BRPI0613149A2 - armário de controle elétrico - Google Patents

armário de controle elétrico Download PDF

Info

Publication number
BRPI0613149A2
BRPI0613149A2 BRPI0613149-2A BRPI0613149A BRPI0613149A2 BR PI0613149 A2 BRPI0613149 A2 BR PI0613149A2 BR PI0613149 A BRPI0613149 A BR PI0613149A BR PI0613149 A2 BRPI0613149 A2 BR PI0613149A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
ceiling
control cabinet
roof
compartment
electrical control
Prior art date
Application number
BRPI0613149-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Alfred Hertli
Mario Saldarriaga
Kurt Stirnimann
Tony Limacher
Original Assignee
Almatec Ag Fuer Elektroschrank Technik
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Almatec Ag Fuer Elektroschrank Technik filed Critical Almatec Ag Fuer Elektroschrank Technik
Publication of BRPI0613149A2 publication Critical patent/BRPI0613149A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H05ELECTRIC TECHNIQUES NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • H05KPRINTED CIRCUITS; CASINGS OR CONSTRUCTIONAL DETAILS OF ELECTRIC APPARATUS; MANUFACTURE OF ASSEMBLAGES OF ELECTRICAL COMPONENTS
    • H05K7/00Constructional details common to different types of electric apparatus
    • H05K7/20Modifications to facilitate cooling, ventilating, or heating
    • H05K7/20536Modifications to facilitate cooling, ventilating, or heating for racks or cabinets of standardised dimensions, e.g. electronic racks for aircraft or telecommunication equipment
    • H05K7/20554Forced ventilation of a gaseous coolant
    • H05K7/20572Forced ventilation of a gaseous coolant within cabinets for removing heat from sub-racks, e.g. plenum

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Aviation & Aerospace Engineering (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Thermal Sciences (AREA)
  • Microelectronics & Electronic Packaging (AREA)
  • Cooling Or The Like Of Electrical Apparatus (AREA)
  • Push-Button Switches (AREA)
  • Brushes (AREA)
  • Casings For Electric Apparatus (AREA)
  • Table Devices Or Equipment (AREA)

Abstract

ARMáRIO DE CONTROLE ELéTRICO. A presente invenção refere-se a um armário de controle elétrico com uma região de alojamento (15) para componentes gerando calor dissipado em seu compartimento interno (11), que é fechado para cima por um teto (20), onde de acordo com a invenção o teto (20) é provido de conexões (28) soltáveis e permutável por um teto permutável provido de correspondentes conexões. O teto permutável apresenta um canal de ar de refrigeração se estendendo dele para baixo aproximadamente pela altura do armário de controle elétrico, para o qual no compartimento interno (11) além da região de alojamento (15) para os componentes existe uma região de alojamento (16).

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "ARMÁRIO DE CONTROLE ELÉTRICO".
Área técnica
A presente invenção refere-se a um armário de controle elétricocom uma região de alojamento para componentes gerando calor dissipadoem seu compartimento interno, que é fechado para cima por um teto.
Estado atual da técnica
Armários de eletricidade do tipo mencionado são empregados,entre outros, na telecomunicação ou na técnica de redes, onde se atribuiimportância à alta confiabilidade dos componentes neles montados. Um pro-blema essencial reside em manter a temperatura elevada pelo calor dissipa-do dos componentes embutidos no compartimento interno abaixo de um va-lor definido e impedir um superaquecimento dos componentes. Para tantosão empregados meios de drenagem de calor. Na medida em que os armá-rios de eletricidade estejam assentados ao ar livre, o que é a regra sobretu-do na telecomunicação, ficam ainda expostos a influências do tempo, inclu-sive eventualmente a intensa radiação solar, o que impõe exigências adicio-nais à sua drenagem de calor.
No estado atual da técnica são conhecidas as mais diversasconcepções de drenagem de calor, que abrangem estruturas de parede du-plas, o emprego de ventiladores, trocadores de calor e/ou agregados de re-frigeração. Elas se distinguem essencialmente em sua potência de drena-gem de calor e são selecionadas em correspondência à incidência de calor aser esperada. Distingue-se também então entre sistemas fechados e aber-tos, sendo nos sistemas fechados o compartimento interno hermeticamentefechado para proteção dos componentes contra poluição do ar. Nos siste-mas abertos, o ar ambiente é insuflado pelo compartimento interno, o que émais eficaz em termos de técnica de drenagem de calor, mas requer via deregra o emprego de filtros para redução da poluição por poeira. Como e-xemplo para um sistema fechado com função de trocador de calor pode sermencionada a patente EP 1002352 B1 do presente Depositante.
Armários de eletricidade do tipo em questão não podem ser sim-plesmente assentados onde se queira. A seleção de seu local de instalaçãoestá sujeita a múltiplos requisitos e restrições, inclusive de ordem arquitetô-nica ou mesmo de urbanismo. A área necessária para a instalação, via deregra, já é assinalada no planejamento de áreas residenciais, ruas ou pré-dios e freqüentemente deve ser até mesmo adquirida sua propriedade ou aomenos alugada pela companhia que a instala. Na medida em que os armá-rios de eletricidade são equipados com agregados como ventiladores, queinevitavelmente produzem ruído, devem também ser consideradas as res-pectivas disposições de proteção contra ruído em vigor. Locais de instalaçãouma vez encontrados e aceitos são portanto em geral conservados a longoprazo e não mais alterados sem necessidade.
Pelas razões mencionadas é também usual dimensionar de talmaneira armários de eletricidade quando de sua instalação que disponhamde certa capacidade de ampliação além da demanda atual. Não obstante,sempre ocorre de novo que armários de eletricidade não mais correspondama novas exigências, quando por exemplo uma nova área residencial ou umprédio com uma pluralidade de novos assinantes deva ser conectado à redede telecomunicação. O problema que surge então é sobretudo um problemade aquecimento. Em geral é a potência de drenagem de calor do armário decontrole elétrico, que não mais se revela suficiente.
Nos armários de eletricidade conhecidos, a potência de drena-gem de calor é essencialmente estabelecida no âmbito de sua modalidadede construção e não pode ser facilmente aumentada. No caso de elevadademanda, deve, portanto, em geral o armário de controle elétrico ser trocadocomo um todo por um de outra modalidade de construção. A instalação deum outro armário de controle elétrico, além do já existente, só é possível emcasos excepcionais devido à problemática de espaço explicada. A conexãode agregados de drenagem de calor adicionais a um armário de controleelétrico já existente é impeditiva igualmente em muitos casos devido à exi-güidade de espaço. Na medida em que já estejam montados vários armáriosde eletricidade um junto ao outro, uma montagem lateral de outros agrega-dos é adicionalmente dificultada. Em todo caso, uma montagem lateral sópode ser realizada condicionalmente, isto é, sob consideração das respecti-vas condições locais. Além disso, armários de eletricidade adicionais ou a-gregados adicionais produzem, via de regra, também ruído adicional e, porisso, só já não seriam admissíveis em muitos locais de instalação devido àsnormas de limitação de ruído.
Apresentação da invenção
A invenção tem por objetivo prover solução para os problemasexplicados e indicar como podem ser levadas em conta, de maneira simplese flexível, as distintas e especialmente crescentes exigências à potência derefrigeração em armários de eletricidade do tipo mencionado no início.
Esse objetivo é alcançado, de acordo com a invenção, pelas ca-racterísticas das reivindicações.
A presente invenção prevê, em seu cerne, segundo a reivindica-ção 1, portanto, que o teto é provido de conexões soltáveis e permutável porum teto permutável provido de correspondentes conexões, que apresentaum canal de ar de refrigeração se estendendo dele para baixo aproximada-mente pela altura do armário de controle elétrico, e que no compartimentointerno além da região de alojamento para os componentes existe uma regi-ão de alojamento para o canal de ar de refrigeração.
Devido a essas medidas, é provido um armário de controle elé-trico no âmbito de uma concepção modular, que pode ser equipado de ma-neira simples com ao menos um teto permutável de execução eventualmen-te distinta em comparação com o teto respectivamente existente. No tetopermutável podem estar previsto meios ou agregados de drenagem de calorda mais distinta execução e também potência de drenagem de calor. A e-ventualmente requerida altura de construção do teto permutável distinta paradiversos meios ou agregados de drenagem de calor está sempre pratica-mente disponível para cima à diferença das condições espaciais para o ladoem geral limitadas.
Pelo canal de ar de refrigeração se estendendo para baixo apro-ximadamente pela altura do armário de controle elétrico ar de refrigeraçãopode ser introduzido por meios de drenagem de calor dispostos no teto per-mutável diretamente na região inferior do armário de controle elétrico, ondeseja necessário, a saber, independentemente de que maneira seja geradono teto permutável.
Na execução de acordo com a invenção, o armário de controleelétrico e o teto que o encerra para cima são de tal maneira dimensionadospor um certo alargamento com relação às execuções segundo o estado atualda técnica que o teto pode ser permutado por um teto permutável com canalde ar de refrigeração, mesmo que este ainda não seja necessário por exem-plo em um primeiro estágio de instalação.
A invenção possibilita à companhia instaladora do armário decontrole de eletricidade prover o mesmo dos meios de drenagem de calorrespectivamente apropriados em função dos requisitos atuais à potência dedrenagem de calor. Especialmente não é necessário prever os meios dedrenagem de calor logo no início, mas apenas tendo em vista uma eventualdemanda posterior, e ou dimensioná-los essencialmente mais potentes doque imediatamente requerido. Só quando surge a demanda, o teto existente -em que naturalmente podem estar já igualmente presentes certos meios dedrenagem de calor e que pode igualmente apresentar já um canal de ar derefrigeração - pode ser substituído por um teto permutável com meios dedrenagem de calor mais potentes. Não são então necessárias quaisquer ou-tras alterações ou adaptações ao armário de controle de eletricidade de a-cordo com a invenção. Especialmente já está desde logo previsto no armáriode controle de eletricidade o espaço requerido para o canal de refrigeração.
• Naturalmente também seria possível dimensionar o armário decontrole de eletricidade "para baixo" mediante troca do teto, na medida emque a potência de drenagem de calor originalmente instalada se revele de-masiada ou não mais necessária. Modernizações e substituição da técnicapor exemplo por agregados requerendo menos energia e/ou energia maissilenciosa são naturalmente também possíveis de modo simples, racional emais barato.
O canal de ar de refrigeração ou o espaço reservado para seualojamento apresenta, em um armário com apenas uma porta, de preferên-cia por exemplo uma largura de 50 mm e uma profundidade de por exemplo300 mm correspondente essencialmente à profundidade do armário. Em ar-mários de largura dupla com duas abas de porta, o canal de refrigeração ouo compartimento de alojamento pode estar posicionado no meio e ser di-mensionado com uma largura dupla de por exemplo 100 mm. Ao menos emsua extremidade inferior, o canal de ar de refrigeração é provido de uma a-bertura de saída para ar de refrigeração. Aberturas adicionais mais acimapoderiam ser naturalmente igualmente providas no canal de ar de refrigera-ção em caso de necessidade.
Preferivelmente, ainda, o canal de ar de refrigeração está exclu-sivamente unido com o teto permutável e é retido exclusivamente pelo mes-mo. Ao menos no armário de controle de eletricidade quando da aplicaçãode um teto permutável não devem ser necessárias dispendiosas medidaspara montagem do canal de ar de refrigeração.
Segundo uma outra forma de execução preferida, o teto e/ou oteto permutável como um todo bem como ainda, de preferência, o teto per-mutável juntamente com o canal de ar de refrigeração são operáveis manu-almente, o que torna igualmente racional sua montagem ou sua troca.
Em muitos casos é necessário conduzir cabos de suprimentoe/ou de sinal do teto ou do teto permutável para o compartimento interno ouinversamente, quando por exemplo no compartimento interno existe um sen-sor de temperatura e agregados de drenagem de calor existentes no teto outeto permutável devam ser controlados em função de seu sinal. Vantajosa-mente, nesses casos, está previsto ao menos o teto permutável que é provi-do, desde logo, voltado para o compartimento interno, de um dispositivo deconexão para tais condutos elétricos de suprimento e/ou sinal, que pode serexecutado por exemplo como união de conector ou como cabo livre se es-tendendo para o compartimento interno.
Breve explicação das figuras
A invenção será detalhadamente explicada a seguir com auxíliode exemplos de execução em conexão com o desenho. Mostram:
Figura 1 - um armário de controle de eletricidade segundo a in-venção em um corte longitudinal (A-A na figura 2) com um teto de ventiladorde topo;
Figura 2 - o armário de controle de eletricidade da figura 1 emum corte transversal (B-B na figura 1);
Figura 2a - uma representação detalhada da figura 2;
Figura 3 - um armário de controle de eletricidade da figura 1 comteto removido;
Figura 4 - em uma representação segundo a figura 1, uma outraforma de execução de um armário de controle de eletricidade de acordo coma invenção com um teto de filtro de diafragma;
Figura 5 - o armário de controle de eletricidade da figura 4 comteto removido;
Figura 6 - em uma representação segundo a figura 1 ainda umaoutra forma de execução de um armário de controle de eletricidade de acor-do com a invenção com um teto com trocador de calor;
Figura 7 - o armário de controle de eletricidade da figura 6 comteto removido; e
Figura 8 - uma representação esquemática do trocador de calorda figura 6.
Caminhos para execucão da invenção
O armário de controle de eletricidade representado nas figuras 1 -3 apresenta um corpo de armário 10 com um compartimento interno 11 en-cerrado por paredes laterais 12. A parede lateral 12' direita na figura 2 é e-xecutada como porta. O corpo de armário 10 é mecanicamente estabilizadopor perfil 13 em forma de barra, que servem também como suportes para asparedes laterais 12. No compartimento interno 11 estão ainda presentes as-sim chamadas estantes 14 (por exemplo no formado de 48,26 cm (19 pole-gadas)), nas quais ou entre as quais podem ser atarraxados distintos com-ponentes como unidades eletrônicas geradoras de calor dissipado ou seme-lhantes (não representadas). O compartimento livre entre as estantes 14forma, portanto, uma região de alojamento 15 para esses componentes. Asestantes 14 guardam bilateralmente certa distância das paredes laterais 12,de modo que ali igualmente bem como com plena equipagem com compo-nentes resta um espaço livre. No lado esquerdo na figura 1 essa distância éselecionada maior do que no lado direito, para assim disponibilizar um com-partimento de alojamento 16 para um canal de ar de refrigeração (aqui aindanão presente).
O armário de controle de eletricidade das figuras 1 - 3 apresenta,ainda, um teto, que é executado como teto de ventilador de topo. Ele abran-ge um teto inferior 21, um teto intermediário 22 e um teto superior 23. O tetoinferior 21 encerra para cima o compartimento interno 11 do corpo de armá-rio 10, que é fechado também ademais hermeticamente vedado pelas pare-des laterais e por um fundo. Um primeiro compartimento intermediário 24entre as camadas das paredes laterais 12 é aberto para baixo, para o meioambiente, e se encontra em comunicação com um segundo compartimentointermediário 25 entre o teto inferior 21 e o teto intermediário 22. Um terceirocompartimento intermediário 26 entre o teto intermediário 22 e o teto superi-or 23, como se vê nas figuras 2 e 2a, é aberto no lado da borda para o meioambiente, na medida em que o teto superior é executado um pouco maisprofundo do que o corpo de armário 10 e se projeta um pouco além domesmo para a frente e para trás, formando respectivamente uma fenda. Noteto intermediário 22 estão ainda dispostos dois ventiladores 27.
Os ventiladores 27 produzem uma corrente de ar L1 refrigeradado meio ambiente de baixo através do primeiro compartimento intermediário24 e do segundo 25 para dentro do terceiro compartimento intermediário 26e, dali, através das mencionadas fendas entre teto inferior e superior, nova-mente para o meio ambiente. Dessa maneira, ar ambiente refrigerado fluipraticamente por todo o compartimento interno 11 ou pelas paredes encer-rando o mesmo e descarrega calor excedente do mesmo, sem que entãotenha lugar uma mistura do ar ambiente com o ar do compartimento interno.
Trata-se, portanto, de um dos mencionados sistemas fechados, em que oscomponentes existentes no compartimento interno não entram em contatocom o ar ambiente e estão protegidos otimamente contra influências ambien-tais como poluição do ar ou semelhante.Como se vê na figura 2 e especialmente na ampliação de recorteda figura 2a, o teto 20 está atarraxado com o corpo de armário 10 ou seusperfis 13, estando prevista em todos os quatro cantos uma conexão atarra-xada 28 com uma porca 29 cada. Devido à mencionada distância da estante14 das paredes laterais 12, as conexões atarraxadas 28 ou porcas 29 tam-bém são ainda acessíveis pela porta 12', quando as estantes 14 estão ple-namente equipadas com componentes. Depois do desprendimento das por-cas 29 o teto 20 como unidade pode ser completamente erguido do corpo dearmário 10, como representado na figura 3. Com o teto erguido, o corpo dearmário 10 fica aberto para cima.
A figura 4 mostra, em uma representação segundo a figura 1,mas executada mais esquematicamente, uma outra forma de execução deum armário de controle de eletricidade de acordo com a invenção. Este a-presenta o mesmo corpo de armário 10 que na figura 1, mas provido aqui deum teto de filtro de diafragma 30.
O teto de filtro de diafragma 30 apresenta um teto inferior 31 eum teto superior 32. O teto inferior 31 encerra para cima, assim como o tetoinferior 21 da figura 1, o compartimento interno 11 do corpo de armário 10. Oteto superior 32 corresponde em sua forma ao teto superior 23 da figura 1 namedida em que igualmente se projeta para a frente e para trás um poucoalém do corpo de armário 10. Adicionalmente, o teto superior está aqui tam-bém representado respectivamente saliente lateralmente pelo corpo de ar-mário, o que não é preferido, porque então vários armários de controle deeletricidade não poderiam ser instalados diretamente lado a lado sem espa-ço intermediário. Esse tipo de representação foi selecionado apenas pararepresentar melhor em termos de desenho a corrente de ar L2 a ser aindaexplicada.
Entre o teto inferior 31 o teto superior 32 está disposta uma cai-xa 33, que aloja um filtro de diafragma 34 bem como um ventilador 35. Ofiltro de diafragma 34 está montado horizontalmente, isto é, sua espessuraem direção vertical é menor do que sua extensão na horizontal. À caixa 33está ainda conectado um canal de ar de refrigeração 36. Este é conduzidopara dentro do corpo de armário 10 através do teto inferior 31 e se estendena região de seu compartimento de alojamento 16 para baixo até aproxima-damente seu fundo, onde apresenta uma abertura. Mecanicamente, o canalde ar de refrigeração 36 está unido exclusivamente com o teto de filtro dediafragma 30 e forma uma parte integral com o mesmo. Ele não tem qual-quer união mecânica com o corpo de armário 10.
O ventilador 35 gera uma corrente de ar L2 de refrigerada domeio ambiente através de uma das fendas entre teto inferior e teto superior(de preferência por exemplo pela fenda dianteira) e do filtro de diafragma 34para dentro do canal de ar de refrigeração 36 e por este para dentro da regi-ão inferior do corpo de armário 10. Dali ascende o ar de refrigeração no cor-po de armário com absorção de calor, deixa o corpo de armário 10 para cimapor aberturas 37 no teto inferior e sai por uma outra das fendas (de prefe-rência por exemplo pela fenda traseira) entre teto inferior e superior final-mente de novo para o meio ambiente. Trata-se, portanto, de um dos siste-mas abertos mencionados, em que os componentes presentes no comparti-mento interno são diretamente refrigerados muito eficazmente com ar ambi-ente. Pelo filtro de diafragma 34, contudo, é previamente filtrado o ar ambi-ente, de modo que ao menos a poluição por poeira dos componentes podeser mantida pequena. De preferência, o ventilador 35 gera com o ar de refri-geração também certa superpressão no compartimento interno, de modoque ar não pode penetrar de fora através do filtro de diafragma 34 mesmodevido a eventuais não-estanqueidades. Nesse caso, vantajosamente, nãofoi preciso vedar hermeticamente o corpo do armário.
Pela condução descrita do ar de refrigeração e na medida emque este atravessa em corrente de baixo para cima o filtro de diafragma 34,também o próprio filtro de diafragma 34 continua amplamente não poluído aomenos por sujeira mais grosseira. Partículas de sujeira maiores e via de re-gra também mais pesadas tendem, devido ação da força da gravidade, acair e se coletar abaixo do filtro de diafragma 34. Para a captação e cômodaremoção dessas partículas de sujeira poderia ser adicionalmente prevista noteto inferior 31 uma cuba de coleta 38 plana, como também representado nafigura 4. A cuba de coleta 38 é provida vantajosamente também ainda deuma borda erguida, que especialmente para a corrente de ar de refrigeraçãoL2 especialmente junto com a fenda de entrada de ar mencionada formauma chicana e contribui para manter afastadas partículas de sujeira do filtrode diafragma 34. Mediante configuração apropriada dessas chicanas se po-de obter adicionalmente, de modo simples, uma proteção contração águaborrifada. Por exemplo, em lugar da fenda de entrada de ar simples, men-cionada, pode ser prevista uma pluralidade de Iamelas de fenda estreitas,alinhadas para baixo, junto ao ou dentro do teto superior, como representa-das por exemplo na figura 4 em 39. No total, a execução descrita contribuiessencialmente para que o filtro de diafragma 34 permaneça transitável porum período de tempo maior e, portanto, funcional e precise ser trocado oulimpo com menor freqüência.
O teto de filtro de diafragma 30 descrito de, de modo igual ousimilar como no teto de ventilador de topo 20, estar unido de modo facilmen-te soltável com o corpo de armário 10 e, com isso, removível dele. A figura 5mostra o teto de filtro de diafragma 30 parcialmente erguido do corpo de ar-mário 10. Na medida em que o canal de ar de refrigeração 36 está unidocom a caixa 33 bem como eventualmente com o teto inferior 31, mas nãocom o corpo de armário 10, quando da remoção do teto 30 é removido con-juntamente como parte do mesmo.
A figura 6 mostra, em uma representação segundo a figura 1,mas executada esquematicamente, uma outra forma de execução ainda deum armário de controle elétrico segundo a invenção. Este apresenta o mes-mo corpo de armário 10 que o da figura 1, mas aqui provido de um teto detrocador de calor 40.
O teto de trocador de calor 40 apresenta um teto inferior 41 e umteto superior 41. O teto inferior 42, assim como o teto inferior 21 da figura 1,encerra para cima o compartimento interno 11 do corpo de armário 10. Oteto superior 42 corresponde, pela sua forma, assim, ao teto superior 23 dafigura 1, na medida em que igualmente se projeta um pouco além do corpode armário 10 para a frente e para trás. Adicionalmente, o teto superior estáaqui representado também respectivamente saliente lateralmente pelo corpode armário 10, o que no entanto de novo não é preferível pelos motivos jámencionados. Esse tipo da representação foi selecionado apenas para sepode representar melhor em desenho a corrente de ar L3 a ser ainda expli-cada.
Entre o teto inferior 41 e o teto superior 42 está disposto um a-gregado de trocador de calor 43, que aloja um trocador de calor ar-ar 44 e-xecutado como trocador de calor tubular bem como dois ventiladores 45 e46. Conectado à caixa 43 e disposto em seguida ao ventilador 46 está aindaum canal de ar de refrigeração 47. Este está introduzido no corpo de armário10 através do teto inferior 41 e se estende na região de seu compartimentode alojamento 16 para baixo até aproximadamente seu fundo, onde apresen-ta uma abertura. Mecanicamente, o canal de ar de refrigeração 47 está uni-do exclusivamente com o teto de trocador de calor 40 e forma uma parteintegral do mesmo. Ele não tem qualquer união fixa com o corpo de armário 10.
O ventilador 45 gera uma corrente de ar L3 de refrigeração domeio ambiente por uma primeira das fendas entre teto inferior e teto superior(de preferência por exemplo pela fenda dianteira) e o trocador de calor 44,onde ele absorve calor de uma corrente de ar L4 de preferência dirigida emsentido contrário. Em seguida, a corrente de ar L3 deixa o teto 40 novamen-te por uma segunda fenda entre teto inferior e teto superior (de preferênciapor exemplo pela fenda traseira) e sai para o meio ambiente. A corrente dear L4 é gerada pelo ventilador 46 e circula como circuito fechado para forado mesmo através do canal de ar de refrigeração 47, do compartimento in-terno 11 do corpo de armário 10 e do trocador de calor tubular 44. Atravésde aberturas 48 no teto inferior 41 ela entra na caixa 44. Trata-se portanto,novamente, de um sistema fechado, em que os componentes presentes nocompartimento interno não entram em contato com o ar ambiente.
O teto de trocador de calor 40 descrito deve, de modo igual ousemelhante, assim como o teto de ventilador de topo 20 ou o teto de filtro dediafragma 30, estar unido de modo facilmente soltável com o corpo de armá-rio 10 e assim removível do mesmo. A figura 7 mostra o teto de trocador decalor 40 parcialmente removido do corpo de armário 10. Na medida em queo canal de ar de refrigeração 47 está unido com a caixa 43 bem como even-tualmente com o teto inferior, acompanha o teto 40 como parte do mesmoquando de sua remoção.
A figura 8 mostra ainda uma representação esquemática de umtrocador de calor tubular, como seria empregado em sua instalação para oteto de trocador de calor 40. Na figura 8 estão desenhadas também as cor-rentes de ar L3 e L4.
É evidente que os tetos descritos 20, 30 e 40 não apenas sãoremovíveis dos corpos de armário 10, mas sim, na livre permuta mútua, àmaneira de um sistema de construção em caixa, são também novamentemontáveis sobre os mesmos ou sobre outros corpos de armário 10 corres-pondentemente executados. É ainda evidente que as três variantes de tetodescritas naturalmente não devem ser entendidas como conclusivas, e quesão igualmente possíveis outras variantes no âmbito da concepção de acor-do com a invenção. Seria por exemplo viável também uma variante com a-gregado de refrigeração ativo. Na medida em que nem sempre há pratica-mente espaço para cima, as distintas variantes de teto podem apresentardistintas alturas de construção. A execução com o filtro de diafragma 34 em-butido deitado no teto e sua ativação com corrente por baixo poderiam tam-bém constituir uma concepção inventiva própria, isto é, independente da i-déia de permuta, etc.
Com 50 está finalmente representado nas figuras 3, 5 e 7 res-pectivamente no lado inferior do teto inferior 21, 31 ou 41 ainda um dispositi-vo de conexão, que pode ser executado por exemplo como união de conec-tor para condutos elétricos de suprimento e/ou de sinal. Através do dispositi-vo de conexão 50 pode também por exemplo ser unido um sensor de tempe-ratura (não representado) existente no compartimento interno 11 com os a-gregados de drenagem de calor respectivamente presentes no teto 20, 30 ou40. Igualmente pode o suprimento de energia dos agregados contidos noteto, como por exemplo dos ventiladores descritos, se dar a partir do com-partimento interno através desse dispositivo de conexão 50. O dispositivo deconexão 50 está naturalmente disposto em um ponto, em que, assim comoas conexões 28, também pode ser ainda bem atingido mesmo com plenaequipagem do compartimento interno 11 e de fácil ativação para a permutade um teto.LISTAGEM DE REFERÊNCIA
10 corpo de armário
11 compartimento interno
12 paredes laterais duplas
13 perfis
14 estantes
15 compartimento de alojamento para componentes
16 compartimento de alojamento para canal de refrigeração
20 teto de ventilador de topo
21 teto inferior
22 teto intermediário
23 teto superior
24 primeiro compartimento intermediário
25 segundo compartimento intermediário
26 terceiro compartimento intermediário entre o teto intermediário eo teto superior no lado de borda
27 ventiladores
28 conexões
29 porcas
30 teto de filtro de diafragma
31 teto inferior
32 teto superior
33 caixa
34 filtro de diafragma
35 ventilador
36 canal de ar de refrigeração
37 abertura no teto inferior 31
38 cuba de coleta
39 Iamelas de fenda
40 teto de trocador de calor
41 teto inferior
42 teto superior43 agregado trocador de calor
44 trocador de calor tubular
45 ventilador para circuito externo
46 ventilador para circuito interno
47 canal de ar de refrigeração
48 abertura no teto inferior 41
50 dispositivo de conexão para condutos elétricos de suprimentoe/ou sinal

Claims (12)

1. Armário de controle elétrico com uma região de alojamentopara componentes gerando calor dissipado em seu compartimento interno,que é fechado para cima por um teto, caracterizado pelo fato de que o teto éprovido de conexões soltáveis e permutável por um teto permutável providode correspondentes conexões, que apresenta um canal de arde refrigeraçãose estendendo dele para baixo aproximadamente pela altura do armário decontrole elétrico, e que no compartimento interno além da região de aloja-mento para os componentes existe uma região de alojamento para o canalde ar de refrigeração.
2. Armário de controle elétrico de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que o canal de ar de refrigeração apresenta umalargura de cerca de 50 mm ou 100 mm e uma profundidade de cerca de 300 mm.
3. Armário de controle elétrico de acordo com a reivindicação 1ou 2, caracterizado pelo fato de que o canal de ar de refrigeração apresentauma extremidade inferior livre e na região dessa extremidade uma aberturade saída para ar de refrigeração.
4. Armário de controle elétrico de acordo com uma das reivindi-cações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que o canal de ar de refrigeraçãoestá exclusivamente unido com o teto permutável e é retido pelo mesmo.
5. Armário de controle elétrico de acordo com uma das reivindi-cações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que o teto e/ou o teto permutávelcomo um todo são operáveis manualmente.
6. Armário de controle elétrico de acordo com uma das reivindi-cações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que o teto permutável é provido, nadireção do compartimento interno, de um dispositivo de conexão para condu-tos elétricos de suprimento e/ou sinal.
7. Armário de controle elétrico de acordo com uma das reivindi-cações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que as conexões do teto e/ou doteto permutável também são acessíveis ainda pelo compartimento interno,quando este está plenamente equipado com componentes.
8. Armário de controle elétrico de acordo com uma das reivindi-cações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que o corpo é provido de paredeslaterais duplas.
9. Armário de controle elétrico de acordo com a reivindicação 8,caracterizado pelo fato de que apresenta um teto inferior, um teto intermedi-ário e um teto superior, encerrando o teto inferior para cima o compartimentointerno do corpo de armário, sendo que um primeiro compartimento interme-diário entre as camadas das paredes laterais é aberto para baixo, para omeio ambiente, e se encontra em comunicação com um segundo comparti-mento intermediário entre o teto inferior e o teto intermediário, sendo que umterceiro compartimento intermediário entre o teto intermediário e o teto supe-rior é aberto no lado da borda para o meio ambiente, e sendo que no tetointermediário está disposto um ventilador, que produz uma corrente de ar domeio ambiente de baixo através do primeiro e do segundo compartimentointermediário para dentro do terceiro compartimento intermediário e, dali,novamente para o meio ambiente.
10. Armário de controle elétrico de acordo com uma das reivindi-cações 1 a 8, caracterizado pelo fato de que o teto permutável é provido deum trocador de calor ar-ar, em que estão guiadas duas correntes de ar, sen-do que o ar de uma primeira de ambas as correntes de ar é aspirada docompartimento interno por um primeiro ventilador e, após a passagem pelotrocador de calor, novamente aduzido ao compartimento interno através docanal de ar de refrigeração e sendo que o ar da segunda corrente de ar éaspirado por um segundo ventilador do meio ambiente e, após a passagempelo trocador de calor, novamente aduzido ao meio ambiente.
11. Armário de controle elétrico de acordo com uma das reivindi-cações 1 a 8, caracterizado pelo fato de que o teto permutável é provido deuma abertura de aspiração de ar, de um filtro e de um ventilador, que aspiraar ambiente pela abertura de aspiração de ar e pelo filtro e o aduz através docanal de ar de refrigeração sob superpressão ao compartimento interno.
12. Armário de controle elétrico de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que o filtro é ativado com corrente a partir debaixo.
BRPI0613149-2A 2005-06-15 2006-06-14 armário de controle elétrico BRPI0613149A2 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CH10182005 2005-06-15
CH1018/05 2005-06-15
CH12412005 2005-07-26
CH1241/05 2005-07-26
PCT/CH2006/000319 WO2006133589A2 (de) 2005-06-15 2006-06-14 Elektroschrank

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0613149A2 true BRPI0613149A2 (pt) 2010-12-21

Family

ID=37492307

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0613149-2A BRPI0613149A2 (pt) 2005-06-15 2006-06-14 armário de controle elétrico

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP1891846B8 (pt)
AT (1) ATE426321T1 (pt)
BR (1) BRPI0613149A2 (pt)
DE (1) DE502006003195D1 (pt)
ES (1) ES2324998T3 (pt)
PL (1) PL1891846T3 (pt)
WO (1) WO2006133589A2 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE202009015795U1 (de) * 2009-11-18 2010-02-18 Knürr AG Geräteschrank
CN103178452B (zh) * 2011-12-24 2017-01-11 西安诺科电气有限责任公司 一种双层保温型电控柜系统
FR3118466B1 (fr) * 2020-12-29 2023-06-02 Stations E Elément d’infrastructure à ventilation passive améliorée
CN115038274B (zh) * 2022-06-15 2024-04-12 舟山市恒丰电气有限公司 一种具有稳定散热功能的电气柜

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO1999008354A1 (de) * 1997-08-05 1999-02-18 Almatec Ag Für Elektroschrank-Technik Schrankartiges gehäuse
JPH11112179A (ja) * 1997-10-03 1999-04-23 Dx Antenna Co Ltd 電子機器筐体の冷却装置
JPH11354962A (ja) * 1998-06-09 1999-12-24 Fujitsu I Network Systems Ltd 電気通信装置
JP2001168565A (ja) * 1999-12-03 2001-06-22 Sanken Electric Co Ltd 電子機器用キャビネット
JP2002303445A (ja) * 2001-04-02 2002-10-18 Tadashi Sakamaki サーバキャビネット内の温度上昇防止装置
US6813152B2 (en) * 2002-01-18 2004-11-02 Apw Ltd. Method for improving airflow in subrack mechanics by using a hybrid serial/parallel fan configuration
DK1367878T3 (da) * 2002-05-27 2007-05-07 Zyxel Communications Corp Varmeudstrålende ventilatormodul af den strömningsstyrende type
JP4434590B2 (ja) * 2003-01-07 2010-03-17 キヤノン株式会社 画像形成装置

Also Published As

Publication number Publication date
PL1891846T3 (pl) 2009-11-30
EP1891846B8 (de) 2009-09-16
EP1891846A2 (de) 2008-02-27
EP1891846B1 (de) 2009-03-18
DE502006003195D1 (de) 2009-04-30
ES2324998T3 (es) 2009-08-21
WO2006133589A2 (de) 2006-12-21
WO2006133589A3 (de) 2007-04-12
ATE426321T1 (de) 2009-04-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN210468539U (zh) 变电站的室内通风系统
CN212543090U (zh) 一种配电箱散热系统
BRPI0613149A2 (pt) armário de controle elétrico
CN218569537U (zh) 一种户外动力配电箱
CN116435893A (zh) 带双向散热结构的光伏配电柜
KR100540414B1 (ko) 공기 조화기
CN214013426U (zh) 防水防尘配电柜
JP2902857B2 (ja) 空気調和機
CN212648880U (zh) 一种安全防护的用于建筑施工地的配电箱
CN213462767U (zh) 一种用于plc自控箱的高效散热结构
CN212485849U (zh) 一种可防止灰尘进入的弱电智能化控制柜
CN209981809U (zh) 一种箱式变电站
CN209730585U (zh) 一种低压户外配电箱
CN210328293U (zh) 一种电气自动化控制柜
CN212258178U (zh) 一种强化散热型电控柜
CN218828679U (zh) 一种电气控制柜
CN110265900A (zh) 一种带散热功能的电气控制柜
CN113194669B (zh) 一种具有伸缩抽屉柜结构的电气控制柜
CN217281693U (zh) 一种防止灰尘进入的电控柜
CN213782611U (zh) 一种散热良好的配电箱
CN215070985U (zh) 一种通风散热的逆变照明电源柜
CN210296900U (zh) 一种高压控制柜
CN221448730U (zh) 一种空调电控盒的防尘结构
CN213151387U (zh) 一种墙体内嵌式高安全性配电箱
KR200180837Y1 (ko) 벽걸이형공기조화기용실내기의콘트롤박스고정장치

Legal Events

Date Code Title Description
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal - extension of time limit for request of examination expired [chapter 11.1.1 patent gazette]