BRPI0418914B1 - Alavanca cirúrgica - Google Patents

Alavanca cirúrgica Download PDF

Info

Publication number
BRPI0418914B1
BRPI0418914B1 BRPI0418914-0A BRPI0418914A BRPI0418914B1 BR PI0418914 B1 BRPI0418914 B1 BR PI0418914B1 BR PI0418914 A BRPI0418914 A BR PI0418914A BR PI0418914 B1 BRPI0418914 B1 BR PI0418914B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
surgical
acetabulum
lever
surgical lever
support
Prior art date
Application number
BRPI0418914-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Philip Lubinus
Arnold Keller
Original Assignee
Link Waldemar Gmbh Co
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Link Waldemar Gmbh Co filed Critical Link Waldemar Gmbh Co
Publication of BRPI0418914A publication Critical patent/BRPI0418914A/pt
Publication of BRPI0418914B1 publication Critical patent/BRPI0418914B1/pt
Publication of BRPI0418914B8 publication Critical patent/BRPI0418914B8/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61BDIAGNOSIS; SURGERY; IDENTIFICATION
    • A61B17/00Surgical instruments, devices or methods, e.g. tourniquets
    • A61B17/56Surgical instruments or methods for treatment of bones or joints; Devices specially adapted therefor
    • A61B17/58Surgical instruments or methods for treatment of bones or joints; Devices specially adapted therefor for osteosynthesis, e.g. bone plates, screws, setting implements or the like
    • A61B17/88Osteosynthesis instruments; Methods or means for implanting or extracting internal or external fixation devices
    • A61B17/8866Osteosynthesis instruments; Methods or means for implanting or extracting internal or external fixation devices for gripping or pushing bones, e.g. approximators

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Orthopedic Medicine & Surgery (AREA)
  • Surgery (AREA)
  • Medical Informatics (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Heart & Thoracic Surgery (AREA)
  • Nuclear Medicine, Radiotherapy & Molecular Imaging (AREA)
  • Molecular Biology (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Prostheses (AREA)
  • Surgical Instruments (AREA)
  • Lock And Its Accessories (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "ALAVANCA CIRÚRGICA". A presente invenção refere-se a uma alavanca cirúrgica, especí-almente para levantar o fêmur do osso da bacia.
Essas alavancas cirúrgicas são empregadas tipicamente em o-perações com as quais a articulação natural do quadril é substituída por uma artificial, para que, depois da ressecção da cabeça do fêmur, se obtenha um fêmur tal que seja possível tratar a cavidade medular femoral. Caso a ressecção seja executada no estado desconjuntado da articulação do quadril, então existe ainda a possibilidade de levantar o fêmur durante a ressecção do osso da bacia.
Nas conhecidas alavancas cirúrgicas, com as quais se levanta o fêmur do osso da bacia, a borda do acetábulo forma o contra-apoio sobre o qual se apóia a alavanca cirúrgica. Isso é desvantajoso porque, por um lado, podem ser danificadas estruturas na borda do acetábulo e, por outro lado, porque a borda do acetábulo não proporciona um contra-apoio seguro que impeça, por exemplo, um escorregamento lateral. A invenção tem o objetivo de colocar à disposição uma alavanca cirúrgica que evite essas desvantagens.
Esse objetivo é alcançado na medida em que entre o cabo de manejo e dispositivo de intervenção acha-se disposto um ressalto dimensionado para o apoio no fundo do acetábulo. Devido à sua forma côncava, o fundo do acetábulo proporciona um contra-apoio estável para a alavanca cirúrgica. Devido à concavidade do acetábulo, o ressalto colocado em posição encontra aí uma retenção segura.
Uma outra vantagem que é proporcionada pelo acetábulo servindo de contra-apoio devido à sua concavidade consiste em que a direção na qual o contra-apoio se opõe à alavanca cirúrgica não é predeterminada de modo fixo. A direção na qual a alavanca se apóia no acetábulo pode ser diferente conforme a posição do caimento. O apoio no fundo do acetábulo dá segurança em qualquer direção de força. O fêmur pode ser levantado do osso da bacia em direções diferentes.
Em uma forma vantajosa de execução, o ressalto da alavanca cirúrgica apresenta uma área de apoio que é configurada em forma convexa de modo correspondente à curvatura do acetábulo. Devido à essa formatação são evitados esforços de carga locais sobre o acetábulo, pois a área de apoio atua sobre uma área maior.
Além disso, também é vantajoso que estejam disponíveis várias áreas de apoio com diferentes raios de curvatura, que são empregadas alternativamente dependendo da dimensão ou do raio de curvatura do acetábulo. Os acetábulos de diferentes pessoas têm formatos diferentes e, especialmente, possuem diâmetros diferentes. Devido às áreas de apoio com diferentes raios de curvatura, torna-se possível o emprego da alavanca cirúrgica em uma quantidade a maior possível de pessoas. Ou são previstas várias alavancas com diferentes áreas de apoio curvadas ou se acham presentes várias partes substituíveis do ressalto que formam áreas de apoio diferentemente curvadas.
Em uma forma vantajosa de execução, a área de apoio possui uma forma no mínimo semi-esférica. Devido a isso toma-se particularmente fácil introduzi-la no acetábulo, e ela própria se centraliza. A conexão entre a alavanca cirúrgica e a área de apoio é estabelecida, de preferência, através de uma conexão de encaixe cônica, sendo que o ângulo de conicidade é escolhido de tal modo que, por um lado, a área de apoio não se solte indevidamente e, por outro lado, ela possa ser substituída por um simples puxão e encaixe. A parte que forma a área de apoio pode estar conectada de modo rígido com a alavanca. Ao ocorrer o movimento da alavanca, a área de apoio desliza então no acetábulo. No entanto, também é possível conectar essa parte articuladamente com a alavanca, de tal modo que o movimento da alavanca se concretize na articulação, enquanto que a área de apoio repousa no acetábulo.
Vantajosamente, o dispositivo de intervenção tem formato côncavo na direção de ação, de tal modo que ele possa pegar com segurança a forma externa do osso, especialmente do trocânter. A forma côncava adaptada é apropriada para evitar um escorregamento do trocânter em relação à alavanca cirúrgica. A seguir, a invenção será descrita tomando como referência o desenho anexo com base em um exemplo de execução vantajoso. A figura única mostra uma vista de cima sobre uma alavanca cirúrgica de acordo com a invenção, sendo aplicada em uma articulação de quadril. São mostrados um osso de bacia humano e uma parte do fêmur esquerdo 2, cuja cabeça de fêmur acha-se resseccionada e afastada na região da garganta do fêmur. A área de ressecção 4 e o acetábulo 10 encontram-se livres. O fêmur 2 encontra-se levantado do osso da bacia 1 com a ajuda de uma alavanca cirúrgica 3 de acordo com a invenção e se acha girado para dentro de um modo tai que a cavidade medular femoral fique a-cessível para o tratamento por parte do operador. A alavanca cirúrgica 3 intervém no grande trocânter 8 do fêmur 2. A alavanca cirúrgica 3 inclui um cabo de manejo 5 e um dispositivo de intervenção 6. O cabo de manejo 5 e o dispositivo de intervenção 6 são elementos longitudinais, que em suas extremidades internas estão conectados rigidamente através de um segmento intermediário 7 que fica essencialmente perpendicular a ambos. O dispositivo de intervenção 6, em sua extremidade, tem forma côncava através da formação de um nariz arqueado para trás e, desse modo, encontra-se adaptado à forma externa do grande trocânter 8.
Na extremidade interna do dispositivo de intervenção 6 acha-se disposto um cone 9. O cone 9 forma - aproximadamente na direção da extremidade externa do dispositivo de intervenção 6 - um prolongamento do segmento intermediário 7. Conectado com o cone 9 através de uma conexão de encaixe cônica, é previsto um segmento esférico 11 em cuja área de corte encontra-se uma perfuração cônica complementar ao cone 9. A área externa do segmento esférico 11 encontra-se no acetábulo 10 e se encontra formatada como área de apoio correspondente â curvatura do acetábulo 10. O cone 9, juntamente com o segmento esférico 11, forma um ressalto com o qual a alavanca cirúrgica 3 é apoiada no fundo do acetábulo 10. O segmento esférico 11 é retido com segurança pelo acetábulo 10. Também devido a forças que atuam transversalmente ao cone 9, o segmento esférico 11 não é levado para fora de sua posição. Além disso, o segmento esférico 11 dentro do acetábulo 10 pode ser girado em todas as direções, de tal modo que a alavanca cirúrgica possa ser aplicada tanto a partir de diferentes direções, quanto em diferentes ângulos. Através do segmento esférico 11, o acetábulo 10 forma um contra-apoio que toma possível um emprego seguro e múltiplo da alavanca cirúrgica 3.

Claims (7)

1. Alavanca cirúrgica, especialmente para levantar o fêmur (2) do osso da bacia (1), incluindo um cabo de manejo (5) e um dispositivo de intervenção (6), caracterizada pelo fato de que entre o cabo de manejo (5) e 0 dispositivo de intervenção (6) se encontra disposto um ressalto (9, 11) dimensionado para o apoio no fundo do acetábulo.
2. Alavanca cirúrgica de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o ressalto apresenta uma área de apoio convexa (11).
3. Alavanca cirúrgica de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que a alavanca encontra-se disponível com áreas de apoio (11) com diferentes raios de curvatura.
4. Alavanca cirúrgica de acordo com uma das reivindicações de 1 a 3, caracterizada pelo fato de que uma parte (11) que forma a área de apoio é substituível e se encontra disponível com diferentes raios de curvatura.
5. Alavanca cirúrgica de acordo com uma das reivindicações de 1 a 4, caracterizada pelo fato de que a área de apoio (11) tem forma no mínimo semí-esférica.
6. Alavanca cirúrgica de acordo com a reivindicação 5, caracterizada pelo fato de que a conexão entre a alavanca cirúrgica e a área de a~ poio (11) é uma conexão de encaixe cônica.
7. Alavanca cirúrgica de acordo com uma das reivindicações de 1 a 6, caracterizada pelo fato de que o dispositivo de intervenção (6) tem forma côncava na direção de ação.
BRPI0418914A 2004-06-22 2004-06-22 alavanca cirúrgica BRPI0418914B8 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/EP2004/006742 WO2005122910A1 (de) 2004-06-22 2004-06-22 Chirurgischer hebel

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI0418914A BRPI0418914A (pt) 2007-11-27
BRPI0418914B1 true BRPI0418914B1 (pt) 2014-11-25
BRPI0418914B8 BRPI0418914B8 (pt) 2021-06-22

Family

ID=34957871

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0418914A BRPI0418914B8 (pt) 2004-06-22 2004-06-22 alavanca cirúrgica

Country Status (9)

Country Link
US (1) US20080045967A1 (pt)
EP (1) EP1761175B1 (pt)
AT (1) ATE506012T1 (pt)
BR (1) BRPI0418914B8 (pt)
CA (1) CA2573570A1 (pt)
DE (1) DE502004012428D1 (pt)
ES (1) ES2362879T3 (pt)
MX (1) MXPA06015008A (pt)
WO (1) WO2005122910A1 (pt)

Families Citing this family (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8974462B2 (en) * 2008-06-13 2015-03-10 Pivot Medical, Inc. Devices and methods for minimally invasive access into a joint
EP2317942B1 (en) 2008-06-13 2020-02-12 Stryker Corporation Apparatus for joint distraction
FR2945436A1 (fr) * 2009-05-14 2010-11-19 Tornier Sa Instrumentation chirurgicale de distraction osseuse de l'epaule
US8956365B2 (en) 2009-03-17 2015-02-17 Pivot Medical, Inc. Method and apparatus for distracting a joint
US12035902B2 (en) 2009-03-17 2024-07-16 Stryker Corporation Method and apparatus for distracting a joint
US9186181B2 (en) 2009-03-17 2015-11-17 Pivot Medical, Inc. Method and apparatus for distracting a joint
US10426453B2 (en) 2009-03-17 2019-10-01 Pivot Medical, Inc. Method and apparatus for distracting a joint
EP2408402B1 (en) * 2009-03-17 2020-05-06 Stryker Corporation Joint-spacing balloon catheter
US8721649B2 (en) 2009-12-04 2014-05-13 Pivot Medical, Inc. Hip joint access using a circumferential wire and balloon
US9119644B2 (en) 2010-08-21 2015-09-01 New York Society For The Ruptured And Crippled Maintaining The Hospital For Special Surgery Instruments for use in femoroacetabular impingement procedures
DE102012105264B4 (de) * 2012-06-18 2016-06-09 MAQUET GmbH Einrichtung zum Fixieren eines Femurs in der Hüftendoprothetik

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4686972A (en) * 1986-04-30 1987-08-18 Kurland Kenneth Z Surgical deflector and drilling guide
US4995875A (en) * 1988-05-27 1991-02-26 Cecil Coes Femoral elevating tool
US5217463A (en) * 1990-04-11 1993-06-08 Mikhail W F Michael Method for performing knee surgery and retractors for use therein
CH685471A5 (de) * 1991-06-26 1995-07-31 Sulzer Ag Ausschlaginstrument für Hüftgelenkprothesenschäfte.
SE9200597D0 (sv) * 1992-02-28 1992-02-28 Astra Ab Hip joint prosthesis ii
US5971920A (en) * 1997-06-18 1999-10-26 Nagel; Gunther Peter Surgical retractor
US6354994B1 (en) * 1998-01-23 2002-03-12 Rultract, Inc. Surgical support apparatus with specialized rakes and method of xiphoid retraction
AU5273599A (en) * 1998-08-10 2000-03-06 Coroneo Inc. Surgical suture and associated anchoring mechanism for tissue retraction
US6416465B2 (en) * 2000-04-14 2002-07-09 Salvador A. Brau Surgical retractor and related surgical approach to access the anterior lumbar region
US6296609B1 (en) * 2000-04-14 2001-10-02 Salvador A. Brau Surgical retractor and related surgical approach to access the anterior lumbar region
US6692434B2 (en) * 2000-09-29 2004-02-17 Stephen Ritland Method and device for retractor for microsurgical intermuscular lumbar arthrodesis
US6679888B2 (en) * 2001-05-29 2004-01-20 Synthes Femur lever
US6855149B2 (en) * 2003-02-27 2005-02-15 Zimmer Technology, Inc. Posterior retractor and method of use for minimally invasive hip surgery

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0418914A (pt) 2007-11-27
DE502004012428D1 (de) 2011-06-01
WO2005122910A1 (de) 2005-12-29
MXPA06015008A (es) 2007-03-27
EP1761175A1 (de) 2007-03-14
EP1761175B1 (de) 2011-04-20
ATE506012T1 (de) 2011-05-15
BRPI0418914B8 (pt) 2021-06-22
CA2573570A1 (en) 2005-12-29
ES2362879T3 (es) 2011-07-14
US20080045967A1 (en) 2008-02-21

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN105342681B (zh) 一种通用髋臼内侧解剖型锁定接骨板及其配套器械
BRPI0418914B1 (pt) Alavanca cirúrgica
US3801989A (en) Artificial limb joints
CA2051665C (en) Expandable vertical prosthetic rib
EP2574292B1 (en) Patella drilling system
AU2005274671B2 (en) Distraction and retraction assemblies
ES2322862T3 (es) Juego de componentes humerales para protesis total de hombro.
US20160022255A1 (en) Instruments for use in femoroacetabular impingement procedures
ES2247610T3 (es) Protesis en forma de silla.
JP7405971B2 (ja) ラスプ用のブローチハンドルおよび前記ハンドルを備える外科用デバイス
JP2015523169A (ja) 関節置換術の方法および装置
EP1082949A1 (en) Acetabulum prosthesis for the hip
CN105147375A (zh) 骨盆骨折闭合复位组合工具
KR101658117B1 (ko) 수술용 드릴 가이드
CN209474874U (zh) 一种生物型整体半骨盆置换假体
US20060178750A1 (en) Nature hipbone device
NO148278B (no) Enhetlig hofteprotese.
CN205126393U (zh) 一种通用髋臼内侧解剖型锁定接骨板及其配套器械
US20060149389A1 (en) Corrective element for the articulation between the femur and the pelvis
US20180250021A1 (en) Apparatus for Use in Surgery
JP2012529346A (ja) 関節インプラント
KR102339924B1 (ko) 레버 메카니즘을 적용한 사용이 간편한 브로치핸들
AU2012200106A1 (en) Distraction and Retraction Assemblies.
US20220071614A1 (en) Retractor device for breast reconstruction surgery
JP6482047B1 (ja) 人工股関節置換術用具及びこれらを用いた人工股関節置換手術システム

Legal Events

Date Code Title Description
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 25/11/2014, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B16C Correction of notification of the grant [chapter 16.3 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 22/06/2004, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF, QUE DETERMINA A ALTERACAO DO PRAZO DE CONCESSAO

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 19A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2728 DE 18-04-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.