BRPI0621918A2 - método para criar uma relação entre móveis e um veìculo de uma rede de comunicações sem fio, dispositivo destinado a ser usado a bordo de um veìculo, e, servidor em uma rede de comunicações sem fio - Google Patents

método para criar uma relação entre móveis e um veìculo de uma rede de comunicações sem fio, dispositivo destinado a ser usado a bordo de um veìculo, e, servidor em uma rede de comunicações sem fio Download PDF

Info

Publication number
BRPI0621918A2
BRPI0621918A2 BRPI0621918-7A BRPI0621918A BRPI0621918A2 BR PI0621918 A2 BRPI0621918 A2 BR PI0621918A2 BR PI0621918 A BRPI0621918 A BR PI0621918A BR PI0621918 A2 BRPI0621918 A2 BR PI0621918A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
vehicle
information
furniture
emergency
network
Prior art date
Application number
BRPI0621918-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Johan Bolin
Original Assignee
Ericsson Telefon Ab L M
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ericsson Telefon Ab L M filed Critical Ericsson Telefon Ab L M
Publication of BRPI0621918A2 publication Critical patent/BRPI0621918A2/pt
Publication of BRPI0621918B1 publication Critical patent/BRPI0621918B1/pt
Publication of BRPI0621918B8 publication Critical patent/BRPI0621918B8/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G08SIGNALLING
    • G08GTRAFFIC CONTROL SYSTEMS
    • G08G1/00Traffic control systems for road vehicles
    • G08G1/20Monitoring the location of vehicles belonging to a group, e.g. fleet of vehicles, countable or determined number of vehicles
    • G08G1/205Indicating the location of the monitored vehicles as destination, e.g. accidents, stolen, rental
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L12/00Data switching networks
    • H04L12/66Arrangements for connecting between networks having differing types of switching systems, e.g. gateways

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Telephonic Communication Services (AREA)
  • Alarm Systems (AREA)
  • Telephone Function (AREA)

Abstract

METODO PARA CRIAR UMA RELAçãO ENTRE MóVEIS E UM VEìCULO DE UMA REDE DE COMUNICAçõES SEM FIO, DISPOSITIVO ESTINADO A SER USADO A BORDO DE UM VEìCULO, E, SERVIIDOR M UMA REDE DE COMUNICAçõES SEM FIO A presente invenção apresenta um método para criar uma elação entre móveis e um veículo de uma rede de comunicações sem fio. O eículo é equipado com um dispositivo de bordo com capacidade de comunicação sem fio. A presente invenção também apresenta um dispositivo e bordo e um servidor de usuário de estrada a serem usados em tal rede de omunicações sem fio. Móveis no veículo são disparados para relatar sua ocalização à rede. Quando o veículo relata sua localização, uma associação entre o veículo e os móveis tendo a mesma informação de localização, é efetuada. O sinal de disparo é enviado em canais de controle disparando todos os móveis, incluindo móveis em modo ocioso. Perfis de usuários móveis em um veículo, com base na informação de localização e identidades de móvel, são recuperados e armazenados em listas que são enviadas, por exemplo, a hospitais e departamentos de bombeiros quando ocorre um acidente.

Description

"MÉTODO PARA CRIAR UMA RELAÇÃO ENTRE MÓVEIS E UM VEÍCULO DE UMA REDE DE COMUNICAÇÕES SEM FIO, DISPOSITIVO DESTINADO A SER USADO A BORDO DE UM VEÍCULO, E, SERVIDOR EΜ UMA REDE DE COMUNICAÇÕES SEM FIO"
A presente invenção relaciona-se em geral a um sistema de comunicações sem fio e, mais particularmente, a um método para criar uma relação entre telefones móveis e um veículo em tal sistema.
FUNDAMENTOS
Há várias ocasiões em que localizar telefones móveis desconhecidos em modo ocioso é de alto interesse. Um exemplo particular está em emergências e acidentes onde as localizações de telefones móveis em uma área de acidente são de interesse por duas razões principais: a primeira é obter um entendimento aproximado de quantas pessoas estão envolvidas no acidente; a segunda é saber quem são. Mesmo se não se pode estar certo de que a pessoa registrada em uma assinatura de telefone móvel é a que o está utilizando no momento, mais provavelmente é assim, e especialmente pessoas com condições de saúde especiais que tenham sido encorajadas a usar seu telefones, provavelmente não perderão de vista seus telefones. Um problema em encontrar telefones móveis em modo ocioso é entretanto que procedimento comum requer o número de telefone do telefone móvel para a posição ser conhecida.
Serviços baseados em localização tem se tornado um conceito bem conhecido. Em adição aos serviços comerciais, os governos em vários paises têm também colocado exigências às operadoras de rede para serem capazes de determinar a posição de uma chamada de emergência. Por exemplo, as exigências governamentais nos Estados Unidos (FCC E911) requerem que seja possível determinar a posição de uma certa percentagem de todas as chamadas de emergência.
Um problema geral com a maioria dos sistemas de chamada de emergência da técnica anterior, é que o posicionamento em geral requer sinalização de controle extensiva. Tal sinalização de controle requer esforços relativamente grandes de um sistema, ocupando recursos de comunicação e computacionais. O Sistema de Posicionamento Global (GPS) é uma técnica freqüentemente usada para determinar a localização de aviões, barcos, ônibus, etc. Há também alguns sistemas existentes usando GPS implementado em móveis ou veículos para localizar os móveis ou os veículos em uma chamada de emergência. Também outras técnicas requerendo equipamentos e dispositivos adicionais são conhecidas. Soluções para diminuir a sinalização e simplificar o procedimento de posicionamento tem sido portanto, desenvolvidas recentemente e são descritas abaixo.
Há algumas soluções relacionadas a componentes telemétricos de bordo para veículos pesados (ônibus e carretas) porém nenhum deles equaciona uma solução contendo equipamento para relatório de informação sobre passageiros no veículo.
No pedido de patente publicado PCT/SE2004/001328 publicação número W02005/032202, é descrito um método para estimar a posição de terminais móveis com precisão melhorada e investimentos limitados no equipamento adicional. De acordo com o método, sinais de controle adicionais compreendendo dados de identificação de estação base virtual, são distribuídos no sistema rádio a partir de localizações bem definidas. Há uma conexão entre dados de identificação de cada estação base e a localização a partir da qual são transmitidos, e um terminal móvel pode usar a localização para melhorar sua estimativa de posição de acordo com procedimentos convencionais. Uma vez que os dados de identificação de estação base virtual são providos no mesmo formato dos dados de identificação de estação base normal, de todo não são necessárias modificações nos terminais móveis. Entretanto, o terminal móvel não é capaz de se conectar ao sistema de comunicações usando uma célula associada aos dados de identificação de estação base virtual, uma vez que estes dados somente são destinados para fins de estimativa de posição. De tal modo, os dispositivos para prover a informação adicional necessária para a estimativa de posição melhorada podem ser tornados muito simples e pouco dispendiosos.
Soluções similares são também descritas nos pedidos de patente PCT/SE2004/01345 com número de publicação W02005/039214, e PCT/SE2005/001003 com número de publicação W02006/009497.
No pedido de patente PCT/SE2005/001257, número de publicação W02006/033607, é descrita uma rede de comunicações celulares onde mensagens de texto que são únicas para um certo grupo de estações base, em cada instante, são transmitidas a terminais móveis. Os terminais móveis incluem a mensagem de texto ou um texto derivado baseado em pelo menos a mensagem de texto como uma parte de um pacote de dados de requisição de serviço dependente da posição. O pacote de dados é enviado a um provedor de serviço. O texto incluído é interpretado, por exemplo, no sistema de comunicações ou no provedor de serviço, como uma posição ou localização associada ao grupo de estação base que transmitiu a mensagem de texto. O serviço dependente de posição é então provido com base na posição ou localização interpretada.
Na maioria dos sistemas celulares, é possível transmitir mensagens a todos os terminais dentro de uma célula. Esta é uma mensagem enviada pela estação base situada no topo da lista atual de vizinhos. Esta mensagem é tipicamente transmitida de um modo similar aos sinais de controle que são usados pelos terminais para sintonizar em uma certa estação base. Entretanto, este sinal de radiodifusão transmite uma mensagem, tipicamente uma mensagem de texto (SMS) que todos os terminais na célula podem receber. Isto é possível, em outras palavras, para enviar informação localmente à célula particular, ou um número de células se várias células enviam a mesma mensagem, a todos os terminais naquela célula.
W02006/033607 apresentam uma solução onde a localização de um terminal móvel pode ser determinada até a precisão da célula em que um telefone móvel está situado. Isto é, a área coberta pela célula a que o telefone móvel está atrelado. A estação base à qual o telefone móvel está sendo anexado, pode enviar uma mensagem de texto transmitida (por exemplo, Radiodifusão SMS), configurada pelo controle de rede e nós geradores de mensagem na rede. Tornando esta mensagem única para a célula rádio, uma aplicação extraindo esta mensagem pode, usando uma tabela de mapeamento, traduzir a mensagem para uma área geográfica. Isto pode ser feito no telefone móvel, que pode então estar em um modo ocioso uma vez que a mensagem transmitida é recebida também no modo ocioso. Se o mapeamento não é feito no telefone móvel, pode também ser feito na rede. Neste caso, o telefone móvel precisa enviar a mensagem recebida a um servidor de mapeamento na rede, através do plano do usuário, por exemplo, GPRS. A rede então retorna a localização geográfica.
Nenhum dos sistemas acima mencionados descreve uma solução disponível simples comum para estimar o número de pessoas vinculadas a uma área de chamada de emergência e no mesmo procedimento identificar quem são e localizá-las requerendo rapidez e baixa capacidade.
SUMÁRIO
Um objetivo de uma realização da presente invenção é prover uma solução para como obter indicações de quantas pessoas estão envolvidas em um acidente, e possivelmente também quem elas são, sem que as próprias pessoas façam alguma coisa ativamente.
Uma vantagem da presente invenção é prover uma solução simples que não requer equipamentos adicionais, isto é, rápida de implementar e que não requer grandes esforços de sinalização.
Em uma outra realização da invenção, é descrito um método para criar uma relação entre móveis e um veículo, determinar uma localização do veículo e usar os números de identificação de móveis para recuperar informação de identificação de passageiro.
Uma outra realização da presente invenção, compreende um método de relatório de emergência para relatar acidentes de veículos, onde os relatórios incluem informação sobre os passageiros no veículo.
É um outro objetivo de uma realização da presente invenção apresentar um método para detectar móveis em modo ocioso, enviando mensagens usando os canais de controle existentes.
E um objetivo de uma realização da presente invenção apresentar um método para criar uma relação entre móveis e um veículo de uma rede de comunicações sem fio. O veículo é equipado com um dispositivo de bordo com capacidade de comunicação sem fio. De acordo com o método, mensagens são transmitidas no veículo para todos os móveis dentro do veículo. As mensagens incluem informação de identidade do veículo ou informação que pode ser usada juntamente com outra informação para obter uma identidade única do veículo. Um sinal disparando todos os móveis no veículo para transmitir mensagens de atualização de área de localização, e/ou novo registro para mensagens de rede, é enviado a um nó de rede. Os móveis enviam relatórios de primeira medição ao nó de rede, os relatórios incluindo mensagens transmitidas ou informação baseada nas mensagens radiodifundidas. O dispositivo de bordo envia relatórios de segunda medição a partir do dispositivo de bordo a um servidor do usuário da estrada, os relatórios incluindo informação usada para correlacionar os relatórios da primeira medição recebidos no nó de rede ao veículo.
E um outro objetivo de uma realização da presente invenção, apresentar um dispositivo em uma rede de comunicações sem fio, onde o dispositivo é destinado a ser usado a bordo de um veículo. O dispositivo é equipado com capacidade de comunicação sem fio usada para acessar e se comunicar com a rede de comunicações sem fio. Um primeiro transmissor, no dispositivo, é usado para radiodifundir mensagens, incluindo informação de identidade do veículo ou informação que pode ser usada juntamente com outras informações para obter uma identidade única do veículo. As mensagens enviadas no veículo são limitadas a alcançar dentro do veículo somente. Um segundo transmissor, no dispositivo, é usado para enviar sinais a todos os móveis dentro do veículo, disparando todos os móveis para enviar mensagens de atualização de área de localização e/ou registrar novamente para mensagens de rede. Os sinais incluem a informação transmitida e são enviados a um controlador de gerenciamento de mobilidade, por exemplo, centro móvel de serviço. O dispositivo também compreende um transceptor usado para enviar relatórios de medição a um servidor de usuário da estrada. Os relatórios incluem informação a ser usada pelo servidor de usuário da estrada em um procedimento de correlação executado para determinar quais móveis são considerados como estando dentro do veículo.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Figura 1 é um diagrama em blocos ilustrando uma realização da presente invenção.
Figura 2 é um diagrama de sinal ilustrando realizações da presente invenção.
Figura 3 é um fluxograma de acordo com uma realização da presente invenção, ilustrando o método de correlação de informação.
Figura 4 é um diagrama em blocos ilustrando um dispositivo de bordo de acordo com uma realização da presente invenção.
Figura 5 é um diagrama em blocos ilustrando um servidor de acordo com uma realização da presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA
Na seguinte descrição, para fins de explanação e não limitação, detalhes específicos são relatados, tais como técnicas particulares e aplicações no sentido de prover um entendimento direto da presente invenção. Entretanto, será aparente a um especialista na técnica que a presente invenção pode ser praticada em outras realizações que se afastam destes detalhes específicos. Em outras instâncias, descrições detalhadas de métodos e aparelhos bem conhecidos são omitidas, de modo a não obscurecer a descrição da presente invenção com detalhes desnecessários.
Figura 1 é um diagrama em blocos de uma realização de acordo com a invenção, ilustrando uma rede e nós para efetuar chamadas de emergência e para associar móveis a uma localização de veículo. A rede de comunicações sem fio 1 (WCN) é descrita incluindo somente os nós necessários para entender a invenção e vários nós sem funcionalidade crítica ou única para efetuar a presente invenção, não são mostrados. A sinalização entre nós na WCN 1 é processada pelos nós intermediários, pontos de conexão e subsistemas. A WCN 1 inclui uma rede operadora (ON) 2 conectada a um sistema de segurança pública (PSS) 3, via pelo menos um nó intermediário, que neste caso é o Servidor de Usuário de Estrada (RUS) 6. O RUS 6 é um nó único ou uma ou mais funções distribuídas entre nós na WCN
I. O RUS 6 está localizado na rede operadora 2 e/ou no PSS 3, ou distribuído entre a ON e os PSS. O RUS 6 é responsável por hospedar informação sobre as posições de um veículo 9 e dispositivos de usuário 11, ou informação necessária para determinar as posições do veículo 9 e dispositivos de usuário
II, quando um procedimento de pesquisa é disparado. Uma Central de Emergência 5 (EC) é incluída como parte do PSS 3. A Central de Emergência 5 é responsável por coordenar expedições, etc. O PSS 3 está também conectado a um sistema de hospital IT (HITS) 4, que inclui informação como jornais eletrônicos, capacidades de medicina IT, localização/capacidades de veículo de emergência, etc. Um Controlador de Gerenciamento de Mobilidade 7 (MMC), na rede operadora 2, tal como o Controlador de Estação Base (BSC) ou um Controlador de Rede Rádio (RNC), é constantemente, intermitentemente, periodicamente e/ou disparado por evento, atualizado com a localização do dispositivo de usuário 11.0 MMC 7 recebe informação dos dispositivos de usuário 11, via uma ou mais estações base 8. O dispositivo de bordo (O-B-D) 10 dos veículos 9 se comunica usando uma WCN 1, por exemplo, uma rede celular ou uma rede rádio. O RUS 6 está tipicamente localizado em um domínio conectado à Internet, rede núcleo. O dispositivo de bordo 10 povoa o Servidor de Usuário de Estrada 6 com informação sobre uma sessão de dados. Tal informação consiste de IDs de pessoa, ID de veículo, registros de sensor, imagens de câmera, etc. no caso de uma chamada de emergência ser disparada, por exemplo, a partir do dispositivo de bordo 10, a chamada de emergência então incluirá um número A, que é a identidade do dispositivo de bordo usado para extrair uma lista com pessoas no veículo, ou a chamada de emergência incluirá a mesma lista. A lista incluída na chamada de emergência é recebida consultando o RUS 6 identificando o veículo 9, com base em um número de registro.
Há múltiplos modos para determinar o número de pessoas em um veículo envolvidas em um acidente. A seguir, são descritos dois princípios para quando e como isto é feito:
1. Um relatório é enviado a partir do veículo quando ocorre um acidente.
- Um servidor na rede compõe antecipadamente uma tabela de quantas pessoas, dispositivos de usuário, que estão no veículo e, se possível, quem elas são. Se ocorre um acidente, uma chamada de emergência automática se refere a esta tabela.
2. Relatar o número de pessoas e quem elas são, é feito por um dispositivo de bordo, por exemplo, dispositivo de bordo. O (O-B-D) coletou informação antecipadamente sobre usuários móveis e quantos usuários móveis estão no veículo.
- Cada pessoa no veículo possui um dispositivo de usuário que relata que o portador do dispositivo está localizado no veículo.
- Uma unidade central coleta informação de quem está no veículo, e relata isto quando acontece um acidente.
Há também diferentes soluções alternativas de como implementar os diferentes princípios mencionados acima. Umas poucas alternativas de como efetuar o emparelhamento de pessoa e veículo é agora são agora apresentadas:
- Usar o telefone móvel e sinalização/posicionamento GSM padrão. Ao usar sinalização GSM, o dispositivo de usuário precisa ser disparado para ir do modo ocioso para o modo dedicado e enviar um relatório à rede, incluindo informação que pode ser usada para associar o dispositivo do usuário a um certo veículo.
- Usar um rádio de alcance curto (ou outro suporte de comunicação de distância curta), por exemplo, Bluetooth e meio de registro de borda. Uma solução de rádio de alcance curto requer que os passageiros necessitem efetuar alguma forma de relatório usando esta conexão rádio de alcance curto a uma unidade mestre, para se registrar ou se conectar à rede. O relatório é efetuado em um evento de disparo, abertura de portas, ligando o veículo, etc., iniciando um procedimento de requisição de registro. Tal procedimento de requisição de registro consiste no dispositivo de bordo enviar uma mensagem de áudio, por exemplo, uma mensagem de "registro na rede local".
- Usar sensores em um veículo para sentir o número de pessoas no carro. Os sensores são colocados nas portas, assentos, cintos de segurança, etc. Uma alternativa de sensor não requer quaisquer dispositivos adicionais, exceto um dispositivo de bordo montado em um carro, porém requerem ao invés disso um número de sensores e também tornarão mais difícil encontrar quem está em um veículo.
Quando ocorre um acidente, o dispositivo de bordo no veículo efetuará automaticamente uma chamada de emergência para um centro de emergência, relatando que houve um acidente e também envia sua localização para o centro. Equipamento necessário para fazer isto será instalado em todos os novos carros e todos os caminhões e ônibus na Europa e provavelmente em outros mercados.
De acordo com uma realização da presente invenção, é provido meio para localizar um telefone GSM/WCDMA padrão, sem qualquer aplicação ou configuração especial, possuindo uma precisão de até um par de metros. Isto é de longe menor que a área coberta por uma célula rádio regular. O posicionamento dos telefones móveis é efetuado usando sinais de controle, e sinalização e procedimentos de controle de rede rádio padrão, entre a rede rádio e os telefones móveis. Isto é adicionalmente mais um posicionamento usando medição de sinais rádio a partir de transmissores de sinal de controle múltiplo.
De acordo com uma realização da presente invenção, é descrita uma rede incluindo um dispositivo de bordo em um veículo, um servidor de usuário de estrada, ou sistema de servidor de tráfego, gerenciando a informação, incluindo outras informações relacionadas ao tráfego e um centro de emergência. Tal informação relacionada ao tráfego é a situação atual do congestionamento de tráfego, mau tempo, trabalho de construção, etc. Há também uma conexão de rede entre o dispositivo de bordo e o servidor de tráfego. Esta rede é uma rede de cobertura de área extensa, tipicamente uma rede celular.
Um objetivo da presente invenção é reforçar mensagem e/ou informação enviada ou apresentada a um centro de emergência com informação relacionada ao número de pessoas que estão envolvidas em um acidente, e se possível quem elas são. Relatar o número de pessoas que se estima estarem no veículo é feito antecipadamente em um evento de disparo de relatório, por exemplo, ao partir o veículo, abrir uma porta, etc., ou quando um sensor disparado pelo acidente é ativado. O relatório pode também incluir informação recebida de sensores nos cintos de segurança, assentos, portas, câmeras, etc.
Usar Rede Celular e dispositivos móveis (GSM/UMTS) de passageiros/motoristas:
Se passageiros e/ou motorista de um veículo possuem um dispositivo móvel cada um, por exemplo, dispositivos de usuário ou telefones móveis com capacidades GSM ou UMTS, estes dispositivos são usados para obter um entendimento de quantos passageiros estão no veículo e também quem eles são. Identificar quem são os passageiros é um procedimento de associação onde números de identificação de móvel são comparados com perfis de usuário. Dispositivos móveis enviam relatórios para a rede constantemente, no sentido da rede ter um entendimento adequado de onde os telefones estão. Deste modo, a rede é capaz de buscar um dispositivo móvel quando o dispositivo móvel tem uma chamada de entrada. Tal procedimento de relatório, atualiza sinalização e localização com base em eventos, e é iniciado por exemplo, por um usuário quando este efetua ou recebe uma chamada telefônica. Outras atividades causando atualização de sinalização são transmissão de dados a partir de/para móveis ou um evento de disparo gerando um relatório de móvel ocioso onde o móvel está. Este evento de disparo, fazendo um relatório de móvel ocioso onde este está, pode ser obtendo uma nova área de localização, encontrando uma rede após sofrer ausência de cobertura, ou por atualizações programadas no tempo.
Um meio de fazer o relatório do dispositivo móvel que está localizado no veículo, possivelmente em uma situação de um acidente/emergência com o veículo, é emular um daqueles eventos mencionados acima. Considerar que o dispositivo móvel está usando a rede GSM ou UMTS e sem envolver o portador do dispositivo ou colocar exigências sobre qualquer software ou hardware específico. Dois destes eventos mencionados acima são disparados, por exemplo, por um transmissor enviando sinais de controle em um canal de controle. Estes dois eventos são o evento de nova área de localização e evento de novo registro na rede.
Para emular evento de nova área de localização, o transmissor transmitirá, com baixa potência, um sinal de controle do mesmo modo que estações base comuns. Para GSM, isto seria um BCCH com um BSIC e com um número de área de localização diferente da área de localização da célula em que os móveis estão atualmente. Tipicamente, a área de localização deveria ser única e somente usada como área de localização "no veículo" e possivelmente, dependendo da implementação, também usada unicamente para emergências. Em uma outra realização da presente invenção, o número único é o número de registro do veículo.
Para emular novo registro na rede, o transmissor interferirá com a rede rádio, seja interferindo em todas as freqüências GSM/UMTS, ou interferindo um por um no espectro de operadora diferente. A interferência deveria ser transmitida durante um intervalo de tempo tão curto quanto possível, embora longo o bastante para os móveis perderem a conexão de rede, de tal modo que os móveis tentarão se reconectar.
A associação entre o passageiro/motorista e o veículo, é feita deixando o transmissor transmitir um sinal que por último é associado, como será descrito especificamente de modo adicional abaixo, com o veículo na rede.
A solicitação do transmissor é para disparar cada telefone móvel para registrar que está no carro. Se o disparo de nova área de localização é usado, uma pré-condição é que cada operadora possua um canal, o BCCH no GSM, que está transmitindo na Lista de Alocação BCCH (lista BA) enviada ao telefone móvel para medição. A lista BA é uma lista de freqüências suportadas em células vizinhas. Esta lista é transmitida no BCCH (Canal de Controle de Radiodifusão) dando freqüências dos móveis das portadoras BCCH em células vizinhas. A lista BA é tipicamente usada pela MS (Estação Móvel) na seleção de célula e processos de re-seleção.
Figura 2 é um diagrama de sinal ilustrando realizações da presente invenção. De acordo com a figura:
1) Um procedimento de correlação é iniciado por um evento de disparo, por exemplo, um sensor detectando colisão, partindo um motor, alcançando uma certa velocidade, horário freqüente, sensor para sentir abertura de porta, sensores de pressão nos cintos de segurança sendo ativados, etc.
2) Um dispositivo de bordo (O-B-D) é ligado e começa a transmitir mensagens no veículo, as mensagens são vinculadas à área do veículo. Isto é obtido transmitindo as mensagens com baixa potência, criando uma micro célula em uma macro célula, onde a micro célula é o veículo. As mensagens são enviadas em um canal de controle e incluindo uma identidade de área de localização especial, pelo menos diferente daquela estacionada, que é explicitamente a área da macro célula. As mensagens enviadas serão usadas como um marcador em um relatório de vizinho enviado a um controlador de rede, um controlador de estação base (BSC) ou um controlador de rede rádio (RNC). No GSM, o canal de controle é um Canal de Controle de Radiodifusão (BCCH).
3) O O-B-D começa enviando sinais com partes de interferência ou todo de um espectro de freqüência, ou os sinais são transmitidos como sinais de controle, em um canal de controle, com baixa potência.
4) Dispositivos de usuário agora, quando o sinal de interferência é desligado, ou tão logo dispositivos de usuário detectam sinais de controle, enviará uma mensagem à rede, ao se anexar novamente à rede. Em GSM, as mensagens são enviadas ao BSC. O controlador de rede detecta que há uma identidade de área de localização especial, por exemplo, BCCH/BSIC, em relatório(s) de vizinhos de dispositivo(s) de usuário recém registrados. A identidade de área de localização especial é então relatada juntamente com identificações dos dispositivos de usuário a um servidor de usuário de estrada (RUS). Dispositivos de usuário são identificados por seus números de identidade, por exemplo, SIM, USIM, MSIN, MSISDN, etc.
5) O O-B-D relata ao RUS de que um evento de disparo foi ativado, os relatórios incluindo informação usada no MMC para correlacionar os relatórios de usuário ao veículo.
6) O RUS envia uma mensagem ao MMC requisitando uma lista com informação sobre móveis com identidades coincidentes. A mensagem inclui informação, como a identidade de área de localização específica, que deve ser usada em um procedimento de comparação.
7) o MMC correlaciona a mensagem recebida do RUS com relatórios armazenados de dispositivos de usuário e envia uma lista de identidades de dispositivos de usuário associando com a informação enviada na mensagem, na etapa 6.
Em uma realização da presente invenção, o relato é efetuado como um mecanismo pré-definido e portanto a etapa 6 não é então necessária.
O RUS processa a informação recebida do MMC e do O-B-D e compõe listas de identidades de usuário, por exemplo nomes, números de seguridade social, necessidades médicas, etc. perfis de pessoas são pré- armazenados localmente em um base de dados ou coletados a partir de outra localização distribuída na rede.
8) O O-B-D e/ou um passageiro usando um dispositivo de usuário, detectando uma colisão, efetuam uma chamada de emergência para um centro de emergência (Ε-C). A chamada inclui informação a ser usada para identificar o veículo ou o dispositivo de usuário. 9) O E-C envia uma requisição ao RUS, requerendo uma lista de identidades associadas à chamada de emergência. Esta é uma etapa para receber informação sobre todos os passageiros no veículo envolvidos em um acidente.
10) O RUS retorna uma lista com identidades de dispositivos de usuário que estão em um veículo identificado.
Em uma outra realização da presente invenção, o número de registro de veículo é usado ao relatar um acidente. O veículo é então localizado usando GPS ou outro mecanismo de localização. Então, uma associação entre pessoas envolvidas em um acidente e o veículo pode ser feita usando uma base de dados mapeando a informação de chamada de emergência, o veículo e dispositivos de usuário que tenham relatado estar na área de acidente.
11) O E-C recebe a lista e envia informação a sistemas IT de hospital adequados, veículos de emergência adequados ou a bombeiros próximos.
Combinações de recursos de hospital e outras combinações de recursos de informação são usadas para identificar HITS adequados, veículos de emergência, etc. As combinações de recursos são preferivelmente atualizadas em tempo real.
Em uma realização da invenção, o procedimento de correlação mencionado acima em 1) - 7) é pré configurado e é iniciado por um evento, tal como o motor do veículo ser acionado, o veículo começar a se mover ou a intervalos de tempo pré-determinados.
Em uma outra realização da presente invenção, o procedimento de correlação mencionado acima nas etapas 1) - 7) é executado após uma colisão ser detectada.
Ainda em uma outra realização da presente invenção, o O-B-D inclui um transmissor ligado e transmitindo BCCH, que poderia se um BCCH com uma identidade de área de localização especial ou forma diferente da área externa vizinha, ou um transmissor que esteja sempre ligado. O transmissor permanece transmitindo um BCCH enquanto o veículo estiver se movendo, possivelmente também um certo tempo após o veículo parar,
Em uma outra realização da presente invenção, é efetuado relato local ao dispositivo de bordo. O dispositivo de bordo primeiramente coleta informação sobre quantos estão no veículo e possivelmente também identificando quem são as pessoas. Então, a informação coletada é enviada como uma lista ao RUS. Há poucas alternativas de como fazer uma coleta de informação. Esta pode ser efetuada usando sensores no carro ou usando dispositivos de usuário dos passageiros. A comunicação com dispositivos de usuário ao coletar informação é tipicamente efetuada usando uma interface sem fio, tal como uma LAN Sem Fio, Bluetooth, ou luz infravermelho (IR). Redes de acesso possíveis são GSM, UMTS, CDMA2000, etc.
Adicionalmente, sensores e/ou câmeras são usados para coletar informação adicional. Os sensores são usados para detectar quantos passageiros estão no veículo, por exemplo, sensores em cintos de segurança, assentos, portas, etc. Possivelmente combinando sensores com outro mecanismo de identificação para verificar quem são as pessoas no veículo, por exemplo, usando mecanismos de identificação tipo impressões digitais, memórias USB portáteis, cartões de identificação, etc. As câmeras são usadas para obter instantâneos em um momento de colisão e/ou diferentes instantes, após um evento de disparo iniciando o procedimento de correlação. As imagens são analisadas e/ou armazenadas no dispositivo de bordo.
Instantâneos e/ou informação de sensor são enviados como informação adicional ao centro de emergência.
Em uma outra realização da presente invenção, o O-B-D relata informação coletada ao RUS, ao efetuar a chamada de emergência ou como parte de um procedimento de relatório não disparado no instante do acidente. Figura 3 é um fluxograma de uma realização de acordo com a presente invenção, ilustrando o método de correlação de informação para criar uma relação entre móveis e um veículo. Ao detectar um evento de disparo, um transmissor no O-B-D inicia a transmissão de mensagens sem fio no veículo, as mensagens restritas a alcance somente no veículo. As mensagens incluem informação de identidade de veículo ou informação que pode ser usada juntamente com outra informação para obter uma identidade única do veículo. O evento de disparo é por exemplo, um motorista abrir a porta, dar partida no motor, disparar uma chamada de emergência, etc. Um segundo sinal é então enviado, disparando todos os móveis no veículo para transmitir mensagens de atualização de área de localização e/ou registrar novamente para mensagens de rede, em um nó de rede. O sinal de disparo é um sinal de interferência interferindo em partes ou em todo o espectro, ou um sinal com baixa potência. Ambos sinal transmitido e sinal disparado são enviados no canal de controle. Na etapa 4, os móveis enviam relatório ao nó de rede, os relatórios incluindo mensagens ou informação transmitida com base nas mensagens radiodifimdidas. O O-B-D também envia relatórios a um RUS, os relatórios incluindo informação de identidade que deve ser usada para correlacionar os relatórios dos móveis recebidos a partir do nó de rede ao veículo. O RUS então efetua um procedimento de associação para executar uma lista de perfis de pessoas coincidentes que estão na área do veículo. Os perfis são armazenados internamente em uma base de dados ou distribuídos na rede.
Figura 4 é um diagrama em blocos ilustrando um dispositivo de bordo com capacidades de comunicação sem fio em um ambiente de 25 acordo com a presente invenção. O O-B-D 10 inclui um primeiro transmissor transmitindo mensagens de baixa potência em um canal de controle existente. As mensagens incluem informação de identidade de veículo 9 ou informação que pode ser usada juntamente com outra informação para obter uma identidade única do veículo 9. As mensagens são transmitidas usando equipamento sem fio 34 e são limitadas a serem enviadas dentro do veículo 9. Um segundo transmissor 31 é usado no O-B-D 10 para enviar sinais a todos os móveis 11 dentro do veículo 9. Os sinais são destinados a interferir com partes ou todo o espectro e deste modo disparar todos os móveis para enviar mensagens de atualização de área de localização e/ou registrar-se novamente para mensagens de rede. As mensagens de re-conexão/re-registro incluem informação transmitida e são enviadas a um MMC 7, tal como um BSC ou um RNC, via uma estação base 8. O O-B-D 10 também inclui um Transceptor 12 usado para receber relatórios por exemplo, de sensores 20 e/ou câmeras 21 e para enviar os relatórios ao RUS 6 como informação adicional. O transceptor 32 é também usado para efetuar/enviar chamadas de emergência ao receber informação de um sensor de detecção de colisão 20 ou quando disparado por um passageiro. Relatórios e outras informações do usuário como perfis pessoais, impressões digitais dos passageiros, etc., são armazenadas em uma base de dados 33. O O-B-D 10 pode enviar os perfis na detecção de colisão ou dinamicamente quando atualizado. Perfis de usuário podem igualmente ser enviados ao RUS 6 no registro, ao adquirir um móvel ou arquivados usando uma interface da web.
Em uma outra realização da presente invenção, o transceptor 32 no O-B-D 10, é controlado por uma aplicação 35. A aplicação 35 controla o transceptor 32 para enviar uma requisição incluindo informação de identidade ao RUS 6. O RUS 6 retorna uma lista com identidades de pessoa e perfis de pessoa. A lista é comparada com a informação armazenada recebida dos sensores 20 e/ou câmeras 21, e armazenadas na base de dados O-B-D 33. Após a verificação, o O-B-D 10 envia um relatório completo juntamente com a chamada de emergência ao centro de emergência 5.
Alternativamente, dispositivos de usuário do passageiro com capacidades de comunicação sem fio de alcance curto são usados para coletar informação sobre as pessoas no veículo. Isto tipicamente, porém não necessariamente requer que dispositivos de usuário tenham um software efetuando relatório quando requisitado pelo dispositivo de bordo. O relatório é, como uma alternativa adicional, baseado na sinalização de descoberta de dispositivo usual que por vezes é iniciada automaticamente quando um dispositivo descobre uma rede.
Figura 5 é um diagrama em blocos ilustrando um servidor de usuário de estrada em uma realização de acordo com a presente invenção. 0 servidor 6 incluindo uma aplicação 60 que é ativada para efetuar um procedimento de correlação para criar uma relação entre móveis e um veículo de uma rede de comunicações sem fio. O servidor compreende adicionalmente um primeiro transceptor 61 que é usado para receber e/ou enviar relatórios a um dispositivo de bordo 10 em um veículo 9. Informação de identidade de veículo ou informação que pode ser usada juntamente com outra informação para obter uma identidade única do veículo está incluída nos relatórios trocados entre o servidor 6 e o O-B-D 10. Um segundo transceptor 62 é usado para trocar informação com um controlador de gerenciamento de mobilidade 7. Equipamento de correlação 64 no servidor é usado para correlacionar informação recebida do MMC 7 e o O-B-D 10 para relacionar quais móveis 11 (dispositivos de usuário) são considerados como estando em um certo veículo 9. O servidor 6 também inclui equipamento de associação 65 para executar um procedimento de associação para relacionar números de identidade de móvel a identidades de pessoa e/ou perfis de pessoa. Uma base de dados no servidor 6 armazena listas de identidades de pessoa e/ou perfis de pessoa juntamente com informação de identidades de veículo. Um terceiro transceptor 63, no servidor 6, troca listas com um centro de emergência 5 sob solicitação.
Será obvio que a invenção pode ser variada de diversos modos. Tais variações não devem ser vistas como um afastamento do escopo da invenção. Todas estas modificações, como seria óbvio a um especialista na técnica são destinadas a serem incluídas no escopo das reivindicações anexas.

Claims (18)

1. Método para criar uma relação entre móveis (11) e um veículo (9) de uma rede de comunicações sem fio (1), o veículo equipado com um dispositivo de bordo (10) com capacidade de comunicação sem fio (34), caracterizado pelo fato de compreender as seguintes etapas: - radiodifundir mensagens no veículo (9), a todos os móveis (11) dentro do veículo (9), incluindo informação de identidade de veículo ou informação que pode ser usada juntamente com outra informação para obter uma identidade única do veículo (9); - enviar um sinal disparando todos os móveis (11) no veículo (9) para transmitir mensagens de atualização de área de localização, e/ou novamente registrar para mensagens de rede, em um nó de rede (7); - enviar primeiros relatórios de medição dos móveis (11) para o nó de rede (7), os relatórios incluindo mensagens radiodifundidas ou informação baseadas nas mensagens radiodifundidas; e - enviar segundos relatórios de medição a partir do dispositivo de bordo (10) até um servidor de usuário de estrada (6), os relatórios incluindo informação usada para correlacionar os primeiros relatórios de medição recebidos no nó de rede ao veículo (9).
2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a etapa de radiodifundir mensagens é disparada por uma ou mais das seguintes ações: - um motorista dar partida no veículo. - sensores detectarem movimento do veículo. - ativação de uma chamada de emergência. - requisições sob solicitação a partir do servidor de usuário de estrada. - sensores de detecção de abertura de porta. - sensores de cinto de segurança. - ativação de um contador de período de tempo. - detecção de transferência de passagem entre macro células.
3. Método de acordo com qualquer das reivindicações precedentes 1 a 2, caracterizado pelo fato de que a etapa de enviar segundos relatórios de medição a partir do dispositivo de bordo (9) é disparada por uma ou mais das seguintes ações: - um usuário efetuar uma chamada de emergência. - um sensor de detecção de colisão é ativado. - um usuário ativando um procedimento de emergência.
4. Método de acordo com qualquer das reivindicações precedentes 1 a 3, caracterizado pelo fato de que os segundos relatórios de medição incluem informação adicional coletada de sensores (20) nos assentos, portas e/ou cintos de segurança e/ou informação de câmeras.
5. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o servidor de usuário de estrada (6) é responsável por executar as seguintes etapas: - correlacionar informação relativa a quais móveis (11) são considerados estando em um certo veículo (9), por exemplo, com base em relatórios de medição de móveis (11) e do dispositivo de bordo (10); - executar um procedimento de associação para relacionar números de identidade de móvel a identidades de pessoa e/ou perfis de pessoa; - armazenar uma lista de identidades de pessoa e/ou perfis de pessoa juntamente com informação de identidade de veículo; e - enviar a lista a um centro de emergência (5) sob requisição.
6. Método de acordo com qualquer das reivindicações precedentes 1 a 5, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de bordo (10) é capaz de detectar uma situação de emergência e efetuar chamadas de emergência para um centro de emergência, incluindo informação de identidade de veículo ou informação que pode ser usada juntamente com outra informação para obter uma identidade única do veículo (9).
7. Método de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que o centro de emergência (7), ao receber uma chamada de emergência é responsável por executar as seguintes etapas: - enviar uma requisição ao servidor de usuário de estrada (6), a requisição incluindo a informação de identidade do veículo, ou informação que pode ser usada juntamente com outra informação para obter uma identidade única do veículo (9), ao servidor de usuário de estrada (6) para executar um procedimento de associação; - receber uma resposta do servidor de usuário de estrada (6), incluindo uma lista de identidades de pessoa e/ou perfis de pessoa; e - enviar os perfis de pessoas recuperadas a hospitais adequados (4), departamentos de bombeiros, veículos de emergência, etc.
8. Método de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que a etapa de enviar perfis de pessoas a um destino adequado envolve a etapa de identificar, em uma combinação de recursos de base de dados, um ou mais dentre: - uma capacidade de cada hospital, departamento de bombeiro, veículo de emergência, etc., para o momento; - localização de hospitais, departamentos de bombeiro, veículos de emergência, etc., em relação à posição do veículo em uma macro célula; e/ou - hospitais oferecendo tratamentos para pessoas com necessidades específicas.
9. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o nó de rede é um centro móvel de serviço, um controlador de gerenciamento de mobilidade (7), uma rede de acesso rádio ou um controlador de rede rádio.
10. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o sinal de disparo é adaptado para executar uma ou mais das seguintes etapas: - interferir por inteiro ou em partes de um espectro de freqüência e deste modo disparar todos os móveis (11) no veículo (9) para executar atualização de localização e/ou novo registro ao reanexar à rede; - transmitir sinais de controle com baixa potência, usando canais de controle existentes, disparando todos os móveis (11) para executar um novo registro de área de localização.
11. Método de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o disparo de todos os móveis no veículo é usado para disparar igualmente móveis (11) no Modo Ocioso.
12. Dispositivo (10) destinado a ser usado a bordo de um veículo (9), onde o dispositivo (10) é equipado com capacidade de comunicação sem fio (34) usada para acessar e se comunicar com uma rede de comunicações sem fio (1), caracterizado pelo fato de compreender: - um primeiro transmissor (30) usado para radiodifundir mensagens, incluindo informação de identidade do veículo ou informação que pode ser usada juntamente com outras informações para obter uma identidade única do veículo (9), as mensagens limitadas serem enviadas dentro do veículo (9); - um segundo transmissor (31) usado para enviar sinais a todos os móveis (11) dentro do veículo (9), disparando todos os móveis (11) para enviar mensagens de atualização de área de localização e/ou registrar novamente para mensagens de rede, incluindo informação radiodifundida, a um controlador de gerenciamento de mobilidade (7); - transceptor (32) usado para enviar relatórios de medição a um servidor de usuário da estrada (6), os relatórios incluindo informação a ser usada pelo servidor de usuário da estrada (6) em um procedimento de correlação executado para determinar todos os móveis (11) dentro do veículo (9).
13. Dispositivo (9) de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que o primeiro transmissor (30) é disparado por uma ou mais das seguintes ações: - um motorista dar partida no veículo. - sensores detectarem movimento do veículo. - ativação de uma chamada de emergência. - requisições sob solicitação a partir do servidor de usuário de estrada. - sensores de detecção de abertura de porta. - sensores de cinto de segurança. - ativação de um contador de período de tempo. - detecção de transferência de passagem entre macro células.
14. Dispositivo (9) de acordo com qualquer das reivindicações -12 a 13, caracterizado pelo fato de que o transceptor (32) é disparado para enviar relatórios de medição em uma ou mais das seguintes ações: - um usuário efetuar uma chamada de emergência. - um sensor de detecção de colisão é ativado. - um usuário ativando um procedimento de emergência.
15. Dispositivo (9) de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de compreender uma etapa adicional de receber, no transceptor (32), informação adicional dos sensores (20) nos assentos do veículo, portas e/ou cintos de segurança e/ou de câmeras (21), a informação adicional devendo ser incluída nos relatórios de medição enviados ao servidor de usuário de estrada (6).
16. Dispositivo (9) de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que o dispositivo (9) é capaz de detectar um situação de emergência e efetuar chamadas de emergência, para um centro de emergência (5), incluindo informação de identidade de veículo ou informação que pode ser usada juntamente com outra informação para obter uma identidade única do veículo (9).
17. Dispositivo (9) de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que o transceptor (32) é acionado por uma aplicação (35), controlando-o para executar as seguintes etapas: - enviar uma requisição ao servidor de usuário de estrada (6), a requisição incluindo a informação de identidade do veículo, ou informação que pode ser usada juntamente com outra informação para obter uma identidade única do veículo (9), ao servidor de usuário de estrada (6) para executar um procedimento de associação; - receber uma resposta do servidor de usuário de estrada (6), incluindo uma lista de identidades de pessoa e/ou perfis de pessoa; - comparar a lista recebida com informação adicional armazenada, recebida dos sensores (20) e/ou câmeras (21); e - enviar toda informação a um centro de emergência (5).
18. Servidor (6) em uma rede de comunicações sem fio (1), o servidor (6) incluindo uma aplicação (60) executada para efetuar um procedimento de correlação para criar uma relação entre móveis (11) e um veículo (9) de uma rede de comunicações sem fio (1), caracterizado adicionalmente por compreender as seguintes partes: - um primeiro transceptor (61) para receber e/ou enviar relatórios a um dispositivo de bordo (10) em um veículo (9), os rótulos incluindo uma informação de identidade de veículo ou informação que pode ser usada juntamente com outra informação para obter uma identidade única do veículo (9); - um segundo transceptor (62) para trocar informação com um controlador de gerenciamento de mobilidade (7) e o dispositivo de bordo (10) para relacionar quais móveis (11) são considerados como estando em um certo veículo (9); - equipamento de associação (65) para executar um procedimento de associação para relacionar números de identidade de móvel a identidades de pessoa e/ou perfis de pessoa; - base de dados (66) para armazenar listas de identidades de pessoa e/ou perfis de pessoa juntamente com informação de identidades de veículo; e - um terceiro transceptor (63), para trocar as listas com um centro de emergência (5) sob solicitação.
BRPI0621918A 2006-07-21 2006-07-21 método para criar uma relação entre dispositivos móveis e um veículo de uma rede de comunicações sem fio, dispositivo destinado a ser usado a bordo de um veículo, e, servidor em uma rede de comunicações sem fio BRPI0621918B8 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/SE2006/050271 WO2008010756A1 (en) 2006-07-21 2006-07-21 Emergency call system using specific mobile user information

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI0621918A2 true BRPI0621918A2 (pt) 2011-12-20
BRPI0621918B1 BRPI0621918B1 (pt) 2019-07-16
BRPI0621918B8 BRPI0621918B8 (pt) 2020-09-08

Family

ID=38957018

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0621918A BRPI0621918B8 (pt) 2006-07-21 2006-07-21 método para criar uma relação entre dispositivos móveis e um veículo de uma rede de comunicações sem fio, dispositivo destinado a ser usado a bordo de um veículo, e, servidor em uma rede de comunicações sem fio

Country Status (7)

Country Link
US (2) US8112061B2 (pt)
EP (1) EP2044729B1 (pt)
JP (1) JP4865860B2 (pt)
CN (1) CN101502135B (pt)
AU (1) AU2006346396B2 (pt)
BR (1) BRPI0621918B8 (pt)
WO (1) WO2008010756A1 (pt)

Families Citing this family (47)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US10511950B2 (en) * 2006-05-16 2019-12-17 RedSky Technologies, Inc. Method and system for an emergency location information service (E-LIS) for Internet of Things (IoT) devices
KR101454021B1 (ko) * 2007-08-07 2014-10-27 삼성전자주식회사 이동통신시스템에서 홈셀/개인네트워크셀의 메저먼트 장치및 방법
JP2009267666A (ja) * 2008-04-24 2009-11-12 Aisin Aw Co Ltd 車載装置及びプログラム
ES2341698B1 (es) * 2008-12-23 2011-05-31 Vodafone España, S.A.U. Sistema y metodo de cobro u observancia del uso de carreteras, basadoen mecanismos estandar de red celular.
IL198100A (en) 2009-04-07 2016-08-31 Intucell Ltd METHOD AND SYSTEM FOR GETTING INFORMATION ON A RADIO ACCESS NETWORK OF A MOBILE COMMUNICATION NETWORK
KR101067392B1 (ko) * 2009-07-31 2011-09-27 알트론 주식회사 구조 요청 신호 처리 장치 및 방법
CN101998686B (zh) * 2009-08-13 2015-09-09 胡乐乐 一种车载无线通信方法和系统
EP2471051B1 (en) * 2009-08-26 2018-03-28 Continental Automotive GmbH Systems and methods for emergency arming of a network access device
US20110194629A1 (en) * 2010-02-09 2011-08-11 Joseph Bekanich Multi-format message communication
CN102196526B (zh) * 2010-03-10 2015-11-25 江苏联优信息科技有限公司 一种集中式无线传感网的本地流量转发方法
EP2367161A1 (en) * 2010-03-18 2011-09-21 Alcatel Lucent A sensor, and a method of a sensor detecting a user terminal that is in idle mode connected to a base station
US8380160B2 (en) * 2010-03-29 2013-02-19 Motorola Solutions, Inc. Method and apparatus for enhanced safety in a public safety communication system
US9674635B2 (en) * 2010-03-29 2017-06-06 Motorola Solutions, Inc. Method and apparatus for distribution of applications to a plurality of communication devices for an expanded operating mode
US8504090B2 (en) * 2010-03-29 2013-08-06 Motorola Solutions, Inc. Enhanced public safety communication system
US9079494B2 (en) 2010-07-01 2015-07-14 Mill Mountain Capital, LLC Systems, devices and methods for vehicles
US8744397B2 (en) 2011-03-02 2014-06-03 Continental Automotive Systems, Inc. System for providing profile information
US8744401B2 (en) * 2011-05-20 2014-06-03 Continental Automotive Systems, Inc. Enhanced telematic emergency response
US9154576B2 (en) 2012-06-06 2015-10-06 Babatunde O. O. Olabinri System and process for communicating between two vehicles
EP2704121B1 (de) * 2012-09-04 2015-07-01 Vodafone Holding GmbH System zum Identifiziern von Nutzern in Fahrzeugen
US9940615B2 (en) 2012-10-16 2018-04-10 Fleetcor Technologies Operating Company, Llc Automated pairing of payment products and mobile to mobile devices
WO2014062668A1 (en) 2012-10-16 2014-04-24 Fleetcor Technologies Opertating Company, Llc Method and system for detection of a fuel card usage exception
US9846912B1 (en) 2013-03-13 2017-12-19 Allstate Insurance Company Risk behavior detection methods based on tracking handset movement within a moving vehicle
US12008653B1 (en) 2013-03-13 2024-06-11 Arity International Limited Telematics based on handset movement within a moving vehicle
US20150079923A1 (en) * 2013-06-17 2015-03-19 Joe McNeil Communications device based analytics for a traveler
WO2015048015A1 (en) * 2013-09-24 2015-04-02 Fleetcor Technologies Operating Company, Llc Automated pairing of payment products and mobile to mobile devices
US20170013432A1 (en) * 2014-01-29 2017-01-12 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Ue statistics collection in an emergency area
CN105280005A (zh) * 2014-06-06 2016-01-27 电信科学技术研究院 一种道路安全消息的发送方法及装置
US9838858B2 (en) * 2014-07-08 2017-12-05 Rapidsos, Inc. System and method for call management
US9942739B2 (en) 2014-09-19 2018-04-10 Rapidsos, Inc. Method and system for emergency call management
US9674764B2 (en) 2014-11-11 2017-06-06 Cisco Technology, Inc. System and method for providing Internet protocol flow mobility in a network environment
US9635686B2 (en) 2014-11-11 2017-04-25 Cisco Technology, Inc. System and method for providing internet protocol flow mobility in a network environment
DE102015210833A1 (de) * 2015-06-12 2016-12-15 Bayerische Motoren Werke Aktiengesellschaft Verfahren und System zur Steuerung eines Fahrzeugs in einem Fahrbahnabschnitt
ES2563702B2 (es) * 2015-07-14 2016-11-08 Tomás VALBUENA MONTALVO Sistema y método de solicitud automática de asistencia en vehículos de transporte
US9888392B1 (en) 2015-07-24 2018-02-06 Allstate Insurance Company Detecting handling of a device in a vehicle
JP2018538645A (ja) 2015-11-02 2018-12-27 ラピッドエスオーエス,インク. 緊急対応のための状況意識のための方法およびシステム
JP2019505117A (ja) 2015-12-17 2019-02-21 ラピッドエスオーエス,インク. 効率的な緊急呼出のためのデバイス及び方法
US9986404B2 (en) 2016-02-26 2018-05-29 Rapidsos, Inc. Systems and methods for emergency communications amongst groups of devices based on shared data
US20170325056A1 (en) 2016-05-09 2017-11-09 Rapidsos, Inc. Systems and methods for emergency communications
EP3459303B1 (en) 2016-05-16 2020-04-22 Telefonaktiebolaget LM Ericsson (publ) Methods and vehicle, network node and user equipment for enabling efficient paging
US10389552B2 (en) * 2016-10-18 2019-08-20 Veniam, Inc. Passenger load management based on hotspot utilization
US9769616B1 (en) * 2017-04-04 2017-09-19 Lyft, Inc. Geohash-related location predictions
WO2019113129A1 (en) 2017-12-05 2019-06-13 Rapidsos, Inc. Social media content for emergency management
US20200029194A1 (en) * 2018-07-17 2020-01-23 J.W. Speaker Corporation Reporting light method and apparatus
US11917514B2 (en) 2018-08-14 2024-02-27 Rapidsos, Inc. Systems and methods for intelligently managing multimedia for emergency response
US10977927B2 (en) 2018-10-24 2021-04-13 Rapidsos, Inc. Emergency communication flow management and notification system
EP3644652A1 (en) * 2018-10-26 2020-04-29 Tata Consultancy Services Limited Method for detecting active radiofrequency wireless communication signal in a region
CN111377291A (zh) 2018-12-28 2020-07-07 日东电工株式会社 光学膜的端缘部切断分离装置

Family Cites Families (23)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP1419935A1 (en) * 1999-11-17 2004-05-19 Vehicle Enhancement Systems, Inc Apparatus and method for data communication between a vehicle and a remote terminal
AU775022B2 (en) * 1999-11-17 2004-07-15 Vehicle Enhancement Systems, Inc. Method for data communication between a vehicle and a remote terminal
US6741841B1 (en) * 2000-01-28 2004-05-25 Rockwell Collins Dual receiver for a on-board entertainment system
US6340928B1 (en) * 2000-06-22 2002-01-22 Trw Inc. Emergency assistance system using bluetooth technology
US7774453B2 (en) * 2001-01-31 2010-08-10 International Business Machines Corporation System and method for handling location information
JP2003078654A (ja) * 2001-02-19 2003-03-14 Hitachi Kokusai Electric Inc 緊急情報通報システムおよび緊急情報通報システムを利用する装置およびその方法、および移動物体
US6577946B2 (en) * 2001-07-10 2003-06-10 Makor Issues And Rights Ltd. Traffic information gathering via cellular phone networks for intelligent transportation systems
US6693535B2 (en) * 2001-11-29 2004-02-17 Motorola, Inc. System and method for controlling the interior temperature of a vehicle
US6493629B1 (en) * 2001-12-03 2002-12-10 Motorola, Inc. Method of and system for coupling location information
JP2004139426A (ja) * 2002-10-18 2004-05-13 Matsushita Electric Ind Co Ltd 緊急通報システム、緊急通報車載装置、および緊急通報対応携帯端末装置
US7289786B2 (en) * 2003-01-16 2007-10-30 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for communicating emergency information using wireless devices
JP2005027045A (ja) * 2003-07-02 2005-01-27 Omron Corp 車載端末装置、車載端末制御方法、車載端末制御プログラム、車載端末制御プログラムを記録した記録媒体、センタシステム、センタシステム制御方法、センタシステム制御プログラム、およびセンタシステム制御プログラムを記録した記録媒体
US20050030224A1 (en) * 2003-08-07 2005-02-10 Robert Koch Methods, systems and mobile terminals for vehicle crash detection using a positioning system
US7562123B2 (en) * 2003-09-05 2009-07-14 Palo Alto Research Center Incorporated Systems and methods for distributed group formation and maintenance in geographically based networks
SE526741C2 (sv) 2003-10-02 2005-11-01 Ericsson Telefon Ab L M Positionsbestämning av mobilstationer
CN100531452C (zh) * 2003-10-18 2009-08-19 张世强 智能公交系统
SE527308C2 (sv) 2003-10-20 2006-02-07 Ericsson Telefon Ab L M Apparater och förfarande för fördeling av resurser mellan celler i ett mobilkommunikationsnät
US20050222754A1 (en) * 2004-03-30 2005-10-06 Naftali Meisler SMS vehicle information system
JP2005294972A (ja) * 2004-03-31 2005-10-20 Nec Corp 通話断補償方法/システム/プログラム/プログラム記録媒体、携帯端末
SE528212C8 (sv) 2004-07-16 2006-10-31 Ericsson Telefon Ab L M Bestämning av mogilterminalposition
SE528585C2 (sv) 2004-09-21 2006-12-19 Ericsson Telefon Ab L M Förfarande och system för tillhandahållande av positionsbaserade tjänster i ett cellulärt kommunikationsnät
US8170468B2 (en) * 2004-12-15 2012-05-01 General Motors Llc Method and system for presenting media content in a mobile vehicle communication system
US7469827B2 (en) * 2005-11-17 2008-12-30 Google Inc. Vehicle information systems and methods

Also Published As

Publication number Publication date
EP2044729A4 (en) 2013-06-26
JP4865860B2 (ja) 2012-02-01
US8270940B2 (en) 2012-09-18
EP2044729A1 (en) 2009-04-08
AU2006346396A1 (en) 2008-01-24
BRPI0621918B1 (pt) 2019-07-16
CN101502135A (zh) 2009-08-05
CN101502135B (zh) 2012-11-14
EP2044729B1 (en) 2015-10-14
AU2006346396B2 (en) 2011-07-14
US20090280771A1 (en) 2009-11-12
WO2008010756A1 (en) 2008-01-24
US20120100827A1 (en) 2012-04-26
BRPI0621918B8 (pt) 2020-09-08
US8112061B2 (en) 2012-02-07
JP2009545202A (ja) 2009-12-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0621918A2 (pt) método para criar uma relação entre móveis e um veìculo de uma rede de comunicações sem fio, dispositivo destinado a ser usado a bordo de um veìculo, e, servidor em uma rede de comunicações sem fio
EP3625979B1 (en) Detecting misbehavior of intelligent transport stations
US9408176B2 (en) Location and state information providing/inquiring system using WLAN/WPAN communication, log information providing/inquiring system and method, service server and customer terminal, location and state providing/inquiring method
US9503968B2 (en) Vehicle communications via wireless access vehicular environment
KR101908620B1 (ko) 모바일 셀룰러 원격통신 네트워크에서 모바일 단말들의 실내 위치결정
KR101707242B1 (ko) 이동 네트워크를 통한 텔레매틱스 서비스의 제공
US11715376B2 (en) Improving operation of wireless communication networks for detecting vulnerable road users
US9843901B2 (en) Technique for identifying at least one mobile terminal user travelling in a vehicle comprising a connected device
CN108510791A (zh) 一种基于移动网络的智能寻车方法和系统
WO2022184227A1 (en) Method and apparatus for sidelink positioning
CN101489214B (zh) 一种检测用户端设备的方法、装置及系统
CN102036369A (zh) 确定传感器网络节点位置信息的方法及相关设备
WO2013048295A1 (en) Methods and arrangements for high accuracy positioning
EP2782407B1 (en) Method of managing subscriber information in a communication system and mobility management function
CN112469000A (zh) 5g网络上车辆网络服务的系统和方法
US20200314736A1 (en) Vehicle event data recording with snapshot of wireless environment
GB2617210A (en) Ranging service exposure framework for 5G mobile communications networks
CN117528443A (zh) 通信感知方法和装置
JP2015109631A (ja) モバイルネットワークを介したテレマティクスサービスの提供

Legal Events

Date Code Title Description
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: G01S 5/00 , G08G 1/0965 , H04B 1/38 , H04L 12/28

Ipc: G08G 1/0965 (1990.01), G01S 5/00 (1968.09), H04B 1

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 16/07/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 16/07/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS

B16C Correction of notification of the grant [chapter 16.3 patent gazette]

Free format text: REF. RPI 2532 DE 16/07/2019 QUANTO AO TITULAR.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 18A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2784 DE 14-05-2024 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.