BRPI0511440B1 - Processo para a preparação de acetais - Google Patents

Processo para a preparação de acetais Download PDF

Info

Publication number
BRPI0511440B1
BRPI0511440B1 BRPI0511440-3A BRPI0511440A BRPI0511440B1 BR PI0511440 B1 BRPI0511440 B1 BR PI0511440B1 BR PI0511440 A BRPI0511440 A BR PI0511440A BR PI0511440 B1 BRPI0511440 B1 BR PI0511440B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
process according
alcohol
aldehyde
desorbent
acetal
Prior art date
Application number
BRPI0511440-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Alirio Egidio Rodrigues
Viviana Manuela Tenedorio Matos Da Silva
Original Assignee
Univ Do Porto
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Univ Do Porto filed Critical Univ Do Porto
Publication of BRPI0511440A publication Critical patent/BRPI0511440A/pt
Publication of BRPI0511440B1 publication Critical patent/BRPI0511440B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C41/00Preparation of ethers; Preparation of compounds having groups, groups or groups
    • C07C41/48Preparation of compounds having groups
    • C07C41/50Preparation of compounds having groups by reactions producing groups
    • C07C41/56Preparation of compounds having groups by reactions producing groups by condensation of aldehydes, paraformaldehyde, or ketones
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C41/00Preparation of ethers; Preparation of compounds having groups, groups or groups
    • C07C41/48Preparation of compounds having groups
    • C07C41/58Separation; Purification; Stabilisation; Use of additives

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Polymerisation Methods In General (AREA)
  • Addition Polymer Or Copolymer, Post-Treatments, Or Chemical Modifications (AREA)

Description

PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE ACETAIS
CAMPO DA INVENÇÃO
Essa invenção se refere a um novo processo para a preparação contínua de acetais em escala industrial em um reator de leito móvel simulado (SMBR).
FUNDAMENTO DA INVENÇÃO
Os aceitais com estrutura química R2-CH-(O-Ri)2 são compostos oxigenados produzidos pela reação entre o aldeído (R2-CHO) e um álcool (Ri-OH) na presença de um catalisador de ácido, de acordo com: Tradicionalmente, a reação é catalisada por ácidos minerais ou carboxílicos {patentes U.S 2.519.540, U.S 5.362.918 e U.S 5.527.969). A desvantagem de usar catalisador solúvel é que eles devem ser neutralizados após reação e separados do produto. Portanto, catalisadores heterogêneos como resinas de troca iônica (tipo ácida) ou zeólitos são usados, os quais têm a vantagem de ser facilmente separados do produto da reação e tendo uma duração longa (patentes EP 1.167.333 A2 e U.S 4.579.979). A síntese de acetais é uma reação reversível. De modo a obter produções aceitáveis de acetal, o equilíbrio deve ser deslocado na direção da síntese de acetal. Vários métodos são usados para deslocar equilíbrio em direção a formação de acetal, tal como: 1. usar um grande excesso de um dos reagentes, em geral o álcool, o qual então exige eliminação daquele excesso em uma etapa de purificação do produto desejado (patente U.S 5.362.918); 2. usar um solvente orgânico para eliminar água por destilação azeotrópica entre um solvente e água ou por extração líquido-líquido, uma etapa adiante de separação é necessária para remover o solvente do produto final (patentes U.S 2.519.540, U.S 4.579.979, U.S 5.262.918 e U.S 5.527.969); 3. usar separações reativas de modo a remover os produtos do meio de reação, sendo o processo de destilação reativo o mais comum (patente U.S 5.362.918). O processo descrito acima introduz alguma melhora na produção de acetais, entretanto, eles também várias desvantagens. Para o primeiro método, a conversão do reagente limitante aumenta, mas o rendimento da reação diminui. O segundo apresenta maiores conversões, mas é necessário usar um solvente, conseqüentemente, os custos das matérias-primas e equipamento aumentam. A destilação reativa poderia não ser aplicada a todos sistemas, devido à formação de azeótropos e/ou para as volátilidades incompatíveis de reagentes e produtos. É também possível formação de subprodutos.
Nos últimos anos, em adição a aplicações de acetais bem conhecidas, eles têm sido considerados como aditivos de óleo diesel, principalmente acetaldeído dietilacetal. Está confirmado que o uso de acetais diminui as emissões de partículas e Nox enquanto mantem ou melhora o número de cetano e ajuda na combustão dos produtos finais, sem diminui a qualidade da ignição (patentes DE 2.911.411, DE 3.136.030, WO 2001/181.154 Al, WO 2002/026.744 Al).
BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
Figura 1 mostra uma representação esquemática do processo SMBR da presente invenção, onde ambos reagentes (álcool e aldeído) são introduzidos em uma única corrente de alimentação.
Figura 2 mostra uma segunda representação esquemãtica do processo SMBR da presente invenção, onde os reagentes (álcool e aldeído) são introduzidos separadamente em diferentes correntes.
Figura 3 mostra os perfis internos de concentração em um SMBR no meio de um período de interrupção em um estado estacionário cíclico.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO 0 propósito da invenção é fornecer um processo alternativo para produção de acetais, alcançando 100% de conversão de aldeído, sem usar solventes orgânicos adicionais e sem formação de subprodutos.
Os acetais produzidos pelo o processo da presente invenção são usados na formulação de perfumes e na flavoração de bebidas alcoólicas. Acetais também encontra uso difundido como intermediário para a síntese de vários produtos químicos industriais usados para agricultura e remédios (vitaminas e analgésicos). Particularmente, acetaldeído dietilacetal é usado como solvente e intermediário no processo onde a proteção de grupos carboxílicos de aldeídos é necessária. Dietilacetal é também usado como aditivos em óleo diesel, já que diminui as emissões de partículas de N0X.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO A presente invenção se refere a um processo contínuo e eficaz para a preparação de acetais o qual compreende simultaneamente reação de um aldeído alifãtico inferior com um álcool alifático Inferior na presença de um sólido ácido e separação dos acetais produzidos da água formada na unidade de SMBR.
Os sólidos ácidos, que poderíam ser simultaneamente catalisadores e adsorventes seletivos, poderíam ser resinas de troca íôníca ácidas, zeólitos (Y, mordenitas, ZSM, ferrieritas), silicatos de alumina (montmorilonitas e bentonitas) ou hidrotalcitas. Exemplos de resinas ácidas são Dowex 50 (Dow Chemical), Amberlite IR 120, Amberlyst Al5 e A36 (Rohm & Haas), Lewatit (Bayer). Esses sólidos ácidos adsorvem preferivelmente água em vez de acetais.
Alternativamente, é possível usar uma mistura de sólidos ácidos como catalisador e como adsorvente seletivo. A tecnologia do reator de leito móvel simulado está sendo recentemente aplicada para a preparação de ésteres de ácidos carboxílicos, ver, por exemplo, patente U.S n° 6.518.454 e patente U.S n° 6.476.239. Em um processo baseado no leito móvel simulado, a afinidade diferente para o adsorvente sólido é usada para separar os produtos.
Mais precisamente, a presente invenção lida com o processo de preparação de acetais em um reator de leito móvel simulado, o qual compreende a reação entre o álcool e o aldeído na presença de um sólido ácido (ou uma mistura de um catalisador de sólido ácido e um adsorvente seletivo) e a separação simultânea dos produtos da reação (acetal e água) pela adsorção.
Preferivelmente, esse processo compreende as seguintes etapas: I. alimentar uma mistura reagente (álcool e aldeído) e um desorvente (álcool) para a unidade de SMBR, equipada com uma série de colunas empacotadas com sõlido ácido (ou uma mistura de sólidos ácidos); II. reagir o álcool com o aldeído para produzir acetal e água; III. remover duas correntes, uma primeira corrente líquida compreendendo uma solução de acetal no desorvente {rafinato); uma segunda corrente líquida compreendendo a água formada e o desorvente (extrato). O reator é equipado com número de portas de entrada e saída, e um número de válvulas dispostas em uma maneira tal que qualquer corrente de alimentação pode ser introduzida em qualquer coluna e qualquer corrente efluente ou de saída pode ser extraída de qualquer coluna. Durante a operação da unidade de SMB, as colunas para as quais as correntes de alimentação são alimentadas e das quais as correntes de saída são extraídas são periodicamente movidas. Para alcançar separação dos produtos da reação, as localizações das correntes de entrada e saída são movidas intermitentemente na direção do fluxo líquido. 0 movimento da porta intermitentemente na direção do fluxo líquido estimula a contra-corrente do leito ou leitos do sólido (s), por exemplo, o catalisador sólido. 0 reator de leito móvel simulado utilizado na presente invenção é um aparelho bem conhecido e compreende várias colunas por zona; cada coluna é empacotada com um sólido ou uma mistura de sólidos. Como apresentado na figura 1 e figura 2, o reator SMB tipicamente tem 4 ou 5 zonas. O álcool inferior tem a seguinte estrutura química: R-OH, onde Ri representa um grupo alquila Ci-C8 linear ou ramificado.
Preferivelmente, o álcool inclui um grupo tais como metila, etila, propila e butila. Exemplos daqueles ãlcoois são metanol, etanol, propanol e butanol. 0 aldeído inferior tem a seguinte estrutura química: R-CHO, onde R2 representa um grupo alquila Ci-C8 linear ou ramificado.
Preferivelmente, o aldeído inclui um grupo tais como metila, etila, propila e butila. Exemplos daqueles aldeídos são formaldeído, acetaldeído, propionaldeído e butiraldeído.
Portanto, o acetal produzido tem a seguinte estrutura química: R-CH-(0-R) , onde Ri e R2 são os grupos alquila mencionados anteriormente. O processo da invenção produz acetais inferiores (C3- C24) tendo preferivelmente de 3 a 12 átomos de carbono, por exemplo, fortnaldeído-dímetilacetal, -dietilacetila, dipropilacetal, -dibutilacetal; acetaldeído-dimetilacetal, -dietilacetal, -dipropilacetal, -dibutilacetal; propionaldeído-dimetilacetal, -dietilacetal, dipropilacetal, -dibutilacetal; butiraldeído-dimetiacetal, -dietilacetal, -dipropilacetal e -dibutilacetal.
Os catalisadores de sólido ácido são usualmente zeólitos, silicatos de alumina, hidrotalcitas ou resinas de troca iônica ácidas. O adsorvente é usualmente um carbono ativado, peneiras moleculares, zeólitos, silicatos de alumina, alumina, silicatos ou resinas de troca iônica ácidas. 0 reator de leito móvel simulado utilizado na presente invenção é um aparelho conhecido e compreende 1 a 6 colunas por zona; cada coluna é empacotada com um sólido ou uma mistura de sólidos. Como apresentada na figura 1 e figura 2, o reator de SMB tipicamente tem 4 ou 5 zonas. O reator é equipado com um número de portas de entrada e saída, e um número de válvulas dispostas em uma maneira tal que qualquer corrente de alimentação pode ser introduzida em qualquer coluna e qualquer corrente efluente ou de saída pode ser extraída de qualquer coluna. Durante a operação da unidade de SMB, as colunas para as quais as correntes de alimentação são alimentadas e das quais as correntes de saída são extraídas são periodicamente movidas. Para alcançar separação dos produtos da reação, as localizações das correntes de entrada e saída são movidas intermitentemente na direção do fluxo líquido. O movimento da porta intermitentemente na direção do fluxo líquido estimula a contra-corrente do leito ou leitos do sólido (s), por exemplo, o catalisador sólido.
Na presente invenção duas correntes (desorvente e uma de alimentação) ou três correntes {desorvente e duas de alimentação) poderíam ser introduzidas na umidade de SMBR, onde o desorvente é o mesmo álcool usado para produzir o acetal. 0 primeiro modelo de operação considera apenas uma corrente de alimentação, como mostrado na figura 1. A alimentação é constituída por aldeído puro, ou uma mistura de álcool e aldeído.
No segundo modelo de operação, os dois reagentes são introduzidos em duas correntes de alimentação, de acordo com a figura 2. Cada corrente de alimentação poderia conter um dos reagentes puros: uma com o álcool puro e a outra com aldeído puro; ou ambas correntes de alimentação são misturas de álcool e aldeldo, uma mais rica no álcool e a outra mais rica no aldeído.
Usualmente, o SMBR opera na temperatura de cerca de 5eC a 150°C e na pressão de cerca de 100 kPa a 3500 kPa.
Preferivelmente, o SMBR é mantido na temperatura de cerca de 10°C a cerca de 70°C.
No processo da presente invenção, as correntes de entrada/saída são mudadas periodicamente da posição P'para a posição P, sendo aquele tempo chamado de tempo de interrupção. A operação do SMBR permite que as correntes de entrada/saída mudem, ou para frente ou para trás, em uma forma sincronizada ou não sincronizada, dentro de um período de interrupção.
SEÇÃO EXPERIMENTAL O reator de leito móvel simulado utilizado na presente invenção é um aparelho conhecido (patente U.S 2.985.589), compreendendo várias colunas conectadas em série; cada coluna é empacotada com um sólido ou uma mistura de sólidos. Duas ou três correntes são introduzidas na unidade. Uma delas é o desorvente que é normalmente o álcool usado como reagente para formar acetal; o desorvente é usado para regenerar o sólido na primeira zona. Os reagentes (álcool e aldeído) poderíam ser introduzidos em uma única corrente de alimentação (figura 1) ou nas duas correntes de alimentação (figura 2) . Os produtos (acetal e água) são removidos do reator de leito móvel simulado nas duas correntes líquidas; a primeira corrente líquida compreendendo uma solução de acetal no desorvente (rafinato), e uma segunda corrente líquida compreendendo a água formada e o desorvente (extrato). Durante a operação da unidade de SMBR, as portas para as quais as correntes de alimentação são alimentadas e das quais as correntes de saída são extraídas são periodicamente mudadas na direção do fluxo líquido. O movimento da porta intermitentemente na direção do fluxo líquido estimula a contra-corrente entre o sólido (s) e o líquido. 0 reator é equipado com um número de portas de entrada e saída,e uma válvula rotativa ou um número de válvulas dispostas em maneira tal que qualquer corrente de alimentação pode ser introduzida para qualquer coluna e qualquer corrente efluente ou de saída pode ser extraída de qualquer coluna. A posição das correntes de entrada/saída define as diferentes zonas existentes no sistema de SMBR, cada uma realizando uma certa função e contendo um número variável de colunas.
Na figura 1, a zona 1 é compreendida entre a porta da corrente de desorvente (D) e a porta de corrente de extração (X) ; a zona 2 é compreendida entre a porta da corrente de extração (X) e a porta da corrente de alimentação (F) ; a zona 3 é compreendida entre a porta da corrente de alimentação (F) e a porta da corrente de rafinato (R) ; e a zona 4 é compreendida entre a porta da corrente de rafinato (R) e a porta da corrente de reciclagem (Rec). Os reagentes (álcool e aldeído) introduzidos na corrente de alimentação (F) são convertidos dentro das zonas 2 e 3. Nessas zonas, a separação dos produtos formados (acetal e água) ê realizada; o acetal é removido da porta de rafinato e a água é removida da porta de extração. Como os produtos são removidos do meio de reação conforme eles são formados, o equilíbrio é mudado em direção a formação dos produtos. Portanto, a conversão do aldeído aumenta para válvulas acima do equilíbrio termodinâmico; sendo possível alcançar conversão completa (100%). 0 design bem sucedido de SMBR envolve a escolha certa das condições de operação, principalmente o período de tempo de interrupção e vazões em cada seção da unidade. A escolha apropriada daqueles parâmetros irá assegurar a regeneração do sólido ácido (ou mistura de sólidos) contendo água adsorvida, na zona 1; a regeneração do desorvente contaminado com acetal na zona 4; e a conversão completa dos reagentes e a separação dos produtos formados nas zonas 2 e 3. As vazões para cada seção são dadas pelas seguintes expressões: Qi=Qrec + Qa; Q2 = Qi - Qx; Q3 = Q2 + Qí; Q4 = Q3 - Qr = Qrec■ O tempo de interrupção, t*, é o tempo necessário para mudar todas portas da posição P"para a posição P. Esse processo de mudar as portas poderia ser realizado de forma sincronizada ou não sincronizada. 0 processo da presente invenção poderia ser realizado em uma ampla faixa de temperatura de pressão. A temperatura poderia variar de 5°C a 150°C; preferivelmente, de 10°C a 70°C; e é limitado pelos pontos de ebulição dos componentes na pressão de operação do SMBR. A pressão usualmente não é uma questão crítica, a menos que usada para evitar vaporização dos componentes. Portanto, a faixa de pressão é de pressão atmosférica até 3500 kPa. 0 processo de SMBR esquematicamente representado na figura 2 é semelhante aquele descrito anteriormente correspondendo a figura 1. A principal diferença é que uma corrente de alimentação adicional é introduzida ao sistema, levando a 5 zonas de operação, Isso permite que os reagentes sejam introduzidos separadamente no sistema; um (o menos adsorvido) realizado na corrente Fi e o outro (o mais adsorvido) na corrente F2. Alternativamente, a corrente Fi pode ser uma mistura de reagentes mais ricos naquele menos adsorvido e a alimentação F2 ê uma mistura mais rica no reagente mais adsorvido. A operação desse processo SMBR é semelhante àquele anterior: a regeneração do sólido ácido e do desorvente é realizada nas zonas 1 e 5, respectivamente; e a conversão completa de reagentes e separação dos produtos formados ocorre nas zonas 2, 3 e 4.
EXEMPLOS 0 processo descrito na presente invenção é melhor ilustrado pelo o exemplo a seguir. As amostras foram analisadas em uma cromatografia a gás e os compostos foram separados em uma coluna capilar de sílica fundida, usando um detector de condutividade térmica para detecção de pico. 0 exemplo se refere a síntese de acetaldeído dietilacetal do etanol e acetaldeído em um reator de leito móvel simulado, usando a resina de troca iônica ácida Amberlyst 15 ambos como catalisador e um adsorvente seletivo. Por essa razão, em temperatura ambiente e para uma relação molar inicial de 2,2 de etanol/acetaldeído, a conversão do equilíbrio é de 55%.
Os experimentos de SMBR foram realizados em uma unidade piloto LICOSEP 12-26 por Novasep {Vandoeuvre-Des- Nancy, França). Doze colunas Superperformance S0230 x 26 (comprimento x i.d., mm), por Gotec Labortechnik (Muhltal, Alemanha), empacotadas com a resina ácida Amberlyst 15 (Rohm e Haas) foram conectadas a unidade piloto SMBR. Cada coluna é jaquetada para assegurar controle da temperatura e as jaquetas foram conectadas uma a outra pelas luvas de silicone e para um banho com termostato (Lauda), Entre a cada duas colunas existe uma válvula de quatro portas acionada pelo sistema de controle. Quando necessárias, as válvulas permitem ou bombeamento da alimentação/efluente dentro do sistema ou extração das correntes de extrato/rafinato. Cada das correntes de entrada (alimentação e eluente) e saída (de extração e rafinato) é bombeada por meio de bombas de HPLC. A bomba de reciclagem é uma bomba membranar de três cabeças de deslocamento positiva (Milton Roy, Pont St.Pierre, França), a qual pode liberar vazões tão baixas quanto 20 ml/min até 120 ml/min.
Os outros fluxos (desorvente, extração, alimentação e rafinato) são controlados por quatro bombas Merck-Hitachi (Modelos Merck-Hitachi L-6000 e L-6200, Darmstadt, Alemanha), conectadas a um computador por meio de RS-32. A vazão máxima nas bombas desorvidas e de extração é 30 ml/min, enquanto que nas bombas de alimentação e de rafinato é 10 ml/min. A pressão permissível máxima é 6 Mpa.
Entre a décima segunda e a primeira coluna existe uma válvula de seis portas, a qual é usada para coletar amostras para medições do perfil das concentrações internas. O equipamento tem seu próprio software de controle do processo, o qual é capaz de realizar as seguintes tarefas: • Interromper as correntes de entrada e saída em intervalos de tempo regulares (como requerido pelo usuário) abrindo e fechando válvulas pneumáticas intermitentes; • Manter vazões da seção constante e estacionária como requerido; • Manter pressão de sucção na bomba de reciclagem por volta do ponto fixo como requerido pelo o usuário (usualmente 1500 kPa).
Cada coluna foi empacotada com Amberlyst 15, com um diâmetro médio de partícula de 800 mm. O comprimento, porosidade e densidade em volume das colunas eram de 23 mm, 0,4 e 390 kg/m3, respectivamente. Experimentos traçadores foram realizados em todas colunas de modo a determinar o número Pedet (Pe) , o qual permite a avaliação dos efeitos da dispersão axial. O valor médio calculado para todas as doze colunas na faixa das vazões usadas no SMBR é Pe= 300. A alimentação era uma mistura de etanol (30%)/acetaldeído (70%) e o desorvente era etanol (99,5%).
As vazões eram Qd = 50,0 ml/min; Qf = 10,0 ml/min; QR = 25 ml/min; Qx = 35 ml/min e Qrec = 20 ml/min. O tempo de interrupção foi ajustado a 3,70 minutos e três colunas por zona foram usadas (figura 1) . Os perfis da concentração interna no meio do período de interrupção após o estado estacionário cíclico ser alcançado são mostrados na figura 3. É possível observar que o acetaldeído é convertido praticamente completo, significando que a conversão está próxima de 100%. Como foi mencionado anteriormente, os produtos são removidos em diferentes correntes; o dietilacetal é realizando na corrente de rafinato e a água na de extração. 0 produto obtido em um reator de absorção de leito fixo (FBAR) operando em um estado estacionário é comparado com o produto de rafinato obtido no SMBR, em termos de percentagem em peso, como na tabela a seguir: A conversão de acetaldeído na salda do FBAR é 54,5%, valor próximo ao de equilíbrio. Para o SMBR a conversão é de 99,7%. Além disso, o produto de raf inato obtido no SMBR contém 71% de dietilacetal com uma pureza em peso de 99,7% sem etanol (98,4% em mol); enquanto que o produto do FBAR contém 48% de dietilacetal com uma pureza em peso de 70,8% sem etanol (3 7,1% em mol) .
REFERÊNCIAS T. Aízawa, H. Nakamura, K. Wakabayashi, T. Kudo, H, Hasegawa, "Process for Producing Acetaldeyde Dimethylacetal", patente U.S n° 5.362.918 (1994). J. Andrade, D.Arntz, G. Prescher, "Method for Preparation of Acetals, patente U.S n° 4.579.979 (1986). L.W.Blair, S.T.Perri, B.K.Arumugam, B.D.Boyd, N.A.Collíns, D.A.Larkin, C.W.Sink, "Preparation of Esters of Carboxylic Acids", patente U.S n° 6.518.454 (2003). L.W.Blair, E.B.Mackenzie, S.T.Perri, J.R.Zoeller, B.K.Arumigam, "Process for the Preparation of Ascorbic Acid", patente U.S n° 6,476,239 (2002). K. Boennhoff, "1,1-diethoxyethane as Diesel Fuel", patente DE n° 2.911.411 (1980). K.Boennhoff, "Method for enhancing the ignition performance of dialkoxyalkanes used as diesel fuel, in particular 1,1-diethoxyerhane", patente DE n° 3.136.030 (1983). V.Boesch, J.R.Herguijuela, "Process and Manufacturing Equipment for Preparing Acetals and Ketals", patente EP n° 1.167.333 A2 (2001). P.L.Bramwyche, M.Mudgan, H.M.Stanley, "Manufacture of Diethyl Acetal", patente U.S n° 2.519.540 (1950). A.Golubkov, "Motor Fuel for Diesel Engines", patente WO n® 2001/0181.154 Al (2001). A.Golubkov, I. Golubkov, "Motor Fuel for Diesel, Gas- Turbine and Turbojet Engines", patente U.S n° 2002/0026.744 Al (2002) M.M.Kaufhold, M.T.El-Chabawi, "Process for Preparing Acetaldehyde Diethyl Acetal", patente U.S n° 5.527.969 (1996) .

Claims (18)

1. Processo para a preparação de acetais, caracterizado pelo fato de que usa um sistema de reator de leite móvel estimulado para realizar a conversão de reagentes (aldeído e álcool) na presença de um sólido ácido (ou mistura de sólidos ácidos: catalisadores e adsorventes) e, simultaneamente, a separação dos produtos da reação (acetal e água) pela adsorção seletiva.
2. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende as etapas a seguir: I. alimentar uma mistura reagente (álcool e aldeído) e um desorvente (álcool) para a unidade de SMBR, equipada com uma série de colunas empacotadas com sólido ácido (ou uma mistura de sólidos ácidos) ; II. reagir o álcool com o aldeído para produzir acetal e água; e III. remover duas correntes, uma primeira corrente líquida compreendendo uma solução de acetal no desorvente (rafinato); uma segunda corrente líquida compreendendo a água formada e o desorvente (extrato).
3. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o reator de leite móvel compreende 4 a 5 zonas, e cada zona tem várias colunas.
4. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2 ou 3, caracterizado pelo fato de que o álcool usado como reagente tem a seguinte estrutura química: R-OH, segundo o qual Ri representa um grupo alquila Ci-C8 linear ou ramificado.
5. Processo, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o álcool referido pode ser metanol, etano, propanol e butanol.
6. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2 ou 3, caracterizado pelo fato de que o aldeído usado como reagente tem a seguinte estrutura química: R-CHO, segundo o qual R2 representa um grupo alquila Ci-C8 linear ou ramificado.
7. Processo, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que o aldeído referido pode ser formaldeído, acetaldeido, propionaldeído e butiraldeído.
8. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 7, caracterizado pelo fato de que o acetal produzido tem a seguinte fórmula química: R-CH-{0-R), segundo o qual Ri e R2 são os grupos alquila mencionados acima.
9. Processo, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que o acetal referido pode ser formaldeído-dimetilacetal, -dietilacetila, -dipropilacetal, -dibutilacetal; acetaldeído-dimetilacetal, -dietilacetal, - dipropilacetal, -dibutilacetal; propionaldeído- dimetilacetal, -dietilacetal, -dipropilacetal, dibutilacetal; butiraldeído-dimetiacetal, -dietilacetal, - dipropilacetal e -dibutilacetal.
10. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ou 9, caracterizado pelo fato de que o catalisador de sólido ácido é selecionado de zeólitos, alumina silicatos, hidrotalcitas ou resinas de troca iônica ácidas.
11. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 ou 10, caracterizado pelo fato de que o adsorvente é selecionado de carbono ativado, peneiras moleculares, zeólitos, alumina silicatos, alumina, silicatos ou resinas de troca iônica ácidas.
12. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as duas correntes (desorvente e uma alimentação) ou três correntes (desorvente e duas alimentações) poderíam ser introduzidas nas unidades do reator de leite móvel estimulada, onde o desorvente é o mesmo álcool usado para produzir o acetal.
13. Processo, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que a alimentação é uma corrente de aldeído puro, ou uma mistura de álcool e aldeído, quando apensas uma alimentação é introduzida no sistema.
14. Processo, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que as alimentações são duas correntes separadas de reagentes puros (álcool e aldeído), ou duas misturas de reagentes, uma mais rica no álcool e a outra mais rica no aldeído, quando duas alimentações são usadas.
15. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o reator de leite móvel estimulado é operado em temperatura de 5°C a 150 °C e pressão de 100 kPa a 3500 kPa.
16. Processo, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que o reator de leite móvel estimulado é operado a temperatura de 5°C a 70 °C.
17. Processo, de acordo com a reivindicação l, caracterizado pelo fato de que as correntes de entrada/saída são mudadas periodicamente da posição P' para a posição P, sendo aquele tempo chamado de tempo de interrupção.
18. Processo, de acordo com a reivindicação 17, caracterizado pelo fato de que as correntes de entrada/saída são mudadas, ou para frente ou para trás, em uma forma sincronizada ou não sincronizada, dentro de um período de interrupção.
BRPI0511440-3A 2004-05-19 2005-05-17 Processo para a preparação de acetais BRPI0511440B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT103123 2004-05-19
PT103123A PT103123A (pt) 2004-05-19 2004-05-19 Processo industrial de producao de acetais num reactor adsorptivo de leito movel simulado
PCT/IB2005/051597 WO2005113476A1 (en) 2004-05-19 2005-05-17 Industrial process for acetals production in a simulated moving bed reactor

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0511440A BRPI0511440A (pt) 2007-12-26
BRPI0511440B1 true BRPI0511440B1 (pt) 2014-07-15

Family

ID=35197725

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0511440-3A BRPI0511440B1 (pt) 2004-05-19 2005-05-17 Processo para a preparação de acetais

Country Status (8)

Country Link
US (1) US7488851B2 (pt)
EP (1) EP1748974B1 (pt)
AT (1) ATE396165T1 (pt)
BR (1) BRPI0511440B1 (pt)
DE (1) DE602005007012D1 (pt)
ES (1) ES2306139T3 (pt)
PT (1) PT103123A (pt)
WO (1) WO2005113476A1 (pt)

Families Citing this family (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2906246B1 (fr) * 2006-09-22 2008-12-12 Arkema France Procede de synthese d'acetals cycliques dans un reacteur a lit mobile simule
FR2907779B1 (fr) * 2006-10-31 2008-12-12 Arkema France Procede de synthese de polyacetals dans un reacteur a lit mobile simule
FR2909669B1 (fr) * 2006-12-11 2009-01-30 Arkema France Procede de synthese d'acetals par transacetalisation dans un reacteur a lit mobile simule
FR2953733B1 (fr) * 2009-12-11 2013-01-18 Inst Francais Du Petrole Lit mobile simule reactif avec catalyseur liquide ou soluble
US9388105B2 (en) 2011-06-24 2016-07-12 Eastman Chemical Company Production of hydroxy ether hydrocarbons by liquid phase hydrogenolysis of cyclic acetals or cyclic ketals
US8829207B2 (en) 2011-06-24 2014-09-09 Eastman Chemical Company Production of cyclic acetals by reactive distillation
US8829206B2 (en) 2011-06-24 2014-09-09 Eastman Chemical Company Production of cyclic acetals or ketals using solid acid catalysts
US9056313B2 (en) 2011-06-24 2015-06-16 Eastman Chemical Company Catalysts for the production of hydroxy ether hydrocarbons by vapor phase hydrogenolysis of cyclic acetals and ketals
US9000229B2 (en) 2011-06-24 2015-04-07 Eastman Chemical Company Production of hydroxy ether hydrocarbons by vapor phase hydrogenolysis of cyclic acetals and ketals
US8785697B2 (en) 2011-06-24 2014-07-22 Eastman Chemical Company Nickel modified catalyst for the production of hydroxy ether hydrocarbons by vapor phase hydrogenolysis of cyclic acetals and ketals
US8969598B2 (en) 2011-06-24 2015-03-03 Eastman Chemical Company Production of cyclic acetals or ketals using liquid-phase acid catalysts
KR101645284B1 (ko) * 2014-05-02 2016-08-04 한경대학교 산학협력단 유사이동층 장치 및 그의 온도제어 방법
CN107324977B (zh) * 2017-07-27 2020-09-01 河南蔚源生物科技有限公司 一种乙缩醛膜过滤提纯方法
CN113666807B (zh) * 2020-05-14 2024-01-02 浙江医药股份有限公司新昌制药厂 一种1,1-二乙氧基丙烷的制备方法
CN113666808B (zh) * 2020-05-14 2024-08-20 浙江医药股份有限公司新昌制药厂 一种连续合成1,1-二乙氧基丙烷的方法

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2519540A (en) * 1950-08-22 Bianufacttjre of dietbnbl acetal
DE3403426A1 (de) * 1984-02-01 1985-08-01 Degussa Ag, 6000 Frankfurt Verfahren zur herstellung von acetalen
DE69314846T2 (de) * 1992-04-24 1998-04-02 Showa Denko Kk Verfahren zur Herstellung von Acetaldehyddimethylacetal
DE4404515A1 (de) * 1994-02-12 1995-08-17 Huels Chemische Werke Ag Verfahren zur Herstellung von Acetaldehyddiethylacetal
US5405992A (en) * 1994-04-28 1995-04-11 Uop Process for concurrent esterification and separation using a simulated moving bed
US6518454B1 (en) * 2001-10-12 2003-02-11 Eastman Chemical Company Preparation of esters of carboxylic acids
US6476239B1 (en) * 2002-02-12 2002-11-05 Eastman Chemical Company Process for the preparation of ascorbic acid

Also Published As

Publication number Publication date
US20080287714A1 (en) 2008-11-20
PT103123A (pt) 2005-11-30
ATE396165T1 (de) 2008-06-15
EP1748974A1 (en) 2007-02-07
DE602005007012D1 (de) 2008-07-03
BRPI0511440A (pt) 2007-12-26
WO2005113476A1 (en) 2005-12-01
US7488851B2 (en) 2009-02-10
ES2306139T3 (es) 2008-11-01
EP1748974B1 (en) 2008-05-21

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0511440B1 (pt) Processo para a preparação de acetais
EP0317918B1 (en) Pervaporation process for separating alcohols from ethers
CN103848730B (zh) 一种聚甲氧基二甲醚的生产装置系统及生产工艺
CN107074676B (zh) 由乙醇在一个低水和低能耗反应步骤中制备丁二烯的方法
US20030187281A1 (en) Process for the recovery of a polyol from an aqueous solution
CN101891668B (zh) L-脯氨酰胺衍生物及其制备方法和应用
CN102786397A (zh) 一种连续生产聚甲醛二甲醚的方法
CN109232310B (zh) 一种三氟乙酰基取代腙衍生物及其合成方法
US8841492B2 (en) Method for purification of mixtures comprising MTBE as well as production of isobutene by splitting of mixtures comprising MTBE
CN109180442A (zh) 一种萃取精馏-吸附耦合工艺回收制药过程废液中甲基叔丁基醚的方法
FI92319B (fi) Menetelmä metyylieetterien valmistamiseksi
BR112019011367B1 (pt) Processo de produção de hmf
KR20010082382A (ko) 포름산 제조 방법
Pereira et al. Process intensification: New technologies (SMBR and PermSMBR) for the synthesis of acetals
JP2004516318A (ja) L−アスコルビン酸の連続製造方法
US20120108841A1 (en) Simulated moving bed membrane reactor, new hybrid separation process and uses thereof
JP3769505B2 (ja) 主成分の酢酸およびギ酸からなる水性混合物を分離および精製するための方法
JP4970270B2 (ja) 環状ホルマールの製造及び脱水法
CN103214439A (zh) 一种分离提纯糠醛的方法
CN108997087B (zh) 一种正丙醇和2-丁醇混合液的分离方法
CN100569758C (zh) 3-氰基-1,2,4-三氮唑的制备方法
CN104788370A (zh) 一种构型可控地合成2-(4-硝基)丁酰基吡啶氮-氧化合物的方法
KR20060123165A (ko) 알콜 탈수용 분자체의 제조방법
JP2005534698A (ja) ビスフェノール−aの生産プロセス
CN104910163A (zh) 3-碘-6-氯咪唑并[1,2-b]哒嗪的合成方法

Legal Events

Date Code Title Description
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 17/05/2005, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 10A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2343 DE 01-12-2015 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.