BRPI0621893A2 - cápsula para extrair um bebida de uma substáncia em forma de pó, filtro plano para cápsulas de uso único, e, septo de formação do creme - Google Patents

cápsula para extrair um bebida de uma substáncia em forma de pó, filtro plano para cápsulas de uso único, e, septo de formação do creme Download PDF

Info

Publication number
BRPI0621893A2
BRPI0621893A2 BRPI0621893-8A BRPI0621893A BRPI0621893A2 BR PI0621893 A2 BRPI0621893 A2 BR PI0621893A2 BR PI0621893 A BRPI0621893 A BR PI0621893A BR PI0621893 A2 BRPI0621893 A2 BR PI0621893A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
capsule
septum
filter
box
capsule according
Prior art date
Application number
BRPI0621893-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Luca Mastropasqua
Bruno Dellapietra
Eeden Frans Van
Furio Suggi Liverani
Claudio Bolzicco
Luigi Vozza
Original Assignee
Illycaffe Spa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Illycaffe Spa filed Critical Illycaffe Spa
Publication of BRPI0621893A2 publication Critical patent/BRPI0621893A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65DCONTAINERS FOR STORAGE OR TRANSPORT OF ARTICLES OR MATERIALS, e.g. BAGS, BARRELS, BOTTLES, BOXES, CANS, CARTONS, CRATES, DRUMS, JARS, TANKS, HOPPERS, FORWARDING CONTAINERS; ACCESSORIES, CLOSURES, OR FITTINGS THEREFOR; PACKAGING ELEMENTS; PACKAGES
    • B65D85/00Containers, packaging elements or packages, specially adapted for particular articles or materials
    • B65D85/70Containers, packaging elements or packages, specially adapted for particular articles or materials for materials not otherwise provided for
    • B65D85/804Disposable containers or packages with contents which are mixed, infused or dissolved in situ, i.e. without having been previously removed from the package
    • B65D85/8043Packages adapted to allow liquid to pass through the contents
    • B65D85/8061Filters

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Apparatus For Making Beverages (AREA)
  • Packages (AREA)
  • Tea And Coffee (AREA)

Abstract

CáPSULA PARA EXTRAIR UMA BEBIDA DE UMA SUBSTáNCIA EM FORMA DE Pó, FILTRO PLANO PARA CáPSULAS DE USO úNICO, E, SEPTO DE FORMAçãO DO CREME Uma cápsula para extrair uma bebida de uma substância em forma de pó, preferivelmente café moído, por meio de água pressurizada, incluindo um corpo como caixa (2, 3) o qual contém a substância em forma de pó (4) e tem uma base provida com uma porta de saída (8) para o fluxo de saída da bebida extraída, a porta de saída (8) sendo fechada por um septo elástico de formação do creme (9) o qual pode abrir sob pressão da água, a cápsula incluindo adicionalmente uma tampa de segurança (111) a qual é montada no corpo tipo caixa na base de forma a aumentar o tamanho axial do corpo tipo caixa, a tampa (111) incluindo um rebaixo (112) o qual é encaixado no septo (9) e é adaptado para reter o septo (9) dentro da cápsula.

Description

"CÁPSULA PARA EXTRAIR UMA BEBIDA DE UMA SUBSTÂNCIA EM FORMA DE PÓ, FILTRO PLANO PARA CÁPSULAS DE USO ÚNICO, E, SEPTO DE FORMAÇÃO DO CREME"
Campo Técnico
A presente invenção se refere a melhoramentos de cápsulas contendo uma substância em forma de pó, a partir da qual uma bebida, de preferência café expresso, será extraída.
Fundamentos da Técnica
É sabido que máquinas para preparar café expresso, tipicamente usadas em bares e restaurantes, exigem uma dose de café torrado e moído para ser colocada em uma câmera de extração provida com um recipiente de filtro. Esse recipiente pode ser parte do chamado suporte de cesta de filtro, o qual é preenchido manualmente com a dose do café em pó (tipicamente 7± Ig para cada xícara a ser dispensada) e subseqüentemente montada sobre a máquina a fim de proceder com a extração da bebida.
Máquinas para preparar café expresso são providas internamente com um boiler para aquecer a água tirada de um tanque ou de outra fonte e uma bomba para enviar para o tubo de saída de água quente a uma pressão selecionada.
O método tradicional para extrair a bebida por meio de máquinas conhecidas consiste tipicamente de uma primeira etapa de pré- infusão, na qual a vazão de entrada de água a 90 ± 20 C é reduzida para certo intervalo de tempo; uma segunda etapa de impregnação; e uma terceira etapa de extração, na qual o bolo de café é atravessado por uma corrente de água quente a 90±2°C a uma pressão constante de 9 bar na entrada do bolo de café em pó.
A bebida obtida a partir de máquinas de café expresso tradicional é usualmente claramente distinta da bebida obtida em casa com bules de café ou dispositivos de infusão não apenas devido às propriedades de flavor, aroma e corpo são diferentes, mas também porque a bebida obtida a partir das máquinas de café expresso tradicionais é caracterizada pela camada de superfície de espuma, também conhecido como creme. Creme é um atributo da bebida de café a qual é particularmente apreciada pelo consumidor e é um indicador da preparação correta da bebida.
WO 2005/092160 e WO 2005/092162 descobrem uma cápsula particular a qual contem uma substância em forma de pó, de preferência café torrado e moído, a cápsula sendo provida com um septo elástico que gera creme e por meio do qual é possível extrair uma bebida com características físicas e organopléticas melhoradas.
O septo elástico conhecido é fixado a jusante da dose de substância em forma de pó e da folha de filtro correspondente e é caracterizado por uma membrana elástica a qual tem pelo menos um orifício atravessante ou abertura provida em uma região central, de forma a abrir e permitir a passagem da bebida apenas quando a pressão interna excede certo valor.
Uma desvantagem observada nas cápsulas conhecidas é ligada ao tempo de manufatura da cápsula. No caso particular das cápsulas providas com um septo elástico, algumas operações as quais reduzem a velocidade do processo de fabricação são unidas à preparação, instalação e fixação do septo elástico dentro da cápsula.
Outra desvantagem é devida ao fato de que tipicamente cápsulas que contém café moído usam filtros à base de papel a fim de reter as frações sólidas dentro da cápsula e evitar que elas sejam vertidas na xícara. A escolha dos filtros à base de papel pode vincular limitações ao projeto da cápsula; por exemplo, obriga a projetar o fundo da cápsula de forma que não haja regiões nas quais o papel do filtro possa rasgar devido à pressão dentro da cápsula ou devido a desigualdade de superfície ou aberturas.
Descrição da Invenção O objetivo da presente invenção é deixar claras as desvantagens das cápsulas conhecidas provendo melhorias as quais permitem uma redução considerável no tempo de fabricação e custos da dita cápsula.
Dentro desse objetivo, um objetivo da invenção é permitir particularmente instalação simples e rápida e fixar o septo de formação do creme.
Outro objetivo da invenção é prover uma cápsula a qual permita uma operação confiável e segura da cápsula ao longo da extração da bebida sem perder em qualidade com relação às cápsulas conhecidas.
De acordo com um primeiro aspecto da invenção, este objetivo, e estes e outros objetivos, os quais se tornarão melhor aparentes daqui para frente, são alcançados por uma cápsula para extrair uma bebida de uma substância em forma de pó, de preferência café em pó, por meio de água pressurizada, incluindo um corpo tipo caixa o qual contém a substância em forma de pó, o corpo como caixa tendo uma base provida com uma porta de saída para o fluxo de saída de uma bebida extraída, a porta de saída sendo substancialmente fechada por um septo de formação do creme o qual pode abrir sob pressão, caracterizado pelo fato de que inclui uma tampa de segurança a qual é montada no corpo tipo caixa na base de forma a aumentar o tamanho axial do corpo tipo caixa, dita tampa incluindo um rebaixo o qual é engatado no septo e é adaptado para reter o septo dentro da cápsula.
De acordo com outro aspecto da invenção, o alvo pretendido e os objetivos são alcançados por um filtro plano para cápsulas de um só uso contendo substâncias em forma de pó, das quais uma bebida será extraída, caracterizado pelo fato de que é feito de plástico e é adaptado para reter as partículas sólidas da bebida extraída da cápsula. O filtro inclui uma pluralidade de passagens tendo um diâmetro preferivelmente de 0,6 mm ou menos e se possível de pelo menos 0,1 mm. A passagem pode ser arranjada no filtro com um espaçamento de pelo menos 1.2mm. De acordo com ainda um outro aspecto da invenção, o alvo e objetivos são alcançados por um septo de formação do creme adaptado para ser instalado a jusante de uma câmara a qual contém uma substância em forma de pó preferivelmente café moído, para extrair uma bebida por meio de água sob pressão, caracterizada pelo fato de incluir uma membrana elástica provida com um orifício cego o qual é adaptado para ser quebrado pela bebida durante a extração.
A membrana é feita preferivelmente de elastômero termoplástico (TPE). De preferência SEBS, e ainda mais preferivelmente de Laprene® ou de outro material que permita que a membrana elástica seja moldada junto com o corpo tipo caixa da cápsula em uma única etapa de fabricação por meio de técnicas de co-moldagem, sobre moldagem e co- extrusão. Entretanto a membrana pode também não ser fixada diretamente a uma cápsula que contenha a substância em forma de pó, mas, pode ser fixada a um suporte externo, instalando-a, por exemplo, diretamente no suporte da cápsula da máquina de extração da bebida.
Breve Descrição dos Desenhos
Características adicionais e vantagens da invenção ficarão mais aparentes a partir da descrição das configurações preferidas, mas, não exclusivas das mesmas, ilustradas por meio de exemplo não limitativo nos desenhos anexos, em que:
Figura 1 é uma vista em perspectiva explodida da cápsula de acordo com a primeira configuração da invenção.
Figura 2 é uma vista seccional da vista explodida da Figura 1 a partir de um outro ponto de vista;
Figura 3 é uma vista seccional axial da cápsula das Figuras 1 e 2;
Figura 4 é uma vista seccional axial da cápsula de acordo com uma segunda configuração da invenção; Figura 5 é uma vista de fundo em perspectiva da cápsula de acordo com uma terceira configuração da invenção;
Figura 6 é uma vista seccional axial da cápsula da Figura 5;
Figura 7 é uma vista seccional axial de um septo de acordo com um aspecto particular da invenção;
Figura 8 é uma vista plana de um filtro de plástico de acordo com um aspecto particular da invenção.
Na descrição seguinte, números de referência idênticos designam elementos que são idênticos ou que têm função técnica equivalente.
Formas de Realizar a Invenção
Com referência às Figuras 1 a 3, a cápsula de acordo com a invenção, tipicamente designada pelo numerai de referência 1, é substancialmente cilíndrica (mas também pode ser na forma de frustro ou de prima) e inclui um corpo tipo caixa o qual é formado, de preferência por duas porções, i.e., uma porção em forma de xícara 2 e um elemento 3 para fechar em uma região para cima a porção em forma de xícara 2. O elemento de fecho 3 é provido com uma porta de entrada 3a, a qual, de preferência, mas não necessariamente se salienta e é fechada e pode ser aberta de uma maneira conhecida pela máquina de extração de bebida por perfuração, a fim de permitir o fluxo de entrada de água quente sob pressão para dentro da cápsula. A xícara 2 e o elemento de fecho 3 são soldados juntos, de preferência por meio de ultra-som ou técnicas similares conhecidas, como demonstrado anteriormente em WO 2005/092160 e WO 2005/092162.
O corpo tipo caixa 2, 3 contém uma substância em forma de pó 4, de preferência café moído, que é adequado para permitir a extração de uma bebida, por exemplo, café expresso, por meio de água sob pressão. A substância em forma de pó 4 pode ser incluída entre dois elementos de filtro 5 a e 5b, os quais são adaptados para reter as frações sólidas, por exemplo, os resíduos de café granular, dentro da cápsula. O corpo tipo caixa da cápsula tem uma base 6 provida com uma porta de saída 7 para o fluxo de saída da bebida extraída. A base inclui, de preferência, uma pluralidade de cumes 61, os quais são adaptados para definir um canal estreito entre a base e o filtro mais baixo 5a a fim de transportar a bebida extraída em direção à porta de saída 7.
A porta de saída 7, colocada de preferência em uma região central da base 6 e circundada por um rebordo 8 é substancialmente fechada por um septo elástico de formação do creme 9 que pode abrir sob pressão.
O septo 9 inclui de preferência uma membrana elástica feita de material elastomérico ou material de borracha, por exemplo, um TPE como SEBS (um copolímero de bloqueio de estireno-etileno-butileno-estireno) ou Laprene® (baseado em SEBS e poliolefinas).
A membrana elástica pode incluir um orifício atravessante 10, o qual é adaptado para manter o septo 9 normalmente fechado e, portanto, a porta de saída da bebida 7 quando a cápsula 1 não é usada e é adaptada para permitir que a bebida passe quando a pressão dentro da cápsula excede um determinado valor, por exemplo, 6 bar, causando uma deformação e assim alargando a orifício 10.
Como uma alternativa ao orifício atravessante 19, a membrana elástica pode incluir um orifício cego 110, o qual pode ser aberto, quebrando, quando a pressão nas cápsulas atinge um determinado limiar, como discutido a seguir com referência à Figura 7.
O septo elástico 9 pode ser co-moldado junto com o corpo tipo caixa 2,3 da cápsula 1, a qual é de preferência feito de polipropileno, de forma a eliminar operações mecânicas intermediárias para fixar o septo 9 para o rebordo 8 da porta de saída 7.
Como uma alternativa, a membrana elástica pode ser co- moldada junto com um anel de suporte rígido 9 a, tal como um mostrado em seção transversal nas Figuras 7 e 4, o qual é adaptado para ser engrenado em um rebordo cilíndrico saliente da porta de entrada 7.
A cápsula 1 inclui adicionalmente uma tampa de segurança 11, a qual é montada no corpo tipo caixa na base 6 de forma a aumentar a dimensão axial do corpo tipo caixa. Mais especificamente, a tampa 11 é fixada ao corpo tipo caixa da cápsula de forma a salientar - se substancialmente a partir da base 6 substancialmente na direção do eixo de simetria da cápsula ao longo da direção da corrente de água.
A tampa 11 é de preferência fixada imediatamente a um rebordo 15 da base 6, por exemplo, por ação de um estalo, de forma a permitir seu rápido ajuste ao corpo tipo caixa da cápsula 1.
A tampa de segurança 11 é provida com um rebaixo 12 o qual é encaixado no septo 9 e é adaptado para reter o septo 9 contra a porta de saída 7 provida na base 6, de forma a evitar que o septo seja expelido da cápsula devido às altas pressões alcançadas durante extração da bebida. Na segunda configuração da cápsula, mostrada na Figura 4, o rebaixo 12 se encaixa no suporte anular rígido 9 a do septo, o qual é fechado dentro do rebordo cilíndrico saliente 8 a da porta de entrada 7.
O rebaixo 12 pode ter pelo menos uma passagem 14 a fim de permitir que a bebida saia da cápsula 1 passando através da tampa de segurança 11. Com essa finalidade, a tampa 11 inclui pelo menos uma abertura de saída 13, a qual na configuração particular das Figuras 1 a 4 é lateralmente deslocada em relação ao eixo central da porta de saída 7 ou em ralação ao eixo de simetria da cápsula 1.
A passagem 14 do rebaixo 12 e a abertura de saída 13 da tampa 11 são colocadas vantajosamente em lados opostos com relação ao eixo central da porta de saída 7, assim formando um trajeto arejado para a bebida extraída, o que reduz sua velocidade.
Opcionalmente, a tampa 11 pode ser provida com uma segunda parede cilíndrica fechada 16, a qual circunda o rebaixo 12 e pode ser engrenada a um assento circular adequadamente provido 17o qual é definido na base 6 em torno da porta de saída 7. As paredes 12 e 16 portanto definem um anel cilíndrico no qual a bebida que existe a partir do orifício 10 do septo 9 flui antes de alcançar a abertura de saída 13 provida na tampa a de segurança 11.
Como uma alternativa, como mostrado nas Figuras 5 e 6, a tampa de segurança 111 usada em uma terceira configuração da invenção pode incluir uma abertura de entrada 113a qual é substancialmente anular e substancialmente coaxial à porta de entrada 7 do corpo tipo caixa da cápsula e é adaptada para permitir que a bebida saia da cápsula em uma direção a qual coincide parcialmente com o eixo da cápsula, diferentemente das configurações das Figuras 1-4, nas quais o fluxo é deslocado lateralmente em relação ao eixo.
A abertura anular 113 é definida em um orifício atravessante da tampa 111 entre o rebordo do orifício atravessante e um elemento em forma de ogiva 115, o qual é suportado pela tampa 111 por meio dos braços de suporte 120 e é colocado no orifício atravessante.
O elemento em forma de ogiva é provido com um rebaixo 112 o qual é similar ao rebaixo 12 das Figuras 1 a 4, i.e., é encaixado no septo elástico 9 a fim de reter o septo contra o rebordo da porta de entrada 7. Na cápsula das Figuras 5 e 6 também, o rebaixo 112 é uma parede cilíndrica parcialmente aberta, i.e., uma parede provida com pelo menos uma passagem 114.
Como pode ser visto, as combinações vantajosas de uma tampa de segurança a qual é montada de forma a aumentar a dimensão axial do corpo tipo caixa e do rebaixo a fim de fechar em seu assento o septo elástico permite assegurar por um lado a provisão de uma ferramenta a qual é conveniente e rápida para o fechamento de segurança do septo elástico dentro da cápsula e por outro lado evita que a cápsula seja usada para extrair a bebida se o dispositivo de segurança para reter o septo dentro da cápsula, i.e., a tampa de segurança 1 Iou 111, não está presente.
Se a cápsula 1 é de fato acidentalmente montada sem a tampa de segurança 11 ou 111 em um suporte de cesta de filtro de uma máquina para extração de bebida ou café expresso, por exemplo, do tipo descoberto na anterior WO 2005/ 092162, a porta de entrada 3 a da cápsula não pode ser alcançada e/ou perfurada pelo injetor de água quente da máquina, porque está muito distante da agulha perfuradora. Portanto, além de simplificar e agilizar as operações de fabricação da cápsula, a invenção permite vantajosamente prevenir o uso não intencional de uma cápsula defeituosa, i.e. uma cápsula a qual esteja sujeita a uma expulsão acidental do septo elástico em direção à xícara ou vaso no qual a bebida é coletada.
Nas configurações descritas até o momento, o septo elástico 9 é provido com uma membrana elástica com um orifício atravessante central 10. Entretanto, a fim de simplificar e agilizar a fabricação de cápsulas as quais contém um septo elástico de formação do creme, a membrana elástica do septo 9 pode ser moldada de forma que tenha uma região mais fracallO. A região mais fraca 110 é uma região de pré-fratura, i.e., uma região que é adaptada para ser quebrada pela bebida pressurizada durante a extração. Dessa maneira, o septo é formado completamente em uma única operação e não exige as operações de perfuração adicionais usadas, por exemplo, na fabricação do septo das cápsulas descrita na WO 2005/092160 anterior.
No caso mostrado na Figura 7, a membrana elástica com uma região de pré-fratura 110 é aplicada a um anel de suporte rígido 9a, para ser usada quando o septo 9 é fixado mecanicamente ao rebordo do cilindro 8a da porta de saída (Figura 4) por meio de um encaixe por estalo de um suporte anular 9a com um recesso anular provido adequadamente formado no interior do rebordo cilíndrico 8a.
Entretanto, como pode ser facilmente apreciado, o septo 9 com uma região pré-fraturada 110 pode ser moldado junto com a xícara 2 da cápsula, por co-moldagem, como o septo das cápsulas mostradas nas Figuras 3 e 6. Dessa maneira, por meio de uma única operação de co-moldagem é possível fabricar um corpo tipo caixa o qual já é provido com um septo elástico de formação do creme sem ter que executar operações subseqüentes de perfuração do septo.
Com referência à Figura 8, de acordo com ainda outro aspecto da invenção, o filtro plano mais baixo 5a da cápsula 1 é feito de plástico e é adaptado para reter as partículas sólidas da bebida extraída da cápsula com a mesma eficiência do filtro de papel. O filtro 5a, obtido pela perfuração múltipla de uma folha de plástico tendo uma espessura de 0,5 a 2,5 mm., inclui uma pluralidade de passagens 55 tendo um diâmetro de 0,1 a 0,6 mm. As passagens podem ser colocadas no filtro 5a com um espaçamento periódico de pelo menos 1,2 mm nas duas direções perpendiculares.
O filtro permite não apenas acelerar a fabricação da cápsula como também eliminar as desvantagens que poderiam surgir a parir do uso dos filtros à base de papel. Por exemplo, com um filtro de plástico é possível prover até mesmo uma porta de saída 7 a qual tem um diâmetro considerável sem ter que levar em consideração a possibilidade de quebra do filtro mais baixo devido à deformação excessiva, portanto, sem ser limitado a estruturas tendo pequenos diâmetros de porta de saída ou estruturas de suporte em forma de ponte adaptadas para reduzir a superfície de passagem da porta de saída.
Além do mais, o filtro plástico pode ser feito do mesmo material que o corpo tipo caixa da cápsula, com vantagens consideráveis em termos de cadeia de produção.
Com certeza, o filtro plano de plástico não é limitado apenas às cápsulas descritas aqui, mas pode ser usado em qualquer cápsula contendo substâncias em forma de pó para preparar bebidas, particularmente cápsulas de um só uso para preparar café expresso. Na prática, tem sido observado que a invenção atinge o objetivo pretendido, uma vez que permite reduzir consideravelmente os tempos de fabricação das cápsulas de um só uso para preparar bebidas tais como café expresso, eliminando quaisquer etapas de fabricação adicional as quais são separadas do molde da cápsula.
A instalação e fixação do septo de formação do creme é particularmente rápida e simples e, ao mesmo tempo permite operação confiável e segura da cápsula através da etapa de extração da bebida.
Além do mais, a invenção permite remover algumas limitações técnicas adicionais no projeto da cápsula.
Embora a invenção tenha sido concebida em particular para cápsulas adequadas para o preparo de café expresso, pode em qualquer caso ser usada mais tipicamente para cápsulas que contenham substâncias comestíveis em geral adaptadas para produzir uma bebida por filtragem.
A cápsula, o septo e o filtro assim concebidos são suscetíveis de inúmeras modificações e variações, todas elas dentro do escopo das reivindicações anexas. Todos os detalhes podem adicionalmente serem substituídos outros elementos tecnicamente equivalentes.
Na prática, os materiais usados, como também as dimensões, podem ser quaisquer, de acordo com as exigências e o estado da técnica.
As descrições do Pedido de Patente Italiana No. M12006A001503 a partir da qual este pedido reivindica prioridade são incorporadas aqui por referência.
Onde características técnicas mencionadas em qualquer reivindicação são seguidas pelos sinais de referência, aqueles sinais de referência foram incluídos com o único propósito de aumentar o entendimento das reivindicações e, adequadamente, tais sinais de referência não tem qualquer efeito limitativo sobre as interpretações de cada elemento identificado a título de exemplo por tais sinais de referência.

Claims (22)

1. Cápsula para extrair uma bebida de uma substância em forma de pó, de preferência café moído, por meio de água pressurizada, incluindo um corpo tipo caixa o qual contem a dita substância em forma de pó, o corpo tipo caixa tendo uma base provida com uma porta de saída para o fluxo de saída da bebida extraída, a dita porta de saída sendo substancialmente fechada por um septo elástico de formação do creme o qual pode abrir sob pressão, caracterizado pelo fato de que inclui uma tampa de segurança a qual é montada no dito corpo tipo caixa na base de forma a aumentar o tamanho axial do corpo tipo caixa, dita tampa incluindo um rebaixo o qual é encaixado no septo e é adaptado para reter o septo dentro da cápsula.
2. Cápsula de acordo com reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que dita tampa de segurança é fixada a um rebordo periférico da dita base, de preferência por um encaixe de estalo.
3. Cápsula de acordo com reivindicação Iou 2, caracterizada pelo fato de que dita tampa de segurança inclui pelo menos uma abertura de saída.
4. Cápsula de acordo com reivindicação 3, caracterizada pelo fato de que dita pelo menos uma abertura de saída é colocada na dita tampa em uma posição na qual é deslocada literalmente em relação a um eixo central da porta de saída.
5. Cápsula de acordo com reivindicação 3 ou 4, caracterizada pelo fato de que dita pelo menos uma abertura é substancialmente anular e substancialmente coaxial para dita porta de saída.
6. Cápsula de acordo com reivindicação 5, caracterizada pelo fato de que dita abertura substancialmente anular é definida em um orifício atravessante da dita tampa de segurança entre um elemento em forma de ogiva colocado no dito orifício atravessante e o rebordo do dito orifício atravessante, dito elemento em forma de ogiva sendo suportado pela dita tampa por meio de braços de suporte.
7. Cápsula de acordo com uma ou mais das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que o septo elástico o qual pode abrir sob pressão inclui uma membrana elástica a qual tem um orifício atravessante provido anteriormente na membrana ou uma região mais fraca a qual é adaptada para ser quebrada sob pressão durante extração da bebida.
8. Cápsula de acordo com reivindicação 7, caracterizada pelo fato de que dita região mais fraca inclui uma região a qual é mais fina que a dita membrana, de preferência um orifício atravessante.
9. Cápsula de acordo com uma ou mais das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que dito corpo tipo caixa é feito de material plástico, de preferência polipropileno, e o septo elástico inclui um elastômero termoplástico o qual é co-moldado com dito corpo tipo caixa no rebordo da dita porta de saída.
10. Cápsula de acordo com uma ou mais das reivindicações de -1 a 8, caracterizada pelo fato de que dita porta de saída inclui um rebordo cilíndrico o qual se salienta axialmente a partir da dita base em direção ao lado de fora do corpo tipo caixa, o septo elástico sendo fixado mecanicamente à superfície interna do dito rebordo cilíndrico.
11. Cápsula de acordo com uma ou mais das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que inclui adicionalmente um filtro de plástico plano o qual é arranjado dentro de dito corpo tipo caixa, entre a substância em pó e a porta de saída, dito filtro sendo adaptado para evitar a passagem de frações sólidas da bebida através da porta de saída.
12. Cápsula de acordo com reivindicação 11, caracterizada pelo fato de que o filtro de plástico inclui uma pluralidade de passagens cujo diâmetro é 0,6 mm ou menos e é maior que zero.
13. Cápsula de acordo com reivindicação 12, caracterizada pelo fato de que o diâmetro de cada uma das passagens é pelo menos 0,1 mm.
14. Cápsula de acordo com reivindicação 12 ou 13, caracterizada pelo fato de que passagens são colocadas no dito filtro com um espaçamento de pelo menos 1,2mm.
15. Cápsula de acordo com uma ou mais das reivindicações 11 a 14, caracterizada pelo fato de que dito filtro tem uma espessura de 0,5 a 2,5mm.
16. Filtro plano para cápsulas de uso único contendo café moído ou substâncias similares em forma de pó, caracterizado pelo fato de que dito filtro é feito de plástico e é adaptado para reter as partículas sólidas da bebida extraída da cápsula.
17. Filtro de acordo com reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que inclui uma pluralidade de passagens cujo diâmetro é de 0,6 mm ou menos e é maior que zero.
18. Filtro de acordo com reivindicação 17, caracterizado pelo fato de que o diâmetro das passagens é de pelo menos 0,1 mm.
19. Filtro de acordo com reivindicação 17 ou 18, caracterizado pelo fato de que as passagens são colocadas no dito filtro com um espaçamento de pelo menos 1,2mm.
20. Filtro de acordo com uma ou mais das reivindicações de 11 a 14, caracterizado pelo fato de que dito filtro tem uma espessura de 0,5 a 2,5mm.
21. Septo de formação do creme, adaptado para ser instalado a jusante de uma câmera a qual contém uma substância em forma de pó, de preferência café moído, para extrair uma bebida por meio de água pressurizada, caracterizado pelo fato de que inclui uma membrana elástica a qual tem uma região mais fraca adaptada para ser quebrada pela bebida pressurizada durante a extração.
22. Septo de acordo com reivindicação 21, caracterizado pelo fato de que dita membrana é feita de elastômero termoplástico, de preferência SEBS ou Laprene®.
BRPI0621893-8A 2006-07-28 2006-12-04 cápsula para extrair um bebida de uma substáncia em forma de pó, filtro plano para cápsulas de uso único, e, septo de formação do creme BRPI0621893A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT001503A ITMI20061503A1 (it) 2006-07-28 2006-07-28 Perfezionamenti di capsule contenenti una sostanza in polvere da cui estrarre una bevanda,preferibilmente caffe' espresso
ITMI2006A001503 2006-07-28
PCT/EP2006/011621 WO2008011913A1 (en) 2006-07-28 2006-12-04 Improvements to capsules containing a substance in powder form from which a beverage, preferably espresso coffee, is to be extracted

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0621893A2 true BRPI0621893A2 (pt) 2011-12-20

Family

ID=37527073

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0621893-8A BRPI0621893A2 (pt) 2006-07-28 2006-12-04 cápsula para extrair um bebida de uma substáncia em forma de pó, filtro plano para cápsulas de uso único, e, septo de formação do creme

Country Status (18)

Country Link
US (1) US7815953B2 (pt)
EP (2) EP2177460B1 (pt)
JP (2) JP5275986B2 (pt)
CN (1) CN101500907B (pt)
AR (1) AR059199A1 (pt)
AT (2) ATE533705T1 (pt)
AU (1) AU2006346692B2 (pt)
BR (1) BRPI0621893A2 (pt)
CA (1) CA2657846C (pt)
DE (1) DE602006014223D1 (pt)
DK (2) DK2049416T3 (pt)
ES (2) ES2341890T3 (pt)
HK (2) HK1142577A1 (pt)
IT (1) ITMI20061503A1 (pt)
MX (1) MX2009001061A (pt)
RU (1) RU2422346C2 (pt)
TW (1) TW200806231A (pt)
WO (1) WO2008011913A1 (pt)

Families Citing this family (79)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7081263B2 (en) 2002-05-01 2006-07-25 Courtesy Products, Llc Disposable brew basket for electric coffee maker
US7770512B2 (en) * 2002-05-01 2010-08-10 Courtesy Products, Llc Disposable brew basket for electric coffee maker
US20060289253A1 (en) * 2005-06-23 2006-12-28 Kelsey-Hayes Company Monoblock caliper housing for a disc brake assembly
PT2243405E (pt) * 2007-06-05 2012-12-06 Criali Invest Sa Cápsula para preparar uma bebida e processo para a preparação de uma bebida usando tal cápsula
US11832755B2 (en) * 2007-07-13 2023-12-05 Adrian Rivera Brewing material container for a beverage brewer
US10722066B2 (en) * 2010-12-04 2020-07-28 Adrian Rivera Windowed single serving brewing material holder
IT1395414B1 (it) * 2009-03-20 2012-09-14 Lavazza Luigi Spa Capsula per la preparazione di una bevanda, in particolare caffe', e gruppo porta-capsula per il suo utilizzo
AU2009347083B2 (en) * 2009-06-17 2015-12-03 Koninklijke Douwe Egberts B.V. System and method for preparing a predetermined quantity of beverage
AT508887B1 (de) 2009-09-28 2011-11-15 Sunday Products Handels Gmbh & Co Kg Kaffeekapsel
ITGE20100009A1 (it) * 2010-01-26 2010-04-27 Marco Reati Carica preconfezionata di polvere di caffe'.
CN101823603A (zh) * 2010-04-28 2010-09-08 邵志成 食材包盒的开合结构
CN101830326A (zh) * 2010-04-28 2010-09-15 邵志成 可开合的食材包盒
CN101817432A (zh) * 2010-04-28 2010-09-01 邵志成 带软绳的食材包盒
EP2384996A1 (de) 2010-05-04 2011-11-09 Luna Technology Systems LTS GmbH Kapsel für ein Extraktionsgut, Verfahren zu deren Herstellung, und Einrichtung zum Brühen von Kaffee
EP2592979B1 (en) 2010-07-14 2015-01-21 Unilever N.V. Beverage brewing apparatus and method
AU2015201017B2 (en) * 2010-07-14 2016-04-28 Ekaterra Research and Development UK Limited Method for brewing beverage and cartridge containing infusible material
US9290317B2 (en) 2010-07-14 2016-03-22 Conopco, Inc. Method for brewing beverage and cartridge containing infusible material
EP3872001A1 (de) 2010-07-22 2021-09-01 K-fee System GmbH Portionskapsel mit barcode, system und verwendung einer portionskapsel zur herstellung eines getränkes
BR112013011242A2 (pt) * 2010-11-11 2016-11-01 Nestec S A Ch cápsula, máquina de produção de bebidas e sistema para a preparação de um produto nutricional
US9155418B2 (en) * 2010-11-15 2015-10-13 Conair Corporation Brewed beverage appliance and method
GB2488799A (en) 2011-03-08 2012-09-12 Kraft Foods R & D Inc Drinks Pod without Piercing of Outer Shell
USD694620S1 (en) 2011-03-08 2013-12-03 Kraft Foods R&D, Inc. Beverage cartridge
GB2489409B (en) 2011-03-23 2013-05-15 Kraft Foods R & D Inc A capsule and a system for, and a method of, preparing a beverage
PT105597B (pt) * 2011-03-30 2020-04-20 Novadelta Comercio E Ind De Cafes Lda Cápsula e dispositivo para processamento desta cápsula
US8707855B2 (en) 2011-05-09 2014-04-29 Eko Brands, Llc Beverage Brewing Device
GB201112058D0 (en) 2011-07-13 2011-08-31 Mars Inc Beverage preparation capsules
KR101110453B1 (ko) * 2011-07-23 2012-02-24 이영식 커피캡슐 머신용 커피캡슐
DE202012013330U1 (de) 2011-12-21 2016-05-20 Delica Ag Kapsel und System für die Zubereitung eines Getränks
ITMI20120247A1 (it) 2012-02-20 2013-08-21 Illycaffe Spa Cartuccia per l'ottenimento di una bevanda.
ITMO20120122A1 (it) 2012-05-09 2013-11-10 Illycaffe Spa Apparato e metodo di formatura e oggetto così realizzato
ITTV20120098A1 (it) * 2012-05-25 2013-11-26 Hausbrandt Trieste 1892 Spa Dispositivo per la preparazione di una bevanda
DE102012105282A1 (de) 2012-06-18 2013-12-19 K-Fee System Gmbh Portionskapsel und Verfahren zur Herstellung eines Getränks mit einer Portionskapsel
USD708057S1 (en) 2012-09-10 2014-07-01 Kraft Foods R & D, Inc. Beverage cartridge
USD697797S1 (en) 2012-09-12 2014-01-21 Kraft Foods R&D, Inc. Beverage cartridge
DE102012223291A1 (de) * 2012-12-14 2014-06-18 K-Fee System Gmbh Portionskapsel und Verfahren zur Herstellung eines Getränks mit einer Portionskapsel
ITMI20130345A1 (it) 2013-03-07 2014-09-08 Illycaffe Spa Macchina per la preparazione di bevande.
US9783361B2 (en) 2013-03-14 2017-10-10 Starbucks Corporation Stretchable beverage cartridges and methods
TWI586302B (zh) * 2013-04-01 2017-06-11 賈碩頎 飲料過濾匣
CN105102349B (zh) 2013-04-11 2017-04-19 雀巢产品技术援助有限公司 食品制备用胶囊
ES2423832B2 (es) * 2013-05-17 2014-05-19 Unión Tostadora, S.A. Estructura de cápsula de preparación de bebida
ES2424296B2 (es) * 2013-05-17 2014-11-03 Cocatech, S.L.U. Sistema de retención y redireccionado para cápsulas de preparación de bebida
ITMI20130906A1 (it) * 2013-06-03 2014-12-04 Illycaffe Spa Cartuccia per l'estrazione di una bevanda.
CH709273A2 (de) * 2014-02-21 2015-08-28 Delica Ag Kapsel umfassend einen vorzugsweise rotationssymmetrisch ausgebildeten Kapselkörper.
CH709296B1 (de) * 2014-02-21 2022-08-15 Delica Ag Kapsel mit einem vorzugsweise rotationssymmetrisch ausgebildeten Kapselkörper.
CH709861A1 (de) * 2014-07-09 2016-01-15 Delica Ag Kapsel umfassend einen vorzugsweise rotationssymmetrisch ausgebildeten Kapselkörper.
CH709570B1 (de) * 2014-04-29 2023-07-31 Delica Ag Kapsel mit einem vorzugsweise rotationssymmetrisch ausgebildeten Kapselkörper.
US9439532B2 (en) 2014-03-11 2016-09-13 Starbucks Corporation Beverage production machines with multi-chambered basket units
US10442610B2 (en) 2014-03-11 2019-10-15 Starbucks Corporation Pod-based restrictors and methods
US9504348B2 (en) 2014-03-11 2016-11-29 Starbucks Corporation Cartridge ejection systems and methods for single-serve beverage production machines
US20150257586A1 (en) * 2014-03-11 2015-09-17 Starbucks Corporation Dba Starbucks Coffee Company Single-serve beverage production machine
CH709597A2 (de) * 2014-05-06 2015-11-13 Delica Ag Kapsel für Getränkzubereitung.
US9521921B2 (en) * 2014-05-31 2016-12-20 Steven W. Joseph Integrated hybrid water and beverage dispenser and brewing cups for use therewith
US10023378B2 (en) 2014-07-21 2018-07-17 Illycaffe' S.P.A. Cartridge for extracting a beverage
MX2017004157A (es) 2014-10-01 2017-11-15 Kraft Foods Group Brands Llc Capsula de cafe.
USD757536S1 (en) 2014-10-01 2016-05-31 Kraft Foods Group Brands Llc Container
CN105559586B (zh) * 2014-10-10 2019-05-24 广东美的生活电器制造有限公司 饮料胶囊
US9877495B2 (en) 2015-01-09 2018-01-30 Starbucks Corporation Method of making a sweetened soluble beverage product
WO2016135105A1 (de) 2015-02-27 2016-09-01 K-Fee System Gmbh Portionskapsel mit einem durch siegeln verbundenen filterelement
PL3307647T3 (pl) 2015-06-10 2020-01-31 K-Fee System Gmbh Kapsułka porcjowa z trójwarstwową włókniną
US10342377B2 (en) 2015-06-16 2019-07-09 Starbucks Corporation Beverage preparation systems with adaptable brew chambers
US10602874B2 (en) 2015-06-16 2020-03-31 Starbucks Corporation Dba Starbucks Coffee Company Beverage preparation systems with brew chamber access mechanisms
US9968217B2 (en) 2015-06-16 2018-05-15 Starbucks Corporation Beverage preparation systems with brew chamber securing mechanisms
PL3322651T4 (pl) 2015-07-13 2020-02-28 K-Fee System Gmbh Element filtra z wycięciem
ES2767691T3 (es) 2015-09-18 2020-06-18 K Fee System Gmbh Adaptador para una cápsula monodosis
ITUB20155389A1 (it) * 2015-11-09 2017-05-09 Sarong Spa Capsula per bevande
AU2017204680B2 (en) * 2015-12-31 2022-03-24 Tuttoespresso S.R.L. A capsule assembly comprising a capsule and a conveyor cap configured to open said capsule
ITUB20160670A1 (it) * 2016-02-11 2017-08-11 Tecnostampi S R L Capsula ad apertura spontanea per la realizzazione di caffè e/o infusi del tipo ad almeno due componenti assemblabili fra loro.
IT201600109774A1 (it) * 2016-10-31 2018-05-01 Gruppo Gimoka S R L Capsula per la preparazione di bevande
ITUA20161940A1 (it) * 2016-03-23 2017-09-23 Macchiavelli Srl Capsula per prodotti da infusione, in particolare per caffè.
CN107319936A (zh) * 2016-08-19 2017-11-07 宁波锦宇电器有限公司 一种带奶泡组件的咖啡机
EP3342730A1 (en) 2017-01-02 2018-07-04 Tuttoespresso S.r.l. Capsule and method for beverages
CN106901608A (zh) * 2017-02-23 2017-06-30 深圳鼎加弘思饮品科技有限公司 一种新型饮料配料容器
CN106859347B (zh) * 2017-02-23 2020-04-24 深圳鼎加弘思饮品科技有限公司 一种稳压输出的饮料配料容器
DE102017005363A1 (de) * 2017-06-07 2018-12-13 Georg Menshen Gmbh & Co. Kg Portionskapsel zum Herstellen eines Getränkes
KR102537200B1 (ko) * 2017-07-05 2023-05-26 투토에스프레소 에스.알.엘. 음료 캡슐 및 방법.
US11583130B2 (en) 2019-10-18 2023-02-21 Timothy Arthur Bindon Beverage brewing assembly
USD927250S1 (en) 2020-03-23 2021-08-10 Eko Brands, Llc Reusable filter cartridge
CN115916665A (zh) * 2020-06-24 2023-04-04 雀巢产品有限公司 用于通过过滤盘生产饮料的胶囊
US11805934B1 (en) * 2020-10-21 2023-11-07 Adrian Rivera Brewing material lid and container for a beverage brewer

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CH673082A5 (pt) * 1987-10-01 1990-02-15 Nestle Sa
ATE146749T1 (de) * 1991-07-05 1997-01-15 Nestle Sa Stabile kaffeekassette und verfahren zu ihrer herstellung
US5813317A (en) * 1997-12-15 1998-09-29 Chang; Keng-Hao Brewing pot
US20020124753A1 (en) * 2002-01-28 2002-09-12 Hadden David M. Stamp assembly with removable embossing member
JP4220392B2 (ja) * 2002-01-16 2009-02-04 ソシエテ・デ・プロデュイ・ネスレ・エス・アー 開封手段を備えた密閉カプセル
NL1020735C1 (nl) * 2002-05-31 2002-07-15 Antonius Klaassen Filter voor extractie inrichting.
WO2004026091A1 (en) * 2002-09-20 2004-04-01 Nestec S.A. Method, device, and capsule for preparing a foamy liquid food
ITBO20030030U1 (it) * 2003-03-18 2004-09-19 Segafredo Zanetti Coffee System S R L Capsula per infusi di caffe' e/o d'altri prodotti
JP2005152551A (ja) * 2003-11-20 2005-06-16 Masaki Terada ワンウエーコーヒーメーカー
DK1555218T3 (da) * 2004-02-11 2006-10-16 I T A Ca S R L Kaffepatron
ATE368626T1 (de) * 2004-03-26 2007-08-15 Illycaffe Spa Integrierte kapsel zum extrahieren eines getränkes
ES2289382T3 (es) 2004-03-26 2008-02-01 Illycaffe' S.P.A. Ensamblaje para la extraccion de bebida a partir de una sustancia particular contenida en un cartucho.
CA2829795C (en) 2004-03-26 2014-08-05 Illycaffe' S.P.A. Integrated cartridge for extracting a beverage from a particulate substance
ES2289381T3 (es) * 2004-03-26 2008-02-01 Illycaffe' S.P.A. Cartucho integrado para la extraccion de una bebida de una sustancia particular.
CN2745483Y (zh) * 2004-12-03 2005-12-14 广东亿龙电器制品有限公司 一种微波炉用咖啡杯
DK1767467T3 (da) * 2005-09-21 2009-08-10 Illycaffe Spa Indsats indeholdende et stof til ekstrahering af en drik

Also Published As

Publication number Publication date
TW200806231A (en) 2008-02-01
EP2177460B1 (en) 2011-11-16
JP2013090958A (ja) 2013-05-16
JP2009544439A (ja) 2009-12-17
ES2373774T3 (es) 2012-02-08
US7815953B2 (en) 2010-10-19
JP5275986B2 (ja) 2013-08-28
EP2049416A1 (en) 2009-04-22
DE602006014223D1 (de) 2010-06-17
HK1128669A1 (en) 2009-11-06
HK1142577A1 (en) 2010-12-10
CN101500907A (zh) 2009-08-05
AU2006346692B2 (en) 2013-04-04
RU2009107061A (ru) 2010-09-10
CA2657846A1 (en) 2008-01-31
CN101500907B (zh) 2011-07-27
EP2049416B1 (en) 2010-05-05
ATE533705T1 (de) 2011-12-15
ES2341890T3 (es) 2010-06-29
WO2008011913A1 (en) 2008-01-31
JP5647704B2 (ja) 2015-01-07
ATE466791T1 (de) 2010-05-15
MX2009001061A (es) 2009-02-10
RU2422346C2 (ru) 2011-06-27
AR059199A1 (es) 2008-03-19
US20080026121A1 (en) 2008-01-31
EP2177460A1 (en) 2010-04-21
DK2049416T3 (da) 2010-07-26
AU2006346692A1 (en) 2008-01-31
CA2657846C (en) 2015-04-07
DK2177460T3 (da) 2012-03-05
ITMI20061503A1 (it) 2008-01-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0621893A2 (pt) cápsula para extrair um bebida de uma substáncia em forma de pó, filtro plano para cápsulas de uso único, e, septo de formação do creme
EP2651781B1 (en) Capsule for beverage preparation
EP2837312B1 (en) A system for preparing a beverage starting from an infusion product contained in an interchangeable capsule
ES2714869T3 (es) Cápsula para la preparación de bebidas infundidas o solubles
CN103327856B (zh) 通过离心作用制备饮料的胶囊和方法
ES2387691T3 (es) Inserción para portafiltros de máquinas de café, particularmente para máquinas de café expreso
PT2210826E (pt) Cápsula com elemento de perfuração integrado e sistema para preparação de uma bebida
BRPI1007669B1 (pt) cartucho para café ou produtos solúveis para a produção de uma bebida
MX2008005098A (es) Filtro rigido para capsulas adecuado para extraer bebidas, en particular café espresso.
BRPI0615858A2 (pt) cartucho para extrair uma bebida de uma substáncia comestìvel contida no mesmo, e, conjunto de extração para ser montado nas máquinas de extração de bebida
PT2437991E (pt) Cartucho rígido para café e produtos solúveis para preparação de bebidas
WO2017109718A1 (en) Single-use capsule for machines for the dispensing of infused beverages
EP3416897B1 (en) Disposable capsule for machines for the dispensing of infused beverages
RU2762247C2 (ru) Способ изготовления чашки для капсулы для настоев или растворимых напитков и соответствующие чашка и капсула
WO2018020391A1 (en) Capsule for the preparation of beverages, having an easily perforable bottom
EP3138788A1 (en) Capsule for instant drinks
IT201700016167A1 (it) Capsula monouso per macchine di erogazione di bevande in forma di infuso
ITTV20100103A1 (it) Dispositivo adattatore per una macchina per la preparazione ed erogazione di bevande ottenute per infusione di una materia prima polverulenta.
ITTV20090149A1 (it) Dispositivo adattatore per una macchina per la preparazione ed erogazione di bevande ottenute per infusione di una materia prima polverulenta.

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08H Application fees: decision cancelled [chapter 8.8 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO PUBLICADO NA RPI 2261 DE 06/05/2014

B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 11A ANUIDADE.

B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]