e as hastes de suporte são en- caixadas entre o elemento transversal e a armação e aparafusados em en- caixes de junção correspondentes que são rebitados.
É um objetivo da invenção fornecer uma estrutura de fuselagem de aeronave que é leve e pode ser construída com custos relativamente bai- xos e a partir de poucas partes individuais.
Este objetivo é alcançado por uma estrutura de fuselagem de aeronave com os aspectos da reivindicação 1.
Além do mais, a invenção fornece uma unidade integral para uma estrutura de fuselagem de aeronave deste tipo com os aspectos da rei- vindicação 22, e um método para a produção de uma estrutura de fuselagem de aeronave com os aspectos da reivindicação 39.
A invenção fornece uma estrutura de fuselagem de aeronave com armações se deslocando transversalmente com relação à direção longi- tudinal da fuselagem, e elementos transversais do piso principal. De acordo com a invenção, é estabelecido que a estrutura de fuselagem da aeronave contém unidades integrais pré-fabricadas que compreendem pelo menos a região inferior da armação de fuselagem e o elemento transversal do piso principal, a armação de fuselagem, e uma região do elemento transversal do piso principal, que atravessa pelo menos uma parte essencial da largura do piso principal e se une em ambos os lados da armação de fuselagem sendo pré-fabricado na forma de um componente integral.
Além do mais, a invenção fornece uma unidade integral para uma estrutura de fuselagem de aeronave com armações se deslocando transversalmente com relação à direção longitudinal da fuselagem, e ele- mentos transversais de piso principal, e um envoltório de revestimento dis- posto nas armações. De acordo com a invenção, a unidade integral compre- ende pelo menos a região inferior da armação de fuselagem e o elemento transversal do piso principal, a armação de fuselagem e uma região do ele- mento transversal do piso principal que atravessa pelo menos uma parte essencial da largura do piso principal e se une em ambos os lados da arma- ção de fuselagem sendo pré-fabricado na forma de um componente integral.
Finalmente, a invenção fornece um método para a produção de uma estrutura de fuselagem de aeronave com armações se deslocando transversalmente com relação à direção longitudinal da fuselagem, e ele- mentos transversais de piso principal. De acordo com a invenção, são pro- duzidas as unidades integrais pré-fabricadas que compreendem pelo menos a região inferior da armação de fuselagem e uma região do elemento trans- versal do piso principal, a armação de fuselagem e uma região do elemento transversal do piso principal que atravessa pelo menos uma parte essencial da largura do piso principal e se une em ambos os lados da armação de fu- selagem sendo pré-fabricadas na forma de um componente integral, as uni- dades integrais são dispostas em um aparelho de instalação e são ajusta- das, e as unidades integrais são unidas por meio de elementos longitudinais.
Modalidades vantajosas e desenvolvimentos da estrutura de fu- selagem da aeronave, unidade integral e método para sua produção são fornecidas nas sub-reivindicações particulares.
As modalidades exemplares da invenção são explicadas abaixo com referência ao desenho, em que:
as figuras 1a e 1b mostram uma vista em perspectiva de uma unidade integral que é fornecida para a produção de uma estrutura de fuse- lagem de aeronave de acordo com uma modalidade exemplar da invenção (figura 1a), e respectivamente, de uma estrutura de fuselagem de aeronave produzida na forma de um segmento de fuselagem de aeronave de um nú- mero de unidades integrais deste tipo, de acordo com uma modalidade e- xemplar da invenção (figura 1b);
a figura 2a mostra uma vista em perspectiva de parte de uma unidade integral para uma estrutura de fuselagem de aeronave de acordo com uma modalidade exemplar da invenção a fim de explicar os detalhes da mesma;
a figura 2b mostra uma vista em seção de parte de uma unidade integral para uma estrutura de fuselagem de aeronave de acordo com uma modalidade exemplar da invenção a fim de explicar detalhes adicionais da mesma;
a figura 3 mostra uma vista em perspectiva de uma estrutura de fuselagem de aeronave produzida na forma de um segmento de fuselagem de aeronave a partir de um número de unidades integrais, de acordo com uma modalidade exemplar da invenção, com o revestimento encaixado; e
a figura 4 mostra uma ilustração em seção através de uma estru- tura de fuselagem de aeronave de acordo com uma modalidade da inven- ção, em que as linhas de sistema que são pré-instaladas em um espaço livre localizado lateralmente são inseridas e as linhas de sistema pré-instaladas para formar elementos de painel são montadas abaixo dos elementos trans- versais do piso principal.
A figura 1a mostra, em uma vista em perspectiva, uma unidade integral 10 que, na modalidade exemplar ilustrada, é usada para a produção de uma estrutura de fuselagem de aeronave que deve conter armações se deslocando transversalmente com relação à direção longitudinal da fusela- gem da aeronave ou na direção circunferencial, longarinas se deslocando na direção longitudinal e um revestimento que está disposto na mesma e é pre- tendido para a vedação à prova de compressão da fuselagem do veículo para o exterior.
A unidade integral 10 contém uma armação 11, um elemento transversal principal 14 e um elemento transversal de compartimento de car- ga 12. O elemento transversal de compartimento de carga 12 é suportado contra a armação 11 por elementos de suporte respectivos 15, 15a e o ele- mento transversal de piso principal 14 é suportado contra a armação 11 por elementos de suporte respectivos 17, 17a. O elemento transversal do com- partimento de carga 12 e o elemento transversal do piso principal 14 e os elementos de suporte 15, 15a e 17, 17a são desenhados como partes inte- grais da unidade integral 10.
As unidades integrais 10 da modalidade exemplar descrita po- dem ser produzidas de plástico reforçado com fibra, em particular de plástico reforçado com fibra de carbono ou senão de metal. As unidades integrais 10 podem ser produzidas em uma peça ou de uma pluralidade de partes. A produção das unidades integrais 10 pode ocorrer em uma operação, com todos os componentes necessários sendo produzidos em uma peça, isto é integralmente. A produção pode ocorrer, em particular, em um molde negati- vo de maneira tal que as tolerâncias que ocorrem são em cada caso dividi- das para o lado que não é importante para a instalação, isto é para a corda interna do corpo principal da unidade integral 10, que o corpo principal forma a armação, e para o lado inferior dos elementos transversais 12 e 14. Uma formação de peça única da unidade integral em uma construção de CFRP leve reduz o peso e aumenta a resistência, e um grande número de pontos de junção e conexão entre os elementos respectivos, é omitido.
Na modalidade exemplar ilustrada nas figuras, as unidades inte- grais 10 compreendem a região inferior da armação de fuselagem 11, o ele- mento transversal do compartimento de carga 12 e o elemento transversal do piso principal 14, a armação de fuselagem 11, o elemento transversal de compartimento de carga 12 e uma região 14a (vide Figura 4) do elemento transversal do piso principal 14 que atravessa uma parte substancial da lar- gura do piso principal e se unem em ambos os lados na armação de fusela- gem 11 sendo pré-fabricado na forma de um componente integral. Alternati- vamente, o elemento transversal do piso principal 14 pode se estender sobre a largura inteira do piso principal e pode atravessar ambos os lados na ar- mação de fuselagem 11.0 elemento transversal do piso principal 14 atra- vessa ambos os lados por meio dos elementos de suporte 17, 17a, que se deslocam para baixo a partir do elemento transversal do piso principal 14, na forma de um componente integral na armação de fuselagem 11, os elemen- tos de suporte 17, 17a sendo dispostos desviados lateralmente para dentro da armação de fuselagem 11, e esta parte do elemento transversal de piso principal 14 que é unida à armação de fuselagem 11 por meio dos elementos de suporte 17, 17a terminando nos elementos de suporte 17, 17a com um espaço livre localizado fora dos elementos de suporte 17, 17a sendo deixa- dos abertos. Em suas extremidades, o elemento transversal de piso principal 14 é unido à armação de fuselagem 11 por meio das partes laterais ou perfis 14b, 14c (vide figura 4), que são produzidas separadamente e são inseridas subseqüentemente, com o espaço livre localizado fora do elemento de su- porte 17,17a sendo atravessado.
A figura 1b mostra, respectivamente, uma carcaça de uma estru- tura de fuselagem de aeronave, cuja carcaça é produzida a partir de um nú- mero de unidades integrais 10 deste tipo e está na forma de um segmento de fuselagem de aeronave. A estrutura de fuselagem de aeronave é montar da a partir de um número de unidades integrais pré-fabricadas 10 e elemen- tos longitudinais 24. Para este propósito, as unidades integrais 10 são dis- postas em um aparelho de instalação (meio de fabricação) e ajustadas, e as unidades integrais 10 são conectadas por meio dos elementos longitudinais 24.
As figuras 2a e 2b mostram, na modalidade exemplar mostrada aqui as unidades integrais 10 são produzidas de regiões de alma 10a situa- das no plano da unidade integral 10 e regiões de corda 34 conectadas ao mesmo, as regiões de alma 10a sendo produzidas como uma peça única com as regiões de corda 34. As regiões de corda 34 podem também ser produzidas como uma parte separada a forma de um perfil em T e conecta- das nas regiões de alma 10a. A conexo do perfil em T com a região de alma 10a pode ser produzida por ligação adesiva ou senão rebitando. As unida- des integrais 10 podem adicionalmente ser reforçadas por meio de reforço 33 fornecidos nas regiões de corda 34.
A figura 3 mostra, em um recorte, uma visa em perspectiva de uma estrutura de fuselagem de aeronave produzida na forma de um seg- mento de fuselagem de aeronave de um número de unidades integrais 10.
As unidades integrais montadas 10 são encaixadas em um envoltório parcial inferior pré-fabricado 23 da fuselagem de aeronave, o dito envoltório parcial compreendendo revestimento 21 e longarinas 22. As unidades integrais 10 são conectadas no envoltório de revestimento 23 por meio de pentes de transmissão de força fornecidos no mesmo, e são aparafusados ou rebitados.
Como a figura 4 mostra, as linhas de sistema 27a, 27b que são pré-instaladas no espaço livre localizado fora dos elementos de suporte 17, 17a e se deslocam na direção longitudinal da fuselagem de aeronave, po- dem ser instaladas.
Listagem de referência
10 - unidade integral
10a - alma
10b - perfil em T
10c - conexão
11 - armação
12 - elemento transversal de compartimento de carga
14 - elemento transversal de piso principal
15,15a - elemento de suporte
17,17a - elemento de suporte
21 - revestimento
22 - Iongarina
23 - envoltório de revestimento
24 - elemento longitudinal
27a, 27b - linhas de sistema
33 - meio de reforço local
34 - corda

Claims (59)

1. Estrutura de fuselagem de aeronave com armações (11) se deslocando transversalmente com relação à direção longitudinal da fusela- gem, e elementos transversais do piso principal (14), caracterizada pelo fato de que a estrutura de fuselagem da aeronave contém unidades integrais pré- fabricadas (10) que compreendem pelo menos a região inferior da armação de fuselagem (11)e o elemento transversal do piso principal (14), a armação de fuselagem (11) e uma região (14a) do elemento transversal do piso prin- cipal (14), que atravessa pelo menos uma parte essencial da largura do piso principal e se une em ambos os lados da armação de fuselagem (11) sendo pré-fabricado na forma de um componente integral.
2. Estrutura de fuselagem de aeronave, de acordo com a reivin- dicação 1, caracterizada pelo fato de que as unidades integrais (10) também compreendem um elemento transversal de compartimento de carga (12) que é pré-fabricado junto com a armação de fuselagem (11) e o elemento trans- versal do piso principal (14) na forma de um componente integral.
3. Estrutura de fuselagem de aeronave, de acordo com a reivin- dicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que o elemento transversal de piso principal (14) se estende sobre a largura inteira do piso principal e se une em ambos os lados na forma de um componente integral na armação de fuselagem (11).
4. Estrutura de fuselagem de aeronave, de acordo com a reivin- dicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que o elemento transversal do piso principal (14) se estende sobre uma parte substancial da largura do piso principal e se junta em ambos os lados por meio de elementos de suporte (17, 17a), que se deslocam para baixo a partir do elemento transversal do piso principal (14), na forma de um componente integral na armação de fuse- lagem (11), os elementos de suporte (17, 17a) sendo dispostas deslocadas lateralmente para dentro da armação de fuselagem (11), e esta parte do e- lemento transversal do piso principal (14) que se junta por meio de elemen- tos de suporte (17, 17a) na forma de um componente integral dentro da ar- mação de fuselagem (11) terminando nos elementos de suporte (17, 17a) com um espaço livre localizado fora dos elementos de suporte (17, 17a) sendo deixado aberto.
5. Estrutura de fuselagem de aeronave, de acordo com a reivin- dicação 4, caracterizada pelo fato de que o elemento transversal de piso principal (14) é unida em suas extremidades na armação de fuselagem (11) por meio de partes laterais (14b, 14c) que são produzidas separadamente e são inseridas retrospectivamente, com o espaço livre localizado fora dos e- lementos de suporte (17, 17a) sendo atravessado.
6. Estrutura de fuselagem de aeronave, de acordo com a reivin- dicação 4 ou 5, caracterizada pelo fato de que a estrutura de fuselagem de aeronave é montada a partir de um número de unidades integrais pré- fabricadas (10) e elementos longitudinais (24), e em que as linhas de siste- ma (27a, 27b) que são pré-instaladas no espaço livre localizado fora dos elementos de suporte (17, 17a) são inseridas.
7. Estrutura de fuselagem de aeronave, de acordo com uma das reivindicações 1 a 6, caracterizada pelo fato de que a estrutura de fuselagem de aeronave é montada a partir de um número de unidades integrais pré- fabricadas (10) e um número de elementos de revestimento pré-fabricados que são conectados ao mesmo e contêm revestimento (21) e longarinas (22).
8. Estrutura de fuselagem de aeronave, de acordo com a reivin- dicação 7, caracterizada pelo fato de que o número montado de unidades integrais (10) são encaixados em um envoltório parcial inferior pré-fabricado (23) da fuselagem de aeronave.
9. Estrutura de fuselagem de aeronave, de acordo com a reivin- dicação 7 ou 8, caracterizada pelo fato de que as unidades integrais (10) são fixadas nos elementos de revestimento (23) por meio de elementos de cone- xão contendo pentes de transmissão de força.
10. Estrutura de fuselagem de aeronave, de acordo com a rei- vindicação 7, 8 ou 9, caracterizada pelo fato de que parte da estrutura de fuselagem de aeronave é montada na forma de um segmento da fuselagem de aeronave que compreende um número de unidades integrais (10).
11. Estrutura de fuselagem de aeronave, de acordo com uma das reivindicações 1 a 10, caracterizada pelo fato de que as unidades inte- grais (10) são produzidas de plástico reforçado por fibra.
12. Estrutura de fuselagem de aeronave, de acordo com a rei- vindicação 11, caracterizada pelo fato de que as unidades integrais (10) são produzidas de plástico reforçado com fibra de carbono.
13. Estrutura de fuselagem de aeronave, de acordo com uma das reivindicações 1 a 10, caracterizada pelo fato de que as unidades inte- grais (10) são produzidas de metal.
14. Estrutura de fuselagem de aeronave, de acordo com uma das reivindicações 1 a 13, caracterizada pelo fato de que as unidades inte- grais (10) são produzidas como uma peça única.
15. Estrutura de fuselagem de aeronave, de acordo com uma das reivindicações 1 a 13, caracterizada pelo fato de que as unidades inte- grais (10) são produzidas a partir de uma pluralidade de partes.
16. Estrutura de fuselagem de aeronave, de acordo com a rei- vindicação 14 ou 15, caracterizada pelo fato de que as unidades integrais (10) são produzidas a partir de regiões de alma (10a) situadas no plano da; unidade integral (10) e de regiões de corda (34) conectadas à mesma.
17. Estrutura de fuselagem de aeronave, de acordo com a rei- vindicação 16, caracterizada pelo fato de que as regiões de alma (10a) são produzidas como uma peça única com as regiões de corda (34).
18. Estrutura de fuselagem de aeronave, de acordo com a rei- vindicação 16, caracterizada pelo fato de que as regiões de corda (34) são produzidas como uma parte separada na forma de um perfil em T e são co- nectadas nas regiões de alma (10a).
19. Estrutura de fuselagem de aeronave, de acordo com a rei- vindicação 18, caracterizada pelo fato de que a conexão do perfil em T com a região de alma (10a) é produzida por ligação adesiva.
20. Estrutura de fuselagem de aeronave, de acordo com a rei- vindicação 18, caracterizada pelo fato de que a conexão do perfil em T com a região de alma (10a) é produzida por rebite.
21. Estrutura de fuselagem de aeronave, de acordo com uma das reivindicações 16 a 20, caracterizada pelo fato de que as unidades inte- grais (10) são adicionalmente reforçadas pelos meios de reforço local (33) fornecidos nas regiões de corda (34).
22. Unidade integral para uma estrutura de fuselagem de aero- nave com armações (11) se deslocando transversalmente com relação à direção longitudinal da fuselagem, e elementos transversais de piso principal (14), caracterizada pelo fato de que a unidade integral (10) compreende pelo menos a região inferior da armação de fuselagem (11) e o elemento trans- versal do piso principal (14), a armação de fuselagem (11) e uma região (14a) do elemento transversal do piso principal (14) que atravessa pelo me- nos uma parte essencial da largura do piso principal e se une em ambos os lados da armação de fuselagem (11) sendo pré-fabricado na forma de um componente integral.
23. Unidade integral, de acordo com a reivindicação 22, caracte- rizada pelo fato de que a unidade integral (10) também compreende um e- Iemento transversal de compartimento de carga (12) que é pré-fabricado jun- to com a armação de fuselagem (11) e o elemento transversal do piso prin- cipal (14) na forma de um componente integral.
24. Unidade integral, de acordo com a reivindicação 22 ou 23, caracterizada pelo fato de que o elemento transversal de piso principal (14) se estende sobre a largura inteira do piso principal e se unem em ambos os lados na forma de um componente integral na armação de fuselagem (11).
25. Unidade integral, de acordo com a reivindicação 22 ou 23, caracterizada pelo fato de que o elemento transversal do piso principal (14) se estende sobre uma parte substancial da largura do piso principal e se jun- ta em ambos os lados por meio de elementos de suporte (17, 17a), que se deslocam para baixo a partir do elemento transversal do piso principal (14), na forma de um componente integral na armação de fuselagem (11), os e- lementos de suporte (17, 17a) sendo dispostas deslocadas lateralmente para dentro da armação de fuselagem (11), e esta parte do elemento transversal do piso principal (14) que se junta por meio de elementos de suporte (17, -17a) na forma de um componente integral dentro da armação de fuselagem (11) terminando nos elementos de suporte (17, 17a) com um espaço livre localizado fora dos elementos de suporte (17, 17a) sendo deixado aberto.
26. Unidade integral, de acordo com a reivindicação 25, caracte- rizada pelo fato de que o elemento transversal de piso principal (14) é unido em suas extremidades na armação de fuselagem (11) por meio de partes laterais (14b, 14c) que são produzidas separadamente e são inseridas re- trospectivamente, com o espaço livre localizado fora dos elementos de su- porte (17,17a) sendo atravessado.
27. Unidade integral, de acordo com uma das reivindicações de -22 a 26, caracterizada pelo fato de que a unidade integral (10) contém ele- mentos de conexão por meio dos quais pode ser fixada nos elementos de revestimento (23) por meio de pentes de transmissão de força.
28. Unidade integral, de acordo com uma das reivindicações de -22 a 27, caracterizada pelo fato de que a unidade integral (10) é produzida de plástico reforçado por fibra.
29. Unidade integral, de acordo com a reivindicação 28, caracte- rizada pelo fato de que a unidade integral (10) é produzida de plástico refor- çado por fibra de carbono.
30. Unidade integral, de acordo com uma das reivindicações de -22 a 27, caracterizada pelo fato de que a unidade integral (10) é produzida de metal.
31. Unidade integral, de acordo com uma das reivindicações de -22 a 30, caracterizada pelo fato de que a unidade integral (10) é produzida como uma peça única.
32. Unidade integral, de acordo com uma das reivindicações de -22 a 30, caracterizada pelo fato de que as unidades integrais (10) são pro- duzidas a partir de uma pluralidade de partes.
33. Unidade integral, de acordo com uma das reivindicações de -22 a 32, caracterizada pelo fato de que as unidades integrais (10) são pro- duzidas a partir de regiões de alma (10a) situadas no plano da unidade inte- gral (10) e de regiões de corda (34) conectadas à mesma.
34. Unidade integral, de acordo com a reivindicação 33, caracte- rizada pelo fato de que as regiões de alma (10a) são produzidas como uma peça única com as regiões de corda (34).
35. Unidade integral, de acordo com a reivindicação 33, caracte- rizada pelo fato de que as regiões de corda (34) são produzidas como uma parte separada na forma de um perfil em T e são conectadas nas regiões de alma (10a).
36. Unidade integral, de acordo com a reivindicação 35, caracte- rizada pelo fato de que a conexão do perfil em T com a região de alma (10a) é produzida por ligação adesiva.
37. Unidade integral, de acordo com a reivindicação 35, caracte- rizada pelo fato de que a conexão do perfil em T com a região de alma (10a) é produzida por rebite.
38. Unidade integral, de acordo com uma das reivindicações de 33 a 37, caracterizada pelo fato de que as unidades integrais (10) são adi- cionalmente reforçadas pelos meios de reforço local (33) fornecidos nas re- giões de corda (34).
39. Método para a produção de uma estrutura de fuselagem de aeronave com armações (11) se deslocando transversalmente com relação à direção longitudinal da fuselagem, e elementos transversais de piso princi- pal (14), caracterizado pelo fato de que as unidades integrais pré-fabricadas (10) são produzidas que compreendem pelo menos a região inferior da ar- mação de fuselagem (11) e o elemento transversal do piso principal (14), a armação de fuselagem (11) e uma região (14a) do elemento transversal do piso principal (14) que atravessa pelo menos uma parte essencial da largura do piso principal e se une em ambos os lados da armação de fuselagem (11) sendo pré-fabricadas na forma de um componente integral, em que as uni- dades integrais (10) são dispostas em um aparelho de instalação e são ajus- tadas, e as unidades integrais (10) são unidas por meio de elementos Iongi- tudinais (24).
40. Método, de acordo com a reivindicação 39, caracterizado pelo fato de que as unidades integrais (10) são produzidas com um elemento transversal de compartimento de carga (12) que é pré-fabricado junto com a armação de fuselagem (11) e o elemento transversal do piso principal (14) na forma de um componente integral.
41. Método, de acordo com a reivindicação 39 ou 40, caracteri- zado pelo fato de que o elemento transversal de piso principal (14) se esten- de sobre a largura inteira do piso principal e se unem em ambos os lados na forma de um componente integral na armação de fuselagem (11).
42. Método, de acordo com a reivindicação 39 ou 40, caracteri- zado pelo fato de que o elemento transversal do piso principal (14) se esten- de sobre uma parte substancial da largura do piso principal e se junta em ambos os lados por meio de elementos de suporte (17, 17a), que se deslo- cam para baixo a partir do elemento transversal do piso principal (14), na forma de um componente integral na armação de fuselagem (11), os ele- mentos de suporte (17, 17a) sendo dispostas deslocadas lateralmente para dentro da armação de fuselagem (11), e esta parte do elemento transversal do piso principal (14) que se junta por meio de elementos de suporte (17, 17a) na forma de um componente integral dentro da armação de fuselagem (11) terminando nos elementos de suporte (17, 17a) com um espaço livre localizado fora dos elementos de suporte (17, 17a) sendo deixado aberto.
43. Método, de acordo com a reivindicação 42, caracterizado pelo fato de que o elemento transversal de piso principal (14) é unido em suas extremidades na armação de fuselagem (11) por meio de partes late- rais (14b, 14c) que são produzidas separadamente e são inseridas retros- pectivamente, com o espaço livre localizado fora dos elementos de suporte (17, 17a) sendo atravessado.
44. Método, de acordo com a reivindicação 42 ou 43, caracteri- zado pelo fato de que a estrutura de fuselagem de aeronave é montada a partir de um número de unidades integrais pré-fabricadas (10) e elementos longitudinais (24), e em que as linhas de sistema (27a, 27b) que são pré- instaladas no espaço livre localizado fora dos elementos de suporte (17, 17a) são inseridas.
45. Método, de acordo com uma das reivindicações de 39 a 44, caracterizada pelo fato de que a estrutura de fuselagem de aeronave é mon- tada a partir de um número de unidades integrais pré-fabricadas (10) e um número de elementos de revestimento pré-fabricados que são conectados ao mesmo.
46. Método, de acordo com a reivindicação 45, caracterizado pelo fato de que um envoltório parcial inferior (23) da fuselagem da aeronave é pré-fabricado, e em que o número montado de unidades integrais (10) é encaixado em um envoltório parcial inferior pré-fabricado (23) da fuselagem de aeronave.
47. Método, de acordo com a reivindicação 45 ou 46, caracteri- zado pelo fato de que as unidades integrais (10) são fixadas nos elementos de revestimento (23) por meio de elementos de conexão contendo pentes de transmissão de força (18).
48. Método, de acordo com a reivindicação 46 ou 47, caracteri- zado pelo fato de que parte da estrutura de fuselagem de aeronave é mon- tada na forma de um segmento da fuselagem de aeronave que compreende um número de unidades integrais (10).
49. Método, de acordo com uma das reivindicações de 39 a 48, caracterizado pelo fato de que as unidades integrais (10) são produzidas de plástico reforçado por fibra.
50. Método, de acordo com a reivindicação 49, caracterizado pelo fato de que as unidades integrais (10) são produzidas de plástico refor- çado com fibra de carbono.
51. Método, de acordo com uma das reivindicações de 39 a 48, caracterizado pelo fato de que as unidades integrais (10) são produzidas de metal.
52. Método, de acordo com uma das reivindicações de 39 a 51, caracterizado pelo fato de que as unidades integrais (10) são produzidas como uma peça única.
53. Método, de acordo com uma das reivindicações de 39 a 51, caracterizado pelo fato de que as unidades integrais (10) são produzidas a partir de uma pluralidade de partes.
54. Método, de acordo com uma das reivindicações de 39 a 53, caracterizado pelo fato de que as unidades integrais (10) são produzidas a partir de regiões de alma (10a) situadas no plano da unidade integral (10) e de regiões de corda (34) conectadas à mesma.
55. Método, de acordo com a reivindicação 54, caracterizado pelo fato de que as regiões de alma (10a) são produzidas como uma peça única com as regiões de corda (34).
56. Método, de acordo com a reivindicação 54, caracterizado pelo fato de que as regiões de corda (34) são produzidas como uma parte separada na forma de um perfil em T e são conectadas nas regiões de alma (10a).
57. Método, de acordo com a reivindicação 56, caracterizado pelo fato de que a conexão do perfil em T com a região de alma (10a) é pro- duzida por ligação adesiva.
58. Método, de acordo com a reivindicação 56, caracterizado pelo fato de que a conexão do perfil em T com a região de alma (10a) é pro- duzida por rebite.
59. Método, de acordo com uma das reivindicações de 54 a 58, caracterizado pelo fato de que as unidades integrais (10) são adicionalmente reforçadas por meio de reforço local (33) provido nas regiões de corda (34).
BRPI0712111-3A 2006-06-06 2007-06-06 estrutura de fuselagem de aeronave e método para sua produção BRPI0712111A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102006026168,2 2006-06-06
DE102006026168A DE102006026168A1 (de) 2006-06-06 2006-06-06 Flugzeugrumpfstruktur und Verfahren zu deren Herstellung
PCT/EP2007/055556 WO2007141291A1 (en) 2006-06-06 2007-06-06 Aircraft fuselage structure and method for its production

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0712111A2 true BRPI0712111A2 (pt) 2012-01-31

Family

ID=38352444

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0712111-3A BRPI0712111A2 (pt) 2006-06-06 2007-06-06 estrutura de fuselagem de aeronave e método para sua produção

Country Status (10)

Country Link
US (1) US8695922B2 (pt)
EP (1) EP2021236B1 (pt)
JP (1) JP2009539674A (pt)
CN (1) CN101432189B (pt)
AT (1) ATE544668T1 (pt)
BR (1) BRPI0712111A2 (pt)
CA (1) CA2649240A1 (pt)
DE (1) DE102006026168A1 (pt)
RU (1) RU2435700C2 (pt)
WO (1) WO2007141291A1 (pt)

Families Citing this family (24)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102006026169B4 (de) 2006-06-06 2012-06-21 Airbus Operations Gmbh Flugzeugrumpfstruktur und Verfahren zu deren Herstellung
DE102006026170B4 (de) 2006-06-06 2012-06-21 Airbus Operations Gmbh Flugzeugrumpfstruktur und Verfahren zu deren Herstellung
DE102008007838B4 (de) * 2008-02-07 2013-07-18 Airbus Operations Gmbh Fußbodensystem für eine Rumpfzelle eines Flugzeugs
FR2933065B1 (fr) * 2008-06-30 2011-08-26 Airbus France Procede d'assemblage d'un plancher dans une structure de coque prealablement constituee d'un troncon de fuselage d'aeronef
FR2946024B1 (fr) * 2009-05-27 2011-07-22 Airbus France Installation de realisation d'un troncon de fuselage d'aeronef.
FR2946008B1 (fr) * 2009-05-28 2012-12-28 Airbus France Aeronef comprenant des traverses de support de plancher
FR2947525B1 (fr) * 2009-07-02 2011-09-02 Airbus Operations Sas Plancher d'aeronef a encombrement optimise
FR2947524B1 (fr) 2009-07-02 2011-12-30 Airbus Operations Sas Procede de fabrication d'un aeronef comprenant un plancher
DE102010013478B4 (de) 2010-03-30 2013-11-21 Airbus Operations Gmbh Einrichtung und Verfahren zur Herstellung mehrfach gewölbter Strukturbauteile aus einem Faserverbundwerkstoff
DE102010013479A1 (de) 2010-03-30 2011-10-06 Airbus Operations Gmbh Einrichtung und Verfahren zur Herstellung zweidimensional gewölbter Strukturbauteile aus einem Faserverbundwerkstoff
FR2974615B1 (fr) * 2011-04-26 2014-05-30 Airbus Operations Sas Traverse destinee a etre utilisee pour realiser un plancher d'aeronef et plancher d'aeronef utilisant une telle traverse
ES2401517B1 (es) * 2011-05-31 2014-06-18 Airbus Operations S.L. Cuaderna de aeronave en material compuesto.
FR2979896A1 (fr) * 2011-09-08 2013-03-15 Airbus Operations Sas Element de cadre de fuselage d'aeronef
US10099765B2 (en) 2012-08-08 2018-10-16 The Boeing Company Monolithic composite structures for vehicles
GB2516433B (en) * 2013-07-19 2016-02-17 British Airways Plc Aircraft passenger seat fixing system
US9505354B2 (en) * 2013-09-16 2016-11-29 The Boeing Company Carbon fiber reinforced polymer cargo beam with integrated cargo stanchions and c-splices
EP2889212B1 (en) * 2013-12-30 2016-01-06 AIRBUS HELICOPTERS DEUTSCHLAND GmbH Subfloor structure with an integral hull for a rotary wing aircraft
GB2528080A (en) * 2014-07-08 2016-01-13 Airbus Operations Ltd Structure
CN104281734B (zh) * 2014-07-30 2018-03-02 中国航空工业集团公司沈阳飞机设计研究所 一种飞机电缆重量估算方法
US10093406B2 (en) 2014-12-10 2018-10-09 The Boeing Company Aircraft frame for tailstrike angle enhancement
WO2016100081A1 (en) 2014-12-17 2016-06-23 Sikorsky Aircraft Corporation Composite laminate tooling and method of forming a composite part using the tooling
DE102018123531A1 (de) * 2018-09-25 2020-03-26 Airbus Operations Gmbh Verfahren zum Installieren von Systemkomponenten in einem Abschnitt eines Flugzeugrumpfs
US11180238B2 (en) * 2018-11-19 2021-11-23 The Boeing Company Shear ties for aircraft wing
US11203407B2 (en) * 2020-01-02 2021-12-21 The Boeing Company Floor grid for aircraft

Family Cites Families (112)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR958883A (pt) 1950-03-21
US1393488A (en) * 1917-03-21 1921-10-11 L W F Engineering Company Inc Fuselage
US1355741A (en) * 1918-10-10 1920-10-12 Curtiss Aeroplane & Motor Co Airplane-fuselage
GB159351A (en) * 1919-12-08 1921-03-03 Boulton & Paul Ltd Improvements in metal bulkheads for the fuselages or bodies of aircraft
US1885406A (en) * 1930-06-20 1932-11-01 Avions Kellner Bechereau Sa Manufacture of hollow bodies
US1874610A (en) * 1930-08-04 1932-08-30 Curtiss Aeroplane & Motor Co Fuselage construction
US1963416A (en) * 1932-03-07 1934-06-19 Boeing Co Airplane structural elements
US2134260A (en) 1935-09-07 1938-10-25 James H Nickerson Aeroplane construction
US2259624A (en) * 1937-12-23 1941-10-21 Dornier Werke Gmbh Construction element for aircraft
US2263365A (en) * 1938-06-01 1941-11-18 Firm Henschel Flugzeug Werke A Cabin for aircraft
US2372905A (en) * 1941-07-15 1945-04-03 Curtiss Wright Corp Engine nacelle
US2407480A (en) * 1944-09-13 1946-09-10 Budd Co Aircraft fuselage and wing construction
US2500015A (en) * 1945-02-02 1950-03-07 Bendix Aviat Corp Frame structure for airplanes
US2778586A (en) * 1955-05-02 1957-01-22 Boeing Co Supersonic piloted airplane with adjustable nose
US2925050A (en) * 1957-01-09 1960-02-16 Pullman Inc Side frame construction and finish
US3023860A (en) 1957-03-18 1962-03-06 Floyd P Ellzey Body construction
US3155348A (en) * 1962-06-14 1964-11-03 Aviation Louis Breguet Sa Aircraft fuselage
FR1333200A (fr) * 1962-06-14 1963-07-26 Aviation Louis Breguet Sa Perfectionnements apportés à la construction de fuselages d'aérodynes
FR1345076A (fr) 1962-10-24 1963-12-06 Sud Aviation Perfectionnement aux structures à revêtement mince renforcé par des éléments longitudinaux et transversaux
FR1460060A (fr) * 1965-10-15 1966-06-17 Nord Aviation Fuselage de grande capacité et aérodyne correspondant
US3677502A (en) * 1969-03-10 1972-07-18 Andrei Nikolaevich Tupolev Supersonic aircraft
US3955781A (en) * 1974-03-10 1976-05-11 Andrei Nikolaevich Tupolev Supersonic aircraft with the engines disposed under the delta wing middle portion
US4310132A (en) 1978-02-16 1982-01-12 Nasa Fuselage structure using advanced technology fiber reinforced composites
DE3141869C2 (de) * 1981-10-22 1984-02-02 Messerschmitt-Bölkow-Blohm GmbH, 8000 München Fußbodenkonstruktion für den oberen Laderaum eines Luftfahrzeuges
FR2541773B1 (fr) 1983-02-24 1985-06-14 Aerospatiale Dispositif portable pour l'examen non destructif d'une surface le long d'une ligne
US4646993A (en) * 1985-03-04 1987-03-03 The Boeing Company Sidewall vent valves for a convertible compartment aircraft
GB2196922A (en) 1986-09-26 1988-05-11 Airship Ind Airship gondola construction
US5171510A (en) * 1988-06-08 1992-12-15 Aerospatiale Societe Nationale Industrielle Method of producing a frame made of a composite material, especially for the fuselage of an aircraft
FR2632604B1 (fr) 1988-06-08 1991-07-12 Aerospatiale Cadre en materiau composite notamment pour fuselage d'aeronef, et son procede de fabrication
US5251849A (en) 1989-12-26 1993-10-12 Florida International University For Board Of Regents Strain reduced airplane skin
US5223067A (en) * 1990-02-28 1993-06-29 Fuji Jukogyo Kabushiki Kaisha Method of fabricating aircraft fuselage structure
DE4019744C2 (de) 1990-06-21 1994-05-26 Poly Id Ag Steckborn Vorrichtung zum Reparieren von Bauteilen aus Kunststoff, insbesondere aus Faserverbundwerkstoffen
US5201831A (en) 1991-11-15 1993-04-13 Atr International, Inc. Aircraft interior shell
US5242523A (en) 1992-05-14 1993-09-07 The Boeing Company Caul and method for bonding and curing intricate composite structures
US5429326A (en) 1992-07-09 1995-07-04 Structural Laminates Company Spliced laminate for aircraft fuselage
US5560102A (en) 1992-10-13 1996-10-01 The Boeing Company Panel and fuselage assembly
DE4302706C2 (de) * 1993-02-01 1996-04-18 Daimler Benz Aerospace Airbus Anordnung zur Handhabung von Speisen und Getränken an Bord eines Flugzeuges
JPH06255587A (ja) * 1993-03-09 1994-09-13 Honda Motor Co Ltd 航空機
JPH06298186A (ja) 1993-04-20 1994-10-25 Mitsubishi Heavy Ind Ltd 航空機の床板取付け装置
DE4313592C2 (de) 1993-04-26 2000-02-17 Daimler Chrysler Aerospace Großraumflugzeug
DE4416506C2 (de) * 1994-05-10 1999-12-02 Daimler Chrysler Aerospace Passagierflugzeug
ES2112711B1 (es) * 1994-05-25 1998-12-01 Torres Martinez M Estructura para aviones.
US5577688A (en) * 1994-06-15 1996-11-26 Sloan; Frank P. Containment systems for insulation, and insulation elements employing such systems
US5866272A (en) * 1996-01-11 1999-02-02 The Boeing Company Titanium-polymer hybrid laminates
FR2766407B1 (fr) 1997-07-22 1999-10-15 Aerospatiale Procede de fabrication de pieces de grandes dimensions en materiau composite a matrice thermoplastique, telles que des troncons de fuselage d'aeronefs
US5897079A (en) * 1997-08-18 1999-04-27 Mcdonnell Douglas Corporation Air curtain insulating system for aircraft cabin
US5975183A (en) * 1998-03-23 1999-11-02 Northrop Grumman Corporation Repair pressure applicator for in the field damaged aircraft
US6435242B1 (en) * 1998-03-23 2002-08-20 Northrop Grumman Corp Repair pressure applicator
DE19844035C1 (de) 1998-09-25 1999-11-25 Daimler Chrysler Aerospace Schalenbauteil für ein Flugzeug und Verfahren zur Herstellung
US6158690A (en) * 1998-10-30 2000-12-12 Sikorsky Aircraft Corporation Cabin interior panel system for reducing noise transmission in an aircraft
US6182926B1 (en) * 1998-12-18 2001-02-06 Be Intellectual Property, Inc. Aircraft crew rest station for a long distance airline flight
US6510961B1 (en) 1999-04-14 2003-01-28 A&P Technology Integrally-reinforced braided tubular structure and method of producing the same
DE10005348B4 (de) 2000-02-08 2004-05-06 Airbus Deutschland Gmbh Verfahren zur Fertigung von Nasenstrukturen für aerodynamische Flächen
JP4318381B2 (ja) 2000-04-27 2009-08-19 本田技研工業株式会社 繊維強化複合材からなる胴体構造体の製造方法、及びそれにより製造される胴体構造体
DE10031510A1 (de) 2000-06-28 2002-01-17 Airbus Gmbh Strukturbauteil für ein Flugzeug
US6478253B1 (en) 2001-04-20 2002-11-12 The Boeing Company Airframe having area-ruled fuselage keel
SE517133C2 (sv) 2001-06-05 2002-04-16 Saab Ab Anordning för att stödja en skalyta i ett flygplansskrov
SE519185C2 (sv) 2001-06-07 2003-01-28 Saab Ab Flygplanspanel
DE10145276B4 (de) 2001-09-14 2008-04-10 Deutsches Zentrum für Luft- und Raumfahrt e.V. Flugzeug, insbesondere Passagierflugzeug, mit einem Rumpf, der eine tragende Primärstruktur und einen Frachtraum umfasst
DE10145272B4 (de) 2001-09-14 2008-07-24 Deutsches Zentrum für Luft- und Raumfahrt e.V. Flugzeug, insbesondere Passagierflugzeug, mit einem auf der Basis von Faserverbundbauteilen aufgebauten Rumpf
DE10155925C1 (de) * 2001-11-14 2003-03-20 Fraunhofer Ges Forschung Isolierpaket und seine Verwendung
FR2844742B1 (fr) 2002-09-25 2005-04-29 Pechiney Rhenalu Feuilles composites stratifiees aluminium-fibres de verre
US6772977B2 (en) * 2002-10-10 2004-08-10 The Boeing Company Aircraft with multipurpose lower decks and associated methods of manufacture
RU2244660C2 (ru) 2003-02-03 2005-01-20 ОАО "ЦК ФПГ "Российский авиационный консорциум" Региональный самолет
DE10314039A1 (de) * 2003-03-28 2004-10-07 Airbus Deutschland Gmbh Spantbauteil für ein Flugzeug
US6871822B2 (en) 2003-04-18 2005-03-29 The Boeing Company Apparatus and methods of attaching panels to support structures
DE502004002030D1 (de) * 2003-07-18 2006-12-28 Telair Int Gmbh Frachtdeck sowie verfahren zur montage
RU2270135C2 (ru) 2004-03-04 2006-02-20 Карклин Андрей Михайлович Фюзеляж летательного аппарата
US7527222B2 (en) * 2004-04-06 2009-05-05 The Boeing Company Composite barrel sections for aircraft fuselages and other structures, and methods and systems for manufacturing such barrel sections
US7134629B2 (en) 2004-04-06 2006-11-14 The Boeing Company Structural panels for use in aircraft fuselages and other structures
US7159822B2 (en) * 2004-04-06 2007-01-09 The Boeing Company Structural panels for use in aircraft fuselages and other structures
FR2869289B1 (fr) * 2004-04-27 2007-07-13 Eads Sogerma Services Sa Amenagement interieur des parois du fuselage d'un aeronef.
US7325771B2 (en) 2004-09-23 2008-02-05 The Boeing Company Splice joints for composite aircraft fuselages and other structures
US7802413B2 (en) 2004-10-04 2010-09-28 The Boeing Company Apparatus and methods for reinforcing a structural panel
FR2877916B1 (fr) * 2004-11-15 2008-04-25 Airbus France Sas Cadre de structure de fuselage d'aeronef
DE102004056286B4 (de) * 2004-11-22 2015-12-24 Airbus Operations Gmbh Vorrichtung und Verfahren zum form- und/oder abmessungsunabhängigen Zusammenfügen und Heften von mehreren Einzelkomponenten zur Bildung von eigensteifen, transportfähigen Sektionen für Verkehrsmittel, insbesondere für Luftfahrzeuge
US7503368B2 (en) * 2004-11-24 2009-03-17 The Boeing Company Composite sections for aircraft fuselages and other structures, and methods and systems for manufacturing such sections
US7210655B2 (en) 2004-12-03 2007-05-01 The Boeing Company Reconfigurable interior sidewall
US8201371B2 (en) 2005-03-31 2012-06-19 The Boeing Company Composite beam chord between reinforcement plates
US7410352B2 (en) 2005-04-13 2008-08-12 The Boeing Company Multi-ring system for fuselage barrel formation
DE102005023886A1 (de) * 2005-05-24 2006-12-07 Airbus Deutschland Gmbh Flugzeugrumpf-Montagekonzept
DE102005026010B4 (de) 2005-06-07 2010-12-30 Airbus Deutschland Gmbh Verfahren zur Herstellung einer verstärkten Schale zur Bildung von Teilkomponenten für Luftfahrzeuge
FR2888816B1 (fr) 2005-07-20 2007-08-31 Airbus France Sas Panneau auto-raidi monolithique
US7621482B2 (en) * 2005-11-15 2009-11-24 The Boeing Company Weight optimized pressurizable aircraft fuselage structures having near elliptical cross sections
FR2894869B1 (fr) 2005-12-20 2009-10-09 Airbus France Sas Procede de fabrication d'un fuselage d'aeronef en materiau composite
US7459048B2 (en) 2006-01-31 2008-12-02 The Boeing Company One-piece inner shell for full barrel composite fuselage
DE102006044683A1 (de) 2006-02-07 2007-08-23 Grob, Margret Flugzeugkörper und Verfahren zu seiner Herstellung
US8360362B2 (en) * 2006-02-21 2013-01-29 The Boeing Company Aircraft floor and method of assembly
DE102006019123B4 (de) * 2006-04-25 2012-08-02 Airbus Operations Gmbh Bodenstruktur für einen Rumpf
FR2901240B1 (fr) 2006-05-17 2009-01-09 Airbus France Sas Poutre interne composite pour renforcer la structure d'un aeronef
DE102006026169B4 (de) * 2006-06-06 2012-06-21 Airbus Operations Gmbh Flugzeugrumpfstruktur und Verfahren zu deren Herstellung
DE102006026170B4 (de) 2006-06-06 2012-06-21 Airbus Operations Gmbh Flugzeugrumpfstruktur und Verfahren zu deren Herstellung
WO2008000286A1 (en) * 2006-06-28 2008-01-03 Airbus Deutschland Gmbh Aircraft-fuselage assembly concept
US7866440B2 (en) * 2006-07-21 2011-01-11 Rohr, Inc. System for joining acoustic cellular panel sections in edge-to-edge relation
WO2008025860A1 (es) 2006-08-31 2008-03-06 Airbus España, S.L. Componentes tubulares para fuselajes aeronauticos y procedimientos y utiles para su fabricacion
NL2000232C2 (nl) 2006-09-12 2008-03-13 Gtm Consulting B V Huidpaneel voor een vliegtuigromp.
US7445180B2 (en) * 2006-10-02 2008-11-04 The Boeing Company Actuation system for tail section of aircraft
DE102006048376B4 (de) * 2006-10-12 2010-04-15 Airbus Deutschland Gmbh Freitragende Kabinenstruktur
US7861970B2 (en) 2006-11-02 2011-01-04 The Boeing Company Fuselage structure including an integrated fuselage stanchion
US7735779B2 (en) 2006-11-02 2010-06-15 The Boeing Company Optimized fuselage structure
DE102007003275B4 (de) 2007-01-23 2013-11-28 Airbus Operations Gmbh Schalenelement als Teil eines Flugzeugrumpfes
WO2008092970A1 (es) 2007-01-29 2008-08-07 Airbus España, S.L. Cuaderna de carga de aeronave en material compuesto
DE102007008988A1 (de) 2007-02-23 2008-08-28 Airbus Deutschland Gmbh Rumpf eines Luft-oder Raumfahrzeugs und ein entsprechendes Luft-oder Raumfahrzeug
US7787979B2 (en) * 2007-03-14 2010-08-31 The Boeing Company Splicing fuselage sections without shims
FR2915458B1 (fr) 2007-04-25 2010-01-01 Airbus France Assemblage de panneaux de fuselage d'un avion
DE102007019692B4 (de) 2007-04-26 2011-06-01 Airbus Operations Gmbh Flügel-Rumpf-Sektion eines Flugzeugs
FR2920743B1 (fr) 2007-09-07 2009-12-18 Airbus France Cadre de structure en materiau composite et fuselage d'aeronef comportant un tel cadre
WO2009068107A1 (en) * 2007-11-29 2009-06-04 Airbus France Sas Method of preparing the connection between two fuselage sections of an aircraft
DE102008007838B4 (de) * 2008-02-07 2013-07-18 Airbus Operations Gmbh Fußbodensystem für eine Rumpfzelle eines Flugzeugs
ES2385993B1 (es) 2008-12-18 2013-06-17 Airbus Operations, S.L. Fuselaje trasero de una aeronave con una zona de introducción de carga de un estabilizador horizontal de cola y de un estabilizador vertical de cola que comprende elementos receptores de las cargas de dichos estabilizadores unidos a elementos estructurales del fuselaje.
FR2942453B1 (fr) 2009-02-24 2011-03-25 Airbus France Aeronef a structure de plancher renforcee.
ES2382765B1 (es) 2009-06-29 2013-05-03 Airbus Operations, S.L. Diseño de cuadernas de aeronave

Also Published As

Publication number Publication date
CN101432189B (zh) 2012-05-30
EP2021236A1 (en) 2009-02-11
ATE544668T1 (de) 2012-02-15
JP2009539674A (ja) 2009-11-19
US8695922B2 (en) 2014-04-15
RU2008147137A (ru) 2010-07-20
RU2435700C2 (ru) 2011-12-10
US20090321569A1 (en) 2009-12-31
WO2007141291A1 (en) 2007-12-13
CA2649240A1 (en) 2007-12-13
DE102006026168A1 (de) 2008-01-31
CN101432189A (zh) 2009-05-13
EP2021236B1 (en) 2012-02-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0712111A2 (pt) estrutura de fuselagem de aeronave e método para sua produção
RU2435702C2 (ru) Фюзеляжная конструкция воздушного судна и способ ее изготовления
EP1999013B1 (en) Aircraft component
ES2418858T3 (es) Soporte costal para paneles de alas
BR102013027906B1 (pt) Emenda de circunferência para unir estruturas de carcaça e método de unir uma estrutura de carcaça
US9957032B2 (en) Fibre composite component, winglet and aircraft with a fibre composite component
BRPI0621804A2 (pt) conceito de montagem de fuselagem de aeronave
US20120121854A1 (en) Composite-material structure and aircraft main wing and aircraft fuselage provided with the same
CN105730671B (zh) 飞行器后部结构
ES2971463T3 (es) Conjunto de bastidor para una sección trasera de una aeronave y sección trasera de una aeronave que comprende dicho conjunto de bastidor
BR102013030182B1 (pt) Aeronave e processo de reforço de uma fuselagem de aeronave
CN102317154A (zh) 一种复合结构桁架的方法与系统
US20110024563A1 (en) Pressure fuselage of an aircraft or spacecraft with pressure calotte
RU2009124189A (ru) Фюзеляж самолета или космического летательного аппарата из гибридной конструкции углепластик/металл с металлической рамой
CN102239086A (zh) 贴在机身的侧向延伸部上以将其固定的飞行器吊架刚性结构
US20140054419A1 (en) Pressurized airplane fuselage, comprising a pressure bulkhead
US20110042516A1 (en) Window element for a double-shell skin field of an aircraft fuselage cell
CN110104186B (zh) 用于飞行器的组件及飞行器
ES2895274T3 (es) Sección del fuselaje trasero de aeronave y procedimiento de fabricación del mismo
ES2953735T3 (es) Borde de salida para una superficie de elevación integrada multilarguero de material compuesto y método de fabricación de dicho borde de salida
EP2813426B1 (en) Shell structure of a fuselage at a door opening and method of forming the shell structure
ES2732306B2 (es) Metodo de fabricacion de un cono de cola
GB2466993A (en) Aircraft Wing-Box

Legal Events

Date Code Title Description
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: AIRBUS OPERATIONS GMBH (DE)

Free format text: NOME ALTERADO DE: AIRBUS DEUTSCHLAND GMBH

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE 6A. ANUIDADE(S).

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2229 DE 24/09/2013.